Marcia Lima de Jesus

Possui curso técnico em Geologia pela ETFBa (Escola Técnica Federal da Bahia, atual IFBa), graduação em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (1990), Mestrado em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (1998) e Doutorado incompleto na UFBA. Atualmente é Professor Assistente de Dedicação Exclusiva da Universidade do Estado da Bahia., Campus II. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geosferas, Paleontologia, Sedimentologia, Pedologia, Geomorfologia e Meio Ambiente, Projetos de Pesquisa, Seminários Temáticos e Metodologia Científica. Desenvolve Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão em educação, sedimentos biogênicos e solos.

Informações coletadas do Lattes em 03/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado interrompido em 2002 em Geologia

2001 - Atual

Universidade Federal da Bahia
Título: Projeto de Pesquisa:Caracterização de rochas metamórficas, sul da Bahia, Brasil
Orientador: Johildo Salomão Figueiredo
Ano de interrupção: 2002

Mestrado em Geologia

1996 - 1998

Universidade Federal da Bahia
Título: O Maciço gabro-anortosítico da Fazenda Samarirta, Itamarí, Sul da Bahia, Brasil., Ano de Obtenção: 1999
Manoel Jerônimo Moreira Cruz.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Geologia, Mineralogia, Geoquímica,Gabro-Anortosito.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Atividades profissionais, científicas e técnicas.

Graduação em Geologia

1984 - 1990

Universidade Federal da Bahia

Curso técnico/profissionalizante

1983 - 1987

escola tecnica federal da bahia

Ensino Médio (2º grau)

1979 - 1981

Colégio Estadual da Bahia

Formação complementar

2018 - 2018

Extensão universitária em Ciências Biológicas. (Carga horária: 4h). , Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa, UNINASSAU, Brasil.

2001 - 2003

Extensão universitária em Licenciatura Plena em Física. (Carga horária: 600h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

1994 - 1995

Extensão universitária em Curso de Extensão em Análise Estrutural. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

1986 - 1987

Extensão universitária em Interpretação Geológica em Imagens de Radar. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Lê Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Sedimentologia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Paleontologia Estratigráfica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.

Organização de eventos

BAQUEIRO, G. D. S. ; JESUS, M. L. . Coordenação na Olimpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, municipio de Saubara BA. 2007. (Outro).

LIMA, M . III OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS. 2007. .

JESUS, M. L. ; LEÃO, C. . Seminários Temáticos do Curso de Ciências Biológicas. 2006. (Outro).

LIMA, M . SEMINÁRIOS TEMÁTICOS II DO CURSO DE BIOLOGIA. 2006. (Outro).

JESUS, M. L. . As Ciências Biológicas frente aos problemas contemporâneos. 2006. (Outro).

Participação em eventos

Entre Memorias e Novos Saberes.Mostra do Lab Solos para ex-alunos de Biologia-UNEB-Campus II. 2024. (Encontro).

IV CONUCBIO- Palestrante. APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DO LAB SOLOS UNEB- CAMPUS II. 2024. (Congresso).

IX SEMANA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ? UNEB CAMPUS II.Inclusão na educação aplicada ao ensino de Geociências para comunidade acadêmica do município de Alagoinhas-Ba. 2024. (Encontro).

Mostra de Botanica.Mostra de Botanica: Particpação do Lab Solos. 2024. (Outra).

VIII SEMANA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ? UNEB CAMPUS II.CONTRIBUIÇÕES DAS AULAS PRÁTICAS DOS COMPONENTES DA ÁREA DE GEOCIÊNCIAS DA UNEB-CAMPUS II PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE ALAGOINHAS- BAHIA.. 2023. (Encontro).

IV SEMANA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ? UNEB CAMPUS II.CONTRIBUIÇÕES DAS AULAS PRÁTICAS DOS COMPONENTES DA ÁREA DE GEOCIÊNCIAS DA UNEB-CAMPUS II PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE ALAGOINHAS- BAHIA.. 2021. (Outra).

VI SEMANA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ? UNEB CAMPUS II.CONTRIBUIÇÃO DAS AULAS DOS COMPONENTES DA ÁREA DE GEOCIÊNCIAS DA UNEB - CAMPUS II PARA ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DOS RODOVIARIOS-MUNICÍPIO DE ALAGOINHAS/BA. 2021. (Encontro).

Congresso Virtual da UFBa 2020. 2020. (Congresso).

ConuCBIO- Mini Curso. Mini Curso: Componentes biogênicos em sedimentos superficiais de praia.. 2020. (Congresso).

V Semcbio ? Seminários em Ciências Biológicas.V Semcbio ? Seminários em Ciências Biológicas. 2020. (Seminário).

I ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO NUPE, DCET II.ESTUDOS DOS COMPONENTES BIOGÊNICOS EM SEDIMENTOS SUPERFICIAIS DE PRAIS DO ESTADO DA BAHIA. 2016. (Seminário).

VII SEMBIO UFBA.ESTUDOS GRANULOMÉTRICOS E MORFOLÓGICOS EM SEDIMENTOS DA REGIÃO DE ALAGOINHAS E ÁREAS ADJACENTES.. 2011. (Seminário).

V SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PESQUISA DA UFRB,.ANÁLISE DE COMPONENTES BIOGÊNICOS EM SEDIMENTOS SUPERFICIAIS DA PRAIA DE JAUÁ-CAMAÇARI-BAHIA.. 2011. (Seminário).

1 Congresso Nordestino de Biologia. ESTUDO PRELIMINAR SOBRE COMPONENTES BIOGÊNICOS EM SEDIMENTOS SUPERFICIAIS NA PRAIA JARDIM DOS NAMORADOS, SALVADOR, BAHIA. 2010. (Congresso).

Seminário Interdisciplinar do Curso de Geografia Serrinha/BA.Aspectos Geomorfológicos da Chapada Diamantina (Mucugê). 2010. (Seminário).

VI SEMBIO DA UFBA.ESTUDO DOS COMPONENTES BIOGÊNICOS EM SEDIMENTOS DA PRAIA DA RIBEIRA, SALVADOR, BAHIA. 2010. (Seminário).

Perspectivas Ambientais no Município de Alagoinhas. 2009. (Seminário).

Seminário Interdisciplinar do Curso de Geografia Serrinha/BA.Aspectos Pedológicos da Chapada Diamantina (Lençõis). 2009. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: PAULA GABRIELE TRINDADE FREITAS

JESUS, M. L.; LEÃO, C.; BARRETO, G. S. B.. ESTUDO DE COMPONENTES BIOGÊNICOS EM SEDIMENTOS SUPERFICIAIS DA PRAIA DE BOM JESUS DOS POBRES, MUNICÍPIO DE SAUBARA, ENTORNO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Othon Amâncio dos Anjos Sestito

JESUS, M. L.; LEÃO, C.; CARVALHO, M. R.. B.. PERCEPÇÕES E CONHECIMENTOS, EM TURMAS DE EJA, SOBRE ATITUDES DE RISCO FRENTE AO HIV/AIDS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Aline de Andrade Barreto

JESUS, M. L.; LEÃO, C.; CARVALHO, M. R.. B.. RESPONSABILIDADES NAS PRÁTICAS SEXUAIS DOS UNIVERSITÁRIOS DA UNEB CAMPUS II. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Grace Kelly Chagas dos Santos

LEÃO, C.;JESUS, M. L.; CARVALHO, M. R.. B.. UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO NO MUNICIPIO DE CAMAÇARI-BA.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: FLÁVIA BAHIA DE CARVALHO FARIAS

LIMA, M; CARVALHO, M. R.. B.; PAIXÃO, Lisovaldo. ESTUDO MICROPALEONTOLÓGICO E ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DE SEDIMENTOS SUPERFICIAIS DA PRAIA DA PAJUÇARA, MACEIÓ (ALAGOAS-BRASIL). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: DIEGO MUNIZ DA SILVA NUNES

JESUS, M. L.. ECOLOGIA TRÓFICA DE JUVENIS Sphoeroides testudineus (Linnaeus, 1758) - BAIACU, CAPTURADO NO ESTUÁRIO DO SÃO FRANCISCO DO PARAGUAÇU - BAHIA. 2016.

Aluno: Mariele Boaventura Sales

JESUS, M. L.; CARVALHO, M. R.. B.; FERREIRA, A. M.. ESTUDO DE COMPONENTES BIOGÊNICOS EM SEDIMENTOS SUPERFICIAIS DA PRAIA DE ARARIPE - MONTE CRISTO, MUNICÍPIO DE SAUBARA, ENTORNO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, BAHIA, BRASIL Alagoinhas ? Bahia - Brasil Maio/. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: MONALISA DE QUEIROZ NUNES

JESUS, M. L.; LEÃO, C.; ORGE, M. D. R.. ESTUDO DE COMPONENTES BIOGÊNICOS EM SEDIMENTOS SUPERFICIAIS DA PRAIA DO CABUÇU, MUNICÍPIO DE SAUBARA, EMTORNO DA BAIA DE TODOS OS SANTOS.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: ANA CARINE OLIVEIRA DO NASCIMENTO

JESUS, M. L.; ORGE, M. D. R.; CARVALHO, M. R.. B.. .ANÁLISE DA DEGRADAÇÃO DA PAISAGEM LITORÂNEA NA PENÍNSULA DE ITAPAGIPE, SALVADOR-BAHIA, BRASIL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: ELIANE MARIA DE SANTANA

JESUS, M. L.; ORGE, M. D. R.; CARVALHO, M. R.. B.. PERCEPÇÃO AMBIENTAL PELA COMUNIDADE RIBEIRINHA DA LAGOA DO MATO EM ALAGOINHAS, BAHIA, BRASIL.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: MARIA FÁTIMA SILVA GARCIA

JESUS, M. L.; PACHECO, J.M.; CARVALHO, F. B.. A CONFIGURAÇÃO DA PAISAGEM DO MUNICÍPIO DE SERRINHA COMPREENDIDA ATRAVÉS DE UMA PERSPECTIVA GEOLÓGICA-GEOMORFOLÓGICA.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LCENCIATURA EM GEOGRAFIA) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Vitor Alexandre Almeida dos Santos

LEÃO, C.;JESUS, M. L.; JESUS, N. G.. CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA E GRANULOMÉTRICA DO SOLO E RELAÇÃO COM A VEGETAÇÃO EM UM PLATÔ DA ÁREA DA UNEB -CAMPUS II - ALAGOINHAS-BA.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: BYANCA SARDEIRO BEZERRA

BEZERRA, B. S.;JESUS, M. L.. CARACTERIZAÇÃO DOS SOLOS DE PARTE DOS MUNICÍPIOS DE ALAGOINHAS E CATÚ: SUBSÍDIO AOS ESTUDOS AMBIENTAIS DO CAMPUS II DA UNEB. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade do Estado da Bahia.

JESUS, M. L.; LEÃO, C.. Comissão de Aproveitamento de ACC. 2010. Universidade do Estado da Bahia.

LEÃO, C.;JESUS, M. L.. Comissão de Aproveitamento de ACC. 2009. Universidade do Estado da Bahia.

JESUS, M. L.. Banca de Monitoria de Extensão.. 2025. Universidade do Estado da Bahia.

JESUS, M. L.. MEMBRO DE COMISSÃO DO NDE-UNEB-CAMPUS II-CDET-BIOLOGIA. 2025. Universidade do Estado da Bahia.

JESUS, M. L.. MEMBRO DE COLEGIADO DE BIOLOGIA-AREA GEOCIENCIAS.. 2025. Universidade do Estado da Bahia.

JESUS, M. L.. Estágio Probatório do Professor GENÁRIO DOS SANTOS. 2025. União Educacional de Brasília.

JESUS, M. L.. Estágio probatório da professora MARIA JOSÉ DIAS SALES. 2025. Universidade do Estado da Bahia.

JESUS, M. L.. Comissão de Processo de mudança de classe D.E da Professora Claudia da Silva Leão. 2025. Universidade do Estado da Bahia.

JESUS, M. L.. Seleção de Monitoria de Ensino para Geosferas 2025.1. 2025. Universidade do Estado da Bahia.

JESUS, M. L.. Seleção de Monitoria de Ensino para Biologia Celular e Molecular 2025.1. 2025. Universidade do Estado da Bahia.

JESUS, M. L.. MEMBRO DE COMISSÃO DE MONITORIA DE ENSINO-UNEB-CAMPUS II-BIOLOGIA. 2024. Universidade do Estado da Bahia.

JESUS, M. L.; LEÃO, C.. Comissão de Aproveitamento de ACC. 2011. Universidade do Estado da Bahia.

LIMA, M; SOUZA, J.P.. Banca de Monitoria de Extensão. 2011. Universidade do Estado da Bahia.

JESUS, M. L.; PAIXÃO, Lisovaldo; FIGUEROA, L. E. R.. Processo Seletivo de Monitoria de Ensino. 2008. Universidade do Estado da Bahia.

PAIXÃO, Lisovaldo;JESUS, M. L.. Comissão de seleção de participantes para Curso de Extensão em Biologia de Campo. 2007.

JESUS, M. L.; CRUZ, M.E.S; FILHO, LOURIVAL. Comissão de alteração de Regime de Trabalho (Assistente- Dedicação Exclusiva). 2007.

FIGUEROA, L. E. R.; MELO, Maira Portofé;JESUS, M. L.. Processo Seletivo de Monitoria de Ensino. 2007. Universidade do Estado da Bahia.

FIGUEROA, L. E. R.;JESUS, M. L.; MELO, Maira Portofé. Processo Seletivo de Monitoria de Ensino. 2006. Universidade do Estado da Bahia.

Orientou

Iara Barbara Souza Santos

ESTUDO DOS COMPONENTES BIOGÊNICOS EM SEDIMENTOS DO PORTO DA BARRA, SALVADOR, BAHIA; ; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Jean Roberto Oliveira de Jesus

SEDIMENTOS BIOGENICOS SUPERFICIAS DA PRAIA DE MANGUE SECO - LITORAL NORTE DA BAHIA; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Jean Roberto Oliveira de Jesus

ORIENTAÇÃO DE BOLSISTA DE EXTENSÃO; Início: 2024; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado da Bahia; UNEB- pró reitoria de extensao; (Orientador);

Uinnie Paula da Cruz dos Anjos

DISTRIBUIÇÃO DE COMPONENTES BIOGÊNICOS NOS SEDIMENTOS COSTEIROS DA ILHA DE MADRE DE DEUS, BAÍA DE TODOS OS SANTOS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcia Lima de Jesus;

Caique Ferreira Grave

Estudo decomponentes biogênicos nas praias de Ilha de Maré/SBT/Bahia; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcia Lima de Jesus;

Paula Arany Santos Costa

Principais componentes biogênicos em sedimentos superficiais da zona costeira do Litoral Norte da Bahia, Brasil: uma revisão bibliográfica; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcia Lima de Jesus;

Flavia Bahia Carvalho Farias

ESTUDO MICRO-PALEONTOLÓGICO DE SEDIMENTOS SUPERFICIAIS DA PRAIA DE PAJUÇARA- ALAGOAS- BRASIL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - UNEB; Orientador: Marcia Lima de Jesus;

Mariele Boaventura Sales

ESTUDO DE COMPONENTES BIOGÊNICOS EM SEDIMENTOS SUPERFICIAIS DA PRAIA DE MONTE CRISTO, MUNICÍPIO DE SAUBARA, ENTORNO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - UNEB; Orientador: Marcia Lima de Jesus;

Jolfer Santa Rita

ESTUDO MICROPALEONTOLÓGICO EM SEDIMENTOS SUPERFICIAIS DA PRAIA DE JAUÁ, CAMAÇARI - BAHIA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - UNEB; Orientador: Marcia Lima de Jesus;

Isiane dos Santos Souza

ESTUDO DE COMPONENTES BIOGÊNICOS EM SEDIMENTOS SUPERFICIAIS DA PRAIA DO SOL, MUNICÍPIO DE SAUBARA, ENTORNO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - UNEB; Orientador: Marcia Lima de Jesus;

PAULO IZIDORIO DA CONCEIÇÃO LUZ

RELAÇÃO ENTRE OS COMPONENTES BIOGÊNICOS E O NIVEL DE CARBONATOS TOTAIS EM SEDIMENTO DA PRAIA DE BAIXIO NA CIDADE DE ESPLANADA, BAHIA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcia Lima de Jesus;

Naiára Araujo de Matos Paz

Estudos de componentes biogênicos em sedimentos superficiais da praia de Subaúma, município de Entre Rios, Litoral Norte da Bahia; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcia Lima de Jesus;

Camila Lima

Estudos de componentes biogênicos em sedimentos superficiais da praia de Jacuipe, Litoral Norte da Bahia; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcia Lima de Jesus;

NATALIA SALES ARAUJO

Estudos de componentes biogênicos em sedimentos superficiais da praia Itapema, municipio de Saubara, entorno da Baia de Todos os Santos-Ba; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcia Lima de Jesus;

MONALISA DE QUEIROZ NUNES

ESTUDO DE COMPONENTES BIOGÊNICOS EM SEDIMENTOS SUPERFICIAIS DA PRAIA DO CABUÇU, MUNICÍPIO DE SAUBARA, EMTORNO DA BAIA DE TODOS OS SANTOS; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcia Lima de Jesus;

PAULA GABRIELE TRINDADE FREITAS

ESTUDO DE COMPONENTES BIOGÊNICOS EM SEDIMENTOS SUPERFICIAIS DA PRAIA DE BOM JESUS DOS POBRES, MUNICÍPIO DE SAUBARA, ENTORNO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcia Lima de Jesus;

ANGELO MENDES FERREIRA

QUANTIFICAÇÃO DE COMPONENTES BIOGÊNICOS EM SEDIMENTOS SUPERFICIAS DA PRAIA DE PIATÃ, SALVADOR ? BA; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcia Lima de Jesus;

ROSANA LARISSA DE OLIVEIRA SANTOS

ANÁLISE GRANULOMÉTRICA EM SEDIMENTOS DA REGIÃO DE ALAGOINHAS ? BAHIA- BRASIL; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcia Lima de Jesus;

Vitor Alexandre Almeida dos Santos

Caracteristicas químicas e granulométricas dos solos e relação com a vegetação em um platô na área da UNEB, Alagoinhas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcia Lima de Jesus;

BYANCA SARDEIRO BEZERRA

CARACTERIZAÇÃO DOS SOLOS DE PARTE DE ALAGOINHAS E CATÚ: SUBSÍDIO AOS ESTUDOS AMBIENTAIS DA REGIÃO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcia Lima de Jesus;

MARIANNE DE SOUZA FERREIRA

Orientação de Bolsista de Monitoria de Ensino; 2025; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcia Lima de Jesus;

WILHIAN SILVA CERQUEIRA

Orientação de monitoria voluntaria no Laboratório de Solos -UNEB-Campus II; 2025; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia, UNEB- pró reitoria de extensao; Orientador: Marcia Lima de Jesus;

QUESIA TALITA SILVA SOUZA

Orientação de monitoria voluntaria no Laboratório de Solos -UNEB-Campus II; 2025; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcia Lima de Jesus;

AMANDA DA LUZ SANTOS

Orientação de monitoria voluntaria no Laboratório de Solos -UNEB-Campus II; 2025; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcia Lima de Jesus;

AMANDA DA LUZ SANTOS

Orientação de Monitoria de Extensão; 2025; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia, UNEB- pró reitoria de extensao; Orientador: Marcia Lima de Jesus;

WILHIAN SILVA CERQUEIRA

ORIENTAÇÃO DE BOLSISTA DE EXTENSÃO; 2024; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia, PPPG-UNEB; Orientador: Marcia Lima de Jesus;

Saulo Nascimento de Brito

ORIENTAÇÃO DE BOLSISTA DE EXTENSÃO; 2023; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia, UNEB- pró reitoria de extensao; Orientador: Marcia Lima de Jesus;

Éricka Reis Alves Barreto

ORIENTAÇÃO DE BOLSISTA DE EXTENSÃO; 2022; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia, UNEB- pró reitoria de extensao; Orientador: Marcia Lima de Jesus;

Thiago Fiuza Guimaraens

ORIENTAÇÃO DE BOLSISTA DE EXTENSÃO; 2021; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia, UNEB- pró reitoria de extensao; Orientador: Marcia Lima de Jesus;

Vilineide Santana de Araujo

ORIENTAÇÃO DE BOLSISTA DE EXTENSÃO; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado da Bahia, UNEB- pró reitoria de extensao; Orientador: Marcia Lima de Jesus;

Felipe Barbosa Dias

PROJETO DE EXTENSÃO- Estudo dos sedimentos da área da UNEB-Alagoinhas; ; 2012; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcia Lima de Jesus;

Paulo Luz

Monitoria de Ensino; 2010; Orientação de outra natureza; (LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade do Estado da Bahia, PPPG-UNEB; Orientador: Marcia Lima de Jesus;

PAULO IZIDORO LUZ

Monitoria de Ensino; 2010; Orientação de outra natureza; (LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Marcia Lima de Jesus;

TASSIARA SALES DOS SANTOS

Monitoria de Ensino; 2009; Orientação de outra natureza; (LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade do Estado da Bahia, PPPG-UNEB; Orientador: Marcia Lima de Jesus;

Vitor Alexandre Almeida dos Santos

Monitoria de Ensino; 2008; Orientação de outra natureza; (LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade do Estado da Bahia, PPPG-UNEB; Orientador: Marcia Lima de Jesus;

ANA PAULA SOUZA LOPES

Monitoria de Ensino; 2007; Orientação de outra natureza; (LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade do Estado da Bahia, PPPG-UNEB; Orientador: Marcia Lima de Jesus;

Produções bibliográficas

  • JESUS, M. L. . ANÁLISE DA SAÚDE DAS PRAIAS DA ILHA DE MADRE DE DEUS (BTS, BAHIA), A PARTIR DE ESTUDOS COM COMPONENTES BIOGÊNICOS.. In: 20º Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar ? COLACMAR?2024, 2024, ITAJAI-SC. Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar ? COLACMAR, 2024.

  • JESUS, M. L. . CONTRIBUIÇÃO DAS AULAS DOS COMPONENTES DA ÁREA DE GEOCIÊNCIAS DA UNEB- CAMPUS II PARA ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DOS RODOVIÁRIOS-MUNICÍPIO DE ALAGOINHAS/BA. In: VII SEMCBIO- SEMANA DE CIENCIAS BIOLOGICAS DA UNEB CAMPUS II, 2021, ALAGOINHAS. Oao negacionismo cientifico papel das ciencias biologicas frente ao negacionismo cientifico, 2022.

  • JESUS, M. L. . CONTRIBUIÇÃO DOS COMPONENTES DA ÁREA DE GEOCIÊNCIAS DA UNEB ? CAMPUS II PARA ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL LEONCIO PEREIRA DOS SANTOS, POVOADODE ESTEVÃO, ZONA RURAL DA CIDADE DE ALAGOINHAS/BA. In: VII SEMCBIO- SEMANA DE CIENCIAS BIOLOGICAS DA UNEB CAMPUS II, 2021, Alagoinhas. O papel das Ciencias Biologicas frente ao negacionismo cientifico, 2021.

  • CARNEIRO, M.S ; NASCIMENTO., M. J. S. ; JESUS, M. L. . CARACTERIZAÇÃO DE COMPONENTES BIOGÊNICOS EM SEDIMENTOS DA PRAIA JARDIM DOS NAMORADOS ? SALVADOR-BA. In: 1 ENCONTRO NORDESTINO DE BIOLOGIA, 2010, PAULO AFONSO. CADERNO DE RESUMOS 1 ENCONTRO NORDESTINO DE BIOLOGIA. PAULO AFONSO: UNEB, 2010. v. I. p. 25-25.

  • Cruz, M.J ; JESUS, M. L. . O Maciço Gabro-anortosítico da Samaritana: Aspectos Geológicos, Minaraloquímicos e Geoquímicos de uma Intrusão Toleítica no Cinturão Itabuna, Sul da Bahia.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOQUÍMICA, 1999, Salvador. Congresso Brasileiro de Geologia. Salvador, 1999. v. 1. p. 115-118.

  • Cruz, M.J ; LIMA, M . O Maciço Gabro-anortosítico da Samaritana. In: IV CONGRESSO DE GEOQUÍMICA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA, 1997, Braga. Actas X Semana de Geoquímica, 1997. p. 77-79.

  • JESUS, M. L. . INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO APLICADA AO ENSINO DE GEOCIENCIAS PARA COMUNIDADE ACADEMICA DO MUNICIPIO DE ALAGOINHAS- BAHIA. In: SEMCBIO- IX SEMANA DE CIENCIAS BIOLOGICAS DA UNEB-CAMPUS II, 2024, Alagoinhas. Inclusão na educação aplicada ao ensino de Geociências para comunidade acadêmica do município de Alagoinhas-Ba, 2024.

  • JESUS, M. L. . EXPERIÊNCIA DE UMA ATIVIDADE DE CAMPO DO COMPONENTE GEOSFERAS DO CURSO DE BIOLOGIA, UNEB- CAMPUS II.. In: VIII SEMCBIO- SEMANA DE CIENCIAS BIOLOGICAS DA UNEB CAMPUS II, 2023, Alagoinhas. Seu saber muito me interessa; Ciencias e saberes tradicionais, 2023.

  • GRAVE, C. F. ; JESUS, M. L. ; ANJOS, U. P. C. . DISTRIBUIÇÃO DOS COMPONENTES BIOGÊNICOS NOS SEDIMENTOS COSTEIROS DE ILHA DE MARÉ, SALVADOR, BAHIA: ESTUDOS PRELIMINARES. In: I SIMPEC, 2021, Rio de Janeiro. I Simposio de Ecologia e Conservação; Integrando e a sociedade, 2021.

  • JESUS, M. L. ; Santos, R. S ; Freitas, J. S ; Dias, F. B ; SANTOS, L. . ESTUDOS GRANULOMÉTRICOS E MORFOLÓGICOS EM SEDIMENTOS DO MUNICÍPIO DE ALAGOINHAS E ÁREAS ADJACENTES.. In: VII SEMBIO-UFBA, 2011, SALVADOR. Caderno de Resumos VII SEMBIO-UFBA, 2011.

  • JESUS, M. L. ; GUEDES, C.S. ; SILVA, I.P. ; SALES, N. A. ; MOREIRA, A.S. . ANÁLISE DE COMPONENTES BIOGÊNICOS EM SEDIMENTOS SUPERFICIAIS DA PRAIA DE JAUÁ- CAMAÇARI-BAHIA.. In: V Seminário Estudantil de Pesquisa da UFRB,, 2011, CRUZ DAS ALMAS. V Seminário Estudantil de Pesquisa da UFRB,, 2011.

  • JESUS, M. L. ; Dias, F. B ; Freitas, J. S ; Santos, R. S ; SANTOS, L. ; Ferreira, E. M ; SOUZA, J.P. . ANÁLISE GRANULOMÉTRICA EM SEDIMENTOS DA REGIÃO DE ALAGOINHAS-BAHIA. In: V Seminário Estudantil de Pesquisa da UFRB,, 2011, CRUZ DAS ALMAS. V Seminário Estudantil de Pesquisa da UFRB,, 2011.

  • SANTOS, V.A,A. ; JESUS, M. L. ; JESUS, N. G. . ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DO SOLO E RELAÇÃO COM A VEGETAÇÃO EM UM PLATÔ DA ÁREA DA UNEB, CAMPUS II, ALAGOINHAS, BAHIA. In: VI SEMBIO DA UFBA, 2010, SALVADOR. CADERNO DE RESUMOS SEMBIO UFBA. SALVADOR: UFBA, 2010. v. VI. p. 32-32.

  • gabriel Santos ; FARIAS, A. ; MATOS, G. ; JESUS, M. L. . ESTUDO DOS COMPONENTES BIOGÊNICOS EM SEDIMENTOS DA PRAIA DA RIBEIRA, SALVADOR, BAHIA.. In: VI SEMBIO DA UFBA, 2010, SALVADOR. CADERNO DE RESUMOS. SALVADOR: UFBA, 2010. v. VI. p. 35-35.

  • JESUS, M. L. . Levantamento das propriedades físicas e mecânicas de rochas ornamentais do estado da Bahia. In: I SEMINÁRIO INTERDEPARTAMENTAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2005, Alagoinhas. NÚCLEO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Alagoinhas: NUPE-UNEB, 2005. v. 1. p. 36-37.

  • CERQUEIRA, S.W. ; Ferreira, M.S. ; JESUS, M. L. . III Zoogincana na Praça de esportes da Cidade de Alagoinhas. 2025. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • JESUS, M. L. . OFICINA INTERDISCIPLINAR 2025.1. 2025. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • JESUS, M. L. . Noções Básicas e Manuseio Ecológico dos Solos. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Jesus, J.R.O. ; CERQUEIRA, S.W. ; Ferreira, M.S. ; SANTOS, A.L. ; JESUS, M. L. . Oficina no Colégio Renovação. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Jesus, J.R.O. ; CERQUEIRA, S.W. ; SANTOS, A.L. ; SANTOS, I. B. S. ; JESUS, M. L. . Entre Memorias e Novos Saberes. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CERQUEIRA, S.W. ; JESUS, M. L. . III Mostra de Botanica. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Jesus, J.R.O. ; CERQUEIRA, S.W. ; SANTOS, A.L. ; Ferreira, M.S. ; JESUS, M. L. . Feira de Conhecimento do Colégio da Policia Miloitar. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Dias, F. B ; FARIAS, A. ; Freitas, J. S ; JESUS, M. L. ; SANTOS, L. ; Santos, R. S . ESTUDOS GRANULOMÉTRICOS E MORFOLÓGICOS EM SEDIMENTOS DA REGIÃO DE ALAGOINHAS E ÁREAS ADJACENTES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GUEDES, C.S. ; JESUS, M. L. ; MOREIRA, A.S. ; SALES, N. A. ; SILVA, I.P. . ANÁLISE DE COMPONENTES BIOGÊNICOS EM SEDIMENTOS SUPERFICIAS DA PRAIA DE JAUÁ-CAMAÇARI-BAHIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Dias, F. B ; Ferreira, E. M ; Freitas, J. S ; JESUS, M. L. ; SANTOS, L. ; Santos, R. S . ANÁLISE GRANULOMÉTRICA EM SEDIMENTOS DA REGIÃO DE ALAGOINHAS-BAHIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Dias, F. B ; Ferreira, E. M ; Freitas, J. S ; JESUS, M. L. ; SANTOS, L. ; Santos, R. S ; SOUZA, J.P. . ESTUDOS GRANULOMÉTRICOS E MORFOLÓGICOS EM SEDIMENTOS DA REGIÃO DE ALAGOINHAS-BAHIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS.V.A.A. ; JESUS, M. L. ; JESUS, N. G. . ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DO SOLO E RELAÇÃO COM A VEGETAÇÃO EM UM PLATÔ DA ÁREA DA UNEB, CAMPUS II, ALAGOINHAS, BAHIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARNEIRO, M.S ; JESUS, M. L. . ESTUDO PRELIMINAR SOBRE COMPONENTES BIOGÊNICOS EM SEDIMENTOS SUPERFICIAIS NA PRAIA JARDIM DOS NAMORADOS, SALVADOR-BA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, G. ; FARIAS, A. ; MATOS, G. ; JESUS, M. L. . LEVANTAMENTO DE COMPONENTES BIOGÊNICOS EM SEDIMENTOS SUPERFICIAIS DA PRAIA DA RIBEIRA, SALVADOR, BAHIA.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • JESUS, M. L. . Levantamento das propriedades físicas e mecânicas de rochas ornamentais do estado da Bahia.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

JESUS, M. L. . Levantamento das Propriedades Físicas e Mecânicas em Rochas Ornamentais do Estado da Bahia. 2005.

JESUS, M. L. . Caracterização dos Sedimentos da Região de Alagoinhas e dos Impactos Ambientais decorrentes das Atividades Antrópicas de Extração Mineral. 2004.

JESUS, M. L. ; Cruz, M.J . O Maciço Gabro Anortosítico da Samritana- Sul da Bahia- Brasil. 1996.

JESUS, M. L. . Distribuição Modal das Apatitas nas Rochas Sieníticas da Serra de Itiúba: Princípios de Estudo e Implicações. 1986.

JESUS, M. L. . Mini Curso:Componentes biogênicos em sedimentos superficiais de praia.. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JESUS, M. L. . BIOLOGIA DE CAMPO-MÓDULO SOLOS. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

JESUS, M. L. . Curso Intensivo de Graduação em Pedagogia para Séries Iniciais do Ensino Fundamental nos Município de Maracás. 2002. .

JESUS, M. L. . Curso Intensivo de Graduação em Pedagogia do Ensino Fundamental no município de Lajedo de Tabocal. 2000. .

JESUS, M. L. . MULHERES DA UNEB- DIA INTERNACIONAL DA MULHER-2011. 2011. Fotografia.

Projetos de pesquisa

  • 2025 - Atual

    PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO: Estudo de componentes biogênicos em sedimentos de praias do Litoral Norte e entorno da Baia de Todos os Santos, Bahia -, Descrição: No estado da Bahia, na última década, estudos sobre componentes biogênicos vêm sendo desenvolvidos. Muitaspesquisas estão direcionadas aos foraminíferos, todavia, ainda são necessários estudos que quantifiquem de formamais detalhada outras assembleias. Em alguns pontos, as pesquisas são escassas ou inexistentes. Esse projeto vemsido desenvolvido há mais de 10 anos e tem como objetivo fazer um levantamento de forma quântico-qualitativa dadistribuição e caracterização dos componentes biogênicos iniciando as coletas em locais virgens e posteriormente emoutros já estudados de forma a integrar, comparar os resultados com dados preexistentes e discutir os impactos eas condições ambientais da área em diferentes estações climáticas. Trata-se de um projeto que integra ensino (através do componente Paleontologia), pesquisa ( faz parte do Projeto D.E do responsável) e extensão ( abrangendoalcances municipais, estaduais e nacionais). Através desse estudo, tem sido produzidas várias monografias (TCC)disponíveis no Colegiado de Biologia/Campus II e também em meios digitais. Espera-se criar de um banco de dadossobre as espécies ocorrentes contribuindo para estudos de reconstituições ambientais., além de beneficiar osestudos científico-tecnológicos do Campus II.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcia Lima de Jesus - Coordenador / Jean Roberto OLiveira de Jesus - Integrante / Marianne de Souza Ferreira - Integrante / Amanda da Luz Santos - Integrante / Willians Silva Cerqueira - Integrante / Iara Barbara Souza Santos - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Exatas e da Terra. , Rodovia Alagoinhas/Salvador, BR 110 km, km 03, Alagoinhas-Ba, Laboratório de Solos., 48000-000 - Alagoinhas, BA - Brasil, Telefone: (75) 34224888

Experiência profissional

2003 - Atual

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora das disciplinas: Estudo Evolutivo das Geosferas, Paleontologia, Sedimentologia, Pedologia, Projeto de Pesquisa e Metodologia Científica.

2003 - Atual

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assitente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2007

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Ciências Exatas e da Terra.Linhas de pesquisa

  • 11/2003

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Ciências Exatas e da Terra.Linhas de pesquisa

1998 - 2000

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Contrato Trabalho Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora de Geologia Geral I e II

1986 - 1986

Instituto de Geociências

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágiaria, Carga horária: 20

1996 - 1997

Universidade Estadual de Feira de Santana

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: REDA, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora de Geologia Geral

1997 - 1997

Universidade Católica do Salvador

Vínculo: Contrato Determinado, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de Geologia Geral II

2003 - 2005

União Metropolitana de Educação e Cultura

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de Geologia

2012 - 2015

Uneb

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 60

Outras informações:
Trabalhou na PARFOR nos munícipios de Alagoinhas, Serrinha e Salinas das Margaridas.