JOANA DARC SILVA

Possui graduação em Curso Superior em Direito pela Universidade de Uberaba (1997) e graduação em Curso Superior em História pela Faculdade de Filosofia Ciência e Letras de Patos de Minas (1992),Pós Graduação em História Contemporânea. Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino aprendizagem, historiografia,música popular. História da Educação.Possui amplo conhecimento e domínio em gestão e coordenação escolar (atuou como Diretora Pedagógica do Colégio Tiradentes da Policia Militar de 2015 á 2020. Durante esses 5 anos na gestão dessa instituição desenvolveu vários projetos e atividades que vão muito além de formar crianças e jovens para o exercício da cidadania, mas em algo que se traduz num modo de estar em sociedade que tem como paramentos os direitos humanos, nomeadamente os valores da igualdade, da democracia e da justiça social.Desenvolveu ações que possibilitaram a cristalização de um caminho vitorioso pela educação no Estado de Minas Gerais. A lista de fatos históricos e contribuições aos uberabenses é extensa. Fato comprovado pelos exitosos resultados em vestibulares, ENEM, Olimpíadas Internas e Externas e diversos processo avaliativos. Possui conhecimento abrangendo Metodologias Ativas,Ensino Híbrido,Educação 4,0, Formação Continuada de Professores (organizando e ministrando cursos),estruturação para implantação do Novo Ensino Médio nas Escolas cívico militares e elaboração execução de Projetos Pedagógicos direcionados aprimorar o ensino de qualidade com desempenho favoráveis em avaliações externas. Professora Contratada pelo Colégio Apoio de 2004 até 2018 ( ministrando aulas no Ensino Médio, Ensino Fundamental e cursinhos preparatórios) e professora efetiva em exercício no Colégio Tiradentes de Uberaba (com experiência em Ensino Remoto,Hibrido e presencial).

Informações coletadas do Lattes em 30/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional interrompido em 2006 em Educação e Psicanalise

2005 - Atual

Faculdade de Ciências e Letras
Título: Desafios de Ensinar e aprender no Século XXI, Ano de Obtenção:
Orientador: Fernanda S.V. Rosa
Ano de interrupção: 2006

Especialização em História Contemporânea

1993 - 1993

Fundação Comunitária Educacional e Cultural Patrocinio
Título: Metodologia do Ensino de História
Orientador: Jacy Correa Fernandes

Aperfeiçoamento em Formação para professores de História

1997 - 1998

Prefeitura Municipal de Uberaba
Título: História : tendências e perspectivas atuais. Ano de finalização: 1998
Orientador: Maria Antonieta Borges Lopes
Bolsista do(a): Prefeitura Municipal de Uberaba, PMU, Brasil.

Aperfeiçoamento em Capacitação de professores de História e Geografia

1995 - 1996

Prefeitura Municipal de Uberaba
Título: A História no contexto educacional brasileiro. Ano de finalização: 1996
Orientador: Eliane Mendonça Marquêz de Rezende
Bolsista do(a): Prefeitura Municipal de Uberaba, PMU, Brasil.

Graduação em Curso Superior em Direito

1993 - 1997

Universidade de Uberaba
Título: Desafios entre aplicação da lei e o real significado de justiça.
Orientador: Luiz Artur de Melo

Graduação em Curso Superior Em História

1990 - 1992

Faculdade de Filosofia Ciência e Letras de Patos de Minas
Título: Revolução Chinesa
Orientador: Maria José Viera

Ensino Médio (2º grau)

1986 - 1988

Escola Municipal Dr Adiron Gonçalves Boaventura

Ensino Fundamental (1º grau)

1981 - 1985

Escola Estadual José Luiz de Araújo

Formação complementar

2005 - 2005

Informática Educativa. (Carga horária: 41h). , Prefeitura Municipal de Uberaba, PMU, Brasil.

2001 - 2001

Capacitação Docente. (Carga horária: 33h). , Prefeitura Municipal de Uberaba, PMU, Brasil.

1999 - 1999

Ciclos de Estudo - Acertando o Passo História. (Carga horária: 56h). , Prefeitura Municipal de Uberaba, PMU, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História Latino-Americana.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Organização de eventos

SILVA, Joana Darc . Uberaba : ontem e hoje. 2007. (Exposição).

SILVA, Joana Darc . Noite de Talentos. 2006. (Festival).

Participação em eventos

I Seminário Interno de Atividades Práticas Curriculares de Ensino e Teoria de História..Campos de atuação do professor/historiador. 2015. (Seminário).

Formatura CTPMMG.Professora homenageada. 2014. (Outra).

Honra e Mérito.Professora destaque. 2014. (Outra).

II Seminário de Avaliação do PIBID. 2014. (Seminário).

Curso de Saude Vocal para Professores.Saúde Vocal para Professores. 2013. (Outra).

Formatura CTPMMG.Professor Homenageado.. 2013. (Outra).

Iº Seminário de avaliação do PIBID.Avaliação do PIBID da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. 2012. (Seminário).

Projeto Cine Cultura III.Cultura e Cinema. 2012. (Encontro).

PROLER. Cultura. 2012. (Congresso).

Sistema Estruturado e Avaliação Sistemica.Avaliação Sistemica. 2012. (Encontro).

XVIII Congresso Regional de Educadores do Triângulo Mineiro. Burnout em professores: A Síndrome do Século XXI. 2012. (Congresso).

III Seminário sobre Formação de Professores.Cinema Possibilidades Pedagógicas na Educação.. 2011. (Seminário).

XVII Encontro Regional de História. 2010. (Encontro).

XV congresso de educadores de Uberaba e do triangulo Mineiro. Um ritimo encontrado: História e canção popular na construção do imaginário social e da identidade cultural. 2009. (Congresso).

I Semana de Informática na Educação. 2008. (Oficina).

?O Caminho do Fogo?, realizado por SOUKI , motivação e marketing, duração de 10 horas..Caminho do Fogo. 2007. (Simpósio).

Formação Continuada de Educadores.Os desafio de ensinar e aprender no século XXI. 2007. (Oficina).

IV Semana Acadêmica do Curso Normal Superior da FAESC - UNIPAC. Desafios de Ensinar e Aprender no século XXI. 2007. (Congresso).

Palestra : A Essência do Ser. 2007. (Encontro).

Seminário Municipal de Pesquisa:Abordagens e Reflexões. 2007. (Seminário).

XIII- Congresso Regional de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro. 2007. (Congresso).

XII - Congresso regioal de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro.As dificuldades de aprender e ensinar no século XXI. 2006. (Oficina).

Curso Informática Educativa.Os desafios do uso des novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. 2005. (Encontro).

XI - Encontro Regional de Educadores de Uberaba e Triângulo Miniero. 2005. (Encontro).

Curso de Capacitação Pedagógica " PAS/UnB, interdisciplinaridade, contextualização..:desafios ao educador". 2004. (Oficina).

IX Encontro Regional de Educadores e do Triângulo Mineiro. 2003. (Encontro).

VIII Encontro Regional de Educadores de Uberaba e Triângulo Mineiro. 2002. (Encontro).

Programa de Capacitação Docente.Metodologia do Ensino de História. 2001. (Seminário).

VII Encontro Regional de Educadores de Uberraba e do Triângulo Mineiro. 2001. (Encontro).

VI - Encontro Regional de Educadores de Uberaba e Triângulo Mineiro - Cidadania fazendo escola.Cidadania Fazendo Escola. 2000. (Encontro).

Formação Permanente de professores - CEFOR.Ciclos de estudos - Formação Permanente de Professores. 1999. (Oficina).

Nova Lei de Diretrizes/ Motivação e Relacionamneto entre professor e aluno. 1999. (Encontro).

V Encontro Regional de Educadores de Uberaba e Triângulo Mineiro. 1999. (Encontro).

IV Encontro Regional de Educadores de Uberaba e Triãngulo Mineiro. 1998. (Encontro).

América Latina: Literatura e História. 1997. (Simpósio).

A Produção do conhecimento: Aspectos Psicopedagógicos e Psicológicos. 1997. (Seminário).

Arte e Educação.Oficinas -Centro de Ciências da Educação da UNIUBE. 1997. (Oficina).

História da Arte e o Desenvolvimento da Consciência Humana.Oficinas -Centro de Ciências da Educação da UNIUBE. 1997. (Oficina).

III Encontro Regional de Educadores de Uberaba e Triângulo Mineiro. 1997. (Encontro).

Informática na Educação: Processo Metodológico. 1997. (Oficina).

Simpósio Nacional de História. 1997. (Simpósio).

Workshop sobre escultura em argila :desenvolvimento das habilidades de observação e reflexão. 1997. (Oficina).

II Encontro Regional de educadores do Triangulo Mineiro e Alto Paranaíba.Espaço Escolar: construindo o sucesso. 1996. (Encontro).

Revisitando o Brasil Côlonia. 1996. (Encontro).

Uberaba : evolução e perspectivas atuais - século XIX e XX..Uberaba: evolução e perspectivas atuais - se. XIX e XX. 1996. (Oficina).

Seminário Internacional de Administração Pública. 1994. (Simpósio).

Curso de Extensão Cultural. 1990. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • SILVA, Joana Darc . Um ritimo encontrado: História e canção popular na construção do imaginário social e da identidade cultural. In: XV congresso de educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro, 2009, Uberaba. XV congresso de educadores de Uberaba e do triangulo Mineiro. Uberaba: Grafica da Prefeitura Municipal, 2009.

  • Ribeiro, Maria José ; SILVA, Joana Darc . Burnout em professores : a sindrome do século XXI. In: XII - Congresso Regional de educadores de Uberaba e do Triãngulo Mineiro, 2006, Uberaba. XII Congresso Regional de educadores de Uberaba e do Triãngulo Mineiro. Uberaba: Grafica da Prefeitura Municipal de Uberaba, 2006. v. V.XII.

  • SILVA, Joana Darc . Honra ao Mérito. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Joana Darc . Destaque Profissional. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Joana Darc . Honra ao Mérito. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Joana Darc . Honra ao Mérito. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Joana Darc . Destaque Profissional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Joana Darc . Honra ao Mérito. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Joana Darc . Um ritimo encontrado: História e canção popular na construção do imaginario social e da identidade cultural.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Joana Darc . ?O Caminho do Fogo?, realizado por SOUKI , motivação e marketing, duração de 10 horas.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Joana Darc . Os Desafios de Ensinar e Aprender no Século XXI. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Joana Darc . O Desafio de Ensinar e Aprender. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Joana Darc . Burnout em professores: a síndrome do século XXI. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Joana Darc . Os desafios do uso das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, Joana Darc . Metodologia do Ensino de História. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, Joana Darc . Formação Permanente de Professores - CEFOR. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Joana Darc . Arte e Educação. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Joana Darc . História da Arte e o desenvolvimento da Consciência Humana. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Joana Darc . Uberaba: História e Memória. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Joana Darc . Diretrizes Curriculares das Escolas Minicipais de Uberaba. Uberaba: Publi Editora e Gráfica Ltda, 2000 (Cadernos da Escola Cidadã).

Outras produções

SILVA, Joana Darc . O Desafio de Ensinar e Aprender no Século XXI. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Joana Darc . Historia das Américas - volumes 1.2 e 3. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de textos para apostilas).

SILVA, Joana Darc . Historia do Brasil Colônia e Historia das Américas. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - produção de material didatico).

SILVA, Joana Darc . Historia do Brasil Côlina e Republica. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didádico).

SILVA, Joana Darc . Repensando a prática docente. 1999. .

SILVA, Joana Darc . Projetos socias diversos. 2009 (Trabalhos voluntários).

SILVA, Joana Darc . Projetos culturais de visitas a cidades historicas e museus. 2009 (Exursões Culturais).

Projetos de pesquisa

  • 2004 - 2004

    Navegando nos Movimentos Musicais dos anos 60, 70 e 80: compreender que história expressa os valores culturais de uma sociedade e pode ser entendida através de varios signifivados, ritimos musicais e representações estéticas., Descrição: Esse projeto visa demostrar que atraves da música,do ritmo e da melodia é possivel aprender sobre hábitos, costumes e valores de uma determinada sociedade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Joana Darc Silva - Coordenador.

Prêmios

2019

Honra ao Mérito, Polícia Militar de Minas Gerais.

2018

Destaque Profissional, Polícia Militar de Minas Gerais.

2018

Honra ao Mérito, Polícia Militar de Minas Gerais.

2017

Honra ao Mérito, Polícia Militar de Minas Gerais.

2016

Honra ao Mérito, Polícia Militar de Minas Gerais.

2016

Destaque Profissional, Diretoria de Educação Escolar e Assistência Social.

2015

Honra ao Mérito, Polícia Militar de Minas Gerais.

2013

Professor Destaque, Polícia Militar de Minas Gerais.

1992

Honra ao Mérito, Escola Municipal Dr. Adiron Gonçalves Boaventura.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Colégio Tiradentes. , Praça Gov. Magalhães Pinto,, Grande Horizonte, 38057100 - Uberaba, MG - Brasil, Telefone: (34) 33183829, URL da Homepage:

Experiência profissional

2007 - 2008

Colegio Marista

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16

2020 - Atual

Colégio Apoio

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Direção Pedagógica e Professora de História, Carga horária: 24

2004 - 2018

Colégio Apoio

Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 15

1993 - 2012

Prefeitura Municipal de Uberaba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 18

2007 - 2007

Universidade Presidente Antônio Carlos

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 10

Atividades

  • 02/2006 - 08/2007

    Ensino, Normal Superior, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História da Educação e História do brasil

1997 - 1998

Universidade de Uberaba

Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

  • 08/1996 - 12/1997

    Ensino, Curso Superior em Direito, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História do Direito e Teoria Geral do Estado

  • 08/1996 - 12/1997

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade de Uberaba, Universidade de Uberaba.Atividade realizada, Pesquisa para apresentação de seminários: "Do Brasil que temos ao Brasil que queremos": esse atividade tem como objetivo desenvolver o senso critico perante aos problemas brasileiros e as questões atuais do mundo contemporâneo..

2004 - 2004

Faculdade de Zootecnia de Uberaba

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 12

Outras informações:
Participação em Projetos com alunos.

2004 - 2004

Faculdade de Zootecnia de Uberaba

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 6

1998 - 2004

Colégio Dr. José Ferreira Uberaba ? MG

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 30

1999 - 2007

Colégio Opção

Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15

1994 - 1999

Escola Jean Chistophe ? Uberaba ? MG

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

1990 - 1991

Centro de apoio à criança e ao adolescente

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Administrativo ( direção), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - Atual

Colégio Tiradentes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 24

2011 - Atual

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERABA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista, Carga horária: 10