Elizabeth Santos Madeira
Possui graduação em Medicina (1976) e Mestrado em Atenção à Saúde Coletiva (2006) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui Especialização em Saúde Pública (1977) pela Universidade São Paulo (USP) e em Epidemiologia (1999) pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Tem experiência na área de Ciências da Saúde, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, hanseníase, atenção primária à saúde, programas de saúde, educação médica. Hoje atua na área de Vigilância Epidemiológica das Doenças Exantemáticas na Secretaria de Saúde do ES e como docente no curso de medicina da UNICAPE.
Informações coletadas do Lattes em 17/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Saúde Coletiva
2004 - 2006
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Os espaços de transmissão da hanseníase: domicílio, trabalho e relações de vizinhança
, Ano de Obtenção: 2006.Aloisio Falqueto.Bolsista do(a): NLR, NLR-BRASIL, Holanda. Palavras-chave: transmissão; hanseniase e trabalho; análise espacial.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Populações Humanas.
Especialização em Especialização em Epidemiologia
1998 - 1999
Escola Nacional de Saúde Púlbica
Título: Estudo de Tendência em Hanseníase
Orientador: Profa Dra. Alacir Ramos Silva
Especialização em Especialização em Saúde Púlbica para Nível Local
1977 - 1978
Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
Título: A unidade de saúde e a organização do seu processo de trabalho
Orientador: Sob a responsabilidade do programa
Graduação em Medicina
1971 - 1976
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Saúde
Orientador: Sob a responsabilidade do quadro de professores
Formação complementar
2010 - 2011
Extensão universitária em Docência na Atenção Primária à Saúde. (Carga horária: 80h). , Faculdade Brasileira UNIVIX, UNIVIX, Brasil.
2007 - 2007
Capacitação Preceptores de Medicina de Família e. (Carga horária: 48h). , Faculdade Brasileira UNIVIX, UNIVIX, Brasil.
2006 - 2006
Inglês Instrumental para Medicina e Saúde Coletiv. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2006 - 2006
Capcitação Docente. (Carga horária: 4h). , Faculdade Brasileira UNIVIX, UNIVIX, Brasil.
1998 - 1998
Básico Em Saúde da Família. (Carga horária: 250h). , University of Toronto, UTORONTO, Canadá.
1993 - 1993
Treinamento Em Vigilância Sanitária. (Carga horária: 130h). , Secretaria de Estado de Saúde, SESA, Brasil.
1993 - 1993
Metodologia Epidemiológica. (Carga horária: 120h). , Núcleo de Estudos Em População e Saúde da Usp, NEPS/USP, Brasil.
1989 - 1989
Planejamento de Sistemas Integrados de Saúde. (Carga horária: 180h). , Núcleo de Pesquisas Em Saúde Coletiva e Nutrição da Ufmg, NESCON/UFMG, Brasil.
1988 - 1988
Vigilância Epidemiológica. (Carga horária: 64h). , Secretaria de Estado de Saúde Ministério de Saúde, SESA/MS, Brasil.
1984 - 1984
Vigilância Epidemiológica. (Carga horária: 80h). , Secretaria de Estado de Saúde Ministério de Saúde, SESA/MS, Brasil.
1982 - 1982
Educação Em Saúde Pública. (Carga horária: 60h). , Secretaria de Estado de Saúde, SESA, Brasil.
1980 - 1980
Planejamento Governamental. (Carga horária: 90h). , Secretaria de Estado de Saúde, SESA, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Organização de eventos
MADEIRA, ES . III Congresso da REgional ABEM RJ/ES. 2010. (Congresso).
MADEIRA, ES . I Jornada da Liga Capixaba de Saúde Coletiva: O Papel do Ensino na Formação para o SUS. 2008. (Congresso).
MADEIRA, ES . II Congresso de Educação Médica da Regional RJ/ES - ABEM "200 anos da Educação Médica no Rio de Janeiro".. 2008. (Congresso).
MADEIRA, ES . II congresso Fotográfico Estadual sobre Aleitamento Materno. 1985. (Concurso).
MADEIRA, ES . I Seminário sobre infecções respiratórias agudas. 1984. (Congresso).
Participação em eventos
2º Jornada de Pesquisa Científica e Extensão da Multivix.Hanseníase: cobertura de exames de contato e motivos para não realização na Região Continental de Vitória-ES. 2015. (Outra).
2º Jornada de Pesquisa e Extensão da Multivix.Perfil epidemiológico dos casos novos de hanseníase na região Continental de Vitória-ES. 2015. (Outra).
2º Jornada de Pesquisa e Extensão da Multivix.CAUSAS DE MORTALIDADE ENTRE PORTADORES DE HANSENIASE NO ESPÍRITO SANTO. 1999-2013. 2015. (Outra).
9ª Conferência Municipal de Saúde de Vitória. 2015. (Outra).
A Ética na Pesquisa, uma abordagem do Comitê de Ética em Pesquisa do Ifes. 2015. (Encontro).
I Fórum Regional de Ensino Médico - CRM-ES e ABEM Regional RJ/ES. 2015. (Outra).
XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia do Espírito Santo. Perfil dos portadores de Diabetes Mellitus tipo 2 em risco para Aterosclerose. 2015. (Congresso).
1ª Jornada de Iniciação Científica e Extensão da Multivix-Vitória.O autocuidado em pessoas com Diabetes Mellitus Tipo 2.. 2014. (Outra).
1ª Jornada de Iniciação Científica e Extensão da Multivix-Vitória.Automonitorização da glicemia de pessoas com Diabetes Mellitus em uso de insulina. 2014. (Outra).
1ª Jornada de Iniciação Científica e Extensão da Multivix-Vitória.Controle metabólico de pessoas com Diabetes que usam insulina e automonitoram a glicemia capilar.. 2014. (Outra).
1ª Jornada de Iniciação Científica e Extensão da Multivix-Vitória.Fatores desencadeantes dos sintomas depressivos entre internos de medicina. 2014. (Outra).
1ª Jornada de Iniciação Científica e Extensão da MULTIVIX-Vitória.Exame Papanicolau: cobertura e motivos de não adesão em um bairro de Vitória-ES. 2014. (Outra).
54º Congresso Médico Estadual da AMES. Perfil dos nascimentos em um bairro de Vitória-ES. 2014. (Congresso).
54º Congresso Médico Estadual da AMES. Qualidade de vida de pacientes pós-infarto agudo do miocárdio. 2014. (Congresso).
54º Congresso Médico Estadual da AMES. Atividade física entre estudantes de medicina de uma faculdade de medicina de Vitória-ES. 2014. (Congresso).
53º Congresso Médico Estadual da AMES. CAracterísticas da hanseníase o município de Colatina-ES. 2013. (Congresso).
IX Congresso Brasileiro de Asma e V Congresso de DPOC e Tabagismo. Programa de Controle do Tabagismo: perfil do usuário e motivos de adesão ao tratamento em uma Unidade Saúde da Família de Vitória-ES. 2013. (Congresso).
11º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e 4º Encontro Luso-brasileiro de Medicina Geral, Familiar e Comunitária. Perfil dos portadores de tuberculose em tratamento supervisionado, Vitória-ES. 2011. (Congresso).
11º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e 4º Encontro Luso-brasileiro de Medicina Geral, Familiar e Comunitária. Tratamento supervisionado de tuberculose: motivo da escolha pela equipe de saúde. Vitória-ES. 2011. (Congresso).
12º Congresso Brasileiro de Hansenologia / Congresso Regional da ILA-América. Significados do adoecimento por hanseníase entre jovens moradores da Colônia Itanhenga, Cariacica-ES. 2011. (Congresso).
48º COBEM - Congresso Brasileiro de Educação Médica. Vivência na campanha de vacinação contra a rubéola. 2010. (Congresso).
48º COBEM - Congresso Brasileiro de Educação Médica. Aprendendo com cuidadores de criança. 2010. (Congresso).
5º Simpósio Brasileiro de Hansenologia. 2010. (Simpósio).
7º Congresso Paulista de Educação Médica. MINI-C.EX: o desafio do plano de recuperação após avaliação do interno. 2010. (Congresso).
Aprendizagem Autêntica: aprendizagem no local de trabalho. 2010. (Oficina).
III Congresso da Regional ABEM RJ/ES. Vivência na campanha de vacinação contra rubéola. 2010. (Congresso).
III Congresso da Regional ABEM RJ/ES. Fatores de risco para doenças crônicas no UniFOA. 2010. (Congresso).
III Congresso da Regional ABEM RJ/ES. Pesquisa como instrumento de apendizagem. 2010. (Congresso).
III Congresso da Regional ABEM RJ/ES. Percepção de uma comunidade sobre a atuação dos acadêmicos de medicina em uma unidade básica de saúde da família. 2010. (Congresso).
III Congresso da Regional ABEM RJ/ES. Apoio psicopedagógico na Educação Médica. 2010. (Congresso).
III Congresso da Regional ABEM RJ/ES. Vivência de pesquisa sobre câncer de mama. 2010. (Congresso).
III Congresso da Regional ABEM RJ/ES. Percepção do efeito do estresse no aprendizado. 2010. (Congresso).
III Congresso da Regional ABEM RJ/ES. O olhar do preceptor da saúde da família. 2010. (Congresso).
III Congresso da Regional ABEM RJ/ES. É possível pensar uma medicina verde?. 2010. (Congresso).
III Congresso da REgional ABEM RJ/ES. Visita domiciliar: aprendendo com o real. 2010. (Congresso).
III Congresso da Region al ABEM RJ/ES. PET-SAÚDE EM AGLOMERADOS URBANOS NO RJ. 2010. (Congresso).
III Congresso da Regional RJ/ES. Prevalência e perfil das mulheres acadêmicas de medicna. 2010. (Congresso).
III Congresso da Regional RJ/ES. Plataforma Moodele e avaliação na UNIFOA. 2010. (Congresso).
III Congresso da Regional RJ/ES. Comunicação no contexto familiar. 2010. (Congresso).
III Congresso da Regional RJ/ES. Trabalhando de forma multidisciplinar. 2010. (Congresso).
III Congresso da Regional RJ/ES. Integração interpessoal na formação médica. 2010. (Congresso).
III Congresso da Regional RJ/ES. Aprendendo com cuidadores de crianças. 2010. (Congresso).
III Congresso da Regionla ABEM RJ/ES. Assistência Domiciliar em Manguinhos. 2010. (Congresso).
II Seminário Internacional Fronteiras da Educação Médica: questões s relevantes para a pós-graduação. 2010. (Seminário).
IV Encontro de Comitês de Ética em Pesquisa do Espírito Santo. 2010. (Encontro).
47º COBEM Congresso Brasileiro de Educação Médica. O FAZER em situações reais: desenvolvimento de competências na integração ensino-serviço. 2009. (Congresso).
47º COBEM Congresso Brasileiro de Educação Médica. Oficinas de arte como estratégia de ensino-aprendizagem. 2009. (Congresso).
47º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Construção da Auto-avaliação da Faculdade Brasileira - UNIVIX. 2009. (Congresso).
47º Congresso Brasileiro de Educação Médica. 2009. (Congresso).
Seminário Atualização para Membros dos Comitês de Ética. 2009. (Seminário).
46º COBEM - Congresso Brasileiro de Educação Médica. Cidadania e Solidariedade a Grupos Especiais. 2008. (Congresso).
46º COBEM - Congresso Brasileiro de Educação Médica. Relato de Experioência Interdisciplinar na Construção de um Diagnóstico Situacional de Saúde. 2008. (Congresso).
46º COBEM - Congresso Brasileiro de Educação Médica. 2008. (Congresso).
6º Congresso Paulista de Educação Médica. 2008. (Congresso).
II Congresso de Educação Médica da Regional RJ/ES. 2008. (Congresso).
I Seminário e Forum de Ensino de Práticas Integrativas e Complementares: Acunpunttura, Fitoterapia e Homeopatia do Espírito Santo.O potencial na integração social e a influência na qualidade de vida das pessoa: a Farmácia Viva e as Hortas Comunitárias. 2008. (Seminário).
Oficina de Integração Ensino-serviço. 2008. (Oficina).
Oficina Preparatória para Construção da Matriz Curricular do Curso de Especialização da SESA?APS - Macro Centro. 2008. (Oficina).
Rreunião de Educação Permanente e Formação de Profissionais de Saúde com Foco nas Ações de Controle da Hanseníase. 2008. (Encontro).
VII Congresso da SBDST e III Congresso Brasileiro de AIDS. Alterações Neurológicas em Crianças com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida por Transmissão Vertical. 2008. (Congresso).
Fórum FNEPAS RJ/ES. 2007. (Oficina).
III Seminário da Atenção Básica e I Mostra de Experiências Bem Sucedidas em Saúde.Cartografia da Hanseníase em Vitória-ES. 2007. (Seminário).
Oficina do Forum FNEPAS RJ/ES. 2007. (Oficina).
Planejamento do Projeto Espírito Santo de Eliminação da Hanseníase. 2007. (Oficina).
Terça-Científica.Os espaços de transmissão da hanseníase: domicílio, trabalho e relações de vizinhança. 2007. (Encontro).
44º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Relato de experiência na disciplina de Saúde Pública. 2006. (Congresso).
8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública. Percepção dos profissionais dos centros de atenção psicossocial do Espírito Santo sobre a caracter'sitica disciplinar do seu trabalho.. 2006. (Congresso).
8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública. Mortalidade entre portadores de hanseníase no Espírito Santo. 2006. (Congresso).
8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública. O significado da hanseníse pelas paneleiras de Vitória/ES: uma experiência dos estudantes de enfermagem da UNIVIX. 2006. (Congresso).
Oficina de Redes de Atenção à Saúde. 2006. (Oficina).
4º Encontro Regional de Psicologia Social.Psicologia e Saúde: Desafios às Políticas Públicas no Brasil. 2005. (Encontro).
Hanseníase. 2005. (Encontro).
Capacitação em Abordagem Familiar Sistêmica. 2004. (Encontro).
VIII Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem.Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem. 2004. (Seminário).
XLII Congresso Brasileiro de Educação Médica. 2004. (Congresso).
Hanseníase. 2003. (Encontro).
I Jornada Brasileira de Hansenologia. 2003. (Outra).
I Oficina de Planejamento de Documento de Projeto. 2003. (Oficina).
Oficina de avaliação dos treinamentos de hanseníase dos projetos da Associação NLR Brasil. 2003. (Oficina).
Oficina Pedagógica. 2003. (Oficina).
16º Congresso Internacinal de Hanseníase. 16º Congresso Internacinal de Hanseníase. 2002. (Congresso).
Oficina de Pesquisas Operacionais. 2001. (Oficina).
I Encontro Luso-Brasileiro de Medicina Geral Familiar e Comunitária. 2000. (Encontro).
XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. 1999. (Congresso).
Fórum Estadual Multidisciplinar sobre Aspectos Sociais da Hanseníase.Fórum Estadual Multidisciplinar sobre Aspectos Sociais da Hanseníase. 1994. (Outra).
I Jornada de Saúde Escolar e Adolescência. 1992. (Outra).
Seminário: O Espírito Santo e a Cólera. 1991. (Seminário).
VI Encontro Nacional do Movimento de Reintegração do Hanseniano. 1991. (Encontro).
Seminário Estadual sobre Vigilância Epidemiológica. 1988. (Seminário).
Seminário do Plano de Erradicação da Poliomielite. 1986. (Seminário).
Seminário sobre Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher e da Criança. 1985. (Seminário).
II Seminário Regional sobre Infecções Respiratórias Agudas e Sobrevivência Infantil. 1984. (Seminário).
VII SESAC. 1980. (Outra).
X Congresso da Federação Nacional do Médicos. 1980. (Congresso).
I Simpósio sobre Política Nacional de Saúde. 1979. (Simpósio).
Seminário sobre Participação Comunitária em Programas de Saúde. 1977. (Seminário).
XIX Congresso Brasileiro de Higiene/ I Congresso Paulista de Saúde Pública. 1977. (Congresso).
Participação em bancas
MELLO, C R C;MADEIRA, ES. Saúde e qualidade de vida na melhor idade da Unidade Saúde da Família de Boa Vista, Serra-ES. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Primária à Saúde) - Faculdade Brasileira UNIVIX.
MADEIRA, ES. A Saúde Bucal com enfoque na alimentação saudável: sensibilização dos pais dos alunos do CMEI José Luiz de Deus Amado (Boa Vista, Serra-ES. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Primária à Saúde) - Faculdade Brasileira UNIVIX.
MACHADO, T M;MADEIRA, ES. Implantação do atendimento da hanseníase na Unidade de Saúde Terra Vermelha, no município de Vila Velha, ES. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Primária à Saúde) - Fundação de Assistência e Educação.
MADEIRA, ES; PUPPIN, M. A.. Autocuidado em hanseníase: proposta de uma ação com responsabilidade compartilhada no município de Vila Velha. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atenção Primária à Saúde) - Fundação de Assistência e Educação.
Aguiar, MM;MADEIRA, ES. O que é diarréia? Estudo sobre percepções de mães do Bairro Andorinhas, Vitória-ES.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento ambiental) - Instituto Federal do Espírito Santo.
COELHO, Maria Carlota Rezende;MADEIRAMADEIRA, ES. Rastreamento de hanseníase e tuberculose nas famílias de risco. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Assistência e Educação.
COELHO, Maria Carlota Rezende;MADEIRAMADEIRA, ES. Atuação dos pacientes na arte do cuidado no Hospital Dr. Pedro Fontes, Cariacica - ES: um abordagem histórica.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Assistência e Educação.
COELHO, Maria Carlota Rezende; SILVA, F. M.;MADEIRAMADEIRA, ES. A inserção e atuação do enfermeiro no Hospital Pedro Fontes, Cariacica - ES: aspectos históricos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Assistência e Educação.
MADEIRA, ES. Nunes e Nausa Carolina Grigio M. Marçal.Concepção da equipe de enfermgem sobre a educação continuada em uma instituição hospitalar de Vitória. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Assistência e Educação.
MADEIRA, ES; COELHO, Maria Carlota Rezende; NASCIMENTO, Priscila. Adesão ao tratamento da hanseníase. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Assistência e Educação.
BRAGA, M. S.;MADEIRA, ES; BADARO, M. I.. Percepção dos internos do Hospital Adauto Botelho em relação à mudança para a primeira residência terapêutica do Espírito Santo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Assistência e Educação.
MADEIRA, ES. Banca Examinadora do Processo de seleção para médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem para as equipes de Saúde da Família de Vitória. 1999. Secretaria de Estado de Saúde.
Orientou
Sa tisfação do usuário: avaliação da qualidade do serviço do Centro de Referência em Hanseíase do município de Governador Valadares - MG; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem Familiar e Ambulatorial) - Fundação de Assistência e Educação; Orientador: Elizabeth Santos Madeira;
Rede social de apoio ao acompanhamento dos pacientes de hanseníase em Vitória; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Assistência e Educação; Orientador: Elizabeth Santos Madeira;
Causas da demanda ao Centro de Referência de Dermatologia Sanitária da Santa Casa de Misericórdia de Vitória pela rede de atenção ao portador de hanseníase do Espírito Santo; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Assistência e Educação; Orientador: Elizabeth Santos Madeira;
Adesão ao tratamento da hanseníase; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Assistência e Educação; Orientador: Elizabeth Santos Madeira;
Satisfação do usuário: avaliação da qualidade dos serviços de hanseníase na rede básica de saúde no município de Vitória/ES; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Assistência e Educação; Orientador: Elizabeth Santos Madeira;
Nível de Conhecimento sobre hanseníase de equipe de enfermagem e agentes comunitários de saúde das unidades de saúde dos bairros da Grande Vitória e da Grande São Pedro; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Fundação de Assistência e Educação; Orientador: Elizabeth Santos Madeira;
Exame Papanicolau: cobertura e motivos de não adesão em um bairro de Vitória-ES; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade Brasileira UNIVIX; Orientador: Elizabeth Santos Madeira;
Produções bibliográficas
-
Hellen Cristina Oliveira Fernandes ; Lìvia Tassinari Scarpat ; Marina Miguel de Carvalho ; Núbia Dutra de Oliveira ; Rebeca Netto Habib Salim ; Rodolpho Rodrigues de Souza ; MADEIRA, ELIZABETH SANTOS . Depressão entre idosos portadores de doença de Parkinson: opinião dos membros da Associação Capixaba de Parkinson. 0.34019/1809-8363.2019 , v. 22, p. 554-573, 2019.
-
VALIM, LC ; COSTA, BV ; MOULIN, NL ; ZANON, AC ; CEOLIN, L MA ; FRANCO, V. ; MADEIRA, ES . Papanicolau: cobertura e alterações em duas equipes de Unidade de Saúde da Família de Vtória-ES. Esfera Acadêmica , v. 6, p. 23-30, 2015.
-
VALBA, E M ; MENDES, GMZ ; RAMOS, LM ; LOURES, P F ; ROHR, PHQ ; JACQUES, PVA ; MADEIRA, ES . HIV no contexto acadêmico: o saber representa maior adesão a métodos preventivos?. Esfera Acadêmica , v. 6, p. 31-36, 2015.
-
AMORIM, ALMC ; PRETTI, E ; LYRIO, GM ; COELHO, GM ; RAIMUNDO, LG ; BERTHOLIN, TA ; MADEIRA, ES . Estado nutricional de crianças de 1 a 3 anos em uma creche de Vitória-ES. Esfera Acadêmica , v. 7, p. 25-33, 2014.
-
DUTRA, AB ; AZEVEDO, BF ; PINTO, GL ; DIAS1, JAFA ; TRISTA, LR ; MADEIRA, ES . Perfil dos nascimentos em um bairro de Vitória-ES. Esfera Acadêmica , v. 7, p. 34-43, 2014.
-
MENDES, AJBP ; CHAVES, HD ; SOARES, IG ; VIEIRA, ICP ; PASSOS, SB ; MADEIRA ; MADEIRA, ES . Quallidade de vida de pacientes pós-infarto agudo do miocárido. Esfera Acadêmica , v. 7, p. 44-54, 2014.
-
MADEIRA, ES ; FALQUETO, A. . Cartografia da hanseníase em Vitória, Estado do Espírito Santo, Brasil. Esfera Acadêmica , v. 4, p. 16-30, 2014.
-
SAMPAIO, POLIANE BARBOSA ; MADEIRA, ELIZABETH SANTOS ; DINIZ, LUCIA ; NOIA, ETHEL LEONOR ; ZANDONADE, Eliana . Spatial distribution of leprosy in areas of risk in Vitoria, State of Espirito Santo, Brazil, 2005 to 2009. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 46, p. 329-334, 2013.
-
MADEIRA, ES ; CORDEIRO, DMB ; ALVES, R. . Significados do adoecimento por hanseníase entre jovens moradores da Colônia de Itanhenga, Cariacica-ES. Hansenologia Internationalis: Hanseníase e outras doenças infecciosas , v. 36, p. 219, 2011.
-
BÜHRER-SÉKULA, SAMIRA ; VAN BEERS, STELLA ; OSKAM, LINDA ; LECCO, Rita ; MADEIRA, ELISABETE SANTOS ; DUTRA, MARCO ANTONIO LOPES ; LUIS, MAGALI CHAVES ; FABER, WILLIAM R. ; KLATSER, PAUL R. . A relação entre soroprevalência de anticorpos contra o glicolipídeo fenólico-I entre crianças em idade escolar e endemicidade da hanseníase no Brasil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 41, p. 81-88, 2008.
-
MADEIRA ; PUPPIN, M. A. ; MOREIRA, Marilda Vieira . Hanseníase. Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde Espírito Santo, Vitória, v. 1, p. 2-7, 2001.
-
MADEIRA, ES . Alcoolismo: um estudo de prevalência. Revista da Ames, n.53, 1998.
-
MADEIRA, ES . Prevenção Primária dos Diabetes tipo II em familiares de diabéticos. Revista da Ames, n.58, 1998.
-
CYPRESTE, DM ; MADEIRA, ES ; DINIZ, L ; SALES, MC ; MOREIRA, MV ; PUPPIN, MA ; CONCEIÇÃO, RL . Diretrizes Clínicas: Hanseníase. 1ª. ed. Vitória-ES: , 2008. 106p .
-
MADEIRA, ES . Transmissão da hanseníase ultrapassa âmbito familiar. Séculodiario, Vitória-ES, 11 jun. 2006.
-
MADEIRA, ES ; FRANÇA, Ana Lúcia . Constuindo um novo fazer: uma proposta de integralidade. In: Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem, 2004, Vitória. 8º SENADEn, 2004.
-
ALVES, AC ; PEIXOTO, CS ; BENTO, J P ; SA, LMF ; MADEIRA, ES . Exame Papanicolau:cobertura e motivos de não adesão em um bairro de Vitória-ES. In: 1ª Jornada de Iniciação Científica e Extensão Multivix, 2014, Vitória. Revista Científica: Esfera Acadêmica. Vitória: mULTIVIX, 2014. v. 5.
-
LINO, PRS ; MOREIRA, LB ; SILVA, LAA ; MADEIRA, ES ; MACHADO, TM . Perfil e atuação do médico de família em Vitória-ES. In: 1ªJormada de iniciação Científica e Extensão da Multivix, 2014, Vitória. Revista Científica: Esfera Acadêmica. Vitoria: Multivix, 2014. v. 5.
-
MILANEZ, ACC ; SALVADOR, CR ; CABIDO, LR ; PECEMILIS, LS ; TUAO, RC ; MADEIRA, ES . Perfil epidemiológico dos casos novos de hanseníase na Região Continental de Vitória-ES. In: 2º Jornada de Pesquisa e Extensão da Faculdade Multivix, 2015, Vitória. Esfera Acadêmica. Vitória: Multivix, 2015. v. 7. p. 27-27.
-
MILANEZ, ACC ; SALVADOR1, C R ; CABIDO, LR ; PECEMILIS, LS ; TUAO, RC ; MADEIRA, ES . Hanseníase: cobertura de exames de contato e motivos para a não realização na Região Continental de Vitória-ES. In: 2º Jornada de Pesquisa e Extensão da Multiivx, 2015, Vitória. Esfera Acadêmica. Vitória: Multivix, 2015. v. 7. p. 28-28.
-
MADEIRA, ES ; PINT, GL ; CASER, MC . Causas de mortalidade entre portadores de hanseníase no Espírito Santos ESPÍRITO SANTO, 1999-2013. In: 2º Jornada de Pesquisa e Extensão da Multivix, 2015, Vitória. Esfera Acadêmica. Vitória: Multivix, 2015. v. 7. p. 36-36.
-
MENDES, AJBP ; CHAVES, HD ; SOARES, IG ; VIEIRA, ICP ; PASSOS, SB ; MADEIRA, ES . Qualidade de vida de pacientes pós-infarto agudo do miocárdio. In: 54º Congresso Médico Estadual da AMES, 2014, Vitória. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde. Vitória: UFES, 2014. v. 16. p. 22-57.
-
DUTRA, AB ; AZEVEDO, B F ; PINTO, G L ; ARAUJO, JAF ; TRISTAO, LR ; MADEIRA, ES . Perfil dos nascimentos em um bairro de Vitória-ES. In: 54º Congresso Médico Estadual da AMES, 2014, Vitória. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde. Vitória: UFES, 2014. v. 16. p. 22-57.
-
CALIMAN, AO ; SANTOS NETO, AS ; RIBEIRO, BDC ; PORTO, FG ; SENATORE, VP ; MADEIRA, ES . Atividade física entre estudantes de medicina de uma faculdade de medicina de Vitória-ES. In: 54º Congresso Médico Estadual da AMES, 2014, Vitória. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde. Vitória: UFES, 2014. v. 16. p. 22-57.
-
MADEIRA, ES ; ROSSONI, Cláudia Gomes . Percepção dos profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial do Espírito Santo sobre as características do seu trabalho em equipe e o método interdisciplinar de Japiassú. In: 4º Encontro Regional de Psicologia Social, 2005, Vitória. Psicologia e Saúde: Desafios às Políticas Públicas no Brasil, 2005.
-
MADEIRA, ES ; ZANDONADE, Eliana ; MOREIRA, Marilda Vieira ; CONCEIÇÃO, Regina Maria da . Estudo dos fatores influenciáveis à incorporação da hanseníase às ações da saúde da família. In: I Jprnada Brasileira de Hansenologia, 2003, Poços de Caldas. I Jornada Brasileira de Hansenologia, 2003.
-
MADEIRA, ES ; BEERS, Samira Van ; LECCO, Rita ; OSKAM, L ; DUTRA, M A Lopes ; LUIS, M Chaves ; FABER, W R ; KLATSER, P R . The relation between the prevalence of antibodies to PGL-1 among school children and leprosy endemicity in Brazil. In: 16º Congresso Internacional de Hanseníase, 2002, Salvador. Cadernos de Resumo do 16º Congresso Internacional de Hanseníase, 2002.
-
MADEIRA, ES ; ZANDONADE, Eliana ; MOREIRA, Marilda Vieira ; CONCEIÇÃO, Regina Lúcia da . Estudo dos fatores influenciáveis à incorporação das ações de controle da hanseníase à estratégia da saúde da família no Espírito Santo. In: 16º Congresso Internacional de Hanseníase, 2002, Salvador. Cadernos de Resumos do 16º Congresso Internacional de Hanseníase, 2002.
-
MADEIRA, ES ; CORDEIRO, DMB ; ALVES, R. . Significados do adoecimento por hanseníase entre jovens moradores da Colônia de Itanhenga, Cariacica-ES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MADEIRA, ES . Construindo um novo fazer: uma proposta de integralidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MADEIRA, ES . Agenda Metropolitana da Grande Vitória: Setor Saúde. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MADEIRA, ES . Estudos dos fatores influenciáveis à incorporação das ações de controle da hanseníase à estratégia da saúde da família no Espírito Santo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MADEIRA, ES . Estudos dos fatores influenciáveis à incorporação das ações de controle da hanseníase à estratégia da saúde da família no Espírito Santo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MADEIRA, ES . The relation betwen the prevalence of antibodies to PGL-1 among school children and leprosy endemicity in Brazil. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MADEIRA, ES . Agenda Metropolitana: estudo temático saúde. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MADEIRA, ES . Seres Humanos reais, num mundo real: introdução precoce do aluno de medicina nas relações com o indivíduo, sua família e comunidade, na ótica de um novo paradigma em construção na saúde. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MADEIRA, ES . Verminose. 1973. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MADEIRA, ES . Diretrizes Clínicas: Hanseníase. Vitória-ES 2008 (Coleção).
-
MADEIRA, ES . Saúde. Vitória 2002 (Agenda Metropolitana da Grande Vitória).
Outras produções
PETERLE, B. D. ; ROZETTI, C. M. T. ; SIQUEIRA, D. ; SILVEIRA, E. A. ; MADEIRA, ELISABETE SANTOS ; MIRANDA, F. H. F. ; CUNHA, F. G. ; FUTURO NETO, H. A. ; PIRES, J. G. P. ; MAIA, J. F. ; CARDOSO, L. S. ; LEAL, L. F. ; BORGES, L. H. B. ; DALLA, M. D. B. ; SOUZA, M. C. ; ARAUJO, M. L. ; FINCK, N. S. ; MATOS, P. A. S. B. A. ; AVILA, R. A. ; TIRADENTES, R. V. ; et.al . Manual do Professor do Curso de Medicina - Faesa Cariacica. 2023.
PETERLE, B. D. ; ROZETTI, C. M. T. ; SIQUEIRA, D. ; SILVEIRA, E. A. ; MADEIRA, ES ; MIRANDA, F. H. F. ; CUNHA, F. G. ; FUTURO NETO, H. A. ; PIRES, J. G. P. ; MAIA, J. F. ; CARDOSO, L. S. ; LEAL, L. F. ; BORGES, L. H. B. ; DALLA, M. D. B. ; SOUZA, M. C. ; ARAUJO, M. L. ; FINCK, N. S. ; MATOS, P. A. S. B. A. ; AVILA, R. A. ; TIRADENTES, R. V. ; et.al . Manual do Estudante do Curso de Medicina - FAESA Cariacica.. 2023.
MADEIRA, ES . Avaliação da Estratégia da Saúde da Família no Estado do Espírito Santo. 2002.
MADEIRA, ES . Monitoramento da Implantação e Funcionamento das Equipes de Saúde da Família no Brasil. 2002.
MADEIRA, ES . Avaliação Nacional das Ações de Controle na Área de Dermatologia Sanitária. 1989.
MADEIRA, ES . Avaliação do Impacto da Estratégia de Treinamento da SNABS/MS em controle de Doenças Transmissíveis. 1985.
MADEIRA, ES . Epidemiologia na Atenção Primária da Saúde - EPI-APS. 2024. .
MADEIRA, ES . Epidemiologia Aplicada aos Serviços de Saúde do SUS - EPISUS Fundamental. 2023. .
PETERLE, B. D. ; ROZETTI, C. M. T. ; SIQUEIRA, D. ; SILVEIRA, E. A. ; MADEIRA, ES ; MIRANDA, F. H. F. ; CUNHA, F. G. ; FUTURO NETO, H. A. ; PIRES, J. G. P. ; MAIA, J. F. ; CARDOSO, L. S. ; LEAL, L. F. ; BORGES, L. H. B. ; DALLA, M. D. B. ; SOUZA, M. C. ; ARAUJO, M. L. ; FINCK, N. S. ; MATOS, P. A. S. B. A. ; AVILA, R. A. ; TIRADENTES, R. V. ; et.al . Ebook - Portifólio de Metodologias Ativas do Curso de Medicina. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - E-book).
MADEIRA ; Os espaços de transmissão da hanseníase: domicílio, trabalhio e relações de vizinhança.. 2006. (Relatório de pesquisa).
MADEIRA, ES . Curso Técnico de Vigilância em Saúde. 2003. .
MADEIRA, ES . Formando Profissionais de Saúde para um Mundo Real. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MADEIRA, ES . Curso Básico em Saúde da Família. 2003. .
MADEIRA, ES . Capacitação técnica nas Ações de Controle da Hanseníase. 2003. .
MADEIRA, ES . Capacitação técnica em Ações de Controle da Hanseníase para profissionais que atuam na ESF da Macro Regional Cachoeiro do Itapemirim. 2002. .
MADEIRA, ES . Agenda Metropolitana da Grande Vitória: estudo tamático 4 - Saúde. 2002. (Relatório de pesquisa).
MADEIRA, ES . Estudo dos fatores influenciáveis à incorporação das ações de controle da hanseníase à estratégia da saúde da família no Espírito Santo. 2002. (Relatório de pesquisa).
MADEIRA, ES . Capacitação técnica nas ações de Controle da Hanseníase. 2001. .
MADEIRA, ES . I Treinamento nas ações de controle da hanseníase e tuberculose. 2000. .
MADEIRA, ES . Curso de Planejamento e Gerência para técnicos municipais, SESA. 1996. .
MADEIRA, ES . Curso de Vigilância à Saúde, SESA. 1995. .
MADEIRA, ES . Curso de Gerência em Programas de Hanseníase/Tuberculose. 1995. .
MADEIRA, ES . V Treinamento de Vigilância Epidemiológica do Sarampo. 1993. .
MADEIRA, ES . Treinamento de Hanseníase. 1991. .
MADEIRA, ES . Curso de Capacitação Pedagógica. 1989. .
MADEIRA, ES . Curso Básico em Vigilância Epidemiológica. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MADEIRA, ES . II Treinamento para Médicos Multiplicadores do PAISC. 1987. .
MADEIRA, ES . O Cuidado. 2009. Fotografia.
Prêmios
2013
Menção Honrosa, Faculdade Brasileira - MULTIVIX.
2012
Professora homenageada pelos formandos da medicina 2012-1, Formandos de medicina 2012-1 da Faculdade Brasileira - UNIVIX.
2011
Patronesse da turna de formandos de medicina 2011-2, Formandos da medicina 2011-2 da Faculdade Brasileira -UNIVIX.
2011
Professora homenageada pelos formandos da medicina 2011-1, Formandos de medicina 2011-1 da Faculdade Brasileira - UNIVIX.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade Brasileira, Curso de Medicina. , Rua José Alves 301, Goiabeiras, 29075-080 - Vitoria, ES - Brasil, Telefone: (27) 33355666, URL da Homepage:
Experiência profissional
2024 - Atual
Faculdade Espirito SantenseVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor mestre, Carga horária: 12
Outras informações:
Docente do curso de Medicina da Faculdade Espirito-Santense (FAESA) - campus Cariacica Mantenedora União Capixabade Ensino (UNICAPE)
2019 - Atual
Secretaria de Estado da SaúdeVínculo: outros, Enquadramento Funcional: médica, Carga horária: 30
2017 - 2019
Secretaria de Estado da SaúdeVínculo: Designação temporária, Enquadramento Funcional: médica, Carga horária: 30
2006 - 2016
Faculdade Brasileira UNIVIXVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: docente, Carga horária: 40
Atividades
-
10/2010
Serviços técnicos especializados , Curso de Medicina.Serviço realizado, Coordenação técnica do Curso de Especialização em Atenção Primária à Saúde.
-
07/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Medicina.Cargo ou função, Membro da Comissão do Interanto Médico.
-
02/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Medicina.Cargo ou função, Comissão de Pesquisa e Extensão.
-
10/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Medicina.Cargo ou função, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa.
-
04/2008
Extensão universitária , Curso de Medicina.Atividade de extensão realizada, Projeto Cidadania e Solidariedade a grupos especiais.
-
07/2007
Pesquisa e desenvolvimento, Curso de Medicina.Linhas de pesquisa
-
02/2007
Ensino, Curso de Medicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Saúde Pública IV
-
07/2006
Ensino, Curso de Medicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sáude Púiblica III
-
04/2006
Serviços técnicos especializados , Curso de Medicina.Serviço realizado, Coordenadora do Eixo Saúde Pública.
-
02/2006 - 07/2016
Ensino, Curso de Medicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Saúde Coletiva
-
02/2006 - 12/2009
Extensão universitária , Curso de Enfermagem.Atividade de extensão realizada, Projeto Inserindo a hanseníase na Saúde da Família.
-
08/2009 - 11/2009
Extensão universitária , Curso de Medicina.Atividade de extensão realizada, Projeto Viver com Saúde.
-
07/2007 - 07/2009
Ensino, Curso de Medicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ciência e Pesquisa IV, Ciência e Pesquisa III
-
07/2006 - 07/2007
Ensino, Curso de Medicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Saúde Pública II
2005 - 2006
Faculdade Novo MilênioVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professor de epidemiologia
2004 - 2004
Faculdade Novo MilênioVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 9
Outras informações:
Professor de Epidemiologia/bioestatística
2003 - 2005
Fundação de Assistência e EducaçãoVínculo: prestação de serviço, Enquadramento Funcional: coordenador de curso e professor, Carga horária: 0
Atividades
-
03/2005 - 12/2007
Extensão universitária , Faculdades Integradas São Pedro - Campus II, Extensão Campus II.Atividade de extensão realizada, Coordenadora e Docente docurso de extensão.
-
01/2005 - 12/2006
Direção e administração, Faculdades Integradas São Pedro - Campus II, Extensão Campus II.Cargo ou função, Coordenador de curso (Enfermagem Familiar e Ambulatorial).
-
09/2003 - 12/2006
Direção e administração, Faculdades Integradas São Pedro - Campus II, Extensão Campus II.Cargo ou função, Coordenador de curso (Medicina Familiar e Ambulatorial).
-
09/2003 - 09/2004
Extensão universitária , Faculdades Integradas São Pedro - Campus II, Extensão Campus II.Atividade de extensão realizada, Docente do Curso de Extensão "Formando Profissionais de Saúde para um mundo real".
-
01/2003 - 12/2003
Ensino, Saúde Coletiva, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Família e Saúde da Família: evolução histórica e perspectivas, A prática na Saúde da Família e o profissional da Saúde da Família
1998 - 2001
Escola de Medicina da Santa Casa de Misericordia de VitóriaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0
Outras informações:
Professor de epidemiologia. Coordenador de projeto de extensão sobre medicina de família.
Atividades
-
01/1999
Extensão universitária , Departamento de Clínica Médica, Medicina.Atividade de extensão realizada, Professora do Curso de Extensão em Saúde da Família.
-
01/1998
Ensino, Medicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Epidemiologia
1977 - 2006
Secretaria de Estado de SaúdeVínculo: , Enquadramento Funcional: Servidor público, Carga horária: 0
Outras informações:
Atuação como técnica na Vigilância Epidemiológica, como coordenadora estadual do Programa Materno-infantil, como coordenadora estadual da implantação da Terapia de Reidratação Oral; como Coordenadora Estadual do Programa de Hanseníase. Atuou ainda com médica do projeto piloto estadual da poliquimioterapia em hanseníase, como médica do programa de tuberculose.
Atividades
-
08/1988 - 01/2007
Pesquisa e desenvolvimento, Equipe Estadual das Ações de Controle da Hanseníase.Linhas de pesquisa
-
10/2004 - 02/2006
Serviços técnicos especializados , Vigilância Epidemiológica.Serviço realizado, Grupo de trabalho de elaboração dos protocolos clínicos para a atenção primária no ES.
-
01/2001 - 02/2006
Serviços técnicos especializados , Estratégia da Saúde da Família, Sesa Es.Serviço realizado, Membro colaborador da implantação da ESF.
-
01/1999 - 02/2006
Serviços técnicos especializados , Equipe Estadual das Ações de Controle da Hanseníase, Sesa Es.Serviço realizado, Técnica do programa de hanseníase.
-
02/2004 - 12/2004
Serviços técnicos especializados , Spei.Serviço realizado, Grupo de trabalho de reorganização da atenção primária no ES.
-
01/2004
Serviços técnicos especializados , Sesa, Iesp.Serviço realizado, Membro da Comissão de Trabalho da I Mostra de Ciência, Tecnologia e Informação.
-
01/1993
Serviços técnicos especializados , Equipe de Rastreamento do Cãncer de Pele Em Populações Descendentes de Pome, Sesa.Serviço realizado, Técnica do projeto cancer de pele.
-
01/2001
Ensino,Disciplinas ministradas, Curso Básico em Vigilância Epidemiologia
-
01/2000
Ensino, Saúde da Família, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Saúde da Família
-
01/2000
Ensino,Disciplinas ministradas, Treinamento Básico nas Ações de Controle da Hanseníase
-
01/1999
Ensino,Disciplinas ministradas, Curso Básico em Saúde da Família
-
01/1995
Serviços técnicos especializados , Comissão Intergestora Bipartite, Sesa Cib.Serviço realizado, Membro da Câmara Técnica da CIB.
-
01/1995
Serviços técnicos especializados , Equipe de Assessoria Para Questões da Municipalização e Microrregionalizaçã, Sesa.Serviço realizado, Equipe de assessoria de municipalização da saúde.
-
01/1988
Serviços técnicos especializados , Vigilância Epidemiológica, Centro de Saúde de Maruípe.Serviço realizado, Coordenadora regional Vigilância à saúde.
-
01/1991
Serviços técnicos especializados , Equipe Estadual das Ações de Controle da Hanseníase, Sesa Es.Serviço realizado, Técnica do pograma de hanseníase.
-
01/1988
Serviços técnicos especializados , Programa de Poliquimioterapia Em Hanseníase, Unidade de Saúde de Vitória.Serviço realizado, Médica e coordenadora local do projeto piloto de PQT em Hanseníase.
-
01/1985
Serviços técnicos especializados , Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher e da Criança, Sesa.Serviço realizado, Coordenadora do Programa Saúde da Mulher e da Criança.
-
01/1985
Serviços técnicos especializados , Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher e da Criança.Serviço realizado, coordenadora estadual da implantação da terapia de reidratação oral.
-
01/1980
Serviços técnicos especializados , Vigilância Epidemiológica.Serviço realizado, Técnica da equipe Vigilância Epidemiológica.
-
01/1979
Serviços técnicos especializados , Controle Sanitário da Divisão de Unidades Sanitárias, Sesa.Serviço realizado, Chefe da Divisão Unidades Sanitárias.
-
01/1977
Serviços técnicos especializados , Dispensário de Tuberculose, Unidade de Saúde de Porto de Santana.Serviço realizado, Médica programal tuberculose.
1973 - 1975
S.A. A GazetaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Redatora
Outras informações:
repórter; editora de pesquisa jornalística, redatora.
1993 - 1999
Prefeitura Municipal da SerraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médica
Outras informações:
Atuação no setor de vigilância epidemiológica
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Elizabeth Santos Madeira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?