Johana de Albuquerque Cavalcanti

Diretora, atriz, pesquisadora e teórica de teatro. Pós-doutora em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA/USP, com a pesquisa Estudos, Ensaios e Aulas sobre Pedagogia da Encenação, supervisão de Maria Thais de Lima Santos. Doutora em Artes Cênicas pela ECA/USP, com a tese Teatro Experimental (1967/1978): Pioneirismo e Loucura à Margem da Agonia da Esquerda, orientação de João Roberto Gomes de Faria, 2012. Mestre pela UNI-RIO, em Direção Teatral, com a dissertação Estudo de Redação de Verbetes sobre Diretores de Teatro, Orientação de Tânia Brandão da Silva, 2002. Bacharelada pela ECA/USP, em direção teatral, 1996. Formação de atriz na Casa das Artes de Laranjeiras, CAL, no Rio de Janeiro, 1986. Dirige a Cia. Bendita Trupe que, desde 2000, encenou 17 espetáculos adultos e infantis, em São Paulo. Coordenou a Enciclopédia Itaú Cultural Teatro, composta por verbetes de personalidades, companhias e grupos, espetáculos e conceitos de teatro brasileiro, no período de 1938 a 2000, extensa pesquisa que encontra-se on line, disponível ao público, hoje fundida a Enciclopédia Itaú Cultural de Artes e Cultura Brasileiras (http://www.enciclopedia.itaucultural.org.br), 2001/2006. Posteriormente, foi consultora desta mesma Enciclopédia, 2006/2010. Ganhadora da Bolsa VITAE de Artes, em que iniciou continuidade à Enciclopédia do Teatro Brasileiro Contemporâneo, último projeto de Yan Michalski, falecido crítico carioca, 1999/2000. Colaboradora na pesquisa e publicação do livro Ziembinski e o Teatro Brasileiro, também de Yan Michalski, 1996. É pesquisadora de Encenação e Pedagogia Teatral, como também, de História do Teatro Brasileiro,. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teoria e Prática do Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: encenação no Brasil, encenação brasileira moderna e contemporânea; Interpretação e Direção Teatral, com ênfase nos processos de criação e improvisação do ator, como também, nos princípios e métodos dos processos colaborativos e dramaturgias contemporâneas; e de direção de espetáculos, teatro brasileiro moderno. Professora colaboradora do curso de direção teatral do CAC/ ECA/USP (2014, 2012, 2010). Em 2018, como professora visitante, ministra a disciplina Encenação no Bacharelado de Licenciatura, Processo Colaborativo na Pós Graduação do Curso para professores do PPGEAC da UNI-RIO, Atores, Cias e Grupos no Bacharelado em Estética e Teoria do Teatro do PPGAC, da UNI-RIO. Em 2019, ministra Modos de Produção e Políticas do Teatro, no Depto. de Direção, e Resistência e Afirmação, dramaturgias históricas e releituras contemporâneas, em Processos Cênicos em Educação no PPGEAC. Johana colabora, continuamente, com revistas especializadas na área teatral. Seus mais recentes escritos foram publicados em Sala Preta; Revista AParte XXI; Revista A[L]Berto, entre outros.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Artes Cênicas

2008 - 2012

Escola de Comunicações e Artes da USP
Título: Teatro Experimental (1967/1978): Pioneirismo e loucura à margem da agonia da esquerda
João Roberto Gomes de Faria. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Direção teatral; Teatro Brasileiro; Encenação no Brasil.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teatro Brasileiro. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.

Mestrado em Artes Cênicas

1999 - 2002

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Estudo de redação de verbetes sobre diretores de teatro (ensaios para um futuro dicionário da encenação no Brasil),Ano de Obtenção: 2007
Tania Brandão da Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Teatro Brasileiro; Yan Michalski; Direção teatral; Zbigniew Ziembinski; ECA-USP.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Interpretação Teatral. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Dramaturgia. Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Graduação em Artes Cênicas

1989 - 1997

Escola de Comunicações e Artes da USP

Graduação interrompida em 1985 em História

1984 - Atual

Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/UFRJ
Ano de interrupção: 1985

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2014 - 2017

Pós-Doutorado. , Escola de Comunicações e Artes da USP, ECA/USP, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Encenação brasileira. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Pedagogia do Teatro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1992 - 1993

Contact Improvisação. , Tica Lemos, TL, Brasil.

1989 - 1989

Extensão universitária em Teoria do Teatro. , UNI-RIO Universidade do Rio de Janeiro, UNI-RIO, Brasil.

1987 - 1988

Curso Intensivo com vários grupos. , CITEC-Instituto Italiano di Cultura, CITEC, Brasil.

1985 - 1986

Canto. , Eládio Perez Gonzales, EPG, Brasil.

1985 - 1986

Formação de Ator. , Casa das Artes de Laranjeiras, CAL, Brasil.

1984 - 1984

Extensão universitária em História. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

1984 - 1984

Reiniciação ao Teatro. , INACEN/CENACEN, INACEN, Brasil.

1983 - 1983

Inglês. , Instituto Brasil/Estados Unidos, IBEU, Brasil.

1982 - 1982

Ballet Clássico. , Leda Yuqui, LY, Brasil.

1982 - 1982

Teatro. , Circo Voador/Arpoador, CVA, Brasil.

1982 - 1982

Canto. , D. Vitória, DV, Brasil.

1981 - 1982

Canto. , Coral da Pró Arte, CPA, Brasil.

1977 - 1981

Ballet Clássico. , Eugênia Feodorova, EF, Brasil.

1980 - 1980

Inglês. , King's School, KS, Inglaterra.

1977 - 1979

Inglês. , Cultura Inglesa, CI, Brasil.

1977 - 1978

Teatro do Tablado. , Maria Clara Machado, MCM, Brasil.

1970 - 1976

Ballet Clássico. , Dalal Aschar, DA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Pedagogia do Teatro.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: teatro moderno.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ALBUQUERQUE, Johana . Da Cidadania Ultrajada a Marginalidade. 2005. (Outro).

ALBUQUERQUE, Johana . O Clássico da Vanguarda : Documentação e História. 2005. (Outro).

ALBUQUERQUE, Johana . Dramaturgias 2004 - Ciclo de Leituras Dramáticas do Centro Cultural Banco do Brasil. 2004. (Outro).

ALBUQUERQUE, Johana . Da Cidadania Ultrajada Á Marginalidade. 2004. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

5a Jornada de Pós Graduação UNIRIO.Avaliação ad-hoc da submissão "A Comicidade nas Aulas-espetáculo de Ariano Suassuna".. 2019. (Outra).

9 Seminário de Pesquisas em Andamento (PPGAC/CAC/ECA/USP) 2019.O Cpc Da Une E Suas Reverberações Contemporâneas: Quadro Em Branco. 2019. (Seminário).

Jornada de Pesquisa em Arte UNESP PPG IA 2019 - 3a edição internacional.Quadro em Branco. 2019. (Seminário).

Ziembinski Aquele Bárbaro Sotaque Polonês.Ziembinski e sua contribuição para o teatro brasileiro. 2017. (Outra).

Contribuições do Pós-doc para a Pesquisa em Artes Cênicas - Comemoração dos 50 anos da ECAS/USP.Histórico Biográfico da cena no Brasil - Eixo Rio/São Paulo (1943-2016). 2016. (Encontro).

Pensamento em Processo,Olhares Críticos da MIT 2016 (Mostra Internacional de Teatro).Mediação de debates com os diretores e grupos Joël Pommerat, Rimini Protokol, Dimitris Papaioannou, Felipe Hirsh, Daniela Thomas e Felipe Tassara. 2016. (Encontro).

Simpósio Teatro Oficina: Seis Décadas de Cena Radical Brasileira.Teatro Oficina e a Virada Performativa - O encontro com o Living Theatre e Los Lobos/ Estudo de Caso de Gracias Seor. 2016. (Simpósio).

7o Ciclo do Núcleo de Dramaturgia SESI - British Council.DRAMATURGIA E LIBERDADE NA EXPRESSÃO. 2015. (Outra).

6 Ciclo de Dramaturgia SESI- British Council.Paquiderme (Leitura Dramática). 2014. (Encontro).

Mostra de Dramaturgia SESI - Teatro Guaíra.Paquiderme (Leitura Dramática). 2014. (Encontro).

Portas Abertas.Solilóquios, de Amarildo Felix; Narciso, de Luiz Antonio Farina; O Amor Canibal, de Ave Terrena; e Os Famintos, de Natália Xavier, (Leituras dramáticas). 2014. (Encontro).

Satyrianas 2014. Os Collegas (leitura dramática). 2014. (Feira).

21o. Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade.Espetáculo O Casamento. 2013. (Outra).

SP Escola de Teatro.Chat On Line Processos na Direção Teatral. 2013. (Outra).

I Seminário de Preservação de Acervos Teatrais. 2012. (Seminário).

SP Escola de Teatro.Apreciação Crítica dos Experimentos Território Cultural. 2012. (Outra).

Festival de Salto.Espetáculo Assembléia dos Bichos. 2011. (Outra).

Virada Cultural Paulista.Espetáculo Assembléia dos Bichos. 2011. (Outra).

10o. Festival Cultura Inglesa.Mediadora - Dirigindo Teatro Jovem. 2006. (Encontro).

2o. Encontro para as Artes do Teatro.Antecedentes e Experiência de Intercâmbios Teatrais entre Brasileiros e Italianos. 2006. (Outra).

3a. Mostra SENAC de Artes Cênicas.Demonst de trabalho do grupo dos processos de criação de espetáculos a partir de fontes documentais. 2006. (Outra).

3a. Mostra SENAC de Artes Cênicas - Espetáculo Miserê Bandalha.Espetáculo Miserê Bandalha. 2006. (Outra).

Painel CCBB de Tendências.Tendências em Artes Cênicas e Músicas. 2005. (Outra).

Seminário Interações, Interferências e Transformações: A Prática da Dramaturgia.O Papel da Dramaturgia no Teatro e na Sociedade Contemporânea. 2005. (Seminário).

Ciclo de Leituras Bernard Shaw - Um Porto de Passagem.Peça Santa Joana. 2004. (Outra).

Seminário São Paulo na Literatura.Encenando textos de autores de destaque no romantismo, modernismo, concretismo e realismo urbano. 2004. (Seminário).

Café com Arte. Ocupação Performática da Cia. Bendita Trupe nos espaços da Exposição A Subversão dos Meios. 2003. (Exposição).

Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto.Adaptacão de Textos Literários para o Teatro. 2001. (Outra).

ABRACE. Dicionário da Encenação Moderna no Brasil. 2000. (Congresso).

ACARTE BRASIL 2000.curso e seleção. 2000. (Outra).

Comissão Julgadora Prêmio Nascente.Concurso de Realizações Artísticas Alunos Graduação e Pós Graduação. 2000. (Outra).

Simpósio Nacional Brecht no Brasil. 1986. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Adelson Luís Ferreira da Silva

ALBUQUERQUE, Johana; Rosyane Trotta; BIERI, A.. O processo de Criação colaborativo e a emergência de novas narrativas no ensino fundamental público carioca. 2019. Dissertação (Mestrado em PPGEAC) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Letras e Artes..

Aluno: Juliana Souza do Rego

Rosyane Trotta; COUTINHO, M. H.;ALBUQUERQUE, Johana. Crônicas de Cidade e de Subúrbio: Atravessamentos Sociais e Geográficos na Construção Cênica do espetáculo Se Essa Praça Fosse Minha. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Artes Cênicas - PPGEAC) - Centro de Letras e Artes..

Aluno: Ney Luiz Piacentini

ALBUQUERQUE, Johana. O Ator Dialético. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes da USP.

Aluno: Luis Francisco Wasilewski

ALBUQUERQUE, Johana; Angela de Castro Reis; MONTEIRO, N. C. V.; BRYAN, G.. A Receita do Sucesso do dramaturgo no Teatro Besteirol: o Estudo da Comicidade na obra dramatúrgica de Mauro Rasi entre os anos de 1978 e 1985. 2015. Tese (Doutorado em doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Abílio César Neves Tavares

ALBUQUERQUE, Johana. Uma Escola em Construção: Primeiro Curso. 2013. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes da USP.

Aluno: Fernando Luiz de Medeiros Neder

ALBUQUERQUE, Johana; MUNDIM, L.; SILVA, Edmilson. O Corpo Expressivo: uma Abordagem Sistêmica do Ensino de Artes Cênicas para crianças e jovens. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PPGEAC) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Letras e Artes..

Aluno: Arnaldo Marques

REIS, A.; Rosyane Trotta; GUENZBURGER, G.;ALBUQUERQUE, Johana. Do saldo moderno para o salto experimental na cena carioca: A Comunidade (1968-1971). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PPGEAC) - Centro de Letras e Artes..

Aluno: José Adriano Albuquerque dos Santos

ALBUQUERQUE, Johana; DENNY, M.. Periférico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direção) - Escola de Comunicações e Artes da USP.

COUTINHO, M. H.; SILVA, D. M.;ALBUQUERQUE, Johana. Processo Seletivo Discente 2020? Mestrado Profissional em Ensino de Artes Cênicas. 2019.

ALBUQUERQUE, Johana; FLORENTINO, A.; MUNDIM, L.. Processo Seletivo Discente 2019? Mestrado Profissional em Ensino de Artes Cênicas. 2018. Centro de Letras e Artes..

ALBUQUERQUE, Johana. Seleção de Grupos para o Projeto de Ocupação Artística do TUSP. 2008. Teatro da Universidade de São Paulo.

ALBUQUERQUE, Johana. Prêmio Nascente. 2007. Universidade de São Paulo.

ALBUQUERQUE, Johana. Projeto Mapa Cultural Paulista 2003/2004. 2004. Teatro Sérgio Cardoso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rosyane Trotta

Silvia Fernandes; FARIA, J. R.;TROTTA, R.. Teatro Experimental (1967-1978): pioneirismo e loucura à margem da agonia da esquerda. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

Antônio Carlos de Araújo Silva

FARIA, João Roberto Gomes;FERNANDES, Sílvia; TROTTA, Rosyane; SANTANA, Mário A.;ARAÚJO, Antônio. Teatro Experimental (1967-1978): pioneirismo e loucura à margem da agonia da esquerda. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Fernando Luiz de Medeiros Neder

Corpo Expressivo Em Zaratustra Ensaio Para a Criação de uma Abordagem Sistêmica do Ensino de Artes Cênicas para Crianças e Jovens; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em PPGEAC) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Letras e Artes; ; (Orientador);

Fernanda Klen

Intercâmbio Unirio: Experiências extracurriculares na formação do aluno-espectador; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Letras e Artes; ; (Orientador);

Murillo Basso

Off_elia; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes da USP; Orientador: Johana de Albuquerque Cavalcanti;

Francisco Moreira Turbiani

Encenação do Espetáculo O Balneário; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direção) - Escola de Comunicações e Artes da USP; Orientador: Johana de Albuquerque Cavalcanti;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Thais Lima Santos

2015; Universidade de São Paulo,; Maria Thais Lima Santos;

Tania Brandão da Silva

Estudo da redação de verbetes sobre diretores de teatro (ensaios para um futuro dicionário da encenação no Brasil); 2002; 170 f; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALBUQUERQUE, Johana . 1. O CPC da UNE e Suas Reverberações Contemporâneas: Quadro em Branco. Resumos do 9o Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/CAC/ECA/USP , v. 1, p. 163-164, 2019.

  • ALBUQUERQUE, Johana . O Teatro Alternativo e a Revolução do Asdrúbal ou O Experimental dos 1970 no teatro de grupo. Revista Sala Preta Eletrônica , v. 18, p. 107-118, 2018.

  • ALBUQUERQUE, Johana . Clássicos Teatrais Projetados na tela do contemporâneo. Cartografias. MITsp_02 2015 , v. 2, p. 48-53, 2015.

  • ALBUQUERQUE, Johana . Ron Mueck: A Performatividade Na Contemplação Do Humano. A[L]BERTO , v. 08, p. 113-131, 2015.

  • ALBUQUERQUE, Johana . Pequeno Histórico Biográfico de um Olhar de Criança Sobre Tempos Difíceis. aParte XXI , v. 06, p. 105-112, 2013.

  • ALBUQUERQUE, Johana . Julia: Um Clássico Teatral Projetado na Tela do Contemporâneo. Revista A(L)BERTO , v. 04, p. 77-84, 2013.

  • ALBUQUERQUE, Johana . Bom Retiro: 958 Metros de Política Poética. Sala Preta (USP) , v. 12, p. 198, 2012.

  • ALBUQUERQUE, Johana . Debate Tusp: Teatro e Público. aParte XXI , v. 5, p. 99, 2012.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ALBUQUERQUE, Johana . Enciclopedia Itaú Cultural Teatro. 2006.

ALBUQUERQUE, Johana . Coordenadora de teatro da Biblioteca Alceu Amoroso Lima. 2001.

ALBUQUERQUE, Johana . Disparadores Irreverentes na Dramaturgia Contemporânea. 2018. .

ALBUQUERQUE, Johana ; AVEIRO, F. ; Farias. Daniel . Laboratório de Estranhas e Esquizos Dramaturgias. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALBUQUERQUE, Johana . Histórico Biográfico da Cena no Brasil (Eixo Rio- São Paulo). 2017. .

ALBUQUERQUE, Johana . Histórico Biográfico da Cena no Brasil. 2017. .

ALBUQUERQUE, Johana . Curso de Direção IV. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALBUQUERQUE, Johana . Liberdade, Liberdade. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALBUQUERQUE, Johana . Teatralizando Fontes Documentais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALBUQUERQUE, Johana . Do Teatro Experimental ao Processo Colaborativo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALBUQUERQUE, Johana . Línguas do Poder II : Na Linha do Fogo. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALBUQUERQUE, Johana . A Dramaturgia do Ator e Diretor: O Texto como Escritura Cênica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALBUQUERQUE, Johana . Montagem de Cenas de Textos da Dramaturgia Argentina. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALBUQUERQUE, Johana . Línguas do Poder: Teatralizando Fontes Documentais. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALBUQUERQUE, Johana . Curso para Atores e Diretores Portugueses. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALBUQUERQUE, Johana . Grupos e Cias. Paulistas no Período de 1940 a 1970. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALBUQUERQUE, Johana . Apocalipse 1,11. 2000. (Assistência de Direção).

ALBUQUERQUE, Johana . As Três Irmãs. 1999. (Assistência de Direção).

ALBUQUERQUE, Johana . O Livro de Jó. 1997. (Assistência de Direção).

ALBUQUERQUE, Johana . O Capataz de Salema. 1997. (Assistência de Direção).

ALBUQUERQUE, Johana . Improvisação Teatral para Estudantes de Teatro - Drama Urbano. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALBUQUERQUE, Johana . Futebol. 1994. (Assistência de Direção).

ALBUQUERQUE, Johana . O Inspetor Geral. 1994. (Assistência de Direção).

ALBUQUERQUE, Johana . Maria Borralheira. 1994. (Assistência de Direção).

ALBUQUERQUE, Johana . Aulas de Corpo para Atores. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALBUQUERQUE, Johana . Cenas de Tchecov. 1991. (Assistência de Direção).

ALBUQUERQUE, Johana . Marat, Marat. 1989. (Assistência de Direção).

ALBUQUERQUE, Johana ; Rosyane Trotta ; CASTILHO, J. . Quadro em Branco. 2019. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Hospedeira. 2017. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Paquiderme. 2017. Teatral.

AVEIRO, F. ; FADEL, G. ; ALBUQUERQUE, Johana . Hospedeira. 2017. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana ; ALVIM, D. ; Farias. Daniel . Paquiderme. 2017. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Solilóquios - Viagens SESI. 2016. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Em Abrigo - Viagens SESI. 2016. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Em Abrigo. 2015. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Solilóquios. 2015. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Oju Orum. 2015. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . O Segredo dos Dois Pinóquios. 2014. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . O Segredo dos Dois Pinóquios. 2014. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . O Segredo dos Dois Pinóquios. 2014. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . O Segredo dos Dois Pinóquios. 2013. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . O Casamento. 2013. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . O Casamento. 2013. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . O Segredo dos Dois Pinóquios. 2013. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . O Segredo dos Dois Pinóquios. 2013. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . O Segredo dos Dois Pinóquios. 2013. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . O Segredo dos Dois Pinóquios. 2013. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . O Segredo dos Dois Pinóquios. 2013. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Assembléia dos Bichos. 2011. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Assembléia dos Bichos. 2011. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Assembléia dos Bichos. 2011. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Assembléia dos Bichos. 2011. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Assembléia dos Bichos. 2011. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Assembléia dos Bichos. 2011. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Assembléia dos Bichos. 2011. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Piedade. 2010. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Assembléia dos Bichos. 2010. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Assembléia dos Bichos. 2010. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Assembléia dos Bichos. 2010. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Assembléia dos Bichos. 2010. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Piedade. 2010. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Espiral do Tempo. 2009. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Assembléia dos Bichos. 2008. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . O Tesouro de Balacobaco. 2008. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . O Tesouro de Balacobaco. 2008. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . O Tesouro de Balacobaco. 2008. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . O Tesouro de Balacobaco. 2008. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . O Tesouro de Balacobaco. 2008. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . O Tesouro de Balacobaco. 2008. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . O Tesouro de Balacobaco. 2008. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . O Tesouro de Balacobaco. 2008. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . O Tesouro de Balacobaco. 2008. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . O Tesouro de Balacobaco. 2008. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . O Tesouro de Balacobaco. 2008. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . O Tesouro de Balacobaco. 2008. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . O Tesouro de Balacobaco. 2008. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Assembléia dos Bichos. 2008. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . O Tesouro de Balacobaco. 2007. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Assembléia dos Bichos. 2007. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Assembléia dos Bichos. 2007. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Assembléia dos Bichos. 2007. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . O Tesouro de Balacobaco. 2007. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . O Tesouro de Balacobaco. 2007. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . O Tesouro de Balacobaco. 2007. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Assembléia dos Bichos. 2007. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Miserê Bandalha. 2006. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Estrada. 2006. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Assembléia dos Bichos. 2006. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Assembléia dos Bichos. 2006. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Assembléia dos Bichos. 2006. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Assembléia dos Bichos. 2006. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Assembléia dos Bichos. 2006. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Assembléia dos Bichos. 2006. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Assembléia dos Bichos. 2006. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Assembléia dos Bichos. 2006. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Assembléia dos Bichos. 2006. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Assembléia dos Bichos. 2006. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Miserê Bandalha. 2006. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Assembléia dos Bichos. 2005. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Assembléia dos Bichos. 2005. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Assembléia dos Bichos. 2005. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Os Collegas. 2004. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Os Collegas. 2004. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Os Collegas. 2004. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Os Collegas. 2004. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Os Collegas. 2004. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Os Collegas. 2004. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Os Collegas. 2004. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Os Collegas. 2004. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Os Collegas. 2004. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Os Collegas. 2004. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Santa Joana. 2004. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Coiteiros de Paixões. 2004. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Coiteiros de Paixões. 2004. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Coiteiros de Paixões. 2004. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Coiteiros de Paixões. 2004. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Coiteiros de Paixões. 2004. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Coiteiros de Paixões. 2004. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Coiteiros de Paixões. 2004. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Coiteiros de Paixões. 2004. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Os Collegas. 2003. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Coiteiros de Paixões. 2003. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Sem Memória. 2002. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Corda Bamba. 2000. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Cabrália da Peste. 1999. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . A Mais Forte. 1998. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . A Mais Forte. 1998. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . É o fim do mundo!. 1997. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Lá na Casa do Chapéu. 1996. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . É o Fim do Mundo. 1996. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Banheiro. 1994. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . A Serpente. 1993. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . A Estrangeira. 1993. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Esta Propriedade está Condenada. 1992. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Paraíso Perdido. 1992. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Baba de Moça. 1991. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Eu, Feuerbach. 1991. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Noite. 1990. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . As Máscaras. 1990. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Dom Pirlimplim com Belisa em seu Jardim. 1990. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . O Lamento de Ariadne. 1990. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Mattogrosso. 1989. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Marat, Marat. 1989. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Os Náufragos. 1987. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Ataca, Felipe!. 1986. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . O Homem do Princípio ao Fim. 1985. Teatral.

ALBUQUERQUE, Johana . Mandrágora. 1979. Teatral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2018

    Processos Cênicos em Educação: uma versão Contemporânea e Brasileira de Terror e Miséria no III Reich, Descrição: Realizar pesquisa na área de Pedagogia e Processo de Criação, realizando com alunos a experiência de criar uma versão Contemporânea e Brasileira de Terror e Miséria no III Reich, de Bertolt Brecht, (Pós Graduação do PPGEAC). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: Johana de Albuquerque Cavalcanti - Coordenador / Rosyane Trotta - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Quadro em Branco, Descrição: O projeto Quadro em branco pretende discutir a realidade das universidades brasileiras após a implantação do sistema de cotas, tomando como ponto de partida a peça "Auto dos 99%", criada pelo Centro Popular de Cultura da UNE, em 1962. Baseada tanto na pesquisa de campo quanto na autoficção, uma vez que as autoras do projeto integram o corpo docente do ensino público superior, a dramaturgia pretende discutir a resistência à decolonialidade, a dificuldade de diálogo e a concepção de ensino praticada no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Johana de Albuquerque Cavalcanti - Coordenador / Rosyane Trotta - Integrante / Jacyan Castilho - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Quadro em Branco, Descrição: O projeto ?Quadro em branco? pretende discutir a realidade das universidades brasileiras após a implantação do sistema de cotas, tomando como ponto de partida a peça "Auto dos 99%", criada pelo Centro Popular de Cultura da UNE, em 1962. Baseada tanto na pesquisa de campo quanto na autoficção, uma vez que as autoras do projeto integram o corpo docente do ensino público superior, a dramaturgia pretende discutir a resistência à decolonialidade, a dificuldade de diálogo e a concepção de ensino praticada no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Johana de Albuquerque Cavalcanti - Coordenador / Rosyane Trotta - Integrante / Jacyan Castilho - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Dramaturgia performativa: narrativas de si e decolonialidade, Descrição: 2018 - Atual Dramaturgia performativa: narrativas de si e decolonialidade Descrição: Produção de linguagem e sentido gestada em processos de criação cênica; modos de criação, organização e produção em coletivo; epistemologias e metodologias formativas na perspectiva decolonial; pedagogia da pesquisa e da criação artística; dialogismo e compartilhamento. O projeto se debruça sobre os coletivos periféricos que desenvolvem sua dramaturgia a partir de seu lugar periférico, seja ele geográfico, cultural. Parte-se da noção de epistemologia decolonial e sua imbricação em processos de pesquisa pedagógicos e artísticos... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Johana de Albuquerque Cavalcanti - Integrante / Rosyane Trotta - Coordenador / Christina Streva - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Formação do Artista Teatral (Entre a Cena e a Pedagogia - Processos de Transmissão e Criação Teatral e as Interfaces com os Estudos Culturais), Descrição: O grupo articula perspectivas pedagógicas, poéticas e culturais na investigação de práticas teatrais contemporâneas, considerando a singularidade de cada expressão artística e o diálogo com as formas de transmissão do saber/fazer teatral. Criando uma interface com os estudos culturais observa as experiências teatrais tanto do ponto de vista do processo criativo como da aprendizagem do ator e da prática pedagógica do encenador. A abordagem da investigação teatral incorre sobre as relações de transmissão entre sujeitos, considerando-os como eixos que dialogam, criam outros sentidos e inventam a tradição teatral.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Johana de Albuquerque Cavalcanti - Integrante / Nara Waldemar Keiserman - Integrante / Maria thaisde lima santos - Coordenador / Natacha Dias - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Literatura Dramática Brasileira: crítica e historiografia, Descrição: O grupo continua trabalhando em torno de duas linhas de pesquisa: 1) História das idéias teatrais no Brasil e 2) Leitura e crítica do texto teatral. Nos últimos 4 anos, desenvolveu, em conjunto com professores e pós-graduandos da Uni-Rio e da Unicamp, um projeto coordenado pelo líder do grupo: a organização de uma bibliografia crítica do teatro brasileiro, disponível à consulta online, no Portal Abrace. Uma nova versão 2014 será disponibilizada online a partir de 12/2014. Produção bibliográfica do grupo: Veto ao Modernismo no Teatro Brasileiro, de G. Simões (Hucitec, 2010); Isto é Besteirol: o teatro de Vicente Pereira, de L. F. Wasilewski (Imprensa Oficial, 2010); Do Futuro e da Morte do Teatro Brasileiro: uma viagem pelas revistas literárias e culturais do período modernista (1922-1942). Produção destacada do líder: História do Teatro Brasileiro (Perspectiva/Sesc, 2012/2013, coord.), 2 vols., tendo colaborado com 4 capítulos no vol. I, ganhador do Prêmio Jabuti (2 lugar/Artes).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (7) . , Integrantes: Johana de Albuquerque Cavalcanti - Integrante / Joao Roberto Gomes de Faria - Coordenador / Giuliana Martins Simões - Integrante / Carla Aurora Santos de Jesus - Integrante / Christina Barros Riego - Integrante / Samuel Swerts Cruz - Integrante / Elizabeth Maria Néspoli - Integrante / Simone Mello Zaidan - Integrante / Wagner Martins Madeira - Integrante / Welington Wagner Andrade - Integrante.

  • 2000 - 2010

    Enciclopédia de Teatro Itaú Cultural, Descrição: Obra de referência virtual inicialmente dedicada às atividades do teatro no Rio de Janeiro e em São Paulo, de 1938 a 2000, composta de 800 verbetes entre personalidades, companhias e grupos, espetáculos e conceitos de teatro. O recorte histórico inicia-se em 1938, privilegiando os movimentos pré-modernos do teatro brasileiro ? Primeiros Atores, Grandes Companhias e Amadores ?, e passa por cinco fases históricas ? O Teatro Moderno; Grupos Ideológicos; Resistência, Vanguarda, Tropicália e Contracultura; O Encenador Autor; e Dramaturgias do Contemporâneo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (6) . , Integrantes: Johana de Albuquerque Cavalcanti - Coordenador / Rosyane Trotta - Integrante / Edelcio Mostaço - Integrante / Elizabeth F C Ribeiro Azevedo - Integrante.

  • 1999 - 2000

    Enciclopédia do Teatro Brasileiro Contemporâneo, Descrição: Projeto de pesquisa que propicia o processo de análise do material deixado pelo falecido crítico carioca Yan Michalski, seu último projeto de pesquisa apoiado pelo CNPQ, A Pequena Enciclopédia do Teatro Brasileiro Contemporâneo, ainda em seus primeiros passos e estacionado há 10 anos. O projeto visa também, após a análise, uma reformulação dos conteúdos e métodos, para viabilizar, assim, uma meta de continuidade futura para a concretização do projeto, renomado como Enciclopédia do Teatro Brasileiro Contemporâneo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Johana de Albuquerque Cavalcanti - Coordenador.

  • 1986 - 1988

    A Contribuição de Ziembinski para o Teatro Brasileiro, Descrição: Projeto de pesquisa do crítico Yan Michalski para o CNPQ com o objetivo de recuperar a trajetória do ator, diretor e iluminador polonês Ziembinski ao longo de mais de quatro décadas de sua permanência no Brasil. Resultou no Livro Ziembinski e o Teatro Brasileiro, publicado pela HUCITEC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Johana de Albuquerque Cavalcanti - Integrante / Yan Michalski - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

circuito SESC de Teatro para Crianças por "O Segredo dos 2 Pinóquios", SESC SP.

2012

PROAC de produções inéditas de teatro infantil SP por " O Segredo dos 2 Pinóquios", Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo.

2012

Prêmio de Teatro Myriam Muniz, circulação de espetáculos (região SE), por "O Segredo dos 2 Pinóquios", Funarte.

2011

PROAC/ICMS, por "O Casamento", de Nelson Rodrigues, Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo.

2010

Prêmio de Ocupação dos Teatros dos CCBBs SP e RJ, por "Piedade", Centro Cultural Banco do Brasil.

2009

Prêmio de Ocupação do TPS para o público jovem por "Espiral do Tempo", Teatro Popular do SESI/FIESP.

2008

Bolsa CAPES - Doutorado em Artes Cênicas, ECA/USP.

2007

Prêmio de Produções Inéditas do SESI Vila Leopoldina por "O Tesouro de Balacobaco", Teatro Popular do SESI/FIESP.

2007

Prêmio APCA de melhor espetáculo infantil por "O Tesouro de Balacobaco", Associação Paulista dos Críticos de Arte.

2007

Prêmio de Teatro Myriam Muniz para produções inéditas por "Estrada", Funarte/Petrobrás.

2007

Prêmio Coca- Cola/Femsa - O Tesouro Balacobaco - melhor espetáculo, Coca- Cola/Femsa.

2006

Prêmio de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo pela pesquisa Na linha de Fogo, Secretaria Municipal da Cultura de SP.

2006

Prêmio Funarte Petrobrás de Fomento ao Teatro por "Miserê Bandalha", Funarte/Petrobrás.

2005

Prêmio Coca- Cola/Femsa - "Assembléia dos Bichos" - melhor espetáculo, Coca- Cola/Femsa.

2005

Grande Prêmio da Crítica APCA de melhor espetáculo infantil, por "Assembléia dos Bichos", Associação Paulista dos Críticos de Arte.

2000

Bolsa CAPES - Mestrado em Artes Cênicas, UNI-RIO.

1999

Bolsa Vitae de Artes - Projeto Enciclopédia do Teatro Brasileiro Contemporâneo, Ministério da Cultura.

1996

Prêmio da Jornada SESC de Teatro - Espetáculo É o Fim do Mundo, SESC.

1993

Prêmio Nascente - A Estrangeira - melhor coreografia, USP e Abril Cultural.

1991

Prêmio Nascente - Noite - melhor direção, Usp e Abril Cultural.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Letras e Artes., Centro de Letras e Artes.. , Avenida Pasteur 436, Botafogo, 22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25422717, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 40

Outras informações:
Vencendo o edital de prof. visitante seor, pelo PPGEAC da UniRio, ministra: 2018.1: "Pedagogia e Processo de Criação: Uma versão Contemporânea e Brasileira de Terror e Miséria no III Reich, de Bertolt Brecht?, disciplina prática, na linha de pesquisa Processos Cênicos em Educação, no Mestrado Acadêmico em Artes Cênicas, PPGEAC. Encenação, na Graduação em Licenciatura. 2018.2: Encenação, na Licenciatrura Atores, Cias e Grupos do Teatro Brasileiro, no Bacharelado em Estética e Teoria do Teatro, do PPGAC. 2019.1: Modos de Produção e Políticas do Teatro, no Depto. de Direção do PPGAC (curso de férias) 2019.2: Resistência & Afirmação, dramaturgias históricas e releituras contemporâneas. no PPGEAC.

Atividades

  • 08/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Letras e Artes., .,Cargo ou função, Membro da comissão de seleção de alunos para o mestrado profissional 2019 voltado exclusivamente para professores no PPGEAC.

  • 03/2018

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Letras e Artes., .,Linhas de pesquisa

  • 03/2018

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Letras e Artes., .,Linhas de pesquisa

  • 03/2018

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Letras e Artes., .,Linhas de pesquisa

2014 - 2014

Escola de Comunicações e Artes da USP

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Direção IV, Carga horária: 4

2012 - 2012

Escola de Comunicações e Artes da USP

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Direção III, Carga horária: 4

Outras informações:
Em parceria com o Prof. Dr. Antonio Araújo

2010 - 2010

Escola de Comunicações e Artes da USP

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docência PAE - Direção III, Carga horária: 4

Outras informações:
Aplicou o curso Do Teatro Experimental ao Processo Colaborativo, tema correlato à sua tese de doutorado, em fase de elaboração, em caráter de contrapartida à bolsa CAPES.

Atividades

  • 12/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , ECA/USP, .,Linhas de pesquisa

2014 - 2017

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 4

Outras informações:
Participa como pesquisadora do Grupo de Pesquisan Literatura Dramática Brasileira: crítica e historiografia, sob coordenação do Prof. Dr. João Roberto Gomes de Faria

Atividades

  • 10/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, .,Linhas de pesquisa

2014 - 2014

SP Escola de Teatro

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Extensão Cultural, Carga horária: 8

Outras informações:
Ministrou Liberdade, Liberdade, um exercício colaborativo, a partir de fontes documentais, entre atores, diretores e dramaturgos, numa homenagem ao cinquentenário deste espetáculo que inaugura o Teatro de Resistência

2006 - 2010

Instituto Itaú Cultural

Vínculo: consultora, Enquadramento Funcional: consultora, Carga horária: 8

Outras informações:
A Enciclopédia Teatro encontra-se on line, disponível ao público, hoje fundida a Enciclopédia Itaú Cultural de Artes e Cultura Brasileiras: http://enciclopedia.itaucultural.org.br

2001 - 2005

Instituto Itaú Cultural

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: coordenadora Enciclopédia, Carga horária: 20

Outras informações:
Johana foi proponente e coordenou o projeto Enciclopédia Teatro, que encontra-se on line, disponível ao público, hoje fundida a Enciclopédia Itaú Cultural de Artes e Cultura Brasileiras: http://enciclopedia.itaucultural.org.br

Atividades

  • 04/2006 - 12/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Itaú Cultural/Artes Cênicas, .,Cargo ou função, Consultoria da Enciclopédia Itaú Cultural Teatro.

2000 - 2000

Uni-Rio Universidade do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 4

Outras informações:
Ministrou aulas no curso Atores, Cias. e Grupos, ministrado pela Profa. Tânia Brandão da Silva, apresentando o estudo Grupos e Cias. Paulistas no Período de 1940 a 1970, tema correlato à sua tese de mestrado, em fase de elaboração, em caráter de contrapartida à bolsa CAPES

1999 - 1999

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Diretora Convidada, Carga horária: 8

Outras informações:
Dirigiu os alunos formandos do curso de interpretação no Depto. de Artes Cênicas, com a montagem Cabrália da Peste, livre adaptação de Estado de Sítio, de Albert Camus, no Observatório da Unicamp

1994 - 1995

Escola de Arte Dramática

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Diretora Convidada, Carga horária: 20

Outras informações:
Dirigiu os alunos formandos do curso de interpretação da EAD, com o espetáculo Banheiro, uma criação coletiva dos formandos com texto de Pedro Vicente, na 1ª Sala Protótipo das novas instalações da Escola, dentro da USP. O espetáculo apresentou-se também no TUSP Mª Antônia e no Teatro Mambembe.

1999 - 2000

Bolsa Vitae de Artes

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto Enciclopédia do Teatro Brasileiro Contemporâneo.

1986 - 1988

Cento Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: assistente de pesquisa, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisa de campo na Biblioteca Nacional e assistência operacional em "A Contribuição de Ziembinski para o Teatro Brasileiro", projeto de pesquisa do crítico Yan Michalski para o CNPQ com o objetivo de recuperar a trajetória do ator, diretor e iluminador polonês Ziembinski ao longo de mais de quatro décadas de sua permanência no Brasil.

2005 - 2005

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Interpretação, Carga horária: 8

Outras informações:
Ministrou Línguas do Poder II: Na linha de Fogo, Oficina de Dramaturgia e Pesquisa Documental, voltada a jovens dramaturgos e diretores, suporte para a criação da pesquisa sobre cidadania ultrajada e marginalidade, Na Linha De Fogo, um estudo cênico sobre violência e poder paralelo nos morros e periferias urbanas