Rafael Alves da Silva

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (EAU UFF). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP). Integrante do Projeto de Pesquisa "Incorporação Imobiliária e Metropolização: centralização do capital na produção do espaço em São Paulo" e do Grupo de Pesquisa "Espaço, Produção e Política Urbana", ambas vinculadas à FAU USP. Atualmente, exerce o cargo de Assessor Técnico na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura Municipal de São Paulo (SMDU), junto à Coordenadoria de Controle da Função Social da Propriedade (CEPEUC). Desenvolve pesquisas nas áreas de Teoria do Urbanismo e Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional, com ênfase na produção imobiliária, políticas habitacionais e urbanas e produção do espaço.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

2017 - 2019

Universidade de São Paulo
Título: Subúrbio S/A: reestruturação imobiliária e reconfiguração do espaço urbano carioca sob domínio do capital financeiro no século XXI,Ano de Obtenção: 2019
Maria Beatriz Cruz Rufino.

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2007 - 2014

Universidade Federal Fluminense
Título: O Espaço Publico no Processo de Valorização Imobiliária: O Caso do Parque de Madureira
Orientador: Cristina Lontra Nacif

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Introdução ao geoprocessamento com Qgis. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAU USP, Brasil.

2016 - 2016

{CURA}. (Carga horária: 36h). , Curso de Representação Arquitetônica, {CURA}, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

RUFINO, M. B. C. ; SHIMBO, L. Z. ; FERRARA, L. N. ; PETRELLA, G. M. ; SILVA, R. A. . Seminário Internacional - Finanças na produção imobiliária e de infraestruturas: novos processos espoliativos nas cidades latino-americanas. 2019. (Congresso).

SILVA, Rafael Alves da ; PECCINI, I. R. ; MOREIRA, V. H. . Encontro Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo - ENEA RIO 2015. 2015. (Congresso).

SILVA, Rafael Alves da ; PECCINI, I. R. ; MOREIRA, V. H. . Seminário Regional de Ensino em Arquitetura e Urbanismo - SeRES Rio. 2013. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário Internacional - Finanças na produção imobiliária e de infraestruturas: novos processos espoliativos nas cidades latino-americanas.Reestruturação imobiliária e metropolização do espaço urbano: as estratégias de atuação das grandes incorporadoras de capital aberto no subúrbio carioca. 2019. (Seminário).

Seminário PMCMV +10: caminhos para a política habitacional no Brasil. 2019. (Seminário).

Seminário Internacional Financeirização e Estudos Urbanos: Olhares Cruzados Europa e América Latina. 2018. (Seminário).

EREA Acre 2015.Congresso de Trabalhos Finais de Arquitetura e Urbanismo. 2015. (Encontro).

EREA Jampa 2014. 2014. (Encontro).

EREA São Carlos 2014.Apoio de Infraestrutura e Diretor Regional. 2014. (Encontro).

Arq.Futuro. 2012. (Seminário).

ELEA Brasília 2010. 2010. (Encontro).

EREA Juiz de Fora 2008. 2008. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Mireli dos Santos Farias

WEHMANN, H. E.; PERUCCHI, L. B.;SILVA, R. A.. Arquitetura Como Instrumento de Transformação Socioespacial: Escola Parque. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Anhembi Morumbi.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Isabel Maria Vicente Guedes de Carvalho Mello

de Carvalho-Mello I.M.V.G.; Brigído L F de M; LONGO, P. L.. Análise in silico de polimorfismos naturais em sequencias de vírus da hepatite C obtidas de banco de dados públicos, para resistência aos inibidores de protease (NS3) e polimerase (NS5B).. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Metropolitano de São Paulo.

Leandro Garcia Meyer

MEYER, L. G.; DALCHIAVON, F. C.. Déficit de armazenagem da produção agrícola do Tocantins. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Agronegócio) - Instituto de Pesquisas e Educação Continuada Economia e Gestão de Empresas.

Yvonne Miriam Martha Mautner

MAUTNER, Y. M. M.. "Subúrbio S/A: reestruturação imobiliária e reconfiguração do espaço urbano carioca sob domínio do capital financeiro no século XXI". 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

Leonardo dos Passos Miranda Name

Nacif, C. L.NETTO, V. M.NAME, L.. O espaço publico no processo de valorização imobiliária: o caso do Parque de Madureira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal Fluminense.

José Newton Coelho Meneses

MENESES, J. N. C.; FURTADO, J. P.; MARTINEZ, C. E. P. M.. Lendo o Museu: relações entre expografia e historiografia no Museu da Inconfidência.. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Adriana Mattos de Caúla e Silva

NACIF, Cristina L.;CAÚLA E SILVA, A.M.; FERRAZ, S. M. T.. O espaço publico no processo de valorização imobiliária. O caso do parque de Madureira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Isabel Maria Vicente Guedes de Carvalho Mello

Caracterização da Diversidade Genética e Filogeográfica do Vírus da Hepatite C; Início: 2015; Tese (Doutorado em Pós graduação na Disciplina de Gastroenterologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Isabel Maria Vicente Guedes de Carvalho Mello

Caracterização molecular do vírus da Hepatite C em portadores de doença renal crônica em hemodiálise; 2012; Dissertação (Mestrado em Gastroenterologia) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Isabel Maria Vicente Guedes de Carvalho Mello;

Isabel Maria Vicente Guedes de Carvalho Mello

ANÁLISE DE RESISTÊNCIA PRIMÁRIA AOS INIBIDORES DE PROTEASE/POLIMERASE PARA O VÍRUS DA HEPATITE C EM AMOSTRAS DE PACIENTES CRONICAMENTE INFECTADOS; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Instituto Butantan, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Isabel Maria Vicente Guedes de Carvalho Mello;

Roberto José de Carvalho Filho

Caracterização molecular do vírus da Hepatite C em portadores de doença renal crônica em hemodiálise; 2012; Dissertação (Mestrado em Gastroenterologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Roberto José de Carvalho Filho;

Tiago Zoz

Divergência genética entre genótipos de soja com base em características morfológicas e componentes de rendimento; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tiago Zoz;

Tiago Zoz

Divergência genética entre genótipos de soja com base em características morfológicas e componentes de rendimento; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Tiago Zoz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Incorporação Imobiliária e metropolização: centralização do capital na produção do espaço em São Paulo, Descrição: Essa pesquisa procura articular o debate sobre as transformações na produção imobiliária, evidenciadas a partir de meados da primeira década do século XXI no Brasil, com o processo de reconfiguração metropolitana, tomando como referência a realidade de São Paulo. Nos últimos anos evidenciou-se no Brasil um expressivo movimento de intensificação da produção imobiliária, com aumento de lançamentos e diversificação de produtos, coincidentes ao vertiginoso crescimento e fortalecimento da atuação de grandes incorporadoras. A incorporação imobiliária como lógica específica de produção capitalista do espaço, ao favorecer a inserção de novos capitais no setor e ampliar a flexibilidade na produção, será determinante na criação de novas condições de reprodução do capital no espaço por ampliar a valorização imobiliária em diferentes áreas da metrópole e reforçar sua diferenciação socioespacial. Nossa hipótese é que a emergência de grandes incorporadoras e seu imbricamento com o capital financeiro impulsionaram um importante movimento de centralização do capital no setor imobiliário, determinante na condução da metropolização. A forte inserção de São Paulo no processo de financeirização da economia, o nível de organização dos agentes envolvidos na produção do espaço e a intensidade das dinâmicas imobiliárias fazem dessa metrópole um objeto privilegiado para o debate. Partindo das relações de produção do imobiliário sob o domínio das grandes empresas de incorporação, procuraremos compreender o significado das mudanças em curso, discutindo a reorganização do capital no setor, a atuação dos principais agentes envolvidos, suas estratégias em maximização dos ganhos e os reflexos na produção do espaço metropolitano.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rafael Alves da Silva - Integrante / Maria Beatriz Cruz Rufino - Coordenador / Artur Tadeu Paulani Paschoa - Integrante / Hudynne Helena Guimarães Lima - Integrante / Cristina Wehba - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

1 colocado pelo Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura e Urbanismo da XIII Semana de Monitoria da UFF com o trabalho O Potencial do Vídeo no Mapeamento para Projetos Urbanos, Universidade Federal Fluminense.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2010 - 2010

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria - Projeto Urbano I, Carga horária: 8

2008 - 2009

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 12

Outras informações:
Bolsista integrante, nas qualidades de graduando, do Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos (NEPHU), ligado à Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense.

2012 - 2013

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

2011 - 2011

Instituto Brasileiro de Administração Municipal

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto: Plano de Ocupação da Área de Preservação do Campus Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz.

2014 - 2016

Diversa Arquitetura

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteto e Urbanista, Carga horária: 40

2017 - 2019

Universidade de São Paulo

Vínculo: Estudante de mestrado, Enquadramento Funcional: Estudante de mestrado

Outras informações:
USP/Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

2018 - 2018

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário PAE, Carga horária: 6

Outras informações:
Estágio em docência no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, disciplina: AUH0525 - Formas de Produção do Espaço Urbano

Atividades

  • 03/2017

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, .,Linhas de pesquisa

2017 - 2018

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de pesquisa, Carga horária: 16

2014 - Atual

Versailles do Brasil Engenharia e Arquitetura

Vínculo: sócio, Enquadramento Funcional: responsável técnico, Carga horária: 8

2020 - Atual

Prefeitura Municipal de São Paulo

Vínculo: Comissionado, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Assessor Técnico I da Divisão de Vistoria e Fiscalização, no âmbito da Coordenadoria de Controle da Função Social da Propriedade (CEPEUC), vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.(SMDU/PMSP)