Mônica Renneberg da Silva Carlesso
Graduada em Design, Mestre em Design e Expressão Gráfica e doutoranda e Engenharia e Gestão do Conhecimento (2011 - interrompido). Possui mais de 15 de anos de experiência em Gestão de Projetos de Inovação, articulando Setor Público, ONGs e Empresas. Experiência prática e teórica com Design, Design Thinking, Service Design, Aprendizagem Organizacional, Empreendedorismo, Gestão do Conhecimento, Educação a Distância e Design Educacional.
Recentemente, atuou como pesquisadora na área de Formação de capital humano e inclusão social no Projeto C,T&I para cidades inteligentes e sustentáveis ? estudo para implementação dos centros de tecnologias aplicadas para a eficiência urbana e também criou os logotipos, identidade da marca e projeto gráfico para a Rede de Centros de Eficiência Urbana e Centros de Eficiência Urbana Especialistas.
Foi facilitadora de oficinas e gerente de projetos na startup WeGov (2017-2018), atuando em capacitações de Design Thinking e Design de Serviços para mais de 300 servidores públicos, de diferentes faixas etárias e realidades sociais.
Foi Gerente de Tecnologias Educacionais e Inovação na Secretaria de Estado da Educação (2017), onde coordenou a criação do Espaço de Educação Maker, articulando a parceria entre FURB e CIEB. Também liderou a gestão do repositório Sala Web, iniciativa do Instituto Natura e coordenou a criação da Política Estadual de Tecnologia e Inovação, em colaboração com CIEB.
Foi consultora educacional do Instituto Crescer em projeto com a Fundação Telefônica Vivo (2016), articulando ações do projeto "Escolas Conectadas" com prefeituras municipais e atuando como facilitadora para mais de 100 educadores para o uso de tecnologias educacionais.
Atuou por mais de 13 anos como supervisora de projetos no Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional (NUTE), vinculado a Universidade Federal de Santa Catarina, em projetos institucionais com o Ministério da Justiça e com o Ministério da Educação, liderando equipes de Design, Programação e Design Instrucional. Na mesma instituição, atuou como orientadora de TCCs no Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital, com foco na área de Gestão. Lecionou durante um ano e meio como professora substituta na Universidade Federal de Santa Catarina, nos cursos de Design Gráfico, Design de Animação e Design de Produto.
Foi Gerente de Atração de Empreendimentos de Base Tecnológica na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado de Santa Catarina, e também Gerente de Micro e Pequenas Empresas na mesma instituições. Monitorou a gestão das ações do projeto Inova@SC (parceria com SEBRAE) e do projeto Novos Talentos, cujas ações eram voltadas para formação de capital humano de jovens na área de games.
Foi bolsista 6B do CNPQ como pesquisadora Mestre da área de Design de Interfaces Digitais com competências para modelagem de ambientes baseadas em um modelo de interação, na empresa Sábia Experience Tecnologia.
Informações coletadas do Lattes em 30/03/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado interrompido em 2019 em Engenharia e Gestão do Conhecimento
2017 - Atual
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Diretrizes de Aprendizagem Interorganizacional para inovação em organizações públicas
Orientador: Gregorio Varvakis
Ano de interrupção: 2019Palavras-chave: Empreendedorismo; Inovação.
Doutorado interrompido em 2013 em Engenharia e Gestão do Conhecimento
2011 - Atual
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Relações entre aprendizagem organizacional, gestão escolar e tecnologias na educação
Orientador: Alice Terezinha Cybis Pereira
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Ano de interrupção: 2013Palavras-chave: Inovação; Gestão do conhecimento; Aprendizagem organizacional; Gestão democrática.
Mestrado em Design e Expressao Gráfica
2008 - 2010
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN PARA A EVOLUÇÃO DO HIPERLIVRO DO AVEA-LIBRAS: O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES PARA OBJETOS DE APRENDIZAGEM
, Ano de Obtenção: 2010.Marília Matos Gonçalves.Palavras-chave: Hipermídia para Surdos; Design Instrucional; Ensino a Distância; Educação; Objetos de aprendizagem.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual e Cinema / Especialidade: Hipermídia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional. Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Graduação em Design
2003 - 2007
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: O Processo de Design do Site do Curso Letras/LIBRAS: Teorias que Fundamentam e Aplicações Práticas
Orientador: Alice Therezinha Cybis Pereira, PhD
Formação complementar
2007 -
TDPI - Teoria e Prática do Design Instrucional. (Carga horária: 35h). , Livre Docência Tecnologia Educacional, LDTE, Brasil.
2015 - 2015
Linguagem e Subjetividade:o papel do Designer Educacional Parte I. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
Linguagem e Subjetividade: o papel do Designer Educacional - Parte II. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
Aprendizagem Significativa e Autoformação. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
Autoavaliação do Curso Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Droga. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
Gestão Colaborativa. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
Políticas da SENAD II - especificações. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Workshop de Gestão e Sustentabilidade. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em I Seminário - Mídia, Educação e Subjetividade. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Oficina sobre Direitos Autorais. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em II Fórum Brasil-Espanha em Inovação e Tecnologia. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
Ergonomia e Usabilidade de IHC. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2008
Atividades de Aprendizagem padrão IMS-Learning. (Carga horária: 6h). , Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Gestão.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a distância.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Aprendizagem Organizacional.
Organização de eventos
RADOS, G. J. V. ; RENNEBERG, M. . Congresso Internacional do Conhecimento e Inovação e VII Workshop EGC. 2011. (Congresso).
PEREIRA, A. T. C. ; GONÇALVES, M.M. ; GONÇALVES, B. S. ; RENNEBERG, M. . Congresso Nacional de Ambientes Hipermídias para Aprendizagem. 2009. (Congresso).
PEREIRA, A. T. C. ; GONÇALVES, M.M. ; GONÇALVES, B. S. ; RENNEBERG, M. . Interactive COmputer Aided Blended Learning - ICBL. 2009. (Congresso).
Participação em eventos
Congresso Internacional do Conhecimento e Inovação e VII Workshop EGC. 2011. (Congresso).
CONAHPA - Congresso Nacional de Ambientes Hipermidia para Aprendizagem. Processo de Projeto de Hipermídia para Aprendizagem do Curso Letras/LIBRAS. 2008. (Congresso).
Interactive Computer Aided Blended Learning. Possibilidades de Interação entre Design e a Plataforma Moodle. 2008. (Congresso).
International Conference on Interactive Computer Aided Blended Learning - ICBL. Possibilidades de Interação entre Design e a Plataforma Moodle. 2008. (Congresso).
ICBL - Interactive Computer Aided Blended Learning. The site design process for deaf public to access an on-line course. 2007. (Congresso).
3º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Desenvolvimento de material Hipermídia:. 2006. (Congresso).
Purungo.Encontro Regional de Design. 2005. (Encontro).
RDesign.Encontro Regional de Design. 2004. (Encontro).
Participação em bancas
ROHR, L.; BASTIANI, T. M.; LOIO, M. P.;RENNEBERG, M.. As TDICs na EMBA: Experiências e Desafios. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Santa Catarina.
CHAGAS, K. E. N.; BASTIANI, T. M.; LOIO, M. P.;RENNEBERG, M.. A Cultura Digital e a utilização de jogos no ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Santa Catarina.
CUNHA, R. K.; BASTIANI, T. M.; LOIO, M. P.;RENNEBERG, M.. Verificar a possibilidade de instalação da rádio escola na EEB, Walter Probst. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Santa Catarina.
RODRIGUES, E. M.; LOIO, M. P.;RENNEBERG, M.; BASTIANI, T. M.. Novas perspectivas à prática docente com o uso das TDIC: o contexto da Escola de Ensino Médio Macário Borba. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Santa Catarina.
BORGHESAN, E. T. C.; LOIO, M. P.;RENNEBERG, M.; BASTIANI, T. M.. Entrada das tecnologias digitais de comunicação e informação na escola: uma experiência no centro educacional Giácomo Zommer. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Santa Catarina.
TEIXEIRA, E. F.; LOIO, M. P.;RENNEBERG, M.; BASTIANI, T. M.. Um estudo sobre a Escola Básica Municipal José Vanderlei Mayer: a inclusão das TDIC no currículo. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SILVEIRA, S. B.QUINTANA, H. G.RIGHI, C.A.R.RENNEBERG, M.. Projeto gráfico para empresa de fotografia social em casamentos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM DESIGN) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SILVA, R. M.;GONÇALVES, M.M.STEIN, M.RENNEBERG, M.. Revitalização da Identidade visual para a empresa Bella Entretenimento LTDA.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM DESIGN) - Universidade Federal de Santa Catarina.
VIEIRA, M. L. H.RENNEBERG, M.STEIN, M.. Um estudo sobre a técnica de animação 3D: Motion Capture. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM DESIGN) - Universidade Federal de Santa Catarina.
VIEIRA, M. L. H.RENNEBERG, M.. Estudo de Interface para Telefonia Móvel. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM DESIGN) - Universidade Federal de Santa Catarina.
GONÇALVES, M.M.GONÇALVES, B. S.RENNEBERG, M.. Ergonomia e Usabilidade: análise do Design de Interface em aparelhos celulares. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM DESIGN) - Universidade Federal de Santa Catarina.
VIEIRA, M. L. H.GONÇALVES, M.M.RENNEBERG, M.. Avaliação de usabilidade de um aplicativo de televisão digital interaiva: o caso do canal globo news. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM DESIGN) - Universidade Federal de Santa Catarina.
GONÇALVES, M.M.GONÇALVES, B. S.PEREIRA, A. T. C.RENNEBERG, M.ROMAO, J. J. S.. Estudo sobre a Construção de Interfaces Gráficas Digitais Para Jogos e Atividades Lúdicas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM DESIGN) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Orientou
Blog da Escola de Educação Básica São Ludgero; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Mônica Renneberg da Silva Carlesso;
A inclusão das TDICs no cotidiano da Escola de Educação Básica Nossa Senhora dos Prazeres e a influência da capacitação do professor nesse processo; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Mônica Renneberg da Silva Carlesso;
Guia da Ilha para Intercambistas: um estudo de caso de projeto editorial; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BACHARELADO EM DESIGN) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Mônica Renneberg da Silva Carlesso;
Produções bibliográficas
-
RENNEBERG, M. ; MULLING, T. ; GONÇALVES, M.M. ; PEREIRA, A. T. C. . Tratamento de informação através do design em um curso do ambiente colaborativo de aprendizagem do e-proinfo. Revista do CCEI , v. 13, p. 89-99, 2009.
-
CERNY, R. Z. (Org.) ; RAMOS, E. M. F. (Org.) ; BRICK, E. M. (Org.) ; OLIVEIRA, A. S. (Org.) ; CARLESSO, M R. (Org.) . Formação de Educadores na Cultura Digital: a construção coletiva de uma proposta. 1. ed. Florianópolis: UFSC, 2017. v. 1. 590p .
-
RAMOS, E. M. F. ; CERNY, R. Z. ; CAVELLUCI, L. C. B ; RENNEBERG, M. ; BÚRIGO, C. C. D. ; HASSAN, E. B. . Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital: Documento Base. 1. ed. Brasília: Ministério da Educação, 2013. v. 1. 34p .
-
CAVELLUCI, L. C. B ; RAMOS, E. M. F. ; RENNEBERG, M. ; BÚRIGO, C. C. D. ; CERNY, R. Z. ; HASSAN, E. B. . Curso de especialização em educação na cultura digital : guia de autoria. 1. ed. Brasília: Ministério da Educação, 2013. v. 1. 30p .
-
RAMOS, E. M. F. ; BÚRIGO, C. C. D. ; CERNY, R. Z. ; CAVELLUCI, L. C. B ; RENNEBERG, M. ; HASSAN, E. B. . Curso de especialização em educação na cultura digital: guia de diretrizes metodológicas. 1. ed. Brasília: Ministério da Educação, 2013. v. 1. 30p .
-
CAVELLUCI, L. C. B ; CERNY, R. Z. ; BÚRIGO, C. C. D. ; RAMOS, E. M. F. ; RENNEBERG, M. ; HASSAN, E. B. . Curso de especialização em educação na cultura digital : guia de implantação. 1. ed. Brasília: Ministério da Educação, 2013. v. 1. 19p .
-
CARLESSO, M R. . Criação e colaboração no trabalho remoto: o que levaremos para o mundo pós-pandemia?. In: Clarissa Stefani Teixeira; Ágatha Depiné. (Org.). As cidades e a covid-19: necessidades, expectativas e tendências trazidas pela pandemia. 1ed.São Paulo: Perse, 2021, v. , p. 197-202.
-
BROCKVELD, Marcos Vinícius Vanderlinde ; RENNEBERG, M. ; TEIXEIRA, Clarissa Stefani. . A cultura maker em prol da inovação em sistemas educacionais. In: Clarissa Stefani Teixeira; Márcio Vieira de Souza. (Org.). Educação fora da caixa: tendências internacionais e perspectivas sobre a inovação na educação.. 1ed.São Paulo: Blucher, 2018, v. 4, p. 55-66.
-
CERNY, R. Z. ; SILVA, M. R. ; ÁVILA, J. . Gestão pedagógica no contexto do projeto de criação e desenvolvimento da formação de professores em Educação na Cultura Digital. In: Roseli Zen Cerny; Edla Maria Faust Ramos; Elizandro Maurício Brick; Alexandre dos Santos Oliveira; Mônica Renneberg da Silva. (Org.). Formação de Educadores na Cultura Digital: a construção coletiva de uma proposta. 1ed.Florianópolis: UFSC, 2017, v. 1, p. 100-122.
-
PEREIRA, A. T. C. ; GONÇALVES, M.M. ; RENNEBERG, M. ; BRITO, R. F. . Hiperlivro para o curso Letras-LIBRAS UFSC. In: Ana Irene Alves de Oliveira; Rafael Luiz Morais da Silva; Danielle Alves Zaparoli. (Org.). Inovação Tecnológica e Inclusão. 1ed.Belém: EDUEPA, 2011, v. , p. 119-126.
-
RENNEBERG, M. ; GONÇALVES, M.M. . Um processo de projeto para interfaces de objetos de aprendizagem: o caso do hiperlivro do ambiente virtual de Letras/LIBRAS. In: Berenice Santos Gonçalves; Alice Therezinha Cybis Pereira. (Org.). Design de hipermídia: conexões com a educação. 1ed.Florianópolis: Centro de Comunicação e Expressão, 2010, v. 1, p. 63-127.
-
RENNEBERG, M. ; GONÇALVES, B. S. ; GONÇALVES, M.M. . Design, Design da Informação e Design Instrucional: uma discussão necessária à evolução de um Curso a Distância. In: JOFRE SILVA. (Org.). Design, Arte e Tecnologia 4. 1ed.São Paulo: Rosari, Universidade Anhembi Morumbi, PUC-Rio e Unesp-Bauru, 2008, v. 1, p. 1-.
-
BROCKVELD, Marcos Vinícius Vanderlinde ; TEIXEIRA, Clarissa Stefani. ; RENNEBERG, M. . A Cultura Maker em prol da inovação: boas práticas voltadas a sistemas educacionais.. In: Conferência ANPROTEC, 2017, Rio de Janeiro. 27ª Conferência ANPROTEC - Inovação e Empreendedorismo transformando cidades, 2017.
-
RENNEBERG, M. ; SENA, A. ; HILDEBRAND, R. . TABLETS AS TOOLS FOR M-LEARNING: A TECHNOLOGICAL ASPECTS REFLECTION. In: 4th International Conference on Education and New Learning Technologies - EDULEARN 12, 2012, Barcelona. 4th International Conference on Education and New Learning Technologies - EDULEARN 12 Conference Proceedings. Barcelona (Espanha): International Association of Technology, Education and Development (IATED), 2012. p. 3206-3213.
-
SANTOS, T. C. S. ; RENNEBERG, M. ; SANTOS, J. L. S. ; STEIL, A. V. . Aprendizagem Organizacional em uma Pequena Empresa de Serviços Automotivos. In: XV SemeAD - Desafios da Gestão: Econômico, Social e Ambiental, 2012, São Paulo. XV SemeAD - Desafios da Gestão: Econômico, Social e Ambiental. São Paulo: EaD FEA/USP, 2012. v. 1. p. 1.
-
ARBEX, D.F. ; RENNEBERG, M. ; GONÇALVES, M.M. ; TRISKA, R. . Contribuições do Design de Interfaces para TV Digital Interativa. In: 5° Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2009, Bauru - SP. Anais do 5° Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Bauru, São Paulo, 2009.
-
RENNEBERG, M. ; PEREIRA, A. T. C. . Processo de Projeto de Hipermídia para Aprendizagem do Curso Letras/LIBRAS. In: Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, 2008, São Paulo. Anais do 3º CONAHPA - Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2008. v. único.
-
RENNEBERG, M. ; ARBEX, D.F. . Marca dos sonhos: metodologia de design e contribuição do branding para o desenvolvimento de marcas emocionais. In: 1º Seminário de Branding e Design Gráfico, 2008, Florianópolis. Anais do 1º Seminário de Branding e Design Gráfico. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.
-
RENNEBERG, M. ; GONÇALVES, M.M. ; GONÇALVES, B. S. . Design para surdo ver: a importância da imagem para a educação do surdo. In: VII Simpósio do LaRS ? Os sentidos de desejo, 2008, Rio de Janeiro. Anais do VII Simpósio do LaRS ? Os sentidos de desejo, 2008.
-
RENNEBERG, M. ; PEREIRA, A. T. C. ; GONÇALVES, M.M. . Possibilidades de Interação entre Design e a Plataforma Moodle. In: Interactive Computer Aided Blended Learning, 2008, Florianópolis. International Conference on Interactive Computer Aided Blended Learning. Austria: Kassel University Press, 2008.
-
RENNEBERG, M. ; PEREIRA, A. T. C. . The site design process for deaf public to access an on-line course. In: ICBL - Interactive Computer Aided Blended Learning, 2007, Florianópolis. International Conference on Interactive Computer Aided Blended Learning - ICBL. Kirchengasse, Austria: Kassel University Press, 2007.
-
HEIDRICH, Denise Nogueira ; RENNEBERG, M. ; KIYOKO, J. ; BONORINO, M.S.R. . Desenvolvimento de material Hipermídia. In: 3º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2006, Florianópolis. Anais do 3º CBEU, 2006.
-
ROMAO, J. J. S. ; RENNEBERG, M. ; GONÇALVES, M.M. . Cognição e Interatividade no desenvolvimento de jogos educativos. In: VII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment - Proceedings: Games & Culture Track, 2008, Belo Horizonte - Minas Gerais. SBC - Proceedings of SBGames'08: Game & Culture Track, 2008. p. 158-162.
-
RENNEBERG, M. . Como ensinar uma geração que vive conectada: as potencialidades da formação continuada por meio de comunidades virtuais de aprendizagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARBEX, D.F. ; RENNEBERG, M. ; TRISKA, R. . Contribuições do Design de Interfaces para TV Digital Interativa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RENNEBERG, M. ; GONÇALVES, M.M. ; PEREIRA, A. T. C. . Possibilidades de Interação entre Design e a Plataforma Moodle. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GONÇALVES, M.M. ; RENNEBERG, M. . Processo de Projeto de Hipermídia para Aprendizagem do Curso Letras/LIBRAS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RENNEBERG, M. ; GONÇALVES, M.M. ; GONÇALVES, B. S. . Design para surdo ver: a importância da imagem para a educação do surdo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RENNEBERG, M. ; PEREIRA, A. T. C. . The site design process for deaf public to access an on-line course. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
RENNEBERG, M. . Onde está Mônica?. 2014; Tema: Experiências de viagem/vida; filosofias e sabedorias. (Blog).
RENNEBERG, M. . Gestão Colaborativa. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RENNEBERG, M. . Stop Motion. 2016. .
RENNEBERG, M. . História em Quadrinhos. 2016. .
RENNEBERG, M. . Stop Motion. 2016. .
RENNEBERG, M. . A ação pedagógica na sociedade digital: Ressignificando a prática através da EDUCOMUNICAÇÃO. 2016. .
RENNEBERG, M. . Stop Motion. 2016. .
RENNEBERG, M. . Stop Motion. 2016. .
CERNY, R. Z. ; BARBOSA, I. B. ; GOMES, N. G. ; MARCONDES, P. ; SCHILLER, J. ; RENNEBERG, M. . Guia de Produção de Materiais do Curso de Bacharelado Letras LIBRAS. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia).
Projetos de pesquisa
-
2013 - 2014
Pesquisa, Avaliação e Desenvolvimento de Metodologias Integradoras de Portais Educacionais, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mônica Renneberg da Silva Carlesso - Integrante / Ariovaldo Bolzan - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - 2013
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico SustentávelVínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Carga horária: 30
2011 - 2011
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico SustentávelVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Empreendimentos Tecnológicos, Carga horária: 30
2010 - 2010
SÁBIA Experience TecnologiaVínculo: Fixação de Recursos Humanos 6B, Enquadramento Funcional: Pesquisador Mestre de Design de Interfaces, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Pesquisador Mestre da área de Design de Interfaces Digitais com competências para modelagem de ambientes baseadas em um modelo de interação.
2020 - 2021
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 30
Outras informações:
Realização de estudo para implementação de Centros de Eficiência Urbana para cidades inteligentes e sustentáveis, que resulta em 11 documentos que servirão de referência para o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Também foi desenvolvida uma família de logotipos para a Rede de Centros de Eficiência Urbana, para os Centros de Eficiência Urbana Especialistas e Centros de Eficiência Urbana Locais, além do Manual da Marca para o mesmo.
Atuou como Pesquisadora na área de Formação de capital humano e inclusão social, sendo responsável pelo documento de Diretrizes de formações para a eficiência urbana de cidades inteligentes. Também atuou como designer, sendo responsável pela criação dos logotipos, identidade visual e projeto gráfico do mesmo.
2015 - 2017
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisora de Projetos, Carga horária: 40
2012 - 2014
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Prestadora de Serviços, Enquadramento Funcional: Supervisora de Projetos, Carga horária: 30
Outras informações:
Atuou na Equipe de Criação e Desenvolvimento de Materiais Didáticos dos seguintes cursos:
(a) Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital (como supervisora geral de equipes desde o momento de construção do projeto até março de 2014);
(b) Avaliação de Usabilidade do Portal do Professor e Reestruturação de Interface (como supervisora geral de equipes desde o momento de construção do projeto até setembro de 2013);
(c) 5ª Edição do Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas - Capacitação de Conselheiros e Lideranças Comunitárias (como supervisora geral de equipes nos meses iniciais do projeto)
(d) Curso de Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social (somente nos meses iniciais do projeto, como supervisora geral de equipes).
2011 - 2012
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - 2011
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista de extensão, Enquadramento Funcional: Supervisora de Avaliação de Usabilidade, Carga horária: 5
Outras informações:
Avaliação de Usabilidade no Portal do Professor. Parceria com Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica.
2010 - 2011
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista de extensão, Enquadramento Funcional: Supervisora de Design de Materiais Didáticos, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação, em uma colaboração entre os laboratórios Hiperlab e Lantec, da Universidade Federal de Santa Catarina. O módulo revisado foi ?Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC?, parte da iniciativa do Proinfo, para formação continuada de professores de toda a rede de ensino público nacional.
O ProInfo é um programa educacional que visa à introdução das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na escola pública para serem utilizadas como ferramentas de apoio ao processo ensino-aprendizagem.
O e-Proinfo é um subconjunto destas ferramentas. Através da Tecnologia Internet, cria um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem que permite a concepção, administração e desenvolvimento de ações de apoio ao processo ensino-aprendizagem.
2010 - 2011
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista de extensão, Enquadramento Funcional: Supervisora de Design de Materiais Didáticos, Carga horária: 20
2010 - 2010
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista de extensão, Enquadramento Funcional: Supervisora de Design do AVEA, Carga horária: 10
Outras informações:
O Curso de Especialização ?A Gestão do Cuidado para uma Escola que Protege? é um programa de formação continuada voltado para profissionais da educação básica com vistas ao enfrentamento e prevenção de violências contra crianças e adolescentes. Insere-se no Projeto Escola que Protege, da Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade ? SECAD/MEC e é oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para os estados da região sul do Brasil: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nasce da iniciativa conjunta do Núcleo Vida e Cuidado (NUVIC) e do Laboratório de Novas Tecnologias (LANTEC).
2009 - 2010
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2010
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista de extensão, Enquadramento Funcional: Supervisora de Design de Materiais Didáticos, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto Ética e Cidadania, convênio com o Ministério da Educação - Secretaria de Educação Básica.
2009 - 2010
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista de extensão, Enquadramento Funcional: Supervisora de Design de Materiais Didáticos, Carga horária: 20
2008 - 2009
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista de extensão, Enquadramento Funcional: Programadora do Ambiente Virtual, Carga horária: 20
Outras informações:
Colaborador (a) como bolsista de Design Gráfico, desenvolvendo o site de entrada do Curso Letras/LIBRAS, além do layout do Ambiente de Aprendizagem, e conteúdos para as disciplinas do curso. Experiência como bolsista de graduação encarregada pela supervisão dos demais bolsistas.
2008 - 2009
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista de extensão, Enquadramento Funcional: Designer Gráfico, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação, em uma colaboração entre os laboratórios Hiperlab e Lantec, da Universidade Federal de Santa Catarina. O módulo desenvolvido foi ?Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC?, parte da iniciativa do Proinfo, para formação continuada de professores de toda a rede de ensino público nacional.
O ProInfo é um programa educacional que visa à introdução das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na escola pública para serem utilizadas como ferramentas de apoio ao processo ensino-aprendizagem.
O e-Proinfo é um subconjunto destas ferramentas. Através da Tecnologia Internet, cria um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem que permite a concepção, administração e desenvolvimento de ações de apoio ao processo ensino-aprendizagem.
2006 - 2007
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista de extensão, Enquadramento Funcional: Designer de Hipermídia, Carga horária: 20
2005 - 2005
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiária de Design, Carga horária: 18
Outras informações:
Atuou como estagiária de design no desenvolvimento de informativos online, na empresa Incomum Viagens.
2005 - 2005
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista de extensão, Enquadramento Funcional: Designer de Hipermídia, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuou no desenvolvimento de hipermídias para ensino-aprendizagem de Bioquímica. O artigo publicado e apresentado no 3º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (2006) resultou do trabalho desenvolvido neste período.
Atividades
-
10/2010 - 12/2011
Extensão universitária , Centro de Ciências de Educação, LANTEC - Laboratório de Novas Tecnologias.Atividade de extensão realizada, Supervisão da equipe de produção de materiais didáticos do curso E-proinfo, em versão para o Portal do Professor. Convênio entre UFSC, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica.
-
01/2011 - 06/2011
Extensão universitária , Centro de Ciências de Educação, LANTEC - Laboratório de Novas Tecnologias.Atividade de extensão realizada, Supervisão do Projeto de Avaliação de Usabilidade da Interface do Portal do Professor, e Consultora de Usabilidade..
-
09/2010 - 01/2011
Extensão universitária , Centro de Ciências de Educação, LANTEC - Laboratório de Novas Tecnologias.Atividade de extensão realizada, Supervisão de Design dos Materiais Didáticos, realizando a integração entre a equipe de Design Gráfico e a de Design Instrucional. Neste período, o LANTEC implementou 7 cursos de licenciatura no formato a distância, sendo eles: Letras-Inglês, Letras/.
-
05/2010 - 12/2010
Extensão universitária , Centro de Ciências de Educação, LANTEC - Laboratório de Novas Tecnologias.Atividade de extensão realizada, Supervisora da equipe de produção de materiais didáticos para a revisão do curso E-proinfo: "Tecnologias na Educação".Parceria UFSC/SEED..
-
07/2009 - 12/2010
Extensão universitária , Centro de Ciências de Educação, LANTEC - Laboratório de Novas Tecnologias.Atividade de extensão realizada, O Programa Ética e Cidadania pretende criar as condições necessárias para que valores de ética, democracia, justiça e cidadania sejam incorporados no cotidiano das salas de aula. O Programa Ética e Cidadania deve ser visto como um projeto pelo qual a.
-
03/2010 - 07/2010
Extensão universitária , Centro de Ciências de Educação, NUVIC - Núcleo de Vida e Cuidado: Estudos e Pesquisas Sobre Violências.Atividade de extensão realizada, Supervisão de Design do Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem. Colaboradora no desenvolvimento de materiais didáticos para o Curso de Especialização "A gestão do cuidado para uma escola que protege".
-
03/2009 - 06/2010
Ensino, Design, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenho de Anatomia - Animação, Desenho de Anatomia - Produto, Desenho geométrico, Desenho técnico, Webdesign
-
04/2009 - 12/2009
Extensão universitária , Centro de Comunicação e Expressão, Departamento de Expressão Gráfica.Atividade de extensão realizada, Colaboradora em nível de mestrado em Design no desenvolvimento de materiais didáticos para a formação continuada do E-Proinfo. Convênio entre a UFSC, Ministério da Educação e Secretaria de Educação Básica..
-
03/2008 - 12/2009
Extensão universitária , Centro de Comunicação e Expressão.Atividade de extensão realizada, Planejamento e implementação de conteúdos didáticos no Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem Moodle, para o Curso de Licenciatura em Letras/LIBRAS..
-
08/2008 - 01/2009
Extensão universitária , Centro de Comunicação e Expressão, Departamento de Expressão Gráfica.Atividade de extensão realizada, Colaboradora em nível de mestrado em Design no desenvolvimento de materiais didáticos para a formação continuada do E-Proinfo. Convênio entre Ministério da Educação/Secretaria de Educação a Distância..
-
04/2006 - 05/2007
Extensão universitária , Centro de Comunicação e Expressão, Departamento de Expressão Gráfica.Atividade de extensão realizada, Colaboradora de Design no desenvolvimento de materiais didáticos para o Curso de Licenciatura em Letras/LIBRAS a distância. A atividade classifica-se como Design de Hipermídia..
-
09/2005 - 12/2005
Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Bioquímica.Atividade de extensão realizada, Desenvolvimento do conteúdo do CD-ROM "Bioquímica através da animação", utilizando conhecimentos para criação de hipermídias, e conhecimentos de softwares gráficos como Macromedia Flash, Corel Draw e Photoshop. A atividade exercida classifica-se como.
-
02/2005 - 08/2005
Estágios , Centro de Comunicação e Expressão, Departamento de Expressão Gráfica.Estágio realizado, Criação de showletters, atualização do site da empresa, desenvolvimento do manual de identidade visual, utilizando conhecimentos em softwares como Adobe Photoshop, Corel Draw, além dos conhecimentos em informática.
2006 - 2008
MN Tecnologia e Treinamento Ltda.Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 30
Outras informações:
Desenvolvimento de material gráfico - tanto em meio impresso quanto em digital - para a empresa MN Tecnologia e Treinamento LTDA, e para a empresa AltoQi Tecnologia Aplicada à Engenharia LTDA, atuando como designer gráfico no Departamento de Marketing.
Atividades
-
08/2007 - 03/2008
Outras atividades técnico-científicas , MN Tecnologia e Treinamento Ltda., MN Tecnologia e Treinamento Ltda.Atividade realizada, Desenvolvimento de material gráfico em meio impresso e digital; Atuação como designer gráfico no departamento de Marketing.
-
08/2006 - 08/2007
Estágios , UFSC.Estágio realizado, Desenvolvimento de campanhas promocionais em meio impresso e digital; desenvolvimento de materiais institucionais; embalagens, sinalização, papelaria, entre outros.
2016 - 2016
Fundação TelefônicaVínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora Educacional, Carga horária: 20
2017 - 2017
Secretaria de Educação do Estado de Santa CatarinaVínculo: Cargo comissionado, Enquadramento Funcional: Gerente de Tecnologias Educacionais Inovação, Carga horária: 30
2017 - 2018
WeGov Treinamento para Gestão PúblicaVínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos e Facilitadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2020 - 2021
SDFA Desenvolvimento profissional e serviços especializados LTDAVínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Designer de experiências de aprendizagem, Carga horária: 10
Outras informações:
consultora especialista em design de experiências de aprendizagem no projeto com a empresa Laureate, cuja finalidade era construir uma nova jornada onboarding dos alunos de Graduação e Pós-Graduação EAD 100% digital. Para contribuir com o projeto, executou as atividades seguintes:
? Participação de reuniões de imersão do time do projeto para mapeamento da Jornada as is e de insumo para criação da Jornada To Be;
? Mapeamento da jornada dos alunos de graduação, agindo como cliente oculto;
? Análise do processo de onboarding sob a perspectiva do design de experiências de aprendizagem, apontando problemas, recomendações e benchmarks;
? Participação de reunião de apresentação de resultados intermediários para o cliente.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mônica Renneberg da Silva Carlesso e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?