Eliana Betina Werlang

Mestre em Tecnologia Ambiental pela Universidade de Santa Cruz do Sul - RS (UNISC). Química Industrial formada pela UNISC. Atualmente é Técnica de laboratório Sr na empresa Philip Morris, sendo responsável pelos métodos de GC-MS e GC-MSMS. Possui experiência em análises de ICP-MS, GC-FID-TCD, IC e HPLC. Bolsista do Programa Ciência sem Fronteiras - CNPq (2013), estudante de graduação sanduíche no Departamento de Química na Sungkyunkwan University (SKKU), Suwon, Coreia do Sul. Estagiou no Instituto KIER (Korea Institute of Energy Research) sede Daejeon, Coreia do Sul, onde trabalhou com bio-oleos e tratamento de efluente contendo EDTA utilizando supercritical water gasification. Atuou como estagiária na empresa LG, na subsidiária LG Life Science, onde trabalhou com a legislação brasileira de fármacos. Participou de projeto de pesquisa junto à SKKU onde desenvolveu compostos orgânicos semicondutores para dispositivos eletrônicos. No Brasil, atuou como membra do grupo de pesquisa do Projeto Produção de biodiesel e aproveitamento de sub-produtos (UNISC) e bolsista de inicianção científica (2010-2014).

Informações coletadas do Lattes em 30/03/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Tecnologia Ambiental

2017 - 2019

Universidade de Santa Cruz do Sul
Título: DESENVOLVIMENTO DE BIOPRODUTOS A PARTIR DA BIOMASSA DE Spirulina platensis ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE BACTÉRIAS DE INTERESSE INDUSTRIAL,Ano de Obtenção: 2019
Rosana de Cassia de Souza Schneider.Coorientador: Maria Viviane Gomes Muller. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Química Industral

2010 - 2015

Universidade de Santa Cruz do Sul
Título: Síntese e caracterização de Polianilina em pó e emulsão
Orientador: Claudia Mendes Mahlmann
com

Formação complementar

2016 -

Espanhol. (Carga horária: 18h). , Skylimit Idiomas, SKYLIMIT, Brasil.

2016 - 2016

Diagnóstico e resolução de problemas em GC-MS. (Carga horária: 16h). , Agilent Technologies Brasil, AGILENT, Brasil.

2016 - 2016

Técnicas de Manuseio com produtos químicos perigosos. (Carga horária: 40h). , AC Segurança Empresarial Com. Equip. Serv. LTDA, AC, Brasil.

2014 - 2016

Proficiência em Língua Inglesa. (Carga horária: 152h). , Topway English School, TOPWAY, Brasil.

2015 - 2015

CEP: Aplicação de Cartas Controle em Laboratórios. (Carga horária: 16h). , Exactus Metrologia e Qualidade, EXACTUS, Brasil.

2015 - 2015

Validação de métodos. (Carga horária: 20h). , Exactus Metrologia e Qualidade, EXACTUS, Brasil.

2014 - 2014

Auditor Interno da norma ISO IEC 17025:2005. (Carga horária: 16h). , Exactus Metrologia e Qualidade, EXACTUS, Brasil.

2014 - 2014

Interpretação dos Requisitos da norma ISO IEC 17025:2005. (Carga horária: 16h). , Exactus Metrologia e Qualidade, EXACTUS, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Aprovechamientos Hidráulicos de Propósitos Múltiples. (Carga horária: 80h). , UNIVERSIDAD TECNOLOGICA NACIONAL. Facultad Regional Mendoza, UTN-MENDOZA, Argentina.

2012 - 2012

Extensão universitária em Produtos com Material Reciclado. (Carga horária: 8h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Resíduos Plásticos. (Carga horária: 8h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em POAs em Processos de Tingimento de ágata. (Carga horária: 40h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

2012 - 2012

Curso de Perícia Criminal - Toxicologia Forense. (Carga horária: 8h). , Renova Cursos, RC, Brasil.

2012 - 2012

Minicurso: Produtos com Material Reciclado. (Carga horária: 8h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

2012 - 2012

Pre Intermediate II. (Carga horária: 45h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

2012 - 2012

Pre Intermediate I. (Carga horária: 45h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Ciclo de Debates. (Carga horária: 18h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2011 - 2011

Let´s Speak English - Basic II. (Carga horária: 45h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

2011 - 2011

Let´s Speak English - Basic I. (Carga horária: 45h). , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

2009 - 2009

Aprendizagem em comércio. (Carga horária: 800h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.

2007 - 2008

Informática Básica. (Carga horária: 126h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.

2007 - 2007

Assistente Contábil. (Carga horária: 40h). , Ensino, Escola Profissional, ENSINO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Coreano

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica.

Participação em eventos

Building Licensing Strategies for BioPharma. 2014. (Simpósio).

XVII Semana Acadêmica do Curso de Química.Painel de ex-alunos e bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras. 2014. (Encontro).

2013 Korea Brazil Student Joint Workshop. 2013. (Encontro).

2013 - XXVII Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Caracterizacao do sistema de gerenciamento de resíduos solidos industriais em industria do ramo fumageiro. 2013. (Congresso).

Korea-Brazil Business Cooperation through SwB Internship Program. 2013. (Encontro).

Gestão e Manejo Ambiental: Formação de Recursos Humanos Qualificados em Programas de Mestrado no Chile e no Brasil. 2012. (Seminário).

Seminário Internacional de Tecnologia e Inovação. 2012. (Seminário).

XVIII Seminário de Iniciação Científica.Estudo da morfologia de superfície de adsorventes produzidos a partir de caules de girassol por Microscopia Eletrônica de Varredura. 2012. (Seminário).

XV Semana Acadêmica do Curso de Química. 2012. (Encontro).

XXXIII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental. PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE RESÍDUO VEGETAL PROVENIENTE DO BIODIESEL DE GIRASSOL COMO ADSORVENTE DE RODAMINA B. 2012. (Congresso).

26 CBESA - 26 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE MATERIAL ADSORVENTE OBTIDO A PARTIR DE CO-PRODUTOS DA CADEIA PRODUTIVA DO BIODIESEL DE GIRASSOL. 2011. (Congresso).

34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Avaliação do material produzido a partir do caule de girassol como adsorvente de azul de metileno. 2011. (Congresso).

34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Análise físico-química da torta de tungue. 2011. (Congresso).

Ano Internacional da Química - ESCOLA DE QUÍMICA. 2011. (Encontro).

XVII Seminário de Iniciação Científica.Estudos preliminares de produção de ácido nítrico por fermentação em fase sólida empregando torta de tungue e aspergillus niger. 2011. (Seminário).

XVII Seminário de Iniciação Científica.RESÍDUOS VEGETAIS PROVENIENTES DE OLEAGINOSAS NA PRODUÇÃO DE ADSORVENTES. 2011. (Seminário).

XIV Semana Acadêmica do Curso de Química. 2010. (Encontro).

XVIII Encontro de Químca da Região Sul. Análises físico-químicas na fabricação de pães com soro do leite bovino pasteurizado. 2010. (Congresso).

XVIII Encontro de Químca da Região Sul. Emprego da mistura do caule, folhas e capítulo de girassol como adsorventes visando agregar valor a este subproduto do biodiesel. 2010. (Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2013

    Development of smart molecular memory materials and devices, Descrição: Synthesis of organic materials (organic semiconducting materials). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliana Betina Werlang - Integrante / Hyoyoung Lee - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    Emprego de microalgas para fixação de Dióxido de Carbono, fitorremediação e produção de bioenergia, Descrição: Este grupo de pesquisadores, ciente da importância e comprometido com ações de mitigação de poluentes atmosféricos, propõe ações que envolvem tecnologia ambiental, a partir da produção de microalgas para a captura de CO2 de termoelétricas e de efluentes urbanos e de nutrientes de efluentes líquidos urbanos. Esta é uma alternativa a ser otimizada visando no futuro o uso desta biomassa para a obtenção de bioenergia e outros compostos, contribuindo para uma produção mais limpa. Neste projeto será utilizado o efluente liquido da ETE UNISC para produção de microalgas e o potencial oleaginoso será determinado. Com o óleo extraído serão realizados ensaios de produção de biodiesel. Objetivo: Otimizar o emprego de microalgas, como um procedimento fixador de CO2 em uma estação de tratamento de efluente urbano, possibilitando potencial diminuição de índice de aquecimento global, geração de energia, recuperação de nutrientes e redução do índice de eutrofização de efluentes urbanos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Eliana Betina Werlang - Integrante / Rosana de Cassia de Souza Schneider - Coordenador / Valeriano A. Corbellini - Integrante / Wolmar Alípio Severo Filho - Integrante / Eduardo Alexis Lobo Alcayaga - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.

  • 2010 - 2012

    Produção de biodiesel e aproveitamento de sub-produtos, Descrição: Desenvolver e avaliar derivados de subprodutos obtidos na cadeia produtiva do biodiesel de óleo de girassol. Também se objetiva interagir com o setor produtivo, buscando a transferência de novas tecnologias e/ou de novos materiais e contribuir para formação de recursos humanos na área de oleoquímica para atuarem no setor agroindustrial da região do Vale do Rio Pardo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Eliana Betina Werlang - Integrante / Adriane Lawisch Rodriguez - Integrante / Rosana de Cassia de Souza Schneider - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2010

    Aproveitamento do soro do leite, Descrição: Viabilizar a utilização do soro de leite proveniente do processamento de queijos em diversos produtos alimentícios e proporcionar o desenvolvimento de ações tecnológicas vinculadas à industrialização do mesmo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Eliana Betina Werlang - Integrante / Letícia Weis - Integrante / Ana Lúcia Becker Rohlfes - Coordenador / Nádia de Monte Baccar - Integrante / Liliane Marquardt - Integrante / Mari Silvia Rodrigues de Oliveira - Integrante.

Prêmios

2019

Trabalho Premiado - Área das Ciências Exatas, da Terra e Engenharias - XXV Seminário de Iniciação Científica, Universidade de Santa Cruz do Sul.

2018

Trabalho Premiado - Área das Ciências Exatas, da Terra e Engenharias - XXIV Seminário de Iniciação Científica, Universidade de Santa Cruz do Sul.

2015

Certificado de Melhor Aluno no Curso de Química Industrial da UNISC, Conselho Regional de Química da 5a região.

2013

Certificado de Mérito - Ciência sem Fronteiras Brasil-Coreia, Embaixada do Brasil em Seoul.

2013

Medalha de Prata no concurso: "Estudando na Coreia do Sul, a visão dos Brasileiros", Korea Foundation for the Promotion of Private School and Korea Brazil Society.

2012

Trabalho Premiado - Área das Ciências Exatas, da Terra e Engenharias - XVIII Seminário de Iniciação Científica, Universidade de Santa Cruz do Sul.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - Atual

Philip Morris Brasil Indústria e Comércio

Vínculo: Efetiva, Enquadramento Funcional: Técnica de Laboratório, Carga horária: 44

Outras informações:
Atua como técnica no Laboratório Regulatório e Científico, responsável pelas análises regulatórias para ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Experiência em técnicas analíticas empregando GC-FID-TCD, HPLC, IC e principalmente GC-MS. Realização de manutenções preventivas e corretivas em cromatógrafos gasosos, validação de método e preparo de amostras de cigarro e tabaco. Auditora interna da norma ISO 17025, buscando melhorias contínuas em ações preventivas e corretivas.

2018 - 2018

Instituto de Biotecnología, Universidad Nacional A

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante Visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2013

Sungkyunkwan University Suwon

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Intern, Carga horária: 25

Outras informações:
Projeto de pesquisa junto ao Departamento de Química onde compostos orgânicos semicondutores para dispositivos eletrônicos foram desenvolvidos.

2014 - 2014

LG Life Sciences

Vínculo: Internship, Enquadramento Funcional: Intern, Carga horária: 153

Outras informações:
Activities related to Brazil Pharmaceutical Market.

2013 - 2013

Korea Institute of Energy Research

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagio, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Treatment of EDTA waste from nuclear power plants by supercritical water gasification. Production of bio-crude oil form fast pyrolysis of lignocellulose biomass.

2010 - 2013

Universidade de Santa Cruz do Sul

Vínculo: Bolsista IC, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2010 - 06/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Química e Física, Departamento de Química e Física.,Atividade realizada, Bolsista PROLAB Voluntária - 12 horas semanais.