Thaís Cecília dos Santos Brito

Mestranda em Saúde Pública (IAM - Fiocruz). Especialista em Saúde da Família com ênfase nas populações do Campo (UPE). Graduada em Serviço Social na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, com período sanduíche na Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique (2014).

Informações coletadas do Lattes em 30/03/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Saúde Pública

2020 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz
Gabriella Morais Duarte Miranda.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família com ênfase no Campo

2017 - 2019

Universidade de Pernambuco
Título: Raça importa? Saúde, doença e cuidado no Assentamento Lampião
Orientador: Roberta Uchôa Salazar
Bolsista do(a): Ministério da Saúde, MS, Brasil.

Graduação em Serviço Social

2011 - 2016

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos em Moçambique: interfaces com a epidemia do HIV/aids.
Orientador: Rosineide de Lourdes Meira Cordeiro
com

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço Social Aplicado.

Organização de eventos

KIND, Luciana ; CORDEIRO, R. L. M. ; BRITO, T. C. S. . I Simpósio da Rede de Pesquisa em Narrativas, Gênero e Política. 2016. (Outro).

Participação em eventos

Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. Narrativas acerca da morte: um estudo sobre a experiência das lideranças do movimento de mulheres trabalhadoras rurais do Sertão Central. 2016. (Congresso).

I Simpósio da Rede de Pesquisas em Narrativas, Gênero e Política.Para além de um rito fúnebre: uma análise sobre os velórios a partir das experiências do movimento de mulheres trabalhadoras rurais do Sertão Central de Pernambuco. 2016. (Simpósio).

IV Seminário Enlaçando Sexualidades.Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos em Moçambique: interfaces com a epidemia do HIV/aids.. 2015. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • BRITO, THAÍS CECÍLIA DOS SANTOS ; PEIXINHO, BIANCA CARDOSO ; PIRRÓ, JULIANA CAMARGO DE FARIA ; OLIVEIRA, ROSANE SUELLEN DE ; CARVALHO, POLYANA LOUREIRO FERREIRA DE ; SILVA, DIOGIVÂNIA MARIA DA ; SANTOS, MARIANA OLÍVIA SANTANA DOS . Healthy and Sustainable Territories: health care strategies for rural black population in Caruaru/Pernambuco. Saúde em Debate , v. 45, p. 1017-1032, 2021.

  • BRITO, T. C. S. ; SANTOS, Maria Anete. ; CAVALCANTI, Débora. ; CORDEIRO, R. L. M. . Eu não sei nem contar porque a morte é uma coisa estranha: a gente falar da morte é uma coisa estranha. In: KIND, Luciana; CORDEIRO, Rosineide.. (Org.). NOTÍCIAS DA VIDA: NARRATIVAS SOBRE A MORTE COM MULHERES TRABALHADORAS RURAIS E MULHERES VIVENDO COM HIV/AIDS. 1ed.São Paulo: Letra e Voz, 2016, v. 1, p. 81-96.

  • TIMOTEU, Maria Cleonice. ; CAVALCANTI, Débora. ; AGUIAR, Leandro ; BRITO, T. C. S. . É uma certeza que a gente tem, sendo que é uma coisa que a gente não aceita. In: KIND, Luciana; CORDEIRO, Rosineide.. (Org.). NOTÍCIAS DA VIDA: NARRATIVAS SOBRE A MORTE COM MULHERES TRABALHADORAS RURAIS E MULHERES VIVENDO COM HIV/AIDS. 1ed.São Paulo: Letra e Voz, 2016, v. , p. 241-249.

  • BRITO, T. C. S. ; PEIXINHO ; PIRRO, J. C. F. ; OLIVEIRA, R. S. ; CARVALHO, P. L. F. ; SANTOS, M. O. S. ; SILVA, D. M. . TERRITÓRIOS SAUDÁVEIS E SUSTENTÁVEIS: ESTRATÉGIAS DE CUIDADO PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA DO CAMPO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRITO, T. C. S. ; Rosane Suellen de Oliveira . RAÇA IMPORTA! SAÚDE, DOENÇA E CUIDADO DA FAMÍLIA EM UM ASSENTAMENTO LOCALIZADO NO CAMPO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRITO, T. C. S. . Enfrentamento ao Racismo no Cotidiano Profissional do/a Assistente Social. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, T. C. S. . Espaços de Luta do Serviço Social: O combate ao conservadorismo e às opressões. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRITO, T. C. S. ; FELICIANO, Iris. ; CORDEIRO, R. L. M. ; KIND, Luciana. . Narrativas acerca da morte: um estudo sobre a experiência das lideranças do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Sertão Central. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CORDEIRO, R. L. M. ; FELICIANO, Iris. ; BRITO, T. C. S. . Para além de um rito fúnebre: uma análise sobre os velórios a partir das experiências do movimento de mulheres trabalhadoras rurais do Sertão Central de Pernambucano.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BRITO, T. C. S. ; Alves, Carolina . Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos em Moçambique: interfaces com a epidemia do HIV/aids.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2017

    HIV/Aids no Brasil e em Moçambique: tendências atuais da epidemia, políticas de saúde e de assistência, estratégias de comunicação, Descrição: Este projeto é apoiado pelo Programa Internacional de Apoio à Pesquisa e ao Ensino por meio da Mobilidade Docente e Discente Internacional - Capes/ AULP. Os objetivos são: Analisar a ação do Estado e a articulação dos movimentos da sociedade civil pela garantia do direito à saúde, especificamente em relação à prevenção e ao diagnóstico do HIV/AIDS no Brasil e Moçambique; Analisar o acesso da população às ações de prevenção e diagnóstico do HIV/Aids, na sua interação com os determinantes econômicos e sociais que incidem nas políticas de saúde frente à epidemia da Aids no Brasil e Moçambique, com ênfase nas desigualdades de classe, gênero, orientação sexual e raça; Analisar as estratégias de comunicação sobre prevenção e tratamento na área de HIV/Aids, especialmente o impacto entre mulheres e a população pobre do Brasil e Moçambique. A epidemia de Aids cresce no Brasil e Moçambique com magnitudes diferentes, assim como são diferentes os enfoques para o seu enfrentamento e as estratégias das forças sociais na defesa do direito à saúde. Entretanto, algumas tendências se assemelham: o HIV cresce entre as mulheres (feminização) e entre as pessoas mais pobres (pauperização). No Brasil se expande no interior (interiorização), enquanto em Moçambique é mais presente nas áreas urbanas. O Brasil tem uma população de cerca de 190.732.694 habitantes e estimam-se 630 mil pessoas vivendo com HIV/Aids. Moçambique tem uma população de 20.226.296 habitantes, sendo que 1.6 milhões de pessoas vivem com o HIV, dos quais 55.5% são mulheres e 9.2% crianças menores de 15 anos. Quanto às mulheres grávidas e soropositivas o número atinge 149 mil. O tamanho do desafio que se coloca às políticas públicas e as implicações são diferentes em cada país. A atuação do Estado mostra-se um elemento que pode contribuir para o crescimento ou para a redução da epidemia, diante de determinantes culturais, sociais, econômicos e políticos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thaís Cecília dos Santos Brito - Coordenador / Ana Cristina de Souza Vieira - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2016

    Narrativas sobre a morte: experiência de mulheres trabalhadoras rurais e mulheres vivendo com HIV/Aids no jogo político dos enfrentamentos pela vida, Descrição: Esta pesquisa se interessa pela experiência de mulheres em dois movimentos sociais que, de maneiras bem distintas, estão engajadas em ?enfrentamentos pela vida?. O Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Sertão Central de Pernambuco (MMTR do Sertão de PE) e o Movimento Nacional de Cidadãs PositHIVas (MNCP), conformam, em suas lutas, estratégias de sobrevivência no campo e na cidade. As designações ?mulher trabalhadora rural? ou ?mulher vivendo com HIV/Aids? instauram articulações entre gênero, classe e território, tomados como pontos de partida para compreender a experiência dessas mulheres diante da morte, objetivo central desta investigação. Indaga-se: como mulheres que lutam pela vida ou por uma vida melhor, nas relações dos próprios movimentos dos quais fazem parte, experienciam as mortes de que são testemunhas? Para responder a essa questão serão realizadas entrevistas narrativas com 40 mulheres, envolvidas com o MMTR do Sertão Central e com o MNCP. Além disso, serão realizadas sessões de devolução dos dados, nas quais se produzirão narrativas conjuntas. Na produção de narrativas sobre a morte em contextos de militância, busca-se a experiência dessas mulheres como algo que as constitui como sujeitos políticos. Trata-se de um estudo que envolve pesquisadoras (docentes e mestrandas) de dois núcleos de pesquisa, vinculados aos Programas de Pós-graduação em Psicologia da PUC Minas e da UFPE.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thaís Cecília dos Santos Brito - Integrante / Rosineide de Lourdes Meira Cordeiro - Integrante / Luciana Kind do Nascimento - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    Biopoder, gênero e pobreza: a regulamentação da morte e as práticas de resistência em contextos rurais do Sertão de Pernambuco, Descrição: O presente projeto aborda a disciplinarização e regulamentação da morte em comunidades rurais do Sertão de Pernambuco, considerando gênero e classe, como eixos de diferenciação social, e as reflexões de Foucault sobre biopolítica, biopoder e dispositivo. Tem como objetivo cartografar e analisar as práticas, instituições e a documentação que são acionadas por homens e mulheres, moradores de comunidades rurais do município de Santa Cruz da Baixa Verde, para o sepultamento de seus familiares, procurando investigar o impacto das imposições legais nos modos de vida de homens e mulheres rurais, bem como as formas de resistência e estratégias utilizadas para a realização dos funerais. Para isso, serão utilizadas diferentes estratégias metodológicas: rodas de conversa com mulheres participantes do movimento de mulheres do município estudado, análise documental, entrevistas com interlocutores chave e com homens e mulheres, moradores de áreas rurais de Santa Cruz da Baixa Verde, que enfrentaram algum tipo de dificuldade para realizar o sepultamento de seus familiares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Thaís Cecília dos Santos Brito - Integrante / Rosineide de Lourdes Meira Cordeiro - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2015

Hospital Universitário Oswaldo Cruz

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12

2015 - 2016

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Título do projeto: Morte e militância nas narrativas das lideranças do movimento de mulheres trabalhadoras rurais do Sertão Central

2015 - 2015

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de Seminário de Monografia, Carga horária: 12

2014 - 2015

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Título do projeto: Narrativas acerca da morte: um estudo sobre a experiência das lideranças do movimento de mulheres trabalhadoras rurais do Sertão Central.

2013 - 2014

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Título do projeto: Os funerais no Sertão de Pernambuco: análise da legislação e dos documentos para o sepultamento

2018 - 2018

Secretaria Estadula de Saúde

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 60

Outras informações:
Estágio opcional realizado durante a residência multiprofissional em Saúde da Família do Campo na Coordenação de Saúde da População Negra.