Ricardo Dalla Villa
Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002) e doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atua como professor Titular na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) onde desenvolve pesquisas na área de Química Analítica, com foco na análise de resíduos de pesticidas e espécies metálicas em diversas matrizes, tais como água, solo e ar. Além disso, colabora em projetos relacionados à análise de compostos bioativos e minerais em alimentos, bem como na investigação da bioacessibilidade in vitro de nutrientes em alimentos e na caracterização de revestimentos alimentícios e biocompósitos.
Informações coletadas do Lattes em 16/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Química
2002 - 2007
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: REMEDIACAO DE SOLO CONTAMINADO COM DDT UTILIZANDO REACAO DE FENTON E E FOTO-FENTON
Profa Dra. Raquel Fernandes Pupo Nogueira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: solo; processos oxidativos avançados; Foto-Feton; remediação; DDT.Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Graduação em Quimica
1998 - 2002
Universidade Federal de Mato Grosso
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.
Participação em eventos
OITAVO SEMINÁRIO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS.Avaliação da Concentração de Hg, Cd, Cu, Cr e Pb em sedimentos do Pantanal Matogrossense. 2008. (Seminário).
USO DO SURFACTANTE TRITON X-100 NA REMOÇÃO DE OLEO DIESEL DO SOLO E POSTERIOR TRATAMENTO DA ÁGUA DE LAVAGEM POR REAÇÕES FOTO-FENTON/SOLAR. III ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA AMBIENTAL. 2006. (Congresso).
SOLUBULIZAÇÃO DO CONTAMINANTE E DISPONIBILIZAÇÃO DE METAIS DURANTE A REMEDIAÇÃO DE SOLOS UTILIZANDO REAÇÕES DE FENTON. III ENCONTRO SOBRE APLICAÇÕES AMBIENTAIS DE PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS. 2005. (Congresso).
OXIDAÇÃO DE ORGANOCLORADOS EM SOLO UTILIZANDO REAÇÕES DE FENTON E FOTO-FENTON/SOLAR EM SISTEMA EM LAMA. XXVI CONGRESSO LATINOAMERICANO DE QUÍMICA E 27a REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA. 2004. (Congresso).
REMEDIAÇÃO DE SOLO CONTAMINADO COM DDT E DDE UTILIZANDO REAÇÃO DE FENTON E FOTO-FENTON. II ENCONTRO SOBRE APLICAÇÕES AMBIENTAIS DE PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS. 2003. (Congresso).
DETERMINAÇÃO DE DDT E MALATION EM SOLO DO GALPÃO SANITÁRIO DA FUNASA-MT. VIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA. 2000. (Congresso).
Participação em bancas
BORGES, A. H.;VILLA, R. D.; PEDRO, F. L. M.. AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DE PRESENÇA DE METAIS EM CIMENTOS PORTLAND E À BASE DE MTA. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Odontológicas Integradas) - Universidade de Cuiabá.
CASTILHO, M.;VILLA, R. D.; FERREIRA, V. S.. DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA ANALÍTICA PARA DETEMINAÇÃO DE TERC-BUTILHIDROQUINONA EM BIODIESEL DE SOJA. 2012. Dissertação (Mestrado em Quimica) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ZEILHOFER, P.; LIMA, G. A. R.;VILLA, R. D.; CALHEIROS, D. F.. Padrões espaciais da qualidade da água na Bacia do Rio Cuiabá e Rio São Lourenço - Mato Grosso. 2011. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Mato Grosso.
HARDOIM, E. L.; MORAIS, E. B.;VILLA, R. D.. Mudanças espaço temporal de variáveis limnológicas e sua influência sobre o bacterioplanction de uma represa de área agrícola. 2011. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Mato Grosso.
GUERRA, D. L.;VILLA, R. D.. Argila de ocorrência de Alto Diamantino - Mt utilizada para adsorção de cádmio: estudos cinéticos e termodinâmicos. 2011. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Mato Grosso.
GUERRA, D. L.;VILLA, R. D.; VIANA, R. R.. Caracterização de bentonitas modificadas quimicamente com cloropropil e a aplicação em processo de remoção de Pb(II) em meio aquoso. 2011. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Mato Grosso.
HARDOIM, E. L.; CALLIL, C.;VILLA, R. D.. Utilização da comunidade de macro-invertebrados bentônicos para a avaliação da degradação ambiental de ecosistemas aquáticos em áreas agrícolas no município de campo verde. 2011. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Mato Grosso.
LOURENCETTI, C.; WEBER, O. L. S.;VILLA, R. D.. Distribuição de pesticidas em água superficial subterrânea e pluvial em áreas urbanas e rural de dois municípios de mato grosso. 2010. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Mato Grosso.
DORES, Eliana Freire Gaspar de CarvalhoVILLA, R. D.; WEBER, O. L. S.. Avaliação da lixiviação de pesticidas em latossolo utilizando modelagem matemática:efeito da temperatura e umidade do solo. 2009. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Mato Grosso.
HARDOIM, E. L.;DORES, Eliana Freire Gaspar de CarvalhoVILLA, R. D.. Biodegradação do Diuron e do sulfato de endossulfam e sua influência na cinética de crescimento de microorganismos edáficos. 2009. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Mato Grosso.
SILVA, E. C. E.; SILVA EVANDRO JOSÉ DA;VILLA, R. D.. Interferência do teor de fibra bruta e do teor de óleo nas proteínas totais do farelo de soja. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Quimica) - Universidade Federal de Mato Grosso.
CASTILHO, M.;VILLA, R. D.; BAVIERA, A. M.. Determinação da cafeína em fármacos por voltametria de redissolução de pulso diferencial. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Quimica) - Universidade Federal de Mato Grosso.
SILVA, E. C. E.; SILVA EVANDRO JOSÉ DA;VILLA, R. D.. INTERFERÊNCIA DO TEOR DE FIBRA BRUTA E DO TEOR DE ÓLEO NAS PROTEINAS TOTAIS DO FARELO DE SOJA. 2009.
SILVA EVANDRO JOSÉ DA;VILLA, R. D.; CASTILHO, M.. DETERMINAÇÃO DE CINZAS, SÓDIO+POTÁSSIO EM BIODIESEL DE ÓLEO DE GIRASSOL, DE ALGODÃO E DE SEBO BOVINO. 2009.
GUERRA, D. L.; BATTILAM, G. A.;VILLA, R. D.. Caracterização de turmalina de origem brasileira e aplicação em processos de adsorção com cobre: cinética e termodinâmica de adsorção. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Quimica) - Universidade Federal de Mato Grosso.
SILVA EVANDRO JOSÉ DA; SILVA, L. J.;VILLA, R. D.. Determinação das propriedades combustíveis de misturas de óleo diesel e óleos vegetais provenientes de diferentes matérias-primas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Quimica) - Universidade Federal de Mato Grosso.
CASTILHO, M.; SILVA, L. E.;VILLA, R. D.. Avaliação da capacidade antioxidante total em extratos de palntas medicinais utilizando método eletroanalítico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Quimica) - Universidade Federal de Mato Grosso.
CASTILHO, M.; TEREZO, A. J.;VILLA, R. D.. Análise quantitativa de benzofenona-3 em protetores solares por voltametria de pulso diferencial. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Quimica) - Universidade Federal de Mato Grosso.
GUERRA, D. L.; VIANA, R. R.;VILLA, R. D.. Organofuncionalização de caulinita e aplicação em remoção de azul de metileno em meio aquoso-cinética e termodinâmica de adsorção. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Quimica) - Universidade Federal de Mato Grosso.
CASTILHO, M.;VILLA, R. D.; ALMEIDA, P. B. D.. Determinação espectrofotométrica de fenobarbital em solução oral. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Quimica) - Universidade Federal de Mato Grosso.
LOURENCETTI, C.;VILLA, R. D.DORES, Eliana Freire Gaspar de Carvalho. Determinação de resíduos de pesticidas em água de escoamento superficial: validação e aplicação de método analítico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Quimica) - Universidade Federal de Mato Grosso.
DORES, Eliana Freire Gaspar de Carvalho; WEBER, O. L. S.;VILLA, R. D.. INFLUÊNCIA DO SISTEMA DE PLANTIO NO ESCOAMENTO SUPERFICIAL DE BIOCIDAS NA REGIÃO DE CAMPO VERDE, MATO GROSSO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Quimica) - Universidade Federal de Mato Grosso.
VILLA, R. D.; CASTILHO, M.; TORRO, L. W. R.. Comissão Examinadora do concurso público de provas e títulos para docente substituto na área de Química Geral/analítica. 2010. Universidade Federal de Mato Grosso.
VILLA, R. D.. Consultor "ad Hoc" junto ao Edital de Publicações no 007/2008/FAPEMAT. 2009. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso.
Orientou
Bioacessbilidade in vitro de minerais e especiação química de ferro em amêndoa do baru (Dipteryx alata Vog; ) e polpa de bocaiúva (Acrocomia aculeata (Jacq)); 2019; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Ricardo Dalla Villa;
Determinação da concentração de metais tóxicos em formulações minerais para bovinos comercializadas no Estado de Mato Grosso, Brasil; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, ; Coorientador: Ricardo Dalla Villa;
DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO DE GLIFOSATO E AMPA EM SOLO POR CROMATOGRAFIA DE TROCA IÔNICA; 2018; Dissertação (Mestrado em Quimica) - Universidade Federal de Mato Grosso, ; Orientador: Ricardo Dalla Villa;
PRÉ-TRATAMENTO DE AMOSTRA QUECHERS COMBINADO À MICROEXTRAÇÃO LIQUIDO ? LIQUIDO DISPERSIVA PARA DETERMINAÇÃO DE PESTICIDAS EM SOLOS ; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Quimica) - Universidade Federal de Mato Grosso, ; Orientador: Ricardo Dalla Villa;
MICROEXTRAÇÃO LÍQUIDO-LÍQUIDO DISPERSIVA ASSISTIDA POR ULTRASSOM APLICADA À DETERMINAÇÃO DE DIFERENTES CLASSES DE PESTICIDAS EM ÁGUA; 2015; Dissertação (Mestrado em Quimica) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Dalla Villa;
DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO DE SÓDIO E POTÁSSIO EM PRODUTOS CÁRNEOS PRONTOS PARA CONSUMO; ; 2015; Dissertação (Mestrado em Quimica) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Dalla Villa;
Determinação de espécies metálicas em leites e produtos lácteos produzidos no Estado de Mato Grosso, Brasil; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, ; Coorientador: Ricardo Dalla Villa;
MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA A DETERMINAÇÃO DE SÓDIO, POTÁSSIO, CÁLCIO E MAGNÉSIO EM BIODIESEL; 2012; Dissertação (Mestrado em Quimica) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Dalla Villa;
DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO DE AGROTÓXICOS NA FASE GASOSA DO AR; 2012; Dissertação (Mestrado em Quimica) - Universidade Federal de Mato Grosso, ; Orientador: Ricardo Dalla Villa;
DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE MÉTODO MULTIRRESÍDUO PARA DETERMINAÇÃO DE AGROTÓXICOS EM ÁGUA POR MICROEXTRAÇÃO DISPERSIVA LIQUIDO-LIQUIDO; 2012; Dissertação (Mestrado em Quimica) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Dalla Villa;
Reaproveitamento de Eletrodo de pH para determinação de Cloreto: Uma abordagem experimental para o ensino de química,; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Quimica) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Dalla Villa;
PROTÓTIPO SUSTENTÁVEL DE UM COLORÍMETRO DE BAIXO CUSTO: CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Dalla Villa;
DETERMINAÇÃO DE SÓDIO E POTÁSSIO EM CERVEJA: VALIDAÇÃO E APLICAÇÃO DE MÉTODO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Quimica) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Dalla Villa;
Determinação dos inseticidas clorpirifos e malationa em grãos de soja por QuEChERS, DLLME e CG-MS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Quimica) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Dalla Villa;
DETERMINAÇÃO DE SÓDIO DE POTÁSSIO EM REFRIGERANTES DIET E NÃO DIET DO TIPO COLA POR FOTOMETRIA DE CHAMA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Quimica) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Dalla Villa;
AVALIAÇÃO DA ABSORÇÃO DE CU2+ E CD2+ EM UMA NONTRONITA NATURAL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Quimica) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Dalla Villa;
DETERMINAÇÃO DE SÓDIO EM SOPA INSTANTÂNEA LIGHT E NÃO LIGHT POR ESPECTROMETRIA DE EMISSÃO ATÔMICA EM CHAMA (FAES); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Quimica) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Dalla Villa;
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO UTILIZANDO O ÍNDICE DE QUALIDADE DE ÁGUA (IQA); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Química) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Dalla Villa;
VALIDAÇÃO DE UM MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO MULTIRRESÍDUO DE AGROTÓXICOS EM SOLO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Química) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Dalla Villa;
ESTUDO DE MÉTODO QUANTITATIVO PARA PREVER COR DA CERVEJA LAGER PILSEN NA ETAPA FERMENTATIVA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Química) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Dalla Villa;
Determinação de sódio e potássio em adoçantes por fotometria de chama; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Quimica) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Dalla Villa;
Utilização de álcool etílico no preparo de amostras para a determinação de sódio e potássio em biodiesel por espectrometria de emissão atômica em chama; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Quimica) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Dalla Villa;
Desenvolvimento de método para a determinação de flutriafol em solo por cromatografia a gás acoplada com detector de massas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Quimica) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Dalla Villa;
DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO DE AGROTÓXICOS EM TORTA DE ALGODÃO DESTINADA À NUTRIÇÃO ANIMAL UTILIZANDO QuEChERS E MICROEXTRAÇÃO LÍQUIDO-LÍQUIDO DISPERSIVA; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Química) - Universidade Federal de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Dalla Villa;
Otimização e validação de um método para determinação de nitrato, nitrito,sulfato,fosfato e cloreto nas águas do Rio São Lourenço por cromatografia de troca iônica; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Dalla Villa;
Otimização e validação de um método para determinação de agrotóxicos metamidofós e acefato em água por cromatografia gasosa; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Dalla Villa;
AVALIAÇÃO DO EFEITO DA TEMPERATURA, UMIDADE E HORIZONTE DO SOLO NA DEGRADAÇÃO DOS AGROTÓXICOS: SULFATO DE ENDOSULFAN, CARBOFURAN E DIURON; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Química) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Dalla Villa;
DETERMINAÇÃO DOS PESTICIDAS ATRAZINA, METOLACLOR E ALFA E BETA ENDOSULFAN EM AR: VALIDAÇÃO DO MÉTODO DE AMOSTRAGEM E ANÁLISE; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Química) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Dalla Villa;
Otimização e validação de um método para determinação de agrotóxicos metamidofós e acefato em água por cromatografia gasosa; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Dalla Villa;
Programas Discentes 2010 - Programa de bolsa monitoria; 2010; Orientação de outra natureza; (Quimica) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Dalla Villa;
Programas Discentes 2009 - Programa de bolsa monitoria; 2009; Orientação de outra natureza; (Quimica) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Ricardo Dalla Villa;
Produções bibliográficas
-
Pinheiro, Ana Paula de Oliveira ; NARITA, ISABELA MENDES PACHECO ; NASCIMENTO, EDGAR ; DE FARIA, ROZILAINE APARECIDA PELEGRINE GOMES ; VILLA, RICARDO DALLA ; DE OLIVEIRA, ADRIANA PAIVA . Determination of macro and micronutrients in diferentes species of ora-pro-nóbis and comparison with conventional vegetable. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 17, p. e5231, 2024.
-
LOPES SIQUEIRA, ANA FLAVIA ; DE OLIVEIRA PINHEIRO, ANA PAULA ; MENDES PACHECO NARITA, ISABELA ; DALLA VILLA, RICARDO ; PAIVA DE OLIVEIRA, ADRIANA . COMPOSIÇÃO CENTESIMAL E BIOACESSIBILIDADE IN VITRO DE FERRO EM FOLHAS DE DUAS ESPÉCIES OLERÍCOLAS NÃO-CONVENCIONAIS. DESAFIOS: REVISTA INTERDISCIPLINAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS , v. 3, p. 1, 2023.
-
FERREIRA, BRUNO ARAUJO ; DA SILVA, AURÉLIA REGINA ARAÚJO ; Filbido, Gabriel Silvério ; NARITA, ISABELA MENDES PACHECO ; Pinheiro, Ana Paula de Oliveira ; DA CRUZ E SILVA, DAPHANE ; NASCIMENTO, EDGAR ; VILLA, RICARDO DALLA ; DE OLIVEIRA, ADRIANA PAIVA . In vitro bioaccessibility of the bioactive compounds and minerals in the pulp and peel of Buchenavia tomentosa Eichler fruits and their antioxidant capacities. Measurement: Food , v. 8, p. 100064, 2022.
-
NARITA, ISABELA MENDES PACHECO ; Filbido, Gabriel Silvério ; FERREIRA, BRUNO ARAUJO ; Pinheiro, Ana Paula de Oliveira ; SILVA, DAPHANE DA CRUZ E ; NASCIMENTO, EDGAR ; VILLA, RICARDO DALLA ; OLIVEIRA, ADRIANA PAIVA DE . Bioacessibilidade in vitro de carotenoides e compostos fenólicos e capacidade antioxidante de farinhas do fruto pequi (Caryocar brasiliense Camb.). Brazilian Journal of Food and Technology , v. 25, p. e2021068, 2022.
-
ARAÚJO, MARCELA RIOS DE ; COSTA, ÉRIKA SILVA ; COSTA, JULIO CEZAR NUNES DA ; MORAIS, ELAINE CARVALHO DE ; RODRIGUES, ERIKA CRISTINA ; PICANÇO, NÁGELA FARIAS MAGAVE ; FARIA, PETER BITENCOURT ; FARIA, JORGE LUIZ BRITO DE ; VILLA, RICARDO DALLA ; FARIA, ROZILAINE APARECIDA PELEGRINE GOMES DE . Qualidade de hambúrguer misto com alecrim como substituto de antioxidante sintético: caracterização físico-química. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e27011931708, 2022.
-
Filbido, Gabriel Silvério ; NARITA, ISABELA MENDES PACHECO ; DE OLIVEIRA PINHEIRO, ANA PAULA ; DA CRUZ E SILVA, DAPHANE ; FERREIRA, BRUNO ARAUJO ; NASCIMENTO, EDGAR ; VILLA, RICARDO DALLA ; DE OLIVEIRA, ADRIANA PAIVA . In vitro bioaccessibility of minerals in fortified infant foods and correlation between mineral absorption facilitators and inhibitors. JOURNAL OF FOOD MEASUREMENT AND CHARACTERIZATION , v. 15, p. 5648-5656, 2021.
-
DE OLIVEIRA GONÇALVES, TALISSA ; FILBIDO, GABRIEL SILVERIO ; DE OLIVEIRA PINHEIRO, ANA PAULA ; PINTO PIERETI, PATRICIA DANIELA ; DALLA VILLA, RICARDO ; DE OLIVEIRA, ADRIANA PAIVA . In vitro bioaccessibility of the Cu, Fe, Mn and Zn in the baru almond and bocaiúva pulp and, macronutrients characterization. JOURNAL OF FOOD COMPOSITION AND ANALYSIS , v. 86, p. 103356, 2020.
-
CONCEIÇÃO TOMASELLI RIBEIRO, ILZA ; PAIVA DE OLIVEIRA, ADRIANA ; DE SOUZA DAVID, ANDRESSA ; CRISTINA OLIVEIRA, KAMILA ; HELENA SCABORA, MARCIA ; SPESSOTO MARTINEZ, BARBARA ; DALLA VILLA, RICARDO . Physicochemical and microbiological evaluation of natural mineral water produced in Mato Grosso State, Brazil. MULTI-SCIENCE JOURNAL , v. 3, p. 32, 2020.
-
GRACIELE GOMES PEDRO, FRANCISCA ; DALLA VILLA, RICARDO ; PAIVA DE OLIVEIRA, ADRIANA . Aqueous Phase Extraction as Sample Preparation Procedure for Sodium Determination in Infant Foods. REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA , v. 12, p. 1176-1185, 2020.
-
NOVAES, MYRIAN ; DAVID, ANDRESSA ; SILVA, VITÓRIA ; RODRIGUES, ERIKA ; VILLA, RICARDO ; OLIVEIRA, ADRIANA . CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E QUÍMICA DE GRÃOS DE MILHO PIPOCA COMERCIALIZADOS NO BRASIL. MULTI-SCIENCE JOURNAL , v. 2, p. 75, 2019.
-
SIGARINI, KEYLA DOS SANTOS ; DE OLIVEIRA, ADRIANA PAIVA ; MARTINS, DAIANE LIMA ; BRASIL, ALEXANDRE SILVA ; DE OLIVEIRA, KAMILA CRISTINA ; VILLA, RICARDO DALLA . Determination of the Lead, Cadmium, and Chromium Concentration in Mineral Feeds and Supplements for Cattle Produced in the Mato Grosso State, Brazil. BIOLOGICAL TRACE ELEMENT RESEARCH (ONLINE) , v. 177, p. 209-214, 2017.
-
DA SILVA, ADRIANA S. ; DORES, ELIANA F. G. C. ; VILLA, RICARDO D. . A Multiclass Analytical Method for Pesticides Determination in Water using DLLME and GC-MS. REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA , v. 9, p. 548-562, 2017.
-
DE OLIVEIRA, TANIA LOPES ; DE OLIVEIRA, ADRIANA PAIVA ; VILLA, RICARDO DALLA . Solid-liquid extraction as a clean sample preparation procedure for determination of Na and K in meat products. JOURNAL OF FOOD COMPOSITION AND ANALYSIS , v. 62, p. 164-167, 2017.
-
BARROS, ARIANE ISIS ; DE OLIVEIRA, ADRIANA PAIVA ; GOMES NETO, JOSÉ ANCHIETA ; VILLA, RICARDO DALLA . Liquid-liquid extraction as a sample preparation procedure for the determination of Na, K, Ca, and Mg in biodiesel. Analytical Methods , v. 9, p. 5395-5399, 2017.
-
BRAUN, CARLA LUCIANE KREUTZ ; OLIVEIRA, ADRIANA PAIVA DE ; PEDRO, FRANCISCA GRACIELE GOMES ; ARRUDA, GEVANIL LENE ; LIMA, MARCIO GONÇALO DE ; VILLA, RICARDO DALLA . Physicochemical, microbiological and microscopic evaluation of artisanal rapaduras produced in Cuiabá, Mato Grosso, Brazil. Acta Scientiarum. Technology (Online) , v. 38, p. 407, 2016.
-
OLIVEIRA, A. P. ; MARTINS, D. L. ; MARTINS, M. L. ; VILLA, R.D. . Determination of Na and K in Brazilian solid dietary sweeteners by flame photometry. International Food Research Journal , v. 23, p. 2216, 2016.
-
DUARTE, JAQUELINE DA SILVA ; DORES, Eliana Freire Gaspar de Carvalho ; VILLA, RICARDO D. . ULTRASOUND VORTEX ASSISTED DISPERSIVE LIQUID-LIQUID MICROEXTRACTION (USVADLLME) APPLIED TO THE DETERMINATION OF THE TRIAZOLE FLUTRIAFOL AND TRIAZINES AND TRIAZINONES PESTICIDES IN WATER. Química Nova (Impresso) , v. 39, p. 925, 2016.
-
PEDRO, F.G.G. ; ARRUDA, G.L. ; OLIVEIRA, J.C. ; SANTOS, A.D. ; SIGARINI, K.S. ; HERNANDES, T. ; VILLA, R.D. ; OLIVEIRA, A.P. . Composição centesimal e mineral de plantas medicinais comercializadas no mercado do Porto de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Revista Brasileira de Plantas Medicinais , v. 18, p. 297-306, 2016.
-
SANTOS, C. B. G. ; MARTINS, D. L. ; OLIVEIRA, J. C. ; PEDRO, F. G. G. ; VILLA, R. D. ; OLIVEIRA, A. P. . Determination of the concentrations of essential and toxic metals in UHT milk produced in Mato Grosso State, Brazil.. INTERNATIONAL FOOD RESEARCH JOURNAL , v. 22, p. 981-986, 2015.
-
MARTINEZ, B. S. ; PEDRO, F. G. G. ; OLIVEIRA, J. C. ; OLIVEIRA, A. P. ; VILLA, R. D. . Determination of the sodium concentration in Brazilian light and non-light powdered instant soups by flame photometry. CURRENT NUTRITION & FOOD SCIENCE , v. 11, p. 131-136, 2015.
-
FREIXO, JOÃO L. ; DORES, ELIANA F. G. DE C. ; VILLA, RICARDO D. . Sampling and analysis of pesticides in the gas phase of air: method validation using a volatilization chamber. Analytical Methods , v. 7, p. 8255-8261, 2015.
-
DORES, ELIANA F. G. C. ; SPADOTTO, CLAUDIO A. ; WEBER, OSCARLINA L. S. ; DALLA VILLA, RICARDO ; VECCHIATO, ANTONIO B. ; PINTO, ALICIO A. . Environmental Behavior of Chlorpyrifos and Endosulfan in a Tropical Soil in Central Brazil. Journal of Agricultural and Food Chemistry , v. 64, p. 3942-3948, 2015.
-
BORGES, ÁLVARO HENRIQUE ; ORÇATI DORILEO, MAURA CRISTIANE GONÇALES ; VILLA, RICARDO DALLA ; BORBA, ALEXANDRE MEIRELES ; SEMENOFF, TEREZA APARECIDA DELLE VEDOVE ; GUEDES, ORLANDO AGUIRRE ; ESTRELA, CYNTIA RODRIGUES ARAÚJO ; BANDECA, MATHEUS COELHO . Physicochemical Properties and Surfaces Morphologies Evaluation of MTA FillApex and AH Plus. THE SCIENTIFIC WORLD JOURNAL , v. 2014, p. 1-6, 2014.
-
DORILEO, MAURA CRISTIANE GONÇALES ORÇATI ; VILLA, RICARDO DALLA ; GUEDES, ORLANDO AGUIRRE ; ARANHA, ANDREZA MARIA FÁBIO ; SEMENOFF-SEGUNDO, ALEX ; BANDECA, MATHEUS COELHO ; BORGES, ALVARO HENRIQUE . Comparative Analysis of Selected Physicochemical Properties of Pozzolan Portland and MTA-Based Cements. INTERNATIONAL SCHOLARLY RESEARCH NOTICES , v. 2014, p. 1-7, 2014.
-
DORILEO, MAURA CRISTIANE GONÇALES ORÇATI ; BANDECA, MATHEUS COELHO ; PEDRO, FÁBIO LUIS MIRANDA ; VOLPATO, LUIZ EVARISTO RICCI ; GUEDES, ORLANDO AGUIRRE ; VILLA, RICARDO DALLA ; TONETTO, MATEUS RODRIGUES ; BORGES, ALVARO HENRIQUE . Analysis of Metal Contents in Portland Type V and MTA-Based Cements. THE SCIENTIFIC WORLD JOURNAL , v. 2014, p. 1-6, 2014.
-
DORES, ELIANA F.G.C. ; DE SOUZA, LUANA ; VILLA, RICARDO D. ; PINTO, ALICIO ALVES . Assessment of metolachlor and diuron leaching in a tropical soil using undisturbed soil columns under laboratory conditions. Journal of Environmental Science and Health. Part B: Pesticides, Food Contaminants, and Agricultural Wastes , v. 48, p. 114-121, 2013.
-
MAGALHAES, M. R. L. ; BARROS, A. I. ; OLIVEIRA, A. P. ; SILVA, A. S. ; VILLA, R. D. . Dissolution in Ethanol as a Sample Preparation Procedure for Determination of Metals in Biodiesel by FAAS. Current Analytical Chemistry , v. 10, p. 166-171, 2013.
-
FREIXO, JOÃO L. ; SILVA, DIEGO B. DA ; DORES, ELIANA F. G. DE C. ; VILLA, RICARDO D. . Câmara de volatilização: uma alternativa para avaliação da eficiência de amostragem de α- e β -endossulfam em fase gasosa. Química Nova (Impresso) , v. 36, p. 1038-1043, 2013.
-
VILLA, R. D. ; BARROS, A. I. ; OLIVEIRA, A. P. ; MAGALHAES, M. R. L. . Determination of sodium and potassium in biodiesel by flame atomic emission spectrometry, with dissolution in ethanol as a single sample preparation step. Fuel (Guildford) , v. 93, p. 381-384, 2012.
-
OLIVEIRA, A. P. ; VILLA, R. D. ; Golveia, D. ; Lobo, F. A. ; Rosa, A. H. . Direct Determination of Cu, Cd, Ni and Pb in Aquatic Humic Substances by Graphite Furnace Atomic Absorption Spectrometry. Current Analytical Chemistry , v. 7, p. 220-224, 2011.
-
VILLA, RICARDO D ; DE OLIVEIRA, ADRIANA P ; NOGUEIRA, RAQUEL F. PUPO . Avaliação dos parâmetros de solubilidade de Hildebrand/Hansen na seleção de solventes para a extração de pesticidas organoclorados do solo. QUIMICA NOVA , v. 34, p. 1501-1506, 2011.
-
VILLA, R. D. ; TROVÓ, Alam Gustavo ; NOGUEIRA, Raquel Fernandes Pupo . Soil remediation using a coupled process: soil washing with surfactant followed by photo-Fenton oxidation. Journal of Hazardous Materials (Print) , v. 174, p. 770-775, 2010.
-
VILLA, R. D. ; TROVÓ, Alam Gustavo ; NOGUEIRA, Raquel Fernandes Pupo . Diesel degradation in soil by fenton process. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso) , v. 21, p. 1089-1095, 2010.
-
OLIVEIRA, A. P. ; VILLA, R. D. ; ANTUNES, K. C. P. ; MAGALHAES, A. ; SILVA, E. C. E. . Determination of sodium in biodiesel by flame atomic emission spectrometry using dry decomposition for the sample preparation. Fuel (Guildford) , v. 88, p. 764-766, 2009.
-
VILLA, R. D. ; NOGUEIRA, Raquel Fernandes Pupo ; TROVÓ, Alam Gustavo . Environmental implications of soil remediation using the Fenton process. Chemosphere (Oxford) , v. 71, p. 43-50, 2008.
-
VILLA, RICARDO DALLA ; SILVA, MILADY R. APOLINÁRIO DA ; NOGUEIRA, RAQUEL F. PUPO . Potencial de aplicação do processo foto-fenton/solar como pré-tratamento de efluente da indústria de laticínios. QUIMICA NOVA , v. 30, p. 1799-1803, 2007.
-
NOGUEIRA, RAQUEL F. PUPO ; TROVÓ, ALAM G. ; SILVA, MILADY RENATA A. DA ; VILLA, RICARDO D. ; OLIVEIRA, MIRELA C. DE . Fundamentos e aplicações ambientais dos processos fenton e foto-fenton. QUIMICA NOVA , v. 30, p. 400-408, 2007.
-
DALLA VILLA, RICARDO ; DE CARVALHO DORES, ELIANA FREIRE GASPAR ; CARBO, Leandro ; CUNHA, Marcelo Luiz Ferreira . Dissipation of DDT in a heavily contaminated soil in Mato Grosso, Brazil. CHEMOSPHERE , v. 64, p. 549-554, 2006.
-
DALLA VILLA, RICARDO ; PUPO NOGUEIRA, RAQUEL F. . Oxidation of p,p--DDT and p,p--DDE in highly and long-term contaminated soil using Fenton reaction in a slurry system. SCIENCE OF THE TOTAL ENVIRONMENT , v. 371, p. 11-18, 2006.
-
TROVÓ, Alam Gustavo ; DALLA VILLA, RICARDO ; NOGUEIRA, Raquel Fernandes Pupo . Utilização de reações foto-Fenton na prevenção de contaminações agrícolas. QUIMICA NOVA , v. 28, p. 847-851, 2005.
-
VILLA, RICARDO DALLA ; NOGUEIRA, RAQUEL FERANDES PUPO . Uso de reações de Fenton na remediação de solo contaminado com p,p? DDT. Ecletica Quimica , v. 30, p. 69-76, 2005.
-
Oliveira, K.C. ; Cruz e Silva, D. ; Gomes Pedro, F.G. ; RODRIGUES, E. C. ; Novaes, M.D.S. ; VILLA, R.D. ; OLIVEIRA, A. P. . BISCOITO SALGADO TIPO SNACK ENRIQUECIDO COM FARINHA DOS RESÍDUOS DO PROCESSAMENTO DE CENOURA (DAUCUS CAROTA L.) E BETERRABA (BETA VULGARIS L.): AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA, SENSORIAL E FÍSICO-QUÍMICA.. Open Science Research XIII. 1ed.: Editora Científica Digital, 2023, v. VIII, p. 17-35.
-
Novaes, M.D. S ; David, A.S. ; Silva, V. K ; RODRIGUES, E. C. ; VILLA, R. D. ; OLIVEIRA, A. P. . CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE SOJA COMERCIALIZADA NO BRASIL PARA CONSUMO HUMANO: CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE SOJA COMERCIALIZADA NO BRASIL PARA CONSUMO HUMANO. Open Science Research XI. 1ed.: Editora Científica Digital, 2023, v. , p. 34-51.
-
Filbido, Gabriel Silvério ; NARITA, ISABELA MENDES PACHECO ; Pinheiro, Ana Paula de Oliveira ; SILVA, DAPHANE DA CRUZ E ; FERREIRA, BRUNO ARAUJO ; Gonçalves, Talissa de Oliveira ; NASCIMENTO, EDGAR ; VILLA, RICARDO DALLA ; OLIVEIRA, ADRIANA PAIVA DE . IRON CHEMICAL SPECIATION IN BRAZILIAN FORTIFIED INFANT FOODS. Avanços em Ciência e Tecnologia de Alimentos - Volume 3. 1ed.: Editora Científica Digital, 2021, v. , p. 502-514.
-
Fratari, Sílvio César ; OLIVEIRA, ADRIANA PAIVA DE ; FARIA, ROZILAINE APARECIDA PELEGRINE GOMES DE ; VILLA, RICARDO DALLA . REVESTIMENTOS COMESTÍVEIS PARA CONSERVAÇÃO PÓS COLHEITA DE BANANA: UMA REVISÃO. Avanços em Ciência e Tecnologia de Alimentos - Volume 4. 1ed.: Editora Científica Digital, 2021, v. , p. 444-467.
-
Silva, Aurélia Regina Araújo da ; Filbido, Gabriel Silvério ; NARITA, ISABELA MENDES PACHECO ; SILVA, DAPHANE DA CRUZ E ; Pinheiro, Ana Paula de Oliveira ; VILLA, RICARDO DALLA ; OLIVEIRA, ADRIANA PAIVA DE . CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DO FRUTO (BUCHENAVIA TOMENTOSA EICHLER) EM BIOMA DO CERRADO MATOGROSSENSE. Ciência e Tecnologia de Alimentos: pesquisa e práticas contemporâneas. 1ed.: Editora Científica Digital, 2021, v. , p. 180-191.
-
Pinheiro, Ana Paula de Oliveira ; Filbido, Gabriel Silvério ; Cruz E Silva, Daphane ; VILLA, RICARDO DALLA ; OLIVEIRA, ADRIANA PAIVA DE . DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E DA CONCENTRAÇÃO DE COMPOSTOS BIOATIVOS EM DIFERENTES FORMAS DE PROCESSAMENTO DE PIMENTA CUMARI VERDADEIRA. In: Carlos Alberto Martins Cordeiro. (Org.). Tecnologia de Alimentos Tópicos Físicos, Químicos e Biológicos - Volume 3. 1ed.: , 2020, v. , p. 200-216.
-
NOVAES, M. D. S. ; DAVID, A. S. ; RODRIGUES, E. C. ; HERNANDES, T. ; SCABORA, M. H. ; VILLA, R.D. ; OLIVEIRA, A. P. . Gelados de pequi acrescidos de doces típicos cuiabanos pixé e furrundu: avaliação microbiológica e físico-química. In: Rozilaine Aparecida Pelegrine Gomes de Faria. (Org.). DIFERENTES FORMAS DE UTILIZAR FRUTOS ENCONTRADOS NO CERRADO DE MATO GROSSO. 1ed.: , 2020, v. , p. 83-.
-
PIERETTI, P. D. ; GONCALVES, T. O. ; FILBIDO, G. S. ; PINHEIRO, A. P. O. ; OLIVEIRA, K. C. ; SILVA, D. C. E. ; VILLA, R. D. ; OLIVEIRA, A. P. . Desenvolvimento de biocompósito a partir de resíduos do processamento dos frutos manga (Mangifera indica L.) e coco verde (Cocos nucifera L.)............................................................................ In: Rozilaine Aparecida Pelegrine Gomes de Faria. (Org.). DIFERENTES FORMAS DE UTILIZAR FRUTOS ENCONTRADOS NO CERRADO DE MATO GROSSO. 1ed.: , 2020, v. 1, p. 70-.
-
OLIVEIRA, A. P. ; MAGALHAES, A. ; DELLATORE, D. ; SILVA, E. C. E. ; ANTUNES, K. C. P. ; VILLA, R. D. . Fotometria de chama: uma técnica simples e de baixo custo para a determinação de sódio em biodiesel. In: II Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 2007, Brasília. II Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 2007.
-
VILLA, R. D. ; TROVÓ, Alam Gustavo ; NOGUEIRA, Raquel Fernandes Pupo . Some collateral effects during soil remediation using Fenton process.. In: 1st European Conference on Environmental Applications of Advanced Oxidation Processes, 2006, Chania. e-proceedings Environmental Applications of Advanced Oxidation Processes. Chania: Technical University of Crete, 2006.
-
VILLA, R. D. ; NOGUEIRA, Raquel Fernandes Pupo ; TROVÓ, Alam Gustavo . Tratamento de águas de lavagens de vasilhames de herbicidas utilizando processo foto-Fenton e energia solar. In: Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia em Resíduos e Desenvolvimento Sustentável & NISAM, 2004, Florianópolis. Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia em Resíduos e Desenvolvimento Sustentável & NISAM, 2004.
-
RIBEIRO, I. C. T. ; DAVID, A. S. ; OLIVEIRA, K. C. ; OLIVEIRA, A. P. ; VILLA, R. D. ; MARTINEZ, B. S. . AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE ÁGUAS MINERAIS NATURAIS ENVASADAS EM GALÕES DE 20 L COMERCIALIZADAS NA CIDADE DE CUIABÁ MATO GROSSO, BRASIL.. In: XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos e 10º Simpósio Internacional de Alimentos da CIGR, 2016, Gramado. XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos e 10º Simpósio Internacional de Alimentos da CIGR, 2016.
-
OLIVEIRA, K. C. ; RIBEIRO, I. C. T. ; OLIVEIRA, A. P. ; DAVID, A. S. ; MARTINEZ, B. S. ; VILLA, R. D. . AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DE ÁGUAS MINERAIS COMERCIALIZADAS NA CIDADE DE CUIABÁ, MT. In: XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos e 10º Simpósio Internacional de Alimentos da CIGR,, 2016, Gramado. XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos e 10º Simpósio Internacional de Alimentos da CIGR,, 2016.
-
OLIVEIRA, J. C. ; PEDRO, F. G. G. ; ARRUDA, G. L. ; VILLA, R. D. ; OLIVEIRA, A. P. . MÉTODO PARA A DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE SÓDIO EM BEBIDAS DIET, LIGHT E ZERO POR FOTOMETRIA DE CHAMA.. In: III WorkIF, 2014, Cuiabá. III WorkIF, 2014.
-
SILVA, N. G. ; MARTINS, D. L. ; MARTINS, M. L. ; VILLA, R. D. ; OLIVEIRA, A. P. . Uso da fotometria de chama na determinação de sódio e potássio em adoçantes dietéticos sólidos. In: XVII Encontro Nacional e III Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos, 2011, Cuiabá. Livro de Resumos do XVII Encontro Nacional e III Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos, 2011.
-
OLIVEIRA, A. P. ; ANTUNES, K. C. P. ; SILVA, E. C. E. ; VILLA, R. D. ; MAGALHAES, A. . Uso de Emulsões no Preparo de Amostras para a Determinação de Ca e Mg em Biodiesel por Espectrometria de Absorção Atômica em Chama. In: Congresso Brasileiro de Agroenergia e Simpósio internacional de biocombustíveis, 2008, Uberlândia. Anais eletrônicos dos resumos expandidos e das palestras do 36 Congresso brasileiro de Agroenergia e Simpósio internacional de biocombustíveis, 2008.
-
VILLA, R. D. ; TROVÓ, Alam Gustavo ; SILVA, M. A. ; NOGUEIRA, Raquel Fernandes Pupo . Aplicação da reação foto-Fenton na degradação de herbicidas sob luz solar. In: III Encontro sobre aplicações ambientais de Processos Oxidativos Avançados, 2005, Campinas. III Encontro sobre aplicações ambientais de Processos Oxidativos Avançados, 2005.
-
RIBEIRO, I. C. T. ; OLIVEIRA, A. P. ; VILLA, R. D. ; DAVID, A. S. ; OLIVEIRA, K. C. ; MARTINEZ, B. S. . Determinação da Concentração de Glifosato em Águas Minerais Naturais Envasadas em Galões de 20 L Produzidas em Mato Grosso por Cromatografia Líquida de Troca Iônica. In: SimCiTAL Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016, Cuiabá. SimCiTAL ? Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016.
-
SANTOS, C. B. G. ; MARTINS, D. L. ; OLIVEIRA, J. C. ; PEDRO, F. G. G. ; VILLA, R. D. ; OLIVEIRA, A. P. . Determination of Total Chromium in UHT Milk Produced in the Mato Grosso State, Brazil.. In: IUFOST - 17 th World Congress of Food Science and Technology & Expo, 2014, Montreal. Book of Abstract - IUFOST, 2014.
-
OLIVEIRA, J. C. ; PEDRO, F. G. G. ; ARRUDA, G. L. ; MARTINS, D. L. ; OLIVEIRA, A. P. ; VILLA, R. D. . Desenvolvimento de método analítico para a determinação da concentração de Na+ em refrigerantes de limão zero por fotometria de chama.. In: XXIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2014, Aracaju. Livro de resumos XXIV CBCTA, 2014.
-
SANTOS, A. D. ; PEDRO, F. G. G. ; MARTINS, D. L. ; SIGARINI, K. S. ; VILLA, R. D. ; OLIVEIRA, A. P. . Perfil mineral de especiarias comercializadas no mercado do porto, Cuiabá-MT.. In: XXIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2014, Aracaju. Livro de resumos XXIV CBCTA, 2014.
-
OLIVEIRA, J. C. ; PEDRO, F. G. G. ; ARRUDA, G. L. ; MARTINS, D. L. ; VILLA, R. D. ; OLIVEIRA, A. P. . Desenvolvimento de método para a determinação da concentração de Na+ em refrigerantes de cola light por fotometria de chama.. In: 3a Jornada de Pesquisa e Extensão do Campus Cuiabá-Bela Vista, 2014, Cuiabá. Livro de resumos, 2014.
-
BRAUN, C. L. K. ; OLIVEIRA, A. P. ; LIMA, M. G. ; PEDRO, F. G. G. ; OLIVEIRA, J. C. ; VILLA, R. D. . Caracterização físico-química e avaliação microbiológica de rapaduras artesanais comercializadas na Baixada Cuiabana, MT.. In: XXIV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2014, Aracaju. Livro de resumos XXIV CBCTA, 2014.
-
MAGALHAES, M. R. L. ; DORES, Eliana Freire Gaspar de Carvalho ; VILLA, R. D. . Determinação de pesticidas em grãos de soja por QUECHERS/ DLLME. In: Simpósio Brasileiro de Cromatografia e Técnicas Afins, 2014, Campos do Jordão. SIMCRO 2014 Livro de resumos., 2014.
-
DUARTE, J. S. ; DORES, Eliana Freire Gaspar de Carvalho ; VILLA, R. D. . Determinação de triazole, triazinas e triazinonas em água por DLLME e CG/MS: uma avaliação inicial. In: Simpósio Brasileiro de Cromatografia e Técnicas Afins, 2014. SIMCRO 2014 Livro de resumos., 2014.
-
SANTOS, C. B. G. ; MARTINS, D. L. ; OLIVEIRA, J. C. ; PEDRO, F. G. G. ; VILLA, R. D. ; OLIVEIRA, A. P. . DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE MINERAIS E METAIS POTENCIALMENTE TÓXICOS EM LEITES UHT PRODUZIDOS NO ESTADO DE MATO GROSSO, BRASIL .. In: II Jornada Científica e de Extensão do IFMT - Campus Cuiabá-Bela Vista, 2013, Cuiabá. Livro de resumos, 2013.
-
MARTINS, D. L. ; SANTOS, C. B. G. ; OLIVEIRA, J. C. ; PEDRO, F. G. G. ; VILLA, R. D. ; OLIVEIRA, A. P. . COMPARAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE PREPARO DE AMOSTRAS UTILIZADOS NA DETERMINAÇÃO DE METAIS EM LEITE POR ESPECTROMETRIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA EM CHAMA (FAAS). In: 10o Latin American Symposium of Food Science, 2013. Book of Abstract -SLACA, 2013.
-
PEDRO, F. G. G. ; BRAUN, C. L. K. ; SANTOS, C. B. G. ; OLIVEIRA, J. C. ; ARRUDA, G. L. ; VILLA, R. D. ; OLIVEIRA, A. P. . DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE METAIS EM RAPADURAS ARTESANAIS PRODUZIDAS NA BAIXADA CUIABANA, MATO GROSSO, BRASIL.. In: 10o Latin American Symposium of Food Science, 2013, Campinas. Book of Abstract -SLACA, 2013.
-
SANTOS, C. B. G. ; MARTINS, D. L. ; OLIVEIRA, J. C. ; PEDRO, F. G. G. ; VILLA, R. D. ; OLIVEIRA, A. P. . CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE LEITES UHT INTEGRAL PRODUZIDOS NO ESTADO DE MATO GROSSO, BRASIL.. In: 10o Latin American Symposium of Food Science, 2013, Campinas. Book of Abstract -SLACA, 2013.
-
FREIXO, J. L. ; VILLA, RICARDO DALLA ; SILVA, D. B. ; DORES, ELIANA F.G.C. . Method development for determination of pesticides in ambient air. In: 7th European Conference on Pesticides and Related Organic Micropollutants in the Enviroment, 2012, Porto. Book of Abstracts. Matosinhos, Portugal: IAREN - Instituto da Água da Região Norte, 2012. v. 1. p. 229-230.
-
MARTINEZ, B. S. ; PEDRO, F. G. G. ; OLIVEIRA, J. C. ; SILVA, Y. O. ; OLIVEIRA, A. P. ; VILLA, R. D. . Determinação de sódio em sopas instantâneas por fotometria de chama. In: 35 a Reunião Anual de Sociedade Brasileira de Química, 2012, Águas de Lindóia. 35 a Reunião Anual de Sociedade Brasileira de Química, 2012.
-
JESUS, A. D. ; CASTILHO, O. M. ; MARTINEZ, B. S. ; SILVA, A. S. ; VILLA, R. D. ; OLIVEIRA, A. P. . DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS E DE ESPÉCIES METÁLICAS EM AMOSTRAS DE MEL DE ORIGEM REGIONAL E NACIONAL. In: 63a Reunião Anual da SBPC, 2011, Goiânia. Livro de Resumos 63a Reunião Anual da SBPC, 2011.
-
MARTINS, M. L. ; MARTINS, D. L. ; SILVA, N. G. ; VILLA, R. D. ; OLIVEIRA, A. P. . AVALIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE Na+ E K+ EM ADOÇANTES DIETÉTICOS SÓLIDOS. In: 34a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis. Livro de Resumos da 34a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011.
-
MAGALHAES, M. R. L. ; PIOVEZAN, L. O. ; OLIVEIRA, A. P. ; VILLA, R. D. . AVALIAÇÃO DAS CONCENTRAÇÕES DE SÓDIO E POTÁSSIO EM REFRIGERANTES DIET E NÃO DIET TIPO COLA. In: 34a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis. Livro de Resumos da 34a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011.
-
MAGALHAES, G. C. ; MARTINS, M. L. ; OLIVEIRA, A. P. ; OLIVEIRA, G. C. ; VILLA, R. D. . DETERMINAÇÃO DE Na+ e K+ EM ADOÇANTES DIETÉTICOS LÍQUIDOS POR FAES. In: 34a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis. Livro de Resumos da 34a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011.
-
BARROS, A. I. ; OLIVEIRA, A. P. ; SILVA, A. S. ; VILLA, R. D. . USO DA MONOETANOLAMINA NO PREPARO DE AMOSTRAS PARA A DETERMINAÇÃO DE METAIS EM BIODIESEL. In: 34a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis. Livro de Resumos da 34a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011.
-
NASCIMENTO, M. S. ; GELINSKI, F. ; DORES, Eliana Freire Gaspar de Carvalho ; VILLA, R. D. . Validação de método analítico multirresíduo para determinação de agrotóxicos em solo usando HPLC/DAD. In: 34a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis. Livro de Resumos da 34a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011.
-
SILVA, A. S. ; CARNEIRO, A. M. ; VILLA, R. D. ; SILVA, E. C. E. ; OLIVEIRA, E. F. . AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE PILHAS EM CONTAMINAR ÁGUA POR METAIS: UM ESTUDO PRELIMINAR. In: 34a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis. Livro de Resumos da 34a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011.
-
RIBEIRO, A. C. A. ; FREITAS1, C. S. ; MAGALHAES, M. R. L. ; DORES, Eliana Freire Gaspar de Carvalho ; VILLA, R. D. . Validação de um método multirresíduo para determinação de pesticidas em água por HPLC/DAD.. In: 34a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis. Livro de Resumos da 34a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011.
-
CONCEICAO, M. R. ; MARTINEZ, B. S. ; SILVA, A. S. ; VILLA, R. D. ; OLIVEIRA, A. P. . ESTUDO PRELIMINAR DAS AÇÕES DE VARIAVÉIS FÍSICO-QUÍMICAS NA QUALIDADE DAS ÁGUA DE ABASTECIMENTO DO BAIRRO ASA BELA, VÁRZEA GRANDE MT. In: 51o Congresso Brasileiro de Química, 2011, São Luís. 51o Congresso Brasileiro de Química, 2011.
-
BARROS, A. I. ; MAGALHAES, M. R. L. ; OLIVEIRA, A. P. ; VILLA, R. D. . UM MÉTODO SIMPLES E RÁPIDO PARA DETERMINAÇÃO DE NA E K EM BIODIESEL POR FOTOMETRIA DE CHAMA. In: 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Águas de Lindóia. 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010.
-
OLIVEIRA, A. P. ; VILLA, R. D. ; MAGALHAES, A. ; SILVA, A. S. ; BARROS, A. I. . DETERMINAÇÃO DE Na, K, Ca E Mg EM BIODIESEL POR FAAS UTILIZANDO ETANOL NO PREPARO DE AMOSTRAS. In: Congresso Brasileiro de Química, 2010, Cuiabá, MT. 50o Congresso Brasileiro de Química (CBQ), 2010.
-
SANTOS, L. G. ; LOURENCETTI, C. ; CUNHA, Marcelo Luiz Ferreira ; VILLA, R. D. ; DORES, Eliana Freire Gaspar de Carvalho ; PINTO, A. A. . Validação de métodos para análise de agrotóxico em adosrvente utilizado na amostragem de ar. In: 32a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2009, Fortaleza. Livro de Resumos da 32a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2009.
-
PAGNONCELLI, K. C. ; SILVA, F. A. ; VILLA, R. D. ; CASARA, K. P. ; DORES, Eliana Freire Gaspar de Carvalho . Efeito da temperatura , umidade e horizonte do solo na degradação do sulfato de endosulfam. In: 32a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2009, Fortaleza. Livro de Resumos da 32a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2009.
-
ANTUNES, K. C. P. ; OLIVEIRA, A. P. ; SILVA, E. C. E. ; VILLA, R. D. . AVALIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE HG, CD, CU, CR E PB EM SEDIMENTOS DO PANTANAL MATO-GROSSENSE. In: 60a Reunião Anual da SBPC, 2008, Campinas. Livros de resumos, 2008.
-
Golveia, D. ; Lobo, F. A. ; Rosa, A. H. ; VILLA, R. D. . Determinação direta de Cu, Cd, Ni e Pb em substâncias húmicas aquáticas por espectrometria de absorção atômica em forno de grafite. In: 31a Reunião da SBQ, 2008, Água de Lindóia. Livro de Resumo da 31a SBQ, 2008.
-
VILLA, R. D. ; TROVÓ, Alam Gustavo ; NOGUEIRA, Raquel Fernandes Pupo . Aplicação do processo Fenton na remediação de solo contaminado com óleo diesel. In: 30a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007, Águas de Lindóia. Livro de resumosda 30a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. São Paulo, 2007.
-
TROVÓ, Alam Gustavo ; VILLA, R. D. ; NOGUEIRA, Raquel Fernandes Pupo . Fotodegradação dos fármacos amoxicilina e paracetamol pelos processos H2O2/UV e foto-Fenton. In: 30a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007, Águas de Lindóia. Livro de Resumos da 30a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. São Paulo, 2007.
-
NOGUEIRA, Raquel Fernandes Pupo ; VILLA, R. D. . Treatment of DDT contaminated soil by Fenton and photo-Fenton process advantages, drawbacks and alternatives.. In: 3o. Simpósio Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, 2007, Freiburg. Anais do 3o. Simpósio Brasil-Alemanha. Tuebingen : Baden-Wurtenbergisches Brasilien-Zentrum der Universitat Tebingen, 2007.
-
VILLA, R. D. ; TROVÓ, Alam Gustavo ; NOGUEIRA, Raquel Fernandes Pupo . USO DO SURFACTANTE TRITON X-100 NA REMOÇÃO DE ÓLEO DIESEL DO SOLO E POSTERIOR TRATAMENTO DA ÁGUA DE LAVAGEM POR REAÇÕES FOTO-FENTON/SOLAR. In: III ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA AMBIENTAL, 2006, CABO FRIO/RIO DE JANEIRO. III ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA AMBIENTAL.
-
VILLA, R. D. ; NOGUEIRA, Raquel Fernandes Pupo ; SILVA, M. A. . Uso de reações de Fenton e foto-Foton/solar no tratamento de efluente da indústria quijeira. In: III Encontro sobre Aplicação Ambientais de Processos Oxidativos Avançados, 2005, Campinas. III Encontro sobre Aplicação Ambientais de Processos Oxidativos Avançados, 2005.
-
VILLA, R. D. ; NOGUEIRA, Raquel Fernandes Pupo . Solubilização do Contaminante e disponibilização de metais durante a remediação de solo utilizando reações de Fenton. In: III Encontro sobre Aplicações Ambientais de Processos Oxidativos Avançados, 2005, Campinas. Solubilização do Contaminante e disponibilização de metais durante a remediação de solo utilizando reações de Fenton, 2005.
-
VILLA, R. D. ; NOGUEIRA, Raquel Fernandes Pupo ; SILVA, M. A. . Redução da carga orgânica de efluentes de laticínio utilizando reações foto-Fenton e luz solar. In: 28ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005, Poços de Caldas. Redução da carga orgânica de efluentes de laticínio utilizando reações foto-Fenton e luz solar, 2005.
-
VILLA, R. D. ; NOGUEIRA, Raquel Fernandes Pupo . Oxidação de organoclorados em solo utilizando reações de Fenton e foto-Fenton/solar em sistema em lama.. In: 27a. Reunião Anual da SBQ/ Congresso Latino Americano de Química, 2004, Salvador. Livro de Resumos da 27a. SBQ, 2004. p. AB45-AB45.
-
VILLA, R. D. ; NOGUEIRA, Raquel Fernandes Pupo . Remediação de Solo Contaminado com DDT e DDE utilizando reação de Fenton e foto-Fenton. In: II Encontro sobre aplicações ambientais de Processos Oxidativos Avançados, 2003, Campinas/SP. II Encontro sobre aplicações ambientais de Processos Oxidativos Avançados, 2003.
-
VILLA, R. D. ; DORES, Eliana Freire Gaspar de Carvalho . Dispersion of DDT in a heavily contaminated soil in Cuiabá. In: Challenges in environmental risk assessment and modelling, 2002, Vienna, 2002.
-
VILLA, R. D. ; DORES, Eliana Freire Gaspar de Carvalho ; MARTINS, Eucarlos L ; PIVATTO, Marcos ; GONSALVES, Adley Bergson ; CARBO, Leandro ; CUNHA, Marcelo Luiz Ferreira . Avaliação do potenical de contaminação do ambiente por biocidas devido ao seu uso em áreas de lavouras de algodão. In: X ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2002, Cuiabá.. Anais do X Encontro de Iniciação Científica, 2002. p. 65-65.
-
VILLA, R. D. ; DORES, Eliana Freire Gaspar de Carvalho ; DE, Adley Bergson Gonsalves ; MARTINS, Eucarlos L ; PIVATTO, Marcos ; CUNHA, Marcelo Luiz Ferreira . Determinação de DDT em solo do galpão sanitário da FUNASA em Várzea Grande - MT.. In: X ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2002, Cuiabá. X ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2002. p. 64-64.
-
VILLA, R. D. ; DORES, Eliana Freire Gaspar de Carvalho ; CARBO, Leandro ; GONSALVES, Adley Bergson . Determinação de resíduos de DDT e BHC em soro sanguíneo e leite materno de moradores do deposito de pesticidas inservíveis em Várzea Grande - Mato Grosso. In: Sinopse das Pesquisas Financiadas pela FAPEMAT, 2002, Cuiabá, 2002. p. 93-93.
-
VILLA, R. D. ; DE, Adley Bergson Gonsalves ; CARBO, Leandro ; DORES, Eliana Freire Gaspar de Carvalho ; PIVATTO, Marcos ; SCHERVINSKI, S. L. ; CUNHA, Marcelo Luiz Ferreira . Avaliação do grau de contaminação dos recursos hídricos do pantanal por biocidas e metais. In: IX Encontro de Iniciação Científica, 2001, Cuiabá. Anais do IX Encontro de Iniciação Científica, 2001. p. 83-83.
-
VILLA, R. D. ; DE, Adley Bergson Gonsalves ; CUNHA, Marcelo Luiz Ferreira ; PIVATTO, Marcos ; DORES, Eliana Freire Gaspar de Carvalho ; CARBO, Leandro ; SCHERVINSKI, S. L. . Determinação de DDT total em agentes da FUNASA-distrito de Cáceres, Mato Grosso. In: Anais do IX Encontro de Iniciação Científica, 2001, Cuiabá. Anais do IX Encontro de Iniciação Científica, 2001. p. 82-82.
-
VILLA, R. D. . Residuos de pesticidas organoclorados no leite pausterizado comercializado na regiao de Cuiabá/MT. In: IX Encontro de Iniciação Científica, 2001, Cuiabá. Anais do IX Encontro de Iniciação Científica, 2001. p. 78-78.
-
VILLA, R. D. ; ALVES, B. V. ; DORES, Eliana Freire Gaspar de Carvalho ; PIVATTO, Marcos ; SCHERVINSKI, S. L. ; CARBO, Leandro ; CUNHA, Marcelo Luiz Ferreira . DETERMINAÇÃO DE DDT EM SOLO DO GALPÃO SANITÁRIO DA FUNASA-MT. In: IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2001, CUIABÁ. ANAIS DO IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. p. 77-77.
-
VILLA, R. D. . Determinação de DDT e Malation em solo do galpão sanitário da FUNASA-MT. In: VIII Encontro de Iniciação Científica, 2000, Cuiabá. VIII Encontro de Iniciação Científica, 2000.
-
VILLA, R. D. ; CARBO, Leandro ; CUNHA, Marcelo Luiz Ferreira ; ALVES, B. V. ; SCHERVINSKI, S. L. ; PARIZOTTO, C. A. . Determinação de resíduos de DDT e HCH em soro sanguineo de saúde da FUNASA-MT. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Química, 1999, Goiânia. XXXIX Congresso Brasileiro de Química, 1999.
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
DESENVOLVIMENTO DE UM COLORÍMETRO COM LED PARA A DETERMINAÇÃO DE PROTEÍNAS TOTAIS: UMA ABORDAGEM SUSTENTÁVEL, Descrição: Este projeto visa desenvolver um colorímetro de baixo custo, utilizando LED como fonte de radiação, para determinação de proteínas totais em alimentos pelo método do Biureto. O método tradicional de digestão em Kjeldahl é demorado e envolve reagentes tóxicos, enquanto o método do Biureto oferece uma alternativa mais segura e rápida, baseada na formação de um complexo colorido com íons de cobre. A utilização do LED como fonte de radiação pode dispensar a necessidade de componentes ópticos como monocromadores, reduzindo ainda mais os custos e a complexidade do sistema. O colorímetro será montado com componentes econômicos, incluindo um LED verde (emissão em 532 nm), um foto-resistor LDR para detecção de luz e um circuito eletrônico baseado no ICL7107 para processar e digitalizar o sinal. O chassi do colorímetro será construído em madeira de lei (TECA), que é amplamente cultivada no Estado de Mato Grosso, contribuindo para um design mais sustentável e minimizando o uso de peças plásticas. Esse enfoque ressalta o caráter ambiental do projeto e promove o uso de materiais renováveis e duráveis na construção de instrumentos científicos. O protótipo desenvolvido poderá viabilizar análises rápidas e precisas de proteínas em amostras de alimentos, oferecendo uma alternativa prática e acessível para laboratórios de pesquisa e ensino. Além disso, sua aplicação em aulas práticas poderá contribuir significativamente para a formação de estudantes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Ricardo Dalla Villa - Coordenador / José Carlos de Oliveira - Integrante / Adriana Paiva de Oliveira - Integrante / Michelle Fernanda Brugnera - Integrante.
-
2021 - 2023
Avaliação da concentração total e bioacessível de lítio em matrizes alimentares dos biomas de Mato Grosso, Descrição: Descrição: O Estado de Mato Grosso apresenta uma vasta biodiversidade, pois abrange três biomas terrestre brasileiro, a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal, porém ainda é pouco estudado o potencial que os frutos oriundos desses ecossistemas. O Litio (Li) é um elemento químico que possui reconhecida relação com alterações comportamentais, sendo muito utilizado como normotímico, sendo assim, importante para estudos, principalmente em fontes alimentares. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é avaliar a presença do Lítio (Li), quantificar seu teor total e bioacessivel in vitro em polpas de pequi, bacaba e bocaiuva e nas castanha de baru, caju e Brasil, coletadas em Mato Grosso. Para este propósito as amostras, após coletadas, serão selecionadas, classificadas, sanitizadas e pré-preparadas para as análises por meio de secagem em estufa e pulverização. Após esta etapa, será realizada a caracterização de cada amostra através da composição centesimal (cinzas, umidade, proteínas, lipídeos, carboidratos e fibras alimentares), para posterior quantificação de seus teores totais de Li, por espectrometria de emissão atômica em chama utilizando como preparo de amostras a decomposição por via úmida. Já os ensaios de bioacessibilidade in vitro serão feitos pelo protocolo INFOGEST que consiste de três etapas: digestão salivar, estomacal e intestinal. Todos os experimentos serão feitos em triplicata, e testes estatísticos serão utilizados a fim verificar a possíveis correlações entre a composição centesimal, teor total e a fração bioacessível do Li das amostras analisadas. Os resultados obtidos neste projeto poderão contribuir para um maior entendimento do real valor nutritivo e o potencial biotecnológico dessas matrizes alimentares que serão estudadas, e desta forma auxiliar para uma maior valorização desses alimentos, que até o momento tem seu consumo e comercialização restrita em sua maioria apenas a população local, e na forma in natura e também no desenvolvimento de produtos alimentícios regionais funcionais lítio-fortificados..Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Dalla Villa - Coordenador / Adriana Paiva de Oliveira - Integrante / Elaine P Silva - Integrante.
-
2011 - 2014
Avaliação de métodos de vulnerabilidade à contaminação de aquíferos, na cidade de Sinop-MT e desenvolvimento de um novo método de vulnerabilidade., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Dalla Villa - Integrante / Eliana Freire Gaspar de Carvalho Dores - Integrante / Edinaldo de Castro e Silva - Integrante / Alteredo Oliveira Cutrim - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2014
Nutrientes e pesticidas das nas águas superficiais das principais bacias do Pantanal Setentrional: uma abordagem integrada., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Dalla Villa - Integrante / Eliana Freire Gaspar de Carvalho Dores - Integrante / Peter Zeilhofer - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2014
Definição de Indicadores de Integridade Ambiental para bacia do Rio Cuiabá determinadas a partir da influência da vazão regularizada da APM Manso, pelo efeito das cargas orgânicas oriundas das sub-bacias urbanas e atividades agropecuárias, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Dalla Villa - Integrante / Eliana Freire Gaspar de Carvalho Dores - Coordenador / Adriana Paiva de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2012
DETERMINAÇÃO DOS PESTICIDAS ATRAZINA, METOLACLOR E ALFA E BETA-ENDOSULFAN EM AR: VALIDAÇÂO DO MÉTODO DE AMOSTRAGEM E ANALISE, Descrição: Este projeto tem por objetivo avaliar a eficiência de cartuchos de adsorção XAD-2 na amostragem dos pesticidas atrazina, metolaclor, #61537;- e #61538;-endosulfan em ar. Para isso, os pesticidas serão continuamente volatilizados em uma pequena câmara, que simula a contaminação do ar, e forçados a passar pelo cartucho de adsorção. Este sistema permitirá avaliar fatores que podem influenciar a eficiência de amostragem tais como concentração de pesticidas no ar e a vazão de ar nos cartuchos durante a amostragem. Também propõem desenvolver um método para extrair os pesticidas adsorvidos na XAD-2 para posteriores análises cromatográficas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Ricardo Dalla Villa - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2011
Restauração ambiental da nascente do Rio São Lourenço, Mato Grosso e seu efeito sobre a redução da contaminação agrícola e melhoria da qualidade da água, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Dalla Villa - Integrante / Eliana Freire Gaspar de Carvalho Dores - Coordenador / Edinaldo de Castro e Silva - Integrante / Oscarlina Lúcia dos Santos Weber - Integrante / Edna Lopes Hardoim - Integrante / Carolina Lourencetti - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2009
Efeito da temperatura e umidade na degradação e na lixiviação de pesticidas em solos: experimentação, modelagem matemática e simulação, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Dalla Villa - Integrante / Eliana Freire Gaspar de Carvalho Dores - Coordenador / Eucarlos L Martins - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2009
Gerenciamento de Resíduos Químicos Gerados pelos Laboratórios de Ensino do CEFET/MT, Descrição: O controle da poluição tem sido um dos maiores desafios ambientais da atualidade. Avaliar e reduzir a emissão de resíduos que impactuam na qualidade ambiental é uma questão de responsabilidade social. Neste cenário, a contaminação do ambiente por resíduos químicos gerados por laboratórios de análises não pode ser ignorado. Assim, este projeto visa a implantação de um núcleo piloto de gerenciamento de resíduos químicos no CEFET/MT, objetivando a redução da emissão poluente dos laboratórios de ensino, a reutilização, reuso, destinação adequada e geração de tecnologia no tratamento de resíduos químicos... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ricardo Dalla Villa - Integrante / Eliana Freire Gaspar de Carvalho Dores - Integrante / Eucarlos L Martins - Coordenador / Adriana Paiva de Oliveira - Integrante / Josias do Espirito Santo Coringa - Integrante / Leny Borghesan A. Alberguini - Integrante / Cristiane Lopes Pinto - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.
Prêmios
2006
Premiação da sessão de painéis, III ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA AMBIENTAL.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Mato Grosso, INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA. , Av. Fernando Correa da Costa s/n, Coxipó, 78000-000 - Cuiaba, MT - Brasil, Telefone: (65) 36158764, URL da Homepage:
Experiência profissional
2021 - 2023
Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia de Mato GrossoVínculo: , Enquadramento Funcional:
2007 - 2008
Universidade de CuiabáVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
2006 - Atual
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2024
Pesquisa e desenvolvimento, INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA.Linhas de pesquisa
-
02/2011
Ensino, Quimica, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Métodos Cromatográficos, Química Analítica Avançada
-
01/2006
Pesquisa e desenvolvimento, INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA.Linhas de pesquisa
-
04/2007 - 08/2007
Ensino, Engenharia Sanitária e Ambiental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Geral e Análitica Aplicada
-
10/2006 - 03/2007
Ensino, Quimica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Analítica IV, Química Analítica V
-
08/2006 - 03/2007
Ensino, Engenharia Sanitária e Ambiental, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Geral Básica
-
08/2006 - 10/2006
Ensino, Engenharia Florestal, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Geral
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ricardo Dalla Villa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?