Fernanda Marcon

Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2006), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Professora adjunta da UFFS campus Laranjeiras do Sul-PR , atua nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais e no curso Interdisciplinar em Educação do Campo - Ciências Sociais e Humanas. Realizou estágio pós-doutoral no Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP) sob supervisão do professor John Cowart Dawsey em 2024. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Antropologia, Jovens e Juventudes da UFFS e tem experiência em Etnomusicologia, Antropologia das Juventudes e Antropologia da Performance, atuando principalmente nos seguintes temas: festas e festivais de música, música popular, performances políticas de juventudes rurais/do campo e indígenas, performances e movimentos sociais.

Informações coletadas do Lattes em 10/06/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Antropologia Social

2009 - 2014

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Los viajes del río: migração, festa e alteridade entre chamameceiros e chamameceiras das províncias de Buenos Aires, Entre Ríos e Corrientes, Argentina
, Ano de obtenção: 2014. Rafael José de Menezes Bastos. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: chamamé; gêneros musicais; Argentina; migrações; festas e festivais de música.

Mestrado em Antropologia Social

2007 - 2009

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Música de Festival: uma etnografia da produção de música nativista no festival Sapecada da Canção Nativa, em Lages-SC., Ano de Obtenção: 2009
Rafael José de Menezes Bastos.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: festivais; etnomusicologia; música nativista; imaginários.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Graduação em Ciências Sociais

2002 - 2006

Universidade Federal do Paraná
Título: Tradição e transformação: um maracatu curitibano
Orientador: Ana Luisa Fayett Sallas
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Pós-doutorado

2024 - 2024

Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Formação complementar

2011 - 2011

Escritura y Oralidad Académica. (Carga horária: 48h). , Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.

2009 - 2009

A fotografia como registro. (Carga horária: 4h). , Associação Amigos do Museu Histórico Thiago de Castro, AAMHTC, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Festival de Música de Lages-SC. (Carga horária: 9h). , Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Introdução a Etnomusicologia. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Comportamento Político/Especialidade: Comportamento Legislativo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas/Especialidade: Análise do Processo Decisório.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Etnomusicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.

Organização de eventos

DAWSEY, J. C. ; RIBEIRO, P. V. B. C. ; MARCON, Fernanda . Napedra em performance: criações 12. 2024. (Outro).

MARCON, Fernanda . V Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas em Educação do Campo. 2019. (Outro).

MARCON, Fernanda ; GROSSI, M. P. ; SILVA, S. L. ; WELTER, T. ; CESARINO, L. M. C. N. ; BRAH, Y. . 18th IUAES World Congress. 2018. (Congresso).

MARCON, Fernanda . VIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - VIII JIC. 2018. (Outro).

MARCON, Fernanda . IV Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas em Educação do Campo. 2018. (Outro).

MONTARDO, D. L. O. ; MARCON, Fernanda ; DOMINGUEZ, M. E. . VII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia. 2015. (Congresso).

MARCON, Fernanda . IX Seminário Integrado das Licenciaturas - PIBID, PARFOR, PPGE e PPGCIM. 2013. (Outro).

Participação em eventos

34ª Reunião Brasileira de Antropologia. Tragédia e experiência na peça ?Antígona na Amazônia? (Milo Rau/ NTGent & MST, 2023): um diálogo a partir da antropologia da performance. 2024. (Congresso).

Napedra em performance: criações 12.?Tragédia em performance: reflexões sobre a peça Antígona na Amazônia?. 2024. (Seminário).

I Seminário das Licenciaturas (SELICEN) e II Seminário Internacional de Letras da Fronteira Sul.RELAÇÃO ESTUDANTES E ENSINO TÉCNICO: RELATO SOBRE A REALIDADE DA FORMAÇÃO PARA A CLASSE TRABALHADORA.. 2023. (Seminário).

IX Encontro Nacional das Licenciaturas.PLATAFORMAS DIGITAIS, DESINFORMAÇÃO E MASCULINISMO: REFLEXÕES A PARTIR DA ATUAÇÃO DO PIBID- SOCIOLOGIA EM LARANJEIRAS DO SUL-PR. 2023. (Seminário).

33ª Reunião Brasileira de Antropologia. ?Buona Sera Turin! Good evening Europe!": Performance e política no Eurovision Song Contest 2022. 2022. (Congresso).

20º Congresso Brasileiro de Sociologia. O acesso ao ensino superior e a teoria dos capitais em Bourdieu: uma análise sobre a desigualdade de desempenho educacional a partir dos dados do ENEM 2019. 2021. (Congresso).

39 Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS).Extensão e cultura em tempos de pandemia: reflexões a partir do projeto 'Mundos possíveis: música e sociedade pós-pandemia'.. 2021. (Seminário).

31ª Reunião Brasileira de Antropologia. Resistir no campo: etnografia das performances políticas de jovens indígenas e sem-terra no Paraná.. 2018. (Congresso).

VIII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS.Avaliação dos trabalhos enviados ao VIII SEPE. 2018. (Seminário).

13º Mundo de Mulheres & Fazendo Gênero 11: Transformações, Conexões, Deslocamentos.. Danza de Pareja: reflexões sobre música, gênero e parentesco entre chamameceras e chamameceros de Buenos Aires, Argentina.. 2017. (Congresso).

Jornadas Antropológicas PPGAS/UFSC 2015. (Re)contextualizando a arte: política(s) e ativismo(s). 2015. (Congresso).

VII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia.Sobre gêneros musicais, festas e alteridades: uma reflexão a partir da etnografia sobre o chamamé na Argentina.. 2015. (Encontro).

Colóquio Arte e Sociabilidade: pesquisa, colaboração e fronteirasiras.Na fronteira do gênero musical: a construção de alteridades e a produção de saberes sobre música a partir da análise de dados etnográficos a respeito da música nativista no sul do Brasil e do chamamé na Argentina.. 2012. (Outra).

Tercer Congreso Latinoamericano de Antropología ALA 2012. Sonoridades e gêneros musicais: a centralidade dos instrumentos de fole no chamamé na Argentina.. 2012. (Congresso).

IX RAM. Entre Rios: o conceito de gênero musical e a etnografia sobre chamamé na mesopotâmia argentina. 2011. (Congresso).

V Encontro Nacional da Associção Brasileira de Etnomusicologia.Etnografias do chamamé no Brasil e na Argentina: uma reflexão sobre trabalho de campo e comparatismo. 2011. (Encontro).

II Jornadas Antropológicas.Sobre debates contemporâneos em antropologia: ou de como tornar crítica uma questão de pesquisa.. 2010. (Outra).

Oficina PROEXT.Oficina sobre processos de composição entre compositores da Escola de Samba Copa Lord em Florianópolis. 2009. (Oficina).

Olhares sobre a Identidade Regional.4ª Semana do Museu Thiago de Castro. 2009. (Outra).

VIII RAM. Música Nativista e Imaginários Gauchescos: sobre cantar opinando. 2009. (Congresso).

I Jornadas Antropológicas. Dos Cataúchos: etnografia da produção de música nativista no festival Sapecada da Canção Nativa. 2008. (Congresso).

IX Congreso Argentino de Antropologia Social. Tradição e transformação: um maracatu curitibano. 2008. (Congresso).

Curso de Extensão em Etnomusicologia. 2005. (Seminário).

XII EVINCI- Evento de Iniciação Científica da UFPR. A relação Sociedade Civil Organizada e Assembléia Legislativa do Paraná na 14 legislatura (1999-2003): Um estudo de caso do novo estatuto da polícia civil. 2004. (Congresso).

XII Jornada de Jovens Pesquisadores Da AUGM. Relação entre sociedade civil organizada e poder legislativo : o projeto de lei do novo estatuto da polícia civil na Assembléia Legislativa do Paraná durante a 14 legislatura (1999-2003). 2004. (Congresso).

Seminário Internacional: Legislativos Estaduais em perspectiva comparada. 2003. (Seminário).

XV Encontro Regional de Estudantes de Ciências Sociais. 2003. (Encontro).

XXVII Encontro Anual da ANPOCS. 2003. (Congresso).

III Workshop Empresa, empresários e sociedade. 2002. (Simpósio).

I Seminário de Pedagogia: Saber, saber fazer e saber ser. 2001. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Amanda Jacometi

JACOMETI, A.; OLIVEIRA, A. P.; DOMENICI, C.;MARCON, Fernanda. Violências de gênero na universidade de música: um olhar para o habitus, colonialidades, experiências e atravessamentos. 2023. Dissertação (Mestrado em MÚSICA) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Vinicius Teixeira Pinto

OLIVEIRA, A. P.;MARCON, Fernanda; DOMINGUEZ, M. E.; ZEA, E. M. S.; BASTOS, R. J. M.. Sons do sul: performances e poéticas do rap em Porto Alegre. 2015. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Gabriella Silva de Souza

DOMINGUEZ, M. E.; MAHEIRIE, K.; DEVOS, R. V.;MARCON, Fernanda. "Ao som do Ijexá. Afirmação política e expressão religiosa nos Afoxés de Recife e Olinda (PE)". 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Franciele Cristina Neves

DIAS, P. H. B.; OLIVEIRA, A. P.;MARCON, Fernanda. Headbangers e tererê: a experiência heavy metal na tríplice fronteira. 2014. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS SOCIAIS) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Leticia Grala Dias

DOMINGUEZ, M. E.; BASTOS, R. J. M.;MARCON, Fernanda. Quando quem fala é a benzedeira: benzeduras e benzedeiras na ilha de Florianópolis/SC.. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rafael Gustavo de Oliveira

GUERIOS, P. R.; MACAGNO, L. G.;MARCON, Fernanda. Selah Al Museka: uma etnografia das produções e práticas musicais palestinas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: ADRIANA CRISTINA MÜLLER

ANDRIOLI, L. A.;MARCON, Fernanda; CEZIMBRA, E. N.. Formação e constituição de identidade de classes no Movimento de Pequenos Agricultores - MPA". 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Realidade Brasileira) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: Daniel Nascimento Matoso

MONTEIRO, F. M.;MARCON, Fernanda; COSTA, J. G.. O estranhamento do Ser Social Educador(a) da Rede Estadual de Educação do Paraná". 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Realidade Brasileira) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: Taís Adams Gramowski

MONTEIRO, F. M.; COSTA, J. G.;MARCON, Fernanda. A invisibilidade dos LGBTI no ambiente escolar em Escolas Estaduais do Paraná. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Realidade Brasileira) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: Isonete Vilvert Weber

AMANCIO, H. P.; TRATENBERG, M. H. R.;MARCON, Fernanda. A representação de alun@s negr@s acerca de professor@s branc@s na rede de educação de Santa Catarina.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ana Cláudia Vicente Demétrio

MARCON, Fernanda; AMANCIO, H. P.; TRATENBERG, M. H. R.. Relações estabelecidas entre intercambistas negros e a comunidade acadêmica da UFSC: reflexões acerca das questões étnico-raciais. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ana Cristina Martínez

MARCON, Fernanda; AMANCIO, H. P.; TRATENBERG, M. H. R.. Índios online: subsídios para a aplicação da Lei 11.645 através dos recurso de hipermídia de autoria indígena. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Jéssica dos Santos de Lima

LIMA, J. S.; PONTAROLO, F.; BARAO, V. K. V.;MARCON, Fernanda. Você fala a língua Kaingang?": a questão do idioma para o povo Kaingang da Terra Indígena de Mangueirinha. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: Keorlly Cabral Kegler

COSTA, J. G.;MARCON, Fernanda; HAMMEL, A. C.. RELAÇÃO FAMÍLIA ? ESCOLA: ELEMENTOS E POSSIBILIDADES DE INFLUÊNCIAS POSITIVAS NA FORMAÇÃO ESCOLAR DO SUJEITO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: JANAINA DELANE

PONTAROLO, F.; GEHLEN, E.;MARCON, Fernanda. A IMPORTÂNCIA DA CASA DE REZA ?OPY?I PARA A PERMANÊNCIA DA IDENTIDADE DOS INDÍGENAS GUARANI NA ALDEIA PALMEIRINHA DO IGUAÇU (PR): T.I MANGUEIRINHA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: Tiago Prestes

MONTEIRO, F. M.;MARCON, Fernanda; SILVA, R.. No meio do caminho tinha uma escola: implicações da estrutura violenta no desempenho escolar dos estudantes. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: Everli Thalia Borré

DAVILA, J. B.; GEHRKE, M.;MARCON, Fernanda. Educação de Jovens e Adultos no acampamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio em Rio Bonito do Iguaçú-PR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: Ronaldo Cezar Antunes

DAVILA, J. B.; GEHRKE, M.;MARCON, Fernanda. Os processos educativos do MST e a contribuição para a formação do sujeito histórico: a experiência de Santa Catarina na luta pela terra. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: Amanda Caroline Teodoro

PONTAROLO, F.; ZENERATTI, F. L.;MARCON, Fernanda. A memória como raiz da identidade:sujeitos históricos da linha Jacaré em Cândido de Abreu. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: Graziele Eduardo Nascimento

PONTAROLO, F.; ZENERATTI, F. L.;MARCON, Fernanda. Os sujeitos e a história: do acampamento ao assentamento Libertação Camponesa de Ortigueira/PR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: Ana Regina do Nascimento Walther

BARBOSA, G. C.;MARCON, Fernanda; DEVOS, R. V.. A dádiva da compostagem - um itinerário também antropológico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Orientou

Milena Regina Mussoi

SEM FOLHA, NÃO HÁ ORIXÁ; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Federal da Fronteira Sul; (Coorientador);

Ana Paula Borba da Silva

MATERNIDADE ACADÊMICA: LIMITES E DESAFIOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas) - Universidade Federal da Fronteira Sul; (Orientador);

Jocelina Veríssimo

PINTURAS CORPORAIS GUARANI MBYA E SEUS SIGNIFICADOS; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas) - Universidade Federal da Fronteira Sul; (Orientador);

Walkiria Olegário Mazeto

Feminismo e Sindicalismo, um debate necessário: uma análise da APP-SINDICATO; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Realidade Brasileira) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Fernanda Marcon;

REBECCA RAMOS DIAS

?PERFORMANDO A EUROPEIDADE: UMA ETNOGRAFIA VIRTUAL NO EUROVISION SONG CONTEST?; ; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Fernanda Marcon;

Jocelina Veríssimo

PINTURAS CORPORAIS GUARANI MBYA E SEUS SIGNIFICADOS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DOS SABERES ANCESTRAIS NAS TEKOA PALMEIRINHA E RIO D?AREIA, PARANÁ; ; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Fernanda Marcon;

Ana Paula Borba

MATERNIDADE ACADÊMICA: LIMITES E DESAFIOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Fernanda Marcon;

Caren Taiane de Souza Correa

A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE LARANJEIRAS DO SUL-PR; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Fernanda Marcon;

THAISSON RODRIGUES DE CAMPOS

A QUESTÃO LGBT SEM TERRA: UM ESTUDO A PARTIR DO COLETIVO LGBT DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Fernanda Marcon;

MAYARA ANDRADE RIBEIRO

JUVENTUDE SEM TERRA: REFLEXÕES A PARTIR DO COLETIVO DE JUVENTUDE DO ACAMPAMENTO MAILA SABRINA, MUNICÍPIO DE ORTIGUEIRA/PR; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Fernanda Marcon;

MARIA ISABEL BIAOBOK KUSKOSKI FAGUNDES

O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA COMUNIDADE BOA VISTA DO PASSO LISO: UMA ANÁLISE DE CONFLITOS TERRITORIAIS E INTERÉTNICOS A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DE SEUS MORADORES; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Fernanda Marcon;

Guilherme Arruda Novakoski

A MIGRAÇÃO ENTRE JOVENS DA COMUNIDADE DE AREIÃO, CÂNDIDO DE ABREU/PR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE ÊXODO RURAL; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Fernanda Marcon;

INDIOMAR J

W; FURTADO; O POVO KAINGANG E A DINÂMICA DE SUA CULTURA ALIMENTAR: UM ESTUDO NA TERRA INDÍGENA DE RIO DAS COBRAS-PR; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Fernanda Marcon;

Caliandra Kevin Alves

ÂNGELO CRETÃ E A LUTA POR DIREITOS INDÍGENAS NO SUL DO BRASIL: UM ESTUDO A PARTIR DE SUA BIOGRAFIA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Fernanda Marcon;

MAYARA ANDRADE RIBEIRO

JUVENTUDE SEM TERRA: ETNOGRAFIA DO COLETIVO DE JUVENTUDE DO ACAMPAMENTO MAILA SABRINA, MUNICÍPIO DE ORTIGUEIRA/PR; ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Fernanda Marcon;

Caren Taiane de Souza Correa

Mundos possíveis: música e sociedade pós-pandemia; 2021; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernanda Marcon;

Erick Luiz Bertolini

Cine Cuca IFC; 2017; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal Catarinense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernanda Marcon;

Gabriel Lubke Gaviraghi

Cine Cuca IFC; 2017; Orientação de outra natureza; (Informática) - Instituto Federal Catarinense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernanda Marcon;

Produções bibliográficas

  • MARCON, Fernanda . A juventude como experiência liminoide: uma reflexão a partir das performances políticas de estudantes Sem Terra no Paraná. ANTROPOLÍTICA: REVISTA CONTEMPORÂNEA DE ANTROPOLOGIA , v. 55, p. 353-378, 2023.

  • MARCON, Fernanda . Et le prix, c?est pour?: pour une approche anthropologique des festivals et des genres musicaux.. VIBRANT (FLORIANÓPOLIS) , v. 8, p. 207-227, 2011.

  • MARCON, Fernanda . O primeiro lugar vai para...: por uma abordagem antropológica sobre festivais de música e gêneros musicais. ANTROPOLOGIA EM PRIMEIRA MÃO , v. 128, p. 1-18, 2011.

  • MARCON, Fernanda . Música Nativista e Imaginários Gauchescos: sobre cantar opinando. Música & Cultura (Salvador. Online) , v. 5, p. 1-9, 2010.

  • FAGUNDES, M. I. B. K. ; MARCON, Fernanda . O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA COMUNIDADE BOA VISTA DO PASSO LISO: UMA ANÁLISE DE CONFLITOS TERRITORIAIS E INTERÉTNICOS A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DE SEUS MORADORES. In: Líria Ângela Andrioli, Fábio Luiz Zeneratti; Andréia Fiorese Vansetto Soares; Geani Paula de Souza da Rosa. (Org.). Formação de Professores e Professoras em Escolas do Campo. 1ed.Curitiba: Appris, 2024, v. 1, p. 43-49.

  • RIBEIRO, M. A. ; MARCON, Fernanda . JUVENTUDE SEM TERRA: REFLEXÕES A PARTIR DO COLETIVO DE JUVENTUDE DO ACAMPAMENTO MAILA SABRINA, MUNICÍPIO DE ORTIGUEIRA, PARANÁ. In: Líria Ângela Andrioli; Fábio Luiz Zeneratti; Andréia Fiorese Vansetto Soares; Geani Paula de Souza da Rosa. (Org.). Formação de Professores e Professoras em Escolas do Campo. 1ed.Curitiba: Appris, 2024, v. 1, p. 289-295.

  • MARCON, Fernanda ; MONTEIRO, F. M. . AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID SOCIOLOGIA CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL ? PR PARA PENSAR O CONTEXTO EDUCACIONAL DO COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ MARCONDES SOBRINHO. In: Cavalheiro, Aline Cassol; Daga Leite, Fabiane de Andrade; Corá, Elsio José. (Org.). Tempos e espaços de formação no PIBID da UFFS: diálogos em contexto pandêmico. 1ed.Chapecó: Universidade Federal da Fronteira Sul, 2022, v. 1, p. 7-205.

  • HAMMEL, A. C. ; MARCON, Fernanda . Residência Pedagógica: um olhar sobre a escola a partir da educação do campo no Estado do Paraná. In: Willian Simões. (Org.). Residência Pedagógica na UFFS: Registros e contribuições para o fortalecimento do estágio curricular supervisionado nas licenciaturas. 1ed.Recife: Even3 Publicações, 2020, v. 1, p. 91-106.

  • MARCON, Fernanda ; ALENCAR, A. V. . Reflexões musicais e dramáticas sobre corpos pretos, diáspora, feminismo e diversidade: a programação das comissões de cultura e festa do 18th IUAES Congress. In: Miriam Pillar Grossi; Tânia Welter. (Org.). Etnografia de um Congresso: a organização do 18º Congresso Mundial de Antropologia no Brasil. 1ed.Brasília;Florianópolis: ABA;Tribo da Ilha, 2020, v. 1, p. 259-267.

  • MARCON, Fernanda ; Kaio Domingues Hoffmann . Bugio. In: SHEPHERD, John; HORN, David.. (Org.). Bloomsbury Encyclopedia of Popular Music of the World Vol IX. Genres: Caribbean and Latin America. 1ed.Londres: Bloomsbury Publishing, 2014, v. 9, p. 89-90.

  • MARCON, Fernanda ; Kaio Domingues Hoffmann . Vaneira. In: HORN, David; SHEPHERD, John.. (Org.). Bloomsbury Encyclopedia of Popular Music of the World Vol IX. Genres: Caribbean and Latin America. 1ed.Londres: Bloomsbury Publishing, 2014, v. 9, p. 907-908.

  • MARCON, Fernanda . Tragédia como forma teatral e experiência na peça Antígona na Amazônia (Milo Rau/ NTGent & MST, 2023): um diálogo a partir da antropologia da performance. In: 34ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2024, São Paulo. Anais da 34ª Reunião Brasileira de Antropologia. Brasília: ABA Publicações, 2024. p. 1-18.

  • MARCON, Fernanda ; ANDRADE, K. G. O. ; QUEIROZ, V. A. B. ; LIMA, V. R. ; CARVALHO, E. M. . RELAÇÃO ESTUDANTES E ENSINO TÉCNICO: RELATO SOBRE A REALIDADE DA FORMAÇÃO PARA A CLASSE TRABALHADORA.. In: I Seminário das Licenciaturas e II Seminário Internacional de Letras da Fronteira Sul, 2023, Chapecó-SC. Anais do I Selicen & II Sile, 2023. v. 1. p. 1-6.

  • MARCON, Fernanda ; MORAES, S. Z. ; SILVA, L. C. C. B. ; SCZEPANSKI, M. C. . PLATAFORMAS DIGITAIS, DESINFORMAÇÃO E MASCULINISMO: REFLEXÕES A PARTIR DA ATUAÇÃO DO PIBID- SOCIOLOGIA EM LARANJEIRAS DO SUL-PR. In: IX Encontro Nacional das Licenciaturas, 2023, Lajeado-RS. Anais do IX ENALIC. Campina Grande: Realize, 2023. v. 1. p. 1-12.

  • MARCON, Fernanda ; DIAS, R. R. . Buona Sera Turin! Good evening Europe!': Performance e política no Eurovision Song Contest 2022. In: 33ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2022, Curitiba. Anais da 33ª RBA, 2022.

  • MARCON, Fernanda ; MONTEIRO, F. M. . O acesso ao ensino superior e a teoria dos capitais em Bourdieu: uma análise sobre a desigualdade de desempenho educacional a partir dos dados do ENEM 2019. In: 20º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2021, Belém. O acesso ao ensino superior e a teoria dos capitais em Bourdieu: uma análise sobre a desigualdade de desempenho educacional a partir dos dados do ENEM 2019, 2021.

  • MARCON, Fernanda ; CORREA, C. T. S. ; BRAITI, B. . Extensão e cultura em tempos de pandemia: reflexões a partir do projeto 'Mundos possíveis: música e sociedade pós-pandemia'.. In: 39º SEURS, 2021, Santa Maria. Extensão e cultura em tempos de pandemia: reflexões a partir do projeto 'Mundos possíveis: música e sociedade pós-pandemia'., 2021.

  • MARCON, Fernanda . Resistir no campo: etnografia das performances políticas de jovens indígenas e sem-terra no Paraná.. In: 31ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2018, Brasília. Anais da 31ª RBA, 2018. p. 1-10.

  • MARCON, Fernanda . Danza de Pareja: reflexões sobre música, gênero e parentesco entre chamameceras e chamameceros de Buenos Aires, Argentina.. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women?s Worlds Congress, 2017, Florianópolis. Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women?s Worlds Congress (Anais Eletrônicos). Florianópolis, 2017. p. 1-12.

  • MARCON, Fernanda . Sobre gêneros musicais, festas e alteridades: uma reflexão a partir da etnografia sobre o chamamé na Argentina. In: VII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2015, Florianópolis. Anais do VII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia. Florianópolis: PPGAS/UFSC, 2015. v. I. p. 124-133.

  • MARCON, Fernanda . Sonoridades e gêneros musicais: a centralidade dos instrumentos de fole no chamamé na Argentina.. In: Tercer Congreso Latinoamericano de Antropología Social, 2012, Santiago de Chile. Actas del Tercer Congreso Latinoamericano de Antropología Social. Santiago de Chile: Editora da Universidad de Chile, 2012.

  • MARCON, Fernanda . Etnografias do chamamé no Brasil e na Argentina: uma reflexão sobre trabalho de campo e comparatismo. In: V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2011, Belém. Anais do V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia. Belém: UFPA, 2011. v. 1. p. 264-273.

  • MARCON, Fernanda . Sobre debates contemporâneos em antropologia: ou de como tornar crítica uma questão de pesquisa'. In: II Jornadas Antropológicas, 2010, Florianópolis. Anais das II Jornadas Antropológicas, 2010.

  • MARCON, Fernanda . Tradição e transformação: um maracatu curitibano. In: Congreso Argentino de Antropologia Social, 2008, Posadas. IX CAAS: Fronteras de la Antropología. Posadas: Universidad Nacional de Misiones, 2008. v. IX. p. 1-10.

  • MARCON, Fernanda . A relação entre sociedade civil organizada e assembléia legislativa do Paraná na 14 legislatura (1999-2003). In: XII EVINCI- Evento de Iniciação Científica da UFPR, 2004, Curitiba. Resumos do XII Evinci. Curitiba: UFPR, 2004. v. 12. p. 12-12.

  • MARCON, Fernanda . A relação sociedade civil organizada e poder legislativo: Um estudo de caso do projeto de novo estatuto da polícia civil na asssembléia legislativa do Paraná durante a 14 legislatura (1999-2003).. In: XII Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM, 2004, Curitba. A relação sociedade civil e poder legislativo: um estudo de caso do projeto de lei do novo estatuto da polícia civil na asssembléia legislativa do Paraná durante a 14 legislatura (1999-2003).. Cutiba: Idealgraf Editora, 2004. v. 1. p. 177-177.

  • MARCON, Fernanda . Tragédia e experiência na peça ?Antígona na Amazônia? (Milo Rau/ NTGent & MST, 2023): um diálogo a partir da antropologia da performance. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARCON, Fernanda ; MORAES, S. Z. ; SILVA, L. C. C. B. ; SCZEPANSKI, M. C. . PLATAFORMAS DIGITAIS, DESINFORMAÇÃO E MASCULINISMO: REFLEXÕES A PARTIR DA ATUAÇÃO DO PIBID- SOCIOLOGIA EM LARANJEIRAS DO SUL-PR. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARCON, Fernanda ; ANDRADE, K. G. O. ; QUEIROZ, V. A. B. ; LIMA, V. R. ; CARVALHO, E. M. . RELAÇÃO ESTUDANTES E ENSINO TÉCNICO: RELATO SOBRE A REALIDADE DA FORMAÇÃO PARA A CLASSE TRABALHADORA.. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARCON, Fernanda ; MONTEIRO, F. M. . O acesso ao ensino superior e a teoria dos capitais em Bourdieu: uma análise sobre a desigualdade de desempenho educacional a partir dos dados do ENEM 2019. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARCON, Fernanda ; CORREA, C. T. S. ; BRAITI, B. . Extensão e cultura em tempos de pandemia: reflexões a partir do projeto 'Mundos possíveis: música e sociedade pós-pandemia'.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARCON, Fernanda . 'Reflexões sobre o campo da Antropologia da Música: conexões de pesquisa entre maracatu, nativismo gaúcho e chamamé. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARCON, Fernanda . Resistir no campo: etnografia das performances políticas de jovens indígenas e sem-terra no Paraná.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARCON, Fernanda . Danza de Pareja: reflexões sobre música, gênero e parentesco entre chamameceras e chamameceros de Buenos Aires, Argentina.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCON, Fernanda . Sobre gêneros musicais, festas e alteridades: uma reflexão a partir da etnografia sobre o chamamé na Argentina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCON, Fernanda . Questões de Gênero. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARCON, Fernanda . O chamamé, a migração interna, o provincianismo: introdução a um pouco de música e alteridade entre chamameceros na grande Buenos Aires.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCON, Fernanda . Sonoridades e gêneros musicais: a centralidade dos instrumentos de fole no chamamé na Argentina.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCON, Fernanda . Na fronteira do gênero musical: a construção de alteridades e a produção de saberes sobre música a partir da análise de dados etnográficos a respeito da música nativista no sul do Brasil e do chamamé na Argentina.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARCON, Fernanda . Etnografias do chamamé no Brasil e na Argentina: uma reflexão sobre trabalho de campo e comparatismo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCON, Fernanda . Entre Rios: o conceito de gênero musical e a etnografia sobre chamamé na mesopotâmia argentina. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCON, Fernanda . Música Nativista e Imaginários Gauchescos: sobre cantar opinando. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCON, Fernanda . Tradição e Transformação: um maracatu curitibano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARCON, Fernanda . Dos cataúchos: uma etnografia da produção de música nativista no festival Sapecada da Canção Nativa em Lages-SC. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

MARCON, Fernanda . Avaliadora Ad Hoc relatório final de projeto do Edital n. 804/UFFS/2014. 2018.

MARCON, Fernanda . Avaliadora ad hoc de projeto de pesquisa do edital 014/2016 - DG/IFC Campus Brusque. 2016.

MARCON, Fernanda . Parecer Campos - Revista de Antropologia Social. 2014.

MARCON, Fernanda . Olhares sobre a identidade regional. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MARCON, Fernanda ; ANTUNES, K. A. S. ; DIAS, R. R. ; ZEN, J. T. ; HARDT, L. . Sociologias Tóxicas. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Podcast).

MARCON, Fernanda . Educação e Inclusão. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARCON, Fernanda . Educação e Inclusão. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARCON, Fernanda . Educação e Inclusão. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARCON, Fernanda . Educação e Inclusão. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARCON, Fernanda . Bases Sócio-Antropológicas da Educação'. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARCON, Fernanda . Ciclo de Formação Continuada para Professores da Rede Municipal de Ensino. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARCON, Fernanda ; OLIVEIRA DE SOUZA, Marcel . Memória Musical e Tecnologias Sonoras. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARCON, Fernanda ; DOMINGUEZ, M. E. ; Ramos, Diego Faust ; GIBRAN, Paola ; HAILER, N. ; JACQUES, T. A . Samba em Composição. 2010. (Vídeo).

MARCON, Fernanda . Gêneros Musicais da Música Nativista em Santa Catarina. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARCON, Fernanda ; OLIVEIRA DE SOUZA, Marcel ; COLOSSI, M. ; CARDONA, D. . Concerto Camerata de Violões de Lages. 2010. Interpretação.

DEMARCHI, P. C. ; MEDEIROS, P. J. ; GOES, E. M. ; SANTOS, C. Y. ; LASS, L. K. ; MENDES, L. R. ; ANZE, M. ; IGNATOWICS, J. C. ; DIAS, L. ; MARCON, Fernanda . Concerto Grupo de Percussão da UFPR - Temporada 2007. 2007. Interpretação.

MARCON, Fernanda ; PUCHIVAILO, M. C. ; KACHEL, T. ; CRUZ, M. C. S. ; CIOFFI, M. ; MEDEIROS, P. J. ; HOKAMA, L. G. ; BASTOS, J. C. ; GOEDERT, T. ; RIZENTAL, G. ; DEMARCHI, P. . Concerto Grupo de Percussão da UFPR - Temporada 2006. 2006. Interpretação.

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2022

    Resistir no campo: etnografia das performances políticas de jovens indígenas e sem-terra no Paraná., Descrição: O presente projeto vincula-se ao Grupo de Pesquisa Antropologia, Jovens e Juventudes da Universidade Federal da Fronteira Sul e objetiva a realização de uma etnografia a respeito das performances políticas de jovens indígenas e sem-terra no Paraná, buscando compreender a relação estabelecida por estes jovens a partir do vínculo com o contexto do campo, na luta por demarcação deterritórios e acesso à terra. Através da experiência como docente no curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo Ciências Sociais e Humanas da UFFS, campus Laranjeiras do Sul-PR, observou-se a articulação política de jovens do curso em torno da luta por reconhecimento da educação do campo, tanto pela universidade quanto pelo governo estadual e municipal, além de questões e demandas relacionadas aos movimentos sociais a que se vinculam, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Associação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e outros movimentos indígenas com diferentes demandas, como demarcação de territórios e acesso à saúde e educação. Assim, pretende-se realizar a pesquisa de campo nos espaços em que desenvolvem-se as práticas políticas destes jovens de modo a compreender como se dá a articulação de suas demandas e quais as estratégias performativas de que lançam mão para expressá-las, observando, sobretudo, a intersecção de visões de mundo e modos de participar politicamente destes jovens do campo. A metodologia de pesquisa irá basear-se na observação participante, realização de entrevistas semi-estruturadas com jovens que se autodeclarem como indígenas e jovens integrantes de movimentos sociais do campo, como o MST e o MPA, além de registros audiovisuais. Parte-se da concepção de que a etnografia constrói o campo de pesquisa a partir das experiências de seus interlocutores e não os delimita a espaços pré-determinados, seja a aldeia, o acampamento ou o assentamento. Tampouco limita-se ao espaço universitário, embora o conceba como um ponto de partida para esta investigação. Entende-se que as práticas políticas não estão encerradas em espaços definidos, especialmente os espaços públicos, tradicionalmente entendidos como a esfera por excelência dos debates, das mobilizações e tomada de decisões. Em outras palavras, pretende-se observar as diferentes formas de fazer e perceber subjetivamente a políticaentre jovens indígenas e Sem-Terra no Paraná, particularmente entre os estudantes da UFFS. A pesquisa visa contribuir para uma compreensão mais ampla sobre a participação política dos jovens do campo, levando em conta sua diversidade de experiências sociais e culturais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Fernanda Marcon - Coordenador / Mayara Andrade Ribeiro - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Antropologia das performances juvenis: poder, resistência e identidade na fronteira sul brasileira, Descrição: O presente projeto consiste em um programa de pesquisa a ser desenvolvido pelo período de 10 (dez) anos, a fim deconhecer e compreender, em profundidade, cenários, práticas, construções simbólicas, formas de organização social e mobilizaçãoprotagonizados pelos jovens, isto é, performances juvenis: modos de ser jovem postos em prática por sujeitos individuais ecoletivos empíricos na região geográfica de abrangência dos campi da UFFS. Este programa de pesquisa serve de orientação paradiferentes subprojetos que venham a ele se integrar, sejam aprovados em editais da UFFS, de agências de fomento nacionais einternacional, ou projetos de TCC, especialização, mestrado e doutorado, de estudantes da UFFS e de outras instituições. O debateteórico que orienta este projeto apoia-se nas teorias da prática e da performance, tal como estas têm sido apropriadas no campoda antropologia. Deste modo, o projeto visa contribuir teoricamente com este debate a partir da análise do universo empíricoapontado, focando suas dinâmicas constituidoras em torno do exercício do poder e de sua resistência, presentes nos modos deidentificação praticados pelos jovens. A aproximação das teorias da prática e da performance em relação ao campo de estudo dosjovens visa contribuir com a compreensão das práticas contemporâneas dos jovens, de modo geral, por meio de seu adensamentoteórico, pressupondo a própria ideia de jovem como performance categoria analítica que favorece a desconstrução das lógicassimbólicas e de poder empregadas nas disputas pela construção da realidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Fernanda Marcon - Integrante / Ivan Paolo de Paris Fontanari - Coordenador.

  • 2004 - Atual

    Arte, Cultura e Sociedade na América Latina e Caribe - Projeto Integrado de Pesquisa, Descrição: O problema central do projeto é a compreensão da sociabilidade, tomadas as artes e a artisticidade como chaves privilegiadas de leitura e o ritual, a festa, o show, o espetáculo como cenários primordiais de abordagem. Ele tem três áreas de atuação: Arte, Cosmologia e Filosofia nas Terras Baixas da América do Sul, com ênfase na Amazônia; Arte e Artisticidade nas Sociedades Nacionais da América Latina e Caribe, particularmente nos países do Mercosul e do Caribe hispânico; e Arte, Rito e Sociabilidade Luso-Açorianos, com âncora nas populações açoriano-brasileiras de Santa Catarina. A primeira área insere-se no campo da etnologia indígena, a segunda no da antropologia das sociedades nacionais modernas e a última no da antropologia do mundo luso-açoriano. O objetivo principal do projeto é contribuir para o avanço da antropologia das artes, da artisticidade, do ritual, da festa e de eventos como shows e espetáculos e para o conhecimento etnográfico e comparativo sobre as regiões por ele encompassadas. Com base nos estudos anteriormente realizados sobre a música, a dança, o grafismo, o ritual, o xamanismo, a arquitetura e outros sistemas estético-artísticos, o projeto pretende consolidar uma abordagem renovada da arte no campo antropológico. Nesta abordagem, a beleza deve ser lida como prototipicidade, eficácia, formatividade ou mesmo monstruosidade. O estado atual de conhecimento do problema central do projeto é ainda precário, nos planos teórico-metodológico e etnográfico das três regiões. Tudo começa com a dubiedade do próprio conceito de "arte" no campo antropológico, muitas vezes administrado ou de maneira etnocêntrica, com base em suas formulações ocidentais mais consuetudinárias, ou simplesmente descartado como inadequado aos mundos seja dos "primitivos" seja da modernidade, tipicamente, no caso desta última, daquele da "indústria cultural"... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Fernanda Marcon - Integrante / Kaio Domingues Hoffmann - Integrante / Maria Eugenia Domínguez - Integrante / Diego Faust Ramos - Integrante / Paola Gibran - Integrante / Tatyana AlencarJacques - Integrante / Rafael José de Menezes Bastos - Coordenador / América Larraín - Integrante / Luiz Fernando Hering Coelho - Integrante / Acácio Tadeu Piedade - Integrante.

  • 2003 - 2004

    A Assembléia Legislativa do Estado do Paraná: comportamento parlamentar e processo decisório na 14ª Legislatura (1999-2003), Descrição: Descrição: O principal objetivo deste projeto é o estudo do comportamento dos parlamentares nos processos decisórios que ocorrem dentro da ALEP, levando em conta as seguintes variáveis. Primeiramente, as regras e os procedimentos institucionalizados, tanto internos quanto externos à Assembléia Legislativa, como fatores condicionantes do comportamento parlamentar. Nesse sentido, pretende estudar os instrumentos legais e as normas que organizam as atividades da instituição legislativa paranaense. Seguimos aqui a questão central que orienta a literatura brasileira recente sobre o Legislativo, qual seja, saber como e em que medida determinados arranjos institucionais produzem certos resultados políticos. No entanto, o nosso estudo do comportamento parlamentar também levará em consideração fatores de ordem societal concernentes às relações existentes entre os parlamentares e os diferentes grupos e subgrupos organizados e atuantes na sociedade paranaense. No tocante a tais relações entre legislativo e sociedade, duas questões gerais orientarão a nossa pesquisa: 1) de um lado, o parlamento será visto como instância de representação e interessa-nos saber se e em que medida a relação entre representante-representado funciona como um mecanismo de controle vertical sobre o Estado; 2) de outro lado, interessa-nos investigar a permeabilidade do Legislativo em relação à sociedade. Uma terceira dimensão refere-se ao parlamento como parte integrante do sistema de arenas de debate e ação públicas. Desse ponto de vista, o nosso projeto se preocupa com a dinâmica argumentativa associada ao processo decisório, dinâmica esta que acompanha dois movimentos antitéticos: a ampliação e o estreitamento do conflito político. Por fim, serão levadas em consideração para a nossa análise do comportamento parlamentar as características dos deputados estaduais. Nesse sentido, pretendemos identificar alguns traços políticos, sociais, econômicos e ideológicos dos deputados... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernanda Marcon - Coordenador / Mario Fuks - Integrante / Emmi Maria Mattias Izolan - Integrante / Luiz Domingos Costa - Integrante / Renato M Perissinoto - Integrante / Nelson Rosário de Souza - Integrante / Raquel Stolf - Integrante / Paulete Cristiane de Oliveira - Integrante / Vanessa Mesquita - Integrante / Paulo Roberto Neves Costa - Integrante / Sérgio Soares Braga - Integrante / Adriano Marcelo dos Santos - Integrante / André Barsch Ziegmann - Integrante / Milton Paraná - Integrante.

Prêmios

2023

2º lugar categoria ensino superior da V Feira de Ciências da Cantu, Universidade Federal da Fronteira Sul.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Fronteira Sul, Coordenação Acadêmica Campus Laranjeiras do Sul. , Rodovia BR 158 km 405, Centro, 85301970 - Laranjeiras do Sul, PR - Brasil, Telefone: (42) 36350000, URL da Homepage:

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Federal da Fronteira Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 07/2020

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia da Política, Antropologia II, Antropologia III, Antropologia IV, Estudos pós-coloniais e decoloniais, Laboratório de Prática em Ensino III: Juventudes e Escola, Laudos antropológicos e consultoria socioambiental

  • 03/2018

    Ensino, Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia dos Sujeitos do Campo, Estágio Curricular Obrigatório IV, Introdução à Antropologia

  • 02/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Coordenação Acadêmica Campus Laranjeiras do Sul.,Linhas de pesquisa

  • 01/2018 - 08/2021

    Direção e administração, Coordenação Acadêmica Campus Laranjeiras do Sul.,Cargo ou função, Integrante suplente do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP).

2016 - 2017

Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Brusque.,Cargo ou função, Conselheira do Conselho do Campus (CONCAMPUS).

  • 07/2017

    Ensino, Redes de Computadores, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Sociologia, Informática e Sociedade

  • 02/2017

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Sociologia, Metodologia de Pesquisa

  • 07/2016

    Ensino, Técnico em Química Susequente, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

2016 - 2016

Universidade do Vale do Itajaí

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Outras informações:
Professora do Departamento de Educação Física

Atividades

  • 03/2016

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bases Socioantropológicas

  • 03/2016

    Extensão universitária , Conselho Universitário, Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão "Envelhecimento Saudável".

2014 - 2015

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, Antropologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Brasileira, Antropologia da Pessoa e Teorias do Sujeito

  • 07/2014 - 12/2014

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Social I, Antropologia Social II

2013 - 2014

Fundação Universidade Regional de Blumenau

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 17

Atividades

  • 02/2014

    Ensino, Moda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural

  • 02/2014

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia e Sociologia Rural

  • 01/2014

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Etnologia Indígena

  • 01/2014

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural

  • 01/2014

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dilemas Éticos e Cidadania

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dilemas Éticos e Cidadania

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Design e Cultura

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Humanidades, Educação e Cidadania

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia aplicada à Saúde

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia e Educação

2014 - 2015

Centro Universitário FACVEST

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 3

Outras informações:
Professora EAD

Atividades

  • 06/2014 - 07/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia EAD

2016 - 2016

Instituto de Estudos de Gênero

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora não presencial, Carga horária: 5

2011 - 2013

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado

2003 - 2004

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Pibic, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2011 - 07/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, Conselho Nacional de Pesquisa.,Linhas de pesquisa

  • 08/2003 - 07/2004

    Pesquisa e desenvolvimento, Conselho Nacional de Pesquisa.,Linhas de pesquisa

2009 - 2011

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2009

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsa de mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2007

Governo do Estado do Paraná

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Sociologia e Filosofia, Carga horária: 35

2005 - 2006

Governo do Estado do Paraná

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiária de pesquisa, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2006 - 10/2007

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia, Sociologia

  • 01/2005 - 02/2006

    Estágios , Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES).,Estágio realizado, Estágio de pesquisa.

2007 - 2008

Escola de Música e Belas Artes do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão

Atividades

  • 10/2007 - 02/2008

    Extensão universitária , EMBAP.,Atividade de extensão realizada, Pesquisa de campo com as comunidades atingidas pelo projeto de extensão no município de Matinhos/PR.

2006 - 2007

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Extensão Grupo de Percussão da UFPR, Carga horária: 12

Atividades

  • 03/2006 - 10/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.,Atividade realizada, Atuação como percussionista do grupo de percussão da UFPR.