Ernesto Willams Molina Antelo Junior

Engenheiro Eletricista. Mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Processamento de Sinais pela UTFPR. Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Potência pela UNIOESTE. Fluente em Inglês e Espanhol. Experiência em projetos e instalações elétricas, manutenção, comissionamento e na área de vendas. Conhecimentos em estudos de Sistemas de Potência (simulações, projeção de demanda em curto médio e longo prazo, estudos de proteção, estimação de estados, distribuição de energia elétrica, entre outros conceitos), Energias Renováveis (Solar, Eólica, Hidrelétrica), Comunicação de equipamentos, Tratamento de dados, Processamento de Sinais. Conhecimentos em automação industrial. Atuou como Engenheiro Eletricista Responsável Técnico na Comuta Projetos de Engenharia. Trabalhou na elaboração do projeto de pesquisa em segurança de barragens do CEASB da Itaipu Binacional. Foi estagiário na equipe de manutenção eletromecânica da Itaipu Binacional. Cursou como aluno especial as matérias de Estimação de Estados em SEP, Distribuição e Qualidade de Energia Elétrica no programa DINTER da USP de São Carlos em Foz do Iguaçu. Disponibilidade para mudanças e viagens nacionais e internacionais. Vivência Internacional.

Informações coletadas do Lattes em 30/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial

2015 - 2017

Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Título: Estimação Conjunta de Atraso de Tempo Subamostral e Eco de Referência Para Sinais de Ultrassom,Ano de Obtenção: 2017
Daniel Rodrigues Pipa.Coorientador: Flávio Neves Junior. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Estimação do Atraso Temporal; Regularização; Processamento de Sinais; Máximo a Posteriori; Máxima Verossimilhança; Estimação Bayesiana. Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Processamento de Sinais. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos / Especialidade: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais. Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.

Graduação em Engenharia Elétrica

2009 - 2014

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: Análise do Desempenho em Regime Permanente de um Sistema Fotovoltaico Inserido em uma Microrrede
Orientador: Roberto Cayetano Lotero

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2007

CAESP

Formação complementar

2011 - 2011

Curso de Simulação de PROTEUS e EAGLE. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2011 - 2011

Minicurso HP-50g. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Processamento de Sinais.

Produções bibliográficas

  • ANTELO, ERNESTO WILLAMS MOLINA ; PIPA, DANIEL RODRIGUES . Joint subsample time delay and echo template estimations for ultrasound signals. In: 2017 25th European Signal Processing Conference (EUSIPCO), 2017, Kos. 2017 25th European Signal Processing Conference (EUSIPCO), 2017. p. 2486.

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Desenvolvimento de Técnicas Avançadas de Processamento e Reconstrução de Sinais e Imagens com Aplicações em Ensaios Não-Destrutivos por Ultrassom, Descrição: Ensaios não destrutivos (END) pode ser definido como um exame, teste ou avaliação realizada em qualquer tipo de objeto sem que haja sobre ele nenhuma forma de alteração. O objetivo do END é determinar a presença de condições ou descontinuidades que possam ter um efeito negativo sobre a usabilidade do objeto. O objetivo deste projeto é utilizar técnicas de Processamento de Sinais e Reconstrução de Imagens em Ultrassom de forma a combinar de forma inteligente os sinais adquiridos de forma a gerar uma imagem que represente o interior da peça.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ernesto Willams Molina Antelo Junior - Integrante / Daniel Rodrigues Pipa - Coordenador / Gustavo Pinto Pires - Integrante / Flávio Neves Junior - Integrante / Marcelo Victor Wüst Zibetti - Integrante / Giovanni Alfredo Guarneri - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - Atual

Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 60