Barbara Bertolossi Marta de Araujo

Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem Anna Nery /Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), especialista em Pediatria pela EEAN/UFRJ (2003) e Enfermagem Neonatal pela ABENFO-RJ, Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGENF/UERJ) (2015). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Materno Infantil da Faculdade de Enfermagem da UERJ, Membro do Grupo de Pesquisa Cuidando da Saúde das Pessoas, Membro do Núcleo de Pesquisa CNPQ Atenção à saúde da criança e do adolescente: dimensões existencial, social, cultural e bioética. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica e Neonatal, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem Neonatal, Cuidados Desenvolvimentais, Tecnologias de Cuidado ao neonato prematuro e sua família, Alojamento de Mães, Estratégias Assistenciais Humanizadas na UTIN, Mães de bebês prematuros, Cuidado Materno.

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado

2012 - 2015

Faculdade de Enfermagem da UERJ
Título: Os discursos da promoção do cuidado materno na unidade neonatal: as práticas dos profissionais de enfermagem
Benedita Maria Rêgo Deusdará Rodrigues. Coorientador: Sandra Teixeira de Araújo Pacheco. Palavras-chave: Enfermagem Neonatal; Prematuro; Unidade de terapia intensiva neonatal; Mães.Grande área: Ciências da Saúde

Mestrado em Curso de Pós graduação - Mestrado

2006 - 2007

Faculdade de Enfermagem da UERJ
Título: Vivenciando a internação do filho prematuro na UTIN: (re)conhecendo as perpectivas maternas diante das demandas neonatais,Ano de Obtenção: 2007
Benedita Maria Rêgo Deusdará Rodrigues.Palavras-chave: CUIDADO AO RECÉM-NASCIDO; alojamento de mães; mãe acompanhando filho no hospital.

Especialização em Especializaçao Em Enfermagem Pediatrica E Neonatal

2002 - 2003

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: DIÁLOGO COM OS PAIS NA UTI NEONATAL PARA ELABORAÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO
Orientador: ELISA DA CONCEIÇÃO RODRIGUES

Graduação em Enfermagem

1998 - 2002

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: AS PERSPECTIVAS DA MAE E DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA HOSPITALIZACAO DA CRIANCA
Orientador: ISABEL CRISTINA DOS SANTOS OLIVEIRA

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Curso de Capacitação de Tutores do Método Canguru. (Carga horária: 40h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente/Especialidade: Neonatologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ARAÚJO, B. B. M. . I Seminário de Sensibilização ao mês da prematuridade: Método- Canguru- Acolhendo vidas. 2018. (Outro).

ARAÚJO, B. B. M. . 8º SEMINÁRIO DE SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE 5ª SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 4° ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA DE SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE 2º ENCONTRO DA REDE ENSI- BRASIL. 2018. (Congresso).

ARAÚJO, B. B. M. . 8º Seminário de Saúde da Criança edo adolescente 5ºSeminário internacional de Pesquisa em Saúde da Crianç e do Adolescente 4º Encontro de grupos de pesquisa de Saúde da Criança e do Adolescente 2º Encontro da REDE ENSI-BRASIL. 2018. (Outro).

ARAÚJO, B. B. M. . 8º SEMINÁRIO DE SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE 5ª SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 4° ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA DE SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE 2º ENCONTRO DA REDE ENSI- BRASIL. 2018. (Congresso).

Araújo, Bárbara ; SANTOS, A. E. V. ; REIS, A. T. . Concurso Público de Provas e Títulos para professor Adjunto. 2014. (Concurso).

Araújo, Bárbara ; RODRIGUES, B. M. R. D. ; PACHECO,S.T.A. ; REIS, A. T. . I Seminário de Cuidado Centrado na Família e sua Interface com as Crianças com Necessidades Especiais de Saúde (CRIANES). 2013. (Outro).

ARAÚJO, BÁRBARA BERTOLOSSI MARTA DE . SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA CIÊNCIA EM ENFERMAGEM "A ECOLOGIA DE SABERES; UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A ENFERMAGEM". 2012. (Outro).

ARAÚJO, B. B. M. . I CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM NEONATAL - COBNEO. 2010. (Congresso).

ARAÚJO, B. B. M. ; PACHECO,S.T.A. ; RODRIGUES, B. M. R. D. . SIMPÓSIO COMEMORATIVO DO DIA DA CRIANÇA- HUPE-UERJ-NUSCRIAD. 2006. (Outro).

ARAÚJO, B. B. M. ; MARTA,B.B. ; SILVA, P. A. E. ; Veiga,A.R. . CICLO DE DEBATES: A INSERÇÃO DOS PROGRAMAS DE SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. 2002. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

25º Pesquisando em Enfermagem/18° Encontro Nacional de Fundamentos do Cuidado de Enfermagem/21a Jornada Nacional de História da Enfermagem.AVALIAÇÃO DOS SINAIS NEUROCOMPORTAMENTAIS DE BEBÊS PREMATUROS DURANTE O BANHO EM UMA UNIDADE NEONATAL. 2018. (Seminário).

28ª UERJ SEM MUROS. Tecnologias de Cuidado ao Recém-nascido: a participação da família. 2018. (Feira).

28º UERJ SEM MUROS. Avaliação de trabalhos na 28º UERJ SEM MUROS. 2018. (Feira).

8º SEMINÁRIO DE SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE 5ª SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 4° ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA DE SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE 2º ENCONTRO DA REDE ENSI- BRASIL.Avaliação neurocomportamnetal e fisiológica de neonatos prematuros submetido à pesagem tradicional e pesagem humanizada. 2018. (Seminário).

I SEMINÁRIO DE ENCONTRO AO MES DA PREMATURIDADE: HUMANIZANDO O CUIDADO.OFICINA DE SHANTALA. 2018. (Encontro).

I SEMINÁRIO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS COMPLEMENTARES EM SAÚDE DA UERJES.Tecnologias de Cuidado ao Recém-nascido: a participação da família. 2018. (Seminário).

I SEMINÁRIO DE SENSIBILIZAÇÃO AO MES DA PREMATURIDADE: MÉTODO CANGURU- ACOLHENDO VIDAS.NEURODESENVOLVIMENTO DO PREMATURO E IMPACTOS NA UNIDADE NEONATAL. 2018. (Seminário).

23º PESQUISANDO EM ENFERMAGEM.?A PROMOÇÃO DO CUIDADO MATERNO AO NEONATO PREMATURO: A PERSPECTIVA DA  EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA EM SAÚDE. 2016. (Simpósio).

23º PESQUISANDO EM ENFERMAGEM.AS PRÁTICAS DISCURSIVAS DE ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DO CUIDADO MATERNO AO  NEONATO PREMATURO?,. 2016. (Simpósio).

6o Seminário de Saúde da Criança e do Adolescente e III Seminário Internacional de Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente,.Membro da Comissão de Avaliação da Sessão Poster. 2014. (Seminário).

6o Seminário de Saúde da Criança e do Adolescente e III Seminário Internacional de Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente,.Membro da Comissão de Premiação de Trabalhos. 2014. (Seminário).

I Simpósio Multidisciplinar Materno- Infantil : Experiências Práticas e Competências centradas no Cuidado a Mulher e a Criança.Cuidados Voltados para o Desenvolvimento Neonatal. 2014. (Simpósio).

I CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM NEONATAL - I COBNEO. Cuidados com a Pele do Recem Nascido. 2010. (Congresso).

III Fórum Regional de Trepia Intravenosa.III Fórum de Terapia Intravenosa. 2010. (Simpósio).

15º SIMPÓSIO NACIONAL DE PESQUISA EM ENFERMAGEM.ALOJAMENTO DE MÃES: LIMITES E POSSIBILIDADES DE CUIDADO. 2009. (Simpósio).

15º SIMPÓSIO NACIONAL DE PESQUISA EM ENFERMAGEM.A VIVÊNCIA DA MÃE ACOMPANHANTE E A ESTRATÉGIA ALOJAMENTO DE MÃES: UMA VISÃO FENOMENOLÓGICA. 2009. (Simpósio).

70ª SEMANA BRASILEIRA DA ENFERMAGEM- HOSPITAL MATERNIDADE OSWALDO NAZARETH- PRAÇA XV.VIVENCIANDO A INTERNAÇÃO DO FILHO NA UTIN: PERSPECTIVAS MATERNAS DINATE DAS DEMANDAS NEONATAIS. 2009. (Seminário).

I SEMINARIO DE AÇÕES DE ENFERMAGEM PARA REDUÇÃO DA MORTALIDADE NEONATAL: SABERES E PRÁTICAS COTIDIANAS.SUPORTE VENTILATÓRIO NEONATAL. 2009. (Seminário).

1ªMOSTRA CIENTÍFICA DA UERJ.VIVENCIANDO A INTERNAÇÃO DO FILHO PREMATURO: (RE)CONHECENDO AS PERSPECTIVAS MATERNAS DIANTE DAS DEMANDAS NEONATAIS. 2008. (Seminário).

1ª MOSTRA CIENTÍFICA UERJ.A VIVÊNCIA DA MÃE ACOMPANHANTE FRENTE AS ESTRATÉGIAS ASSISTÊNCIAIS HUMANIZADAS NA UTIN. 2008. (Seminário).

II CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM PEDIÁTRICA E NEONATAL. ESTRATÉGIAS ASSISTENCIAIS HUMANIZADAS NA UTIN E A VOVÊNCIA DA MÃE ACOMPANHANTE. 2007. (Congresso).

44º CONGRESSO CIENTÍFICO DO HUPE. O DIÁLOGO NECESSÁRIO NO PROCESSO DE INTERNAÇÃO DO RECÉM-NASCIDO PREMATURO: UMA ANÁLISE FREIRIANA. 2006. (Congresso).

SIMPÓSIO COMEMORATIVO DO DIA DA CRIANÇA- HUPE-UERJ- NUSCRIAD.TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA: UMA VISÃO MULTIPROFISSIONAL. 2006. (Simpósio).

XVIII Congresso Brasileiro de Perinatologia ?XV Reunião de Enfermagem Perinatal - São Paulo?. Recepção dos pais na uti neonatal: Subsídios para a elaboração de material educativo?. 2004. (Congresso).

42º CONGRESSO CIENTÍFICO DO HUPE. ADESÃO MATERNA ÁS ORIENTAÇÕES DE ENFERMAGEM PARA O CUIDADO DO RECÉM NASCIDO. 2004. (Congresso).

4º INVESTIGANDO EM ENFERMAGEM FENF/UERJ.AS ORIENTAÇÕES DE ENFERMAGEM RECEBIDAS PELA MÃE NO SISTEMA DE ALOJAMENTO CONJUNTO; UM ESTUDO DE CASO. 2002. (Seminário).

8º PESQUISANDO EM ENFERMAGEM/ IV JORNADA NACIONAL DE ENFERMAGEM BRASILEIRA.A RELAÇÃO DE AJUDA AOS CLIENTES PORTADORES DE CÂNCER EM TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO, NA VISÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM. 2001. (Seminário).

ENFSUDEST.O CUIDADO DE ENFERMAGEM A CRANÇA DEPENDENTE DE EQUIPAMENTOS: UM ESTUDO BASEADO NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. 2001. (Seminário).

II EXPO MÃE.O CUIDADO COM AS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS NA INFÂNCIA. 2001. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jannyne dos Santos Zuzarte

ARAÚJO, B. B. M.; SANTOS, I. M. M.; MACEDO, E. C.; REIS, C. S. C.; SILVA, L. R.. SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA SÍFILIS CONGÊNITA: instrumento para o enfermeiro na alta hospitalar". 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jannyne dos Santos Zuzarte

SANTOS, I. M. M.;ARAÚJO, BÁRBARA BERTOLOSSI MARTA DE; MACEDO, E. C.; Reis, CSC; SILVA, L. R.. Sistematização da Assistência de Enfermagem na Sífilis Congênita: Instrumento para o enfermeiro na alta hospitalar. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jannyne dos Santos Zuzarte

SANTOS, I. M. M.;ARAÚJO, BÁRBARA BERTOLOSSI MARTA DE; SOUZA, S. R.; Reis, CSC; SILVA, L. R.. Sistematização da Assistência de Enfermagem: Ferramenta para enfermeiros no cuidado terapêutico da Sífilis Congênita após a alta hospitalar. 2019. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM SAÚDE E TECNOLOGIA NO ESPAÇO HOSPITALAR) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata Vitalino Ribeiro

ARAÚJO, B. B. M.; SANTOS, I. M. M.. SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO TRANSPORTE INTRA-HOSPITALAR DO RECE´M-NASCIDO:ESTRATÉGIA EDUCATIVA. 2018. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM SAÚDE E TECNOLOGIA NO ESPAÇO HOSPITALAR) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Ismin de Souza Fernandes

SANTOS, I. M. M.;REIS, A. T.; SILVA, L. J.;ARAÚJO, B. B. M.; ROCHA, C. R.. Maternagem de mulheres-mães com o filho submetido à fototerapia:contribuições para enfermagem. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Enfermagem do Programa de Pós-Gradução emENfermagem da UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristiane Santos da Silva Siqueira

PACHECO,S.T.de A.; SANTOS, I. M. M.;ARAÚJO, B. B. M.; RODRIGUES, E. C.;REIS, A. T.. A Vivência das mães frente à alimentação dos seus filhos comgatrosquise à luz da consecuções do paple maternal de Mercer. 2018. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós graduação - Mestrado) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Paula Krempser

RODRIGUES, B. M. R. D.; ROSAS, A. M. M. T. F.; PACHECO, S. T. A.; RODRIGUES, E. C.;ARAÚJO, B. B. M.. Significado da punção venosa pediátrica na visão dos familiares. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Cristiane Santos da Silva Siqueira

PACHECO, SANDRA TEIXEIRA DE ARAÚJO; SANTOS, I. M. M.;ARAÚJO, B. B. M.; RODRIGUES, E. C.;REIS, A. T.. O Recém-nascido com gastrosquise: A vivência das mães frente à alimentação dos seus filhos à luz das consecuções do paple maternal de Ramona Mercer. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Gabriella Soeiro

PACHECO, S. T. A.; SILVA, L. F.; NUNES, M. D. R.; CURSINO, E. G.;ARAÚJO, B. B. M.. As demandas de aprendizagem dos familiares de crianças com leucemia para o cuidado domiciliar: contribuições para a construção de materiais educativos. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Curso de Pós graduação - Mestrado) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Raquel Souza Avellar

ARAÚJO, BÁRBARA BERTOLOSSI MARTA DE; VASCONCELOS, R. L. S.;REIS, A. T.. Banhos de ofurô e humanizado: comparação entre efeitos fisiológicos e comportamentais em prematuros. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NOS MOLDES DE RESIDÊNCIA EM ENERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Thamires Aparecida de Souza Martins

ARAÚJO, B. B. M.; PACHECO, S. T. A.; MARTINS, R. L. S. S.. Avaliação Neurocomportamental e fisiológica de neonatos prematuros submentidos ao banho de imersão em banheira e banho humanizado. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Enfermagem Neonatal nos moldes de Residência) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Juliana Mello Duarte Soares

ARAÚJO, B. B. M.; SA NETO, J. A.; PACHECO, S. T. A.; MARTINEZ, E. A.. Avaliação Neurocomportamentsl e fisiológica de neonatos prematuros submetidos à pesagem tradicional e pesagem humanizada. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NOS MOLDES DE RESIDÊNCIA EM ENERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Thamires Aparecida de Souza Martins

ARAÚJO, B. B. M.; PACHECO, S. T. A.; MARTINEZ, E. A.. Avaliação neurocomportamental e fisiológica de neonatos preamturos submentidos ao banho de imersão em banheira e ao banho humanizado. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NOS MOLDES DE RESIDÊNCIA EM ENERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Beatriz da Silva Araújo

ARAÚJO, B. B. M.; ARAUJO, M. C.;REIS, A. T.; PACHECO, S. T. A.. A efetividade na Avaliação da dor na Unidade Neonatal. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NOS MOLDES DE RESIDÊNCIA EM ENERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Daniela de Oliveira Mota

REIS, A. T.; COUTINHO, K. A. A.; ALVES, A. M. A.;ARAÚJO, B. B. M.. Lesões de pele em recém-nascidos: coorte prospectiva em uma Unidade Neinatal. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NOS MOLDES DE RESIDÊNCIA EM ENERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Juliana Mello Duarte Soares

ARAÚJO, B. B. M.; SA NETO, J. A.;PACHECO, SANDRA TEIXEIRA DE ARAÚJO; MARTINEZ, E. A.. AVALIAÇÃO NEUROCOMPORTAMENTAL DE NEONATOS PREMATUROS SUBMETIDOS À PESAGEM TRADICIONAL E PESAGEM HUMANIZADA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NOS MOLDES DE RESIDÊNCIA EM ENERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Daniela de Oliveira Mota

MOTA, D. O.;REIS, A. T.; COUTINHO, K. A. A.;ARAÚJO, B. B. M.. Lesões de pele em recém-nascido : prevalência e fatores de risco em uma Unidade neonatal. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NOS MOLDES DE RESIDÊNCIA EM ENERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Beatriz da Silva Araújo

ARAUJO, B. S.;ARAÚJO, B. B. M.; ARAUJO, M. C.; PACHECO, S. T. A.;REIS, A. T.. A efetividade na Avaliação da dor na Unidade Neonatal pela equipe de Enfermagem. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NOS MOLDES DE RESIDÊNCIA EM ENERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Wanessa Barbosa de Brito

SOUZA, W. S.; SOUZA, A. S.; MACIEL, R. O.;ARAÚJO, B. B. M.. O processo de Enfermagem em uma UTI Neonatal: uma proposta para a implantação do Histórico de enfermagem. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NOS MOLDES DE RESIDÊNCIA EM ENERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Vanessa Pereira Caldas Valadao

REIS, A. T.ARAÚJO, BÁRBARA BERTOLOSSI MARTA DE; QUERIDO, D. L.; ALMEIDA, V. S.. Avaliação do uso da manta térmica em recém-nascidos submetidos à instalação do Cateter Venoso Central de Inserção Periférica (CCIP). 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NOS MOLDES DE RESIDÊNCIA EM ENERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Fernanda Priscila Ferreira Mello Almeida

REIS, A. T.ARAÚJO, B. B. M.; CIBREIROS, S.. Ocorrência de Eventos Adversos no Uso do CCIP: A realidade de uma UTI neonatal. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Vanessa Pereira Caldas Valadao

REIS, A. T.ARAÚJO, B. B. M.; QUERIDO, D. L.; ALMEIDA, V. S.. Avaliação do uso de Manta Térmica para a Prevenção de Hipotemia em Recém-nascidos submetidos à cateterização percutânea. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabrice Pestana Andrade Cristal

PACHECO,S.T.A.; MACIEL, R. O.; MIRANDA, M. C. C.;ARAÚJO, B. B. M.. A promoção do vínculo entre mãe e filho em situação de malformação congênita externa pelo enfermeiro. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Tammy de Lima Bastos

RODRIGUES, B. M. R. D.; BASTOS, T. L.;ARAÚJO, B. B. M.. A Bioética no Contexto da Enfermagem Neonatal. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bárbara de Castro Mesquita, Vitorine Andrade G

ARAÚJO, B. B. M.REIS, A. T.; SA NETO, J. A.. de Souza.Avaliação dos sinais Neurocomportamentais e fisiológicos de prematuros durante o banho humanizado:contribuições para a enfermagem neonatal. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Caroline da Costa Silva,Isabelle Coscarelli e Raquel Avellar

ARAÚJO, B. B. M.; SA NETO, J. A.;REIS, A. T.. Avaliação dos sinais neurocomportamentais e fisiológicos de prematuros durante o banho de ofurô: contribuições para a enfermagem neonatal. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Ana Flávia Rêgo de Miranda e Angela Sousa de Morais

ARAÚJO, B. B. M.; SA NETO, J. A.;REIS, A. T.. AVALIAÇÃO DOS SINAIS NEUROCOMPORTAMENTAIS DE BEBÊS PREMATUROS DURANTE O BANHO DE BANHEIRA EM UMA UNIDADE NEONATAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Gabriella Mendes de Carvalho

CIBREIROS, S.; SILVA, G. D.;ARAÚJO, B. B. M.. A influência da musicoterapia na recuperação de recém-nscidos prematuros. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Ana Paula Silva Lima

REIS, A. T.ARAÚJO, BÁRBARA BERTOLOSSI MARTA DE. Conhecimento teórico de enfermeiros sobre sífilis congênita: contribuições para a formação profissional. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Gabriela Hardoim dos Santos

RODRIGUES, B. M. R. D.; PACHECO,S.T.A.;ARAÚJO, BÁRBARA BERTOLOSSI MARTA DE. O lúdico no cuidado infantil: uma contribuição para a enfermagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Déborah Gomes Adame

PACHECO, SANDRA TEIXEIRA DE ARAÚJOARAÚJO, B. B. M.REIS, A. T.. Perfil das crianças egressas de uma UTI; Ferramentas para a enfermagem neonatal no atendimento às necessidades especiais de saúde. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Vanessa Paiva Marques Rodrigues

ARAÚJO, B. B. M.; Nobrega, Lucinda. Cuidado humanizado ao prematuro na UTI neonatal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - FACULDADE BEZERRA DE ARAÚJO.

Aluno: Ana Paula Rocha Gomes

Gomes, APR;RODRIGUES, B. M. R. D.ARAÚJO, B. B. M.. A ética no cuidado à criança hospitalizada: uma perspectiva para a enfermagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Luanna Ribeiro Duffrayer e mayara Daher pacheco

PACHECO, SANDRA TEIXEIRA DE ARAÚJO; MORAIS, J. R. M. M.;ARAÚJO, B. B. M.. O manejo da dor em recém-nascidos prematuros sob a ótica dos pais: uma contribuição de enfermagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Fernanda da Silva Fontes

RODRIGUES, B. M. R. D.; PACHECO,S.T.A.;ARAÚJO, B. B. M.; Dias, C.M.B.. Cuidado ao recém-nascido prematuro na perspectiva da reorganização comportamental - um olhar de enfermagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Elizabete da Trindade S

Dionísio, M. C. R.;ARAÚJO, B. B. M.. do Nascimento.Assistência de Enfermagem a pele do recém nascido prematuro submetido a aplicação de materiais adesivos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - FACULDADE BEZERRA DE ARAÚJO.

Aluno: ERIKA RAMOS BESSA SANTANA

Dionísio, M. C. R.;ARAÚJO, B. B. M.. A importância do papel do enfermeiro na utilização e avaliação dos protetores oculares em fototerapia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - FACULDADE BEZERRA DE ARAÚJO.

Aluno: VERÔNICA LIMA FERNANDES

Dionísio, M. C. R.;ARAÚJO, B. B. M.. O conhecimento e a percepção da equipe de enfermagem sobre os sinais e sintomas da sífilis congênita precoce. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - FACULDADE BEZERRA DE ARAÚJO.

Aluno: Michelle Andreola

Dionísio, M. C. R.;ARAÚJO, B. B. M.. O enfrentamento da morte pela enfermagem em pediatria. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - FACULDADE BEZERRA DE ARAÚJO.

Aluno: Tatiana da Silva Gayo Saraiva

MARTA, C. B.; SILVA, P. V.; SEABRAJUNIOR, H. C.;ARAÚJO, B. B. M.. A participação dos pais no processo de ganho de peso do prematuro de baixo peso na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Daíse dos Santos Souza

MARTA, C. B.; SILVA, P. V.; PEREGRINO, A. A. F.;ARAÚJO, B. B. M.. A avaliação econômica dos custos da internação de recém-nascido em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Daiane Pereira Leal

MARTA, C. B.; SILVA, P. V.; SEABRAJUNIOR, H. C.;ARAÚJO, B. B. M.. A atuação do enfermeiro na promoção do vínculo afetivo entre pais e recé-nascido pré-termo na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Thamara Gago Senos de Oliveira

SILVA, P. V.; MARTA, C. B.;ARAÚJO, B. B. M.; PORTO, S.. A capacitação por enfermeiros de alunos de ensino médio sobre suporte básico de vida. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Jéssica Azevedo Motta

SILVA, P. V.; MARTA, C. B.; EMYDGIO, A. M.;ARAÚJO, B. B. M.. Atuação do Enfermeiro mediante as práticas de cuidado exercidas por profissionais que atuam na creche. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Shirley Conceição de Oliveira e Renata Ferreira da Silva

ARAÚJO, B. B. M.; SEABRAJUNIOR, H. C.; MARTA, C. B.. A prática de educação adotada pela equipe de enfermagem junto aos pais de crianças com anemia falciforme num hospital pediátrico de Cabo Frio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Luisa de Souza Oliveira

ARAÚJO, B. B. M.; EMYDGIO, A. M.; SEABRAJUNIOR, H. C.. A gravidez na adolescência: Os riscos para o neonato. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Cristiane Silva de Azevedo

ARAÚJO, B. B. M.; EMYDGIO, A. M.; SEABRAJUNIOR, H. C.. A UTILIZAÇÃO DO PICC EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL EM MACAÉ. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Marcio Cândido, Marcio Francisco Monteiro e Rafael Haensel d

MARTA, C. B.;ARAÚJO, B. B. M.; SEABRAJUNIOR, H. C.; PORTO, S.. O relacionamento entre enfermeiro e o cliente idoso no desenvolvimento da auto-estima segundo a teoria de Maslow. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: ELIZABETE C

MARTA, C. B.;ARAÚJO, B. B. M.; SEABRAJUNIOR, H. C.; PORTO, S.. Santos, Joseane L. de Queiroz e Sandra Sueli Q..A rotina pós-acidente com material perfuro-cortante;Um levantamento bibliográfico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Karine Ferreira Conceição

Dionísio, M. C. R.;ARAÚJO, B. B. M.. O sentimento do enfermeiro do cuidar da criança com câncer. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - FACULDADE BEZERRA DE ARAÚJO.

Aluno: CLEITON SANTANA DE CARVALHO

Dionísio, M. C. R.;ARAÚJO, B. B. M.. Treinamento prático dos pais de crianças com mielomeningocele: uma revisão de literatura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - FACULDADE BEZERRA DE ARAÚJO.

Aluno: Suien Xavier Esteves

ARAÚJO, B. B. M.; Dionísio, M. C. R.; Nobrega, Lucinda. Assistência de Enfermagem nos cuidados com a pele do recém nascido prematuro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - FACULDADE BEZERRA DE ARAÚJO.

Aluno: Rafaela Albuquerque de Andrade

ARAÚJO, B. B. M.; Dionísio, M. C. R.. Assistência de Enfermagem a criança vítima de violência intra-familiar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - FACULDADE BEZERRA DE ARAÚJO.

Aluno: Natalia Figueiredo e Cristiane Medeiros

SEABRAJUNIOR, H. C.;ARAÚJO, B. B. M.; EMYDGIO, A. M.; MARTA, C. B.. A participação da mãe nos cuidados ao filho hospitalizado. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Camila Martins David e Ingrid dos Santos Vaz

SEABRAJUNIOR, H. C.;ARAÚJO, B. B. M.; MARTA, C. B.. Uma proposta de plano assistencial de Enfermagem para o recém-nascido sob fototerapia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Joyce O

ARAÚJO, B. B. M.; PACHECO,S.T.A.; Dias, C.M.B.. de Souza,Luciana Yuri M. Ooka e Renata F. do Nascim.A influência das informações para o desmame precoce: uma contribuição para a enfermagem. 2008 - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: Daiana Rocha Lopes e Elizabeth Dutra de Souza

ARAÚJO, B. B. M.RODRIGUES, B. M. R. D.; Spíndola, T.. Administração de Medicamentos por Via intravenosa em Pediatria: Uma ação realizada pela enfermagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Aluno: NATÁLIA FIGUEIREDO DOS SANTOS E CRISTIANE MEDEIROS M

ARAÚJO, B. B. M.; SEABRAJUNIOR, H. C.; EMYDGIO, A. M.. DA SIL.A PARTICIPAÇÃO DA MÃE NOS CUIDADOS DIRETO AO FILHO HOSPITALIZADO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Patrícia P

SEABRAJUNIOR, H. C.;ARAÚJO, B. B. M.; MARTA, C. B.. ESCH.Prevenção de complicações relacionadas a punção calcânea neonatal. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Luisa de Souza Oliveira

SEABRAJUNIOR, H. C.;ARAÚJO, B. B. M.; EMYDGIO, A. M.. A gravidez na Adolescência: Os riscos para o neonato. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Michele Lucas de Souza e Juliana de Alencastro Vila Nova

MARTA, C. B.; SEABRAJUNIOR, H. C.;ARAÚJO, B. B. M.. Avaliação da dor no Recém-nascido: Um desafio para a enfermagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Veiga de Almeida.

ARAÚJO, B. B. M.; Oliveira,I.C.D. 7o Seminário de Saúde da Criança e do Adolescente e IV Seminário Internacional de Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente,. 2016.

ARAÚJO, B. B. M.REIS, A. T.; CAVA, A. L.; DIMAS, J.; THAYS, M.. 6o Seminário de Saúde da Criança e do Adolescente e III Seminário Internacional de Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente,. 2014. Escola de Enfermagem Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Teresinha de Jesus Espírito Santo da Silva

RODRIGUES, Benedita Maria Rêgo Deusdará; OLIVEIRA, Isabel Cristina dos Santos; SOUZA, Ivis Emília de Oliveira;SILVA, T. J. E. S.. Vivencias maternas no Alojamento de Mães: uma contribuição para a enfermagem neonatal. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Teresinha de Jesus Espírito Santo da Silva

RODRIGUES, Benedita Maria Rego Deusdará; OLIVEIRA, Isabel Cristina dos Santos; SOUZA, Ivis Emília de Oliveira;SILVA, T. J. E. S.; CUNHA, Suely Rezende. Vivenciando a internação do filho prematuro na UTIN:(re)conhecendo as perspectivas maternas diante das demandas neonatais. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Benedita Maria Rego Deusdará Rodrigues

RODRIGUES, B. M. R. D.; OIVEIRA, Isabel Cristina dos Santos; SOUZA, Ivis Emíliade Oliveira; SILVA, T. J. E. S.; CUNHA, S. R.. Vivenciando a internação do filho prematuro na UTIN: (re)conhecendo as pesrpectivas maternas diante das demandas neonatais.. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Benedita Maria Rego Deusdará Rodrigues

RODRIGUES, B. M. R. D.; SOUZA, I. E. O.; ARANTES, P. C. C.; SILVA, L. F.; RODRIGUES, B. R. D.; MORAES, J. R. M. M.;PACHECO,S.T.de A.. Os discursos da promoção do cuidado materno na unidade neonatal: as práticas dos profissionais de de enfermagem. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado) - Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Isabel Cristina dos Santos Oliveira

RODRIGUES, B. M. R. D.;OLIVEIRA, ISABEL CRISTINA DOS SANTOS; SOUZA, I. E. O.; SILVA, Teresinha de Jesus Espirito Santo da; CUNHA, S. R.. Vivenviando a internação do filho prematuro na UTIN: (re)conhecendo as perspectivas maternas diante das demandas neonatais. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem - UERJ.

Isabel Cristina dos Santos Oliveira

RODRIGUES, B. M. R. D.;OLIVEIRA, ISABEL CRISTINA DOS SANTOS; SOUZA, I. E. O.; SILVA, Teresinha de Jesus Espirito Santo da; CUNHA, S. R.. Vivenciando a internação do filho prematuro na UTIN: (re)conhecendo as perspectivas maternas diante das demandas neonatais. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem - UERJ.

Sandra Teixeira de Araujo Pacheco

RODRIGUES, B. M. R. D.; SOUZA, I. E.; ARANTES, P. C. C.;Silva, L.F; RODRIGUES, B. R. D.; REZENDE, J. M.;PACHECO, SANDRA. Os discursos da promoção do cuidado materno na unidade neonatal: as práticas dos profissionais de enfermagem. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado) - Faculdade de Enfermagem - UERJ.

Poliana Coeli Costa Arantes

RODRIGUES, B. M. R. D.; SOUZA, I. E. O.;ARANTES, P. C. C.; DEUSDARA, B.; SILVA, L. F.. Os discursos da promoção do cuidado materno na unidade neonatal: as práticas dos profissionais de enfermagem. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Poliana Coeli Costa Arantes

RODRIGUES, B. M. R. D.; SOUZA, I. E. O.; SILVA, L. F.;DEUSDARA, B. R. R.ARANTES, P. C. C.; MORAES, J. R. M. M.; PACHECO, S. T. A.. Os discursos na promoção do cuidado materno na unidade neonatal: a prática dos profissionais de enfermagem. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Rosângela da Silva Santos

Rodrigues, Benedita Maria Rêgo Deusdará;Souza, Ivis Emilia de OliveiraSantos, Rosângela da Silva. A promoção do cuidado materno ao bebê prematuro pela equipe de enfermagem: uma contribuição da enfermagem neonatal. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Liliane Faria da Silva

RODRIGUES, B. M. R. D.; SOUZA, I. E. O.; ARANTES, P. C. C.;SILVA, LILIANE FARIA DA; RODRIGUES, B. R. D.; MORAES, J. R. M. M.;PACHECO, S. T. A.. Os discursos da promoção do cuidado materno na unidade neonatal: as práticas dos profissionais de enfermagem. 2015. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Liliane Faria da Silva

RODRIGUES, B. M. R. D.; SOUZA, I. E. O.; SANTOS, R. S.;SILVA, L. F.; ALVES, A. M. A.. A promoção do cuidado materno ao bebê prematuro pela equipe de enfermagem: uma contribuição da equipe neonatal. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de pós-graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Raquel Souza Avellar

Avaliação dos impactos do banho humanizado e ofurô no cuidado ao prematuro; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Enfermagem nos moles de Residência) - Faculdade de Enfermagem da UERJ; (Orientador);

Raquel Souza Avellar

Avaliação dos impactos do banho humanizado e ofurô no cuidado ao prematuro; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Enfermagem nos moles de Residência) - Faculdade de Enfermagem da UERJ; (Orientador);

Letícia Gomes Monteiro

Avaliação de Tecnologias de cuidado ao prematuro na Unidade Neonatal; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem da UERJ; (Orientador);

Juliana Mello Duarte Soares

Avaliação neurocomportamental e fisiológica de neonatos prematuros submetidos à pesagem tradicional e pesagem humanizada; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NOS MOLDES DE RESIDÊNCIA EM ENERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem da UERJ; Orientador: Barbara Bertolossi Marta de Araujo;

Juliana Mello Duarte Soares

Avaliação Neurocomportamental de neonatos submetidos a pesagem tradicional e pesagem humanizada; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência) - Hospital Univesitário Pedro Ernesto; Orientador: Barbara Bertolossi Marta de Araujo;

Ana Flávia Rêgo de Miranda e Angela Sousa de Morais

AVALIAÇÃO DOS SINAIS NEUROCOMPORTAMENTAIS DE BEBÊS PREMATUROS DURANTE O BANHO EM UMA UNIDADE NEONATAL; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem da UERJ; Orientador: Barbara Bertolossi Marta de Araujo;

Beatriz da Silva Araújo

: A efetividade na avaliação da dor na unidade neonatal pela equipe de enfermagem; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NOS MOLDES DE RESIDÊNCIA EM ENERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem da UERJ; Orientador: Barbara Bertolossi Marta de Araujo;

Vanessa Pereira Caldas Valadao

Avaliação do uso da manta térmica em recém-nascidos submetidos à instalação do Cateter Venoso Central de Inserção Periférica (CCIP)(COORIENTAÇÃO); 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO NOS MOLDES DE RESIDÊNCIA) - Faculdade de Enfermagem da UERJ; Orientador: Barbara Bertolossi Marta de Araujo;

ELIANE DA SILVA CARDOSO e JUSSARA NUNES DE LIMA DE MEIRELLE

A ENFERMAGEM E OS (DES) CUIDADOS COM A PELE DO PREMATURO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ENFERMAGEM NEONATAL) - FACULDADE BEZERRA DE ARAÚJO; Orientador: Barbara Bertolossi Marta de Araujo;

Margareth Rodrigues Máximo

As infecções hospitalares no cenário da Terapia Intensiva Neonatal: uma contribuição para enfermagem; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ENFERMAGEM NEONATAL) - Universidade Gama Filho; Orientador: Barbara Bertolossi Marta de Araujo;

Simone Peixoto Olivieri e Renata Paula D

Macedo da Costa; ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DO CUIDADO FAMILIAR AO NEONATO PREMATURO; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ENFERMAGEM NEONATAL) - FACULDADE BEZERRA DE ARAÚJO; Orientador: Barbara Bertolossi Marta de Araujo;

Deborah do Espírito Santo Bejder e Marisa Gonçalves Sigolo d

A enfermagem na percepção do cuidado ao prematuro na unidade de terapia intensiva neonatal; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ENFERMAGEM NEONATAL) - FACULDADE BEZERRA DE ARAÚJO; Orientador: Barbara Bertolossi Marta de Araujo;

Jordana Angélica Rohr e Silvia Cristina J

de A; de Magalhães; O cuidado de Enfermagem na Terapia do Óxido Nítrico em neonatos com Hipertensão Pulmonar Persistente; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ENFERMAGEM NEONATAL) - FACULDADE BEZERRA DE ARAÚJO; Orientador: Barbara Bertolossi Marta de Araujo;

Isabelle Coscarelli, RaquelSouza Avellar, Caroline da Costa

?AVALIAÇÃO DOS SINAIS NEUROCOMPORTAMENTAIS DE BEBÊS PREMATUROS DURANTE O BANHO DE OFURÔ EM UMA UNIDADE NEONATAL?; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem da UERJ; Orientador: Barbara Bertolossi Marta de Araujo;

Bárbara de Castro Mesquita, Vitorine Andrade G

de Souza; AVALIAÇÃO DOS SINAIS NEUROCOMPORTAMENTAIS DE BEBÊS PREMATUROS DURANTE O BANHO HUMANIZADO EM UMA UNIDADE NEONATAL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem da UERJ; Orientador: Barbara Bertolossi Marta de Araujo;

Ana Flávia Rêgo de Miranda

Avaliação dos sinais Neurocomportamentais de bebês prematuros durante o banho em uma unidade neonatal; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem da UERJ; Orientador: Barbara Bertolossi Marta de Araujo;

Angela Sousa de Morais

Avaliação dos sinais Neurocomportamentais de bebês prematuros durante o banho em uma unidade neonatal; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem da UERJ; Orientador: Barbara Bertolossi Marta de Araujo;

Vanessa Paiva Marques Rodrigues

Cuidado humanizado ao prematuro na UTI neonatal; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - FACULDADE BEZERRA DE ARAÚJO; Orientador: Barbara Bertolossi Marta de Araujo;

NATÁLIA FIGUEIREDO DOS SANTOS E CRISTIANE MEDEIROS M

DOS SA; A PARTICIPAÇÃO DA MÃE NOS CUIDADOS DIRETOS AO FILHO HOSPITALIZADO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Barbara Bertolossi Marta de Araujo;

RENATA FERREIRA DA SILVA E SHIRLEY DE OLIVEIRA

A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO ADOTADA PELA EQUIPE DE SAÚD JUNTO AOS PAIS DE CRIANÇAS COM ANEMIA FALCIFORME; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Barbara Bertolossi Marta de Araujo;

Rafaela Albuquerque de Andrade

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À CRIANÇA VÍTIMA DE VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - FACULDADE BEZERRA DE ARAÚJO; Orientador: Barbara Bertolossi Marta de Araujo;

Suien Xavier Esteves

Cuidados com a pele do recém-nascido prematuro; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - FACULDADE BEZERRA DE ARAÚJO; Orientador: Barbara Bertolossi Marta de Araujo;

Nathália Machado de Souza

Avaliação de Tecnologias de cuidado ao recém-nascido prematuro: banho humanizado e banho de ofurô; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem da UERJ; Orientador: Barbara Bertolossi Marta de Araujo;

Beatriz da Silva Araújo

A EFETIVIDADE DA AVALIAÇÃO DA DOR PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA UNIDADE NEONATAL; 2016; Orientação de outra natureza; (ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem da UERJ; Orientador: Barbara Bertolossi Marta de Araujo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Benedita Maria Rego Deusdará Rodrigues

Vivenciando a internação do seu filho prematuro na UTIN: (re) conhecendo as perspectivas maternas diante das demandas neonatais; ; 2007; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Benedita Maria Rêgo Deusdará Rodrigues;

Benedita Maria Rego Deusdará Rodrigues

Os discursos da promoção do cuidado materno na unidade neonatal: as práticas dos profissionais de enfermagem; 2015; Tese (Doutorado em Doutorado) - Faculdade de Enfermagem da UERJ,; Orientador: Benedita Maria Rêgo Deusdará Rodrigues;

Sandra Teixeira de Araujo Pacheco

A promoção do cuidado materno na unidade neonatal; 2015; Tese (Doutorado em Doutorado) - Faculdade de Enfermagem - UERJ,; Coorientador: Sandra Teixeira de Araujo Pacheco;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BOSSA, PRISCILA MACHADO DE ARAÚJO ; PACHECO, SANDRA TEIXEIRA DE ARAÚJO ; ARAÚJO, BÁRBARA BERTOLOSSI MARTA DE ; NUNES, MICHELLE DAREZZO RODRIGUES ; SILVA, LILIANE FARIA DA ; Cardoso, Juliana Maria Rêgo Maciel . Desafios de familiares no cuidado domiciliar da criança em uso de cânula de traqueostomia. REVISTA ENFERMAGEM UERJ , v. 27, p. e43335, 2019.

  • ARAÚJO, BÁRBARA BERTOLOSSI MARTA DE ; MACHADO, ANTÔNIA DA CONCEIÇÃO CILINDRO ; ROSSI, CASSIANA SILVA ; PACHECO, SANDRA TEIXEIRA DE ARAÚJO ; RODRIGUES, BENEDITA MARIA RÊGO DEUSDARÁ . Referencial teórico-metodológico de Paulo Freire: contribuições no campo da enfermagem [Paulo Freire?s theoretical and methodological framework: contributions in the field of nursing] [Referencial teórico-metodológico de Paulo Freire: contribuciones en el campo de la enfermería]. REVISTA ENFERMAGEM UERJ , v. 26, p. e27310-6, 2018.

  • ARAÚJO, BÁRBARA BERTOLOSSI MARTA DE ; PACHECO, SANDRA TEIXEIRA DE ARAÚJO ; RODRIGUES, BENEDITA MARIA RÊGO DEUSDARÁ ; SILVA, LILIANE FARIA DA ; RODRIGUES, BRUNO RÊGO DEUSDARÁ ; ARANTES, POLIANA COELI COSTA . PRÁTICA SOCIAL DA ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DO CUIDADO MATERNO AO PREMATURO NA UNIDADE NEONATAL. Texto e Contexto. (UFSC Impresso) , v. 27, p. 1-10, 2018.

  • COSTA, C. I. A. ; PACHECO, S. T. A. ; SOEIRO, G. ; ADAME, D. G. ; PERES, P. L. P. ; ARAÚJO, B. B. M. . Construção e validação de materiais educativos para criança com doença crônica: uma revisão integrativa [Construcción y validación de materiales educativos para niños con enfermedad crónica: una revisión integrativa]. REVISTA ENFERMAGEM UERJ , v. 26, p. 1-7, 2018.

  • LUCENA, L. F. ; REIS, A. T. ; ARAÚJO, B. B. M. ; PACHECO, S. T. A. ; MAGALHAES, R. F. V. . Diagnósticos e intervenções de enfermagem ao neonato com Síndrome de Donohue (Leprechaunismo): estudo de caso. REVISTA ENFERMAGEM UERJ , v. 25, p. 1-6, 2017.

  • LUZ, G. R. ; RODRIGUES, B. M. R. D. ; PACHECO,S.T.de A. ; REIS, A. T. ; ARAÚJO, B. B. M. . Factors That Influence Medication Errorrs:The Perspective of Neonatal Nurses. Revista Nursing & Health , v. 2, p. 37-41, 2016.

  • ARAÚJO, BÁRBARA BERTOLOSSI MARTA DE ; RODRIGUES, BENEDITA MARIA RÊGO DEUSDARÁ ; PACHECO, SANDRA TEIXEIRA DE ARAÚJO . A promoção do cuidado materno ao neonato prematuro: a perspectiva da educação problematizadora em saúde. Revista Enfermagem UERJ , v. 23, p. 128-131, 2015.

  • PACHECO, SANDRA ; DUFFRAYER, LUANNA ; PACHECO, MAYARA ; Araújo, Bárbara . THE MANAGEMENT OF PAIN IN PRETERM INFANTS FROM THE PERSPECTIVE OF PARENTS A CONTRIBUTION TO NURSING. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online) , v. 1, p. 3352-3359, 2013.

  • Cardoso, Juliana Maria Rêgo Maciel ; RODRIGUES, B. M. R. D. ; PACHECO,S.T.de A. ; ARAÚJO, B. B. M. . Ação intencional do familiar junto da criança em Centro de Terapia Intensiva Pediátrico. Revista Enfermagem UERJ , v. 21, p. 600-605, 2013.

  • PACHECO,S.T.de A. ; RODRIGUES, B. M. R. D. ; ARAÚJO, B. B. M. ; CABRAL, I. E. ; Organista, R. R. ; ENRICI, M. J. S. . SIGNIFICADO DO USO DO COPINHO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: A VIVÊNCIA MATERNA. Revista Enfermagem UERJ , v. 4, p. 434-438, 2012.

  • PACHECO,S.T.de A. ; RODRIGUES, B. M. R. D. ; ARAÚJO, B. B. M. ; CABRAL, I. E. ; ENRICI, M. J. S. ; Organista, R. R. . USO DO COPINHO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: DIFICULDADES E FACILIDADES MATERNAS. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online) , v. 3, p. 2554-2560, 2012.

  • ARAÚJO, B. B. M. ; ESTEVES, SUIEN XAVIER ; CARDOSO, ELIANE DA SILVA ; MEIRELLES, JUSSARA NUNES DE LIMA DE ; DIAS, CRISTINA MARIA DE BARROS . A ENFERMAGEM E OS (DES) CUIDADOS COM A PELE DO PREMATURO. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online) , v. 3, p. 2679-2691, 2012.

  • Motta, JA ; SILVA, P. O. ; MARTA, C. B. ; ARAÚJO, B. B. M. ; FRANCISCO, M. T. R. ; SEABRAJUNIOR, H. C. . O CUIDADO À CRIANÇA NA CRECHE: INTEGRAÇÃO ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO. Revista Enfermagem UERJ , v. 20, p. 771-776, 2012.

  • Fontes, FS ; RODRIGUES, B. M. R. D. ; PACHECO,S.T.A. ; ARAÚJO, B. B. M. . Cuidado ao Recém-nascido prematuro na perspectiva da reorganização comportamental - Um olhar de Enfermagem. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online) , v. 3, p. 2045-2052, 2011.

  • ARAÚJO, B. B. M. ; Maximo, MR . As Infecções hospitalares no cenário da Terapia Intensiva Neonatal: Uma Contribuição para Enfermagem. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online) , v. 3, p. 1924-1934, 2011.

  • ARAÚJO, B. B. M. ; OLIVIERI, SIMONE PEIXOTO ; COSTA, R. P. D. M. . Assistência de Enfermagem na Promoção do Cuidado Familiar ao neonato prematuro. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online) , v. 2, p. 562-571, 2010.

  • ARAÚJO, B. B. M. ; ROHR, JORDANA ANGÉLICA ; MAGALHÃES, SILVIA CRISTINA JESUS DE ABREU DE . O Cuidado de Efermagem na Terapia do òxido Nítrico em Neonatos com Hipertensão Pulmonar Persistente. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online) , v. 2, p. 583-591, 2010.

  • ARAÚJO, B. B. M. ; RODRIGUES, B. M. R. D. . O Alojamento de Mães de Recém-nascidos Prematuros: Uma Contribuição para a Ação da Enfermagem. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem , v. 14, p. 284-292, 2010.

  • ARAÚJO, B. B. M. ; RODRIGUES, B. M. R. D. . Vivências e perspectivas maternas na internação do filho prematuro em Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , v. 44, p. 865-872, 2010.

  • ARAÚJO, B. B. M. ; RODRIGUES, B. M. R. D. ; RODRIGUES,E.C. . O DIÁLOGO ENTRE A EQUIPE DE SAÚDE E MÃES DE BEBÊS PREMATUROS: UMA ANÁLISE FREIREANA. Revista Enfermagem UERJ , v. 16, p. 2, 2008.

  • ARAÚJO, B. B. M. ; REIS, A. T. ; MARTA, C. B. . Segurança do Paciente. In: Deyse Santoro; Fátima helena do Epírito Santo; Gilce Erbe;Laércio Oliveira Neves. (Org.). Quimo nos concursos Residência em Enfermagem - Teorias e Dicas. 1ed.Rio de Janeiro: àguia Dourada, 2016, v. , p. 27-55.

  • ARAÚJO, B. B. M. ; MARTINS, B. R. ; OLIVEIRA, D. M. ; MATOS, P. B. C. ; LOPES, V. N. L. . Suporte Nutricional Enteral e Parenteral. In: Iara Chaves Ribeiro; Sandra Teixeira de Araújo Pacheco, Beatriz Gerbassi Costa Aguiar.. (Org.). Enfermagem Neonatal - Conceitos e Práticas. 1ed.Rio de Janeiro: Águia Dourada, 2014, v. 1, p. 165-203.

  • ARAÚJO, B. B. M. . A permanência das mães de filhos prematuros em UTI neonatal é positiva para ambos. PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM SAÚDE MATERNA E NEONATAL, 14 fev. 2011.

  • ARAÚJO, B. B. M. . Mães de bebês prematuros têm direito a alojamento materno, diz ECA. Agência UERJ de notícias científicas, http://www.agenc.uerj.br/agenc, p. -- - --, 23 jun. 2009.

  • ARAÚJO,B.B.M ; ARAÚJO, B. B. M. ; PACHECO,S.T.A. . ADESÃO MATERNA AS ORIENTAÇÕES DE ENFERMAGEM PARA O CUIDADO DO RECÉM-NASCIDO. In: 42º CONGRESSO CIENTÍFICO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO, 2004, RIO DE JANEIRO. REVISTA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO. RIO DE JANEIRO: HUPE/UERJ, 2004. v. SUPLEM. p. 12-13.

  • ARAÚJO, B. B. M. ; RODRIGUES,E.C. . ? ? Recepção dos pais na uti neonatal: Subsídios para a elaboração de material educativo?. In: XVIII Congresso Brasileiro de Perinatologia ?XV Reunião de Enfermagem Perinatal - São Paulo, 2004, São Paulo. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Perinatologia ?XV Reunião de Enfermagem Perinatal. -: -, 2004. p. 70-71.

  • ARAÚJO, B. B. M. ; RODRIGUES,E.C. . RECEPÇÃO DOS PAIS NA UTI NEONATAL :SUBSÍDIOS PARA A ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL EDUCATIVO SEGUNDO A ÓTICA DOS FAMILIARES. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PERINATOLOGIA / XV REUNIÃO DE ENFERMAGEM PERINATAL, 2004, SÃO PAULO / SP. XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PERINATOLOGIA / XV REUNIÃO DE ENFERMAGEM PERINATAL. São Paulo: Sociedade brasileira de Pediatria de São Paulo, 2004. v. 1. p. 70-71.

  • ARAÚJO, B. B. M. ; PACHECO,S.T.A. . AS ORIENTAÇÕES DE ENFERMAGEM RECEBIDAS PELA MÃE NO SISTEMA DE ALOJAMENTO CONJUNTO. In: 4º INVESTIGANDO EM ENFERMAGEM, 2002, RIO DE JANEIRO. ANAIS DO 4ºINVESTIGANDO EM ENFERMAGEM. RIO DE JANEIRO: UERJ, 2002. v. 1. p. 120-120.

  • Organista, R. R. ; PACHECO, SANDRA TEIXEIRA DE ARAÚJO ; RODRIGUES, B. M. R. D. ; ARAÚJO, BÁRBARA BERTOLOSSI MARTA DE ; CABRAL, I. E. . O significado atribuído pelas mães de bebê de baixo peso sobre o uso do copinho em unidade de terapia intensiva neonatal: implicações para a prática social da enfermagem. In: 65 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2013, Rio de Janeiro. Anais do 65 Congresso Brasileiro de Enfermagem. v. v. 1. p. 782-784.

  • ARAÚJO, B. B. M. ; Reis, CSC ; RODRIGUES, B. M. R. D. ; PACHECO,S.T.de A. . O alojamento de mães: Desafios para Enfermagem Neonatal. In: XI CONFERÊNCIA IBERO AMERICANA DE EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM, 2011, COIMBRA - PORTUGAL. REFERÊNCIA REVISTA DE ENFERMAGEM. Coimbra- Portugal: Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem, 2011. v. 2. p. 571-571.

  • ARAÚJO, B. B. M. ; RODRIGUES, B. M. R. D. . A VIVÊNCIA DA MÃE ACOMPANHANTRE E A ESTRATÉGIA ALOJAMENTO DE MÃES: UMA VISÃO FENOMENOLÓGICA. In: 15º SIMPÓSIO NACIONAL DE PESQUISA EM ENFERMAGEM, 2009, RIO DE JANEIRO. ANAIS DO 15º SENPE. RIO DE JANEIRO: ABEN, 2009. v. 15. p. 358-360.

  • ARAÚJO, B. B. M. ; Rodrigues, B.M.R.D. . ALOJAMENTO DE MÃES: LIMITES E POSSIBILIDADES DE CUIDADO. In: 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM ENFERMAGEM, 2009, RIO DE JANEIRO. ANAIS DO 15º SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ENFERMEGEM. RIO DE JANEIRO: ABEN, 2009. v. 15. p. 361-364.

  • ARAÚJO, B. B. M. ; RODRIGUES, B. M. R. D. . A Vivência da mãe acompanhante frente as estratégias assistenciais humanizadas na UTI neonatal. In: 60º Aniversário da Faculdade de Enfermagem, 2008, Rio de Janeiro. 60º Aniversário da Faculdade de Enfermagem, 2008.

  • ARAÚJO, B. B. M. ; RODRIGUES, B. M. R. D. . Vivenciando a internação do filho prematuro na UTI neonatal: (Re)conhecendo as perspectivas maternas diante das demandas neonatais. In: Anais do 60º Aniversário da Faculdade de Enfermagem, 2008, Rio de Janeiro. Anais do 60º Aniversário da Faculdade de Enfermagem. Rio de Janeiro: UERJ, 2008. v. 1. p. 5-6.

  • ARAÚJO, B. B. M. ; RODRIGUES, B. M. R. D. . O Diálogo Necessário no processo de internação do Recém-Nascido Prematuro: Uma Análise Freiriana. In: 44º Congresso Científico do Hospital Universitário Pedro Ernesto -, 2006, Rio de Janeiro. 44º Congresso Científico do Hospital Universitário Pedro Ernesto -. Rio de Janeiro: HUPE, 2006. v. 1. p. 33-34.

  • MIRANDA, A. F. R. ; MORAIS, A. S. ; ARAÚJO, B. B. M. . AVALIAÇÃO DOS SINAIS NEUROCOMPORTAMENTAIS DE BEBÊS PREMATUROS DURANTE O BANHO TRADICIONAL DE BANHEIRA NA UNIDADE NEONATAL. In: 25º Pesquisando em Enfermagem/18° Encontro Nacional de Fundamentos do Cuidado de Enfermagem/21a Jornada Nacional de História da Enfermagem, 2018, Rio de Janeiro. Anais da 21 Jornada Nacional de História da Enfermagem; 18° Encontro Nacional de Fundamentos do cuidado de Enfermagem - 2018., 2018. p. 113-113.

  • ARAÚJO, B. B. M. ; Rodrigues, B.M.R.D. . ESTRATÉGIAS ASSISTENCIAIS HUMANIZADAS NA UTI NEONATAL E A VIVÊNCIA DA MÃE ACOMPANHANTE. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM PEDIÁTRICA E NEONATAL E 3º SEMINÁRIO DE SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE, 2007, RIO DE JANEIRO. http://www.sobep.org.br/congresso/cbepnrj/programacao.htm. SÃO PAULO: sobep, 2007.

  • ARAÚJO, B. B. M. ; SILVA, P. A. E. ; MARTINS, D. R. . A RELAÇÃO DE AJUDA AOS CLIENTES PORTADORES DE CÃNCER EM TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO. In: VIII PESQUISANDO EM ENFERMAGEM - IV JORNADA NACIONAL DE ENFERMAGEM BRASILEIRA - NUPHEBRAS - I ENCONTRO NACIONAL DE FUNDAMENTOS DO CUIDADO DE ENFERMAGEM -NUCLEARTE, 2001, RIO DE JANEIRO. ANAIS DO VIII PESQUISANDO EM ENFERMAGEM / IV JORNADA NACIONAL DE ENFERMAGEM BRASILEIRA -NUPHEBRAS-I ENCONTRO DNACIONAL DE FUNDAMENTOS DO CUIDADO EM ENFERMAGEM-NUCLEARTE. Rio de Janeiro: Anna Nery, 2001. v. 1. p. 13-13.

  • ARAÚJO, B. B. M. ; SILVA, P. A. E. ; Oliveira,I.C.D ; Veiga,A.R. . O CUIDADO DE ENFERMAGEM À CRIANÇA DEPENDENTES DE EQUIPAMENTOS:UM ESTUDO BASEADO NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. In: VII SEMINÁRIO DE ENFERMAGEM DA REGIÃO SUDESTE / ENFSUDESTE, 2001, RIO DE JANEIRO. 1. Rio de Janeiro: ABEN, 2001. v. 11. p. 15-15.

  • REIS, A. T. ; ARAÚJO, B. B. M. ; MARTA, C. B. ; PACHECO, S. T. A. ; SA NETO, J. A. . Avaliação do uso de manta térmica em recém-nascidos submetidos à instalação do Cateter Venoso Central de Inserção Periférica. NURSING (SÃO PAULO) , 2019.

  • ARAÚJO, BÁRBARA BERTOLOSSI MARTA DE . 'PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO E MANEJO DA DOR NA UNIDADE NEONATAL'.. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online) , 2019.

  • MIRANDA, A. F. R. ; MORAIS, A. S. ; ARAÚJO, B. B. M. . AVALIAÇÃO DOS SINAIS NEUROCOMPORTAMENTAIS DE BEBÊS PREMATUROS DURANTE O BANHO EM UMA UNIDADE NEONATAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MIRANDA, A. F. R. ; MORAIS, A. S. ; ARAÚJO, B. B. M. . SINAIS NEUROCOMPORTAMENTAIS EM PREMATUROS NO BANHO TRADICIONAL DE BANHEIRA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A ENFERMAGEM NEONATAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAÚJO, B. B. M. ; RODRIGUES, G. T. ; SOUZA, M. S. ; FLEURY, M. L. O. ; SOUZA, N. M. ; SILVA, K. M. S. . A EXPERIÊNCIA DO PROJETO TECNOLOGIAS DE CUIDADO AO RECÉM-NASCIDO PREMATURO: A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAÚJO, B. B. M. ; SOUSA, V. A. G. ; MESQUITA, B. C. ; SILVA, C. C. ; COSCARELLI, I. ; AVELLAR, R. S. . AVALIAÇÃO DOS SINAIS NEUROCOMPORTAMENTAIS DE BEBÊS PREMATUROS DURANTE O BANHO DE OFURÔ EM UMA UNIDADE NEONATAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MESQUITA, B. C. ; SOUSA, V. A. G. ; Araújo, Bárbara ; COSCARELLI, I. ; AVELLAR, R. ; SILVA, C. C. . AVALIAÇÃO DOS SINAIS NEUROCOMPORTAMENTAIS DE BEBÊS PREMATUROS DURANTE O BANHO HUMANIZADO EM UMA UNIDADE NEONATAL?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOARES, J. M. D. ; MARTINS., T. S. ; ARAÚJO, B. B. M. ; SA NETO, J. A. ; PACHECO,S.T.de A. ; MARTINEZ, E. A. . Avaliação neurocomportamental e fisiológica de neonatos prematuros submetidos à pesagem tradicional e pesagem humanizada. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAÚJO, B. B. M. ; SOARES, J. M. D. ; SA NETO, J. A. ; PACHECO, S. T. A. ; MARTINEZ, E. A. ; MARTINS., T. S. . AVALIAÇÃO NEUROCOMPORTAMENTAL E FISIOLÓGICA DE NEONATOS REMATUROS SUBMETIDOS À PESAGEM TRADICIONAL E PESAGEM HUMANIZADA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LUCENA, L. F. ; REIS, A. T. ; ARAÚJO, BÁRBARA BERTOLOSSI MARTA DE . Diagnóstico e Intervenções de enfermagem ao neonato portador da síndrome de Donohue: estudo de caso.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ADAME, D. G. ; PACHECO,S.T.A. ; ARAÚJO, BÁRBARA BERTOLOSSI MARTA DE ; REIS, A. T. . Perfil das Crianças Egressas de uma UTI: Ferramentas para a Enfermagem Neonatal no Atendimento às Necessidades Especiais de Saúde. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Fontes, FS ; RODRIGUES, B. M. R. D. ; PACHECO,S.T.A. ; ARAÚJO, B. B. M. . Cuidados de Enfermagem frente aos sinais de estresse durante o banho/ higiene do recém-nascido prematuro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Fontes, FS ; RODRIGUES, B. M. R. D. ; PACHECO,S.T.A. ; ARAÚJO, B. B. M. . A REORGANIZAÇÃO COMPORTAMENTAL DO RECÉM-NASCIDO PREMATURO SOB A PERSPECTIVA DO ENFERMEIRO NEONATOLOGISTA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PACHECO,S.T.A. ; RODRIGUES, B. M. R. D. ; ORGANISTA, R. R. ; ARAÚJO, B. B. M. ; CABRAL, I. E. ; Enrici, MJS . DIFICULDADES E FACILIDADES ENCONTRADAS POR MÃES AO ALIMENTAR SEUS FILHOS PELO COPINHO". 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PACHECO,S.T.A. ; Enrici, MJS ; RODRIGUES, B. M. R. D. ; ARAÚJO, B. B. M. ; CABRAL, I. E. ; ORGANISTA, R. R. . . O SIGNIFICADO ATRIBUÍDO PELAS MÃES DE BEBÊ DE BAIXO PESO SOBRE O USO DO COPINHO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA SOCIAL DA ENFERMAGEM. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAÚJO, B. B. M. ; Reis, CSC ; RODRIGUES, B. M. R. D. ; PACHECO,S.T.A. . O alojamento de mães: desafios para a enfermagem neonatal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Fontes, FS ; RODRIGUES, B. M. R. D. ; PACHECO,S.T.A. ; ARAÚJO, B. B. M. . Cuidados de Enfermagem frente aos dinais de estresse durante o banho/higiene do recém-nascido prematuro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAÚJO, B. B. M. ; RODRIGUES, B. M. R. D. . Vivenciando a internação do filho prematuro na UTI neonatal: (Re)conhecendo as perspectivas maternas diante das demandas neonatais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARAÚJO, B. B. M. ; RODRIGUES, B. M. R. D. . A Vivência da mãe acompanhante frente as estratégias assistenciais humanizadas na UTI neonatal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARAÚJO, B. B. M. ; RODRIGUES, B. M. R. D. . Estratégias Assistenciais Humanizadas na UTI Neonatal e a vivência da Mãe Acompanhante. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAÚJO, B. B. M. . ?O Diálogo Necessário no processo de internação do Recém-Nascido Prematuro: Uma Análise Freiriana. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAÚJO, B. B. M. ; RODRIGUES,E.C. . ? ? Recepção dos pais na uti neonatal: Subsídios para a elaboração de material educativo?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAÚJO, B. B. M. ; PACHECO,S.T.A. . ? ?Adesão materna às orientações de enfermagem para o cuidado do Recém-nascido?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAÚJO, B. B. M. ; PACHECO,S.T.A. . "As Orientações de Enfermagem no Sistema de Alojamento Conjunto?. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAÚJO, B. B. M. ; Oliveira,I.C.D ; SILVA, P. A. E. ; Veiga,A.R. . ? ?O Cuidado de Enfermagem à Criança Dependente de Equipamentos: Um Estudo Baseado nas Representações Sociais?. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAÚJO, B. B. M. ; SILVA, P. A. E. ; MARTINS, D. R. . ? ?A Relação de Ajuda aos Clientes Portadores de Câncer em Tratamento Quimioterápico, na Visão da Equipe de Enfermagem?. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ARAÚJO, BÁRBARA BERTOLOSSI MARTA DE . . Teleconsultora de Enfermagem no Laboratório de Telessaúde da UERJ Núcleo Técnico Científico do Estado do Rio de Janeiro.. 2014.

ARAÚJO, B. B. M. . Teleconsultora de Enfermagem no Laboratório de Telessaúde da UERJ Núcleo Técnico Científico do Estado do Rio de Janeiro.. 2014.

ARAÚJO, B. B. M. ; RODRIGUES, B. M. R. D. . Vivenciando a internação do filho prematuro na UTIN:(re)conhecendo as perspectivas maternas diante das demandas neonatais. 2007.

ARAÚJO, BÁRBARA BERTOLOSSI MARTA DE . ?Cuidados Voltados para o Desenvolvimento Neonatal?. 2016. .

ARAÚJO, B. B. M. . Manual Organizacional do Laboratório de Habilidade e Simulação Realística da FACENF-UERJ. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ORGANIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE HABILIDADES E SIMULAÇÃO REALÍSTICA).

ARAÚJO, B. B. M. ; RODRIGUES, B. M. R. D. ; PACHECO,S.T.A. . Os discursos da promoção do cuidado materno na unidade neonatal: as práticas dos profissionais de enfermagem. 2015. (Relatório de pesquisa).

ARAÚJO, B. B. M. . A Enfermagem e os Cuidados Desenvolvimentais ao Neonato e sua família na Unidade Neonatal. 2014. .

ARAÚJO, BÁRBARA BERTOLOSSI MARTA DE . Teleconsultora de Enfermagem no Laboratório de Telessaúde da UERJ .. 2014. (Divulgação).

ARAÚJO, B. B. M. . Cuidados Voltados para o Desenvolvimento do Neonato Prematuro: Método Canguru. 2010. .

ARAÚJO, B. B. M. . Cuidados com a Pele do Recém Nascido. 2010. .

ARAÚJO, B. B. M. ; SILVA, P. V. ; SILVA, R. C. L. . PREVENÇÃO DA PEDICULOSE. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - orientação).

ARAÚJO, B. B. M. . PREVEÑÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - orientação).

ARAÚJO, B. B. M. ; RODRIGUES, B. M. R. D. . Vivenciando a internação do filho prematuro na UTI neonatal: (Re)conhecendo as perspectivas maternas diante das demandas neonatais. 2008. (Divulgação).

ARAÚJO, B. B. M. ; RODRIGUES, B. M. R. D. . Vivenciando a internação do filho prematuro na UTIN:(re)conhecendo as perspectivas maternas diante das demandas neonatais. 2007. (Relatório de pesquisa).

ARAÚJO, B. B. M. ; Rodrigues, B.M.R.D. . A Vivência da mãe acompanhante frente as estratégias assistenciais humanizadas na UTI neonatal. 2007. (Divulgação).

ARAÚJO, B. B. M. ; RODRIGUES, B. M. R. D. . Estratégias Assistenciais Humanizadas na UTI Neonatal e a vivência da Mãe Acompanhante. 2007. (Divulgação).

ARAÚJO, B. B. M. . O Diálogo Necessário no processo de internação do Recém-Nascido Prematuro: Uma Análise Freiriana. 2006. (Divulgação).

ARAÚJO, B. B. M. ; RODRIGUES,E.C. . Recepção dos pais na uti neonatal: Subsídios para a elaboração de material educativo. 2004. (trabalho em Congresso).

ARAÚJO, B. B. M. ; PACHECO,S.T.A. . Adesão Materna às Orientações de Enfermagem para o Cuidado do Recém-nascido. 2004. (Divulgação).

ARAÚJO, B. B. M. ; RODRIGUES,E.C. . Admissão dos pais na UTI Neonatal: Subsídeos para elaboração de material educativo. 2003. (Relatório de pesquisa).

ARAÚJO, B. B. M. ; RODRIGUES,E.C. . ? ? Admissão dos pais na uti neonatal: Subsídios para a elaboração de material educativo?. 2002. (Relatório de pesquisa).

ARAÚJO, B. B. M. ; Oliveira,I.C.D . AS PERSPECTIVAS DA MÃE E DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO CUIDAR DA CRIANÇA DURANTE A HOSPITALIZAÇÃO. 2002. (Relatório de pesquisa).

ARAÚJO, B. B. M. ; PACHECO,S.T.A. . As Orientações de Enfermagem no Sistema de Alojamento Conjunto: Um Estudo de Caso. 2002. (divulgação).

ARAÚJO, B. B. M. ; Oliveira,I.C.D ; SILVA, P. A. E. ; Veiga,A.R. . ? ?O Cuidado de Enfermagem à Criança Dependente de Equipamentos: Um Estudo Baseado nas Representações Sociais?. 2001. (Relatório de pesquisa).

ARAÚJO, B. B. M. ; SILVA, P. A. E. ; MARTINS, D. R. . ? ?A Relação de Ajuda aos Clientes Portadores de Câncer em Tratamento Quimioterápico, na Visão da Equipe de Enfermagem?. 2001. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Tecnologias de cuidado ao recém-nascido prematuro no contexto da unidade neonatal: banho tradicional, banho humanizado e banho de ofurô, Descrição: As Políticas Públicas, bem como os investimentos em tecnologia de ponta e cuidados especializados, vêm garantindo a sobre¬vivência dos neonatos com peso e idade gestacional cada vez menores. No entanto, os distúrbios funcio¬nais, as alterações neurológicas motoras, cognitivas e sensoriais, juntamente com atraso no crescimento e desenvolvimento e as repercussões sociais e familiares, passaram a ser um problema de saúde pública. (SIQUEIRA E DIAS, 2011)A incorporação desse ser prematuro na sociedade passa por uma série de fatores intimamente relacionados com a saúde mental, social e familiar. Nessa perspectiva, a família, principalmente a mãe, deve ser considerada uma aliada no processo de crescimento e desenvolvi¬mento do bebê prematuro desde o nascimento. (ARAÚJO, RODRIGUES E PACHECO, 2015).Diante do bebê prematuro, é essencial que a mãe tenha suporte para conhecer o filho, de modo que identifique suas habilidades, competências e res¬postas na interação com o meio. Dessa forma, as tecnologias de cuidado podem contribuir com a aproximação mãe e filho, tornando a Unidade Neonatal um ambiente de cuidado do neonato prematuro e sua família. O desenvolvimento e a execução de um modelo de cuidado é uma forma de ação, um modo de fazer o cuidado, sendo, portanto, uma forma de tecnologia. Assim, um modelo de cuidado estruturado em uma série de ?passos ou normas? que o definem ou o orientam para a realização do cuidado, e ainda, ao ser um norteador para as ações do cuidador, tendo flexibilidade para se adaptar as necessidades do cuidador e ser cuidado, com o objetivo de promover um cuidado único, específico e ao mesmo tempo com a visão do todo, pode ser considerado, ao mesmo tempo, uma tecnologia leve- dura e leve. (ROCHA ET ALl, 2008)Isto posto, o modelo de cuidado desenvolvimental mostra-se como uma tecnologia que irá nortear o processo de participação materna no cuidado ao filho prematuro. Nesse sentido, elencamos os diferentes tipos de banho como os ideais para uma avaliação inicial das respostas neurocomportamentais do neonato ao cuidado profissional e assim, poder posteriormente ser uma estratégia de participação materna no cuidado ao filho. Esta pesquisa em por objetivo Descrever a frequência dos sinais neurocomportamentais de aproximação e retraimento apresentados pelos bebês prematuros durante o banho tradicional de banheira, durante o banho humanizado e durante o banho de Ofurô; Comparar a frequência dos sinais de aproximação e retraimento apresentados nos banhos de tradicional de banheira, no banho humanizado e no banho de ofurô. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, observacional. A amostra será feita de forma aleatória, de acordo com a rotatividade de banhos da unidade, levando em consideração que os recém-nascido não precisam ser higienizados todos os dias. Serão observados noventa banhos, sendo trinta banhos tradicionais de banheira, trinta banhos humanizados e trinta banhos de Ofurô. Os recém-nascidos não poderão ser repetidos no procedimento de banho, necessitando assim de 90 neonatos para a realização da pesquisa. Os profissionais que estarão dando banho também serão participantes da pesquisa. Os dados serão coletados no período de Junho a Setembro de 2017 (banho tradicional); Setembro a Dezembro de 2017 (banho humanizado) e de Janeiro a Abril de 2018( banho de Ofurô), sendo analisados a partir da filmagem dos banhos. A análise estatística será realizada com auxílio do programa IBM SPSS versão 17.0 Este programa permite a análise de dados utilizando técnicas estatísticas básicas e avançadas. Os dados serão apresentados sob a forma de tabelas e gráficos pertinentes e confrontado à luz da literatura. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (2) . , Integrantes: Barbara Bertolossi Marta de Araujo - Coordenador / Benedita Maria Rêgo Deusdará Rodrigues - Integrante / Sandra Teixeira de Araujo Pacheco - Integrante / Beatriz da Silva Araújo - Integrante / Ana Flávia Rêgo de Miranda - Integrante / Angela Sousa de Morais - Integrante / Juliana Mello Duarte Soares - Integrante / Nathália Machado de Souza - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2017 - Atual

    Tecnologias de cuidado ao recém-nascido prematuro e sua família, Descrição: As tecnologias de cuidado podem contribuir para nortear o cuidado ao neonato prematuro desde o nascimento com vistas ao seu desenvolvimento adequado e equilibrado com a participação da família. A Tecnologia é um conjunto de conhecimentos (científicos e empíricos) sistematizados, em constante processo de inovação, os quais são aplicados pelo profissional de enfermagem no processo de trabalho em saúde, almejando o alcance de um objetivo específico. Assim, a tecnologia contribui na construção do saber e se faz presente desde o momento da concepção da ideia até a implementação do conhecimento, sendo ao mesmo tempo resultado dessa mesma construção. (PEREIRA ET AL, 2012) Nesse pensar, as tecnologias podem ser classificadas em leve quando referem-se as relações para a implementação do cuidado, acolhimento, gestão de serviços. Em leve-dura associada à utilização de saberes bem estruturados, que não precisem de recursos de alta tecnologia para a sua realização, tais como teorias, modelos de cuidado e cuidado de enfermagem. E em tecnologia dura, quando envolvem a utilização de instrumentos e equipamentos altamente tecnológicos do tipo máquina, as normas, os softwares e vídeos. (SABINO ET AL, 2016) Assim, as tecnologias do cuidado são consideradas como técnicas, procedimentos, conhecimentos utilizados pelo enfermeiro no cuidado, buscando dessa forma, construir procedimentos de intervenção nos processos da saúde e da doença, do normal e do patológico, visando atender ao objetivo desejado. (KOERICH ET AL, 2006) O Objetivo geral é avaliar as tecnologias de cuidado na assistência ao neonato e sua família. Os objetivos específicos são: Avaliar e comparar diferentes tecnologias de cuidado quanto a sua efetividade e benefícios aos neonatos prematuros e suas mães; Implementar tecnologias de cuidado ao recém-nascido prematuro e suas mães no contexto da Unidade Neonatal e ambulatorial; Avaliar a participação das mães no cuidado ao filho prematuro a partir da utilização de tecnologias de cuidado; Elaborar e validar protocolos de cuidado ao neonato prematuro e sua família considerando o uso de tecnologia de cuidado; Propor e implantar estratégias de treinamento e capacitação dos profissionais e acadêmicos de área de saúde; Avaliar riscos e indicadores de qualidade na assistência ao neonato e sua família; Identificar riscos e indicadores de qualidade na assistência neonatal; Discutir e implementar ações para alcance do padrão de qualidade adotado na instituição; Elaborar softwares, almanaques, manuais e cartilhas com vistas à educação em saúde de profissionais, acadêmicos e de familiares. O presente projeto fará uso de múltiplos métodos de pesquisa que se adequarão a cada subprojeto a ser desenvolvido, podendo apresentar abordagens quantitativas, qualitativas ou quanto-qualitativas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Barbara Bertolossi Marta de Araujo - Coordenador / SANDRA TEIXEIRA DE ARAÚJO PACHECO - Integrante / Benedita Maria Rêgo Deusdará Rodrigues - Integrante.

  • 2014 - Atual

    A ÉTICA E A BIOÉTICA NO ENSINO DA ENFERMAGEM PEDIÁTRICA: perspectivas do Curso de Graduação., Descrição: Descrição: O estudo destaca a necessidade da incorporação da ética e bioética na prática profissional em face do ser cuidado, diante dos avanços tecnológicos dos últimos anos. Destaca a importância da inclusão da ética e bioética, na formação dos enfermeiros pediatras, apontando para a associação dos conhecimentos técnicos científicos aos princípios de beneficência, não-maleficência, autonomia e justiça, compreendendo que assim poderão proporcionar um cuidado mais adequado, com qualidade à criança e sua família. Os objetivos são: identificar os conteúdos programáticos de ética e bioética no ensino da enfermagem pediátrica nos currículos de Graduação; conhecer de que forma o professor insere a ética e a bioética no ensino da enfermagem pediátrica; discutir a inserção da ética e bioética no ensino da enfermagem pediátrica face ao contexto da ética e da bioética principialista... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Barbara Bertolossi Marta de Araujo - Integrante / SANDRA TEIXEIRA DE ARAÚJO PACHECO - Integrante / Benedita Maria Rêgo Deusdará Rodrigues - Coordenador / OLINTO PEGORARO - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Grupos populacionais infantis com necessidades especiais de saúde e suas demandas de cuidados., Descrição: Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sandra Teixeira de Araújo Pacheco em 2013 Descrição: A melhoria das condições ambientais e nutricionais da população infantil brasileira; a implementação de programas, estratégias e ações de saúde direcionadas ao quadro de morbimortalidade infantil; bem como a incorporação de novas tecnologias na recuperação das doenças infantis por causas congênitas e adquiridas foram fatores determinantes para a mudança ocorrida nos últimos anos no perfil epidemiológico da infância brasileira. (NEVES e CABRAL, 2009). Os benefícios advindos da rápida evolução da tecnologia geraram uma nova clientela, denominada pelo Maternal and Health Children Bureau (Estados Unidos), pela primeira vez, em 1998, de Children with Special Health Care Needs (CSHCN). Essa terminologia foi adotada na literatura internacional para nomear ?as crianças com estado de saúde frágil e dependência de cuidados de saúde contínuos para assegurar sua sobrevivência?. (VERNIER e CABRAL, 2006). No Brasil, Cabral denominou esta clientela de Crianças com Necessidades Especiais de Saúde (CRIANES), aquelas crianças que se tornaram portadoras de disfunções ou apresentam limitações no estilo de vida e nas funções normais para a idade. As crianças com necessidades especiais necessitam, na maioria das vezes, de cuidados que requer conhecimento e preparo dos profissionais de saúde. Neste contexto, é de suma importância que os familiares cuidadores de CRIANES sejam instrumentalizados no contexto hospitalar para cuidar de forma adequada dessa criança quando no contexto domiciliar. (NEVES e SILVEIRA, 2011). Esta pesquisa tem como objetivos: descrever e analisar o processo de cuidar desenvolvido por mães de crianças com necessidades especiais de saúde no contexto hospitalar e domiciliar. Contrastar as práticas de cuidados desenvolvidas pelas mães de crianças com necessidades especiais de saúde no contexto hospitalar e domiciliar. Acreditando no reconhecimento da importância da participação da família, e em especial da mãe na promoção do cuidado a criança com necessidades especiais de saúde no contexto hospitalar e domiciliar, os alicerces teóricos desta pesquisa estão pautados no cuidado centrado na família e no conceito de promoção da saúde. Estudo de abordagem qualitativa será desenvolvido a partir de método Criativo e Sensível (CABRAL, 1998). Os sujeitos serão mães de crianças com necessidades especiais de saúde. Os dados serão coletados no período de fevereiro a junho de 2014 (momento hospitalar) e novembro de 2014 a abril de 2015 e analisados a partir do método de Análise de discurso (AD), em sua corrente Francesa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Barbara Bertolossi Marta de Araujo - Integrante / SANDRA TEIXEIRA DE ARAÚJO PACHECO - Coordenador / Benedita Maria Rêgo Deusdará Rodrigues - Integrante / Mirian Carla Rosse Dionísio - Integrante / Raissa Rodrigues Organista - Integrante / DÉBORAH G. ADAME - Integrante / KÁTIA APARECIDA ANDRADE COUTINHO - Integrante / TAÍS FOLGOSA - Integrante / BRUNO RÊGO DEUSDARÁ RODRIGUES - Integrante.

  • 2010 - 2013

    O significado atribuido pelas mães de bebês de baixo peso em alimentar seu filho através do copinho em uma unidade neonatal., Descrição: Descrição: Objetivos: Compreender o que significa para a mãe do bebê de baixo peso ao nascer alimentar seu filho através do copinho. Descrever as dificuldades e facilidades encontradas pela mãe do bebê de baixo peso ao alimentar seu filho através do copinho. Conhecer os sentimentos vivenciado pela mãe do bebê de baixo peso ao alimentar seu filho através do copinho. Analisar compreensivamente o significado para a mãe do bebê de baixo peso de alimentar seu filho através do copinho.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Barbara Bertolossi Marta de Araujo - Integrante / SANDRA TEIXEIRA DE ARAÚJO PACHECO - Coordenador / Benedita Maria Rêgo Deusdará Rodrigues - Integrante / IVONE EVANGELISTA CABRAL - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Prêmio Saúde da Criança e do Adolescente - Categoria Profissional 2º lugar, Escola de Enfermagem Anna Nery.

2018

2º lugar prêmio Vera Abrantes - Categoria Profissional, Escola de Enfermagem Anna Nery UFRJ.

2018

1º lugar - categoria Estudante - Prêmio Maria Aparecida de Luca, Escola de Enfermagem Anna Nery UFRJ.

2015

Prêmio Terezinha Perin - VI Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal, SOBEP.

2015

3º Lugar do Prêmio Eusébia de Jesus Pereira, VI Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Saude do Rio de Janeiro, Hospital Maternidade Oswaldo Nazare. , PRAÇA XV , Nº4-FUNDOS, CENTRO, 21050-780 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - 2012

    Faculdade Bezerra de Araujo

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE, Carga horária: 18

    Outras informações:
    ATUAÇÃO EM AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS DE PEDIATRIA, SEMINÁRIOS RELACIONADOS AOS PRINCIPAIS TEMAS EM PEDIATRIA, ESTÁGIO NA ENFERMARIA DE PEDIATRIA DO HOSPITAL MUNICIPAL LOURENÇO JORGE. COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DO 7º PERÍODO. ORIENTAÇÃO DE PESQUISAS DE TCC NA ÁREA PEDIÁTRICA E DESENVOLVIMENTO DE TRABALHOS TÉCNICOS E CURSOS JUNTO AO CAMPO DE ESTÁGIO. MINISTRO AULAS NA ESPECIALIZAÇÃO DE NEONATOLOGIA.

  • 2008 - 2009

    Universidade Veiga de Almeida

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 30

  • 2002 - 2003

    UFRJ-Maternidade Escola

    Vínculo: contrato administrativo, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 33

    Outras informações:
    Enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva neonatal- Unidade intermediária Neonatal e Enfermaria Canguru

  • 2003 - 2012

    Prefeitura do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRO NEONATAL, Carga horária: 32

  • 2001 - 2001

    Prefeitura do Rio de Janeiro

    Vínculo: Acadêmico Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno Bolsista - Estagiário, Carga horária: 24

    Atividades

    • 02/2003

      Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saude do Rio de Janeiro, Hospital Maternidade Oswaldo Nazare.,Serviço realizado, ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO RECEM NASCIDO DE ALTO E MÉDIO RISCO.

  • 2010 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2005 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Integrante grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Nome do Grupo:Cuidando da Saúde das Pessoas: aspectos filosóficos e bioéticos Linha de Pesquisa: A criança e o adolescente no contexto social brasileiro

  • 2009 - 2009

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Palestrante

    Outras informações:
    Palestra sobre "A inserção do Familiar Acompanhante no Espaço Hospitalar: breve retrospectiva" relativo a disciplina - A enfermagem e o Cuidado à Saúde da Criança e do Adolescente para a turma do mestrado da Faculdade de Enfermagem da UERJ.

  • 2008 - 2009

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado Residência HUPE/UERJ

    Outras informações:
    Aula de Indicadores, Políticas Públicas e a Saúde da Criança Aula de História Social da Criança

  • 2006 - 2008

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

  • 2003 - 2004

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: CONTRATO TEMPORÁRIO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 20

    Atividades

    • 01/2005

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Enfermagem UERJ, .,Linhas de pesquisa

    • 09/2003

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ATENÇÃO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE DA CRIANÇA

    • 09/2003 - 09/2004

      Estágios , Centro de Saúde Milton Fontes Magarão, .,Estágio realizado, Supervisão de alunos de graduação durante o atendimento ambulatorial à crianças e mães no ambulatorio de puericultura e pediatria do Centro de Saúde Milton Fontes Magarão.

    • 09/2003 - 09/2004

      Estágios , Hospital Universitário Pedro Hernesto, .,Estágio realizado, Supervisão de alunos de graduação da faculdade de enfermagem UERJ no Complexo Neonatal , na Pediatria e cirurgia Pediátrica do Hospital Pedro hernesto..

  • 2003 - 2003

    Instituto Fernandes Figueira

    Vínculo: BOLSISTA DE APERFEIÇOAMENTO PR, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 04/2003 - 09/2003

      Ensino, Enfermagem Neonatal, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, ORIENTAÇÃO SOBRE OS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS EM NEONATAL

    • 04/2003 - 09/2003

      Estágios , Fiocruz, Berçário de Alto Risco.,Estágio realizado, ATENÇÃO DE ENFERMAGEM AO RECEM NASCIDO DE ALTO RISCO.

    • 04/2003 - 09/2003

      Serviços técnicos especializados , Fiocruz, Berçário de Alto Risco.,Serviço realizado, PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO RECEM NASCIDO DE ALTO RISCO.

    • 04/2003 - 09/2003

      Treinamentos ministrados , Fiocruz, Berçário de Alto Risco.,Treinamentos ministrados, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO DE TÉCNICOS,RESIDENTES,ESTAGIÁRIOS E BOLSISTAS.

    • 04/2003 - 09/2003

      Outras atividades técnico-científicas , Fiocruz, Fiocruz.,Atividade realizada, ESTUDOS DE CASOS CLÍNICOS.