Cathia Cristina Rabelo dos Santos

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, especialista em Políticas Públicas e Gestão de Serviço Social. Tem experiência nas áreas de comunicação, assessoria de imprensa, educomunicação e formação de educadores. Atuou nas equipes da Unesco, Secretaria de Educação do Recife e Ministério da Educação compondo as equipes de coordenação de programas educacionais, participando de projetos para formação de educadores. Na Aponte Comunicação exerceu a função de jornalista. Atualmente é coordenadora da equipe de comunicação da Secretaria de Educação do Recife.

Informações coletadas do Lattes em 29/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Políticas Públicas e Gestão de Serviço Social

2006 - 2008

Universidade Federal de Pernambuco
Título: O Programa Escola Aberta: estudo de caso do Jaboatão dos Guararapes
Orientador: Mirian Padilha

Graduação em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo

2000 - 2004

Universidade Salgado de Oliveira
Título: Vai Passar: canção popular, história e imprensa
Orientador: Prof. Sérgio Ricardo Soares

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico).

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política, Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.

Organização de eventos

SANTOS, C. C. R. . II Festival Cultural: das praças de cultura às escolas abertas do Recife. 2009. (Festival).

SANTOS, C. C. R. . I Festival Cultural do Programa Escola Aberta Recife. 2008. (Festival).

Participação em eventos

III SEMEAP- 1º seminário Internacional & III Seminário de Experiências e Avaliações de Políticas e projetos. 2010. (Seminário).

Encontro de Pesquisadores de Educação do Norte/ Nordeste.De Projeto para Política Pública:o Escola Aberta e o Conhecimento dos seus Atores sobre o Programa. 2009. (Encontro).

II EPEPE ? Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco/ 2008.Proposta Pedagógica do Programa Escola Aberta: estudo de caso mo município do Jaboatão dos Guararapes. 2008. (Encontro).

III Seminário Internacional de Direitos Humanos: Direitos Humanos e Multiculturalismo: perspectivas para a Humanidade. 2006. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • Penedo, Nívia ; SANTOS, C. C. R. ; Lima, Francisca ; Silva, Gerson ; Cabral, Mirza . Grupos de articulação local: Uma experiência educacional de gestão comunotária. In: Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 2016, Juazeiro. Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 2016.

  • Penedo, Nívia ; SANTOS, C. C. R. ; Lima, Francisca ; Silva, Gerson ; Cabral, Mirza . Grupo de Articulação Local: uma experiência educativa de gestão comunitária. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, C. C. R. . De Projeto para Política Pública: o Escola Aberta e o Conhecimento de seus Atores sobre o Programa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, C. C. R. . Proposta Pedagógica do Programa Escola Aberta: estudo de caso no município do Jabatão dos Guararapes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2014

Aponte Comunicação

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 35, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - Atual

Prefeitura do Recife

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Comunicação, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2013

Prefeitura do Recife

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessoria ao Bairro Escola, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Planejar formação na área de educomunicação para os sujeitos sociais do programa, além de atuar nas escolas e comunidades com o objetivo de assessorar iniciativas de comunicação comunitária

2011 - 2012

Prefeitura do Recife

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessora de Imprensa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Relação com a imprensa, divulgação e cobertura das ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação.

2008 - 2010

Prefeitura do Recife

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Cultura, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Lotada na Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, para atuar no Programa Escola Aberta, tinha como principais atividades: planejar, monitorar e avaliar as ações de cultura das 105 escolas municipais, visado a melhoria da qualidade do ensino. Também elaborava e ministrava formações na temática cultura com viés educativo para os sujeitos sociais que atuam no programa.

2006 - 2007

Ministério da Educação

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessoria a gestão, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Monitorar e avaliar as atividades do programa nas escolas públicas das 13 cidades da Região Metropolitana do Recife e nas unidades de ensino de Pernambuco (Litoral). Planejar e ministrar as formações direcionadas aos agentes articuladores das atividades nas escolas.

2005 - 2005

UNESCO

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Assessora de Cultura, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Planejar, monitorar e avaliar as ações da área de cultura das 365 escolas públicas credenciadas no projeto Escola Aberta. Elaborar formações par os agentes articuladores das atividades na escolas nas áreas de percussão, teatro, dança e origami

2003 - 2004

UNESCO

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Pesquisadora e redatora do site ABC Digital, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Consultora da Unesco, para o Projeto Escola Aberta, na área de comunicação. Realização de pesquisa e qualificação de sites e redação para o site ABC Digital.

2008 - 2008

Sindicato Nacional da Arquitetura e da Engenharia Consultiva

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 30

Outras informações:
Divulgação do CITAES ? Congresso Internacional de Tecnologia em Arquitetura e Engenharia Sustentáveis, realizado no mês de março de 2008.

2010 - 2010

Campanha Política de Pedro Eugênio

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Gerente de Eventos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Organizar a logística dos eventos do comitê político e das atividades externas