Michelle Pinto Barros

Atualmente é enfermeira do HOSPITAL GERAL DE PALMAS.

Informações coletadas do Lattes em 29/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em mestrado profissional em ciências da saúde

2015 - 2017

Universidade Federal do Tocantins
Título: Prevalência de doença cardíaca em pacientes internadas em uma maternidade publica, Ano de Obtenção: 2017
Danielle Evangelista.

Especialização em PERFUSÃO - CIRCULAÇÃO EXTRACORPOREA E ORGÃOS ARTIFICIAIS

2018 - 2020

CGESP
Título: SINDROME VASOPLEGICA: DEFINIÇÃO E TRATAMENTO
Orientador: JEFFCHANDLER BELÉM DE OLIVEIRA

Especialização em Especialização em Cardiologia

2011 - 2013

Centro de Ensino de Enfermagem e Nutrição
Título: Cirurgia de revascularização do miocardio:Uma abordagem quanto as complicações no pós peratório
Orientador: Patricia freire Cavalcante

Especialização em UTI

2005 - 2007

centro de ensino enfermagem e nutrição
Título: ASPIRAÇÃO ENDOTRAQUEAL DE TERAPIA INTENSIVA: RECOMENDAÇÃO PARA UMA PRÁTICA SEGURA
Orientador: MARYSLEI BRASILEIRO

Formação complementar

2023 - 2023

ECMO SPECIALIST. (Carga horária: 40h). , EXTRACORPOREAL LIFE SUPPORT ORGANIZATION, ELSO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

Congresso tocantinense de cardiologia. 2013. (Congresso).

SUPORTE BÁSICO DE VIDA.SUPORTE BÁSICO DE VIDA. 2012. (Oficina).

I ENCONTRO TOCANTINENSE DE ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICOS, RECUPERAÇÃO ANESTÉSICA E CENTRAL DE MATERIAL E ESTERELIZAÇÃO. 2009. (Encontro).

CURSO DE FORMAÇÃO COOPERATIVISTA CONTINUADA. 2007. (Encontro).

GESTÃO HOSPITALAR. 2006. (Oficina).

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA TÉCNICOS E AUXILIARES DE ENFERMAGEM.ANATOMIA CARDÍACA, O EXAME DE ECG, CUIDADOS E PREPARO DO PACIENTE. 2005. (Outra).

CAPACITAÇÃO PARA ATENDIMENTO A PACIENTES COM TRANSTORNOS MENTAIS. 2004. (Oficina).

CONGRESSO DE SAÚDE PÚBLICA ARAGUAÍNA TO. 2003. (Congresso).

ÉTICA PROFISSIONAL:UMA VISÃO DA ASSISTÊNCIA. 2002. (Oficina).

SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIAAA. 2002. (Seminário).

Histórico profissional

Experiência profissional

2009 - 2013

Confederação das Cooperativas Medicas do Centro Oeste e Tocantins

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Auditora, Carga horária: 20

2009 - 2009

Instituto Cardiovascular de Palmas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeria, Carga horária: 30

Outras informações:
Enfermeira de Hemodinâmica

2021 - Atual

Hospital Geral de Palmas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PERFUSIONISTA, Carga horária: 30

Outras informações:
São Atribuições do Perfusionista:I Planejar, organizar e executar a ação das funções cardiocirculatórias e respiratórias (circulação extracorpórea; assistência circulatória mecânica), bem como a preservação das funções metabólicas e orgânicas dos pacientes submetidos à cirurgia do coração e de grandes vasos, durante o período da realização de operações desse porte, sob orientação da equipe médica;II Monitorar os parâmetros fisiológicos vitais e sua adequação, quando necessária, em operações que necessitem de suporte cardiocirculatório;III preparar e administrar as soluções cardioplégicas e renoplégicas (em cirurgias para correção de aneurisma da aorta tóraco-abdominal), sob orientação da equipe médica;IV Realizar, interpretar e corrigir os parâmetros laboratoriais durante a circulação extracorpórea, sob orientação médica;V Realizar, interpretar e controlar o tempo de coagulação ativada em pacientes heparinizados (durante as cirurgias, bem como à beira do leito, nos casos de ECMO ou assistência ventricular direita ou esquerda), assim como tromboelastograma, sob orientação médica;VI Prever, requisitar e controlar os materiais e equipamentos utilizados nos procedimentos de circulação extracorpórea, especialmente oxigenadores, circuitos, reservatórios, filtros, cânulas e outros acessórios;VII Examinar e testar os componentes da máquina coração-pulmão, realizando o controle de sua manutenção preventiva e corretiva, conservando-a permanentemente em condições de uso;VIII Obter informações com a equipe médica sobre a história clínica do paciente; verificar a existência de doenças e condições que possam interferir na execução ou que requeiram cuidados especiais na condução da circulação extracorpórea, tais como: diabetes, hipertensão arterial, doenças endócrinas, uso de diuréticos, digitálicos e anticoagulantes;IX Obter dados biométricos do paciente, como: idade, peso, altura e superfície corpórea, para cálculo dos fluxos de sangue, gase

2004 - Atual

Hospital Geral de Palmas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: ENFERMAGEM, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Trabalho em uma UTI adulto à nove anos, e atualmente assumi a coordenação e enfermagem de uma Unidade Coronariana