Renato Pereira Brandao

possui graduação em Arqueologia pela Universidade Estácio de Sá (1979), mestrado em Artes Visuais - área de concentração em Antropologia da Arte - pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (1998). Tem experiência de pesquisa nas áreas de história e arqueologia, e de docência e administração universitária, atuando principalmente nos seguintes temas: relações interetnicas e sociais no Brasil Colônia, aldeamentos jesuíticos, história da cartografia, da navegação e das relações políticas e comérciais internacionais.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História

1994 - 1998

Universidade Federal Fluminense
Título: A Cruz de Cristo na Terra de Santa Cruz: a geopolítica dos descobrimentos e o domínio estratégico do Atlântico Sul.
Orientador: Lana Lage da Gama Lima
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Corrente do Brasil; Cartografia Histórica; Descobrimentos ibéricos; Rotas náuticas quinhentistas; Villegaignon; Ordens militares. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Colônia.

Mestrado em Artes Visuais

1987 - 1991

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O Aldeamento Jesuítico de São Lourenço: a herança templária na construção da espacialidade brasileira,Ano de Obtenção: 1991
Orientador: Maria Heloísa Fenélon Costa
Palavras-chave: Ordem de Cristo; Tupi litorâneo; Aldeiamento jesuítico de São Lourenço; Maneirismo; Igreja; Regimento do Governo Geral. Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em Metodologia do Ensino Superior

1980 - 1980

Universidade Federal Fluminense

Graduação em Arqueologia

1975 - 1979

Universidade Estácio de Sá

Curso técnico/profissionalizante em Topografia de Agrimensura

1974 - 1975

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/RJ

Ensino Médio (2º grau)

1962 - 1969

Colegio Salesiano Santa Rosa

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Colônia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Seminário de História do Brasil Colonial.A Companhia de Jesus e a Estratégia Geopolítica de Controle do Atlântico Sul. 2012. (Seminário).

I Simpósio de História Colonial.A Questão da Longuitude na Navegação e Cartografia Quinhentista. 2011. (Simpósio).

XXVI Simpósio Nacional de História da Associação Nacional de História H).O Rio de Janeiro e o Padrão do Antigo Regime nos Trópicos: um histórico de excentricidades. 2011. (Simpósio).

3° Simpósio Iberoamericano de História da Cartografia: Agendas para a História da Cartografia Iberoamericana..A Questão da Longitude na Expansão Territorial da América Portuguesa: o Tratado de Madri e o mapeamento da China.. 2010. (Simpósio).

1759-2009:250 anos da expulsão dos jesuítas das Américas.A Companhia, Gusmão e Pombal: do Tratado de Madri à expulsão do Império. 2009. (Simpósio).

Ciclo de conferências das 9 horas ? Encontro de mares e terras: Corsários, índios e escravos no Brasil e na Nouvelle-France.De Tordesilhas a Madri: a questão da longitude na divisão do mundo. 2009. (Outra).

IV Simpósio Internacional de Estudos Sobre América Colonial.O Projeto Geopolítico do Império do Brasil: do Atlântico Sul ao Mar da China.. 2008. (Simpósio).

XXIII Simpósio Nacional de História: história : guerra e paz.As Relações Étnicas na Conquista da Guanabara. 2005. (Simpósio).

Palestra no Seminário do Program de Pós-Graduação em Políticas Sociais.A Pesquisa Acadêmica nas IES Privadas: uma disussão à luz da LDB e da reforma universitária. 2005. (Outra).

Congresso Portugal-Brasil: Memórias e Imaginários. A Capitania Real do Rio de Janeiro e a Apropriação Régia do Espaço Vicentino. 1999. (Congresso).

Jornada de Letras Um Olhar Sobre a Cultura e a Literatura Portuguesa no Limiar do Século XXI.O Medievo e o Tribal: heranças pré-quinhentistas na construção da brasilidade. 1999. (Encontro).

Encontro de Arqueologia do Litoral Fluminense.Índios e Jesuítas no Litoral Fluminense. 1999. (Encontro).

Jornada de trabalho Memória: Contribuições Para a Preservação da Região Norte Fluminense.O Roteiro dos Sete Capitães e a Capitania de São Tomé: confrontações documentais numa perspectiva interdisciplinar. 1997. (Simpósio).

Ciclo de Palestras Comemorativas aos 500 anos de Descobrimento do Brasil.Descobrimentos, Globalização e Modernidade. 1997. (Outra).

Aula Inaugural.O Processo de Hominização e a Crise da Modernidade. 1996. (Outra).

O Sigilo na Sociedade.A Política do Segredo e os Descobrimentos Ibéricos. 1994. (Simpósio).

O Tratado de Tordesilhas e o Novo Mundo.A Representação do Meridiano de Tordesilhas no Mapa de Cantino. 1994. (Simpósio).

XIX Reunião da Associação Brasileira de Antropologia.Segredo e Poder na Ordem Templária. 1994. (Encontro).

Congresso Internacional de História: Missionação Portuguesa e Encontro de Culturas. O Militar e o Religioso Sobre a Mesma Cruz: a estratégia do regimento na conquista da terra tupi. 1992. (Congresso).

Congresso Internacional América 92: Raízes e Tradições. A Estética Jesuítica em São Lourenço. 1992. (Congresso).

I Seminário Sobre Patrimônio, Memória e Informação.A Companhia de Jesus e a Construção do Espaço Urbano Niteroiense. 1992. (Seminário).

IV Jornada Brasileira de Arqueologia.Mapeamento Arqueológico para Pesquisa e Preservação. 1990. (Simpósio).

X Semana de Arqueologia e Museologia.Aldeamentos Jesuíticos do Estado do Rio de Janeiro. 1990. (Simpósio).

VIII Semana de Arqueologia e Museologia.Rotas Migratórias Litorâneas Tupi Guarani. 1988. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Cristiane Nastari Villela

BRANDAO, Renato P.; Barbosa, Wallace de Deus. Arte Culinária: reflexões sobre a ciência e poética da comensalidade no pensamento contemporâneo. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Danielle Maranhão Albuquerque

BRANDAO, Renato P.. Epifânia de Máscaras: uma experiência estética maior. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Angela Varella Savino

BRANDAO, Renato P.; Barbosa, Wallace de Deus. Multimídia e Performance: a outra ordem. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Aparecida Açucena Coelho

BRANDAO, Renato P.. Arqueologia da Paisagem Como Ferramenta Para os Estudos das Relações Sociais, Econômicas, Políticas e Ambientais na Estrada Real - Minas Gerais - Brasil. 2000. Dissertação (Mestrado em Gestão Ambiental) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Vladimir José Luft

BRANDAO, Renato P.; Seda, Paulo G.. Da História à Pré-história: as ocupações das sociedades Puri e Coroado na bacia do alto do rio Pomba. 2000. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Márcia Sueli Amantino

BRANDAO, Renato P.; Florentino, Manolo. O Mundo das Feras: quilombos e índios no sertão de Minas Gerais durante o século XVIII. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: João Francisco Canto Loguercio

SILVA, Gláucia O. da;BRANDAO, Renato P.; LEITE, Márcia; PAULETTO, Lygia B. P. S.. Morro do Bumba: olhares de dentro sobre uma paisagem em transformação. 2012.

Aluno: Rafael Rodrigo de França

SENA, Anadré L. P.;BRANDAO, Renato P.; PASTANA, S.. O Brasil e a Segunda Guerra Mundial. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Joana Berezowska Zalcman

BRANDAO, Renato P.. Subsídios Agrícolas: entraves ao desenvolvimento. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Diego de Souza Araújo Campos

BRANDAO, Renato P.. A Influência dos EUA no Contencioso Brasil-Bolívia pela Posse do Acre. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Emerson dos Santos

BRANDAO, Renato P.. Tirania do Livro: ascensão e queda do regime talibã. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Ana Carolina Sá Freire Costa

BRANDAO, Renato P.. Estrada de Ferro Vitória-Minas: a importância do modal ferroviário no abastecimento do mercado externo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Lirian Karin de Almeida Trajano

BRANDAO, Renato P.. A Água Como Fonte de Conflito no Oriente Médio. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Marcus Antonio Pereira Torres

BRANDAO, Renato P.; PASCHOAL, R.; LINS, O.. A Rivalidade Histórica Entre Brasil e Argentina no Período de 1493 a 1890. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Luana Pérsia Diniz

BRANDAO, Renato P.. A Hegemonia do Terror. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Tábata Ribeiro Pinto Villote

BRANDAO, Renato P.. A Influência do Cinema nas Relações Internacionais. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Juliana Moreira Moisés

BRANDAO, Renato P.. Timor Leste: a herança da colonização no processo de independência. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Alice Pereira Imbiriba da Rocha

BRANDAO, Renato P.. Crimes de Guerra e a Presença Americana Norte-Americana no Vietnã: o massacre de May-Lai. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Míthia Fernandes Monteiro

BRANDAO, Renato P.; LINS, O.; PASTANA, S.. A Criação do Estado de Israel: um panorama histórico. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Rodrigo Faria Velloso

BRANDAO, Renato P.; CAPPUCCI, M.; LINS, O.. As Raízes de um Ódio Mal Resolvido. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Patrícia Gomes Vancini

BRANDAO, Renato P.. Processos de Integração do Mercosul e da União Européia: formação histórica e cooperação interregional. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Gisele Machado

BRANDAO, Renato P.; ASSUMPCAO, A.; MELLO, F. F.. A Gestão do Barão de Rio Branco. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Emerson Maione

BRANDAO, Renato P.; DADESKY, J.; ASSUMPCAO, A.. As Manipulações dos Direitos Humanos: o caso do Kosovo. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Flávia Azevedo Dias

BRANDAO, Renato P.; ASSUMPCAO, A.; MELLO, F. F.. A China do Século XXI e o Relacionamento Diplomático Sino-Brasileiro. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estácio de Sá.

Barbosa, Wallace de Deus; MUCCI, L. I.;BRANDAO, Renato P.; CUNHA, J. L.; VALENTE JR., V. F.. Professor Adjunto de Teoria e Crítica da Arte. 2006. Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Cezar Teixeira Honorato

HONORATO, Cezar Teixeira; LIMA, Lana Lage de Gama; MARTINS, Ismenia de Lima. A Capitania Realdo Rio de Janeiro: Colonização e Relações Interetnicas. 1997. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Lana Lage da Gama Lima

LIMA, Lana Lage da Gama. A Cruz de Cristo na Terra de Santa Cruz: a geopolítica dos descobrimentos e o domínio estratégico do Atlântico Sul. 1999. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Lana Lage da Gama Lima

LIMA, Lana Lage da Gama. A Capitania Real do Rio de Janeiro: colonização e relações interétnicas (séculos XVI-XVIII). 1997. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Vânia Leite Fróes

LIMA, Lana Lage da GamaFRÓES, V. L.. A Cruz de Cristo na Terra de Santa Cruz: a geopolítica dos descobrimentos e o domínio estratégico do Atlântico Sul. 1999. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Michael Roriz Chang

Democracia Teocrática: as religiões na Índia no século XX; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Renato Pereira Brandao;

Paulo Roberto Araújo de Oliveira

Unidade e Diversidade na Religiosidade Islâmica: uma abordagem histórico-política; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Renato Pereira Brandao;

Julio Cesar Barbosa Pinheiro

O Confronto das Civilizações Islâmicas e Ocidentais Mediante a História: do século VII às cruzadas; ; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Renato Pereira Brandao;

Sandra Elisabeth Mussumeci Suárez

A Importância da Presença do Arqueólogo na Preservação, Conservação e Restauração de Monumentos Históricos; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arqueologia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Renato Pereira Brandao;

Henrique Alexandre Pussi

A Conquista do Oeste: expansão, povoamento e desenvolvimento da Capitania de São Paulo no século XVIII; 1996; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arqueologia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Renato Pereira Brandao;

Rogério Araripe Costa

A Igreja de Nossa Senhora de Nasaré: análise sobre a história e pré-história da cidade de Saquarema; 1996; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arqueologia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Renato Pereira Brandao;

Ricardo Luiz Silveira da Costa

A Ordem dos Cavaleiros de São João de Jerusalém Durante as Cruzadas; 1993; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Renato Pereira Brandao;

Arthur Alves dos Santos

O Sudário de Turim; 1993; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arqueologia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Renato Pereira Brandao;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Lana Lage da Gama Lima

A Cruz de Cristo na Terra de Santa Cruz: a geopolítica dos descobrimentos e o domínio estratégico do Atlântico Sul; 1999; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lana Lage da Gama Lima;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BRANDAO, Renato P. ; A Fundação do Rio de Janeiro na Ocupação Régia do Espaço Vicentino.. Acervo , v. 28, p. 159-172, 2015.

  • BRANDAO, Renato P. ; A abordagem interdisciplinar no estudo do Homo brasilis: a genética em acordo e desacordo com a história. Estudos Historicos (Rio de Janeiro) , v. 26, p. 391-408, 2013.

  • BRANDAO, Renato P. ; A enigmática questão da longitude na navegação e cartografia da América portuguesa quinhentista. Pró-Ciência , v. 7, p. 54-73, 2012.

  • BRANDAO, Renato P. ; A Companhia, Gusmão e Pombal: do Tratado de Madri à expulsão do Império.. Revista do Instituto Histórico e Geographico Brazileiro , v. Nº 443, p. 21-56, 2009.

  • BRANDAO, Renato P. ; O cavaleiro nos trópicos: o lado oculto da invasão francesa. Nossa História (São Paulo) , v. 31, p. 22-26, 2006.

  • BRANDAO, Renato P. ; O Mapa de Cantino e a Descoberta da América pelos Chineses. Navigator (Rio de Janeiro) , v. 2, p. 49-55, 2006.

  • BRANDAO, Renato P. ; A Estética Jesuítica em São Lourenço. In: Azevado, Francisca L. Nogueira; Monteiro, John Manuel. (Org.). Confronto de Culturas: conquista, resistência, transformação. São Paulo: Expressão e Cultura / EDUSP, 1997, v. 7, p. 291-305.

  • BRANDAO, Renato P. ; A Representação do Meridiano do Tratado de Tordesilhas no Mapa de Cantino. In: Lemos, Maria Teresa T. B.. (Org.). Tordesilhas e o Novo Mundo. Rio de Janeiro: UERJ/PROEALC, 1995, v. , p. 85-100.

  • BRANDAO, Renato P. ; A Espacialiade Jesuítica no Brasil Colonial. A forma e a Imagem. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1992, v. , p. 147-180.

  • BRANDAO, Renato P. ; A Companhia de Jesus e o padroado português: conflitos de nacionalidades no seio jesuítico. In: XXVII Simpósio Nacional da Anpuh - Associação Nacional dos Professores Universitários de História, 2013, Natal. Anais do XXVII Simpósio Nacional da Anpuh - Associação Nacional dos Professores Universitários de História: conhecimento histórico e diálogo social. Natal: Anpuh - UFRN, 2013. p. 1-14.

  • BRANDAO, Renato P. ; O Rio de Janeiro e o Padrão do Antigo Regime nos Trópicos: um histórico de excentricidades. In: XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História, 2011, São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo: ANPUH-SP, 2011.

  • BRANDAO, Renato P. ; A Questão da Longitude na Expansão Territorial da América Portuguesa: o Tratado de Madri e o mapeamento da China.. In: 3° Simpósio Iberoamericano de História da Cartografia: Agendas para a História da Cartografia Iberoamericana, 2010, São Paulo. Anais do 3° Simpósio Iberoamericano de História da Cartografia: Agendas para a História da Cartografia Iberoamericana. São Paulo: FFLCH ? USP, 2010.

  • BRANDAO, Renato P. ; O Sistema Mercantil Atlântico e a Evasão do Ouro: do déficit explícito ao lucro oculto.. In: 3° Encontro Internacional de História Colonial: Cultura, Poderes e Sociabilidades no Mundo Atlântico (Séc. XV-XVIII), 2010, Recife. Anais do 3° Encontro Internacional de História Colonial: Cultura, Poderes e Sociabilidades no Mundo Atlântico (Séc. XV-XVIII). Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2010. p. 269-274.

  • BRANDAO, Renato P. ; O Projeto Geopolítico para o Império do Brasil: do Atlântico Sul ao Mar da China. In: IV Simpósio Internacional de Estudos Sobre América Colonial, 2008, Belo Horizonte. Anais do IV Simpósio Internacional de Estudos Sobre América Colonia. Belo Horizonte: FAFICH - UFMG, 2008.

  • BRANDAO, Renato P. ; As Relações Étnicas na Conquista da Guanabara. In: XXIII Simpósio Nacional de História: Guerra e Paz, 2005, Londrina - PR. Anais XXIII Simpósio Nacional de História: história: guerra e paz. Londrina: Editorial Mídia, 2005.

  • BRANDAO, Renato P. ; A Capitania Real do Rio de Janeiro: a Companhia de Jesus e os Correas de Sá na apropriação régia do espaço vicentino. In: Congresso Luso-Brasileiro Portugal-Brasil: Memórias e Imaginários., 2000, Lisboa. Actas do Congresso Luso-Brasileiro Portugal-Brasil: Memórias e Imaginários. Lisboa: Grupo de Trabalho do Ministério da Educação para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1999. v. I. p. 118-132.

  • BRANDAO, Renato P. ; O Roteiro dos Sete Capitães e a Capitania de São Tomé: confrontações documentais numa perspectiva interdisciplinar. In: I Jornada de Trabalho do Laboratório de Análise do Processo Civilizatório, 1997, Campos dos Goytacazes. Anais da I Jornada de Trabalho do Laboratório de Análise do Processo Civilizatório. Campos dos Goytacazes: Universidade Estadual do Norte Fluminense, 1997. p. 31-36.

  • BRANDAO, Renato P. ; O Roteiro dos Sete Capitães e a Capitania de São Tomé: confrontações documentais numa perspectiva interdisciplinar. In: I Jornada de Trabalho Memória: Contribuições Para a Preservação da Região Norte Fluminense, 1996, Campos dos Goytacazes. Anais da I Jornada de Trabalho Memória: Contribuições Para a Preservação da Região Norte Fluminense. Campos dos Goytacazes: Universidade Estadual do Norte Fluminense, 1996. p. 31-35.

  • BRANDAO, Renato P. ; O Militar e o Religioso Sobre a Mesma Cruz: a estratégia do regimento na conquista da terra tupi. In: Congresso Internacional de História: Missionação Portuguesa e Encontro de Culturas, 1993, Lisboa. Anais do Congresso Internacional de História: Missionação Portuguesa e Encontro de Culturas. Braga: Universidade Católica Portuguesa, 1992. v. II. p. 711-728.

  • BRANDAO, Renato P. ; A Companhia de Jesus e a Estratégia Geopolítica de Controle do Atlântico Sul. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRANDAO, Renato P. ; A Precisão Cartográfica dos Limites das Capitanias do Sul-Sudeste.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRANDAO, Renato P. ; . O Rio de Janeiro e o Padrão do Antigo Regime nos Trópicos: um histórico de excentricidades. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BRANDAO, Renato P. ; A Questão da Longitude na Navegação e Cartografia Quinhentista. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BRANDAO, Renato P. ; A Abordagem Interdisciplinar no Estudo do Homo Brasilis: a genética em confronto com a História. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANDAO, Renato P. ; A Questão da Longitude na Expansão Territorial da América Portuguesa: o Tratado de Madri e o mapeamento da China.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BRANDAO, Renato P. ; O Sistema Mercantil Atlântico e a Evasão do Ouro: do déficit explícito ao lucro oculto. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BRANDAO, Renato P. ; De Tordesilhas a Madri: a questão da longitude na divisão do mundo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANDAO, Renato P. ; De Tordesilhas a Madri: a questão da longitude na divisão do mundo.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANDAO, Renato P. ; Evolução Histórica do Estado Brasileiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRANDAO, Renato P. ; O Projeto Geopolítico do Império do Brasil: do Atlântico Sul ao Mar da China. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BRANDAO, Renato P. ; As Relações Étnicas na Conquista da Guanabara: índios e o domínio do Atlântico Sul.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BRANDAO, Renato P. ; A Capitania Real do Rio de Janeiro: a Companhia de Jesus e os Correas de Sá na apropriação régia do espaço vicentino. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRANDAO, Renato P. ; O Roteiro dos Sete Capitães e a Capitania de São Tomé: confrontações documentais numa perspectiva interdisciplinar. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRANDAO, Renato P. ; A Representação do Meridiano do Tratado de Tordesilhas no Mapa de Cantino. 1994. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BRANDAO, Renato P. ; O Militar e o Religioso Sobre a Mesma Cruz: A Estratégia do Regimento na Conquista da Terra Tupi. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRANDAO, Renato P. ; A Estética Jesuítica em São Lourenço. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BRANDAO, Renato P. ; Novas Revelações sobre a História do Brasil. 2006.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estácio de Sá, Centro de Ciências Sociais. , Av. Presiden Vargas n° 642, Centro, 20071-001 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 22069772, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1979 - Atual

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Titular III, Carga horária: 40