Mateus de Moraes Servilha

Professor Adjunto de Ensino de Geografia na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenador do Subprojeto de Geografia do PIBID (2024-2026). Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense - UFF (com a tese O Vale do Jequitinhonha entre a 'di-visão' pela pobreza e sua ressignificação pela identificação regional - 2012). Mestre em extensão rural pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (na linha de pesquisa Identidades e Representações Coletivas) (com a dissertação As relações de Trocas Materiais e Simbólicas no Mercado Municipal de Araçuaí-MG - 2008). Graduado em Geografia (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (com a monografia O Vale (En)Cantado: Música, Identidade e Espaço no Jequitinhonha - 2006). Experiências de pesquisa nas áreas de: epistemologia da Geografia; estigma socioespacial, lutas simbólicas e identificação; Antropologia e Sociologia Econômicas, espaço e trocas simbólicas; região e representação; Geografia Social e teoria crítica; espaço, cultura e arte.

Informações coletadas do Lattes em 11/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Geografia

2009 - 2012

Universidade Federal Fluminense
Título: O Vale do Jequitinhonha entre a di-visão pela pobreza e sua ressignificação pela identificação regional
, Ano de obtenção: 2012. Rogério Haesbaert. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Região; estigma; "di-visão"; Identificação; Representação.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Mestrado em Extensão Rural

2006 - 2008

Universidade Federal de Viçosa
Título: As relações de trocas materiais e simbólicas no Mercado Municipal de Araçuaí-MG
, Ano de Obtenção: 2008.Sheila Maria Doula.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Troca; lugar; espaço público; identidade.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia. Setores de atividade: Desenvolvimento Rural.

Graduação em Licenciatura em Geografia

2001 - 2006

Universidade Federal de Viçosa
Título: O Vale (en)cantado: música, identidade e espaço no Jequitinhonha
Orientador: Sheila Maria Doula

Graduação em Bacharelado em Geografia

2001 - 2006

Universidade Federal de Viçosa
Título: O Vale (en)cantado: música, identidade e espaço no Jequitinhonha
Orientador: Sheila Maria Doula

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Extensão Rural.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Divulgação Científica.

Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Artes.

Organização de eventos

SERVILHA, Mateus de Moraes . Curso "A economia brasileira e a conjuntura do golpe de 2016?, ministrado pelo Prof. Dr. Valdemar Servilha. 2016. (Outro).

SERVILHA, Mateus de Moraes . III Encontro de Consciência Negra. 2015. (Outro).

SERVILHA, Mateus de Moraes . A UFVJM nas Lutas Sociais - a Questão Agrária em Debate (Abril Vermelho - a Luta pela Terra). 2013. (Outro).

SERVILHA, Mateus de Moraes . "Cultura Popular e Resistência" - Palestra de Frei Chico e Lira Marques e Apresentação Musical de Mark Gladston (vencedor do Festivale - 2004). 2005. (Outro).

Participação em eventos

II Encontro de Contadores de Histórias.Processos criativos interartes na performance de narradores orais. 2019. (Encontro).

II Encontro Internacional de Narração Artística. 2018. (Encontro).

Oficina Contos de Lugares Distantes. 2018. (Oficina).

V Semana da Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM.Avaliador "Ad hoc". 2017. (Outra).

Aula Inaugural do Programa de Pós Graduação em Geografia/PPGEO da UNIMONTES.Estudos da Categoria Região na Atualidade do Mundo Globalizado. 2016. (Outra).

Aula Magna de Abertura do Semestre 2016-2 do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM.A Conjuntura Política e Educacional Contemporânea. 2016. (Outra).

I Encontro da Educação Quilombola da Escola de São João da Chapada.Educação Quilombola e o Projeto Político Pedagógico. 2016. (Outra).

I Encontro do Núcleo de Estuos e Pesquisas Rurais (NEPRU) do IFNMG.Constituição Territorial do Vale do Jequitinhonha. 2016. (Encontro).

II Simpósio Mineiro de Geografia/ IV Seminário de Pós-Graduação em Geografia.A atualidade das lutas sociais na cidade e no campo. 2016. (Simpósio).

II Simpósio Mineiro de Geografia/ IV Seminário de Pós-Graduação em Geografia.Avaliador ad hoc. 2016. (Simpósio).

Palestra para a Pós-Graduação em Geografia da UFF.Quem Precisa de Região? o espaço (dividido) em disputa. 2016. (Outra).

Semana de Cultura e Arte como Ferramenta de Transformação.Cultura e Arte como Ferramentas de Transformação. 2016. (Outra).

Semana de Humanidades.Ciência e Diversidade na Universidade. 2016. (Outra).

X Seminário Visões do Vale.Impactos no Espaço Urbano Regional no Vale do Jequitinhonha. 2016. (Seminário).

74º Encontro de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha. 2015. (Outra).

Palestra para a Faculdade Interdisciplinar em Humanidades.Desafios da Superintendência Regional de Ensino de Diamantina frente à Educação e à Inclusão Social. 2015. (Outra).

XV Encuentro de Geógrafos de América Latina. O Vale do Jequitinhonha entre a "di-visão" pela pobreza e sua ressignificação pela identificação regional. 2015. (Congresso).

Conferência "Encontros com a Geografia Humanista".Participação na mesa de abertura "Geografia Humanista no Brasil". 2014. (Outra).

III Ateliê da Rede Latino Americana Imagem e Identidade e Território.Imagens e discursos de cidade: reflexões a partir da experiência de deslocamento na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2014. (Outra).

X Simpósio Nacional de Etnobiologia e Etnoecologia.Conhecimentos Marginais e Epistemologias do Sul. 2014. (Simpósio).

2º Violarte - Festival de Cultura Popular de Minas Novas-MG. 2013. (Outra).

A Formação Social Brasileira e a Atualidade da Questão Agrária do Vale do Jequitinhonha.Terra e Território: A Questão Agrária no/do Vale do Jequitinhonha. 2013. (Outra).

Dia do Geógrafo - Comemoração da AGB no IGC-UFMG.Região e Mundialização. 2013. (Outra).

I Semana de Geografia da UFVJM.Coordenação do Trabalho de Campo: Paisagem e Cultura no Bairro Rio Grande. 2013. (Outra).

Seminários do Vale do Jequitinhonha.Vale do Jequitinhonha: a Emergência de uma Região. 2013. (Seminário).

I Estágio de Vivência em Áreas Camponesas, Indígenas e Quilombolas nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Povo de luta, povos do Vale.Vale, Vida, Verde, Verso e Viola - Expressões da Cultura do Vale através da Música. 2012. (Outra).

XVII ENG - Encontro Nacional de Geógrafos.Questão regional e Estado: ser e fazer movimento social. 2012. (Encontro).

III Semana de Humanidades.Vale do Jequitinhonha: uma Região?. 2011. (Outra).

II Semana de Ciências Agrárias da UFVJM.Terra e Território - a questão agrária no Vale do Jequitinhonha. 2011. (Outra).

II Seminário de Formação Pedagógica. 2011. (Seminário).

Seminário Agroecologia e Reforma Agrária: para além da conquista da terra.Contextualização do Vale do Jequitinhonha. 2011. (Seminário).

Seminários do Vale do Jequitinhonha.Diversidade Cultural no Vale do Jequitinhonha. 2011. (Seminário).

Seminários do Vale do Jequitinhonha.Diversidade Cultural no Vale do Jequitinhonha. 2011. (Seminário).

Visões do Vale VI.Movimentos Culurais no Vale do Jequitinhonha. 2011. (Seminário).

Seminário Visões do Vale 5. 2010. (Seminário).

Curso "Identidade e Território". 2009. (Outra).

I Seminário Espaço e Economia. 2009. (Seminário).

Oficina Cerâmica do Vale do Jequitinhonha no XXVII FESTIVALE. 2009. (Oficina).

Seminário Visões do Vale IV - População: Origens e Movimentos.O Vale (En)Cantado: Música, Identidade e Espaço no Vale do Jequitinhonha. 2009. (Seminário).

VIII Encontro da Anpege.O Vale (en)cantado: música, identidade e espaço no Jequitinhonha. 2009. (Encontro).

XVII FESTIVALE - Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha. 2009. (Outra).

Encontro Moringa - Bebendo da Tradição nas Águas da Contemporaneidade.Espaço e Cultura na Contemporaneidade. 2008. (Encontro).

Moringa - Bebendo da Tradição nas Águas da Contemporaneidade.Oficina "A Resignificação Cultural do Vale do Jequitinhonha". 2008. (Outra).

Seminário de Conclusão de Mestrado.As Relações de Trocas Materiais e Simbólicas no Mercado Municipal de Araçuaí-MG. 2008. (Seminário).

Oficina Da Representação à Interpretação. 2007. (Oficina).

Oficina Máscaras em Cerâmica do Vale do Jequitinhonha no XXV FESTIVALE. 2007. (Oficina).

Palestra oferecida a UFVJM.Processo de Colonização, Identidade Cultural e Questão Agrária Atual no Vale do Jequitinhonha. 2007. (Outra).

XXV FESTIVALE - Festival da Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha. 2007. (Outra).

Curso Sociedade Civil e Movimentos Sociais. 2006. (Oficina).

Estágio Interdisciplinar de Vivência (EIV - Viçosa).Oficina de Cultura: Identidade e Alteridade. 2006. (Outra).

Estágio Interdisciplinar de Vivência Estadual (EIV - MG).Oficina de Cultura: Identidade e Alteridade. 2006. (Outra).

Oficina Canto Coral e Cantigas do Vale do Jequitinhonha no XXIV FESTIVALE. 2006. (Oficina).

XXIV Festival da Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha (Festivale). 2006. (Outra).

II Festival de Teatro do Vale do Jequitinhonha - FESTEJE. 2005. (Outra).

Oficina Comunicação, Marketing e Projetos em Cultura no II FESTEJE. 2005. (Oficina).

V Encontro Regional de Estudantes de Nutrição.Participação como coordenador e facilitador de debates sobre a questão da segurança alimentar e a Geografia da Fome de Josué de Castro. 2005. (Encontro).

V Encontro Verde das Américas. 2005. (Encontro).

Conselho Nacional de Entidades de Estudantes de Geografia.Representante do Centro Acadêmico de Geografia da UFV (não houve apresentação de trabalho). 2004. (Outra).

III Fórum Regional de Educação Ambiental - Zona da Mata (MG). 2004. (Outra).

II Semana Acadêmica de Geografia da UFV. 2004. (Outra).

IV Simpósio Nacional sobre Espaço e cultura. 2004. (Seminário).

Oficina Canto Coral e Cantigas do Vale do Jequitinhonha no XXIII Festivale. 2004. (Oficina).

Oficina Permacultura no III Forum Regional de Educação Ambiental - Zona da Mata. 2004. (Oficina).

XXIII Festival da Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha (Festivale). 2004. (Outra).

Fórum Social Brasileiro. 2003. (Outra).

I Semana Acadêmica de Geografia da UFV. 2003. (Outra).

Seminário Políticas Econômicas -Desigualdades Sociais: Pobreza, desemprego e questão Agrária. 2003. (Seminário).

Oficina Caracteristicas Sócio-Ambientais do Litoral de São Gonçalo e Niteróeróii. 2002. (Oficina).

Seminário Nacional sobre Mapeamento Sistemático. 2002. (Seminário).

VII EREGEO-Encontro Regional de Estudantes de Geografia.Não houve apresentações de trabalho acadêmico. 2002. (Encontro).

47º Congresso da União Nacional dos Estudantes - CONUNE.Delegado do curso de Geografia da Universidade Federal de Viçosa (não houve apresentação). 2001. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Fernando Cesar Pereira Bueno

SERVILHA, Mateus de Moraes. A negligência para com o Ensino Médio que nós aceitamos. 2021.

Aluno: Albér Carlos Alves Santos

SERVILHA, Mateus de Moraes. A Codevale e o discurso desenvolvimentista do Estado no Vale do Jequitinhonha entre 1960 e 1980. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Renata Cristina Santos

SERVILHA, Mateus de Moraes. "Entre territórios": uma análise cultural e política de uma comunidade atingida pela hidrelétrica de Irapé no Alto Jequitinhonha-MG. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Marcelo Oliveira de Almeida

SERVILHA, Mateus de Moraes. Comunicação popular e agroecológica na região metropolitana de Belo Horizonte. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Renata Cristina Santos

SERVILHA, Mateus de Moraes. Atingidos por barragem: uma análise cultural e política no Alto Jequitinhonha. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Viviane Cristina de Paula

SERVILHA, Mateus de Moraes. O lugar como categoria chave para interpretação ambiental e o ensino de Geografia. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: ADRIANA RODRIGUES DA SILVA

SERVILHA, Mateus de Moraes. A educação do campo no contexto da territorialidade da Escola Família Agrícola de Veredinha-MG. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Camila Augusta Ávila Oliveira

SERVILHA, Mateus de Moraes. Limites e possibilidades do ensino missionário: os entraves em um novo território. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Adneia Mata Sousa

SERVILHA, Mateus de Moraes. Projeto de TCC As Festividades Juninas em Bonfim, Rio Pardo de Minas, MG. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Maria Aparecida Pereira

SERVILHA, Mateus de Moraes. Projeto de TCC A produção artesanal na comunidade quilombola de Faceira, Chapada do Norte ? MG: memórias e histórias. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Elisena Marcella Silva

SERVILHA, Mateus de Moraes. O ensino de História e/na Educação do Campo: uma revisão bibliográfica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Héllen Cristina da Silva

SERVILHA, Mateus de Moraes. Projeto de TCC Dos mandiocais às farinhadas: uma descrição das etapas da produção e comercialização na comunidade de Nova Aparecida ? Icaraí de Minas-MG. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Patrique Antônio Soares de Queiroz

SERVILHA, Mateus de Moraes. Projeto de TCC Saberes tradicionais da pesca: um estudo sobre na comunidade pesqueira de Nova Aparecida-MG. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Sandra Bizerra da Silva Souza

SERVILHA, Mateus de Moraes. Na conquista dessa terra que garantimos nosso pão: A retomada do território Xakriaba das aldeias Caraibas e Várzea Grande. 2020.

Aluno: Luiza Magalhães de Almeida e Andrade

SERVILHA, Mateus de Moraes. O Nordeste no Ensino da Geografia: uma Análise de Conteúdos em Livros Didáticos do Sétimo Ano do Ensino Fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Guilherme de Oliveira Parreiras

SERVILHA, Mateus de Moraes. Pedagogia da pergunta e o ensino de Geografia. 2019.

Aluno: José Humberto de Faria

SERVILHA, Mateus de Moraes. Contagem na memória de velhos moradores: tudo mudou mas ainda nos lembramos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Joenio Carvalho dos Anjos

SERVILHA, Mateus de Moraes. Músicas sertanejas: representações do rural. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Ednaldo Gonçalves Bezerra

SERVILHA, Mateus de Moraes. Meio ambiente, sustentabilidade e economia do povo Xakriabá e da aldeia Barreiro Preto. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação Intercultural Para Educadores Indígenas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Deisiane Aparecida Pereira

SERVILHA, Mateus de Moraes. O Trabalho Informal como Meio de Subsistência dos Miçangueiros em Diamantina - MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Antônio de Jesus Faustino

SERVILHA, Mateus de Moraes. Reflexões sobre o Estágio Supervisionado em Geografia na escola Estadual Professora Ayna Torres: Um relato de experiência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Paulo Henrique Lacerda Gonzaga

SERVILHA, Mateus de Moraes. Assessoria Educacional para Comunidades Quilombolas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Elvis Ferreira de Lima

SERVILHA, Mateus de Moraes. Práticas de Ensino em Geografia: A formação docente e a experiência no PIBID. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Josiane Franciele de Aguiar e Ludimila Marujara Ferreira

SERVILHA, Mateus de Moraes. O Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação: O Google Earth como recurso didático no ensino de geografia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Paulianno das Mercês Barros

SERVILHA, Mateus de Moraes. Que é paisagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Ludimylla Keila Barbosa

SERVILHA, Mateus de Moraes. Topofilia e Topofobia em Diamantina. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Dalva Edvana Pereira Marques e Leidivância Aparecida Benfica

SERVILHA, Mateus de Moraes. O sentido de lugar para a Geografia Humanista. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Dulcimara Érica de Jesus e Maria Raniela Amaral

SERVILHA, Mateus de Moraes. Geografia da Religião: o simbólico e o sagrado em Diamantina. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Paulo Henrique Augusto Gonçalves

SERVILHA, Mateus de Moraes. Que é Viagem?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Thaisa Caroline Costa dos Santos

SERVILHA, Mateus de Moraes. Grupo Iukerê: música produzida em Diamantina e suas trajetórias de vida na percussão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Hanna Gabriela Soares Vieira Amaral

SERVILHA, Mateus de Moraes. A relação entre turismo e desenvolvimento econômico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Tatiana Cristina Brant

SERVILHA, Mateus de Moraes. Os conflitos socioambientais entre unidades de conservação de proteção integral de comunidades de remanescentes de quilombos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Paulo Vinicius Vieira

SERVILHA, Mateus de Moraes. Fotografia, gênero e trabalho. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Paulo Henrique Moreira Silva

SERVILHA, Mateus de Moraes. Punk Rock: uma análise de seu surgimento e importância como estilo musical. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Vinicius Souza Mendonça

SERVILHA, Mateus de Moraes. Agrobiodiversidade, conhecimento tradicional e territorialidade na comunidade quilombola Mata dos Crioulos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Keisilene Fernanda

SERVILHA, Mateus de Moraes. Cidade Nova: Estudo de Caso para Mobilização e Integração Social dos Moradores na Atividade Turística em Diamantina/MG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Sanmil Manoel Costa Cruz

SERVILHA, Mateus de Moraes. O Contexto Legal e a Relação Estado-Igreja no Período da Real Extração de Diamantes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: CYNARA SOARES GONÇALVES E MEIRIELLY ALZIRA LANGKAMMER

SERVILHA, Mateus de Moraes. A Vida de um Vale em Versos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Isabella Vitória C

CHRYSOSTOMO, Maria Isabel de Jesus; LASCHEFSKI, Klemens;SERVILHA, Mateus de Moraes. P. Pedroso.Identidades locais e paisagem: a história de um lugar chamado Buieié. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Nina Zamagno Pinheiro

LASCHEFSKI, Klemens; MAIA, Eduardo Jose Pereira;SERVILHA, Mateus de Moraes. Território indígena Pataxó: Turismo comunitário na Reserva da Jaqueira (BA). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Viçosa.

SERVILHA, Mateus de Moraes. Concurso para Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Quadro de Pessoal Permanente do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Bambuí. 2017. Instituto Federal de Ensino Técnico.

SERVILHA, Mateus de Moraes. Concurso Público para Professor de Magistério Superior na área de conhecimento "Ciência da natureza, ensino de Geociências e Educação do Campo. 2014. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

SERVILHA, Mateus de Moraes. Concurso Público para Professor de Magistério Superior, na área de conhecimento "Fundamentos Socioambientais em Geografia, Organização do Espaço Rural". 2014. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

SERVILHA, Mateus de Moraes. Concurso Público para Professor de Magistério Superior na área do conhecimento "Organização do espaço mundial, Geografia do Brasil e Educação". 2013. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

SERVILHA, Mateus de Moraes. Avaliador externo de projetos da linha de mestrado Espaços Rurais e Urbanos no IV Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Geografia. 2022. Universidade Federal de Alfenas.

SERVILHA, Mateus de Moraes. Banca de Estágio Probatório de Anielli Fabiula Gavioli. 2016. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

SERVILHA, Mateus de Moraes. Banca de Estágio Probatório de Diogo Neves Pereira. 2016. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

SERVILHA, Mateus de Moraes. Comissão Avaliadora dos Projetos do Programa de Bolsas de Extensão e Cultura/Pibex. 2014. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

SERVILHA, Mateus de Moraes. Comissão de Avaliação dos Projetos do Edital de Extensão em Interface com a Pesquisa. 2014. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

SERVILHA, Mateus de Moraes. Comissão de Avaliação dos Projetos do Programa de Bolsas de Extensão e Cultura/Procarte. 2013. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

SERVILHA, Mateus de Moraes. Comissão Avaliadora dos Projetos do Programa de Bolsas de Extensão e Cultura/Pibex. 2013. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Orientou

HENRIQUE ANTÔNIO SOARES DE QUEIROZ

A RELAÇÃO ENTRE OS AGRICULTORES FAMILIARES DA COMUNIDADE DE NOVA APARECIDA; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

RAÍ BATISTA DA ROCHA SANTOS

AGRICULTURA FAMILIAR E O SEU IMPACTO NA COMUNIDADE LAGOA DOS CAVALOS; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

THAÍS ANERITA MENDES SANTOS

O CULTIVO DA MANDIOCA E A PRODUÇÃO DA FARINHA E GOMA EM RIACHO DOS CAVALOS/RIO PARDO DE MINAS; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

ALICE CARDOSO DE ARAUJO

FEIRA AGROECOLÓGICA DE MORRO DO PILAR: RELAÇÕES SOCIAIS E PROTAGONISMO FEMININO; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Ana Luiza Alves Moreira

Diálogos entre Linguagens no Ensino de Geografia: o Uso de Diferentes Linguagens em Sequências Didáticas Desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica/UFMG/IGC; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Mateus de Moraes Servilha;

Dênia Cristina Miranda Figueiredo

O Uso da Matemática em uma Feira-Livre da Cidade do Serro, MG; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Mateus de Moraes Servilha;

André Lucas Magalhães dos Santos Silva

Sudor que Hace la Tierra Soñar: uma análise da experiência das escolas zapatista no contexto latino-americano; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Mateus de Moraes Servilha;

Guilherme Barca Pereira

Expropriação do Espaço Físico Social na atividade de silvicultura nas chapadas do Vale do Jequitinhonha; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Mateus de Moraes Servilha;

Fernando Ferreira

A Era Vargas e a Construção Simbólica do Flamengo: um Clube Moldado nos Ideais Nacionalistas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Mateus de Moraes Servilha;

Nagib Aouar Claudino

Venezuela: um olhar para além da grande mídia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Mateus de Moraes Servilha;

Elias Moisés Barbosa Cruz

O fenômeno migratório em Couto de Magalhães de Minas-MG entre 1970-2010; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Mateus de Moraes Servilha;

Juliana Chaves Neto

As Práticas de Ensino e a formação docente: reflexões teóricas e relatos de experiência; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Mateus de Moraes Servilha;

Leiciane Aparecida Fernandes

Parque Estadual do Biribiri e Comunidade Cidade Nova: relações possíveis?; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Mateus de Moraes Servilha;

Ataliane Pereira dos Santos

O Sentido do Ensino de Geografia na Educação do Campo: Reflexões e (in)acabamentos sobre a formação do currículo da Escola Família Agrícola de Veredinha; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Mateus de Moraes Servilha;

Gleiciane Maria de Oliveira

Favela, uma construção social: problemas e consequências da estigmatização e das fronteiras simbólicas desses espaços urbanos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Mateus de Moraes Servilha;

Talita Sant'Ana Pinto da Luz

A economia enquanto "campo": uma análise epistemológica segundo Pierre Bourdieu; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Mateus de Moraes Servilha;

Thiago Assis Araujo

A silvicultura no Vale do Jequitinhonha; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Mateus de Moraes Servilha;

Juliana Chaves Neto e Rosilene Aparecida Santos

A territorialização do MST no Vale do Jequitinhonha; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Mateus de Moraes Servilha;

Alan Gonçalves de Jesus

Monitoria Remunerada da disciplina; 2013; Orientação de outra natureza; (Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; Orientador: Mateus de Moraes Servilha;

Produções bibliográficas

  • DE MORAES SERVILHA, MATEUS . Espacialização e subjetivação: a divisão do espaço sob reflexão. Revista GEOgrafias , v. 20, p. 149-168, 2025.

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Espaço, outridade e educação: os desafios do ensino de Geografia na contemporaneidade. Revista Terra Livre , v. 2, p. 124-163, 2020.

  • DE MORAES SERVILHA, MATEUS . Espaço, Estigma e Sujeito: Reflexões na Produção de uma Geografia Social Crítica. REVISTA DA ANPEGE , v. 15, p. 36-66, 2019.

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Resenha: Repensando clássicos, reconstruindo epistemologias. Revista Espinhaço , v. 2, p. 59-60, 2013.

  • SERVILHA, Mateus de Moraes ; DOULA, Sheila Maria . O Mercado como um Lugar Social: as Contribuições de Braudel e Geertz para o Estudo Socioespacial de Mercados Municipais e Feiras. FAZ CIÊNCIA (UNIOESTE. IMPRESSO) , v. 11, p. 123-142, 2009.

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Desejo Maré. 1. ed. São Paulo: Patuá, 2021. v. 1. 87p .

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Quem Precisa de Região? O Espaço (Dividido) em Disputa. 1. ed. Rio de Janeiro: Consequência, 2015. v. 1. 416p .

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Arte que Nem Sei. 1. ed. Rio de Janeiro: Multifoco - Terceira Margem, 2009. v. 1. 82p .

  • SERVILHA, Mateus de Moraes ; COSTA, Silvia Kimo . O Vôo de Lelo. 1. ed. Viçosa: Editora da UFV, 2006. v. 1. 20p .

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Região, Colonialidade e Sub-Desenvolvimento. In: Valter do Carmo Cruz; Denílson Araújo de Oliveira. (Org.). Geografa e giro descolonial: experiências, ideias e horizontes de renovação do pensamento crítico. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2017, v. , p. 329-365.

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Vale do Jequitinhonha: a Emergência de uma Região. In: Maria das Dores Pimentel Nogueira. (Org.). Vale do Jequitinhonha: cultura e desenvolvimento. 1ed.Belo Horizonte: UFMG/PROEX, 2012, v. 1, p. 22-50.

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Epistemologias Trocadas. In: Reinaldo Duque-Brasil; Gustavo Taboada Soldati; Francisco José Bezerra Souto; Lin Chau Ming; Nelson Leal Alencar; France Maria Gontijo Coelho. (Org.). Quando Pensa que Não: Contos, Causos e Crônicas em Etnoecologia. 1ed.Viçosa: Os Organizadores, 2012, v. 1, p. 30-32.

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Grãos de História. In: Reinaldo Duque-Brasil; Gustavo Taboada Soldati; Francisco José Bezerra Souto; Lin Chau Ming; Nelson Leal Alencar; France Maria Gontijo Coelho. (Org.). Quando Pensa que Não: Contos, Causos e Crônicas em Etnoecologia. 1ed.Viçosa: Os Organizadores, 2012, v. 1, p. 33-36.

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Poesia em Tempos de Crise. Se a Universidade Fosse Nossa, Salvador, 16 ago. 2016.

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Poemas Pedagógicos. Se a Universidade Fosse Nossa, Salvador, 03 jun. 2016.

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . A Democracia na América Latina: Reflexões Iniciais. Se a Universidade Fosse Nossa, Salvador, 25 mar. 2016.

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Do Mar a Serra. Mocaje - Movimento Cultural do Alto Jequitinhonha, Diamantina, p. 8 - 8, 03 out. 2011.

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . O Festivale e uma Cidade em Cores (por Nós). Mocaje - Movimento Cultural do Alto Jequitinhonha, Diamantina, p. 5 - 5, 01 ago. 2011.

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Na Cidade de São Gonçalo do Rio Preto no Alto Jequitinhonha, a Festa é de Nossa Senhora do Rosário. Mocaje - Movimento Cultural do Alto Jequitinhonha, Diamantina, p. 5 - 5, 01 ago. 2011.

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Uma Homenagem à África: para Além dos Tambores. Cenário Cultural, Viçosa, p. 14 - 14, 01 dez. 2007.

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Um Pouco de Chá. Palavras de um Dia, Viçosa, 10 nov. 2005.

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Meu chão ( em homenagem ao povo do Vale do Jequitinhonha). Palavras de um Dia, Viçosa, , v. II, p. 5 - 5, 25 ago. 2005.

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . As Contribuições de Braudel e Geertz para o Estudo Socioespacial de Mercados Municipais e Feiras. In: VIII Congresso Latinoamericano de Sociologia Rural, 2010, Porto de Galinhas-PE. Anais do VIII Congresso Latinoamericano de Sociologia Rural, 2010.

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . O Vale (En)Cantado: Música, Identidade e Espaço no Jequitinhonha. In: VIII Encontro Nacional da Anpege, 2009, Curitiba. Espaço e Tempo:Complexidade e Desafios do Pensar e do Fazer Geográfico, 2009.

  • SERVILHA, Mateus de Moraes ; DOULA, Sheila Maria . O Vale (En)Cantado: Musica, Identidade e Espaço no Jequitinhonha. In: Seminário Visões do Vale, 2009, Belo Horizonte. Visões do Vale, 2009.

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Os Debates sobre Cultura nas Pesquisas em Extensão Rural. In: VI Simpós ? Mostra Científica da Pós-Graduação, 2006, Viçosa. Anais do VI Simpós ? Mostra Científica da Pós-Graduação, 2006.

  • SERVILHA, Mateus de Moraes ; DOULA, Sheila Maria . Musica, Identidade e Espaço no Jequitinhonha. In: Simpósio de Iniciação Científica, 2005, Viçosa. Anais do XV Simpósio de Iniciação Científica, 2005.

  • SERVILHA, Mateus de Moraes ; MESQUITA, Maira Moreira ; ALVES, Raquel Lara Resende ; ANTONIO, Renan Zaupa ; DESOUZA, Mateus Soares ; XAVIER, Filipe Vieira ; ANDRADE, Manuela Aparecida de Lima ; ZEFERINO, Jaqueline C ; REIS, Shirley Cristina M ; IONTA, Marilda Aparecida . CUCA - Casa Universitária de Cultura e Arte. In: Simpósio de Extensão Universitária, 2005, Viçosa. Anais do SEU, 2005.

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Pesquisa em Geografia e possibilidades metodológicas. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Processos criativos interartes na perfomance de narradores orais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . O Vale do Jequitinhonha e as potências políticas re re-existência da cultura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . O Vale do Jequitinhonha, o sertão e o infinito como utopia do possível. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Estudos da Categoria Região na Atualidade do Mundo Globalizado. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . A Conjuntura Política e Educacional Contemporânea. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Educação Quilombola e o Projeto Político Pedagógico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Constituição Territorial do Vale do Jequitinhonha. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . A Atualidade das Lutas Sociais na Cidade e no Campo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Cultura e Arte como Ferramentas de Transformação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Ciência e Diversidade na Universidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Impactos no Espaço Urbano Regional no Vale do Jequitinhonha. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Quem Precisa de Região? o espaço (dividido) em disputa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Desafios da Superintendência Regional de Ensino de Diamantina frente à Educação e à Inclusão Social. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Mesa de Abertura 'Geografia Humanista no Brasil'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Imagens e Discursos de Cidade: Reflexões a partir da Experiência de Deslocamento na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Conhecimentos Marginais e Epistemologias do Sul. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Terra e Território: A Questão Agrária no/do Vale do Jequitinhonha. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Região e Mundialização. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Coordenação do Trabalho de Campo: Paisagem e Cultura no Bairro Rio Grande. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Vale do Jequitinhonha: a Emergência de uma Região. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Vale, Vida, Verde, Verso e Viola - Expressões da Cultura do Vale através da Música. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Questão Regional e Estado: Ser e Fazer Movimento Social. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Terra e Território - a Questão Agrária no Vale do Jequitinhonha. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Terra e Território - a Questão Agrária no Vale do Jequitinhonha. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Diversidade Cultural no Vale do Jequitinhonha. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Diversidade Cultural no Vale do Jequitinhonha. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Movimentos Culturais no Vale do Jequitinhonha. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Contextualização do Vale do Jequitinhonha. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Minicurso 'Vale do Jequitinhonha: uma Região?'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . As Contribuições de Braudel e Geertz para o Estudo Socioespacial de Mercados Municipais e Feiras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . O Vale (en)cantado: música, identidade e espaço no Jequitinhonha. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes ; DOULA, Sheila . O Vale (En)Cantado: Música, Identidade e Espaço no Jequitinhonha. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Espaço e Cultura na Contemporaneidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . As Relações de Trocas Materiais e Simbólicas no Mercado Municipal de Araçuaí-MG. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Oficina A Resignificação Cultural do Vale do Jequitinhonha. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Processo de Colonização, Identidade Cultural e Questão Agrária Atual no Vale do Jequitinhonha. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Oficina de Cultura: Identidade e Alteridade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Oficina de Cultura: Identidade e Alteridade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Prefácio. Curitiba, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Nas Trilhas do Vale: cartas do estradar - carta Nº 1. Rio de Janeiro: http://blog.onhas.com/, 2011 (Cartas sobre o Vale do Jequitinhonha referentes à pesquisa de campo do doutorado).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Nas Trilhas do Vale: cartas do estradar - carta Nº 2. http://blog.onhas.com/, 2011 (Cartas sobre o Vale do Jequitinhonha referentes à pesquisa de campo do doutorado).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Nas Trilhas do Vale: cartas do estradar - carta Nº 3. http://blog.onhas.com/, 2011 (Cartas sobre o Vale do Jequitinhonha referentes à pesquisa de campo do doutorado).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Nas Trilhas do Vale: cartas do estradar - carta Nº 4. http://blog.onhas.com/, 2011 (Cartas sobre o Vale do Jequitinhonha referentes à pesquisa de campo do doutorado).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Nas Trilhas do Vale: cartas do estradar - carta Nº 5. http://blog.onhas.com/, 2011 (Cartas sobre o Vale do Jequitinhonha referentes à pesquisa de campo do doutorado).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Nas Trilhas do Vale: cartas do estradar - carta Nº 7. http://blog.onhas.com/, 2011 (Cartas sobre o Vale do Jequitinhonha referentes à pesquisa de campo do doutorado).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Nas Trilhas do Vale: cartas do estradar - carta Nº 8. http://blog.onhas.com/, 2011 (Cartas sobre o Vale do Jequitinhonha referentes à pesquisa de campo do doutorado).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Nas Trilhas do Vale: cartas do estradar - carta Nº 6. http://blog.onhas.com/, 2011 (Cartas sobre o Vale do Jequitinhonha referentes à pesquisa de campo do doutorado).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Trem dos XXI. Viçosa: Editora da UFV, 2006 (Poesia em Coletânea Poética intitulada Momentos Diversos).

  • SERVILHA, Mateus de Moraes . Teus Braços. Viçosa: Editora da UFV, 2006 (Poesia em Coletânea Poética intitulada Momentos Diversos).

Outras produções

SERVILHA, Mateus de Moraes . Diagnóstico do Artesanato Brasileiro. 2022.

RIBEIRO, Morel Queiroz da Costa ; MORAES, Maria Teresa Rodrigues ; SERVILHA, Mateus de Moraes ; CAMPOS, Alessandro Ribeiro ; PEREIRA, Alano Aleixo Gonçalves ; XAVIER, Elder Segala ; JUNQUEIRA, Henrique Alves . Indicadores de Desenvolvimento Socioeconômico das Regiões de Inserção de Aproveitamentos Hidrelétricos no Estado de Minas Gerais ? Usina Hidrelétrica IRAPÉ. 2011.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Amizade. 2017.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Brasil. 2017.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Crianças. 2017.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Comida. 2017.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Cidade. 2017.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Olhares. 2017.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Vida nas Estrelas. 2017.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Esperança. 2017.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Sonho. 2017.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Solidão. 2017.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Ciúme. 2017.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Livres Ideias - A PEC-55 e as Mobilizações da Educação em 2016. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Minas Gerais. 2016.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Bahia. 2016.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema São Paulo. 2016.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Pernambuco. 2016.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Rio de Janeiro. 2016.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema América Latina. 2016.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema África. 2016.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Estradas. 2016.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Natureza. 2016.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Água. 2016.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Mundo. 2016.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Sertão. 2016.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Boiadeiro. 2016.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Península Ibérica. 2016.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema França. 2016.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Amor. 2016.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Felicidade. 2016.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Saudade. 2016.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Tristeza. 2016.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Cultura Afro-Brasileira. 2016.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Trabalhador@s. 2016.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Forró. 2016.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Mulheres. 2016.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Samba. 2016.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Juventude. 2016.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Namorad@s. 2016.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Indígenas. 2016.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Literatura. 2016.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - América Latina 2. 2016.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Lutas Sociais. 2016.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Beleza. 2016.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Mundarejo - uma Viagem pela Música - Tema Chuva. 2016.

SERVILHA, Mateus de Moraes . Painel Livre - A Educação e a Greve dos Docentes das Instituições Federais de Ensino de 2015. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SERVILHA, Mateus de Moraes . Painel Livre - Plebiscito por uma Constituinte Exclusiva e Soberana sobre o Sistema Político. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SERVILHA, Mateus de Moraes . Programa-Documentário Mercados: Cores e Sabores - Diamantina e Araçuaí. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SERVILHA, Mateus de Moraes . Programa-Documentário Mercados: Cores e Sabores - Juiz de Fora, Uberlândia e Uberaba. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SERVILHA, Mateus de Moraes . Programa-Documentário Mercados: Cores e Sabores - Montes Claros e Januária. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SERVILHA, Mateus de Moraes . Programa-Documentário Mercados: Cores e Sabores - Mercado Central de Belo Horizonte. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Espaço, Literatura e Imaginação: a espacialidade na perspectiva da indeterminação, Descrição: A partir de um diálogo entre obras literárias, em especial do universo fantástico, e teorias do espaço, o projeto busca compreender as potências pedagógicas e políticas da indeterminação enquanto afeto na elaboração imaginativa da espacialidade. O projeto dialoga com autores como Luis Alberto Brandão (sobre teorias do espaço literário), Gaston Bachelard (sobre a poética do espaço), Henri Lefebvre (sobre a produção do espaço, sobre representações sociais e sobre o conceito de "utopia do possível"), Marc Brosseau (sobre Geografia e Literatura), Walter Mignolo (sobre geografias literárias e paisagens culturais), Antônio Cândido (sobre Estudos Literários), Roland Barthes (sobre Linguística e Literatura), Vladimir Safatle (sobre indeterminação e sujeito), Georges Canguilhem (sobre indeterminações e errâncias da natureza), Eric Dardel (sobre espacialidades), Yves Lacoste (sobre espacialidades), Ruy Moreira (sobre as relações espaço-tempo), Milton Santos (sobre epistemologia e ontologia do espaço), Paul Claval (sobre espaço e cultura) e Denis Cosgrove (sobre espaço e cultura). Entre as obra literárias com as quais o projeto dialogará, se destacam Grande Sertão: veredas, de Guimarães Rosa, O barão nas árvores e Cidades imaginadas, de Italo Calvino, Cem anos de solidão, de Gabriel Garcia Marques, Ficções, de Jorge Luiz Borges, e Terra Sonâmbula, de Mia Couto. O projeto objetiva se desdobrar, futuramente, em uma nova etapa, em que se dedicará à articulação entre espaço, literatura e ensino de Geografia. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mateus de Moraes Servilha - Coordenador.

  • 2020 - 2022

    Estruturação do Sistema de Gestão do Artesanato Brasileiro: Diagnóstico e Planejamento Estratégico, Descrição: O projeto se caracteriza por um levantamento atualizado dos problemas e necessidades que atingem o setor artesanal brasileiro, com identificação das possibilidades de aperfeiçoamento da política do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e das ações destinadas ao desenvolvimento do setor, com vistas à melhoria dos processos, dos resultados e da gestão. O primeiro ano do projeto (com recursos já empenhados para o ano de 2021), trata da primeira de três etapas, para a qual foi realizada a adaptação metodológica às restrições de locomoção e contato direto demandada pela pandemia de Covid-19. O projeto articula um estudo diagnóstico do ecossistema do artesanato brasileiro, buscando o mapeamento dos diferentes sujeitos que atuam no setor e uma análise de seus fluxos, fragmentações e sobreposições, e, transversalmente, o desenvolvimento de uma Plataforma Web que objetiva viabilizar o projeto em seu formato inicialmente remoto e, em especial, democratizar as informações, dados e análises geradas para todo o setor do artesanato, possibilitando, a aticulação entre os sujeitos mapeados em rede (Rede Artesanato Brasil), para a construção de uma política do artesanato brasileiro participativa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (65) . , Integrantes: Mateus de Moraes Servilha - Coordenador.

  • 2014 - 2016

    Uma análise teórica e metodológica do ensino de Geografia na Escola Família Agrícola de Veredinha: desafios e perspectivas para o currículo escolar no Ensino Médio, Descrição: O projeto se estruturou na análise dos recursos didáticos e metodológicos associados ao ensino de Geografia apresentados no Projeto Político Pedagógico da Escola Família Agrícola de Veredinha, a fim de identificar desafios e possibilidades da Pedagogia da Alternância para o ensino geográfico no Ensino Médio, levando em conta as diretrizes curriculares vigentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mateus de Moraes Servilha - Coordenador / Ataliane Pereira dos Santos - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Sistemas agroecológicos, inovações tecnológicas e resiliência às mudanças climáticas no semiárido de Minas Gerais, Descrição: O projeto teve como objetivos contribuir com a geração e difusão de conhecimentos e inovações tecnológicas agroecológicas e monitorar a resiliência de sistemas agroecológicos às mudanças climáticas na região do semiárido de Minas Gerais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mateus de Moraes Servilha - Integrante / Claudenir Favero - Coordenador.

Prêmios

2012

Professor Homenageado, Estudantes do curso de Bacharelado em Humanidades - UFVJM.

2010

Professor Homenageado, Turma de Geografia (2007-1) da FFP-UERJ.

2006

Seleção de Poesias no 2º Concurso Viçosense de Litaratura - Categoria Poema, Editora UFV da Universidade Federal de Viçosa.

2006

Classificação de livro infantil no 2º Concurso Viçosense de Litaratura Infantil - Categoria Autor Adulto, Editora UFV da Universidade Federal de Viçosa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Faculdade Interdisciplinar em Humanidades. , Campus Diamantina - Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5000, Alto da Jacuba, 39100000 - Diamantina, MG - Brasil, Telefone: (038) 35321200, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - 2017

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor concursado para as áreas de Epistemologia da Geografia; Métodos Qualitativos de Pesquisa e Educação. Atuação mais direta nas áreas de Geografia Política e Geografia Regional. Participação na construção do curso de Mestrado em Estudos Rurais da UFVJM aprovado e iniciado no ano de 2016. Atuação na disciplina de mestrado "O agrário e o Rural na Teoria Social".

2011 - 2013

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Temporário de Geografia Humana, Carga horária: 40

Outras informações:
Contrato de professor temporário lecionando no período as disciplinas "Introdução ao pensamento geográfico" (3 semestres); Meio ambiente e Sociedade; Geografia Rural e Agrária; Organização do Espaço Mundial; e Seminários sobre o Vale do Jequitinhonha; "Paisagem e Cultura; "Questão Agrária e Teoria Social (Tópicos Especiais II); duas disciplinas no curso de Educação do Campo (Pró-Campo) intituladas "Desenvolvimento sustentável, Meio Ambiente e Cidadania" e "História dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri".

2010 - 2010

Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do RJ

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Organização do Espaço Mundial II, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor de "Organização do Espaço Mundial II" (turmas manhã e noite)

2009 - 2009

Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do RJ

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Organização do Espaço Mundial II, Carga horária: 6

2006 - 2007

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência, Carga horária: 3

Outras informações:
Estágio de Docência aompanhando a disciplina de graduação intitulada "Antropologia e Arte" (código: ERU 190) ministrada pela professora Sheila Maria Doula e oferecida aos cursos de Dança, Jornalismo, História, Pedagogia e Geografia (estágio realizado durante o curso de mestrado).

2004 - 2004

Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio realizado junto à professora Sheila Maria Doula. Visou aprofundamentos e aperfeiçoamentos teóricos e metodológicos referentes à pesquisas sobre as temáticas representações sociais; identidade e região; espaço e cultura. O resultado do estágio foi o desenvolvimento do projeto de pesquisa "O Vale (En)Cantado": música, identidade e espaço no Jequitinhonha, trabalho final de conclusão de curso em Geografia na UFV no ano de 2006.

Atividades

  • 07/2004 - 11/2004

    Estágios , Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa.,Estágio realizado, Estágio referente a pesquisa e aperfeiçoamento de metodologia sobre representação, identidade, cultura e meio ambiente.

2005 - 2005

Centro de Assessoria do Assuruá

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Outras informações:
Acompanhamento das atividades da entidade Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), localizada no interior do estado da Bahia, abrangendo diversos municípios do semiárido, nos projetos Grupos de Cidadania, Educação Popular, Gestão de associações e Agroecologia na Caatinga.

Atividades

  • 01/2005 - 02/2005

    Estágios , Centro de Assessoria do Assuruá.,Estágio realizado, Estágio na área de agroecologia e cidadania.

2016 - 2017

Fundação João Pinheiro

Vínculo: Assessoria, Enquadramento Funcional: Orientação, Carga horária: 10

2017 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.