Leticia Zuleide de Lima Scherk
Possui graduação em Ciências Biológicas, Licenciatura e Bacharelado, pela Universidade do Grande ABC (2004), especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, pela Faculdade São Luís (2008), mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do ABC (2014), pesquisa com ênfase em formação continuada de professores em educação ambiental. No ensino superior atuou como professora tutora presencial no curso Tecnologia em Gestão Ambiental e como supervisora de estágio no curso de Pedagogia na Universidade Metodista de São Paulo. Na Universidade do Grande ABC/Anhanguera Educacional atuou como professora nos cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Tecnologia em Gestão Ambiental, Pedagogia, Medicina Veterinária e Educação Física. Foi professora efetiva de ciências na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo por seis anos onde atuou como formadora de professores em horário de formação coletiva e desenvolveu sua pesquisa de mestrado. Possui vasta experiência na educação básica e superior, na formação inicial e continuada de professores. Participou como membro do Conselho Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, ambos no munícipio de Mauá-SP. É fundadora da organização não governamental Instituto Natureza Brasil no qual presidiu por onze anos. Atualmente é professora contratada na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Estuda Pedagogia Sistêmica e sua aplicabilidade como forma de resolução de conflitos no ambiente escolar, coordena o projeto Amazônia para o mundo, uma viagem de formação em florestania que ocorre no baixo Rio Negro, Amazonas, ministra palestras sobre contaminantes ambientais e saúde da mulher na menopausa. Possui experiência na área da educação atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, gestão de equipe, saúde, meio ambiente, sustentabilidade, educação ambiental, ecoturismo e saúde da mulher.
Informações coletadas do Lattes em 01/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática
2012 - 2014
Universidade Federal do ABC
Título: A formação continuada de professores em serviço em educação ambiental por meio da pesquisa-ação participante
, Ano de Obtenção: 2015.Rosana Louro Ferreira Silva.Palavras-chave: educação ambiental; pesquisa-ação participante; formação continuada de professores.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores. Setores de atividade: Educação.
Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
2008 - 2009
Faculdade São Luís Jaboticabal
Título: A educação ambiental como ferramenta para aulas práticas: Um estudo de caso com alunos da Universidade do Grande ABC no núcleo Picinguaba em Ubatuba / SP.
Orientador: Rosane Petrorossi de Figueiredo.
Graduação em andamento em Licenciatura em Pedagogia
2024 - Atual
Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas
2000 - 2003
Universidade do Grande ABC
Título: O projeto TAMAR e o município de Ubatuba: A eficiência da educação ambiental.
Orientador: Célia Regina Russo.
Formação complementar
2012 - 2013
Oficina Botânica do quintal à sala de aula. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação para monitores e coordenadores de EAD. (Carga horária: 16h). , Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação para monitores e coordenadores de EAD. (Carga horária: 16h). , Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2009 - 2009
Capacitação para monitores e coordenadores de EAD. (Carga horária: 16h). , Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2009 - 2009
O Fluxo da Informação Gênica. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2008 - 2008
Atualização para professores de Ciências. (Carga horária: 7h). , Editora Positivo, EP, Brasil.
2005 - 2005
Capacitação em Educação Ambiental. (Carga horária: 58h). , Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Pinheiros, SABESP, Brasil.
2004 - 2004
Educação Ambiental para o ensino Fund.l e Médio. (Carga horária: 15h). , Universidade do Grande ABC, UNIABC, Brasil.
2000 - 2000
Treinamento em Técnicas de Educação Ambiental. (Carga horária: 20h). , Instituto Physis Cultura e Ambiente, PHYSIS, Brasil.
2000 - 2000
O Zoológico de São Paulo como recurso didático. (Carga horária: 8h). , Fundação Parque Zoológico de São Paulo, FPZSP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
SCHERK, L. Z. . Expedição Amazônia. Formação em florestania. 2019. (Outro).
SCHERK, L. Z. . Formação em florestania, a cidadania dos povos da floresta.. 2019. (Outro).
Nicoleti, A. F. ; LIMA, L. Z. . 15ª Semana de Ciências Biológicas e 9ª Semana da Gestão Ambiental da Universidade do Grande ABC. 2013. (Outro).
LIMA, L. Z. ; Nicoleti, A. F. . Visita Técnica ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira. 2013. (Outro).
CRISTOFI, M. G. ; ZAMPIROLLI, A, P. ; LIMA, L. Z. . 14ª Semana de Ciências Biológicas e 8ª Semana da Gestão Ambiental da Universidade do Grande ABC. 2012. (Outro).
LIMA, L. Z. . Visita Técnica ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira. 2011. (Outro).
LIMA, L. Z. ; SCHERK, E. . Visita Técnica Parque Estadual da Ilha do Cardoso. 2011. (Outro).
LIMA, L. Z. ; SCHERK, E. . Visita Técnica ao PESM - Núcleo Picinguaba. 2010. (Outro).
LIMA, L. Z. ; SCHERK, E. . Visita Técnica ao Parque das Nascentes de Paranapiacaba. 2010. (Outro).
LIMA, L. Z. ; SCHERK, E. . Visita Técnica ao Parque Nascentes de Paranapiacba. 2010. (Outro).
LIMA, L. Z. . I Semana do Meio Ambiente do Polo EAD Mauá - Universidade Metodista de São Paulo. 2010. (Outro).
LIMA, L. Z. ; SCHERK, E. . Visita Técnica ao Parque Estadual da Ilha do Cardoso. 2010. (Outro).
LIMA, L. Z. ; SCHERK, E. . Visita Técnica ao Parque Estadual da Ilha do Cardoso. 2010. (Outro).
LIMA, L. Z. ; SCHERK, E. . Florestas Temperadas. 2010. (Outro).
LIMA, L. Z. ; Emerson Scherk . Visita Técnica ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira. 2009. (Outro).
LIMA, L. Z. ; SCHERK, E. . Visita Técnica ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira. 2009. (Outro).
LIMA, L. Z. . Visita Técnica ao PESM - Núcleo Picinguaba. 2008. (Outro).
LIMA, L. Z. . Visita Técnica ao Parque Nascentes de Paranapiacaba. 2008. (Outro).
LIMA, L. Z. . Visita Técnica ao Parque Estadual Turistico do Alto Ribeira. 2007. (Outro).
LIMA, L. Z. . Visita Técnica ao PESM - Núcleo Picinguaba. 2007. (Outro).
LIMA, L. Z. . Visita Técnica ao PESM - Núcleo Picinguaba. 2006. (Outro).
LIMA, L. Z. . Visita técnica ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira. 2006. (Outro).
LIMA, L. Z. . III Fórum de Ciências Biológicas da Universidade do Grande ABC. 2004. (Outro).
LIMA, L. Z. . I Simpósio de Biologia. 2002. (Outro).
Participação em eventos
Seminário de Meio Ambiente. 2013. (Seminário).
VII Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. 2013. (Encontro).
X Feira das Profissões do Colégio São José. A profissão do Biólogo. 2013. (Feira).
IV Encontro Nacional de Ensino de Biologia e II Encontro de Ensino de Biologia da Regional 4.O processo de formação continuada em Educação Ambiental Crítica: uma pesquisa com professores de ensino fundamental I e II. 2012. (Encontro).
Comemoração do Dia Internacional do Meio Ambiente da Câmara Municipal de SBC.Atividades socioambientais do Instituto Natureza Brasil. 2011. (Outra).
Dia do Meio Ambiente.Pegagogia dos 4Rs na Unidade Escolar. 2011. (Outra).
Em defesa da profícua relação em História das Ciências: a ciência como artefato sócio-cultural. 2011. (Outra).
XII Semana da Biologia da Universidade do Grande ABC. 2010. (Outra).
Ciclo de Palestras.Palestra: Os Programas de Educação Ambiental do Projeto TAMAR e o Município de Ubatuba. 2009. (Outra).
Encontro internacional para educação aplicada à conservação e sustentabilidade. 2009. (Encontro).
Promovendo construções e reformas sustentáveis na cidade de São Paulo. 2007. (Seminário).
Protocolo de Kyoto e Crédito de Carbono. 2007. (Seminário).
Ciclo Extra Curricular.Palestra: Os Programas de Educação Ambiental do Projeto TAMAR. 2005. (Outra).
Natureza e História no Brasil: Idéias e Práticas. 2005. (Outra).
III Fórum de Ciências Biológicas. 2004. (Outra).
XIII Congresso Paulista de Zoológicos. 2004. (Congresso).
Águas e Florestas da Mata Atlântica. 2003. (Encontro).
I Simpósio de Biologia. 2002. (Simpósio).
II Fórum Científico de Ciências Biológicas da Universidade do Grande ABC. 2001. (Outra).
I Fórum Científico de Biologia da Universidade do Grande ABC. 2000. (Outra).
Orientou
A relação do homem com a preservação das espécies: por uma questão de sobrevivência; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Leticia Zuleide de Lima Scherk;
Calçadas ecológicas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Leticia Zuleide de Lima Scherk;
O emprego da técnica de compostagem: uma alternativa viável e vantajosa no âmbito da gestão de resíduos orgânicos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Leticia Zuleide de Lima Scherk;
A Interdisciplinaridade na Educação Ambiental Formal; 2013; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Leticia Zuleide de Lima Scherk;
Produções bibliográficas
-
Fernando César de Sousa Santos ; SCHERK, L. Z. ; ARENAS, G. C. F.Géssica Cantadori Funes Arenas . Porque a vida também é beleza e bem-estar. Biologia em Saúde Estética, São Paulo - SP, p. 4 - 9, 02 abr. 2019.
-
LIMA, L. Z. ; SILVA, R. L. F. . O processo de formação continuada em Educação Ambiental Crítica: uma pesquisa com professores de ensino fundamental I e II. In: IV Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2012, Goiânia. Repensando a experiência e os novos contextos formativos para o Ensino de Biologia. Goiânia: Flex Gráica, 2012. p. 31-31.
-
SCHERK, L. Z. . Os 4 pilares para saúde da mulher 40+. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SCHERK, L. Z. . Liderança Sistêmica, Ambiente e Saúde. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SCHERK, L. Z. . 'Biologia das emoções e a influência ambiental'. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SCHERK, L. Z. . Pedagogia sistêmica, uma postura de resolução de conflitos no ambiente escolar. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
LIMA, L. Z. . Sustentabilidade. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LIMA, L. Z. . Curso de Qualificação Profissional em Meio Ambiente. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LIMA, L. Z. . Qualificação Profissional em Gestão de Petróleo e Gás. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LIMA, L. Z. . Qualificação Profissional em Gestão de Petróleo e Gás. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LIMA, L. Z. . Qualificação Profissional em Meio Ambiente. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LIMA, L. Z. . Qualificação Profissional em Meio Ambiente. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LIMA, L. Z. . Qualificação Profissional em QSMS. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de desenvolvimento
-
2011 - 2011
Projeto de Formação de Professores em Educação Ambiental na EMEF Parque das Flores, Descrição: O projeto objetiva capacitar professores de ensino fundamental I e II em educação ambiental de forma a facilitar o trabalho voltados ao tema transversal meio ambiente propostos no PCN.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Leticia Zuleide de Lima - Coordenador.
-
2011 - 2011
Projeto de Formação de Professores em Educação Ambiental na EMEF Parque das Flores, Descrição: O projeto objetiva capacitar professores de ensino fundamental I e II em educação ambiental de forma a facilitar o trabalho voltados ao tema transversal meio ambiente propostos no PCN.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Leticia Zuleide de Lima - Coordenador.
-
2011 - 2011
Projeto de Formação de Professores em Educação Ambiental na EMEF Parque das Flores, Descrição: O projeto objetiva capacitar professores de ensino fundamental I e II em educação ambiental de forma a facilitar o trabalho voltados ao tema transversal meio ambiente propostos no PCN.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Leticia Zuleide de Lima - Coordenador.
-
2011 - 2011
Projeto de Formação de Professores em Educação Ambiental na EMEF Parque das Flores, Descrição: O projeto objetiva capacitar professores de ensino fundamental I e II em educação ambiental de forma a facilitar o trabalho voltados ao tema transversal meio ambiente propostos no PCN.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
-
2011 - 2011
Projeto de Formação de Professores em Educação Ambiental na EMEF Parque das Flores, Descrição: O projeto objetiva capacitar professores de ensino fundamental I e II em educação ambiental de forma a facilitar o trabalho voltados ao tema transversal meio ambiente propostos no PCN.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Leticia Zuleide de Lima Scherk - Coordenador.
-
2011 - 2011
Projeto de Formação de Professores em Educação Ambiental na EMEF Parque das Flores, Descrição: O projeto objetiva capacitar professores de ensino fundamental I e II em educação ambiental de forma a facilitar o trabalho voltados ao tema transversal meio ambiente propostos no PCN.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Leticia Zuleide de Lima Scherk - Coordenador.
Prêmios
2011
Diploma de Congratulações pelos relevantes serviços prestados ao meio ambiente., Câmara Municipal de São Bernardo do Campo.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Prefeitura de São Paulo, EMEF Parque das Flores. , Rua dos Lírios, 2, Parque das Flores, 09340-350 - Sao Paulo, SP - Brasil
Experiência profissional
2010 - 2022
Instituto Natureza BrasilVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: voluntariado, Carga horária: 10
Outras informações:
Atuante como presidente onde desenvolve trabalhos administrativos, na promoção de eventos ambientais, na organização e coordenação de visitas técnicas em unidades de conservação e na coordenação de projetos de formação em educação ambiental.
2012 - 2014
Universidade do Grande ABCVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 20
2009 - 2011
Universidade Metodista de São PauloVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora tutora presencial de EaD, Carga horária: 16
Outras informações:
Atuante nos cursos de gestão ambiental e pedagogia como tutora de educação a distância, orientação de estágio e organização de eventos no polo de apoio presencial, tais como visitas técnicas e semana do meio ambiene.
2022 - Atual
Prefeitura Municipal de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contratada, Carga horária: 25
2009 - 2015
Prefeitura Municipal de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 30
Outras informações:
Professora de Ciências e Biologia no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Coordenadora do Projeto Meio Ambiente Você é Parte, que visa a formação em Práticas Sustentáveis com os docente, discentes e funcionários da Unidade Escolar.
2007 - 2008
Colegio ExpressãoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de ciências e biologia, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuante no ensino médio com aulas de biologia e curso pré-vestibular.
2000 - 2009
Governo do Estado de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: OFA - TEMPORÁRIO, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuante como professora de ciências e biologia, projeto de recuperação de férias, projeto reforço em matemática, projeto meio ambiente e educação sexual.
2009 - 2014
Instituto PremierVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Modular, Carga horária: 9
Outras informações:
Atuante como professora nas áreas de meio ambiente e gestão de petróleo e gás natural.
2005 - 2006
Organização Preservacionista de Pesquisa e Turismo do Alto RibeiraVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Educador Ambiental, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuante na educação ambiental em trilhas monitoradas em Uninidades de Conservação e na organização de visitas técnicas.
2005 - 2005
Zoológico do Município de São Bernardo do CampoVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Trabalho Voluntário, Carga horária: 12
Outras informações:
Pesquisa comportamental de Chrysocyon brachyurus (lobo-guará) e Eyra barbara (Irara).
2004 - 2004
Zoológico do Município de São Bernardo do CampoVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio obrigatório, Carga horária: 20
Outras informações:
Durante o período de estágio percorri setores, como cozinha, quarentena, recintos, clínica veterinária observando o trabalho dos funcionários e sempre que permitido atuando na prática com enriquecimento de recintos, preparo de alimentos e distribuição, levantamento do plantel e manejo.
2021 - Atual
Vida educaçãoVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Autônomo, Carga horária: 10
Outras informações:
Escola de formação em Educação Ambiental e Sistêmica.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Leticia Zuleide de Lima Scherk e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?