Wilson Araújo da Silva
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (2000), Mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Tem experiência na área de Engenharia Agronômica, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura irrigada, agrometeorologia, classificação e física do solo, Aptidão, manejo e conservação do solo, manejo de solo e água em sistemas agrícolas e florestais, demanda hídrica, engenharia agrícola e mapeamento com drones e Desenho e Projetos Auxiliados por Computaro (CAD). Líder do grupo Agrociências do diretório de grupos de pesquisa do CNPq. Bolsista produtividade UEMASUL. Pró-Reitor de Infraestrutura/UEMASUL. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado em Ciências Ambientais/UEMASUL.
Informações coletadas do Lattes em 05/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Agronomia (Ciências do Solo)
2003 - 2007
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Modelagem Matemática Aplicada no Planejamento da Agricultura Irrigada, Utilizando Informações Georreferenciadas
Orientador: Daniel Fonseca de Carvalho
, Ano de obtenção: 2007. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Funções de Produção; Agricultura Irrigada; SIG.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Irrigação e Drenagem.
Mestrado em Fitotecnia
2001 - 2003
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Planejamento de áreas irrigadas utilizando os sistemas de informações geográficas, Ano de Obtenção: 2003
Orientador: Daniel Fonseca de Carvalho
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Sig, irrigação, Assentamentos rurais, fruticultura.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia / Especialidade: Fisiologia de Plantas Cultivadas. Setores de atividade: Produção Vegetal.
Formação complementar
2024 - 2024
Operador de Motosserra. (Carga horária: 30h). , Pensar Cursos, PC, Brasil.
2023 - 2023
TREINAMENTO DRONE START. (Carga horária: 15h). , EADRONES TREINAMENTO, EADRONES, Brasil.
2023 - 2023
Imersão em Topografia com Drone / Vant - Curso Prático de Vant. (Carga horária: 25h). , TOPGEO Tecnologias, TOPGEO, Brasil.
2021 - 2021
Capacitação de instrutores em pilotagm e uso de drones. (Carga horária: 32h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural -, SENAR, Brasil.
2018 - 2018
MEDINDO AS ÁGUAS DO BRASIL - NOCÕES DE PLU E FLUVIOMETRIA. (Carga horária: 10h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2018 - 2018
MANEJO DA IRRIGAÇÃO: como, quando e quanto irrigar?. (Carga horária: 10h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
1990 - 1994
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES. (Carga horária: 4000h). , CEFET, CEFET, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Água e Solo/Especialidade: Irrigação e Drenagem.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Manejo e Conservação do Solo.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Física do Solo.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agrometeorologia.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Interdisciplinar.
Organização de eventos
SILVA, W. A. ; Sousa, L. F. R. A. . V SEMANA DE AGRONOMIA. 2011. (Congresso).
Participação em eventos
CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO. Influência da adubação fosfatada no desenvolvimento de mudas de paricá (Schizolobium amazonicum).. 2017. (Congresso).
II ENCONTRO DE BOTÂNICA DA REGIÃO TOCANTINA.Espécies com Potencial para arborização urbana e paisagismo. 2016. (Simpósio).
Encontro Regional de Agrárias - ERA.BOMBEAMENTO DE ÁGUA NO MEIO RURAL UTILIZANDO UM CARNEIRO HIDRÁULICO DE BAIXO CUSTO. 2011. (Encontro).
III ENCONTRO AMAZÔNICO DE AGRÁRIAS.DESENHO E PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR. 2011. (Encontro).
XXXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO. Alterações nas Propriedades Químicas de um PLANOSSOLO DE TEXTURA MÉDIA Tratado com Lodo de Estação de Tratamento de Água.. 2011. (Congresso).
IV FEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DO MARANHÃO.AVALIADOR DA IV FECITEC. 2010. (Outra).
IV SEMANA DE AGRONOMIA DA UEMA - CESI.GEORREFERENCIAMENTO APLICADO NO PLANEJAMENTO AMBIENTAL. 2010. (Outra).
VIII Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção. A Utilização do Lodo de E.T.A na Produção Sustentável de Alface (Lactuca sativa L.) com Maiores Teores de Ferro Biodisponivel em Relação à Produção Convencional. 2010. (Congresso).
VIII ENCONTRO DE ZOOTECNIA DO MARANHÃO.VIABILIDADE ECONÔMICA DA IRRIGAÇÃO DE PASTAGENS. 2010. (Encontro).
XXII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEMA.PRESIDENTE DE SESSÃO DO XXII SEMIC. 2010. (Seminário).
III FEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DO MARANHÃO.AVALIADOR DA III FECITEC. 2009. (Outra).
III SEMANA DE AGRONOMIA DA UEMA - CESI.GEORREFERENCIAMENTO APLICADO À AGRICULTURA. 2009. (Encontro).
XX Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Maranhão.REGIONALIZAÇÃO DE COEFICIENTES DE CULTIVO (Kc), PARA A CULTURA DO MILHO (Zea mays L.), VISANDO O MANEJO DA AGRICULTURA IRRIGADA NO ESTADO DO MARANHÃO, BRASIL.. 2008. (Seminário).
XXXIII CONGRESSO BRSILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA,. XXXIII CONGRESSO BRSILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA,. 2004. (Congresso).
XIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. XIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. 2003. (Congresso).
XXI CONGRESSO BRSILEIRO DE CARTOGRAFIA. XXI CONGRESSO BRSILEIRO DE CARTOGRAFIA. 2003. (Congresso).
XXXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. XXXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. 2003. (Congresso).
XXXII CONGRESSO BRSILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. XXXII CONGRESSO BRSILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. 2003. (Congresso).
XXXI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. XXXI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. 2002. (Congresso).
IV CONGRESO INTERNACIONAL DE INGENIERÍA AGRÍCOLA. IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE INGENIERÍA AGRÍCOLA. 2001. (Congresso).
XXX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. XXX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. 2001. (Congresso).
XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. 2000. (Congresso).
Participação em bancas
SILVA, F. M.; ALVES, M. C.;SILVA, W. A.. Potencial para mecanização agrícola da bacia hidrográfica do Rio Grande - MG. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Lavras.
STRECK, N. A.; UHLMANN, L. O.;SILVA, W. A.; SCHWAB, N. T.. CONSUMO DE ÁGUA, COEFICIENTES DE CULTURA, PRODUTIVIADE E QUALIDADE DE HASTES FLORAIS DO GLADÍOLO IRRIGADO E DE SEQUEIRO. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria.
PALARETTI, L. F.; SILVA, A.; DALRI, A. B.;SILVA, W. A.; SILVEIRA, C. M.. PRODUTIVIDADE, QUALIDADE PÓS-COLHEITA E NUTRICIONAL DA BATATA EM FUNÇÃO DE SUPRESSÃO DA IRRIGAÇÃO E FERTIRRIGAÇÃO EM CLIMA TROPICAL. 2023. Tese (Doutorado em Agronomia (Ciência do Solo)) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
FERNANDES, E. N.;SILVA, W. A.; NASCIMENTO, I. O.. ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO EM PASTAGEM COBERTA. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu em Recuperação de Áreas Degradadas.) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
SANTOS, L. C. A.; CATUNDA, P. H. A.;SILVA, W. A.. Resíduos sólidos: Em Imperatriz a Contribuição da Dona de Casa na Proteção ao Meio Ambiente. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Agricultura e Ambiente) - Universidade Estadual do Maranhão.
FERNANDES, E. N.; SILVA, A.;SILVA, W. A.. Influência do sistema agroflorestal no pH do solo. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Agricultura e Ambiente) - Universidade Estadual do Maranhão.
OLIVEIRA, J. D.; SILVA, J. M.;SILVA, W. A.. O Homem e o Meio Ambiente: uma reflexão sobre a disposição inadequada de resíduos sólidos nos Bairros Santa Rita e Bacuri na Cidade de Imperatriz-MA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Agricultura e Ambiente) - Universidade Estadual do Maranhão.
LOYOLA, E.;SILVA, W. A.; SILVA, J. M.. Análise do manejo de agrotóxicos no município de Davinópolis - MA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Agricultura e Ambiente) - Universidade Estadual do Maranhão.
Olanda, J.F.F;SILVA, W. A.; SILVA, J. M.. Avaliação do substrato de casca de banana para produção de mudas de pimentão (Capsicum annum L.). 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Agricultura e Ambiente) - Universidade Estadual do Maranhão.
SILVA, Cristiane Matos da; SILVA, M. F.;SILVA, W. A.. PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ - (UEMA/CESI) SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DO COMITÊ DE BACIA HIDRÓGRÁFICA PARA O ESTADO DO MARANHÃO. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Maranhão.
CARVALHO, Daniel Fonseca de; SILVA, L. D. B.;SILVA, W. A.. APERFEIÇOAMENTO/ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE IRRIGAÇÃO - APLICAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS NO PLANEJAMENTO DO USO DA ÁGUA NA AGRICULTURA. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Irrigação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SILVA, W. A.; LIMA, V.; SILVA, C. M.. Uso de drones de baixo custo com auxílio de pontos de controle. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
SILVA, W. A.; SILVA, C. M.; VIANA, J. S.. Desempenho de um carneiro hidráulico de baixo custo em função da variação da altura de alimentação e diâmetro da tubulação de entrada. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
SOUSA, G. O.; SOUSA, T. P.;SILVA, W. A.. DIFERENTES ESPÉCIES DE COBERTURA VEGETAIS NA PRODUÇÃO DE SOJA E CONSERVAÇÃO DO SOLO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
SILVA, W. A.; COSTA, N. S. L.; SILVA, C. M.. Mapeamento Florestal Utilizando Drones de Baixo Custo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
DIONISIO, L. F. S.;SILVA, W. A.; LIMA, M. D. R.. Estoques de Carbono orgânico e atributos químicos/físicos do solo sob diferentes regimes de manejo no cerrado Maranhense. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
SILVA, W. A.; SILVA, C. M.; SILVA, A.. Perdas de solo e água por chuva simulada no cerrado sul maranhense.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
SILVA, A.; SILVA, C. M.;SILVA, W. A.. Material orgânico e LATOSSOLO do bioma cerrado como substrato para produção de mudas de mogno africano (Khaya senegalensis). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
RODRIGUES, T. C. S.;SILVA, W. A.; BARBOSA, R. S.. Análise Multitemporal do Município de Imperatriz -MA, a apartir do uso de imagens de satélite e NDVI. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
BARBOSA, R. S.; RODRIGUES, T. C. S.;SILVA, W. A.. Efeitos do fogo e análise da cbertura do solo do parque nacional da chapada das mesas entre 2015 e 2019. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
SILVA, C. M.;SILVA, W. A.; SANTOS, D. P.. AVALIAÇÃO DA DEGRADAÇÃO DA MATA CILIAR DO RIACHO CACAU NOMUNICÍPIO DE IMPERATRIZ - MA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
SILVA, C. M.;SILVA, W. A.; BARBOSA, R. S.. CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA,CLIMÁTICA E DE USO DO SOLO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPICURU, CAROLINA- MA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
SILVA, W. A.; SILVA, C. M.; SOUSA, G. O.. AVALIAÇÃO DO ESPAÇAMENTO ENTRE ASPERSORES DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO CONVENCIONAL NA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
SILVA, W. A.; SILVA, C. M.; SOUSA, G. O.. INFILTRAÇÃO DE ÁGUA NO SOLO UTILIZANDO INFILTRÔMETRO DE DUPLO ANEL E SIMULADOR DE CHUVAS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
SILVA, W. A.; SILVA, C. M.; SOUSA, G. O.. AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS MORFOLÓGICOS DA CULTURA DO PIMENTÃO EM FUNÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO SENSOR IRRIGAS PARA O MANEJO DA IRRIGAÇÃO E DO USO DE COBERTURA PLÁSTICA (mulching). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
SILVA, C. M.;SILVA, W. A.; SOUSA, G. O.. ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA EM CONDIÇÃO DE DADOS REDUZIDOS: UM AJUSTE DO COEFICIENTE KRS DA EQUAÇÃO DE HARGREAVES E SAMANI PARA O CÁLCULO DA RADIAÇÃO SOLAR EM QUATRO CIDADES DO MARANHÃO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
SILVA, C. M.;SILVA, W. A.; SANTOS, D. P.. AVALIAÇÃO DA ARBORIZAÇÃO DAS PRAÇAS PÚBLICAS DE IMPERATRIZ ? MA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
SILVA, C. M.;SILVA, W. A.; SANTOS, D. P.. ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA COM BASE EM MODELOS DE TEMPERATURA DO AR E RADIAÇÃO SOLAR PARA O MUNICIPIO DE ESTREITO ? MA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
SILVA, C. M.;SILVA, W. A.; COELHO, G. O. S.. ANÁLISE DO EFEITO DE DIFERENTES GRANULOMETRIAS DE CARVÃO VEGETAL EM NEOSSOLO QUARTZARÊNICO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
SILVA, C. M.; MARINHO, D. L. C.;SILVA, W. A.. A IMPORTÂNCIA DA REVITALIZAÇÃO DAS PRAÇAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ - MA.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
SILVA, A.;SILVA, W. A.; SALGADO, G. M.. CALIBRAÇÃO DO MÉTODO SMP POR DIFERENTES DOSES DE CACO³ PARA O MUNICÍPIO DE CIDELÂNDIA - MA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
SALGADO, G. M.;SILVA, W. A.; NASCIMENTO, I.O.. DESENVOLVIMENTO E EFICIÊNCIA NA ABSORÇÃO DE FÓSFORO POR DOIS CULTIVOS DE MILHOS INOCULADOS POR FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
SILVA, C. M.;SILVA, W. A.; COELHO, G. O. S.. ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA UTILIZANDO DADOS OBTIDOS POR ESTAÇÕES CONVENCIONAIS E AUTOMÁTICAS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
SILVA, C. M.;SILVA, W. A.; COELHO, G. O. S.. Comparação de métodos de estimativa da evapotranspiração de referência no período seco e chuvoso em Imperatriz - MA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
SILVA, C. M.;SILVA, W. A.; BOSSO, G.. Influência de diferentes materiais alternativos no desempenho de um carneiro hidráulico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
ANGELO, D. H.; SILVA, C. M.;SILVA, W. A.. Avaliação de dois procedimentos de amostragem na arborização urbana na região central de Imperatriz - MA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
SILVA, A.;SILVA, W. A.; FERRAZ, T. M.. Avaliação da eficiência no uso do fósforo por cultivares de soja indicada para a região sudoeste do maranhão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
SILVA, Cristiane Matos daSILVA, W. A.; SILVA, A.. Resposta da Cultura da Alface (Lactuca sativa L.) a diferentes lâminas de Irrigação e diferentes doses de nitrogênio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
SILVA, Cristiane Matos daSILVA, W. A.; ALVES, A. F.. Diferentes tipos de substratos no enraizamento de estacas de Alamanda Amarela (Allamanda cathartica L.). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
SILVA, Cristiane Matos da; SILVA, A.;SILVA, W. A.. Diferentes metodologias de Estimativa da Evapotranspiração de Referência (Eto) para o Sudoeste do Estado do Maranhão.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
CATUNDA, P. H. A.;SILVA, W. A.; BARBOSA, N. P.. Avaliação da Germinação e vigor das sementes de soja (Glicine max.) cultivar BRS 9090rr, após tratamento com inseticida Cropstar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
CATUNDA, P. H. A.;SILVA, W. A.; LIMA, V.. Indução de deficiência hídrica por agente osmótico na germinação e vigor de sementes de soja convencional e transgênica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
NASCIMENTO, I.O.; CATUNDA, P. H. A.;Silva, Wilson A.. AVALIAÇÃO DO EFEITO DO SILICATO DE CALCIO E MAGNÉSIO E MICROBIOLIZAÇÃO DE SEMENTES COM RIZOBACTÉRIAS NA PRODUTIVIDADE DO ARROZ (Oryza sativa L.). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
BRANDÃO, P.R.M.;SILVA, W. A.. Influência da Redução da Área Foliar em Alguns Parâmetros Morfológicos na Produção de Miniestacas de Eucalyptus urophylla var. Platyphylla CLONE SUZFGCA 0359. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
CAMPOS, V.G.; ALMEIDA, M.F.;SILVA, W. A.. DESTINO FINAL DAS EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS NO MUNICÍPIO DE BALSAS - MARANHÃO: Um estudo de caso.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
ALMEIDA, M.F.; NASCIMENTO, I.O.;SILVA, W. A.. EFEITO DO EXTRATO AQUOSO DE MELÃO-SÃO-CAETANO (Mormodica charanthia L.), NO CONTROLE DA Spodoptera frugiperda (J.E. SMITH), EM COUVE Brassica oleracea NA REGIÃO DE IMPERATRIZ-MA.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
NASCIMENTO, I.O.;Silva, Wilson A.; ARAUJO, K. S. S.. AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DOS ÁCIDOS HÚMICOS E FÚLVICOS NA MICROFLORA DO SOLO E NA CONCENTRAÇÃO DE CLOROFILA EM Lactuca sativa L. (Alface).. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
NASCIMENTO, I. O.;Silva, Wilson A.; ARAUJO, K. S. S.. EFEITO DA APLICAÇÃO DE SILICATO DE CÁLCIO E MAGNÉSIO NA CULTURA DA SOZA (Glycine max L.). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
SILVA, Cristiane Matos daSilva, Wilson A.; CATUNDA, P. H. A.. ESTIMATIVA DA DEMANDA HÍDRICA DA CULTURA DA ALFACE (Lactuca sativa l.). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
CATUNDA, P. H. A.;Silva, Wilson A.; NASCIMENTO, I.O.. Desempenho do enraizamento de miniestacas de clones híbridos de Eucalyptus urograndis x E. urophylla) sob diferentes concentrações de AIB.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão.
CATUNDA, P. H. A.;SILVA, W. A.; Lima, E.. Diagnóstico da Mata Ciliar e do Solo de um Trecho Localizado à Margem do Rio Tocantins no Município de Imperatriz-MA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BIOLOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão.
SILVA, W. A.; Jailson de Sousa Macedo. Uma análise sobre o planejamento paisagístico urbano no município de Buritirana - MA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Maranhão.
SILVA, W. A.; Ribeiro, E.C.B.. Perfil do profissional de ciências agrárias demandado pelo mercado regional de Imperatriz - MA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Faculdade de Imperatriz.
Olanda, J.F.F;SILVA, W. A.; CATUNDA, P. H. A.. Isolamento de microrganismos da rizosfera com potencial de biodegradação do herbicida trifuralin. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BIOLOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão.
Olanda, J.F.F; CATUNDA, P. H. A.;SILVA, W. A.. Avaliação da qualidade higiênico-sanitária e microbiológica da polpa de açaí. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BIOLOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão.
SILVA, W. A.. Perfil Sócio-Econômico e Cultural dos Produtores de Leite da Microrregião de Imperatriz - MA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Faculdade de Imperatriz.
SILVA, W. A.. G. Ericeira; Núbia M. C. Chaves; Otoniel O. Sil.A Importância do Clima Urbano e o Estudo das Variações Climáticas nas Áreas de Centralidade e Periférica de Imperatriz - MA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual do Maranhão.
SILVA, W. A.; GOMES, J. M.; ALVES, A. F.. Banca Examinadora para Homologação das Inscrições do Concurso público Para as disciplinas de Agronomia/Fisiologia Vegetal - Edital nº 005/2018 - GR/UEMASUL. Para atender o Curso de Agronomia do CCANL/UEMASUL. Campus de Estreito-MA.. 2018. Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
SILVA, W. A.; GOMES, J. M.; ALVES, A. F.. Banca Examinadora para homologação das inscrições do concurso público - Edital nº 005/2018-GR/UEMASUL, na área/disciplina de Agronomia/Experimentação Agropecuária e Estatística, para atender o Curso de agronomia do CCANL/UEMASUL campus Estreito-MA.. 2018. Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
SILVA, W. A.; SANTOS, A. C.; NASCIMENTO, A. F.. Presidente de Banca de Concurso Público para a Carreira do Magistério Superior UEMA/CESBA - Área de Engenharia Agrícola.. 2015. Universidade Estadual do Maranhão.
SILVA, W. A.; CATUNDA, P. H. A.; SANTOS, M. S.. Banca de concurso publico para a carreira do Magistério Superior da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, para vaga de Silvicultura para atender o curso de Engenharia Florestal do CESI-UEMA.. 2014. Universidade Estadual do Maranhão.
SILVA, W. A.; SANTOS, A. C.; SOARES, Z. T.. Banca de concurso publico para a carreira do Magistério Superior da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, para vaga de FERTILIDADE DO SOLO para atender o curso de Engenharia Florestal do CESI-UEMA.. 2013. Universidade Estadual do Maranhão.
SILVINO, G. S.;SILVA, W. A.; ALMADA, F. A. C.. Banca de concurso publico para a carreira do Magistério Superior da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, para vaga de Máquinas e Mecanização Agrícola para atender o curso de Engenharia Florestal do CESI-UEMA.. 2013. Universidade Estadual do Maranhão.
SILVA, C. M.;SILVA, W. A.; LIMA, V.. Processo Seletivo de monitoria para as disciplinas de Agrometeorologia, Irrigação e Drenagem e Cartografia e Georreferenciamento do Curso de Engenharia Agronômica do Centro de Ciências Agrárias da UEMASUL -2023-1. 2023. Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
SILVA, A.; SILVA, S. B.;SILVA, W. A.. Análise de Progressão Funcional da Servidora Professora Dra. Anatércia Ferreira Alves - Centro de Ciências Agrárias - CCA/UEMASUL. 2018. Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
FERNANDES, E. N.; CATUNDA, P. H. A.;SILVA, W. A.. Desempenho Acadêmico para progressão Funcional. 2007. Universidade Estadual do Maranhão.
Orientou
Abordagem multiescala para monitoramento de áreas degradadas no ecótono Amazônia-Cerrado: Estudo de caso na bacia do rio Cacau em Imperatriz - MA; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; (Orientador);
Mapeamento com drones de baixo custo para identificação de áreas degradadas e formulação de diretrizes de política ambiental na Região Tocantina do Maranhão; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; (Orientador);
Parâmetros hídricos de referência para Pennisetum purpureum cv; BRS capiaçu em neossolo quartzarênico; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; (Orientador);
Efeito da altura de voo de drone na qualidade de imagens aéreas; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; (Orientador);
Consumo hídrico de mudas de eucalipto em viveiro; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; (Orientador);
LABORATÓRIO DE IRRIGAÇÃO, HIDRÁULICA E HIDROLOGIA; Início: 2025; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; (Orientador);
BOLSA PERMANÊNCIA (LABORATÓRIO DE IRRIGAÇÃO, HIDRÁULICA E HIDROLOGIA / CCA / UEMASUL); Início: 2024; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; (Orientador);
BOLSA PERMANÊNCIA (LABORATÓRIO DE IRRIGAÇÃO, HIDRÁULICA E HIDROLOGIA / CCA / UEMASUL); Início: 2024; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; (Orientador);
Eficiência no uso da água de duas cultivares de alface; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Agricultura e Ambiente) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Utilização do lodo de estação de tratamento de água como substrato na produção de mudas de Paricá (Schiizolobium amazonicum Huber ex; Dcucke); 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; em Gestão de Resíduos Sólidos e Efluentes Urbanos e Industriais) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Consequências da erosão hídrica para os solos agricultáveis; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Uso de drones de baixo custo com auxílio de pontos de controle; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Desempenho de um carneiro hidráulico de baixo custo em função da variação da altura de alimentação e diâmetro da tubulação de entrada; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
INFLUÊNCIA DA PROFUNDIDADE NOS PARÂMETROS FÍSICO- HÍDRICOS DO SOLO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
QUALIDADE DA ÁGUA DE IRRIGAÇÃO NA REGIÃO TOCANTINA DO ESTADO DO MARANHÃO, BRASIL; ; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Mapeamento florestal utilizando drones de baixo custo; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
PERDAS DE SOLO POR CHUVA SIMULADA NO CERRADO MARANHENSE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
INFILTRAÇÃO DE ÁGUA NO SOLO UTILIZANDO SIMULADOR DE CHUVAS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
UNIFORMIDADE E EFICIÊNCIA DE APLICAÇÃO DE ÁGUA NO SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO CONVENCIONAL EM DIFERENTES TIPOS DE EMISSORES; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
AVALIAÇÃO DO SENSOR IRRIGAS PARA O MANEJO DA IRRIGAÇÃO NA CULTURA DO PIMENTÃO (Capsicum annuum Group) NO UNICÍPIO DE PRAIA NORTE - TO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
PRODUÇÃO DE ALFACE CRESPA EM FUNÇÃO DE DIFERENTES DISPONIBILIDADE HÍDRICAS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Alterações no uso da terra e suas influências nas propriedades do solo; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Atributos químicos do solo em diferentes sistemas de manejo e florestas secundárias em estágio avançado de regeneração; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Uniformidade e eficiência de aplicação de água em um sistema de irrigação por aspersão convencional; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
ATRIBUTOS FÍSICOS E QUÍMICOS DO SOLO SOB DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
FITOSSOCIOLOGIA DE FRAGMENTO DA FLORESTA AMAZÔNICA NA REGIÃO SUL DO MARANHÃO; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
DIMENSIONAMENTO DE SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO CONVENCIONAL COM AUXÍLIO DE TABELAS EXCEL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
CADASTRO AMBIENTAL RURAL NO MARANHÃO E OS DESAFIOS DE SUA IMPLANTAÇÃO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DE SOLOS EM DIFERENTES TIPOS DE MANEJO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Parcelamento da adubação nitrogenada na cultura do milho no município de Araguatins-TO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
INFLUÊNCIA DA MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA NAS CARACTERÍSTICAS DO SOLO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Avaliação de NPK e doses de biofertilizantes orgânicos no crescimento do feijão Caupi; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
OS IMPACTOS DAS QUEIMADAS NAS PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS DO SOLO, NO INTERIOR DE AMARANTE - MA; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Proposta de Manual Técnico de Arborização Urbana para a cidade de Imperatriz - MA; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Potencial de Utilização de Resíduo Sólido da Indústria de Papel e Celulose na Correção da Acidez do Solo; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Influência da Frequência de Irrigação no Desenvolvimento de Mudas de Schizolobium amazonicum Huber ex; Ducke (Paricá); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Influência da Adubação Fosfatada no Desenvolvimento de Mudas de Paricá (Schizolobium amazonicum Huber ex; Ducke); ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Superação de dormência em sementes de (Tachigali subveluntina) (Benth) no município de Imperatriz - MA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO DE Schizolobium amazonicum Huber ex; Ducke A PARTIR DA ASSOCIAÇÃO DE FUNGOS MICORRÍZICOS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Resposta do Tomate Fascínio à Diferentes Doses de Adubos Nitrogenados e Lâminas de Irrigação; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO ANDROID PARA RECOMENDAÇÃO DE CALAGEM UTILIZANDO O MÉTODO DE SATURAÇÃO POR BASES; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Avaliação de lâminas de irrigação e diferentes substratos em mudas de Paricá; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Uso racional da água na agricultura irrigada por famílias de olericultores do entorno do Centro de Difusão Tecnológica de Imperatriz ? MA; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Análise da assistência técnica e extensão rural na melhoria da qualidade de vida de famílias rurais no município de augustinópolis - TO; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
PRODUÇÃO DE FEIJÃO-CAUPI (Vigna unguiculata L; Walp) EM RESPOSTA À ADUBAÇÃO FOSFATADA NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ ? MARANHÃO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Comparação de diferentes métodos de recomendação de calagem após incubação do CaCO3 em um ARGISSOLO VERMELHO AMARELO distrófico no sudoeste do Estado do Maranhção; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DO CAPIM TANZÂNIA (Panicum maximum Jacq; cv; Tanzânia) por diferentes métodos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE DE MODELAGEM GEOMÉTRICA APLICADO ÀS DISCIPLINAS DE ENGENHARIA DO CURSO DE AGRONOMIA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
O PERFIL PROFISSIONAL NO MERCADO DE PAISAGISMO DE IMPERATRIZ - MA, BRASIL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
INFLUÊNCIA DA REDUÇÃO DA ÁREA FOLIAR EM ALGUNS PARÂMETROS MORFOLÓGICOS NA PRODUÇÃO DE MINIESTACAS DE Eucalyptus urophylla var; platyphylla CLONE SUZFGCA0359; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
DESEMPENHO HIDRÁULICO DE UMA BOMBA D'ÁGUA DE BAIXO CUSTO APLICADA AO MEIO RURAL; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Geoprocessamento aplicado no planejamento da agricultura irrigada no Estado do Maranhão-Brasil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
MENSURAÇÃO DA DISCREPÂNCIA ENTRE O LEVANTAMENTO DE ÁREAS REALIZADOS COM GPS GEODÉSICO E GPS DE NAVEGAÇÃO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
BOMBEAMENTO DE ÁGUA NO MEIO RURAL COM TECNOLOGIA DE BAIXO CUSTO; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
CONSTRUÇÃO, INSTALAÇÃO E CALIBRAÇÃO DE UM LISÍMETRO DE DRENAGEM PARA DETERMINAÇÃO DA DEMANDA HÍDRICA DA CULTURA DA ALFACE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
GEOPROCESSAMENTO COMO SUPORTE NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS FLORESTAIS (SILVICULTURA); ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Mensuração da discrepância entre levantametos de áreas, realizados com GPS Geodésico e de Navegação; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Bombeamento de água no meio rural utilizando-se tecnologia alternativa; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
CONSTRUÇÃO, INSTALAÇÃO E CALIBRAÇÃO DE UM LISÍMETRO DE DRENAGEM, PARA DETERMINAÇÃO DA DEMANDA HÍDRICA DA CULTURA DA ALFACE (Lactuca sativa L; ); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
CONSTRUÇÃO E INSTALAÇÃO DE UM LISÍMETRO COM SISTEMA DE DRENAGEM: UMA PROPOSTA PARA O USO RACIONAL DA ÀGUA NA IRRIGAÇÃO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Poliana Cristina Nascimento Reis; REGIONALIZAÇÃO DE COEFICIENTES DE CULTIVO (Kc), PARA A CULTURA DO MILHO (Zea mays L; ), VISANDO O MANEJO DA AGRICULTURA IRRIGADA NO ESTADO DO MARANHÃO, BRASIL; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
UTILIZAÇÃO DO LODO PROVENIENTE DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE IMPERATRIZ (ETA - CAEMA), NA ADUBAÇÃO DE OLERÍCOLAS SOB CULTIVO ORGÂNICO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Influência da rochagem no desenvolvimento inicial de mudas de paricá; ; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Efeitos da adubação fosfatada e lâminas de irrigação na qualidade de mudas de jatobá; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Perdas de água, solo e nutrientes por chuva simulada na fase inicial da cultura do eucalipto; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Influência da rochagem nas propriedades físicas do solo e na retenção de água; ; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA EM SEMENTES DE SUCUPIRA ROXA E AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO DE MUDAS; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Germinação e desenvolvimento inicial de mudas de Hymenaea stigonocarpa Mart; ex Hayne em diferentes substratos e lâminas de irrigação; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
PERDAS DE SOLO POR CHUVA SIMULADA EM DIFERENTES PADRÕES DE COBERTURA E DECLIVIDADE; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Perdas De Nutrientes Do Solo Por Chuva Simulada Em Diferentes Padrões De Precipitação E Cobertura; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Lâminas De Irrigação E Adubação Nitrogenada Na Qualidade De Mudas De Ipê Amarelo; ; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Qualidade Da Água De Irrigação Na Região Tocantina Do Estado Do Maranhão; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Lâminas De Irrigação E Adubação Nitrogenada Na Qualidade De Mudas De Jatobá; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Perdas de água e solo por chuva simulada em diferentes padrões de cobertura; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Utilização de drones de baixo custo no mapeamento agrícola e ambiental; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Perdas de água, solo e nutrientes por chuva simulada no cerrado sul maranhense; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Atributos físicos e químicos do solo sobre diferentes sistemas de manejo; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DE DIFERENTES ORDENS DE SOLOS CULTIVADA COM CANA DE AÇÚCAR EM CAMPESTRE DO MARANHÃO; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
INDICATIVOS FÍSICOS DE SOLO EM SISTEMAS SILVIPASTORIL NO´ECÓTONO CERRADO - FLORESTA AMAZÔNICA MARANHENSE; 2019; Iniciação Científica - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
COMPARAÇÃO DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA (ET0) POR DIFERENTES METODOLOGIAS; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
TECNOLOGIA DE BAIXO CUSTO APLICADO NO BOMBEAMENTO DE ÁGUA NA ZONA RURAL DE IMPERATRIZ - MA; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
AVALIAÇÃO DO COEFICIENTE DO TANQUE CLASSE ?A? PARA ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
TECNOLOGIA DE BAIXO CUSTO APLICADA NO BOMBEAMENTO DE ÁGUA NA ZONA RURAL DE IMPERATRIZ ? MA; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Indicadores Físicos do Solo em Sistema Silvipastoril e eno Ecótono Cerrado-Floresta Amazônica Maranhense; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Atributos físicos e químicos de solo sob diferentes sistemas de manejo; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Comparação da Evapotranspiração de referência (ETo) por diferentes metodologias; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Caracterização física de diferentes ordens de solos cultivados com cana de açúcar em Campestre do Maranhão; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Indicadores da qualidade do solo em pastagem arborizada no ecótono Cerrado Floresta Amazônica Maranhense; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Evapotranspiração e coeficiente de cultivo (kc) do feijão - caupi por diferentes metodologias; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
ESTIMATIVA DA EVAPOTRANASPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA (ETo) POR DIFRERENTES METODOLOGIAS; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
ESTUDO DA QUEBRA DE DORMÊNCIA E CRESCIMENTO DE PLÂNTULAS DE Tachigali subvelutina (BENTH; ); 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
EFEITO DA VITAMINA B1 COMO ENRAIZADOR EM ESTACAS DE ACEROLA (Malpighia Emarginata DC); 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS PROVENIENTES DO BENEFICIAMENTO DO AÇAÍ COMO SUBSTRATO ORGÂNICO NO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS NATIVAS; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO ANDROID PARA RECOMENDAÇÃO DE ADUBAÇÃO E CALAGEM PARA O ESTADO DO MARANHÃO, BRASIL; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Avaliação do crescimento de mudas de Paricá (Schizolobium amazonico Huber) a parti da associação com fungos micorrízicos em condições de casa de vegetação; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Estimativa da Evapotranspiração de referência (Eto) para o Sudoeste do Estado do Maranhão pelo método do Tanque Classe A; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DO CAPIM TANZÂNIA (Panicum maximum Jacq; cv; Tanzânia) por diferentes métodos; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS FÍSICOS DO SOLO EM ÁREAS CULTIVADAS E NÃO CULTIVADAS; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Morfogênese e produção de biomassa de três espécies de gramíneas sob diferentes doses de adubos nitrogenados; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Comparação de diferentes métodos de recomendação de calagem após incubação com CaC03, em um argissolo vermelho amarelo distrófico no sudoeste do Estado do Maranhão; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Construção, instalação e desempenho hidráulico de uma bomba de sucção sinfonada aplicada no meio rural; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Avaliação do efeito do silicato de cálcio e magnésio na produtividade do arroz (Oryza sativa L; ) em rotação de cultura com soja (Glycine Max; (L) Merril) em sistema de plantio direto; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Construção, instalação e calibração de um Carneiro Hidráulico de Baixo custo utilizando-se garrafa PET; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Construção, instalação e desempenho hidráulico de uma bomba de sucção sinfonada aplicada ao meio rural; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Desenvolvimento de um aplicativo computacional para a recomendação de adubacao e calagem no Estado do maranhão; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
RESPOSTA DO CAPIM TANZÂNIA (Panicum maximum cv; Tanzânia ) À DIFERENTES DOSES DE ADUBAÇÃO E INTERVALOS DE CORTE; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
INFLUÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS PROVENIENTES DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE IMPERATRIZ (E; T; A; CAEMA), NA LÂMINA DE IRRIGAÇÃO DA CULTURA DA ALFACE (Lactuca sativa L; ) SOB CULTIVO ORGÂNICO; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
UTILIZAÇÃO DO LODO PROVENIENTE DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE IMPERATRIZ (ETA - CAEMA), NA ADUBAÇÃO DE OLERÍCOLAS SOB CULTIVO ORGÂNICO; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Regionalização de coeficientes de cultivo Kc para a cultura do milho (Zea mays L; ), visando o manejo e planejamento da agricultura irrigada no Estado do Maranhão, Brasil; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA A PARTIR DE ESTIMATIVAS DE TEMPERATURAS OBTIDAS POR MODELOS MATEMÁTICOS E NORMAIS CLIMATOLÓGICAS, MARANHÃO - BRASIL; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Monitoria na disciplina de Física do Solo; 2024; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
BOLSA PERMANÊNCIA (LABORATÓRIO DE IRRIGAÇÃO, HIDRÁULICA E HIDROLOGIA / CCA / UEMASUL); 2024; Orientação de outra natureza; (Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
BOLSA PERMANÊNCIA (LABORATÓRIO DE IRRIGAÇÃO, HIDRÁULICA E HIDROLOGIA / CCA / UEMASUL); 2023; Orientação de outra natureza; (Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
BOLSA PERMANÊNCIA (LABORATÓRIO DE IRRIGAÇÃO, HIDRÁULICA E HIDROLOGIA / CCA / UEMASUL); 2023; Orientação de outra natureza; (Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
BOLSA PERMANÊNCIA (LABORATÓRIO DE IRRIGAÇÃO, HIDRÁULICA E HIDROLOGIA / CCA / UEMASUL); 2023; Orientação de outra natureza; (Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
BOLSA PERMANÊNCIA (LABORATÓRIO DE IRRIGAÇÃO, HIDRÁULICA E HIDROLOGIA / CCA / UEMASUL); 2023; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
BOLSA PERMANÊNCIA (LABORATÓRIO DE IRRIGAÇÃO, HIDRÁULICA E HIDROLOGIA / CCA / UEMASUL); 2022; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
BOLSA PERMANÊNCIA (LABORATÓRIO DE IRRIGAÇÃO, HIDRÁULICA E HIDROLOGIA / CCA / UEMASUL); 2022; Orientação de outra natureza; (Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
BOLSA PERMANÊNCIA (LABORATÓRIO DE IRRIGAÇÃO, HIDRÁULICA E HIDROLOGIA / CCA / UEMASUL); 2022; Orientação de outra natureza; (Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
BOLSA PERMANÊNCIA (LABORATÓRIO DE IRRIGAÇÃO, HIDRÁULICA E HIDROLOGIA / CCA / UEMASUL); 2022; Orientação de outra natureza; (Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Monitoria da Disciplina de Irrigação e Drenagem; 2021; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
ORIENTAÇÃO DE BOLSA PERMANÊNCIA NO LABORATÓRIO DE TIRRIGAÇÃO, HIDRÁULICA E HIDROLOGIA; 2021; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
ORIENTAÇÃO DE BOLSA PERMANÊNCIA NO LABORATÓRIO DE TIRRIGAÇÃO, HIDRÁULICA E HIDROLOGIA; 2021; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Monitoria da Disciplina de Irrigação e Drenagem; 2020; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Monitoria Voluntária da Disciplina De Irrigação e Drenagem do Curso de Engenharia Agronômica do CCA/UEMASUL; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Monitoria Voluntária da Disciplina De Irrigação e Drenagem do Curso de Engenharia Florestal do CCA/UEMASUL; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Florestal) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Projeto de Extensão: Utilização de irrigação localizada em hortas orgânicas em uma creche na cidade de Imperatriz-MA; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA, BOLSA PIBEXT UEMASUL; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Estimativa da demanda hídrica das principais culturas de interesse econômico para a agricultura familiar no Estado do Maranhão; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA, BOLSA BATI UEMASUL; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Monitoria da disciplina de Gênese, Morfologia e Classificação do solo; 2014; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Monitoria da Disciplina de Gênese, Morfologia e Classificaçãao do Solo; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Florestal) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Orientação de Estágio Obrigatório na Empresa AMAZON GRASS GARDEN LTDA: GORREFERENCIAMENTO; ; 2012; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Orientação de estágio curricular na empresa HERBINORTE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS LTDA; ; 2012; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Orientação de Estágio Curricular na Área de Geoprocessamento como suporte na elaboração de projetos florestais desenvolvido na Empresa Suzano Papel e Celulose - UNF-MA; 2011; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Orientação de Estágio Curricular na Área de Tecnologia na Empresa Suzano Papel e Celulose - UNF - MA; 2011; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Wilson Araújo da Silva;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, YURI NASCIMENTO ; SILVA, Cristiane Matos da ; VIANA, JONATHAN DOS SANTOS ; SILVA, WILSON ARAÚJO DA . Influence of Organic Mulching on Soil Thermoregulation in the Tocantina Region of MaranhãoInfluence of Organic Mulching on Soil Thermoregulation in the Tocantina Region of Maranhão. RGSA (ANPAD) , v. 19, p. e010693, 2025.
-
MONTEIRO, LUCAS GOMES ; SILVA, Cristiane Matos da ; VIANA, JONATHAN DOS SANTOS ; SILVA, WILSON ARAÚJO DA . Perdas de solo por chuva simulada em diferentes padrões de cobertura e declividade. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 18, p. e14870, 2025.
-
SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. ; VIANA, J. S. ; SILVA, A. ; FERNANDES, E. N. . INFLUENCE OF DIFFERENT USES AND COVERS ON THE CHEMICAL CHARACTERISTICS OF A QUARTZARENIC NEOSOL IN THE MARANHÃO SAVANNAH. RGSA (ANPAD) , v. 19, p. e011017, 2025.
-
BANDEIR, V. M. ; VIANA, J. S. ; MACHADO, D. C. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. ; SOUSA, T. P. ; ALVES, A. F. ; SOUSA, P. F. C. ; PEREIRA, L. T. ; ARAUJO, R. A. . INCREMENTO DA PRODUÇÃO DE FEIJÃO COMUM DURANTE INTERAÇÃO SELÊNIO ORGÂNICO E TRICHODERMA SPP. ARACÊ - DIREITOS HUMANOS EM REVISTA , v. 7, p. 13259-13270, 2025.
-
SILVA, NATÁLIA MILHOMEM ; VIANA, JONATHAN DOS SANTOS ; MACHADO, DANIEL CARLOS ; NASCIMENTO, KALYNE PEREIRA MIRANDA ; ALVES, ANATERCIA FERREIRA ; SOUSA, PATRÍCIA FERREIRA CUNHA ; DA SILVA, WILSON ARAÚJO ; DA SILVA, CRISTIANE MATOS . EFFECT OF ALTERNATIVE AND ROOTING MULCHING ON THE YIELD OF CV-TYPE CURLY LETTUCE. ELBE. ARACÊ - DIREITOS HUMANOS EM REVISTA , v. 7, p. 12105-12116, 2025.
-
VIANA, JONATHAN DOS SANTOS ; PALARETTI, LUIZ FABIANO ; FARIA, ROGÉRIO TEIXEIRA DE ; MACHADO, DANIEL CARLOS ; SOUSA, PATRÍCIA FERREIRA CUNHA ; SOUSA, THATYANE PEREIRA DE ; ALVES, ANATERCIA FERREIRA ; SILVA, WILSON ARAÚJO DA ; SILVA, Cristiane Matos da ; NASCIMENTO, KALYNE PEREIRA MIRANDA ; PEREIRA, LEANNE TELES ; ARAÚJO, RUTH DE ABREU . Physicochemical Quality of Potato Chips As A Function of Suppression of Irrigation and Fertigation. RGSA (ANPAD) , v. 19, p. e011668, 2025.
-
LIMA, ISLA VITÓRIA DE CARVALHO ; NASCIMENTO, KALYNE PEREIRA MIRANDA ; ALVES, ANATERCIA FERREIRA ; DA SILVA, ANDRÉ LUIZ PEREIRA ; DA SILVA, CRISTIANE MATOS ; DA SILVA, WILSON ARAÚJO ; BELAN, LEÔNIDAS LEONI ; MACHADO, DANIEL CARLOS ; VIANA, JONATHAN DOS SANTOS ; PEREIRA, LEANNE TELES . USO DE EXTRATOS VEGETAIS APLICADOS VIA SOLO NO DESEMPENHO PRODUTIVO DA ALFACE AMERICANA. ARACÊ - DIREITOS HUMANOS EM REVISTA , v. 7, p. 20406-20425, 2025.
-
VIANA, JONATHAN DOS SANTOS ; PALARETTI, LUIZ FABIANO ; FARIA, ROGÉRIO TEIXEIRA DE ; SILVA, WILSON ARAÚJO DA ; SILVA, Cristiane Matos da ; SOUSA, PATRÍCIA FERREIRA CUNHA ; SOUSA, THATYANE PEREIRA DE ; ALVES, ANATÉRCIA FERREIRA ; SILVA, ANDRÉ LUIZ PEREIRA DA ; MACHADO, DANIEL CARLOS . Teores de macro e micronutrientes em batata sob influência de supressão da irrigação e fertirrigação. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 18, p. e14645, 2025.
-
GIFFONY, N. G. N. ; RODRIGUES, P. H. F. ; LIMA, W. M. ; CARVALHO, I. C. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. . Biodegradable Pots with Rock Dust: a Sustainable Alternative to the Use of Plastics in Nurseries. RGSA (ANPAD) , v. 19, p. e012359, 2025.
-
SOUSA, A. S. ; TORRES, E. O. ; CARMO, R. S. ; LIMA, W. M. ; SILVA, C. M. ; SILVA, W. A. . Germination and Initial Development of Hymenaea Stigonocarpa Mart. ex Hayne in Different Substrates and Irrigation Rates. RGSA (ANPAD) , v. 19, p. e012356, 2025.
-
CARMO, R. S. ; SOUSA, A. S. ; SOUZA, A. C. ; SOUSA, L. K. N. ; SILVA, C. M. ; SILVA, W. A. . Overcoming Dormancy In Bowdichia Virgilioides Kunth Seeds. RGSA (ANPAD) , v. 19, p. e012357, 2025.
-
LIMA, W. M. ; BRAGA, E. V. ; SANTANA, J. S. ; RODRIGUES, T. C. S. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. . Dynamics of Land Use and Cover in Watersheds of Imperatriz (MA): a Temporal Analysis. RGSA (ANPAD) , v. 19, p. e012346, 2025.
-
DE SOUSA NETO, JOACY COELHO ; DE SOUSA, JOSÉ MANOEL SILVA ; DA SILVA, CRISTIANE MATOS ; VIANA, JONATHAN DOS SANTOS ; DA SILVA, WILSON ARAÚJO ; SOUSA, PATRÍCIA FERREIRA CUNHA . AQUAPONIA: UMA OPÇÃO TECNOLÓGICA PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DOS HABITANTES DA REGIÃO DA REGIÃO TOCANTINAAQUAPONICS: A TECHNOLOGICAL OPTION TO IMPROVE THE QUALITY OF LIFE OF THE INHABITANTS OF THE TOCANTINA REGIONACUAPÓNICA: UNA OPCIÓN TECNOLÓGICA PARA MEJORAR LA CALIDAD DE VIDA DE LOS HABITANTES DE LA REGIÓN DE TOCANTINA. ARACÊ - DIREITOS HUMANOS EM REVISTA , v. 7, p. 30549-30561, 2025.
-
RODRIGUES, P. H. F. ; GIFFONY, N. G. N. ; LIMA, W. M. ; SOUSA, P. F. C. ; SILVA, W. A. ; SILVA, Cristiane Matos da . RAIN SIMULATOR AS AN ENVIRONMENTAL EDUCATION TOOL: PRACTICES FOR SOIL AND WATER CONSERVATION. RGSA (ANPAD) , v. 19, p. 1-11, 2025.
-
SILVA, NATÁLIA MILHOMEM ; VIANA, JONATHAN DOS SANTOS ; MACHADO, DANIEL CARLOS ; DE SOUSA, THATYANE PEREIRA ; ALVES, ANATERCIA FERREIRA ; SOUSA, PATRÍCIA FERREIRA CUNHA ; DA SILVA, WILSON ARAÚJO ; DA SILVA, CRISTIANE MATOS ; PEREIRA, LEANNE TELES ; ARAÚJO, RUTH DE ABREU ; BELAN, LEÔNIDAS LEONI . POTENCIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS MEDIANTE ESTRATÉGIAS DE MANEJO SUSTENTÁVEL DO SOLO EM IMPERATRIZ - MA. ARACÊ - DIREITOS HUMANOS EM REVISTA , v. 7, p. 40191-40208, 2025.
-
SOUZA, WILSON FIGUEREDO DE ; VIANA, JONATHAN DOS SANTOS ; MACHADO, DANIEL CARLOS ; SILVA, WILSON ARAÚJO DA ; SILVA, Cristiane Matos da ; SILVA, ANDRÉ LUIZ PEREIRA DA ; ALVES, ANATERCIA FERREIRA ; PEREIRA, LEANNE TELES ; SOUSA, PATRÍCIA FERREIRA CUNHA ; NASCIMENTO, KALYNE PEREIRA MIRANDA ; ARAÚJO, RUTH DE ABREU ; SOUSA, THATYANE PEREIRA DE . Desarrollo inicial de plántulas de rosa del desierto Adenium obesium L. mediante la aplicación de dosis de urea en el sustrato. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 23, p. e9943, 2025.
-
GOMES, WANESSA REIS ; VIANA, JONATHAN DOS SANTOS ; SANTOS, SILVANA MIKELANE RIBEIRO DO ; SILVA, Cristiane Matos da ; SILVA, WILSON ARAÚJO DA ; SILVA, ALINNE DA . Calibration of the Incubation Curve Method with Caco- for Soil Acidity Correction in Agricultural Soils. RGSA (ANPAD) , v. 19, p. e013696, 2025.
-
SANTOS, S. S. ; VIANA, J. S. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. ; NASCIMENTO, K. P. M. ; MACHADO, D. C. ; SOUSA, T. P. ; SOUSA, P. F. C. . POTENCIAL DO EXTRATO VEGETAL DE GIRASSOL MEXICANO COMO ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL NA PRODUÇÃO DE ALFACE CRESPA. ARACÊ - DIREITOS HUMANOS EM REVISTA , v. 7, p. 5348-5361, 2025.
-
VIANA, J. S. ; PALARETTI, L. F. ; FARIA, R. T. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. ; SOUSA, P. F. C. ; SOUSA, T. P. ; DALRI, A. B. . Effects of different levels of irrigation suppression and fertigation on potato yield. COMUNICATA SCIENTIAE , v. 15, p. e4219, 2024.
-
RODRIGUES, FERNANDO BASIL ; DA SILVA, CRISTIANE MATOS ; VIANA, JONATHAN DOS SANTOS ; SANTANA, JHONATA SANTOS ; DA SILVA, WILSON ARAÚJO . Avaliação do espaçamento entre aspersores de um sistema de irrigação por aspersão convencional. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 17, p. 764-779, 2024.
-
COELHO, GABRIEL DE SOUSA ; LIÁ, SARA DE LIMA SILVA ; LIÁ, FILIPE SILVA ; DE ALMEIDA, LARISSA RODRIGUES ; DE BRITO, LUCIANA GOMES ; SANTOS, ISABELLE BATISTA ; DA SILVA, WILSON ARAÚJO ; DA SILVA, CRISTIANE MATOS . Análise do uso e ocupação do solo em diferentes períodos no município de Cidelândia - MA. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 17, p. 8077-8093, 2024.
-
FRANCA, V. S. R. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. ; VIANA, J. S. ; LIA, F. S. . Performance of a low-cost hydraulic ram pump as a function of variations in feed height and inlet pipe diameter. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 17, p. 1-14, 2024.
-
MOREIRA, L. J. ; BRAGA, E. V. ; RODRIGUES, T. C. S. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. . Morphometric, climatic and land use characterisation of the Itapicuru River Basin, Carolina ? MA. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 17, p. 1-19, 2024.
-
OLIVEIRA, M. B. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. ; VIANA, J. S. ; FERREIRA, P. S. A. ; SANTANA, J. S. . Infiltração de água no solo utilizando infiltrômetros de duplo anel e simulador de chuvas no Cerrado Maranhense, Brasil. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 21, p. 01-17, 2024.
-
SILVA, C. M. ; BRITO, L. G. ; SILVA, M. M. A. ; CARVALHO, A. E. F. B. ; ALMEIDA JUNIOR, J. P. ; SILVA, M. F. ; SILVA, W. A. ; PEREIRA FILHO, J. . Quantification of water, soil and nutrient losses in the Farinha river basin, Carolina - MA, in the Cerrado biome. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 21, p. 1-24, 2024.
-
PARENTE, O. M. ; SILVA, J. N. ; SILVA, T. L. L. ; SILVA, C. M. ; SILVA, W. A. ; SILVA, A. ; FERNANDES, E. N. . Otimização do Método SMP para a recomendação de calagem em solo da região sudoeste do Maranhão. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 17, p. 1-17, 2024.
-
ALVES, K. F. ; SILVA, C. M. ; SILVA, W. A. ; SILVA, A. . Produção de tomate em cultivo hidropônico submetido à variação de doses de potássio. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 17, p. 1-7, 2024.
-
SILVA, A. S. ; VIANA, J. S. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. . EFICIENCIA DE DIFERENTES TIPOS DE VALVULA DE PÉ PARA O BOMBEAMENTO DE ÁGUA NO CAMPO. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 17, p. 1-12, 2024.
-
SILVA, LUCAS DOUGLAS COSTA E ; VIANA, JONATHAN DOS SANTOS ; SILVA, WILSON ARAÚJO DA ; SILVA, Cristiane Matos da . Determining hydraulic parameters using the free jet benches. CONCILIUM (ENGLISH LANGUAGE EDITION) , v. 24, p. 383-394, 2024.
-
SILVA, Cristiane Matos da ; BRITO, LUCIANA GOMES DE ; SILVA, MATHEUS MATOS ARAÚJO DA ; CARVALHO, ANTONIO EXPEDITO FERREIRA BARROSO DE ; ALMEIDA JÚNIOR, JOAQUIM PAULO DE ; Silva, Marcelo Francisco da ; SILVA, WILSON ARAÚJO DA ; PEREIRA FILHO, JURANDIR . Analysis of the physico-chemical relationship between losses of water, soil and soil nutrients in the water of the Farinha River - MA. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 21, p. e8028, 2024.
-
BRANDAO, C. L. ; SILVA, A. ; SILVA, C. M. ; SILVA, W. A. ; CARVALHO, I. S. ; SILVA, P. C. ; LEONEL, L. V. ; ROMERO, S. T. A. ; FERRAZ, T. M. ; SOUSA, G. O. . A relação entre solo e fogo nos ecossistemas do cerrado maranhense. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 21, p. e9406, 2024.
-
FERREIRA, P. S. A. ; ALVES, K. F. ; OLIVEIRA, M. B. ; SANTANA, J. S. ; VIANA, J. S. ; SILVA, A. ; SILVA, Cristiane Matos da ; SILVA, W. A. . Impacto da cobertura vegetal e simulação de chuvas na erosão hídrica em neossolos quartzarenicos no Cerrado Maranhense. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 21, p. e9582, 2024.
-
SILVA, Cristiane Matos da ; FRAZÃO, GUSTAVO DE MELO BEZERRA ; VIANA, JONATHAN DOS SANTOS ; SILVA, WILSON ARAÚJO DA . Influence of depth on soil physical and water parameters. CONCILIUM (ENGLISH LANGUAGE EDITION) , v. 24, p. 395-408, 2024.
-
BRITO, LUCIANA GOMES DE ; SILVA, BRUNO SOUSA ; SILVA, WILSON ARAÚJO DA ; SILVA, Cristiane Matos da . IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO BIOMA CERRADO: ESTUDO DAS ALTERAÇÕES NOS PADRÕES DE PRECIPITAÇÃO E TEMPERATURA EM IMPERATRIZ - MAImpacts of Climate Change on the Cerrado Biome: Study of Changes In Precipitation and Temperature Patterns in Imperatriz - MAIMPACTOS DEL CAMBIO CLIMÁTICO EN EL BIOMA DEL CERRADO: ESTUDIO DE LOS CAMBIOS EN LOS PATRONES DE PRECIPITACIÓN Y TEMPERATURA EN IMPERA. RGSA (ANPAD) , v. 18, p. e010151, 2024.
-
BRAGA, EDUARDA VAZ ; FERNANDES, HELEN GIOVANNA PEREIRA ; LIMA, WESLEY MOURA ; SOUSA, ALINE SANTOS ; VIEGAS, JOSUÉ CARVALHO ; SILVA, WILSON ARAÚJO DA ; SILVA, Cristiane Matos da ; RODRIGUES, TAÍSSA CAROLINE SILVA . Impacto das queimadas na reserva extrativista do Ciriaco. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 21, p. e12787, 2024.
-
RODRIGUES, P. H. F. ; GIFFONY, N. ; SANTOS, Y. N. ; CARVALHO, I. C. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. . A importância da reciclagem de papel e sua crucial preservação na educação ambienta. Cadernos de Agroecologia , v. 19, p. 1-5, 2024.
-
SOUSA, A. S. ; TORRES, E. O. ; CARMO, R. S. ; SILVA, C. M. ; SILVA, W. A. . Análise da germinação de sementes de Jatobá ( Hymenaea stigonocarpa ), para reflorestamento florestal. Cadernos de Agroecologia , v. 19, p. 1, 2024.
-
BRITO, L. G. ; BARROS, S. N. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. . avaliação da degradação da mata ciliar do rio Cacau no município de Imperatriz - MA. Cadernos de Agroecologia , v. 19, p. 1, 2024.
-
CARNEIRO, P. P. B. ; MONTEIRO, L. G. ; SILVA, L. V. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. . Importância da determinação dos dados de evapotranspiração na produção de mudas em viveiro. Cadernos de Agroecologia , v. 19, p. 1, 2024.
-
NASCIMENTO, SAMUEL LIMA ; SILVA, Cristiane Matos da ; Silva, Marcelo Francisco da ; SILVA, WILSON ARAÚJO DA . Irrigation water quality in the Tocantina region of the state of Maranhão, Brazil. CONCILIUM (ENGLISH LANGUAGE EDITION) , v. 24, p. 259-272, 2024.
-
MATHEUS SANTOS COSTA, KELLYSON ; ANGELO, DALTON ; MATOS DA SILVA, CRISTIANE ; ARAÚJO DA SILVA, WILSON ; RODRIGUES SCHNEIDER, CHAIANE ; MACEDO GOMES, JAQUELINE . Morphometric analysis of tree species from the central region of Imperatriz-MA municipality. agro@mbiente on-line , v. 17, p. 1-18, 2023.
-
SILVA, J. N. ; PARENTE, O. M. ; SILVA, T. L. L. ; SILVA, C. M. ; SILVA, W. A. ; SILVA, A. ; FERNANDES, E. N. . Curvas de neutralização para os solos intemperizados da região sudoeste do Maranhão. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 16, p. 30220-30234, 2023.
-
SILVA, T. L. L. ; SILVA, J. N. ; PARENTE, O. M. ; SILVA, C. M. ; SILVA, W. A. ; SILVA, A. ; FERNANDES, E. N. . Calibração do Método SMP para os solos intemperizados da região sudoeste do Maranhão. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 16, p. 30235-30247, 2023.
-
SILVA, W. A. ; SANTOS, L. S. S. ; SILVA, C. M. ; FERNANDES, E. N. ; VIANA, J. S. ; SANTANA, J. S. ; ANGELO, D. H. ; SILVA, A. . Utilização do sistema irrigas para o manejo da irrigação no município de Imperatriz ? MA. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 16, p. 32621-32635, 2023.
-
SILVA, A. B. ; DAMASCENA, J. F. ; LIMA, E. F. ; SILVA, C. M. ; SILVA, W. A. . Germinação e desenvolvimento inicial de rosa do deserto em diferentes substratos. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL ANALYSIS AND PROGRESS , v. 7, p. 127-134, 2022.
-
SILVA, A. ; SILVA, C. M. ; SILVA, W. A. ; MIGNONI, J. A. N. ; BATISTA, M. C. ; DIONISIO, L. F. S. . Land use changes and soil attributes of a Brazilian Cerrado-Amazon Rainforest ecotone landscape. REVISTA BRASILEIRA DE CIENCIAS AGRARIAS , v. 17, p. 4, 2022.
-
ALMEIDA, D. F. ; MACEDO, G. T. ; CUTRIM JUNIOR, J. G. ; SILVA, C. M. ; SILVA, A. ; SILVA, W. A. . INDICADORES FÍSICOS DO SOLO EM SISTEMA SILVIPASTORIL NO ECÓTONO CERRADO FLORESTA AMAZÔNICA MARANHENSE. BRAZILIAN JOURNAL OF DEVELOPMENT , v. 5, p. 43729-43734, 2021.
-
ALVES, K. F. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. ; SILVA, A. ; CONCEICAO, A. J. L. ; NASCIMENTO, K. P. M. . Caracterização física de diferentes ordens de solo cultivados com cana-de-açúcar no Cerrado Maranhense. BRAZILIAN JOURNAL OF DEVELOPMENT , v. 7, p. 56132-56141, 2021.
-
OLIVEIRA, M. F. C. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. ; SANTANA, J. S. ; SILVA, A. . Germination and initial seedlings growth of Schizolobium amazonicum on different substrates and irrigation depth. FLORAM , v. 27, p. 2-7, 2020.
-
Nobre, N.C ; SILVA, C. M. ; SANTANA, J. S. ; Silva, Wilson A. da . Caracterização morfométrica, climática e de uso do solo da Bacia hidrográfica do rio Farinha-MA. Acta Iguazu , v. 9, p. 11-34, 2020.
-
SANTANA, JHONATA SANTOS ; COSTA, RAFAEL FERREIRA ; DA SILVA, WILSON ARAÚJO . Diagnóstico da irrigação na agricultura familiar de Imperatriz-MA. SUSTINERE: REVISTA DE SAÚDE E EDUCAÇÃO , v. 8, p. 515-538, 2020.
-
SANTANA, JHONATA ; NASCIMENTO, CAIO ; SILVA, CRISTIANE ; SILVA, WILSON ; DAMASCENA, JOSSIMARA . RESPOSTA DE CULTIVARES DE ALFACE SOB DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO E DOSES DE NITROGÊNIO. Enciclopedia Biosfera , v. 16, p. 1332-1346, 2019.
-
LIMA, R. C. A. ; FREITAS, A. S. ; LINHARES, A. L. F. ; NEIVA, B. P. C. ; SOUSA, B. T. S. B. ; VIDAL, K. L. ; ANGELO, D. H. ; SILVA, W. A. . A Substrate Made from Açaí Berry Waste Used in the Production of Aroeira (Myracrodruon urundeuva) Seedlings. ANNUAL RESEARCH & REVIEW IN BIOLOGY , p. 1-8, 2019.
-
DE ANDRADE, ALYCE VANESSA NUNES ; SANTANA, JHONATA SANTOS ; DA SILVA, JEFERSON PEREIRA ; RODRIGUES DA SILVA, THAYLLON FERRO ; LIMA, YASMIM MARIA WOLFART ; DA SILVA, WILSON ARAÚJO . GROWTH OF Schizolobium amazonicum (Huber ex Ducke) SEEDLINGS INOCULATED WITH ARBUSCULAR MYCORRHIZAL FUNGI. FLORESTA (UFPR. IMPRESSO) , v. 49, p. 651, 2019.
-
SANTANA, JHONATA ; LIMA, ELTON ; KOMATSU, ROGÉRIO ; SILVA, WILSON ; RIBEIRO, MARIA . CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E QUÍMICA DE SOLO EM SISTEMAS DE MANEJO PLANTIO DIRETO E CONVENCIONAL. Enciclopedia Biosfera , v. 15, p. 22-42, 2018.
-
SANTANA, JHONATA ; LIMA, ELTON ; SILVA, WILSON ; FERNANDES, MYDILANY ; RIBEIRO, MARIA . EQUAÇÕES DE ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA (ETO) PARA A REGIÃO DE BALSAS-MA. Enciclopedia Biosfera , v. 15, p. 1-14, 2018.
-
SANTANA, JHONATA ; LIMA, ELTON ; BRANDÃO, PAULO ; SILVA, WILSON ; FERNANDES, MYDILANY . REDUÇÃO FOLIAR NA PRODUÇÃO E SOBREVIVÊNCIA DE MINIESTACAS DE Eucalyptus urophylla var. platyphylla. Enciclopedia Biosfera , v. 15, p. 62-73, 2018.
-
SANTANA, JHONATA ; LIMA, ELTON ; SILVA, WILSON ; RIBEIRO, MARIA ; FERNANDES, MYDILANY . REGIONALIZAÇÃO DE COEFICIENTE DE CULTIVO DO MILHO PARA O PLANEJAMENTO DA AGRICULTURA IRRIGADA NO ESTADO DO MATO GROSSO. Enciclopedia Biosfera , v. 15, p. 20-30, 2018.
-
SANTANA, JHONATA SANTOS ; SILVA, WILSON ARAÚJO DA ; LIMA, ELTON FERREIRA ; OLIVEIRA, GUSTAVO COSTA DE . ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA PARA O ESTADO DO MARANHÃO. Revista brasileira de agricultura irrigada , v. 12, p. 2866-2876, 2018.
-
SANTANA, JHONATA SANTOS ; FEITOZA, MATEUS LEITE ; OLIVEIRA, GUSTAVO COSTA DE ; SILVA, WILSON ARAÚJO DA . AVALIAÇÃO DE NPK E DOSES DE BIOFERTILIZANTE ORGÂNICO NO CRESCIMENTO DO FEIJÃO-CAUPI. Revista brasileira de agricultura irrigada , v. 12, p. 2877-2889, 2018.
-
SILVA, R. V. ; ANGELO, D. H. ; ARRUDA, A. A. ; SILVA, W. A. . ANÁLISE DOS PRINCIPAIS CONFLITOS E ESPÉCIES INADEQUADAS PRESENTES NA ARBORIZAÇÃO VIÁRIA NA REGIÃO CENTRAL DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ (MA). Revista Brasileira de Arborização Urbana , v. 13, p. 47, 2018.
-
SILVA, W. A. ; SANTANA, J. S. ; SILVA, Cristiane Matos da ; NUNES, A. A. . CROP COEFFICIENT REGIONALIZATION FOR IRRIGATED AGRICULTURE PLANNING IN MARANHÃO STATE -BRAZIL. Engenharia Agricola , v. 37, p. 953-960, 2017.
-
LIMA, W. N. ; ALVES, A. F. ; GONCALVES JUNIOR, D. H. ; SILVA, F. F. ; SILVA, A. ; SILVA, W. A. . POTASSIUM FERTILIZATION INFLUENCE IN ANTHRACNOSE CONTROL IN COMMON BEAN.. ANNUAL REPORT OF THE BEAN IMPROVEMENT COOPERATIVE , v. 60, p. 11-12, 2017.
-
Sousa, L. F. R. A. ; MARINHO, R. W. D. ; NUNES, F. M. ; Costa, N. B. ; NASCIMENTO, I.O. ; SILVA, W. A. . INCUBAÇÃO DE ARGISSOLO VERMELHO AMARELO distrófico COM APLICAÇÃO DE DOSES CRESCENTES DE CaCO3 PARA NEUTRALIZAÇÃO DA ACIDEZ TROCÁVEL. Revista Agroecossistemas , v. 6, p. 66, 2014.
-
SOUSA, L. F. R. A. ; MARINHO, R. W. D. ; NUNES, F. M. ; SILVA, R. V. ; NASCIMENTO, I. O. ; SILVA, W. A. . DETERMINAÇÃO DO pH DE UM ARGISSOLO VERMELHO AMARELO distrófico INCUBADO COM APLICAÇÃO DE DOSES CRESCENTES DE CaCO3 POR DIFERENTES MÉTODOS. Revista Agroecossistemas , v. 5, p. 58, 2014.
-
COSTA, N. B. ; SILVA, R. P. ; SILVA, W. A. . BOMBEAMENTO DE ÁGUA NO MEIO RURAL UTILIZANDO UM CARNEIRO HIDRÁLICO DE BAIXO CUSTO. Revista Agroecossistemas , v. 3, p. 13, 2013.
-
BEZERRA, G. A. ; Alencar Sobrinho, N. ; SILVA, W. A. ; NASCIMENTO, I. O. . AVALIAÇÃO DO EFEITO DO SILICATO DE CÁLCIO E MAGNÉSIO NA PRODUTIVIDADE DO ARROZ (Oryza sativa L.) EM ROTAÇÃO DE CULTURA COM SOJA (Glycine max (L.) Merrill) EM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO. Revista Agroecossistemas , v. 5, p. 25, 2013.
-
Sousa, L. F. R. A. ; SILVA, W. A. ; SILVA, R. V. . DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO COMPUTACIONAL PARA A RECOMENDAÇÃO DE ADUBAÇÃO E CALAGEM PARA A CULTURA DO MILHO (Zea mays L.) NO ESTADO DO MARANHÃO, BRASIL. Revista Agroecossistemas , v. 3, p. 36, 2013.
-
DELGADO, A. R. S. ; SILVA, W. A. ; CARVALHO, D. F. ; LEAL, V. F. . Planejamento da agricultura irrigada no norte Fluminense, utilizando diferentes técnicas de programação matemática. Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento , v. 4, p. 249-256, 2012.
-
ANDRADE, J. S. ; REIS, K. A. ; LOPES, J. M. ; SILVA, W. A. . Caracterização do Pescado no médio Rio Tocantins - Imperatriz/MA. Revista Inovação (FAPEMA) , v. 04, p. 43-45, 2009.
-
Carvalho, Daniel F. de ; Delgado, Angel R. Sanchez ; Oliveira, Rosane F. de ; SILVA, W. A. ; Forte, Vinicius L. do . Maximização da produção e da receita agrícola com limitações de água e nitrogênio utilizando método de pontos interiores. Engenharia Agrícola (Impresso) , v. 29, p. 321-327, 2009.
-
Silva, Wilson A. ; Carvalho, Daniel F. ; Varella, Carlos A. A. ; Ceddia, Marcos B. . Sistema de informação geográfica para mapeamento da renda líquida aplicado no planejamento da agricultura irrigada. Engenharia Agrícola (Impresso) , v. 28, p. 76-85, 2008.
-
SILVA, W. A. ; CARVALHO, Daniel Fonseca de ; SILVA, Cristiane Matos da ; SILVA, Leonardo Duarte da ; OLIVEIRA, Luiz Fernando Coutinho . Viabilidade de implantação do do maracujazeiro irrigado utilizando sistema de informação geográfica. Engenharia na Agricultura , v. 15, p. 417-447, 2007.
-
CARVALHO, Daniel Fonseca de ; CRUZ, Eleandro Silva da ; SOUSA, W. J. ; SILVA, W. A. ; SOBRINHO, T.A. . Demanda hídrica do milho de cultivo de inverno no Estado do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Engenharia Agricola e Ambiental , Campina Grande - PB, v. 10, n.1, p. 112-118, 2006.
-
CARVALHO, Daniel Fonseca de ; SILVA, W. A. ; CEDDIA, Marcos Bacis ; TANAJURA, E. L. X. ; VILLELA, A. L. O. . ESTIMATIVA DO CUSTO DE IMPLANTAÇÃO DA AGRICULTURA IRRIGADA, UTILIZANDO O SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA.. Engenharia Agricola , Jaboticabal, v. 25, p. 395-408, 2005.
-
CARVALHO, Daniel Fonseca de ; MONTEBELLER, Claudinei Antonio ; CRUZ, Eleandro Silva da ; LANA, Ângela Quintão ; SILVA, W. A. . EFEITO DA COBERTURA MORTA E DO PREPARO DO TERRENO NAS PERDAS DE SOLO E ÁGUA EM UM ARGISSOLO VERMELHO-AMARELO.. Engenharia na Agricultura , Viçosa, v. 11, p. 15-22, 2003.
-
CARVALHO, Daniel Fonseca de ; MOREIRA, Juventino Fernandes ; CRUZ, Elenadro Silva ; SILVA, W. A. ; OLIVEIRA, Luiz Fernando Coutinho . COMPARAÇÃO ENTRE DIFERENTES METODOLOGIAS DE ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA E SUA INFLUÊNCIA NA DEMANDA MÁXIMA SUPLEMENTAR DE IRRIGAÇÃO PARA O MILHO (Zea mays L.) NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.. Agronomia (UFRRJ) , Seropédica, v. 36, p. 48-55, 2002.
-
SILVA, W. A. ; MEDICI, L. O. ; CARVALHO, Daniel Fonseca de ; CEDDIA, Marcos Bacis ; PEREIRA, M. G. . AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA AUTOMÁTICO DE BAIXO CUSTO PARA MANEJO DA IRRIGAÇÃO, BASEADO NA TENSIOMETRIA. Engenharia Rural , Piracicaba, v. 12, p. 29-33, 2001.
-
CARVALHO, Daniel Fonseca de ; COSTA, Marcio Urselino da ; PINTO, R. P. ; SILVA, W. A. ; CRUZ, Eleandro Silva da . NECESSIDADE DE SUPLEMENTAÇÃO HÍDRICA PARA AS CULTURAS DA BANANEIRA (Musa spp) E DO COQUEIRO DA BAÍA (Cocus nucífera L.) NA REGIÃO DE SEROPÉDICA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO.. Engenharia Rural , Piracicaba, v. 12, p. 89-95, 2001.
-
CARVALHO, Daniel Fonseca de ; MARQUES, D. C. ; SILVA, W. A. . A INFLUÊNCIA DO TAMANHO DE SÉRIES HISTÓRICAS DE DADOS CLIMÁTICOS NA RECEITA LÍQUIDA DO PRODUTOR NO PERÍMETRO IRRIGADO DO GORUTUBA. Engenharia na Agricultura , Viçosa, v. 8, p. 89-100, 2000.
-
SOUSA, PATRÍCIA FERREIRA CUNHA ; Ferreira, Carlos Eduardo Pinho ; Sousa, Carolina Vieira de ; VIANA, JONATHAN DOS SANTOS ; SILVA, WILSON ARAÚJO DA ; SILVA, Cristiane Matos da ; SOUSA, THATYANE PEREIRA DE ; MACHADO, DANIEL CARLOS ; NASCIMENTO, KALYNE PEREIRA MIRANDA ; PEREIRA, LEANNE TELES . PRINCIPAIS DOENÇAS EM PLANTAS ORNAMENTAIS: FUNGOS, BACTÉRIAS, VÍRUS E NEMATÓIDES. AGROPECUÁRIA E MEIO AMBIENTE: UMA VISÃO INTEGRADA. 1ed.: CIENTÍFICA DIGITAL, 2025, v. , p. 256-278.
-
SODRE, K. S. ; NASCIMENTO, K. P. M. ; VIANA, J. S. ; DINIZ, P. O. ; SILVA, C. M. ; SILVA, W. A. ; LIA, F. S. ; LIA, S. L. ; SILVA, C. B. C. ; FERNANDES, L. B. . EFEITO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA NO CRESCIMENTO INICIAL DO MILHO (ZEA MAYS). In: Dariane Cristina Catapan. (Org.). Agricultural management and systems. 1ed.Curitiba - PR: Editora Studies Publicações, 2025, v. 1, p. 62-80.
-
COELHO, GABRIEL DE SOUSA ; Vieira, Izabela Rabelo da Silva ; Santos, João Bruno Sena dos ; Almeida, Larissa Rodrigues ; VIANA, JONATHAN DOS SANTOS ; MACHADO, DANIEL CARLOS ; SILVA, Cristiane Matos da ; SILVA, WILSON ARAÚJO DA ; SILVA, ANDRÉ LUIZ PEREIRA DA ; ARAÚJO, RUTH DE ABREU . IMPACTOS SOCIAIS DO DESASTRE DA MINERAÇÃO E ROMPIMENTO DA BARRAGEM EM BRUMADINHO-MG: UM ESTUDO DE CASO. In: Cardoso, Antonia Francisca Lima;Borges, Sharles Gabriel de Souza;Silva, Shirlenne Ferreira;Andrade, Francisco Helio Alves de. (Org.). Desenvolvimento Rural Sustentável: Inovação, Políticas e Práticas para o Futuro do Campo. 1ed.: Editora Científica Digital, 2025, v. 1, p. 37-47.
-
VIANA, JONATHAN DOS SANTOS ; Macedo, Ian Costa ; Soares, João Pedro ; Martins, João Emanuel ; Silva, Vilmar ; MACHADO, DANIEL CARLOS ; SILVA, WILSON ARAÚJO DA ; SILVA, Cristiane Matos da ; SILVA, ANDRÉ LUIZ PEREIRA DA ; SOUSA, PATRÍCIA FERREIRA CUNHA . EFEITO DA ADUBAÇÃO FOSFATADA E LUZ ULTRAVIOLETA NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE MELANCIA. Produção Vegetal na Agronomia: abordagens e aplicações. 2ed.Teresina: , 2025, v. , p. 69-77.
-
de Abreu, Rones Dias ; Brito, Solimar Cardoso ; Carvalho, Jackeline de Melo ; Martins, Sebastião de Jesus ; Oliveira, Francineide Sousa ; VIANA, JONATHAN DOS SANTOS ; MACHADO, DANIEL CARLOS ; PEREIRA, LEANNE TELES ; DA SILVA, WILSON ARAÚJO ; DA SILVA, CRISTIANE MATOS . ANÁLISE DA APP NO TERRITÓRIO INDÍGENA GOVERNADOR (AMARANTE¿ MA) COM USO DE GEOTECNOLOGIAS. Meio Ambiente: Estudos Interdisciplinares. 1ed.Curitiba /Paraná: Aurum Editora Ltda, 2025, v. , p. 25-35.
-
LIÁ, FILIPE SILVA ; Silveira, Júlio César Cardoso ; LIÁ, SARA DE LIMA SILVA ; Machado, Sebastião da Silva ; Santos, Wallysson Rocha ; de Abreu, Rones Dias ; MACHADO, DANIEL CARLOS ; PEREIRA, LEANNE TELES ; DA SILVA, WILSON ARAÚJO ; DA SILVA, CRISTIANE MATOS ; Araújo, Laylles Costa ; VIANA, JONATHAN DOS SANTOS . IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS CAUSADOS PELA USINA HIDRELÉTRICA DE TELES PIRES: ANÁLISE ESPACIAL E TEMPORAL DE 2004 A 2024. Meio Ambiente: Estudos Interdisciplinares. 1ed.Juvevê, Curitiba ? PR: Aurum Editora Ltda, 2025, v. , p. 74-83.
-
FRANCA, V. S. R. ; SILVA, C. M. ; SILVA, W. A. . TECNOLOGIA DE BAIXO CUSTO APLICADA NO BOMBEAMENTO DE ÁGUA EM PEQUENAS COMUNIDADES RURAIS NO SUDOESTE DO ESTADO DO MARANHÃO, BRASIL. In: CLEBER BIANCHESSI. (Org.). ENSAIOS NAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS E AGRÁRIAS Pesquisa, Desafios e Perspectivas. 1ed.Curitiba -PR: Editora Bagai, 2024, v. 3, p. 33-42.
-
SILVA, W. A. ; Mota Filho, E. M. ; SILVA, C. M. ; SILVA, A. R. . Mapeamento ambiental com drones de baixo custo. In: Allison Bezerra Oliveira, Marcelo Francisco da Silva, José Fábio França Orlanda, Jorge Diniz de Oliveira, Aichely Rodrigues da Silva. (Org.). Ciências ambientais no ecótono amazônia-cerrado maranhense. 1ed.Ponta Grossa: PR: Atena Editora, 2023, v. 1, p. 212-222.
-
Bertolino, Maria Eduarda Pinheiro ; Zanini, Alana Franco ; Mourão, Ana Carolina de Araújo ; Silva, Marcelo Francisco da ; Oliveira, Allison Bezerra ; SILVA, WILSON ARAÚJO DA ; Silva, Aichely Rodrigues da . ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DO USO E COBERTURA DA TERRA EM SUBBACIAS HIDROGRÁFICAS DO RIO TOCANTINS, MARANHÃO. In: Allison Bezerra Oliveira, Marcelo Francisco da Silva, José Fábio França Orlanda, Jorge Diniz de Oliveira, Aichely Rodrigues da Silva. (Org.). Ciências ambientais no ecótono amazônia-cerrado maranhense. 1ed.Ponta Grossa - PR: Atena Editora, 2023, v. , p. 87-96.
-
LIMA, J. C. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. . COMPARAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE DIFERENTES TIPOS DE MATERIAIS NA CONSTRUÇÃO DE UM CARNEIRO HIDRÁULICO ALTERNATIVO. In: Raissa Rachel Salustriano da Silva- Matos, Edson Dias de Oliveira Neto, Janaiane Ferreira dos Santos.. (Org.). Ciências agrárias: conhecimento e difusão de tecnologias 2. 2ed.Ponta Grossa: PR: Atena Editora, 2022, v. 2, p. 52-61.
-
Ferreira, Pedro Sávio Alves ; Oliveira, Jacqueline de ; Silva, Alex Soares ; SILVA, WILSON ARAÚJO DA ; SILVA, Cristiane Matos da . Adubação fosfatada no desenvolvimento de mudas de jatobá (Hymenaea coubaril L). In: Ezequiel Redin. (Org.). Ciências Rurais em Foco ¿ Volume 5. 1ed.Belo Horizonte - MG: Editora Poisson, 2021, v. 5, p. 76-80.
-
LIMA, W. M. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. . MELHORIAS DO CARNEIRO HIDRÁULICO ALTERNATIVO: CONSTRUÇÃO DE UMA VÁLVULA DE PÉ CASEIRA. In: V Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão da UEMASUL, 2023, IMPERATRIZ. Anais da Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão da UEMASUL ? V SAPIENS. Recife - PE: Even3, 2023.
-
FRANCA, V. S. R. ; NASCIMENTO, S. L. ; SILVA, L. F. T. ; SILVA, C. M. ; SILVA, W. A. . TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA DE BAIXO CUSTO APLICADA NO BOMBEAMENTO DE ÁGUA NO MEIO RURAL. In: V Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão da UEMASUL, 2023, IMPERATRIZ. Anais da Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão da UEMASUL ? V SAPIENS. Recife - PE: Even3, 2023.
-
Mota Filho, E. M. ; SILVA, W. A. . UTILIZAÇÃO DE DRONES DE BAIXO CUSTO NO MAPEAMENTO AGRÍCOLA E AMBIENTAL. In: V Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão da UEMASUL, 2023, IMPERATRIZ. Anais da Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão da UEMASUL ? V SAPIENS. Recife - PE: Even3, 2023.
-
ARAUJO, G. D. B. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. ; SILVA, M. F. . Biodiversidade vai às escolas: mamíferos aquáticos do rio tocantins. In: VI SAPIENS, 2023, Imperatriz. Anais da semana acadÊmica de pesquisa, inovação e extensão da UEMASUL, 2023.
-
CARNEIRO, P. P. B. ; SILVA, L. V. ; MONTEIRO, L. G. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. . COMPARAÇÃO DA ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DENTRO E FORA DE UM VIVEIRO DE MUDAS UTILIZANDO O MÉTODO DO TANQUE CLASSE 'A'. In: VI SAPIENS, 2023, Imperatriz. Anais da semana acadêmica de pesquisa, inovação e extensão da UEMASUL, 2023.
-
FRANCA, V. S. R. ; SILVA, C. F. F. ; SILVA, C. M. ; SILVA, W. A. . Divulgação de tecnologias inovadoras utilizadas por estudantes e engenheiros agrônomos do curso de engenharia agronômica da UEMASUL. In: VI SAPIENS, 2023, Imperatriz. Anais da semana acadêmica de pesquisa, inovação e extensão da UEMASUL, 2023.
-
SILVA, A. S. ; SILVA, C. G. B. ; MONTEIRO, L. G. ; NEPONUCENO, R. W. S. ; FRANCA, V. S. R. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. . Influência da válvula de pé no bombeamento de água no meio rural. In: VI SAPIENS, 2023, Imperatriz. Anais da semana acadêmica de pesquisa, inovação e extensão da UEMASUL, 2023.
-
SOUSA, A. S. ; LIMA, A. R. P. ; TORRES, E. O. ; CARMO, R. S. ; SILVA, W. A. . Lâminas de irrigação e adubação nitrogenada na qualidade de mudas de Jatobá. In: VI SAPIENS, 2023, Imperatriz. Anais da semana acadêmica de pesquisa, inovação e extensão da UEMASUL, 2023.
-
NASCIMENTO, R. P. S. ; SILVA, W. A. . Lâmina de Irrigação e Adubação Nitrogenada na Qualidade de Mudas de Ipê Amarelo. In: VI SAPIENS, 2023, Imperatriz. Anais da semana acadêmica de pesquisa, inovação e extensão da UEMASUL, 2023.
-
SILVA, R. C. S. E. ; BARROS, G. S. ; SANTIAGO, C. A. ; SILVA, J. V. S. ; SANTOS, Y. N. ; CARMO, R. S. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. . Melhorias da bomba de sucção sifonada: instalação de um vacuômetro de glicerina para aferição da pressão na captação de água. In: VI SAPIENS, 2023, Imperatriz. Anais da semana acadêmica de pesquisa, inovação e extensão da UEMASUL, 2023.
-
LIMA, W. M. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. . Melhorias do carneiro hidráulico alternativo: instalação de um manômetro de glicerina para medição da pressão gerada durante o golpe de Aríete. In: VI SAPIENS, 2023, Imperatriz. Anais da semana acadêmica de pesquisa, inovação e extensão da UEMASUL, 2023.
-
MONTEIRO, L. G. ; FRANCA, V. S. R. ; NEPONUCENO, R. W. S. ; SILVA, A. S. ; SILVA, C. G. B. ; SILVA, L. D. C. E. ; SILVA, J. V. S. ; SILVA, W. A. . Perdas de nutrientes do solo por chuva simulada em diferentes padrões de precipitação e cobertura. In: VI SAPIENS, 2023, Imperatriz. Anais da semana acadêmica de pesquisa, inovação e extensão da UEMASUL, 2023.
-
NASCIMENTO, S. L. ; SILVA, M. F. ; SILVA, W. A. . Qualidade da água de Irrigação na Região Tocantina do Estado do Maranhão. In: VI SAPIENS, 2023, Imperatriz. Anais da semana acadêmica de pesquisa, inovação e extensão da UEMASUL, 2023.
-
SÁVIO ALVES FERREIRA, PEDRO ; ARAÚJO DA SILVA, WILSON . PERDAS DE SOLO, ÁGUA E NUTRIENTES POR CHUVA SIMULADA NO CERRADO SUL MARANHENSE. In: IV Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão da UEMASUL, 2022, IMPERATRIZ. Anais da Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão da Uemasul. IMPERATRIZ: Even3, 2022.
-
OLIVEIRA, JACQUELINE ; ARAÚJO DA SILVA, WILSON ; AGUIAR MOREIRA, NAAMA . PRODUÇÃO DE MUDAS UTILIZANDO MATERIAIS RECICLADOS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PROFISSÃO DO ENGENHEIRO FLORESTAL. In: IV Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão da UEMASUL, 2022, IMPERATRIZ. Anais da Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão da Uemasul. IMPERATRIZ: Even3, 2022.
-
CUTRIM JUNIOR, J. G. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. ; MACEDO, G. T. . Atributos Físicos e Químicos do Solo sob diferentes sistemas de manejo. In: II SEMANA ACADÊMICA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E EXTENSÃO DA UEMASUL, 2019, Imperatriz. ANAIS DA II SEMANA ACADÊMICA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E EXTENSÃO DA UEMASUL. Imperatriz: UEMASUL, 2019. v. 2.
-
ALVES, K. F. ; SILVA, W. A. ; SILVA, Cristiane Matos da . Caracterização física de diferentes ordens de solo cultivado com cana de açúcar em Campestre do Maranhão. In: II SEMANA ACADÊMICA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E EXTENSÃO DA UEMASUL, 2019, Imperatriz. ANAIS DA II SEMANA ACADÊMICA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E EXTENSÃO DA UEMASUL. Imperatriz: UEMASUL, 2019. v. 2.
-
FONSECA, B. L. A. S. ; SILVA, WILSON ; SILVA, Cristiane Matos da ; LIMA, E. F. . Comparação da Evatoptranspiração de referência (ETo) por diferentes metodologias. In: II SEMANA ACADÊMICA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E EXTENSÃO DA UEMASUL, 2019, Imperatriz. ANAIS DA II SEMANA ACADÊMICA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E EXTENSÃO DA UEMASUL. Imperatriz: UEMASUL, 2019. v. 2.
-
FONSECA, B. L. A. S. ; DA SILVA, WILSON ARAÚJO ; SILVA, C. M. ; LIMA, E. F. . Desempenho da Evapotranspiração de Referência (ET0) por diferentes metodologias. In: II SEMANA ACADÊMICA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E EXTENSÃO DA UEMASUL, 2019, Imperatriz. ANAIS DA II SEMANA ACADÊMICA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E EXTENSÃO DA UEMASUL. Imperatriz: UEMASUL, 2019. v. 2.
-
SILVA, R. B. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. ; FONSECA, B. L. A. S. ; LIMA, E. F. . Evapotranspiração e demanda hídrica do Eucalipto. In: II SEMANA ACADÊMICA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E EXTENSÃO DA UEMASUL, 2019, Imperatriz. ANAIS DA II SEMANA ACADÊMICA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E EXTENSÃO DA UEMASUL. Imperatriz: UEMASUL, 2019. v. 2.
-
ALMEIDA, D. F. ; SILVA, W. A. ; SILVA, Cristiane Matos da . Indicadores físicos do solo em sistemas silvipastoril no écotono cerrado-floresta amazônica maranhense. In: II SEMANA ACADÊMICA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E EXTENSÃO DA UEMASUL, 2019, Imperatriz. ANAIS DA II SEMANA ACADÊMICA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E EXTENSÃO DA UEMASUL. Imperatriz: UEMASUL, 2019. v. 2.
-
OLIVEIRA, J. ; FERREIRA, P. S. A. ; SILVA, A. S. ; SILVA, C. M. ; SILVA, W. A. . Análise de diferentes métodos de quebra de dormência da espécie florestal Amburana cearensis. In: XXI Semana de Engenharia Florestal- Mudanças Climáticas Globais - Interesses, desafios e Ações Estratégicas, 2019, Recife - PE. XXI Semana de Engenharia Florestal- Mudanças Climáticas Globais - Interesses, desafios e Ações Estratégicas. Recife - PE: Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2019.
-
FERREIRA, P. S. A. ; OLIVEIRA, J. ; SILVA, A. S. ; SILVA, C. M. ; SILVA, W. A. . Análise de diferentes métodos de quebra de dormência da espécie florestal Hymenea courbaril. In: XXI Semana de Engenharia Florestal- Mudanças Climáticas Globais - Interesses, desafios e Ações Estratégicas, 2019, Recife - PE. XXI Semana de Engenharia Florestal- Mudanças Climáticas Globais - Interesses, desafios e Ações Estratégicas. Recife - PE: Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2019.
-
CASTRO, E. B. ; BARROS, K. M. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. . MÉTODOS DE SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA E GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE TACHIGAALISUBVELITINA ( BENTH.) OLIVEIRA - FILHO. In: VI CONGRESSO NORDESTINO DE ENGENHARIAFLORESTAL - II WORKSHOP DO PROJETO CAATINGA, 2019, MOSSORÓ - RN.. VI CONGRESSO NORDESTINO DE ENGENHARIA FLORESTAL - II WORKSHOP DO PROJETOCAATINGA, 2019.
-
MORAES, R. G. S. ; LIMA, E. F. ; DAMASCENA, J. F. ; ALVES, R. F. ; SILVA, W. A. . ESTIMATIVA DA DEMANDA HÍDRICA DA CULTURA DO GIRASSOL NO MUNICÍPIO IPAMERI-GO. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 2018, João Pessoa. ANAIS DO III CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS ? COINTER PDVAgro 2018, 2018.
-
DAMASCENA, J. F. ; SANTANA, J. S. ; MORAES, R. G. S. ; CONCEIÇÃO, F. A. ; SILVA, W. A. . REGIONALIZAÇÃO DE COEFICIENTE DE CULTIVO DAS PRINCIPAIS HORTALIÇAS DE INTERESSE ECONÔMICO NA REGIÃO DE IMPERATRIZ/MA. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 2018, João Pessoa. ANAIS DO III CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS ? COINTER PDVAgro 2018, 2018.
-
CONCEIÇÃO, F. A. ; DAMASCENA, J. F. ; ALMEIDA, D. F. ; SILVA, W. A. . MÉTODOS DE ESCARIFICAÇÃO PARA SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA DE SEMENTES DE PARICÁ (SCHIZOLOBIUM AMAZONICUM HUBER EX. DUCKE). In: CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 2018, João Pessoa. ANAIS DO III CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS ? COINTER PDVAgro 2018, 2018.
-
TOSTA, J. P. S. M. E. ; CONCEIÇÃO, F. A. ; DAMASCENA, J. F. ; ALMEIDA, D. F. ; SILVA, W. A. . INFLUÊNCIA DOS DIFERENTES SUBSTRATOS NA EMERGÊNCIA E NO CRESCIMENTO DE PLÂNTULAS DE TAMBORIL (ENTEROLOBIUM CONTORTISILIQUUM). In: CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 2018, João Pessoa. ANAIS DO III CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS ? COINTER PDVAgro 2018, 2018.
-
ANTUNES, J. S. ; CONCEIÇÃO, F. A. ; DAMASCENA, J. F. ; ALMEIDA, D. F. ; SILVA, W. A. . EFEITO DA APLICAÇÃO DO GEL HIDRORRETENTOR SOBRE A SOBREVIVÊNCIA DE MUDAS DE EUCALYPTUS GRANDIS AOS CINCO E TRINTA DIAS PÓS-PLANTIO. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 2018, João Pessoa. ANAIS DO III CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS ? COINTER PDVAgro 2018, 2018.
-
ALVES, K. F. ; SILVA, A. ; SILVA, C. M. ; SILVA, W. A. . PRODUÇÃO DE TOMATE EM CULTIVO HIDROPÔNICO SUBMETIDO À VARIAÇÃO DE DOSES DEPOTÁSSIO. In: I SEMANA ACADÊMICA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E EXTENSÃO DA UEMASUL, 2018, IMPERATRIZ -MA. ANAIS DA II SEMANA ACADÊMICA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E EXTENSÃO DA UEMASUL, 2018.
-
ALMEIDA, D. F. ; DAMASCENA, J. F. ; CONCEIÇÃO, F. A. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. . ANÁLISE DO TEOR DE MATERIA ORGÂNICA EM SISTEMA SILVIPASTORIL NO ECÓTONOCERRADO - FLORESTA AMAZÔNICA MARANHENSE. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DASCIÊNCIAS AGRÁRIAS - COINTER - PDVAGRO 2018, 2018, João Pessoa - PB. ANAIS 2018 - III COINTER - PDVAGRO 2018, 2018.
-
Sousa, L. F. R. A. ; MARINHO, R. W. D. ; NUNES, F. M. ; SILVA, R. V. ; NASCIMENTO, I.O. ; SILVA, W. A. . Determinação de pH de um argissolo vermelho amarelo distrófico incubado com aplicação de doses crescentes de CaCO por diferentes métodos. In: Encontro Regional de Agrárias - ERA, 2013, Marabá. A fruticultura como estratégia de desenvolvimento para a agricultura familiar na amazônia., 2013.
-
SILVA, W. A. ; CEDDIA, Marcos Bacis ; CARVALHO, Daniel Fonseca de . Susceptibilidade a erosão dos solos da microbacia do córrego São Joaquim - Paty do Alferes - RJ, utilizando o sistema de informações geográficas. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2004, São Pedro - SP. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA. CAMPINAS: REA, 2004. v. 1. p. 13-16.
-
CARVALHO, Daniel Fonseca de ; TANAJURA, E. L. X. ; SILVA, W. A. ; CEDDIA, Marcos Bacis . Viabilidade de implantação do maracujazeiro irrigado utilizando o sistema de informação geográfica. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2004, São Pedro-SP. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. CAMPINAS - SP: CONBEA, 2004. v. 1. p. 1-4.
-
SILVA, W. A. ; CARVALHO, Daniel Fonseca de ; CEDDIA, Marcos Bacis ; XAVIER, Elmo Leonardo Tanajura . Estimativa do custo de implantação da agricultura irrigada, utilizando o sistema de informações geográficas. In: XXXII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2003, Goiânia - Goiás. ANAIS DO XXXII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA. CAMPINAS - SP: REA, 2003. v. 1. p. 1-4.
-
SILVA, W. A. ; CRUZ, Eleando da Silva ; OLIVEIRA, N. V. ; CARVALHO, Daniel Fonseca de ; VILLELA, A. L. O. . Regionalização dos coeficientes de cultivo do milho (zea mays) para o estado do Rio de Janeiro. In: XXXII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2003, Goiânica. ANAIS do XXXII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. CAMPINAS - SP: REA, 2003. v. 1. p. 17-20.
-
CRUZ, Eleandro Silva da ; SILVA, W. A. ; CARVALHO, Daniel Fonseca de ; CEDDIA, Marcos Bacis ; VILLELA, A. L. O. . Uso dos sistemas de informações geográficas no planejamento da agricultura irrigada. In: XXI Congresso Brasileiro de Cartografia, 2003, Belo Horizonte - MG. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Cartografia, 2003. v. 1. p. 1-4.
-
SILVA, W. A. ; CARVALHO, Daniel Fonseca de ; MOREIRA, Juventino Fernandes ; CRUZ, Eleando da Silva ; MONTEBELLER, Claudinei Antonio . Comparação entre diferentes metodologias de estimativa da evapotranspiração de referência e sua influência na demanda máxima de irrigação para o milho (Zea Mays L.), no Estado do Rio de Janeiro. In: XXXI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2002, Salvador - Bahia. ANAIS do XXXI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2002.
-
CARVALHO, Daniel Fonseca de ; MONTEBELLER, Claudinei Antonio ; CRUZ, Eleando da Silva ; LANA, Ângela Quintão ; SILVA, W. A. . Velocidade de infiltração de água em um podzólico obtida por um infiltrômetro de aspersão. In: IV Congreso Internacional de Ingenieria Agricola, 2001, Chillán - Chile. ANAIS do IV Congreso Internacional de Ingenieria Agricola. Chillán: Editora da Universidad de Concepcion, 2001. v. 1. p. 309-312.
-
SILVA, B. S. ; BRITO, L. G. ; SILVA, W. A. ; SILVA, Cristiane Matos da . ANÁLISE DA GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA NA IMPLANTAÇÃO DA USINA HIDRELÉTRICA DE ESTREITO - MA: ALINHAMENTO COM OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. In: I FÓRUM SOCIOAMBIENTAL DA UEMASUL, 2024, IMPERATRIZ. Anais do Fórum Socioambiental do CONEST/UEMASUL, 2023. p. 1-6.
-
BRITO, L. G. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. . BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO FARINHA-MA: ESTUDO SOBRE O AVANÇO DAS ATIVIDADES AGROSSILVIPASTORIS. In: I FÓRUM SOCIOAMBIENTAL DA UEMASUL, 2024, IMPERATRIZ. Anais do Fórum Socioambiental do CONEST/UEMASUL, 2023. p. 1-6.
-
SILVA, R. C. S. E. ; SANTOS, Y. N. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. . BOMBA DE SUCÇÃO SIFONADA ALTERNATIVA PARA CAPTAÇÃO DE ÁGUA EM PEQUENAS E MÉDIAS PROPIEDADE RURAIS. In: I FÓRUM SOCIOAMBIENTAL DA UEMASUL, 2024, IMPERATRIZ. Anais do Fórum Socioambiental do CONEST/UEMASUL, 2023. p. 1-6.
-
CONCEICAO, A. J. L. ; SILVA, W. A. . CONSTRUÇÃO E DESEMPENHO HIDRÁULICO DE UMA BOMBA DE SUCÇÃO SIFONADA.. In: ANAIS DA III SEMANA ACADêMICA DE PESQUISA, EXTENSãO E INOVAçãO DA UEMASUL, 2021, Campinas. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2021, 2021, Imperatriz. ANAIS DA III SEMANA ACADêMICA DE PESQUISA, EXTENSãO E INOVAçãO DA UEMASUL, 2021, Campinas. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2021. Campina: Galoá, 2021.
-
FONSECA, B. L. A. S. ; SILVA, W. A. . COMPARAÇÃO DA ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA (ETo) POR DIFERENTES METODOLOGIAS. In: III SEMANA ACADêMICA DE PESQUISA, EXTENSãO E INOVAçãO DA UEMASUL, 2021, Imperatriz. ANAIS DA III SEMANA ACADêMICA DE PESQUISA, EXTENSãO E INOVAçãO DA UEMASUL, 2021, Campinas. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2021. Campinas: Galoá, 2021.
-
ALVES, K. F. ; SILVA, A. ; ALVES, A. F. ; SILVA, C. M. ; SILVA, W. A. ; ALVES, F. F. . Produtividade de tomate em cultivo hidropônico submetido à variação de doses de potássio no sudoeste do Maranhão. In: IV REUNIÃO NORDESTINA DE CIÊNCIA DO SOLO, 2018, TERESINA. I SIMPÓSIO PIAUIENSE DE CIÊNCIA DO SOLO. TERESINA: EVEN3, 2018. p. 236-236.
-
FONSECA, L. R. M. ; SILVA, A. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. ; SANTANA, J. S. . GRAMÍNEAS FORRAGEIRAS INCOLADAS COM Azospirillum brasilense. In: IV REUNIÃO NORDESTINA DE CIÊNCIA DO SOLO, 2018, TERESINA. I SIMPÓSIO PIAUIENSE DE CIÊNCIA DO SOLO. TERESINA: EVEN3, 2018. p. 278-278.
-
FONSECA, L. R. M. ; SILVA, A. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. ; SANTANA, J. S. . GRAMÍNEAS FORRAGEIRAS INOCULADAS COM Azospirillum brasilense. In: IV REUNIÃO NORDESTINA DE CIÊNCIA DO SOLO, 2018, TERESINA. I SIMPÓSIO PIAUIENSE DE CIÊNCIA DO SOLO. TERESINA: EVEN3, 2017. p. 277-277.
-
MORAES, R. G. S. ; LIMA, E. F. ; Oliveira ; DAMASCENA, J. F. ; AMORIM, E. A. ; SILVA, W. A. . ESTIMATIVA DA DEMANDA HÍDRICA DA CULTURA DA SOJA NO MUNICÍPIO DE BALSAS-MA.. In: V ENCONTRO MARANHENSE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 2018, IMPERATRIZ. ANAIS DO V ENCONTRO MARANHENSE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS. IMPERATRIZ, 2018.
-
DAMASCENA, J. F. ; MORAES, W. S. ; MORAES, R. G. S. ; OLIVEIRA, P. L. S. ; SILVA, W. A. . AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE ECOTOXICIDADE DO LODO SÉPTICO SUBMETIDO AO PROCESSO DE COMPOSTAGEM. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 2018, João Pessoa. ANAIS DO III CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS ? COINTER PDVAgro 2018, 2018.
-
DAMASCENA, J. F. ; SANTANA, J. S. ; LIMA, E. F. ; FERNANDES, M. C. ; SILVA, W. A. . DEMANDA HÍDRICA DE ALGUMAS CULTURAS DE INTERESSE ECONÔMICO PARA A REGIÃO DE CUIABÁ-MT. In: V Encontro Maranhense de Ciências Agrárias - VI EMCA, 2018, Imperatriz. ANAIS DO V ENCONTRO MARANHENSE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 2018.
-
SANTANA, J. S. ; DAMASCENA, J. F. ; LIMA, E. F. ; FERNANDES, M. C. ; SILVA, W. A. . ESTIMATIVA DA DEMANDA HÍDRICA PARA A CULTURA DO MILHO SAFRINHA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ, ESTADO DO PARANÁ. In: V Encontro Maranhense de Ciências Agrárias - VI EMCA, 2018, Imperatriz. https://drive.google.com/file/d/1ADz10eUFez-WZsLg3asTA5ke8AmbHeT7/view, 2018.
-
MORAES, R. G. S. ; LIMA, E. F. ; AMORIM, E. A. ; DAMASCENA, J. F. ; SILVA, W. A. . Estimativa da demanda hídrica da cultura da melancia no munícipio de Balsas - MA.. In: VI Encontro Maranhense de Ciências Agrárias, 2018, Imperatriz. ANAIS DO V ENCONTRO MARANHENSE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 2018.
-
MORAES, R. G. S. ; SILVA, W. A. ; LIMA, E. F. ; SILVA, Cristiane Matos da ; SANTANA, J. S. . EFEITO DA VITAMINA B1 COMO ENRAIZADOR EM ESTACAS DE ACEROLA (Malpighia Emarginata DC). In: I Seminário de Iniciação Científica: Inovar na pesquisa de qualidade para contribuir com desenvolvimento da região Tocantina do Maranhão, 2017, IMPERATRIZ. LIVRO DE RESUMOS PIBIC FAPEMA/UEMASUL-UEMA, 2017. v. 1.
-
LIMA, E. F. ; SILVA, W. A. ; SILVA, Cristiane Matos da ; SANTANA, J. S. ; MORAES, R. G. S. ; FONSECA, B. L. A. S. . ESTIMATIVA DA EVAPOTRANASPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA (ETo) POR DIFRERENTES METODOLOGIAS. In: I Seminário de Iniciação Científica: Inovar na pesquisa de qualidade para contribuir com desenvolvimento da região Tocantina do Maranhão, 2017, IMPERATRIZ. LIVRO DE RESUMOS PIBIC FAPEMA/UEMASUL-UEMA, 2017. v. 1.
-
CASTRO, E. B. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. . ESTUDO DA QUEBRA DE DORMÊNCIA E CRESCIMENTO DE PLÂNTULAS DE Tachigali subvelutina (BENTH.). In: I SEMIC: Inovar na pesquisa de qualidade para contribuir com o desenvolvimento da região Tocantina do Maranhão, 2017, IMPERATRIZ. LIVRO DE RESUMO DO I SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2017. v. 1.
-
CARDINS, W. A. ; SILVA, A. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. . Características Físicas do solo em pastagens arborizadas no ecótono Cerrado-Floresta Amazônica Maranhense. In: I SEMIC UEMASUL, 2017, IMPERATRIZ. LIVRO DE RESUMOS DO I SEMIC UEMASUL, 2017. v. 1.
-
ANDRADE, A. V. N. ; SILVA, W. A. . AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO DAS MUDAS DE Shizolobium amazonicum A PARTIR DA ASSOCIAÇÃO COM FUNGOS MICORRIZAS EM CONDIÇÕES DE CASA DE VEGETAÇÃO. In: XXVIII Seminário de Iniciação Científica (SEMIC)., 2016, São Luis. XXVIII Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), 2016, São Luis. Livro de Resumos do XXVIII SEMIC da UEMA., 2016.
-
SANTANA, J. S. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. ; LIMA, E. F. ; SILVA, T. L. L. . ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA (ETo) PARA O SUDOESTE DO ESTADO DO MARANHÃO PELO MÉTODO DO TANQUE CLASSE A. In: XXVIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2016, São Luís. Livro de Resumos do XXVIII Seminário de Iniciação Científica da Uema: Iniciação Cientifica como geradora do Conhecimento, Saber e Ciência., 2016, São luis. Livro de Resumos do XXVIII Seminário de Iniciação Científica da UEMA: Iniciação Cientifica como geradora do Conhecimento, Saber e Ciência. São Luis: UEMA, 2016. v. 28. p. 272-274.
-
ANDRADE, A. V. N. ; SILVA, C. M. ; SILVA, W. A. ; BARBOSA, B. B. S. . Avaliação de tratamentos de quebra de dormência de mudas de Parkia platycephala, Benth (Fava de Bolota). In: XXVIII SEMIC SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UEMA, 2016, São Luis. LIVRO DE RESUMOS DO XXVIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEMA: iniciação Científica como geradora do conhecimento, saber e ciência. SÃO LUIS: UEMA, 2016. p. 190-192.
-
NUNES, F. M. ; Oliveira, m.M.P. ; NASCIMENTO, C.H.S. ; MILHOMEM, K.M.M. ; SILVA, W. A. . Desenvolvimento de um aplicativo android para recomendação de calagem. In: Encontro Amazônico de Agrárias, 2015, Belém. encontro Amazônico de Agrárias - ENAAG, 2014, Belém-PA. Atuação das Ciências Agrárias nos Sistemas de Produção e Alterações Ambientais,, 2015.
-
LIMA, R. C. A. ; SILVA, W. A. . Utilização de Resíduos Provenientes do Beneficiamento do Açaí como Substrato Orgânico no Desenvolvimento de Mudas Nativas. In: XXVII Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), 2015, São Luis. XXVII Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), 2015, São Luis. Livro de Resumos do XXVII SEMIC da UEMA. São Luis: UEMA, 2015.. SÃO LUIS: UEMA, 2015. p. 689-691.
-
SILVA, R. V. ; SILVA, W. A. ; SILVA, Cristiane Matos da ; MARINHO, R. W. D. ; Sousa, L. F. R. A. ; COSTA, R. F. ; SOARES, J. A. ; SOUSA, W. L. . Determinação da Evapotranspiração do Capim Tanzânia Pelos Métodos do Lisímetro, Tanque Classe A e Penman Montheith. In: XXVI SEMIC - SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEMA., 2014, São Luis. XXVISEMIC SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEMA.. São Luis: UEMA, 2014. p. 699-671.
-
MARINHO, R. W. D. ; SILVA, W. A. ; COSTA, R. F. ; SOUSA, W. L. ; LEONEL, L. V. ; SILVA, Cristiane Matos da ; SOARES, J. A. . Determinação de parâmetros físicos do solo em áreas cultivadas e não cultivadas. In: XXVI SEMIC - SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEMA., 2014, São Luis. XXVISEMIC SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEMA.. São Luis: UEMA, 2014. p. 702-704.
-
COSTA, N. B. ; SILVA, W. A. ; BEZERA, G. A. ; Sousa, L. F. R. A. ; SILVA, R. V. ; ARAUJO, S. ; SOUSA, J. F. O. C. . Morfogênese e produção de Biomassa de três espécies de gramíneas sob diferentes doses de adubos nitrogenados.. In: XXV SEMIC E V SEMINÁRIO DE PÓS GRADUAÇÃO DA UEMA 2013., 2013, São Luis. XXV SEMIC E V SEMINÁRIO DE PÓS GRADUAÇÃO DA UEMA 2013. Socialização do saber científico e inovação na UEMA.. São Luis: UEMA, 2013. v. 1. p. 48-50.
-
Sousa, L. F. R. A. ; SILVA, W. A. ; NASCIMENTO, I. O. ; MARINHO, R. W. D. ; NUNES, F. M. . Comparação de diferentes métodos de recomendação de calagem após incubação do CaCO3 em um ARGISSOLO VERMELHO AMARELO distrófico no sudoeste do Estado do Maranhção.. In: XXV SEMIC E V SEMINÁRIO DE PÓS GRADUAÇÃO DA UEMA 2013., 2013, São Luis. XXV SEMIC E V SEMINÁRIO DE PÓS GRADUAÇÃO DA UEMA 2013. Socialização do saber científico e inovação na UEMA.. São Luis: UEMA, 2013. p. 652-655.
-
BEZERRA, G. A. ; NASCIMENTO, I. O. ; COSTA, N. B. ; MORAIS, J. ; Silva, Wilson A. da . Efeito da microbiolização na redução de fitopatógenos em sementes de arroz (Oryza sativa L.).. In: IV ENAAG, 2012, BELÉM - PA. IV Encontro de Agrárias da Amazônia. BELÉM - PA: UFRA, 2012. v. 4. p. 1-5.
-
BEZERRA, G. A. ; SILVA, W. A. ; NASCIMENTO, I. O. ; Alencar Sobrinho, N. ; Costa, N. B. ; SILVA, R. V. ; MORAIS, J. ; SOUSA, T. P. ; MAIA, C. B. ; DIAS, V. L. N. ; RODRIGUES, A. A. C. . Avaliação do Efeito do Silicato de Cálcio e Magnésio na produtividade do Arroz (Oriza sativa L.) em rotação de cultura com soja (Glicine Max. (L)Merril) em sistema de plantio direto.. In: XXIV SEMIC E IV SEMINÁRIO DE PÓS GRADUAÇÃO DA UEMA 2012., 2012, São Luis. XXIV SEMIC E IV SEMINÁRIO DE PÓS GRADUAÇÃO DA UEMA 2012. Trocando experiências e Potencializando conhecimentos.. São Luis: UEMA, 2012. p. 580-583.
-
Sousa, L. F. R. A. ; SILVA, W. A. ; Varella, Carlos A. A. ; NASCIMENTO, I. O. ; BEZERRA, G. A. ; Costa, N. B. ; SILVA, R. V. . Desenvolvimento de um aplicativo computacional para a recomendação de adubação e calagem no Estado do Maranhão.. In: XXIV SEMIC E IV SEMINÁRIO DE PÓS GRADUAÇÃO DA UEMA 2012., 2012, São Luis. XXIV SEMIC E IV SEMINÁRIO DE PÓS GRADUAÇÃO DA UEMA 2012. Trocando experiências e Potencializando conhecimentos.. São Luis: UEMA, 2012. p. 602-604.
-
Costa, N. B. ; SILVA, R. P. ; SILVA, W. A. . BOMBEAMENTO DE ÁGUA NO MEIO RURAL UTILIZANDO UM CARNEIRO HIDRÁULICO DE BAIXO CUSTO. In: Encontro Regional de Agrárias - ERA, 2011, Marabá - PA. Revista da Faculdade de Ciência Agrárias de Marabá. Marabá: CAMAR, 2011. v. 3. p. 13-17.
-
NASCIMENTO, B. L. M. ; SOUSA, S. A. ; SILVA, W. A. ; OLIVEIRA, J. D. . Alterações nas Propriedades Químicas de um PLANOSSOLO DE TEXTURA MÉDIA Tratado com Lodo de Estação de Tratamento de Água.. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Solo, 2011, Uberlândia. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Solo. Belo Horizonte: SBCS, 2011. v. único.
-
SOUSA, S. P ; SILVA, S. ; NASCIMENTO, B. L. M. ; SILVA, W. A. ; OLIVEIRA, J. D. . Níveis de metais potencialmente tóxicos (Cu, Cr, pb e Cd) em sedimentos na foz dos Riachos Capivra, Bacuri, Cacau, Ribeirão Dantas e Rio Banana, Imperatriz/MA. In: 12º Encontro de Profissionais da Química da Amazônia, 2011, Belém. Ensino, pesquisa e Difusão de Tecnologia. Belém: Conselho Regional de Química da 6ª Região, 2011. v. único.
-
NASCIMENTO, B. L. M. ; SOUSA, S. P ; Azevedo, C.C. ; SILVA, W. A. ; OLIVEIRA, J. D. . Avaliação das Propriedades Químicas de um PLANOSSOLO DE TEXTURA MÉDIA Tratado com Lodo de Estação de Tratamento de Água. In: 12º Encontro de Profissionais da Química da Amazônia, 2011, Belém. Ensino,Pesquisa e Difusão de Tecnologia. Belém: Conselho Regional de Química da 6ª Região, 2011. v. único.
-
AYRES, L. S. L. ; SILVA, W. A. . Construção, Instalação e Calibração de um Carneiro Hidráulico de Baixo Custo, Utilizando-se Garrafa PET.. In: XXIII SEMIC E III SEMINÁRIO DE PÓS GRADUAÇÃO DA UEMA 2011., 2011, São Luis. XXIII SEMIC E III SEMINÁRIO DE PÓS GRADUAÇÃO DA UEMA 2011.. São Luis: UEMA, 2011. p. 474-476.
-
SILVA, L. D. ; OLIVEIRA, J. D. ; NASCIMENTO, B. L. M. ; SILVA, W. A. ; VIEIRA, K. L. . Fitodisponibilidade de Cadmio, Cobre, Cromio e Chumbo em Alfaçe (Lactuca sativa L.) cultivada em planossolo de textura média a partir de fertilizantes fosfatados. In: XXIII SEMIC E III SEMINÁRIO DE PÓS GRADUAÇÃO DA UEMA 2011., 2011, São Luis. XXIII SEMIC E III SEMINÁRIO DE PÓS GRADUAÇÃO DA UEMA 2011.. São Luis: UEMA, 2011. p. 556-558.
-
SILVA, W. A. ; SILVA, R. P. . CONSTRUÇÃO, INSTALAÇÃO E CALIBRAÇÃO DE UM CARNEIRO HIDRÁULICO DE BAIXO CUSTO, UTILIZANDO-SE GARRAFA PET.. In: XXII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO, 2010, SÃO LUIS. ANAIS DO XXII SEMIC - LIVRO DE RESUMOS. SÃO LUIS: UEMA, 2010.
-
REIS, P. C. N. ; SILVA, W. A. . REGIONALIZAÇÃO DE COEFICIENTES DE CULTIVO (Kc), PARA A CULTURA DO MILHO (Zea mays L.), VISANDO O MANEJO DA AGRICULTURA IRRIGADA NO ESTADO DO MARANHÃO, BRASIL.. In: VIII Semana de Integração das Ciências Agrárias, 2008, Altamira. Produção Agropecuária na Amazônia: contextualização Ações e Propostas para o meio Rural. Altamira-PA: Editora da UFPA, 2008. p. 71-78.
-
Lacerda, F.A ; SILVA, S. R. ; SILVA, W. A. ; ARANHA, H. A. . Melhoria das propriedades físicas e químicas do solo da área do Centro de Difusão de Tecnologias de Imperatriz. In: VIII Semana de Integração das Ciências Agrárias, 2008, Altamira. Produção Agropecuária na Amazônia: contextualização Ações e Propostas para o meio Rural. Altamira-PA: Editora da UFPA, 2008. p. 336-343.
-
SILVA, S. R. ; ARANHA, H. A. ; REIS, P. C. N. ; Lacerda, F.A ; SILVA, W. A. . Perfil Socioeconômico dos horticultores do Centro de Difusão Tecnológica de Imperatriz-MA. In: VIII Semana de Integração das Ciências Agrárias, 2008, Altamira. Produção Agropecuária na Amazônia: contextualização Ações e Propostas para o meio Rural. Altamira-PA: Editora da UFPA, 2008. p. 201-207.
-
FRANCO, E. M. ; CRUZ, Eleando da Silva ; SILVA, W. A. ; CARVALHO, Daniel Fonseca de . Otimizacao da lamina de irrigacao para o milho (Zea mays L.) no Estado do Rio de Janeiro, utilizando coeficientes de cultivo corrigidos. In: XIII Jornada de Iniciação científica - UFRRJ, 2003, Seropédica. Anais da XIII Jornada de Iniciação científica - UFRRJ.. Seropédica: UFRRJ, 2003. v. 13. p. 248-252.
-
SANTOS, L. S. S. ; SILVA, W. A. . UTILIZAÇÃO DO SISTEMA IRRIGAS PARA O MANEJO DA IRRIGAÇÃO NO MUNICIPIO DE IMPERATRIZ ? MA. In: III SEMANA ACADêMICA DE PESQUISA, EXTENSãO E INOVAçãO DA UEMASUL,, 2021, Imperatriz. ANAIS DA III SEMANA ACADÊMICA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E EXTENSÃO DA UEMASUL. Campinas: Galoá, 2021.
-
ALMEIDA, D. F. ; SILVA, W. A. ; SILVA, A. ; SILVA, C. M. ; CARDINS, W. A. . Soil physical indicators in an agroforestry sistem in the cerrado-amazonian maranhense forest. In: 21st world congress of soil science, 2018, Rio de Janeiro. Anais do 21º WCSS, 2018.
-
LIMA, R. C. A. ; SILVA, W. A. . Influência da adubação fosfatada no desenvolvimento de mudas de paricá (Schizolobium amazonicum). In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS), 2015, Belém. Anais do XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2017., 2017.
-
COSTA, N. B. ; Silva, Wilson A. da ; SILVA, Cristiane Matos da . CONSTRUÇÃO, INSTALAÇÃO E DESEMPENHO HIDRÁULICO DE UMA BOMBA DE SUCÇÃO SIFONADA APLICADA AO MEIO RURAL. In: XXIV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E IV SEMINÁRIO DE PÓSGRADUAÇÃO, 2012, SÃO LUIS. Livro de Resumos: trocando experiências, potencializando conhecimentos.. SÃO LUIS: UEMA, 2012. v. 24. p. 245-248.
-
Morais, R. R. ; SILVA, W. A. . CONSTRUÇÃO, INSTALAÇÃO E CALIBRAÇÃO DE UM LISÍMETRO DE DRENAGEM PARA A DETERMINAÇÃO DA DEMANDA HÍDRICA DA CULTURA DO ALFACE (Lactuca sativa L.). In: XXII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO, 2010, SÃO LUIS. ANAIS DO XXII SEMIC - LIVRO DE RESUMOS. SÃO LUIS: UEMA, 2010.
-
SILVA, W. A. ; Calhau, J. P. X. . RESPOSTA DO CAPIM TANZÂNIA (Panicum maximum cv. Tanzânia) A DIFERENTES DOSES DE ADUBAÇÃO E INTERVALOS DE CORTE.. In: XXII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO, 2010, SÃO LUIS. ANAIS DO XXII SEMIC - LIVRO DE RESUMOS. SÃO LUIS: UEMA, 2010.
-
CRUZ, Eleando da Silva ; PINTO, M. F. ; SILVA, W. A. ; SILVA, Leonardo Duarte da ; CARVALHO, Daniel Fonseca de . Influencia do manejo do solo e da erosividade da chuva no escoamento superficial, observado em parcelas experimentais de perda de solo. In: XV Jornada de Iniciação científica - UFRRJ, 2006, Seropédica. ANAIS da V Jornada de Iniciação científica - UFRRJ. Seropédica: UFRRJ, 2005. v. 1. p. 5-6.
-
CARVALHO, Daniel Fonseca de ; SILVA, W. A. ; MEDICI, L. O. . Avaliação de um sistema automático de baixo custo para manejo da irrigação. In: XXX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2001, Foz do Iguaçú. ANAIS do XXX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola-CONBEA. CAMPINAS: REA, 2001.
-
SILVA, W. A. ; CARVALHO, Daniel Fonseca de ; MARQUES, Débora Candeia . Influência do tamanho de séries históricas de dados climáticos na receita líquida do produtor, no perímetro irrigado do gorutuba. In: XXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2000, Fortaleza - Ceará. ANAIS do XXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. CAMPINAS - SP: REA, 2000.
-
COELHO, G. S. ; ALMEIDA, L. R. ; SILVA, C. M. ; SILVA, W. A. . AVALIAÇÃO DO USO DE DRONES DE BAIXO CUSTO EM LEVANTAMENTOS FOTOGRAMÉTRICOS PARA MAPEAMENTO FLORESTAL. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, K. S. G. S. ; SILVA, A. ; SILVA, C. M. ; SILVA, W. A. ; ALVES, K. F. L. ; SILVA FILHO, F. P. . Impactos da Mudança do Uso da Terra nos Indicadores Físicos e Químicos do Solo na modalidade Conservação da Natureza. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIA, S. L. ; LIA, F. S. ; MARINHO, Y. S. ; SILVA, WILSON ; SILVA, C. M. . COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA DAS PRAÇAS URBANAS DE SÃO JOÃO DO PARAÍSO - MA. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RODRIGUES, R. S. ; SANTOS, T. M. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. . ANÁLISE DO EFEITO DE DIFERENTES GRANULOMETRIAS DE CARVÃO VEGETAL EM NEOSSOLO QUARTZARÊNICO. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUSA, L. K. N. ; SILVA, C. M. ; SILVA, W. A. . QUALIDADE DE MUDAS DE PARICÁ SOB INFLUÊNCIA DE ROCHAGEM. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIA, F. S. ; LIA, S. L. ; SILVA, C. M. ; SILVA, W. A. . MAPA DE INTERPOLAÇÃO DE DADOS DE KERNEL PARA O MUNICÍPIO DE CAROLINA ? MA. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, A. L. S. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. . Rochagem Florestal: Uma Revisão sobre o Uso de Pó de Rocha como Remineralizador de Solos. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RODRIGUES, P. H. F. ; GIFFONY, N. ; NASCIMENTO, Y. S. ; CORDEIRO, I. C. ; DA SILVA, WILSON ARAÚJO . A importância da reciclagem de papel e sua importância na educação ambiental. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUSA, A. S. ; TORRES, E. O. ; CARMO, R. S. ; SILVA, C. M. ; ARAÚJO DA SILVA, WILSON . Análise da Germinação de Sementes de Jatobá (Hymenaea stigonocarpa), para reflorestamento florestal. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRITO, L. G. ; BARROS, S. N. ; SILVA, WILSON ARAÚJO DA ; SILVA, C. M. . Avaliação da degradação da mata ciliar do rio cacau no município de Imperatriz - MA. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARNEIRO, P. P. B. ; MONTEIRO, L. G. ; SILVA, L. V. ; DA SILVA, WILSON ARAÚJO ; SILVA, C. M. . Importância da determinação dos dados de evapotranspiração na produção de mudas em viveiro. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, L. V. ; SILVA, WILSON ARAÚJO DA ; SILVA, C. M. . Uso de fungos no processo de biorremediação de solos contaminado com hidrocarbonetos policíclicos aromáticos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRITO, L. G. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. . BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO FARINHA-MA: ESTUDO SOBRE O AVANÇO DAS ATIVIDADES AGROSSILVIPASTORIS. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, R. C. S. E. ; SANTOS, Y. N. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. . BOMBA DE SUCÇÃO SIFONADA ALTERNATIVA PARA CAPTAÇÃO DE ÁGUA EM PEQUENAS E MÉDIAS PROPIEDADE RURAIS. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, B. S. ; BRITO, L. G. ; SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. . ANÁLISE DA GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA NA IMPLANTAÇÃO DA USINA HIDRELÉTRICA DE ESTREITO - MA: ALINHAMENTO COM OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MORAIS, K. L. ; SILVA, WILSON ARAÚJO DA ; SILVA, C. M. . Determinação da equação de chuva intensa para o município de Imperatriz/MA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, W. M. ; SILVA, WILSON ARAÚJO DA ; SILVA, C. M. . Melhorias do carneiro hidráulico alternativo: construção de uma válvula de pé caseira. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOARES, A. L. S. ; MONTEIRO, L. G. ; SILVA, C. M. ; SILVA, WILSON ARAÚJO DA . Perda de água e solo com chuva simulada em diferentes padrões de cobertura. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, L. V. ; SILVA, WILSON ARAÚJO DA ; SILVA, C. M. . Tecnologia de baixo custo aplicada no bombeamento de água no meio rural. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, W. M. ; SILVA, WILSON ARAÚJO DA ; SILVA, C. M. . Melhorias do carneiro hidráulico alternativo: instalação de um manômetro de glicerina para medição da pressão gerada durante o golpe de Aríete.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, W. A. ; SILVA, Cristiane Matos da . Consumo hídrico das culturas agrícolas de interesse econômico da região Tocantina do Maranhão. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DAMASCENA, J. F. ; SANTANA, J. S. ; MORAES, R. G. S. ; CONCEIÇÃO, F. A. ; SILVA, W. A. . REGIONALIZAÇÃO DE COEFICIENTES DE CULTIVO DAS PRINCIPAIS HORTALIÇAS DE INTERESSE ECONÔMICO NA REGIÃO DE IMPERATRIZ/MA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAES, R. G. S. ; LIMA, E. F. ; DAMASCENA, J. F. ; ALVES, R. F. ; SILVA, W. A. . ESTIMATIVA DA DEMANDA HÍDRICA DA CULTURA DO GIRASSOL NO MUNICÍPIO IPAMERI-GO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NASCIMENTO, A. M. M. ; MORAES, R. G. S. ; LIMA, E. F. ; SANTANA, J. S. ; SILVA, W. A. . Estimativa da demanda hídrica da cultura do milho safrinha no município de Sinop - MT. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, D. F. ; SILVA, W. A. ; SILVA, A. ; SILVA, C. M. ; CARDINS, W. A. . SOIL PHYSICAL INDICATORS IN AN AGROFORESTRY SISTEM IN THE CERRADO-AMAZONIAN MARANHENSE FOREST. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Matos Filho, J.M. ; SILVA, W. A. ; SILVA, Cristiane Matos da ; Ishihara, J. H. . UTILIZAÇÃO DO LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA COMO SUBSTRATO NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE PARICÁ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, M. F. C. ; MARINHO, R. W. D. ; SILVA, W. A. ; COSTA, R. F. ; CERQUEIRA, K. S. ; SOUSA, W. L. . ANÁLISE DE SOLO COMPARATIVA ENTRE SISTEMA SILVIPASTORIL, ROTACIONAL EEXTENSIVO, NO SUDOESTE DO MARANHÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Sousa, L. F. R. A. ; MARINHO, R. W. D. ; NUNES, F. M. ; SILVA, R. V. ; NASCIMENTO, I.O. ; Silva, Wilson A. . Determinação do pH de um argissolo vermelho amarelo distrófico incubado com aplicação de doses crescentes de CaCO3 por diferentes métodos.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Sousa, L. F. R. A. ; MARINHO, R. W. D. ; NUNES, F. M. ; Costa, N. B. ; NASCIMENTO, I.O. ; Silva, Wilson A. . Incubação de um argissolo vermelho amarelo distrófico com aplicação de doses crescentes de CaCO3 para neutralização da acidez trocável.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BEZERA, G. A. ; Alencar Sobrinho, N. ; Silva, Wilson A. ; NASCIMENTO, I.O. ; SILVA, G.B ; FILIPPI, M.C.C . Avaliação do efeito de Cálcio e Magnésio na produtividade do arroz (Oryza sativa L.) em rotação de cultura com soja (Glycine max L.), em sistemas de plantio direto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, W. A. . A pesquisa na Educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, W. A. . Novo Código Florestal serve para que(m)?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Sousa, L. F. R. A. ; SILVA, W. A. ; SILVA, R. V. . DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO COMPUTACIONAL PARA A RECOMENDAÇÃO DE ADUBAÇÃO E CALAGEM PARA A CULTURA DO MILHO (Zea mays L.) NO ESTADO DO MARANHÃO, BRASIL.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GALDINO, R. M. ; Silva, Wilson A. ; REIS, P. C. N. . Estimativa da temperatura do ar para o estado do Maranhão a partir de modelos matemáticos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Costa, N. B. ; SILVA, R. P. ; Silva, Wilson A. . Bombeamento de água no meio rural utilizando um carneiro hidráulico de baixo custo.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Sousa, L. F. R. A. ; Silva, Wilson A. ; SILVA, R. V. . Desenvolvimento de um aplicativo computacional para a recomendação de adubação e calagem para a cultura do milho (Zea mays L.) no Estado do Maranhão, Brasil.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, W. A. . Sustentabilidade na agricultura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GALDINO, R. M. ; Silva, Wilson A. . Evapotranspiração de Referência a partir de Temperaturas obtidas por modelos matemáticos e normais climatológicas, Maranhão ? Brasil.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
REIS, P. C. N. ; SILVA, W. A. . REGIONALIZAÇÃO DE COEFICIENTES DE CULTIVO (Kc), PARA A CULTURA DO MILHO (Zea mays L.), VISANDO O MANEJO DA AGRICULTURA IRRIGADA NO ESTADO DO MARANHÃO, BRASIL.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
CARVALHO, Daniel Fonseca de ; SILVA, W. A. . Plano de Bacia dos Rios da Guarda- Guandu-mirim e Guandu - uso agropcuário. 2006.. 2006.
MORAIS, G. R. ; RODRIGUES, T. C. S. ; SILVA, WILSON ARAÚJO DA . Tecnologias para o monitoramento do meio ambiente. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SOUSA, S. J. ; AZEVEDO, K. M. ; SILVA, W. A. . Recursos Hídricos e Planejamento Territorial. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SILVA, W. A. . Desafios para Conservação da Biodiversidade da Região Tocantina. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SILVA, W. A. ; SILVA, C. M. . Mapeamento e Tratamento de Imagens com Vant/Drone - VII Semana de Estudos Florestais. 2025. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, W. A. . DESENHO E PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR (AUTOCAD 2D). 2024. .
SILVA, W. A. ; SILVA, CRISTIANE . Operação de Drone para Mapeamento e Monitoramento. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, C. M. ; SILVA, W. A. . INTRODUÇÃO AO SOFTWARE AUTO CAD. 2021. .
SILVA, C. M. ; SILVA, W. A. . AUTO CAD 2D. 2019. .
SILVA, C. M. ; SILVA, W. A. . CARNEIRO HIDRÁULICO: MONTAGEM E APLICAÇÃO. 2019. .
SILVA, C. M. ; SILVA, W. A. . Curso de Desenho e Projeto Auxiliado por Computador Aplicado às Ciências Agrárias. 2018. .
SILVA, C. M. ; SILVA, W. A. . DESENHO E PROJETO AUXILIADO POR COMPUTADOR APLICADO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS. 2018. .
Silva, Wilson A. ; SILVA, Cristiane Matos da . Curso de Desenho e Projeto Auxiliado por Computador. 2015. .
SILVA, W. A. ; SILVA, Cristiane Matos da . Curso de Curta Duração Ministrado em Desenho e Projeto Auxiliado por Computador. 2014. .
SILVA, W. A. ; SILVA, Cristiane Matos da . Curso de Curta Duração Ministrado em Desenho e Projeto Auxiliado por Computador - AUTOCAD. 2014. .
SILVA, W. A. ; SILVA, Cristiane Matos da . Curso de Curta Duração Minsitrado em Projeto e Desenho Auxiliado por Computador. 2014. .
SILVA, W. A. . Curso de curta Duração Ministrado sobre Princípios de Manejo e Conservação de Solos Florestais. 2013. .
SILVA, W. A. . Curso de Curta Duração Ministrado Sobre Sistema de Irrigação em Casa de Vegetação. 2013. .
SILVA, W. A. . Curso de Curta Duração em Desenho e Projeto Auxiliado por Computador. 2013. .
SILVA, W. A. . Curso de Curta Duração Ministrado sobre Desenho e Projeto Auxiliado por Computador. 2012. .
SILVA, W. A. . Curso de Curta Duração Ministrado sobre Desenho e Projeto Auxiliado por Computador. 2011. .
SILVA, W. A. . Curso de Curta Duração Ministrado sobre Utilização de GPS no georreferenciamento aplicado às Ciências Agrárias. 2009. .
SILVA, W. A. ; CATUNDA, P. H. A. . Curso de Curta Duração Ministrado em Manejo Sustentável dos Recursos Naturais na Agricultura. 2009. .
SILVA, W. A. . Curso de Curta Duração sobre Irrigação Localizada. 2008. .
SILVA, W. A. ; LIMA, V. . Curso de Curta Duração Ministrado em Desenho e Projeto Auxiliado por Computador. 2008. .
SILVA, W. A. ; CARVALHO, Daniel Fonseca de . Apostila de Hidráulica e Hidrometria. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ENSINO).
CEDDIA, Marcos Bacis ; SILVA, W. A. ; VILLELA, A. L. O. . Mapa pedológico do Assentamento Canta Galo - Rio das Ostras - Rio de Janeiro. 2005. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).
SILVA, W. A. ; VILLELA, A. L. O. . Carta Digital do Município de Paracambi - Rio de Janeiro. 2004. (Cartas, mapas ou similares/Carta).
CEDDIA, Marcos Bacis ; SILVA, W. A. ; VILLELA, A. L. O. . Mapa pedológico do Assentamento Visconde - Rio de Janeiro. 2004. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).
SILVA, W. A. . RECURSOS HIDRICOS. 2010 (Entrevista).
SILVA, W. A. . Bombeamento de água no meio rural utilizando o carneiro hidráulico. 2010 (Entrevista).
SILVA, W. A. . Manejo racional da água na Agricultura. 2009 (Entrevista).
Projetos de pesquisa
-
2016 - 2018
DETERMINAÇÃO DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA (ET0) VISANDO O USO RACIONAL DA ÁGUA NA AGRICULTURA IRRIGADA NO ESTADO DO MARANHÃO - BRASIL., Descrição: O projeto será desenvolvido no Centro de Difusão Tecnológica de Imperatriz (CDT) e objetiva estimar a evapotranspiração de referência (ETo) utilizando-se o método do tanque classe A.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Wilson Araújo da Silva - Coordenador / Leonardo Duarte Batista da Silva - Integrante / Cristiane Matos da Silva - Integrante / Mauricélia Ferreira Almeida - Integrante / Ricardo Welder Duarte Marinho - Integrante / Jhonata Santos Santana - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
-
2016 - 2017
APTIDÃO AGRONÔMICA DE GENÓTIPOS DE FEIJÃO CARIOCA ADAPTADOS A REGIÃO DE IMPERATRIZ, NO ESTADO DO MARANHÃO, Descrição: O projeto objetivar avaliar a aptidão agronômica de genótipos de feijão carioca na cidade de Imperatriz. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Wilson Araújo da Silva - Integrante / Cristiane Matos da Silva - Integrante / Alinne da Silva - Integrante / Anatércia Ferreira Alves - Coordenador.
-
2015 - 2017
FIXAÇÃO BIOLÓGICA DE NITROGÊNIO EM GRAMÍNEAS FORRAGEIRAS INOCULADAS COM AZOSPIRILLUM, Descrição: As gramíneas do gênero Brachiaria ocupam a maior proporção da área de pastagens cultivadas no Brasil. Apesar dessa espécie ser caracterizada por sua rusticidade, o manejo inadequado e a ausência na reposição dos nutrientes no solo tem acarretado a degradação de pastagens nas regiões tropicais, constituindo um dos principais problemas que afetam a pecuária maranhense e brasileira.Visando um balanço de N economicamente viável e ambientalmente sustentável, a pesquisa tem apontado para o uso da FBN. A associação entre gramíneas e bactérias diazotróficas tem se destacado como uma tecnologia com potencial de uso em pastagens do gênero Brachiaria, pois apresenta menor custo relativo em comparação à utilização de fertilizantes nitrogenados minerais, além do menor risco de poluição ambiental resultante da lixiviação do NO3-.Considerando que resultados consistentes e conclusivos sobre a eficiência agronômica da inoculação de Brachiaria com Azospirillum não estão disponíveis, a avaliação da viabilidade da utilização dessa tecnologia em gramíneas forrageira, por meio da realização de experimentos em condições de campo, utilizando técnicas de diluição isotópica é, portanto, de grande importância, pois pode resultar em economia para os pecuaristas e menor impacto ambiental na Região.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Wilson Araújo da Silva - Integrante / Alinne da Silva - Coordenador / TAKASHI MURAOKA - Integrante / Vinícius Ide Franzini - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2012
CONSTRUÇÃO, INSTALAÇÃO E CALIBRAÇÃO DE UM LISÍMETRO DE DRENAGEM VISANDO O MANEJO DE PASTAGENS IRRIGADAS NO ESTADO DO MARANHÃO - BRASIL., Descrição: O Projeto foi desenvolvido no Centro de Difusão Tecnológica de Imperatriz - MA. Teve como objetivo estudar o consumo de água do capim Tanzânia (Panicum maximum Jacq. Cv. Tanzânia) por diferentes métodos de medição e estimativa da Evapotranspiração.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Wilson Araújo da Silva - Coordenador / Ricardo Vieira Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2003
Planejamento de areas irrigadas utilizando os sistemas de informacoes geograficas, Descrição: Este projeto teve como objetivo verificar a possibilidade de se utilizar os sistemas de informacoes geograficas no planejamento de areas irrigadas... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Wilson Araújo da Silva - Integrante / Daniel Fonseca de Carvalho - Coordenador / Marcos Bacis Ceddia - Integrante / Elmo Leonardo Tanajura Xavier - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Projetos de desenvolvimento
-
2021 - Atual
Utilização de drones de baixo custo no mapeamento agrícola e ambiental, Descrição: O projeto objetiva verificar se mini drones (sub 250g) de baixo custo, podem ser utilizados com eficiência no levantamento agrícola e ambiental obtidos por aerofotogrametria automatizada na obtenção de produtos gerados a partir do ortofotomosaico utilizando softwares livres.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Wilson Araújo da Silva - Coordenador / CRISTIANE MATOS DA SILVA - Integrante / Elder Milhomem Mota Filho - Integrante.
-
2025 - Atual
AEROPONIA EFICIENTE COM BOMBAS AUTOMOTIVAS RECICLADAS, Descrição: O projeto consiste em adaptar bombas originalmente projetadas para sistemas de injeção de motores automotivos, de modo que sejam utilizadas na pulverização de soluções nutritivas em câmaras de cultivo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Wilson Araújo da Silva - Coordenador / CRISTIANE MATOS DA SILVA - Integrante / Abel Geronimo de Figueredo Logrado - Integrante.
-
2025 - Atual
DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA HIDROPÔNICO COM APLICAÇÃO DE CO2 PARA A OTIMIZAÇÃO DO CRESCIMENTO VEGETAL, Descrição: presente estudo propõe como inovação a aplicação de dióxido de carbono (CO#8322;) diretamente na solução nutritiva em sistemas hidropônicos de cultivo de alface. Essa técnica visa aumentar a concentração de CO2; na zona radicular, potencializando a taxa fotossintética e, consequentemente, a produção de energia para o desenvolvimento vegetal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Wilson Araújo da Silva - Coordenador / CRISTIANE MATOS DA SILVA - Integrante / Samara Gomes de Oliveira - Integrante.
-
2025 - Atual
Desenvolvimento de um sistema automatizado de irrigação com vela cerâmica como cápsula de tensão e controle por Arduino, Descrição: o objetivo deste projeto é pesquisar, desenvolver e validar um sistema automatizado de irrigação de baixo custo que emprega uma cápsula cerâmica artesanal, atuando como sensor passivo de umidade do solo por tensão capilar, acoplada a um microcontrolador Arduino que comanda válvulas solenoides. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Wilson Araújo da Silva - Coordenador / CRISTIANE MATOS DA SILVA - Integrante / Gabriel de Sousa Coelho - Integrante.
-
2024 - 2025
PROTÓTIPO PARA MONITORAMENTO DA UMIDADE DO SOLO PARA O MANEJO DA IRRIGAÇÃO EM PLATAFORMA ARDUÍNO, Descrição: o projeto objetivou comparar os teores de umidade do solo utilizando o sistema irrigas versus um sistema de leitura de umidade digital utilizando a plataforma arduíno. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Wilson Araújo da Silva - Coordenador / CRISTIANE MATOS DA SILVA - Integrante / Gabriel de Sousa Coelho - Integrante / Larissa Rodrigues de Almeida - Integrante.
-
2023 - 2024
Automação de tanque classe A utilizando plataforma programável de prototipagem eletrônica de código aberto (open-source)., Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Wilson Araújo da Silva - Coordenador / PEDRO PAULO BORGES CARNEIRO - Integrante / Gabriel de Sousa Coelho - Integrante.
-
2023 - 2024
UTILIZAÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS PARA AUMENTAR A EFICÁCIA DA LIBERAÇÃO DE NUTRIENTES NA ROCHAGEM, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Wilson Araújo da Silva - Coordenador / FABIO FIGUEREDO ALVES - Integrante.
-
2023 - Atual
Laboratório de Irrigação, Hidráulica e Hidrologia, Descrição: Projeto com fomento aprovado no Edital FAPEMA Nº17/2022 - ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÂO. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Wilson Araújo da Silva - Coordenador / CRISTIANE MATOS DA SILVA - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
-
2021 - 2022
Utilização de drones de baixo custo no mapeamento agrícola e ambiental, Descrição: O projeto objetiva verificar se mini drones (sub 250g) de baixo custo, podem ser utilizados com eficiência no levantamento agrícola e ambiental obtidos por aerofotogrametria automatizada na obtenção de produtos gerados a partir do ortofotomosaico utilizando softwares livres.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Wilson Araújo da Silva - Coordenador / CRISTIANE MATOS DA SILVA - Integrante / Elder Milhomem Mota Filho - Integrante.
-
2018 - 2019
CONSTRUÇÃO E DESEMPENHO HIDRAULICO DE UMA BOMBA DE SUCÇÃO SIFONADA, Descrição: Orientação de Projeto no PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO ?PIDTI/UEMASUL - Ciclo 2018-2019. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Wilson Araújo da Silva - Coordenador / Ana júlia Logrado da Conceição - Integrante.
Prêmios
2024
1º lugar do curso de Eng. Agronômica com o trabalho de BIC ?Germinação e desenvolvimento inicial de mudas de Hymenaea stigonocarpa Mart. ex Hayne em dif. substr. e lâminas de Irrigação - VII SAPIENS, UEMASUL.
2024
1º lugar na categoria de apresentação banner, Eixo Produção e Difusão de Tecnologia do Programa Institucional de Bolsas de Extensão - PIBEXT - VII SAPIENS - UEMASUL 2024.., UEMASUL.
2023
2º lugar, no eixo Tecnologia, do Programa Institucional de Bolsas de Extensão ? PIBEXT, VI SAPIENS, UEMASUL 2023., VI Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão - VI SAPIENS, da UEMASUL - Eixo Tecnologia.
2023
3º Lugar em projeto de pesquisa na modalidade pôster na VI SAPIENS da UEMASUL 2023, VI Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão da UEMASUL - PIBIC Curso de Engª. Agronômica.
2022
Perdas de água e solo por chuva simulada em diferentes padrões de cobertura (1º Lugar na Categoria Pôster - Ciências Agrárias) na 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão,, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Maranhão / São Luís - MA.
2022
Melhorias do carneiro hidráulico alternativo: Construção de uma válvula de pé caseira (2º Lugar na Categoria Pôster - Ciências Agrárias) na 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Maranhão / São Luís - MA.
2022
Tecnologia de baixo custo aplicada no bombeamento de água no meio rural (3º Lugar na Categoria Pôster - Ciências Agrárias) na 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão,, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Maranhão / São Luís - MA.
2022
Prof. Dr. Wilson Araújo da Silva e o Bolsista Vitor Silva Rodrigues França foram premiados 2º Lugar - "Transferência de tecnologia de baixo custo aplicada no bombeamento de água no meio rural ", V Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão - V SAPIENS, da UEMASUL - Eixo Tecnologia.
2021
Certificado de Reconhecimento ao profissionalismo e dedicação, que contribuíram para o crescimento, fortalecimento e consolidação da UEMASUL, como Universidade Regional do Maranhão 2017 - 2021, UEMASUL.
2018
TRABALHO PREMIADO EM 2º LUGAR NA MODALIDADE POSTER NO III CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS - III COINTER-2018, INSTITUTO INTERNACIONAL DESPERTANDO VOCAÇÕES.
2009
Aprovação e Classificação em Primeiro lugar no concurso público para professor de nível superior na área de ENGENHARIA AGRÍCOLA do Instituto Federal Tecnológico do Tocantins, IFTO - Araguatins - TO.
2008
JOVEM EXTENSIONISTA, UEMA.
2007
Aprovação e Classificação em Primeiro lugar no concurso público para professor de nível superior na área de IRRIGAÇÃO E DRENAGEM da Universidade Estadual do Maranhão, UEMA.
2006
As cinco melhores produções selecionadas pelo programa de Doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) UFRRJ - Título: Consultoria e produção do Plano de Bacia dos Rios da Gurda - Guandu-mirim e Guandu, CAPES.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual da Região Tocantina do MA, Centro de Ciências Agrárias - CCA. , Avenida Agrária 100, Residencial Colina Park, 65900001 - Imperatriz, MA - Brasil, Telefone: (99) 35257875
Experiência profissional
2007 - 2016
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2007
Ensino, Agronomia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fertilidade do Solo, Hidráulica e Hidrometria Agrícola, Paisagismo, Gênese, Morfologia e Classificação do Solo, Irrigação e Drenagem, Meteorologia Agrícola
2006 - 2006
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor das disciplinas de Irrigação e Drenagem e Hidrologia
2005 - 2006
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Professor voluntário, Enquadramento Funcional: Professor voluntário, Carga horária: 0
Outras informações:
Professor voluntário das disciplinas de Informática Aplicada à arquitetura e urnbanismo
Atividades
-
06/2006 - 10/2006
Ensino, Agronomia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, IRRIGAÇÃO E DRENAGEM, HIDROLOGIA, DRENAGEM
-
03/2005 - 03/2006
Ensino, Agronomia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Informática Aplicada à Arquitetura e Urbanismo I
2017 - Atual
Universidade Estadual da Região Tocantina do MAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Wilson Araújo da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?