Tiago Madeira Sousa
Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de Fortaleza, com título obtido no ano de 2014. Mestrando em Psicologia no LAEPICUS- Laboratório de Estudos Sobre psicanálise, Cultura e Subjetividade Tem graduação interrompida em licenciatura em Música. Possui título de especialista em Musicoterapia obtido no ano de 2019. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia Ocupacional e Musicoterapia. Participante do Núcleo de Investigação Clinica às Psicoses e Autismo em Fortaleza, da Escola Letra Freudiana. Também realiza AT, atendimentos com foco em integração sensorial, terapia individual e em grupo nas de áreas de Neurologia Infantil, Neurologia Adulta, Reabilitação Funcional, Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor, Transtornos de Aprendizagem e Estimulação Precoce, com ênfase no método de Terapia Ocupacional Dinâmica e Integração Sensorial de Ayres. Atualmente trabalha como terapeuta ocupacional na clinica Habilito e presta serviços de consultoria ao IPREDE - Instituto da Primeira Infância.
Informações coletadas do Lattes em 16/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Psicologia
2022 - Atual
Universidade de Fortaleza
Título: A Terapia Ocupacional no Acolhimento de Pais de Crianças com Autismo
Leonardo José Barreira Danziato.
Especialização em MUSICOTERAPIA
2015 - 2019
CENTRO DE EDUCAÇÃO PADRE DOURADO Ltda.
Título: A musicoterapia e o cotidiano
Orientador: Marcos Paulo Miranda Leão dos Santos
Aperfeiçoamento em andamento em Certificação internacional em Integração Sensorial
2023 - Atual
Graduação interrompida em 2020 em Música
2014 - Atual
Universidade Federal do Ceará
Bolsista do(a): Programa de Promoção da Cultura Artística - Secult Artes/UFC, PPCA, Brasil. Ano de interrupção: 2020
Graduação em Terapia Ocupacional
2011 - 2014
Universidade de Fortaleza
Título: A interface da Arteterapia e terapia Ocupacional no processo criativo dos usuários de substancias psicoativas
Orientador: Edyr Marcelo Hermeto
Formação complementar
2020 - 2021
ASPECTOS GERAIS DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS NA PERSPE CTIVA DAS ADAPTAÇÕES ESCOL. (Carga horária: 120h). , CREACE, CREACE, Brasil.
2020 - 2020
INTEGRAÇÃO SENSORIAL (50H). (Carga horária: 50h). , CBI OF MIAMI, CBI OF MIAMI, Brasil.
2020 - 2020
Aspectos Gerais da Atenção e Funç. Execut. na Perspectiva das Adapt. Esco.. (Carga horária: 120h). , Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará, CREAECE, Brasil.
2020 - 2020
CURSO FORMAÇÃO EM ARTE ARTESANATO. (Carga horária: 10h). , MERCÚRIO -GESTÃO, PRODUÇÃO E AÇÕES COLABORATIVAS, MERCURIO GESTÃO, Brasil.
2020 - 2020
CURSO PERSPECTIVAS PSICANALÍTICAS SOBRE A TRANSFERÊNCIA : FREUD, KLEIN E WI. (Carga horária: 8h). , CENTRO DE REFERENCIA À INFANCIA, INCERE, Brasil.
2015 - 2015
Monitoramento Jovem de Políticas Públicas. (Carga horária: 24h). , ChildFund Brasil - Fundo para Crianças, CHILDFUND BRASIL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Terapia Ocupacional.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Gerontologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Saúde Mental.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
Participação em eventos
I Conferência Livre de Direitos Humanos e Saúde Mental. 2016. (Outra).
XV Encontro Cearense de Residentes e Ex-Residentes de Psiquiatria. 2015. (Encontro).
XXXVII Jornada Cearense de Psiquiatria. 2015. (Outra).
IV CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE MENTAL. 2014. (Congresso).
Outras produções
SOUSA, T. M. . Coral Da UFC. 2016. Interpretação.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - 2023
NeuropsicocentroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 30
Outras informações:
Terapeuta Ocupacional em clínica especializada.
2019 - 2019
Recanto PsicopedagógicoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Musicoterapeuta, Carga horária: 20
2019 - 2020
PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAIUBAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 30
Outras informações:
Atividades desenvolvidas como Terapeuta Ocupacional no Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
2018 - 2019
Instituição Espírita Nosso LarVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 20
2015 - 2016
Instituição Espírita Nosso LarVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 20
2019 - 2020
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Guaiúba (CE)Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 10
2019 - 2020
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Guaiúba (CE)Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Música, Carga horária: 10
2016 - 2016
Universidade Federal do CearáVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante Intercambista
Outras informações:
Participante do intercâmbio artístico e cultural promovido pelo Coral da Universidade Federal do Ceará na qualidade de integrante no naipe de tenores, em cidades da Alemanha (Bremen, Colônia, Berlim e região de Germersheinm e da Itália (Milão e Brescia). Participante ainda das apresentações Espetáculo Gula e do Recital Alguém Cantando.
2023 - Atual
HABILITOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: terapeuta ocupacional e musicoterapeuta, Carga horária: 20
2024 - Atual
Instituto de Prevenção à Desnutrição e à ExcepcionalidadeVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: consultoria e coordenação e projetos, Carga horária: 8
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Tiago Madeira Sousa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?