Carla Mariana Saad De Lima

Possui graduação em Psicologia, Pedagogia e é mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência em Psicologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: bullying e vitimização entre pares, interações alunos-professores e desenvolvimento de habilidades sociais.

Informações coletadas do Lattes em 03/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2015 - 2017

Universidade Federal do Paraná
Título: ENFRENTANDO E PREVENINDO A VIOLÊNCIA ESCOLAR: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UMA INTERVENÇÃO COM PROFESSORES,Ano de Obtenção: 2017
Josafá Moreira da Cunha.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em andamento em TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

2018 - Atual

Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva

Graduação em Pedagogia

2014 - 2018

Centro Universitário Internacional
Título: Análise da produção científica sobre afetividade e relação professor-aluno.
Orientador: Danilo Saraiva

Graduação em Psicologia

2010 - 2015

Universidade Federal do Paraná
Título: AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM PRÉ-ESCOLARES
Orientador: Ana Paula Viezzer Salvador

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Curso e Colégio Acesso

Formação complementar

2018 - 2018

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA. , INSTITUTO PARANAENSE DE TERAPIA COGNITIVA, IPTC, Brasil.

2017 - 2017

CAPACITAÇÃO INTENSIVA EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E PLANEJAMENTO DE CARREIRA. , Portal Vocacional, P, Brasil.

2016 - 2016

Avaliação e Intervenção com crianças que apresentam dificuldades acadêmicas. (Carga horária: 6h). , Instituto de Estudo e Psicoterapia Analítico Comportamental, IEPAC, Brasil.

2013 - 2013

Análise do Comportamento Aplicada á Educação. (Carga horária: 8h). , Instituto de Análise do Comportamento de Curitiba, IACC, Brasil.

2012 - 2012

Curso de Autismo para Pais e Professores. (Carga horária: 11h). , Centro de Neuropediatria do Hospital de Clínicas-UFPR, CENEP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Desenvolvimento Social e da Personalidade.

Participação em eventos

I Seminário Nacional sobre o Bullying.Vitimização entre pares e Bullying: Relato de um intervenção com professores.. 2016. (Seminário).

X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Seu lugar no ensino superior: Percepções de Adolescentes sobre a transição para o ensino superior. 2015. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Avaliação de um programa de treinamento de habilidades sociais em pré-escolares. 2015. (Congresso).

XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional & 37th Annual Conference of the International School Psychology Association. Avaliação de um programa de treinamento de habilidades sociais em pré-escolares. 2015. (Congresso).

XXVII Semana de ensino, pesquisa e extensão e X Semana da pedagogia.Desenvolvimento de habilidades sociais em pré-escolares. 2015. (Outra).

I Encontro Sul-Brasileiro de Análise do Comportamento e VII Encontro Paranaense de Análise do Comportamento.. 2013. (Encontro).

I Jornada de Família e Desenvolvimento Humano: Interfaces com a Psicologia e Educação. 2013. (Outra).

XXII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. 2013. (Congresso).

III Jornada de Neurociências do Centro de Neuropediatria do Hospital de Clínicas - UFPR. 2011. (Outra).

VIII Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. 2011. (Congresso).

X CONPE - Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. 2011. (Congresso).

I Jornada de Psico-oncologia abordagem biopsicossocial do paciente oncologico. 2010. (Outra).

Produções bibliográficas

  • LIMA, C. M. S. . Vitimização entre pares e Bullying: Perspectivas e práticas docentes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, C. M. S. . Enfrentamento e prevenção da vitimização entre pares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, C. M. S. . Vitimização entre pares e Bullying: O que fazer?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, C. M. S. . Vitimização entre pares e Bullying: O que fazer?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, C. M. S. . Violência Escolar e Mediação de Conflitos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LIMA, C. M. S. . Vitimização entre pares e Bullying: Relato de uma intervenção com professores.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, C. M. S. . Vitimização entre pares e Bullying: Enfrentamento e Prevenção.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, C. M. S. ; VIEZZER-SALVADOR, A.P. . Avaliação de um programa de treinamento de habilidades sociais em pré-escolares. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

LIMA, C. M. S. . Violência escolar: Perspectivas e Práticas Docentes. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, C. M. S. . Violência escolar: Perspectivas e Práticas Docentes. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIMA, C. M. S. . Desenvolvimento de Habilidades Sociais em Pré- Escolares. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Vitimização entre pares, desempenho e engajamento acadêmico: o papel moderador das interações entre professores e estudantes, Descrição: O projeto examina a associação entre a vitimização entre pares, desempenho e engajamento acadêmicos, avaliando como os comportamentos docentes podem exacerbar ou reduzir o impacto da vitimização no desenvolvimento acadêmico. Propõe-se estudo com 1200 estudantes do segundo ciclo do Ensino Fundamental (6º a 9º Anos). Embora os dados venham a ser analisados através de diversas técnicas quantitativas descritivas e inferenciais paramétricas, o objetivo principal do estudo será avaliado através da modelagem de equações estruturais (SEM) e regressão multinível, abordagens multivariadas que possuem a vantagem de examinar simultaneamente diferentes variáveis como preditoras, moderadoras e resultados. Espera-se esclarecer por meio do trabalho como aspectos específicos e globais da qualidade da relação entre professores e estudantes moderam os efeitos potencialmente danosos da vitimização no ajustamento acadêmico, reduzindo ou em alguns casos exacerbando tal impacto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carla Mariana Saad de Lima - Coordenador / Josafá Moreira da Cunha - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Avaliação de um programa de treinamento de habilidades sociais em pré-escolares, Descrição: Este trabalho teve o objetivo de promover um programa de desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com idade pré-escolar e avaliar seu resultado. O programa foi planejado e aplicado para crianças pré-escolares, com idade entre 4 e 5 anos, de uma instituição particular da região de Araucária-PR. O programa de intervenção foi planejado a partir da avaliação realizada por meio da observação do comportamento das crianças. Para a avaliação pré e pós-intervenção foi utilizado o instrumento PKBS-BR (na versão para o professor).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Carla Mariana Saad de Lima - Integrante / Ana Paula Viezzer Salvador - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2014

Escola Vicentina Sagrado Coração de Jesus

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária na área de Psicologia Escolar., Carga horária: 16

2012 - 2012

Centro Conviver

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 16

2013 - 2013

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Aluna Voluntária no projeto de Extensão, Carga horária: 8

Outras informações:
Aluna voluntária no projeto de extensão nomeado "Projeto criança: Desenvolvimento, Educação e cidadania" do Núcleo de Análise do Comportamento da Universidade Federal do Paraná. Esse projeto é coordenado pela Professora Doutora Ana Paula Viezzer Salvador e possui como principal objetivo colocar o conhecimento psicológico a respeito do desenvolvimento da criança e das interações familiares à disposição da comunidade, com o foco na prevenção de problemas e na promoção de relações familiares saudáveis.

2011 - 2011

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna Bolsista de Extensão, Carga horária: 12

Outras informações:
Aluna Bolsista no Projeto de Extensão nomeado "Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento e Aprendizagem", coordenado pela Professora Doutora Tatiana Izabele Jaworski de Sá Roechi. O projeto tinha como objetivo proporcionar á população carente atendida no Centro de Neurologia Pediátrica-HC/UFPR um serviço de neuropsicologia, com vistas ás queixas de dificuldade de aprendizagem; atendimento com equipe interdisciplinar, a qual realizará triagens e avaliações para definição de melhores crtérios diagnósticos, encaminhamentos e atendimentos em reabilitação.

2017 - 2018

Colégio COC Araucária

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - Atual

Prefeitura Municipal de Araucária - PR

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profissional do magistério - Docência I