Guaraci Adeodato Alves de Souza

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (1965), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1976) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1996). É um dos membros fundadores do CRH-UFBA. Atualmente é membro do Conselho de Redação da revista Cadernos do CRH (UFBA) e Professor Participante Especial da UFBA - Universidade Federal da Bahia, integrada às atividades de ensino, pesquisa e extensão do Centro de Recursos Humanos e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da FFCH-UFBA. Tem experiência na área de Demografia, com ênfase em Fecundidade e Família, atuando atualmente nos seguintes temas: fecundidade, sucessão das gerações e formação de famílias. Já atuou nos temas: migrações, força de trabalho e emprego, urbanização e desenvolvimento.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Sociais

1986 - 1996

Universidade Estadual de Campinas
Título: Sucessão das Gerações na Bahia: Reencontro de uma Totalidade Esquecida
Maria Coleta Albino de Oliveira. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Formação de famílias; sucessão das gerações; Transição Demográfica; Bahia; Fecundidade e padrões de procriação.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia / Subárea: Nupcialidade e Família / Especialidade: Família e Reprodução. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas. Setores de atividade: Desenvolvimento Urbano; Outros.

Mestrado em Economia

1974 - 1976

Universidade Federal da Bahia
Título: Migração e Subemprego em Salvador,Ano de Obtenção: 1976
Orientador: Alberto Mussalém
Palavras-chave: Emigração rural; Recôncavo; Inserção de imigrante rural.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia / Subárea: Distribuição Espacial / Especialidade: Distribuição Espacial Geral. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Regional e Urbana / Especialidade: Economia Regional. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia. Setores de atividade: Desenvolvimento Rural; Desenvolvimento Urbano; Mercado de Trabalho e Mão-De-Obra.

Especialização em Curso de Especialização Em Demografia

1971 - 1971

Centro Latino Americano de População
Título: Não teve
Bolsista do(a): Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Especialização em Dinâmica Populacional

1969 - 1969

Universidade de São Paulo
Título: Não teve
Bolsista do(a): Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Especialização em Formation En Dévellopement

1967 - 1968

Institut Internacional de Recherche Et Formation En Vue Du Dévellopement
Título: Migration et Marginalité Social à Salvador
Orientador: André Combaz
Bolsista do(a): Cooperação Cultural Gov Francês.

Graduação em Serviço Social

1962 - 1965

Universidade Católica do Salvador
Título: Uma Experiência de Serviço Social numa Pequena Comunidade Urbana
Orientador: Margarida Carvalho Rego

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia / Subárea: Fecundidade e Família.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia / Subárea: Mudanças Demográficas Estruturais.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia / Subárea: Fundamentos Teóricos da Demografia.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia / Subárea: História Demográfica e Social.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Desenvolvimento/Especialidade: Estudos Sobre Migração Emprego e Condições de Vida.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia / Subárea: Distribuição Espacial.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XVII Encontro de Estudos Populacionais.Regimes mais recorrentes de reprodução demográfica e estruturação das famílias na Bahia, no século XIX.. 2010. (Encontro).

Brasil 15 anos após Conferência do Cairo. 2009. (Seminário).

VI Encontttro Nacional sobre Migrações. 2009. (Encontro).

XVI Encontro de Estudos Populacionais. Mudanças nas configurações de grupos domésticos na Bahia, de 1991-2000: características e condições de sociabilidade dos tipos mais significativos. 2008. (Congresso).

I Seminário de Ciências Sociais do PPGCS-UFBA "Questões Contemporâneas em Ciências Sociais".Coordenação da Mesa Redonda "As Ciências Sociais na Bahia". 2008. (Seminário).

Projeções de População para o Planejamento Estratégico e as Políticas Públicas.Novas posibilidades técnicas de projeções. 2008. (Seminário).

VIII Seminário de Pesquisa e Pós-graduação da UFBA.Tipos diferenciados de grupos domésticos na Bahia e suas condições de sociabilidade. 2007. (Seminário).

VIII Seminário de Pesquisa e Pós-graduação da UFBA.Mudanças na composição e nas características dos grupos domésticos na Bahia, nos anos 90. 2007. (Seminário).

Estatísticas de População e Trabalho e o Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares.."Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares do IBGE: Projeto, Desafios e Perspectivas". 2007. (Seminário).

Seminários UFBA 60 anos - Desenvolvimento Social.Transformações demográficas na virada do século: desafios e oportunidades. 2006. (Seminário).

VII Seminário de Pesquisa e Pós-graduação e XXV Seminário Estudantil de Pesquisa.Transformações Demográficas na Bahia, em fins do século XX. 2006. (Seminário).

XV Encontro Nacional de Estudods Populacionais.Mesa Redonda Saúde Sexual e Reprodutiva no Brasil: avanços e desafios. 2006. (Encontro).

Tempo de Debate..Por uma teoria de sucessão das gerações. 2005. (Seminário).

Workshop Demografia os Negócios.Mesa-redonda Demandas do Setor Educacional. 2005. (Seminário).

Lançamento de Livro de Thales de Azevedo, organizado por Maria Brandão.O cotidiano e seus ritos: praia, namoro e ciclos de vida. 2005. (Seminário).

As Famílias e as políticas públicas no Brasil.Implicações socias dos novos padrões de reprodução demográfica na Bahia. 2005. (Seminário).

Homenagem aos 100 de Thales de Azevedo.Sessão Especial Conselho Estadual de Cultura em Homenagem a Thales de Azevedo. 2004. (Seminário).

X Simpósio Baiano de Pesquisadoras(es) sobre Mulher e Relações de Gênero.Mesa redonda sobre Gênero e Gerações: a discussão atual.. 2004. (Simpósio).

XIV Encontro Nacional de Estudos Populacionais.Mesa rendonda sobre Ensino da Demografia. 2004. (Encontro).

XIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais. 2002. (Congresso).

II Seminário Nacional de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Saúde Reprodutiva.II Seminário Nacioal de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Saúde Reprodutiva. 2002. (Seminário).

XXIV Conferência Geral de População. Participação enquanto membro da Comissão Nacional de Organização. 2001. (Congresso).

53ª Reunião Anual da SBPC. Simpósio Thales de Azevêdo - Três Temas Sobe a Sociedade Brasileira. 2001. (Congresso).

I Fórum Interno de Reconstrução Curricular: Arrumando as Letras.I Fórum Interno de Reconstrução Curricular: Arrumado as Letras. Participação como debatedora.. 2001. (Seminário).

Encontro sobre Saúde Reprodutiva.Debatedora em Mesa Redonda sobre Comportamento Sexual e Reprodutivo. 2001. (Encontro).

Jornadas Políticas Sociais: Instrumento de Justiça Social.Educação, Mercado de Trabalho e Renda. Debatedora.. 2000. (Simpósio).

XII Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras. 1999. (Seminário).

XIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - Avaliação Institucional.Coodenação do Workshop: Experiências de Avaliação na Bahia. 1999. (Encontro).

II Seminário Salvador fala ....As Ciências Sociais entedem?.Exposição na Mesa Redonda Cidade do Salvador: Um Caminhar no Século XIX. 1998. (Seminário).

XXII Encontro Nacional da ANPOCS. 1998. (Encontro).

I Seminário: Salvador Fala ...As Ciências Sociais Entendem?.Expositora na mesa redonda sobre Formação de Salvador. 1997. (Seminário).

Reunião Latino-Americana da Rede Global Urban Research Iniciative.Sessão sobre Governabilidade e Governança Urbana: o Caso de Salvador.. 1997. (Simpósio).

XXI Encontro Nacional da ANPOCS. 1997. (Encontro).

Seminário: Tendências Demográficas Recentes e suas Perspectivas.Expositora na sessão Saúde Reprodutiva da Mulher Brasileira. 1996. (Seminário).

Saúde Reprodutiva na América Latina e no Caribe: Temas e Problemas.Debatedora na Sessão Questões de Saúde Reprodutiva. 1996. (Seminário).

X Encontro Nacional de Estudos Populacionais.Sessão temática TRANSIÇÃO DA FECUNDIDADE: TEORIAS E POLÊMICAS. 1996. (Encontro).

II Congreso Ibero-Americano e I Congresso Latino-Americano de Epidemiologia. Coordenação da Mesa-Redonda sobre Esterilização no Brasil e Seus Efeitos sobre a Saúde. 1995. (Congresso).

Seminário Internacional sobre Migrações Internas e Entre Países.Mudanças nos Padrões Migratórios na Bahia e Suas Conseqüências. 1995. (Seminário).

Projetos Alternativos para o Brasil - Conferência da Bahia. Debatedora da Exposição sobre Um Projeto para o Brasil. 1994. (Congresso).

Seminário sobre População e Políticas Sociais.Expositora na Mesa-Redonda sobre População, Força de Trabalho e Emprego. 1994. (Seminário).

IX Encontro de Estudos Populacionais.Expostora na Sessão Plenária sobre A família no Brasil, sob uma perspectiva demográfica. 1994. (Encontro).

IX Encontro de Estudos Populacionais.Expositora na Sessão Temática sobre Diferenças na Transição da Fecundidade. 1994. (Encontro).

Encontro sobre Cidania e Movimentos Sociais.A sucessão das gerações e a reprodução social. 1994. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ivana Teixeira Silveira

SOUZA, G. A. A. de; HITA, Maria Gabriela; GUIMARÃES, Iracema Brandão. O compasso da família nos âmbitos do sagrado. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Márcia Santana Tavares

SARDDEMBERG, C. M. B.; CARVALHO, M. R. G.;SOUZA, G. A. A. de; HEILBORN, M. L.; Motta, A.B. da. Os novos tempos e vivências da "solteirice" em compasso de gênero: ser solteira e solteiro em Aracajú e Salvador. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Marcia dos Santos Macedo

Sardenberg, CMB; BILAC, Elisabete Dória;CARVALHO, I. M. M.SOUZA, G. A. A. de; Motta, A.B. da. Na trama das interseccionalidades: mulheres chefes de família em Salvador. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Laumar Neves de Souza

SOUZA, G. A. A. de; MONTALI, L. T.; BORGES, A.; FILGUEIRAS, Luiz Antônio; GUIMARÃES, Iracema Brandão. Dinâmica Econômica e seus Impactos nas Estratégias de Inserção Feminia no Mercado de Trabalho da RMS. 2007 - Programa de Pós Graduação Em Ciências Sociais.

Aluno: Wanda Maria Cabella Vaz

SOUZA, G. A. A. de; OLIVEIRA, Maria Coleta Albino de; BILAC, Elisabete Dória; CUNHA, José Marcos Pinto; CAVENAGHI, S.. Disssolução e formação de novas uniões: uma análise demográfica das tendências recentes no Uruguai. 2006. Tese (Doutorado em Demografia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Márcia Milena Pivatto Serra

SOUZA, G. A. A. de; BILAC, Elizabete Dória; FONECA, Cláudia; CUNHA, José Marcos Pinto. Brasil de muitas mães: Aspectos demográficos da circulação de crianças.. 2003. Tese (Doutorado em Demografia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Tania Maria de Almeida Franco

SOUZA, G. A. A. de; DRUCK, Maria da Graça; HIRATA, Helena; FIRPO, Marcelo; GIRALDO, Lia. Trabalho alienado: habitus & danos à saúde humana e ambientais (O trabalho entre o céu, a terra e a história). 2003. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Solange Maria Santana

SOUZA, G. A. A. de; PERALTA, Inez Garbuio; PINTO, Inez Machado Borges; TEIXEIRA, Palmira Petratti; MARQUES, Paulo Queiroz. Mobilidade de Trabalho: um Estudo sobre as Estruturas Regionais de Ocupação 1940-1980. 2003. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eliane Schmaltz Ferreira

SOUZA, G. A. A. de; MARTINS, Heloisa Helena de Souza; MATOS, Maria Izilda Santos de; AUGUSTO, Maria Helena Oliva. Rede Cerado de ONGs: Novos códigos de sociabilidade e a perspectiva de gênero . 2002. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Laumar Neves de Souza

SOUZA, G. A. A. de; GUIMARÃES, Iracema Brandão; FILGUEIRAS, Luiz Antônio. Estratégias de Sobrevivência das Famílias de Menor Rendimento. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Tania Maria de Almeida Franco

SOUZA, G. A. A. de; DRUCK, Maria da Graça; CARVALHO, M. R.. Contribuições teóricas de Bourdieu, Déjours e Damásio para uma reflexão interdisciplinar sobre trabalho e saúde . 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Agildo Monteiro

SOUZA, G. A. A. de; GIMARÃES, Iracema; FARIAS, Edson. A Lógica de Estruturação das Famílias e a Reprodução Social . 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

SOUZA, G. A. A. de. Concurso de Professor de Análise Demográfica do Curso de Urbanismo. 1996. Universidade do Estado da Bahia.

SOUZA, G. A. A. de; BATISTA, A.; CARVALHO, A. B.; CARVALHO, M. R. G.; MENEZES, José Euclimar Xavier de; SALLES, J. C.; COSTA, L.F.da; MELLO, S.B.. Câmara de Assessoramento e Avaliação Técnico-Científica na área de Ciências Humanas - FAPESB 2006-2008. 2008. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia.

Mayumi, L.; Cunha, E.M.P; Teixeira, P; Nadalin, S.;SOUZA, G. A. A. de. Membro da Comissão Avaliadora da Sessão de Pôsters XVI ENCONTRO da ABEP. 2008. Associação Brasileira de Estudos Populacionais.

SOUZA, G. A. A. de; Rabelo, M.; Espineira,V.; Salva, P.C.. Membro da Banca de Seleção para o Mestrado de Ciências Cociais - FFCH-UFBA. 2008. Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da FFCH-UFBA.

SOUZA, G. A. A. de; Espineira,V.; Rabelo, M.. Banca de seleção do Doutorado em Ciências Sociais. 2007.

SOUZA, G. A. A. de; GUIMARÃES, Iracema Brandão; HITA, Maria Gabriela. O compasso da família nos âmbitos do sagrado. 2003. Universidade Federal da Bahia.

SOUZA, G. A. A. de; CURSO, Outros Docentes Do. Membro da Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2001. Universidade Federal da Bahia.

SOUZA, G. A. A. de; VEHINE, R.; TEIXEIRA, F.. Membro da Comissão do Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP-FAPEX). 1999. Fundação de Amparo à Pesquisa e à Extensão.

SOUZA, G. A. A. de. Membro de Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Educação . 1997. Universidade Federal da Bahia.

SOUZA, G. A. A. de. Membro da Comissão Julgadora do II Concurso de Bolsas de Pesquisa sobre Direitos Reprodutivos na América Latina e Caribe - PRODIR, realizado pela Fundação Carlos Chagas/Fundação MacArthur. 1995. Fundação Carlos Chagas.

SOUZA, G. A. A. de. Membro da comissão julgadora do I Concurso de Bolsas de Pesquisa sobre Direitos Reprodutivos na Amárica Latina e Caribe - PRODIR da Fundação Carlos Chagas / Fundação MacArthur. 1994. Fundação Carlos Chagas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Teresa Sales de Melo Suarez

SALES, Teresa. Sucessão de Gerações Na Bahia - Reencontro de Uma Totalidade Esquecida . 1996. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Glaucia dos Santos Marcondes

Início: 2008; Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia;

Juliana de Araújo Reis

Papéis e modos de inserção das mulheres idosas nos grupos domésticos de Salvador; ; Início: 2009; Iniciação científica (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Maycon Silva Lopes

Circulação de crianças e cuidados das avós em camadas médio populares de Salvador; Início: 2009; Iniciação científica (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Débora Macedo Costa

O exercício da maternidade e seus nexos com a matrifocalidade dentro dos grupos domésticos; ; Início: 2009; Iniciação científica (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Edite Maria da Silva

A Relação da Escola com a Criança Trabalhadora; ; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Guaraci Adeodato Alves de Souza;

Baiena Feijolo Souto

Experiências de procriação precoce entre jovens baianas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guaraci Adeodato Alves de Souza;

Agildo Monteiro

A Lógica de Estruturação das Famílias e a Reprodução Social; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Guaraci Adeodato Alves de Souza;

Cauê Saleh Freitas

Tipos diferenciados de grupos domésticos na Bahia e suas condições de sociabilidade; 2ª etapa: trabalho de campo; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guaraci Adeodato Alves de Souza;

Fabiana Paixão Viana

Mudanças na composição e nas características dos grupos domésticos na Bahia, nos anos 90; 2ª etapa: trabalho de campo; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Guaraci Adeodato Alves de Souza;

Juliana de Araújo Reis

Configurações dos grupos domésticos e solidariedade familiar intergeracional entre responsáveis idosos; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guaraci Adeodato Alves de Souza;

Débora Macedo Costa

Configurações dos grupos domésticos e solidariedade familiar intergeracional; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Guaraci Adeodato Alves de Souza;

Maycon Silva Lopes

Configurações dos grupos domésticos e solidariedade familiar intergeracional; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Guaraci Adeodato Alves de Souza;

Cauê Saleh Freitas

Tipos diferenciados de grupos domésticos na Bahia e suas condições de sociabilidade; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guaraci Adeodato Alves de Souza;

Fabiana Paixão Viana

Mudanças na composição e características dos grupos domésticos, na Bahia, nos anos 90; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guaraci Adeodato Alves de Souza;

Fabiana Paixão Viana

Mudanças na composição e nas características dos grupos domésticos na Bahia, nos anos 90; ; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guaraci Adeodato Alves de Souza;

Cauê Saleh Freita

Implicações e diferenças por cor/raça dos novos padrões de sucessão das gerações na Bahia, na virada do século; ; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guaraci Adeodato Alves de Souza;

Baiena Feijolo Souto

Novos padrões de procriação e suas implicações para as carreiras reprodutivas e composição dos grupos domésticos; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Guaraci Adeodato Alves de Souza;

Baiena Feijolo Souto

Novos padrões de sucessão das gerações e estruturas das famílias na Bahia, na virada do século; ; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - UUniversidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guaraci Adeodato Alves de Souza;

Daniela Tosta de Brito

Orientação de Bolsista de Apoio Técnico da FAPESB junto a projeto de pesquisa; 2007; Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Guaraci Adeodato Alves de Souza;

Daniela Tosta de Brito

Novos padrões de reprodução demográfica e redefinição de estratégias de solidariedade e proteção social aos indivíduos; 2006; Orientação de outra natureza; (Estatística) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Guaraci Adeodato Alves de Souza;

Marcos Serrão Vinhas

Carreiras reprodutivas e grau de prolificidade de mulheres baianas de distintas gerações; 2005; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Guaraci Adeodato Alves de Souza;

Uallace Moreira Lima

Estágio no Laboratório de Análise Socidemográfica, participando da elaboração de projetos de pesquisa agora em andamento; 2004; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Guaraci Adeodato Alves de Souza;

Silvanira Gusmão

Estágio em gestão acadêmica; 2002; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia; Orientador: Guaraci Adeodato Alves de Souza;

Silvanira Gusmão

Programa Prioritário de Gestão Acadêmica 1999-2001; 2001; 10 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia; Orientador: Guaraci Adeodato Alves de Souza;

Vânia Salas

Estágio em Programas Prioritágios de Gestão Acadêmica; 1999; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia; Orientador: Guaraci Adeodato Alves de Souza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUZA, G. A. A. de ; Implicações sociais dos novos padrões de reprodução demográfica na Bahia. Cadernos do CRH (UFBA) , Savador, v. 18, n.jan/abr, p. 71-86, 2005.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Novas Perspectivas Sociodemográficas. Cadernos do CRH (UFBA) , Salvador, v. 18, n.jan/abr, p. 9-13, 2005.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Padrões de sucessão das gerações: Persistências e mudanças históricas.. Revista Brasileira de Estudos da População , Campinas, v. 20, n.jan/jun, p. 5-28, 2003.

  • SOUZA, G. A. A. de ; O Uso de Dados Censitários na Análise de Dimensões Particulares da Vida Social. Cadernos do CRH (UFBA) , Salvador - Bahia, v. 29, n.jul/dez, p. 227-241, 1999.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Difusión de prácticas para limitar la procreación: momentos, mecanismos y determinantes.. Notas de Población , Santiago de Chile, v. 61, n.jun, p. 9-28, 1995.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Política e Fecundidade. Cadernos do CEAS (Salvador) , Salvador, v. 155, n.jan/fev/, p. 14-25, 1995.

  • SOUZA, G. A. A. de ; A sucessão das gerações e a reprodução social. Cadernos do CRH (UFBA) , Salvador, v. 20, n.jan/jun, p. 93-126, 1994.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Difusión de prácticas para restringir la procreación: pauta para el debate. Estudios Sociológicos , Ciudad de México, v. XII, n.sep-dic, p. 641-655, 1994.

  • SOUZA, G. A. A. de ; O Encerramento das Carreiras Reprodutivas e as Eterilizações Femininas na Bahia. Veracidade Revista do Centro de Planejamento Municipal, Salvador, v. set 02, n.Ano 2, p. 5-9, 1992.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Procriação intensa na Bahia: uma 'naturalidade' socialmente construída. Cadernos do CRH (UFBA) , Salvador, v. 17, n.jul/dez, p. 57-79, 1992.

  • SOUZA, G. A. A. de ; A hipótese da convergência: uma ilusão de ótica. Cadernos do CRH (UFBA) , Salvador, v. 15, n.jul/dez, p. 47-69, 1991.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Deixar vir os filhos: a produção de proles numerosas. Cadernos do CRH (UFBA) , Salvador, v. 13, n.jul/dez, p. 5-37, 1990.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Construção do espaço metropolitano e habitação: efeito sobre as condições de trabalho . Força de Trabalho e Emprego, Salvador, v. 5, n.maio/ago, p. 3-10, 1988.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Não se fazem mais filhos como antigamente. Cadernos do CRH (UFBA) , Savador, v. 1, p. 2-36, 1987.

  • SOUZA, G. A. A. de ; A redução da fecundidade e do tamanho da prole na Bahia. Informe Conjuntural, Salvador, v. 7, n.set/dez, p. 118-138, 1987.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Proletário e migrante: livre para a subordinação. Revista Brasileira de Estudos da População , Campinas, v. 3, n.jan/jun, p. 25-39, 1986.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Proletário e migrante: livre para a subordinação.. Força de Trabalho e Emprego, Salvador, v. 3, n.mai/ago, p. 7-14, 1986.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Tendências da estrutura produtiva e projeção da mão-de-obra agrícola na Bacia do Paraguaçu. Boletim sobre População, Emprego e Renda no Nordeste, Recife, v. 2, n.set/dez, p. 378-381, 1983.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Urbanização de fluxos migratórios para Salvador. BIB - Boletim Bibliográfico sobre População e Emprego no Nordeste, Recife, v. 1, n.set./dez, p. 463-490, 1982.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Urbanização de fluxos migratórios para Salvador.. Planejamento, Salvador, v. 4, n.out/dez, p. 463-490, 1978.

  • SOUZA, G. A. A. de ; CARVALHO, I. M. M. . A produção não capitalista no desenvolvimento capitalista em Salvador. Planejamento, Salvador, v. 6, n.out/dez, p. 425-455, 1978.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Crescimento populacional e transição da fertilidade em países subdesenvolvido. Cadernos do Ceas, Salvador, v. 34, n.nov/dez, p. 4-16, 1974.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Ariza, M. e Oliveira,o. (Org.) ; Carvalho, M.R.G. de (Org.) ; GUIMARÃES, Iracema Brandão (Org.) ; Cunha, J.M.P.da e Baeninger,R. (Org.) ; Corrêa, M.C.D.V. e Loyola, M.A. (Org.) . Caderno CRH 43 Dossiê: Novas Perspectivas Sociodemográficas. 43. ed. Salvador: EDUFBA, 2005. v. 18. 183p .

  • SOUZA, G. A. A. de ; MURICY, I. T. . Mudanças nos Padrões de Fecundidade e Mortalidade na Infância na Bahia 1940-1997. 1. ed. Salvador: SEI - Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia -SEPLANTEC, 2001. 86p .

  • SOUZA, G. A. A. de ; PENTEADO FILHO, P. A. ; SOUZA, M. G. G. ; SÁ, M. R. G. B. ; ALVES, I. M. A. . Política de Reestruturação dos Currículos dos Cursos de Graduação. 1. ed. Salvador: EDUFBA - Série PROGRAD n.2, 2000. v. 3000.

  • SOUZA, G. A. A. de ; LOPES, D. M. F. ; MURICY, I. T. ; MOTTA, M. ; PINHO, S. A. . Mudanças Sociodemográficas Recentes - Região Metropolitana de Salvador. 1. ed. Salvador: SEI-SEPLANTEC/ CRH-UFBA, 1999. 66p .

  • SOUZA, G. A. A. de ; PENTEADO FILHO, P. A. ; SOUZA, M. G. G. ; SÁ, M. R. G. B. ; ALVES, I. M. A. . Políticas para o Ensino de Graduação na UFBA e Linhas de Atuação da PROGRAD. 1. ed. Salvador: EDUFBA - Série PROGRAD n. 1, 1999. v. 2000.

  • SOUZA, G. A. A. de ; MOTTA, M. ; MURICY, I. . Mudanças Sociodemográficas Recentes - Extremo Sul da Bahia. 1. ed. Salvador-Bahia: SEI-SEPLANTEC/ CRH-UFB, 1998. 120p .

  • SOUZA, G. A. A. de ; FARIA, V. (Org.) . Bahia de todos os pobres.. 1. ed. Petrópolis: Vozes/CEBRAP, 1980. v. 3000. 214p .

  • SOUZA, G. A. A. de ; Migração e subemprego em Salvador. 1. ed. Salvador: CEP-SEPLANTEC, 1978. v. 1000. 75p .

  • SOUZA, G. A. A. de ; GUIMARAES, A. S. ; BORGES, A. ; SOUZA, V. G. . Evolução demográfica de Salvador (1940-2000). 1. ed. Salvador: OCEPLAN - Prefeitura Municipal de Savador, 1976. v. 500. 141p .

  • SOUZA, G. A. A. de ; CARVALHO, I. M. M. ; BRITTO, L. N. ; PICANCO, I. C. ; CASTRO, N. A. ; OUTROS . Para um sistema estadual de informação sobre recursos humanos.. 1. ed. Salvador: Centro de Recursos Humanos, 1975. v. 200. 51p .

  • SOUZA, G. A. A. de ; A população do recôncavo baiano.. 1. ed. Salvador: CRH-UFBA, 1975. v. 500. 55p .

  • SOUZA, G. A. A. de ; Importância e significados dos movimentos de transição demográfica na passagem para o século XX. In: Mary Garcia Castro; José Euclimar Xavier de Menezes. (Org.). Família, população, sexo e poder - entre saberes e polêmicas. 1ed.São Paulo: PAULINAS EDITORA, 2009, v. 1, p. 224-256.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Comentários sobre a experiência de avaliação interna na UFBA. In: Robert Verhine. (Org.). Experiências de Avaliação Institucional em Universidades Brasileiras. 1ed.Salvador: Programa de Pós-Graduação em Educação FACED-UBA, 2000, v. , p. 69-81.

  • SOUZA, G. A. A. de ; A formação de proles e a criação de filhos. In: Ivete Ribeiro; Ana Clara Ribeiro Torres. (Org.). Famílias em Processos Contemporâneos: Inovações culturais na sociedade brasileira.. 1ed.São Paulo: Edições Loyola, 1995, v. Cap.4, p. 191-215.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Migrants et proletaires. In: CREDAL Équipe Brésil. (Org.). Population, migration et mutation agricole in Bahia - Document de Recherche. 1ed.Paris: IHÉAL - CREDAL/CNRS, 1988, v. 13, p. 12-21.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Transformações sócio-econômicas e tendências da urbanização na Bacia do Paraaguaçu.. In: CASTRO, Nadya A, FLAVO, Lícia Q. (orgs).. (Org.). População, educação e emprego. 1ed.Salvador: CRH/UFBA, 1982, v. 2, p. 15-48.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Urbanização e fluxos migratórios para Salvador. In: Hélio Moura. (Org.). Migrações internas. 1ed.Fortaleza: ETENE/BNB,, 1981, v. 2, p. 1107-1138.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Urbanização e fluxos migratórios para Salvador. In: Guaraci Adeodato Alves de Souza e Vilmar Faria. (Org.). Bahia de todos os pobres. 1ed.Petrópolis:: Vozes/CEBRAP, 1980, v. 1, p. 103-128.

  • SOUZA, G. A. A. de ; SZMRECSÁNYI, T. . População, força de trabalho e emprego. In: Jair F Santos, Maria Stella Levy e Tamás Smercsányi. (Org.). Dinâmica da população: teoria, métodos e técnicas. 1ed.São Paulo: T.A. Queiroz, 1980, v. 1, p. 289-298.

  • SOUZA, G. A. A. de ; SZMRECSÁNYI, T. . Demografia e planejamento. In: Jair F Santos; Maria Stella Levy e Tamás Smrecsányi. (Org.). Dinâmica da população: teoria, métodos e técnicas. 1ed.São Paulo: T.A. Queiroz, 1980, v. 1, p. 311-315.

  • SOUZA, G. A. A. de ; CARVALHO, I. M. M. . A produção não capitalista no desenvolvimento do capitalismo em Salvador. In: Guaraci Adeodato A. de Souza; Vilmar Faria. (Org.). Bahia de todos os pobres. 1ed.Petrópolis: Vozes/CEBRAP, 1980, v. 34, p. 71-101.

  • SOUZA, G. A. A. de ; GUIMARAES, A. S. . Conjecturas sobre os níveis e tendências da fecundidade em Salvador.. In: Luiz Navarro de Britto; Lícia Q. Flavo. (Org.). População, educação e emprego. 1ed.Salvador: CRH/UFBA, 1980, v. 1, p. 311-315.

  • SOUZA, G. A. A. de ; CARVALHO, I. M. M. . Condições de emprego no estado da Bahia: possibilidades e limites de uma ação do Governo Estadual orientada para o chamado setor informal do mercado de trabalho. In: Secretaria de Trabalho e Bem Estar Social.. (Org.). Estudos sobre emprego e renda na Bahia. 1ed.Salvador: Secretaria de Trabalho e Bem Estar Social, 1978, v. 1, p. 7-84.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Fatos contra dúvidas. Tribuna da Bahia - Coluna Com a Palavra, Salvador, p. 2, 19 nov. 1998.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Vazio de opções. A TARDE - Coluna Linha D'Água, Salvador, 10 jun. 1993.

  • SOUZA, G. A. A. de ; P'ra que mentir? . A Tarde - Caderno 2, Salvador, p. 1, 11 mar. 1992.

  • SOUZA, G. A. A. de ; P'ra que mentir?. Gazeta Mercantil, São Paulo, p. 5, 14 dez. 1991.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Explosão demográfica: fantasia ou realidade? . A Tarde - Caderno 2, Salvador, p. 1, 23 mar. 1987.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Regimes mais recorrentes de reprodução demográfica e estruturação das famílias na Bahia, no século XIX. In: XVII Encontro de Estudos Populacionais, 2010, Caxambú. XVII Encontro de Estudos Populacionais, 2010.

  • SOUZA, G. A. A. de ; BRITO, D. T. ; FREITAS, C.S. ; VIANA, F. P. . Mudanças nas configurações de grupos domésticos na Bahia, de 1991-2000: características e condições de sociabilidade dos tipos mais significativos. In: XVI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2008, Caxambu - MG. WWW.abep.org.br ST22 (GEN/TRA) Família, Famílias: reinventando os arranjos domiciliares, 2008.

  • SOUZA, G. A. A. de ; BRITO, D. T. ; FREITAS, C.S. ; VIANA, F. P. . Mudanças nas configurações de grupos domésticos na Bahia, de 1991-2000: características e condições de sociabilidade dos tipos mais significativos. In: I Seminário de Ciências Sociais do PPGCS - UFBA "Questões Contemporâneas em Ciências Sociais", 2008, Salvador - BAHIA. Site do evento www.posciso.ufba.br. Salvador: PPGCS-FFCH-UFBA, 2008.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Implicações Sociais dos Novos Padrões de Reprodução Demográfica na Bahia. In: As Famílias e as políticas públicas no Brasil, 2005, Belo Horizonte. Caderno CRH. Salvador: EDUFBA, 2005. v. 18. p. 71-86.

  • SOUZA, G. A. A. de ; PENTEADO FILHO, P. A. ; SOUZA, M. G. G. ; SÁ, M. R. G. ; ALVES, I. M. . Orientações Básicas para a (Re)construção dos Currículos dos Cursos de Ggraduação. In: Seminário: (Re)construção dos Curículos dos Cusos de Graduação da UFBA, 1999, Salvador. Salvador: PROGRAD - UFBA, 1999.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Comentários sobre a experiência de auto-avaliação: elementos para discussão. In: I Seminário de Auto- Avaliação da UFBA,, 1999, Salvador. Avaliação do processo implementado em 1999. Savador: Pró-Reitoria do Ensino de Graduação UFBA, 1999.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Análise da fecundidade: possibilidades de um avanço teórico interpretativo. In: IX Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 1994, Caxambú. Anais do IX Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Belo Horizonte: ABEP - Associação Brasileira de Estudos Populacionais, 1994. v. 2. p. 89-116.

  • SOUZA, G. A. A. de ; A Sucessão das Gerações e a Reprodução Social. In: Encontro sobre Cidania e Movimentos Sociais, 1994, Salvador. Caderno CRH. Salvador: Centro Editorial e Didático da UFBA, 1994. p. 93-126.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Difusão de práticas restritivas da procriação: momentos, mecanismos e determinaçõe. In: IV CONFERÊNCIA LATINOAMERICANA DE POBLACIÓN - LA TRANSICIÓN DEMOGRÁFICA EN AMÉRICA LATINA Y EN EL CARIBE, 1993, México. IV CONFERÊNCIA LATINOAMERICANA DE POBLACIÓN - LA TRANSICIÓN DEMOGRÁFICA EN AMÉRICA LATINA Y EN EL CARIBE. México: INEGI - IISUNAM, 1993. v. I. p. 306-319..

  • SOUZA, G. A. A. de ; Procriação Intensa na Bahia: uma 'naturalidade' socialmene oonstruída. In: Conferência Internacional El Poblamiento de las Américas, 1992, Veracruz. El Poblamiento de las Américas. Veracruz: IUSSP - International Union for the Scientific Study of Poulation, 1992. v. 3. p. 77-96.

  • SOUZA, G. A. A. de ; A hipótese da convergência: uma ilusão de ótica. . In: Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 7, 1990, Caxambu. Anais do XVII Encontro Nacional de Estudos Populacionais. São Paulo: ABEP - Associação Brasileira e Estudos Populacionais, 1990. v. 1. p. 15-53.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Demografia formal e informal. Notas sobre a metáfora da interdisciplinaridade da demografia. In: Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 6, 1988, Olinda. Anais do VI Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Olinda: ABEP - Associação Brasileira de Estudos Populacionais, 1988. v. 4. p. 727-767.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Algumas considerações gerais sobre emigração rural na Bahia".. In: I Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 1978, Campos de Jordão S.P.. Anais do I Encontro Nacional de Estudos Populacionais. São Paulo: Associação Brasileira de Estudods Populacionais, 1978. v. 1. p. 637-642.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Comentários em torno do trabalho do Prof. Walney Moraes Sarmento sobre Estrutura Agrária e Migrações Rural-Urbanas. In: Seminário sobre Capitalismo e Força de Trabalho, 1983, Salvador. Anais do Seminário sobre Capitalismo e Força de Trabalho. Salvador: Mestrado em Ciências Sociais da FFCH-UFBa, 1983. v. 1. p. .121-126.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Transformações socioeconômicas e tendências da urbanização na Bacia do Paraguaçu. In: Colque Internacional "Le nouvel espace energetique et industriel", 1982, Paris. Le nouvel espace energetique et industriel. Paris: IHÉAL/CREDAL,, 1988. v. 1.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Migração e subemprego em Salvador.. - Boletim Bibliográfico sobre População e Emprego no Nordeste,, Recife, v. 1, n.jan/abr, p. 82-84, 1982.

  • SOUZA, G. A. A. de ; BRITO, D. T. ; FREITAS, C.S. ; VIANA, F. P. . Mudanças nas configurações de grupos domésticos na Bahia, de 1991-2000: características e condições de sociabilidade dos tipos mais significativos.. Papeles de Población , 2011.

  • SOUZA, G. A. A. de ; Regimes mais recorrentes de reprodução demográfica e estruturação das famílias na Bahia, no século XIX. Bahia Análise & Dados , 2011.

  • SOUZA, G. A. A. de ; BRITO, D. T. ; FREITAS, C.S. ; VIANA, F. P. . Mudanças nas configurações de grupos domésticos na Bahia, de 1991-2000: características e condições de sociabilidade dos tipos mais significativos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, G. A. A. de ; BRITO, D. T. ; FREITAS, C.S. ; VIANA, F. P. . Mudanças nas configurações de grupos domésticos na Bahia, de 1991-2000: características e condições de sociabilidade dos tipos mais significativos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, G. A. A. de ; BRITO, D. T. ; FREITAS, C.S. ; VIANA, F. P. . Mudanças nas configurações de grupos domésticos na Bahia, tipos mais significativos, suas características e condições de sociabilidade . 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, G. A. A. de ; Pesquisa sociológica: passos e cuidados no seu delineamento .. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, G. A. A. de ; As transformações demográficas contemporâneas e a questão social. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, G. A. A. de ; Transformações Sociodemográficas Recentes e suas Implicações Sociais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, G. A. A. de ; Por uma Teoria da Sucessão das Gerações. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, G. A. A. de ; A experiência passada de avaliação da graduação e novos encaminhamentos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, G. A. A. de ; Possibilidades de uso dos dados do SIAC para a avaliação da Graduação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, G. A. A. de ; Palestra na sessão sobre Avaliação Institucional (Faculdade de Farmácia UFBA). 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, G. A. A. de ; Comentários sobre a experiência de auto-avaliação na UFBA: elementos para discussão. Salvador: UFBA, 1999 (Trabalho de Política Acadêmica).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SOUZA, G. A. A. de ; Consultora ad hoc do CNPQ (desde 1990 até hoje) e da CAPES (desde 1997 até hoje).. 2005.

SOUZA, G. A. A. de ; Membro do Conselho Consultivo da ABEP - Asociação Brasileira de Estudos Populacionais. 2001.

SOUZA, G. A. A. de ; V Curso de Especialização em Gerentologia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SOUZA, G. A. A. de ; BRITO, D. T. ; FREITAS, C.S. ; VIANA, F. P. . Mudanças nas configurações de grupos domésticos na Bahia, tipos mais significativos, suas características e condições de sociabilidade .. 2007. (Relatório de pesquisa).

SOUZA, G. A. A. de ; JAKOB, A. . Treinamento no Uso do SPSS para Tratamento dos Microdados dos Censos Demográficos (2º minicurso). 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BILAC, Elisabete Dória ; SOUZA, G. A. A. de . Família e Fecundidade. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, G. A. A. de ; FERNANDES, Cláudia Monterio ; CUNHA, Estela Maria Pinto ; CUNHA, José Marcos Pinto ; JACOB, A. ; AIDAR, T. ; BAENINGER, R. ; OJIMA, R. . Dinâmica demográfica: mortalidade e migrações. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, G. A. A. de ; ARAÚJO, Herton Ellery ; DANTAS, Paulo Fábio ; VAZ, César ; GUIMARÃES, José Ribeiro Soares ; FERNANDES, Cláudia Monterio . Criação da Rede de Domografia e Políticas Públicas. 2005. (Articulação de Cooperação Técinco-Científica).

SOUZA, G. A. A. de ; CUNHA, José Marcos Pinto ; CUNHA, Estela Maria Pinto ; BILAC, Elisabete Dória ; CARMO, Roberto Luiz Do ; PAES, Neir Antunes ; BERQUÓ, Elza ; HOGAN, Daniel . I Curso de Demografia e Políticas Públicas. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIOS-NETO, Eduardo Luiz Gonçalves ; RIANI, Juliana de Lucena Ruas ; GIVISIEZ, Gustavo Henrique Navez ; CERQUEIRA, Cezar Augusto ; SOUZA, G. A. A. de . Demografia da Educação: Análise de Indicadores Básicos. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, G. A. A. de ; JAKOB, A. ; JAKOB, R. . Treinamento no uso do software SPSS n.º 11, para tratamento e análise dos micro dados dos Censos Demográficos de 1991 e 2002. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, G. A. A. de ; PENTEADO FILHO, P. A. . Política de Reconstrução Curricular - Gestão 1998-2002. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Relato de experiência de política acadêmica).

SOUZA, G. A. A. de ; MARTINS, D. J. ; PONTES, M. . Avaliação Interna - Gestão 1998-2002. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Relato de experiência de política acadêmica).

SOUZA, G. A. A. de ; PENTEADO FILHO, P. A. . Avaliação externa - Gestão 1998-2002. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Relato de experiência de política acadêmica).

SOUZA, G. A. A. de ; Sucessão das Gerações na Bahia: Reencontro de uma Totalidade Esquecida. 1996 (Tese de Doutorado) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2011

    Configurações dos grupos domésticos e solidariedade familiar intergeracional, Descrição: Este Projeto aborda questões complementares ao estudo concluído Novos padrões de reprodução demográfica e redefinição de estratégias de solidariedade e proteção social aos indivíduos , que construiu uma Tipologia de grupos domésticos de caráter descritivo e interpretativo de construção de tipologia e que tomou como informações empíricas os micro-dados dos censos de 1991 e 2000. Põe em foco dimensões relacionais e subjetivas não abordadas na pesquisa anterior, que serão trabalhadas através de trabalho de campo qualitativo. Seu objetivo maior é aprofundar a análise das implicações das transformações demográficas conjugadas de grande impacto, na Bahia, sobre as configurações dos grupos domésticos (GDs), condições de sociabilidade familiar e estratégias intergeracionais de solidariedade e ajuda mútua. Interessa apreender junto a atores sociais de grupo social específico e em momentos distintos dos seus ciclos de vida (até 39 anos, 40-64 e 65 anos e mais), selecionados numa amostra intencional, os elementos materiais e simbólicos que sustentam a sociabilidade doméstica, especialmente os sistemas de práticas, estratégias e representações sociais, referidos aos componentes da sucessão das gerações, à solidariedade familiar intergeracional, que se realizam em GDs (e para além deles) dos 6 tipos identificados na Tipologia construída no estudo anterior. A construção dessa amostra intencional, seguindo critérios teórico-metodológicos que nortearam o estudo anterior, ainda será definida com o detalhamento do estudo, de modo a que se possam reconstruir experiências que representem os tipos caracterizados na Tipologia referida, enquanto exemplos práticos dos modos e condições de como os atores sociais concretos vivenciam a organização da vida doméstica e por que percursos (trajetórias, crises, rearranjos ou transições) atingiram a atual condição.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Guaraci Adeodato Alves de Souza - Coordenador / Glaucia dos Santos Marcondes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.Número de orientações: 3

  • 2004 - 2008

    Novos padrões de reprodução demográfica e redefinição de estratégias de solidariedade e proteção social aos indivíduos., Descrição: O presente projeto volta-se para identificar algumas implicações, para a vida social e condições de sociabilidade, da realização dos novos padrões de procriação e de sucessão das gerações que se tornaram dominantes no final do século XX e início do século XXI, na Bahia e no Brasil, numa fase caracterizada por redefinições na estrutura produtiva e reorientação no teor das políticas sociais. Pretende-se compreender como a realização social desses novos e diferenciados padrões, face às mudanças citadas, vem influindo na estrutura das famílias e grupos domésticos e nos mecanismos de solidariedade social, de ajuda mútua e de proteção aos indivíduos em distintas fases do ciclo de vida, constituídos a partir de relações intra-familiares (inclusive inter-geracionais), inter-familiares (em redes de parentesco, vizinhança, amizade ou patronagem) e entre famílias e organizações sociais diversas, inclusive as voltadas para as políticas sociais. Este projeto integra as atividades do Grupo de Pesquisa "Espaço, Poder e Desigualdades Sociais" (GP 0044), especificamente a linha intitulada "Desigualdades, Pobreza e Políticas Sociais", liderada por Anete Brito Leal Ivo e Inaiá Maria Moreira de Carvalho. De agosto de 2004 a julho de 2006 contou apenas com 1 bolsista do PIBIC-UFBA e 1 estagiário sem bolsa. Desde maio de 2005, conta com Bolsa de Produtividade de CNPQ, nível 2, para a Coordenadora do Projeto. E a partir de agosto de 2006 passou a contar com dois novos bolsistas de PIBIC-UFBA e uma Bolsista de AT2 da FAPESB, especialista em Estatística (co especialidade concluída). . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Guaraci Adeodato Alves de Souza - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Núcleo de Estudos de População - Cooperação / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa., Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 6

  • 1997 - 2002

    Contribuição ao Estudo da Dinâmica Demográfica da Bahia, Descrição: Projeto de pesquisada realizado num processo de cooperação entre CRH-UFBA (Laboratório de Análises Sociodemográficas) e SEI-SEPLANTEC visando identificar e caracterizar as mudanças sociodemográficas mais importantes que ocorreram, entre 1980-1996, no conjunto do Estado da Bahia e nas suas 15 Regiões Econômicas (definição SEI). A coordenação das atividades realizadas pela SEI foi inicialmente feita por Ângela Borges e, posteriormente, por Ângela Franco. Principais resultados alcançados: 1 - constituição de bancos de dados no Laboratório de Análises Sociodemográficas (CRH) e na SEI, 2 - três livros de autoria de Souza GAA de e membros da SEI, publicados na Série Estudos e Pesquisas da SEI-SEPLANTEC, discriminados adiante; 3 - vários livros de autoria da equipe da SEI, na mesma Série, que contaram com a assessoria desta pesquisadora; 4 - capacitação dos estudantes e profissionais envolvidos em análise sociodemográfica; 5 - alguns membros que participaram do Projeto, pelo CRH, foram incorporados à equipe da SEI. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Guaraci Adeodato Alves de Souza - Coordenador / Margarida Motta - Integrante / Ivana Tavares Muricy - Integrante / Diva Maria Ferlin Lopes - Integrante / Simone Araújo Pinho - Integrante / Marcelo Santana - Integrante / Maria Ivanilde Ferreira Nobre - Integrante / Daniel Sobreira Magalhães - Integrante / Rosana Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia - Cooperação / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

  • 1988 - 1996

    Mudança nos Padrões de Procriação no Brasil, com apoio do CNPQ., Descrição: Este Projeto voltou-se para a reconstrução do processo histórico da transição demográfica no Briasil, dando ênfase ao contexto da Bahia, nos séculos XIX e XX, e especialmente para a identificação e análise das mudanças e persistências dos distintos padrões de procriação, para a descrição detalhada dos sistemas de práticas sociais que os conformavam e para a articulação de tais movimentos com as transformações ocorridas em outras dimensões demográficas, socioculturais, econômicas e políticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Guaraci Adeodato Alves de Souza - Coordenador / Eliane S F Andrade - Integrante / André Luiz B Nascimento - Integrante / Maria Ivanilde Freitas Nobre - Integrante / Simone Araújo Pinho - Integrante / Antônia Garcia - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Associação Brasileira de Estudos Populacionais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 19

  • 1986 - 1988

    Diferenciação dos Padrões de Procriação na Bahia, com apoio do CNPQ., Descrição: Este Projeto deu continuidade ao estudo "Dinâmica do Crescimento e Redistribuição Espacial da População Baiana" realizado entre 1980 e 1985 que compôs um Projeto mais amplo apoiado pela FINEP e CNPq. Buscou detalhar a análise das diferenças da fecundidade, da nupcialidade e dos padrões de procriação que emergiram entre 1940-1980, dando particular atenção às diferenças segundo formas de inserção da mulher na produção, bem como à crescente escolarização e medicalização das mulheres e seus filhos. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Guaraci Adeodato Alves de Souza - Coordenador / Diva Costa Souza - Integrante / Eliane S F Andrade - Integrante / André Luiz B Nascimento - Integrante / Ângela Belas - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

1977

Melhores Dissertações de Metrado do Ano, ANPEC - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Economia.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Bahia, Centro de Recursos Humanos, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. , Estrada de São Lázaro, nº 194, Federação, 40210-730 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32457636, Fax: (71) 32455363, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2006 - Atual

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Servidor público aposentado, Enquadramento Funcional: Professor Participante Especial da UFBA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Integro atualmente, com aprovação da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação de 16/8/2006, o PROPAP - Programa Especial de Participação do Professores Aposentados nas Atividades de Ensino e Pesquisa de Pós-Graduação, regulamentado em 04/96 pelo CONSEPE-UFBA, desenvolvendo minhas atividades no CRH-FFCH-UFBA e PPGCS-FFCH-UFBA.

  • 1971 - 2006

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Concurso Público para Auxiliar de Ensino em 1973. Concurso Público para Professor Assistente em 1980. Aposentada em maio de 2006.

  • 1969 - 1971

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Outro - Contrato por Convênio, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) - técnico-pesquisador, Carga horária: 40

    Atividades

    • 03/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Associação Brasileira de Estudos Populacionais, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Estudos de População.

    • 05/2005

      Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós Graduação Em Ciências Sociais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa

    • 07/2004

      Extensão universitária , Centro de Recursos Humanos, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Laboratório da Análises Sociodemográficas.

    • 08/2002

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Recursos Humanos, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa

    • 03/2000

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Recursos Humanos, .,Cargo ou função, Membro do Conselho de Redação da Revista Caderno CRH.

    • 09/1997

      Direção e administração, Centro de Recursos Humanos, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Coordenação do Laboratório de Análises Sociodemográficas.

    • 03/1978

      Ensino, Programa de Pós Graduação Em Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Família e Fecundidade, A Sucessão das Gerações e a Reprodução Social, Metodologia de Pesquisa, Procriação e reprodução social, Reprodução da População e da Força de Trabalho

    • 03/1971 - 05/2006

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise de Teorias em Ciências Sociais, Curso Monográfico em Sociogia - Tema: Migrações Internas, Introdução à Demografia, Introdução à Sociologia II, Prática de Pesquisa em Ciências Sociais, Sociologia Urbana

    • 01/1997 - 12/2004

      Extensão universitária , Centro de Recursos Humanos, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, Projeto: Montagem do Laboratório de Análises Sociodemográficas.

    • 11/2004 - 11/2004

      Extensão universitária , Centro de Recursos Humanos, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, Treinamento no emprego do SPSS para tratamento de microdados censitários.

    • 08/2004 - 08/2004

      Extensão universitária , Centro de Recursos Humanos, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, Coordenação local do Minicurso "Demografia da Educação: Análise de Indicadores Básicos", em 30 horas, ministrado pela ABEP/CEDEPLAR e financiado pela Fundação FORD.

    • 03/2004 - 03/2004

      Extensão universitária , Centro de Recursos Humanos, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, Coordenação e participação no Curso de "Demografia e Políticas Públicas", para profissionais NU, em 100 horas, Promoção do Laboratório de Análises Sociodemográficas do CRH, NEPO-UNICAMP, SEI-SEPLAN e ABEP, além de apoio da FAPESB.

    • 06/2003 - 06/2003

      Extensão universitária , Centro de Recursos Humanos, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, Elaboração de Projeto de Curso sobre "Demografia e Políticas Públicas" realizado em 3/2004, em Cooperação com SEI-SEPLAN e Nepo Unicamp..

    • 03/1978 - 12/2002

      Ensino, Programa de Pós Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, e outras, Demografia e Educação, Metodologia de Pesquisa

    • 09/2001 - 08/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Central de Avaliação da Graduação, Pró Reitoria de Ensino de Graduação.,Cargo ou função, Membro da Comisão Central de Avaliação da Graduação.

    • 11/2000 - 06/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Deliberativo da Fapex, Fapex.,Cargo ou função, Suplente do Pró-Reitor do Ensino de Graduação.

    • 06/2000 - 06/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação Executiva Central do Fórum Permanente de Reconstrução Curricula, Pró Reitoria do Ensino de Graduação.,Cargo ou função, Presidente da Coordenação Executiva Central.

    • 09/1998 - 06/2002

      Direção e administração, Pró Reitoria de Ensinio de Graduação, Reitoria da Ufba.,Cargo ou função, Outro - Assessor do Ensino de Graduação.

    • 01/1997 - 08/2001

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Recursos Humanos, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa

    • 11/1998 - 10/2000

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Deliberativo da Fapex, Fapex.,Cargo ou função, Suplente de representante da comunidade de pesquisadores da UFBA.

    • 10/1997 - 10/2000

      Treinamentos ministrados , Centro de Recursos Humanos, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Treinamentos ministrados, Treinamentos para técnicos da GESO-SEI-SEPLAN no âmbito da cooperação SEI/CRH

    • 04/1998 - 03/2000

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Editorial da Edufba, Edufba.,Cargo ou função, Membro do Conselho Editorial da EDUFBA.

    • 03/1992 - 03/2000

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Editorial da Revista Caderno Crh, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Membro do Conselho Editorial do Caderno CRH.

    • 09/1997 - 10/1999

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Interino Para Criar a Comisão de Ética da Ufba, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação Ufba.,Cargo ou função, Membro do Comitê de Ética Interino.

    • 10/1996 - 07/1998

      Direção e administração, Congregação, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Membro da Congregação da Unidade - Representante do Departamento de Sociologia.

    • 09/1969 - 12/1996

      Extensão universitária , Centro de Recursos Humanos, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, Cursos intensivos de demografia e assessoramentos a órgãos de planejamento.

    • 01/1986 - 08/1996

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Recursos Humanos, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa

    • 10/1992 - 10/1994

      Direção e administração, Centro de Recursos Humanos, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Diretora do Órgão.

    • 10/1980 - 05/1985

      Direção e administração, Centro de Recursos Humanos, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Diretora do Órgão.

    • 01/1975 - 09/1980

      Direção e administração, Centro de Recursos Humanos, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Vice-Diretora do Órgão.

    • 02/1972 - 12/1974

      Direção e administração, Centro de Recursos Humanos, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Diretora do Örgão.

  • 1966 - 1969

    Universidade Católica do Salvador

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro - Professora contratada, Carga horária: 30

    Atividades

    • 03/1966 - 09/1969

      Direção e administração, Departamento de Ensino, Escola de Serviço Social.,Cargo ou função, Coordenadora do Departamento.

    • 03/1966 - 09/1969

      Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução ao Serviço Social, Serviço Social de Comunidade, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso