Eber Gustavo da Silva Gomes
Pós-Doutor pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Doutor e Mestre em Educação Matemática e Tecnológica - UFPE. Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Matemática pela Faculdade de Formação de Professores de Goiana. Professor da Universidade de Pernambuco- Campus Garanhuns. Professor Formador da Rede Estadual de Pernambuco. Pesquisador da Cultura Digital.
Informações coletadas do Lattes em 05/12/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica
2015 - 2019
Universidade Federal de Pernambuco
Título: PERSPECTIVAS E PROCESSOS DOS APRENDENTES DO 1ª ANO DO ENSINO MÉDIO AO PRODUZIREM NARRATIVAS TRANSMÍDIÁTICAS
, Ano de obtenção: 2019. Ana Beatriz Gomes Pimenta de Carvalho. Palavras-chave: Narrativa Transmídia; Convergência Tecnológica; Cultura Participativa; Inteligência Coletiva.
Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica
2012 - 2014
Universidade Federal de Pernambuco
Título: DIZ-ME O QUE ESCREVES QUE TE DIREI QUEM ÉS: PERCURSOS ADOTADOS PELOS PROFESSORES AUTORES/CONTEUDISTAS AO PRODUZIREM MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O PROGRAMA E-TEC BRASIL
, Ano de Obtenção: 2014.Ana Beatriz Gomes Pimenta de Carvalho.Palavras-chave: Educação a Distância; Material didático; Interações em EaD.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Informação e comunicação; Educação; Atividades profissionais, científicas e técnicas.
Especialização em Educação a Distância
2008 - 2009
SENAC PE
Título: Qualificando o jovem no curso técnico em operadores de supermercado para o primeiro emprego na modalidade à distância.
Orientador: Renilze de Barros Albuquerque dos Santos Ferreira
Especialização em MATEMÁTICA
2003 - 2004
Faculdade de Formação de Professores de Goiâna
Título: Investigando a não dissociação entre área e perímetro de 5° a 8° série do Ensino Fundamental.
Orientador: Marcos André Pereira de Melo.
Graduação em Licenciatura Ciências e Habilitação em Matemática
1999 - 2002
Pós-doutorado
2022 - 2024
Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Organização de eventos
GOMES, E. G. S. . I Jornada de Oficinas em Educação e Tecnologia - LC PARFOR/ Recife - PE. 2016. (Outro).
GOMES, E. G. S. . Avaliador de trabalhos na modalidade comunicacional no 5º Congresso de Iniciação Científica e Congresso de Extensão. 2015. (Congresso).
GOMES, E. G. S. ; Catunda, G.B . PORTARIA: 1280 DE 26 DE FEVEREIRO DE 2014: Coordenação responsável pela elaboração das normas e pelo acompanhamento da execução da seleção.. 2014. (Concurso).
GOMES, E. G. S. . 7° Seminário Nacional. 2014. (Congresso).
GOMES, E. G. S. . 7° Seminário Nacional "Escola? Presente".. 2014. (Congresso).
GOMES, E. G. S. ; Catunda, G.B . PORTARIA: 1281 DE 26 DE FEVEREIRO DE 2014: Coordenação responsável pela elaboração das normas e pelo acompanhamento da execução da seleção.. 2014. (Concurso).
GOMES, E. G. S. ; Catunda, G.B . PORTARIA-SE N° 5227 DE 05 DE AGOSTO DE 2013: Coordenação responsável pela elaboração das normas e pelo acompanhamento da execução da seleção.. 2013. (Concurso).
GOMES, E. G. S. ; Catunda, G.B . PORTARIA-SE N° 1301 DE 28 DE FEVEREIRO 2013: Coordenação responsável pela elaboração das normas e pelo acompanhamento da execução da seleção.. 2013. (Concurso).
GOMES, E. G. S. ; Catunda, G.B . PORTARIA SE Nº 5398 DE 9 DE 08 DE 2013: Coordenação responsável pela elaboração das normas e pelo acompanhamento da execução da seleção.. 2013. (Concurso).
GOMES, E. G. S. ; Silva, M. H. C. ; Catunda, G.B . PORTARIA: 5551 DE 04 DE SETEMBRO DE 2012: Coordenação responsável pela elaboração das normas e pelo acompanhamento da execução da seleção.. 2012. (Concurso).
GOMES, E. G. S. ; Dutra, P.F.V. . IV Fórum de educação Integral. 2012. (Outro).
GOMES, E. G. S. ; Dutra, P.F.V. ; Silva, M. H. C. ; Catunda, G.B . Coordenação responsável pela elaboração das normas e pelo acompanhamento da execução da seleção.. 2012. (Concurso).
GOMES, E. G. S. ; Gomes, A. . Avaliador do concurso Professor Autor realizado pelo Governo do Estado de Pernambuco através do projeto das Olimpíadas de Jogos Digitais de Pernambuco. 2012. (Concurso).
Participação em eventos
I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP. O uso do software WordWall para o ensino dos campos conceituais aditivos e multiplicativos de Vergnaud. 2024. (Congresso).
I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP. Estratégias inovadoras no ensino d ematemática: adaptações lúdico pedagógicas em jogos de bingo e dominó no contexto do PIBID. 2024. (Congresso).
I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP. História da Matemática como metodologia para o ensino de geometria: uma proposta de transposição das relações métricas no triângulo retângulo em sala de aula. 2024. (Congresso).
Jornada Internacional GEMInIS.AS FUNDAMENTAÇÕES QUE EMERGEM DA CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA NA PRODUÇÃO DE NARRATIVAS TRANSMÍDIAS. 2021. (Outra).
Formação para professores de IES Superior.Metodologias Inovadoras no Ensino Superior: O papel das interações e da tecnologia em sala de aula. 2017. (Encontro).
3º Encontro sobre jogos e mobile learning. 2016. (Encontro).
As redes educativas e as tecnologias: Movimentos sociais e a educação. 2015. (Seminário).
JOVAED.Materiais Didáticos para EaD: o que contemplar favorecendo a aprendizagem colaborativa?. 2015. (Outra).
Seminário Nacional de Educação Profissional. "Educação Profissional na Era do Conhecimento e da Inovação". 2014. (Seminário).
JOVAED - Jornada Virtual ABED da EaD. 2013. (Outra).
XI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2013. (Congresso).
XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. 2013. (Simpósio).
Campus Party. 2012. (Outra).
II Encontro Educação em Rede. 2012. (Encontro).
II Encontro Educação em Rede.Os Múltiplos papéis do tutor on-line: Uma análise sobre a mediação pedagógica nos cursos técnicos. 2012. (Encontro).
III Seminário de Educação profissional de Pernambuco. 2012. (Seminário).
JOVAED. 2012. (Outra).
X Congresso Internacional de Tecnologias na Educação. 2012. (Congresso).
IX Congresso Internacional de Tecnologia na |Educação. 2011. (Congresso).
IX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Das aulas presenciais as virtuais: Um estudo de caso nas graduações de curso de Licenciatura em Matemática. 2011. (Congresso).
JOVAED.Jornada Virtual ABED. 2011. (Outra).
JOVAED - Jornada Virtual ABED da EaD. 2011. (Outra).
Simpósio: gestão, da educação, currículo e inovação pedagógica. 2011. (Simpósio).
2° Seminário de educação a Distância de Pernambuco. 2010. (Seminário).
Curso de Férias: Para que servem os números?. 2010. (Outra).
VIII Congresso Internacional de tecnologia na Educação. 2010. (Congresso).
II Encontro de Educação Profissional. 2009. (Encontro).
II Encontro de Educação Profissional do estado de Pernambuco.Desenho Instrucional: Material Didático Impresso. 2009. (Encontro).
VII Congresso Internacional de tecnologia na educação. 2009. (Congresso).
VII Congresso internacional de tecnologia na educação.. Qualificando o jovem para o primeiro emprego na modalidade à distância. 2009. (Congresso).
Capacitação de professor executor para o ambiente UPE virtual. 2008. (Encontro).
Capacitação em EAD e utilização do ambiente virtual. 2008. (Encontro).
Curso de Aperfeiçoamento para professores de matemática.. 2008. (Congresso).
Formação de educadores. 2008. (Encontro).
Curso de Aperfeiçoamento para professores de matemática. 2007. (Congresso).
Participação em bancas
GOMES, EBER GUSTAVO DA SILVACARVALHO, A. B. G. P.. EDUCANDO JUNTO - REDES SOCIAIS COMO COMUNIDADE DE PRÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA ON-LINE DE PROFESSORES E LICENCIANDOS. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco.
CARVALHO, Ana BeatrizGOMES, E. G. S.. A utilização da plataforma Geogebra no ensino da geometria: um recurso tecnológico ao professor. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco.
GOMES, EBER GUSTAVO DA SILVA. A TRANSMÍDIA NA SALA DE AULA: UMA SISTEMATIZAÇÃO DE INDICADORES AVALIATIVOS DE COMPETÊNCIAS TRANSMIDIÁTICAS. 2022. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco.
GOMES, E. G. S.GOMES, EBER GUSTAVO DA SILVA. AS NARRATIVAS TRANSMÍDIA NO PROCESSO DE ENSINO: ESTRUTURAÇÃO E DEFINIÇÃO DE SABERES DOCENTES NO CONTEXTO DA TRANSMÍDIA E DA CULTURA DA CONVERGÊNCIA. 2022. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco.
GOMES, EBER GUSTAVO DA SILVACARVALHO, A. B. G. P.. A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: um recurso tecnológico ao professor. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco.
GOMES, E. G. S.CARVALHO, A. B. G. P.GOMES, E. G. S.. A utilização do software geogebra no ensino da geometria espacial: um recurso tecnológico ao professor. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco.
GOMES, E. G. S.. Importancia da inclusão digital na formação de professores para o ensino da matemática. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino da Matemática) - Instituto Federal de Pernambuco.
GOMES, E. G. S.. Ensino híbrido: Uma proposta de Rotação por Estações para o ensino de Geometria Espacial. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino da Matemática) - Instituto Federal de Pernambuco.
GOMES, E. G. S.. A utilização da função cosseno aliada a manufatura avançada para a construção de entidades no mundo real: uma aplicação prática dos conceitos trigonométricos para o ensino médio.. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino da Matemática) - Instituto Federal de Pernambuco.
GOMES, E. G. S.. Discussão de sistemas lineares através dos coeficientes angulares e lineares da reta: uma proposta baseada nas unidades de ensino potencialmente significativo para o ensino médio.. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino da Matemática) - Instituto Federal de Pernambuco.
GOMES, E. G. S.. Ensino da relação de Euler através de um aplicativo para celular criado no APP Inventor 2.. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino da Matemática) - Instituto Federal de Pernambuco.
GOMES, E. G. S.. Educação matemática e softwares: um estudo com licenciados em matemática, na modalidade à distancia. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino da Matemática) - Instituto Federal de Pernambuco.
GOMES, E. G. S.. O Uso inconsciente da matemática. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.
GOMES, E. G. S.. O Ensino da geometria Plana: O saber do aluno e o saber escolar através do Tangram. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.
GOMES, E. G. S.. O processo de aprendizagem matemática com a utilização de ferramenta computacional winplot. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.
GOMES, E. G. S.. Etnomatemática. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.
GOMES, E. G. S.GOMES, EBER GUSTAVO DA SILVA. Geogebra como ferramenta para o ensino da desigualdade trinagular no 7º ano do ensino fundamental. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade de Pernambuco.
GOMES, EBER GUSTAVO DA SILVA. Uso de recursos didáticos nas aulas de matemática: análise das experiências dos estágios supervisionado Ie II. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade de Pernambuco.
GOMES, E. G. S.. Educação financeira no Brasil: uma análise das potencialidades do jogo Cash Flow. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade de Pernambuco.
GOMES, E. G. S.. A FORMAÇÃO DO EDUCADOR MATEMÁTICO: UM OLHAR ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL NA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade de Pernambuco.
GOMES, E. G. S.. AS POTENCIALIDADES E AS LIMITAÇÕES DA APLICABILIDADE DO GEOPLANO VIRTUAL RETANGULAR NO CONTEÚDO DE SIMETRIA DE REFLEXÃO À LUZ DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade de Pernambuco.
GOMES, E. G. S.; ESPINDOLA, E. B. M.; SILVA, J. R.. Laboratório de Educação Matemática: uma perspectiva dos alunos do curso de matemática na UPE - Campus Mata Norte - quanto a um espaço facilitador da aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade de Pernambuco.
GOMES, E. G. S.; BARBOZA, E. M.; OLIVEIRA, R. L. S.. O ensino da combinatória e a contagem dos agrupamentos que admitem repetição de elementos: nominações concepções e divergências.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade de Pernambuco.
GOMES, E. G. S.; COSTA, F. A.; SIQUEIRA FILHO, S. C.. Uma análise sobre a potencialidade significativa dos livros do 2º ano do ensino médio focando o campo da combinatória.. 2016.
GOMES, E. G. S.. A evasão em ambientes virtuais de aprendizagem: impacto da mediação da informação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco.
GOMES, E. G. S.. O ensino da matemática por meio da contação de história na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
GOMES, E. G. S.. Autismo na Educação Infantil: Um estudo sobre a prática educacional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
GOMES, E. G. S.. Santana.T.D.A.H.: Um estudo direcionado para as práticas docentes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
GOMES, E. G. S.. Santos.A inclusão escolar do autismo: Desafios e perspectivas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
GOMES, E. G. S.. As três formas de conversões dos registros de representações de equações de primeiro grau. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
GOMES, E. G. S.. Abordagem à resolução de problemas nas estruturas aditivas a partir das compreensões dos discentes de pedagogia.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
GOMES, E. G. S.. Estrutura multiplicativa, sob a ótica dos campos conceituais de Vergnaund aplicadas em livros didáticos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
GOMES, E. G. S.. Análise do livro didático do 2° ano do Ensino Fundamental na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaund. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
GOMES, E. G. S.. Análise de livros didáticos de matemática do 6° ao 9° ano acerca da abordagem do conceito da área de figuras planas.. 2011 - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
GOMES, E. G. S.. Conceito de semelhança em livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
GOMES, E. G. S.. Análise do conceito de fração e seus significados: um estudo diagnóstico junto aos alunos de licenciatura em matemática.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
GOMES, E. G. S.. Avaliador de trabalhos na modalidade comunicacional no 5º Congresso de Iniciação Científica e Congresso de Extensão. 2015. Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão.
GOMES, E. G. S.. Participação no Processo de autorização para o curso de Enfermagem. 2015. Faculdade Santíssima Trindade.
Orientou
Um estudo sobre a relação entre a idéia de contagem e o conceito de função afim numa escola pública de Aliança-PE; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino da Matemática) - Instituto Federal de Pernambuco; Orientador: Eber Gustavo da Silva Gomes;
Atuação docente com o uso das tecnologias em tempos de aulas remotas; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino da Matemática) - Instituto Federal de Pernambuco; Orientador: Eber Gustavo da Silva Gomes;
Estratégias dos estudantes do 6ª ano do Ensino Fundamental ao resolver situações problemas; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Faculdade Santíssima Trindade; Orientador: Eber Gustavo da Silva Gomes;
A utilização da história da matemática nos livros didáticos: implicações do livro 'Contexto e Aplicações'; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Faculdade Santíssima Trindade; Orientador: Eber Gustavo da Silva Gomes;
A abordagem do conteúdo triângulo em livros didáticos do 8ª ano do Ensino Fundamental na visão da aprendizagem significativa Ausubeliana; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Faculdade Santíssima Trindade; Orientador: Eber Gustavo da Silva Gomes;
Um estudo sobre o conhecimento dos professores de matemática em relação ao conceito de áreas de paralelogramo; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Faculdade Santíssima Trindade; Orientador: Eber Gustavo da Silva Gomes;
Estratégias dos alunos do 7ª ano do Ensino Fundamental ao resolver adições de números inteiros através do jogo Matix; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Faculdade Santíssima Trindade; Orientador: Eber Gustavo da Silva Gomes;
Podcast: utilização da mídia como instrumento na educação formal; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Educação) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Eber Gustavo da Silva Gomes;
Abordagem Centrada na Pessoa na Prática da Psicopedagogia Clínica; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Educação) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Eber Gustavo da Silva Gomes;
Dificuldade de aprendizagem na leitura e escrita e o fracasso escolar; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão da Educação) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Eber Gustavo da Silva Gomes;
ANÁLISE SISTEMÁTICA: A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Eber Gustavo da Silva Gomes;
REVISÃO SISTEMÁTICA DAS PESQUISAS SOBRE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA EDUCAÇÃO A PARTIR DO BANCO DE DADOS ? BDTD; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Eber Gustavo da Silva Gomes;
POSSIBILIDADES TRANSDISCIPLINARES NO ENSINO DE MEDIDAS E GRANDEZAS ATRAVÉS DA MATEMÁTICA INDÍGENA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Eber Gustavo da Silva Gomes;
MODELAGEM MATEMÁTICA EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENEM; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Eber Gustavo da Silva Gomes;
ANALISE SISTEMÁTICA: USO DO GEOGEBRA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Eber Gustavo da Silva Gomes;
ANÁLISE DE ERRO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ERROS COMETIDOS EM ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Eber Gustavo da Silva Gomes;
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA ESTATÍSTICA POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS, O CASO DA ROTAÇÃO POR ESTAÇÃO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Eber Gustavo da Silva Gomes;
GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA SOBRE PROBABILIDADE E ESTÁTISTICA PARA OS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Eber Gustavo da Silva Gomes;
SALA DE AULA INVERTIDA COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Eber Gustavo da Silva Gomes;
ROTAÇÃO POR ESTAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O OBJETO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO - FUNÇÃO DO 1° GRAU; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Eber Gustavo da Silva Gomes;
O estudo etnomatemática em um projeto de produção de fuxicos; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Eber Gustavo da Silva Gomes;
Análise dos contextos utilizados em problemas envolvendo o conceito de área em livro didático de matemática do ensino fundamental; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Eber Gustavo da Silva Gomes;
O ensino da escrita alfabética nos apostilados do grupo positivo usados na educação infantil da Rede Municipal de Recife; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Especialização em Gestão da Educação) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Eber Gustavo da Silva Gomes;
A importância da educação física na educação infantil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Especialização em Gestão da Educação) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife; Orientador: Eber Gustavo da Silva Gomes;
O ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Eber Gustavo da Silva Gomes;
A pedagogia organizacional: um campo de atuação do pedagogo para além do âmbito escolar?; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Eber Gustavo da Silva Gomes;
Abordagem ao docente sobre a utilização das tecnologias como recurso didático na sala de aula; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Eber Gustavo da Silva Gomes;
A NECESSIDADE DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: Uma pesquisa desenvolvida em turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, envolvendo o Ensino das Frações no sentido de parte/todo; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Eber Gustavo da Silva Gomes;
O perfil do ?bom professor de matemática? na visão dos alunos do curso de licenciatura plena em matemática da FAINTVISA; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Eber Gustavo da Silva Gomes;
Investigando as dificuldades enfrentadas pelos alunos no 8° ano no ensino das Equações do 1° Grau na escola Municipal Júlio Carneiro da Silva; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Eber Gustavo da Silva Gomes;
Investigando o conceito de área dos alunos do 7° ano do Ensino Fundamental e 6° e 7° anos da educação de jovens e adultos em uma escola da rede pública em Escada-PE; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Eber Gustavo da Silva Gomes;
; O uso da contextualização para uma aprendizagem significativa das operações com números inteiros; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão; Orientador: Eber Gustavo da Silva Gomes;
Produções bibliográficas
-
GOMES, E. G. S. ; GOMES, EBER GUSTAVO DA SILVA . O uso de tecnologias digitais da informação e comunicação fomentando o letramento matemático na formação de professores de Matemática dos Anos Iniciais. REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM) , v. 13, p. 1-22, 2023.
-
GOMES, E. G. S. ; GOMES, EBER GUSTAVO DA SILVA . Currículo de Matemática em Movimento: uma experiência de Formação Docente. Educação Matemática em Revista , v. 27, p. 112-123, 2022.
-
GOMES, E. G. S. ; CARVALHO, Ana Beatriz . Colaborações que emergem da cultura participativa na produção de narrativas transmídias. InterSaberes Revista Científica , v. 15, p. 1-15, 2020.
-
GOMES, E. G. S. ; CARVALHO, A. B. G. P. . AS ESTRATÉGIAS DOS DOCENTES COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19. EM TEIA - REVISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA IBEROAMERICANA , v. 11, p. 2020, 2020.
-
GOMES, EBER GUSTAVO DA SILVA ; RAMALHO, CLIMÉRIA BESERRA . Percursos dos aprendentes ao construírem Narrativas Transmídias a partir da temática - Gênero. Pesquisa e Ensino , v. 1, p. e202051, 2020.
-
GOMES, EBER GUSTAVO DA SILVA . Educação Matemática: possibilidades metodológicas inovativas. 1. ed. Moreno: Editora Ser Poeta, 2022. v. 1. 180p .
-
GOMES, E. G. S. . Tecnologias digitais e Aprendizagem Online. 1. ed. João Pessoa: Libellus, 2017. v. 1.
-
GOMES, E. G. S. ; GOMES, E. G. S. . OS APRENDENTES COMO PROTAGONISTAS A PARTIR DAS METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS BASEADO NA TRANSDISCIPLINARIDADE. In: Gilberlande Pereira dos Santos. (Org.). Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas - Múltiplos Olhares. 1ed.Recife: Libertas, 2019, v. 1, p. 147-168.
-
GOMES, E. G. S. . Modelos de desing instrucional para as produções de materiais didáticos para a modalidade a distância. In: Sidcley Cavalcante da Silva. (Org.). TECNOLOGIAS DIGITAIS E APRENDIZAGEM ONLINE. 1ed.João Pessoa: Libellus, 2017, v. 1, p. 5-224.
-
GOMES, E. G. S. ; CARVALHO, A. B. G. P. . AS FUNDAMENTAÇÕES QUE EMERGEM DA CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA NA PRODUÇÃO DE NARRATIVAS TRANSMÍDIAS. In: IV Jornada Internacional GEMInIS (JIG 2021), 2021, UFSCAR. IV Jornada Internacional GEMInIS (JIG 2021), 2021.
-
GOMES, E. G. S. . Netnografia no Virtual - o caso do Twitter. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GOMES, E. G. S. . Análise de discurso a partir da netnografia virtual: O caso do Twitter. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GOMES, E. G. S. . Netnografia no Virtual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GOMES, E. G. S. . Políticas Públicas em Educação a distância: Analisar as concepções instrucionais ao orientar os professores ao produzirem materiais didáticos aos cursos técnicos na modalidade a distância a partir do E-Tec brasil.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GOMES, E. G. S. ; Silva, M. H. C. ; Catunda, G.B . A prática docente na educação a distância de Pernambuco: Um breve relato de experiências. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, E. G. S. ; SILVA, C. G. P. ; Silva, M. H. C. . Educação tecnológica para uma aprendizagem significativa: Relato de experiência com os graduandos do curso de Licenciatura em Matemática para uma reflexão com o uso das Tecnologias Educacionais, mediados por ambientes virtuais de aprendizagem.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, E. G. S. . Docentes on-line: Qual o perfil da formação dos profissionais que atuam na educação à distância da Secretaria Executiva de educação profissional de Pernambuco?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GOMES, E. G. S. ; SILVA, C. G. P. . ?AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GOMES, E. G. S. . Qualificando o jovem no curso técnico em operadores de supermercado para o primeiro emprego na modamidade à distância.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
GOMES, E. G. S. . A reflexão no processo de autoria nas aulas de matemática utilizando o Kahoot. 2021.
GOMES, E. G. S. . Concepção e análise de um instrumento para o trabalho com a demonstração da lei dos senos. 2021.
GOMES, E. G. S. . METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE ENSINO. 2020.
GOMES, E. G. S. ; GOMES, E. G. S. . SISTEMAS LINEARES: UM ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DOS SOFTWARE GEOGEBRA E MAPLE À LUZ DA ENGENHARIA DIDÁTICO-INFORMÁTICA.. 2020.
CAVALCANTI, R. J. S. ; GAIA, R. V. ; SOEIRA, E. R. ; GOMES, E. G. S. . Cultura Digital e Educação: possibilidades e perspectivas. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
GOMES, E. G. S. . Construção do conhecimento através do material impresso na EAD. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
GOMES, E. G. S. . Metodologias Inovadoras no Ensino Superior: O papel das interações e da tecnologia em sala de aula. 2017. .
GOMES, E. G. S. . Teoria da Aprendizagem e Ensino de Ciências. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
GOMES, E. G. S. . Os professores conteudistas na Educação a Distância. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GOMES, E. G. S. . Análise de discurso a partir da netnografia virtual: O caso do Twitter. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GOMES, E. G. S. . Métodos e Técnicas de Ensino. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Concluida).
GOMES, E. G. S. . Procesos de Aprendizagem e Desenvolvimento de Competências. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Concluida).
GOMES, E. G. S. . Elaboração de materiais didáticos impresso para à educação a distância.. 2015. .
GOMES, E. G. S. . Introdução à Educação a distância. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Magma).
GOMES, E. G. S. . Introdução a Educação a Distância. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Concluida).
GOMES, E. G. S. . Introdução à Informática educativa.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
GOMES, E. G. S. . Educação a Distância: Perfil do professor de matemática para atuar na EaD.. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GOMES, E. G. S. . Matemática Financeira. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Concluida).
GOMES, E. G. S. . Matemática Financeira para o curso de Hospedagem. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Magma).
GOMES, E. G. S. . Matemática Básica. 2009 (Web-conferência) .
Prêmios
2020
Representante do EDUMATEC no Prêmio Capes., CAPES.
2016
Aprovação no concurso de Edital 10/2015 na área de Educação Matemática, UFRPE.
2016
Aprovação no concurso da Educação Básica do Estado de Pernambuco - Edital N° 02, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2015, Secretaria de Educação de Pernambuco.
2016
Aprovação no concurso de Edital 03/2016 na área de Tecnologias Educacionais, UFRPE.
Histórico profissional
Experiência profissional
2021 - Atual
Universidade de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
2017 - Atual
secretaria de educação de pernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Formador - Sede da Educação Estado
Atividades
-
03/2017
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática para Ensino Médio
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Eber Gustavo da Silva Gomes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?