ISAURA ISOLDI DE MELLO CASTANHO E OLIVEIRA

Possui graduação (1967) e mestrado(1992) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi coordenadora do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências Sociais da PUC SP entre 2009 e 2011. É professor assistente mestre do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências Sociais da PUC SP e pesquisadora da Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É uma das coordenadoras do Núcleo de Justiça e Violência do mesmo Curso e professora convidada e pesquisadora do Núcleo Trabalho e Profissão do PEPG em Serviço Social da PUC-SP, com Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq. É membro do NDE do Curso.Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em justiça e violência, em prática profissional e formação de assistentes sociais e em assistência social. Trabalha principalmente com os seguintes temas: justiça e violência , educação, assistência social, trabalho do serviço social, instrumentos técnico operativos e avaliação de políticas sociais. Foi coordenadora de estágios e coordenadora do Curso de Serviço Social da PUCSP.

Informações coletadas do Lattes em 06/07/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado interrompido em 2004 em Ciências Sociais

2002 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Violência: conceito de bem e de mal
Orientador: Silvia Borelli
Ano de interrupção: 2004Palavras-chave: violência e justiça.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado em Serviço Social

1987 - 1992

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: O Utópico e o Ideológico num Jogo de Damas: o Serviço Social é o Tabuleiro, Ano de Obtenção: 1992
Aldaisa Sposati.Palavras-chave: profissão; ideologia; pratica profissional.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço Social Aplicado / Especialidade: Serviço Social da Educação. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço Social Aplicado / Especialidade: Serviço Social da Saúde. Setores de atividade: Educação Superior.

Graduação em Serviço Social

1964 - 1967

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Ensino Médio (2º grau)

1961 - 1963

Colégio Estadual Presidente Roosvelt

Ensino Fundamental (1º grau)

1953 - 1960

Instituto de Educação Caetano de Campo

Formação complementar

2012 - 2012

Marx Inédito. (Carga horária: 15h). , Pontificia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, Brasil.

2011 - 2011

Marx e Weber: criticos do capitalismo. (Carga horária: 9h). , Pontificia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço Social Aplicado/Especialidade: Violencia e Justiça.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço Social Aplicado/Especialidade: Prática do Serviço Social.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço Social Aplicado/Especialidade: Formação Profissional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Sistemas Educacionais.

Organização de eventos

OLIVEIRA, I. I. M. C. E. ; ABRAMIDES, M. B. ; LEITE, R. S. C. ; PAVEZ, G. A. ; PAZ, R. D. O. ; PITARELLO, M. . Programa Nacional de Direitos Humanos 3. 2010. (Outro).

Participação em eventos

O SERVIÇO SOCIAL NA HISTÓRIA E A ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL DA ufrj. 2016. (Outra).

SEMINARIO INTERNACIONAL TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO: DESAFIOS DO DIREITO À CIDADE..REMOÇÕES, SEGREGAÇÃO E VIOLÊNCIA URBANA: INTERDIÇÃO DO DIREITO À CIDADE.. 2016. (Seminário).

SEMINARIO INTERNACIONAL TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO: DESAFIOS DO DIREITO À CIDADE..REMOÇÕES, SEGREGAÇÃO E VIOLÊNCIA URBANA: INTERDIÇÃO DO DIREITO À CIDADE.. 2016. (Seminário).

MISSÃO PROCAD (UFAL, UFRJ,PUC-SP). 2014. (Encontro).

Setimo Seminário Anual do Serviço Social. 2014. (Seminário).

Trabalho Social com Familias na Política Nacional de Assistência Social.O trabalho social com famílias na trajetória dos 20 anos da LOAS. 2014. (Seminário).

14 CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS. UM DESTAQUE PARA O TRABALHO SOCIAL EM PROGRAMAS DE HABITAÇÃO: VIOLÊNCIA E VIOLAÇÃO DE DIREITOS. 2013. (Congresso).

6 Seminário Anual de Serviço Social. 2013. (Seminário).

Encontro de Formação da ABEPSS Regional Sul II.participação nos debates. 2011. (Encontro).

Políticas públicas e o jovem em conflito com a Lei: Medidas Socio Educativas responsabilizam,mudam vidas. 2011. (Encontro).

Seminario Sobre Violência Doméstica, Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.O TRABALHO PROFISSIONAL DO CREAS JUNTO ÁS VÍTIMAS DE VIOLENCIA SEXUAL. 2011. (Seminário).

Trabalho Social com Familias - limites e possibilidades dos agentes institucionais que atuam em CRAS e CREAS.comentarios sobre os resultados do trabalho. 2011. (Seminário).

Atenção á Infância e Adolescência - Construindo redes no território.Nossos desafios na atenção á infância e adolescência. 2010. (Seminário).

Atenção à Infância e Adolescência - Construindo Redes no Território.Nossos desafios na atenção à infância e adolescência: apresentação de casos pelos serviços de saúde. 2010. (Seminário).

Encontro Estadual de Assistentes Sociais.Serviço Social, Família e Políticas Públicas: o trabalho do assistente social. 2010. (Encontro).

II Simpósio de Serviço Social da UNIFESP ? Baixada Santista.Conjuntura social econômica e política: desafios para a profissão. 2010. (Simpósio).

Reunião ampliada da ABEPSS regional SUL II. 2010. (Oficina).

Terceiro Seminario Anual de Serviço Social - O Serviço Social frente aos desafios do século XXI.A formação profissional frente aos desafios da intervenção e das atuais configurações do ensino superior público, privado e a distância. 2010. (Seminário).

XII Encontro Nacional De Pesquisadores em Serviço Social. 2010. (Encontro).

Oficina Nacional de Graduação. 2009. (Oficina).

A concepção de Beneficios na PNAS. 2008. (Seminário).

Financiamento e Gestão da Assistência Social. 2008. (Seminário).

O ciclo de violência e a rede de proteção social: as experiências dos serviços de proteção jurídico social e de apoio psicológico na cidade de São Paulo.Violação de Direitos e Violência - a implantação do CREAS. 2008. (Seminário).

Organizações públicas: conceito, estrutura administrativa e organização e métodos. 2008. (Seminário).

População em Situação de Rua. 2008. (Seminário).

Risco e Vulnerabilidade Social.A escuta qualificada na atenção ao risco social. 2008. (Seminário).

SUAS e Programa Bolsa Familia: construindo uma rede nacional de pesquisa. 2008. (Oficina).

Trabalho Socio Educativo com Famílias. 2008. (Seminário).

Violência na Sociedade: Interface com as Políticas Públicas.Violência urbana. 2008. (Seminário).

12 Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. Trabalho Social e Habitação Popular - Pressupostos Teórico Metodológicos da Intervenção Social em Programas de Locação Social. 2007. (Congresso).

12 Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. Trabalho Social e Habitação Popular - pressupostos teórico metodológicos da intervenção social em programas de locação social. 2007. (Congresso).

Quem somos nós?.Avaliação do trabalho realizado pelo ITTC. 2007. (Seminário).

Semana de Integração - Faculdade de Psicologia PUCSP.Direitos da infância. 2007. (Oficina).

Violências - Estudos e Práticas.Vidas Nuas, mortes banais - a voz das familias de vítimas de homicidio na cidade de São Paulo. 2007. (Seminário).

Encontro ABEPSS - Desafios e Respostas do Serviço Social: formação e exercício profissional. 2006. (Oficina).

O Serviço Social e o trabalho com famílias na Assistência Social. 2006. (Oficina).

Primeira Mostra de Estágio da Faculdade de Serviço Social.Roda de Conversa e discussões - Violência e Justiça. 2006. (Oficina).

Sessão de Comunicação das pesquisas realizadas pelos alunos da disciplina Modelos de Investigação-Faculdade de Psicologia - PUC-SP.Metodologia de Pesquisa Científica. 2006. (Oficina).

A formação e o exercício profissional e as políticas públicas com famílias.Trabalho Sócio Educativo com Famílias. 2005. (Encontro).

Diretrizes Curriculares _pesquisa de implantaçào das diretrizes. 2005. (Oficina).

I Semana Acadêmica da PUCSP.Estudos da Violência: Noticias de Uma Guerra Particular. 2004. (Encontro).

Congresso Comemorativo dos 40 anos da Santa Casa. 2003. (Congresso).

Estágios, Ensino Superior e Mercado de Trabalho - Perspectivas para o Futuro. 2003. (Encontro).

Violência Urbana.Violência Urbana no Cotidiano. 2003. (Oficina).

I Forum Regional de Araçatuba e Região.I Forum Educacional de Araçatuba e Região. 2001. (Simpósio).

1 Seminário Saúde e Violência.Saude e Violência. 2000. (Seminário).

Forum 21. 2000. (Seminário).

Congresso Internacional Familia e Violência. 1999. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Vitimologia. 1999. (Congresso).

Retratando a diversidade e a atenção ás crianças pequenas.Retratando a Diversidade e a Atenção ás Crianças Pequenas. 1999. (Seminário).

V Congresso Latino Americano de Psiquiatria. Congresso Latino Americano de Psiquiatria. 1999. (Congresso).

X Encontro de Juizes da Infância e Juventude do Estado de São Paulo.Encontro de Juizes da Infância e da Juventude. 1998. (Encontro).

XXIX Convenção Nacional de Ensino de Serviço Social. 1995. (Outra).

7 Congresso Brasileiro de Serviço Social. 1992. (Congresso).

Oficina de Formação do Orientador Social.Formação do Orientador Social. 1992. (Oficina).

Participação em bancas

Aluno: Karina Pierrobons Caritá

MARTINELLI, M. L.;OLIVEIRA, I. I. M. C. E.; MARIN, I. S. K.; SCHILLING, F.. Vítimas indiretas de homicidio:identidade e lugar social. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em serviço social) - pontificia universidade católica de são paulo.

Aluno: Edilene Souza da Silva; Teresinha Ferreira Campos

Amaral, Sueli Guião Teixeira do;OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. Promotoras legais populares: experiências de lutas e resistência contra a opressão de gênero em uma sociedade capitalista. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Estela Kielezevski Valeriano

Amaral, Sueli Guião Teixeira do;OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. Grito pela paz: as armas do Serviço Social no combate à intolerância religiosa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Marina da Costa Fontes

OLIVEIRA, I. I. M. C. E.; Amaral, Sueli Guião Teixeira do. Atuação do assistente social no contexto das ações de guarda compartilhada no enfoque do bem estar da criança e adolescente. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo.

Aluno: Denise D

OLIVEIRA, I. I. M. C. E.; Amaral, Sueli Guião Teixeira do. Bevenuto; Ravena Z. M. Martins; Vanessa F. Ferreira.Familias chefiadas por mulheres e os agravos da insegurança alimentar durante a pandemia causada pela Covid 19: o caso da comunidade Heliópolis. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo.

Aluno: Jade Vasconcelos Pereira

OLIVEIRA, I. I. M. C. E.; PAVEZ, G. A.. Serviço Social e Política Pública de Educação: relações, limites e possibilidades. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo.

Aluno: Gabriela Cotta Pereira

OLIVEIRA, I. I. M. C. E.; Amaral, Sueli Guião Teixeira do. A CRESCENTE POPULAÇÃO MIGRANTE E REFUGIADA EM SITUAÇÃO DE RUA NA CIDADE DE SÃO PAULO: O SERVIÇO SOCIAL FRENTE À ESSA EXPRESSÃO DA QUESTÃO SOCIAL.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo.

Aluno: Maria Gabriela Leal e Geovanna Alcântara

ANDRADA, C.;OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. ARTE E SAÚDE MENTAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA O SERVIÇO SOCIAL EM CAPSs E CECCOs. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo.

Aluno: Fernanda Rodrigues Gonzaga

OLIVEIRA, I. I. M. C. E.; PAIXAO, M. C.. FAMÍLIAS VULNERÁVEIS E RISCO SOCIAL: Proteção e Desproteção do Conselho Tutelar. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo.

Aluno: LAURA SEQUEIRA DE GODOY

OLIVEIRA, I. I. M. C. E.; PAIXAO, M. C.. ISOLADOS NAS CALÇADAS A população em situação de rua na pandemia de COVID-19. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo.

Aluno: LARISSA MATOS GONÇALVES

OLIVEIRA, I. I. M. C. E.; PAIXAO, M. C.. ?Insegurança alimentar da população em situação de rua, em tempos de pandemia.?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo.

Aluno: Tatiana Silva de Maria

OLIVEIRA, I. I. M. C. E.; PAIXAO, M. C.. A Assistência Social será prestada a quem dela necessitar? Programas de transferência de renda: entre o direito e a realidade das políticas compensatórias no contexto da Pandemia.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo.

Aluno: Victoria Maywald

PAVEZ, G. A.;Oliveira, Isaura Isoldi de Mello Castanho e. Os reflexos das violências em razão da orientação sexual e identidade de gênero e o suicídio da população LGBTTQIA+. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo.

Aluno: Thamires Andrade Pereira

PAVEZ, G. A.;Oliveira, Isaura Isoldi de Mello Castanho e. A RELIGIÃO COMO LEGITIMADORA DA CULTURA DA HONRA E SEU IMPACTO NOS CRIMES DE FEMINICÍDIO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo.

Aluno: ANA BEATRIZ MOURA QUEIROZ

PAVEZ, G. A.;OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. TRABALHO DE ASSISTENTES SOCIAIS NAS ESCOLAS: POSSIBILIDADES DE PREVENÇÃO NA VIOLÊNCIA ESCOLA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo.

Aluno: Ingrid Neto Rocha

PAVEZ, G. A.;OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. Acolhimento Institucional: o perfil dos adolescentes acolhidos e as saídas não autorizadas.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo.

Aluno: Clarice Josivânia da Silva e Aritano João da Silva

OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. Saúde Indígena: desafios e tensões na interlocução entre os serviços de saúde indígena da metrópole e a medicina tradicional indigenista como expressão e garantia da identidade cultural. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Lucas Alencar de Araujo

OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. A produção de delinquentes e uma proposta abolicionista penal reflexões sobre os laudos sociais no poder judiciário. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Erika Mayumi Horibe

OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: refletindo sobre os atendimentos nas políticas públicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: ROSEANE RIBEIRO ARÉVALO

OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. Mulheres Gestantes em situação de rua: os desafios do Serviço Social na Contemporaneidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Leandro Vieira Alves e Daniele Correia Salzgeber

OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. A reforma sanitária brasileira e os projetos societários em disputa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Vanessa do Nascimento Nolevaico e Franciele Barros da Silva

OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. A assistência ao cuidador de pacientes com transtorno mental no CAPS IJ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Valéria Alves Pinheiro

ABRAMIDES, M. B.;OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. A arte, a cultura, como instrumento de mediação no trabalho cotidiano no Serviço Social. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Fabio Maciel da Silva e Tatiane Almeida Silva de Santana

Oliveira, Isaura Isoldi de Mello Castanho e. A nova legislação da filantropia: reflexões sobre os impactos nas organizações de assistência social. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo.

Aluno: Aliadini dos Reis Vasconcelos

PAVEZ, G. A.;OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. Violência de gênero contra mulher: conquistas, perdas e reconstrução dos direitos destas vítimas nessa fase de implantação do SUAS na cidade de São Paulo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo.

Aluno: Vanessa Silva de Paula

Gasbarro, Maristela Teixeira;OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. Mulheres dependentes de crack: dilemas e enfrentamentos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo.

Aluno: SIMONE SALES

PAVEZ, G. A.;OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. O ABRIGAMENTO COMO GARANTIA DE DIREITO Á VIDA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: DANIELA MENDES, MARIANA DE MELO GOMES E RITA DE CÁSSIA SILVA

PAVEZ, G. A.;OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. RELAÇÕES DE GENERO - VIOLENCIA E MASCULINIDADE - UMA ARTICULAÇÃO POSSIVEL DE SER REVISTA PELA PALAVRA, DIÁLOGO E REFLEXÃO ENTRE OS HOMENS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: ESTELINA ANDRADE LOURENÇO E GABRIELA CARMO SILVA

OLIVEIRA, I. I. M. C. E.; PAVEZ, G. A.. MAES QUE ENTREGAM SEUS FILHOS PARA ADOÇÃO-UM ESTUDO DAS DETERMINAÇÕES SOCIO-HISTÓRICAS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ana Regina S

OLIVEIRA, I. I. M. C. E.; PAVEZ, G. A.. SÁ, BRUNA C. CORREA E DANIELLE S. DANTAS.CRACK - O QUE TEMOS FEITO PARA TRATAR ESTE MAL DO SÉCULO?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: PRISCILA DE OLIVEIRA

OLIVEIRA, I. I. M. C. E.; PAVEZ, G. A.. A internação de crianças e adolescentes em instituições totais é causa ou consequencia de rompimento de vínculos familiares? Possibilidades de trabalho para o Serviço Social. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Valquiria Maria da Silva

SILVA, A. A.;OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. Formação Profissional em Serviço Social e Prática de Atendimento á População em Unidades Básicas de Saude (UBS) na Cidade de São Paulo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Camila Anjos Chaves e Daniela Geanette

PAZ, R. D. O.;OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. A discussão sobre violência na atuação profissional junto a adolescentes infratores. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo.

Aluno: Thaís Silveira Freitas Gomes de Oliveira

Oliveira, Isaura Isoldi de Mello Castanho e. O abuso sexual intrafamiliar - um estudo bibliográfico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo.

Aluno: PATRICIA MARIA DA SILVA

BAIERL, L. F.;OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. Violência de Gênero e Cotidiano - duas faces de uma mesma moeda: a violação de direitos humanos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Pamela de Oliveira Migliorini

Oliveira, Isaura Isoldi de Mello Castanho e. O olhar do sentenciado em relação ao programa de penas alternativas: uma contribuição para o trabalho do assistente social. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo.

Aluno: Thainá Oliveira

PAZ, R. D. O.;OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. O plantão Social na política habitacional do município de Taboão da Serra: possibilidades e limites da atuação do Serviço Social. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Claudia C Santos, Fabiane A

PAZ, R. D. O.;OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. M. Gomes e Luana A. da Silva.SUAS: ENTRE A CONCEPÇÃO DE UM MODELO E SUA APLICAÇÃO NA REALIDADE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Pedro Inaba

OLIVEIRA, I. I. M. C. E.; LIPPI, L. B.. O perfil social dos pacientes da Clínica Odontológica da Universidade de São Paulo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Priscila Santos Silva

PAVEZ, G. A.;OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. Casa Sofia - Resgate histórico, conquista e organização popular das mulheres. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ana Carolina Camargo de Castro e Edilene Magalhães da Silva

PAVEZ, G. A.;OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. Violência Doméstica contra a Mulher e o SUAS - Uma articulação possível. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Elaine M Sena Lima Bíscaro e Jessica Vilan Bove

PAVEZ, G. A.;OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. A voz não oficializada da violência: discurso das mães que perderam seus filhos de forma violenta. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Cláudia Rosalina Adão e Tereza C

LIPPI, L. F. B.;OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. Bersani Ribas.Enfrentando a violência urbana: o caso do Jardim Ângela. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Cleide Maria de Jesus e Maria José Mota de Borba

PAVEZ, G. A.;OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. Lei 11.340/06 Coíbe a violência doméstica ou as denúncias das mulheres?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

ABRAMIDES, M. B.;OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. A participação política dos estudantes de serviço social na defesa e na consolidação da direção social da formação: a práxis pol'tica dos estudantes e a relação com a formação profissional. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Cleide Fernandes dos Santos

PAVEZ, G. A.;OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. O lugar social que os homens ocupam nas relações conjugais violentas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Andreia Carla Goulart Marques et alii

OLIVEIRA, I. I. M. C. E.; Amaral, Sueli Guião Teixeira do. Os elementos determinantes que levaram os adolescentes negros a infracionar: o percurso histórico até a liberdade assistida. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Carolina Almeida da Silva e Thais Peinado Berberian

OLIVEIRA, I. I. M. C. E.; VICCINI, Y. S.. A violência usurpa a liberdade: o abuso sexual contra crianças. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Gabriela Gonçalves e Letícia A

OLIVEIRA, I. I. M. C. E.; VICCINI, Y. S.. B.Pereira.Crianças do Vale - Crianças Invisíveis. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ana Luisa de P

OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. Souza Almeida e Gabriela Steele Severian.Faces da mesma moeda: as relações de poder dentro e fora da Unidade 27 'Nogueira'. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Sabrina Rodrigues de Melo

PAZ, R. D. O.;OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. Diadema e Participação Popular: Novos desafios para o trabalho do Serviço Social na Habitação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Vera Lucia Araujo

OLIVEIRA, I. I. M. C. E.; Gasbarro, Maristela Teixeira. O fazer musical: ferramenta de inclusão e transformação social. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Creusa Teles dos Santos

VICCINI, Y. S.;OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. O trabalho socio educativo com familia na prática do Serviço Social. O entendimento dos profissionais que atuam na Clínica Psicológica da PUCSP e no PROAS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Mirian Simone Fernandes

OLIVEIRA, I. I. M. C. E.; VICCINI, Y. S.. O impacto do movimento antimanicomial no complexo hospitalar do Juquery e no trabalho do Serviço Social. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Adriana Betioli Mendes e Juliana Thais de Moraes

OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. A utilidade do Serviço Social na Fundação Gol de Letra. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Soraya Martins de Alencar

OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. Envelhecimento no Mundo e no Brasil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Fabiana Cerqueira Januário e Jacira Maria do Nascimento

OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. Desafios do programa de Locação Social. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Maria Carolina Rissoni Andery

OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. Religiosidade e Trabalho Social: Desafios da Proximidade e do Distanciamento junto aos Ex Presidiários Militares em cumprimento de pena privativa de liberdade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

OLIVEIRA, I. I. M. C. E.; HORI, H. D.; SAWAYA, V. L.. Concurso Público para provimento dos cargos de assistente social do Hospital do Servidor Público Estadual. 1988. Fundação Carlos Chagas.

Oliveira, Isaura Isoldi de Mello Castanho e. Melhores Universidades Guia do Estudante. 2013. pontificia universidade católica de são paulo.

OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. Melhores Universidades - Guia do Estudante. 2012. pontificia universidade católica de são paulo.

OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. Melhores Universidades Guia do Estudante. 2011. Editora Abril.

OLIVEIRA, I. I. M. C. E.; Amaral, Sueli Guião Teixeira do. Seleção de professores para a disciplina Oficina do Trabalho Profissional II. 2010. Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

MALHEIROS, A. C.; LISBOA, M. V.;OLIVEIRA, I. I. M. C. E.. Programa Human Rights Fellowship - Columbia University. 2008. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Orientou

Yasmin Rodrigues Fernandes de Souza

Envelhecimento: uma forma de morte simbólica; ; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo; (Orientador);

Ana Luiza Neves

Cultura e Serviço Social: uma questão a debater; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo; (Orientador);

GABRIELA TEGON VIDOTI

A criminalização da pobreza é racista; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Maria Carolina Brito Dias Cesar Lima

Políticas públicas para jovens em fase de desligamento da institucionalização;; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Júlia Domingos Martins e Rafaela Rojas Urquizas Raia

Rede de proteção a crianças e adolescentes: a fragilidade de uma política pública; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Amanda Poli Gasparini

Insuficiência da Educação Inclusiva como fortalecedora da superproteção parental com pcd intelectual; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Sunara Sthefani Fernandes da Rocha

Direitos Trabalhistas e Organização de Trabalho Privada; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Paulo Sérgio da Silva

Migração de Índigenas oriundos da região nordeste do Brasil para a cidade de São Paulo: desafios e demandas; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Edilene Souza da Silva e Teresinha Ferreira Campos

Promotoras legais populares: experiências de lutas e resistência contra a opressão de gênero em uma sociedade capitalista; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Estela Kielezevski Valeriano

Grito pela Paz: as armas do Serviço Social no combate à intolerância religiosa; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Denise D

Bevenuto; Ravena Z; M; Martins; Vanessa F; Ferreira; Familias chefiadas por mulheres e os agravos da insegurança alimentar durante a pandemia causada pelo Covid 19: o caso da comunidade de Heliópolis; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Jade Vasconcelos Pereira

Serviço Social e Política Pública de Educação: relações, limites e possibilidades; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Fernanda Rodrigues Gonzaga

FAMÍLIAS VULNERÁVEIS E RISCO SOCIAL: Proteção e Desproteção do Conselho Tutelar; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Gabriela Cotta Pereira

A CRESCENTE POPULAÇÃO MIGRANTE E REFUGIADA EM SITUAÇÃO DE RUA NA CIDADE DE SÃO PAULO: O SERVIÇO SOCIAL FRENTE À ESSA EXPRESSÃO DA QUESTÃO SOCIAL; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

LARISSA MATOS GONÇALVES

iNSEGURANÇA ALIMENTAR DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

LAURA SEQUEIRA DE GODOY

ISOLADOS NAS CALÇADAS A população em situação de rua na pandemia de COVID-19; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Maria Gabriela Leal e Geovanna Alcântara

ARTE E SAÚDE MENTAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA O SERVIÇO SOCIAL EM CAPSs E CECCOs; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Marina Fontes

ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO CONTEXTO DAS AÇÕES DE GUARDA COMPARTILHADA E NO ENFOQUE DO BEM-ESTAR DA CRIANÇA E ADOLESCENTE; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

LAURA SEQUEIRA DE GODOY

ISOLADOS NAS CALÇADAS A população em situação de rua na pandemia de COVID-19; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Tatiana Silva de Maria

A Assistência Social será prestada a quem dela necessitar? Programas de transferência de renda: entre o direito e a realidade das políticas compensatórias no contexto da Pandemia; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Ana Deise de Souza

O MEU CAMINHO SÓ QUEM PISA SOU EU: HISTÓRIA DE VIDA DE UM HOMEM NEGRO, MEU PAI; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Nataly De Oliveira Ramos

CONTRIBUIÇÃO DA LUTA PELOS DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS PARA O SERVIÇO SOCIAL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Jordana Brandão Pin

MOVIMENTOS SOCIAIS NOS ESPAÇOS DE PARTICIPAÇÃO INSTITUCIONALIZADOS: UM ESTUDO SOBRE O CONSELHO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

NICOLE PORTA NOVA

A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL E A BUROCRACIA EM RELAÇÃO AO BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA -BPC; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

MICHELE GUIDUCCI GOMES E ANA BEATRIZ DOS SANTOS

VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA: ENTRE A CONQUISTA DE DIREITOS E A VIDA DE FATO DE MULHERES GESTANTES: DESAFIOS PARA O SERVIÇO SOCIAL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

CLARA SIQUEIRA DA CUNHA NOGUEIRA

A PRÁTICA DE BULLYING COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DISLEXICOS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

LYGIA FRANÇA E JULIANA BUENO

REFÚGIO NO BRASIL: ATENDIMENTO A SOLICITANTES EM SÃO PAULO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Dayane Andrade dos Santos

Violência Sexual Feminina: o protagonismo da pornografia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Gabriela Nascimento Gonçalves e Thaís Helena G

Babicsak; O menino foi para a vida bandida: uma reflexão sobre o envolvimento de crianças e adolescentes no narcotráfico; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Daniela Irineu Figueiredo da Silva

A liberdade da rua e a disciplina dos Centros de Acolhida: uma contradição central do trabalho com a população em situação de rua; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Rayza Rodrigues Santos Silva e Ana Silvia Stephany Gomes

Da casa para escola ou da escola para casa? Contribuição do SS para enfrentamento da violência; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

ANA KARLA MOREIRA DA SILVA

A QUEM SERVE A DESMILITARIZAÇÃO DA POLÍCIA?; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Edina Cristina Andrade

A ARTE COMO EMANCIPAÇÃO NO SERVIÇO SOCIAL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Ana P

Lopes, Sonia R; F; Gardin, Tania C; S; Santos, Tatian; A pobreza na ordem do dia dos assistentes sociais; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Alessandra Felice da Cunha

As perspectivas dos bolivianos em São Paulo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Carla Saraiva Cavalcante

Violência doméstica contra a mulher : como escapar?; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Lygia França

Como o Serviço Social lida com a (des) conhecida realidade: prostituição feminina na adolescência x periferia; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Marília de Paula Oliveira

Conhecer as conversas papais com as mulheres pode ampliar o debate profissional sobre o enfrentamento dos ideais religiosos e dominantes que determinam a condição feminina; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Anderson M

Martins,Daniela T; da Viá, Kelly Drumond de Assis; Trabalho Socio Educativo: uma possibilidade de consolidação do projeto ético político do Serviço Social; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Ana Claudia de Paula e Elaine Contão Yamane

Assistência Social: Direito do Cidadão ou Ajuda do Estado; Qual a percepção da população que a utiliza; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Daffiny Lessi Rodrigues e Maria Aparecida Gomes da Silva

O assedio moral no trabalho pode levar ao suicidio: desafios para a atuação do assistente social; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Estelina Andrad Lourenço e Gabriela Carmo Silva

Mães que entragam seus filhos para adoção: um estudo das determinações socio históricas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Ana Regina S Sá, Bruna C

Correa e Danielle S; Dantas; Crack - o que temos feito para tratar este mal do século?; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

PRISCILA DE OLIVEIRA

A internação de crianças e adolescentes em instituições totais é causa ou consequencia do rompimento de vínculos familiares?; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Thaís Silveira Freitas Gomes de Oliveira

O abuso sexual intrafamiliar - um estudo bibliográfico; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Caroline B

P; P Thuer, Catarina M; Arnoldi,M; Cleide Barros; A Violência Doméstica entre casais homossexuais reproduz o padrão heterossexual?; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Juliana Danielle

Os desafios da conjuntura atual para o projeto éticopolítico do Serviço Social; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Pedro Tyudi Inaba

O perfil social dos pacientes da Clínica Odontológica da USP; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Carolina Almeida da Silva e Thais Peinado Berberian

A violência usurpa a liberdade: o abuso sexual contra crianças; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Andréia C

G; Marques, Selma C; Farias e Robson P; Silva; Os elementos determinantes que levaram os adolescentes negros a infracionar: o percurso histórico até a liberdade assistida; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Maíra Qulisi Malvoni

Refúgio: Pedido de Proteção Acolhido pelo SESC São Paulo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Gabriela Gonçalves e Letícia A

B; Pereira; Crianças do Vale - Crianças Invisíveis; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Mirian Simone Fernandes

O impacto do movimento antimanicomial no complexo hospitalar do Juquery e no trabalho do Serviço Social; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Vera Lucia Araujo

A música como ferramenta de inclusão social; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Elisa Amaral Pavan e Lídia Fabiana da Fonseca Sousa

Políticas públicas para a juventude afastam os jovens da violência?; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Rosa Maria Grecco Teixeira

O Serviço Social no palco da Guerra ás Drogas; 1999; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Maria Fernanda Varize Malvestiti

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: JUSTIFICATIVAS, TERRITÓRIOS, CONSEQUÊNCIAS LEGAIS E PSICOSSOCIAIS; ; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Julia Domingos e Maria Fernanda Varize Malvestiti

CRIANÇA E ADOLESCENTE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Fabianne Gama de Souza

DESACOLHIMENTO POR MAIORIDADE: POSSIBILIDADES E LIMITES DA ATUAÇÃO DA/O ASSISTENTE SOCIAL; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em SERVIÇO SOCIAL) - pontificia universidade católica de são paulo, Pontificia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

IVONE APARECIDA DA SILVA

DESACOLHIMENTO POR MAIORIDADE: POSSIBILIDADES E LIMITES DA ATUAÇÃO DA/O ASSISTENTE SOCIAL; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Ana Lúcia O

Ramos e Valéria C; C; Timóteo de Oliveira; O Serviço Social na execução da medida sócio educativa em meio aberto de prestação de serviço à comunidade (PSC) no município de São Paulo; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira;

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . Configurações do ensino superior e a formação profissional dos assistentes sociais: desafios para a intervenção. Serviço Social & Sociedade , p. 737-749, 2010.

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . Vidas Nuas... Mortes Banais - uma conversa de mulheres sobre homicídios. PUCviva Revista , v. 30, p. 104-107, 2007.

  • PAVEZ, G. A. ; OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . Vidas nuas,mortes banais - nova pauta de trabalho para os assistentes sociais. Serviço Social & Sociedade , v. 70, p. 80-91, 2002.

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. ; BATISTONI, M. R. ; Cywinski, Manchado Mercedes . Proposta Curricular da Faculdade de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Cadernos ABESS , v. 8, p. 91-117, 1998.

  • BAIERL, L. F. ; COSTA, M. R. ; OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . Juventude e violência:Homicídios na cidade de São Paulo. Saúde e Sociedade , v. 2, p. 12-18, 1996.

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. ; COSTA, M. R. ; LIPPI, L. F. B. . Mortes Violentas, Vítimas e Homicidios. São Paulo em Perspectiva , São Paulo, v. 9 n 3, p. 87-93, 1995.

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. ; LIPPI, L. F. B. ; COSTA, M. R. . Homicídios em São Paulo:reflexões sobre a qualidade da informação. Serviço Social e Sociedade , v. 47, p. 123-135, 1995.

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . O Diagnostico do Trabalho da rede de Creches da Prefeitura Municipal de São Paulo. Serviço Social e Sociedade , São Paulo, v. 31, p. 26, 1989.

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. ; DELGADO, M. B. G. ; IAMAMOTO, M. V. ; LEITE, R. S. C. . Projeto de Revisão Curricular da Faculdade de Serviço Social da PUC-SP. Serviço Social e Sociedade , São Paulo, v. 14, p. 29-103, 1984.

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. ; SILVA, A. A. ; SOUZA, E. . A Prática do Serviço Social nas Instituições Campos de Estágio da PUC-SP. Cadernos PUC (São Paulo) , 1981.

  • BORELLI, S. ; DEGENSZAJN, R. R. ; PAZ, R. D. O. ; TORRES, A. ; TOLEDO, A. F. ; OLIVEIRA, I. I. M. C. E. ; PONTUAL, P. ; FERREIRA, S. S. . Adolescências, Juventudes e Socioeducativo: Concepções e Fundamentos. Projovem Adolescente. 1. ed. Brasilia: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2009. v. v.1. 56p .

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. ; WANDERLEY, M. B. (Org.) . TRABALHO COM FAMÍLIAS: Metodologia e Monitoramento TRABALHO COM FAMÍLIAS: Metodologia e Monitoramento TRABALHO COM FAMÍLIAS: Metodologia e Monitoramento. 1. ed. São Paulo: Homem de Mello & Troia, 2004. v. 2. 400p .

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. ; PAVEZ, G. A. (Org.) ; SCHILLING, F. (Org.) . Reflexões sobre Justiça e Violência. 1. ed. São Paulo: EDUC e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2002. v. 1. 246p .

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. ; PAVEZ, G. A. . Invisibilidade e Silenciamento Frente ao Estupro nas Relações de Intimidade: Mais uma Expressão da Violência de Gênero... In: Silvia Pimentel; Beatriz Pereira; Mônica de Melo. (Org.).. (Org.). Invisibilidade e Silenciamento Frente ao Estupro nas Relações de Intimidade: Mais uma Expressão da Violência de Gênero.. 1ed.Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2018, v. unico, p. 57-73.

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . Trabalho e Formação Profissional no Serviço Social: inquietações de uma professora de graduação. Trabalho e Formação Profissional no Serviço Social: inquietações de uma professora de graduação. 1ed.São Paulo: Cortez Editora, 2018, v. , p. 279-292.

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . Trabalho e Formação Profissional no Serviço Social: inquietações de uma professora de graduação. In: Raichelis, Raquel; Vicente, Damares; Albuquerque, Valéria. (Org.). Trabalho e Formação Profissional no Serviço Social: inquietações de uma professora de graduação. 1ed.São Paulo: Cortez Editora, 2017, v. 1, p. 1-341.

  • RAICHELIS, R. ; PAZ, R. D. O. ; OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . INTERVENÇÕES URBANAS E TRABALHO SOCIAL. In: Gomes, Maria de Fátima Cabral; Fernandes, Lenise Lima; Maia, Rosemere Santos. (Org.). INTERLOCUÇÕES URBANAS: cenários, enredos e atores.. 01ed.Rio de Janeiro: Arco Iris, 2008, v. 01, p. 237-248.

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . A violência vivida pelas famílias na periferia de São Paulo. In: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira; Mariangela Belfiore Wanderley. (Org.). Trabalho com Familias: Metodologia e Monitoramento. 1ªed.São Paulo: Homem de Mello & Troia, 2004, v. 2, p. 162-168.

  • BAIERL, L. F. ; OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . Quanto Vale a Vida de Quem. Foco - Economia e Negócios, São Paulo, p. 28 - 29, 30 set. 2006.

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. ; LIPPI, L. B. ; COSTA, M. R. . Lutar contra a Banalização da Morte Violenta. O Estado de São Paulo, São Paulo.

  • Oliveira, Isaura Isoldi de Mello Castanho e . UM DESTAQUE PARA O TRABALHO SOCIAL EM PROGRAMAS DE HABITAÇÃO: VIOLÊNCIA E VIOLAÇÃO DE DIREITOS. In: 14 CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS, 2013, AGUAS DE LINDOIA. ANAIS DO 14 CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS, 2013.

  • DEGENSZAJN, R. R ; PAZ, R. D. O. ; Oliveira, Isaura Isoldi de Mello Castanho e . Trabalho Social e habitação popular: pressupostos teórico-metodológicos da intervenção social em programas de locação social. In: 12 Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais e IV Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade, 2007, Foz do Iguaçu - Paraná. ANAIS DO 12 CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS, 2007.

  • DEGENSZAJN, R. R. ; PAZ, R. D. O. ; Oliveira, Isaura Isoldi de Mello Castanho e . Trabalho social e habitação popular metodologia de intervenção em programas de locação (arrendamento) social.. In: 33 Congresso Mundial de Escolas de Trabalho Social, 2006, Santiago do Chile. Anais do 33 Congresso Mundial de Escolas de Trabalho Social, 2006. v. v. 01..

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . Construir a Rede de Atendimento a Criança e Adolescente para Proteção aos seus Direitos. In: X Encontro de Juízes da Infância e da Juventude do Estado de São Paulo, 1998, Aguas de Lindoia. Anais do X Encontro de Juizes da Infância e da Juventude do Estado de São Paulo. São Paulo: Copy Tech Reproduções Técnicas, 1998. v. 1.

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. ; LIPPI, L. F. B. ; COSTA, M. R. ; CARBONI, S. M. . Em defesa da vida, contra a violência. In: V Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 1996, Rio de Janeiro. Anais do V Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 1996. v. 1. p. 186-187.

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . Rompendo a Dicotomia Assistência Educação. In: 7 Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 1992, São Paulo. Caderno de Teses - 7 CBAS. São Paulo: Traço Produções Gráficas, 1992. v. 1. p. 19-21.

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . A Creche é um equipamento sócio educativo no campo da assistência. In: Encontro Estadual Preparatório do 7 Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 1992, São Paulo. Caderno de Teses. São Paulo: Athos Gráfica, 1992. v. 1. p. 5-7.

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . Violência contra crianças e adolescentes em tempos de pandemia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Oliveira, Isaura Isoldi de Mello Castanho e . SENTIDOS, SIGNIFICADOS E CAMINHOS METODOLÓGICOS DO TRABALHO SOCIAL COM FAMILIAS NA OPERAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTENCIA SOCIAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. ; ANDRADE, E. C. ; GERMANO, I. ; KIMURA, F. T. . UM INSTANTÂNEO FOTOGRÁFICO: O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL FORMADO PELA PUCSP 1995-2013. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . VIOLÊNCIA E SERVIÇO SOCIAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . Trabalho Profissional, conquistas e desafios do Serviço Social na área sócio jurídica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Oliveira, Isaura Isoldi de Mello Castanho e . UM DESTAQUE PARA O TRABALHO SOCIAL EM PROGRAMAS DE HABITAÇÃO: VIOLÊNCIA E VIOLAÇÃO DE DIREITOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . O TRABALHO PROFISSIONAL NO CREAS JUNTO ÁS VITIMAS DE ABUSO SEXUAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Oliveira, Isaura Isoldi de Mello Castanho e . comentários sobre resultados de pesquisa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Oliveira, Isaura Isoldi de Mello Castanho e . A formação profissional frente aos desafios da intervenção e das atuais configurações do ensino superior público, privado e à distãncia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Oliveira, Isaura Isoldi de Mello Castanho e . Conjuntura Socio-Economica e Política Atual: desafios para a profissão do assistente social. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Oliveira, Isaura Isoldi de Mello Castanho e . comentarista de trabalhos apresentados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Oliveira, Isaura Isoldi de Mello Castanho e . Violação de Direitos e Violência: novos significados e enfrentamentos no âmbito do SUAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Oliveira, Isaura Isoldi de Mello Castanho e . Violência Urbana. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Oliveira, Isaura Isoldi de Mello Castanho e . Vidas Nuas, Mortes Banais: a voz das familias vítimas de homicidios em São Paulo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. ; GUEDES, M. L. . Violência - implicações no social e no educacional. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . Território e Violência - Mapeamento das Vítimas de Violência em São Paulo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . O Olhar sobre a Criança Pequena e a Infância da Criança Pobre. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . Atendimento á Vítimas de Violência. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . A Violência, a Justiça e a Ética. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . Exclusão Social e Violência. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . Vítimas de Crime. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . Construir a Rede de Atendimento á Criança e ao Adolescente para Enfrentamento de suas Vulnerabilidades e Proteção aos seus Direitos. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . Centro de Convivência - proposta e metodologia de trabalho. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, I. I. M. C. E. ; WANDERLEY, M. B. . Metodologia do Trabalho com Famílias. São Paulo: TV PUC, 2004 (organização de vídeo).

Outras produções

BROIDE, J. ; OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . ?Desenvolvimento de metodologia para capacitação no aprimoramento da gestão e acompanhamento de resultados de projetos desenvolvidos pelos Centros de Referências Especializados para População em Situação de Rua - Centros Pop e Núcleos de Proteção Jurídico-Social e Apoio Psicológico ? NPJ? - Projeto: 914BRZ3019 ? Sistema Único de Assistência Social ? São Paulo - Ref. Edital No. 0386/2018, contrato. 2018.

OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . ASSESSORIA SOBRE A POLITICA DE SEGURIDADE SOCIAL NO CRST LAPA 2018. 2018.

CARBAJAL, C. A. ; OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . Consultoria para capacitação da equipe técnica dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social ? CREAS e dos Núcleos Psicossocial e Jurídico - NPJ. 2015.

OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . Formação de Conselheiros Tutelares. 2009.

OLIVEIRA, I. I. M. C. E. ; LIPPI, L. B. . Formação de Conselheiros tutelares. 2005.

WANDERLEY, M. B. ; OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . Programa Fortalecendo a Família.. 2003.

OLIVEIRA, I. I. M. C. E. ; LIPPI, L. B. . APONTAMENTOS E INDICAÇÕES PARA FORTALECIMENTO E MELHORIA DA ESTRUTURA E DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE DIADEMA. 2008.

OLIVEIRA, I. I. M. C. E. ; LIPPI, L. B. . Relatório Final de Atividade - Diadema SASc/PUC- IEE. 2008.. 2008.

OLIVEIRA, I. I. M. C. E. ; LIPPI, L. B. . Curso de Capacitação de Gestores Sociais. (Curso de curta duração ministrado/Outra).. 2008.

DEGENSZAJN, R. R. ; PAZ, R. D. O. ; OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . Elaboração de Plano de Trabalho Social - Programa de Locação Social - PLS.. 2006.

WANDERLEY, M. B. ; CARBAJAL, C. A. ; CARVALHO, M. C. B. ; OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . Avaliação do Programa Especial de Formação Inicial em Serviço Nivel Médio - Auxiliares de Desenvolvimento Infantil - ADI Magistério.. 2004.

SAUL, A. M. ; OLIVEIRA, I. I. M. C. E. ; BELTRAO, R. ; WANDERLEY, M. B. . Avaliação Externa do " Programa Crer pra Ver. 2001.

SAUL, A. M. ; OLIVEIRA, I. I. M. C. E. ; BELTRAO, R. . Avaliação do projeto Programa de Formação de Educadores de Educação Infantil no Sítio do Descobrimento.. 1999.

DEGENSZAJN, R. R. ; SILVA, A. A. ; YAZBEK, M. C. ; LONGHI, C. R. ; FONSECA, M. A. ; TOLEDO, L. M. C. ; OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . FALA NOS 50 ANOS DO PPGSS-PUCSP. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).

OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . MATRICIAMENTO E O TRABALHO SOCIAL EM REDE: NOVAS POSSIBILIDADES. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . MATRICIAMENTO E O TRABALHO SOCIAL EM REDE: NOVAS POSSIBILIDADES. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Oliveira, Isaura Isoldi de Mello Castanho e . Violência e Violação de Direitos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Oliveira, Isaura Isoldi de Mello Castanho e . O CREAS e sua função de referência na proteção social especial e de articulação da rede de serviços e do Sistema de Garantia de Direitos. Fluxo dos Usuários do Sistema. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PAZ, R. D. O. ; CARBAJAL, C. A. ; OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . CONCEITOS BÁSICOS PARA INTERVENÇÕES HABITACIONAIS. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BORELLI, S. H. ; OLIVEIRA, I. I. M. C. E. ; TORRES, A. ; DEGENSZAJN, R. R ; PAZ, R. D. O. ; PONTUAL, P. ; TOLEDO, A. F. ; FERREIRA, S. S. . Adolescências, Juventudes e Socioeducativo: Concepções e Fundamentos. Projovem Adolescente. 1. ed. Brasilia: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2009. v. v.1. 56p .. 2009. (relatório de pesquisa).

OLIVEIRA, I. I. M. C. E. ; BAIERL, L. F. . Formação da Candidatos a Conselho Tutelar de Santo André. 2005. (curso).

OLIVEIRA, I. I. M. C. E. . Em Defesa Da Vida, Contra a Violência. 1995. (Relatório de pesquisa).

OLIVEIRA, I. I. M. C. E. ; PAVEZ, G. A. ; MARSIGLIA, R. G. . Consolidação da Política Pública de Atenção aos Familiares de Vítimas de Homicidio. 2002 (pesquisa) .

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    UM INSTANTÂNEO FOTOGRÁFICO: O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL FORMADO PELA PUCSP 1995-2013, Descrição: Trata-se de pesquisa desenvolvida pelo Núcleo de Relações de Trabalho do Curso de Serviço Social, sob minha orientação com os assistentes sociais formadas pela PUC entre anos de 1995 e 2013. Um dos objetivos principais da pesquisa é conhecer as condições em que se exerce o trabalho do assistente social, especialmente no que se refere à intensificação e precarização das relações de trabalho na contemporaneidade. Outro objetivo, da mesma forma central, é saber a diferença que faz ter sido formada pela PUC-SP no cotidiano do trabalho profissional. A metodologia previu um questionário (já aplicado) e uma roda de conversa com os profissionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (14) . , Integrantes: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira - Coordenador / Ana Caroline Theodoro - Integrante / Jessica Lopes de Lima - Integrante / Fabiane Tiemi Kimura - Integrante / Jenefer Luna - Integrante / Ana Claudia Del Ciel - Integrante / Elziane Souza de Jesus - Integrante / Edina Cristina Andrade - Integrante / Sara de Paula - Integrante / Luana Campos - Integrante / Monique Amaral de Oliveira - Integrante / Amanda Brandão Pereira da Silva - Integrante / Andrew Roger C. Guimarães - Integrante / Isabella Germano - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Espaços sócio-ocupacionais e tendências do mercado de trabalho do Serviço Social no contexto de reconfiguração das políticas sociais no Brasil, Descrição: Trata-se de projeto integrado de pesquisa que tem como tema os espaços socioocupacionais do Serviço Social e o mercado de trabalho profissional, analisados no contexto de reestruturação produtiva e de reforma (contrarreforma) do Estado e das políticas sociais no Brasil no século XXI. É uma proposta de cooperação e intercâmbio acadêmico que busca fortalecer a articulação entre o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - proponente não-consolidado, com mestrado acadêmico, conceito 3 e inserido na região Nordeste - e os PPGSS da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), ambos consolidados, com mestrado acadêmico e doutorado e conceito 6. O Projeto Integrado de Pesquisa está em conformidade com a Chamada Pública MCTI/CNPq/MEC/Capes - Ação Transversal n 06/2011 Casadinho/Procad), que busca apoiar projetos conjuntos de pesquisa que visem promover o fortalecimento e a consolidação de Programas de Pós-Graduação stricto sensu e estimulem a formação pós-graduada e a mobilidade docente e discente por meio da cooperação inter- e/ou intra-regional entre grupos de pesquisa de qualquer região do país vinculados a Programas de Pós-Graduação não consolidados e Programas consolidados de instituições nacionais de ensino superior e/ou de pesquisa. (edital,p.7). As atividades de estudo, pesquisa e de divulgação científica envolvidas no projeto consubstanciam o claro propósito de fortalecer o intercâmbio entre os Programas de Pós-Graduação em Serviço Social, através dos grupos de pesquisa Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais (UFAL), Trabalho e Profissão (PUCS-SP) e Fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade (UFRJ), que se dedicam ao estudo sobre o Serviço Social, nas suas questões relativas aos fundamentos, à formação profissional e ao trabalho do assistente social. Pretende-se, portanto, fortalecer ainda mais as áreas de concentração e as linhas de pesqui. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (4) . Integrantes: RAQUEL Raichelis Degenszajn - Coordenador / Carmelita Yazbek - Integrante / Maria Lúcia Martinelli - Integrante / Isaura I.M.C. e O. - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (4) . , Integrantes: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira - Integrante / DEGENSZAJN, Raquel Raichelis - Coordenador / maria lucia martinelli - Integrante / Maria Carmelita Yazbek - Integrante.

  • 1998 - 2003

    Consolidação da Política Pública de Atendimento às Famílias Vítimas de Violência, Descrição: Estudo das famílias que perderam familiares vítimas de homicídio nas várias regiões da cidade de São Paulo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira - Integrante / Graziela Acquaviva Pavez - Integrante / Ragina Giffoni Marsiglia - Coordenador.

Prêmios

2007

Orientação do Melhor Trabalho de Iniciação Científica, Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Serviço Social, Departamento de Prática do Serviço Social. , Rua Monte Alegre, 984, Perdizes, 05014-901 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 36708282, URL da Homepage:

Experiência profissional

1979 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Mestre, Carga horária: 40

Outras informações:
Assessora da Vice Reitoria Acadêmica

Atividades

  • 11/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Sociais da PUC/SP.,Cargo ou função, Membro convidado do Núcleo Trabalho e Profissão - Pós Serviço Social.

  • 08/2011

    Direção e administração, Faculdade de Serviço Social.,Cargo ou função, Vice Chefe do Departamento de Fundamentos do Serviço Social.

  • 08/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Sociais da PUC/SP.,Cargo ou função, membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Serviço Social.

  • 02/2011

    Direção e administração, Curso de Serviço Social.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Serviço Social da PUCSP.

  • 06/1998

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Serviço Social.,Linhas de pesquisa

  • 03/1979

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nucleo de Violencia e Justiça, Oficinas de Formação Profissional, Projetos de Investigação e Prática, Questão Social em São Paulo, Supervisão de Estãgio, Núcleo Relações de Trabalho

  • 02/2021 - 02/2022

    Direção e administração, Faculdade de Ciências Sociais da PUC/SP, CURSO DE SERVIÇO SOCIAL.,Cargo ou função, COORDENADORA DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL.

  • 01/2020 - 01/2021

    Direção e administração, Curso de Serviço Social.,Cargo ou função, COORDENADORA DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL.

  • 01/2015 - 01/2020

    Direção e administração, Curso de Serviço Social.,Cargo ou função, Coordenadora de Estágio do Curso de Serviço Social da PUCSP.

  • 08/2009 - 08/2011

    Direção e administração, Faculdade de Serviço Social.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Serviço Social.

  • 08/2009 - 08/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara de Graduação.,Cargo ou função, representante do Curso de Serviço Social na Câmara de Graduação assessora do CEPE.

  • 01/2001 - 11/2004

    Direção e administração, Reitoria, Vice Reitoria Acadêmica.,Cargo ou função, Assessora.

  • 09/2000 - 05/2001

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Serviço Social.,Linhas de pesquisa

  • 05/1999 - 05/2000

    Pesquisa e desenvolvimento, Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais.,Linhas de pesquisa

  • 03/1997 - 03/1998

    Extensão universitária , Faculdade de Serviço Social, Departamento de Prática do Serviço Social.,Atividade de extensão realizada, A Dimensão de Gênero presente nas práticas sociais no sistema penitenciário de São Paulo.

  • 03/1995 - 12/1996

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Serviço Social.,Linhas de pesquisa

  • 08/1993 - 08/1996

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino e Pesquisa, Comissão de Pesquisa.,Cargo ou função, Membro de colegiado superior.

  • 03/1995 - 03/1996

    Direção e administração, Faculdade de Serviço Social.,Cargo ou função, Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão.

  • 03/1993 - 03/1995

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Serviço Social.,Linhas de pesquisa

  • 08/1985 - 08/1987

    Direção e administração, Faculdade de Serviço Social.,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

  • 08/1982 - 08/1984

    Direção e administração, Faculdade de Serviço Social, Departamento de Prática do Serviço Social.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 08/1982 - 12/1982

    Direção e administração, Faculdade de Serviço Social.,Cargo ou função, Vice Diretor.

1969 - 1999

Instituto de Assistência Mádica Ao Servidor Público Estadual

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/1972 - 03/1980

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Seção de Serviço Social Médico, Ambulatorio.,Cargo ou função, Assistente Técnico de Direção.

1989 - 1992

Prefeitura Municipal de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico de Direção, Carga horária: 40

Outras informações:
Assessora Técnica do Trabalho com Crianças e Adolescentes

Atividades

  • 01/1989 - 01/1992

    Direção e administração, Secretaria do Bem Estar Social, Supervisão Geral de Planejamento e Controle.,Cargo ou função, Assessora Técnica Da Rede de Creches e Centros de Juventude.

2013 - 2013

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE MESTRE, Carga horária: 4

Outras informações:
Serviço realizado Qualifica SUAS - Formação de Técnicos e Gestores do Sistema Ünico de Assistencia Social - em sete municipios do Grande ABC paulista.