adalberto Vieira de Souza
Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (1988) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (1998). Atualmente é professor do CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia de Água e Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Mecanização agrícola, Elementos de Máquinas, Hidráulica, Climatologia, Irrigação e drenagem e Energia Alternativa.
Informações coletadas do Lattes em 26/07/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado interrompido em 2003 em Doutorado em Engenharia Agrícola
1998 - Atual
Universidade Estadual de Campinas
Título: Desenvolvimento de um modelo de filtro autolimpante para uso em irrigação localizada,
Orientador: José Euclides Stipp Paterniani
Ano de interrupção: 2003Palavras-chave: Irrigação Localizada; Filtros; Cabeçal de controle.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Água e Solo. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aqüicultura.
Mestrado em Engenharia Mecânica
1996 - 1998
Universidade Federal de Uberlândia
Título: Desenvolvimento de uma metodologia para análise de gotejadores autocompensantes,Ano de Obtenção: 1998
Orientador: Orozimbo de Andrade Almeida Rego
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Irrigação Localizada; Gotejador.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Ensaios de Materiais e de Produtos; Análise de Qualidade; Educação Superior; Irrigação e Drenagem.
Formação complementar
2016 -
Jordnada de Agricultura de Precisão. (Carga horária: 60h). , Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ, Brasil.
2008 - 2008
Nanotecnologia:uma nova fronteira. (Carga horária: 3h). , CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS, UNIPAM, Brasil.
2007 - 2007
Estatisca experimental. (Carga horária: 20h). , CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS, UNIPAM, Brasil.
1989 - 1989
Dimensionamento de Pivot Central e Autopropelido. (Carga horária: 32h). , ASBRASIL S/A, ASBRASIL, Brasil.
1986 - 1986
Extensão universitária em Armazenamento de Produtos Agrícolas. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Água e Solo.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Água e Solo/Especialidade: Irrigação e Drenagem.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte/Especialidade: Mecânica dos Fluídos.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Máquinas e Implementos Agrícolas.
Organização de eventos
SOUZA, A. V. . 10 Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias - COMEIA. 2017. (Congresso).
SOUZA, A. V. . IX Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias - COMEIA. 2016. (Congresso).
SOUZA, A. V. . Revisor dos resumos expandidos. 2016. (Congresso).
SOUZA, A. V. . VIII Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias - COMEIA. 2015. (Congresso).
SOUZA, A. V. . VII Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias - COMEIA. 2014. (Congresso).
SOUZA, A. V. . 5 Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agropecuárias - COMEIA. 2012. (Congresso).
SOUZA, A. V. . 4 Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrárias -COMEIA. 2011. (Congresso).
SOUZA, A. V. . 3° Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrarias - COMEIA. 2010. (Congresso).
SOUZA, A. V. . Educação e Cidadania: um caminho para o futuro. 2010. (Outro).
SOUZA, A. V. . IV Dia de Campo - Projeto Integração Lavoura Pecuária do UNIPAM. 2010. (Exposição).
SOUZA, A. V. . 2° Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrarias - COMEIA. 2009. (Congresso).
SOUZA, A. V. . II Semana da Agronomia. 2009. (Outro).
SOUZA, A. V. . I Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrárias - COMEIA. 2008. (Congresso).
SOUZA, A. V. . I Semana da Agronomia. 2008. (Congresso).
SOUZA, A. V. . 1° Encontro Mineiro de Ciencias Agrarias. 2004. (Outro).
SOUZA, A. V. . 1 Encontro Mineiro de Ciências Agrárias - ENCIA. 2003. (Congresso).
SOUZA, A. V. . Curso Agricultura de Precisão da Semana Acadêmica do Curso de Agronomia. 2001. (Outro).
SOUZA, A. V. . XII - Reunião Nacioanal de pesquisa de Girasso e I simpósio Nacional sobre a cultura do Girassol. 1999. (Congresso).
SOUZA, A. V. . VII Semana De Ciências Agrárias de Lavras. 1987. .
SOUZA, A. V. . VI Semana de Ciências Agrárias de Lavras. 1986. .
SOUZA, A. V. . V Semana de Ciências Agrárias de Lavras. 1985. .
Participação em eventos
12 Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias - COMEIA. Avaliador na modalidade de Pôster. 2019. (Congresso).
Comitê Interno de Avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Centífica - PIBIC.Processo de Seleção da XIX Edição do programa (2018-2019). 2018. (Outra).
Treinamento de operação do equipamento.Planta Didática de Motor a Combustão Interna com Dinamômetro. 2017. (Encontro).
Ética e conhecimento. 2016. (Outra).
IX Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias - COMEIA. Boas Práticas na Cultura de Batata. 2016. (Congresso).
IX Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias - COMEIA. Avaliador dos trabalhos apresentados na modalidade pôster. 2016. (Congresso).
IX Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias - COMEIA. Uso eficiente de água na agricultura moderna. 2016. (Congresso).
IX Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias - COMEIA. Trabalhos apresentados na modalidade Pôster. 2016. (Congresso).
VIII Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias - COMEIA. Produção animal e vegetal. 2015. (Congresso).
Visita Técnica WD Agroindustrial. 2015. (Outra).
Curso Modelo de Negócios.Modelo de Negócios. 2014. (Oficina).
Curso Processo Criativo.Processo Criativo. 2014. (Oficina).
VII Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias -COMEIA. Inovações Agropecuárias. 2014. (Congresso).
1° Sematec- Semana de Aprimoramento Tecnologico e Cientifico.Manejo da irrigação na cafeicultura. 2012. (Outra).
5 Congresso Mineiro de Engenharias e Inovações Agropecuárias - COMEIA. Variação da retenção de água no solo em função da proporção de Torta de Filtro Oriunda de Usinas Sucroalcooleiras. 2012. (Congresso).
Orientaçoes parasubmissão de protocolos de pesquisa,com seres humanos,ao Comitê de ética através da Plataforma Brasil. 2012. (Outra).
Semana Nacional de Ciencia e Tecnologia. 2012. (Outra).
X Congresso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola-CLIA XLI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA. Estudo da Variação do Grau de Compactação do Solo Apresentada no Rastro do Rodado de Pivô Central em função da distância da Torre ao Ponto Central. 2012. (Congresso).
4 Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrárias - COMEIA. Avaliação da uniformidade na distribuição de adubo em função de diferentes velocidades de trabalho do mecanismo dosador helicoidal e diferentes passos de helicoidal. 2011. (Congresso).
Articulações Interinstitucionais e Projetos Socioambientais. 2011. (Outra).
II Treinamento- Sistema Unieventos. 2011. (Outra).
Visita Tecnica WD industrial. 2011. (Outra).
Workshop - Articulações Interinstitucionais e Projetos Socioambientais. 2011. (Oficina).
Congresso Brsileiro de Agricultura de Precisão - ConBAP. 2010. (Congresso).
IX Congresso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola. Estudo do Coeficiente de Uniformidade de aplicação de água por aspersor com orifício de saída em formato de gota em comparação com orifício circular convencional. 2010. (Congresso).
Visita Tecnica WD industrial. 2010. (Outra).
Curso de Aprimoramento para a docencia universitaria. 2009. (Outra).
1 Congresso Mineiro de Engenharias e Inovações Agropecuárias - COMEIA. Avaliação da produção e a composição bromatologica da produção de milho hidroponico, com diferentes níveis de inclusão e soja. 2008. (Congresso).
1 Congresso Mineiro de Engenharias e Inovações Agropecuárias - COMEIA. Estudo do coeficiente de uniformidade de distribuição de agua apresentada por diversos pivôs na regiãodo Alto Paranaíba. 2008. (Congresso).
Minicurso Nanotecnologia: uma nova fronteira. 2008. (Outra).
Curso Estatística Experimenta. 2007. (Outra).
The 16th International Agricultural Exhibition - AGRITECH. 2006. (Outra).
1° Mostra de Cursos e Profissões: Observatorio Unipam- Curso Agronomia. 2005. (Outra).
2° Semana Rural.Operador de maquinas agricolas. 2005. (Outra).
2ª Semana Rural.Operação de Máquinas Agricolas. 2005. (Oficina).
I Mostra de Cursos e Profissões: Observatório UNIPAM - Curso de Agronomia. Observatório - UNIPAM. 2005. (Exposição).
1° Congresso Mineiro de Empreendedorismo. 2004. (Congresso).
1ª Semana Rural de Patos de Minas.Operação de Máquinas Agrícolas. 2004. (Oficina).
Curso de Didática para Docentes - "Manejo de Classe". 2004. (Encontro).
Segunda Semana da Agronomia. 2003. (Simpósio).
Projeto Ciranda do Curso de Agronomia.Espaço Verde do Projeto Ciranda. 2001. (Oficina).
III - Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada. 1999. (Simpósio).
II Simpósio Brasileiro de pesquisa em cafeicultura irrigada. 1999. (Simpósio).
The 14th International Agricultural Exhibition - AGRITECH. 1999. (Outra).
V Encontro Nacional de Irrigação no Cerrado. 1999. (Encontro).
VI - Encontro Nacional de Irrigação no Cerrado. 1999. (Encontro).
XXVII-Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. 1999. (Congresso).
Congresso Norte e Nordeste de Engenharia Mecânica. Alteração do desempenho de gotejadores autocompensantes com o tempo de utilizaçã. 1998. (Congresso).
I - Seminario do Curso de Pós Graduação em Engenharia Mecanica - ufu.Desenvolvimento de uma metodologia para avaliação do desempenho de gotejadores autocompensantes. 1997. (Seminário).
Qualidade e desenvolvimento do ser total. 1997. (Outra).
VI Seminario sobre a cafeicultura na região dos Cerrados. 1996. (Seminário).
Curso de Dimensionamento de Pivot Central e Autopropelido. 1989. (Outra).
Curso de Atualização em Extensão Rural.Extensão Rural. 1987. (Outra).
I Mostra Estadual de Máquinas e Equipamentos para Irrigação e Drenagem. 1987. (Encontro).
IV Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Agrícola. 1987. (Encontro).
VIII Semana de Estudos de Engenharia Agrícola. 1987. (Outra).
Curso de Lubrificação Básica. 1986. (Outra).
Curso de Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas. 1986. (Outra).
II Simpósio da cafeicultura do cerrado. 1986. (Simpósio).
VII Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem. 1986. (Congresso).
II Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Agrícola. 1985. (Encontro).
Seminário sobre aproveitamento de cerrado. 1985. (Seminário).
V Encontro Nacional de Secagem. 1985. (Encontro).
Visita Tecnica ao Centro Nacional de Eng. Agrícola - CENEA. 1985. (Outra).
Participação em bancas
CAIXETA, G.M.G.;SOUZA, A. V.. Avaliação da contagem bacteriana total do leito tipo B em tanques de expansão no município de Lagoa Formosa-MG. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Produção de Bovinos Leiteiros) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.; SILVA, D. O; MACHADO, V. M.. Análise microbiológica e físico-química da água de fazendas leiteiras no município de Patos de Minas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.; SILVA, D. O; MACHADO, V. M.. Estudo da utilização de rejeito da mineração de fosfato em corpos de prova de concreto para fins estruturais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.; CAIXETA, P. H. F.; SILVA, E. D.. Variação das características comportamentais do óleo Petronas Selenia WR 5W30 em um motor diesel em função da quilometragem. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.; CAIXETA, P. H. F.; MEIRA, S. C.. Estudo de um mecanismo de determinação de compactação do solo de forma contínua. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.; CAIXETA, P. H. F.; SILVA, E. D.. Sistema a micro-ondas na redução da contaminação do solo por herbicidas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.; MARCOS, W. P.; OLIVEIRA, P. P.. Automação em solda circunferencial. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.; OLIVEIRA, P. P.; MEIRA, S. C.. Modificação de uma ponta pulverizadora para menores efeitos de deriva na agricultura. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.; RIGUEIRA, D.C.M.; PESSOA, M. C.. Influência da condição corporal na composição de gordura no leite. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.; MACHADO, V. J.; MOTA, D. H.. Fertilizantes minerais e organominerais na cultura do milho. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.; REIS, J.M.R.; SILVA, R.P.G.. Uso de doses de permanganato de potássio na conservação pós-colheita de maracujá-amarelo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.; MACHADO, V. J.; REIS, M. A.. Fertilizantes organominerais na cultura do alho na região do Alto Paranaíba. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.; MENDES, L. S.; GONTIJO, P. H.. Desempenho da distribuição de gotas para diferentes velocidades em pulverizador autopropelido. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Eficiência de célula fotovoltáica em função da área e luminosidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Geração e queima de gás hidrogênio como combustível auxiliar em um motor ciclo Otto carburado a gasolina. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Utilização de rejeitos de mineração de diamantes na recuperação de áreas degradadas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Análise de um sistema híbrido de energia fotovoltáica /célula a combustível. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Influência da Temperatura na produção de energia em painel fotovoltáico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Comparação de sistemas de colheita mecanizada e semimecanizada na perda de grãos na cultura do feijoeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Estudo da performance de um secador de grãos com uso de desumidificador tipo filtro de sal na secagem do milho. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Doses de fertilizante organomineral na produção de mudas de maracujazeiro amarelo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Lâminas de irrigação em milho submetido à fertilização orgânica e mineral. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Tratamentos de sementes de alface com diferentes doses de zinco. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Tratamento de sementes de algodão com manganês. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Comparação entre o desempenho de alguns programas de controle químico da broca-do-café. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Influência do volume de calda de pulverização no controle Brevipalpus phonenicis em café. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Resposta da alface submetida a diferentes dosagens de fertilizante organomineral. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Resposta da alface submetida a diferentes dosagens de fertilizante organomineral. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Influência da cobertura do solo na preservação sob diferentes declividades. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Técnica da "ilhota" via semeadura direta. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Estudo do rendimento energético de uma célula a combustível. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Determinação da influência de bactérias na compostagem líquida contínua estabilizando objetos bovinos para produção de biofertilizantes utilizados na cultura do milho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Análise do desempenho de um motor de combustão interna com a injeção de hidrogênio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Análise da contaminação do solo por BTEX em um posto revendedor de combustível situado em zona rural do município de Presidente Olegário. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Reflorestamento de áreadegradada por pastagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Estudo da comparação da eficiência de flutuadores através da medição da vazão em uma bancada de testes com seção retangular. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Quantificação de sedimentos carreados pelo Rio Paranaíba no período de setembro de 2014 sob a Ponto Velha em Patos de Minas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Estudo técnico sobre análise e recuperação das praças públicas, a partir de uma análise urbano-ambiental na cidade de Patrocínio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Utilização de resíduos de suinocultura no cultivo de milho em vaso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Parâmetros da qualidade do leite em três fazendas da região de Lagoa Grande - MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Parâmetros da qualidade do leite em três fazendas da região de Lagoa Grande - MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Influência da temperatura da água no desenvolvimento de leitões na fase de creche. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Crescimento de mudas de café cultivadas em viveiros submetidas ao tratamento com fungicidas e inseticidas aplicadas no solo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Manejo de mancha de phoma na cultura do cafeeiro (coffea arabica) com a utilização de diferentes produtos e épocas de aplicação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Fertilizantes nitrogenados á base de uréia na cultura de milho, silagem irrigado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Avaliação de profundidade em plantas de milho na adubação de cobertura com diferentes doses de fontes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Eficiência de fertilizantes organomineral fosfatados na cultura do feijoeiro comum na safrinha. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Diferentes manejos de nutrição via solo em cafeeiros de cultivar Catuai 144 em produção sob irrigação pro gotejamento e seus fatores de produtividade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Rendimento de lavoura submetidas aos fertilizantes uréia e organomineral. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Curva de absorção de magnésio na cultura do alho nobre vernalizado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Doses de fósforo no rendimento de raiz de mandioca e produção de polvilho doce. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Doses de fontes distintas de matéria orgênica para produção de mudas de jatobazeiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Produtividade de cafeeiro proveniente de diferentes tipos de mudas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Diferentes métodos de quantificação de perdas durante a fase de colheita de soja. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Avaliação da compactação do solo na produção do cafeeiro utilizando agricultura de precisão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Avaliação da capacidade de retenção de umidade nas palhadas de soja e de milho. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Aplicação de Krigagem na determinação de mapa de produtividade da cultura do caffeira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Aplicação de Krigagem na determinação de mapa de produtividade da cultura do caffeira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Avaliação do crescimento vegetativo e uniformidade de maturação em cafeicultura irrigada por gotejo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Rendimento de lavoura submetidas aos fertilizantes uréia e organomineral. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
BERNARDES, A.L.D;SOUZA, A. V.. Avaliação da idade do primeiro parto de novilhas de leite de raça holandeza criadas em manejo convencional e tecnificado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
RODRIGUES, R.R.;SOUZA, A. V.. Estudo da eficiencia do metodo de evaporação direta de agua em banho de óleo (EDABO) para determinação de umidade de solo quando comparada com o método padrão de estufa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
MOTA, J.C.;SOUZA, A. V.. Evolução da aplicação da politica de credito rural pelo Banco do Brasil S.A.,na agencia de Rio Paranaíba,MG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
PEREIRA, N.M.B.;SOUZA, A. V.; SILVA, R.P.G.. Teste de Prodrução em diferentes cultivares de soja (Glycine max L.) na região do Alto Paranaíba,MG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.; ESTEVÃO, E.M.; SILVA, V.F.. Influencia e danos causados as sementes de milho (Zea mays) em função da velocidade de deslocamento da semeadora adubadora. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.; FUJIMOTO, T.E.; PORTO, M.M.. Comparação do custo de implantação e operação de um sistema de irrigação em jardinagem por aspersão e caminhão pipa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.; BARROS, .F.F.; SILVA, E.R.. Estudo do coeficiente da uniformidade de aplicação devu]inhaça em cana-de-açucar no sistema carretel enrolador. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.; ESTEVÃO, E.M.; CHEGURY, J.Q.B.M.. Estudo da vaiação do grau de compactação de solo apresentada no rastro do pivô central em função da distanciada torre ao ponto central. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
BARROS, .F.F.;SOUZA, A. V.; FREIRE, C.R.. Avaliação de germinação em sementes de soja (glycine max), submetidas ao tratamento em armazenamento pós-colheita. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.; MARTINS, P.E.S.; PEREIRA, N.M.B.. Comparação do coeficiente de uniformidade de Crisriansem com coeficiente de Hermem em pivô central. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.; CHEGURY, J.Q.B.M.; SARAIVA, T.S.. Estudo de um modelo de infiltometro simplificado para determinaçãoda velocidade de infiltração basica (VIB) no solo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.; ESTEVÃO, E.M.; SOUZA, C.H.E.. Variação da retenção de agua no solo em função da proporção de torta de filtro oriunda da usinas sucroalcooleiras. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
CUNHA, A.J;SOUZA, A. V.; PEREIRA, G.J.. Doses de herbicida classic (Clorimurom-etilico)no controle de picão-preto e guanzuma em lavoura de café em formação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, C.H.E.;SOUZA, A. V.; BARROS, .F.F.. Fontes minerais de enxofre na produtividade do fejoeiro comum. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.; REIS, J.M.R.; ESTEVÃO, E.M.. Comparação da eficiencia do irrigás no monitoramento da umidade do solo em relação ao método de balanço hidrico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.; BARROS, .F.F.; RIGUEIRA, D.C.M.. Eficiencia da aplicação de fertilizantes sólidos com uso da tecnologia de agricultura de precisão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.; ESTEVÃO, E.M.; BARROS, .F.F.. Analise da eficiencia do irrigamentro comparada ao balanço hidrico pelo método de Hagreaves. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.; CHEGURY, J.Q.B.M.; SILVA, V.F.. Geração da curva de retenção de agua no solo com uso de tensiometro comparado ao metodo da câmara de pressão de Richards. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.; ESTEVÃO, E.M.; BRITO, M.G.. Analise comparativa da uniformidade daaplicação de defensivos agricolas via pulverização aérea e terrestre. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SILVA, V.F.;SOUZA, A. V.; FAGAN, E.B.. Qualidade fisiologica das sementes de soja transgenicas (CD 219 RR e BRS Valiosa RR) em função de diferentes tamanhos de peneiras. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
Porto, D.R;SOUZA, A. V.. Influencia do Hidrogel no ciclo inicial do tomateiro aplicado no sulco de plantio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
Silva, L.F.T;SOUZA, A. V.. Influencia da rotação do mecanismo dosador de adubo na uniformidade de aplicação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
Sousa, R.A.R;SOUZA, A. V.. Estudo de injurias na semente de soja em função da velocidade de giro do mecanismo dosador de semente utilizando o disco rampadp. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
MOREIRA, K. J.;SOUZA, A. V.. Analise das perdas por danos físicos na colheita mecanizada de feijão (Phaseolus vulgaris L.) com o uso de colhedora adaptada na região de Lagoa Formosa,MG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
BOAS, L.T.L.V;SOUZA, A. V.. Variação da uniformidade de aplicação de fertilizante por uma adubadora durante o processo de aplicação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
Fernandes, T.B;SOUZA, A. V.. Comparação de eficiência de semeadura e danos mecânicos na cultura do milho,ocasionado por disco liso e rampado de 28 furos,sob a ação de diferentes velocidades de plantio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
NAKAMURA, R.M;SOUZA, A. V.. Efeito da aplicação de diferentes fontes de doses de inseticidas via solo no cafeeiro em formação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SANTOS, M.B.;SOUZA, A. V.. Uso de Tiametoxam na cultura da soja em inicio de desenvolvimento. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
MAGALHÃES, M.A.;SOUZA, A. V.. Avaliação da viabilidade econômica na redução de custos pela aplicação de corretivos e fertilizantes a taxa variavel. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
QUEIROZ, L.P.;SOUZA, A. V.. Avaliação do uso do Trichoderma harzasium no desenvolvimento de mudas de café. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOARES, M.C.;SOUZA, A. V.. Influencia da temperatura da água no desenvolvimento da tilápia em tanque de rede. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
BRITO, M.J.F.M;SOUZA, A. V.. Perfil fitossanitário de sementes de trigo produzidas no município de Patos de Minas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
AMORIM, M.A.G.;SOUZA, A. V.. Uniformidade de aplicação de uma bomba dosadora de fertilizantes modelo tefem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SANTOS JUNIOR, M. H.;SOUZA, A. V.. Controle biológico do Sphenophorus levis (bicudo da cana) com o uso de Metarhizium anisopliae. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
NUNES, D.R.;SOUZA, A. V.. Eficiência do Altacor (Rynaxypyr) via gotejo no controle do bicho mineiro no cafeeiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SILVA, D.M.;SOUZA, A. V.. Estudo da uniformidade de distribuição de sorgo (Sorghum bicolor) em função da velocidade de semeadura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
NUNES, D.C.;SOUZA, A. V.. Comparação dos indices zootecnicos da suinocultura na Dinamarca e da região de Patos de Minas,MG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
MOTA JUNIOR, C.V;SOUZA, A. V.. Avaliação de diferentes espaçamentos na cultura da cenoura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
RODOVALHO, G.A.;SOUZA, A. V.. Coleta de nematoides entomopatogênicos nativos do município de Patos de Minas,MG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
FERREIRRA, V.G.;SOUZA, A. V.. Avaliação do tratamento químico na semente de feijão visando controle de mosca branca. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
CORRÊA, W.C.;SOUZA, A. V.. Levantamento de nematoides entomopatogenicos em diferentes coberturas vegetais no município de Presidente Olegário.MG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
LIMA, R.M.;SOUZA, A. V.. Adubação organo mineral na cultura do café catuai 144 irrigado safra09/11 na região de Patos de Minas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, .J.L.;SOUZA, A. V.. Avaliação de adubo polimerizado na cultura do fejoeiro (Phaseolus vulgaris L.). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
CUNHA, R.R.;SOUZA, A. V.. Aplicação do glyphosate no controle de Bachiaria decumbens em condições climaticas do Alto Paranaíba,MG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.; RODRIGUES, D.T.; ALCÂNTARA, C.B.. Manejo de irrigação na cafeicultura: avaliação do coeficiente de uniformidade da aplicação por gotejadores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO CERRADO PATROCÍNIO.
RODRIGUES, D.T.;SOUZA, A. V.; BORGES. L.F.A.. Controle da pinta preta (Alternaria solani) utilizando fosfito e silicato de potassio em tomate via foliar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO CERRADO PATROCÍNIO.
PORTO, M.M.;SOUZA, A. V.; SILVA, R.P.G.. Condições de trabalho nos espaços confinados, especialmente de silos da Fazenda Rio Brilahnte no municipio de Coromandel,MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
PIMENTEL, M.A.G.;SOUZA, A. V.; CUNHA, A.J. Efiencia de inseticidas sistemicos via solo e via pulverização no controle do bicho-mineiro (Leucoptera coffeella ) na cultura do café ( Coffea arabica). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
PIMENTEL, M.A.G.;SOUZA, A. V.; MARTINS, F.A.D.. Avaliação dos efeitos da aplicação de cobalto e molibdenio no tratamento de sementes e via foliar na cultura do fejoeiro irrigado. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.; ESTEVÃO, E.M.; RIGUEIRA, D.C.M.. Comparação dos coeficientes de uniformidade de distribuição de agua apresentada por aspersores combocais em formato gota e convencional (circular). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
PIMENTEL, M.A.G.;SOUZA, A. V.; VIEIRA, B.S.. Toxicidade de fungos entomopatogenicos para Sitophilus zeamais em graõs de milhi armazenado. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
PEREIRA, N.M.B.;SOUZA, A. V.; REIS, J.M.R.. Aplicação de novas fontes alternativas de fertilizantes organicos no cultivo do tomateiro em ambiente protegido. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.; PIMENTEL, M.A.G.; VIEIRA, B.S.. Analise das perdas na colheita mecanizada de feijão (Phaseolus vugaris L.) com uso de colhedora de grãos adaptada na região de Lagoa Formosa,MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Centro Universitário de Patos de Minas.
SOUZA, A. V.; SILVA, R.P.G.; CARDOSO, E.R.. Estudo das caracteristicas de uma colhedora de grãos adaptada para a coheita de feijão (Phaseolus vulgaris). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
PIMENTEL, M.A.G.;SOUZA, A. V.; COELHO, M.A.O.. Analise do tratamento de sementes com inseticidas na cultura do trigo (Tritium aestivum L.) de sequeiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
PIMENTEL, M.A.G.;SOUZA, A. V.; MARTINS, F.A.D.. Avaliação de insiticidas no controle de Pseudoplusia includens na cultura do fejoeiro irrigado de inverno. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.; PIMENTEL, M.A.G.; VIEIRA, B.S.. Estudo davariação na aplicação de fertilizantes quimicos com dosador tipo rosca sem fim,em função da densidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
PIMENTEL, M.A.G.;SOUZA, A. V.; SILVA, R.P.G.. Controle de cigarrinha verde com fungos entomopatogenicos e fertilizante foliar Orobor na cultura do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
FAGAN, E.B.;SOUZA, A. V.; CASAROLI, D.. Influencia da aplicação de molibdenio na cultura do cafeeiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
PINHEIRO, S.M.;SOUZA, A. V.. Desempenho do hidrociclone filtrante associado a um sistema de pré-filtro com manta sintética não-tecida. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
RESENDE, A. V. M.;SOUZA, A. V.. Desempenho de um modelo de bocal para aspersor visando maior uniformidade de aplicação de água. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
LOPES, L.O.;SOUZA, A. V.. Desempenho de um pré-filtro com uso de mata sintética não tecida em irrigação localizada. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
Soares, C.S.;SOUZA, A. V.. Perfil da cafeicultura irrigada por gotejamento na região do Alto Paranaíba. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SANTOS, J. P.;SOUZA, A. V.. Comportamento do melão irrigado com água salina na região de Alto Paranaíba. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.; AVELAR, L.L.; RIGUEIRA, D.C.M.. Desempenho do milho (Zea mays L.) hidroponico consorciado com soja no substrato de sabugo de milho. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.; BOMBONATO, N.G.; OLIVEIRA, J.M.. Analise da produção proteica bruta em milho (Zea mays L.) hidroponico consorciado com diferentes concentrações deestilosante Campo Grande (Stylosante capitata e Stylosante macrocephala). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
PRADA NETO, I.;SOUZA, A. V.; REIS, J.. Efeito de reguladores de crescimento na produtividade do fejoeiro (Phaseolus vulgaris L.). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
CUNHA, A.J;SOUZA, A. V.; OLIVEIRA, J. F.. Fontes e parcelamento da adubação de potassio na qualidade da bebida do café. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
FAGAN, E.B.;SOUZA, A. V.; CASAROLI, D.. Aplicação da Lei de Beer e sua relação com a ecofisiologia das plantas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
LOPES, E. A.;SOUZA, A. V.; VIEIRA, B.S.. Avaliação fitossanitaria de sementes de amaranto (Amaranthus cruentus L.). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, C.H.E.;SOUZA, A. V.; LOPES, E. A.. Analise da metodologia de amostragem de solo em area de plantio direto localizada em Patos de Minas,MG. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
REIS, J.M.R.;SOUZA, A. V.; REIS, M. A.. Produção de mudas de maracuja-amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa) em diferentes substratos e dois recipientes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
REIS, J.M.R.;SOUZA, A. V.; REIS, M. A.. Desenvolvimento de mudas de maracujazeiro amarelo (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa) em função de diferentes substratos e dois tamanhos de bandejas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Potencialidade da cobertura verde do solo em lavouras de café em produção. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Avaliação de diferentes metodologias de aplicação de fósforo no tomateiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Dinâmica populacional de capim colchão em cafeeiro submetido a diferentes manejo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.; ALVES JR, L.A. .Estudo do coeficiente de uniformidade de distribuição de água apresentada por diversos pivôs na região do Alto Paranaíba-MG. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
MELO, L. A.;SOUZA, A. V.. Aplicação do teste de comprimento de plântula na avaliação da qualidade fisiológica de sementes de soja. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
OLIVEIRA, C. S.;SOUZA, A. V.. Efeito de herbicidas no controle de plantas daninhas no cafeeiro em produção. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
MACHADO, D. C.;SOUZA, A. V.. Dinâmica populacional de capim colchão(Digitaria horizontalis) em cafeeiro submetido a diferentes manejo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
PEREIRA, F. S.;SOUZA, A. V.. Dinâmica Populacional de Picão-Preto(Bidens Pilos) em cafeeiro submetido a diferentes manejos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOARES, D. A.;SOUZA, A. V.. Dinâmica populacional de erva-quente (Spermacoce latifolia) em cafeeiro submetido a diferentes manejos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
VALINHAS, D. V. E.;SOUZA, A. V.. Resposta da cultura do milho ao manejo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
QUEIROZ JUNIOR, G. M.;SOUZA, A. V.. Promoção de crescimento de plantas por Trichoderma asperellum. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
OLIVEIRA JUNIOR, R.;SOUZA, A. V.. Potencialidade da cobertura verde do solo em lavouras de café em produção. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
OLIVEIRA, P. B.;SOUZA, A. V.. Avaliação do desenvolvimento de duas cultivares de alface sob doses de Nitrogênio. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
GERVASIO, L. S.;SOUZA, A. V.. Monitoramento da ocorrência de algumas pragas em lavoura de citrus recém-implantada em Presidente Olegário-MG. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
MACHADO, T. D.;SOUZA, A. V.. Avaliação da qualidade fisiológica das sementes e produção de milho após despendoamento e desfolhamento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
OLIVEIRA, G. E.;SOUZA, A. V.. Avaliação de diferentes metodologias de aplicação de fósforo no tomateiro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
George Herique de Queiroz;SOUZA, A. V.. Competitividade:Visão sistêmica e negociação no novo ambiente da carne bovina. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
COIMBRA,D.H;SOUZA, A. V.. ESTUDO DO ANTAGONISMO DE tricoderma harzianum, A Colletotrichum acutatum "IN VITRO". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUTO, R.J;SOUZA, A. V.. Efeito de diferentes adubos orgânicos e Químicos na produtividade de alface (Lactuva sativa) no municipio de Patos de Minas-MG. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
RODRIGUES, S.J.P;SOUZA, A. V.. Cultivares de Capim Elefante (Pnnisetun purpurem). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
BRAGA, M.A.T;SOUZA, A. V.. Composição Bromatologica da silagem de GoldenMil(farelo de glútem de milho úmido) com diferentes niveis de Cana de Açucar(Saccaharum officinarum L.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
ARAUJO, L.G;SOUZA, A. V.. Cultivares de Cana de açucar na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaiba. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
VIEIRA, A.D;SOUZA, A. V.. Digestibilidade in vitro de silagem de milho confeccionadas com diferentes níveis de GoldenMil (Farelo de glúten de milho úmido). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
DONIZETE,J;SOUZA, A. V.. Ensilagem do farelo de glúten de milho úmido(GoldenMil) confeccionadas com diferentes doses de milho(Zea mays L) planta inteira. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
FERREIRA, E.R;SOUZA, A. V.. Composição bromatológica das silagem de cana de açúcar(saccaharum officianrum L) ensiladas com diferentes níveis de GoldenMil(farelo de Glútem de Milho Úmido). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
RIBEIRO,C.F;SOUZA, A. V.. Estudo da produção de grãos de nabo forrageiro ( raphanus sativus) em diferentes espaçamentos e populações, na região de Patos de Minas, para extração de óleo, visando a produção de biodiesel. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
OLIVEIRA,J.P.B;SOUZA, A. V.. A diminuição do diâmetro interno do tubo esterilizador como problemática na produção de leite Longa Vida. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
Oliveira, K.A.B;SOUZA, A. V.. Custo do oleo de mamona (Ricinus communis L.) pra produção do biodiesel na região de Patos de Minas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
OLIVEIRA,J.P.B;SOUZA, A. V.. A diminuição do diâmetro interno do tubo esterilizador como problemática na produção de leite longa vida. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
DIAS,A.C;SOUZA, A. V.. Movimento social e Cultura Camponesa: A questão Agrária em Presidente Olegário-MG e Varjão de Minas-MG(1990-2004). 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTÓRIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Coordenação do processo seletivo destinado a contratação de professor. 2016. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Coordenação do processo seletivo destinado a contratação de professor. 2015. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. III CENAR - Congresso Mineiro de Engenharias e Arquitetura. 2016. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Revisor dos resumos expandidos para publicação no VIII Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias - COMEIA. 2015. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Avaliador dos trabalhos apresentados na modalidade Pôster para publicação no VIII Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias. 2015. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Avaliador dos trabalhos científicos em forma de Pôster no VII Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias - COMEIA. 2014. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
SOUZA, A. V.. Comitê Interno de Avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). 2017. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS.
Comissão julgadora das bancas
PATERNIANI, J. E. S.; SOUZA, A. V.;BOTREL, T. A.; ROSTON, D. M.; MATSUDA, E. E.; TEIXEIRA FILHO, J.. Desenvolvimento de um modelo de filtro autolimpante para uso em irrigação localizada. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas.
MATSURA, E. E.. Desenvolvimento de um modelo de filtro autolimpante para uso em irrigação localizada. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas.
TEIXEIRA FILHO, J.. Desenvolvimento de um Modelo de Filtro Autolimpante para uso em Irrigação Localizada?. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas.
SOUZA, A. V.;SILVEIRA NETO, A.. Desenvolvimento de uma Metodologia para Avaliação de Desempenho de Gotejadores Autocompensantes. 1998. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia.
Orientou
Diferentes fontes de nitrogênio em dois modos de aplicação na cultura do milho; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Sensu) - Centro Universitário de Patos de Minas; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Consequência do Uso Indiscriminado de Insumos e Defensivos na Agricultura; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação Lato Sensu Gestão e Educação Ambiental) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Performace de um hidrociclone filtrante com manta sintética não tecido altolimpante; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Manejo da Fertilidade do Solo no Cerrado) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Avaliação da contagem bacteriana total do leito tipo B em tanques de expansão no Municipio de Lagoa Formosa; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Produção de Bovinos Leiteiros) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Modificação de uma ponta pulverizadora para menores efeitos de deriva na agricultura; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Automação em solda circunferencial; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Estudo de um mecanismo de determinação de compactação do solo de forma contínua; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Sistema a micro-ondas na redução da contaminação do solo por herbicidas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Variação das características comportamentais do óleo Petronas Selenia WR 5W30 em um motor diesel em função da quilometragem; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Estudo da viabilidade da liofilização e análise fisico-qupimica e nutricional da vinhaça de cana-de-açúcar; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Análise do potencial de produção de biogás em granjas de suínos em Patrocínio, Guimarânia e Patos de Minas e suas aplicações; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Monitoramento de sedimentos do escoamento superficial gerado por chuva simulada; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Melhora da geração de energia por refrigeramento de placas fotovoltaicas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Desempenho da distribuição de gotas para diferentes velocidades em pulverizador autopropelido; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Eficiência de célula fotovoltáica em função da área e luminosidade; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Geração e queima de gás hidrogênio como combustível auxiliar em um motor ciclo Otto carburado a gasolina; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Análise de um sistema híbrido de energia fotovoltáica /célula a combustível; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Influência da Temperatura na produção de energia em painel fotovoltáico; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Estudo da performance de um secador de grãos com uso de desumidificador tipo filtro de sal na secagem do milho; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Comparação de sistemas de colheita mecanizada e semidecanizada na perda de grãos na cultura do feijoeiro; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Influência da cobertura do solo na preservação sob diferentes declividades; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Estudo do rendimento energético de uma célula a combustível; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Determinação da influência de bactérias na compostagem líquida contínua estabilizando objetos bovinos para produção de biofertilizantds utilizados na cultura do milho; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Análise do desempenho de um motor de combustão interna com a injeção de hidrogênio; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Reflorestamento de área degradada por pastagem; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Estudo da comparação da eficiência de flutuadores através da medição da vazão em uma bancada de testes com seção retangular; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Quantificação de sedimentos carreados pelo Rio Paranaíba no període se setembro de 2014 sob a Ponte Velha em Patos de Minas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Avaliação da compactação do solo na produção do cafeeiro utilizando agricultura de precisão; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Avaliação da capacidade de retenção de umidade nas palhadas de soja e de milho; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Aplicação de Krigagem na determinação de mapa de produtividade da cultura do caffeira; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Avaliação do crescimento vegetativo e uniformidade de maturação em cafeicultura irrigada por gotejo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Estudo da eficiencia do metodo de evaporação direta de agua em banho de óleo (EDABO) para determinação de umidade de solo quando comparada com o método padrão de estufa; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Estudo do coeficiente de uniformidade de distribuição de agua apresentada por diversos pivôs na regiãodo Alto Paranaíba; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Comparação do custo de implantação e operação de um sistema de irrigação em jardinagem por aspersão e caminhão pipa; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Influencia e danos causados as sementes de milho (Zea mays) em função da velocidade de deslocamento da semeadora adubadora; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Estudo da vaiação do grau de compactação de solo apresentada no rastro do pivô central em função da distanciada torre ao ponto central; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Variação da retenção de agua no solo em função da proporção de torta de filtro oriunda da usinas sucroalcooleiras; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Estudo de um modelo de infiltometro simplificado para determinaçãoda velocidade de infiltração basica (VIB) no solo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Comparação do coeficiente de uniformidade de Crisriansem com coeficiente de Hermem em pivô central; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Eficiencia da aplicação de fertilizantes sólidos com uso da tecnologia de agricultura de precisão; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Analise da eficiencia do irrigamentro comparada ao balanço hidrico pelo método de Hagreave; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Geração da curva de retenção de agua no solo com uso de tensiometro comparado ao metodo da câmara de pressão de Richards; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Analise comparativa da uniformidade da aplicação de defensivos agricolas via pulverização aérea e terrestre; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Comparação da eficiencia do irrigás no monitoramento da umidade do solo em relação ao método de balanço hidrico; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Estudo da uniformidade de distribuição de sorgo (Sorghum bicolor) em função da velocidade de semeadura; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Influencia do hidrogel aplicado no ciclo inicial do tomateiro aplicado no sulco de plantio; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Influencia da rotação do mecanismo dosador de adubo na uniformidade de aplicação; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Estudo de injurias na semente de soja em função da velocidade de giro do mecanismo dosador de semente utilizando o disco rampado; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Analise da perdas por danos fisicos na colheita mecanizada de feijão (Phaseolus vukgaris L; ) com uso de colhedora de graos adaptada na região de Lagoa Formosa-MG; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Variação da uniformidade da apliação de fertilizantes por adubadora durante o processo de aplicação; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Comparação da eficiencia de semeadura e danos mecanicos na cultura do milho,ocasionado por disco liso e rampado de 28 furos,sob ação de diferentes velocidades de plantio; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Manejo de irrigação na cafeicultura: avaliação do coeficiente de uniformidade da aplicação por gotejadores; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO CERRADO PATROCÍNIO; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Comparação dos coeficientes de uniformidade de distribuição de agua apresentada por aspersores combocais em formato gota e convencional (circular); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Analise das perdas na colheita mecanizada de feijão (Phaseolus vugaris L; ) com uso de colhedora de grãos adaptada na região de Lagoa Formosa,MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Estudo das caracteristicas de uma colhedora de grãos adaptada para a coheita de feijão (Phaseolus vulgaris); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Estudo da variação na aplicação de fertilizantes quimicos com dosador tipo rosca sem fim,em função da densidade; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Manejo de irrigação na cafeicultura: avaliação do coeficiente de uniformidade de aplicação por gotejadores; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO CERRADO PATROCÍNIO; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Desenvolvimento de um modelo de bocal para aspersor visando maior uniformidade de aplicação de água; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS-UNIPAM; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Desempenho de um Pré-filtro com uso de manta sintética não tecida em irrigação localizada; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS-UNIPAM; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Perfil da cafeicultura irrigada por gotejamento na região do Alto Paranaiba; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS-UNIPAM; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Comportamento do melão irrigado com água salina na região do Alto Paranaiba; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS-UNIPAM; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Desenvolvimento de um hidrociclone filtrante associado a um sistema de pré-filtro com manta sintética não tecida; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS-UNIPAM; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Desempenho do milho(zea mays l; ) hidropônico consorciado com soja no substrato de sabugo de milho; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Analise da produção proteica bruta em milho (Zea mays L; ) hidroponico consorciado com diferentes concentrações deestilosante Campo Grande (Stylosante capitata e Stylosante macrocephala); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Desenvolvimento de um modelo de bocal para aspersor visando maior uniformidade de aplicação de agua; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Desempenho do hidrociclone filtrante associado a um sistema de pré-filtro com manta sintetica não-tecida; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Estudo comparativo da diferença de produtividade entre a cafeicultura irrigada por gotejamento e sequeira; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO CERRADO PATROCÍNIO; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Perfil da cafeicultura irrigada por gotejamento na região do Alto Paranaíba; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Comportamento de melão irrigado com agua salina na região de Alto Paranaíba; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Estudo do coeficiente de uniformidade de distribuição de água apresentada por diversos pivôs na região do Alto Paranaíba - MG; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Estudo da Produção de Grãos de Nabo Forrageiro (Raphanus sativus) em Diferentes Espaçamentos e Populações, na Região de Patos de Minas, Para Extração de Óleo, Visando a Produção de BioDiesel; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Custo do óleo de mamona (Ricinus communis L; ) pra produção do biodiesel na região de Patos de Minas-MG; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em AGRONOMIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS; Orientador: Adalberto Vieira de Souza;
Produções bibliográficas
-
SOUZA, A. V. . Energia solar ? Pesquisa para desenvolvimento. Jornal Brasileiro de Energia Solar, 01 ago. 2014.
-
CASTRO JUNIOR, E. G. ; SOUZA, A. V. . Comparação de sistemas de colheita mecanizada e semimecanizada na perda de grãos na cultura do feijoeiro (phaseolus vulgaris l).. In: 9 Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias, 2016, Patos de Minas. 9 Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias, 2016.
-
BATISTA, E. M. ; SOUZA, A. V. . Estudo da performance de um secador de grãos com uso de desumidificador tipo filtro de sal na secagem do milho. In: 8 Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias, 2015, Patos de Minas. 8 Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias, 2015.
-
PEREIRA, V. H. N. ; SOUZA, A. V. . Comparação dos coeficientes de uniformidade de christiansen (cuc) e heermann & hein (cuh) em pivô central. In: 8 Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias, 2015, Patos de Minas. 8 Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias, 2015.
-
MAGALHAES, G. A. ; SOUZA, A. V. . ESTUDO DO RENDIMENTO ENERGÉTICO DE UMA CÉLULA A COMBUSTÍVEL. In: I Congresso Mineiro de Engenharias e Arquitetura, 2015, Patos de Minas. I Congresso Mineiro de Engenharias e Arquitetura, 2015. v. 1.
-
MOREIRA, K. J. ; SOUZA, A. V. . Analise da perdas por danos fisicos na colheita mecanizada de feijão (Phaseolus vukgaris L.) com uso de colhedora de graos adaptada na região de Lagoa Formosa-MG. In: 5° Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrarias (COMEIA), 2011, Patos de Minas. 5° Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrarias (COMEIA), 2012.
-
SOUZA, A. V. . Estudo do Coeficiênte de Uniformidade de aplicação de água por aspersor com orifício de saída em formato de gota em comparação com orifício circular convencional. In: IX Congresso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola, 2010, Vitoria - ES. CLIA 2010, 2010.
-
SOUZA, A. V. ; PATERNIANI, J. E. S. . Desenvolvimento de um modelo de injetor de fertilizantes. In: VI Congresso Argentino de Ingeniería Rural ? CADIR, 2000, Buenos Aires. Anais do VI Congresso Argentino de Ingeniería Rural. Buenos Aires: CADIR, 2000.
-
SOUZA, A. V. ; REGO, O. A. A. . Avaliação experimental de gotejadores autocompensantes. In: V - Congresso de Engenharia Mecânica - Norte Nordeste, 1998, Fortaleza. Anais V- CEM ? NNE. Fortaleza: ABCM -Associação Brasileira de Ciências Mecânicas, 1998. v. 3. p. 411-418.
-
SOUZA, A. V. ; REGO, O. A. A. . Desenvolvimento de uma metodologia para avaliação de desempenho de gotejadores autocompesantes. In: I POSMEC. Ed. UFU. V.1 1997 ? 53 ? 55p., 1997, Uberlândia. Anais do I POSMEC. Ed. UFU. V.. Uberlândia: Ed. UFU, 1997. v. 1. p. 53-55.
-
SOUZA, A. V. ; REGO, O. A. A. . Alteração do desempenho de gotejadores autocompensantes com o tempo de utilização. In: V Congresso De Engenharia Mecanica Norte Nordeste, 1997, Fortaleza. ANAIS DO V ? CEM ? NNE. Fortaleza: ABCM., 1997. v. 3. p. 419-425.
-
OLIVEIRA, R. G. ; SOUZA, A. V. . Geração da curva de retenção de agua no solo com uso de tensiometro comparado ao metodo da câmara de pressão de Richards. In: 5° Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrarias (COMEIA), 2012, Patos de Minas. Comeia, 2012.
-
SILVEIRA, P. V. ; SOUZA, A. V. . Comparação entre tecnologia de aplicação agricola de puveização aéreae terrestre comtestes em apeis sensiveis. In: 5° Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrarias (COMEIA), 2012, Patos de Minas. 5° Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrarias (COMEIA), 2012.
-
RODRIGUES, R.R. ; SOUZA, A. V. . Observar aeficiencia do metodo edabo de determinação de umidade quando comparado com o metodo padrao de estufa. In: 5° Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrarias (COMEIA), 2012, Patos de Minas. 5° Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrarias (COMEIA), 2012.
-
MORAIS, S. G. ; SOUZA, A. V. . Estudo da eficiencia de um sistema de irrigação por aspersão tipo Pop-up, em jardinagens, em co m paraçaocom irrigaçao por caminhão pipa. In: 5° Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrarias (COMEIA), 2012, Patos de Minas. 5° Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrarias (COMEIA), 2012.
-
CALAZANS, F. C. R. ; SOUZA, A. V. . Comparação da eficiencia do irrigás no monitoramento da umidade do solo em relação ao método de balanço hidrico. In: 5° Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrarias (COMEIA), 2012, Patos de Minas. 5° Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrarias (COMEIA), 2012.
-
REIS, I. P. ; SOUZA, A. V. . Estudo de um novo metodo para determinação da velocidade de infiltração basica (vib) de agua no solo. In: 5° Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrarias (COMEIA), 2012, Patos de Minas. 5° Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrarias (COMEIA), 2012.
-
SOUZA, L. G. B. ; SOUZA, A. V. . Estudo da eficiencia de aplicação de fertilizantes sólidos com a tecnologia de agricultura de precisão. In: 5° Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrarias (COMEIA), 2012, Patos de Minas. 5° Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrarias (COMEIA), 2012.
-
KOHL, C. J. V. S. ; SOUZA, A. V. . Analise da eficiencia do irrigamentro comparada ao balanço hidrico pelo método de Hargreaves. In: 5° Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrarias (COMEIA), 2012, Patos de Minas. 5° Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrarias (COMEIA), 2012.
-
BRITO, M. B. ; SOUZA, A. V. . Estudo da variação do grau de compactação do solo apresentada no rastro do rodado de pivô central em função da distancia da torre ao ponto central. In: 5° Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrarias (COMEIA), 2012, Patos de Minas. 5° Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrarias (COMEIA), 2012.
-
RIBEIRO, M. M. ; SOUZA, A. V. . Interferencias causadas no Plantio de Milho (Zea mays L.) em função da velocidade de deslocamento da semeadora-adubadora. In: 5° Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrarias (COMEIA), 2012, Patos de Minas. 5° Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrarias (COMEIA), 2012.
-
BENZ, D. L. ; SOUZA, A. V. . Variação da retenção de agua no solo em função da proporção de torta de filtro oriunda da usinas sucroalcooleiras. In: 5° Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrarias (COMEIA), 2012, Patos de Minas. 5° Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrarias (COMEIA), 2012.
-
SOUZA, A. V. . Estudo da variação do grau de compactação do solo apresentada no rastro do rodado de pivô central em função da distancia da torre ao ponto central. In: X Congresso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola-CLIA XLI Congresso Brasileiro de Engenharia Agricola -Conbea, 2012, Londrina. X Congresso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola-CLIA XLI Congresso Brasileiro de Engenharia Agricola -Conbea, 2012.
-
JUNIOR, E.G.A. ; SOUZA, A. V. . Análise das perdas na colheita mecanizada de feijão (Phaseolus Vulgaris L.) com o uso de colhedora de grãos adaptada na região de Lagoa Formosa-MG. In: 3 CONGRESSO MINEIRO DE ENGENHARIA E INOVAÇÕES AGRÁRIAS - 3 COMEIA, 2010, Patos de Minas. 3 Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrárias. Patos de Minas: UMIPAM, 2010.
-
CAMARGOS, G. H. L. ; SOUZA, A. V. ; JUNIOR, E.G.A. . Características e adaptação de uma colhedora de grão para colheita mecanizada de feijão.. In: 3 Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrárias - 3 COMEIA, 2010, Patos de MInas. 3 Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrárias - 3 COMEIA. Patos de Minas: UNIPAM, 2010.
-
OLIVEIRA, I. M. ; SOUZA, A. V. . Comparação do coeficiente de uniformidade de christiansen (cuc) apresentando aspersores com bocais do tipo gota e convencional (circular).. In: 3-Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrárias - 3 COMEIA, 2010, Patos de Minas. 3 COMEIA. Patos de Minas: UNIPAM, 2010.
-
MOREIRA, K. J. ; SOUZA, A. V. . Análise das perdas por danos físicos na colheita mecanizada de Feijão (Phaseolus Vulgaris L.) Com o uso de colhedora de grãos Adaptada na região de Lagoa Formosa-MG. In: 3 - Congresso Mineiro de Engenharia e inovações Agrárias- 3 COMEIA, 2010, Patos de Minas. 3 COMEIA. Patos de Minas: UNIPAM, 2010.
-
NETO, V. F. ; SOUZA, A. V. ; BRITO, M. B. ; RIBEIRO, M. M. ; OLIVEIRA, J. P. S. . Estudo da variação na aplicação de fertilizantes químicos com dosador tipo rosca sem fim, em função da densidade.. In: 3 - Congresso Mineiro de Engenharia e inovações Agrárias - 3 COMEIA, 2010, Patos de Minas. 3 COMEIA. Patos de Minas: UNIPAM, 2010.
-
SOUZA, A. V. ; ALVES JR, L.A . Estudo do Coeficiente de Uniformidade de Distribuição de Água Apresentada por Diversos Pivôs na Região do Alto Paranaíba-MG. In: I Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrárias - 1 COMEIA, 2008, Patos de Minas. 1 COMEIA, 2008.
-
SOUZA, A. V. ; MAGALHÃES,B.S ; AMARAL,L.C.A ; CAIXETA,M.A ; ZIELINSKY,A.C.L . Avaliação da produção e composição bromatolócia da produção de milho(zea mays L) hidropônico, com diferentes níveis de inclusão de soja (Glycine max). In: I Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrárias, 2008, Patos de Minas. 1COMEIA, 2008.
-
SILVA, F. J. ; SOUZA, A. V. . USO DE DIFERENTES FUNGICIDAS NO TRATAMENTO QUÍMICO DE SEMENTES DE MILHO. In: XI CONGRESSO MINEIRO DE INOVAÇÕES AGROPECUÁRIAS, 2018, Patos de Minas. XI CONGRESSO MINEIRO DE INOVAÇÕES AGROPECUÁRIAS, 2018.
-
SILVA, G. R. ; SOUZA, A. V. . Performance de diferentes dosagens e produtos químicos na desobstrução de tubos gotejadores. In: XI CONGRESSO MINEIRO DE INOVAÇÕES AGROPECUÁRIAS, 2018, Patos de Minas. XI CONGRESSO MINEIRO DE INOVAÇÕES AGROPECUÁRIAS, 2018. p. 133-133.
-
FRANCO, R. E. ; SOUZA, A. V. . Manejo de herbicidas pré-emergentes na cultura do cafeeiro (Coffea arabica L.). In: XI CONGRESSO MINEIRO DE INOVAÇÕES AGROPECUÁRIAS, 2018, Patos de Minas. XI CONGRESSO MINEIRO DE INOVAÇÕES AGROPECUÁRIAS, 2018. p. 121-121.
-
SILVA, T. N. ; SOUZA, A. V. . Estudo da variabilidade espacial do fósforo em algumas propriedades na região de Patos de Minas em áreas de primeiro cultivo. In: XI CONGRESSO MINEIRO DE INOVAÇÕES AGROPECUÁRIAS - XI COMEIA, 2018, Patos de Minas. XI CONGRESSO MINEIRO DE INOVAÇÕES AGROPECUÁRIAS - XI COMEIA, 2018. p. 91-91.
-
FREITAS, F. F. ; SOUZA, A. V. . Avaliação da capacidade de retenção de umidade nas palhadas de soja e de milho. In: 7 Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias, 2014, Patos de Minas. 7 Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias. Patos de Minas, 2014.
-
LOPES, A. L. R. ; SOUZA, A. V. . Avaliação do crescimento vegetativo e uniformidade de maturação em cafeicultura irrigada por gotejo. In: 7 Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias ? 7 COMEIA, 2014, Patos de Minas. 7 Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias. Patos de Minas, 2014.
-
VAZ, F. J. O. ; COSTA, J. C. ; SOUZA, A. V. . Avaliação de interferência devido a compactação do solo na produção no cafeeiro utilizando agricultura de precisão. In: 7 Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias ? 7 COMEIA, 2014, Patos de Minas. 7 Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias. Patos de Minas, 2014.
-
ARAUJO, W. M. F. ; SOUZA, A. V. . Estudo de uma metodologia alternativa para determinação de mapa de produtividade da cultura cafeeira com colheita mecanizada. In: 7 Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias ? 7 COMEIA, 2014, Patos de Minas. 7 Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias. Patos de Minas, 2014.
-
Silva, L.F.T ; SOUZA, A. V. . Avaliação da uniformidade na distribuição de aduboem função de diferentes velocidades de trabalho do mecansmo dosador helicoidal e diferentes passos de helicoidal. In: 4° Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrarias (COMEIA), 2011, Patos de Minas. 4° Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrarias (COMEIA), 2011.
-
SILVA, D.M. ; SOUZA, A. V. . Eficiencia de semeadora de girassol,apresentado por disco liso e rampado de 28 furos,sob ação de varias velocidades de plantio. In: 3° COMEIA, 2011, Patos de Minas. 3° COMEIA, 2011.
-
Porto, D.R ; SOUZA, A. V. ; MOREIRA, L. C. B. . Influencia do hidrogel aplicado no ciclo inicial do tomateiro aplicado no sulco de plantio. In: 3° COMEIA, 2011. 3° COMEIA.
-
BOAS, L.T.L.V ; SOUZA, A. V. . Variação da uniformidade da apliação de fertilizantes por adubadora durante o processo de aplicação. In: 3° COMEIA, 2011. 3° COMEIA.
-
Sousa, R.A.R ; SOUZA, A. V. ; Fernandes, T.B . Comparação da eficiencia de semeadura de soja,apresentado por disco liso e rampado sob ação de varias velocidades. In: 3° COMEIA, 2011. 3° COMEIA.
-
NUNES, R. H. M. ; SOUZA, A. V. ; FRANCO, J. C. S. ; BOAS, L.T.L.V . Influencia do uso de grafite na uniformidade de semente de milho. In: 3° COMEIA, 2011. 3° COMEIA, 2011.
-
NETO, V. F. ; SOUZA, A. V. . Estudo da variação na aplicação de fertilizantes quimicos com dosador tipo rosca sem fim,em função da densidade. In: 3° COMEIA, 2010, Patos de Minas. 3° COMEIA, 2010.
-
Soares, C.S. ; SOUZA, A. V. ; CUNHA, A.J . Diferença na produtividade do cafeiro utllizando a irrigação localizada. In: 2 COMEIA - CONGRESSO MINEIRO DE ENGENHARIA E INOVAÇÕES AGRÁRIAS, 2009, PATOS DE MINAS. 2 COMEIA, 2009.
-
ALMEIDA, L.G. ; SOUZA, A. V. . Desempenho do milho hidropônico consorciado com soja em substrato de sabugo de milho. In: 2 COMEIA- Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrárias, 2009, Patos de Minas. 2 COMEIA, 2009.
-
LOPES, L.O. ; PINHEIRO, S.M. ; SOUZA, A. V. . Desempenho de um pré filtro, com uso de manta sintética não tecida em irrigação localizada. In: 2 COMEIA- Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrárias, 2009, Patos de Minas. 2 COMEIA, 2009.
-
PINHEIRO, S.M. ; LOPES, L.O. ; SOUZA, A. V. . Desempenho do Hidrociclone Filtrante Associado a um Sistema de Pré Filtro com Manta Sintética Não Tecida. In: 2 COMEIA- Congresso Mineiro de Engenharia e Inovações Agrárias, 2009, Patos de Minas. 2 COMEIA, 2009.
-
CAIXETA, G.M.G. ; SOUZA, A. V. . Análise da produção de proteína bruta em milho(zea mays L.) hidropônico consorciado com diferentes concentrações de estilozante Campo Grande.. In: 2 Comeia, 2009, Patos de Minas. 2 COMEIA, 2009.
-
SOUZA, A. V. . Motores de Combustão para Engenharia de Produção. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, A. V. . Praxis. CANOAS-RS, 2001. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
SOUZA, A. V. . DIMENSIONAMENTO DO GRID NA AGRICULTURA DE PRECISÃO. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SOUZA, A. V. . Dimensionamento do grid na agricultura de precisão. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SOUZA, A. V. . Novas Diretrizes para o CREA/MG. 2007. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SOUZA, A. V. . Novas Diretrizes para o CREA/MG. 2007. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SOUZA, A. V. . O RIO PARANAÍBA E A CIDADE,UMA RECONSTRUÇÃO HISTORICA. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SOUZA, A. V. . O Rio Paranaíba e a cidade, uma reconstrução Histórica. 2001. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SOUZA, A. V. . Curso de Pós-Graduação 'Lato Sensu' em Manejo de Fertilidade do Solo no Cerrado. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SOUZA, A. V. . Curso de Pós-Graduação 'Lato Sensu' em Manejo de Fertilidade do Solo no Cerrado. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SOUZA, A. V. . Agricultura de Precisão e Ferramentas da Diagnose Nutricional de Plantas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SOUZA, A. V. . Curso de Pós-Graduação em Manejo da Fertilidade do Solo no Cerrado. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SOUZA, A. V. . Curso de Pós-Graduação em Manejo da Fertilidade do Solo no Cerrado. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SOUZA, A. V. . Curso de Pós-Graduação em Manejo da Fertilidade do Solo no Cerrado. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SOUZA, A. V. . Curso de Pós-Graduação 'Lato Sensu'em Manejo Integrado de Pragas, Doenças e Plantas Daninhas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SOUZA, A. V. . Minicurso de Manejo da Irrigação na cafeicultura. 2012. .
SOUZA, A. V. . Regulagem de semeadora. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOUZA, A. V. . Regulagem de semeadora. 2011. .
SOUZA, A. V. . Mecanização Agrícola: Operação e Regulagem. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOUZA, A. V. . Regulagem de semeadora. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOUZA, A. V. . Mecanização Agrícola: Operação e Regulagem. 2010. .
SOUZA, A. V. . Regulagem de semeadora. 2010. .
SOUZA, A. V. . Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Produção de Bovinos Leiteiros. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SOUZA, A. V. ; CASAROLI, D. . Irrigação de Pastagens. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOUZA, A. V. . Irrigação de Pastagens. 2009. .
SOUZA, A. V. . Regulagem de semeadora. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOUZA, A. V. . Regulagem de semeadora. 2008. .
SOUZA, A. V. . Variação Climatica Global,mitos e verdades. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOUZA, A. V. . Variação climática global, mitos e verdades. 2007. .
SOUZA, A. V. . Manejo de Classe. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SOUZA, A. V. . Operação, regulagem e manutenção de maquinas e implementos agricolas. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOUZA, A. V. . Irrigação e Drenagem. 1987. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOUZA, A. V. . Armazenamento e Secagem de Grãos. 1986. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOUZA, A. V. . Aviação Agrícola. 1985. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Prêmios
2012
Moção de Aplausos, Câmara Municipal de Patrocínio.
2010
Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Zootecnia, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM.
1998
Diretor da Faculdade de Ciências Agrárias - Curso de Agronomia, Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara/ ULBRA.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS, Faculdade de Ciências Agrárias. , Rua Major Gote 808, Caiçaras, 38702-054 - Patos de Minas, MG - Brasil, Telefone: (034) 38230300, Fax: (034) 38230300, URL da Homepage:
Experiência profissional
2003 - Atual
Centro Universitário de Patos de MinasVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações:
Responsavel pelo Laboratorio de Irrigação e Drenagem e Máquinas Agrícolas
Atividades
-
02/2003
Ensino, AGRONOMIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Agricultura de Precisão, Climatologia Agrícola, Irrigação e Drenagem, Máquinas e Mecanização Agrícola
2009 - 2013
Centro Universitário do Cerrado PatrocínioVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7
Outras informações:
Professor de: Máquinas e Mecanização Agrícola, Hidráulica, Irrigação e Drenagem
1999 - 2004
Instituto Luterano de Ensino Superior de ItumbiaraVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor e Coordenador, Carga horária: 40
Outras informações:
?Coordenador de Pesquisa do Curso de Agronomia ILES/ULBRA ? Itumbiara- GO ?Membro do Conselho editorial da Revista Praxis, do ILES/ULBRA ? Itumbiara ?GO
Atividades
-
02/1999 - 02/2004
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Construções Rurais, Iniciação Científica, Hidráulica, Mecânica e Mecanização Agrícola
1988 - 1988
Universidade Federal de LavrasVínculo: MONITOR, Enquadramento Funcional: Monitoria em Elementos de Máquinas, Carga horária: 8
Outras informações:
O conteúdo programático, resumidamente, aborda os seguintes tópicos: Fadiga dos Metais, Cargas variáveis, Estudo quantitativo e qualitativo, escorregamento à seco, parafuso de transmissão, pivotamento, cargas axiais e radiais, mancais de deslizamento, munhões, rolamentos, mancais de rolamento teoria e especificação, tração de veículos, órgãos flexíveis, cabos, correntes, roldanas, parafusos, rebites, soldas, órgãos de transmissão de movimento( engrenagens, parafuso sem fim x coroa), Lubrificação, tolerância e ajustagem mecânica.
Você é adalberto Vieira de Souza?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de adalberto Vieira de Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?