Jose Aurelio Garcia Bergmann

Professor Titular do Departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária da UFMG. Médico-Veterinário pela UFMG, em 1977; Mestre em Zootecnia pela UFMG, em 1982, Doutor pela Virginia Polytechnic Institute and State University (Virginia Tech.), em 1992. No mesmo ano concluiu Pós-Doutorando na mesma Instituição. Professor Colaborador (1979-1982), Assistente (1982-1989), Adjunto (1989-2006), Associado (2006-2010) e Titular (2010-) pela UFMG e Teaching Assistant no Departamento de Ciência Animal da Virginia Tech. (1990-1992). Foi Subchefe do Departamento de Zootecnia (1995-1998), Vice-Diretor da Escola de Veterinária (1998-2002), Pró-Reitor de Pesquisa da UFMG (2002-2006) e é o Diretor da Escola de Veterinária da UFMG (2010-2014). Entre os prêmios e as honrarias, destacam-se o Prêmio Moinho Santista Juventude de 1982 (Fundação Bunge, São Paulo); a Medalha de Prata Santos Dumont de 1982 (Governo do Estado de Minas Gerais); a Menção Honrosa no Concurso Professor Otávio Domingues de 1982 (Sociedade Brasileira de Zootecnia, Pelotas, RS), o Prêmio Young Scientist de 1994 (Canadian International Development Agency), a Menção Honrosa (como Orientador) no Concurso Professor Geraldo Gonçalves Carneiro de 1999 (Sociedade Brasileira de Zootecnia, Porto Alegre, RS), a Homenagem pela colaboração para com o Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore, em 2002 (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores, Ribeirão Pretro, SP), a Moção de Congratulação pela Câmara Munincipal de Belo Horizonte, em 2002, e a Comenda Antônio Secundino de São José, conferida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, em 2003. Sua contribuição bibliográfica inclui capítulos de livros e mais de uma centena de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Na Pós-Graduação Stricto Sensu graduou quatorze estudantes no nível de Mestrado e sete de Doutorado. Foi Editor de Área do periódico Archivos Latinoamericanos de Producción Animals e é relator de vários outros periódicos científicos. É consultor da FAPEMIG, FAPESP, CNPq, CAPES e FINEP, e participa de diversas sociedades científicas do país e exterior.

Informações coletadas do Lattes em 09/12/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Animal Science

1988 - 1992

Virginia Tech
Título: Relationships among heifer traits, early-life productive traits, and lifetime productivity within angus and simmental female cattle
Orientador: William D Hohenboken
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Animal Science; PhD; VPI; Virginia Tech; EUA.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Produção Animal, Inclusive Serviços Veterinários; Produtos e Processos Biotecnológicos.

Mestrado em Zootecnia

1979 - 1982

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: FATORES DE MEIO E ESTIMATIVAS DE PARAMETROS GENETICOS EM CARACTERSTI- CAS PONDERAIS DE ANIMAIS NELORE,Ano de Obtenção: 1982
Orientador: JOSE RODOLPHO TORRES
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Angus And Simmental Females; Caracteristicas Ponderais; Heifer Traits; Nelore; Parametros Geneticos; Production. Grande área: Ciências Agrárias

Especialização em Melhoramento Genético Animal

1978 - 1979

Universidade Federal de Minas Gerais
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Medicina Veterinária

1974 - 1977

Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutorado

1992 - 1992

Pós-Doutorado. , Virginia Tech, VIRGINIA TECH, Estados Unidos. , Grande área: Ciências Agrárias

Formação complementar

1992 - 1992

Pós Doutoramento. , Virginia Tech, VIRGINIA TECH, Estados Unidos.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Quantitativa.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Animal.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Produção Animal.

Participação em eventos

17º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores.Aplicação da Genômica na Seleção de Zebuínos. 2011. (Seminário).

32º Encontro de Médicos Veterinários e Zootecnistas dos Vales Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus.Melhoramento Genético. 2011. (Encontro).

V Simpósio Internacional do Cavalo Atleta.Como o melhoramento genético pode ajudar no desenvolvimento do Cavalo de Marcha?. 2011. (Simpósio).

16º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores.A Pesquisa como Ferramenta de Mudança Social e Distribuição de Rendas. 2010. (Seminário).

9th World Congress on Genetics Applied to Livestock Production. Genetic association between temperament, assessed by reactivity in a mobile cage, body weight and scrotal circumference of Nellore cattle. 2010. (Congresso).

II Ciclo de Palestras em Ciências Veterinárias e Zootécnicas.Bovinocultura de Corte - Mlehoramento Genético orientado para a produtividade. 2010. (Outra).

II Simpósio Nacional sobre Produção Animal e Ambiente: em busca do equilíbrio. 2010. (Simpósio).

Simpósio de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas de Corte.Melhoramento genético: uma ferramenta para o incremento da lucratividade. 2010. (Simpósio).

III Seminário Nacional DB-Dan Bred (120horas). 2009. (Seminário).

XV Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores.Novas DEPs. 2009. (Seminário).

III Simpósio de Reprodução de Bovinos.Trajetória da Avaliação genética de Bovinos de Corte no Brasil. 2008. (Simpósio).

Primeira Expogenética - VII Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas. Palestra Master: ANCP-Uma tragetória de avaliação genética. 2008. (Congresso).

VII Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal.Melhoramento de bovinos de corte. 2008. (Simpósio).

XIV Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores: 20 anos do Programa Nelore Brasil.Inovação Tecnológica na agropecuária. 2008. (Seminário).

Lançamento da 13 Edição do sumário Nelore-2007.O Sistema ANCP de Avaliação Genética: Resultados e Desafios. 2007. (Simpósio).

1o. Congresso Internacional do Boi de Capim. Primeiro Congresso Internacional do Boi de Capim. 2006. (Congresso).

8th World Congress on geneticsa Applied to Livestock Production. 8th World Congress on geneticsa Applied to Livestock Production. 2006. (Congresso).

II Seminário de Revisão dos critérios de Seleção das Raças Zebuínas.Resultados de morfometria de matrizes zebuínas. 2006. (Seminário).

II Workshop de ultra-sonografia para avaliação de carcaça bovina.Melhoramento para características de carcaça. 2006. (Outra).

IV Simpósio Nacional Sobre Produção e Gerenciamento da Pecuária de Corte.Avanços do Melhoramento Genético no Brasil - Pecuária de Corte. 2006. (Seminário).

13 Seminário Nacional de Criadores e pesquisadores..13 Seminário Nacional de Criadores e pesquisadores: Tecnologias para o Melhoramento genético.. 2005. (Seminário).

Conferência Regional de Ciência, Tecdnologia e Inovação.Conferência Regional de Ciência, Tecdnologia e Inovação. 2005. (Outra).

FOPROP-SUDESTE - Financiamento da pesquisa e pós-graduação nas IFES.FOPROP-SUDESTE - Financiamento da pesquisa e pós-graduação nas IFES. 2005. (Encontro).

III Seminário do mPrograma de Vocação científica da UFMG.III Seminário do Programa de Vocação científica da UFMG. 2005. (Seminário).

II Simpósio Internacional do cavalo Atleta.II Simpósio Internacional do Cavalo Atleta e IV Semana do Cavalo. 2005. (Simpósio).

I Simpósio de Pecuária de Corte e Seleção de Animais de Elite.I Simpósio de Pecuária de Corte e Seleção de Animais de Elite. 2005. (Simpósio).

IV Simpósio de Ética em Pesquisa com seres humanos e I Simpósio de Ética em experimentação Animal.IV Simpósio de Ética em Pesquisa com seres humanos e I Simpósio de Ética em experimentação Animal. 2005. (Simpósio).

Simósio acadêmico de Estudos Farmacêuticos-SAEF.Simósio acadêmico de Estudos Farmacêuticos-SAEF. 2005. (Simpósio).

XVISAEF.XXVI Simpósio Acadêmico de Estudos Farmacêuticos. 2005. (Simpósio).

Disciplina Genética e Evolução do Instituto de Ciências Exatas da UFMG.Palestra: O Melhoramento Animal.. 2004. (Outra).

Encontro da Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia da UFMG.Palestra: A pesquisa na área de saúde no Brasil.. 2004. (Outra).

Encontro do Comitê Acadêmico de Produção artística e Cultural da Associação de Universidades Grupo Montevideo-AUGM.Encontro do Comitê Acadêmico de Produção artística e Cultural da Associação de Universidades Grupo Montevideo-AUGM. 2004. (Encontro).

Fórum dos Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais.Fórum dos Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais. 2004. (Encontro).

I encontro de Pesquisa sobre Florestas de Minas Gerais.I Encontro de Pesquisa sobre Florestas de minas Gerais. 2004. (Encontro).

- III Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual.III Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual. 2004. (Encontro).

III Simpósio Nacional sobre Produção e Gerenciamento da Pecuária de Corte.III Simpósio Nacional sobre Produção e Gerenciamento da Pecuária de Corte. 2004. (Simpósio).

I Workshop de Propriedade Intelectual e de trsnaferência de Tecnologia.I Workshop de Propriedade Intelectual e de Trsnsferência de Tecnologia. 2004. (Outra).

Seminário: O papel da Universidade no Desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da Inovação.Seminário: O papel da Universidade no Desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da Inovação. 2004. (Seminário).

XIII Congresso Brasileiro de Parasitologia. XIII Congresso Brasileiro de Parasitologia. 2004. (Congresso).

12 seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores - Melhoramento Genético e Planejamenmto agropecuário.12 seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores. 2003. (Seminário).

Ampliação do acesso à universidade pública: uma urgência democrática.Ampliação do acesso à universidade pública: uma urgência democrática. 2003. (Seminário).

Audiência pública em defesa da Fapemig.Audiência Pública em defesa da Fapemig. 2003. (Outra).

Conselho Empresarial da Associação Comercial de Minas Gerais.Reunião com o Conselho Empresarial da Associação Comercial de Minas Gerais. 2003. (Outra).

Debate: Ampliação do Acesso à Universidade Píblica: Uma urgência democrática.Ampliação do Acesso à Universidade Píblica: Uma urgência democrática. 2003. (Encontro).

Encontros do Núcleo de Pós-Graduação do ICB/UFMG.Núcleo de Pós-Graduação do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG-Apresentação de palestra com o tema: Investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnológica em Minas Gerais. 2003. (Outra).

I Fórum de Ciência e tecnologia da Fundação ezequiel dias de Minas Gerais-FUNED.I Fórum de Ciência e tecnologia da Fundação ezequiel dias de Minas Gerais-FUNED. 2003. (Outra).

Seminário nacional sobre Produção de Carne Bovina com Qualidade.Seminário nacional sobre Produção de Carne Bovina com Qualidade. 2003. (Seminário).

V Reunião do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais-IPES Mineiras.V Reunião do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais-IPES Mineiras. 2003. (Outra).

V Wokshop Seleção de Bovinos de Corte.V Wokshop Seleção de Bovinos de Corte. 2003. (Encontro).

V Workshop Seleção em Bovinos de Corte.IV Workshop Seleção em Bovinos de Corte. 2003. (Outra).

X Congresso Brasileiro de Biomecãnica. X Congresso Brasileiro de Biomecãnica. 2003. (Congresso).

XVIII Encontro de Pesquisa e I Encontro de Ensino e Extensão da Escola de Veterinária.XVIII Encontro de Pesquisa e I Encontro de Ensino e Extensão da Escola de Veterinária. 2003. (Encontro).

11 Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores.11 Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores. 2002. (Seminário).

17. World Petrolium Congress - Rio Oil&Gas 2002. 17. World Petrolium Congress - Rio Oil&Gas 2002. 2002. (Congresso).

III Semana do Conhecimento da UFMG.III Semana do Conhecimento da UFMG -0 saberes emergenmtes.. 2002. (Outra).

III Seminário de Pesquisa do Hospital das Clínicas e IV Seminário de ética em Pesquisa da UFMG.III Seminário de Pesquisa do Hospital das Clínicas e IV Seminário de ética em Pesquisa da UFMG. 2002. (Seminário).

I Seminário do Programa de Vocação Científica da UFMG (PROVOC/UFMG).I Seminário do Programa de Vocação Científica da UFMG (PROVOC/UFMG). 2002. (Seminário).

IV Simpósio Nacional de Melhoramento Animal.IV Simpósio Nacional de Melhoramento Animal. 2002. (Simpósio).

X Encontro de Pesquisa em Fisiologia e Farmacologia.X Encontro de Pesquisa em Fisiologia e Farmacologia. 2002. (Encontro).

XVIII Encontro Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das IES Brasileiras.XVIII Encontro Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das IES Brasileiras. 2002. (Encontro).

10 Seminário Anual do Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore (PMGRN).10 Seminário Anual do Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore (PMGRN) - Nelore Brasil. 2001. (Seminário).

II Simpósio Nacional sobre Produção e Gerenciamento da Pecuária de Corte.II Simpósio Nacional sobre Produção e Gerenciamento da Pecuária de Corte. 2001. (Simpósio).

4. Congresso Brasileiro das raças Zebuinas. 4. Congresso Brasileiro das raças Zebuinas - Gestão estratégica na Pecuária. 2000. (Congresso).

III Simpósio Nacional de Melhoramento Animal.III Simpósio Nacional de Melhoramento Animal. 2000. (Simpósio).

II Simpósio Nacional sobre Produção e Gerenciamento da Pecuária de Corte.II Simpósio Nacional sobre Produção e Gerenciamento da Pecuária de Corte. 2000. (Simpósio).

I Seminário da pós-Graduação.I Seminário da Pós-Graduação. 2000. (Seminário).

Pecuária 2000 - Perspectiva para o Terceiro Milênio.Pecuária 2000 - Perspectiva para o Terceiro Milênio. 2000. (Encontro).

XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. 2000. (Congresso).

XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia.XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. 2000. (Outra).

9 Seminário do Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore.9 Seminário do Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore. 1999. (Seminário).

I Simcorte - Simpósio de Produção de Gado de Corte.I Simcorte - Simpósio de Produção de Gado de Corte. 1999. (Simpósio).

Simpósio sobre Doenças Infecciosas da Reprodução em Bovinos.Simpósio sobre Doenças Infecciosas da Reprodução em Bovinos. 1999. (Simpósio).

Tercer Simposio Latinoamericano de Productividad en Ganado de Corte.Tercer Simposio Latinoamericano de Productividad en Ganado de Corte. 1999. (Simpósio).

3. Congresso Brasileiro das Raças Zebuinas. 3. Congresso Brasileiro das Raças Zebuinas. 1998. (Congresso).

Curso de Atualização em Biotécnicas Aplicadas à Equideocultura.Curso de Atualização em Biotécnicas Aplicadas à Equideocultura. 1998. (Outra).

II Encontro de Produtores de Gado Leiteiro F1.II Encontro de Produtores de Gado Leiteiro F1. 1998. (Encontro).

Simposio Internacional de Genética e Melhoramento Animal.Simposio Internacional de Genética e Melhoramento Animal. 1998. (Simpósio).

Simpósio Produção e Nutrição de Gado Leiteiro.Produção e Nutrição de Gado Leiteiro. 1998. (Simpósio).

XXXV Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia.XXXV Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia. 1998. (Outra).

43 Congresso Nacional de Genética. 43 Congresso Nacional de Genética. 1997. (Congresso).

IV Simpósio O Nelore do Século XXI.IV Simpósio O Nelore do Século XXI - Nelore Precoce: Seleção, Produção e Comercialização. 1997. (Simpósio).

Primer Simposio Latinoamericano Produtividad en Ganado de Corte.Primer Simposio Latinoamericano Produtividad en Ganado de Corte. 1997. (Simpósio).

Simpósio Internacional do cavalo de Esporte.Simpósio Internacional do Cavalo de Esporte. 1997. (Simpósio).

VII Congresso Bras. de Zoot. - XVII Fórum Nac. Entidades de Zootecnistas - III Reunião Nacional de Ensino de Zootc.. VII Congresso Bras. de Zoot. - XVII Fórum Nac. Entidades de Zootecnistas - III Reunião Nacional de Ensino de Zootc.. 1997. (Congresso).

XXXIV Reunião anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia.XXXIV Reunião anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. 1997. (Outra).

i Curso sobre Avaliação Genética de Bovinos de Corte em Goiás.i Curso sobre Avaliação Genética de Bovinos de Corte em Goiás. 1996. (Outra).

III Encontro dos Médicos Veterinários do Nordeste.III Encontro dos Médicos Veterinários do Nordeste. 1996. (Encontro).

Segundo Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas. 2. Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas. 1996. (Congresso).

XXXIII Reunião anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia.XXXIII Reunião anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. 1996. (Outra).

XIV Reunión Latinoamericana de Producción Animal - 19. Congreso Argentino de Producción Animal.XIV Reunión Latinoamericana de Producción Animal - 19. Congreso Argentino de Producción Animal. 1995. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Vanessa Aparecida Praxedes

Bergmann, José Aurélio Garcia. Efeito da endogamia direta e materna sobre características de prolificidade de suínos das raças Landrace e Large White. 2012. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Breno de Oliveira Fragomeni

Bergmann, José Aurélio Garcia. Alternativas de avaliação genética de tourinhos Nelore em provas de ganho em peso a pasto. 2012. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Élvia Rocha Vieira

REZENDE, Adalgisa de Souza Carneiro;BERGMANN, J. A. G.; LIMA, R. A. S.. Aspectos econômicos e sociais do complexo agronegócio do cavalo no Estado de Minas. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: MARIANA ANRAIN

Bergmann, José Aurélio GarciaSILVA, Martinho de Almeida e; LIMA, A.L.F.. Parâmetros genéticos para características de prolificidade nas raças Landrace e Large White. 2011. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Raphael Rocha Wenceslau

SILVA, Martinho de Almeida eBERGMANN, J. A. G.TORRES, Robledo de Almeida. Estimativas de parâmetros genéticos para características de carcaça aferidas por ultrassonografia e avaliação visual em bovinos da raça Nelore. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Maria Loaiza Echeverri

HENRY, M. R. J. M.;QUIRINO, Celia RaquelBERGMANN, J. A. G.. Uso de modelos não-lineares para descrever o crescimento do perímetro escrotal em pastoreio extensivo. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Fávio dos Santos Marques

PEREIRA, J. C. C.BERGMANN, J. A. G.; RUAS, J. R. M.. Relações entre características fenotípicas e genéticas e a predição da gestação de novilhas Nelore acasaladas dos 11 aos 15 meses de idade. 2009. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Leonília Maria de Araújo Ferreira

PEREIRA, J. C. C.BERGMANN, J. A. G.MORAIS, O. R.. Efeito da interação reprodutor x fazenda e estimação de parâmetros genéticos de desenvolvimento ponderal de ovinos Santa Inês no semi-árido nordestino. 2008. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Paulo Eduardo Machado Gonçalves

ANDRADE, V. J.; MELO, M. I. V.;BERGMANN, J. A. G.. Inseminação artificial versus monta natrural em bovinos de corte: aspecto reprodutivos, produtivos e econômicos. 2008. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Hélio Rezende Lima Neto

BERGMANN, J. A. G.; Oliveira, A. L.;Gonçalves, T. M.. Estimativas de parâmetros genéticos de características de carcaça feitas por ultra-sonografia em bovinos da raça Guzerá. 2007. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Leonardo Meneguini dos Santos

FONSECA, Cleusa Graça daBERGMANN, J. A. G.PEIXOTO, Maria Gabriela Campolina Diniz. Morfologia e genética do cavalo Campolina. 2006. Dissertação (Mestrado em Genética) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Estevão Grossi Aguiar

BERGMANN, J. A. G.; PALHARES, Maristela Silveira;ALMEIDA, Fernando Queiroz dePROCÓPIO, Alessandro Moreira. Avaliação morfométrica e do desempenho de cavalos de concurso completo de equitação. 2006. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Mitzem Sathler Bretas

BERGMANN, J. A. G.PROCÓPIO, Alessandro Moreira; PALHARES, Maristela Silveira. Análise cinemática da locomoção de eqüinos da raça Campolina. 2006. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Gustavo Augusto Lacorde

FONSECA, C. G.BERGMANN, J. A. G.; KALAPOTHAKIS, Evanguedes. Caracterização dos polimorfismos DGAT1 K232A e DGAT1 VNTR em raças bovinas. 2006. Dissertação (Mestrado em Genética) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: André Gustavo Pereira de Andrade

BERGMANN, J. A. G.; MENZEL, Hansjoachim Karl; BRAGA, Antônio de Pádua. Comparação de dois métodos de classificação na análise do padrão dinâmico da marcha. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências do Esporte) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Sandro Henrique Antunes Ribeiro

PEREIRA, Jonas Carlos CamposBERGMANN, J. A. G.SILVA, Martinho de Almeida eVERNEQUE, Rui da SilvaTORRES, Robledo de Almeida. Efeito materno sobre características de crescimento em um rebanho Tabapuã. 2004. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Walsiara Estanislau Maffei

BERGMANN, J. A. G.SILVA, Martinho de Almeida e; SILVA, Cibele Queiroz da;BARBOSA, Marcos Pinotti; COSTA, Matheus José Rodrigues Paranhos da. Reatividade animal em ambiente de contenção móvel-um método alternativo para quantificar o temperamento bovino. 2004. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Joana Ribeiro da Glória

BERGMANN, J. A. G.SILVA, Martinho de Almeida e; SILVA, Hamilton Carmélio Marchado da;PEREIRA, Jonas Carlos CamposREIS, Ronaldo Braga. Fatores que influenciam a produção de leite, a duração da lactação e a produção por dia de intervalo de partos de vacas mestiças Holandês-Gir. 2004. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Antonio Aurico Flôres

MADALENA, Fernando EnriqueBERGMANN, J. A. G.SILVA, Martinho de Almeida ePENNA, Vânia MaldiniPEREIRA, Carmen Silva. Efeito da composição genética sobre o ganho de peso de bezerras HolandêsxGuzerá. 2003. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Paulo Henrique Silva Guimarães

MADALENA, Fernando EnriqueBERGMANN, J. A. G.SILVA, Martinho de Almeida eBARBOSA, P. F.; RUAS, J. R. M.. Comparação econômica entre a produção de fêmeas F1 HolandêsxGir e algumas alternativas de produção de gado de corte por meio de simulação. 2003. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Isabel Cristina Ferreira

SILVA, Martinho de Almeida eBERGMANN, J. A. G.; REIS, R. P.; LOPEZ, P. S.;PEREIRA, J. C. C.. Avaliação econômica e do desempenho de diferentes grupos genéticos de bovinos de corte terminados em confinamento. 2003. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Gizelma Menezes Gressler

PEREIRA, J. C. C.BERGMANN, J. A. G.ANDRADE, Venício José de; PAILINO, M. F.. Estudo genético de algumas características reprodutivas de fêmeas da raça Nelore e suas relações com o peso a desmama. 2003. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Antonio Aurico Flôres

MADALENA, Fernando EnriqueBERGMANN, J. A. G.SILVA, Martinho de Almeida ePENNA, Vânia Maldini; PEREIRA, Carmen da Silva. Efeito da composição genética sobre o ganho de peso de bezerras Holandês x Guzerá. 2003. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Helvécio Teixeira Vaz de Oliveira

REIS, Ronaldo BragaBERGMANN, J. A. G.QUIRINO, Célia Raquel; SILVA, Hamilton Carmélio Marchado da;PEREIRA, Jonas Carlos Campos. Estudo da curva de lactação, ajustada pela função Gama Incompleta, e de alguns fatores que influenciam a produção de leite de vacas F1 Holandês-Gir. 2002. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lilian Costa Sarreiro

BERGMANN, J. A. G.FONSECA, Cleusa Graça daQUIRINO, Celia Raquel; SUYAMA, Emílio;VALE FILHO, V. R.. Estimativas de herdabilidade e correlações genéticas entre perímetro escrotal, características seminais e libido de touros da raça Nelore. 2001. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: GUSTAVO DEMETRIUS DUCLERC PERRELLI

PALHARES, Maristela Silveira;BERGMANN, J. A. G.; REZENDE, Adalgisa de Souza Carneiro; MENZEL, Hansjoachim Karl. Estudo eletromiográfico em equinos da raça Brasileiro de Hipismo submetidos ao trote nos pisos de areia e de grama. 2001. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Daianae Mariele de Laat

BERGMANN, J. A. G.FONSECA, Cleusa Graça da; LOVATO, Maria Bernadete. Contribuição genética de fundadores e ancestrais na raça Campolina. 2001. Dissertação (Mestrado em Genética) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Laila Talarico Dias

ALBUQUERQUE, Lúcia Galvão de;BERGMANN, J. A. G.; TONHATI, H.. Estimativas de parâmetros genéticos e de ambiente para perímetro escrotal e idade ao primeiro parto em animais da raça Nelore. 2000. Dissertação (Mestrado em Genética e Melhoramento Animal) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Patricia Furtado Malard

MARQUES JÚNIOR, A. P.;BERGMANN, J. A. G.; VASCONCELOS, A. C.; COSTA, E. P.; RUMPF, R.. Coleta, maturação, fecundação e cultivo in vitro de ovócitos de bezerras da raça Nelore de 2 a 3 meses de idade. 2000. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Paulo Fernando Andrade Machado

BERGMANN, J. A. G.PEREIRA, J. C. C.PEREIRA, Carmen SilvaTORRES, Robledo de AlmeidaQUIRINO, C. R.. Predição de gestação de novilhas da raça Nelore acasaladas com um ano de idade emm um rebanho do Estado de Minas Gerais. 2000. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Alessandro Moreira Procópio

BERGMANN, J. A. G.; REZENDE, Adalgisa de Souza Carneiro;FONSECA, Cleusa Graça daQUIRINO, Celia Raquel; HOURI NETO, M.. Formação e demografia da raça Campolina. 2000. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Virgilio Cancado Paculdino Ferreira

PENNA, Vânia MaldiniBERGMANN, J. A. G.PEREIRA, Carmen Silva; HOURI NETO, M.;TORRES, Robledo de Almeida. Interação genótipo-ambiente de algumas características produtivas em gado de corte no Brasil. 1999. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Isabela de Macedo Gomes Dias

BERGMANN, J. A. G.; REZENDE, Adalgisa de Souza Carneiro;PEREIRA, J. C. C.; MARTIN, J. C.; HOURI NETO, M.. Formação e estrutura populacional do equino brasileiro de hipismo. 1999. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Anibal Eugênio Vercesi Filho

PENNA, Vânia MaldiniBERGMANN, J. A. G.MADALENA, Fernando EnriqueFONSECA, Cleusa Graça da; FERREIRA, J. J.. Pesos econômicos para seleção de gado de leite. 1999. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Paula Madureira

MADALENA, Fernando EnriqueBERGMANN, J. A. G.PENNA, Vânia MaldiniVERNEQUE, Rui da Silva; TEODORO, Roberto Luiz. Efeito da composição genética sobre o peso corporal e altura de fêmeas Holandês x Guzerá. 1999. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Alessandro Magno Cambraia Esteves

BERGMANN, J. A. G.COSTA, C. N.; DURÃES, M. C.;PEREIRA, J. C. C.; SILVA, Hamilton Carmélio Marchado da. Correlações genéticas e fenotípicas entre características lineares de tipo e produção de leite em rebanhos da raça Holandesa do Estado de Minas Gerais. 1999. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Selmos Luiz Gressler

BERGMANN, J. A. G.PEREIRA, Carmen SilvaFONSECA, Cleusa Graça daPENNA, Vânia Maldini. Estudo de fatores de ambiente e parâmetros genéticos de algumas características reprodutivas em animais da raça Nelore. 1998. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Octavio Rossi de Morais

BERGMANN, J. A. G.FONSECA, Cleusa Graça daBARBOSA, P. F.PENNA, Vânia Maldini. Efeitos de linhagem citoplasmática em características de produção em ovinos da raça Merino. 1998. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Dulcineia da Costa

BERGMANN, J. A. G.FONSECA, Cleusa Graça da; PINHEIRO, L. E. L.;PEREIRA, Carmen SilvaZAMBORLINI, Luiz César. Estudo genético quantitativo das medidas lineares do pônei da raça Brasileira. 1997. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Fábio José Carvalho Faria

BERGMANN, J. A. G.; GUIMARÃES, S. E. F.; LIMA, R. M. G.; EUCLYDES, R. F.. Análise de polimorfismos dos genes da K-caseína, B-lactoglobulina e somatotropina em fêmeas da raça Nelore e efeitos sobre o peso à desmama de suas progênies. 1997. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: MITZ ALVES MARX

PENNA, Vânia MaldiniBERGMANN, J. A. G.MADALENA, Fernando Enrique; EUCLYDES, R. F.; TEODORO, Roberto Luiz. Influência de númeron de doadoras, estratégias de acasalamento, tamanho de família e pressão de seleção em ganhos na produção de leite em núcleos MOET - Simulação estocástica. 1997. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Gerson Barreto Mourão

BERGMANN, J. A. G.MADALENA, Fernando EnriquePEREIRA, Carmen Silva; SATURNINO, H. M.; TEODORO, Roberto Luiz. Temperamento e características morfológicas em fêmeas zebus e F1 HolandêsxZebu. 1997. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marcos Vinícius Gualberto Barbosa da Silva

BERGMANN, J. A. G.PEREIRA, Carmen SilvaMARTINEZ, M. L.FERRAZ, J. B. S.; SILVA, Hamilton Carmélio Marchado da. Utilização de modelos animais uni e bivariados no estudo das relações entre eficiência reprodutiva e produção de leite na raça Holandesa. 1995. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Celia Raquel Quirino

PEREIRA, J. C. C.BERGMANN, J. A. G.PEREIRA, Carmen Silva; SILVA, Hamilton Carmélio Marchado da;ZAMBORLINI, Luiz César. Parâmetros genéticos e de ambiente relacionados com características produtivas e reprodutivas de um rebanho da raça Caracu. 1994. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Roberto Winkler

PENNA, Vânia MaldiniBERGMANN, J. A. G.PEREIRA, Carmen SilvaMADALENA, Fernando Enrique; TEODORO, Roberto Luiz. Tamanho corporal e suas relações com algumas características reprodutivas em fêmeas bovinas adultas da raça Guzerá. 1993. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marina Isabel Mateus de Almeida

FONSECA, Cleusa Graça daBERGMANN, J. A. G.; OLIVEIRA, Flávia Maria de;PEREIRA, Carmen Silva. Estudo comparativo de três grupos genéticos de coelhos (Oryctolagus cuniculus). 1988. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Henrique Nunes de Oliveira

MIRANDA, Jadir José Ferreira de;BERGMANN, J. A. G.PEREIRA, Carmen SilvaPEREIRA, Jonas Carlos Campos. Fatores de meio e herança como causas de variação do intervalo entre partos, peso ao nascimento e período de gestação em um rebanho da raça Santa Gertrudis. 1987. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ludmila da Paz Gomes da Silva

BARBOSA, Antônio Stockler;BERGMANN, J. A. G.; MARCATTI NETO, Âlberto. Influência do manejo da cobrição na taxa de parição e no tamanho da leitegada ao nascimento. 1987. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Francisco José de Sousa

MIRANDA, Jadir José Ferreira de;BERGMANN, J. A. G.PEREIRA, Carmen Silva. Fatores ambientes e genéticos associados ao crescimento de caprinos no sertão central do Ceará. 1986. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Edmundo Benedetti

SILVA, Hamilton Carmélio Marchado da;BERGMANN, J. A. G.; SPERS, Aleksanders. Ingestão e gasto de água no manejo do rebanho leiteiro. 1986. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Hugo Lorenzo Gonzáles Morel

ANDRADE, Venício José deBERGMANN, J. A. G.; SILVA, Hamilton Carmélio Marchado da. Desempenho produtivo de vacas mestiças HolandêsxZebu criadas sob diferentes sistemas de ordenha e amamentação. 1986. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Jose Monteiro da Silva Filho

BERGMANN, J. A. G.. Estudo comparativo da indução do parto pela prostaglandina F2 alfa e pelo cloprostenol, em diferentes vias e doses de aplicação. 1984. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Alberto Marcatti Neto

BARBOSA, Antônio Stockler;BERGMANN, J. A. G.; SILVA, Israel José da. Efeito da uniformização de leitegadas no desempenho de leitões lactentes. 1984. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Fernanda Nascimento de Godoi

Bergmann, José Aurélio Garcia. Avaliação cinemática de variáveis relacionadas ao resultado do salto de potros. 2012. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Amanda Pimenta Siqueira

SILVA FILHO, J. M.; Wentz, I.; LUCIA JR., T.;Bergmann, José Aurélio Garcia; ALMEIDA, F. R. C. L.. Efeito da concentração espermética pré-diluição e da temperatura de resfriamento do sêmen de varrões sobre a viabilidade espermática e fertilidade de fêmeas inseminadas. 2011. Tese (Doutorado em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Natasha Almeida Marques da Silva

Bergmann, José Aurélio Garcia. Seleção de modelos de regressão não lineares e aplicação do algoritmo SAEM na avaliação genética do crescimento de bovinos Nelore. 2011 - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Bruno Dourado Valente

SILVA, Martinho de Almeida eBERGMANN, J. A. G.TORAL, F. L. B.SILVA, F. F. E.TORRES, Robledo de Almeida. Busca por estruturas causais no contexto de modelos mistos em genética quantitativa. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação da Escola de Veterinária da UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Eduardo Maldonado Turra

Oliveira, D. A. A.;SILVA, Martinho de Almeida e; TEIXEIRA, E. A.;BERGMANN, J. A. G.; HOURI NETO, M.;TORRES, Robledo de Almeida; EUCLYDES, R. F.. Estudos genéticos longitudinais de peso, rendimento de filé e medidas morfométricas em tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus). 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação da Escola de Veterinária da UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Mitzem Sathler Bretas Santana

BERGMANN, J. A. G.; MENZEL, Hansjoachim Karl;Adalgiza Souza Carneiro de Rezende; LAGE, M. C. G. R.; ANDRADE, André Gustavo Pereira de. Uso de acelerômetros para a avaliação do andamento de equinos marchadores. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Paulo Henrique Silva

MADALENA, F. H.; MORAIS, O. R.;BERGMANN, J. A. G.; GRAÇA, D. S.; BARBOSA, F. A.. Produção de leite de vacas Guzerá de corte e sua associação com as DEP´s de seus pais. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: André Gustavo Pereira de Andrade

BERGMANN, J. A. G.; LANA, A. M. Q.; LAGE, M. C. G. R.;PROCOPIO, Alessandro MoreiraSILVA, Martinho de Almeida e. Análise do padrão cinemático da marcha em equinos por meio de redes neurais artificiais. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação da Escola de Veterinária da UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Walsiara Estanislau Maffei

BERGMANN, J. A. G.COSTA, Maria Dulcinéia da; MAGNABOSCO, Cláudio de U.;VALE FILHO, V. R.ANDRADE, V. J.. Estimativas de parâmetros genéticos do temperamento de animais da raça Nelore quantificado por meio da reatividade do animal em ambiente de contenção móvel e suas associações com o desenvolvimento ponderal e perímetro escrotal.. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação da Escola de Veterinária da UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Joana Ribeiro da Glória

BERGMANN, J. A. G.QUIRINO, C. R.PEREIRA, J. C. C.; RUAS, J. R. M.; Coelho, S.G.. Fatores genéticos e ambientes que influenciam as características das curvas de lactações de quatro gruupos genéticos de mestiças holandes-zebu. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação da Escola de Veterinária da UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ania Schmidek

PRARANHOS da COSTA, M.J.R.;BARBOSA, P. F.; ALBUQUERQUE, Lúcia Galvão de;OLIVEIRA, Henrique Nunes deBERGMANN, J. A. G.. Variabilidade genética e não genética na mortalidade pré-desmama de bezerros de corte. 2009. Tese (Doutorado em Genética e Melhoramento Animal) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Fabiano Santos Junqueira

MADALENA, Fernando EnriqueSILVA, Martinho de Almeida e; Coelho, S.G.;BERGMANN, J. A. G.; MORAIS, O. R.. Efeito da introdução de genes de Frísio da Nova Zelândia em rebanho mestiço de Holandês x Gir. 2009. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Joana Ribeiro da Glória

BERGMANN, J. A. G.QUIRINO, Célia RaquelPEREIRA, Jonas Carlos Campos; RUAS, J. R. M.; Coelho, S.G.. Fatores genéticos e ambientes que influenciam as características das curvas de lactações de quatro grupos genéticos de mestiças holandes-zebu. 2008.

Aluno: Pedro Alejandro Vozzi

LÔBO, Raysildo Barbosa; MAGNABOSCO, Cláudio de U.;OLIVEIRA, Henrique Nunes deBERGMANN, J. A. G.. Análise genético-quantitativa de características de precocidade sexual na raça Nelore. 2008. Tese (Doutorado em Genética USP-RP) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Angela Beatriz Fridrich Carlomagno

SILVA, Martinho de Almeida eBERGMANN, J. A. G.TORRES, Robledo de Almeida; Silva, Luiz Octávio Campos;PEREIRA, J. C. C.. Interação genótipo x ambiente e estimativas de parâmetros genéticos de características ponderais de bovinos Nelore. 2007. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: José Ernandes Rufino de Souza

SILVA, Martinho de Almeida eBERGMANN, J. A. G.SAMPAIO, I. B. M.TORRES, Robledo de Almeida; EUCLYDES, R. F.. Avaliação das características de crescimento de caprinos da raça Anglo-Nubiana usando-se regressão aleatória. 2007. Tese (Doutorado em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Sandro Henrique Antunes Ribeiro

PEREIRA, J. C. C.BERGMANN, J. A. G.ANDRADE, V. J.; Ledic, I. L.; MORAIS, O. R.. Efeitos da origem e da linhagem do DNA mitocondrial sobre características produtivas e reprodutivas de bovinos leiteiros da raça Gir. 2007. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Fabiana Garcia Christovão

QUEIROZ NETO, Antônio de;BERGMANN, J. A. G.; TUDELLA, Eloisa; LACERDA NETO, José Corrêa de; SCALA JÚNIOR, Newton La. Análise cinemética tridimensional do movimento de eqüinos em esteira rolante. 2006. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Selmos Çuiz Gressler

BERGMANN, J. A. G.SILVA, Martinho de Almeida ePEREIRA, Jonas Carlos CamposLÔBO, Raysildo BarbosaTORRES, Robledo de Almeida. Fatores ambientes e ganéticos do perímetro escrotal e da idade ao primeiro parto em novilhas Nelore desafiadas tradicional ou precocemente. 2004. Tese (Doutorado em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Gabrimar Araújo Martins

MADALENA, Fernando EnriqueBERGMANN, J. A. G.SILVA, Martinho de Almeida e; TEODORO, Roberto Luiz;TORRES, Robledo de Almeida. Aspectos econômicos do melhoramento de gado leiteiro. 2003. Tese (Doutorado em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Cintia Righetti Marcondes

LÔBO, Raysildo BarbosaBERGMANN, J. A. G.OLIVEIRA, Henrique Nunes de; CARDOSO, Vera Lúcia; SANCHES, Adhemar. Análise Bayesiana da probabilidade de permanência no rebanho como característica de seleção para a raça Nelore. 2003. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Genética)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Dulcineia da Costa

BERGMANN, J. A. G.; REZENDE, Adalgisa de Souza Carneiro;FONSECA, Cleusa Graça daTORRES, Robledo de Almeida; MOTTA, M. D. S.. Caracterização demográfica e estrutura genética da raça Mangalarga Marchador. 2002. Tese (Doutorado em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Gabriela Campolina Diniz Peixoto

PENNA, Vânia MaldiniBERGMANN, J. A. G.PEREIRA, Carmen SilvaFONSECA, Cleusa Graça da; EUCLYDES, R. F.. Fatores que influenciam resultados de ovulação múltipla e transferência de embriões de doadoras zebuínas. 2001. Tese (Doutorado em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Coeli Gomes Lage

BERGMANN, J. A. G.; MOTA, M. D. S.; REZENDE, Adalgisa de Souza Carneiro; MENZEL, Hansjoachim Karl; HUSSNI, C. A.. Caracterização morfométrica, dos aprumos e do padrão de deslocamento de equinos da raça Mangalarga Marchador e suas associações com a qualidade da marcha. 2001. Tese (Doutorado em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Idalmo Garcia Pereira

OLIVEIRA, Henrique Nunes deBERGMANN, J. A. G.PEREIRA, Carmen Silva; ROSA, G. J. M.; MOTA, M. D. S.. Estudo de simulação e aplicação de modelos lineares mistos com distribuição normal contaminada no melhoramento genético animal. 2001. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Eduardo Brum Schwengber

LÔBO, Raysildo BarbosaBERGMANN, J. A. G.; BORJAS, A. L. R.;FERRAZ, J. B. S.; ALBUQUERQUE, Lúcia Galvão de. Produtividade acumulada e peso adulto como características alternativas na seleção de fêmeas da raça Nelore. 2001. Tese (Doutorado em Biologia Comparada) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Celia Raquel Quirino

FONSECA, Cleusa Graça daBERGMANN, J. A. G.VALE FILHO, V. R.PEREIRA, Carmen Silva; BARBOSA, R. T.. Herdabilidades e correlações genéticas entre medições testiculares, características seminais e libido em touros Nelore. 1999. Tese (Doutorado em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Raimundo Nonato Braga Lôbo

PENNA, Vânia MaldiniBERGMANN, J. A. G.MADALENA, Fernando Enrique; CARDOSO, Vera Lúcia;TORRES, Robledo de Almeida. Programas de seleção para bovinos zebus de dupla aptidão. 1999. Tese (Doutorado em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Edson de Souza Balieiro

PEREIRA, J. C. C.BERGMANN, J. A. G.PEREIRA, Carmen SilvaVERNEQUE, Rui da SilvaVALENTE, J.. Estimativas de parâmetros genéticos e tendências genéticas de características reprodutivas e produtivas na raça Gir Leiteiro no Brasil. 1998. Tese (Doutorado em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luiz Fernando Aarão Marques

PEREIRA, J. C. C.BERGMANN, J. A. G.OLIVEIRA, Henrique Nunes dePEREIRA, Carmen Silva; TROVO, J. B. F.. Componentes de (co)variância e parâmetros genéticos em características de crescimento da raça Simental no Brasil. 1998. Tese (Doutorado em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Robledo de Almeida Torres

BERGMANN, J. A. G.MADALENA, Fernando EnriquePENNA, Vânia MaldiniCOSTA, C. N.VALENTE, J.. Efeito da heterogeneidade de variância na avaliação genética de bovinos da raça Holandesa no Brasil. 1998. Tese (Doutorado em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Wandrick Hauss de Sousa

PEREIRA, Carmen SilvaBERGMANN, J. A. G.; SIMPLÍCIO, A. A.;FONSECA, Cleusa Graça daVERNEQUE, Rui da Silva. Aplicação de modelos lineares e não lineares em características de reprodução, sobrevivência e crescimento de ovinos deslanados da raça Santa Inês. 1997. Tese (Doutorado em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Valdemiro Conceição Júnior

MADALENA, Fernando EnriqueBERGMANN, J. A. G.; TEODORO, Roberto Luiz;OLIVEIRA, Henrique Nunes dePENNA, Vânia Maldini. Estudo das relações entre resistência genética a carrapatos e características reprodutivas na espécie bovina. 1997. Tese (Doutorado em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Miguel Houri Neto

BERGMANN, J. A. G.; SILVA, Hamilton Carmélio Marchado da;PEREIRA, Carmen SilvaFERRAZ, J. B. S.VALENTE, J.. Interação genótipo-ambiente e avaliação genética de reprodutores da raça Holandesa, usados no Brasil e nos Estados Unidos da América. 1996. Tese (Doutorado em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Vivian Paula Silva Felipe

PEREIRA, I. G.Bergmann, José Aurélio GarciaTORRES, Robledo de Almeida. Qualificação de doutorado de Vivian Paula Silva Felipe. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: LUCIANA SALLES DE FREITAS

BERGMANN, J. A. G.MADALENA, Fernando EnriqueTORRES, Robledo de Almeida. Qualificação de Luciana Salles de Freitas. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Glaucyana Gouvêa dos Santos

BERGMANN, J. A. G.TORRES, Robledo de Almeida; LANA, A. M. Q.. Qualificação Glaucyana Gouvêa dos Santos em Genética e Melhoramento Animal. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação da Escola de Veterinária da UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Bruno Dourado Valente

Bergmann, José Aurélio Garcia. Qualificação de Bruno Dourado Valente. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Jair Pertez Osorio

VALE FILHO, V. R.;BERGMANN, J. A. G.; BORGES, A. M.. Qualificação de Jair Pertez Osorio. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Fabrízia Portes Cury Lima

MARQUES JÚNIOR, A. P.; VALE FILHO, V. R.;BERGMANN, J. A. G.. Caracterização da puberdade de touros da raça Nelore com base no perímetro escrotal, características seminais e endócrinas. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Fabrízia Portes Cury Lima

VALE FILHO, V. R.; SATURNINO, H. M.;BERGMANN, J. A. G.. Qualificação - Doutorado em Ciência Animal. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Sandro Henrique Antunes Ribeiro

SILVA, Martinho de Almeida eBERGMANN, J. A. G.ANDRADE, V. J.. Qualificação - Doutorado em Ciência animal. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Sandro Henrique Antunes Ribeiro

BERGMANN, J. A. G.SILVA, Martinho de Almeida eTORRES, Robledo de Almeida. Banca de qualificação de Doutorado. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Isabela de Macedo Gomes Dias

BERGMANN, J. A. G.; GUIMARÃES, Flávio Henrique; KALAPOTHAKIS, Evanguedes. Efeitos da fragmentação de habitat sobre a população de Micoureus demerarae (Marsupialia: Dedelphidae) no Parque Estadual do Rio Doce-MG. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Genética) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Angela Beatriz Fridrich Carlomagno

BERGMANN, J. A. G.TORRES, Robledo de AlmeidaPEREIRA, Jonas Carlos Campos. Exame de qualificação - Doutorado em Ciência Animal. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Selmos Luiz Gressler

BERGMANN, J. A. G.TORRES, Robledo de AlmeidaLÔBO, Raysildo BarbosaPEREIRA, Jonas Carlos Campos. Doutorado em Ciência Animal, área de Concentração Melhoramento Genético Animal. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Sandro Henrique Antunes Ribeiro

BERGMANN, J. A. G.; PASSOS, Lygia Maria Friche;SILVA, Martinho de Almeida e. Banca Examinadora de Transferência de Nível de Mestrado em Zootecnia para Doutorado em ciência Animal. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Alessandro Moreira Procópio

BERGMANN, J. A. G.; MENZEL, Hansjoachim Karl;PEREIRA, J. C. C.; REZENDE, Adalgisa de Souza Carneiro. Curso de doutorado em Ciêrncia Animal - Área de concentração: Melhoramento Genético Animal. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Gabrimar Araújo Martins

BERGMANN, J. A. G.MADALENA, Fernando Enrique; TEODORO, Roberto Luiz;SILVA, Martinho de Almeida e. Doutorado em Ciência Animal:àrea de Concentração: Melhoramento genético Animal. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Alessandro Moreira Procópio

BERGMANN, J. A. G.; MENZEL, Hansjoachim Karl; REZENDE, Adalgisa de Souza Carneiro;PEREIRA, Jonas Carlos Campos. Avaliação comparativa entre raças e cruzamentos: Descrição física, bioquímica e molecular de raças e outras populações animais.. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Dulcineia da Costa

BERGMANN, J. A. G.TORRES, Robledo de Almeida; REZENDE, Adalgisa de Souza Carneiro. Banca de qualificação: àrea Melhoramento genético Animal. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Coeli Gomes Lage

BERGMANN, J. A. G.. Ciência animal - àrea de Concentração: Melhoramento genético animal. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Daniela Rodrigues Lacerda

BERGMANN, J. A. G.; LOVATO, Maria Bernadete; SANTOS, Fabrício Rodrigues dos;FONSECA, Cleusa Graca da. genética de populações aplicada à conservação de recursos genéticos e biologia molecular aplicada à conservação de recursos genéticos. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Dulcineia da Costa

BERGMANN, J. A. G.; REZENDE, Adalgisa de Souza Carneiro;FONSECA, Cleusa Graça daSILVA, Martinho de Almeida e. Estrutura de populações e associações entre morfologia e funcionalidade nos eqüinos. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Coeli Gomes Reis Lage

BERGMANN, J. A. G.PEREIRA, Jonas Carlos Campos; MENZEL, Hansjoachim Karl; REZENDE, Adalgisa de Souza Carneiro. Comissão Examinadora de Qualificação - Biomecãnica dos Andamentos dos equinos e Produção Animal. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais.

OLIVEIRA, J. A.; JUNQUEIRA, O. M.; ELER, J. P.; BARBIN, D.;BERGMANN, J. A. G.. Concurso Público de Provas e Títulos - Lúcia Galvão Albuquerque. 2010. Universidade Estadual Paulista.

BERGMANN, J. A. G.. Professor Adjunto: Melhoramento Genético dos animais Domésticos. 2008. Universidade Federal de Mato Grosso.

BERGMANN, J. A. G.. Concurso Público de Provas e Títulos para carreira do magistério Superior, na Classe de Professor Associado. 2002. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

BERGMANN, J. A. G.; LOBATO, José Fernando Piva; IRGANG, Renato; PENZ JÚNIOR, Antônio Mário; RORATO, Paulo Roberto Nogara. Provimento de Cargo na Classe de Professor Adjunto, Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2002. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

BERGMANN, J. A. G.. Professor Adjunto da Matéria de Zootecnia II, UFBA. 2001. Universidade Federal da Bahia.

Dias, R. C.; Lima, N.R.V.; MENZEL, Hansjoachim Karl;BERGMANN, J. A. G.. Banca Examinadora de Progressão para Professor Associado. 2009. Universidade Federal de Minas Gerais.

Azevedo, V. A. C.; França, L. R.;BERGMANN, J. A. G.. Banca Examinadora de Progressão para Professor Associado. 2009. Universidade Federal de Minas Gerais.

BERGMANN, J. A. G.. Comitê Temático de Avaliação do Edital MCT/CNPq-027/2007. 2008. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Oliveira, D. A. A.; LANA, A. M. Q.;PEREIRA, J. C. C.BERGMANN, J. A. G.. Comissão Examinadora Mestrado e Doutorado: Genética e Melhoramento Animal. 2008. Universidade Federal de Minas Gerais.

BERGMANN, J. A. G.; FONTES, D. O.; BORGES, I.. Melhor Tese Defendida em 2007. 2008. Universidade Federal de Minas Gerais.

BERGMANN, J. A. G.. Comissão Avaliadora dos Trabalhos de Iniciação Científica. 2006. Universidade Federal de Minas Gerais.

BERGMANN, J. A. G.. Jurado do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica em 2005 - Região Sudeste. 2005. Financiadora de Estudos e Projetos.

BERGMANN, J. A. G.; ALVARES, Elias; CARRILLO, Bernardo J; LAFARGUE, Eugenio Alcides Perdomo; SPÄTH, Ernesto; STEFFAN, Pedro e; VICENTE, Santiago Patricio Urcelay. Jurado para o Premio Fundacion Bunge y Born e para o Premio Estimulo a Jovenes Cientificos Veterinaria de 2003. 2003. Fundacion Bunge y Born.

BERGMANN, J. A. G.; RODRIGUEZ, Norberto Mario;PEREIRA, Jonas Carlos Campos. Comissão Examinadora do Estágio Probatório do Professor Adjunto Martinho de Almeida e Silva. 2000. Universidade Federal de Minas Gerais.

Orientou

João Pedro Costa da Fonseca

Diferenças da reatividade animal de fêmeas de três composições genéticas F1 Holandês-Zebu; Início: 2007; Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Breno de Oliveira Fragomeni

Alternativas de avaliação genética de tourinhos Nelore em provas de ganho em peso a pasto; 2012; Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Vanessa Aparecida Praxedes

Efeito da endogamia direta e materna sobre características de prolificidade de suínos das raças Landrace e Large White; 2012; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

MARIANA ANRAIN

Parâmetros genéticos para características de prolificidade nas raças Landrace e Large White; 2011; Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais, DB-DanBred; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Hélio Rezende Lima Neto

Estimativas de parâmetros genéticos de características de carcaça feitas por ultra-sonografia de bovinos da raça Guzerá; 2007; 82 f; Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Mitzem Satler Bretas

Associações entre características morfométricas e cinemáticas de eqüinos da raça Campoliona; 2006; 70 f; Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Joana Ribeiro da Glória

Fatores que influenciam a produção de leite, a duração da lactação e a produção por dia de intervalo de partos de vacas mestiças Holandês-Gir; 2004; 40 f; Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Walsiara Estanislau Maffei

Reatividade animal em ambiente de conteção móvel-Um método alternativo para quantificar o temperamento bovino; 2004; 32 f; Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Lilian Costa Sarreiro

Estimativas de herdabilidade e de correlações genéticas e fenotípicas entre perímetro escrotal, características seminais e libido de touros Nelore; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Alison Miranda dos Santos

Medidas morfométricas da raça Simental em exposições agropecuárias do Brasil; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Alessandro Moreira Procópio

Formação e demografia da raça Campolina; 2000; 44 f; Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Paulo Fernando A Machado

Predição de gestaçào de novilhas Nelore acasaladas com um ano de idade em um rebanho do Estado de Minas Gerais; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Alessandro Magno Cambraia Esteves

Correlações genéticas e fenotípicas entre características lineares de tipo e produção de leite em rebanhos da raça Holandesa do Estado de Minas Gerais; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Cintia Riqueti Marcondes

Análise de alguns critérios de seleção para características de crescimento na raça Nelore; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Isabela de Macedo Dias

Formação e estrutura populacional do equino Brasileiro de Hipismo; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Selmos Luiz Gressler

Estudos de Fatores de Ambiente e Parâmetros Genéticos de Algumas Características Reprodutivas Em Animais da Raça Nelore; 1998; Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Octavio R de Morais

Efeito de Linhagem Citoplasmática Sobre Características de Produção de Ovinos da Raça Merino; 1998; Dissertação - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Maria Dulcineia da Costa

Estudo Genetico Quantitativo das Medidas Lineares do Ponei da Raca Brasileira; 1997; Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Gerson Barreto Mourão

Temperamento e Caracteristicas Morfologicas Em Femeas F1 Holandes X Zebu; 1997; Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Marcos Vinícius Gualberto da Silva

Utilizaçao de Modelos Animais Uni e Bivariados No Estudo da Eficiencia Reprodutiva e Produtiva Na Raca Holandesa; 1995; Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Fernanda Nascimento de Godoi

Avaliação cinemática de variáveis relacionadas ao resultado do salto de potros; 2012; Tese (Doutorado em Doutorado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Mitzem Satler Bretas

Uso de acelerômetros para a avaliação do andamento de equinos marchadores; 2010; 0 f; Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

André Gustavo Pereira de Andrade

Análise Cinemática da marcha em eqüinos por meio de Redes Neurais Artificiais; 2009; 0 f; Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Walsiara Estanislau Maffei

Estimativas de parâmetros genéticos da reatividade e das associações entre esta característica , o desenvolvimento ponderal e o perímetro escrotal de animais da raça Nelore; 2009; 0 f; Tese (Doutorado em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Joana Ribeiro da Glória

fatores genéticos e ambientes que influenciam as características das curvas de lactações de quatro grupos genéticos de mestiças holandês-zebu; 2008; Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Alessandro Moreira Procópio

Análise cinemática da locomoção de equinos marchadores; 2005; 91 f; Tese (Doutorado em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Selmos Luiz Gressler

Fatores ambientes e genéticos do perímetro escrotal e da idade ao primeiro parto em novilhas Nelore desafiadas tradicional ou precocemente; 2004; 139 f; Tese (Doutorado em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Joana Ribeiro da Glória

Fatores genéticos e ambientes que influenciam as características das curvas de lactações de quatro grupos genéticos de mestiças holandês-zebu; 2004; 0 f; Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Maria Dulcineia da Costa

Formação, estrutura genética, endogamia e famílias no cavalo Mangalarga Marchador; 2002; 98 f; Tese (Doutorado em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Maria Coeli Gomes Reis Lage

Caracterização morfométrica, dos aprumos e do padrão de deslocamento de equinos da raça Mangalarga Marchador e suas associações com a qualidade da marcha; 2001; 114 f; Tese (Doutorado em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Celia Raquel Quirino

Herdabilidades e Correlações Genéticas Entre Medições Testiculares, Características Seminais e Libido Em Touros da Raça Nelore; 1999; Tese (Doutorado em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Robledo de Almeida Torres

Efeito da Heterogeneidade de Variância Na Avaliação Genética de Bovinos da Raça Holandesa No Brasil; 1998; Tese (Doutorado em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Miguel Houri Neto

Interação Genótipo-Ambiente e Avaliação Genética de Reprodutores da Raça Holandesa, Usados No Brasil e Nos Estados Unidos da América; 1996; Tese (Doutorado em Ciência Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

João Eudes Lafetá

Desenvolvimento e aplicações das provas de ganho de peso de animais zebus realizadas no Brasil; 1996; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Melhoramento Genético Animal) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Anna Christina Bomfim Machado de Sequeira

Correlações dos parâmetros de desempenho de equinos, aos dois e aos três anos de idade, durante o salto de obstáculos com utilização da técnica da cinemática; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Ana Luisa Soares de Miranda

; Definição do número ideal de réplicas para as pesquisas de análise da cinemática de equinos durante o salto de obstáculo; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Dalinne Chrystian Carvalho dos Santos

Correlações entre características morfológicas e parâmetros de desempenho de eqüinos jovens da raça Brasileiro de Hipismo, observadas durante o salto de obstáculos com a utilização da técnica da cinemática; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Fernando de Oliveira Vasconcelos

Correlações entre parâmetros de desempenho de equinos, aos dois e três anos de idades, durante o salto de obstáculos com a utilização da técnica da cinemática; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Carlos Rafael Araújo de Matos

Predição de parâmetros genéticos do temperamento de animais da raça nelore, quantificado por meio da reatividade em ambiente de contenção móvel; 2007; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Louise Helen de Oliveira

Curva de lactação de vacas F1 Holandês-Gir; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Raquel Alves Caldeira Léo

Análise Cinemática da Locomoção de eqüinos da raça Campolina; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Daniela Barreto Amaral Teixeira

Avaliações morfométricas e cinemáticas de equinos da raça Campolina; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Natália Bernis Mohallem

Caracterização e avaliação da dinâmica de locomoção das raças nacionais de eqüinos marchadores; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Mitzem Satler Bretas

Caracterização e avaliação da dinâmica de locomoção de animais das raças nacionais de equinos marchadores; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Ana Paula Menegatti Lara

Fatores que influenciam o êxito da transferência de embriões para receptoras mestiças; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Luciano Pedrosa França

Caracterização e avaliação da dinâmica de locomoção de animais das raças nacionais de equinos marchadores; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Gustavo José Della Coletta Vieira

Estudo das associações genéticas entre biometria testicular, características seminais e eficiência reprodutiva em fêmeas Nelore; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Aline Fargoline de Oliveira

CARACTERIZAÇÃO E ESTUDO GENÉTICO QUANTITATIVO DAS ASSOCIAÇÕES ENTRE CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS (MEDIDAS LINEARES, PROPORÇÕES E ANGULAÇÕES), ÉPOCA DE FECHAMENTO DAS CARTILAGENS EPIFISÁRIAS DE OSSOS LONGOS E O ANDAMENTO DE EQUINOS DA RAÇA MANGALARGA MARCHADOR; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Juliana M R Freitas

Caracterização e estudo genético quantitativo das associações entre características morfológicas (medidas lineares, proporções e angulações) , época de fechamento das cartilagens epifisárias de ossos longos , e o andamento de eqüinos Mangalarga Marchador; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Gustavo H F Castro

ESTUDO GENÉTICO QUANTITATIVO DAS CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS E DE DESEMPENHO DO CAVALO BRASILEIRO DE HIPISMO; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Cláudia A Valle

ESTUDO GENÉTICO QUANTITATIVO DAS MEDIDAS LINEARES DO PÔNEI DA RAÇA BRASILEIRA; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Flávia A P Vieira

EFEITO DA HERANÇA CITOPLASMÁTICA EM CARACTERÍSTICAS DE PRODUÇÃO DE LÃ EM OVINOS DA RAÇA MERINO AUSTRALIANO; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Rodrigo Orzil Viana

ESTUDO DA ASSOCIAÇÃO FENOTÍPICA ENTRE A BIOMETRIA TESTICULAR, A LIBIDO DE TOUROS NELORES COM A IDADE A PRIMEIRA CRIA E A DATA DO PRIMEIRO PARTO DE SUAS FILHAS; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Daniel José Ruegger Almeida Neves

Critérios de avaliação reprodutiva de rebanhos bovinos de corte em monta contínua; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Cristiana salaberga de Oliveira Procópio

Estimativas de parâmetros genéticos de medidas testiculares e de desenvolvimento em animais da raça Nelore; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Leonardo de Castro Peixoto

Estudos das associações entre a biometria testicular, as características do sêmen, da libido, e da capacidade de serviço, com aspectos reprodutivos e produtivos de animais da raça Nelore, criados extensivamente na região de Unaí, MG; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Miguel Houri Neto

Interação genótipo ambiente para a produção de leite da raça Holandesa no brasil; ; 2004; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Miguel Houri Neto

Impacto da interação genótipo ambiente sobre a avaliação genética de bovinos leiteiros (provisório); 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Fernanda Radicchi Campos Lobato de Almeida

Efeito do flushing sobre a fertilidade de marrãs cíclicas; 2002; 35 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Celia Raquel Quirino

Análise de dados binomiais em produção animal; 2002; 45 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Jose Aurelio Garcia Bergmann;

Produções bibliográficas

  • DE GODOI, FERNANDA NASCIMENTO ; BURANELO TORAL, FABIO LUIZ ; DE MIRANDA, ANA LUISA SOARES ; KARL MENZEL, HANS-JOACHIM ; DE ALMEIDA, FERNANDO QUEIROZ ; GARCIA BERGMANN, JOSÉ AURÉLIO . KINEMATIC AND MORPHOLOGICAL TRAITS AND THE PROBABILITY OF SUCCESSFUL JUMPS OF YOUNG BRAZILIAN SPORT HORSES. Livestock Science (Print) , v. 185, p. 8-16, 2016.

  • VIEIRA, E.R. ; REZENDE, A.S.C. DE ; Lana, A.M.Q. ; BARCELOS, K.M.C. ; SANTIAGO, J.M. ; LAGE, J. ; FONSECA, M. G. ; BERGMANN, J.A.G. . Caracterização da equideocultura no estado de Minas Gerais. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 67, p. 319-323, 2015.

  • ANRAIN, M. ; Bergmann, José Aurélio G ; IRGANG, Renato ; B.D.Valente . Parâmetros genéticos para características de prolificidade nas raças Landrace e Large White. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 67, p. 846-854, 2015.

  • GODOI, F. N. ; BERGMANN, J. A. G. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; MIRANDA, A. . Características cinemáticas de potros da raça Brasileiro de Hipismo nos sucessos e insucessos dos saltos em liberdade. Archivos de Zootecnia , v. 64, p. 229-236, 2015.

  • GODOI, Fernanda Nascimento de ; BERGMANN, J. A. G. ; ALMEIDA, F.Q. ; MIRANDA, A. L. ; SANTOS, D. C. C. ; SIQUEIRA, A. C. B. M. ; BARRETO, M. P. ; ANDRADE, A. M. . Características cinemáticas de potros da raça Brasileiro de Hipismo nos sucessos e insucessos dos saltos em liberdade. Archivos de Zootecnia (Internet) , v. 64, p. 229-236, 2015.

  • DE GODOI, FERNANDA NASCIMENTO ; DE ALMEIDA, FERNANDO QUEIROZ ; TORAL, FABIO LUIZ BURANELO ; DE MIRANDA, ANA LUISA SOARES ; RAMOS KAIPPER, RODRIGO ; Bergmann, José Aurélio Garcia . Repeatability of kinematics traits of free jumping in Brazilian sport horses. Livestock Science (Print) , v. 168, p. 1-8, 2014.

  • SCHLUP, E. ; GODOI, F.N. ; ANDRADE, A.M. ; BERGMANN, J.A.G. ; ALMEIDA, F.Q. . Efeito do treinamento sobre a cinemática de equinos no salto de obstáculos. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 66, p. 1647-1654, 2014.

  • TORAL, FABIO LUIZ BURANELO ; PEREIRA, Jonas Carlos Campos ; Bergmann, José Aurélio Garcia ; JOSAHKIAN, LUIZ ANTÔNIO . Parâmetros genéticos do peso desde o nascimento até 730 dias de idade na raça Indubrasil. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa) , v. 49, p. 595-603, 2014.

  • GRESSLER, S. L. ; GRESSLER, M. G. M. ; BERGMANN, J. A. G. . Fatores ambientes e estimativas de parâmetros genéticos do perímetro escrotal na raça Nelore. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 66, p. 986-994, 2014.

  • LOAIZA-ECHEVERRI, A.M. ; Bergmann, J.A.G. ; Toral, F.L.B. ; OSORIO, J.P. ; CARMO, A.S. ; MENDONÇA, L.F. ; MOUSTACAS, V.S. ; HENRY, M. . Use of nonlinear models for describing scrotal circumference growth in Guzerat bulls raised under grazing conditions. Theriogenology , v. 79, p. 751-759, 2013.

  • GODOI, F. N. ; Bergmann, J.A.G. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; Santos, D. C. C. ; MIRANDA, A. ; VASCONCELOS, F. O. ; OLIVEIRA, J. E. G. ; KAIPPER, R. R. ; ANDRADE, A. M. . Morfologia de potros da raça Brasileiro de Hipismo. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 43, p. 736-742, 2013.

  • FRAGOMENI, BRENO DE OLIVEIRA ; SCALEZ, DAIANE CRISTINA BECKER ; TORAL, FÁBIO LUIZ BURANELO ; Bergmann, José Aurélio Garcia ; PEREIRA, IDALMO GARCIA ; COSTA, PAULA SOUZA TEIXEIRA DA . Genetic parameters and alternatives for evaluation and ranking of Nellore young bulls in pasture performance tests. Revista Brasileira de Zootecnia (Online) , v. 42, p. 559-564, 2013.

  • Lima, F.P.C. ; Patrícia R. Xavier ; Bergmann, J.A.G. ; MARQUES JÚNIOR, A. P. . Perímetro escrotal e parâmetros seminais de touros da raça Nelore selecionados para precocidade sexual. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 65, p. 1603-1608, 2013.

  • LOAIZA-ECHEVERRI, A. M. ; TORAL, F. L. B. ; BERGMANN, J. A. G. ; OSORIO, J. P. ; CARMO, A. S. ; HENRY, M. . Selection criteria for sexual precocity in Guzerat bulls raised under grazing conditions. Journal of Animal Science , v. 91, p. 4633-4640, 2013.

  • RIBEIRO, JULIMAR DO SACRAMENTO ; Bergmann, José Aurélio Garcia ; GONÇALVES, TARCISIO DE MORAES ; MACHADO NETO, OTÁVIO RODRIGUES ; CARVALHO, JOSÉ RODOLFO REIS DE ; CAMPOS, FABRÍCIO RODRIGUES ; TULLIO, RYMER RAMIZ ; LADEIRA, MÁRCIO MACHADO . Reactivity, performance, color and tenderness of meat from Zebu cattle finished in feedlot. Revista Brasileira de Zootecnia (Online) , v. 41, p. 1009-1015, 2012.

  • Silva, N.A.M. ; LANA, Â.M.Q. ; FONSECA E SILVA, F. ; LIMA, R.R. ; Silva, M.A. ; Bergmann, J.A.G. . Proposta de análise genética de curvas de crescimento de bovinos por meio do algoritmo SAEM. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 64, p. 1256-1264, 2012.

  • GLÓRIA, Joana Ribeiro da ; BERGMANN, J. A. G. ; QUIRINO, CÉLIA RAQUEL ; RUAS, José Reinaldo Mendes ; PEREIRA, Jonas Carlos Campos ; REIS, Ronaldo Braga ; COELHO, SANDRA GESTEIRA ; SILVA, M. A. . Environmental and genetic effects on the lactation curves of four genetic groups of crossbred Holstein-Zebu cows. Revista Brasileira de Zootecnia (Online) , v. 41, p. 2309-2315, 2012.

  • SILVA, N. A. M. ; Lana, A. M. Q. ; SILVA, F. F. E. ; Lima, R.R. ; SILVA, M. A. ; BERGMANN, J. A. G. . Proposta de análise genética de curvas de crescimento de bovinos por meio do algoritmo SAEM. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 64, p. 1256-1264, 2012.

  • Silva, N.A.M. ; Lana, A.M.Q. ; Silva, F.F ; Silveira, F.G. ; Bergmann, J.A.G. ; Silva, M.A. ; Toral, F.L.B. . Seleção e classificação multivariada de modelos de crescimento não lineares para bovinos Nelore. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 63, p. 364-371, 2011.

  • Lima, F.P.C. ; BERGMANN, J.A.G. ; XAVIER, P.R. ; MARQUES JR, A.P. . Características zootécnicas de touros da raça Nelore submetidos a um programa de seleção para precocidade sexual. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 63, p. 1303-1308, 2011.

  • PEIXOTO, Maria Gabriela Campolina Diniz ; PIES, M. ; PEREIRA, M. ; CARVALHO, M. ; RIBEIRO, G. ; BRITO, L. ; VERNEQUE, Rui da Silva ; Bergmann, José Aurélio G . Integrando o temperamento às características de importância econômica para o melhoramento de bovinos de leite: resultado de um estudo com fêmeas Guzerá.. Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science , v. 40, p. 26-37, 2011.

  • Peixoto, M.G.C.D. ; Poggian, C.F. ; Verneque, R.S. ; Egito, A.A. ; Carvalho, M.R.S. ; Penna, V.M. ; Bergmann, J.A.G. ; Viccini, L.F. ; Machado, M.A. . Genetic basis and inbreeding in the Brazilian Guzerat (Bos indicus) subpopulation selected for milk production. Livestock Science (Print) , v. 131, p. 168-174, 2010.

  • Rezende Jordão, Lilian de ; Bergmann, José Aurélio G ; Moura, Raquel S ; Melo, Marília M ; Costa, Maria LL ; Moss, Patrícia CB ; Aquino Neto, Hélio M ; Rezende, Adalgiza Souza Carneiro de . Effect of feed at different times prior to exercise and chelated chromium supplementation on the athletic performance of Mangalarga Marchador mares. Comparative Exercise Physiology (Print) , v. 7, p. 133-140, 2010.

  • GLÓRIA, Joana Ribeiro da ; Bergmann, José Aurélio Garcia ; QUIRINO, Célia Raquel ; RUAS, JOSÉ REINALDO MENDES ; MATOS, Carlos Rafael Araújo de ; PEREIRA, Jonas Carlos Campos . Curvas de lactação de quatro grupos genéticos de mestiças Holandês-Zebu. Revista Brasileira de Zootecnia (Online) , v. 39, p. 2160-2165, 2010.

  • RIBEIRO, S.H.A. ; Pereira, J.C.C. ; Verneque, R.S. ; Silva, M.A. ; Bergmann, J.A.G. ; BERGMANN, J. A. G. . Efeito da covariância genética aditivo-materna sobre estimativas de parâmetros genéticos e em avaliações genéticas de características de crescimento de animais Tabapuã. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 61, p. 401-406, 2009.

  • LIMA NETO, Hélio Rezende ; BERGMANN, J. A. G. ; Gonçalves, T. M. ; Araújo, F. R.C. ; BEZERRA, Luiz Antônio F. ; SAINZ, Roberto D. ; LÔBO, Raysildo Barbosa ; SILVA, Martinho de Almeida e . Parâmetros genéticos para características de carcaça avaliadas por ultrassonografia em bovinos da raça Guzerá. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 61, p. 251-258, 2009.

  • Lage, M.C.G.R. ; Bergmann, J.A.G. ; Procópio, A.M. ; Pereira, J.C.C. ; BIONDINI, J. ; BERGMANN, J. A. G. . Associação entre medidas lineares e angulares de equinos da raça Mangalarga Marchador. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 61, p. 968-979, 2009.

  • RIBEIRO, S.H.A. ; Pereira, J.C.C. ; Verneque, R.S. ; Silva, M.A. ; Bergmann, J.A.G. ; Ledic, I.L. ; Morais, O.R. . Efeitos da origem e da linhagem do DNA mitocondrial sobre características produtivas e reprodutivas de bovinos leiteiros da raça Gir. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 61, p. 232-242, 2009.

  • DeAssis, J.B. ; DeLaat, D.M. ; Peixoto, M.G.C.D. ; Bergmann, J.A.G. ; Fonseca, C.G. ; Carvalho, M.R.S. . Genetic diversity and population structure in Brazilian Mangalarga Marchador horses. Genetics and Molecular Research , v. 8, p. 1519-1524, 2009.

  • Valente, B.D. ; Silva, M.A. ; Silva, L.O.C. ; Bergmann, J.A.G. ; Pereira, J.C.C. ; Fridrich, A.B. ; FERREIRA, I. C. ; Corrêa, G.S.S. . Estruturas de covariância de peso em função da idade de animais Nelore das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 60, p. 389-400, 2008.

  • RIBEIRO, S.H.A. ; Pereira, J.C.C. ; Verneque, R.S. ; Silva, M.A. ; Bergmann, J.A.G. ; Marques, F.S. . Estudo genético-quantitativo de características de crescimento na raça Tabapuã. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, MG, v. 59, p. 473-480, 2007.

  • Procópio, A.M. ; Bergmann, J.A.G. ; Menzel, H.J. ; Brêtas, M. S. ; Herr, J. ; Fantini, P. . Curvas ângulo-tempo das articulações dos eqüinos marchadores. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, MG, v. 59, n.1, p. 41-48, 2007.

  • Ventura, R.V. ; Silva, M.A. ; Dionello, N.L. ; Magalhães, D.F.D. ; Pereira, J.C.C. ; Penna, V.M. ; Bergmann, J.A.G. ; Madalena, F.E. . Desenvolvimento do software DRLinhagem para detecção de linhagens citoplasmáticas e avaliação de seu efeito sobre os pesos à desmama e ao ano de idade de animais Nelore no Centro-Oeste brasileiro. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 59, p. 1250-1256, 2007.

  • PEIXOTO, M ; BERGMANN, J ; SUYAMA, E ; CARVALHO, M ; PENNA, V ; BERGMANN, J. A. G. . Logistic regression analysis of pregnancy rate following transfer of Bos indicus embryos into Bos indicus × Bos taurus heifers. Theriogenology , v. 67, p. 287-292, 2007.

  • Peixoto, M.G.C.D. ; Bergmann, J.A.G. ; Fonseca, C.G. ; Penna, V.M. ; Pereira, C.S. . Effects of environmental factors on multiple ovulation of zebu donors. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, MG, v. 58, n.4, p. 567-574, 2006.

  • Glória, J.R. ; Bergmann, J.A.G. ; Reis, R.B. ; Coelho, M.S. ; Silva, M.A. . Efeito da composição genética e de fatores de meio sobre a produção de leite, a duração da lactação e a produção de leite por dia de intervalo de partos de vacas mestiças Holandês-Gir. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, MG, v. 58, n.6, p. 1139-1148, 2006.

  • Maffei, W.E. ; Bergmann, J.A.G. ; Pinotti, M. ; Oliveira, M.E.C. ; Silva, C.Q. . Reatividade em ambiente de contenção móvel: uma nova metodologia para avaliar o temperamento bovino. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, MG, v. 58, n.6, p. 1123-1131, 2006.

  • Costa, M.D. ; Bergmann, J.A.G. ; Resende, A.S.C. ; Fonseca, C.G. . Análise temporal da endogamia e do tamanho efetivo da população de eqüinos da raça Mangalarga Marchador. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, MG, v. 57, n.1, p. 112, 2005.

  • Gressler, M.G.M. ; Pereira, J.C.C. ; Bergmann, J.A.G. ; Andrade, V.J. ; Paulino, M.F. ; Gressler, S.L. . Aspectos genéticos do peso à desmama e de algumas características reprodutivas de fêmeas Nelore. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, MG, v. 57, n.4, p. 533-538, 2005.

  • Costa, M.D. ; Bergmann, J.A.G. ; Resende, A.S.C. ; Fonseca, C.G. ; Faria, F.J.C. . Estudo da subdivisão genética da raça Mangalarga Marchador. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, MG, v. 57, n.2, p. 272-280, 2005.

  • Pereira, J.C.C. ; RIBEIRO, S.H.A. ; Silva, M.A. ; Bergmann, J.A.G. ; Costa, M.D. . Análise genética de características ponderais e reprodutivas de fêmeas bovinas Tabapuã. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 57, p. 231-236, 2005.

  • Esteves, A.M.C. ; Bergmann, J.A.G. ; Durães, M.C. ; Costa, C.N. ; Silva, H.M. . Correlações genéticas e fenotípicas entre características de tipo e produção de leite em bovinos da raça Holandesa. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, MG, v. 56, n.4, p. 529-535, 2004.

  • Esteves, A.M.C. ; Bergmann, J.A.G. ; Durães, M.C. ; Costa, C.N. ; Silva, H.M. . Estudo dos efeitos de ambiente sobre as características lineares de tipo em rebanhos bovinos da raça Holandesa. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, MG, v. 56, n.4, p. 522-528, 2004.

  • PEIXOTO, M ; BERGMANN, J. A. G. . Genetic parameters of multiple ovulation traits in Nellore females. Theriogenology , Miami, EUA, v. 62, n.8, p. 1459-1464, 2004.

  • FARIA, R. ; SILVA, Martinho de Almeida e ; BUENO, R. S. ; TORRES, Robledo de Almeida ; LOPES, P. S. ; EUCLYDES, R. F. ; PEREIRA, J. C. C. ; BERGMANN, J. A. G. ; FRIDRICH, Â. B. ; FERREIRA, I. C. . Avaliação genética e fenotípica de características de conformação em potros de três raças eqüinas. Revista Ceres , Viçosa, MG, v. 51, n.295, p. 333-344, 2004.

  • GRESSLER, Selmos Luiz ; PEREIRA, J. C. C. ; GRESSLER, Maria Gizelma de Menezes ; BERGMANN, J. A. G. . Dicotomia da seleção natural versus seleção artificial no melhoramento da fertilidade de bovinos. Cadernos Técnicos da Escola de Veterinária da UFMG (Cessou em 1999. Cont. ISSN 1676-6024 Cadernos Técnicos de Veterinária e Zootecnia (UFMG)) , Belo Horizonte, MG, v. 46, p. 1-18, 2004.

  • GRESSLER, Selmos Luiz ; PEREIRA, J. C. C. ; GRESSLER, Maria Gizelma de Menezes ; BERGMANN, J. A. G. . Aplicabilidade de novos paradigmas da seleção de fêmeas e machos bovinos, na perspectiva de melhoramento da eficiência reprodutiva. Cadernos Técnicos da Escola de Veterinária da UFMG (Cessou em 1999. Cont. ISSN 1676-6024 Cadernos Técnicos de Veterinária e Zootecnia (UFMG)) , Belo Horizonte, MG, v. 46, p. 19-32, 2004.

  • Costa, M.D. ; Bergmann, J.A.G. ; Resende, A.S.C ; Martins, G.A. ; Bretas, M.S. . Caracterização demográfica da raça Mangalarga Marchador. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, MG, v. 56, n.5, p. 687-690, 2004.

  • QUIRINO, C ; BERGMANN, J. A. G. . Genetic parameters of libido in Brazilian Nellore bulls. Theriogenology , Miami, EUA, v. 62, n.1, p. 1-7, 2004.

  • Andrade, V. J. ; VALE FILHO, V. R. ; JULIANO CESAR DIAS ; BERGMANN, J. A. G. . Teste de congelabilidade de semen bovino em tourinhos da raça tabapua com 24 meses de idade, previamente selecionados pela classificação andrologica por pontos (CAP). Revista Brasileira de Reprodução Animal (Impresso) , v. 55, n.5, p. 191-193, 2003.

  • VALE FILHO, V. R. ; Andrade, V. J. ; BERGMANN, J. A. G. . Prevalência de tourinhos da raça tabapuã precoces e super-precoces (um e dois anos de idaddde), com base no perfil andrologico, submetidos a dois manejos nutricionais, na região de Nanuque/MG. Revista Brasileira de Reprodução Animal (Impresso) , v. 27, n.2, p. 178-180, 2003.

  • Procópio, A.M. ; Bergmann, J.A.G. ; Costa, M.D. . Formação e demografia da raça Campolina. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, v. 55, n.3, p. 361-365, 2003.

  • Sarreiro, L.C. ; Bergmann, J.A.G. ; Quirino, C.R. ; Pineda, N.R. ; Ferreira, V.C.P. ; Silva, M.A. . Herdabilidade e correlação genética entre perímetro escrotal, libido e características seminais de touros Nelore. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, MG, v. 54, n.6, p. 602-608, 2002.

  • Costa, M.D. ; Bergmann, J.A.G. ; Pereira, C.S. ; Pereira, J.C.C. ; Rezende, A.S.C. . Tendência genética de medidas lineares de pôneis da raça Brasileira. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, MG, v. 53, n.2, p. 1-11, 2001.

  • Ferreira, V.C.P. ; Penna, V.M. ; Bergmann, J.A.G. ; Torres, R.A. . Interação genótipo-ambiente em algumas características produtivas de gado de corte no Brasil. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, MG, v. 53, n.3, p. 385-392, 2001.

  • Machado, P.F.A. ; Bergmann, J.A.G. ; Pereira, J.C.C. ; Silva, M.A. . Predição da taxa de gestação de novilhas da raça Nelore acasaladas com um ano de idade. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, MG, v. 53, n.2, p. 1-10, 2001.

  • Fonseca, V.O. ; Franco, C.S. ; Bergmann, J.A.G. . Potencial reprodutivo e econômico de touros Nelore acasalados coletivamente na proporção de um touro para 80 vacas. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, MG, v. 52, n.1, p. 77-82, 2000.

  • Marcondes, C.R. ; Bergmann, J.A.G. ; Eler, J.P. ; Ferraz, J.B.S. ; Pereira, J.C.C. ; Penna, V.M. . Análise de alguns critérios de seleção para características de crescimento na raça Nelore. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, MG, v. 52, n.1, p. 83-89, 2000.

  • Marques, L.F.A. ; Pereira, J.C.C. ; Oliveira, H.N. ; Silva, M.A. ; Bergmann, J.A.G. . Análise de características de crescimento da raça Simental. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, MG, v. 52, n.5, p. 527-533, 2000.

  • TORRES, Robledo de Almeida ; Bergmann, José Aurélio Garcia ; Costa, Claudio Napolis ; Pereira, Carmem Silva ; Valente, Jose ; Penna, Vania Maldini ; Torres Filho, Rodolpho de Almeida ; Araújo, Cláudio Vieira de . Heterogeneidade de variância e avaliação genética de bovinos da raça Holandesa no Brasil. Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science , Viçosa, MG, v. 29, n.4, p. 1050-1059, 2000.

  • GRESSLER, Selmos Luiz ; BERGMANN, J. A. G. ; PEREIRA, Carmen Silva ; PENNA, Vânia Maldini ; PEREIRA, Jonas Carlos Campos ; GRESSLER, Maria Gizelma de Menezes . Estudo das associações genéticas entre perímetro escrotal e características reprodutivas de fêmeas Nelore. Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science , Viçosa, MG, v. 29, n.2, p. 427-437, 2000.

  • Dias, I.M.G. ; Bergmann, J.A.G. ; Rezende, A.C.C ; Castro, G.H.F. . Formação e estrutura populacional do eqüino Brasileiro de Hipismo. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, MG, v. 52, n.6, p. 647-654, 2000.

  • SOUZA, W. H. ; PEREIRA, Carmen Silva ; BERGMANN, J. A. G. ; SILVA, F. L. R. . Estimativas de componentes de variância e de parâmetros genéticos para características de reprodução por intermédio de modelos lineares de limiar. Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science , Viçosa, MG, v. 29, n.6, p. 2237-2247, 2000.

  • TORRES, Robledo de Almeida ; ARAÚJO, C. V. ; COSTA, C. N. ; BERGMANN, J. A. G. ; TORRES FILHO, R. A. ; PEREIRA, Carmen Silva . Ajustamento da produção de leite para os efeitos simultâneos de ordem, idade e estação de parto. Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science , Viçosa, MG, v. 29, n.6, p. 2253-2259, 2000.

  • QUIRINO, Celia Raquel ; BERGMANN, J. A. G. ; VALLE FILHO, V. R. ; Andrade, V. J. ; REIS, S. R. ; MENDONÇA, R. M. ; FONSECA, Cleusa Graça da . Estudo da variabilidade genética de características reprodutivas em touros da raça Nelore. Archivos Latinoamericanos de Producción Animal , Porto rICO, v. 7, n.1, p. 63-70, 2000.

  • MOURÃO, G. B. ; BERGMANN, J. A. G. ; MADALENA, Fernando Enrique ; FERREIRA, M. B. D. . Diferenças genéticas e estimação de coeficientes de herdabilidade para características morfológicas em fêmeas zebus e F1 Holandês-Zebu. Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science , Viçosa, MG, v. 28, n.1, p. 44-54, 1999.

  • TORRES, Robledo de Almeida ; BERGMANN, J. A. G. ; COSTA, C. N. ; PEREIRA, C. S. ; VALENTE, J. ; PENNA, Vânia Maldini ; TORRES NETO, J. R. . Ajustamento para heterogeneidade de variância para produção de leite entre rebanhos da raça Holandesa no Brasil. Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science , Viçosa, MG, v. 28, n.2, p. 295-303, 1999.

  • MORAIS, O. R. ; BERGMANN, J. A. G. ; OJEDA, D. B. ; FONSECA, Cleusa Graça da ; BARBOSA, P. F. . Efeito da herança citoplasmática sobre características de produção em ovinos da raça Merino. Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science , Viçosa, MG, v. 28, n.5, p. 1007-1015, 1999.

  • BERGMANN, J. A. G. ; PENNA, V. M. . The impact of new biotechnology on animal breeding programs. Arquivos. Faculdade de Veterinária (UFRGS) , Porto Alegre, RS, v. 27, n.1, p. 108-129, 1999.

  • QUIRINO, C ; BERGMANN, J. A. G. . Evaluation of four mathematical functions to describe scrotal circumference maturation in nellore bulls. Theriogenology , Miami, EUA, v. 52, n.1, p. 25-34, 1999.

  • VALLE FILHO, V. R. ; QUIRINO, C. R. ; ANDRADE, V. J. ; BERGMANN, J. A. G. ; REIS, S. R. ; MENDONÇA, R. ; FONSECA, C. G. . Parâmetros genéticos da classificação andrológica por pontos (cap) em touros da raça Nelore. Revista Brasileira de Reprodução Animal , Belo Horizonte, MG, v. 23, n.3, p. 253-255, 1999.

  • QUIRINO, C. R. ; BERGMANN, J. A. G. ; ANDRADE, V. J. ; VALE FILHO, V. R. ; MENDONÇA, R. M. A. ; FONSECA, Cleusa Graça da . Genetic parameters of scrotal circumference, seminal characteristics and libido in brazilian Zebu bulls. Revista Brasileira de Reprodução Animal , Belo Horizonte, MG, v. 23, n.3, p. 252-253, 1999.

  • Marques, L.F.A. ; Pereira, J.C.C. ; Oliveira, H.N. ; Pereira, C.S. ; Bergmann, J.A.G. . Componentes de (co)variância e parâmetros genéticos de características de crescimento da raça Simental no Brasil. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, MG, v. 51, n.4, p. 363-370, 1999.

  • Balieiro, E.S. ; Pereira, J.C.C. ; Verneque, R.S. ; Pereira, C.S. ; Bergmann, J.A.G. . Estimativas de parâmetros genéticos e de tendência fenotípica, genética e de ambiente de algumas características reprodutivas na raça Gir. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, MG, v. 51, n.4, p. 371-376, 1999.

  • SOUZA, W. H. ; PEREIRA, C. S. ; BERGMANN, J. A. G. ; SILVA, F. L. R. . Estimativas de componentes de (co)variância e herdabilidade direta e materna de pesos corporais em ovinos da raça Santa Inês. Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science , Viçosa. MG, v. 28, n.6, p. 1252-1262, 1999.

  • QUIRINO, C. R. ; BERGMANN, J. A. G. ; VALE FILHO, V. R. ; ANDRADE, Venício José de ; REIS, S. R. ; MENDONÇA, R. ; FONSECA, Cleusa Graça da . Estudo da variabilidade genética de características reprodutivas em touros da raça Nelore. Archivos Latinoamericanos de Producción Animal , Lajas, Porto Rico, v. 7, n.1, p. 63-74, 1999.

  • QUIRINO, Celia Raquel ; PEREIRA, J. C. C. ; PEREIRA, Carmen Silva ; BERGMANN, J. A. G. ; ZAMBORLINI, Luiz César . Uso da metodologia de modelos mistos na estimação de fatores ambientes e parâmetros genéticos em características produtivas da raça Caracu.. Archivos Latinoamericanos de Producción Animal , Porto Rico, v. 6, n.1, p. 21-29, 1999.

  • COSTA, M. D. ; BERGMANN, J. A. G. ; PEREIRA, C. S. ; REZENDE, Adalgisa de Souza Carneiro ; PEREIRA, J. C. C. . Avaliação dos fatores genéticos e de ambiente que interferem nas medidas lineares dos pôneis da raça Brasileira. Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science , Viçosa, MG, v. 27, n.3, p. 491-497, 1998.

  • COSTA, M. D. ; BERGMANN, J. A. G. ; PEREIRA, C. S. ; FONSECA, Cleusa Graça da ; PEREIRA, J. C. C. . Estimativas de parâmetros genéticos dasmedidas lineares dos pôneis da raça Brasileira. Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science , VIÇOSA, MG, v. 27, n.3, p. 498-503, 1998.

  • MOURÃO, G. B. ; BERGMANN, J. A. G. ; FERREIRA, M. B. D. . Diferenças Genéticas e Estimação de Coeficientes de Herdabilidade Para Temperamento Em Fêmeas Zebus e F1 Holandês-Zebu.. Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science , Viçosa, MG, v. 27, n.4, p. 722-729, 1998.

  • QUIRINO, C ; BERGMANN, J ; BERGMANN, J. A. G. . Heritability of scrotal circumference adjusted and unadjusted for body weight in nellore bulls, using univariate and bivariate animal models. Theriogenology , Florida, EUA, v. 49, n.7, p. 1389-1396, 1998.

  • QUIRINO, C. R. ; PEREIRA, Jonas Carlos Campos ; PEREIRA, C. S. ; BERGMANN, J. A. G. . Avaliação da duração da lactação na raça Caracu utilizando o modelo animal. Archivos Latinoamericanos de Producción Animal , Porto Rico, v. 6, n.1, p. 71-78, 1998.

  • QUIRINO, C. R. ; PEREIRA, J. C. C. ; BERGMANN, J. A. G. ; PEREIRA, Carmen da Silva . Uso da metodologia de modelos mistos na estimação de fatores ambientais e parâmetros genéticos em características produtivas da raça caracu. Archivos Latinoamericanos de Producción Animal , Porto Rico, v. 6, n.1, p. 59-70, 1998.

  • SILVA, M. V. G. ; BERGMANN, J. A. G. ; MARTINEZ, M. L. ; PEREIRA, C. S. ; FERRAZ, J. B. S. ; SILVA, H. C. M. . Associação genética, fenotípica e de ambiente entre medidas de eficiência reprodutiva e produção de leite na raça Holandesa. Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science , Viçosa, MG, v. 27, n.6, p. 1115-1122, 1998.

  • COSTA, M. D. ; BERGMANN, J. A. G. ; PEREIRA, C. S. ; PINHEIRO, U. E. L. . Caracterização das proporções morfométricas dos pôneis da raça Brasileira. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, MG, v. 50, n.4, p. 455-460, 1998.

  • BERGMANN, J. A. G. ; GRESSLER, Selmos Luiz ; PEREIRA, C. S. ; PENNA, Vânia Maldini ; PEREIRA, J. C. C. . Avaliação de fatores genéticos e de ambiente sobre diferentes características reprodutivasde fêmeas da raça Nelore em regime de estação de monta restrita. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, MG, v. 50, n.5, p. 633-645, 1998.

  • QUIRINO, C. R. ; PEREIRA, J. C. C. ; PEREIRA, C. S. ; BERGMANN, J. A. G. . Avaliação da duração da lactação e da produção diária média de leite na primeira lactação na raça Caracu utilizando o modelo animal. Archivos Latinoamericanos de Producción Animal , Porto Rico, v. 6, n.1, p. 71-78, 1998.

  • FONSECA, V. O. ; BERGMANN, J. A. G. ; CHOW, L. A. ; ASSUMPÇÃO, T. I. ; FRANCO, C. S. . Potencial reprodutivo de touros da raça Nelore (Bos Taurus Indicus) acasalados com elevado número de vacas. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , BELO HORIZONTE, MG, v. 49, n.1, p. 53-62, 1997.

  • BERGMANN, J. A. G. ; COSTA, M. D. ; MOURÃO, G. B. ; HOURI NETO, M. . Efeito da endogamia sobre características morfológicas em pôneis da Raça Brasileira. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, Belo Horizonte, MG, v. 49, n.1, p. 103-111, 1997.

  • BERGMANN, J. A. G. ; COSTA, M. D. ; MOURÃO, G. B. ; HOURI NETO, M. . Formação e estrutura genética da raça Pônei Brasileira. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, Belo Horizonte, MG, v. 49, n.2, p. 251-259, 1997.

  • VALE FILHO, V. R. ; BERGMANN, J. A. G. ; ANDRADE, Venício José de ; QUIRINO, C. R. ; REIS, S. R. ; MENDONÇA, R. M. A. . Caracterização andrológica de touros Nelore selecionados para a primeira estação de monta. Revista Brasileira de Reprodução Animal , Belo Horizonte, MG, v. 21, n.2, p. 42-45, 1997.

  • FONSECA, V. O. ; VALE FILHO, V. R. ; CHOW, L. A. ; BERGMANN, J. A. G. ; ASSUMPÇÃO, T. I. . Efeito da patologia espermática sobre a taxa de gestação de vacas zebus (Bos Taurus ndicus).. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, v. 21, n.2, p. 42-45, 1997.

  • QUIRINO, C. R. ; BERGMANN, J. A. G. . Herdabilidade do perímetro escrotal ajustado e não ajustado para peso corporal usando modelo animal uni e bivariado.. Archivos Latinoamericanos de Producción Animal , Lajas, Porto Rico, v. 5, n.1, p. 470-472, 1997.

  • BERGMANN, J. A. G. ; QUIRINO, C. R. ; VALE FILHO, V. R. ; ANDRADE, V. J. ; FONSECA, C. G. . Herdabilidade e correlações genéticas entre medições testiculares e características espermáticas em touros Nelore.. Archivos Latinoamericanos de Producción Animal , Lajas, Porto Rico, v. 5, n.1, p. 473-475, 1997.

  • BERGMANN, J. A. G. ; ZAMBORLINI, Luiz César ; PROCÓPIO, C. S. O. ; ANDRADE, Venício José de ; VALE FILHO, V. R. . Estimativas de parâmetros genéticos do perímetro escrotal e do peso corporal em animais da raça Nelore. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, MG, v. 48, n.1, p. 69-78, 1996.

  • ZAMBORLINI, Luiz César ; BERGMANN, J. A. G. ; PEREIRA, C. S. ; FONSECA, C. G. ; CARNEIRO, A. S. . Estudo genético-quantitativo de medidas lineares de equinos da raça mangalarga marchador - I. Estimativas dos fatores de ambiente e parâmetros genéticos. Revista Brasileira de Ciências Veterinárias, Rio de janeiro, RJ, v. 3, n.2, p. 33-37, 1996.

  • HOURI NETO, M. ; SILVA, Hamilton Carmélio Marchado da ; BERGMANN, J. A. G. . Tendência genética para produção de leite na raça Holandesa no Brasil e nos Estados Unidos da América. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, MG, v. 48, n.6, p. 755-762, 1996.

  • MOURÃO, G. B. ; BERGMANN, J. A. G. ; FERREIRA, M. B. D. . Medidas lineares, pelagem e temperamento de fêmeas mestiças F1. Cadernos Técnicos da Escola de Veterinária (UFMG) , Belo Horizonte, MG, n.18, p. 61-69, 1996.

  • BERGMANN, J. A. G. ; HOHENBOKEN, W. D. . Alternatives to least squares in multiple linear regression to predict production traits. Journal of Animal Breeding and Genetics , Berlim, Alemanha, v. 112, p. 1-16, 1995.

  • FONSECA, V. O. ; VALE FILHO, V. R. ; CHOW, L. A. ; BERGMANN, J. A. G. ; ASSUMPÇÃO, T. I. . Efeito da concentração espermática sobre a taxa de gestação de vacas zebus (Bos Taurus Indicus). Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, MG, v. 47, n.5, p. 687-697, 1995.

  • BERGMANN, J. A. G. . Melhoramento genetico da eficiencia reprodutiva em bovinos de corte. Revista Brasileira de Reprodução Animal , Belo Horizonte, MG, n.4, p. 70-86, 1993.

  • BERGMANN, J. A. G. ; HOHENBOKEN, W. D. . Prediction of pregnancy in Angus and Simmental first parity cows. Livestock Research Report, Blacksburg, VA, v. 90, p. 88-90, 1992.

  • BERGMANN, J. A. G. ; HOHENBOKEN, W. D. . Prediction of fertility from calfhood traits of Angus and Simmental heifers. Journal of Animal Science , Champaing, EUA, v. 70, n.9, p. 2511-2626, 1992.

  • SILVA FILHO, J. M. ; OLIVEIRA JÚNIOR, E. F. ; PALHARES, M. S. ; BERGMANN, J. A. G. . Avaliacao da fertilidade de jumentas da raca Pega, cobertas apos a ovulacao. Revista Brasileira de Reprodução Animal , Belo Horizonte, MG, v. 10, n.3, p. 157-163, 1986.

  • PALHARES, M. S. ; SILVA FILHO, J. M. ; OLIVEIRA JÚNIOR, E. F. ; BERGMANN, J. A. G. . Inseminacao artificial em Jumentas da raca Pega com cio iInduzido pelo Dinoprost. Revista Brasileira de Reprodução Animal (Impresso) , Belo Horizonte, MG, v. 10, n.3, p. 165-177, 1986.

  • BERGMANN, J. A. G. . Fatores geneticos e ambientes associados ao desenvolvimento ponderal de animais Zebus - Avaliacao de reprodutores. Informe Agropecuário , Belo Horizonte, MG, v. 10, n.172, p. 72-80, 1984.

  • BARBOSA, Antônio Stockler ; ALAVES, R. G. O. ; BERGMANN, J. A. G. ; SANCEVERO, A. B. . Fontes de variacao e covariacao de tamanho e peso de leitegadas de suinos Landrace, Duroc Large White e Hampshire. I. Tamanho da Leitegada ao nascer, aos 21 dias, à desmama e aos 56 dias de idade. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 36, n.1, p. 65-76, 1984.

  • BERGMANN, J. A. G. ; TORRES, J. R. ; PEREIRA, C. S. ; CARNEIRO, G. G. . Efeitos de meio sobre caracteristicas ponderais de animais Nelore. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 35, n.2, p. 255-281, 1983.

  • BERGMANN, J. A. G. ; TORRES, J. R. ; FONSECA, Cleusa Graça da ; CARNEIRO, G. G. . Estimativas de parametros geneticos em caracteristicas ponderais de animais Nelore. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , Belo Horizonte, MG, v. 35, n.3, p. 427-435, 1983.

  • MIRANDA, Jadir José Ferreira de ; CARNEIRO, G. G. ; FONSECA, Cleusa Graça da ; BERGMANN, J. A. G. . Fatores ambientes e geneticos relacionados com o intervalo entre partos na raca Nelore. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 34, n.2, p. 381-387, 1982.

  • PENNA, Vânia Maldini ; SILVA, A. H. G. ; BERGMANN, J. A. G. ; TEODORO, Roberto Luiz ; SILVEIRA, L. F. C. . Efeitos de heranca e de meio sobre o peso ao nascer em bezerros da raca Nelore. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 33, n.1, p. 123-133, 1981.

  • PEREIRA, J. C. C. ; Bergmann, José Aurélio Garcia . Avaliação Genética - Como Estimar o Valor Genético Aditivo. In: Jonas Carlos Campos Pereira. (Org.). Melhoramento Genético Aplicado à Produção Animal. 6ed.Belo Horizonte: FEPMVZ, 2012, v. 1, p. 204-227.

  • BERGMANN, J. A. G. . Avaliação Genética-Como estimar o Valor Genético Aditivo. In: Jonas Carlos Campos Pereira. (Org.). Melhoramento Genético Aplicado à Produção Animal. 5ed.Belo Horizonte: FEPMVZ Editora, Quinta Edição, 2008, v. 1, p. 205-228.

  • BERGMANN, J. A. G. . Avaliação Genética. In: Jonas Carlos Campos Pereira. (Org.). Melhoramento genético Aplicado à Produção Animal. 4ed.Belo Horizonte, MG: FEPMVZ Editora, 2004, v. 1, p. 554-577.

  • BERGMANN, J. A. G. . Avaliação Genética. In: Jonas Carlos Campos Pereira. (Org.). Melhoramento Genético Aplicado à Produção Animal. 3ed.Belo Horizonte: FEPMVZ Editora, 2001, v. 1, p. 502-525.

  • BERGMANN, J. A. G. . Avaliação Genética. In: Pereira, J.C.C.. (Org.). Melhoramento Genético Aplicado à Produção Animal. 1ed.Belo Horizonte, MG: FEPMVZ-Editora, 1999, v. , p. 447-493.

  • BERGMANN, J. A. G. . Selecao Em Nivel de Fazenda. In: Peixoto, A.M.. (Org.). BOVINOCULTURA DE CORTE. 1ed.Piracicaba, SP: FEALQ-Editora, 1986, v. , p. 291-316.

  • LIMA NETO, Hélio Rezende ; BERGMANN, J. A. G. . Seleção para carcaça vai avançar na raça Guzerá. Revista DBO Rural, São Paulo, SP, p. 46 - 47, 01 ago. 2007.

  • BERGMANN, J. A. G. . 40 leitões desmamados por porca por ano? 1.100g por dia, da saída da creche ao abate? Sonho ou realidade?. Porkworld p- Edição Especial, Paulínia, SP, p. 3 - 5, 01 ago. 2007.

  • BERGMANN, J. A. G. . O foco da crítica. Diário do Comércio, Belo Horizonte, MG, , v. 1, p. 02 - 02, 10 out. 2002.

  • Lima, F.P.C. ; MARQUES JÚNIOR, A. P. ; BERGMANN, J. A. G. . Perímetro escrotal e crescimento corporal de touros Nelore elite dos 12 aos 18 meses de idade. In: XVIII Congresso Brasileiro de Reprodução Animal, 2009, 2009, Belo Horizonte. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Reprodução Animal. Belo Horizonte: CBRA.

  • MAFFEI, Walsiara Estanislau ; BERGMANN, J. A. G. ; MAGNABOSCO, Cláudio de U. . A repetibilidade da reatividade de animais da raça Nelore quantificada por meio do teste de reatividade animal em ambiente de contenção móvel. In: Zootec-2009, 2009, Águas de Lindóia, SP. Anais do XIX Congresso mBrasileiro de Zootecnia. Águas de Lindóia, SP: Zootec. v. 1. p. 1-4.

  • RIBEIRO, Sandro Henrique Antunes ; PEREIRA, J. C. C. ; VERNEQUE, Rui da Silva ; SILVA, Martinho de Almeida e ; BERGMANN, J. A. G. ; FERREIRA, M. B. D. . Efeito da origem e da linhagem do DNA mitocondrial sobre características produtivas e reprodutivas de bovinos da raça Gir. In: 46 Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2009, Maringá, PR. Anais da 46 Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Maringá, PR: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2009. v. 1. p. 1-4.

  • Lima, F.P.C. ; MARQUES JÚNIOR, A. P. ; BERGMANN, J. A. G. . Andrological, zootechnical and endocrinal characterization of Nelore bulls at puberty. In: International Congress on Animal Reproduction, 2008, Budapeste. 16th International Congress on Animal Reproduction-ICAR. Budapeste, Hungria: ICAR, 2008. v. 43. p. 49-49.

  • CARVALHO, Maria Raquel Santos ; DeAssis, Joana Bernadete ; PEIXOTO, Maria Gabriela Campolina Diniz ; BERGMANN, J. A. G. ; FONSECA, Cleusa Graça da . Mangalarga Marchador horse: genetic diversity and population structure.. In: Conference of the International Society of Animal Genetics, 2008, Amsterdam. Annals of the 31st Conference of the International Society of Animal Genetics. Amsterdam, Holanda: Society of Animal Genetics, 2008.

  • BERGMANN, J. A. G. ; GRESSLER, Selmos Luiz ; GRESSLER, Maria Gizelma de Menezes . Heritability estimates for age at first calving of Nellore mated as yearling and two-year-old heifers, using different models and data structure. In: 8th World Congress on genetics applied to Livestock Production, 2006, Belo Horizonte, MG. Proceedings of the 8th World Congress on genetics applied to Livestock Production. Belo Horizonte, MG: WCGALP, 2006. v. 8. p. 03-31-03-31.

  • PROCOPIO, Alessandro Moreira ; BERGMANN, J. A. G. ; MENZEL, Hansjoachim Karl ; BRETAS, Mitzem Satler ; HERR, Juliana . Análise cinemática da locomoção de eqüinos marchadores. In: 43a. Reunião da Sociedade brasileira de Zootecnia, 2006, João Pessoa, PB. Anais da 43a. Reunião da Sociedade brasileira de Zootecnia. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006. v. 43. p. 1-4.

  • GRESSLER, Selmos Luiz ; BERGMANN, J. A. G. ; GRESSLER, Maria Gizelma de Menezes . Evaluation of the genetic associations between scrotal circumference, age at first calving of heifers mated as yearling or two-year old and growth characteristics in Nellore Animals. In: 8th World Congress on Genetics Applied to Livestock Production, 2006, Belo Horizonte, MG. Proceedings of the 8th World Congress on Genetics Applied to Livestock Production. Belo Horizonte, MG: WCGALP, 2006. v. 8. p. 03-42-03-42.

  • GRESSLER, Selmos Luiz ; BERGMANN, J. A. G. ; GRESSLER, Maria Gizelma de Menezes . Evaluation of genetic associations between scrotal circumference and age at first calving when mating as yearling or two-year old Nellore females. In: 8th World Congress on Genetics Applied to Livestock Production, 2006, Belo Horizonte, Mg. Proceedings of the 8th World Congress on Genetics Applied to Livestock Production. Belo Horizonte, MG: WCGALP, 2006. v. 8. p. 03-43-03-43.

  • MAFFEI, Walsiara Estanislau ; BERGMANN, J. A. G. ; LIMA NETO, Hélio Rezende . Reativity at mobile contention environment a new methodology to evaluate bovine temperament. In: 8th Congress on Geneticas Applied to Liovestock Production, 2006, Belo Horizonte, MG. Proceedings of the 8th Congress on Geneticas Applied to Liovestock Production. Belo Horizonte, MG: WCGALP, 2006. v. 8. p. 17-13-17-13.

  • BERGMANN, J. A. G. . Utilização das informações (DEPs) de carcaça no processo de seleção. In: II Workshop de Ultra-Sonografia para Avaliação de carcaça Bovina, 2006, Uberaba, Mg. Anais do II Workshop de Ultra-Sonografia para Avaliação de carcaça Bovina. Uberaba, MG: Aval - Serviços Tecnológicos S/S, 2006. v. 2.

  • BRETAS, Mitzem Satler ; BERGMANN, J. A. G. ; MENZEL, Hansjoachim Karl ; PROCÓPIO, Alessandro Moreira ; LESSA, Flavia Bastos . Correlações entre morfometria e análises cinemáticas de eqüinos da raça Campolina. In: 43a. Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006, João Pessoa, PB. Anais da 43a. Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006. v. 43. p. 1-4.

  • MAFFEI, Walsiara Estanislau ; BERGMANN, J. A. G. ; LIMA NETO, Hélio Rezende ; BARBOSA, Marcos Pinotti ; TEIXEIRA, A. G. . A nova versão do teste de reatividade animal em ambiente de contenção móvel utilizado para quantificar o temperamento bovino. In: ZOOTEC 2006 - 40 Anos de Ensino de Zootecnia no Brasil, 2006, 2006, Recife, PE. Anais do ZOOTEC 2006. Recife, PE: Zootec, 2006. v. 1. p. 1-4.

  • GLÓRIA, Joana Ribeiro da ; BERGMANN, J. A. G. ; VERNEQUE, Rui da Silva ; SILVA, Martinho de Almeida e ; MELO, Bruno Rocha ; COELHO, Maurício Silveira . Fatores que influenciam a produção de leite, a duração da lactação e a produção por dia de intervalo de partos de vacas mestiças Holandês-Gir. In: 42a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2005, Goiânia, Goiás. Anais da 42a. reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Goiânia, Goiás: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2005. v. 1. p. 1-4.

  • BERGMANN, J. A. G. ; LÔBO, Raysildo Barbosa . Objetivos y critérios de selección. In: Simposio Latinoamericano de Productividad en Ganado de Corte, 8, 2005, Santa Cruz de la Sierra. 8 Simposio Latinoamericano de Productividad en Ganado de Corte. Santa Cruz de la Sierra: ASOCEBU, 2005. v. 1. p. 12-20.

  • PEIXOTO, Maria Gabriela Campolina Diniz ; BERGMANN, J. A. G. ; ALVIM, M. T. T. ; PENNA, Vânia Maldini . Fatores que influenciam a prenhês de embriôes zebuínos em receptoras mestiças. In: V Simpósio da Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal, 2004, Pirassununga, SP. Anais do V Simpósio da Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal. Pirassununga, SP: SBMA-Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal, 2004. v. 1. p. 1-4.

  • VALE FILHO, V. R. ; ANDRADE, Venício José de ; Salvador, D.F. ; JULIANO CESAR DIAS ; BERGMANN, J. A. G. ; ANCHIETA, M. C. ; SOTO, M. A. B. . Anthological profile and libido of early mature young (one ear old), Nellore (Bos taurus indicus) Bulls raised under two pasture conditions. In: 15th International Congress on Animal Reproduction, 2004, Porto Seguro, BA. Abstract of the 15th International Congress on Animal Reproduction. Belo Horizonte, MG: Colegio Brasileiro de Reprodução Animal, 2004. v. 1. p. 176-176.

  • PEREIRA, J. C. C. ; GRESSLER, Selmos Luiz ; BERGMANN, J. A. G. ; GRESSLER, Maria Gizelma de Menezes ; LÔBO, Raysildo Barbosa . Avaliação das associações genéticas do perímetro escrotal e da idade ao primeiro parto de novilhas desafiadas tradicionalmente ou precocemente em animais da raça Nelore sob diversos modelos. In: 41 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia,, 2004, Campo Grande, MS. Anais da 41º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Campo Grande, MS: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004. v. 41. p. 12-14.

  • BERGMANN, J. A. G. ; PEREIRA, Jonas Carlos Campos ; GRESSLER, Selmos Luiz ; GRESSLER, Maria Gizelma de Menezes ; LÔBO, Raysildo Barbosa . Avaliação das associações genéticas do perímetro escrotal, da idade ao primeiro parto de novilhas desafiadas tradicionalmente ou precocemente com características de crescimento, na raça Nelore. In: 41 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia,, 2004, Campo Grande, MS. Anais da 41 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Campo Grande, MS: EMBRAPA, CNPGC, 2004. v. 41. p. 1-4.

  • GRESSLER, Selmos Luiz ; BERGMANN, J. A. G. ; PEREIRA, Jonas Carlos Campos ; GRESSLER, Maria Gizelma de Menezes ; LÔBO, Raysildo Barbosa . Estudo de fatores de ambiente e parâmetros genéticos do perímetro escrotal de machos Nelore medidos em três diferentes idades, sob diversos modelos. In: 41 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia,, 2004, Campo Grande, MS. Anais da 41 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Campo Grande, MS: EMBRAPA-CNPGC, 2004. v. 41. p. 1-4.

  • Maria Dulcineia da Costa ; BERGMANN, J. A. G. ; Adalgiza Souza Carneiro de Rezende ; FONSECA, Cleusa Graca da . Avaliação da formação de linhagens genéticas da raça Mangalarga Marchador. In: 40 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2003, Santa Maria. Anais da 40 Reuião Anual da SBZ. Santa Maria, 2003.

  • Maria Dulcineia da Costa ; BERGMANN, J. A. G. ; Adalgiza Souza Carneiro de Rezende ; FONSECA, Cleusa Graca da . Avaliação da estrutura genética da raça Mangalarga Marchador. In: 40 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2003, Santa Maria. Anais da 40 Reuião Anual da SBZ. Santa Maria, 2003. v. 1.

  • LÔBO, Raysildo Barbosa ; OLIVEIRA, Henrique Nunes de ; ZAMMBIANCHI, A. R. ; ALBUQUERQUE, Lúcia Galvão de ; TONHATI, H. ; BERGMANN, J. A. G. . A tecnologia da informação e tomada de decisão. In: Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores, 2003, Ribeirão Preto. 12 Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores. Ribeirão Preto: USP, 2003. v. 1.

  • ALBUQUERQUE, Lúcia Galvão de ; BERGMANN, J. A. G. ; OLIVEIRA, Henrique Nunes de ; TONHATI, H. ; LÔBO, Raysildo Barbosa . Princípios de avaliação genética. In: Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores, 2003, Ribeirão Preto. 12 Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores. Ribeirão Preto: USP, 2003. v. 1.

  • BERGMANN, J. A. G. . Objetivos e critérios de seleção. In: Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores, 2003, Ribeirão Preto. 12 Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores. Ribeirão Preto: USP, 2003. v. 1.

  • QUIRINO, Celia Raquel ; BERGMANN, J. A. G. ; VALE FILHO, V. R. ; Andrade, V. J. ; Reis, S.R. . Correlação genética entre libido de touros Nelore e as características idade ao primeiro parto e dias para o primeiro partor de suas filhas. In: IV Simpósio Nacional de Melhoramento Genético Animal, 2002, Campo Grande. Anais do IV Simpósio Nacional de Melhoramento Genético Animal. Campo Grande: EMBRAPA, CNPGC, 2002. v. 1. p. 1-4.

  • QUIRINO, Celia Raquel ; BERGMANN, J. A. G. ; Marcelo Yukio Kuabara ; VALE FILHO, V. R. ; Andrade, V. J. ; Reis, S.R. . Genetic correlations among libido, scrotal circumference and reproductive female traits in Nellore breed. In: Conference International Society for Animal Genetics, 2002, Goettingen. Proceedings of the Conference of the International Society for Animal Genetics. Goettingen: FRG:ISAG, 2002. v. 1. p. 540-543.

  • Maria Dulcineia da Costa ; BERGMANN, J. A. G. ; Adalgiza Souza Carneiro de Rezende . Inbreeding in the Brazilian horse breed Mangalarga Marchador. In: 7th world Congress on Genetics Applied to Livestock Production, 2002, Montpellier. Proceedings of the 7th world Congress on Genetics Applied to Livestock Production. Montpellier: INRA, 2002. v. 1.

  • Lilian Costa Sarreiro ; BERGMANN, J. A. G. ; QUIRINO, Celia Raquel ; PINEDA, N. R. ; Virgilio Cancado Paculdino Ferreira ; SILVA, Martinho de Almeida e . Estimates of heritability and genetic correlation between scrotal circumference, libido and semen traits of Nellore bulls. In: 7th world Congress on Genetics Applied to Livestock Production, 2002, Montpellier. Proceedings of the 7th world Congress on Genetics Applied to Livestock Production. Montpellier: INRA, 2002. v. 1.

  • Maria Dulcineia da Costa ; BERGMANN, J. A. G. ; Adalgiza Souza Carneiro de Rezende . Caracterização demográfica e estrutura genealógica da raça Mangalarga Marchador - Resultados Preliminares. In: IV Simpósio Nacional de Melhoramento Genético Animal, 2002, Campo Grande. Anais do IV Simpósio Nacional de Melhoramento Genético Animal. Campo Grande: EMBRAPA, CNPGC, 2002. v. 1.

  • BERGMANN, J. A. G. . Dos números ao conhecimento e à aplicação. In: XI Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores, 2002, Ribeirão Preto. Anais do XI Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores. Ribeirão Preto: ANCP, 2002. v. 1.

  • ANCHIETA, M. C. ; VALE FILHO, V. R. ; Andrade, V. J. ; QUIRINO, Celia Raquel ; BERGMANN, J. A. G. ; Graca, D.S. ; PEREIRA, J. C. C. ; Salvador, D.F. ; Batista, C.G. . Aproveitados e Descartados e Doses de Sêmen Produzidas por Touros de Raças Zebuínas e Taurinas, Usados em Central de Inseminação Artificial, no Brasil Centro Sul, durante Cinco Anos.. In: Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 2002, Belo Horizonte. www.vet.ufmg.br/Napq/Encontro/2002. Belo Horizonte, 2002.

  • PROCÓPIO, Alessandro Moreira ; BERGMANN, J. A. G. ; COSTA, Maria Dulcinéia da . Estrutura populacional e análise demográfica da raça Campolina. In: XXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2001, Piracicaba, SP. Anais da XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2001. v. 1. p. 647-648.

  • PROCÓPIO, Alessandro Moreira ; FARIA, Fábio J C ; BERGMANN, J. A. G. . Tamanho efetivo da população da raça Campolina. In: XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2001, Piracicaba, SP. Anais da XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2001. v. 1. p. 648-649.

  • PEREIRA, I. G. ; OLIVEIRA, Henrique Nunes de ; ROSA, G. J. M. ; MOTTA, M. D. S. ; PEREIRA, C. S. ; BERGMANN, J. A. G. . Estudo de simulação de modelos lineares mistos com distribuição normal contaminada no melhoramento animal. In: XXXVIII Reunião da Sociedade brasileira de Zootecnia, 2001, Piracicaba, SP. Anais da XXXVIII Reunião da Sociedade brasileira de Zootecnia. Viçosa, MG: Sociedade brasileira de Zootecnia, 2001. v. 1. p. 595-596.

  • LÔBO, Raysildo Barbosa ; BEZERRA, Luiz Antônio F. ; GARNERO, A. V. ; GUSKI, R. J. ; MAGNABOSCO, Cláudio de U. ; BERGMANN, J. A. G. . Progreso genético en los rodeos participantes del programa de mejoramiento genético de la raza Nelore. In: Jornada de Investigación Científico Tecnológicas, 2001, Posadas, Misiones. Libro de Resúmenes de la Jornada de Investigación Científico Tecnológicas. Posadas, Misiones, Argentina: Centro de Investigación y Desarrollo Tecnológico, 2001. v. 1. p. 80-81.

  • BERGMANN, J. A. G. . O melhoramento genético e o novilho precoce. In: Tercer Simposio Latinoamericano de Productividad en Ganado de Corte, 2000, Santa Cruz de la Sierra. Anales del Tercer Simposio Latinoamericano de Productividad en Ganado de Corte. São Paulo, SP: DBO Sul Editores Associados Ltda, 2000. v. 1. p. 48-51.

  • BERGMANN, J. A. G. . Índices zootécnicos para produção de bovinos de corte. In: Tercer Simposio Latinoamericano de Productividad en Ganado de Corte, 2000, Santa Cruz de la Sierra. Anales del Tercer Simposio Latinoamericano de Productividad en Ganado de Corte. São Paulo, SP: DBO Sul Editores Associados Ltda, 2000. v. 1. p. 57-63.

  • BERGMANN, J. A. G. . Programa de genética equídea da UFMG. In: III Simpósio Nacional de Melhoramento Animal, 2000, Belo Horizonte, MG. Anais do III Simpósio Nacional da SBMA. Belo Horizonte, MG: FEPMVZ Editora, 2000. v. 1. p. 273-277.

  • ESTEVES, A. M. C. ; BERGMANN, J. A. G. ; COSTA, C. N. ; DURÃES, M. C. ; PEREIRA, J. C. C. ; SILVA, Hamilton Carmélio Marchado da . Correlações genéticas e fenotípicas entre características lineares de tipo e produção de leite em bovinos da raça Holandesa. In: III Simpósio Nacional de Melhoramento Animal, 2000, Belo Horizonte, MG. Anais do III Simpósio da Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal. Belo Horizonte, MG: FEPMVZ Editora, 2000. v. 1. p. 305-307.

  • ESTEVES, A. M. C. ; BERGMANN, J. A. G. ; COSTA, C. N. ; DURÃES, M. C. ; PEREIRA, J. C. C. ; SILVA, Hamilton Carmélio Marchado da . Correlações genéticas entre características lineares de tipo em bovinos da raça Holandesa. In: III Simpósio Nacional de Melhoramento Animal, 2000, Belo Horizonte, MG. Anais do III Simpósio da Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal. Belo Horizonte, MG: FEPMVZ Editora, 2000. v. 1. p. 313-315.

  • MARCONDES, C. R. ; GANERO, A. V. ; BERGMANN, J. A. G. ; LÔBO, Raysildo Barbosa ; FERRAZ, J. B. S. ; ELER, J. P. ; OLIVEIRA, Henrique Nunes de ; BEZERRA, L. A. F. . Critérios Alternativos de seleção para gado de corte. In: III Simpósio Nacional de Melhoramento Animal, 2000, Belo Horizonte, MG. Anais do III Simpósio Nacional da Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal. Belo Horizonte, MG: FEPMVZ Editora, 2000. v. 1. p. 361-363.

  • FERREIRA, V. C. P. ; PENNA, Vânia Maldini ; BERGMANN, J. A. G. ; ESTEVES, A. M. C. ; SARREIRO, L. C. . Os touros superiores para pesos em uma fazenda no sul e outra no nordeste de Minas Gerais. In: III Simósio Nacional de Melhoramento Animal, 2000, Belo Horizonte, MG. Anais do III Simósio da Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal. Belo Horizonte, MG: FEPMVZ Editora, 2000. v. 1. p. 410-412.

  • MACHADO, P. F. A. ; BERGMANN, J. A. G. . Efeitos de variáveis fenotípicas sobre a probabilidade de prenhez na estaçào de monta em fêmeas zebuínas acasaladas aos 13 meses de idade. In: III Simpósio Nacional de Melhoramento Animal, 2000, Belo Horizonte, MG. Anais do III Simpósio da Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal. Belo Horizonte, MG: FEPMVZ Editora, 2000. v. 1. p. 435-437.

  • SARREIRO, L. C. ; QUIRINO, C. R. ; PINEDA, N. R. ; BERGMANN, J. A. G. . Associações genéticas entre libido, perímetro escrotal e qualidade do sêmen em tourinhos da raça Nelore. In: III Simpósio Nacional de Melhoramento Animal, 2000, Belo Horizonte, MG. Anais do III Simpósio Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal. Belo Horizonte, MG: FEPMVZ Editora, 2000. v. 1. p. 449-451.

  • QUIRINO, C. R. ; BERGMANN, J. A. G. ; VALE FILHO, V. R. ; ANDRADE, Venício José de ; REIS, S. R. ; MENDONÇA, R. M. A. ; FONSECA, Cleusa Graça da . Influencia do peso corporal sobre a estimação da herdabilidade da libido em animais da raça Nelore. In: III Simpósio Nacional de Melhoramento Animal, 2000, Belo Horizonte, MG. Anais do III Simpósio da Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal. Belo Horizonte, MG: FEPMVZ Editora, 2000. v. 1. p. 452-454.

  • QUIRINO, C. R. ; BERGMANN, J. A. G. ; VALE FILHO, V. R. ; ANDRADE, Venício José de ; REIS, S. R. ; MENDONÇA, R. A. ; FONSECA, Cleusa Graça da . Parâmetros genéticos do tamanho das glândulas vesiculares em touros da raça Nelore. In: III Simpósio Nacional de Melhoramento Animal, 2000, Belo Horizonte, MG. Anais do III Simpósio da Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal. Belo Horizonte, MG: FEPMVZ Editora, 2000. v. 1. p. 455-456.

  • PROCÓPIO, Alessandro Moreira ; BERGMANN, J. A. G. ; COSTA, M. D. . Estudo demográfico da raça Campolina. In: III Simpósio Nacional de Melhoramento Animal, 2000, Belo Horizonte, MG. Anais do III Simpósio da Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal. Belo Horizonte, MG: FEPMVZ Editora, 2000. v. 1. p. 473-474.

  • PROCÓPIO, Alessandro Moreira ; BERGMANN, J. A. G. ; COSTA, M. D. . Endogamia, número e intervalo de gerações na raça Campolina. In: III Simpósio Nacional de Melhoramento Animal, 2000, Belo Horizonte, MG. Anais do III Simpósio da Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal. Belo Horizonte, MG: FEPMVZ Editora, 2000. v. 1. p. 475-476.

  • COSTA, M. D. ; BERGMANN, J. A. G. ; REZENDE, Adalgisa de Souza Carneiro . Estrutura populacional e coeficiente de endogamia do pônei da raça Piquira. In: III Simpósio Nacional de Melhoramento Animal, 2000, Belo Horizonte, MG. Anais do III Simpósio da Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal. Belo Horizonte: FEPMVZ Editora, 2000. v. 1. p. 477-479.

  • COSTA, M. D. ; REZENDE, Adalgisa de Souza Carneiro ; BERGMANN, J. A. G. ; HOURI NETO, M. . Pelagens dos pôneis da raça Brasileira. In: Pelagens dos pôneis da raça Brasileira, 2000, Belo Horizonte, MG. Anais do III Simpósio da Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal. Belo Horizonte, MG: FEPMVZ Editora, 2000. v. 1. p. 480-473.

  • QUIRINO, C. R. ; BERGMANN, J. A. G. ; FONSECA, Cleusa Graça da ; VALE FILHO, V. R. ; ANDRADE, Venício José de ; REIS, S. R. ; MENDONÇA, R. M. A. . Componentes principais do perímetro escrotal, características seminais e libido em touros Nelore. In: XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2000, Viçosa, MG. Anais da XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2000. v. 1. p. 1-3.

  • FERREIRA, V. C. P. ; PENNA, Vânia Maldini ; BERGMANN, J. A. G. ; TORRES, Robledo de Almeida ; ESTEVES, A. M. C. ; SARREIRO, L. C. . Avaliação genética em bovinos da raça Nelore em duas regiões de Minas Gerais. In: XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2000, Viçosa, MG. Anais da XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia. v. 1. p. 1-3.

  • ESTEVES, A. M. C. ; BERGMANN, J. A. G. ; COSTA, C. N. ; DURÃES, M. C. ; FERREIRA, V. C. P. . Correlações genéticas entre características lineares de tipo e produção de leite em bovinos da raça Holandesa. In: XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2000, Viçosa, MG. Anais da XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2000. v. 1. p. 1-3.

  • ESTEVES, A. M. C. ; BERGMANN, J. A. G. ; COSTA, C. N. ; DURÃES, M. C. ; FERREIRA, V. C. P. . Correlações genéticas e fenotípicas entre características lineares de tipo em bovinos da raça Holandesa. In: XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2000, Viçosa, MG. Anais da XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2000. v. 1. p. 1-3.

  • COSTA, M. D. ; BERGMANN, J. A. G. ; REZENDE, Adalgisa de Souza Carneiro ; FONSECA, Cleusa Graça da ; BARBOSA, C. . Coeficiente de endogamia em pôneis da raça Piquira. In: XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2000, Viçosa, Mg. Anais da XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2000. v. 1. p. 1-3.

  • COSTA, M. D. ; BERGMANN, J. A. G. ; REZENDE, Adalgisa de Souza Carneiro . Estrutura populacional dos pôneis da raça Piquira. In: XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2000, Viçosa, MG. Anais da XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2000. v. 1. p. 1-3.

  • DIAS, I. M. G. ; BERGMANN, J. A. G. ; REZENDE, Adalgisa de Souza Carneiro ; CASTRO, G. H. F. . Formação e estrutura populacional do equino Brasileiro de Hipismo 1: Raças formadoras. In: XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2000, Viçosa, MG. Anais da XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2000. v. 1. p. 1-3.

  • DIAS, I. M. G. ; BERGMANN, J. A. G. ; REZENDE, Adalgisa de Souza Carneiro ; CASTRO, G. H. F. . Formação e estrutura populacional do equino Brasileiro de Hipismo 2: Aspectos da estrutura populacional atual. In: XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2000, Viçosa, MG. Anais da XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Viçosa, Mg: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2000. v. 1. p. 1-3.

  • VALE FILHO, V. R. ; QUIRINO, C. R. ; ANDRADE, Venício José de ; BERGMANN, J. A. G. ; REIS, S. R. ; MENDONÇA, R. M. A. . Correlations of seminal vesicles sizes with body weight, scrotal circumference and semen aspects in Nellore young bulls. In: 14th International Congress on Animal Reproduction, 2000, Estocolmo, Suécia. 14th International Congress on Animal Reproduction - Abstracts. Estocolmo, Suécia: 14th ICAR, 2000. v. 1. p. 134-134.

  • QUIRINO, C. R. ; VALE FILHO, V. R. ; BERGMANN, J. A. G. ; ANDRADE, Venício José de ; REIS, S. R. ; MENDONÇA, R. M. A. . Relationships among seminal vesicle size, testicular dimentions and libido in Brazilian zebu bulls. In: 14th International Congress on Animal Reproduction, 2000, Estocolmo, Suécia. 14th International Congress on Animal Reproduction - Abstract. Estocolmo, Suécia: 14th ICAR, 2000. v. 1. p. 135-135.

  • BERGMANN, J. A. G. . Os princípios da seleção de bovinos de corte. In: Simpósio Pecuária 2000 - Perspectivas para o III milênio, 2000, Pirassununga, SP. Anais do Simpósio Pecuária 2000 - Perspectivas para o III milênio. Pirassununga, SP: FZEA - USP, 2000. v. 1. p. 1-15.

  • ANDRADE, Venício José de ; QUIRINO, C. R. ; BERGMANN, J. A. G. ; VALLE FILHO, V. R. ; REIS, S. R. ; MENDONÇA, R. ; FONSECA, Cleusa Graça da . Relação fenotípica entre dias para o parto e características reprodutivas de touros Nelores. In: XVI Reunión Latinoamericana de Producción Animal, 2000, Montevideo. Anales de la XVI Reunión Latinoamericana de Producción Animal. Montevideo, Uruguai: ALPA, 2000. v. MG89. p. 1-3.

  • BERGMANN, J. A. G. ; QUIRINO, C. R. ; FONSECA, Cleusa Graça da ; VALE FILHO, V. R. ; ANDRADE, Venício José de ; REIS, S. R. ; MENDONÇA, R. . Correlações genéticas entre libido, perímetro escrotal e características reprodutivas de fêmeas Nelore. In: XVI Reunión Latinoamericana de Producción Animal, 2000, Montevideo. Anales de la XVI Reunión Latinoamericana de Producción Animal. Montevideo, Uruguai: ALPA, 2000. v. MG155. p. 1-4.

  • BERGMANN, J. A. G. . Impacto econômico do desenvolvimento da biotecnologia. In: IV Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas - Gestão Estratégica na Pecuária, 2000, Uberaba. Anais do IV Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas - Gestão Estratégica na Pecuária. Uberaba, MG: ABCZ, 2000. v. 1. p. 260-272.

  • QUIRINO, C. R. ; BERGMANN, J. A. G. ; VALE FILHO, V. R. ; ANDRADE, Venício José de ; REIS, S. R. ; MENDONÇA, R. M. A. ; FONSECA, Cleusa Graça da . Avaliação das associações genéticas entre perímetro escrotal e características seminais em touros da raça Nelore. In: XXXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1999, Porto Alegre. Anais da XXXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Porto Alegre, RS: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1999. v. 1. p. 065-1-065-4.

  • VASCONCELOS, L. E. ; VALE FILHO, V. R. ; ANDRADE, Venício José de ; GRAÇA, D. S. ; BERGMANN, J. A. G. ; QUIRINO, C. R. ; REIS, S. R. . Estudo das associações entre a biometria testicular e as características do sêmen, a libido e a capacidade de serviço com aspectos reprodutivos e genéticos da raça Tabapuã. II. Análise do sêmen e classificação andrológica por pontos. In: VIII Semana de Iniciação Científica da UFMG e I Semana de Pós-Graduação, 1999, Belo Horizonte, MG. Anais da VII Semana de Iniciação Científica da UFMG. Belo Horizonte, MG: UFMG, 1999. p. 29-29.

  • BERGMANN, J. A. G. ; QUIRINO, C. R. . Indicadores de precocidad sexual en bovinos de carne. In: II Simposiko Latinoamericano de Productividad en Ganado de Corte, 1999, Santa Cruz, Bolívia. Anales de lo II Simpósio Latinoamericano de Productividad en Ganado de Corte. Santa Cruz, Bolívia: ASOCEBU, 1999. v. 56. p. 76-81.

  • TORRES, Robledo de Almeida ; COSTA, C. N. ; ARAÚJO'L, C. V. ; BERGMANN, J. A. G. ; TORRES FILHO, R. A. . Fatores multiplicativos de ajustamento simultâneo da produção de leite para os efeitos de ordem, idade e estação de parto. In: XXXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1999, Porto Alegre, RS. Anais da XXXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Porto Alegre, RS: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1999. v. 1. p. 065-1-065-4.

  • BERGMANN, J. A. G. . Seleção de zebuínos para precocidade sexual. In: PRIMEIRO SIMPOSIO DE PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE, 1999, Viçosa, MG. ANAIS DO PRIMEIRO SIMPOSIO DE PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE. Viçosa, MG: Universidade Federal de Viçosa, 1999. v. 1. p. 51-64.

  • BERGMANN, J. A. G. ; QUIRINO, C. R. ; VALE FILHO, V. R. ; ANDRADE, Venício José de ; PEREIRA, J. C. C. . Evaluation of four mathematical functions to describe scrotal circumference maturation In Nellore bulls.. In: WORLD CONGRESS ON GENETICS APPLIED TO LIVESTOCK PRODUCTION, 6th, 1998, Armidale, Austrália. PROCEEDINGS OF THE 6th WORLD CONGRESS ON GENETICS APPLIED TO LIVESTOCK PRODUCTION. Armidale, Austrália: University of South Wales, 1998. v. 47. p. 702-705.

  • MOURÃO, G. B. ; BERGMANN, J. A. G. ; FERREIRA, M. B. D. . Temperament of crossbred heifers sired by Holstein bulls and dams of three different Zebu (Bos indicus) breeds.. In: 6th WORLD CONGRESS ON GENETICS APPLIED TO LIVESTOCK PRODUCTION, 1998, Armidale, Austrália. PROCEEDINGS OF THE 6th WORLD CONGRESS ON GENETICS APPLIED TO LIVESTOCK PRODUCTION. Armidale, Austrália: University of South Wales, 1998. v. 25. p. 239-243.

  • COSTA, M. D. ; BERGMANN, J. A. G. ; PEREIRA, C. S. ; FONSECA, Cleusa Graça da ; REZENDE, Adalgisa de Souza Carneiro . Estimation of genetic parameters for conformation traits in the Brasileira pony breed.. In: 6th WORLD CONGRESS ON GENETICS APPLIED TO LIVESTOCK PRODUCTION, 1998, Armidale, Austrália. PROCEEDINGS OF THE 6th WORLD CONGRESS ON GENETICS APPLIED TO LIVESTOCK PRODUCTION. Armidale, Austrália: University of South Wales, 1998. v. 24. p. 428-432.

  • LEWIS, R. M. ; NOTTER, D. R. ; HOUGE, D. E. ; MAGEE, B. H. ; BERGMANN, J. A. G. . Lambing frequency in the star accelerated lambing system. In: 6th WORLD CONGRESS ON GENETICS APPLIED TO LIVESTOCK PRODUCTION, 1998, Armidale, Austrália. PROCEEDINGS OF THE 6th WORLD CONGRESS ON GENETICS APPLIED TO LIVESTOCK PRODUCTION. Armidale, Austrália: University of South wales, 1998. v. 27. p. 51-55.

  • BERGMANN, J. A. G. . Dos números ao conhecimento e à aplicação, passando pela estatística.. In: SIMPÓSIO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MELHORAMENTO ANIMAL, 2o, 1998, Uberaba, MG. ANAIS DO 2o. SIMPÓSIO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MELHORAMENTO ANIMAL. Uberaba, MG: Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal, 1998. v. 1. p. 247-251.

  • BERGMANN, J. A. G. . Avaliação genética em bovinos de corte. In: ENCONTRO MINEIRO DE GENETICISTAS, 5o., 1998, Viçosa, MG. ANAIS DO 5o. ENCONTRO MINEIRO DE GENETICISTAS. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Genética - Regional Minas Gerais, 1998. v. 1. p. 6-7.

  • BERGMANN, J. A. G. . Dep: Como calcular e como utilizar. In: PRIMER SIMPOSIO LATINOAMERICANO PRODUCTIVIDAD EN GANADO DE CORTE, 1998, Santa Cruz de la Sierra. ANALES DE LO PRIMER SIMPOSIO LATINOAMERICANO PRODUCTIVIDAD EN GANADO DE CORTE. Santa Cruz, Bolivia: ASOCEBU, 1998. v. 1. p. 47-49.

  • COSTA, M. D. ; BERGMANN, J. A. G. ; PEREIRA, C. S. ; REZENDE, Adalgisa de Souza Carneiro . Os pôneis da raça Brasileira estão diminuindo. In: SIMPÓSIO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MELHORAMENTO ANIMAL, 2o, 1998, Uberaba, MG. ANAIS DO 2o. SIMPÓSIO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MELHORAMENTO ANIMAL. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal, 1998. v. 1. p. 439-441.

  • REZENDE, Adalgisa de Souza Carneiro ; SAMPAIO, I. B. M. ; DIAS, I. M. ; LAGE, M. C. R. ; BERGMANN, J. A. G. . Velocidade de desenvolvimento dos equinos da raça Mangalarga Marchador.. In: 35ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 1998, Botucatu, SP. ANAIS DA 35ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA. Botucatu, SP: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1998. v. 2. p. 273-275.

  • MORAIS, O. R. ; BERGMANN, J. A. G. ; OJEDA, D. B. ; FONSECA, Cleusa Graça da ; BARBOSA, P. F. . Efeito de linhagem citoplasmática em características de produção de ovinos da raça Merino. In: 35ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 1998, Botucatu, SP. ANAIS DA 35ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1998. v. 3. p. 306-308.

  • SOUZA, W. H. ; PEREIRA, C. S. ; BERGMANN, J. A. G. ; ALMEIDA, S. A. . Aplicação de modelos linear e não linear em características de reprodução em ovinos deslanados da raça Santa Inês.. In: 35ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 1998, Botucatu, SP. ANAIS DA 35ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1998. v. 3. p. 407-409.

  • TORRES, Robledo de Almeida ; BERGMANN, J. A. G. ; COSTA, C. N. ; PEREIRA, C. S. ; VALENTE, J. ; PENNA, Vânia Maldini ; TORRES NETO, J. R. . Heterogeneidade de variância na avaliação genética de bovinos da raça Holandesa no Brasil. In: 35ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 1998, Botucatu, SP. ANAIS DA 35ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia. v. 3. p. 398-400.

  • TORRES, Robledo de Almeida ; BERGMANN, J. A. G. ; COSTA, C. N. ; PEREIRA, C. S. ; VALENTE, J. ; PENNA, Vânia Maldini ; TORRES NETO, J. R. . Ajustamento para heterogeneidade de variância para produção de leite entre rebanhos da raça Holandesa no Brasil.. In: 35ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 1998, Botucatu, SP. ANAIS DA 35ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1998. v. 3. p. 401-403.

  • COSTA, Maria Dulcinéia da ; BERGMANN, J. A. G. ; PEREIRA, Carmen Silva ; PEREIRA, J. C. C. . Tendência genética das medidas lineares dos pôneis da raça Brasileira. In: 35ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 1998, Botucatu, SP. ANAIS DA 35ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1998. v. 3. p. 416-418.

  • GRESSLER, Selmos Luiz ; BERGMANN, J. A. G. ; PENNA, V. M. ; PEREIRA, C. S. ; PEREIRA, J. C. C. . Estudo das associações genéticas entre perímetro escrotal e características reprodutivas de fêmeas da raça Nelore.. In: 35ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 1998, Botucatu, SP. ANAIS DA 35ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1998. v. 3. p. 368-370.

  • MOURÃO, G. B. ; BERGMANN, J. A. G. ; FERREIRA, M. B. D. . Avaliação de temperamento em novilhas F1 Holandês X Zebu. In: 35ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 1998, Botucatu, SP. ANAIS DA 35ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1998. v. 3. p. 550-552.

  • BERGMANN, J. A. G. . Que son DEPs y como usarlos?. In: PRIMER CONGRESO INTERNACIONAL PRODUCCION DE CARNE, 1998, Assunção, Paraguai. ANALES DE LO PRIMER CONGRESO INTERNACIONAL PRODUCCION DE CARNE. Assunção, Paraguai: Asociación Rural del Paraguay, 1998. v. 1. p. 29-33.

  • QUIRINO, Célia Raquel ; BERGMANN, J. A. G. ; VALE FILHO, V. R. ; ANDRADE, V. J. ; REIS, S. R. ; MENDONÇA, R. M. A. . Estimativa de parâmetros genéticos para características físicas do sêmen e perímetro escrotal em touros Nelore. In: 16º ENCONTRO DE PESQUISA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG, 1998, Belo Horizonte, MG. ANAIS DO16º ENCONTRO DE PESQUISA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG. Belo Horizonte, MG: Escola de Veterinária da UFMG, 1998. v. 16. p. 34-34.

  • QUIRINO, C. R. ; BERGMANN, J. A. G. ; VALE FILHO, V. R. ; ANDRADE, V. J. ; REIS, S. R. ; MENDONÇA, R. M. A. . Relação fenotípica entre características físicas do sêmen, perímetro escrotal e libido em touros Nelore.. In: 16º ENCONTRO DE PESQUISA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG, 1998, Belo Horizonte, MG. ANAIS DO 16º ENCONTRO DE PESQUISA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG. Belo Horizonte, MG: Escola de Veterinária da UFMG, 1998. v. 16. p. 35-35.

  • VALE FILHO, V. R. ; BERGMANN, J. A. G. ; QUIRINO, C. R. ; ANDRADE, V. J. ; REIS, S. R. . Seleção andrológica de touros Nelore jovens (Puro/Standard-Pedigree: I-Relação de animais com disturbios e com CAP acima e abaixo de 60 pontos.. In: ENCONTRO DE PESQUISA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG, 1998, Belo Horizonte, MG. ANAIS DO 16º ENCONTRO DE PESQUISA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG. Belo Horizonte, MG: UFMG. v. 16. p. 37-37.

  • VALE FILHO, V. R. ; BERGMANN, J. A. G. ; QUIRINO, C. R. ; ANDRADE, V. J. ; REIS, S. R. ; MENDONÇA, R. M. A. . Seleção andrológica de touros Nelore jovens (Puro/Sandard-Pedigree): II-Correlações fenotípicas entre valores seminais e características clínicas e com CAP acima e abaixo de 60 pontos.. In: 16º ENCONTRO DE PESQUISA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG, 1998, Belo Horizonte, MG. ANAIS DO 16º ENCONTRO DE PESQUISA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG. Belo Horizonte, MG: Escola de Veterinária da UFMG, 1998. v. 16. p. 38-38.

  • PEREIRA, J. C. C. ; QUIRINO, C. R. ; BERGMANN, J. A. G. . Efeito da endogamia sobre a idade ao primeiro parto e primeiro intervalo de partos em um rebanho da raça Indubrasil.. In: 16º ENCONTRO DE PESQUISA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG, 1998, Belo Horizonte, MG. ANAIS DO 16º ENCONTRO DE PESQUISA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG. Belo Horizonte, MG: Escola de Veterinária da UFMG, 1998. v. 16. p. 137-137.

  • MARCONDES, C. R. ; BERGMANN, J. A. G. ; ELER, J. P. ; PEREIRA, J. C. C. ; FERRAZ, J. B. S. . Estimativa de componentes de variância e parâmetros genéticos das características dias para 160kg e taxa de crescimento relativo pré e pós-desmama, em animais da raça Nelore.. In: 16º ENCONTRO DE PESQUISA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG, 1998, Belo Horizonte, MG. ANAIS DO 16º ENCONTRO DE PESQUISA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG. Belo Horizonte, MG: Escola de Veterinária da UFMG, 1998. v. 16. p. 139-139.

  • REZENDE, Adalgisa de Souza Carneiro ; SAMPAIO, I. B. M. ; DIAS, I. M. ; LAGE, M. C. G. R. ; BERGMANN, J. A. G. . Velocidade de desenvolvimento dos equinos da raça Mangalarga Marchador.. In: 16º ENCONTRO DE PESQUISA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG, 1998, Belo Horizonte, MG. ANAIS DO 16º ENCONTRO DE PESQUISA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG. Belo Horizonte, MG: Escola de Veterinária da UFMG, 1998. v. 16. p. 203-203.

  • BERGMANN, J. A. G. . Indicadores de precocidade sexual em bovinos de cortei. In: 3o. Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas, 1998, Uberaba, MG. Anais do Terceiro Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas. Uberaba, MG: Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, 1998. p. 145-155.

  • BERGMANN, J. A. G. . DEPs. Como calculá-las e como utilizá-las. In: 4o. Simpósio o Nelore do Século XXI, 1998, Uberaba, MG. Anais do Quarto Simpósio o Nelore do Século XXI. Uberaba, MG: Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, 1998. p. 142-146.

  • QUIRINO, C. R. ; BERGMANN, J. A. G. . Herdabilidade do Perímetro Escrotal Ajustado e Não Ajustado Para Peso Corporal Usando Modelo Animal Uni e Bivariado. In: 34a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1997. Anais da 34a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Juíz de Fora, MG. v. 1. p. 127-129.

  • COSTA, M. D. ; BERGMANN, J. A. G. ; MOURÃO, G. B. ; HOURI NETO, M. . Avaliação dos Fatores Genéticos e Ambientes Que Interferem Nas Medidas Lineares dos Pôneis da Raça Brasileira. In: 34a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1997. Anais da 34a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Juíz de Fora, MG. v. 1. p. 347-349.

  • COSTA, M. D. ; BERGMANN, J. A. G. ; MOURÃO, G. B. ; HOURI NETO, M. . Caracterização das Proporções Morfométricas dos Pôneis das Raça Brasileira. In: 34a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1997. Anais da 34a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Juíz de Fora, MG. v. 1. p. 350-352.

  • QUIRINO, C. R. ; BERGMANN, J. A. G. . Heritability Of Scrotal Circumference Adjusted And Unadjusted For Body Weight In Nellore Bulls Using Uni And Bivariate Animal Model. In: REUNION LATINOAMERICANA DE PRODUCCIÓN ANIMAL, 15a.,, 1997. ANAIS DA 15a. REUNION LATINOAMERICANA DE PRODUCCIÓN ANIMAL. Maracaibo, Venezuela. v. I. p. 407-410.

  • BERGMANN, J. A. G. ; QUIRINO, C. R. ; ANDRADE, V. J. B. J. A. G. ; VALE FILHO, V. R. ; R, V. . Herdabilidade e Correlaciones Genéticas Entre Mediciones Testiculares Y Caracteristicas Espermaticas En Toros Nelore. In: REUNION LATINOAMERICANA DE PRODUCCIÓN ANIMAL, 15a., 1997. ANAIS DA 15a. REUNION LATINOAMERICANA DE PRODUCCIÓN ANIMAL. Maracaibo, Venezuela. v. 1. p. 110-113.

  • VALE FILHO, V. R. ; ANDRADE, Venício José de ; BERGMANN, J. A. G. ; REIS, S. R. ; MENDONÇA, R. M. A. ; MOURÃO, G. B. . Breeding Soundness Evaluation (Bse-Z) Of Prospect Young Nellore Bulls (Zebu), Supplementerd On Pasture. In: 13th Congress on Animal Reproduction, 1996, Sydney, Austrália. Proccedings of the International Congress on Animal Reproduction. Sydney, Austrália: University of Sydney, 1996. p. 99-100.

  • QUIRINO, C. R. ; BERGMANN, J. A. G. ; OLIVEIRA, S. M. P. . Taxa de crescimento relativo como critério para avaliar o desenvolvimento ponderal e testicular de animais Nelore. In: 33a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1996, Fortraleza, CE. Anais da 33a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Fortaleza, CE: Sociedade Brasileira de Zootecnia. v. 1. p. 184-185.

  • BERGMANN, J. A. G. ; COSTA, M. D. ; MOURÃO, G. B. . Formação e estrutura genética da raça pônei Brasileira. In: 33a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1996, Fortaleza, CE. Anais da 33a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Fortaleza, CE: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1996. v. 1. p. 281-283.

  • BERGMANN, J. A. G. ; COSTA, M. D. ; MOURÃO, G. B. . Efeitos da Endogamia Sobre Características Morfológicas Em Pôneis da Raça Brasileira. In: 33a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1996, Fortaleza, CE. Anais da 33a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1996. v. 1. p. 284-286.

  • QUIRINO, Celia Raquel ; BERGMANN, J. A. G. . Estudo comparativo de funções de crescimento do perímetro escrotal na raça Nelore. In: Primeiro Simpósio da Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal, 1996, Ribeirão Preto, SP. Anais do I Simpósio da Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal. Ribeirão Preto, SP: SBMA, 1996. v. 1. p. 227-229.

  • QUIRINO, Celia Raquel ; BERGMANN, J. A. G. ; PEREIRA, Jonas Carlos Campos ; PEREIRA, Carmen Silva ; ZAMBORLINI, Luiz César . Estimação de parâmetros genéticos do intervalo de partos em fêmeas da raça Caracu. In: 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1996, Fortaleza, CE. Anais da 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Viçosa, MG: SBZ. v. 33. p. 44-45.

  • PEREIRA, Jonas Carlos Campos ; BERGMANN, J. A. G. ; QUIRINO, Celia Raquel ; PEREIRA, Carmen Silva ; ZAMBORLINI, Luiz César . Estimativas de herdabilidade em características produtivas de fêmeas da raça Caracu. In: 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1996, Fortaleza, CE. Anais da 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Viçosa, MG: SBZ, 1996. v. 33. p. 46-48.

  • SILVA, M. V. G. ; BERGMANN, J. A. G. ; MARTINEZ, M. L. ; PEREIRA, C. S. ; FERRAZ, J. B. S. . Utilização de Modelos Animais Uni e Bivariados No Estudo da Eficiência Reprodutiva e Produtiva Na Raça Holandesa. In: 32a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1995, Brasília, DF. Anais da 32a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Brasília, DF: SBZ, 1995. p. 637-641.

  • BERGMANN, J. A. G. ; HOHENBOKEN, W. D. . Uso da Regressão Logística Na Análise da Fertilidade de Vacas de Primeira Cria. In: 16a. Reunion Latinoamericana de Producción Animal, 1995, Mar del Plata, Argentina. Anais de la Reunion Latinoamericana de Producción Animal. Mar del Plata, Argentina: ALPA, 1995. p. 954-957.

  • QUIRINO, Celia Raquel ; PEREIRA, J. C. C. ; BERGMANN, J. A. G. ; PEREIRA, Carmen Silva ; ZAMBORLINI, Luiz César . Avaliação da produção total de leite em um rebanho Caracu utilizando o modelo animal. In: XIV Reunión Latinoamericana de Producción Animal, 1995, Mar del Plata. Resumenes de la XIV Reunión Latinoamericana de Producción Animal. Porto Rico: ALPA, 1995. v. XIV. p. 483-485.

  • BERGMANN, J. A. G. ; HOHENBOKEN, W. D. . Alternatives To Least Squares In Multiple Linear Regression To Predict Production Traits. In: 5th World Congress on Genetics Applied to Livestock Production, 1994, Guelph, Canadá. Proceedings of the 5th World Congress on Genetics Applied to Livestock Production. Guelph, Ontario, Canadá: University of Guelph, 1994. v. 17. p. 471-475.

  • BERGMANN, J. A. G. ; NOTTER, D. R. ; MCFADDEN, L. G. . Relationships between yearling scrotal circumference and measures of fenmale reproduction in Angus cattle. In: 25th Beef Improvement Federation, 1993, Asheville, North Carolina. Proccedengs of the 25Th Beef Improvement Federation. Asheville, NC: BIF, 1993. v. 25. p. 180-184.

  • BERGMANN, J. A. G. . Cross-Fostered Effects On The Performance Of Suckling Piglets. In: PIG VETERINARY SOCIETY CONGRESS, 9, 1986. BARCELONA, ESPANHA. p. 0-0.

  • SILVA FILHO, J. M. ; MEGALE, F. ; MEGALE, F. ; MARCATTI NETO, ; BERGMANN, J. A. G. . Induction Of Parturition In Sows And Guilts Using Cloprostenol And Dinoprost. In: INTERNATIONAL PIG VETERINARY SOCIETY CONGRESS, 8, 1984. Proceedings of the 8th INTERNATIONAL PIG VETERINARY SOCIETY CONGRESS. GHENT, BELGICA. v. 1. p. 283-283.

  • BARBOSA, Antônio Stockler ; MARCATTI NETO, ; SILVA FILHO, J. M. ; MEGALE, F. ; BERGMANN, J. A. G. ; SILVA, M. I. F. . Optimum Time Of Service In The Sow By 'Walsmeta' Reading. In: INTERNATIONAL PIG VETERINARY SOCIETY CONGRESS. 8, 1984. Proceedings of the 8th INTERNATIONAL PIG VETERINARY SOCIETY CONGRESS. GHENT, BELGICA. v. 1. p. 303-303.

  • MARCATTI NETO, ; NOGUEIRA, L. A. G. ; SILVA FILHO, J. M. ; MEGALE, F. ; BERGMANN, J. A. G. ; SILVA, M. I. F. . The Effect Of Mating Time On The Conception Rate And Litter Size Of Sows And Guilts. In: INTERNATIONAL PIG VETERINARY SOCIETY CONGRESS, 8, 1984. Proceedings of the 8th INTERNATIONAL PIG VETERINARY SOCIETY CONGRESS. GHENT, BELGICA. v. 1. p. 304-304.

  • MARCATTI NETO, ; SILVA FILHO, J. M. ; MEGALE, F. ; SILVA, M. I. F. ; BERGMANN, J. A. G. ; CAVALCANTI, S. S. . Litter Size Evaluation Through Rectal Examination Of Uterine Artery In Sows. In: INTERNATIONAL PIG VETERINARY SOCIETY CONGRESS, 8, 1984. Proceedings of the 8th INTERNATIONAL PIG VETERINARY SOCIETY CONGRESS. GHENT, BELGICA. v. 1. p. 305-305.

  • SILVA FILHO, J. M. ; MEGALE, F. ; MEGALE, F. ; MARCATTI NETO, ; BERGMANN, J. A. G. . Induction Of Parturition In Swine Using Cloprostenol And F-2 Alpha Prostaglandin. I. The Effects Of Dosage And Application Routes. In: INTERNATIONAL CONGRESS ON ANIMAL REPRODUCTION AND ARTIFICIAL INSEMINATION, 10, 1984. Proceedings of the 10th INTERNATIONAL CONGRESS ON ANIMAL REPRODUCTION AND ARTIFICIAL INSEMINATION. URBANA-CHAMPAIGN, EUA. v. 2. p. 112-114.

  • SILVA FILHO, J. M. ; MEGALE, F. ; F, M. ; MARCATTI NETO, ; BERGMANN, J. A. G. . Induction Of Parturition In Swine Using Cloprostenol And F2-Alfa Prostaglandin. Ii. Effects Of Dosage And Application Route On Some Littet Characteristics. In: INTERNATIONAL CONGRESS ON ANIMAL REPRODUCTION AND ARTIFICIAL INSEMINATION, 10, 1984. Proceedings of the 10th INTERNATIONAL CONGRESS ON ANIMAL REPRODUCTION AND ARTIFICIAL INSEMINATION. URBANA-CHAMPAIGN, EUA. v. 2. p. 111-113.

  • SILVA FILHO, J. M. ; MEGALE, F. ; MEGALE, F. ; MARCATTI NETO, ; BERGMANN, J. A. G. . Induction Of Parturition In Swine Using Cloprostenol And F2-Alfa Prostaglandin. Iii. Effects Of Dosage And Application Route On The Time Between Weaning Heat, Still Birth And Subsequent Litter Size. In: INTERNATIONAL CONGRESS ON ANIMAL REPRODUCTION AND ARTIFICIAL INSEMINATION, 10, 1984. Proceedings of the 10th INTERNATIONAL CONGRESS ON ANIMAL REPRODUCTION AND ARTIFICIAL INSEMINATION. URBANA-CHAMPAIGN, EUA. v. 2. p. 110-111.

  • NOGUEIRA, L. A. G. ; SILVA FILHO, J. M. ; MEGALE, F. ; MARCATTI NETO, ; SILVA, M. I. F. ; BERGMANN, J. A. G. . Heat Occurence And Lenght In Guilts And Sows. In: INTERNATIONAL PIG VETERINARY SOCIETY CONGRESS, 8TH, 1984. INTERNATIONAL PIG VETERINARY SOCIETY CONGRESS, 8th. GHENT/HOLANDA. v. 1. p. 302-302.

  • GODOI, F. N. ; MIRANDA, A. L. S. ; Santos, D. C. C. ; ANDRADE, A. M. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; BERGMANN, J. A. G. . Influência da repetição de salto de obstáculo sobre as caracterísitcas de desempenho de potros avaliadas com dois anos e dois anos e meio de idade. In: III Simpósio de Equideocultura, 2011, Viçosa. Anais do III Simpósio de Equideocultura. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2011. p. 193-199.

  • MIRANDA, A. L. S. ; GODOI, F. N. ; Santos, D. C. C. ; OLIVEIRA, J. E. G. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; BERGMANN, J. A. G. . Características de desempenho de potros na preparação e na trajetória de salto. In: III Simpósio de Equideocultura, 2011, Viçosa. Anais do III Simpósio de Equideocultura. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2011. p. 187-192.

  • CARRERA, J. ; Santos, D. C. C. ; SCALEZ, D. ; RESENDE, T. ; LEITE, L. ; PASSAFARO, T. ; BELLO, A. ; Toral, F.L.B. ; LEITE, R. C. ; BERGMANN, J. A. G. ; CARDOSO, E. . Avaliação de fatores de variação genética e de manejo na intensidade de infestação parasitária em gado Nelore. In: Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas, 2011, Uberaba. Anais do 8º Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas, 2011. v. 1. p. 174-176.

  • TORAL, F. L. B. ; FRAGOMENI, B. ; SCALEZ, D. ; Bergmann, José Aurélio Garcia ; PASSAFARO, T. ; COSTA, P. ; TAVARES, H. . Alternativas para avaliação e classificação de tourinhos Nelore em provas de ganho em peso a pasto. In: Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas, 2011, Uberaba. Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas. Uberaba: Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, 2011. v. 1. p. 159-161.

  • TORAL, F. L. B. ; SCALEZ, D. ; FRAGOMENI, B. ; PAIVA, P. ; Bergmann, José Aurélio Garcia ; PRAXEDES, V. . Classes de variâncias residuais em modelos de regressão aleatória para análise do crescimento de tourinhos Nelore em provas de ganho em peso a pasto. In: Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas, 2011, Uberaba. Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas. Uberaba: Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, 2011. v. 1. p. 164-166.

  • FRAGOMENI, B. ; SCALEZ, D. ; PASSAFARO, T. ; COSTA, P. ; ALENCAR, M.M. ; TORAL, F. L. B. ; Bergmann, José Aurélio Garcia . Número de classes de variâncias residuais em modelos de regressão aleatória para análise do crescimento de tourinhos Charolês x Nelore em provas de ganho em peso. In: XXI Congresso Brasileiro de Zootecnia, 2011, Maceió. XXI Congresso Brasileiro de Zootecnia. Maceió: Associação Brasileira de Zootecnista, 2011. v. 1. p. 1-3.

  • FRAGOMENI, B. ; SCALEZ, D. ; PASSAFARO, T. ; COSTA, P. ; ALENCAR, M.M. ; TORAL, F. L. B. ; Bergmann, José Aurélio Garcia . Polinômios B-spline para modelar a trajetória de crescimento em modelos de regressão aleatória para avaliação de tourinhos Charolês x Nelore em provas de ganho em peso. In: XXI Congresso Brasileiro de Zootecnia, 2011, Maceió. XXI Congresso Brasileiro de Zootecnia. Maceió: Associação Brasileira de Zootecnistas, 2011. v. 1. p. 1-3.

  • FRAGOMENI, B. ; SCALEZ, D. ; COSTA, P. ; PASSAFARO, T. ; PEREIRA, I. G. ; TORAL, F. L. B. ; Bergmann, José Aurélio Garcia ; TAVARES, H. . Parâmetros genéticos para características de desempenho em tourinhos da raça Nelore em provas de ganho em peso a pasto. In: 8º Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas, 2011, Maceió. 8º Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas. Maceió: Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, 2011. v. 1. p. 205-206.

  • GODOI, F. N. ; SCHLUP, E. ; MIRANDA, A. L. S. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; OLIVEIRA, R. B. ; BERGMANN, J. A. G. . Estimativas de repetibilidade de variáveis associadas ao desempenho de equinos no salto de obstáculo. In: VII Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal, 2010, Maringá. Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal, 2010.

  • GODOI, F. N. ; MIRANDA, A. L. S. ; Santos, D. C. C. ; ANDRADE, A. M. ; KAIPPER, R. R. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; BERGMANN, J. A. G. . Análise de desempenho de potros durante o salto de obstáculos em liberdade.. In: VIII Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal, 2010, Maringá. Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal, 2010.

  • VASCONCELOS, F. O. ; GODOI, F. N. ; TORAL, F. L. B. ; OLIVEIRA, J. E. G. ; BERGMANN, J. A. G. . Efeitos genéticos e de ambiente sobre parâmetros da curva de crescimento de equinos da raça Brasileiro de Hipismo e Mestiço. In: VIII Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal, 2010. Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal, 2010.

  • Santos, D. C. C. ; GODOI, F. N. ; ANDRADE, A. M. ; OLIVEIRA, J. E. G. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; BERGMANN, J. A. G. . Biomecânica de equinos jovens durante o salto de obstáculo, utilizando a técnica da cinemática.. In: 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2010, Salvador. Anais da 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2010.

  • MIRANDA, A. L. S. ; GODOI, F. N. ; Santos, D. C. C. ; SCHLUP, E. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; BERGMANN, J. A. G. . Biomecânica de equinos atletas: estudo dos parâmetros durante o salto de obstáculo.. In: 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2010, Salvador. Anais da 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2010.

  • Toral, F.L.B. ; ALBEFARO, I. ; SCALEZ, D. ; OLIVEIRA, A. ; SILVA, C. ; Bergmann, José Aurélio Garcia . Modelagem da trajetória de crescimento de tourinhos Nelore em provas de ganho em peso a pasto. In: VIII Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal, 2010, Maringá. VIII Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal. Maringá: Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal, 2011. v. 1. p. 1-3.

  • GODOI, F. N. ; SCHLUP, E. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; MENZEL, Hansjoachim Karl ; SALLES, M. R. ; BERGMANN, J. A. G. . Avaliação do trote e do galope nos equinos da Escola de Equitação do Exército utilizando a técnica da cinemática. In: II Simpósio de Equideocultura - II SIMEQ, 2009, Viçosa. Anais do II Simpósio de Equideocultura. Viçosa: Editora da Universidade Federal de Viçosa, 2009. v. 1. p. 223-228.

  • BALZUWEIT, Karla ; BERGMANN, J. A. G. . The new electron microscopy facility at the Federal University of Minas Gerais (UFMG). In: XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Microscópia e Microanálise, 2009, Belo Horizonte. Anais da XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Microscópia e Microanálise, 2009.

  • FREITAS, L. S. ; VERNEQUE, Rui da Silva ; SILVA, Martinho de Almeida e ; PEIXOTO, Maria Gabriela Campolina Diniz ; TEODORO, Roberto Luiz ; B.D.Valente ; BERGMANN, J. A. G. . Avaliação da persitência na lactação da raça Guzerá utilizando modelos de regressão aleatória. In: 45º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2008, Lavras. Anais da 45º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2008.

  • MATOS, Carlos Rafael Araújo de ; RUAS, J. R. M. ; SILVA, Martinho de Almeida e ; CHAGAS, G. F. ; BERGMANN, J. A. G. . Efeito da época do parto sobre os desempenhos produtivos e reprodutivos de vacas meio sangue Holandês-Gir. In: 45º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2008, Lavras. Anais da 45º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2008.

  • BRETAS, Mitzem Satler ; BERGMANN, J. A. G. ; MENZEL, Hansjoachim Karl ; PROCÓPIO, Alessandro Moreira ; LESSA, Flavia Bastos ; ANDRADE, André Gustavo Pereira de . Correlações entre medidas lineares de eqüinos da raça Campolina. In: 44 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2007, Jaboticabal, SP. Anais da 44 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2007. v. 1. p. 1-4.

  • BRETAS, Mitzem Satler ; BERGMANN, J. A. G. ; MENZEL, Hansjoachim Karl ; PROCÓPIO, Alessandro Moreira ; LESSA, Flavia Bastos ; ANDRADE, André Gustavo Pereira de . Regressões entre medidas lineares e análises cinemáticas de eqüinos da raça Campolina. In: 44 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2007, Jaboticabal, SP. Anais da 44 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2007. v. 1. p. 1-4.

  • RIBEIRO, Sandro Henrique Antunes ; PEREIRA, Jonas Carlos Campos ; VERNEQUE, Rui da Silva ; SILVA, Martinho de Almeida e ; BERGMANN, J. A. G. . Estudo da influência do efeito materno sobre características de crescimento em rebanho Tabapuã. In: 44 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2007, jaboticabal, SP. anais da 44 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2007. v. 1. p. 1-4.

  • RIBEIRO, Sandro Henrique Antunes ; PEREIRA, Jonas Carlos Campos ; VERNEQUE, Rui da Silva ; SILVA, Martinho de Almeida e ; BERGMANN, J. A. G. ; FERREIRA, M. B. D. . Estudo da influência da covariância entre os efeitos direto e materno nas avaliações genéticas das características de crescimento em rebanho Tabapuã. In: 44 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2007, Jaboticabal, SP. Anais da 44 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2007. v. 1. p. 1-1.

  • Oliveira, R.N. ; Lima, F.P.C. ; BERGMANN, J. A. G. ; MARQUES JÚNIOR, A. P. . Parâmetros seminais, zootécnicos e concentração de testosterona de touros Nelore elite aos 12 meses de idade. In: Semana do Conhecimento da UFMG, 2007, Belo Horizonte, MG. Anais da Semana do Conhecimento da UFMG. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2007. v. 1. p. 1-1.

  • Lima, F.P.C. ; MARQUES JÚNIOR, A. P. ; BERGMANN, J. A. G. . Correlações de Pearson para parâmetros andrológicos e zootécnicos em touros Nelore elite. In: XVII Congresso Brasileiro de Reprodução Animal, 2007, Belo Horizonte, MG. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Reprodução Animal. Belo Horizonte, MG: Colégio Brasileiro de Reprodução Animal, 2007. v. 1. p. 116-116.

  • Lima, F.P.C. ; MARQUES JÚNIOR, A. P. ; BERGMANN, J. A. G. . Caracterização andrológica e zootécnica de touros Nelore (Bos taurus indicus) à puberdade. In: XVII Congresso Brasileiro de Reprodução Animal, 2007, Curitiba, PR. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Reprodução Animal. Belo Horizonte, MG: Colégio Brasileiro de Reprodução Animal, 2007. v. 1. p. 41-41.

  • LÉO, Raquel Alves Caldeira ; BERGMANN, J. A. G. ; BRETAS, Mitzem Satler ; MOHALLEM, Natália Bernis . Caracterização morfométrica e angular de eqüinos da raça Campolina. In: XVI semana de Iniciação científica da UFMG, 2007, Belo Horizonte, MG. Anais da XVI semana de Iniciação científica da UFMG. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2007. v. 1. p. 1-1.

  • LIMA NETO, Hélio Rezende ; BERGMANN, J. A. G. . Estimativas de herdabilidades e correlações genéticas para características de carcaça em Bovinos da Raça Guzerá. In: XVII Congresso Brasileiro de Zootecnia / IX Congresso Internacional de Zootecnia, 2007, Londrina, PR. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Zootecnia. Londrina, PR: ZOOTEC, 2007, 2007. v. 1. p. 1-4.

  • LIMA NETO, Hélio Rezende ; BERGMANN, J. A. G. ; Gonçalves, T. M. ; LÔBO, Raysildo Barbosa ; Araújo, F. R.C. ; MAFFEI, Walsiara Estanislau . Estimativas de efeitos ambientais para características de carcaça em bovinos da raça Guzerá. In: XVII Congresso Brasileiro de Zootecnia / IX Congresso Internacional de Zootecnia, 2007, 2007, Londrina, PR. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Zootecnia. Londrina, PR: ZOOTEC, 2007, 2007. v. 1. p. 1-4.

  • LIMA NETO, Hélio Rezende ; BERGMANN, J. A. G. ; Gonçalves, T. M. . Estimativas de repetibilidade para características de carcaça em bovinos da raça Guzerá. In: Congresso Brasileiro de Zootecnia / IX Congresso Internacional de Zootecnia, 2007, 2007, Londrina, PR. Anais do Congresso Brasileiro de Zootecnia. Londrina, PR: ZOOTEC, 2007, 2007. v. 1.

  • BERGMANN, J. A. G. ; TAVARES, Carlos Alberto Pereira ; OLIVEIRA, Alfredo Gontijo de ; SIMINELLI, Virgínia V ; BRANDÃO, Dulciene S ; SILVA, Elizabeth R ; KITTEN, Gregory Thomaz ; BALZUWEIT, Karla . The new eletron microscopy facility at the Federal University of Minas Gerais. In: V Encontro da Sociedade Brasileira de Materiais, 2006, Florianópolis, SC. Anais do V Encontro da Sociedade Brasileira de Materiais. Florianópolis, SC: SBPMat/UFSC, 2006. v. 5.

  • Lima, F.P.C. ; MARQUES JÚNIOR, A. P. ; BERGMANN, J. A. G. . Scrotal circumference and semen characteristics of nellore bulls at 12 and 18 months of age. In: International Synposium on Animal Biology of Reproduction, 2006, Belo Horizonte. Proceedings of the International Synposium on Animal Biology of Reproduction. Belo Horizonte, MG: Colégio Brasileiro de Reprodução Animal, 2006. v. 1. p. 247-247.

  • MIRANDA, A. L. S. ; GODOI, F. N. ; OLIVEIRA, J. E. G. ; KAIPPER, R. R. ; Santos, D. C. C. ; ANDRADE, A. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; TORAL, F. L. B. ; Bergmann, José Aurélio Garcia . Análise de componentes principais de características cinemáticas de potros durante o salto de obstáculo aos dois anos de idade: i. Características inerentes ao potro. In: II Seminário Internacional Caballiana, 2012, São Paulo. II Seminário Internacional Caballiana. São Paulo: Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, 2012. v. 1. p. 72-72.

  • GODOI, F. N. ; MIRANDA, A. L. S. ; Santos, D. C. C. ; ANDRADE, A. ; OLIVEIRA, J. E. G. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; TORAL, F. L. B. ; Bergmann, José Aurélio Garcia . Análise de componentes principais de características cinemáticas de potros durante o salto de obstáculo aos 29-32 meses de idade: i. Características inerentes ao potro. In: II Seminário Internacional Caballiana, 2012, São Paulo. II Seminário Internacional Caballiana. São Paulo: Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, 2012. v. 1. p. 73-73.

  • MIRANDA, A. L. S. ; GODOI, F. N. ; OLIVEIRA, J. E. G. ; VASCONCELOS, F. O. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; TORAL, F. L. B. ; Bergmann, José Aurélio Garcia . Análise de componentes principais de características cinemáticas de potros durante o salto de obstáculo aos dois anos de idade: ii. Características de desempenho. In: Seminário Internacional Caballiana, 2012, São Paulo. Seminário Internacional Caballiana. São Paulo: Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, 2012. v. 1. p. 73-73.

  • GODOI, F. N. ; Santos, D. C. C. ; OLIVEIRA, J. E. G. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; KAIPPER, R. R. ; TORAL, F. L. B. ; Bergmann, José Aurélio Garcia . Análise de componentes principais de características cinemáticas de potros durante o salto de obstáculo aos 29-32 meses de idade: ii. Características de desempenho. In: II Seminário Internacional Caballiana, 2012, São Paulo. II Seminário Internacional Caballiana. São Paulo: Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, 2012. v. 1. p. 73-74.

  • ANDRADE, A. ; GODOI, F. N. ; MIRANDA, A. L. S. ; PEREIRA, M. ; SIQUEIRA, A. ; OLIVEIRA, J. E. G. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; TORAL, F. L. B. ; Bergmann, José Aurélio Garcia . Análise dos componentes principais de medidas morfométricas de potros em estação forçada aos 22-25 meses de idade: I. Medidas lineares. In: II Seminário Internacional Caballiana, 2012, São Paulo. II Seminário Internacional Caballiana. São Paulo: Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, 2012. v. 1. p. 74-75.

  • ANDRADE, A. ; GODOI, F. N. ; MIRANDA, A. L. S. ; PEREIRA, M. ; SIQUEIRA, A. ; OLIVEIRA, J. E. G. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; TORAL, F. L. B. ; Bergmann, José Aurélio Garcia . Análise dos componentes principais de medidas morfométricas de potros em estação forçada aos 29-32 meses de idade: i. Medidas lineares. In: II Seminário Internacional Caballiana, 2012, São Paulo. II Seminário Internacional Caballiana. São Paulo: Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Estado de São Paulo, 2012. v. 1. p. 75-75.

  • SIQUEIRA, A. ; GODOI, F. N. ; MIRANDA, A. L. S. ; ANDRADE, A. ; OLIVEIRA, J. E. G. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; TORAL, F. L. B. ; Bergmann, José Aurélio Garcia . Análise dos componentes principais de medidas morfométricas de potros em estação forçada aos 22-25 meses de idade: ii. Medidas angulares. In: II Seminário Internacional Caballiana, 2012, São Paulo. II Seminário Internacional Caballiana. São Paulo: Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Estado de São Paulo, 2012. v. 1. p. 76-76.

  • GODOI, F. N. ; MIRANDA, A. L. S. ; Santos, D. C. C. ; ANDRADE, A. M. ; OLIVEIRA, J. E. G. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; TORAL, F. L. B. ; Bergmann, José Aurélio Garcia . Análise dos componentes principais de características cinemáticas de potros durante o salto de obstáculo aos 29-32 meses de idade: I. Características inerentes ao potro. In: II Seminário Internacional Caballiana, 2012, São Paulo. II Seminário Internacional Caballiana. São Paulo: Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, 2012. v. 10. p. 0-0.

  • GODOI, F. N. ; MIRANDA, A. L. S. ; Santos, D. C. C. ; OLIVEIRA, J. E. G. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; KAIPPER, R. R. ; TORAL, F. L. B. ; Bergmann, José Aurélio Garcia . Análise dos componentes principais de características cinemáticas de potros durante o salto de obstáculo aos 29-32 meses de idade: II. Características de desempenho. In: VII Congresso Internacional de Medicina Veterinária FEI/CBH - II Seminário Internacional Caballiana, 2012, São Paulo. VII Congresso Internacional de Medicina Veterinária FEI/CBH - II Seminário Internacional Caballiana. São Paulo: Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, 2012. v. 10. p. 0-0.

  • ANDRADE, A. M. ; GODOI, F. N. ; MIRANDA, A. L. S. ; BARRETO, M. P. ; SIQUEIRA, A. ; OLIVEIRA, J. E. G. ; TORAL, F. L. B. ; Bergmann, José Aurélio Garcia . Análise dos componentes principais de características cinemáticas de potros durante o salto de obstáculo aos dois anos de idade: I. Características inerentes ao potro. In: VII Congresso Internacional de Medicina Veterinária FEI/CBH - II Seminário Internacional Caballiana, 2012, São Paulo. VII Congresso Internacional de Medicina Veterinária FEI/CBH - II Seminário Internacional Caballiana, 2012.

  • ANDRADE, A. M. ; GODOI, F. N. ; MIRANDA, A. L. S. ; BARRETO, M. P. ; SIQUEIRA, A. ; OLIVEIRA, J. E. G. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; TORAL, F. L. B. ; Bergmann, José Aurélio Garcia . Análise dos componentes principais de medidas morfométricas em estação forçada aos 22-25 meses de idade: I Medidas Lineares. In: VII Congresso Internacional de Medicina Veterinária FEI/CBH - II Seminário Internacional Caballiana, 2012, São Paulo. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia - VII Congresso Internacional de Medicina Veterinária FEI/CBH - II Seminário Internacional Caballiana. São Paulo: Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, 2012.

  • ANDRADE, A. M. ; GODOI, F. N. ; MIRANDA, A. L. S. ; BARRETO, M. P. ; SIQUEIRA, A. ; OLIVEIRA, J. E. G. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; Bergmann, José Aurélio Garcia . Análise dos componentes principais de medidas morfométricas em estação forçada aos 22-25 meses de idade: II Medidas Angulares. In: VII Congresso Internacional de Medicina Veterinária FEI/CBH - II Seminário Internacional Caballiana, 2012. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia- I Congresso Internacional de Medicina Veterinária FEI/CBH - II Seminário Internacional Caballiana. São Paulo: Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia.

  • MIRANDA, A. L. S. ; GODOI, F. N. ; OLIVEIRA, J. E. G. ; Santos, D. C. C. ; VASCONCELOS, F. O. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; TORAL, F. L. B. ; Bergmann, José Aurélio Garcia . Análise dos componentes principais de características cinemáticas de potros durante o salto de obstáculo aos 29-32 meses de idade: II. Características de desempenho. In: VII Congresso Internacional de Medicina Veterinária FEI/CBH - II Seminário Internacional Caballiana, 2012, São Paulo. VII Congresso Internacional de Medicina Veterinária FEI/CBH - II Seminário Internacional Caballiana. São Paulo: Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, 2012.

  • ANDRADE, A. M. ; GODOI, F. N. ; MIRANDA, A. L. S. ; PEREIRA, M. ; SIQUEIRA, A. ; OLIVEIRA, J. E. G. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; TORAL, F. L. B. ; Bergmann, José Aurélio Garcia . Análise dos componentes principais de medidas morfométricas em estação forçada aos 29-32 meses de idade: II Medidas lineares. In: VII Congresso Internacional de Medicina Veterinária FEI/CBH - II Seminário Internacional Caballiana, 2012, São Paulo. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia-VII Congresso Internacional de Medicina Veterinária FEI/CBH - II Seminário Internacional Caballiana. São Paulo: Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, 2012.

  • SIQUEIRA, A. ; GODOI, F. N. ; MIRANDA, A. L. S. ; ANDRADE, A. M. ; OLIVEIRA, J. E. G. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; Bergmann, José Aurélio Garcia . Análise dos componentes principais de medidas morfométricas em estação forçada aos 29-32 meses de idade: II Medidas Angulares. In: VII Congresso Internacional de Medicina Veterinária FEI/CBH - II Seminário Internacional Caballiana, 2012, São Paulo. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia - VII Congresso Internacional de Medicina Veterinária FEI/CBH - II Seminário Internacional Caballiana. São Paulo: Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, 2012.

  • GODOI, F. N. ; MIRANDA, A. L. S. ; ANDRADE, A. M. ; OLIVEIRA, J. E. G. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; TORAL, F. L. B. ; Bergmann, José Aurélio Garcia . Análise dos componentes principais de medidas morfométricas em estação forçada aos 22-25 meses de idade: I Medidas Lineares. In: VII Congresso Internacional de Medicina Veterinária FEI/CBH - II Seminário Internacional Caballiana, 2012, São Paulo. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia - VII Congresso Internacional de Medicina Veterinária FEI/CBH - II Seminário Internacional Caballiana. São Paulo: Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, 2012.

  • OLIVEIRA, J. E. G. ; GODOI, F. N. ; MIRANDA, A. L. S. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; Bergmann, José Aurélio Garcia . Avaliação das características dos potros durante o salto de obstáculos em liberdade com sucesso ou com insucesso, utilizando a cinematografia. In: 49a Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2012, Brasília. 49a Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2012.

  • GODOI, F. N. ; MIRANDA, A. L. S. ; OLIVEIRA, J. E. G. ; ANDRADE, A. M. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; Bergmann, José Aurélio Garcia . Avaliação cinemática do número de repetição de saltos em liberdade de potros aos três anos de idade. In: 49a Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2012, Brasília. 49a Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2012.

  • GODOI, F. N. ; MIRANDA, A. L. S. ; OLIVEIRA, J. E. G. ; ANDRADE, A. M. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; Bergmann, José Aurélio Garcia . Probabilidade do sucesso no salto em liberdade de potros aos dois anos de idade avaliada pela técnica da cinemática. In: 49a Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2012, Brasília. 49a Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2012.

  • MIRANDA, A. L. S. ; GODOI, F. N. ; SCHLUP, E. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; MENZEL, Hansjoachim Karl ; BERGMANN, J. A. G. . Avaliação de Equinos Atletas Durante o Salto em Liberdade. In: Revista Brasileira de Medicina Veterinária +Equina - XII Conferência Anual da ABRAVEQ, 2011, Campinas. Anais da XII Conferência Anual da ABRAVEQ, 2011. v. 35. p. 150-151.

  • MIRANDA, A. L. S. ; GODOI, F. N. ; Santos, D. C. C. ; BARRETO, M. P. ; OLIVEIRA, J. E. G. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; BERGMANN, J. A. G. . A Importância da Calibração para a Análise Cinemática de Equinos. In: XII Conferência Anual da ABRAVEQ, 2011, Campinas. Revista Brasileira de Medicina Veterinária +Equina - Anais da XII Conferência Anual da ABRAVEQ, 2011. v. 35. p. 149-150.

  • MIRANDA, A. L. S. ; GODOI, F. N. ; ANDRADE, A. M. ; SCHLUP, E. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; BERGMANN, J. A. G. . Análise Cinemática de Características de Desempenho de Equinos Atletas Durante o Salto em Liberdade. In: XII Conferência Anual da ABRAVEQ, 2011, Campinas. Revista Brasileira de Medicina Veterinária +Equina - Anais da XII Conferência Anual da ABRAVEQ, 2011. v. 35. p. 149-150.

  • LOAIZA-ECHEVERRI, A.M. ; MIRANDA, A. L. S. ; LAGE, P. G. ; SOLINI, A. ; OLIVEIRA, A. C. D. ; Bergmann, José Aurélio Garcia . Descrição do crescimento do perímetro escrotal em touros Guzerá pelo uso de modelos não lineares. In: XIX Congresso Brasileiro de Reprodução Animal, 2011, Recife. XIX Congresso Brasileiro de Reprodução Animal. Recife: Revista Brasileira de Medicina Veterinária, 2011.

  • GODOI, F. N. ; Bergmann, José Aurélio Garcia ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; OLIVEIRA, J. E. G. ; MIRANDA, A. L. S. ; Santos, D. C. C. ; ANDRADE, A. M. . Influence of jumping repetition and repeatability estimates over foals' jumping performance traits. In: XXII Reunión de la Asociación Latinoamericana de Producción Animal, 2011, Montevideo (Uruguay). Archivos Latinoamericanos de Producción Animal - XII Reunión de la Asociación Latinoamericana de Producción Animal. Montevideo, 2011. v. v.19.

  • N.A.M. Silva ; LANA, A. M. Q. ; SILVA, F. F. E. ; LIMA, R.R. ; SILVA, Martinho de Almeida e ; Bergmann, José Aurélio Garcia . Utilização do algoritmo SAEM na análise genética de bovinos. In: XIX Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estatística ? SPE, 2011. Anais da XIX Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estatística. Nazaré, Portugal, 2011. v. 19. p. 1-1.

  • MIRANDA, A. L. S. ; GODOI, F. N. ; ANDRADE, A. M. ; SCHLUP, E. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; Bergmann, José Aurélio Garcia . Análise Cinemática de Características de Desempenho de Equinos Atletas Durante o Salto em Liberdade. In: XII Conferência Anual da ABRAVEQ, 2011. Revista Brasileira de Medicina Veterinária +Equina - Anais da XII Conferência Anual da ABRAVEQ, 2011. v. 35. p. 149-150.

  • MIRANDA, A. L. S. ; GODOI, F. N. ; SCHLUP, E. ; ANDRADE, A. M. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; BERGMANN, J. A. G. . Estudo da biomecânica de equinos da Escola de Equitação do Exército durante o salto de obstáculo: I parâmetro lineares.. In: XI Conferência Anual da ABRAVEQ, 2010, São Paulo. Revista Brasileira de Medicina Veterinária +Equina - Anais da XI Conferência Anual da ABRAVEQ, 2010. v. 29. p. 286-287.

  • MIRANDA, A. L. S. ; GODOI, F. N. ; SCHLUP, E. ; Santos, D. C. C. ; VASCONCELOS, F. O. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; BERGMANN, J. A. G. . Estudo da biomecânica de equinos da Escola de Equitação do Exército durante o salto de obstáculo: II parâmetros angulares. In: XI Conferência Anual da ABRAVEQ, 2010, São Paulo. Revista Brasileira de Medicina Veterinária +Equina - Anais da XI Conferência Anual da ABRAVEQ, 2010. v. 29. p. 285-286.

  • ANDRADE, A. M. ; GODOI, F. N. ; Santos, D. C. C. ; OLIVEIRA, J. E. G. ; KAIPPER, R. R. ; BERGMANN, J. A. G. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de . Morfologia e características de potros da raça Brasileiro de Hipismo no salto de obstáculo.. In: VI Congresso Internacional de Medicina Veterinária FEI/CBH e I Seminário Internacional Caballiana,, 2010, São Paulo. . Revista de Educação continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia., 2010. v. 9. p. 73-73.

  • GODOI, F. N. ; SCHLUP, E. ; Santos, D. C. C. ; OLIVEIRA, J. E. G. ; ANDRADE, A. M. ; VASCONCELOS, F. O. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; BERGMANN, J. A. G. . Repetibilidade de características de desempenho de potros no salto de obstáculo. In: VI Congresso Internacional de Medicina Veterinária FEI/CBH e I Seminário Internacional Caballiana, 2010, São Paulo. Revista de Educação continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, 2010. v. 9. p. 60-60.

  • GODOI, F. N. ; KAIPPER, R. R. ; Santos, D. C. C. ; MIRANDA, A. L. S. ; ANDRADE, A. M. ; OLIVEIRA, J. E. G. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; BERGMANN, J. A. G. . Caracaterísticas de desempennho de potros no salto de obstáculo. In: VI Congresso Internacional de Medicina Veterinária FEI/CBH e I Seminário Internacional Caballiana, 2010, São Paulo. Revista de Educação continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia., 2010. v. 9. p. 60-60.

  • MIRANDA, A. L. S. ; GODOI, F. N. ; OLIVEIRA, J. E. G. ; KAIPPER, R. R. ; Santos, D. C. C. ; ANDRADE, A. M. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; BERGMANN, J. A. G. . Cinemática de potros no salto de obstáculo. In: VI Congresso Internacional de Medicina Veterinária FEI/CBH e I Seminário Internacional Caballiana, 2010, São Paulo. Revista de Educação continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, 2010. v. 9. p. 61-61.

  • BURITY, B. ; GODOI, F. N. ; OLIVEIRA, R. B. ; SCHLUP, E. ; ANDRADE, A. M. ; BERGMANN, J. A. G. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de . Uso de boleteira de peso em equinos de salto. In: VI Congresso Internacional de Medicina Veterinária FEI/CBH e I Seminário Internacional Caballiana, 2010, São Paulo. Revista de Educação continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, 2010. v. 9. p. 80-80.

  • COSTA JÚNIOR, J. C. ; GODOI, F. N. ; SCHLUP, E. ; ANDRADE, A. M. ; BERGMANN, J. A. G. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de . Cinemática do salto de equinos de Concurso Completo de Equitação em obstáculo de Cross-Country.. In: VI Congresso Internacional de Medicina Veterinária FEI/CBH e I Seminário Internacional Caballiana, 2010, São Paulo. . Revista de Educação continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, 2010. v. 9. p. 62-62.

  • LOAIZA-ECHEVERRI, A.M. ; Bergmann, José Aurélio Garcia ; MENDONÇA, L.F. ; LAGE, P. G. ; MIRANDA, D. ; HENRY, M. R. J. M. . Use of non-linear models to describe scrotal circumference growth in Guzerat bulls raised in grazing conditions. In: XXVI World Buiatrics Congress, 2010, Santiago de Chile. World Buiatrics Congress, 2010.

  • ANDRADE, A. M. ; GODOI, F. N. ; SCHLUP, E. ; SILVA, C. E. L. A. ; Santos, D. C. C. ; VASCONCELOS, F. O. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de ; BERGMANN, J. A. G. . Estudo da morfometria de equinos da Escola de Equitação do Exército. In: Simpósio Internacional de Atividades Físicas do Rio de Janeiro (SIAFIS), 2009, Rio de Janeiro. Revista de Educação Física, suppl., 2009. v. 147. p. 3-3.

  • GODOI, F. N. ; SCHLUP, E. ; SILVA, C. E. L. A. ; Santos, D. C. C. ; VASCONCELOS, F. O. ; ANDRADE, A. M. ; BERGMANN, J. A. G. ; ALMEIDA, Fernando Queiroz de . Estudo da biomecânica de equinos da Escola de Equitação do Exército durante o salto de obstáculo: III Correlações. In: Simpósio Internacional de Atividades Físicas do Rio de Janeiro, 2009, Rio de Janeiro. . Revista de Educação Física, suppl, 2009. v. 147. p. 61-61.

  • MATOS, Carlos Rafael Araújo de ; BERGMANN, J. A. G. ; MAFFEI, Walsiara Estanislau . Avaliação das associações fenotípicas entre reatividade em ambiente de contenção móvel (teste de reatividade-Reatest) e características de desenvolvimento de animais da raça Nelore. In: XVI semana de Iniciação científica da UFMG, 2007, Belo Horizonte, MG. Anais da XVI semana de Iniciação científica da UFMG. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2007. v. 1. p. 1-1.

  • MOHALLEM, Natália Bernis ; BERGMANN, J. A. G. ; BRETAS, Mitzem Satler ; LÉO, Raquel Alves Caldeira . Avaliação da influência dois fatores de meio e das associações entre características morfológicas de equinos da raçla Campolina. In: XVI semana de Iniciação científica da UFMG, 2007, Belo Horizonte, MG. Anais da XVI semana de Iniciação científica da UFMG. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2007. v. 1. p. 1-1.

  • PEIXOTO, Maria Gabriela Campolina Diniz ; BERGMANN, J. A. G. ; SUYAMA, Emílio ; PENNA, Vânia Maldini . Logistic analysis of pregnancy of Zebu (Bos indicus) embryos in crossbred recipients. In: 9th Annual Conference of the European Society of Domestic Animals Reproduction, 2005, Murcia, Espanha. 9th Annual Conference of the European Society of Domestic Animals Reproduction. Murcia, Espanha: ESDAR, 2005. v. 4. p. 112-112.

  • MOHALLEM, Natália Bernis ; BERGMANN, J. A. G. ; BRETAS, Mitzem Satler ; LESSA, Flavia Bastos . Avaliação das associações entre ângulos das articulações coxo-femural e fêmuro-tíbio-patelar de equinos da raça Mangalarga Marchador. In: 14a Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2005, Belo Horizonte, Mg. Anais da 14a Semana de Iniciação Científica da UFMG. Belo Horizonte, MG: PRPq-UFMG, 2005. v. 14. p. 026.

  • SILVA, D. C. B. ; VALE FILHO, V. R. ; Salvador, D.F. ; JULIANO CESAR DIAS ; GERBY, A. ; BERGMANN, J. A. G. . Teste de congebilidade de sêmen bovino em tourinhos da raça Tabapuã, com 24 meses de idade e previamente selecionados pela capacidade andrológica por pontos (CAP). In: 13ª SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFMG, 2004, Belo Horizonte, MG. Anais da 13ª SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFMG. Belo Horizonte, MG: UFMG/PRPq, 2004. v. 13. p. 1-1.

  • BRETAS, Mitzem Satler ; BERGMANN, J. A. G. ; PROCÓPIO, Alessandro Moreira ; HERR, Juliana . Descrição dos pontos anatômicos para tomada de medidas lineares e angulares nos eqüinos da raça Mangalarga Marchador. In: 12a Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2003, Belo Horizonte, MG. Anais da 12a Semana de Iniciação Científica da UFMG. Belo Horizonte, MG: PRPq-UFMG, 2003. v. 12. p. 034.

  • Batista, C.G. ; Andrade, V. J. ; VALE FILHO, V. R. ; QUIRINO, Celia Raquel ; BERGMANN, J. A. G. ; Graca, D.S. ; PEREIRA, J. C. C. ; Reis, S.R. ; Salvador, D.F. ; Cadena, R.A. ; Ribeiro Filho, A.L. . Correlações de pesos, consistências e biometrias testiculares de touros da raça tabapuã, de dois anos de idade, criados a pasto. In: II Semana do Conhecimento da UFMG, 2002, Belo Horizonte. Anais da X Semana de Iniciação Científica. Belo Horizonte: ufmg, 2002. p. 26-26.

  • BERGMANN, J. A. G. ; LESSA, Flavia Bastos ; PROCOPIO, Alessandro Moreira . Critérios para avaliação, treinamento e uniformização de julgamentos de equinos. In: II Semana do Conhecimento da UFMG, 2002, Belo Horizonte. Anais da X Semana de Iniciação Científica. Belo Horizonte: ufmg, 2002. v. 2. p. 20-20.

  • LARA, A. P. M. ; BERGMANN, J. A. G. ; Lilian Costa Sarreiro . Estimativas de herdabilidades e das associações genética, fenotípicas e de ambiente entre perímetro escrotal e libido de touros Nelore. In: II Semana do Conhecimento da UFMG, 2002, Belo Horizonte. Anais da X Semana de Iniciação Científica. Belo Horizonte: ufmg, 2002. v. 1. p. 22-22.

  • Cadena, R.A. ; Andrade, V. J. ; VALE FILHO, V. R. ; QUIRINO, Celia Raquel ; BERGMANN, J. A. G. . Maturidade sexual e classificação andrológica por pontos (CAP) em touros Nelore de 2 e 3 anos de idade, criados a pasto. In: II Semana do Conhecimento da UFMG, 2002, Belo Horizonte. Anais da X Semana de Iniciação Científica. Belo Horizonte: ufmg, 2002. v. 1. p. 27-27.

  • ANDRADE, Venício José de ; VALE FILHO, V. R. ; Salvador, D.F. ; BERGMANN, J. A. G. ; GRAÇA, D. S. ; PEREIRA, J. C. C. ; BATISTA, C. G. ; CADENA, R. A. . Avaliação clínica e análise do sêmen de touros Nelore adultos normais, com classificação andrológica por pontos (CAP) alta e baixa, criados a pasto no Mato Grossop do Sul. In: Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 2002, Belo Horizonte. Anais do Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG de 2002. Belo Horizonte, MG: Escola de Veterinária da UFMG, 2002. v. 1. p. 1-1.

  • ANDRADE, Venício José de ; VALE FILHO, V. R. ; Salvador, D.F. ; BERGMANN, J. A. G. ; GRAÇA, D. S. ; PEREIRA, J. C. C. ; CADENA, R. A. ; BATISTA, C. G. . Sincronização de cios e eficiência para fecundação de reprodutrizes bovinos Nelore com uso do protocolo Crestar. In: Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 2002, Belo Horizonte. Anais do Encontro do Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG de 2002. Belo Horizonte, MG: Escola de Veterinária da UFMG, 2002. v. 1. p. 1-1.

  • LARA, A. P. M. ; BERGMANN, J. A. G. ; SARREIRO, L. C. . Estimativas de herdabilidades e das associações genéticas e de ambiente entre perímetro escrotal e libido de touros Nelore. In: Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 2002, Belo Horizonte, MG. Anais do Encontro do Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG de 2002. Belo Horizonte, MG: Escola de Veterinária da UFMG, 2002. v. 1. p. 1-1.

  • ANDRADE, Venício José de ; VALE FILHO, V. R. ; QUIRINO, Celia Raquel ; BERGMANN, J. A. G. ; GRAÇA, D. S. ; Reis, S.R. ; Salvador, D.F. ; RIBEIRO FILHO, A. L. ; NOGUEIRA, L. A. G. . Aspectos clínicos, biometria testicular e tamanho das glândulas vesiculares de touros da raça Tabapuã de um, um e meio e dois anos de idade. In: Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 2002, Belo Horizonte. Anais do Encontro do Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG de 2002. Belo Horizonte, MG: Escola de Veterinária da UFMG, 2002. v. 1. p. 1-1.

  • BERGMANN, J. A. G. ; ANDRADE, Venício José de ; VALE FILHO, V. R. ; QUIRINO, Celia Raquel ; GRAÇA, D. S. ; PEREIRA, J. C. C. ; Reis, S.R. ; Salvador, D.F. ; BATISTA, C. G. ; CADENA, R. A. ; RIBEIRO FILHO, A. L. ; NOGUEIRA, L. A. G. . Correlações de pesos, consistências e biometrias testiculares de topuros da raça Tabapuã, de doisanos de idade, criados a pastop. In: Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 2002, Belo Horizonte, MG. Anais do Encontro do Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG de 2002. Belo Horizonte, MG, 2002. v. 1. p. 1-1.

  • Salvador, D.F. ; ANDRADE, Venício José de ; VALE FILHO, V. R. ; QUIRINO, Celia Raquel ; SILVA, A. S. ; GATTASS, C. ; DIAS, J. C. ; BERGMANN, J. A. G. ; GRAÇA, D. S. ; PEREIRA, J. C. C. ; Reis, S.R. ; RIBEIRO FILHO, A. L. ; NOGUEIRA, L. A. G. . Correlações fenotípicas entre marcadores andrológicos (PE, CAP e Sêmen) de touros Nelore de dois e três anos de idade, criados a pasto, no Mato Grosso do Sul. In: Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 2002, Belo Horizonte, MG. Anais do Encontro do Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG de 2002. Belo Horizonte, MG: Escola de Veterinária da UFMG, 2002. v. 1. p. 1-1.

  • BERGMANN, J. A. G. ; Salvador, D.F. ; ANDRADE, Venício José de ; VALE FILHO, V. R. ; QUIRINO, Celia Raquel ; GRAÇA, D. S. ; PEREIRA, J. C. C. ; BATISTA, C. G. ; CADENA, R. A. ; SILVA, A. S. ; GATTASS, C. ; RIBEIRO FILHO, A. L. ; NOGUEIRA, L. A. G. . Eficiência para fecundação de touros Nelore entre 5 e 6 anos de idade com variações da libido e da classificação andrológica por pontos (CAP), desafiados com alto número de matrizes em cio. In: Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 2002, Belo Horizonte, MG. Anais do Encontro do Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG de 2002. Belo Horizonte, MG: Escola de Veterinária da UFMG, 2002. v. 1. p. 1-1.

  • VALE FILHO, V. R. ; ANCHIETA, M. C. ; ANDRADE, Venício José de ; QUIRINO, Celia Raquel ; BERGMANN, J. A. G. ; GRAÇA, D. S. ; PEREIRA, J. C. C. ; Salvador, D.F. ; BATISTA, C. G. ; CADENA, R. A. . Seleção de touros de raças zebuinas e aturinas usando como doadores de sêmen e causas de descarte de ejaculados em central de inseminação artificial no Brasil Centro-Sul. In: Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 2002, Belo Horizonte, MG. Anais do Encontro do Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG de 2002. Belo Horizonte, MG: Escola de Veterinária da UFMG, 2002. v. 1. p. 1.

  • BERGMANN, J. A. G. ; VALE FILHO, V. R. ; ANDRADE, Venício José de ; Salvador, D.F. ; QUIRINO, Celia Raquel ; GATTASS, C. ; SILVA, A. S. ; DIAS, J. C. ; GRAÇA, D. S. ; PEREIRA, J. C. C. ; Reis, S.R. ; RIBEIRO FILHO, A. L. ; NOGUEIRA, L. A. G. . Aspectos do ejaculado e classificação andrológica por pontos (CAP) de touros Nelore de dois e três anos de idade, ciados a pasto no Mato Grosso do Sul. In: Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 2002, Belo Horizonte, MG. Anais do Encontro do Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG de 2002. Belo Horizonte, MG: Escola de Veterinária da UFMG, 2002. v. 1. p. 1-1.

  • VALE FILHO, V. R. ; ANDRADE, Venício José de ; Salvador, D.F. ; QUIRINO, Celia Raquel ; BERGMANN, J. A. G. ; GRAÇA, D. S. ; PEREIRA, J. C. C. ; BATISTA, C. G. ; CADENA, R. A. ; SILVA, A. S. ; GATTASS, C. ; RIBEIRO FILHO, A. L. ; NOGUEIRA, L. A. G. . Avaliação da libido em touros Nelore entre 5 e 6 anos de idade com alta classificação andrológica por pontos (CAP), criados a pasto no Mato Grosso do Sul. In: Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 2002, Belo Horizonte, MG. Anais do Encontro do Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG de 2002. Belo Horizonte, MG: Escola de Veterinária da UFMG, 2002. v. 1. p. 1-1.

  • VALE FILHO, V. R. ; ANDRADE, Venício José de ; QUIRINO, Celia Raquel ; BERGMANN, J. A. G. ; GRAÇA, D. S. ; PEREIRA, J. C. C. ; Salvador, D.F. ; BATISTA, C. G. ; CADENA, R. A. ; RIBEIRO FILHO, A. L. ; NOGUEIRA, L. A. G. . Correlações dos pesos corporais, circunferências escrotais, dimensões das glandulas vesiculares e aspectos físicos do sêmen de touros da raça Tabapuã de dois anos de idade, criados a pasto nos estados de MG, BA e ES. In: Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 2002, Belo Horizonte, MG. Anais do Encontro do Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG de 2002. Belo Horizonte, MG: Escola de Veterinária da UFMG, 2002. v. 1. p. 1-1.

  • VALE FILHO, V. R. ; ANDRADE, Venício José de ; QUIRINO, Celia Raquel ; BERGMANN, J. A. G. ; GRAÇA, D. S. ; Reis, S.R. ; Salvador, D.F. ; RIBEIRO FILHO, A. L. ; NOGUEIRA, L. A. G. . Circunferência escrotal, aspectos físicos/morfológicos do sêmen e classificação andrológica por pontos (CAP) de touros da raça Tabapuã, sexualmente maduros aos dois anos de idade. In: Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 2002, Belo Horizonte, MG. Anais do Encontro do Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG de 2002. Belo Horizonte, MG: Escola de Veterinária da UFMG, 2002. v. 1. p. 1-1.

  • ANCHIETA, M. C. ; VALE FILHO, V. R. ; ANDRADE, Venício José de ; QUIRINO, Celia Raquel ; BERGMANN, J. A. G. ; GRAÇA, D. S. ; PEREIRA, J. C. C. ; Salvador, D.F. ; BATISTA, C. G. ; CADENA, R. A. . Percentual de ejaculados aproveitados e descartados e doses de sêmen produzidas por touros de raças zebuínas e taurinas usados em central de inseminação artificial, no Brasil Centro-Sul, durante cinco anoso. In: Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 2002, Belo Horizonte, MG. Anais do Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG de 2002. Belo Horizonte, MG: Escola de Veterinária da UFMG, 2002. v. 1. p. 1-1.

  • Salvador, D.F. ; ANDRADE, Venício José de ; VALE FILHO, V. R. ; BERGMANN, J. A. G. ; QUIRINO, Celia Raquel ; SILVA, A. S. ; GATTASS, C. ; CÉSAR, J. . Correlações fenotípicas e coeficientes de regressão entre marcadores andrológicos de touros Nelore de dois e três anos de idade, criados extensivemente no Mato grosso do Sul. In: III Semana da Pós-Graduação da UFMG, 2002, Belo Horizonte, MG. Anais da III Semana da Pós-Graduação da UFMG. Belo Horizonte, MG: Pró-reitoria de pós-Graduação da UFMG, 2002. v. 1. p. 1-1.

  • OLIVEIRA, J. V. L. ; RIBEIRO FILHO, A. L. ; ANDRADE, Venício José de ; VALE FILHO, V. R. ; Salvador, D.F. ; QUIRINO, Celia Raquel ; BERGMANN, J. A. G. ; GRAÇA, D. S. ; PEREIRA, J. C. C. ; NOGUEIRA, L. A. G. . Taxa de prenhes em fêmeas zebu submetidas à inseminação artificial após o uso do protocolo Ovsynch, com dosagem reduzida. In: Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 2002, Belo Horizonte. Anais do Encontro do Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG de 2002. Belo Horizonte, MG: Escola de Veterinária da UFMG, 2002. v. 1. p. 1-1.

  • RIBEIRO FILHO, A. L. ; OLIVEIRA, J. V. L. ; ANDRADE, Venício José de ; VALE FILHO, V. R. ; CHALHOUB, M. ; Salvador, D.F. ; QUIRINO, Celia Raquel ; BERGMANN, J. A. G. ; GRAÇA, D. S. ; PEREIRA, J. C. C. ; NOGUEIRA, L. A. G. . Taxa de prenhes em fêmeas zebu submetidas à inseminação artificial após resincronização com CIDR e Benzoato de Estradiol. In: Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 2002, Belo Horizonte. Anais do Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG de 2002. Belo Horizonte, MG: Escola de Veterinária da UFMG, 2002. v. 1. p. 1-1.

  • NOGUEIRA, L. A. G. ; REIS, E. M. B. ; LOPES, H. C. B. S. ; ANDRADE, Venício José de ; VALE FILHO, V. R. ; QUIRINO, Celia Raquel ; BERGMANN, J. A. G. ; GRAÇA, D. S. ; PEREIRA, J. C. C. ; Salvador, D.F. . Eficiência na sincronização de cios em bovinos com uso de doses reduzidas de análogo sintético da prostaglandina 9PGF2Alfa-Cloprostenol). In: Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 2002, Belo Horizonte. Anais do Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG de 2002. Belo Horizonte, MG: Escola de Veterinária da UFMG, 2002. v. 1. p. 1-1.

  • Salvador, D.F. ; Andrade, V. J. ; VALE FILHO, V. R. ; QUIRINO, Celia Raquel ; BERGMANN, J. A. G. ; Graca, D.S. ; PEREIRA, J. C. C. ; Reis, S.R. ; Ribeiro Filho, A.L. ; Luiz Altamiro Garcia Nogueira . Correlações Fenotípicas e Regressão entre Idade, Circunferência Escrotal e Peso Corporal de Touros Nelore de 2 e 3 Anos de Idade, Criados a Pasto, no Mato Grosso do Sul.. In: Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 2002, Belo Horizonte. www.vet.ufmg.br/Napq/Encontro/2002. Belo Horizonte, 2002.

  • VIEIRA, G. J. D. C. ; PEIXOTO, Maria Gabriela Campolina Diniz ; PENNA, Vânia Maldini ; ALVIM, M. T. T. ; BERGMANN, J. A. G. . Fatores que influenciam o êxito da transferência de embriões para receptoras mestiças. In: IX Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2000, Belo Horizonte. Anais da IX Semana de Iniciação Científica da UFMG. Belo Horizonte, MG: Universidade Federal de Minas Gerais, 2000. v. 1. p. 29-29.

  • VIEIRA, G. J. D. C. ; PEIXOTO, Maria Gabriela Campolina Diniz ; PENNA, Vânia Maldini ; ALVIM, M. T. T. ; BERGMANN, J. A. G. . Resposta de vacas zebuínas à superovulação. In: IX Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2000, Belo Horizonte. Anais da IX Semana de Iniciação Científica da UFMG. Belo Horizonte, MG: Universidade Federal de Minas Gerais, 2000. v. 1. p. 31-31.

  • VIEIRA, G. J. D. C. ; PEIXOTO, Maria Gabriela Campolina Diniz ; PENNA, Vânia Maldini ; ALVIM, M. T. T. ; BERGMANN, J. A. G. . Efeitos de meio sobre os resultados de ovulação multipla (MOET) em fêmeas zebuínas. In: IX Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2000, Belo Horizonte. Anais da IX Semana de Iniciação Científica da UFMG. Belo Horizonte, MG: Universidade Federal de Minas Gerais, 2000. v. 1. p. 31-31.

  • LARA, A. P. M. ; BERGMANN, J. A. G. ; SARREIRO, L. C. . Estimativas de herdabilidade e das associações genéticas, fenotípicas e de ambiente entre perímetro escrotal e libido de tourinhos Nelore. In: IX Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2000, Belo Horizonte. Anais da IX Semana de Iniciação Científica da UFMG. Belo Horizonte, MG: Universidade Federal de Minas Gerais, 2000. v. 1. p. 30-30.

  • REIS, G. A. ; ANDRADE, Venício José de ; VALE FILHO, V. R. ; GRAÇA, D. S. ; BERGMANN, J. A. G. ; QUIRINO, C. R. ; REIS, S. R. . Estudo das associações entre a biometria testicular, características do sêmen, libido e capacidade de serviço com aspectos produtivos e reprodutivos de animais da raça Tabapuã. I. Avaliação clínica , andrológica e biometria testicular. In: VIII Semana de Iniciação Científica e I Semana de Pós-graduação da UFMG, 1999, Belo Horizonte, MG. Anais da VII Semana de Iniciação Científica da UFMG. Belo Horizonte, MG: UFMG, 1999. p. 19-19.

  • NEVES, D. R. A. ; BERGMANN, J. A. G. ; SOUZA, W. H. . Causas de descarte de animais do rebanho de ovinos da raça Santa Inês.. In: 7ª SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFMG, 1998, Belo Horizonte, MG. ANAIS DA 7ª SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFMG. BELO HORIZONTE, MG: UFMG, 1998. v. 7. p. 4-4.

  • FREITAS, J. R. F. ; BERGMANN, J. A. G. ; OLIVEIRA, A. F. ; LAGE, M. C. G. R. ; REZENDE, A. S. C. . Estudo de algumas mensurações corporais de eqüinos da raça Mangalarga Marchador.. In: 7ª SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFMG, 1998, Belo Horizonte, MG. ANAIS DA 7ª SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFMG. BELO HORIZONTE, MG: UFMG. v. 7. p. 4-4.

  • OLIVEIRA, A. F. ; BERGMANN, J. A. G. ; FREITAS, J. M. R. ; LAGE, M. C. G. R. ; REZENDE, A. S. C. . Avaliação de aprumos em eqüinos da raça Mangalarga Marchador.. In: 7ª SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFMG, 1998, Belo Horizonte, MG. ANAIS DA 7ª SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFMG. BELO HORIZONTE, MG: UFMG, 1998. v. 7. p. 4-4.

  • VIEIRA, F. A. P. ; BERGMANN, J. A. G. ; MORAIS, ºR. BERGMANN J.A.G ; FONSECA, Cleusa Graça da . Efeito de linhagem citoplasmática em caracteríticas de produção de ovinos da raça Merino.. In: 7ª SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFMG, 1998, Belo Horizonte, MG. ANAIS DA 7ª SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFMG. BELO HORIZONTE, MG: UFMG. v. 7. p. 7-7.

  • VALE FILHO, V. R. ; QUIRINO, C. R. ; ANDRADE, Venício José de ; REIS, S. R. ; MENDONÇA, R. M. A. ; BERGMANN, J. A. G. . Efeito das variações de biometria testicular, características do sêmen e libido na fertilidade a campo de touros Nelore.. In: 7ª SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFMG, 1998, Belo Horizonte, MG. ANAIS DA 7ª SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFMG. BELO HORIZONTE, MG: UFMG, 1998. v. 7. p. 32-32.

  • VIANA, R. O. ; VALE FILHO, V. R. ; QUIRINO, C. R. ; ANDRADE, Venício José de ; REIS, S. R. ; MENDONÇA, R. M. A. ; BERGMANN, J. A. G. . Efeito das variações de biometria testicular, características do sêmen e libido na fertilidade a campo de touros Nelore e o desempenho produtivo de suas progênies.. In: 7ª SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFMG, 1998, Belo Horizonte, MG. ANAIS DA 7ª SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFMG. BELO HORIZONTE, MG: UFMG, 1998. v. 7. p. 32-32.

  • VALLE, C. A. ; BERGMANN, J. A. G. ; COSTA, M. D. ; REZENDE, Adalgisa de Souza Carneiro . Caracterização das proporções morfométricas dos pôneis da raça Brasileira.. In: 7ª SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFMG, 1998, Belo Horizonte, MG. ANAIS DA 7ª SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFMG. BELO HORIZONTE, MG: UFMG, 1998. v. 7. p. 33-33.

  • BERGMANN, J. A. G. ; J. A. VALE FILHO, V.R. QUIRINO C.R. BERGMANN ; ANDRADE, Venício José de ; REIS, S. R. ; MENDONÇA, R. M. A. . Herdabilidades e Correlações Entre Medições Testiculares Em Touros Nelore.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÄRIA, COMBRAVET, 1997. ANAIS DO XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÄRIA, COMBRAVET. GRAMADO, RS. v. 1. p. 022-022.

  • BERGMANN, J. A. G. ; VALE FILHO, V. R. Q. C. R. ; ANDRADE, Venício José de ; REIS, S. R. ; MENDONÇA, R. M. A. . Herdabilidades e Correlações Entre Perímetro Escrotal e Características Espermáticas Em Touros Nelore. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÄRIA, COMBRAVET, 1997. ANAIS DO XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÄRIA, COMBRAVET. GRAMADO, RS. v. 1. p. 021-021.

  • VIEIRA, F. A. P. ; BERGMANN, J. A. G. ; MORAIS, O. R. ; OJEDA, D. B. . Efeitos de herança citoplasmática em características de produção de lã em ovinos da raça Merino. In: VI SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFMG, 1997, Belo Horizonte, MG. ANAIS DA VI SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFMG. Belo Horizonte, MG: UFMG, 1997. v. 1. p. 16-16.

  • VALLE, C. A. ; BERGMANN, J. A. G. ; HOURI NETO, M. ; COSTA, M. D. . Efeitos Genéticos e de Ambiente Que Interferem Nas Medidas Lineares e Nas Proporções Morfométricas dos Pôneis da Raça Brasileira. In: VI SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFMG, 1997. ANAIS DA VI SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFMG. BELO HORIZONTE, MG. v. 1. p. 13-13.

  • VALE FILHO, V. R. ; R, V. ; ANDRADE, Venício José de ; BERGMANN, J. A. G. ; REIS, S. R. ; MENDONÇA, R. M. A. ; MOURÃO, G. B. ; QUIRINO, C. R. . Classificação Andrológica de Touros Nelore Jovens Suplementados A Pasto, Na Fase de Maturação Sexual. In: 16o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 1996. Anais do 16o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG. Belo Horizonte, MG. p. 42-42.

  • ANDRADE, Venício José de ; VALE FILHO, V. R. ; R, V. ; BERGMANN, J. A. G. ; MENDONÇA, R. M. A. ; REIS, S. R. ; QUIRINO, C. R. . Jubilação de Touros Jovens Por Razões Clínico Andrológicas Previamente À Estação de Monta. In: 16o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 1996. Anais do 16o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG. Belo Horizonte, MG. p. 43-43.

  • QUIRINO, C. R. ; BERGMANN, J. A. G. . Associações Entre Perímetro Escrotal e Peso Corporal de Tourinhos Nelore Em Diferentes Faixas Etárias. In: 16o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 1996. Anais do 16o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG. Belo Horizonte, MG. p. 104-104.

  • QUIRINO, C. R. ; BERGMANN, J. A. G. . Crescimento do Perímetro Escrotal Em Tourinhos Nelore. In: 16o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 1996. Anais do 16o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG. Belo Horizonte, MG. p. 105-105.

  • MOURÃO, G. B. ; BERGMANN, J. A. G. ; FERREIRA, M. B. D. . Temperamento Em Fêmeas Mestiças F1. In: 16o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 1996. Anais do 16o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG. Belo Horizonte, MG. p. 141-141.

  • MOURÃO, G. B. ; BERGMANN, J. A. G. . Temperamento Em Vacas Zebus de Corte. In: 14o. Encontro Anual da Sociedade Brasileira de Etologia, 1996. Anais do 14o. Encontro Anual da Sociedade Brasileira de Etologia. Uberlândia, MG. p. 359-359.

  • QUIRINO, C. R. ; BERGMANN, J. A. G. . Correlações Entre Perímetro Escrotal e Peso Corporal Em Diferentes Faixas Etárias. In: XV Congresso Panamericano de Ciências Veterinárias, 1996. Anais do XV Congresso Panamericano de Ciências Veterinárias. Campo Grande, MS. p. 349-349.

  • QUIRINO, C. R. ; BERGMANN, J. A. G. . Análise do Crescimento do Perímetro Escrotal Em Touros Nelore. In: XV Congresso Panamericano de Ciências Veterinárias, 1996. Anais do XV Congresso Panamericano de Ciências Veterinárias. Campo Grande, MS. p. 383-383.

  • SILVA, M. V. G. ; BERGMANN, J. A. G. ; MARTINEZ, M. L. ; PEREIRA, C. S. . Relações Entre Medidas de Eficiência Reprodutiva e Produção de Leite. In: 11o. Congresso Brasileiro de Reprodução Animal, 1995. Anais do 11o. Congresso Brasileiro de Reprodução Animal. Belo Horizonte, MG. p. 262-262.

  • ANDRADE, Venício José de ; VALE FILHO, V. R. ; R, V. ; BERGMANN, J. A. G. ; CA, R. M. M. ; REIS, S. R. . Causas de Eliminação de Touros Nelore de Dois Anos de Idade, Submetidos À Avaliação Andrológica, Para Uso Em Estação de Monta. In: 11o. Congresso Brasileiro de Reprodução Animal, 1995. Anais do 11o. Congresso Brasileiro de Reprodução Animal. Belo Horizonte, MG. p. 283-283.

  • VALE FILHO, V. R. ; R, V. ; ANDRADE, Venício José de ; BERGMANN, J. A. G. ; MENDONÇA, R. M. ; REIS, S. R. . Avaliação Andrológica de Touros Nelore, Com Faixas Etárias de 2 A 5 Anos, Usados Em Subsequentes Estações de Monta, Em Unaí-Mg. In: 11o. Congresso Brasileiro de Reprodução Animal, 1995. Anais do 11o. Congresso Brasileiro de Reprodução Animal. Belo Horizonte, MG. p. 284-284.

  • VALE FILHO, V. R. ; R, V. ; BERGMANN, J. A. G. ; ANDRADE, Venício José de ; REIS, S. R. ; MENDONÇA, R. M. A. . Classificação Andrológica Por Pontos (Cap) de Touros Nelore Usados Em Estação de Monta, Como Metodologia de Trabalho. In: 11o. Congresso Brasileiro de Reprodução Animal, 1995. Anais do 11o. Congresso Brasileiro de Reprodução Animal. Belo Horizonte, MG. p. 285-285.

  • FERREIRA, M. B. D. ; SATURNINO, H. M. ; ANDRADE, Venício José de ; BERGMANN, J. A. G. ; MOURÃO, G. B. . Efeito da Categoria Animal Sobre O Desempenho Reprodutivo de Vacas Zebu Em Programa de Inseminação Artificial. In: 11o. Congresso Brasileiro de Reprodução Animal, 1995. Anais do 11o. Congresso Brasileiro de Reprodução Animal. Belo Horizonte, MG. p. 327-327.

  • FERREIRA, M. B. D. ; SATURNINO, H. M. ; SILVA FILHO, J. M. ; MOURÃO, G. B. ; BERGMANN, J. A. G. . Efeitos de Peso e Condição Corporal Na Eficiência Reprodutiva de Novilhas Zebu. In: 11o. Congresso Brasileiro de Reprodução Animal, 1995. Anais do 11o. Congresso Brasileiro de Reprodução Animal. Belo Horizonte, MG. p. 376-376.

  • ASSUMPÇÃO, A. C. ; ESTEVES, A. M. C. ; MOURÃO, G. B. ; FERREIRA, M. B. D. ; ANDRADE, Venício José de ; BERGMANN, J. A. G. . Fatores de Meio Que Afetam Parâmetros Reprodutivos Em Búfalas (Bubalus Bubalis) da Raça Jaffarabadi. In: 11o. Congresso Brasileiro de Reprodução Animal, 1995. Anais do 11o. Congresso Brasileiro de Reprodução Animal. Belo Horizonte, MG. p. 378-378.

  • FONSECA, V. O. ; VALE FILHO, V. R. ; R, V. ; FERREIRA, M. B. D. ; CHOW, L. A. ; BERGMANN, J. A. G. ; ASSUMPÇÃO, T. I. . Estimativa da Fertilidade do Sêmen de Touros Com Base Na Concentração e Patologia Espermáticas. In: Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 1994. Anais do 15o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG. Belo Horizonte, MG. p. 73-73.

  • FONSECA, V. O. ; VALE FILHO, V. R. ; R, V. ; CHOW, L. A. ; BERGMANN, J. A. G. ; ASSUMPÇÃO, T. I. . Efeito da Concentração Espermática Sobre A Taxa de Gestaçào de Vacas Zebus (Bos Taurus Indicus). In: Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 1994. Anais do 15o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG. Belo Horizonte, MG. p. 74-74.

  • FONSECA, V. O. ; VALE FILHO, V. R. ; R, V. ; CHOW, L. A. ; BERGMANN, J. A. G. ; ASSUMPÇÃO, T. I. . Efeito da Patologia Espermática Sobre A Taxa de Gestação de Vacas Zebus (Bos Taurus Indicus). In: 15o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 1994. Anais do 15o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG. Belo Horizonte, MG. p. 77-77.

  • ANDRADE, Venício José de ; BERGMANN, J. A. G. ; VALE FILHO, V. R. ; R, V. ; REIS, S. R. ; MENDONÇA, R. A. . Pesos e Circumferências Escrotais À Desmama de Produtos de Touros Nelore Com Diferentes Graus de Libido. In: 15o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 1994. Anais do 15o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG. Belo Horizonte, MG. p. 81-81.

  • VALE FILHO, V. R. ; R, V. ; ANDRADE, Venício José de ; MENDONÇA, R. M. A. ; BERGMANN, J. A. G. ; REIS, S. R. . Biometria Testicular e Libido de Touros Nelore Com 2, 3 e 4 Anos de Idade, Selecionados Para Uso Em Estação de Monta. In: 15o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 1994. Anais do 15o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG. Belo Horizonte, MG. p. 82-82.

  • VALE FILHO, V. R. ; R, V. ; ANDRADE, Venício José de ; MENDONÇA, R. M. A. ; BERGMANN, J. A. G. ; REIS, S. R. . Características do Sêmen e Classificação Andrológica Por Pontos (Cap) de Touros Nelore de 2, 3 e 4 Anos de Idade, Criados Extensivamente Na Região de Unaí-Mg. In: 15o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 1994. Anais do 15o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG. Belo Horizonte, Mg. p. 83-83.

  • VALE FILHO, V. R. ; R, V. ; BERGMANN, J. A. G. ; ANDRADE, Venício José de ; MENDONÇA, R. M. A. ; REIS, S. R. ; FERREIRA, M. B. D. . Classifiucação Andrológica Por Pontos (Cap) Versus Libido Na Eficiência Para Fecundação de Touros Nelore de 2 A 3 Anos de Idade Usados Em Estação de Monta Definida. In: 15o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 1994. Anais do 15o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG. Belo Horizonte, MG. p. 88-88.

  • ANDRADE, Venício José de ; BERGMANN, J. A. G. ; VALE FILHO, V. R. ; FERREIRA, M. B. D. ; CASTRO, S. Z. . Parâmetros Reprodutivos Num Rebanho Canchim Registrado. In: 15o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 1994. Anais do 15o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG. Belo Horizonte, MG. p. 90-90.

  • FERREIRA, M. B. D. ; BERGMANN, J. A. G. ; ANDRADE, Venício José de ; SATURNINO, H. M. ; MACHADO, L. H. . Indices Reprodutivos de Um Rebanho Azebuado Em Estação de Monta de 95 Dias, Em Regime de Inseminação Artificial. In: 15o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 1994. Anais do 15o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG. Belo Horizonte, MG. p. 91-91.

  • FERREIRA, M. B. D. ; DANTAS, M. S. ; RIBEIRO FILHO, ; SATURNINO, H. M. ; ANDRADE, Venício José de ; BERGMANN, J. A. G. . Efeito da Categoria Animal Sobre O Desempenho Reprodutivo de Vacas Azebuadas Em Programa de Inseminação Artificial. In: 15o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 1994. Anais do 15o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG. Belo Horizonte, MG. p. 92-92.

  • BERGMANN, J. A. G. ; ZAMBORLINI, Luiz César ; PROCÓPIO, C. S. O. ; ANDRADE, Venício José de . Estimativas de Herdabilidade do Perímetro Escrotal e do Peso Corporal Aos 12 e Aos 18 Meses de Idade Em Animais da Raça Nelore. In: 15o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 1994. Anais do 15o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG. Belo Horizonte, MG. p. 93-93.

  • BERGMANN, J. A. G. ; ZAMBORTLINI, L. C. ; PROCÓPIO, C. S. O. ; VALE FILHO, V. R. ; R, V. ; ANDRADE, Venício José de . Estimativas de Correlações Genéticas Entre O Peso Corporal e O Perímetro Escrotal Aos 12 e Aos 18 Meses de Idade Em Animais da Raça Nelore. In: 15o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 1994. Anais do 15o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG. Belo Horizonte, MG. p. 94-94.

  • VALE FILHO, V. R. ; R, V. ; ANDRADE, Venício José de ; BERGMANN, J. A. G. ; MENDONÇA, R. M. A. ; REIS, S. R. ; QUIRINO, C. R. . Performance Andrológica de Touros Nelore Usados Subsequentemente dos Dois Aos Cinco Anos de Idade Como Reprodutores No Menmo Ambiente. In: 16o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 1994. Anais do 16o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG. Belo Horizonte, MG. p. 44-44.

  • VALE FILHO, V. R. ; R, V. ; BERGMANN, J. A. G. ; ANDRADE, Venício José de ; REIS, S. R. ; MENDONÇA, R. M. A. ; QUIRINO, C. R. . Avaliação de Touros Nelore Jovens A Partir de Dois Anos de Idade Pelo Cap(Capacitação Andrológica Por Pontos). In: 16o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG, 1994. Anais do 16o. Encontro de Pesquisa da Escola de Veterinária da UFMG. Belo Horizonte, Mg. p. 45-45.

  • BERGMANN, J. A. G. . Indices de Prenhes de Novilhas Em Estacao de Monta, Cobertas Por Touros Nelore Com 2 e 3 Anos de Idade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE REPRODUCAO ANIMAL, 10, 1993. BELO HORIZONTE, MG. p. 0-0.

  • BERGMANN, J. A. G. . Ejaculados Normais e Anormais Em Touros Previamente Selecionados Comon. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE REPRODUCAO ANIMAL, 10, 1993. BELO HORIZONTE, MG. p. 0-0.

  • BERGMANN, J. A. G. . Resultados da Estacao de Monta Em Gado Nelore, Criados Na Regiao de Unai, Mg. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE REPRODUCAO ANIMAL, 10, 1993. BELO HORIZONTE, MG. p. 0-0.

  • BERGMANN, J. A. G. . Estimativa da Fertilidade de Primiparas das Racas Angus e Simental. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE REPRODUCAO ANIMAL, 10, 1993. BELO HORIZONTE/MG. p. 0-0.

  • BERGMANN, J. A. G. . Prediction Of Fertility From Calfhood Traits Of Angus And Simmental Heifers. In: 84TH NATIONAL MEETING OF THE AMERICAN SOCIETY OF ANIMAL SCIENCE, 1992. PITTSBURG, EUA. p. 0-0.

  • BERGMANN, J. A. G. . Stayability And Productivity Of Angus Cows. In: SOUTHERN SECTION OF THE AMERICAN SOCIETY OF ANIMAL SCIENCE, 1990. LITTLE ROCK, AK, EUA. p. 0-0.

  • BERGMANN, J. A. G. . Influencia do Manejo da Cobricao Na Taxa de Paricao e No Tamanho da Leitegada. In: REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 24, 1987. BRASILIA, DF. p. 0-0.

  • BERGMANN, J. A. G. . Efeitos de Alguns Fatores Climaticos Sobre A Ingestao Voluntaria de Agua Em Gado Leiteiro. In: REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 24, 1987. BRASILIA, DF. p. 0-0.

  • BERGMANN, J. A. G. . Fatores Ambientes e Geneticos Associados A Peso de Caprinos Criados No Setao do Ceara. Ii. Pesos Aos 120 e 180 Dias de Idade. In: REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 22, 1986. CAMPO GRANDE, MS. p. 0-0.

  • MIRANDA, Jadir José Ferreira de ; PEREIRA, C. S. ; BERGMANN, J. A. G. ; OLIVEIRA, H. N. . Fatores Ambientes e Geneticos Relacionados Com A Idade A Primeira Criae Intervalos Entre Partos No Rebanho Guzera da Fazenda Canoas. In: REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 23, 1986. Anais da 23a. REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA,. CAMPO GRANDE, MS. v. 1. p. 303-303.

  • BERGMANN, J. A. G. . Peso Ao Nascimento e Periodo de Gestacao Na Raca Santa Gertrudis. In: REUNIAO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 22, 1985. BALN. CAMBORIU, SC. p. 0-0.

  • SOUZA, F. J. ; MIRANDA, Jadir José Ferreira de ; PEREIRA, C. S. ; BERGMANN, J. A. G. ; MACHADO, F. H. F. . Fatores Ambientes e Geneticos Associados A Pesos de Caprinos Criados No Sertao Central do Ceara. I. Pesos Na Fase Pre-Desmama. In: REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 22, 1985. Anais da 22a. REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA,. BALN. CAMBORIU, SC. v. 1. p. 257-257.

  • BERGMANN, J. A. G. . Fatores Geneticos Associados A Peso de Animais da Raca Guzera do Nascimento Aos 18 Meses de Idade. Parte 3. Causas de Variacao de Pesos Ao Nascimento, Aos 205 e 365 Dias de Idade. In: REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 21, 1984. BELO HORIZONTE, MG. p. 0-0.

  • BERGMANN, J. A. G. . Estimativas de Parametros Geneticos de Crescimento Pre- e Pos- Desmama Em Femeas Guzera. In: REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 21, 1984. BELO HORIZONTE, MG. p. 0-0.

  • CARNEIRO, G. G. ; MIRANDA, Jadir José Ferreira de ; BERGMANN, J. A. G. ; FONSECA, Cleusa Graça da ; PEREIRA, C. S. ; SALVO, A. E. W. . Fatores Ambientes e Geneticos Associados A Peso de Animais da Raca Guzera do Nascimento Aos 18 Meses de Idade.2. Pesos Aos 365 e 550 Dias de Idade. In: REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 21, 1984. Anais da 21a. REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA. BELO HORIZONTE, MG. v. 1. p. 039-039.

  • SILVA FILHO, J. M. ; MEGALE, F. ; MARCATTI NETO, A. MEGALE F ; BERGMANN, J. A. G. . Inducao do Parto Na Especie Suina. Iii - Emprego do Cloprostenol e da Prostaglandina F2 Alfa Em Diferentes Dosagens e Vias de Aplicacao e Seus Efeitos Sobre O Intervalo Desmama-Cio, Tamanho e Natimortos das Leitegadas Subsequentes. In: SIMPOSIO NACIONAL DE REPRODUCAO ANIMAL, 5, 1984. Anais do SIMPÓSIO NACIONAL DE REPRODUÇÃO ANIMAL, 5º. BELO HORIZONTE, MG. v. 1. p. 383-383.

  • SILVA FILHO, J. M. ; MEGALE, F. ; MARCATTI NETO, A. ; BERGMANN, J. A. G. . Inducao do Parto Na Especie Suina. Ii. Emprego do Cloprostenol e da Prostaglandina F2 Alfa Em Diferentes Dosagens e Vias de Aplicacao. In: SIMPOSIO NACIONAL DE REPRODUCAO ANIMAL, 5, 1984. : Anais do SIMPÓSIO NACIONAL DE REPRODUÇÃO ANIMAL, 5°. BELO HORIZONTE, MG. v. 1. p. 381-381.

  • SILVA FILHO, J. M. ; BERGMANN, J. A. G. ; MEGALE, F. ; MEGALE, F. ; MARCATTI NETO, ; G, J. A. . Inducao do Parto Na Especie Suina. I. Emprego do Cloprostenol e Vias de Aplicacao. In: SIMPOSIO NACIONAL DE REPRODUCAO ANIMAL, 5, 1984. : Anais do SIMPÓSIO NACIONAL DE REPRODUÇÃO ANIMAL, 5°. BELO HORIZONTE, MG. v. 1. p. 379-379.

  • BARBOSA, Antônio Stockler ; MARCATTI NETO, ; SILVA FILHO, J. M. ; MEGALE, F. ; SILVA, M. I. F. ; BERGMANN, J. A. G. . Uso do "Walsmeta" Para Identificar O Melhor Momento da Monta Na Espécie Suína. In: SIMPOSIO NACIONAL DE REPRODUCAO ANIMAL, 5, 1984. SIMPÓSIO NACIONAL DE REPRODUÇÃO ANIMAL, 5º.. BELO HORIZONTE, MG. v. 1. p. 376-376.

  • NOGUEIRA, L. A. G. ; SILVA FILHO, J. M. ; MEGALE, F. ; MARCATTI NETO, ; BARBOSA, Antônio Stockler ; BERGMANN, J. A. G. . Incidencia e Duracao do Cio Em Marrans e Porcas. In: SIMPOSIO NACIONAL DE REPRODUCAO ANIMAL, 5, 1984. Anais do SIMPOSIO NACIONAL DE REPRODUCAO ANIMAL, 5. BELO HORIZONTE, MG. v. 1. p. 377-377.

  • BERGMANN, J. A. G. . Fatores Ambientes e Geneticos Associados A Peso de Animais da Raca Guzera do Nacimento Aos 18 Meses de Idade. Parte 1- Peso Ao Nasci- Mento e A Desmama. In: REUNIAO ANUAL DA SBZ, 21A, 1984. BELO HORIZONTE/MG. p. 0-0.

  • BERGMANN, J. A. G. . Variacoes de Pesos Ao Nascer, Aos 21 Dias, A Desmama e Aos 56 Dias de Idade Em Leitoes Duroc, Hampshire, Landrace e Large White. In: REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 20, 1983. PELOTAS, RS. p. 0-0.

  • BERGMANN, J. A. G. . Estimativas de Herdabilidade de Pesos Ao Nascer, Aos 21 Dias, A Desmama e Aos 56 Dias de Idade de Leitoes das Racas Duroc, Hampshire, Landrace e Large White. In: REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 20, 1983. PELOTAS, RS. p. 0-0.

  • SILVA FILHO, J. M. ; MEGALE, F. ; MEGALE, F. ; BERGMANN, J. A. G. ; MARCATTI NETO, . Inducao do Parto Na Especie Suina. Emprego do Cloprostenol e Prostaglandina F2-Alfa Em Diferentes Dosagens e Vias de Aplicacao. In: REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 20, 1983. Anais da REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 20. PELOTAS, RS. v. 1. p. 290-290.

  • SILVA FILHO, J. M. ; MEGALE, F. ; MEGALE, F. ; BERGMANN, J. A. G. ; MARCATTI NETO, . Inducao do Parto Na Especie Suina. Efeito da Inducao Sobre Algumas Caracteristicas Reprodutivas No Parto Subsequente. In: REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 20, 1983. Anais da REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 20. PELOTAS, RS. v. 1. p. 290-290.

  • LEDIC, I. L. ; TORRES, J. R. ; FONSECA, Cleusa Graça da ; PEREIRA, C. S. ; BERGMANN, J. A. G. ; CARNEIRO, G. G. . Efeitos de Meio Sobre Os Pesos Ate A Desmama Em Bezerros Zebu Tabapua. In: REUNION LATINOAMERICANA DE PRODUCCION ANIMAL, 9, 1983. Ànales de la 9a. REUNION LATINOAMERICANA DE PRODUCCION ANIMAL. SANTIAGO DO CHILE, CHILE. v. 1. p. 2-2.

  • LEDIC, I. L. ; TORRES, J. R. ; CARNEIRO, G. G. ; BERGMANN, J. A. G. ; PEREIRA, C. S. ; FONSECA, Cleusa Graça da . Efeitos de Meio Sobre Ganhos Medios Diarios Ate A Desmama Em Bezerros Zebu Tabapua. In: REUNION LATINOAMERICANA DE PRODUCCION ANIMAL, 9, 1983. Anales de la 9a. REUNION LATINOAMERICANA DE PRODUCCION ANIMAL. SANTIAGO DO CHILE, CHILE. v. 1. p. 2-2.

  • LEDIC, I. L. ; TORRES, J. R. ; PEREIRA, C. S. ; CARNEIRO, G. G. ; BERGMANN, J. A. G. ; FONSECA, Cleusa Graça da . Estimativas de Parametros Geneticos Na Fase Pre-Desmama Em Bezerros Zebu Tabapua. In: REUNION LATINOAMERICANA DE PRODUCCION ANIMAL, 9, 1983. Anales da 9a. REUNION LATINOAMERICANA DE PRODUCCION ANIMAL. SANTIAGO DO CHILE, CHILE. v. 1. p. 3-3.

  • MARCATTI NETO, ; NOGUEIRA, L. A. G. ; SILVA FILHO, J. M. ; MEGALE, F. ; BERGMANN, J. A. G. ; SILVA, M. I. F. . Efeitodo Momento da Monta Na Taxa de Concepcao e No Tamanho da Leitegada Em Marrans e Porcas. In: SIMPOSIO NACIONAL DE REPRODUCAO ANIMAL, 5, 1983. Anais do 5o. SIMPOSIO NACIONAL DE REPRODUCAO ANIMAL. BELO HORIZONTE, MG. v. 1. p. 371-371.

  • MARCATTI NETO, ; CAVALCANTI, S. S. ; SILVA, M. I. F. ; SILVA FILHO, J. M. ; MEGALE, F. ; BERGMANN, J. A. G. . Avaliacao do Tamanho da Leitegada Pela Palpacao Retal. In: SIMPOSIO NACIONAL DE REPRODUCAO ANIMAL, 5, 1983. Anais do 5o. SIMPOSIO NACIONAL DE REPRODUCAO ANIMAL. BELO HORIZONTE, MG. v. 1. p. 376-376.

  • AZEVEDO, P. C. N. ; LEDIC, I. L. ; BERGMANN, J. A. G. ; CARNEIRO, G. G. . Causas de Variacao e Covariacao do Peso Por Dia de Idade do Nascimentoaos 2o5 Dias e do Nascimento Aos 365 Dias Em Animais da Raca Tabapua. 1. Fatores Ambientes e Sexo. In: ENCONTRO DE PESQUISA DA ESCOLA DE VETERINARIA DA UFMG, 10, 1982. Anais do 10. ENCONTRO DE PESQUISA DA ESCOLA DE VETERINARIA DA UFMG. BELO HORIZONTE, MG. v. 1. p. 47-47.

  • AZEVEDO, P. C. N. ; LEDIC, I. L. ; BERGMANN, J. A. G. ; CARNEIRO, G. G. . Causas de Variacao e Covariacao do Peso Por Dia de Idade do Nascimentoaos 365 Dias Em Animais da Raca Tabapua. 2. Parametros Geneticos. In: ENCONTRO DE PESQUISA DA ESCOLA DE VETERINARIA DA UFMG, 10, 1982. Anais do 10. ENCONTRO DE PESQUISA DA ESCOLA DE VETERINARIA DA UFMG. BELO HORIZONTE, MG. v. 1. p. 49-49.

  • BARBOSA, Antônio Stockler ; ALAVES, R. G. O. ; BERGMANN, J. A. G. ; SANCEVERO, A. B. ; SILVA FILHO, J. M. ; MEGALE, F. . Fontes de Variacao e Covariacao de Tamanho e Peso de Leitegadas de Suinos Landrace, Duroc, Large White e Hampshire. 1. Tamanho da Leitegada Ao Nascer, Aos 21 Dias, A Desmama e Aos 56 Dias de Idade. In: REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 19, 1982. Anais da 19a. REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA,. PIRACICABA, SP. v. 1. p. 104-105.

  • BERGMANN, J. A. G. ; TORRES, J. R. ; FONSECA, Cleusa Graça da ; CARNEIRO, G. G. . Estudo de Caracteristicas Ponderais do Rebanho Nelore do Nucleo Pecuario do Formoso, Bahia. 1. Informacoes Descritivas. In: REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 17OI, 1980. Anais da 17a. REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA. FORTALEZA, CE. v. 1. p. 152-152.

  • BERGMANN, J. A. G. ; TORRES, J. R. ; PENNA, Vânia Maldini ; CARNEIRO, G. G. . Estudo de Caracteristicas Ponderais do Rebanho Nelore do Nucleo Pecuario do Formoso, Bahia. 2. Fatores de Meio e Sexo. In: REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 17, 1980. Anais da 17a. REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA. FORTALEZA, CE. v. 1. p. 154-154.

  • BERGMANN, J. A. G. ; TORRES, J. R. ; PEREIRA, C. S. ; CARNEIRO, G. G. . Estudo de Caracteristicas Ponderais do Rebanho do Nucleo Pecuario do Formoso, Bahia. 3. Heritabilidade. In: REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 17, 1980. Anais da 17a. REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA. FORTALEZA, CE. v. 1. p. 155-155.

  • BERGMANN, J. A. G. ; TORRES, J. R. ; SAMPAIO, I. B. M. ; CARNEIRO, G. G. . Estudo das Caracteristicas Ponderais do Rebanho Nelore do Nucleo Pecuario do Formoso, Bahia. 4. Correlacoes Fenotipicas, Geneticas e Ambientes. In: REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA. 17, 1980. Anais da 17a. REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA. FORTALEZA, CE. v. 1. p. 156-156.

  • MIRANDA, Jadir José Ferreira de ; CARNEIRO, G. G. ; FONSECA, Cleusa Graça da ; BERGMANN, J. A. G. ; PENNA, Vânia Maldini . Idade A Primeira Cria e Intervalo Entre Partos No Rebanho Nelore dos Nucleos Agropecuarios de Formoso, Ba e Brasilandia, Mg, da Companhia de Desenvolvimento do Vale do Sao Francisco. In: REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 17, 1980. Anais da 17a. REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA,. FORTALEZA, CE. v. 1. p. 447-447.

  • TORRES, J. R. ; BERGMANN, J. A. G. ; FONSECA, Cleusa Graça da ; CARNEIRO, G. G. . Variacao dos Ganhos de Peso de Animais da Raca Nelore do Nascimento Aos 540 Dias de Idade. 1. Origem dos Dados. In: ENCONTRO DE PESQUISA DA ESCOLA DE VETERINARIA DA UFMG, 9, 1980. Anais do 9. ENCONTRO DE PESQUISA DA ESCOLA DE VETERINARIA DA UFMG. BELO HORIZONTE, MG. v. 1. p. 97-97.

  • TORRES, J. R. ; BERGMANN, J. A. G. ; FONSECA, Cleusa Graça da ; CARNEIRO, G. G. . Variacao dos Ganhos de Peso de Animais da Raca Nelore do Nascimento Aos 540 Dias de Idade. 2. Ano de Nascimento do Bezerro. In: ENCONTRO DE PESQUISA DA ESCOLA DE VETERINARIA DA UFMG, 9, 1980. Anais do 9. ENCONTRO DE PESQUISA DA ESCOLA DE VETERINARIA DA UFMG. BELO HORIZONTE, MG. v. 1. p. 99-99.

  • TORRES, J. R. ; BERGMANN, J. A. G. ; FONSECA, Cleusa Graça da ; CARNEIRO, G. G. . Variacao dos Ganhos de Peso de Animais da Raca Nelore do Nascimento Aos 540 Dias de Idade. 3. Mes de Nascimento do Bezerro. In: ENCONTRO DE PESQUISA DA ESCOLA DE VETERINARIA DA UFMG, 9, 1980. Anais do 9. ENCONTRO DE PESQUISA DA ESCOLA DE VETERINARIA DA UFMG. BELO HORIZONTE, MG. v. 1. p. 101-101.

  • TORRES, J. R. ; BERGMANN, J. A. G. ; FONSECA, Cleusa Graça da ; CARNEIRO, G. G. . Variacao dos Ganhos de Peso de Animais da Raca Nelore do Nascimento Aos 540 Dias de Idade. 5. Sexo do Bezerro. In: ENCONTRO DE PESQUISA DA ESCOLA DE VETERINARIA DA UFMG, 9o., 1980. Anais do 9o. ENCONTRO DE PESQUISA DA ESCOLA DE VETERINARIA DA UFMG. BELO HORIZONTE, MG. v. 1. p. 105-105.

  • TORRES, J. R. ; BERGMANN, J. A. G. ; FONSECA, Cleusa Graça da ; CARNEIRO, G. G. . Variação dos Ganhos de Peso de Animais da Raça Nelore do Nascimento Aos 540 Dias de Idade.. In: ENCONTRO DE PESQUISA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG, 9., 1980. Anais do 9. ENCONTRO DE PESQUISA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG. Belo Horizonte, MG. v. 1. p. 103-103.

  • CARNEIRO, G. G. ; FONSECA, Cleusa Graça da ; PEREIRA, C. S. ; BERGMANN, J. A. G. . Formacao e Constituicao Sexo-Etaria de Um Rebanho Nelore (Codevasf). 4. Pais (Touros) das Vacas Que Deram Cria Em 1978. In: ENCONTRO DE PESQUISA DA ESCOLA DE VETERINARIA DA UFMG, 8, 1979. Anais do 8. ENCONTRO DE PESQUISA DA ESCOLA DE VETERINARIA DA UFMG. BELO HORIZONTE, MG. v. 1. p. 91-91.

  • PEIXOTO, Maria Gabriela Campolina Diniz ; BERGMANN, J. A. G. ; SUYAMA, Emílio ; PENNA, Vânia Maldini . Logistic analysis of preganancy of Zebu (Bos indicus) embryos in crossbred recipients. Reproduction in domestic animals (1990) , Berlim, alemanha, v. 40, n.8, p. 370-370, 2005.

  • BERGMANN, J. A. G. . Trajetória da Avaliação Genética de Bovinos de Corte no Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LÔBO, Raysildo Barbosa ; BEZERRA, L. A. F. ; MAGNABOSCO, Cláudio de U. ; ALBUQUERQUE, Lúcia Galvão de ; SAINZ, Roberto D. ; BERGMANN, J. A. G. ; OLIVEIRA, Henrique Nunes de . 15a. Avaliação genética de touros e matrizes da raça Nelore. Ribeirão Preto, SP: ANCP, 2009 (Publicação Técnica).

  • LÔBO, Raysildo Barbosa ; BEZERRA, L. A. F. ; FARIA, C. U. ; MAGNABOSCO, Cláudio de U. ; ALBUQUERQUE, Lúcia Galvão de ; BERGMANN, J. A. G. ; SAINZ, Roberto D. ; OLIVEIRA, Henrique Nunes de . Sumário 2009: Avaliação Genética de Touros e Matrizes da Raça Brahman. Ribeirão Preto, SP: ANCP-RP, 2009 (Publicação Técnica).

  • LÔBO, Raysildo Barbosa ; BEZERRA, L. A. F. ; OLIVEIRA, Henrique Nunes de ; Freitas, M.A. ; PENNA, V. M. ; BERGMANN, J. A. G. . Sumário 2009: Avaliação Genética de Touros e Matrizes da raça Guzerá. Ribeirão Preto, SP: ANCP-RP, 2009 (Publicação Técnica).

  • BERGMANN, J. A. G. . Caminhos da seleção e do melhoramento animal: o papel do criador goleador e navegador. Uberaba: Tangara Agropecuária, 2009 (Publicação Técnica).

  • LÔBO, Raysildo Barbosa ; BEZERRA, Luiz Antônio F. ; FARIA, C. U. ; MAGNABOSCO, Cláudio de U. ; ALBUQUERQUE, Lúcia Galvão de ; BERGMANN, J. A. G. ; SAINZ, Roberto D. ; OLIVEIRA, Henrique Nunes de . Avaliação genética de Touros e matrizes da Raça Nelore - Sumário 2008 - 14 Edição. Ribeirão Preto, SP: ANCP-RP, 2008 (Publicação Técnica).

  • BERGMANN, J. A. G. . Prenhez na era de ano no Rancho da Matinha - Informativo Matinha - Jornal Informativo do Leilão Touros de Uberaba - Ano 1 nº 01.. Uberaba 2008 (Publicação Técnica).

  • BERGMANN, J. A. G. . Acurácia - Uso de tourinhos de genética superior em monta natural: Quando o avanço genético pode ser maior. Uberaba. MG: Leilopec, 2008 (Publicação Técnica).

  • LÔBO, Raysildo Barbosa ; FARIA, C. U. ; MAGNABOSCO, Cláudio de U. ; ALBUQUERQUE, Lúcia Galvão de ; BERGMANN, J. A. G. ; SAINZ, Roberto D. ; OLIVEIRA, Henrique Nunes de . Sumário 2008 - Avaliação genética de touros e matrizes da raça Brahman. Ribeirão Preto, SP: ANCP, 2008 (Publicação Técnica).

  • LÔBO, Raysildo Barbosa ; BEZERRA, Luiz Antônio F. ; OLIVEIRA, Henrique Nunes de ; Freitas, M.A. ; PENNA, Vânia Maldini ; BERGMANN, J. A. G. . Sumário 2008: Avaliação genética de touros e matrizes da raça Guzerá. Ribeirão Preto, SP: ANCP, 2008 (Publicação Técnica).

  • LÔBO, Raysildo Barbosa ; BEZERRA, Luiz Antônio F. ; BARROS, Priscila S de ; MAGNABOSCO, Cláudio de U. ; ALBUQUERQUE, Lúcia Galvão de ; BERGMANN, J. A. G. ; SAINZ, Roberto D. ; OLIVEIRA, Henrique Nunes de . Sumário 2007 - Avaliação genética de touros e matrizes da raça Nelore - 13 Edição. Ribeirão Preto, SP: Copypress, 2007 (Publicação Técnica).

  • LÔBO, Raysildo Barbosa ; BEZERRA, Luiz Antônio F. ; OLIVEIRA, Henrique Nunes de ; Freitas, M.A. ; PENNA, V. M. ; FARIA, C. U. ; BERGMANN, J. A. G. . 7º Sumário Guzerá. Ribeirão Preto, SP: Duprat, 2007 (Publicação Técnica).

  • LÔBO, Raysildo Barbosa ; BEZERRA, Luiz Antônio F. ; OLIVEIRA, Henrique Nunes de ; MAGNABOSCO, Cláudio de U. ; ALBUQUERQUE, Lúcia Galvão de ; BERGMANN, J. A. G. ; SAINZ, Roberto D. ; BARROS, Priscila S de . Avaliação Genética de Touros e Matrizes da Raça Nelore: Sumário 2006 - 12 Edição. Ribeirão Preto, SP: Rochedo Gráfica e Editora, 2006 (Publicação Técnica).

  • LÔBO, Raysildo Barbosa ; OLIVEIRA, Henrique Nunes de ; Freitas, M.A. ; PENNA, V. M. ; BARROS, Priscila S de ; BERGMANN, J. A. G. . . Avaliação Genética de Touros e Matrizes da Raça Guzerá. Ribeirão Preto, SP: ANCP, 2006 (Publicação Técnica).

  • LÔBO, Raysildo Barbosa ; BEZERRA, Luiz Antônio F. ; MAGNABOSCO, Cláudio de U. ; BERGMANN, J. A. G. ; SAINZ, Roberto D. ; OLIVEIRA, Henrique Nunes de ; ZAMBIANCHI, Ana Rosa ; ALBUQUERQUE, Lúcia Galvão de . Avaliação genética de touros e matrizes da raça Nelore - 11 Edição. Ribeirão Preto, SP: Gráfica e editora Samuel, 2005 (Publicação Técnica).

  • LÔBO, Raysildo Barbosa ; ZAMBIANCHI, Ana Rosa ; OLIVEIRA, Henrique Nunes de ; BEZERRA, Luiz Antônio F. ; PENNA, Vânia Maldini ; BERGMANN, J. A. G. . Avaliação Genética de Touros e matrizes da Raça Guzerá - 5 Edição. Ribeirão Preto, SP: ANCP, 2005 (Publicação Técnica).

  • LÔBO, Raysildo Barbosa ; BEZERRA, Luiz Antônio F. ; FRAMARTINO, Luiz Antônio ; OLIVEIRA, Henrique Nunes de ; MAGNABOSCO, Cláudio de U. ; ZAMBIANCHI, Ana Rosa ; ALBUQUERQUE, Lúcia Galvão de ; BERGMANN, J. A. G. ; SAINZ, Roberto D. . Avaliação genética de animais jovens, touros e matrizes da raça Nelore - 10 Edição. Ribeirão Preto, SP: ANCP/ACGB, 2004 (Publicação Técnica).

  • LÔBO, Raysildo Barbosa ; BEZERRA, Luiz Antônio F. ; Freitas, M.A. ; OLIVEIRA, Henrique Nunes de ; PENNA, Vânia Maldini ; BERGMANN, J. A. G. . Sumário de Avaliação Genética de Touros e Matrizes da Raça Guzerá - 4 Edição. Ribeirão Preto, SP: ANCP/ACGB, 2004 (Publicação Técnica).

  • LÔBO, Raysildo Barbosa ; BEZERRA, Luiz Antônio F. ; Freitas, M.A. ; OLIVEIRA, Henrique Nunes de ; PENNA, Vânia Maldini ; BERGMANN, J. A. G. . Avaliação genética de touros e matrizes da raça Guzerá. Ribeirão Preto, SP: ANCP/ACGB, 2003 (Publicação Técnica).

  • LÔBO, Raysildo Barbosa ; BEZERRA, Luiz Antônio F. ; OLIVEIRA, Henrique Nunes de ; MAGNABOSCO, Cláudio de U. ; ZAMBIANCHI, Ana Rosa ; ALBUQUERQUE, Lúcia Galvão de ; BERGMANN, J. A. G. ; SAINZ, Roberto D. . Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore - Sumário 2003 - 9 Edição. Ribeirão Preto, São Paulo: T.C.S.Gráfica e Editora Ltda, 2003 (Publicação Técnica).

  • LÔBO, Raysildo Barbosa ; BEZERRA, Luiz Antônio F. ; OLIVEIRA, Henrique Nunes de ; MAGNABOSCO, Cláudio de U. ; ZAMBIANCHI, Ana Rosa ; ALBUQUERQUE, Lúcia Galvão de ; BERGMANN, J. A. G. ; SAINZ, Roberto D. . Avaliação genética de animais jovens, touros e matrizes. Ribeirão Preto, SP: Riber Gráfica e Editora, 2003 (Publicação Técnica).

  • LÔBO, Raysildo Barbosa ; Freitas, M.A. ; OLIVEIRA, Henrique Nunes de ; PENNA, Vânia Maldini ; BERGMANN, J. A. G. . Avaliação genética da raça Guzerá. Ribeirão Preto, SP: ANCP/ACGB, 2003 (Publicação Técnica).

  • LÔBO, Raysildo Barbosa ; BEZERRA, Luiz Antônio F. ; Freitas, M.A. ; OLIVEIRA, Henrique Nunes de ; PENNA, Vânia Maldini ; BERGMANN, J. A. G. . Sumário do Programa de Avaliação Genética da Raça Guzerá - 2 Edição. Ribeirão Preto, Sâo Paulo: ANCP/ACGB, 2002 (Publicação Técnica).

  • LÔBO, Raysildo Barbosa ; BEZERRA, Luiz Antônio F. ; OLIVEIRA, Henrique Nunes de ; MAGNABOSCO, Cláudio de U. ; BORJAS, A. L. R. ; BERGMANN, J. A. G. . Avaliação genética de animais jovens, touros e matrizes - 7 Edição. Ribeirão Preto, SP: T.C.S.Gráfica e Editora Ltda, 2002 (Publicação Técnica).

  • LÔBO, Raysildo Barbosa ; BEZERRA, Luiz Antônio F. ; OLIVEIRA, Henrique Nunes de ; MAGNABOSCO, Cláudio de U. ; BORJAS, A. L. R. ; BERGMANN, J. A. G. . Avaliação genética de animais jovens, touros e matrizes - 6 Edição. Ribeirão Preto, SP: Riber Gráfica, 2001 (Publicação Técnica).

  • LÔBO, Raysildo Barbosa ; BEZERRA, Luiz Antônio F. ; Freitas, M.A. ; OLIVEIRA, Henrique Nunes de ; PENNA, V. M. ; BERGMANN, J. A. G. . Sumário de avaliação Genética da Raça Guzerá - 1 Edição. Ribeirão Preto, SP: Ribeirão Preto: ANCP/ACGB, 2001 (Publicação Técnica).

Outras produções

BERGMANN, J. A. G. ; BARBOSA, Marcos Pinotti ; MAFFEI, Walsiara Estanislau ; TEIXEIRA, A. G. . Medição do temperamento Animal: INPI:0705152-2. 2007.

BERGMANN, J. A. G. ; BARBOSA, Marcos Pinotti ; MAFFEI, Walsiara Estanislau ; OLIVEIRA, Marcos Ené Chaves . Dispositivo para efetuar o método de medição do temperamento animal por meio da sua reatividade em ambientes de contenção com mobilidade. 2003.

BERGMANN, J. A. G. ; BARBOSA, Marcos Pinotti ; MAFFEI, Walsiara Estanislau ; OLIVEIRA, Marcos Ené Chaves . Métodos para medição do temperamento animal por meio da sua reatividade em ambientes de contenção com mobilidade. 2003.

BERGMANN, J. A. G. . Modelo animal, DEP e acurácia. 1996.

BERGMANN, J. A. G. . Modelo animal, DEP e acurácia. 1995.

Prêmios

2010

Prêmio Dr. Hélio Coelho - Mérito em Pesquisa, Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores.

2003

Comenda Antônio Secundino de São José, Governo do Estado de Minas Gerais.

2002

Homenagem pela colaboração para com o Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore, Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores.

2002

Moção de Congratulação, Câmara Municipal de Belo Horizonte.

1999

Concurso Prof. Geraldo Gonçalves Carneiro - Menção Honrosa como orientador da 2a melhor tese de doutorado do País - 1998, Sociedade Brasileira de Zootecnia.

1994

Young Scientist, Canadian International Development Agency - 5th WCGALP-CIDA.

1982

Prêmio Moinho Santista Juventude de 1982, Fundação Moinho Santista/Fundação Bunge.

1982

Medalha de Prata Santos Dumont, Governo do Estado de Minas Gerais.

1982

Prêmio Otávio Domingues - Mensão Honrosa - 1982, Sociedade Brasileira de Zootecnia.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária, Departamento de Zootecnia. , ESCOLA DE VETERINARIA DA UFMG - CAIXA POSTAL 567, PAMPULHA, 30161-970 - Belo Horizonte, MG - Brasil - Caixa-postal: 567, Telefone: (31) 34992189, Fax: (31) 34992168

Experiência profissional

2010 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1979 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/2010

    Direção e administração, Escola de Veterinária, .,Cargo ou função, Direção de Unidade Acadêmica.

  • 06/2010

    Direção e administração, Escola de Veterinária, .,Cargo ou função, Presidente de Congregação.

  • 06/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Universitário.

  • 06/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Orçamento e Contas.

  • 06/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Presidente do Conselho Curador.

  • 06/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Obras Campus.

  • 06/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Parque Tecnológico de Belo Horizonte-BHTEC, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Técnico Científico.

  • 06/2009

    Direção e administração, Escola de Veterinária, .,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

  • 04/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Membro do Comitê de Internacionalização da UFMG.

  • 08/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Parque Tecnológico de Belo Horizonte-BHTEC, .,Cargo ou função, Conselheiro.

  • 10/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, .,Cargo ou função, Conselheiro.

  • 02/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, .,Cargo ou função, Consultor.

  • 03/1998

    Direção e administração, Virginia Tech, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Análise de Concessão de Exame Probatório do Departamento de Zootecnia.

  • 11/1992

    Ensino, Ciência Animal, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Professor das disciplinas Genética Quantitativa e de populaçãoes, Índice de seleção e Tópicos especiais em Melhoramento animal

  • 01/1992

    Direção e administração, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG, .,Cargo ou função, Consultor.

  • 01/1992

    Outras atividades técnico-científicas , Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.,Atividade realizada, Consultorias ad hoc.

  • 01/1992

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, .,Cargo ou função, Consultor.

  • 03/1979

    Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal de Minas Gerais, .,Linhas de pesquisa

  • 03/1979

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professor da ärea de Melhoramento Genético Animal

  • 06/2010 - 11/2012

    Direção e administração, Fundação de Estudo e Pesquisa em Medicina Veterinária e Zootecnia - FEPMVZ, .,Cargo ou função, Diretor Presidente.

  • 03/2002 - 03/2006

    Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa.,Cargo ou função, Pró-Reitor de Pesquisa.

  • 11/1995 - 10/2002

    Serviços técnicos especializados , Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, .,Serviço realizado, Membro da Comissão encarregada da emissão de CEIPS do MAA.

  • 05/1999 - 04/2002

    Serviços técnicos especializados , Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã, .,Serviço realizado, Membro do Conselho Técnico.

  • 09/1998 - 03/2002

    Direção e administração, Virginia Tech, .,Cargo ou função, Vice-Diretos da Escola de Veterinária.

  • 01/2000 - 01/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Federal de Medicina Veterinária, .,Cargo ou função, Colaborador.

  • 01/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Federal de Medicina Veterinária, .,Cargo ou função, Colaborador.

  • 01/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Archivos Latinoamericanos de Producción Animal, .,Cargo ou função, Consultor ad hoc.

  • 01/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã, .,Cargo ou função, Conselheiro.

  • 01/1995

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, .,Cargo ou função, Membro Permanente da Comissão CEIP.

  • 01/1996

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Financiadora de Estudos e Projetos, FINEP, Brasil, .,Cargo ou função, Consultor.

  • 01/1992

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, .,Cargo ou função, Participação em Comissões.

  • 08/1996 - 12/1998

    Serviços técnicos especializados , Ministério da Educação, .,Serviço realizado, Participação em comissões.

  • 02/1995 - 09/1998

    Direção e administração, Virginia Tech, .,Cargo ou função, Sub-Chefe do Departamento de Zootecnia.

  • 01/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Ministério da Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Especialistas de Ensino COESP.

  • 01/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA, .,Cargo ou função, Membro de Comissão Externa de Avaliação - Carga horária 7h.

  • 01/1996

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Ministério da Educação, .,Cargo ou função, Comissão de Reavaliação dos Cursos de Pós-graduação, carga horária 8h.

  • 01/1990 - 07/1992

    Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Breeding and Genetics

  • 04/1985 - 06/1988

    Direção e administração, Virginia Tech, .,Cargo ou função, Membro de comissão permanente - Comissão Diretora do Laboratório de Computaçào Científica da UFMG.

Propriedade Intelectual

Patentes (1)