Águeda Aparecida da Cruz Borges

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1997), mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2000), doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2013). Atualmente é professora Adjunto IV da Universidade Federal de Mato Grosso, Do Conselho Consultivo das -Revista Ecos (UNEMAT) (1806-0331) Revista Ícone Letras (UEG) Revista Guavira (UFMS) e Revisora da Revista de Administração da UEG (Aparecida de Goiás). Além de atuar na área de Linguística, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, Experiência em Formação de professores alfabetizadores e ensino de Língua Portuguesa (2ª língua) para vários povos indígenas, dentre os quais, os Tapirapé e Munduruku. Área de concentração é Linguística ênfase em Análise de Discurso França/Brasil. A pesquisa converge para a constituição discursiva do espaço urbano frequentado por indígenas, particularmente os Xavante, em Barra do Garças-MT. Atualmente se inscreve na linha de pesquisa: Língua e processos discursivos para a inserção no Projeto: A Construção de um arquivo-gênero em Discurso, filiado ao Mulheres em Discurso, com a UNICAMP. Lidera os Projetos de pesquisa: Arte Discurso e Prática Pedagógica (CNPq) e encerrou o Projeto: Gramática e Língua: desafios e possibilidade de ensino (UFMT/CUA-CNPq) e participa como pesquisadora dos seguintes Projetos: Cartografias da linguagem (UNEMAT/CNPq), Mulheres em Discurso (UNICAMP-IEL/CNPq). Ao longo da carreira vem participando de vários Projetos de Extensão e de Comissões técnicas.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Lingüística

2008 - 2013

Universidade Estadual de Campinas
Título: DA ALDEIA PARA A CIDADE: PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO/SUBJETIVAÇÃO DO ÍNDIO XAVANTE EM BARRA DO GARÇAS-MT, ALTERIDADE IRREDUTÍVEL?
MÒNICA GRACIELLA ZOPPI-FONTANA. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Doutorado em Doutorado em Lingüística

2008 - 2012

Universidade Estadual de Campinas
Título: DA ALDEIA PARA A CIDADE: Processo de identificação/subjetivação do índio Xavante na cidade de Barra do Garças/MT, alteridade irredutível?
Mónica Graciela Zoppi Fontana. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Análise de Discurso; Espaço urbano; Índio Xavante.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em Lingüística

1998 - 2000

Universidade Estadual de Campinas
Título: NAS VEIAS DO JORNAL: A TERRA, os sentidos da Carta Pastoral de Dom Pedro Casaldáliga, na imprensa (1971),Ano de Obtenção: 2000
Orientador: Profª. Drª. Mónica Graciela Zoppi-Fontana
Palavras-chave: Análise do Discurso; Mémoria; Terra-Amazônia; Teologia da Libertação.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação Superior.

Graduação em Licenciatura Plena Em Letras

1992 - 1997

Universidade do Estado de Mato Grosso
Título: No jornal: o ecoar de vozes tantas sobre a Carta pastoral de Dom Pedro Casaldáliga, nascidas da
Orientador: Profª. Drª. Mónica Graciela Zoppi-Fontana

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018

Pós-Doutorado. , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Especialidade: Análise do Discurso.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino de Língua Portuguesa (2ª Língua) para povos indígenas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BORGES, Á. A. C. ; MIRANDA, M. G. . IX ENCONTRO MACRO-JÊ. 2018. (Outro).

BORGES, ÁGUEDA APARECIDA DA CRUZ . II ENCONTRO INTERNACIONAL E XVII ENCONTRO NACIONAL DO GRUPO DE ESTUDOS DE LINGUAGEM DO CENTRO-OESTE. 2017. (Congresso).

BORGES, Á. A. C. ; AZAMBUJA, Elizete Beatriz ; PEREIRA, Lucimar Luisa . III COLÓQUIO ?10 ANOS de PESQUISA: Resultados e redirecionamentos?. 2013. (Outro).

BORGES, Á. A. C. . ESTANDE DO CURSO DE LETRAS/ICHS/CUA/UFMT. 2013. (Outro).

BORGES, Á. A. C. . SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE - VICE COORDENAÇÃO. 2012. (Outro).

BORGES, Á. A. C. . IV MOSTRA DE PESQUISA E EXTENSÃO DO IUNIARAGUAIA. 2008. (Outro).

BORGES, Á. A. C. ; OLIVIERI, G. M. R. . III MOSTRA DE PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E II MOSTRA DE CURSOS DO IUNIARAGUAIA/UFMT. 2007. (Outro).

BORGES, Á. A. C. . II FESTIVAL ECOLÓGICO CULTURAL DAS ÁGUAS DE MATO GROSSO. 2004. (Festival).

BORGES, Á. A. C. . II MOSTRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. 2004. (Outro).

BORGES, Á. A. C. . SEMANA DO MEIO AMBIENTE. 2004. (Outro).

BORGES, Á. A. C. . III SEMANA DE LETRAS. 2003. (Outro).

BORGES, Á. A. C. . I MOSTRA DE EXTENSÃO: democratização da universidade. 2003. (Outro).

BORGES, Á. A. C. . V ENCONTRO DE JOVENS PESQUISADORES. 2002. (Outro).

BORGES, Á. A. C. . I ENCONTRO NACIONAL LINGUAGEM, HISTÓRIA, CULTURA. 2000. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Ciclo de Palestras em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.Literaturas Africanas de Língua Portuguesa,. 2017. (Outra).

IV ENCUENTRO DE LENGUAS INDIGENAS AMERICANAS.EFECTOS DE EVIDENCIA EN EL DISCURSO: PRODUCCIÓN DE CIUDADANÍA. 2017. (Encontro).

1º Simpósio #Intermídias. 2016. (Simpósio).

III COLÓQUIO FEMINISTA E DE GÊNERO: MULHERES VIOLÊNCIA : INTERSECCIONALIDADES.RITOS E CORES: TOMADA DE POSIÇÃO NO ACONTECIMENTO DISCURSIVO. 2016. (Outra).

CORPOS QUE (SE)IMPORTAM - II CONGRESSO NACIONAL E I CONGRESSO INTERNACIONAL DE LITERATURA E GÊNERO.A CONSTRUÇÃO DE UM ARQUIVO EM ESCRITAS DA HISTÓRIA E GÊNERO. 2015. (Simpósio).

XI CONGRESO INTERNACIONAL DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE ESTUDIOS DEL DISCURSO. GÊNERO EM DISCURSO: A CONSTRUÇÃO DE UM ARQUIVO. 2015. (Congresso).

ENCONTRO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LETRAS DA ueg. 2013. (Encontro).

ENCONTRO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LETRAS DA ueg.LINGUAGENS E ENSINO: DISCURSOS EM MOVIMENTO. 2013. (Encontro).

ENCONTRO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LETRAS DA ueg. 2013. (Encontro).

ESTÁGIO PROBATÓRIO-CUA/UFMT.ESTÁGIO PROBATÓRIO DOCENTE. 2013. (Outra).

II SEMANA CIENTÍFICA DO CAMPUS DO ARAGUAIA/UFMT.Avaliação de Comunicação Oral- II SEMANA CIENTÍFICA DO CAMPUS DO ARAGUAIA/UFMT. 2013. (Outra).

II SEMANA CIENTÍFICA DO CAMPUS DO ARAGUAIA/UFMT.Avaliação de Banner-II SEMANA CIENTÍFICA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA. 2013. (Outra).

SEMINÁRIO TEMÁTICO-HISTÓRIA ORAL: MEMÓRIA E HISTÓRIA. 2013. (Seminário).

III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE DO DISCURSO.LÍNGUA/MEMÓRIA: CONSTITUIÇÃO DA RESISTÊNCIA DO POVO XAVANTE. 2012. (Outra).

II SEMANA CIENTÍFICA DO CAMPUS DO ARAGUAIA/UFMT.A ANÁLISE DO DISCURSO MATERIALISTA: PROCEDIMENTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E ANALÍTICOS. 2012. (Outra).

SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE.FORMAÇÃO DOCENTE. 2012. (Seminário).

VII SEMINÁRIO DO CEHISP-"MÉXICO ATUAL: PRÁTICAS DISCURSIVAS NA CIÊNCIA, NO ENSINO, NOS MOVIMENTOS SOCIAIS. 2011. (Seminário).

XIV JORNADA INTERNACIONAL "HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS. 2011. (Outra).

GELCO-GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO CENTRO OESTE.LÍNGUA E GRAMÁTICA-DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ENSINO. 2008. (Encontro).

I ENCONTRO NACIONAL DE LINGUAGEM E IDENTIDADE.PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO/SUBJETIVAÇÃO:índios Xavante em Barra do Garças-MT. 2008. (Encontro).

III MOSTRA DE CURSOS DO IUNIARAGUAIA/UFMT.MOSTRA DO CURSO DE LETRAS. 2008. (Outra).

II JORNADA DE ESTUDOS DO CEPEL-"Escrita, fronteira e diversidade: a produção linguística em Mato Grosso.SENTIDOS MOVENTES: a retirada da esculturas xavante em uma praça de Barra do Garças-MT. 2008. (Outra).

VI SEMANA DE LETRAS: LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E CULTURA.ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A ARTICULAÇÃO DE SABERES. 2008. (Outra).

SEMANA DE RECEPÇÃO DOS CALOUROS DO IUNIARAGUAIA.EXTENSÃO/PESQUISA E ENSINO NA UNIVERSIDADE. 2007. (Encontro).

ENAL/ANAPE.TORNANDO O LIXO UM LUXO. 2006. (Oficina).

I ENCONTRO POLÍTICO PEDAGOGICO INDÍGENA.EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE CULTURAL. 2006. (Encontro).

III Seminário-Formação de Professores de Ciências.CURRÍCULO E PROJETO: espaço dialógico na Formação de Professores. 2006. (Seminário).

SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ANÁLISE DO DISCURSO: PERCURSOS DE AD NO BRASIL.SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ANÁLISE DO DISCURSO: PERCURSOS DE AD NO BRASIL. 2006. (Seminário).

VI SEMINÁRIO DE LINGUAGENS - LINGUAGENS: MEIOS, FORMAS E PRÁTICAS.A relação índio X não índio no espaço urbano: gestos de interpretação discursiva. 2006. (Seminário).

24º CONGRESSO DO ANDES-SINDICATO NACIONAL. PARTICIPAÇÃO COMO DELEGADA-ANDES. 2005. (Congresso).

24º CONGRESSO DO ANDES-SINDICATO NACIONAL. 24º CONGRESSO DO ANDES- SINDICATO NACIONAL. 2005. (Congresso).

A CONS TITUIÇÃO DISCURSIVA DO/SOBRE O ÍNDIO EM BARRA DO GARÇAS/MT:um paradoxo na praça.SIMPÓSIOS INTEGRADOS DE LETRAS. 2005. (Simpósio).

EMEL- Encontro Matogrosensse de Estudantes de Letras.O professor no cenário atual: inquietudes e vislumbres. 2005. (Encontro).

EMEL-Encontro Mato-grossense de Estudantes de Letras.DISCURSO, HISTÓRIA E MEMÓRIA. 2005. (Encontro).

ENCONTRO DE TRABALHO-LICENCIATURAS.Reformulação dos Cursos de Licenciatura da UFMT. 2005. (Encontro).

III SEMANA DO IDOSO-CICLO DE PALESTRAS.Participação do Ciclo de Palestras e declamadora. 2005. (Outra).

I SEMINÁRIO TEMÁTICO DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.A produção científica:uma questão de argumento. 2005. (Seminário).

SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS CULTURAS POPULARES.PARTICIPAÇÃO COMO DELEGADA-CULTURAS POPULARES. 2005. (Seminário).

56ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC. ARTE, DISCURSO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: Múltiplas vozes sobre/no Curso de Letras do ICLMA/UFMT. 2004. (Congresso).

II CONGRESSO DE CIÊNCIA E CULTURA DO MÉDIO ARAGUAIA. Falando a respeito do óbvio: projetos e currículo. 2004. (Congresso).

II FESTIVAL ECOLÓGICO CULTURAL DAS ÁGUAS DE MATO GROSSO-ÁGUAS DO ARAGUAIA.PAINEL-Linguagens Moventes: águas do Araguaia em textos verbais e não- verbais. 2004. (Outra).

II FESTIVAL ECOLÓGICO CULTURAL DAS ÁGUAS DE MATO GROSSO- ÁGUAS DO ARAGUAIA.Araguaia: educação e comunidades. 2004. (Outra).

II MOSTRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA-ICLMA/UFMT.CULTURARTE EM BANNER. 2004. (Outra).

V SEMINÁRIO DE LINGUAGENS-cultura, linguagens e mídias: poéticas e políticas.Nas veias do jornal: o funcionamento do discurso jornalístico sobre a Carta Pastoral de D. Pedro Casaldáliga. 2004. (Seminário).

III MOSTRA CIENTÍFICA-UNIVERSIDADE:conhecimento e cultura.CONHECIMENTO E CULTURA-MESA REDONDA. 2003. (Outra).

IV SEMINÁRIO DE LINGUAGENS-MESTIÇAGENS CULTURAIS.PARTICIPAÇÃO- MESTIÇAGENS CULTURAIS. 2003. (Seminário).

IV SEMINÁRIO DE LINGUAGENS-MESTIÇAGENS CULTURAIS.ÍNDIOS:UM PARADOXO NA PRAÇA-BARRA DO GARÇAS/MT. 2003. (Seminário).

MOSTRA DE EXTENSÃO.PROJETO: MOSTRA DE EXTENSÃO NO ICLMA/UFMT. 2003. (Outra).

A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO E O FINANCIAMENTO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. 2002. (Seminário).

FÓRUM DE ENSINO DE GRADUAÇÃO.PARTICIPAÇÃO-DISCUSSÕES SOBRE ENSINO DE GRADUAÇÃO. 2002. (Outra).

III SEMANA DE LETRAS-língua, literatura,crítica.TERRA NO DISCURSO JORNALÍSTICO: deslocamento para identidade. 2002. (Outra).

III SEMINÁRIO DE LINGUAGENS-POÉSIS NO CONTEMPORÂNEO. 2002. (Seminário).

III SENINÁRIO DE LINGUAGENS-POÉSIS NO CONTEMPORÂNEO.TERRA: no deslizar dos sentidos um modo de identificar. 2002. (Seminário).

PCN'S EM AÇÃO.EDUCAÇÃO INDÍGENA. 2002. (Outra).

II SEMINÁRIO DE LINGUAGENS-glocal signos e Cia.TERRA PARA QUEM NELA TRABALHA:um enunciado fundador. 2001. (Simpósio).

XII FÓRUM ACADÊMICO DE LETRAS.Pesquisa em Análise de Discurso-OFICINA. 2001. (Outra).

I COLÓQUIO.PÉ NO CHÃO DA MEMÓRIA PELOS SENTIDOS DA TERRA. 2000. (Outra).

I COLÓQUIO LINGUAGEM E HISTÓRIA.SENTIDOS DE TERRA DISPERSOS NA MEMÓRIA. 2000. (Outra).

I ENCONTRO NACIONAL DE LINGUAGEM, HISTÓRIA E CULTURA.MORTAL ESPAÇO DA TERRA CERCADA. 2000. (Encontro).

I ENCONTRO NACIONAL DE LINGUAGEM, HISTÓRIA E CULTURA.PARTICIPAÇÃO DAS ATIVIDADES GERAIS. 2000. (Encontro).

I SEMINÁRIO DE PESQUISA NA GRADUAÇÃO: você pesquisa? então...mostre!.Debatedora-Fórum de Pesquisa. 2000. (Seminário).

IV SEMANA DE LETRAS/I SEMINÁRIO DE PESQUISA NA GRADUAÇÃO.TERRA. 2000. (Seminário).

VI SELL-SEMINÁRIO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS.NAS VEIAS DO JORNAL: a terra. 2000. (Seminário).

1º FÓRUM DE EXTENSÃO DA UNEMAT.PARTICIPAÇÃO NAS DISCUSSÕES. 1999. (Outra).

III ENCONTRO FRANCO BRASILEIRO DE ANÁLISE DE DISCURSO.NAS VEIAS DO JORNAL: a terra. 1999. (Encontro).

I SEMINÁRIO DE LINGUAGENS.PROJETO COLETIVO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS: relato de experiência. 1999. (Seminário).

I SEMINÁRIO DE LINGUAGENS.PROJETO: NAS VEIAS DO JORNAL-SENTIDOS DE TERRA. 1999. (Seminário).

POLÍTICAS PÚBLICAS URBANAS:as redes de cidades.Participação como ouvinte. 1999. (Seminário).

V SEMINÁRIO DE TESE EM ANDAMENTO.PARTICIPAÇÃO GERAL DAS ATIVIDADES. 1999. (Seminário).

V SEMINÁRIO DE TESE EM ANDAMENTO.MINICURSO: PROCESSOS DE DESIGNAÇÃO, ENUNCIAÇÃO E INTERDISCURSO. 1999. (Outra).

V SEMINÁRIO DE TESES EM ANDAMENTO.NAS VEIAS DO JORNAL; A TERRA. 1999. (Seminário).

OFICINA DE LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA.LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA FINS ESPECÍFICOS. 1998. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Manuelly Regina de Almeida Antoniassi

MOTTA, A. L. A. R.; SOUZA-MALUF, O;BORGES, Á. A. C.. SUJEITO, ESPAÇO, ESTADO: MODOS DE INDIVIDUAÇÃO E SIGNIFICAÇÃO DO DISCURSO DE CAMPANHA ANTIFUMO. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Linguística) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Isadora Borges Guarda

BORGES, Á. A. C.; ASSOLINI, F. E. P.; LODI, A. C. B.. OS CAMINHOS DO LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO BILÍNGUE: as práticas pedagógicas no ensino de duas línguas. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGEDU) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP.

Aluno: Mariza Zanoni Pierezan

STÜBE, A. D.; SURDI da LUZ, M. N.;BORGES, Á. A. C.. O IMAGINÁRIO NA CONSTITUIÇÃO DO DIZER: A PRODUÇÃO DO SUJEITO INDÍGENA EM DOCUMENTOS OFICIAIS. 2018. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: SUELLEN CATHERINE DA SILVA SANTOS GAIVA

SOUZA-MALUF, O; NUNES, S. R.;BORGES, Á. A. C.. REDUÇÃO DA IDADE PENAL NA PEC 33/2012: CONSTRUÇÃO E DESDOBRAMENTO DE SENTIDOS PELA INJUNÇÃO DOS DISCURSOS CIENTÍFICO E JURÍDICO. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Linguística) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Lidia Garcia de Faria

SOUZA-MALUF, O; BRESSANIN, J. A.;BORGES, Á. A. C.. O DEFICIENTE/A DEFICIENTE COMO ACONTECIMENTO DISCURSIVO NOS JOGOS PARALÍMPICOS. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Linguística) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Lidia Garcia de Faria

SOUZA-MALUF, O; SILVA, V. R. M. E.;BORGES, Á. A. C.. JOGOS PARALÍMPICOS: MODOS DE SIGNIFICAÇÃO PARA O DEFICIENTE/A DEFICIÊNCIA. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Linguística) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: BRUNA CIELO CABRERA

SCHERER, A. E.;BORGES, Á. A. C.; DA SILVEIRA, V. F. P.; CERVO, L. M.. UMA HERANÇA DE DIREITOS ABSTRATOS: O DISCURSO INTEGRACIONISTA E SEUS EFEITOS DE SENTIDO NO ESTATUTO DO ÍNDIO (1973). 2017.

Aluno: Fernanda Luzia de Almeida Miranda

DEL PINO, J. C.; SILVA, J. S. da; MARCHI, M. I.;BORGES, Á. A. C.. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO IFMT-CAMPUS DE BARRA DO GARÇAS-E AS DEMANDAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2017. Dissertação (Mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENSINO) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

Aluno: Janete Furtak

BORGES, Á. A. C.; SILVA, V. R. M. E.; MAQUEA, V.. A COMUNIDADE E SUA HISTÓRIA: UMA PROPOSTA DE LEITURA E ESCRITA. 2015. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: César Vicente da Costa

BORGES, Á. A. C.. O FACEBOOK COMO ESPAÇO DE CIRCULAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE TEXTOS DE UMA TURMA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS (SINOP)) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Juliany Teixeira Reis

BORGES, Á. A. C.. A LUTA PELA TERRA NA REGIÃO NORTE-ARAGUAIA NA DÉCADA DE 70: UM ESPAÇO DE CONFRONTOS, VERSÕES E INVERSÕES. 2015. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Alessandra de Oliveira

BORGES, Á. A. C.. TEXTOS MULTIMODAIS NAS REDES SOCIAIS: DA LEITURA À PRODUÇÃO DE SENTIDOS. 2015. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO/SINOP.

Aluno: KELSSE NATHANIELLY BOFULLIN

MOTTA, A. L. A. R.; RENZO, A. M.;BORGES, Á. A. C.. OS MÚLTIPLOS SENTIDOS DE CONSUMISMO NAS PRÁTICAS DE LEITURA DE ALUNOS DO 8º ANO. 2015. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Jacqueline Rosália Zanatta

BORGES, Á. A. C.; RENZO, A. M.; SILVA, V. R. M. E.. OS SENTIDOS DE TRABALHADOR PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA BRASILEIRA. 2013. Dissertação (Mestrado em Línguística) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Diego Michel Nascimento Bezerra

COSTA, G. C. da; PESSOA, F. C. da C.;BORGES, Á. A. C.. A produção histórico-discursiva do nome da língua Apurinã. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Mariana Sena da Mata Queiroz

MIRANDA, M. G.;BORGES, Á. A. C.. USOS MODAIS DO VERBO TER EM PORTUGUÊS: MUDANÇA SEMÂNTICA E GRAMATICALIZAÇÃO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - UFMT/Campus Universitário do Araguaia.

Aluno: ESTELA APARECIDA DAMIÃO

STÜBE, A. D.;BORGES, Á. A. C.. SENTIDOS SOBRE O INDÍGENA EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: Grazielli Madalosso

BORGES, Á. A. C.. CONTRIBUIÇÕES DO PIBID/BIOLOGIA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS DOCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - UFMT/Campus Universitário do Araguaia.

Aluno: HAYANE FRANCIELY VIEIRA DE ALMEIDA

ARAÙJO,C. B. de;BORGES, Á. A. C.. A INFLUÊNCIA DO FACEBOOK NAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA) - Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Universitário do Araguaia.

Aluno: Simone Alves dos Santos

BRITO, Maria Claudino;BORGES, Á. A. C.. O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS, GEOGRAFIA E FÍSICA: A PRÁTICA DA PRÁTICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA) - Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Universitário do Araguaia.

Aluno: Nataly Evelyn Pará de Sousa

ARAÙJO,C. B. de;BORGES, Á. A. C.. A VIDA DO PROFESSOR HOMOSSEXUAL NA SOCIEDADE E NO AMBIENTE DE TRABALHO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA) - Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Universitário do Araguaia.

Aluno: Mayara Silva Nascimento

ARAÙJO,C. B. de;BORGES, Á. A. C.. A INCLUSÃO PELO TRABALHO: A DEFICIÊNCIA NO FOCO DISCURSIVO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA) - Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Universitário do Araguaia.

Aluno: Tatiane Castro Carvalho

ARAÙJO,C. B. de;BORGES, Á. A. C.. GAROTAS DE PROGRAMA: REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA) - Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Universitário do Araguaia.

Aluno: GLEICIANE SILVA QUEIROZ CORREIA

BORGES, Á. A. C.. GÊNEROS TEXTUAIS: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS AO ENSINO DE LÍNGUAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA/UFMT.

Aluno: Andréia Silva Pinto Marques

BORGES, Á. A. C.; CLARO, A. C.. A poética da contra ideologia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Sonia Maria P

BORGES, Á. A. C.; MAGALHAES, M. A. L.. da Silva.Mitos da Tribo Xavante. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Jamal Mahmud Lucas

BORGES, Á. A. C.; CLARO, A. C.. A importância do Ensino de Literaturacomo retrato cultural. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Lucinete Alves dos Santos

BORGES, Á. A. C.; GUIRRA, M. C. S.. A questão escolar indígena nas escolas públicas de Barra do Garças. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Roniel Ferreira Dutra

BORGES, Á. A. C.; SOUZA, C. P.. Gêneros textuais e ensino. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura plena em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Marinete de Jesus Correia Borges

BORGES, Á. A. C.; MARIMON, B. S.. A percepção ambiental regional a partir das letras de música de compositores de Nova Xavantina-MT. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Marinete de Jesus Correia Borges

BORGES, Á. A. C.. A PERCEPÇÃO AMBIENTAL REGIONAL A PARTIR DA LETRAS DE MÚSICA DE COMPOSITORES DA NOVA XAVANTINA-MT. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia-Campus de Nova xavantina) - Universidade Estadual de Mato Grosso.

Aluno: Rogerio de Souza Dantas

BORGES, Á. A. C.. Objetos de Aprendizagem como Técnica de Ensino. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática) - Universidade Federal de Mato Grosso.

BORGES, Á. A. C.; BRITO, M. C. S.; BERTOQUE, L. A. D. P.. BANCA EXAMINADORA DO PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO DE. 2018. UFMT/Campus Universitário do Araguaia.

BORGES, Á. A. C.. Banca Avaliadora dos trabalhos da linha de pesquisa Estudo de Processos Discursivos durante o(a) 5º Seminário de Tese e Dissertação em Andamento em Linguística - 5º SETEDI. 2018. Universidade do Estado de Mato Grosso.

BORGES, Á. A. C.; MIRANDA, M. G.; NEZ, E.. BANCA EXAMINADORA DO TESTE SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO. 2017. UFMT/Campus Universitário do Araguaia.

BORGES, Á. A. C.; MIRANDA, M. G.; NEZ, E.. BANCA EXAMINADORA DO PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO LETRAS/LINGUÍSTICA. 2017. UFMT/Campus Universitário do Araguaia.

BORGES, Á. A. C.. AVALIADOR dos trabalhos recebidos no II Encontro Internacional e VIII Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste - Gelco 2017. 2017. UFMT/Campus Universitário do Araguaia.

DA CRUZ BORGES, ÁGUEDA APARECIDA. XXI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2013. Universidade Federal de Mato Grosso.

BORGES, Á. A. C.. COMITÊ INTERNO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA- PIBIIC, PIBIC-AF, PIBITI E PROGRAMA VOLUNTARIADO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-VIC. 2013. Universidade Federal de Mato Grosso.

BORGES, Á. A. C.; REGINA, Célia Benquerer; CLARO, A. C.; CARDOSO NETO, O.; SOUSA, R. R.; SILVA, E. F.. Comissão de Avaliação de Desempenho Docente em Período Prrobatório. 2012. Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Universitário do Araguaia.

BORGES, Á. A. C.. Avaliação de Comunicação Oral- II SEMANA CIENTÍFICA DO CAMPUS DO ARAGUAIA/UFMT. 2012. CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA/UFMT.

BORGES, Á. A. C.. Avaliação de Banner-II SEMANA CIENTÍFICA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA. 2012. CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA/UFMT.

BORGES, Á. A. C.. II SEMANA CIENTÍFICA DO CAMPUS DO ARAGUAIA. 2012. UFMT/Campus Universitário do Araguaia.

BORGES, Á. A. C.. Avaliadora de Painéis no XVI Seminário de Iniciação Científica-UFMT. 2008. Universidade Federal de Mato Grosso.

REGINA, Célia Benquerer;BORGES, Á. A. C.; SOUZA, C. P.. Banca do Teste de Seleção para professor substituto, Auxiliar I. 2007. UFMT-IUniAraguaia.

BORGES, Á. A. C.. Banca do Teste Seletivo para professor interino do Departamento de Turismo- UNEMAT. 2005. Universidade do Estado de Mato Grosso.

BORGES, Á. A. C.. Comissão Científica no Iº Seminário de comunicação pública dos trabalhos monográficos de Conclusão de Curso do Programa Módulos Temáticos de Formação de Professores. 2004. Universidade Estadual de Mato Grosso.

BORGES, Á. A. C.. AVALIAÇÃO DE CANDIDATOS À SELEÇÃO PARA PROF. SUBSTITUTO. 2003. UFMT-INSTITUTO DE CIÊNCIAS E LETRAS DO MÉDIO ARAGUAIA.

BORGES, Á. A. C.. BANCA EXAMINADORA PARA TESTE SELETIVO NO CURSO DE LETRS NA ÁREA DE LINGÜÍSTICA E LÍNGUA PORTUGUESA. 2002. Universidade Estadual de Mato Grosso.

BORGES, Á. A. C.. COMISSÃO JULGADORA PRA ESCOLHER O NOME OFICIAL DO CORAL UNIVERSITÁRIO. 2002. Universidade Federal de Mato Grosso.

BORGES, Á. A. C.; REIS, M. G. S.; CUYABANO, E. D.. BANCA EXAMINADORA-TESTE SELETIVO-LINGÜÍSTICA E LP. 2002. Universidade Estadual de Mato Grosso.

BORGES, Á. A. C.. COMISSÃO CIENTÍFICA: I SEMINÁRIO DE PESQUISA GEOEDUCACIONAL-VALE DO GUAPORÉ. 2002. Universidade Estadual de Mato Grosso.

BORGES, Á. A. C.. Banca Examinadora para seleção do GT-Local/Pedagogia/Comodoro. 2001. Universidade Estadual de Mato Grosso.

BORGES, Á. A. C.. Banca Examinadora para seleção de GT-Local-Letras/Rosário Oeste. 2001. Universidade Estadual de Mato Grosso.

BORGES, Á. A. C.. CORREÇÕES ORTOGRÁFICAS DE RESUMOS-PROGRAMA DE PLENIFICAÇÃO. 2001. Universidade Estadual de Mato Grosso.

BORGES, Á. A. C.. BANCA DE SELEÇÃO DE CURSISTAS PAR ESPECIALIZAÇÃO "LATO SENSU". 1999. Universidade Estadual de Mato Grosso.

BORGES, Á. A. C.. AVALIAÇÃO DA III ETAPA-FORMAÇÃO FUNDAMENTAL BÁSICA/PARCELADAS. 1998. Universidade Estadual de Mato Grosso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Judite Gonçalves de Albuquerque

ALBUQUERQUE, J. G.; ZOPPI-FONTANA, M. G.; BARBAI, M. A.; DANGELIS, W. R.; PAYER, M. O.. Da aldeia para a cidade: processos de identificação/subjetivação do índio xavante na cidade de Barra do Garças/MT. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Claudia Regina Castellanos Pfeiffer

GUIMARÃES, Eduardo;CASTELLANOS PFEIFFER, C. R.; OLIVEIRA, Sheila Elias de. Membro de exame de qualificação de área (Semântica da enunciação) de doutorado "Tensões entre sentidos na enunciação do texto jurídico". 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Wilmar da Rocha D'Angelis

ZOPPI-FONTANA, M. G.; ALBUQUERQUE, Judite Gonçalves; BARBAI, Marcos A.;D'ANGELIS, Wilmar da Rocha; PAYER, Maria O.. Da aldeia para a cidade: processos de identificação/subjetivação do índio Xavante na cidade de Barra do Garças/MT. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Eduardo Roberto Junqueira Guimarães

GUIMARÃES, E. R. J.; FONTANA, Monica Graciela Zoppi; PAYER, Maria Onice; LAGAZZI, S. M.. Nas veias do jornal: a terra. Os sentidos sobre a carta Pastoral de D. Pedro Casaldáliga na Imprensa (1971). 2000. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Eduardo Roberto Junqueira Guimarães

GUIMARÃES, E. R. J.; PAYER, Maria Onice; FONTANA, Monica Graciela Zoppi; RODRIGUES, Suzy Maria Lagazzi. Nas veias do jornal: os sentidos sobre a crata pastoral de D. Pedro Casaldaliga na imprensa. 2000. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Eduardo Roberto Junqueira Guimarães

GUIMARÃES, E. R. J.; OLIVEIRA, Sheila Elias de; PFEIFFE, Claudia Regina Castellanos. Tensões entre sentidos na enunciação do texto jurídico. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Eduardo Roberto Junqueira Guimarães

GUIMARÃES, E. R. J.; FONTANA, Monica Graciela Zoppi. Nas veias do jornal a terra. 1999. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Sheila Elias de Oliveira

GUIMARÃES, Eduardo Roberto Junqueira;ELIAS DE OLIVEIRA, S., ou OLIVEIRA, S. E. de; PFEIFFER, C. R. C.. (Qualificação de Área) Tensões entre sentidos na enunciação do texto jurídico. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Onice Payer

PAYER, M. O.. Membro da Comissão Julgadora da Dissertação de Mestrado "Nas Veias do Jornal: a Terra".. 2000. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Onice Payer

PAYER, M. O.. Membro da Comissão Julgadora do Exame de Qualificação do Projeto de Dissertação "Nas Veias do Jornal: a Terra". 1999. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Onice Payer

PAYER, M. O.; FONTANA, M. G. Z.; ALBUQUERQUE, J.; DANGELIS, W. R.; BARBAI, M. A.. Da Aldeia para a Cidade: Processos de Identificação/Subjetivação do´Índio Xavante na Cidade de Barra do Garças/MT, Alteridade Irredutível?. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Marcos Aurélio Barbai

BARBAI, M. A.. Da Aldeia para a Cidade: processos de identificação/subjetivação do índio Xavante na cidade de Barra do Garças/MT. 2013. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Marcos Aurélio Barbai

BARBAI, M. A.. Da Aldeia para a Cidade: processos de identificação/subjetivação do índio Xavante na cidade de Barra do Garças/MT. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

José Horta Nunes

NUNES, J. H.; ZOPPI-FONTANA, M.; BARBAI, M.; BORGES, A. A. C.. Da aldeia para a cidade: processos de identificação/subjetivação do índio Xavante na cidade de Barra do Garça/MT, alteridade irredutível?. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Lennie Aryete Dias Pereira Bertoque

A LÍNGUA XAVANTE EM BARRA DO GARÇAS-MT:Bilingüismo e preconceito lingüístico; Início: 2005; Iniciação científica (Graduando em LETRAS) - UFMT-INSTITUTO DE CIÊNCIAS E LETRAS DO MÉDIO ARAGUAIA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Bruno Ribeiro Silva

O discurso da fome em Ameríndia; Início: 2005; Iniciação científica (Graduando em LETRAS) - UFMT-INSTITUTO DE CIÊNCIAS E LETRAS DO MÉDIO ARAGUAIA; (Orientador);

LUCILENE APARECIDA DE OLIVEIRA

A ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ?DIDÁTICA E METODOLOGIA DE) - Universidade Federal de Mato Grosso/IUniAraguaia; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Mauremice Martins dos Reis

LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ?DIDÁTICA E METODOLOGIA DE) - Universidade Federal de Mato Grosso/IUniAraguaia; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Sofia Cristina dos Santos Torres de Nigres

UM PERCURSO TEÓRICO PARA FUNDAMENTAR A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA/LEITURA; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Línguística e Alfabetização) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Vaina Ferreira da Silva

PROVA/NOTA: DESVENDAR PARA INTERVIR NO PROCESSO AVALIATIVO; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Linguística) - Universidade Estadual de Mato Grosso; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Ernandes Araujo Nascimento

PIADA-GÊNERO TEXTUAL HUMORÍSTICO-modos de interpretação discursiva; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos de Linguagem: Língua e Literatura) - UFMT-INSTITUTO DE CIÊNCIAS E LETRAS DO MÉDIO ARAGUAIA; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Edinair Pereira Martins

UM OLHAR SOBRE OS NOMES QUE IDENTIFICAM A CIDADE DE ARAGARÇAS: história e análise; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos de Linguagem: Língua e Literatura) - UFMT-INSTITUTO DE CIÊNCIAS E LETRAS DO MÉDIO ARAGUAIA; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Izaildo Santos Souza

A nomeação de ruas e avenidas em Água Boa-MT: discurso fundador; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em "Lato Senso" em Estudos da Linguagem: Língua e Lit) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Fátima Martinez Ribeiro

Os sentidos da mulher nas letras de música "funk"; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação "lato sensu" em Língua Portuguesa e) - Universidade Estadual de Mato Grosso; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Joao Antonio da Silva

MST: do campo para a cidade, um jeito de conquistar o retorno definitivo para o campo; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação "lato sensu" em Língua Portuguesa e) - Universidade Estadual de Mato Grosso; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Beatriz Irber

Evasão escolar: pontos de vista com base discursiva; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos de Linguagem: Língua e Literatura) - UFMT-INSTITUTO DE CIÊNCIAS E LETRAS DO MÉDIO ARAGUAIA; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Denice Dresch

Leitura: substância fundamental para a escrita; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos de Linguagem: Língua e Literatura) - UFMT-INSTITUTO DE CIÊNCIAS E LETRAS DO MÉDIO ARAGUAIA; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Edith Juraci Kummer

Avaliação do rendimento escolar como objeto de exclusão social: sob um olhar discursivo; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos de Linguagem: Língua e Literatura) - UFMT-INSTITUTO DE CIÊNCIAS E LETRAS DO MÉDIO ARAGUAIA; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Elsa Aparecida Coelho

A concepção de qualidade de educação para a sociedade de Canarana-MT: uma análise discursiva; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos de Linguagem: Língua e Literatura) - UFMT-INSTITUTO DE CIÊNCIAS E LETRAS DO MÉDIO ARAGUAIA; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Joana Solange Borgo Polato

Aceleração: para mudar tem que preparar; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos de Linguagem: Língua e Literatura) - UFMT-INSTITUTO DE CIÊNCIAS E LETRAS DO MÉDIO ARAGUAIA; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Maria Aparecida Vilela Bueno

Pressupostos e subentendidos como formadores de opinião; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos de Linguagem: Língua e Literatura) - UFMT-INSTITUTO DE CIÊNCIAS E LETRAS DO MÉDIO ARAGUAIA; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Luciane Miranda Faria

LEMA ROTÁRIO: ORDEM OU CONSELHO?um estudo discursivo de lemas do Rotary Club; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação "lato sensu" em Língua Portuguesa e) - Universidade Estadual de Mato Grosso; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Marcia de Oliveira Costa

Ver/sentir/constituir espaços: discurso do/sobre o sem-teto em Cáceres-MT; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação "lato sensu" em Língua Portuguesa e) - Universidade Estadual de Mato Grosso; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Rita de Cássia Cruz Coelho

Leitura no Contexto Escolar-professor e aluno lêem?; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação "lato sensu" em Língua Portuguesa e) - Universidade Estadual de Mato Grosso; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Alexandra Bressanin

"POR UMA TERRA SEM MALES": uma análise discursiva do Lema da Campanha da Fraternidade-2002; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação "lato sensu" em Língua Portuguesa e) - Universidade Estadual de Mato Grosso; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Nyrégia Moreira da Silva

DEUS É DEUSA: A EXCLUSÃO DOS ASPECTOS FEMININOS DA DIVINDADE CRISTÃ COMO EFEITO DO APAGAMENTO DA MULHER CONTEMPORÂNEA NO DISCURSO RELIGIOSO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - UFMT/Campus Universitário do Araguaia; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

BRENDON SILVA COELHO

RESSIGNIFICAÇÕES DO TRIÂNGULO ROSA NO VIDEOCLIPE BORN THIS WAY DA CANTORA LADY GAGA: UM RENASCIMENTO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - UFMT/Campus Universitário do Araguaia; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Ricardo Morais Freitas

AMOR e CORPO NA PALAVRA EM "A FÚRIA DO CORPO" DE JOÃO GILBERTO NOLL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA) - Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Universitário do Araguaia; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

KÉZIA ALVES DE SOUZA

BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR E O DESAFIO PARA EDUCADORES EM PARCERIA COM A FAMÍLIA E A SOCIEDADE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA) - Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Universitário do Araguaia; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Clélia do Nascimento

CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA) - Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Universitário do Araguaia; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

SKARLLETHY ORHANA DA SILVA VALIN

O CORPO SIGNIFICA, RESISTE E EXISTE NA LINGUAGEM DA DANÇA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA) - Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Universitário do Araguaia; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

EZILDA ARANTE FIGUEIREDO SOUSA

OS PERCALÇOS DA EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO EM POUSO ALTO, DISTRITO DE TORIXORÉU-MT; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA) - Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Universitário do Araguaia; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

CLAUDIO HENRIQUE BARROS DE FREITAS

LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA) - Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Universitário do Araguaia; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

BRUNA BARBOSA DE FREITA

ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS NA CONSTRUÇÃO DA PERSUASÃO E DISPUTA EM PROPAGANDAS AUTOMOTIVAS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA) - Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Universitário do Araguaia; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

DANIEL ENGLEITINER

VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS: INSTRUMENTO DE AUTOPROTEÇÃO E JOGO PARA BURLAR O SISTEMA PENITENCIÁRIO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA) - Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Universitário do Araguaia; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

GISELE NAIARA DE OLIVEIRA

A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM INDÍGENA EM LIVROS DIDÁTICOS: GESTOS DE INTERPRETAÇÃO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - UFMT/Campus Universitário do Araguaia; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Maressa Balbino Correia

DIVERSAS IMAGENS NUMA SÓ MULHER: DISCURSIVIDADE NO AUTO " MORTE E VIDA SEVERINA" DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - UFMT/Campus Universitário do Araguaia; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Luana Nobre Aquino de Lavor

INTERPELAÇÃO DO DISCURSO RELIGIOSO X RESISTÊNCIA: A CONSTRUÇÃO DE IMAGENS E NOMES DE ALDEIAS XAVANTE; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - UFMT/Campus Universitário do Araguaia; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Nádia Beatriz Arruda Campos

A CONSTITUIÇÃO DISCURSIVA SOBRE A MULHER EM TEXTOS ESCOLARES; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - UFMT/Campus Universitário do Araguaia; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

VALDILÉIA SOUZA SILVANA

ANÁLISE DISCURSIVA DAS PARÁBOLAS: "A OVELHA PERDIDA", "A DRACMA" E " O FILHO PRÓDIGO"; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA/UFMT; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Priscila Galvão Ataídes de Assunção

FORMAÇÃO DE LEITORES E ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA/UFMT; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Mariangela Rossini

O "internetês" em sala de aula; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turma Especial de Letras /IUniAraguaia-Água Boa) - Universidade Federal de Mato Grosso/IUniAraguaia; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Elisângela Marion

Avaliação e ensino-aprendizagem; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turma Especial de Letras /IUniAraguaia-Água Boa) - Universidade Federal de Mato Grosso/IUniAraguaia; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Rubens Vicente da Silva

O NÍVEL DE LEITURA NO CURSO DE LETRAS: CAUSAS E CONSEQÜÊNCIAS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso/IUniAraguaia; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Fernando José Gonçalves

A CONTRIBUIÇÃO DO TAEKWON-DO NO DESENPENHO DA LINGUAGEM EM SALA DE AULA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turma Especial de Letras /IUniAraguaia-Água Boa) - Universidade Federal de Mato Grosso/IUniAraguaia; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Lucilane Dantas da Silva

Primavera do Leste: discurso fundador; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Raquel Paulino de Souza

Propaganda 'outdoor': modos de interpretação discursiva; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Elaine Pereira Cavalcante

Correção de textos na escola: uma perspectiva discursiva; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Adelice Coelho de Morais

Vocábulos peculiares na conversação do idoso de Barra do Garças; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Eliane da Costa

Professor real X professor ideal; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - UFMT-INSTITUTO DE CIÊNCIAS E LETRAS DO MÉDIO ARAGUAIA; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Fernanda Luzia de Almeida Miranda

A prática discursiva da sociedade "branca" envolvida no processo escolar: um imaginário sobre o índio; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Divanéia Moreira Magalhães

O estudo da variação lingüística no combate ao preconceito lingüístico; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Cristiane Goularte Lima

Livro Didático: Leitura e produção de textos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Maria das Graças Machado

A importância de trabalhar a fala na sala de aula; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Dayanna Vieira de Jesus

Os surdos sob visão científica, histórica e social; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Ana Rosa Silva Costa

Idoso X sexo; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Programa Módulos Temáticos de Formação de Professo) - Universidade Estadual de Mato Grosso; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Márcio Coronel Malavazi

O proceso de colonização de Guarantã do Norte/MT sob os olhares dos documentos oficiais, dos colonos e dos posseiros; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras do Programa Módulos Temáticos de Formação d) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Maria Elizabeth

O discurso da população de Mirassol do Oeste sobre o lema da campanha da Fraternidade-2002; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Márcia Benites Sanches

A questão das drogas em escolas públicas de Barra do Garças; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura plena em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Edilson Pereira Santos

CPT: História de Lutas no Araguaia; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Maria de Jesus Carvalho Lima

Participação da Prelazia na organização e fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município de São Félix do Araguaia-MT; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Vera Lúcia Berto

Problemas de aprendizagem oral e escrita: uma abordagem lingüística; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Cleusa Flausino Righetti

Uma análise da proposta de redação do livro didático do Ensino Médio-vol; Único, de Maia (2000); 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Mirian Quintanilha Failde

Concepção de leitura dos alunos das 5ª séries da Escola Estadual Monte verde e do Centro Municipal de Promoção educacional-Monte Verde/MT; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Conceição Aparecida dos Santos

O que constitui o gostar e/ou não gostar de produção de texto; ; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Tuíse Brito Rodrigues

Ensino de Gramática: cruzando materiais para uma análise discursiva; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso/IUniAraguaia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Bethânia Nunes Ferreira

Gramática e variação lingüística: encontro ou desencontro em sala de aula; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso/IUniAraguaia; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Fernanda Luzia de Almeida Miranda

A prática discursiva e a relação entre índios e grupos sociais das cidades de Barra do Garças, Pontal do Araguaia/MT, e Aragarças/Go; ; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em LETRAS) - UFMT-INSTITUTO DE CIÊNCIAS E LETRAS DO MÉDIO ARAGUAIA, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Águeda Aparecida da Cruz Borges;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vera Regina Martins e Silva

DA ALDEIA PARA A CIDADE: processos de identificação/subjetivação; Início: 2009; Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; (Coorientador);

Vera Regina Martins e Silva

Da aldeia para a cidade : processos de identificação/subjetivação do índio Xavante na cidade de Barra do Garças/MT, alteridade irredutível?; 2013; Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas,; Coorientador: Vera Regina Martins e Silva;

Olímpia Maluf Souza

Início: 2018; Universidade do Estado de Mato Grosso;

Mónica Graciela Zoppi Fontana

Da aldéia para a cidade: processos de identificação/subjetivação do índio Xavante na cidade de Barra do Garças-MT, alteridade irredutível?; 2012; Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mónica Graciela Zoppi Fontana;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VALIM, S. O. da S. ; BORGES, Á. A. C. . O CORPO SIGNIFICA, RESISTE E EXISTE NA LINGUAGEM DA DANÇA. POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM , v. 25, p. 193-388, 2018.

  • BORGES, Á. A. C. . SER MULHER INDÍGENA: RESISTÊNCIA E SUBJETIVAÇÃO. LITTERA ONLINE , v. 7, p. 49-64, 2018.

  • BITANTE, L. ; BORGES, ÁGUEDA APARECIDA DA CRUZ ; LOBO, R. P. B. . Travestilidade às avessas - a desconstrução de uma ?paródia? identitária. REVISTA ESTUDOS FEMINISTAS , v. 25, p. 473-494, 2017.

  • BORGES, ÁGUEDA APARECIDA DA CRUZ . Memória e atualidade: um percurso, um olhar, um (des)encontro. RESGATE - Revista Interdisciplinar de Cultura , v. 24, p. 55-72, 2016.

  • BORGES, Á. A. C. . NO SILÊNCIO DO DIZER E DA NOMEAÇÃO: FORTALEZA E CONSTITUIÇÃO DA MULHER XAVANTE. Trabalhos Completos ALED Puebla Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso , v. 1 e 2, p. 1-12, 2015.

  • BORGES, Á. A. C. . Relacão sujeito indígena/cidade: Análises para a construção de um objeto de pesquisa. Rua (UNICAMP) , v. 20/II, p. 73-95, 2014.

  • DA CRUZ BORGES, ÁGUEDA APARECIDA . Efeitos de sentido da política de -proteção- aos indígenas brasileiros. Amerika , v. 8, p. 08-25, 2013.

  • BORGES, Á. A. C. . A REESCRITURA DA EXPRESSÃO ?POPULAÇÃO NEGRA? EM TEXTOS DA POLÍTICA NACIONAL DA IGUALDADE RACIAL. Web-Revista Discursividade: Estudos Lingüísticos , v. 09, p. 12-28, 2012.

  • BORGES, Á. A. C. . LÍNGUA E MEMÓRIA: EFEITOS DE SENTIDO NA MANUTENÇÃO DA CULTURA. Revista Ecos (Cáceres) , v. 12, p. 145-161, 2012.

  • BORGES, Á. A. C. . A CONTRADIÇÃO NO ENTREMEIO DOS JORNAIS: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DE DISCURSO MATERIALISTA. Revista Ecos (Cáceres) , v. 10, p. 141-156, 2011.

  • BORGES, Á. A. C. . TENSÕES ENTRE SENTIDOS NA ENUNCIAÇÃO DO TEXTO JURÍDICO. Travessias (UNIOESTE. Online) , v. 05, p. 01-17, 2009.

  • BORGES, Á. A. C. . NAS VEIAS DO JORNAL: O FUNCIONAMENTO DO DISCURSO JORNALÍSTICO SOBRE A CARTA PASTORAL DE D. PEDRO CASALDÁLIGA. Ícone: Revista de Letras (UEG. São Luís de Montes Belos) , v. 01, p. 01-19, 2007.

  • BORGES, Á. A. C. ; MIRANDA, Fernanda Luzia de Almeida . Discurso Literário e Realidade: um encontro na interpretação de Quarup, de Antonio Callado. Panorâmica (UFMT. Pontal do Araguaia) , v. 7, p. 59-72, 2007.

  • BORGES, Á. A. C. ; MIRANDA, F. L. A. . DISCURSO LITERÁRIO E REALIDADE; ENCONTRO NA INTERPRETAÇÃO DE QUARUP, DE ANTONIO CALLADO. Panorâmica (UFMT. Pontal do Araguaia) , v. 07, p. 59-73, 2007.

  • BORGES, Á. A. C. . A CONSTITUIÇÃO DISCURSIVA SOBRE O ÍNDIO EM BARRA DO GARÇAS/MT: UMPARADOXO NA PRAÇA. Panorâmica (UFMT. Pontal do Araguaia) , v. 06, p. 115-139, 2005.

  • BORGES, Á. A. C. . LÍNGUA MATERNA OU MADRASTA: a língua da escola e a variação lingüística. REVISTA ECOS, UNEMAT EDITORA-Cáceres-MT, v. 002, 2004.

  • BORGES, Á. A. C. . TERRA: um enunciado fundador. REVISTA DE ESTUDOS ACADÊMICOS, CÁCERES-MT, v. 005, 2001.

  • BORGES, Á. A. C. . REVIRANDO PAPÉIS E MEMÓRIA: uma retrospectiva sobre o meu curso de letras. REVISTA DE ESTUDOS ACADÊMICOS, CÁCERES-MT, v. 004, 2000.

  • BORGES, Á. A. C. . DA ALDEIA PARA A CIDADE: PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO/SUBJETIVAÇÃO E RESISTÊNCIA INDÍGENA. 1ª. ed. Cuiabá: EdUFMT, 2018. v. 1. 164p .

  • BORGES, Á. A. C. . SUBJETIVAÇÃO INDÍGENA NA CIDADE: UMA PRESENÇA NEGADA. In: Oliveira, Rosimar Regina Rodrigues de.; Oliveira, Sheila Elias de.; Rodrigues, Marlon Leal; Karin, Taisir Mahamudo (Orgs.). (Org.). LINGUAGEM E SIGNIFICAÇÃO: SUJEITOS INDÍGENAS. 1ed.Campinas: Pontes, 2018, v. 1, p. 105-119.

  • Menesês, P.R. R ; BORGES, Á. A. C. . D. PEDRO CASALDÁLIGA NA SEÇÃO 'CARTAS DE NOSSO BISPO' DO JORNAL ALVORADA NO PERÍODO DA DITADURA MILITAR-O POLÍTICO E O RELIGIOSO. LINGUAGEM E SIGNIFICAÇÃO: PRÁTICAS SOCIAIS. 1ed.CAMPINAS: PONTES, 2018, v. II, p. 169-193.

  • BORGES, Á. A. C. . NO DETALHE DO TRAÇO: RITOS, CORES E RESISTÊNCIA. In: ZOPPI FONTANA, Mónica G.; FERRARI, Ana Josefina (Orgs.). (Org.). MULHERES EM DISCURSO: IDENTIFICAÇÕES DE GÊNERO E PRÁTICAS DE RESISTÊNCIA. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2017, v. 2, p. 251-272.

  • BORGES, Á. A. C. . SUJEITO/ESPAÇO/LÍNGUA E MEMÓRIA: RELAÇÕES HISTÓRICAS - reformulações. In: PAYER, Maria Onice; CELADA, Maria Teresa.. (Org.). SUBJETIVAÇÃO E PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO - sujeitos e línguas em práticas discursivas - inflexões no ensino. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2016, v. II, p. 95-123.

  • BORGES, Á. A. C. . EFEITOS DA TEMPORALIDADE NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO INDÍGENA EM ESPAÇO URBANO. In: DI RENZO, Ana; MOTTA, Ana Luiza Artiaga R. da. (Org.). CIÊNCIA, LÍNGUA E ENSINO. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2016, v. 1, p. 125-139.

  • BORGES, Á. A. C. . SUJEITO/ESPAÇO/LÍNGUA E MEMÓRIA: RELAÇÕES HISTÓRICAS. In: SILVA, A. R. da; [et all.]. (Org.). LINGUAGEM E CULTURA: VIAGEM PELA LITERATURA ARTE E DISCURSOS. 1ªed.PORTO ALEGRE -RS: INSTITUTO DE LETRAS - UFRGS, 2014, v. I, p. 213-231.

  • BORGES, Á. A. C. . ARQUIVO E MEMÓRIA: OBSERVAÇÕES TEÓRICAS E ANALÍTICAS EM "FLAGRANTES" NA CIDADE. In: Joelma Aparecida Bressanin; Neuza Zattar; Taisir Mahmudo Karim; Ana Maria di Renzo. (Org.). LINGUAGEM E INTERPRETAÇÃO: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS DIZERES NA HISTÓRIA. 1ªed.Campinas-SP: Editora RG, 2013, v. I, p. 43-58.

  • BORGES, Á. A. C. . CORPO INDÍGENA E CORPO DA CIDADE: ENTRECRUZAMENTOS E CONTRADIÇÕES DISCURSIVAS. In: Albano Dalla Pria; Ana Luiza Artiaga R. da Mottaz; Ana Di Renzo; Edileusa Gimenes Moralis. (Org.). LINGUAGEM, ESCRITA E TECNOLOGIA. 1ªed.Campinas-SP: Pontes Editores, 2013, v. I, p. 23-34.

  • BORGES, Á. A. C. . O CORPO INDÍGENA ENREDADO NO CORPO DA CIDADE: EFEITOS DO/NO DISCURSO. In: FERREIRA, C. L; INDURSKY, F.; MITTMANN, S.. (Org.). O ACONTECIMENTO DO DISCURSO NO BRASIL. 1ªed.CAMPINAS: MERCADO DE LETRAS, 2013, v. I, p. 249-262.

  • BORGES, Á. A. C. . LÍNGUA PORTUGUESA PARA ÍNDIOS MUNDURUKU: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ENSINO. In: D'ANGELIS, WILMAR.. (Org.). ENSINO DE PORTUGUÊS EM COMUNIDADES INDÍGENAS (1ª E 2ª LÍNGUA). 1ªed.CAMPINAS-SP: CURT NIMUENDAJÚ, 2013, v. I, p. 13-23.

  • BORGES, Á. A. C. . Índios Xavante X não-índios na cidade de Barra do Garças/MT: gestos de interpretação discursiva. In: INDURSKY,Freda; FERREIRA, Maria Cristina Leandro;MITTMANN, Solange.. (Org.). O discurso na contemporaneidade: materialidades e fronteiras. 1ªed.São Carlos-SP: Claraluz Editora, 2009, v. 1, p. 357-368.

  • BORGES, Á. A. C. ; MIRANDA, F. L. A. . Uma travessia pela história: contribuições da Análise de Discurso para pensar o espaço escolar indígena. In: Roberto Leiser Baronas. (Org.). Estudos Discursivos em Mato Grosso: limiares. 1ed.São Carlos/Cuiabá: EdUFMT, 2008, v. 04, p. 17-39.

  • BORGES, Á. A. C. . TERRA NO LIMIAR DOS SENTIDOS. In: ROBERTO LEISER BARONAS. (Org.). IDENTIDADE CULTURAL E LINGUAGEM. 1ªed.Cáceres: UNEMAT/PONTES, 2005, v. , p. 07-227.

  • BORGES, Á. A. C. . REVIRANDO PAPÉIS E MEMÓRIA. REVISTA DE ESTUDOS ACADÊMICOS, CÁCERES/CENTRO CULTURAL, , v. 04, p. 09 - 185, 15 maio 2000.

  • BORGES, Á. A. C. . A UTOPIA É POSSÍVEL. CADERNO DIVERSOS, ROSÁRIO OESTE, , v. 01, p. 01 - 08, 01 jan. 1999.

  • BORGES, Á. A. C. . PESQUISA EM JORNAL CONTA SOBRE A CARTA PASTORAL DE D. PEDRO: uma Igreja da Amazônia em conflito com o latifúndio e a marginalização social.. UNIVER CIDADE, Cáceres-MT.

  • BORGES, Á. A. C. . UFMT SURPREENDE A COMUNIDADE COM A MOSTRA DE EXTENSÃO. O CORTUSA.

  • BORGES, Á. A. C. . NO SILÊNCIO DO DIZER E DA NOMEAÇÃO: FORTALEZA E CONSTITUIÇÃO DA MULHER XAVANTE. In: X Congresso Internacional da ALED- Associação Latino Americana de Análise do Discurso, 2015, PUEBLA - México. Trabalhos Completos da ALED Puebla. São Carlos-São Paulo: UFSCAR, 2013. v. 2. p. 1-12.

  • BORGES, Á. A. C. . ENSINAR E APRENDER COM SENTIDO: A LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS MUNDURUKU DE SAI-CINZA. In: IV SIMELP - SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA- Língua Portuguesa: ultrapassando fronteiras, unindo culturas, 2013, GOIÂNIA. Língua Portuguesa: ultrapassando fronteiras, unindo culturas. GOIÂNIA: FUNAPE, 2013. v. 1. p. 2152-2159.

  • BORGES, Á. A. C. . MODOS DE ATRIBUIÇÃO DA CIDADANIA: EFEITOS DE EVIDÊNCIA NO DISCURSO. In: ABRALIN EM CENA, 2012, CUIABÁ. ABRALIN EM CENA. CUIABÁ: EDUFMT, 2012. v. 03. p. 12-22.

  • BORGES, Á. A. C. . EFEITOS DE EVIDÊNCIA E ORIGEM: A PRODUÇÃO DA CIDADANIA. In: 2ª JORNADA INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO-2ª JIED, E 1º EIID-ENCONTRO INTERNACIONAL DA IMAGEM EM DISCURSO, 2012, MARINGÁ. ANAIS DA 2ª JIED E 1º EIID. MARINGÁ: UNIVERSIDADE DE MARINGÁ, 2012. v. 2. p. 12-24.

  • BORGES, Á. A. C. . DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ENSINO:LÍNGUA PORTUGUESA PARA ÍNDIOS MUNDURUKU. In: II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA-SIELP, 2012, Uberlândia. ANAIS DO SIELP. UBERLÂNDIA-MG: EDUFU, 2012. v. 2. p. 10-29.

  • BORGES, Á. A. C. . O CORPO INDÍGENA ENREDADO NO CORPO DA CIDADE: EFEITOS DO/NO DISCURSO. In: V SEAD - O ACONTECIMENTO DO DISCURSO: FILIAÇÕES E RUPTURAS, 2011, PORTO ALEGRE-RS. Anais do V SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso [recurso eletrônico] ? Porto Alegre : Instituto de Letras da UFRGS , 2011.. PORTO ALEGRE: UFRGS-RS, 2011. v. 1. p. 12-23.

  • BORGES, Á. A. C. . IDENTIFICAÇÃO/SUBJETIVAÇÃO. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN-40 ANOS, 2009, JOÃO PESSOA. ABRALIN 40 ANOS. JOÃO PESSOA: IDEIA, 2009. p. 84-92.

  • BORGES, Á. A. C. ; PEREIRA, Lucimar Luisa . Para uma história das ideias linguísticas - uma reflexão sobre a resistência do povo. In: II Encuentro de Lenguas indígenas Americanas : II Simposio Internacional de Lingüística Amerindia, 2009, Resistencia. Libro de Actas del Congreso realizado en la ciudad de Resistencia, del 17-19 de septiembre de 2009. Resistencia: Consejo Nacional Investigaciones Científicas Técnicas - CONICET, 2009. v. 1. p. 08-16.

  • BORGES, Á. A. C. . ÍNDIOS XAVANTE X NÃO-ÍNDIOS NA CIDADE DE BARRA DO. In: III Seminário de Análise de Discurso-O discurso na contemporaneidade: materialiidades e fronteiras, 2007, Porto Alegre-RS. III SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO DISCURSO. PORTO ALEGRE: UFRGS, 2007. p. 01-15.

  • BORGES, Á. A. C. . ENTRE A ESCRITURA E A ORALIDADE - RELAÇÃO SUJEITO/LÍNGUA e MEMÓRIA. In: Semana de Letras & VII Encontro Nacional Linguagem História e Cultura, 2015, CÁCERES. Anais Vol. 12 (2015): Semana de Letras & VII Encontro Nacional Linguagem História e Cultura, Cáceres/MT, Brasil, 25-28 Agosto 2015, Centro de Estudos e Pesquisa em Linguagem & Programa de Pós-Graduação em Linguística. Cáceres: Autor Corporativo Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT Centro de Estudos e Pesquisa em, 2015. v. 1. p. 8-8.

  • BORGES, Á. A. C. . UM RECORTE NA CIDADE: MODOS DE CONHECER O ÍNDIO FORA DA ALDEIA. In: VIII SEMINÁRIO DE LINGUAGENS-LINGUAGENS: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS, 2010, CUIABÁ. LINGUAGENS; DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. CUIABÁ: EDITORA DA UFMT, 2010. p. 19-20.

  • BORGES, Á. A. C. . UM RECORTE NA CIDADE: MODOS DE CONCEBER O ÍNDIO FORA DA ALDEIA. In: SELIN-SEMINÁRIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DA UNESP, 2010, ARARAQUARA. ANAIS DO SELIN-SEMINÁRIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DA UNESP. ARARAQUARA: FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA UNESP, 2010. v. 1. p. 144-145.

  • BORGES, Á. A. C. . Da aldeia para a cidade: processos de Identificação/Subjetivção do índio Xavante na cidade de Barra do Garças/MT. Alteridade irredutível?. In: IV ENALIHC-ENCONTRO NACIONAL DAS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM, HISTÓRIA E CULTURA, 2009, SINOP/MT. IV ENALIHC. CÁCERES/ SINOP: CEPEL-UNEMAT, 2009. v. 1. p. 20-29.

  • BORGES, Á. A. C. . A relação índio X não índio no espaço urbano: gestos de interpretação discursiva. In: VI SEMINÁRIO DE LINGUAGENS - LINGUAGENS: MEIOS, FORMAS E PRÁTICAS, 2006, CUIABÁ. LINGUAGENS: MEIOS. FORMAS E PRÁTICAS, 2006.

  • BORGES, Á. A. C. . ACONSTITUIÇÃO DISCURSIVA DO/SOBRE O ÍNDIO EM BARRA DO GARÇAS/MT:UM PARADOXO NA PRAÇA. In: SIMPÓSIOS INTEGRADOS DE LETRAS "LINGUAGEM:MÚLTIPLOS OLHARES", 2005, Goiânia. II CONPEEX- "LINGUAGEM MÚLTIPLOS OLHARES", 2005.

  • BORGES, Á. A. C. ; REIS, C. M. D. R. ; MORBECK, B. S. ; GUIRRA, M. C. S. ; BRITO, M. C. S. ; MAGALHAES, M. A. L. ; FARIAS, O. M. ; CAMPOS, R. A. B. . ARTE, DISCURSO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: múltiplas vozes sobre/no Curso de Letras do ICLMA/UFMT. In: 56ª Reunião Anual da SBPC, 2004, Cuiabá. PROGRAMA-56ª REUNIÃO ANUAL SBPC- Universidade Federal de Mato Grosso. São Paulo: Imprensa Oficial, 2004.

  • BORGES, Á. A. C. . O sentido de terra: dimensões heterogêneas. In: Ciclo de Paletras no Núcleo Pedagógico da UNEMAT, em Comodoro-MT, 2003, Comodoro-MT. Caderno de Resumos de Palestras-Núcleo de Comodoro. Cáceres-MT: UNEMAT, 2003.

  • BORGES, Á. A. C. . Pesquisa em Educação Especial e Linguagem. In: XIV FALE-Fórum Acadêmico de Letras, 2003, Jataí-GO. FÓRUM ACADÊMICO DE LETRAS. Jataí: Projeto Gráfico-CAJ-Campus Avançado da UFG, 2003.

  • BORGES, Á. A. C. . A Constituição discursiva do/sobre o índio em Barra do Garças/MT: Um paradoxo na PraçaT. In: IV SEMINÁRIO DE LINGUAGENS; mestiçagens culturais, 2003, Cuiabá. Caderno de Resumos. Cuiabá: Doccenter Serviços de cópias e impressões, 2003.

  • BORGES, Á. A. C. . EDUCAÇÃO SUPERIOR INDÍGENA: Uma experiência de vida. In: I CONGRESSO DE CIÊNCIA E CULTURA DO MÉDIO ARAGUAIA, 2003, BARRA DO GARÇAS. I CONGRESSO DE CIÊNCIA E CULTURA-UFMT/ICLMA. CUIABÁ: UFMT, 2002.

  • BORGES, Á. A. C. . TERRA: No deslizar dos sentidos um modo de identificar. In: III - Seminário de Linguagens poésis no Contemporâneo, 2002, Cuiabá-MT. III - Seminário de Linguagens poésis no Contemporâneo, 2002.

  • BORGES, Á. A. C. . DESIGNAÇÕES DE TERRA NO DISCURSO JORNALÍSTICO:DESLOCAMENTO PARA IDENTIDADE. In: III SEMANA DE LETRAS, 2002, Pontal do Araguaia. Caderno de resumos. Barra do Garças: Artes Gráficas, 2002. v. 1.

  • BORGES, Á. A. C. . TERRA: CONSTITUIÇÃO DE UMA IDENTIDADE. In: III SEMINÁRIO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LINGÜÍSTICA, 2002, GOIÂNIA. ENSINO E LINGUAGEM. GOIÂNIA: fACULDADE DE LETRAS DA UFG, 2002.

  • BORGES, Á. A. C. . TERRA, COMO ESPAÇO DEMOCRÁTICO: UMA TENTATIVA DE APAGAR A DIFERENÇA. In: VOCÊ PESQUISA? ENTÃO MOSTRE! I SEMINÁRIO DE PESQUISA NA GRADUAÇÃO, 2000, CÁCERES. VOCÊ PESQUISA? ENTÃO MOSTRE!. CÁCERES: DEPARTAMENTO DE LETRAS, 2000.

  • BORGES, Á. A. C. . NAS VEIAS DO JORNAL: A TERRA. In: I Seminário de Linguagens de/em Mato Grosso, 1999, Cuiabá. Caderno de Resumos. Cuiabá: Arte Gráfica/ Centro Cultural e IL-UFMT, 1999.

  • BORGES, Á. A. C. ; AL, S. F. E. . PROJETO COLETIVO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE IMPLEMENTAÇÃO DA PESQUISA NA GRADUAÇÃO. In: I SEMINÁRIO DE LINGUAGENS DE/EM MATO GROSSO, 1999, CUIABÁ. CADERNO DE RESUMOS. CUIABÁ: ARTE GRÁFICA/CENTRO CULTURAL E IL - INSTITUTO DE LINGUAGEM - UFMT, 1999.

  • BORGES, Á. A. C. . NAS VEIAS DO JORNAL: A TERRA.. In: V SEMINÁRIO DE TESES EM ANDAMENTO, 1999, CAMPINAS. CADERNO DE RESUMOS. CAMPINAS: OFICINAS GRÁFICAS DA UNICAMP, 1999.

  • BORGES, Á. A. C. . NAS VEIAS DO JORNAL: designações de terra em jornais. In: III ENCONTRO FRANCO-BRASILEIRO DE ANÁLISE DO DISCURSO-Análise do Discurso e Ensino de Língua Materna, 1999, RIO DE JANEIRO. CÍRCULO INTERDISCIPLINAR DE ANÁLISE DO DISCURSO. RIO DE JANEIRO: PRIMYL EDITORA, 1999.

  • BORGES, Á. A. C. . NO JORNAL: O ecoar de vozes tantas sobre a Carta Pastoral de Dom Pedro Casaldáliga, nascidas da questão da terra.. In: Primeiro Encontro de Jovens Pesquisadores - Médio Araguaia, 1997, Luciara. Resumos do Primeiro Encontro de Jovens Pesquisadores. Cuiabá-MT: Projeto e Produção Gráfica: Central de Textos, 1997. v. 01. p. 07-83.

  • BORGES, Á. A. C. ; MIRANDA, F. L. A. . DISCURSO LITERÁRIO E DA REALIDADE: encontro na interpretação de QUARUP. Panorâmica (UFMT. Pontal do Araguaia) , 2007.

  • BORGES, Á. A. C. . A CONSTITUIÇÃO DISCURSIVA SOBRE O ÍNDIO EM BARRA DO GARÇAS/MT: um paradoxo na praça. Panorâmica (UFMT. Pontal do Araguaia) , 2006.

  • BORGES, Á. A. C. . LETRAMENTOS E POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DE LÍNGUAS INDÍGENAS: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES E INTERCULTURAIS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BORGES, Á. A. C. . DO GRAFISMO À ESCRITA: DISCURSO RESISTÊNCIA E CIDADANIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Á. A. C. . A LÍNGUA PRÓPRIA RESISTE PELA LÍNGUA OUTRA: HISTÓRIA, MEMÓRIA E CIDADANIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, Á. A. C. . POVOS INDÍGENAS EM ESPAÇO URBANO-CONVERSA COM PESQUISADOR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, ÁGUEDA APARECIDA DA CRUZ . TOMADA DE POSIÇÃO E PRÁTICAS DE RESISTÊNCIA DE MULHERES INDÍGENAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, Á. A. C. . EFECTOS DE EVIDENCIA EN EL DISCURSO: 'PRODUCCIÓN DE CIUDADANIA' PARA INDÍGENAS XAVANTE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, Á. A. C. . Linguagem, processos de identificação e subjetivação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Á. A. C. . RODA DE DIÁLOGOS SOBRE EDUCAÇÃO NO ARAGUAIA: EDUCAÇÃO INDÍGENA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Á. A. C. . LEITURA E DISCURSO: OLHAR A CIDADE, ENXERGAR O XAVANTE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BORGES, Á. A. C. . A 'LEI DA COMPENSAÇÃO': UMA ANÁLISE DE TEXTOS DA POLÍTICA NACIONAL DA IGUALDADE RACIAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BORGES, Á. A. C. . DESIGUALDADES E RESISTÊNCIAS: DISCURSOS EM LUTA (COORDENAÇÃO). 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BORGES, Á. A. C. . Pintura indígena e subjetivação: o Outro no outro lado do espelho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, Á. A. C. . A REJEIÇÃO DISCURSIVA DO INDÍGENA NO ESPAÇO DA CIDADE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, Á. A. C. . ESTÁGIO PROBATÓRIO DOCENTE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Á. A. C. . LINGUAGENS E ENSINO: DISCURSOS EM MOVIMENTO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Á. A. C. . A MEMÓRIA DISCURSIVA E CONSTITUIÇÃO DA RESISTÊNCIA XAVANTE NA/PELA ESCOLA/ESCRITA OCIDENTAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BORGES, Á. A. C. . PONTOS DE DERIVA: EFEITOS DA LÍNGUA PORTUGUESA, DA ESCOLA/ESCRITA NA CONSTITUIÇÃO DO POVO XAVANTE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BORGES, Á. A. C. . ENSINAR E APRENDER COM SENTIDO: A LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS MUNDURUKU DE SAI-CINZA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BORGES, Á. A. C. . ARQUIVO E MEMÓRIA: OBSERVAÇÕES TEÓRICAS E ANALÍTICAS EM ?FLAGRANTES? NA CIDADE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, Á. A. C. . MODOS DE ATRIBUIÇÃO DA CIDADANIA: EFEITOS DE EVIDÊNCIA NO DISCURSO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, Á. A. C. . Língua Memória: constituição da resistência do povo Xavante. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, Á. A. C. . NO ENTRE-ESPAÇO DO DISCURSO: O "PROBLEMA" DO ÍNDIO NA CIDADE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BORGES, Á. A. C. . O CORPO INDÍGENA ENREDADO NO CORPO URBANO: EFEITOS DO/NO DISCURSO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BORGES, Á. A. C. . "EFEITOS DE SENTIDO DA TEMPORALIDADE: DETERMINAÇÃO DISCURSIVA DO LUGAR INDÍGENA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BORGES, Á. A. C. . "UM PERCURSO TEÓRICO PRODUTIVO: DA SEMÂNTICA À ANÁLISE DE DISCURSO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AZAMBUJA, Elizete Beatriz ; BORGES, Á. A. C. . "HIPERCORREÇÃO:UM PARLELO ENTRE DOIS LUGARES TEÓRICOS-SOCIOLINGUÍSTICA E ANÁLISE DE DISCURSO". 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Á. A. C. . IDENTIFICAÇÃO DO ÍNDIO NO ESPAÇO URBANO-ALTERIDADE IRREDUTÍVEL?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, Á. A. C. . Uma leitura enunciativo/discursiva de textos da política nacional da igualdade racial (PNIR): na tensão da reescritura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BORGES, Á. A. C. . Para uma história das idéias linguísticas-uma reflexão sobre a resistência do povo Xavante pela língua. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, Á. A. C. ; GUIRRA, M. C. S. . LÍNGUA E GRAMÁTICA-DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ENSINO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BORGES, Á. A. C. . Dia do índio-um percurso na história. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Á. A. C. . EXTENSÃO- ARTE EM DUAS VIAS. CUIABÁ: PROVIVAS, 2008 (CADERNO DE RESUMOS-MOSTRA DE EXTENSÃO).

  • BORGES, Á. A. C. . II MOSTRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA/UFMT. UFMT, 2004 (CADERNO DE RESUMOS).

  • BORGES, Á. A. C. . O USO DO EDITOR ELETRÔNICO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO TEXTO CIENTÍFICO. II CONGRESSO DE CI~ENCIA E CULTURA DO MÉDIO ARAGUAIA, 2004 (MINI-CURSO).

  • BORGES, Á. A. C. ; COLTURATO, S. C. O. ; OLIVIERI, G. M. R. . EXTENSÃO: DEMOCRATIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE. BARRA DO GARÇAS-MT: ICLMA/UFMT, 2003 (CADERNO DE RESUMOS-MOSTRA DE EXTENSÃO).

  • BORGES, Á. A. C. . III SEMANA DE LETRAS: LÍNGUA , LITERATURA, CRÍTICA LITERÁRIA, LITERATURA INFANTO JUVENIL. BARRA DO GARÇAS-MT: ICLMA/UFMT, 2002 (ORGANIZAÇÃO DE CADERNO DE RESUMOS-III SEMANA DE LETRAS).

  • BORGES, Á. A. C. ; ISOBE, H. N. C. ; ALMEIDA, F. L. P. ; SOARES, L. A. B. ; BARROS, L. B. ; BARBOSA, E. P. ; BORGES, M. F. . V ENCONTRO DE JOVENS PESQUISADORES-Luciara. CÁCERES: UNEMAT, 2002 (CADERNO DE RESUMOS).

  • BORGES, Á. A. C. . CADERNO DE RESUMOS DA III SEMANA DE LETRAS DO ICLMA/UFMT, 2002. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • BORGES, Á. A. C. . SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÕES MONOGRÁFICAS: Programa de Plenificação. Cáceres, 2001. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • BORGES, Á. A. C. ; CARNIELLO, M. A. . ENBOC. CÁCERES: UNEMAT, 2000 (CADERNO DE RESUMOS).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BORGES, ÁGUEDA APARECIDA DA CRUZ . PROJETO PARA CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL. 2018.

BORGES, Á. A. C. . PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR. 2018.

BORGES, Á. A. C. . Perspectivas da Análise de Discurso no Brasil e no mundo. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BORGES, Á. A. C. ; BITANTE, L. ; COSTA, D. . DIÁLOGO TEÓRICO/ANALÍTICO: RESISTÊNCIA, IDENTIDADE DE GÊNERO E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BORGES, Á. A. C. ; XAVANTE, M. ; XAVANTE, F. . A PRESENÇA INDÍGENA NO ESPAÇO URBANO: SUJEITO/ESPAÇO/LÍNGUA COMO CONDIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DE RELAÇÕES. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BORGES, Á. A. C. ; ZOPPI-FONTANA, M. G. . MULHERES EM DISCURSO Lugares de enunciação e processos de subjetivação. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BORGES, Á. A. C. . A CONSTRUÇÃO DE UM ARQUIVO: GÊNERO EM DISCURSO. 2018. (Relatório de pesquisa).

BORGES, Á. A. C. . ARTE, DISCURSO E PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2018. (Relatório de pesquisa).

BORGES, Á. A. C. . IDENTIDADE DE GÊNERO X SEXUALIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BORGES, Á. A. C. ; SCHWANTES, C. ; MUNIZ, D. C. G. ; MACENA, F. F. ; MACHADO, L. M. M. ; PORTO, M. . III Colóquio de Estudos Feministas e de Gênero (Mulheres e violências: interseccionalidades). 2016. (Integrante do Comitê Científico).

BORGES, Á. A. C. . PLANEJAMENTO ESCOLAR-ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LP2). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BORGES, Á. A. C. . PORTUGUÊS 2ª LÍNGUA - MAGISTÉRIO INTERCULTURAL I E II E TÉCNICO DE ENFERMAGEM. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BORGES, Á. A. C. . TRABALHO DE CURSO I. 2010. .

BORGES, Á. A. C. ; GUIRRA, M. C. S. ; BRITO, M. C. S. . EDUCAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES FORMADORES-ÁREA DE LINGUAGEM. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BORGES, Á. A. C. . Projeto CULTURARTE-Extensão. 2008. (Coordenação de Reunião com Bolsistas).

BORGES, Á. A. C. . A INTERPRETAÇÃO DISCURSIVA NA CONSTRUÇÃO DA AUTORIA. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BORGES, Á. A. C. . FOLCLORE; espanhol, afro, francês, brasileiro. 2004. Arranjo.

BORGES, Á. A. C. . TARDE LITERÁRIA II-"por enquanto sou pequeno! Literatura e Leitor". 2005 (Projeto de Extensão Universitária).

BORGES, Á. A. C. . III SEMANA DO IDOSO-CICLO DE PALESTRAS. 2005 (PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA).

BORGES, Á. A. C. . RECITAL. 2003.

BORGES, Á. A. C. . PÃO E CIRCO. 2000 (PROJETO ARAGUAIA PÃO E CIRCO).

BORGES, Á. A. C. . CULTURARTE. 2008 (PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA) .

BORGES, Á. A. C. . A DIVERSIDADE: Trabalho com Língua Portuguesa e Literatura. 2006 (CURSO-40h) .

BORGES, Á. A. C. . FRANCÊS INSTRUMENTAL. 2006 (CURSO-40h) .

BORGES, Á. A. C. . Arte: substância para produção textual. 2005 (Minicurso) .

BORGES, Á. A. C. . Oficina preparatória para o Seminário Nacional de Políticas públicas para as culturas populares. 2005 (Oficina- Encontro Estadual) .

BORGES, Á. A. C. . Seminário de Políticas Públicas para as culturas Populares. 2005 (Oficina- Encontro Nacional) .

BORGES, Á. A. C. . TEIA:Tecendo ensino, imaginação e arte. 2005 (PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA) .

BORGES, Á. A. C. . A PRÁTICA DISCURSIVA E A RELAÇÃO ENTRE ÍNDIOS E GRUPOS SOCIAIS DAS CIDADES DE BARRA DO GARÇAS, PONTAL DO ARAGUAIA/MT E ARAGARÇAS/GO. 2005 (Orientação de Painel Monográfico-II MOSTRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DO ICLMA/UFMT) .

BORGES, Á. A. C. . Análise de Discurso: dispositivo teórico de interpretação. 2004 (Minicurso) .

BORGES, Á. A. C. . DISPOSITIVO TEÓRICO DE INTERPRETAÇÃO: contribuições da Análise de Discurso. 2004 (Minicurso) .

BORGES, Á. A. C. . PRODUÇÃO DE TEXTOS. 2003 (DISCIPLINA CONCENTRADA- EM OUTRA INSTITUIÇÃO) .

BORGES, Á. A. C. . PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E LINGUAGEM. 2003 (Oficina- Encontro Nacional) .

BORGES, Á. A. C. . ÁNALISE DE DISCURSO;DISPOSITIVO TEÓRICO DE INTERPRETAÇÃO. 2003 (Minicurso) .

BORGES, Á. A. C. . LEITURA E INTERPRETAÇÃO COM BASE NA ANÁLISE DE DISCURSO. 2002 (PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA) .

BORGES, Á. A. C. . A PRÁTICA DOS EGRESSOS-uma proposta de reflexão. 2002 (PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA) .

BORGES, Á. A. C. . PESQUISA EM ANÁLISE DE DISCURSO. 2001 (Oficina- Encontro Nacional) .

BORGES, Á. A. C. . ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NUMA PERSPECTIVA DISCURSIVA. 2001 (Minicurso) .

BORGES, Á. A. C. . produção de texto e leitura numa perspectiva discursiva. 2000 (CURSO-40h) .

BORGES, Á. A. C. . ANÁLISE DA GRAMÁTICA NUMA PERSPECTIVA DISCURSIVA. 1998 (CURSO-40h-PARTICIPAÇÃO) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    MULHERES EM DISCURSO Lugares de enunciação e processos de subjetivação, Descrição: Este projeto coletivo de pesquisa tem por objetivo promover uma discussão sobre a produção e interdição histórico-discursiva de lugares de enunciação para as mulheres, na sua relação constitutiva com os processos de subjetivação/identificação. Para isso, consideram-se os dispositivos de enunciação que participam historicamente na constituição de novas formas de subjetividade, descrevendo seu funcionamento pela inscrição em memórias discursivas diversas, em cuja contradição se constroem as identificações, tanto de gênero, quanto outras historicamente entrelaçadas com ela. Almejamos propiciar uma reflexão sobre a relação do dizer com sua circulação na sociedade e a emergência de novos modos de dizer que dão lugar à ruptura com processos de reprodução dos sentidos dominantes. A partir das práticas de análise propomos uma reflexão teórica sobre o processo de interpelação ideológica que constitui o sujeito do discurso, tentando descrever de maneira articulada e consistente as identificações de classe a outros processos de identificação que intervêm nos processos de subjetivação contemporâneos. Pensar a interpelação ideológica na contradição de posições-sujeito e na relação complexa com múltiplas modalidades e processos de identificação, obriga a revisitar teoricamente a articulação de noções discursivas (como posição-sujeito, lugar discursivo, lugar de enunciação, posicionamento ideológico, comunidade discursiva, modalidades de identificação, subjetivação e forma-sujeito) a noções vindas de outros campos de saber, como classes sociais, lugares sociais, reconhecimento, práticas de si, performance, espaços institucionais, identidades de gênero, representação política, representações sociais, entre outros. O quadro teórico que serve de esteio a esta reflexão é o da Teoria da Análise de Discurso, tal como desenvolvida a partir dos trabalhos fundadores de Michel Pêcheux e colaboradores na França e de Eni Orlandi e colaboradores no Brasil, na sua articulação original e produtiva. Nosso principal objetivo é compreender a relação entre o processo de formação do sujeito político e social e as práticas discursivas que deslocam sentidos sobre as identificações de gênero na história. Compreendemos o gênero como uma construção discursiva, efeito de um processo de interpelação complexo e contraditório. Assim, pensamos as identificações de gênero articuladas com outras identificações nos processos de subjetivação, como: etnia, classe social, filiação política, territorialidade, cor, conjugalidade, orientação sexual. Em especial, discutimos a relação entre os processos de subjetivação e as práticas de resistência que surgem das contradições internas à dominação ideológica. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Águeda Aparecida da Cruz Borges - Integrante / Monica Graciela Zoppi-Fontana - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - Atual

    Lugares de Enunciação e Processos de subjetivação, Descrição: Desenvolver análises sobre a produção e interdição histórico-discursiva de lugares de enunciação, na relação com processos de subjetivação/identificação do sujeito. Para isso, consideram-se os dispositivos de enunciação que permitem historicamente a produção da subjetividade. Assim, trabalha-se com a circulação do dizer na sociedade de forma integrada ao próprio processo de constituição do sujeito do discurso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (7) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Águeda Aparecida da Cruz Borges - Integrante / Monica Graciela Zoppi-Fontana - Coordenador.

  • 2007 - Atual

    LÍNGUA E GRAMÁTICA-DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ENSINO, Descrição: o que faz a riqueza dos estudos da ciência da linguagem contribui também para os inúmeros equívocos em torno de seu papel na formação do Professor de Língua Portuguesa, dentre os quais se destaca o ensino da gramática, normalmente eleito pelos professores que atuam em sala de aula, como o principal responsável pelo fracasso da escola no ensino da língua. Pergunta-se, pois: é possível ensinar a Língua Portuguesa sem o ranço da gramática meramente prescritiva? Esta é a questão que norteará o presente projeto, sobretudo, se levarmos em consideração o papel da Universidade, como formadora de Professores e como local privilegiado de discussão de teorias e de desenvolvimento de novos saberes, reconhecemos que é nela que se deverão concentrar as discussões em torno do fazer pedagógico do ensino da língua materna. Não, indubitavelmente, sem partir do contexto de atuação de seus egressos, lugar onde as dificuldades afloram e fazem dele campo propício para a pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Águeda Aparecida da Cruz Borges - Coordenador / Maria celeste Saad Guirra - Integrante / Braulina silva Morbeck - Integrante.

  • 2007 - Atual

    CARTOGRAFIAS DA LINGUAGEM, Descrição: O Grupo de pesquisa tem por objetivo estabelecer discussões advindas de áreas distintas do conhecimento que problematizem as práticas de linguagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (14) . , Integrantes: Águeda Aparecida da Cruz Borges - Coordenador / Elizete Beatriz Azambuja - Integrante / ALMEIDA, Eliana - Integrante., Financiador(es): CNPq - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2003 - Atual

    ADP: ARTE, DISCURSO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: múltiplos olhares sobre/no Curso de Letras/ICLMA, Descrição: O presente Projeto, criado em 2003, constitui-se por subprojetos de diversas áreas do Curso de Letras,a fim de estabelecer índices da realidade do Curso,do trabalho em sala de aula, das concepções sobre professor e aluno,do estágio supervisionado, da função da pesquisa no ensino superior, atividades extensionistas de leitura realizadas pelo Programa Biblioteca-Oficina de Literatura, estudos de culturas em convívio, índio e não-índio, que deverão servir, numa segunda etapa,2006-2008, para a avaliação da nova matriz curricular, entre outras questões. Nesse sentido, houve uma participação expressiva dos envolvidos, em reuniões internas, eventos, congressos, seminários, mostras culturais, publicações em anais e periódicos, visando uma troca efetiva de idéias para o amadurecimento das propostas. Das discussões feitas, perceberam-se falhas como o conhecimento teórico desvinculado da prática social e do ensino, inadequação das disciplinas e carga horária; excesso de atividades burocráticas que impedem reuniões mais freqüentes voltadas para o plano didático-pedagógico, superação da fragmentação do conhecimento, contatos mais amplos com professores da rede pública. Por outro lado, percebeu-se que projetos de extensão e pesquisa de caráter contínuo, contribuíram para criar lideranças, facilitar práticas de convívio, dinamizar conteúdos. Uma das maiores contribuições nesse sentido foi o trabalho com os bolsistas de Iniciação Científica, com orientação individual, reuniões internas, e participação conjunta, bolsistas e orientadores, nos encontros promovidos pela PROPEq/UFMT, nos anos de 2003-04-05-06-07. No decorrer desses anos, alguns projetos foram encerrados e outros iniciados, com aquisição de novos pesquisadores (professores e bolsistas)e, inclusive, em 2008, a criação de um novo grupo de pesquisa que trata especificamente da relação língua, gramática e ensino.Em 2009 o Grupo abre espaço para mais uma linha de pesquisa em Literatura que dialoga com a Espanha.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Águeda Aparecida da Cruz Borges - Coordenador / Maria celeste Saad Guirra - Integrante / Maria Claudino Brito - Integrante / Cyntia Valente - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

MOÇÃO DE APLAUSOS Nº 012/13 pela defesa de tese sobre a relação da cidade com os índios Xavante, CÂMARA MUNICIPAL DE BARRA DO GARÇAS-MT.

2006

Placa de Homenagem dos Formandos de Letras-2006, do Instituto Universtário do Araguaia/UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso-Turma de Letras-2006.

2003

Homenagem dos Formandos de Letras-Turma 2003., UFMT/Araguaia.

2002

Homenagem e nome de Turma-Turma de Letras "Módulos Temáticos"-Matupá, UMEMAT.

2001

Patronesse de Turma de Letras-2000/02, UNEMAT/Cáceres.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais. , Rodovia BR-070, Km, 78600-000 - Barra do Garcas, MT - Brasil, Telefone: (66) 34057203

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - 2017

    UFMT/Campus Universitário do Araguaia

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2008 - Atual

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2002 - Atual

    Universidade Federal de Mato Grosso

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Aprovada no Último Concurso realizado pela Instituição: UFMT- PORTARIA GR Nº222/02 DE 24/06/2002. MATRÍCULA: 1357239.

    Atividades

    • 01/2006

      Ensino, Licenciatura plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LINGUAGEM E SOCIEDADE

    • 01/2006

      Ensino, Licenciatura plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, INVESTIGAÇÃO NO COTIDIANO II

    • 01/2006

      Ensino, Licenciatura plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PRÁTICA DE ENSINO II

    • 01/2006

      Extensão universitária , Câmara de Extensão Universitária, .,Atividade de extensão realizada, CONSELHEIRA.

    • 01/2006

      Extensão universitária , PRÓ-REITORIA DE VIVÊNCIA ACADÊMICA E SOCIAL, .,Atividade de extensão realizada, COORDEÇÃO DO CURSO DE FRANCÊS INSTRUMENTAL- Prof. Dr. Luis Alberto Alfaro Echevarria.

    • 01/2006

      Outras atividades técnico-científicas , (PROPEQ) PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, (PROPEQ) PRÓ-REITORIA DE PESQUISA.,Atividade realizada, Membro avaliador do Comitê Externo no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-PIBIC/CNPQ/UFMT/FAPEMAT.

    • 01/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Ensino de Graduação da UFMT, .,Cargo ou função, Colegiado do Curso de Letras do ICLMA/UFMT.

    • 01/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, DEPARTAMENTO DE LETRAS/ICLMA/UFMT, .,Cargo ou função, COMISSÃO PARA ELABORAR O PROJETO DO CURSO DE PEDAGOGIA-PORTARIA Nº523/PROAD/06.

    • 01/2003

      Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino e Pesquisa, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2006 - 04/2006

      Extensão universitária , PRÓ-REITORIA DE VIVÊNCIA ACADÊMICA E SOCIAL, .,Atividade de extensão realizada, MINISTRANTE-III CICLO DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.

    • 01/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, REVISTA PANORÂMICA, .,Cargo ou função, CONSELHO CONSULTIVO.

    • 01/2005

      Ensino, Licenciatura plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTUDOS LÍNGÜÍSTICOS II

    • 01/2005

      Ensino, Licenciatura plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTÁGIO SUPERVISIONADO

    • 01/2005

      Ensino, Licenciatura plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LINGÜÍSTICA II

    • 01/2005

      Extensão universitária , Câmara de Extensão Universitária, .,Atividade de extensão realizada, CONSELHEIRA reeleita.

    • 01/2005

      Extensão universitária , Câmara de Extensão Universitária, .,Atividade de extensão realizada, Curso: Análise de discurso: dispositivo teórico de Interpretação.

    • 01/2005

      Extensão universitária , Câmara de Extensão Universitária, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Projeto: História da Ciência (Grupo do Curso de Cência Naturais).

    • 01/2005

      Extensão universitária , Câmara de Extensão Universitária, .,Atividade de extensão realizada, Projeto CULTURARTE.

    • 01/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSELHO EDITORIAL-REVISTA PANORÂMICA, .,Cargo ou função, CONSULTORA ESPECIALIZADA-PARECERISTA.

    • 01/2004

      Ensino, Licenciatura plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Lingüísticos II

    • 01/2004

      Ensino, Licenciatura plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lingüística II

    • 01/2004

      Ensino, Licenciatura plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado

    • 01/2004

      Extensão universitária , Câmara de Extensão Universitária, .,Atividade de extensão realizada, CONSELHEIRA.

    • 01/2004

      Outras atividades técnico-científicas , PROAD, PROAD.,Atividade realizada, COMISSÃO ESPECIAL -EDUCAÇÃO/FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO/DELET/ICLMA.

    • 01/2003

      Ensino, Licenciatura plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lingüística I

    • 01/2003

      Ensino, Licenciatura plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado

    • 01/2003

      Ensino, Licenciatura plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Lingüísticos II

    • 01/2003

      Extensão universitária , Câmara de Extensão Universitária, .,Atividade de extensão realizada, Conselheira.

    • 01/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, CPG-PROPG, .,Cargo ou função, COLEGIADO DO CURSO DE eSPECIALIZAÇÃO "LATO SENSU" EN ESTUDOS DE LINGUAGEM:LÍNGUA E LITERATURA..

    • 01/2002

      Ensino, Licenciatura plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lingüística II, Filologia Românica, Prática de Leitura e Produção de Texto

    • 01/2002

      Ensino, Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

    • 01/2002

      Ensino, Informática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

    • 01/2002

      Extensão universitária , Câmara de Extensão Universitária, .,Atividade de extensão realizada, Projeto CULTURARTE.

    • 01/2002

      Extensão universitária , Câmara de Extensão Universitária, .,Atividade de extensão realizada, Curso de Texto e Interpretação no Projeto: III Ciclo.

    • 01/2002

      Extensão universitária , Câmara de Extensão Universitária, .,Atividade de extensão realizada, Grupo de Estudos Lingüísticos.

    • 01/2001

      Ensino, Licenciatura Plena em Letras-Módulos Temáticos-Mat, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Texro

    • 01/2001

      Ensino, Esp. "Lato Sensu" em Língua Portuguesa e Literatur, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa.

  • 2002 - 2002

    Universidade Estadual de mato Grosso

    Vínculo: Coord. do Curso de Letras- DIL, Enquadramento Funcional: Contrato- Teste Seletivo, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Além da Coordenação do Curso de Letras, fazia parte da Equipe Central que coordenava os Cursos de Licenciaturas Plenas Parceladas- DIVISÃO DE LICENCIATURAS PLENAS PARCELADAS (DILIPA).

  • 1997 - 2002

    Universidade Estadual de mato Grosso

    Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora contratada/com cedência pelo Estad, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Trabalhei como professora substituta, cedida pelo Estado de Mato Grosso, na UNEMAT, de 1997-Projeto Parceladas, ingressando no Departamento de Letras, como professora de Lingüística em 1998, após aprovação em Teste Seletivo.

  • 2000 - 2001

    Universidade Estadual de mato Grosso

    Vínculo: PROFESSORA SUBSTITUTA AUXILIAR, Enquadramento Funcional: CONTRATO, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ALÉM DE MINISTRAR AS DISCILINAS: METODOLOGIA E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, PRODUÇÃO DE TEXTO III (60H/A. ATUEI COMO COORDENADORA DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO "LATO SENSU" EM LÍNGUA POTUGUESA E LITERATURA- NO "CAMPUS" UNIVERSITÁRIODA UNEMAT, EM LUCIARA/MT.

    Atividades

    • 01/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, REVISTA ECOS, .,Cargo ou função, CONSELHO TEMÁTICO CONSULTIVO.

    • 01/2003

      Ensino, LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA-PEIXOTO DE AZEVEDO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PRODUÇÃO DE TEXTO

    • 01/2003

      Ensino, LETRAS-PARCELADAS/COMODORO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SEMÂNTICA

    • 01/2003

      Ensino, 3º GRAU INDÍGENA-UNEMAT, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LÍNGÜÍSTICA

    • 01/2003

      Ensino, LICENCIATURA PLENA EM LETRAS-MATUPÁ, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, INTRODUÇÃO À ANALISE DO DISCURSO

    • 01/2002

      Ensino, 3º GRAU INDÍGENA-UNEMAT, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LÍNGUAS

    • 01/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Projeto Parceladas-Licenciaturas Plenas, .,Cargo ou função, Comissão de elaboração dos Processos de Reconhecimento dos Cursos de Letras de Colíder, Barra do Bugres, Rosário Oeste e Alta Floresta..

    • 01/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Projeto Parceladas-Licenciaturas Plenas, .,Cargo ou função, Comissão para elaboração dos Processos de Autorização dos Cursos de Letras de Comodoro e Araputanga.

    • 01/2000

      Direção e administração, DILIPA, .,Cargo ou função, Componente da Equipe Central do Projeto e Coordenadora do Curso de Letras.

    • 01/1998

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lingüística Geral

    • 01/1998

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lingüística Geral

    • 01/1998

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa

    • 01/1998

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção de Texro e Leitura

    • 01/2001

      Ensino, LICENCIATURA PLENA EM LETRAS-MATUPÁ, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

    • 01/2001

      Ensino, ESPECIALIZAÇÃO "LATO SENSU" EM L. P. E LITERATURA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DE PESQUISA

    • 01/2000

      Ensino, LETRAS PARCELADAS DE ALTA FLORESTA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ANÁLISE DO DISCURSO

    • 01/2000

      Ensino, MATEMÁTICA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PRODUÇÃO DE TEXTO E LEITURA NUMA PERSPECTIVA DISCURSIVA

    • 01/1999

      Ensino, LICENCIATURA PLENA PARCELADA EM LETRAS-ROSÁRIO OES, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LINGÜÍSTICA GERAL

    • 01/1999

      Ensino, LETRAS PARCELADAS DE ALTA FLORESTA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LINGÜÍSTICA GERAL

    • 01/1999

      Ensino, LICENCIATURA PLENA PARCELADA EM LETRAS-ROSÁRIO OES, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LINGÜÍSTICA GERAL

  • 1986 - 1989

    ESCOLA ESTADUAL DE 1º GRAU "MARTINIANO CARLOS PEREIRA"

    Vínculo: PROFESSORA, Enquadramento Funcional: CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES/MT, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    APROVADA EM CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES DO ESTADO DE MATO GROSSO, LECIONEI LÍNGUA PORTUGUUSA PARA O PRIMEIRO GRAU DURANTE UM ANO.

    Atividades

    • 01/1986

      Ensino,,Disciplinas ministradas, LÍNGUA PORTUGUESA

  • 1983 - 1985

    Escolas Municipais: São João Batista e Rui Barbosa, EMSJB

    Vínculo: PROFESSORA, Enquadramento Funcional: CLT- CT: 86288, 0016, MG, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Iniciei a minha carreira de professora nessas Escolas Municipais, com a disciplina de Língua Portuguesa, ainda sem formação acadêmica.

    Atividades

    • 01/1983

      Ensino,,Disciplinas ministradas, LÍINGUA PORTUGUESA