Fábio Pereira de Carvalho

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade (PPGES), do Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), mestrado profissional em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER), pela mesma Universidade. Graduado em Pedagogia e especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras - UFLA/MG. Exerceu a função de Coordenador Técnico Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação de Belmonte/BA, coordenando vinte escolas de educação básica, anos iniciais, na modalidade de educação do campo. Exerceu tutoria em curso da Rede SENASP/EAD do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Exerceu também a função de gestor do Sistema de Gestão Escolar (SMECEL) da rede municipal de educação do município de Belmonte/BA. Funcionário da Secretaria Estadual de Segurança Pública da Bahia, exercendo a função de 1 Sargento da Polícia Militar da PMBA. Pesquisador da temática étnico-racial, tratando de temas relacionados a Educação, Povos Indígenas e Segurança Pública, também é membro do Grupo de Pesquisa Pensamento Negro Contemporâneo da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB/CNPq) e componente do Projeto de Extensão Memórias do Sul da Bahia (UFSB/PPGES). Atuou como professor pesquisador da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), foi professor substituto das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia (UNISULBAHIA).

Informações coletadas do Lattes em 16/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico-Raciais

2020 - 2022

Universidade Federal do Sul da Bahia
Título: TERRITÓRIO ORIGINÁRIO, VIOLÊNCIA E RESISTÊNCIA: Trajetória dos Indígenas Tupinambá de Belmonte numa perspectiva das Relações Étnico-Raciais, Ano de Obtenção: 2023
Orientador: Edson Machado de Brito
Coorientador: Edson Machado de Brito. Palavras-chave: Indígenas Tupinambá (Belmonte); Terra Indígena de Belmonte; Retomadas; Resistência; violência.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Especialização em Informática em Educação

2005 - 2006

Universidade Federal de Lavras
Título: A Informática Educativa e Projetos Interdiciplinares

Graduação em Pedagogia

2001 - 2005

FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA
Título: A Inrfomática Educativa como recurso pedagógico contra o abandono escolar
Orientador: Cláudia da Silva Berdague

Formação complementar

2025 - 2025

NotebookLM: Produtividade a Aprendizado com IA Generativa. (Carga horária: 4h). , Udemy, EDEMY, Estados Unidos.

2024 - 2024

Memória cultural, música afro-brasileira e gênero: as mulheres no samba. (Carga horária: 2h). , Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, IPN, Brasil.

2024 - 2024

Movimentos Negros na Primeira República. (Carga horária: 2h). , Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, IPN, Brasil.

2024 - 2024

ChatGPT para o Trabalho: O Guia Definitivo para Inovar IA. (Carga horária: 2h). , Udemy Business, UDEMY, Estados Unidos.

2024 - 2024

ChatGPT, ChatGPT Plus e IA Generativa para Professores. (Carga horária: 10h). , Udemy, EDEMY, Estados Unidos.

2023 - 2023

CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES. (Carga horária: 40h). , Ministério da Justiça, MJ, Brasil.

2023 - 2023

Competências Básicas. (Carga horária: 60h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.

2023 - 2023

Tráfico Atlântico dos Escravizados Africanos. (Carga horária: 2h). , Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, IPN, Brasil.

2022 - 2023

Extensão universitária em Formacampo. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

2022 - 2022

Raça e Racismo na América Latina. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB, Brasil.

2022 - 2022

História da América: Astecas, Maias, Incas e Tupis. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2018 - 2018

Curso Especial de Formação de Cabos PM 2018.1. (Carga horária: 40h). , Polícia Militar do Estado da Bahia, PMBA, Brasil.

2016 - 2016

Conhecendo o Modelo Pedagógico do SENAC. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

2011 - 2011

III Conferência Municipal de Assistência Social. (Carga horária: 8h). , Secretaria Municipal de Assistência Social de Belmonte, CMASB, Brasil.

2011 - 2011

8ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia. (Carga horária: 30h). , Secretaria Estadual de Saúde, SESAB, Brasil.

2010 - 2010

Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e. (Carga horária: 40h). , Secretaria Nacional de Segurança Pública, SNSP, Brasil.

2010 - 2010

Direitos Humanos. (Carga horária: 40h). , Secretaria Nacional de Segurança Pública, SNSP, Brasil.

2010 - 2010

PAA Doação Simultânea: Gestão de Projetos. (Carga horária: 15h). , Cursos Cooperativistas, CC, Brasil.

2010 - 2010

PAA Doação Simultânea: Elaboração e Aprov. de Proj. (Carga horária: 15h). , Cursos Cooperativistas, CC, Brasil.

2009 - 2009

Turismo Geração de Emprego e Renda. (Carga horária: 4h). , Instituto de Desenvolvimento do Extremo Sul da Bahia, INDEX, Brasil.

2008 - 2008

VII Semana de Matemática da UESC. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2008 - 2008

Tecnologias Educacionais: Novas Pespectivas de Ens. (Carga horária: 60h). , Portla Educação, PE, Brasil.

2008 - 2008

Formação de Formadores. (Carga horária: 60h). , Secretaria Nacional de Segurança Pública, SENASP, Brasil.

2008 - 2008

Elaboração de Materiais para Educação a Distância. (Carga horária: 60h). , Secretaria Nacional de Segurança Pública, SENASP, Brasil.

2008 - 2008

Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária. (Carga horária: 40h). , Policia Militar da Bahia, PM/BA, Brasil.

2007 - 2007

III Fórum de Educação. (Carga horária: 8h). , Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia, UNISULBAHIA, Brasil.

2007 - 2007

Tutor On-line. (Carga horária: 40h). , Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.

2007 - 2007

Lider Educador. (Carga horária: 648h). , Fundação Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, FEA/BA, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Diretor Geral para os Centros de Formação de Cond.. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Porteção ao Meio Ambiente e Cidadania. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Recursos Humanos para os Centros de Formação de Co. (Carga horária: 100h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Diretor de Ensino para os Centros de For. de Condu. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2003 - 2003

Consultor Interno. (Carga horária: 40h). , Polícia Militar do Estado da Bahia, PMBA, Brasil.

2001 - 2001

Español. (Carga horária: 100h). , Skill, SKILL, Brasil.

1999 - 1999

Gestão da Qualidade em Segurança Pública. (Carga horária: 100h). , Polícia Militar do Estado da Bahia, PMBA, Brasil.

1997 - 1997

Extensão universitária em Minicurso de Espanhol. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

1997 - 1997

Relações Humanas. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

1996 - 1996

Extensão universitária em Word. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

1996 - 1996

Extensão universitária em Excel. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

1996 - 1996

Extensão universitária em Windows. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

1995 - 1995

Extensão universitária em Espanhol Instrumental. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Organização de eventos

CARVALHO, F. P. ; OLIVEIRA, C. M. L. ; CRUZ, R. S. . Audiência Pública para avaliar o Plano Municipal de Educação. 2023. (Outro).

CARVALHO, F. P. ; CERQUEIRA, G. F. ; CRUZ, R. S. ; OLIVEIRA, C. M. L. . Sistema Municipal de Educação e a Importância do Trbalho em Rede. 2023. (Outro).

CARVALHO, F. P. ; OLIVEIRA, C. M. L. . Conferência Municipal de Educação. 2023. (Outro).

CARVALHO, F. P. . Jornada Pedagógica Online 2022. 2022. (Outro).

CARVALHO, F. P. . Jornada Pedagógica da Educação 2022. 2022. (Outro).

CARVALHO, F. P. . Audiência Pública - Debate referente aos péssimos serviços prestados pela COELBA. 2014. (Outro).

Santos, Maria Geisa dos ; Berdague ; CARVALHO, F. P. ; Rodrigues, Márcio Silva . III Fórum de Educação. 2008. (Outro).

CARVALHO, F. P. . Viver Melhor em Todas as Idades. 2007. (Outro).

CARVALHO, F. P. . Projeto viver Melhor em Todas as Idades. 2007. (Outro).

Participação em eventos

Memória cultural, música afro-brasileira e gênero: as mulheres no samba. 2024. (Oficina).

Movimentos negros na Primeira República. 2024. (Oficina).

O Necrofeminicídio no discurso jornalístico. 2024. (Outra).

Atuação da Forças da Segurança Pública Junto aos Povos Originários.Atuação da Forças da Segurança Pública Junto aos Povos Originários. 2023. (Outra).

Curso de Formação de Soldados do 8º BPM.Direitos Indígenas. 2023. (Encontro).

II Simpósio de Segurança Pública e Relações Raciais.Segurança Pública e Povos Originários: Desafios Contemporâneos. 2023. (Simpósio).

Tráfico Atlântico dos africanos escravizados. 2023. (Oficina).

III Colóquio de Pesquisa Negra Contemporânea.DESAFIOS DOS INDÍGENAS TUPIANAMBÁ DE BELMONTE PARA UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RAICIAIS. 2022. (Seminário).

I Seminário Pensamento Negro Insurgente. 2022. (Seminário).

Jornada Pedagógica da Educação 2022.Medidas de Segurança no ambiente escolar. 2022. (Encontro).

Novembro Negro do IFBA. 2022. (Seminário).

O Brutalismo e a Maioria Minorizada - diálagos entre Achille Mbembe e Richard Santos. 2022. (Encontro).

Variações de um quadro de crise democrática. Leituras micro-macro a partir de territórios periféricos.TERRITÓRIO ORIGINÁRIO, VIOLÊNCIA E RESISTÊNCIA: TRAJETÓRIA DOS INDÍGENAS TUPINAMBÁ DE BELMONTE NUMA PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. 2022. (Seminário).

VI FNEEI - Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena. 2022. (Seminário).

DESPERTAR - FORMAÇÃO DE COORDENADORES MUNICIPAIS - EAD. 2021. (Encontro).

DESPERTAR - FORMAÇÃO MUNICIPAL DE PROFESSORES - EAD. 2021. (Encontro).

DESPERTAR - FORMAÇÃO MUNICIPAL DE PROFESSORES - EAD. 2021. (Encontro).

DESPERTAR - FORMAÇÃO PEDAGÓGICA - EAD. 2021. (Encontro).

III JORNADA DO NOVEMBRO NEGRO. 2021. (Seminário).

Audiência Pública - Câmara Municipal de Belmonte.Debates referentes aos péssimos serviços prestados pela COELBA na cidade de Belmonte/BA. 2014. (Outra).

5ª Oficina do Parlamento Municipal. 2013. (Oficina).

Audiência Pública - Câmara Municipal de Belmonte. 2013. (Encontro).

8ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia. 2011. (Outra).

Palestra Antidrogas.Problemas e consequências com o uso das drogas. 2011. (Encontro).

I Seminário e Capacitação Sobre questão do Idoso. 2010. (Seminário).

Palestra Antidrogas.Consequências e problemas com o uso das drogas licitas e ilicitas. 2010. (Encontro).

Ciclo de Palestras em comemoração ao dia do soldado.Educação e Cidadania. 2009. (Encontro).

Procedimentos Licitatórios - Pregão. 2006. (Outra).

Programa Educacional Escolas Parceiras Veracel. 2005. (Seminário).

Conferência Nacional Sobre Legislação Ambiental - CONLA. 2004. (Outra).

Curso Básico de Motociclista Policial Militar. 2003. (Oficina).

Atendimento Turístico com Qualidade. 1999. (Outra).

Conscientização Turística. 1999. (Outra).

Técnicas de Vendas. 1998. (Outra).

Recepcionista de Hotel. 1997. (Oficina).

II Simpósio de Educação Matemática do Sul da Bahia. 1996. (Oficina).

Seminário de Psicopedagogia. 1995. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Welton Grassi

SOARES, S. S; ANDRADE, L. C.;CARVALHO, F. P.. Influência de Incentivos de Produção na Motivação dos Profissionais de Vendas dos Ramo Farmacêutico no Município de Itabela BA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia.

Aluno: Jasson Silva Reis

ANDRADE, L. C.; SOARES, S. S;CARVALHO, F. P.. Gestão de Estoques nas Empresas de Movéis de Eunápolis BA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia.

Aluno: Hugo Costa de Souza

HENRIQUES, J. W.; ANDRADE, L. C.;CARVALHO, F. P.. Administração do Sistema de Informação no Setor de Manejo Florestal para Tomada de Decisão na Veracel Celulose. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia.

Produções bibliográficas

  • CARVALHO, F. P. . DESAFIOS DOS INDÍGENAS TUPINAMBÁ DE BELMONTE PARA UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RAICIAIS. In: Viviane Brás dos Santos; Ana Cecilia dos Reis; Maria Iraídes da Silva Barreto. (Org.). Caminhos da Educação: debates e desafios contemporâneos. 1ed.São Paulo: Dialética, 2023, v. 5, p. 15-539.

  • CARVALHO, F. P. . Inovações Tecnológicas do Antirracismo no Serviço Público. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, F. P. . Apresentação das Inovações Tecnológicas do Antirracismo no Serviço Público. 2025. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CARVALHO, F. P. . Os atuais conflitos Étnicos no Sul e Extremo Sul da Bahia: Estratégias Humanitárias de Segurança Pública. 2025. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CARVALHO, F. P. . TERRITÓRIO ORIGINÁRIO, VIOLÊNCIA E RESISTÊNCIA: TRAJETÓRIA DOS INDÍGENAS TUPINAMBÁ DE BELMONTE NUMA PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARVALHO, F. P. ; KAYAPO, A. N. L. . TERRITÓRIO ORIGINÁRIO, VIOLÊNCIA E RESISTÊNCIA: TRAJETÓRIA DOS INDÍGENAS TUPINAMBÁ DE BELMONTE NUMA PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARVALHO, F. P. ; ALMEIDA, M. C. Q. . Aldeia Patiburi em Belmonte: uma história de violência, ameaças e a resistência da mulher indígena Tupinambá. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CARVALHO, F. P. . Novas Tecnologias Educacionais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARVALHO, F. P. ; Sógenes Geraldo Pereira da Silva . Criação e Utilização de Blog na Educação Matemática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, F. P. ; Souza Marinho . VIVER MELHOR EM TODAS AS IDADES: Ações Afirmativas da Polícia Militar da Bahia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Souza Marinho ; CARVALHO, F. P. . CULTURA AFRO-BRASILEIRA: Uma Construção de Identidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Espíndola ; Jesus Silva ; CARVALHO, F. P. . Perspectiva da Educação Tecnológica Indígena na Região de Porto Seguro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Souza Junior ; Espíndola ; CARVALHO, F. P. . Demanda de Indígenas da Região Norte do Estado da Bahia para Eduação Superior. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, F. P. . Geografia Física e Humana. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Souza Junior ; Espíndola ; CARVALHO, F. P. . Demanda de Indígenas da Região Norte do Estado da Bahia para Educação Superior 2007 (Comunicação Oral).

  • Jesus Silva ; Espíndola ; CARVALHO, F. P. . Pespectiva para Educação Tecnológica Indígena na região de Porto Seguro 2007 (Comunicação Oral).

Outras produções

CARVALHO, F. P. ; CRUZ, R. S. . Canal no YouTube - Tião Moreira Oficial. 2023. (Rede social).

CARVALHO, F. P. . www.aldeiapatiburibelmonte.com.br. 2022; Tema: Formação, Temática Indígena e Direitos Indígenas. (Site).

CARVALHO, F. P. ; CRUZ, R. S. . Tião Moreira Oficial. 2022; Tema: Instagram - @tiamoreiraoficial. (Rede social).

CARVALHO, F. P. . Polícia Militar na Proteção dos Direitos Coletivos e da vida dos Indígenas Tupinambá de Belmonte. 2025. .

CARVALHO, F. P. . I Simpósio Contemporâneo de Segurança Pública: Proteção dos Povos Indígenas e o Enfrentamento aos Crimes Ambientais. 2025. .

CARVALHO, F. P. ; SEGUNDO, J. S. S. ; ROSARIO, S. C. . Curso de Atendimento à Ocorrências Policiais envolvendo Min. Étnico Raciais-CAOPER. 2024. .

CARVALHO, F. P. . Curso Básico de Direitos Indígenas. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Direitos Indígenas).

CARVALHO, F. P. . Drogas: Dicas de Prevençaõ. 2010. (Palestra).

CARVALHO, F. P. . Criação e Utilização de Blog na Educação Matemática. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CARVALHO, F. P. . Educação e Cidadania. 2008. (Palestra).

CARVALHO, F. P. . Violência e Drogas. 2008. (Palestra).

CARVALHO, F. P. . Informática Básica. 2007. .

CARVALHO, F. P. . Introdução à Informática. 2007. .

CARVALHO, F. P. ; SANTOS, D. C. . Violência e Drogas: Estratégias de Prevenção. 2007. (Palestra).

CARVALHO, F. P. . Educação e Emancipação. 2007. (Mesa Redonda).

CARVALHO, F. P. . Relações Interpessoais no Trabalho e Qualidade no Atendimento. 2005. .

CARVALHO, F. P. . Educação, trânsito e cidadania (Palestra). 2005. (Palestra).

CARVALHO, F. P. . Festas Populares e Cidadania da PMBA. 2003. .

Prêmios

2024

Homenagem pelos serviços prestados à Educação de Belmonte, Secretaria Municipal de Educação de Belmonte.

2023

Moção de Aplausos, Câmara Municipal de Belmonte.

2016

Medalha Alferes Tiradentes, Instituto Tiradentes.

2012

Cidadão Belmontense, Câmara de Vereadores de Belmonte/BA.

2007

III Fórum de Educação - Agradecimentos pela participação, Unisul Bahia Faculdades Integradas.

2006

Homenagem Especial dos Alunos do Curso de Formação de Soldados PM 2006, Polícia Militar do Estado do Bahia.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2011

Universidade Estadual da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador - Convidado, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor pesquisador do componente curricular Informática no Curso de Artes Visuais da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Disciplina oferecida modularmente.

2011 - 2011

Universidade Estadual da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador - Convidado, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor pesquisador convidado do componente curricular Fundamentos Teóricos da Ação Pedagógica III no Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Estado da Bahia - UNEB

2010 - 2010

Universidade Estadual da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador - Convidado, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor Pesquisador do Curso de Pedagogia, ministrou o componente curricular Informatica no Curso de Pedagogia do Programa Plataforma Freire da Universidade do Estado da Bahia - UNEB na cidade de Belmonte/BA

2010 - 2010

Universidade Estadual da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador - Convidado, Carga horária: 30

Outras informações:
Organizador da Oficina Intercultural III

2006 - 2007

Universidade Estadual da Bahia

Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina - Estágio Supervisionado, que compreende dois processos simultâneos: Fundamentos Teóricos da Ação Pedagógica e Prática Pedagógica. Projeto Rede UNEB 2000 - Curso Intensivo de Pedagogia - Convênio: UNEB/ FAPES/ Prefeitura Municipal de Itapebi - BA

2010 - 2012

Conselho Estadual de Recursos Hídricos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 2

Outras informações:
Eleito mebro efetivo no segmento Sociedade Civil Organizada para o Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio dos Fredes, Buranhém e Santo Antônio (CBHFrabes), para a Gestão 30/08/2010 a 30/08/2012.

2007 - 2007

FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de Docência Superior, Carga horária: 6

Outras informações:
Atundo especificamento como professor de Informática e Novas Tecnologias Educacionais II, no 2º e 6º Príodo de Pedagogia.

2006 - 2006

FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor de Projeto de Extensão, Carga horária: 26

Outras informações:
Monitor do Projeto Descobrimento Digital oferecido para alunos do ensino fundamental das escolas municipais de Eunápolis - BA

2005 - 2005

Colégio Municipal Fei Calixto

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 20

2002 - 2003

Colégio Estadual Dr. Antonio Ricaldi

Vínculo: Contrato Especial, Enquadramento Funcional: Professor Nível I, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor nível I, através do contrato Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).

Atividades

  • 02/2002 - 03/2003

    Ensino,Disciplinas ministradas, Geografia e História do Brasil

1999 - Atual

policia militar do estado da bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: 1 SGT PM, Carga horária: 180

2007 - 2008

policia militar do estado da bahia

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Lider Educador, Carga horária: 10

Outras informações:
Lider Educador do Programa Organizações Aprendentes da PMBA (PROA), atuando especificamente no processo de educação continuada da linha de ação Educação a Distância e Jogos Educativos.

2006 - 2007

policia militar do estado da bahia

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Pregoeiro, Carga horária: 4

2005 - 2006

policia militar do estado da bahia

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor de Curso de Formação de Soldados, Carga horária: 8

Outras informações:
Monitor da Disciplina Educação Física no Curso de Formação de Soldados PM 2006.

1996 - 1997

Universidade Estadual de Santa Cruz

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Arquivista, Carga horária: 20

2011 - 2011

Instituto de Educação Superior de Brasília

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Ministrou aulas do componente curricular Dinâmica de Grupo do Curso de Pós Graduação em Recursos Humanos do Instituto de Educação Superior do Brasil Núcleo Bahia.

2015 - 2016

Câmara Municipal de Belmonte

Vínculo: Presidente de Comissão, Enquadramento Funcional: Membro Titular de Comissão Permanente, Carga horária: 4

Outras informações:
Nomeado membro titular da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Saúde, Assistência Social, Obras e Saneamento Básico da Câmara de Vereadores da Cidade de Belmonte, conforme Portaria nº 04/2016 de 26 de Abril de 2016.

2013 - 2016

Câmara Municipal de Belmonte

Vínculo: Agente Politico, Enquadramento Funcional: Vereador, Carga horária: 40

Outras informações:
Vereador eleito pelo Partido Social Cristão - PSC na cidade de Belmonte/BA.

2013 - 2016

Câmara Municipal de Belmonte

Vínculo: Presidente da Comissão, Enquadramento Funcional: Presidente de Comissão, Carga horária: 4

Outras informações:
Presidente da Comissão de Finanças, Contas, Orçamento e Fiscalização da Câmara Municipal de Belmonte, conforme declaração de 31 de dezembro de 2016.

2014 - 2017

Centro de Formação de Condutores Kilometro LTDA

Vínculo: Contrato de Prest. de Serviços, Enquadramento Funcional: Instrutor Teórico-Técnico, Carga horária: 5

Outras informações:
Atuando como instrutor de trânsito teórico-técnico de nas seguintes disciplinas: Legislação de Trânsito, Mecânica Básica e Meio Ambiente e Cidadania.

2015 - 2016

Centro de Formação de Condutores Kilometro LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Ensino, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou como Diretor de Ensino do Centro de Formação de Condutores Kilometro LTDA, exigência da Portaria DENATRAN 358/2010.

2020 - 2024

Secretaria Municipal de Educação de Belmonte

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Servido Temporário, Carga horária: 20

Outras informações:
Exerceu a função de Coordenador Técnico Pedagógico das escolas do campo, de março de 2020 até dezembro de 2022 e a função de facilitador do Sistema de Gestão Escolas (SMECEL).

2023 - 2024

Ministério da Justiça

Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviço Temporário, Carga horária: 40

Outras informações:
Aprovação em Processo Seletivo para prestação de serviço de tutoria da Rede SENASP EaD da Secretaria Nacional de Seguraraça Pública / REDE SANSP EAD do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Governa Federal.

2025 - Atual

Universidade Federal da Grande Dourados

Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 12

Outras informações:
atuou na disciplina de Direitos Humanos dos Povos Indígenas na condição PROFESSOR CONVIDADO no ano de 2024 e 2025 no Curso de Especialização Lato Sensu em ENFRENTAMENTO AOS CRIMES AMBIENTAIS E PROTEÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realizado em parceria com a Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (RENAESP) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública(MJSP)