Marcos Alexandre Veríssimo da Silva

Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia Universidade Federal Fluminense. Mestre em Antropologia pelo mesmo programa. Especialista em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública pela Universidade Federal Fluminense. Graduado em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisador associado ao Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC), onde coordena o subprojeto Laboratório de Iniciação Acadêmica em Administração de Conflitos (LABIAC). Áreas de interesse: conflitos relacionados às "drogas" (lícitas e ilícitas) e seus usos, mercados, produção e repressão; antropologia visual; e estudos de manifestações artísticas e culturais construídas por grupos sociais mais ou menos definidos. Conflitos escolares. Coordenador do Laboratório Escolar de Pesquisa e Iniciação Científica (LEPIC).

Informações coletadas do Lattes em 01/09/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Antropologia

2009 - 2013

Universidade Federal Fluminense
Título: Maconheiros, fumons e growers: um estudo comparativo dos usos e cultivo caseiro de canábis no Rio de Janeiro e em Buenos Aires.
Roberto Kant de Lima. Coorientador: Antonio Rafael Barbosa. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Doutorado em Antropologia

2009 - 2013

Universidade Federal Fluminense
Título: Maconheiros, fumons e growers: um estudo comparativo de consumo e do cultivo caserio de canábis no Rio de Janeiro e em Buenos Aires
Orientador: em Universidad de Buenos Aires ( Roberto Kant de Lima)
com Roberto Kant de Lima. Coorientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Perspectiva Comparada; "Cultura Canábica"; Hierarquias/Igualdades; Domesticação.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Rural.

Mestrado em Antropologia

2008 - 2009

Universidade Federal Fluminense
Título: "De sol a sol", em luta por um lugar ao sol: a Guarda Municipal e os ritos, conflitos e estratégias do espaço público carioca
, Ano de Obtenção: 2009.Roberto Kant de Lima.Palavras-chave: políticas públicas - instituições; hierarquia; igualdade; administração institucional de conflitos; Guarda Municipal do Rio de Janeiro.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança

2003 - 2003

Universidade Federal Fluminense
Título: O medo de errar e o ethos da polícia militar no Rio de Janeiro
Orientador: Roberto Kant de Lima

Graduação em Ciências Sociais

1998 - 2002

Universidade Federal Fluminense
Título: O Consumo e a Liberdade na situação institucional da chamada pós-modernidade
Orientador: Luís Carlos Fridman

Pós-doutorado

2013 - 2016

Pós-Doutorado. , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação em Periferias Urbanas.

Organização de eventos

VERÍSSIMO, Marcos . I Simpósio de Pesquisa em Administração de Conflitos no Espaço Escolar. 2018. (Outro).

VERÍSSIMO, Marcos . Seminário de pesquisa sobre os usos terapêuticos da maconha. 2017. (Outro).

VERÍSSIMO, Marcos ; BRASIL, Akhenaton ; FERREIRA, W. ; MARTINS, B. . Drogas, Cultura e Cinema: um debate filmico entre alunos do Bacharelado e do Tecnólogo em Segurança Pública da UFF. 2017. (Outro).

VERÍSSIMO, Marcos . V Jornada de Antropologia do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense. 2011. (Congresso).

Participação em eventos

Encontro Nacional de Popularização da Ciência 2022.Feira de Ciências do INCT-InEAC. 2022. (Encontro).

Lançamento do Catálogo de Tecnologias Sociais da UFF 2021.Laboratório Escolar de Pesquisa e Iniciação Científica (LEPIC). 2021. (Encontro).

VIII Seminário do INEAC.Conflitos e Diálogos: a criação de podcast como prática de pesquisa. 2021. (Seminário).

VIII Sesep- Seminário de Segurança Pública ?O Protagonismo Estrutural da Segurança Pública na Realidade Social Brasileira?.As Guardas Municipais no Quadro da Segurança Pública no Estado do Rio de Janeiro. 2020. (Seminário).

18 IUAES. O Artesanato da Legalização: apontamentos para um estudo sobre a atualização da chamada "cultura canábica" no Rio de Janeiro. 2018. (Congresso).

Fraternidade e superação da violência.Fraternidade e solidariedade: por uma sociologia da segurança pública. 2018. (Outra).

Encontro do Curso de Tecnólogo em Segurança Pública e Social UFF.O argumento de autoridade no ambiente acadêmico. 2017. (Encontro).

II Seminário Acadêmico de Formação.A escola pública, políticas sociais e controle social dos comportamentos: algumas aproximações. 2017. (Seminário).

II Seminário Tecnólogos e tecnologias: a Guarda Civil Municipal no contexto da segurança pública.Guarda e Armamentos. 2017. (Seminário).

Jornada Espaço Público com Direito.Drogas, mercados e criminalização. 2017. (Simpósio).

Seminário Acadêmico de Formação.Violência e segurança pública no ambito escolar. 2017. (Seminário).

Seminário de Pesquisa sobre os usos terapêuticos da maconha.Os desafios legais para o acesso à maconha. 2017. (Seminário).

V Encontro Nacional de Antropologia e Direito. Direito ap acesso e acesso ao direito: mobilizações sociais e jurídicas pelo acesso à maconha medicinal. 2017. (Congresso).

VI Congresso Internacional da ABRAMD. As "drogas", seus usos e abusos no ambiente escolar. 2017. (Congresso).

XI Jornada de Alunos do PPGA-UFF. A Escola Pública e seus conflitos: práticas de pesquisa e a produção do conhecimento em segurança pública no âmbito do Ensino Médio. 2017. (Congresso).

Entre lo Leagal y lo Ilegal.Uso, produción y regulación de substancias. 2016. (Simpósio).

Os dez anos da Lei de Drogas.Ativismo e demandas por direitos (mesa). 2016. (Seminário).

Seminário de Formação para os tutores do Curso de Tecnólogo em Segurança Pública e Social.O Argumento de Autoridade e a Autoridade do Argumento: os usos da arma na convivência civil-militar no contexto do curso de tecnólogo em Segurança Pública e Social da da Universidade Federal Fluminensense. 2016. (Seminário).

Seminário de Tutores do Curso de Tecnólogo em Segurança Pública e Social CEDERJ-UFF.O argumento de autoridade e a autoridade do argumento: moralidades sobre os usos da arma na convivência civil-militar. 2016. (Encontro).

Seminário Prisões e Práticas Institucionais de Sujeição.Prisões e Práticas Institucionais de Sujeição. 2016. (Seminário).

VII Semana Acadêmica do Polo São Gonçalo.Como se faz um tecnólogo em Segurança Pública? Reflexões sobre um campo em construção. 2016. (Seminário).

Série Justiça e Pensamento.Os dilemas contemporâneos dos usos e mercados de drogas no Rio de Janeiro: pesquisa acadêmica e ativismo polítco em debate. 2015. (Outra).

XI Reunión de Antropología del Mercusur. As bocas de fumo e a cidade: notas para uma atualização doconhecimento sobre a regulação do comércio de maconha no Rio de Janeiro. 2015. (Congresso).

Semana de Segurança Pública.Maconha: política, saúde e Segurança Pública. 2014. (Simpósio).

VIII Encontro da Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação.O Aluno e a Escola: direitos ou obrigações?. 2014. (Encontro).

XI Congreso Argentino de Antropologia Social. As Rodas Culturais e a "legalização" da maconha no Rio de Janeiro. 2014. (Congresso).

XXIX Reunião Brasileira de Antropologia. Camarão ou Prensado? Cultivador ou Traficante? Os processos de Incriminação e Identificação no contexto do consumo de maconha. 2014. (Congresso).

III Seminário Internacional do INCT-InEAC.A Internalização do conhecimento: experiências comparadas de "estar lá". 2013. (Seminário).

III Seminário Internacional do INCT-InEAC.As economias do crack: algumas considerações acerca de um polêmico mercado contemporâneo. 2013. (Seminário).

IV REA / VIII ABANNE. O Consumo de Bebidas alcoólicas: práticas e representações. 2013. (Congresso).

I Encuentro Latinoamericano de Investigadores sobre Cuerpos y Corporalidades en las Culturas. Os usos da Erva nas canções populares: algumas com siderações para o estudo da cultura cannábica. 2012. (Congresso).

XXVIII Reunião Brasileira de Antropologia. Do maconheiro ao canabier: os autocultivos domésticos e outras domesticações. 2012. (Congresso).

IV Seminário Internacional Políticas de la Memória.Ativismos, Direitos e Garantias na América Latina Contemporânea: um estudo comparativo de lutas políticas e demandas coletivas. 2011. (Seminário).

IX Reunião de Antropologia do Mercosul. Cultivos cariocas e culturas portenhas: um estudo comparativo dos plantios urbanos de maconha. 2011. (Congresso).

Second Internatinonal Conference of Young Urban Researchers. A Marcha Mundial da Maconha no Rio de Janeiro: ativismo político e hedonismo carnavalesco na cidade pré- olímpica. 2011. (Congresso).

V Jornada de Alunos do PPGA/UFF.Antropologia e Política. 2011. (Seminário).

V Jornada de Alunos do PPGA/UFF.Identidade e Sociabilidade. 2011. (Seminário).

V Jornada de Alunos do PPGA/UFF.Quando a regra não é clara: interpretação e arbitragem na cultura futebolística brasileira. 2011. (Seminário).

X Congresso Argentino de Antropologia Social. A cultura cannábica no Rio de Janeiro e em Buenos Aires: notas para um estudo comparativo. 2011. (Congresso).

XI Congresso Luso-Afro Brasileiro de Ciencias Sociais. Territórios e Sociabilidades: um estudo comparativo dos consumos de drogas na cidade do Rio de Janeiro. 2011. (Congresso).

II Encontro Internacional de Ciências Sociais: as ciências sociais e os desafios para o século XXI.Cultivos, Conflitos e Territorialidades no Polígono da Maconha: notas para um olhar antropológico ao meio rural no Sertão Nordestino. 2010. (Seminário).

II Seminário Justiça Criminal e Segurança Pública: políticas públicas de segurança e práticas policiais no Brasil.O Medo de Errar e o Ethos da Polícia Militar no Rio de Janeiro. 2010. (Seminário).

IV Encontro da Rede de Estudos Rurais.Políticas públicas e Imperativos Desenvolvimentistas: notas para uma etnografia dos dilemas presentes no meio rural brasileiro. 2010. (Encontro).

VII Congreso Internacional de la Red Latinoamericana de Antropologia Juridica.. Ordem Urbana e Cobtrole Social dos Comportamentos nos espaços públicos da cidade pré-olímpica. 2010. (Congresso).

XXVII Reunião Brasileira de Antropologia. Quem são os cracudos? Apontamentos para o estudo antropológico de um problema social. 2010. (Congresso).

XXXIV Encontro Anual da ANPOCS. Os humanos, os não humanos e os direitos humanos: notas para um estudo sobre as moralidades presentes na Polícia Militar do Rio de Janeiro. 2010. (Congresso).

Ciclo de Debates Administração Institucional de Conflitos e Formação de Políticas.Segurança Pública e Social Municipal: identidades profissionais e a dimensão local. 2009. (Simpósio).

I Seminário de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFJF..A Nova Lei de Drogas e Seus Dilemas: apontamentos para o estudo das formas de desigualdade presentes nos interstícios do ordenamento jurídico-penal brasileiro. 2009. (Seminário).

VIII Renión de Antropología del Mercosur: Diversidad y Poder em América Latina. O Crack e os impactos de sua entrada em uma comunidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2009. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Sociologia: Consensos e Controvérsias. A Economia dos Castigos Simbólicos: uma discussão das formas de punição em instituições de segurança. 2009. (Congresso).

XXXIII Encontro Anual da ANPOCS. Pagando embuste (muito além da mentira, do engano e do ardil): análise de uma categoria social no universo empírico da Guarda Municipal do Rio de Janeiro. 2009. (Congresso).

Ciclo de Debates sobre o Pensamento Político.As drogas e seus mercados:usos, abusos, tráficos e Justiça.. 2008. (Outra).

III Jornada de Antropologia do PPGA/UFF.A Guarda Municipal do Rio de Janeiro e o seu lugar no mapa da segurança pública na cidade. 2008. (Seminário).

III Seminário Internacional Organizações e Sociedade: inovações e Trasnformações Contemporaneas.Segurança Pública, educação, cultura e esporte: algumas aproximações. 2008. (Seminário).

V Jornadas de Insvestigación en Antropología Social.A Lei e a Moral: algumas considerações sobre o sistema juridico e policial brasileiro. 2008. (Seminário).

V Simposio de Pós-graduandos em Ciência Política da USP.Os planos municipais de segurança e a construção do conhecimento nas ciências Sociais.. 2008. (Simpósio).

XXIV Reunião Brasileira de Antropologia. A Construção do indivíduo moderno como pressuposto de eficácia dos direitos humanos. 2004. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Giovanna Barros Gomes

SANTOS, F. M.;VERÍSSIMO, Marcos; ALENCAR, A. E. V.. Aulas presenciais, só com segurança sanitária!?: Uma etnografia sobre as regulamentações educacionais e vivências de professoras e professores durante a pandemia em Florianópolis/SC. 2023. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Thayná Moreira Cardoso de Carvalho Grandin

KANT DE LIMA, Roberto;VERÍSSIMO, Marcos; BIELSCHOWSKY, C. E.. Os agentes de segurança pública entram em campo: o encontro com novos saberes a partir de uma pesquisa etnográfica sobre o Curso de Tecnólogo em Segurança Pública e Social ? UFF/CEDERJ. 2022. Dissertação (Mestrado em JUSTIÇA E SEGURANÇA) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Adriel José de Quadros

SILVA, M. I. F. C. E.;VERÍSSIMO, Marcos; SILVA, D. R.. "Bem bolado": o protagonismo familiar e o papel das associações cannabicas no enfrentamento político do uso terapêutico da cannabis. 2021. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Yuri José de Paula Motta

POLICARPO, FREDERICO;VERÍSSIMO, Marcos; SILVA, M. B. B. E.. O paciente dedo verde: uma etnografia sobre o consumo e o cultivo de canábis para fins terapêuticos no Rio de Janeiro. 2019. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Érika Guimarães Ferreira

GERADOLDO, P. H. B.;VERÍSSIMO, Marcos; ANTUNES, L. R.; PLATERO, Klarissa; CARUSO, H. G. C.. "Na faculdade a gente aprende a pensar": uma análise da socialização acad~emica dos alunos do Curso de Tecnologia em Segurança Pública e Social da UFF. 2019. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Monique Frenanda de Moura Prado

POLICARPO, FREDERICO; AZIZE, Rogério;VERÍSSIMO, Marcos. "Movimento Antiproibicionista" e "Conflronto Político": a Marcha das Favelas pela Legalização das Drogas. 2019. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Perla Alves Bento de Oliveira Costa

POLICARPO, FREDERICO; GERADOLDO, P. H. B.;VERÍSSIMO, Marcos; SILVA, J.. Quando a gansóloga sou eu: uma etnografia sobre as práticas dos policiais militares no Rio de Janeiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Romina de la Cruz Brabo Guerra

RENOLDI, B.;VERÍSSIMO, Marcos; ABDUCA, Ricardo; MAIDANA, Helena. Los usos de la "coca":jovenes, movilidad y universidad en el nordeste argentino. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Postgrado en Antropología Social) - Universidad Nacional de Misiones.

Aluno: Bernardo Berbert Molina

GAMA LIMA, Lana Lage; AZEVEDO, N. L.; POLICARPO, FREDERICO;VERÍSSIMO, Marcos. A Administração Institucional do Consumo de Drogas em Campos dos Goytacazes: refexões a partir da implementação do Programa "Crack é Possível Vencer".. 2015. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jorge Alexandre Mancuso Arêas

GERADOLDO, P. H. B.; PIRES, Lenin; KANT DE LIMA, Roberto;VERÍSSIMO, Marcos. A administrição de conflitos do sistema jurídicono estado do Rio de Janeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jorge Alexandre Mancuso Arêas

GERADOLDO, P. H. B.;VERÍSSIMO, Marcos; KANT DE LIMA, Roberto; PIRES, Lenin; FONTAINHA, Fernando. Militares e Civis: conflito de moralidades no sistema jurídico do estado do Rio de Janeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marcia Schlemper Wernke

BAPTISTA, B. G. L.;VERÍSSIMO, Marcos; LIMA, R. K.; MISSE, M.; ALMEIDA, M. L. P.. A Educação nos Presídios como forma de ressocialização: tapando o sol com a peneira. 2023. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Perla Alver Bento de Oliveira Costa

POLICARPO, FREDERICO;VERÍSSIMO, Marcos; LIMA, R. K.; PIRES, Lenin; GERADOLDO, P. H. B.; RODRIGUES, E. O.. OS NOSSOS ACERTOS SÃO ESCRITOS NA AREIA E NOSSOS ERROS SÃO GRAVADOS EM BRONZE" - UMA ETNOGRAFIA SOBRE OS INSTRUMENTOS DE CONTROLE DA POLÍCIA MILITAR DO RIO DE JANEIRO. 2022.

Aluno: Ismael Andres Stevenson Dechelette

MOTA, F. R.; LOBÃO, Ronaldo;VERÍSSIMO, Marcos; SILVEIRA, S. S.; PINTO, C. F.; WEID, O. V. D.. Encapsular o som: etnografia da partitura social como regras e moralidades a partir do olhar sobre o ouvir no Morro do Palácio - Niterói. 2019. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Victor Cesar Torres de Mello Rangel

KANT DE LIMA, Roberto; POLICARPO, FREDERICO; SIMIAO, D. S.; AZIZE, Rogério; MISSE, M.; PIRES, Lenin;VERÍSSIMO, Marcos. Os cinco sentidos da "cocaína": saberes, herarquias e controles sobre o uso e a manipulação do pó entre consumidores e peritos criminais. 2018. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Artur Dalla Cypreste

GAMA LIMA, Lana Lage; POLICARPO, FREDERICO; SOARES, Luciane;VERÍSSIMO, Marcos; AZEVEDO, N. L.. Representações sociais em julgamentos de crimes de tráfico de drogas em varas criminais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro - 1996-2016.. 2016. Tese (Doutorado em Sociologia e Política) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Anderson Santos Silva

MOTA, F. R.; GUSMAO, N. M. M.;VERÍSSIMO, Marcos; MAIA, Boris. Sociabilidades jocosas na escola: maneiras de produção de sociabilidade entre estudantes, profissores e funcionários em uma escola pública da zona sul de Niterói. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ismael Andre Stevenson Dechelette

MOTA, F. R.; LOBÃO, Ronaldo;VERÍSSIMO, Marcos. O muro do som, etnografia da composição das regras e moralidades a partir do ouvir sobre o barulho no morro do Palácio - Niterói. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Victor Cesar Torres de Mello Rangel

KANT DE LIMA, Roberto; POLICARPO, FREDERICO; TRINDADE, Arthur; AZIZE, Rogério;VERÍSSIMO, Marcos. Uma etnografia do bar e do laboratório da polícia:saberes e técnicas dos usuários e dos peritos criminais sobre o consumo de cocaína. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Artur Dalla Cypreste

GAMA LIMA, Lana Lage; SOARES, Luciane; POLICARPO, FREDERICO;VERÍSSIMO, Marcos; AZEVEDO, N. L.. Representações sociais em julgamentos de crimes de tráfico de drogas em varas criminais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro - 1996-2016.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia e Política) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Artur Dalla Cypreste

GAMA LIMA, Lana Lage; SOARES, Luciane; POLICARPO, FREDERICO;VERÍSSIMO, Marcos; AZEVEDO, N. L.. As representações sobre traficantes de drogas em rituais de julgamento na cidade do Rio de Janeiro (1997-2015). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia e Política) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rebeca Sophia Lima Azeredo

POLICARPO, FREDERICO;VERÍSSIMO, Marcos; SILVA, M. B. B. E.. Acolhimento, atendimento e acompanhamento: uma pesquisa sobre um coletivo canábico e suas perspectivas. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em JUSTIÇA E SEGURANÇA) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Isabela Losso Pereira

PIRES, Lenin;VERÍSSIMO, Marcos; POLICARPO, FREDERICO. A burocratização da maconha. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em JUSTIÇA E SEGURANÇA) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Laís Eloá Pellegrinello

ANSARA, S.;VERÍSSIMO, Marcos; BERTONI, L. M.. ?Sair do armário e cultivar em casa. Desafios cotidianos no ativismo canábico. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em MUDANÇA SOCIAL E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Letícia Dias Queiroz

MISSE, D. G.;VERÍSSIMO, Marcos; MARTINS, Luciane P. B.; PLATERO, K. A. S.. Violência escolar em perspectiva: Uma análise da categoria violência em escolas municipais de Niterói/RJ. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em JUSTIÇA E SEGURANÇA) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marcia Schlemper Wernke

BAPTISTA, B. G. L.;VERÍSSIMO, Marcos; KANT DE LIMA, Roberto. A EDUCAÇÃO NOS PRESÍDIOS COMO FORMA DE RESSOCIALIZAÇÃO: tapando o sol com a peneira. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Adriel José de Quadros

FORMOSOS, M. I.;VERÍSSIMO, Marcos; SILVA, D. R.. "Bem bolado": o protagonismo familiar e o papel das associações cannabicas no enfrentamento político do uso terapêutico da cannabis. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Erika Guimarães Ferrerira

GERADOLDO, P. H. B.;VERÍSSIMO, Marcos; ANTUNES, L. R.; PLATERO, K. A. S.. Na faculdade a gente aprende a pensar - uma análise sobre as motivações e sentidos do curso de tecnologia em segurança pública e social. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Monique Fernadanda de Moura Prado

POLICARPO, FREDERICO;VERÍSSIMO, Marcos; AZIZE, Rogério. "Você quer morrer parcelado ou à vista?" Etnografiando a Marcha das Favelas pela Legalização. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Carlos Eduardo Pereira Viana

EILBAUM, L.; PIRES, Lenin;VERÍSSIMO, Marcos. Entre o civil e o militar: etnografia de um debate público em torno ao armamento de guardas municipais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Yuri José de Paula Motta

POLICARPO, FREDERICO;VERÍSSIMO, Marcos; SILVA, M. B. B. E.. O "paciente" "dedo verde": uma etnografia sobre o consumo e o cultivo de canábis para fins terapêuticos no Rio de Janeiro. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cyntia Aparecida Abreu de Mattos

POLICARPO, FREDERICO; GERADOLDO, P. H. B.;VERÍSSIMO, Marcos. As interfaces do serviço policial no processo de adicção de seus agentes. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Carlos Alexandre Camargo da Silva

POLICARPO, FREDERICO; GERADOLDO, P. H. B.;VERÍSSIMO, Marcos. Qualidade de vida do policial militar, baseada na teoria das necessidades de Maslow com foco no sono, segurança do corpo e da moralidade. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Paula Antunes Abreu dos Santos

MAIA, Boris; PINTO, Vinicius;VERÍSSIMO, Marcos. Inclusão social - Conflitos relacionados ao acesso de crianças com autismo na escola regular. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maurílio Rodrigues Blanc Júnior

SILVA, S. S.; MOUZINHO, Glaucia;VERÍSSIMO, Marcos. Inquérito Policial Militar: Existem dois caminhos?. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Organização e Gestão em Justiça Criminal e Segurança) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: João Carlos Correia Campos

MOUZINHO, Glaucia; SILVA, S. S.;VERÍSSIMO, Marcos. Quem são os guardas? Conflitos entre guardas e auxiliares de vigilância no campo da segurança pública em Campos dos Goytacazes. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Organização e Gestão em Justiça Criminal e Segurança) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Leonardo Ferreira Kaltner

GARELLI, Monica;VERÍSSIMO, Marcos; GERADOLDO, P. H. B.. Políticas públicas para ensino de línguas adicionais: perspectivas.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Karine de Souza Vargas

GARELLI, Monica;VERÍSSIMO, Marcos; GERADOLDO, P. H. B.. Planajamento na educação carioca: o programa espaço de desenvolvimento infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Aladir Antunes Barbosa Junior

BORGES, Gabriel;VERÍSSIMO, Marcos; SANTOS, S. A. S.. Financiamento público e privado na ampliação de oferta de um modelo sustentável de transporte de massa no estado do Rio de Janeiro. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Giselle Duarte Campos

BORGES, Gabriel; SANTOS, S. A. S.;VERÍSSIMO, Marcos. Mobilidade e transporte coletivo no município de Maricá/RJ: uma análise da implantação da política de "tarifa zero" no âmbito da municipalidade. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Renata Marie Miyasaki

BORGES, Gabriel;VERÍSSIMO, Marcos; SANTOS, S. A. S.. A percepção do usuário sobre a qualidade do sistema de transporte da companhia paulista de trens metropolitanos: comparativo entre investimentos e Pesquisas de Avaliação do Serviço. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Alex Sandro Barcelos de Azevedo

VELLOSO, Paula C. P.;VERÍSSIMO, Marcos; VALADARES, J. C.. O Princípio da Eficiência na administração pública: aspectos relevantes sobre as administrações burocrática e gerencial (recursos x desenvolvimento). 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sharla Ribeiro Scarpate Fiorot

MOUZINHO, Glaucia;VERÍSSIMO, Marcos; MONTEIRO, Rodrigo. Impacto da implantação da Policlínica da Polícia Militar em Campos dos Goytacazes como política de segurança pública no atendimento à saúde dos policiais militares e seus dependentes no Norte Fluminense. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Daniel Castiajo

MAIA, Boris; PINTO, Vinicius;VERÍSSIMO, Marcos. Entre o saber policial e o saber acadêmico:uma análise do processo de inserção de policiais militares na universidade. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Paula Antunes do Couto

VERÍSSIMO, Marcos. Polícia Civil do Rio de Janeiro: pode melhorar?. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cyntia de Andrade Machado

VERÍSSIMO, Marcos. Liberdade, Indivíduo e Coerção: Hobbes, Locke, Russeau e Rawls. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jairo De Souza Assumpção

VERÍSSIMO, Marcos. Projetos Sociais na Comunidade: uma abordagem sobre projetos sociais implantados pelo BOPE na comunidade de Tavares Bastos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Patrícia de Matos Sá Rego

VERÍSSIMO, Marcos. As Organizações Globo saem em defesa da maioridade penal. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bruna Soares Overbeck

SANTOS, F. M.;VERÍSSIMO, Marcos; VEDANA, V.. Entre a graça e a desgraça: uma etnografia do uso e circulação de maconha na cidade de Florianópolis. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Roson Farias Torres

MISSE, D. G.;VERÍSSIMO, Marcos; GRANDIN, T. M. C. C.. A administração de conflitos no curso de Tecnólogo em Segurança Pública da Universidade. 2021.

Aluno: Letícia Dias Queiroz

PLATERO, Klarissa;VERÍSSIMO, Marcos; MISSE, D. G.. O papel da educação na prevenção à violência: a construção do projeto Escola da Paz no município de Niterói RJ. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Arthur de Castro Leandro Santos

BEZERRA, D. M.; MENDONCA FILHO, F. P.;VERÍSSIMO, Marcos. Maconheiros da UFF: uma etnografia sobre os alunos que consomem maconha dentro do campus do Gragoatá. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Alice Magalhães Ribeiro

EILBAUM, L.;VERÍSSIMO, Marcos; MAIA, Boris. "Entramos forçados, ficamos pirados e saimos formados": uma etnografia em uma escola pública em Niterói. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rogério Peres de Azevedo

FERREIRA, M. A. G.; LUZ, V. C.;VERÍSSIMO, Marcos. Estão na mira! Os desafios da segurança pública através doolhar do GAESP. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Isadora Picalo Quiqui

LOBÃO, Ronaldo; PIRES, Lenin;VERÍSSIMO, Marcos. Comerciantes, camelôs, guardas municipais e as apropriações do espaço público na rua Almirante Tefé. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Leandro Correa Barreto

NUES, Izabel S.; MARTINS, Luciane P. B.;VERÍSSIMO, Marcos. Do DRD à Exclusão: um estudo sobre o sistema punitivo relacional da Polícia Militar do Rio de Janeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nathaly Santos Batista de Souza

GERADOLDO, P. H. B.; VELLOSO, Paula C. P.; PLATERO, Klarissa;VERÍSSIMO, Marcos. "O Lugar da Arma": os conflitos decorrentes da ética policial na socialização universitária. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rommel Mattos Bessa

MUNIZ, Jacqueline; PIRES, Lenin;VERÍSSIMO, Marcos. Do guerreiro ao pacificador: a atuação do Exército Brasileiro nas operações de garantia da lei e da ordem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Pedro Sepúlvida Garcia

NUES, Izabel S.; PIRES, Lenin;VERÍSSIMO, Marcos. "Nós vamos invadir sua praia!" Um estudo sobre os arrastões e as abordagens policiais na praia de Ipanema. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gustavo Viana Guedes

PIRES, Lenin; MARTINS, Luciane P. B.;VERÍSSIMO, Marcos. A Guarda Municipal de Niterói: formação, dilemas e seu funcionamento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marcos Paulo do Couto Silva

PIRES, Lenin; PAES, V. G. F.;VERÍSSIMO, Marcos. Quando a ordem é unir: percepções e representações de uma guarda municipal em formação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jonathas de Souza Barboza

PAES, V. G. F.; MUNIZ, Jacqueline;VERÍSSIMO, Marcos. A Guarda Municipal de Niterói: dilemas e práticas de controle urbano. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Felipe Augusto de Campos Maiorini

GERADOLDO, P. H. B.;VERÍSSIMO, Marcos; BARÇANTE, Luiza. A Violência do Proibicionismo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gabriella Henriques Toscano

ALBERNAZ, Elizabete; PELLEGRINO, Ana Paula;VERÍSSIMO, Marcos; PIRES, Lenin. A seletividade da atuação policial militar e seu papel na perpetuação da seletividade penal no Brasil. 2016.

Aluno: Monique Fernanda de Moura Prado

POLICARPO, FREDERICO; PIRES, Lenin;VERÍSSIMO, Marcos. A legalização está próxima (?). O papel do ativismo canábico para o acesso à saúde e o acesso aos direitos individuais. 2016.

VERÍSSIMO, Marcos. XIV Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica / VII Congresso Fluminense de Pós-Graduação. 2022. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

VERÍSSIMO, Marcos. Seminário PIBIC Ensino Médio UFF. 2020. Universidade Federal Fluminense.

VERÍSSIMO, Marcos. Seminário PIBIC Ensino Médio. 2018. Universidade Federal Fluminense.

VERÍSSIMO, Marcos. Seminário PIBIC do Ensino Médio UFF. 2017. Universidade Federal Fluminense.

Comissão julgadora das bancas

Ana Paula Mendes de Miranda

LIMA, R. K.MIRANDA, A. P. M.MELLO, K. S. S.; SILVA, E. M. A.; AMORIM, M. S.;MOUZINHO, G. M. P.. "De sol a sol", em luta por um lugar ao sol: a Guarda Municipal e os ritos, conflitos e estratégias do espaço público carioca. 2009. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Luis Carlos Fridman

FRIDMAN, L. C.. Consumo e liberdade na situação institucional da chamada pós-modernidade. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Kátia Sento Sé Mello

Kant de Lima, RobertoMIRANDA, Ana Paula Mendes de; SILVA, Edilson Marcio Almeida da;MELLO, K. S. S.. "De sol a sol", em luta por um lugar ao sol: a Guarda Municipal e os ritos, conflitos e estratégias do espaço publico carioca. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Federal Fluminense.

Antonio Carlos Rafael Barbosa

Lima, Roberto KantBarbosa, Antonio Rafael; TISCORNIA, Sofia; EIlbaum, Lucia; Policarpo, Frederico; BOITEUX, L.. Maconheiros, fumons e growers: um estudo comparativo do consumo e do cultivo caseiro de maconha no Rio de Janeiro e em Buenos Aires. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Edílson Márcio Almeida da Silva

LIMA, R. K.; MIRANDA, A. P. M.; MELLO, K. S. S.;SILVA, E. M. A.. "De sol a sol", em luta por um lugar ao sol: a Guarda Municipal e os ritos, conflitos e estratégias do espaço público carioca. 2009. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Lenin dos Santos Pires

Barbosa, A. R. S.;LIMA, Roberto Kant dePIRES, L. S.; BOTEUX, L.. Os autocultivos domésticos e os usos de maconha no Rio de Janeiro e em Buenos Aires: um estudo comparativo da cultura canábica. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Lenin dos Santos Pires

PIRES, L. S.. O medo de errar e o ethos da Polícia Militar no Rio de Janeiro. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Justiça Criminal e Seg. Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Glaucia Maria Pontes Mouzinho

MIRANDA, A. P. M.MOUZINHO, Glaucia Maria Pontes.; AMORIM, M. S.;MELLO, K. S. S.. "De sol a sol", em luta por um lugar ao sol: a Guarda Municipal e os ritos, conflitos e estratégias do espaço público carioca.. 2009. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Orientou

William Cesar Ferreira Junior

Drogas e Cultura: uma proposta de Diálogo Acadêmico entre a Antropologia e a Segurança Pública; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense, Pro Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFF; (Orientador);

Luiz Gabriel Ribeiro Lima

Antigos problemas e novas configurações: uma proposta de estudos dos conflitos escolares no período pós-pandemia; Início: 2022; Orientação de outra natureza; Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Paulo Victor Rodrigues Leandro

Antigos problemas e novas configurações: uma proposta de estudos dos conflitos escolares no período pós-pandemia; Início: 2022; Orientação de outra natureza; Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Karen Camargo Dos Reis

Crescendo e Aparecendo: programa de comunicação e divulgação das atividades do Laboratório Escolar de Pesquisa e Iniciação Científica; Início: 2021; Orientação de outra natureza; Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Giovana Knoller Sanches da Silva

Crescendo e Aparecendo: programa de comunicação e divulgação das atividades do Laboratório Escolar de Pesquisa e Iniciação Científica; Início: 2021; Orientação de outra natureza; Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Manuela Verissimo da Silva

Crescendo e Aparecendo: programa de comunicação e divulgação das atividades do Laboratório Escolar de Pesquisa e Iniciação Científica; Início: 2021; Orientação de outra natureza; Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Cassiano Freitas do Nascimento

Crescendo e Aparecendo: programa de comunicação e divulgação das atividades do Laboratório Escolar de Pesquisa e Iniciação Científica; Início: 2021; Orientação de outra natureza; Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Dayvid Azevedo de Souza

Integração da Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar noSistema de Justiça Criminal: recorte da atuação das Forças de Segurança na cidade de Campos dos Goytacazes; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Organização e Gestão em Justiça Criminal e Segurança) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Marcos Alexandre Verissimo da Silva;

Andreson da Silva Campinho

Denúncias anônimas recebidas pela Polícia Militar: seus objetivos e efeitos no cenário da segurança pública, na ultima década, no município de São João da Barra; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Organização e Gestão em Justiça Criminal e Segurança) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Marcos Alexandre Verissimo da Silva;

JOAQUIM JOSÉ ROCHA BRAGA

A Aplicabilidade das transgressões disciplinares na Polícia Militar; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Organização e Gestão em Justiça Criminal e Segurança) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Marcos Alexandre Verissimo da Silva;

ALINE RODRIGUES DE SOUSA

O grupamento de ronda escolar de Campos dos Goytacazes e sua atuação no cenário escolar; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Organização e Gestão em Justiça Criminal e Segurança) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Marcos Alexandre Verissimo da Silva;

Carla Cristina Ferreira

A população com transtornos psiquiátricos no município de Belford Roxo-RJ; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Marcos Alexandre Verissimo da Silva;

Renan Pereira da Silva

A (des)estruturação das universidades federais brasileiras: o gerencialismo e o caso REUNI; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Marcos Alexandre Verissimo da Silva;

Genivaldo Lisboa

A tranferência dos camelôs do shopping Michel Addad e ambulantes de vários pontos da cidade para o espaço provisório (camelódromo) no município de Campos dos Goytacazes; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Organização e Gestão em Justiça Criminal e Segurança) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Marcos Alexandre Verissimo da Silva;

Danilelle Henrique Corrêa

; Guarda Civil Municipal de Campos dos Goytacazes e o medo de errar com o advento da Lei 13; 022/2014; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Organização e Gestão em Justiça Criminal e Segurança) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Marcos Alexandre Verissimo da Silva;

Leandro Augusto Ferreira de Almeida

; "Municipalização da Segurança Pública" - um novo cenário de atuação das Guardas Municipais; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Organização e Gestão em Justiça Criminal e Segurança) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Marcos Alexandre Verissimo da Silva;

Lygia Maria Pereira

Políticas Públicas Educacionais: ações afirmativas na Educação Superior Nacional; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Marcos Alexandre Verissimo da Silva;

William Cesar Ferreira Junior

Drogas e Cultura: uma proposta de diálogo acadêmico entre a segurança pública e a antropologia; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Alexandre Verissimo da Silva;

Foi orientado por

Luis Carlos Fridman

Consumo e liberdade na situação institucional da chamada pós-modernidade; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sociologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Luis Carlos Fridman;

Antonio Carlos Rafael Barbosa

Maconheiros, fumons e growers: um estudo comparativo do consumo e do cultivo caseiro de maconha no Rio de Janeiro e em Buenos Aires; 2013; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense,; Coorientador: Antônio Carlos Rafael Barbosa;

Roberto Kant de Lima

De sol a sol, em luta por um lugar ao sol: a Guarda Municipal e os ritos, conflitos e estratégias do espaço público carioca; ; 2009; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - UFF - Programa de Pós-Graduação em Antropologia,; Orientador: Roberto Kant de Lima;

Roberto Kant de Lima

Maconheiros, fumons e growers:um estudo comparativo do consulmo e cultivo caseiro de maconha no Rio de Janeiro e em Buenos Aires; ; ; 2013; Tese (Doutorado em Antropologia) - UFF - Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Kant de Lima;

Roberto Kant de Lima

2016; UFF - PROPPI - InEAC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Roberto Kant de Lima;

Roberto Kant de Lima

O uso de drogas e o sistema de justiça criminal; 2009; Orientação de outra natureza - UFF-ICHF-Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Roberto Kant de Lima;

Produções bibliográficas

  • VERÍSSIMO, Marcos ; FALCAO, H. G. ; PARDO, Johana ; ALMEIDA, B. . Sobre o devir do patinho feio e os processos de iniciação acadêmica no âmbito da graduação em Segurança Pública e Social da UFF na modalidade EAD. Revista Campo Minado: Etudos Acadêmicos em Segurança Pública , v. 1, p. 75-90, 2021.

  • NUES, Izabel S. ; VERÍSSIMO, Marcos . Escorregadios e Aderentes: trajetórias de pesoas incriminadas por tráfico e sua classificação no Sistema de Justiça Criminal. Revista Brasileira de Segurança Pública , v. 15, p. 227-243, 2021.

  • MOTTA, Yuri ; VERÍSSIMO, Marcos . Notas sobre práticas de jardinagem, relações mercadológicas e seus efeitos na produção e reprodução da ?cultura canábica?. Teoria e Cultura , v. 15, p. 104-118, 2020.

  • COSTA, P. A. ; VERÍSSIMO, Marcos . 'Aqui, até o pó é fake'! - apontamentos sobre a Lei de Drogas e ações policiais no Brasil a partir de um caso particular. Direito em Movimento , v. 18, p. 28-50, 2020.

  • VERISSIMO, MARCOS . Batendo de frente na escola: uma abordagem antropológica sobre conflitos na escola pública fluminense. Perspectiva (UFSC) , v. 37, p. 229-250, 2019.

  • VERÍSSIMO, Marcos . As 'drogas', seus usos e abusos no ambiente escolar. Revista Em Sociedade , v. 1, p. 76-98, 2018.

  • FIGUEIREDO, Emilio ; POLICARPO, FREDERICO ; VERÍSSIMO, Marcos . A 'Fumaça do Bom Direito': demandas pelo acesso legal à maconha no Rio de Janeiro. platô drogas e políticas , v. 1, p. 13-37, 2017.

  • VERÍSSIMO, Marcos . 0 'mau aluno' é o futuro 'traficante'? Apontamentos antropológicos sobre uma 'profecia' nas escolas públicas fluminenses. Revista Teias (UERJ. Online) , v. 17, p. 9-25, 2016.

  • VERÍSSIMO, Marcos . Saindo do Armário: notas para um estudo sobre ativismos e demandas por direitos no Rio de Janeiro. CONFLUÊNCIAS (NITERÓI) , v. 18, p. 94-116, 2016.

  • VERÍSSIMO, Marcos . As Rodas Culturais e a 'legalização' da maconha no Rio de Janeiro. PONTO URBE , v. 16, p. 1-15, 2015.

  • VERÍSSIMO, Marcos . Ordem Urbana e Cobtrole Social dos Comportamentos: um relato dos processos de atualização das formas de uso de estádios de futebol antes da Copa do Mundo de 2014. Revista Enfoques (Rio de Janeiro) , v. 13, p. 179, 2014.

  • VERÍSSIMO, Marcos . Quem são os cracudos? Apntamentos para o estudo antropológico de um 'problema social'. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social , v. 8, p. 303-327, 2014.

  • VERÍSSIMO, Marcos . A Estratégia do Embuste: a Guarda Municipal do Rio de Janeiro e suas políticas públicas de segurança. Ética e Filosofia Política , v. 1, p. 150, 2012.

  • GRILLO, C. C. ; POLICARPO, FREDERICO ; VERISSIMO, M. . A "dura" e o "desenrolo": efeitos prÃticos da nova lei de drogas no Rio de Janeiro. Revista de Sociologia e Política (UFPR. Impresso) , v. 19, p. 135-148, 2011.

  • VERÍSSIMO, Marcos . Educação, cultura e esporte como fundamantos para a segurança pública. Antropolítica (UFF) , v. 30, p. 151, 2011.

  • VERÍSSIMO, Marcos . A Nova Lei de Drogas e seus dilemas: apontamentos para o estudo das formas de desigualdade presentes nos interstícios do ordenamento jurídico-penal brasileiro. Civitas: Revista de Ciências Sociais (Impresso) , v. 10, p. 330-344, 2010.

  • VERÍSSIMO, Marcos . Os Municípios e as políticas públicas de segurança: uma descrição etnográfica. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social , v. 2, p. 79-93, 2009.

  • MAIA, B. (Org.) ; VERÍSSIMO, Marcos (Org.) ; FILPO, K. (Org.) ; MONTEIRO, P. (Org.) . Administração de Conflitos no Espaço Escolar: Estudos Interdisciplinares 2. 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2021. v. 1. 314p .

  • VERÍSSIMO, Marcos . "De sol a sol": a Guarda Municipal do Rio de Janeiro e a Segurança Pública na "cidade maravilhosa". 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2020. v. 1. 250p .

  • MAIA, B. (Org.) ; FILPO, K. (Org.) ; VERÍSSIMO, Marcos (Org.) . Administração de conflitos no espaço escolar: Estudos Interdiciplinares. 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2019. v. 1. 222p .

  • VERÍSSIMO, Marcos . Maconheiros, Fumons e Growers: um estudo comparativo do consumo e do cultivo caseiro de canábis no Rio de Janeiro e em Buenos Aires. 1. ed. Rio de Janeiro: Autogtafia, 2017. v. 1. 411p .

  • BARBOSA, A. C. R. (Org.) ; RENOLDI, B. (Org.) ; VERÍSSIMO, Marcos (Org.) . (I)Legal: Etnografias em uma fronteira difusa. 1. ed. Niterói: EDUFF, 2013. v. 1000. 223p .

  • VERÍSSIMO, Marcos . Iniciação Científica na Escola Pública: desafios e perspectivas. In: Roberto Kant de Lima; Michel Lobo Toledo Lima. (Org.). Fazendo (a) Sociedade: contribuições das ciências sociais em tempos inquietantes. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2022, v. , p. 101-104.

  • KANT DE LIMA, Roberto ; POLICARPO, FREDERICO ; VERÍSSIMO, Marcos . Acesso a direitos fundamentais e saúde no Brasil: uma discussão em torno da regulação da maconha. In: Roberto Kant de Lima; Michel Lobo Toledo Lima. (Org.). Fazendo (a) Sociedade: contribuições das ciências sociais em tempos inquietantes. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2022, v. , p. 209-212.

  • VERÍSSIMO, Marcos . Dos Tóxicos aos Psicotrópicos: uma abordagem antropológica sobre representações e consumos entre estudantes da rede pública fluminense. In: Klever Paulo Leal Filpo. (Org.). Direito e conflitos em perspectiva empírica: recortes de uma trajetória de pesquisa na graduação e na pós-graduação em Direito. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2022, v. , p. 193-212.

  • VERÍSSIMO, Marcos . Juventude e Marginalização: notas etnográficas sobre o aprendizado de práticas políticas em contexto de naturalização de violências. In: Leticia de Luna Freire; Neiva Vieira da Cunha. (Org.). Educação e Favela: refletindo sobre antigos e novos desafios. 1ed.: , 2022, v. , p. 261-286.

  • MAIA, B. ; FILPO, K. ; VERÍSSIMO, Marcos ; MONTEIRO, P. . Introdução: entre a inviibiliação e a eplicitação dos conflitos escolares. In: MAIA, Boris; VERISSIMO, Marcos; FILPO, Klever; MONTEIRO, Paloma. (Org.). Administração de Conflitos no Espaço Escolar: Estudos Interdisciplinares 2. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2021, v. 1, p. 15-30.

  • VERÍSSIMO, Marcos . Cultivos Canábicos e Processos de Domesticação. In: Rafael Morato Zanatto. (Org.). Introdução ao Associativismo Canábico. 1ed.São Paulo: Disparo Comunicaçao e Educação; IBCCRIM. PBPD, 2020, v. 1, p. 54-59.

  • PARDO, Johana ; VERÍSSIMO, Marcos . Em torno do discurso da "criminalização da pobreza": práticas, ativismos e crítica sociológica. In: Maria Stella Amorim; Michel Lobo Toledo Lima; Roberto Kant de Lima. (Org.). Administração de conflitos e cidadania: problemas e perspectivas IV. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2020, v. 1, p. 213-232.

  • VERÍSSIMO, Marcos ; FERREIRA, J. ; NUNES, L. ; RIBEIRO, L. ; RAMALHO, R. . As escolas, seus dilemas e conflitos: práticas de pesquisa e produção do conhecimento no âmbito do ensino médio. In: Boris Maia; Klever Filpo; Marcos Verissimo. (Org.). Administração de conflitos no espaço escolar: Estudos Interdiciplinares. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2019, v. 1, p. 199-221.

  • MAIA, B. ; FILPO, K. ; VERÍSSIMO, Marcos . Introdução: por uma abordagem etnográfica dos conflitos ecolares. In: MAIA, Boris; FILPO, Klever; VERISSIMO, Marcos. (Org.). Administração de Conflitos no Espaço Escolar: Estudos Interdisciplinares. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2019, v. 1, p. 17-34.

  • FIGUEIREDO, Emilio ; POLICARPO, FREDERICO ; VERÍSSIMO, Marcos . Planta, droga ilegal e remédio: notas sobre o uso medicinal da maconha no Rio de Janeiro. In: Beatriz Caiuby Labate; Thiago Rodrigues. (Org.). Polóiticas de drogas no Brasil: conflitos e alternativas. 1ed.São Paulo: Mercado das Letras, 2018, v. , p. 395-418.

  • VERÍSSIMO, Marcos . Consumos "problemáticos" e situações de "vulnerabilidade":drogas e cultura para o contexto do cuidado em saúde. In: LEAL, Erotildes Maria; ESCUDERO, Ruth. (Org.). Problemas locais, enfrentamentos locais e a universidade pública. O Centro de Referência em Alcool e outras Drogas da UFRJ Macaé e outros enfrentamentos. 1ed.Macaé: UFRJ, 2017, v. , p. 123-146.

  • VERÍSSIMO, Marcos . Notas sobre os processos de incriminação de consumidores e cultivadores caseiros no Brasil. In: Beatriz Caiuby Labate; Frederico Policarpo; Sandra Lucia Goulart; Pablo Ornelas Rosa. (Org.). Drogas, Políticas Públicas e Consumidores. 1ed.Campinas: Mercado das Letras, 2016, v. , p. 259-283.

  • VERÍSSIMO, Marcos . Do maconheiro ao canabier: os autocultivos domesticos e outras domesticações. In: MACRAE, Edward; ALVES, Wagner Coutinho. (Org.). Fumo de Angola: canabis, racismo, resistência e espiritualidade. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2016, v. , p. 275-295.

  • BARBOSA, A. C. R. ; RENOLDI, B. ; VERÍSSIMO, Marcos . Apresentação. In: Antonio Rafalei Barbosa; Brigida Renoldo; Marcos Veríssimo. (Org.). (I)Legal: etnografias em uma fronteira difusa. 1ed.Niterói: EDUFF, 2013, v. , p. 9-.

  • VERÍSSIMO, Marcos . O Crack e os impactos de sua entrada em uma comunidade da região metropolitana do Rio de Janeiro. In: Roberto Kant de Lima; Lucía Eilbaum; Lenin Pires. (Org.). Burocracias, direitos e conflitos: pesquisas comparadas em antropologia do direito. 1ed.Rio de Janeiro: Garamond, 2011, v. , p. 231-.

  • VERÍSSIMO, Marcos . As Políticas Públicas de Segurança Municipal e a construção do conhecimento antropológico. In: PIRES, Lenin; EILBAUM, Lucía. (Org.). Conflitos, Direitos e Moralidades em Perspectiva Comparada. Rio de Janeiro: Garamond Universitária, 2010, v. 2, p. 111-126.

  • VERÍSSIMO, Marcos . O Medo de Errar e o ethos da Polícia Militar do Rio de Janeiro. In: PIRES, Lenin; EILBAUM, Lucía. (Org.). Políticas Públicas de Segurança e Práticas Policiais no Brasil. Niterói: EDUFF, 2009, v. , p. 187-226.

  • VERÍSSIMO, Marcos . Cultivos Dompesticos e Cultura Underground: como cariocas e portenhos cultivam sua cultura?. semSemente: revista de cultura canábica, Rio de Janeiro, p. 20 - 22, 02 abr. 2014.

  • VERÍSSIMO, Marcos . A reinvenção da cultura hip-hop no Rio de Janeiro em uma perspectiva pós-colonial. In: XII Reunião de Antropologia do Mercosul, 2017, Posadas. Anais da RAM 2017, 2017.

  • VERÍSSIMO, Marcos ; FERREIRA, J. ; NUNES, L. ; RIBEIRO, L. ; RAMALHO, R. . A Escola Pública e seus conflitos: práticas de pesquisa e a produção do conhecimento em segurança pública no Ensino Médio. In: Jornada de Alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense, 2017, Niterói. Jornada de Alunos do Prigrama de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (Anais Eletrônicos), 2017.

  • VERÍSSIMO, Marcos . Quando a escola vira cárcere: notas para um estudo dos controles de fluxos de pessoas na rede pública de ensino através do uso de trancas, grades e cadeados. In: V Encontro Nacional sobre Ensino de Sociologia na Educação Básica, 2017, Brasília. Anais do V ENESEB, 2017.

  • VERÍSSIMO, Marcos . O 'remédio da legalização: os usos medicinais da maconha e a agenda antiptoibicionista no Rio de Janeiro. In: 30 Reunião Brasileira de Antropologia, 2016, João Pessoa. Anais da 30 RBA, 2016.

  • VERÍSSIMO, Marcos . Escola, qualrtel e faculdade: um relato etnográfico sobre a construção de novas tecnologias sociais a partir da constituição dacarreira do Tecnólogo em Segurança Pública (UFF-CEDERJ). In: 39 ANPOCS, 2015, Caxambu. https://www.anpocs.com/index.php/encontros/papers/39-encontro-anual-da-anpocs, 2015.

  • VERÍSSIMO, Marcos . A Marcha da Maconha no Rio de Janeiro: ativismo político e hedonismo carnavalesco na cidade pré-olímpica. In: Second International Conference of Young Urban Researchers (SICYUrb), 2011, Lisboa. Procedings of the Second International Conference of Young Urban Researchers (SICYUrb), 2011.

  • VERÍSSIMO, Marcos . CULTIVOS, CONFLITOS E TERRITORIALIDADADES NO POLÍGONO DA MACONHA: NOTAS PARA UM OLHAR ANTROPOLÓGICO AO MEIO RURAL NO SERTÃO NORDESTINO. In: II Encontro Internacional de Ciências Sociais, 2010, Pelotas. II Encontro Internacional de Ciencias Sociais - As ciencias Sociais e os Desafios do sec XXi, 2010.

  • VERÍSSIMO, Marcos . Os humanos, os não-humanos e os direitos humanos: notas para um estudo sobre as moralidades presentes na Polícia Militar do Rio de Janeiro. In: 32 ANPOCS, 2010, Caxambu. http://anpocs.org/index.php/encontros/papers/32-encontro-anual-da-anpocs, 2010.

  • VERÍSSIMO, Marcos . A Economia dos Castigos Simbólicos: uma discussão das formas de punição em instituições de segurança. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia: Consensos e Controvérsias, 2009. XIV Congresso Brasileiro de Sociologia: Consensos e Controvérsias, 2009.

  • VERÍSSIMO, Marcos . As Guardas Municipais e a consolidação do seu papel no cenário da segurança pública no Estado do Rio de Janeiro. In: III Jornada do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense, 2008, Niterói. Anais da III Jornada do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense, 2008.

  • VERÍSSIMO, Marcos ; VIANNA, J. L. . As rodas culturais em um contexto de socialização acadêmica: notas sobre a cidade e o aprendizado do trabalho de campo. In: VII Seminário Internacional do INCT-InEAC, 2019, Niterói. Anais do VII Seminário Internacional do INCT-InEAC, 2019.

  • VERÍSSIMO, Marcos . Em meio a lanças e escudos: as controvérsias em torno da ideia de 'Direitos Humanos' entre policiais e outros profissionais do campo da Segurança Pública. In: 32 Reunião Brasileira de Antropologia, 2019, Rio de Janeiro. Anais da 32 RBA, 2021.

  • VERÍSSIMO, Marcos . As 'drogas', seus usos e abusos no ambiente escolar. In: VI Congresso Internacional da ABRAMD, 2017, Belo Horizonte. Anais, 2017.

  • VERÍSSIMO, Marcos . Pagando embuste (muito além da mentira, do engano e do ardil): análise de uma categoria social no universo empírico da Guarda Municipal do Rio de Janeiro. In: XXXIII Encontro Anual da ANPOCS, 2009, Caxambú. Programa e Resumos 33° Encontro Anual da ANPOCS, 2009.

  • VERÍSSIMO, Marcos . A Lei e a Moral: apontamentos para uma análise da ética jurídico-policial no Brasil. In: V Jornadas de Investigación en Antropología Social, 2008, Buenos Aires. V Jornadas de Investigación en Antropología Social, 2008.

  • VERÍSSIMO, Marcos . Conflitos Escolares. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VERÍSSIMO, Marcos . Drogas, políticas públicas e práticas educativas: algumas aproximações. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VERÍSSIMO, Marcos . Cultura Canábica. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VERÍSSIMO, Marcos . Fraternidade e solidariedade: por uma sociologia da segurança pública. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VERÍSSIMO, Marcos . As economias do medo: uma proposta para discutir o 'problema social' da Segurança Pública no Rio de Janeiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VERÍSSIMO, Marcos . Pensando a Instervenção Militar sob a perspectiva do Território e Segurança Pública. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VERÍSSIMO, Marcos ; MOTA, F. R. ; TELLES, P. . Rodas Culturais no Rio de Janeiro: uma batalha chamada resistêrncia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VERÍSSIMO, Marcos ; SILVA, M. L. ; ACSELRAD, G. . O sistema escolar e as políticas de prevenção às drogas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VERÍSSIMO, Marcos . Políticas públicas de prevenção e redução de riscos do uso de substâncias legais e ilegais suscetíveis de provocar dependências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VERÍSSIMO, Marcos . Processos e técnicas de administração de conflitos envolvendo o uso e o abuso de substâncias legais e ilegais suscetíveis de provovar dependências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VERÍSSIMO, Marcos . Inivação para as tecnologias sociais em segurança pública e social. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VERÍSSIMO, Marcos . A produção de tecnologias sociais em Segurança Pública e os desafios de um campo profissional em construção. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VERÍSSIMO, Marcos ; BORGES, Gabriel . Legalização e Criminalização de dorgas recreativas: quem granha e quem perde com a liberação?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VERÍSSIMO, Marcos . Drogas e Justiça: seus usos e regulações. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VERÍSSIMO, Marcos . Representações e Subjetividades: por uma abordagem antropológica de processos pedagógicos e sociais nas escolas públicas do Rio de Janeiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VERÍSSIMO, Marcos . Tecnologias sociais e suas aplicações no campo da segurança pública. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VERÍSSIMO, Marcos ; POLICARPO, FREDERICO ; FIGUEIREDO, Emilio . O 'remédio' da legalização: os usos medicinais da maconha e a agenda antiproibicionista no Rio de Janeiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FIGUEIREDO, Emilio ; POLICARPO, FREDERICO ; VERÍSSIMO, Marcos . Jornadas de Investigación en Antropología Social Santiago Wallace. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VERÍSSIMO, Marcos . A marginalização de 'jovens' nas periferias do Rio de Janeiro: notas etnográficas sobre práticas e violências nas escolas públicas fluminenses. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VERÍSSIMO, Marcos . Como se faz um tecnólogo em Segurança Pública? Reflexões sobre um campo em construção. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VERÍSSIMO, Marcos ; NUES, Izabel S. . Tráfico Internacional e trajetórias pessoais entre 'jovens' de 'classe média' no Brasil: um estudo de caso.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VERÍSSIMO, Marcos . Camarão ou prensado? Cultivador ou traficante? Os processos de incriminação e identificação no contexto do consumo de maconha no Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VERÍSSIMO, Marcos . O Aluno e a Escola: direito ou obrigação?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VERÍSSIMO, Marcos . Do maconheiro ao cannabier: os autocultivos domésticos e outras domesticações. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VERÍSSIMO, Marcos . Os usos da Erva nas canções populares: algumas considerações para o estudo da cultura cannábica.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VERÍSSIMO, Marcos . A Nova Lei de Drogas e Seus Dilemas: apontamentos para o estudo das formas de desigualdade presentes nos interstícios do ordenamento jurídico-penal brasileiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VERÍSSIMO, Marcos . Os planos municipais de segurança e a construção do conhecimento nas ciências sociais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VERÍSSIMO, Marcos . Segurança Pública, Educação, Cultura e Esporte: algumas aproximações.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VERÍSSIMO, Marcos . A Lei e a Moral: apontamentos para uma análise do sistema jurídico-policial brasileiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VERÍSSIMO, Marcos . As guardas municipais e a consolidação do seu papel no cenário da segurança pública no Estado do Rio de Janeiro: em busca da moral da estória.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VERÍSSIMO, Marcos . Prefácio. Rio de Janeiro, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • VERÍSSIMO, Marcos ; LABRONICI, Romulo . Legalizar as drogas para melhor prevenir os abusos. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2015 (Revisão Técnica).

  • KANT DE LIMA, Roberto ; BARBOSA, A. C. R. ; POLICARPO, FREDERICO ; VERÍSSIMO, Marcos . Prefácio à Edição Brasileira. Rio de Janeiro, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • VERÍSSIMO, Marcos . Transando pasta base/paco: novas transações e nova pobreza nos contextos de uso de drogas em populações marginalizadas de Buenos Aires. Niterói: EDUFF, 2013. (Tradução/Outra).

  • VERÍSSIMO, Marcos . Adictos ou Infratores? As estratégias de um grupo de consumidores de drogas frente às práticas policiais e judiciárias em Buenos Aires. Niterói: EDUFF, 2013. (Tradução/Outra).

Outras produções

VERÍSSIMO, Marcos ; MOTTA, Yuri ; MAIA, G. ; CAETANO, H. . Podcast Maconhômetro Ciência. 2023.

VERÍSSIMO, Marcos ; MOTTA, Yuri ; MAIA, G. ; AMAZONAS, E. . Podcast Maconhômetro Ciência. 2022.

VERÍSSIMO, Marcos ; MOTTA, Yuri ; MAIA, G. ; MATTOS, A. . Podcast Maconhômetro Ciência. 2022.

VERÍSSIMO, Marcos ; MOTTA, Yuri ; MAIA, G. ; PRADO, M. . Podcast Maconhômetro Ciência. 2022.

VERÍSSIMO, Marcos ; MOTTA, Yuri ; MAIA, G. ; FIGUEIREDO, Emilio . Podcast Maconhômetro Ciência. 2022.

VERÍSSIMO, Marcos ; MOTTA, Yuri ; MAIA, G. ; CARCALHO, V. . Podcast Maconhômetro Ciência. 2022.

VERÍSSIMO, Marcos ; MOTTA, Yuri ; MAIA, G. ; MENEZES, J. . Podcast Maconhômetro Ciência. 2022.

VERÍSSIMO, Marcos ; MOTTA, Yuri ; MAIA, G. ; CORREA, A. C. . Podcast Maconhômetro Ciência. 2022.

VERÍSSIMO, Marcos ; MOTTA, Yuri ; MAIA, G. ; CHAGAS, C. . Podcast Maconhômetro Ciência. 2022.

VERÍSSIMO, Marcos ; MOTTA, Yuri ; MAIA, G. ; FRAGA, P. C. P. . Podcast Maconhômetro Ciência. 2022.

VERÍSSIMO, Marcos ; MOTTA, Yuri ; MAIA, G. ; NAPOLIAO, P. ; CASTRO, G. . Podcast Maconhômetro Ciência. 2022.

VERÍSSIMO, Marcos ; MOTTA, Yuri ; MAIA, G. ; DELMANTO, J. . Podcast Maconhômetro Ciência. 2022.

VERÍSSIMO, Marcos ; MOTTA, Yuri ; MAIA, G. ; RUBIO, J. . Podcast Maconhômetro Ciência. 2022.

VERÍSSIMO, Marcos ; PRADO, M. ; FIGUEIREDO, Emilio ; MAIA, G. . Podcast Maconhômetro Debate. 2022.

SILVA, M. L. ; COELHO, F. ; VERÍSSIMO, Marcos . Podcast Maconhômetro Educação. 2022.

VERÍSSIMO, Marcos ; MOTTA, Y. J. P. ; MAIA, G. ; POLICARPO, FREDERICO . Podcast Maconhômetro Ciência. 2021.

VERÍSSIMO, Marcos ; MOTTA, Yuri ; MAIA, G. ; TRANCOSO, I. . Podcast Maconhômetro Ciência. 2021.

VERÍSSIMO, Marcos ; MOTTA, Yuri ; MAIA, G. ; MACRAE, E. . Podcast Maconhômetro Ciência. 2021.

VERÍSSIMO, Marcos ; MOTTA, Yuri ; MAIA, G. ; BOITEUX, L. . Podcast Maconhômetro Ciência. 2021.

VERÍSSIMO, Marcos ; MOTTA, Yuri ; MAIA, G. ; FILEV, R. . Podcast Maconhômetro Ciência. 2021.

VERÍSSIMO, Marcos ; MOTTA, Yuri ; MAIA, G. ; GALLASSI, A. . Podcast Maconhômetro Ciência. 2021.

VERÍSSIMO, Marcos ; MOTTA, Yuri ; MAIA, G. ; SAAD, L. . Podcast Maconhômetro Ciência. 2021.

VERÍSSIMO, Marcos ; MOTTA, Yuri ; MAIA, G. ; RIBEIRO, S. . Podcast Maconhômetro Ciência. 2021.

VERÍSSIMO, Marcos ; MOTTA, Yuri ; MAIA, G. ; NASCIMENTO, F. . Podcast Maconhômetro Ciência. 2021.

VERÍSSIMO, Marcos ; MOTTA, Yuri ; MAIA, G. ; ROSA, L. . Podcast Maconhômetro Ciência. 2021.

VERÍSSIMO, Marcos ; MOTTA, Yuri ; MAIA, G. ; ROSA, D. . Podcast Maconhômetro Ciência. 2021.

VERÍSSIMO, Marcos ; PRADO, M. ; FIGUEIREDO, Emilio ; MAIA, G. . Podcast Maconhômetro Debate. 2021.

VERÍSSIMO, Marcos ; PRADO, M. ; FIGUEIREDO, Emilio ; MAIA, G. . Podcast Maconhômetro Debate. 2021.

VERÍSSIMO, Marcos ; PRADO, M. ; FIGUEIREDO, Emilio ; MAIA, G. . Podcast Maconhômetro Debate. 2021.

VERÍSSIMO, Marcos ; PRADO, M. ; FIGUEIREDO, Emilio ; MAIA, G. . Podcast Maconhômetro Debate. 2021.

VERÍSSIMO, Marcos ; PRADO, M. ; FIGUEIREDO, Emilio ; MAIA, G. . Podcast Maconhômetro Debate. 2021.

VERÍSSIMO, Marcos ; PRADO, M. ; FIGUEIREDO, Emilio ; MAIA, G. . Podcast Maconhômetro Debate. 2021.

VERÍSSIMO, Marcos ; PRADO, M. ; FIGUEIREDO, Emilio ; MAIA, G. . Podcast Maconhômetro Debate. 2020.

VERÍSSIMO, Marcos ; PRADO, M. ; FIGUEIREDO, Emilio ; MAIA, G. . Podcast Maconhômetro Debate. 2020.

VERÍSSIMO, Marcos ; PRADO, M. ; FIGUEIREDO, Emilio ; MAIA, G. . Podcast Maconhômetro Debate. 2020.

VERÍSSIMO, Marcos ; PRADO, M. ; FIGUEIREDO, Emilio ; MAIA, G. . Podcast Maconhômetro Debate. 2020.

VERÍSSIMO, Marcos ; PRADO, M. ; FIGUEIREDO, Emilio ; MAIA, G. . Podcast Maconhômetro Debate. 2020.

VERÍSSIMO, Marcos ; PRADO, M. ; FIGUEIREDO, Emilio ; MAIA, G. . Podcast Maconhômetro Debate. 2020.

VERÍSSIMO, Marcos ; PRADO, M. ; FIGUEIREDO, Emilio ; MAIA, G. . Podcast Maconhômetro Debate. 2020.

VERÍSSIMO, Marcos ; PRADO, M. ; FIGUEIREDO, Emilio ; MAIA, G. . Podcast Maconhômetro Debate. 2020.

VERÍSSIMO, Marcos ; PRADO, M. ; FIGUEIREDO, Emilio ; MAIA, G. . Podcast Maconhômetro Debate. 2020.

VERÍSSIMO, Marcos ; PRADO, M. ; FIGUEIREDO, Emilio ; MAIA, G. . Podcast Maconhômetro Debate. 2020.

VERÍSSIMO, Marcos ; PRADO, M. ; FIGUEIREDO, Emilio ; MAIA, G. . Podcast Maconhômetro Debate. 2020.

VERÍSSIMO, Marcos ; PRADO, M. ; FIGUEIREDO, Emilio ; MAIA, G. . Podcast Maconhômetro Debate. 2020.

VERÍSSIMO, Marcos ; PRADO, M. ; FIGUEIREDO, Emilio ; MAIA, G. . Podcast Maconhômetro Debate. 2020.

VERÍSSIMO, Marcos ; PRADO, M. ; FIGUEIREDO, Emilio ; MAIA, G. . Podcast Maconhômetro Debate. 2020.

VERISSIMO, M. ; PRADO, M. ; FIGUEIREDO, Emilio ; MAIA, G. . Podcast Maconhômetro Debate. 2020.

VERÍSSIMO, Marcos ; PRADO, M. ; FIGUEIREDO, Emilio ; MAIA, G. . Podcast Maconhômetro Debate. 2020.

VERÍSSIMO, Marcos ; PRADO, M. ; FIGUEIREDO, Emilio ; MAIA, G. . Podcast Maconhômetro Debate. 2020.

VERÍSSIMO, Marcos ; PRADO, M. ; FIGUEIREDO, Emilio ; MAIA, G. . Podcast Maconhômetro Debate. 2020.

VERÍSSIMO, Marcos . A Abordagem Antropológica dos Sistemas de Justiça Criminal e Segurança. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

VERÍSSIMO, Marcos . A Abordagem Antropológica dos Sistemas de Justiça Criminal e Segurança. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

VERÍSSIMO, Marcos ; SILVA, S. S. ; SILVA, E. M. A. . Representações e Identidades: problemas de pesquisa e etnografias contemporâneas.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    Laboratório de Iniciação Acadêmica em Administração de Conflitos (LABIAC), Descrição: Este é um subprojeto vinculado ao Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC). Surgiu como resultado do trabalho conjunto de pesquisadores associados a este instituto e a seus projetos institucionais. O Laboratório de Iniciação Acadêmica em Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense (LABIAC) está em sua origem, e foi registrado em 2019 no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, e consistiu na reunião de recém-doutores e pós-graduandos do INCT-InEAC com a proposta de promover práticas acadêmicas no curso Tecnólogo em Segurança Pública e Social da UFF, graduação na modalidade EAD oferecida por meio do Consórcio CEDERJ-CECIERJ. Este trabalho começou a ser realizado através da constituição de Grupos de Pesquisa em Segurança Pública (GESPs) em polos regionais do CEDERJ na região metropolitana do Rio de Janeiro. Este projeto também integra o Laboratório Escolar de Pesquisa e Iniciação Científica (LEPIC), a partir do qual vários pesquisadores vinculados a este projeto desenvolvem investigações e processos de socialização com práticas de pesquisa em escolas públicas espalhadas por municípios do estado do Rio de Janeiro. O objetivo central de nossas atividades é desenvolver pesquisas sobre conflitos escolares, policiais e propiciar iniciação acadêmica em meios escolares.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Alexandre Verissimo da Silva - Coordenador / Boris Maia - Integrante / Klever Filpo - Integrante / Johana Pardo - Integrante / Paloma Monteiro - Integrante / Hully Guedes Falcão - Integrante / Barbara Lisboa Pinto - Integrante / Andrea Soutto Mayor - Integrante / Bruno Leipner Mibielli - Integrante / Gabriela de Lima Cuervo - Integrante / Marcelo Siqueira de Jesus - Integrante / Talitha Mirian do Amaral Rocha - Integrante / Josie da Siva Lessa - Integrante / Joice da Silva Brum - Integrante / Monica Garelli Machado - Integrante / Dylla de Moura Campos Neves - Integrante.

  • 2020 - Atual

    Conflitos, drogas e violência: diálogos entre universidade e sociedade pela garantia de acesso aos serviços públicos e pelo fortalecimento de redes institucionais, Descrição: Projeto apresentado no âmbito do edital Projeto Programa de Desenvolvimento de Projeto Aplicados (PDPA) - Prefeitura Niterói. Pensando no desenvolvimento urbano, a Prefeitura de Niterói estabeleceu um Plano Estratégico denominado ?Niterói que Queremos 2033?, que traça diagnósticos, caminhos e metas para orientar políticas públicas na cidade, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Dentre as áreas de resultado e foco estratégico, está a inclusiva, com a qual este projeto se alia, buscando fortalecer os órgãos que promovem assistência à população ? como o CREAS ? com ênfase no público juvenil que se encontra amparado por serviços de proteção jurídica e social, sobretudo no que diz respeito a conflitos decorrentes do consumo de drogas. Considerando as dificuldades que estes órgãos enfrentam na manutenção de um fluxo entre adolescentes que cumprem ou já cumpriram medidas socioeducativas e a escola, além das dissidências relacionados às drogas, o principal objetivo desta proposta é ampliar o acesso aos serviços públicos e fortalecer redes entre diferentes órgãos buscando a diminuição da violência, a redução do desemprego e da ociosidade, por meio do conhecimento que a universidade produz em relação à mediação de conflitos. Desde o ano de 2015, constituímos um grupo de pesquisa interdisciplinar cujos membros possuem experiências de trabalho em diversas instituições públicas produzindo dados socioantropológicos a partir da observação desses espaços. Os altos índices de encarceramento por tráfico, a transição da prisão ou do sistema socioeducativo para o meio aberto, assistência a dependentes químicos, conflitos em ambiente escolar, e a atuação do judiciário em relação à Lei de Drogas constituem parte do arcabouço de pesquisas que desenvolvemos buscando soluções para os problemas da sociedade na qual vivemos. Assim, acreditando no diálogo entre universidade e a sociedade, este projeto busca auxiliar na implantação de políticas públicas permanentes, com foco na ampliação do acesso aos serviços e no fortalecimento de redes entre diferentes instituições.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Alexandre Verissimo da Silva - Integrante / Monica Garelli Machado - Integrante / Lucía Eilbaum - Integrante / Yuri Motta - Integrante / Perla Alves Costa - Integrante / Frederico Policarpo de Mendonça Filho - Coordenador / Luana Almeida Martins - Integrante / Jonatas Carlos Carvalho - Integrante / Rebeca Sophia Lima Azeredo - Integrante / Mario José Bani Valente - Integrante / Lucia Lambert Passos Ramos - Integrante / Alice Magalhães Ribeiro - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Praticas de pesquisa e iniciação acadêmica no ambiente escolar: estudando e aprendendo a partir dos conflitos na escola pública, Descrição: O objetivo geral da presente proposta é contribuir para a construção sistemática da prática de pesquisa e socialização acadêmica de alunos do Ensino Médio da Rede Pública Fluminense. A principal meta é a formação de um laboratório escolar de iniciação científica. Elaborado por pesquisadores associados ao Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC), este projeto pretende tomar os diversificados conflitos que acontecem no ambiente escolar e seu entorno como ponto de partida para a problematização sobre suas rotinas, gerando inquietações, que no ambiente de pesquisa então criado na escola, podem se tornar objetos de pesquisa e formas de inserção destes alunos na universidade. Para o sucesso dessa metodologia, contamos com a participação de professores da ?rede pública de ensino? no projeto. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Alexandre Verissimo da Silva - Integrante / Roberto Kant de Lima (coord) - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Os pacientes de maconha medicinal, a lei e a medicina: produzindo dados para o debate em torno do Canabidiol, Descrição: Decisão da ANVISA em retirar o CBD da lista de substâncias proibidas e passar para a lista de substâncias controladas foi uma iniciativa inédita. Pela primeira vez no Brasil, um órgão oficial do poder público reconhece o efeito terapêutico de algum derivado da maconha. Com essa mudança foi aberto o caminho para que laboratórios solicitem permissão para realizar pesquisas com a substância no país e, o mais importante, o acesso ao CBD se tornou possível para as pessoas que precisam dessa substância. A contribuição que essa proposta oferece é no sentido de observar todos os argumentos levantados e buscar compreender as justificativas que são acionadas pelos atores envolvidos. O esclarecimento das diferentes perspectivas em torno da maconha medicinal e a indicação de suas bases empíricas é um passo importante para a formulação de políticas públicas sobre o tema. Com isso, esperamos que essa proposta possa contribuir para identificar os gargalos burocráticos que sobrecarregam a justiça e oneram o poder público, de modo a promover o aperfeiçoamento de mecanismos de universalização do acesso à saúde no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcos Alexandre Verissimo da Silva - Integrante / POLICARPO, FREDERICO - Coordenador.

  • 2012 - 2012

    ?Os autocultivos domésticos e os usos da maconha no Rio de Janeiro e em Buenos Aires: um estudo comparativo da cultura cannábica?, Descrição: Este projeto trata-se de missão de "doutorado sanduiche", realizada no ãmbito do convênio CAPG-BA, entre a universidade Federal Fluminense e a Universidad de Buenos Aires. Dando continuidade a pesquisas de campo iniciadas entre os meses de setembro de 2010 e dezembro de 2010 no âmbito do convênio CAPES-MCyT, efetivou-se, com esta missão de ?doutorado sanduíche? o aprofundamento do olhar comparativo entre o que se convencionou chamar cultura cannábica nas cidades do Rio de Janeiro e de Buenos Aires. Para isso, torna-se necessário a efetivação desta missão de estudos na capital argentina, onde interlocuções foram estabelecidas com atores envolvidos nesta dita cultura por ocasião daquela primeira missão de estudos (set.-dez/2010), bem como posteriormente, no ano de 2011, quando tive a oportunidade de participar de dois congressos acadêmicos nesta cidade (IV Seminario Internacional Politicas de la Memoria e X Congresso Argentino de Antropologia Social) e ainda a X Copa Cannabica del Plata (torneio disputado entre autocultivadores de maconha de diversos países da América do Sul). Entendendo por ?cultura cannábica? um complexo de traços materiais e não materiais que vão desde o plantio da maconha para uso próprio à reivindicação política pela retirada de tal prática da clandestinidade, passando por variadas redes de sociabilidade que as engendram e entrelaçam, a idéia aqui é colocar sob descrição o aparecimento de alguns valores a ela intrínsecos, contrastando suas variáveis (por assim dizer) carioca e portenha. Neste aspecto, destaco que a primeira é marcada por uma militância carnavalizada e pela reivindicação dos autocultivos como necessária arma de combate ao assim chamado narcotráfico, enquanto a segunda é marcada por uma militância impressa através da publicação de revistas mensais dedicadas ao assunto e pela defesa das garantias individuais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcos Alexandre Verissimo da Silva - Coordenador / Simoni Lahud Guedes - Integrante / Claudio Guevara - Integrante., Financiador(es): Universidad de Buenos Aires - Bolsa.

  • 2010 - 2010

    A MACONHA, SEUS USOS, CULTIVOS E CONTROLES NO RIO DE JANEIRO E EM BUENOS AIRES: ESTRATÉGIAS POLÍTICAS E BUROCRACIAS PENAIS SOB UMA PERSPECTIVA COMPARADA, Descrição: No âmbito deste projeto, realizei trabalho de campo em Buenos Aires para análise comparativa sobre a relação dos usuários da canabis sativa (substância psicoativa cujo uso, cultivo, e venda é proibido no Brasil e na Argentina) com a moralidade mais ou menos dominante na sociedade sobre tal ilícito. O principal objetivo desta missão de estudo foi o início da construção etnográfica, do lado de Buenos Aires, do projeto de tese realizado no âmbito do PPGA-UFF, cujo nome provisório era ?Os autocultivos domésticos e os usos da maconha no Rio de Janeiro e em Buenos Aires: um estudo comparativo da cultura canábica?. Contando com o apoio institucional do Equipo de Antropología Politica y Juridica, coordenado pela professora Sofia Tiscornia e ligado à Faculdad de Lilosofia y Letras da Universidad de Buenos Aires, fui a Juicios Orales envolvendo o delito de uso de drogas. Com este núcleo de pesquisa, pude contar também com uma interlocução acadêmica qualificada para o desenvolvimento da interpretação dos dados construídos na pesquisa de campo. Nesta ocasião, estabeleci interlocução com grupos de sociabilidade relacionadas aos usos da maconha, militantes, cultivadores, que posteriormente foram tomando mais corpo com a minha participação em seminários na capital argentina, bem como de uma missão posterior por outro convênio (CAPG-BA), em 2012.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Alexandre Verissimo da Silva - Coordenador / Roberto Kant de Lima (coord) - Integrante / Sofia Tiscórnia (coord.) - Integrante.

Prêmios

2016

Premio UFF Inovação - Inovação para o Desenvolvimento Social, Uinversidade Federal Fluminense.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense, NUFEP. , Campus do Gragoatá - Bloco O - Sala 205, Gragoatá, 24210350 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (021) 27174860, URL da Homepage:

Experiência profissional

2018 - 2019

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

2016 - 2016

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: bolsita pós-doc, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina: Macrocriminalidade: moral, direito e mercado, no Brasil.

2015 - 2015

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: bolsita pós-doc, Carga horária: 4

Outras informações:
Lecionando a disciplina Antropologia do Direito II

2015 - 2015

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: bolsita pós-doc, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina: História, cidadania e segurança pública I

2015 - 2015

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: bolsita pós-doc, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina: Artes e Representações Sociais da Violência e da Criminalidade.

2014 - 2014

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Ensino, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador

Outras informações:
Disciplinas ministradas: História, cidadania e segurança pública I Macrocriminalidade: mercados, direito e moral, no Brasil

2013 - 2013

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Ensino, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador

Outras informações:
Disciplina ministrada: História, cidadania e segurança pública I

2012 - 2012

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Ensino, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador

Outras informações:
Disciplina ministrada: Métodos e Técnicas de Pesquisa I

2012 - 2012

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Ensino, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador

Outras informações:
Disciplina ministrada: História, cidadania e segurança pública I

2002 - 2002

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor Antropologia I

2010 - 2010

Ministério da Educação

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2009 - 2009

Academia Policial Militar D. João VI

Vínculo: Professor Antropologia, Enquadramento Funcional: Coferencista

2007 - Atual

Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas

Vínculo: PESQUISADOR, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR

2005 - Atual

Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

2014 - Atual

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TUTOR, Carga horária: 40

2014 - Atual

Instituto de estudos Comparados em Administração de Conflitos

Vínculo: Pesquisador Associado, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Linha de Pesquisa: Políticas de Segurança Pública e Administração Institucional de Conflitos Objetivo: A presente linha de pesquisa reúne pesquisadores que desenvolvem estudos empíricos, em especial com enfoque etnográfico e comparativo, em abordagens que indaguem acerca do papel dos discursos e práticas organizacionais e das políticas públicas no âmbito da administração institucional dos conflitos no Brasil. Os possíveis contextos de pesquisas privilegiam a natureza dos conflitos e sua dimensão social, as imbricações entre legalidade e ilegalidade, as controvérsias entre formalidade e informalidade, seja nos âmbitos institucionais investigados, seja no espaço público, na esfera pública, nas tramas sociais onde interagem sujeitos específicos. Esses constituem objetos nos quais se possam enfatizar, entre outros aspectos, as disposições de mercado, as configurações sociais de agenciamento e de tratamento dos sujeitos de acordo com as categorias sob as quais são classificadas socialmente as suas ações, as formas variadas de controle social e, especialmente, mas não exclusivamente, o controle social institucionalizado. A linha abrigará igualmente estudos que enfatizem as abordagens sobre as instituições responsáveis pela segurança pública (polícias, guardas municipais, ministério público, judiciário entre outros) salientando o contexto de atuação e desenvolvimento das práticas institucionais e não institucionais cotidianas de administração institucional de conflitos, identificando e contrastando as lógicas de argumentação contraditória àquelas de produção de consensos. Também serão abrigadas abordagens descritivas e analíticas sobre a implementação das políticas de segurança pública nestas instituições, nas diferentes esferas políticas da federação..