Eduardo Soncini Miranda
Pós doutor em Educação (UNICAMP). Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Ciência Política (UFPR). Graduado em bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais (UFPR) e Licenciado em Filosofia (Claretiano). É pesquisador dos grupos NEP (Núcleo de Estudos Paranaenses) e DIRPOL (Direito e Política) ambos da UFPR e PAIDEIA (UNICAMP). Tem experiência na área de Ciência Política e Educação. Atualmente é Cientista Político da SM Consultoria e Professor de Sociologia (Ensino Médio) e Ciência Política (Superior) no Instituto Federal do Paraná (IFPR/Paranaguá). E-mail: eduardo.miranda@ifpr.edu.br
Informações coletadas do Lattes em 27/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciência Política
2014 - 2018
Universidade Federal do Paraná
Título: Emendas parlamentares e processo legislativo orçamentário estadual: uma análise comparativa
Fabricio Ricardo de Limas Tomio. Palavras-chave: Orçamento Público.
Mestrado em Ciência Política
2011 - 2013
Universidade Federal do Paraná
Título: Emendas Parlamentares e Processo Legislativo Orçamentário. O Caso do Paraná (1998 - 2011)
, Ano de Obtenção: 2013.Fabrício Ricardo de Limas Tomio.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Conexão Eleitoral; Orçamento Público; Paraná.
Graduação em Ciencias Sociais
2003 - 2009
Universidade Federal do Paraná
Título: Perfil sociológico e produção legislativa na Assembléia Legislativa do Paraná. Uma análise comparada dos governos Roberto Requião
Orientador: Ricardo Costa de Oliveira
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Pós-doutorado
2021 - 2023
Pós-Doutorado. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas
Formação complementar
2023 - 2023
PRÁTICA DA PESQUISA EM DIREITOS HUMANOS: PRINCÍPIOS LÓGICOS E PROCEDIMENTOS. (Carga horária: 20h). , O Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos, INPPDH, Brasil.
2022 - 2022
PRÁTICA DA PESQUISA EM DIREITOS HUMANOS: PRINCÍPIOS LÓGICOS E PROCEDIMENTOS. (Carga horária: 20h). , O Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos, INPPDH, Brasil.
2021 - 2021
PRÁTICA DA PESQUISA EM DIREITOS HUMANOS: PRINCÍPIOS LÓGICOS E PROCEDIMENTOS. (Carga horária: 40h). , O Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos, INPPDH, Brasil.
2021 - 2021
Paulo Freire e dos Direitos Humanos: Encontros por uma educação emancipatóa. (Carga horária: 16h). , O Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos, INPPDH, Brasil.
2007 - 2007
Sistema Kmai/Engenharia do Conhecimento.. (Carga horária: 12h). , Federação das Indústrias do Estado do Paraná, FIEP, Brasil.
2007 - 2007
POLÍTICA, REDES SOCIAIS E DEMOCRACIA.. (Carga horária: 16h). , Federação das Indústrias do Estado do Paraná, FIEP, Brasil.
2007 - 2007
Gerenciamento de informações através do Google.. (Carga horária: 16h). , Federação das Indústrias do Estado do Paraná, FIEP, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pedagogia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Comportamento Político/Especialidade: Comportamento Legislativo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.
Organização de eventos
MIRANDA, E.S. . 60 anos do Golpe: Ditadura Nunca Mais.. 2024. (Outro).
MIRANDA, E.S. . Feira das Profissões FEPRO. 2024. .
MIRANDA, E.S. . ?Semana Acadêmica de Educação?. 2024. (Outro).
NUNES, C. ; MIRANDA, E.S. . Simpósio Temático EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:FUNDAMENTOS TEÓRICOS, PESQUISAS REFERENCIAIS E METODOLOGIAS EMANCIPATÓRIAS. 2022. (Outro).
MIRANDA, E.S. . X Semana das Graduações da Faculdade Unina. 2022. (Outro).
MIRANDA, E.S. . Comissão Organizadora - VI Simpósio Nacional de Pesquisas em Filosofia e Educação do Grupo de Estudos PAIDEIA FE/UNICAMP, promovido pelo PAIDEIA ? Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Educação (FE/Unicamp), de 15 de Setembro de 2022 a 16 de Setembro de 2022. 2022. (Outro).
MIRANDA, E.S. . aculdade Unina - X Semana Científica da Faculdade UNINA ? ?Diversidade e Inclusão: A Construção da Identidade Plural. 2022. (Outro).
MIRANDA, E.S. . V Simpósio Nacional de Pesquisas e Estudos em Filosofia e Educação - O Direito à Educação e a Educação em Direitos Humanos: fundamentos políticos e possibilidades didático-pedagógicas a partir de Paulo Freire (1921-2021). 2021. (Outro).
MIRANDA, EDUARDO SONCINI . Semana Cientifica graduações. 2020. (Exposição).
MIRANDA, E.S. . Semana Acadêmica. 2019. (Outro).
MIRANDA, E.S. . Semana Cientifica para as graduações. 2019. (Exposição).
MIRANDA, Eduardo Soncini . I Seminário - Poder Legislativo e Democracia Contemporânea. 2016. (Outro).
Participação em eventos
VI Semana Mulher e Direitos Humanos.Mediador. 2025. (Outra).
X Simpósio Internacional de Pesquisas do Grupo de Estudos em Filosofia e Educação.https://www.fe.unicamp.br/agenda-de-eventos/x-simposio-internacional-de-pesquisas-do-grupo-de-estudos-em-filosofia-e-educacao-paideia-conhecimentos-politica-e-emancipacao/. 2025. (Simpósio).
60 anos do golpe: Ditadura nunca mais!.Exibição/Deabte do Filme - O dia que durou 21 anos. 2024. (Outra).
A redemocratização brasileira, movimentos sociais e Museu da Democracracia. 2024. (Seminário).
Coluna Prestes ? 100 anos. 2024. (Seminário).
PRÉ-COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE.As políticas de Formação de Professores e as disputas em torno do Direito ã Educação no Brasil: é preciso esperançar!. 2024. (Outra).
?Semana Acadêmica de Educação?.O papel da pedagogia na atualidade. 2023. (Outra).
Congresso Internacional de Americanistas (ICA 2023). O DIREITO À EDUCAÇÃO FRENTE UMA ECONOMIA NEOLIBERAL E UM ESTADO PÓS DEMOCRÁTICO. ESTUDOS A PARTIR DO BRASIL. 2023. (Congresso).
Feira de Profissões. 2023. (Feira).
I Encontro Internacional de Direitos Humanos de Campinas. 2023. (Encontro).
Semana Acadêmica.Educação. 2023. (Outra).
VIII Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra. AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: MATRIZES POLÍTICAS E TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM DISPUTA. 2023. (Congresso).
XII FORUM DE EDUCAÇÃO UP.Abertura. 2023. (Outra).
Seminário de Pesquisas e Estudos do Grupo Percursos da Faculdade Unina ? ?Diálogos entre Pesquisa e Ensino: Uma Análise Interdisciplinar.?Diálogos entre Pesquisa e Ensino: Uma Análise Interdisciplinar. 2022. (Seminário).
Seminário Especial ?Ideologias, Conservadorismos e Diversidade na Sociedade Brasileira Contemporânea.?Ideologias, Conservadorismos e Diversidade na Sociedade Brasileira Contemporâneo". 2022. (Seminário).
VII Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra -. 2022. (Congresso).
VI Simpósio Nacional de Pesquisas em Filosofia e Educação.OCIEDADE ESTADO E EDUCAÇÃO: As políticas públicas para a Formação de Professores no Brasil, matrizes políticas e tendências pedagógicas em disputa. 2022. (Simpósio).
45º Encontro Anual da ANPOCS, 2021. 45º Encontro Anual da ANPOCS -. Dinheiro, interesses e democracia: estratégias de ação e influência no sistema político. 2021. (Congresso).
Relep - Rede Latino Americana de Estudos Pentecostais."Liberdade religiosa e a ação de parlamentares pentecostais: uma análise teológica e política deprojetos de lei em tramitação no Congresso Nacional". 2021. (Seminário).
VI Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: REFLEXOS DE DISPUTAS POLÍTICAS RECENTES?. 2021. (Congresso).
CONAEDU. EDUCAR PARA O ACOLHIMENTO DOS REFUGIADOS e PARAA PROTEÇÃO DAS MINORIAS ÉTNICAS: um mundo no qual haja lugar para todas as pessoas e para todas as culturas.. 2020. (Congresso).
Ipsa RC 20 Political Finance and Political Corruption.How the businessmen of Odebrecht prosecuted by Lava Jato Operation describe and analyze the features of Brazilian democracy and its institutions. 2019..Lava Jato´s police task force as a war instrument against Political enemy. 2019. (Encontro).
Semana Acadêmica Escola do Legislativo.Programa de Pós Graduação em Direito - UFPR. 2019. (Outra).
X Seminário Nacional Sociologia & Política.PARTIDOS POLÍTICOS OU PARTIDOS DE POLÍTICOS? A RELAÇÃO ENTRE CLÃS FAMILIARES E PARTIDOS POLÍTICOS NO PARANÁ. 2019. (Seminário).
18º Congresso Brasileiro de Sociologia. O Poder das famílias nas eleições de 2016 no Paraná: como e por quê parentes e políticas se perpetuam no Estado.. 2017. (Congresso).
VII Seminário Nacional de Sociologia e Política, 2016, Curitiba..A BANCADA DOS JÚNIOR(ES): FAMÍLIAS E PARENTESCO NO LEGISLATIVO PARANAENSE DURANTE O GOVERNO BETO RICHA. 2016. (Seminário).
36º Encontro Anual da ANPOCS, 2012, Águas de Lindóia. 36º Encontro Anual da ANPOCS - GT10 - ESTUDOS LEGISLATIVOS. São Paulo: ANPOCS, 2012.. Processo Legislativo Orçamentário nos Estados.. 2012. (Congresso).
7º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política..Produção Legislativa e Reeleição. Estudo de caso dos Deputados Estaduais e Federais do Paraná. 2010.. 2010. (Encontro).
17º Evinci - Evento de Iniciação Científica - UFPR.Perfil Sociológico e Produção Legal na Assembleia Legislativa do Paraná. Uma análise comparada dos Governos Roberto Requião (2003-2009). 2009. (Encontro).
16º Evinci - Evento de Iniciação Científica - UFPR.Perfil Sociológico e Produção Legal dos deputados estaduais do Paraná. 2008. (Encontro).
15° Evinci - Evento de iniciação científica - UFPR..Uma análise comparada dos governos Roberto Requião (2003-2007). 2007. (Encontro).
Fórum Universitário Mercosul - FOMERCO.. As elites parlamentares do Mercosul e as TICs; perfil sociopolítico e uso da internet pelos deputados e senadores da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.. 2007. (Congresso).
I ELICEN - Encontro de Licenciaturas.O funcionamento da Câmara Municipal de Curitiba e da Assembleia Legislativa do Paraná. 2005. (Outra).
Participação em bancas
MIRANDA, E.S.. SANTOS, D; SHUTZ, J. MIRANDA, E. S. Participação em banca de dissertação de Mestrado intitulada: O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS MUNICIPAIS NA PREVENÇÃO E NO COMBATE À CORRUPÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA CONTROLADORIA E NO SETOR DE LICITAÇÕES DE ITANHÉM-BA, de autoria do Mestrando em Ciência Política Edivaldo Pereira Silva. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Logos Univer. 2024 - Universidade Logos University International.
MIRANDA, EDUARDO SONCINI. PAPEL DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS MUNICIPAIS NAPREVENÇÃO E NO COMBATE À CORRUPÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA CONTROLADORIA E NOSETOR DE LICITAÇÕES DE ITANHÉM-BA,. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - LOGOS University International.
LAMARTINE, C.;MIRANDA, E.S.. . ?OS PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS DOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS (PPP) DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE GUAXUPÉ/MG: projetos sociais e políticas públicas em disputa (2001 - 2021).. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
MIRANDA, E.S.; KAUCHAKJE, S.; BOLOGNESI, B.. CONEXÃO ELEITORAL E A CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA: A RESPONSIVIDADE DOS VEREADORES NO PRIMEIRO ANO DE MANDATO. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná.
BRAGA, S. S;MIRANDA, Eduardo Soncini; TOMIO., F.. . PARTICIPAÇÃO E REPRESENTAÇÃO POLÍTICA: O QUE PRODUZEM E O QUE DECIDEM AS DEPUTADAS FEDERAIS?. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná.
TOMIO., F.;MIRANDA, E.S.; KANAYAMA, R. L.. CONEXÃO ELEITORAL E RESPONSIVIDADE DEMOCRÁTICA: CONGRUÊNCIA ENTRE ATUAÇÃO PARLAMENTAR E DISCURSO POLÍTICO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA PARANAENSE DE 2014 A 2018. 2019. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal do Paraná.
MIRANDA, EDUARDO SONCINI. AS POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EDUCACIONAL-ESCOLAR NO BRASIL E O DIREITO À EDUCAÇÃO: uma reconstrução histórico-crítica das políticas públicas voltadas aos novos sujeitos de direitos (1980-2020). 2023. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
MIRANDA, Eduardo Soncini. AS POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EDUCACIONAL-ESCOLAR NO BRASIL E O DIREITO À EDUCAÇÃO: uma reconstrução histórico-crítica das políticas públicas voltadas aos novos sujeitos de direitos (1980-2020). 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
MIRANDA, E.S.. "A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS DIREITOS HUMANOS: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA".. 2024 - Universidade Estadual de Campinas.
LAMARTINE, C.;MIRANDA, Eduardo Soncini. O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (PNEDH), AS REPERCUSSÕES NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS: projetos institucionais, grupos de pesquisas e os desafios da integração social com as realizações acadêmicas.".. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
MUHL, E. H.;MIRANDA, Eduardo Soncini; NUNES, C.. Educação e Direitos Humanos em Jurgen Habermas. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.
MIRANDA, EDUARDO SONCINI. ESCOLA DA PONTE: uma nova perspectiva educacional. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Positivo.
MIRANDA, EDUARDO SONCINI. IMPLICAÇÕES DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA NO PÓS PANDEMIA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Positivo.
MIRANDA, EDUARDO SONCINI. A RELEVÂNCIA DA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA A FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA PRAXICO-PEDAGOGICA: a promoção do desenvolvimento de práticas emancipatórias, democráticas e significativas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Positivo.
MIRANDA, EDUARDO SONCINI. FORMAÇÃO DA MULHER, MÃE E PROFESSORA NOS TEMPOS DA PRIMEIRA REPÚBLICA (SÉCULO XIX E XX): uma análise histórico social. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Positivo.
MIRANDA, Eduardo Soncini. ?Circo na Educagao Infantil: o papal da arte circense como metodo ludico para o desenvolvimento e aprendizagem?,. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Unina.
MIRANDA, E.S.; BUENO, W.. O desenvolvimento moral na perspectiva de Piaget, Kohlberg e Gilligan. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Unina.
MIRANDA, E.S.; COELHO, J. F.. Confinamento Cultural: a remição da pena pela leitura no Sistema Penal Paranaense.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Unina.
Orientou
Priorização da função de cuidado em creches e suas implicações nas políticas de Educação Integral; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Positivo; Orientador: Eduardo Soncini Miranda;
A importância da educação no sistema prisional brasileiro; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Positivo; Orientador: Eduardo Soncini Miranda;
OS IMPACTOS DA EDUCAÇÃO RESPEITOSA ( OU POSITIVA) NA FAMÍLIA DA ATUALIDADE: do desenvolvimento pessoal humano à transformação da sociedade brasileira; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Positivo; Orientador: Eduardo Soncini Miranda;
EJA PARA PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE, DO DIREITO À GARANTIA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Unina; Orientador: Eduardo Soncini Miranda;
Produções bibliográficas
-
VALENCIANO, TIAGO ; MIRANDA, E.S. . DA PEDRA BRUTA À TÁBUA DE DELINEAR: A FORMAÇÃO DA MAÇONARIA E SUA FORMA DE SOCIABILIDADE BURGUESA. PROTESTANTISMO EM REVISTA , v. 50, p. 1-23, 2025.
-
FERREIRA, DIEGO AUGUSTO GONÇALVES ; MIRANDA, EDUARDO SONCINI . A paideia de Habermas nas entrelinhas de sua teoria crítica da racionalidade moderna. FILOSOFIA E EDUCAÇÃO , v. 14, p. 9-30, 2024.
-
MIRANDA, E.S. . A Educação é um Ato Político. Revista Compartilha Docência , v. 3, p. 15, 2023.
-
ZEFERINO, JEFFERSON ; MIRANDA, E.S. . A liberdade religiosa em pauta uma análise de projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DAS RELIGIÕES , v. 15, p. 97-127, 2022.
-
MIRANDA, E.S. ; SANTIAGO, J. F. . Ensinamento e Ensinar: uma Reflexão Crítica a Partir de uma Perspectiva Teológica, Poética e do Riso Cômico. REUNINA , v. 3, p. 31-31, 2022.
-
MIRANDA, E.S. ; IGLESIA . Editorial. REUNINA , v. 3, p. 1-1, 2022.
-
MIRANDA, E.S. . O DIREITO À EDUCAÇÃO PARA PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. Caderno Acadêmico Unina de Educação , v. 2, p. 47, 2022.
-
MIRANDA, E.S. ; PICUSSA, R. . FEDERALISMO E PODER LEGISLATIVO NA PANDEMIA DE COVID-19: A ATUAÇÃO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PARANÁ NO ENFRENTAMENTO AO NOVO CORONAVIRUS.. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados , p. 301-325, 2021.
-
MIRANDA, E.S. ; GRANATO, N. . Pandemia, empresariado e aprofundamento das desigualdades sociais no Brasil.. REVISTA NEP - NÚCLEO DE ESTUDOS PARANAENSES DA UFPR , v. v.7, p. 34-48-48, 2021.
-
NUNES, CÉSAR ; MIRANDA, EDUARDO SONCINI . A DIMENSÃO CRÍTICA E RADICAL DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE DIANTE DA DISPUTA PELA HEGEMONIA ENTRE DUAS PEDAGOGIAS NO BRASIL: HORIZONTES POSSÍVEIS E DESAFIOS IMEDIATOS. CAMINHOS (GOIÂNIA. ONLINE) , v. 19, p. 138, 2021.
-
RICHTER REIMER, IVONI ; ULRICH, CLAUDETE BEISE ; ZEFERINO, JEFFERSON ; CARNEIRO, EVERTON NERY ; MIRANDA, EDUARDO SONCINI . 100 ANOS DE PAULO FREIRE: RELAÇÕES EMANCIPATÓRIAS ENTRE EDUCAÇÃO E RELIGIÃO. CAMINHOS (GOIÂNIA. ONLINE) , v. 19, p. 6, 2021.
-
MIRANDA, E.S. ; ZELINSKI, F. . PARTIDOS POLÍTICOS OU PARTIDOS DE POLÍTICOS? A RELAÇÃO ENTRE CLÃS FAMILIARES E PARTIDOS POLÍTICOS NO PARANÁ. REVISTA NEP - NÚCLEO DE ESTUDOS PARANAENSES DA UFPR , v. 5, p. https://revista, 2019.
-
MIRANDA, E.S. ; TOMIO., F. ; KANAYAMA, R. L. . ALOCAÇÃO DE RECURSOS NO PROCESSO LEGISLATIVO ORÇAMENTÁRIO NO ESTADO DO PARANÁ. Revista do Legislativo Paranaense , v. 3, p. http://revista., 2019.
-
ZELINSKI DA SILVA, LUIZ FERNANDO ; MIRANDA, EDUARDO SONCINI ; EDUARDO, MARIA CECÍLIA . Novas mudanças no financiamento ou velhos condicionantes políticos? Um estudo sobre as 4 deputadas estaduais eleitas no Paraná em 2018. GUAJU ¿ REVISTA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL , v. 5, p. 85-98, 2019.
-
MIRANDA, EDUARDO SONCINI ; VALENCIANO, TIAGO . O PODER DAS FAMÃ?LIAS NAS ELEIÃ?Ã?ES DE 2016 NO PARANÃ?: COMO E POR QUÃ? PARENTES E POLÃ?TICAS SE PERPETUAM NO ESTADO?. REVISTA NEP - NÚCLEO DE ESTUDOS PARANAENSES DA UFPR , v. 3, p. 156-174, 2017.
-
MIRANDA, EDUARDO SONCINI . A bancada dos júnior (es): famílias e parentesco no Legislativo Paranaense durante o governo Beto Richa. REVISTA NEP - NÚCLEO DE ESTUDOS PARANAENSES DA UFPR , v. 2, p. 580-595, 2017.
-
MIRANDA, E.S. . A Pós-Graduação em Ensino no Brasil: A Contribuição das Ciências Sociais. In: CESAR NUNES MARLI BARROS DIAS WILMA DE LARA BUENO. (Org.). ENSINO, EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA: estudos, pesquisas e práticas. 01ed.: UniEditoras / Editora Brasílica, 2022, v. 01, p. 01-149.
-
ZILIO, J. ; MIRANDA, E.S. . Bolsonarismo em tempos de pandemia: entre o fascismo e a barbárie.. In: O Coletivo Transforma MP, Volume 02, 2022. (Org.). Democracia e Justiça em Pedaços. 1ed.: , 2022, v. 2, p. 131-197.
-
MIRANDA, E.S. ; ZELINSKI, F. ; JUNKES, I. J. . Capital eleitoral e investimento dos partidos em candidatos estratégicos: variáveis para o sucesso nas urnas. In: Codato, Adriano Nervo; Gabriel, Gabryela; Sainz, Nilton; Bittencourt, Maiane; Silva, Rodrigo da.. (Org.).. (Org.). A profissão política: investigações sobre políticos profissionais no Brasil. 1ed.Curitiba: Massimo Editorial, 2021, v. 1, p. 402-437.
-
MIRANDA, E.S. ; GRANATO, N. . A entrada dos descendentes de imigrantes na política: um estudo sobre o poder legislativo paranaense. In: OLIVEIRA, Ricardo Costa de; GOULART, Mônica Helena Harrich Silva.. (Org.). (Org.). Família, Política e Etnicidade.. 1ed.São Paulo: LiberArs, 2020, v. 1, p. 375-395.
-
TOMIO., F. ; MIRANDA, Eduardo Soncini . Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul: muitas constantes e poucas variações no processo legislativo estadual na Região Sul (1983-2013). In: Fabricio Ricardo de Limas Tomio; Paolo Ricci.. (Org.). Governadores e assembleias legislativas: instituições e política nos estados brasileiros.. 1ed.São Paulo-SP: Alameda, 2018, v. , p. 289-328.
-
MIRANDA, Eduardo Soncini . Quem são e como trabalham os deputados do Paraná. Folha de Londrina, 12 jan. 2009.
-
MIRANDA, E.S. ; ZILIO, J. . BOLSONARISMO EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENTRE O FASCISMO E A BARBÁRIE. Coletivo MP / GGN, https://jornalggn.com.br/artig.
-
MIRANDA, E.S. . Quem faz o quê na política? Para votar consciente, entenda quais são as funções de cada cargo e como funciona o sistema eleitoral Leia mais em: https://elastica.abril.com.br/envolvimento/quem-faz-o-que-na-politica-eleicoes-2022. Elástica.
-
ZELINSKI, LUIZ FERNANDO ; MIRANDA, Eduardo Soncini . Alocação estratégica de recursos de campanha por partidos político via o capital eleitoral de candidatos.. In: In: 45º Encontro Anual da ANPOCS, 2021, Online. 45º Encontro Anual da ANPOCS - GT 12 - Dinheiro, interesses e democracia: estratégias de ação e influência no sistema político, 2021., 2021. Alocação estratégica de recursos de campanha por partidos político via o capital eleitoral de candidatos., 2021.
-
MIRANDA, E.S. ; GRANATO, N. . Pandemia, empresariado e aprofundamento das desigualdades sociais no Brasil. In: 20º Congresso Brasileiro de Sociologia (SBS), 2021, Belém (PA). Pandemia, empresariado e aprofundamento das desigualdades sociais no Brasil, 2021.
-
ZELINSKI, LUIZ FERNANDO ; MIRANDA, EDUARDO SONCINI . EXPLORANDO A DISTRIBUIÇÃO DO FINANCIAMENTO PARTIDÁRIO PELAS COLIGAÇÕES DE DEPUTADOS FEDERAIS E ESTADUAIS NAS ELEIÇÕES PARANAENSES DE 2018. In: Seminário Discente de Ciência Política, 2020. Anais do I Seminário Discente de Ciência Política. p. 750.
-
MIRANDA, Eduardo Soncini . A BANCADA DOS JÚNIOR(ES): FAMÍLIAS E PARENTESCO NO LEGISLATIVO PARANAENSE DURANTE O GOVERNO BETO RICHA. In: VII Seminário Nacional de Sociologia e Política, 2016, Curitiba. A BANCADA DOS JÚNIOR(ES): FAMÍLIAS E PARENTESCO NO LEGISLATIVO PARANAENSE DURANTE O GOVERNO BETO RICHA, 2016.
-
TOMIO., F. ; MIRANDA, Eduardo Soncini . Processo Legislativo Orçamentário nos Estados. In: 36º Encontro Anual da ANPOCS, 2012, Águas de Lindóia. 36º Encontro Anual da ANPOCS - GT10 - ESTUDOS LEGISLATIVOS. São Paulo: ANPOCS, 2012.. In: 36º Encontro Anual da ANPOCS, 2012. 36º Encontro Anual da ANPOCS - GT10 - ESTUDOS LEGISLATIVOS., 2012, Aguas de Lindóia. 36º Encontro Anual da ANPOCS, 2012.
-
OLIVEIRA, R.C. ; MIRANDA, Eduardo Soncini . Produção Legislativa e Reeleição. Estudo de caso dos Deputados Estaduais e Federais do Paraná. In: 7º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política ABCP, 2010, Recife. 7º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política ABCP, 2010.
-
BRAGA, S. S ; NICOLÁS, M. A ; MIRANDA, Eduardo Soncini ; SILVA, D. M . NICOLÁS, M. A. ; BRAGA, S. S. ; MIRANDA, E. S. ; SILVA, D. M . As elites parlamentares do Mercosul e as TICs; perfil sociopolítico e uso da internet pelos deputados e senadores da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. In: Os novos rumos do Mercosul, 2007, Aracaju. In: VI Encontro Internacional do Fórum Universitário Mercosul - FOMERCO, 2007.. In: Fórum Universitário Mercosul - FOMERCO., 2007, Aracajú. Os novos rumos do Mercosul, 2007, Aracaju. In: VI Encontro Internacional do Fórum Universitário Mercosul - FOMERCO, 2007., 2007.
-
MIRANDA, EDUARDO SONCINI . O Direito à Educação frente uma Economia Neoliberal e um Estado Pós Democrático. Estudos à partir do Brasil. In: Congresso Internacional de Americanistas (ICA 2023), 2023, Foz do Iguaçu. ANAIS DE RESUMOS DO 57º CONGRESSO INTERNACIONAL DE AMERICANISTAS - ICA 2023, 2023. v. 1. p. 724.
-
MIRANDA, E.S. . AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS DISPUTAS EM TORNO DO DIREITO Ã EDUCAÇÃO NO BRASIL: É PRECISO ESPERANÇAR!. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MIRANDA, E.S. . Palestra intitulada ?Educação como Direito? na semana de recepção dos alunos da Universidade Positivo (UP) em março de 2024.. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MIRANDA, EDUARDO SONCINI . AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: MATRIZES POLÍTICAS E TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM DISPUTA. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MIRANDA, EDUARDO SONCINI . O DIREITO À EDUCAÇÃO FRENTE UMA ECONOMIA NEOLIBERAL E UM ESTADO PÓS DEMOCRÁTICO. ESTUDOS A PARTIR DO BRASIL. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MIRANDA, E.S. . Palestra intitulada ?PEDAGOGIAS DECOLONIAIS? na semana de recepção dos alunos da Universidade Positivo (UP) em agosto de 2023.. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MIRANDA, E.S. . Palestra intitulada ?Educação: desafios atuais? na oportunidade de celebração do dia do professor em outubro de 2023.. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MIRANDA, E.S. . Palestra intitulada ?O conflito no Oriente Médio? aos alunos da escola de direito de ciências sociais da Universidade Positivo (UP) em novembro de 2023.. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MIRANDA, E.S. . Cidadania. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MIRANDA, Eduardo Soncini . Luz, Câmera, Reflexão! ? Um debate sobre o documentário ??Pro dia nascer feliz??.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MIRANDA, EDUARDO SONCINI . Fake News e seus impactos na Democracia e Educaçao. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MIRANDA, E.S. . 'SOCIEDADE, ESTADO E EDUCAÇÃO: as políticas públicas para a Formação de Professores no Brasil, matrizes políticas e tendências pedagógicas em disputa',. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MIRANDA, E.S. . ? A Educação na Ditadura Civil- Militar de 1964 a 1985: repressão, violência e desigualdades educacionais e pedagógicas?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MIRANDA, E.S. . Podcast: Plano Nacional de Educação - PNE. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MIRANDA, E.S. . Palestra online intitulada ?ENSINAR É UMA ESPECIFICIDADE HUMANA? ? X Fórum de Educação de 2021.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MIRANDA, E.S. . História da Educação e o Futuro do Ensino Médio. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MIRANDA, E.S. ; ZELINSKI, F. . EXPLORANDO A DISTRIBUIÇÃO DO FINANCIAMENTO PARTIDÁRIO PELAS COLIGAÇÕES DE DEPUTADOS FEDERAIS E ESTADUAIS NAS ELEIÇÕES PARANAENSES DE 2018. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MIRANDA, EDUARDO SONCINI . Estamos Preparados? - O Retorno a Escola no Pos-pandemia?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MIRANDA, E.S. . ?A adequada apropriação da cultura digital: professores protagonistas?,. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MIRANDA, E.S. . ?DIREITO E ESPIRITUALIDADE: UM APROXIMAÇÃO POSSÍVEL?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MIRANDA, E.S. . DIREITO E ESPIRITUALIDADE UM APROXIMAÇÃO POSSÍVEL. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MIRANDA, E.S. . Lava Jato´s police task force as a war instrument against a Political Enemy. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MIRANDA, E.S. . PARTIDOS POLÍTICOS OU PARTIDOS DE POLÍTICOS? A RELAÇÃO ENTRE CLÃS FAMILIARES E PARTIDOS POLÍTICOS NO PARANÁ. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MIRANDA, Eduardo Soncini . JUDICIÁRIO E TRANSPARÊNCIA NO PARANÁ: DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MIRANDA, E.S. . Oratórias Históricas. Campo Mourão: Gráfica Mourão, 2009., 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
MIRANDA, Eduardo Soncini . Secretária Estadual de Educação - SEED PR. 2016.
MIRANDA, Eduardo Soncini ; MARTINS, L. F. ; MACEDO, V. M. C. ; ANTUNES, A. C. . PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS. 2019.
MIRANDA, E.S. . Moro e Dallagnol: entenda as diferenças e semelhanças dos casos. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MIRANDA, E.S. . ?Fenômeno Greca?: popular entre curitibanos e envolvido em polêmicas. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MIRANDA, E.S. . Mais do mesmo? O que esperar das eleições municipais em Curitiba.. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MIRANDA, E.S. . Crise de representação: votar nulo ou branco, a anulação vale a pena? Leia mais em https://www.tribunapr.com.br/eleicoes/2024/crise-de-representacao-votar-nulo-ou-branco-a-anulacao-vale-a-pena/ Copyright © 2024, Tribuna do Paraná. Todos os direitos reservados.. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MIRANDA, Eduardo Soncini . Prefeitos do Paraná gastaram R$ 5,9 milhões em campanhas; veja despesas detalhadas. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MIRANDA, Eduardo Soncini . Limite de gastos na campanha eleitoral aumenta cerca de 30% em 2024 no PR. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MIRANDA, EDUARDO SONCINI . O interesse de jovens em política é o tema do Ponto de Vista ? Especial Eleições. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MIRANDA, EDUARDO SONCINI . Pauta anticorrupção esbarra em politicagem e falta de critérios técnicos. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MIRANDA, EDUARDO SONCINI . Um ano após eleição presidencial congreso segue dando as cartas. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MIRANDA, EDUARDO SONCINI . Paraná tem a quarta maior população em situação de rua. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MIRANDA, EDUARDO SONCINI . Curitiba é obrigada a fornecer banheiros para população vulnerável. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MIRANDA, EDUARDO SONCINI . Sessões Plenárias são fundamentais para debates dos Deputados Estaduais. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MIRANDA, EDUARDO SONCINI . Regimes políticos e a Assembleia Legislativa do Paraná. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MIRANDA, EDUARDO SONCINI . Saiba mais sobre as funções dos Deputados Estaduais. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MIRANDA, EDUARDO SONCINI . Primeiros projetos apresentados na Assembleia Legislativa do Paraná. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MIRANDA, EDUARDO SONCINI . Primeira eleição no legislativo do Paraná tem 20 deputados estaduais. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MIRANDA, E.S. . Puta anticorrupcao esbarra em falta de tecnicidade e muita politicagem. 2022. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MIRANDA, E.S. . Eleições 2022: após fim das convenções a expectativa é sobre os registros de candidaturas; saiba mais. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MIRANDA, EDUARDO SONCINI . Intenção e potencial de voto, conhecimento e rejeição: como Simone Tebet evoluiu nas pesquisas. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MIRANDA, E.S. . Curitiba tem disputa inédita com 17 candidatos a prefeito. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MIRANDA, E.S. . Como os deputados investem nosso dinheiro?. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).
MIRANDA, Eduardo Soncini . ultimo-debate-revela-inseguranca-dos-principais-concorrentes-ao-governo. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MIRANDA, Eduardo Soncini . I Seminário - Poder Legislativo e Democracia Contemporânea. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MIRANDA, Eduardo Soncini . Pesquisa aponta que fruet e aprovado por quase metade dos curitibanos. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MIRANDA, Eduardo Soncini . Educação no Brasil avançou muito aponta cientista político. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MIRANDA, Eduardo Soncini . Greca vence em todas as zonas eleitorais de Curitiba; veja como foi em cada uma. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MIRANDA, Eduardo Soncini . Seminário Parlamentarismo X Presidencialismo. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MIRANDA, Eduardo Soncini . Tarumã realiza Encontro Municipal de Educação e dos Profissionais de Apoio. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MIRANDA, Eduardo Soncini . Ratinho Jr. e Fruet lideram pesquisas para a prefeitura de Curitiba - Paraná-Online. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MIRANDA, E. S. ; MIRANDA, Eduardo Soncini . SOCIOLOGIA - CURSO DOMÍNIO. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
MIRANDA, EDUARDO SONCINI . SOCIOLOGIA - EDITORA POSITIVO. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
Projetos de pesquisa
-
2021 - 2023
SOCIEDADE, ESTADO E EDUCAÇÃO: as políticas públicas para a Formação de Professores no Brasil, matrizes políticas e tendências pedagógicas em disputa., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Soncini Miranda - Integrante / Cesar Nunes - Coordenador.
-
2014 - Atual
Instituições, poder, famílias políticas e estruturas de parentesco, Descrição: Análise das relações entre instituições políticas e estruturas de parentesco. O fenômeno do nepotismo. Capitais sociais familiares e desempenho eleitoral.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Soncini Miranda - Integrante / OLIVEIRA, R.C. - Coordenador.
-
2014 - Atual
Instituições políticas, processo legislativo e controle abstrato de constitucionalidade: estudo comparativo das relações Executivo/Legislativo, da Jurisdição Constitucional e da produção legislativa nas unidades subnacionais, Descrição: O projeto de pesquisa compreende uma análise comparativa do processo decisório, da produção legislativa, da jurisdição constitucional e das relações entre o Executivo e o Legislativo nas unidades subnacionais (estados, províncias, regiões autônomas) do Brasil, Alemanha, México, Portugal e Espanha nos períodos constitucionais contemporâneos, através: 1) da análise sistemática do processo legislativo (proposições legislativas e leis aprovadas); 2) da investigação do papel do Poder Judiciário na revisão de constitucionalidade (abstrata/concreta) da legislação estadual/regional; 3) da competição político-eleitoral estadual/regional (grau de competitividade e conexão parlamentar/eleitoral); 4) do grau de institucionalização das organizações públicas de controle do executivo estadual, sobretudo legislativa e judiciárias; 5) do estudo do processo decisório das políticas públicas estaduais/regionais, através do arranjo institucional, da atribuição de competências e da forma de nomeação das instituições. Para tanto, procuramos relacionar os dados das elites e instituições políticas (competição política, políticas públicas, institucionalização e regras do processo decisório) com a natureza, a qualidade e/ou o conteúdo das decisões implementadas, sejam as proposições legislativas (estrito senso), sejam os demais itens que compõem a agenda de decisões dos vários períodos governamentais nos diversos estados/regiões autônomas examinados em cada Estado Nacional (legislação, jurisdição constitucional e políticas públicas estaduais/regionais).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Soncini Miranda - Integrante / Fabrício Tomio - Coordenador.
-
2003 - 2009
Ensinando Democracia, Descrição: O NEP - Núcleo de Estudos Paranaenses-, é um órgão de pesquisa vinculado a UFPR - Universidade Federal do Paraná -, sob coordenação do Prof. Dr. Ricardo Costa de Oliveira, possuindo como pesquisadores alunos de graduação e pós-graduação (Mestrado e Doutorado) do curso de Ciências Sociais desta mesma instituição. Atuando na área da Sociologia-Política, desde 1996 vem analisando de forma sociológica a organização da Câmara Municipal de Curitiba, e também da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná. O projeto Ensinando Democracia está relacionado à aprendizagem do processo democrático e da cidadania política no Paraná. Sua principal atribuição é a difusão do conhecimento acerca do funcionamento da Assembléia Legislativa do Paraná, e da Câmara Municipal de Curitiba, tendo como público-alvo, mas não exclusivo, alunos das escolas de Ensino Médio da capital e da região metropolitana. Esta iniciativa visa contribuir com o ensino da licenciatura no Curso de Ciências Sociais da UFPR, na medida em que promove um maior contato entre aluno e sociedade, proporcionando uma experiência interativa que o auxilia na compreensão de conceitos como: regime político, instituições políticas, partidos políticos, ideologias políticas, democracia e Estado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eduardo Soncini Miranda - Coordenador.
Prêmios
2009
1º lugar no 17º Evento de Inciação Científica da Universidade Federal do Paraná, UFPR., UFPR.
Histórico profissional
Experiência profissional
2024 - Atual
Instituto Federal do Paraná - Campus ParanaguáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Atividades
-
02/2025
Ensino, Licenciatura em Ciências Sociais, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ciências Sociais no Brasil, Prática e Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais I
-
02/2025
Ensino,Disciplinas ministradas, Sociologia II, Sociologia IV
-
07/2024 - 12/2024
Ensino,Disciplinas ministradas, Sociologia I, Sociologia III
-
07/2024 - 12/2024
Ensino, Licenciatura em Ciências Sociais, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia do Ensino em Ciências Sociais, Teoria Política Contemporânea, Prática de Pesquisa e Ensino de Ciências Sociais II
2024 - Atual
Universidade de CoimbraVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Atividades
-
02/2023
Ensino, Pós-Graduação Saúde Justiça: Desafios Globais, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Saberes Indígenas e Quilombolas: Visão Antropológica e Práticas Emancipatórias
2023 - Atual
Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção dos Direitos HumanosVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 4
Atividades
-
02/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenadoria de Políticas Públicas e Movimentos Sociais.Cargo ou função, Coordenador.
2023 - 2024
Universidade PositivoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2024
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante (NDE).Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia (UP).
-
08/2023
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, CORRENTES PEDAGÓGICAS, IDENTIDADE INFANTIL, JUVENTUDE, ANDRAGOGIA E EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS APLICADAS À EDUCAÇÃO, SOCIOOGIA DA INFÂNCIA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO
-
08/2024 - 12/2024
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, JUVENTUDE, ANDRAGOGIA E EDUCAÇÃO, CORRENTES PEDAGÓGICAS
-
08/2024 - 12/2024
Extensão universitária , Universidade Positivo.Atividade de extensão realizada, Projeto Acesso a Educação I.
-
02/2024 - 12/2024
Estágios , Universidade Positivo.Estágio realizado, ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: CENÁRIO DA PRATICA PROFISSIONAL.
-
02/2024 - 07/2024
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Políticas Públicas para a Educação, Estágio Supervisionado, Vulnerabilidade e Emancipação Humana, Sociologia da Infância
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, Relações Internacionais, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estudos Regionais - América, Estudos Regionais - África, Estudos Regionais - Oriente Médio
2021 - 2023
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Pós Doutorado, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 12
Atividades
-
03/2021
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação.Linhas de pesquisa
-
05/2021 - 05/2023
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia e Educação I, Fund Históricos e Filosóficos da Educação
2018 - 2023
FACULDADE UNINAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor/Coordenador, Carga horária: 22
Outras informações:
Professor/Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais (Faculdade São Braz).
Atividades
-
02/2023
Ensino, ECA, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
-
02/2021 - 12/2023
Ensino, Artes Visuais, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sociologia da Educação, Políticas Educacionais, Organização e Gestão da Educação Básica, História dos Direitos Humanos
-
02/2020 - 12/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante (NDE).Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Serviço Social (Faculdade UNINA(.
-
02/2020 - 12/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante (NDE).Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Teologia (Faculdade UNINA).
-
02/2020 - 12/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante (NDE).Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Letras (Faculdade UNINA).
-
02/2019 - 12/2023
Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia Científica, Educação e Diversidade Cultural
-
02/2019 - 12/2023
Ensino, Gestão Pública, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Políticas Públicas
-
02/2019 - 12/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante (NDE).Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Educação Física (Faculdade UNINA).
-
02/2018 - 12/2023
Ensino, Ciências Sociais, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução ao Pensamento Sociológico, Ciência Política
-
02/2018 - 12/2023
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sociologia da Educação, Antropologia da Educação
-
02/2018 - 12/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante (NDE).Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia (Faculdade UNINA).
-
02/2012 - 12/2023
Ensino, Serviço Social, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos Sociológicos para o Serviço Social, História dos Direitos Humanos, Sociedade Brasileira, Direito Legislação Social e Cidadania
2021 - 2021
Pontifícia Universidade Católica do ParanáVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Religião Direito Humanos e Ecologia
2018 - 2018
Pontifícia Universidade Católica do ParanáVínculo: Professor Sociologia, Enquadramento Funcional: PósGraduação Direitos Humanos Questão Social, Carga horária: 8
2016 - 2018
Pontifícia Universidade Católica do ParanáVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Sociologia e Ciência Política, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor de Sociologia - Pós Graduação - Setor de Educação e Humanidades - PUCPR.Professor no Curso de Especialização: Gestão de Políticas, Projetos e Programas SociaisProfessor da disciplina de Estado e Políticas Públicas/Sociais.
2018 - 2022
Rede Sagrado de EnsinoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
07/2018 - 12/2022
Ensino,Disciplinas ministradas, Sociologia
2018 - 2022
Curso Domínio Medicina (Pré Vestibular)Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Atividades
-
02/2018 - 12/2022
Ensino,Disciplinas ministradas, Sociologia
2016 - 2018
Secretaria de Educação do Estado do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ASSESSOR DE GABINETE, Carga horária: 40
Outras informações:
Compete à Assessoria de Gabinete dar assistência ao Secretário no desempenho de suas atribuições e compromissos. Dessa forma, é de responsabilidade do setor tarefas como a elaboração de documentos e correspondências que são emitidas pelo Secretário, o encaminhamento tanto do material a ser expedido, quanto do recebido, o gerenciamento da agenda do Secretário e o provimento para viagens oficiais. ASSESSORAMENTO: Responsável pela implementação das Políticas Públicas da Educação no Estado. Assessoramento técnico/político da SEED junto ao gabinete da secretaria de educação.
2007 - 2009
Universidade Federal do ParanáVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), Carga horária: 20
2003 - 2006
Universidade Federal do ParanáVínculo: Estudante Bolsista/Licenciar, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 8
Atividades
-
03/2005
Pesquisa e desenvolvimento, Setor Ciencias Humanas Letras e Artes.Linhas de pesquisa
-
03/2003
Pesquisa e desenvolvimento, Nucleo de Estudos Paranaenses.Linhas de pesquisa
2012 - 2016
Editora PositivoVínculo: Assessor -Sociologia/História, Enquadramento Funcional: Assessor pedagógico
Outras informações:
Atuação: Ministrar aulas/ cursos de Sociologia/ Historia / Filosofia para os professores das escolas conveniadas com o Grupo Positivo.
2018 - 2021
Centro Universitário InternacionalVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Pós Graduação (MBA) em Contabilidade Pública, Carga horária: 8
2015 - 2018
Curso Luiz CarlosVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Pós graduação (Direito Contemporâneo/Penal), Carga horária: 8
2017 - 2018
Instituto Tecnológico e Educacional de CuritibaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Pós Graduação, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor de Sociologia e Ciência Política.
Professor das disciplinas de Introdução ao Estudo do Direito / Políticas Públicas e Relação de Poder.
2012 - Atual
Colégio FênixVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professor de Sociologia para o Ensino Médio.
2008 - 2012
Assembléia Legislativa do ParanáVínculo: Assessor Parlamentar, Enquadramento Funcional: Servidor Público, Carga horária: 20
2009 - 2012
Bakker IdiomasVínculo: Professor de Inglês, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
2007 - 2008
Colégio Estadual Loureiro FernandesVínculo: Professor de Sociologia, Enquadramento Funcional: PSS, Carga horária: 20
2007 - 2007
Folha de Londrina ? Empresa JornalísticaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações:
Cargo: Estagiário responsável pela coluna de política.
Atividades: Acompanhamento parlamentar, monitoramento de presença, votação e projetos na Assembléia Legislativa do Paraná.
2007 - 2008
Federação das Indústrias do Estado do ParanáVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
2006 - 2006
Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e SocialVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações:
Cargo: Entrevistador de Campo (concursado pela Secretaria de Administração Pública SEAP-PR)
Atividades: Levantamento e tabulação de dados socioeconômicos em Curitiba e região metropolitana.
2006 - 2009
Escola Wizard de IdiomasVínculo: Professor de Inglês, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Eduardo Soncini Miranda e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?