Luís Sérgio Peres

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade Salesiana de Educação Física (1982), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é professor aposentado - categoria associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE. Tem experiência na área de Educação Física, com especialização em Voleibol, Atletismo e Educação Física escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Prática Pedagógica, Violência Escolar, Escola, Papel Docente, Crianças - Educação Física, Administração Esportiva e Psicologia.

Informações coletadas do Lattes em 29/03/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação (Currículo)

2002 - 2004

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A Pratica Pedagogica do Professor de Educação Física: Atitudes de Violencia no Contexto Escolar
Orientador: Dra Marina Graziela Feldmann
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Violencia escolar; Pratica Pedagogica; Professor; Educação Física.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas. Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral.

Mestrado em Ciência do Movimento Humano

1992 - 1994

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Características somáticas, neuromotoras e cardiorespiratórias de escolares por idade entre 11 e 14 anos de diferentes níveis sócio-econômicos de Santa Rosa - RS,Ano de Obtenção: 1994
Cândido Simões Pires Neto.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Crescimento humano; Análise somática; Neuromotora; Atividades cárdio-respiratórias; Escolares; Nível sócio-econômico. Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana; Educação; Nutrição e Alimentação.

Especialização em Educação Física Escolar

1990 - 1991

Faculdade Salesiana de Educação Física

Especialização em Voleibol

1986 - 1987

Faculdade Salesiana de Educação Física

Graduação em Educação Física

1980 - 1982

Faculdade Salesiana de Educação Física

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Cineantropometria/Especialidade: Voleibol e Atletismo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Organização de eventos

PERES, L. S. . XVII SEU- Seminário de Extensão da Unioeste. 2017. (Outro).

PERES, L. S. . XVI SEU- Seminário de Extensão da Unioeste. 2016. (Outro).

PERES, L. S. . XV SEU- Seminário de Extensão da Unioeste. 2015. (Outro).

PERES, L. S. . XIV SEU- Seminário de Extensão da Unioeste. 2014. (Outro).

PERES, L. S. . XIII SEU- Seminário de Extensão da Unioeste. 2013. (Outro).

PERES, L. S. . XII SEU- Seminário de Extensão da Unioeste. 2012. (Outro).

PERES, L. S. . X SEU - Seminario de Extensão da UNIOESTE. 2010. (Outro).

PERES, L. S. . Projeto Coração de Ouro: Proposta de promoção da saude e terapeutica para hipertensos, 3ª idade, diabeticos e obesos. 2009. (Outro).

PERES, L. S. . IIIª Congresso Regional de Educação Física e X Encontro de Pesquisa em Educação Física. 2009. (Congresso).

PERES, L. S. . IIª Congresso Regional de Educação Fisica e IX Encontro de Pesquisa em Educação Física. 2008. (Congresso).

PERES, L. S. . Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Fisica Escolar. 2008. (Outro).

PERES, L. S. . Iª Congresso Regional de Educação Física da UNIOESTE e VIII Encontro de Pesquisa em Educação Física. 2007. (Congresso).

PERES, L. S. . I Congresso Regional de Educação Física da Unioeste e VIII Encontro de Pesquisa em Educação Física. 2007. (Congresso).

PERES, L. S. . Projeto de Extensão: Atletismo da Iniciação a Competição - Descobrindo talentos. 2006. (Outro).

PERES, L. S. . Coordenador Cientifico na Comissão Central Organizadora da XXI Semana Academica de Educação Fisica e VII Encontro de Pesquisa em Educação Fisica da UNIOESTE. 2006. (Outro).

PERES, L. S. . XVI Semana Acadêmica de Educação Física e III Encontro de Pesquisas em Educação Física. 2000. (Outro).

PERES, L. S. . Jogos da Integração dos Servidores da Unioeste. 1991. (Outro).

PERES, L. S. . II Mini Olimpíada Municipal Estudantil de Atletismo - MOMEA. 1981. (Outro).

Participação em eventos

Curso de Extensão Práticas Corporais. 2018. (Outra).

SEU - Seminário de Extensão Universitária.Formação de Professores: Os exergames como alternativa nas aulas de Educação Física no controle a Violência Escolar. 2018. (Seminário).

VIII CONREF - Congresso Regional de Educação Física. Formação Inicial do Professor de Educação Física pela Unioeste: Uma Reflexão. 2018. (Congresso).

VIII CONREF - Congresso Regional de Educação Física. Formação de Professores de Educação Física em Instituições de Ensino Superior Privadas no Oeste do Paraná no enfrentamento a Violência na escola. 2018. (Congresso).

II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI encontro de Iniciação Cientifica da UNIPAR. Um breve estudo sobre as espécies de guarda existentes no ordenamento Jurídico Brasileiro. 2017. (Congresso).

II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI encontro de Iniciação Cientifica da UNIPAR. A previsão do Direito de Imagem do Atleta Profissional na Legislação Desportiva.. 2017. (Congresso).

II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI encontro de Iniciação Cientifica da UNIPAR. A Sujeição de particulares às penalidades da lei de improbidade administrativa.. 2017. (Congresso).

III Encontro de Educação Física Escolar.Violência Escolar: Um mal a ser combatido. 2017. (Encontro).

III ENEFE.Angustias e Medo: A incidencia de Bullying nas aulas de Educação Fisica em escolares adolescentes no município de Quatro Pontes - PR. 2017. (Encontro).

SEU - Seminário de Extensão Universitária.Formação de Professores: A violência no contexto escolar. 2017. (Seminário).

XVI Seminário de Extensão da Unioeste.O Esporte no Oeste e Sudoeste do Paraná. 2016. (Seminário).

XV Seminário de Extensão da Unioeste.Políticas de Esportes: O esporte como Assistência Social. 2015. (Seminário).

VII Congresso Regional de Educação Física e XIV Encontro de Pesquisa em Educação Física. Influencia da sarcopenia no risco de quedas em idosos institucionalizados. 2014. (Congresso).

VII Congresso Regional de Educação Física e XIV Encontro de Pesquisa em Educação Física. Limitações metodológicas das ferramentas Rula e Reba na implantação e acompanhamento dos programas de Ginástica Laboral. 2014. (Congresso).

XIV Seminário de Extensão da Unioeste.O Esporte no contexto Social: o papel das Universidades Públicas no Paraná. 2014. (Seminário).

I Simposio das Instituições de Ensino Superior de Educação Física do Paraná.Cursos de Educação Física da Unioeste. 2013. (Simpósio).

II Congresso Internacional de Formação Profissional em Educação Fisica e VI Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física. 2012. (Congresso).

5ª ELAP - Encontro do Lazer do Paraná.O Lazer e o Ludico na Formação Global do Aluno: A importancia do brincar como atividade cooperativa. 2011. (Outra).

5ª ELAP - Encontro do Lazer do Paraná.Atividade Motora com Arco: Uma Proposta Lúdica Recreativa para todos. 2011. (Outra).

5ª ELAP - Encontro do Lazer do Paraná. 2011. (Outra).

IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Atividade Fisica na Terceira Idade: A auto-estima em idosos com deficiencia do asilo Lar Rosas Unidas. 2010. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação Brasileira em Educação Especial. Handebol em Cadeiras de Rodas: Uma nova proposta à pessoas com deficiencia fisica. 2010. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro das Associações Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. 2010. (Congresso).

VI Seminario Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde.Bullying: Influencia do Ciclo Menstrual na Agressividade. 2010. (Seminário).

VI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde.Bullying na Educação Física: Uma abordagem nos jogos excludentes. 2010. (Seminário).

X SEU - Seminario de Extensão da UNIOESTE. 2010. (Seminário).

IV Semana Academica Integrada do CESUFOZ e VIII Semana Academica de Educação Física da FEFFI.Educação Física Escolar e Agressividade. 2009. (Outra).

Iª Forum das Licenciaturas da UNIOESTE. 2009. (Outra).

II Congresso regional de Educação Fisica da UNIOESTE e IX Encontro de Pesquisa em Educação Fisica. Analise dos perimetros dos idosos participantes do projeto de extensão " Coração de Ouro". 2008. (Congresso).

II Congresso Regional de Educação Física da Unioeste e IX Encontro de Pesquisa em Educação Fisica. Avaliação do indice de massa corporal ( IMC) e percentual de gordura de idosas antes e após participação em um programa de ginasticas. 2008. (Congresso).

VIII SEU - Seminario de Extensão da UNIOESTE.Projeto Coração de Ouro: Proposta de promoção da saude e terapeutica para hipertensos, 3ª idade, diabeticos e obesos. 2008. (Seminário).

6ª Congresso Brasileiro de Atividade Fisica & Saude. 2007. (Congresso).

I Congresso Regional de Educação Fisica da Unioeste e VIII Encontro de Pesquisa em Educação Física. Atletismo: Conhecendo um pouco mais desta modalidade. 2007. (Congresso).

I Congresso Regional de Educação Física da UNIOESTE e VIII Encontro de Pesquisa em Educação Física. Agressividade na pratica pedagogica dos profissionais de Educação Física. 2007. (Congresso).

IV Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Ciencias Humanas, Educação e Letras do Campus de Marechal Cândido Rondon. 2007. (Outra).

VII SEU - Seminario de Extensão da UNIOESTE. 2007. (Seminário).

XXV Seminario de Extensão Universitaria da Região Sul - SEURS. 2007. (Seminário).

Simposio Nacional em Ciencias Humanas. 2006. (Simpósio).

Simposio Nacional em Ciencias Humanas.Mesa Redonda: Formação de Professores com o trabalho: Mudança na pratica docente - Formação do Profissional Reflexivo. 2006. (Simpósio).

Simposio Nacional em Ciencias Humanas.Mesa redonda: Corporeidade e Educação com o trabalho: Educação Fisica e Corporeidade - Implicação para a pratica pedagogica. 2006. (Simpósio).

XVIII ENAREL - Encontro Nacional de Recreação e Lazer.Se voce quer, Voce Pode: Esporte participativo, meio de convivencia, prazer, riso, sociabilidade e lazer (Inclusão de novos amigos). 2006. (Encontro).

XXI Semana Academica de Educação Fisica e do VII Encontro de Pesquisa em Educação Fisica da UNIOESTE.Perfil antropometrico de pré-escolaes de 3 a 5 anos de M.C. Rondon - PR. 2006. (Outra).

XXI Semana Academica de Educação Fisica e VII Encontro de Pesquisa em Educação Fisica da UNIOESTE.Requisitos necessarios para tornar-se um arbitro de futebol. 2006. (Outra).

XXI Semana Academica de Educação Física e VII Encontro de Pesquisa em Educação Física da UNIOESTE.Pratica Pedagógica do Professor de Educação Física: Influencia negativa devido ao estresse e a baixa estima. 2006. (Outra).

XXI Semana Academica de Educação Física e VIII Encontro de Pesquisa em Educação Física.A Pratica Pedagógica dos profissionais de Educação Fisica: Um estudo no municpio de Missal - PR. 2006. (Outra).

5ª Congresso Brasileiro de Atividade Fisica & Saude. 2005. (Congresso).

5ª Congresso Brasileiro de Atividade Fisica & Saude. Estresse e Baixa Estima: Influencia na Prática Pedagógica e Qualidade de Vida de Professores de Educação Fisica. 2005. (Congresso).

Ciclo Permanente de Palestras e Debates sobre Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Ciencias Humanas, Educação e Letras. 2005. (Encontro).

III Jornada Cientifica da UNIOESTE.O papel da Educação Fisica frente a agressividade da criança. 2005. (Outra).

Educação na América Látina nestes tempos de Império. III Congresso Internacional de Educação. 2003. (Congresso).

Colóquio Franco-Brasileiro de Avaliação Educacional.I Colóquio Franco-Brasileiro de Avaliação Educacional. 2002. (Outra).

Simpósio Paulista de Pós-Graduação em Educação.I Simpósio Nacional do Fórum Paulista de Pós-Graduação em Educação. 2002. (Simpósio).

1ª Jornada Cientifica da UNIOESTE.Disturbios Comportamentais de Escolares. 2001. (Outra).

3ª Congresso Brasileiro de Atividade Fisica & Saude. 2001. (Congresso).

I SEU - Seminario de Extensão da UNIOESTE.Escola: "Zona de Risco"?. 2001. (Seminário).

I SEU - Seminario de Extensão da UNIOESTE.Curso de Educação Fisica no dia do Desafio. 2001. (Seminário).

IV Encontro de Pesquisa em Educação Física.Escolares de Marechal Cândido Rondon: Causas dos disturbios comportamentais. 2001. (Encontro).

Iª SEU - Seminario de Extensão da UNIOESTE. 2001. (Seminário).

Palestra: Atividade Fisica e Saude. 2001. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Rodrigo Zini

PERES, L. S.; ROSSETTO, E.; SZYMANSKI, M. L. S.; CRUZ, G. C.. Formação inicial do Professor de Educação Física para o trabalho com alunos com necessidades educacionais especiais. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: EVANDRA H

PERES, L. S.. MENDES. METAMORFOSES NA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DA FORMAÇÃO INICIAL À PRTATICA PEDAGÓGICA ESCOLAR. 2005 - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Douglas Roberto Borella

Borella, D.R.; Denari, F.;PERES, L. S.. Atividade Física Adaptada no contexto das matrizes curriculares dos cursos de Educação Física. 2010. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Douglas Roberto Borella

PERES, L. S.; Costa, M.da P. R.; Gorla, J.I.; Denari, F.. Matrizes Curriculares dos Cursos de Educação Fisica: Um olhar às disciplinas voltadas às pessoas com deficiências. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Rodrigo Zini

PERES, L. S.; SZYMANSKI, M. L. S.; ROSSETTO, E.; CRUZ, G. C.. Formação Inicial do Professor de Educação Física para o trabalho com alunos com necessidades educacionais especiais.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Débora Cristiane Grings

PERES, L. S.. Bullying: Um problema a ser combatido na escola. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu PÓSFLEX) - Faculdade Luterana Rui Barbosa.

Aluno: Célia Beatriz Munchen Knieling

Knieling, C.;PERES, L. S.. Saude no Trabalho: A coluna vertebral em evidencia. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividade em Academia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Gerson Cesar Gunt

Gunt, G.;PERES, L. S.. Educação Fisica no Ensino Médio: Um estudo sobre a participação dos alunos nas aulas. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Tatiane Fatima Nandi

Nandi, T.;PERES, L. S.. Analise postural de escolares do ensino fundamental do colegio estadual Santa Helena - PR.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Eder Tiago Melo

MELO, É. T.;PERES, L. S.. Nivel de fatores que estressam os atletas da Copagril/Faville/DallPonte Futsal. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividade em Academia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Alana Grunvald Crespan

Crespan, A.;PERES, L. S.. Olhares docentes sobre a violencia nas aulas de Educação Fisica Escolar: Um estudo comparativo entre escolas situadas na área urbana e rural de Marechal Cândido Rondon - PR. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Claudia Ines Klein Zanchet

Zanchet, C.;PERES, L. S.. Treinamento pliometrico no atletismo: Efeitos de um mesociclo. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividade em Academia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Liliane Aparecida Ferreira

Ferreira, L.;PERES, L. S.. A motivação dos alunos do ensino médio nas aulas de educação fisica do colegio estadual Pato Bragado - PR. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Maria Cerny Santos

Santos, M.;PERES, L. S.. Analise da agressividade de escolares do ensino fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Alberto Grande Lausch

Lausch, A. G.; Ahlert, A.;PERES, L. S.. A importancia da Educação Fisica nas series iniciais das escolas municipais de Marechal Cândido Rondon-Pr, nas visões dos profissionais de Educação Física. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Física Escolar e Ativid) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: CLAUDIA BATISTA DOS SANTOS

Santos, C.;PERES, L. S.. Resgatando brincadeiras infantis: Da Rua à Escola. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Marcos Aurélio Urnau

Urnau, M.;PERES, L. S.. Agressividade nas aulas de Educação Fisica. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Raquel Griep Palú

Palú, R. G.;PERES, L. S.. A pratica pedagogica dos professores de Educação Fisica do primeiro ano do ensino fundamental da cidade de Santa Helena. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Rodrigo Limberger

LIMBERGER, R.;PERES, L. S.. Agressividade na pratica pedagogica dos profissionais de educação fisica do ensino medio - Um estudo de caso em Missal - Pr. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Fernando Daniel Henz Volpato

Volpato, F. D. H.;PERES, L. S.. Violencia Escolar: Um olhar dos escolares de Marechal Candido Rondon. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Leandro Junior Hermes

Hermes, L. J.;PERES, L. S.. Desenvolvimento motor de escolares: Efeitos das restrições da tarefa no padrão de coordenação da habilidade de chutar. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: José Carlos Lichefchi Barbosa

Barbosa, J.C.L.;PERES, L. S.. Xadrez em jogo: Um esporte pedagogico, auxiliando no desenvolvimento das disciplinas curriculares. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Fabiana Cristina Scherer

SCHERER, F. C.;PERES, L. S.. Perfil antropometrico de escolares de 11 a 14 anos do municipio de São José das Palmeiras - PR. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Desportivo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Fabiana Cristina Scherer

SHERER, F. C.;PERES, L. S.. Perfil Antropometrico de Escolares de 11 a 14 anos do municipio de São José das Palmeiras - PR. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividade Fisica direcionada a promoção da saude) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: José Carlos Licheschi Barbosa

Barbosa, J.C.L.;PERES, L. S.. Xadrez em jogo: Um esporte pedagogico, auxiliando no desenvolvimento das disciplinas curriculares. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Leandro Junior Hermes

Hermes, L. J.;PERES, L. S.. Desenvolvimento motor de escolares: Efeitos das restrições da tarefa no padrão de coordenação da habilidade de chutar. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Juliano Fritsch

PERES, L. S.; Gabriela Harnisch; A.P.Silva junior. O conteudo jogos nas aulas de educação fisica nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Diagnes Marostica

PERES, L. S.; SAMPAIO, A. A.; PIOVANI, V. G. S.. Estresse em professores de Educação Física: Potenciais causas e estratégias de enfrentamento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Lucas Boeira

PERES, L. S.; Ahlert, A.; Sampaio, A.. A (des)motivação pelas aulas de Educação Física no ensino médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: DANIELE CRISTINA W

PERES, L. S.; Carmem Brandl; Henn, J. B.. Shrosk.Educação Física na educação infantil: Práticas pedagógicas utilizadas pelos professores nas escolas municipais de Marechal Cândido Rondon - PR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Paloma Cathilyne Justen

PERES, L. S.; Ahlert, A.; BRANDL NETO, I.. Cooperação como meio didático para lidar com atitudes agressivas nos 4ª e 5ª anos do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Kethelin Gruber Goettems

PERES, L. S.; Borella, D.R.; MISKIW, M.. Atividade física e pessoas com deficiencia: Programas/Projetos ofertados pelos órgãos públicos municipais. 2013.

Aluno: Claudia Ines Klein Zanchet

Zanchet, C.;PERES, L. S.. Atletismo: Um olhar sobre este esporte nas aulas de Educação Física. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Cleiton Luiz Kaiser

Kaiser, C. L.;PERES, L. S.. Jogos competitivos e cooperativos: Uma analise das aulas de Educação Fisica nas instituições do ensino fundamental na região central do municipio de Santa Helena - PR.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Ronize Aparecida Ladeia

Ladeia, R. A.;PERES, L. S.. Analise das atividades desenvolvidas pelos escolares durante os intervalos em uma escola municipal de Santa Helena - PR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Fábio Aparecido de Figueiredo

Figueiredo, F. A.;PERES, L. S.. Escolas de Esportes: Metodologias desenvolvidas pelos professores na cidade de Marechal Cândido Rondon - PR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Marcos Aurélio Urnau

Urnau, M.A.;PERES, L. S.. A pratica do atletismo nas aulas de Educação Fisica os colegios publicos e privados do municipio de Marechal Cândido Rondon. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Deborah Wondracek

Wondracek. D.;PERES, L. S.. Nivel de Desenvolvimento motor de crianças com idade entre 4 e 5 anos em centros municipais educacionais infantis de Marechal Candido Rondon. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Alessandra Maragno

Maragno, A.;PERES, L. S.. Praticas pedagogicas desenvolvidas pelos professores de educação fisica das series finais do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Andressa Thais Volski

Volski, A. T.;PERES, L. S.. A pratica pedagogica do professor de educação fisica do ensino medio do municipio de Marechal Candido Rondon: Confrontos praticos -teoricos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Luciane Daiane Schmitz

Schmitz, L. D.;PERES, L. S.. Indice de massa corporal de escolares na faixa etaria de 10 anos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Sandra Regina Arnold

Arnold, S. R.;PERES, L. S.. Admiravel Corpo Novo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: César Luiz Wolfart

Wolfart. C.;PERES, L. S.. Habitos desenvolvidos por escolares que comprometem sua postura corporal: Um estudo na zona urbana e ruarl de Santa Helena - PR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Carlos Eduardo Vanier

Vanier, C. E.;PERES, L. S.. A contribuição da atividade fisica no controle do estresse na profissão docente. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Alexon Marcelo Schuh

Schuh, A. M.;PERES, L. S.. A educação fisica entre a teoria x pratica: (Des) Caminhos entre o ideal e o real. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Ewerton José Pavan

Pavan, E. J.;PERES, L. S.. Jogos cooperativos: Uma opção para as aulas de Educação Fisica do municipio de Santa Helena. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Rodrigo Zini

Zini. R.;PERES, L. S.. Perfil nutricional de escolares de 6 e 7 anos de diferentes niveis socio-economicos do municipio de Santa Helena. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Claudia Gisleine Fritzen

BONADIMAN. Z.B.;PERES, L. S.CORSEUIL, H. X.. ANÁLISE DO COMPORTAMENTO AGRESSIVO EM ESCOLARES. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: MARIA TEREZINHA BAMBERG DOS SANTOS

CORSEUIL, H. X.; QUEIROS, I. L. V. B. G.;PERES, L. S.. A CONTRIBUIÇÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A PRÁTICA DE ESPORTES EM ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: MADALENA MACULAN NIMET

CORSEUIL, H. X.; QUEIROS, I. L. V. B. G.;PERES, L. S.. A INFLUÊNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS OPÇÕES ESPORTIVAS DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: João Alberto Züge

PERES, L. S.. Projeto Esportes: "Ação e Movimento", possibilidades de Recreação e Lazer para Crianças de 3ª e 4ª series de ensino fundamental do municipio de Marechal Cândido Rondon - PR. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Kelly Vanesa Ledur

PERES, L. S.. Perfil nutricional e habitos alimentares e de atividade fisica dos escolares das 3ª series da escola municipal Dona Leopoldina de Quatro Pontes - PR. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Edemar João Homa

PERES, L. S.. A violencia no contexto escolar: Um estudo com professores de 5ª a 8ª series dos colegios estaduais do municipio de Marechal Cândido Rondon - PR. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Alana Grunevald Crespan

PERES, L. S.. Violencia escolar: Um comparativo entre uma escola publica e uma escola particular do municipio de Marechal Cândido Rondon - PR. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Daniele Volkmer

PERES, L. S.. Preconceito para com escolares obesos de 1ª a 4ª série do turno vespertino da escola Getulio Vargas de Nova Santa Rosa - PR. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Alana Borges Lied

PERES, L. S.. Perfil das familias que possuem como integrante uma pessoa com deficiencia no municipio de Foz do Iguaçu - PR. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

PERES, L. S.. 2 Processo Seletivo Simplificado 2015. 2015. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

PERES, L. S.. Concurso Publico da Prefeitura Municipal de Catanduvas - PR. 2015. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

PERES, L. S.. 3ª Processo Seletivo Simplificado para contratação de docentes. 2015. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

PERES, L. S.; Callegari, D.; Toledo Neto. Concurso Publico para Docentes. 2014. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

PERES, L. S.. 30ª Concurso Publico de Provas e Titulos da UNIOESTE. 2009. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

BRANDL, C. E.; Marques. I.;PERES, L. S.. 25ª Concurso Publico para Docentes da UNIOESTE. 2006. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

PERES, L. S.; Lima, D.; A.P.Silva junior. 3º Processo Seletivo Simplificado - PSS3-2017. 2017. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

PERES, L. S.; Palma; Borella, D.R.. Promoção de Docente à Classe de Professor Associado. 2014. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

PERES, L. S.. 2ª Processo Seletivo Simplificado. 2009. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

PERES, L. S.. Banca de Avaliação Desempenho de Docentes da UNIOESTE. 2007. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Orientou

Fábio Ronaldo Sartor

A Educação Física e os Exergames: novas possibilidades educacionais; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Oeste do Paraná; (Orientador);

César Luís Acco

Atletismo: Uma ferramenta para auxiliar no desenvolvimento motor do aluno; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Oeste do Paraná; (Orientador);

Adimir Luiz Alvez dos Santos

O xadrez como prática pedagógica; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Oeste do Paraná; (Orientador);

EVANDRA H

MENDES; METAMORFOSES NA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DA FORMAÇÃO INICIAL À PRÁTICA PEDAGÓGICA ESCOLAR; 2005; Dissertação - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Luís Sérgio Peres;

Debora Cristiane Grinss

Bullying: Um problema a ser combatido nas escolas; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu PÓSFLEX) - Faculdade Luterana Rui Barbosa; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Claudia Ines Klein Zanchet

Treinamento Pliometrico no Atletismo: Efeitos de um mesociclo; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividade em Academia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Eder Tiago Melo

Nivel de fatores que estressam os atletas da Copagril/Faville/DallPonte Futsal; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividade em Academia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Célia Beatriz Munchen Knieling

Saude no Trabalho: A coluna vertebral em evidencia; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividade em Academia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Marcos Aurélio Urnau

Agressividade nas aulas de Educação Fisica; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

CLAUDIA BATISTA DOS SANTOS

Resgatando brincadeiras infantis: Da rua à escola; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

José Carlos Licheschi Barbosa

Xadrez em Jogo: Um esporte pedagogico auxiliando no desenvolvimento das disciplinas curriculares; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Fabiana Cristina Scherer

Perfil Antropometrico de Escolares de 11 a 14 anos do municipio de São José das Palmeiras - PR; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividade Fisica direcionada a promoção da saude) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Álvaro Giacomolli

Escolinhas Desportivas: meio de integração social de menores em Ronda Alta - RS; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Desportivo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Bethania da Silva

Perfil nutricional das crianças do Pré à 4ª série da Escola Municipal Jean Piaget; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Desportivo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Fabio Schmoeller

Tênis de campo no contexto escolar; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Desportivo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Fernando Guilherme Priess

Nível de satisfação dos praticantes de ginástica aeróbica da Academia Agitação em Santa Terezinha de Itaipu - Pr; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Desportivo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Lisangela Pielke

Implantação de uma academia de natação no Município de Marechal Cândido Rondon - Pr; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Desportivo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Manoela Lucila Deitos

Proposta de dança escolar aplicada às crianças e sua importância na sociabilização e no contexto social; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Desportivo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Marco Antônio Damke

Avaliação física em atletas de Futebol de Campo; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Desportivo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Marco Antônio Ghisleri

Caminhada: orientações básicas para uma vida saudável; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Desportivo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Nelson Afonso Sander

Estruturação de uma academia de natação: seu funcionamento; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Desportivo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Neuri Celso Weide

Canoagem: importância desta modalidade para a região oeste do Paraná; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Desportivo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Rosane Lúcia Deimling Hoboski

Prevenção postural: um estilo de equilíbrio postural em Vila Nova - Toledo; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Desportivo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Setembrino de Oliveira Souza

Futasl: fundamentos básicos para um bom rendimento; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Desportivo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Wanusa Thaís Lerias

Ginástica Laboral nas empresas de Toledo - Pr; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Desportivo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Marisa Marlene Estica de Mello

O perfil do atleta iniciante no Atletismo do Município de Campo Mourão - Pr; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Desportivo) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Nadir Thomas

Dança: conteúdo curricular nas Escolas Públicas; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Alberto Dilamar Bogler

Voleibol: aspectos quantitativos do movimento; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Cristina Fagan

Programa de treinamento de musculação: uma análise qualitativa; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Jairo Adilson Stangherlin

O efeito do treinamento mental realizadop em casa no rendimento do arremesso de peito no basquetebol; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Luiz Henrique da Silva

Discriminações enfrentadas pelo futsal feminino no Município de Ubiratã - PR; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Marta Bonatti

Basquetebol: iniciação básica para difusão da modalidade na Zona Rural; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Raquel Feiden Calheiros

Atividade física orientada: um benefício à saúde; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Roseli Lupatini

Estudo dos mecanismos que influenciam o treinamento desportivo relacionado a aquisição e manutenção da aptidão física; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Soeli Oviedo

Marketing Esportivo: apoio ao atletismo; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Paulo Rogério Scussel

Análise estatística dos fundamentos: recepção, levantamento e ataque em uma equipe de voleibol; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Selma Maria de Mello S

Freire; A importância da educação física na formação integral do ser humano e a atual situação nos colégios estaduais do munípio de Toledo; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Odete Andreolli Cunha

A importância da psicomotricidade na pré-escola; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Iolanda de Aguiar

Aspectos positivos da atividade física como elemento promotor de saúde para alunos obesos de 5ª a 8ª séries do 1º grau: um caso das escolas estaduais do município de Marechal Cândido Rondon; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Nelci K

Birk; O grau nutricional da merenda escolar do município de Marechal Cândido Rondon; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Giovani de Souza

A elaboração de atividades psicomotoras específicas solucionam deficiências de tectadas através do teste psicomotor?; 1989; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Escolar) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Silvana Fatima Pauli Ferreira

Bullying na Educação Física Escolar: alunos do Ensino Fundamental nas séries finais de um colégio Público do município de Quatro Pontes; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Claudia Ines Klein Zanchet

Atletismo: Um olhar sobre este esporte nas aulas de Educação Física; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Fabiana C

SHERER; O ATLETISMO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

FAUSTO BONFLEUR

BASQUETE EM SANTA HELENA: FUNDAMENTOS BÁSICOS PARA ATLETAS JUVENIS; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Rodrigo Limberger

PRÁTICA PEDAGÓGICA AOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNICÍPIO DE MISSAL/PR; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Fabiana Cristina Scherer

O ATLETISMO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Rodrigo Limberger

PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNICÍPIO DE MISSAL/PR; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

FAUSTO BONFLEUR

BASQUETE EM SANTA HELENA: APLICAÇÃO DE UM PROGRAMA PARA APRENDIZAGEM DOS FUNDAMENTOS BÁSICOS EM ATLETAS JUVENIS; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Adilson de Oliveira

Regras de Futebol de Campo: seu conhecimento por atletas profissionais; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Victor Emanuel Abrazino

O perfil do árbitro de atletismo do Paraná; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Célia da Conceição Cantarelli

Como é visto o professor e disciplina de Educação Física em Marechal Cândido Rondon; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Mirta Brun Loro

A Educação Física pode auxiliar o adolescente a evitar a droga?; 1990; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Jaqueline Klockner

A Educação Física como prevenção de problemas posturais em alunos de 1ª a 4ª séries do 1º grau; 1990; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Luis Marino Vieira

Os professores formados em Educação Física teriam condições de executar um salvamento em meio líquido?; 1990; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Marinês Faccin

Qual a importância da Educação Física na rede escolar; 1990; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Rosangela Zamo

Quais os fatores que influenciam no crescimento físico do adolescente; 1990; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Maglaene Felske

Qual a relação da Asma com a Educação Física; 1990; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Claudete Isabel Manjabosco

A matroginástica pode unir uma família?; 1990; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Jaime Lima da Silva

Você professor de Educação Física sente-se em condições de realizar os primeiros socorros?; 1990; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Lionson Miguel Reckziegel

Que auxílio a Educação Física poderá dar na família de um excepcional (mental, físico e sensorial); 1990; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Wilson Smolski

Um estudo da influência do exercício físico no desenvolvimento da criança deficiente auditiva; 1990; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Setembrino de Oliveira Souza

Até que ponto os professores formados pela FASEF, estão aptos a prestarem os primeiros socorros; 1990; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Adão Maciel Reis

Como são as relações familiares quando uma criança excepcional passa a fazer parte da família?; 1990; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Margarete Lúcia Tusset de Oliveira

Como a Educação Física pode auxiliar no combate da obesidade; 1990; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Elaine Magalhães Andrade

A Educação Física auxilia na prevenção da diabete; 1990; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Soeli Fiedoruk Benetti

Qual a influência do sistema nervoso central como meio de retenção de dados?; 1990; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Ana Maria Farias

Até que ponto casais excepcionais geram filhos com problemas físicos; 1990; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Mirta Brun Loro

O perfil dos formandos da FASEF em 1988; 1990; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Nalú Ferreira de Souza

A prática desportiva auxilia o desenvolvimento físico do indivíduo; 1990; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Salete Teló Timm

Quais os conhecimentos dos professores de Educação Física formados pela FASEF de Santa Rosa sobre o desenvolvimento muscular do aluno; 1990; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Solange de Fátima de Souza

Porque pessoas com problemas de obesidade sentem grande dificuldade em emagrecer e estabilizar seu peso?; 1990; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Fabiano C

Kubaski; Qual é a importância dos exercícios de reabilitação nas lesões do joelho em atletas; 1990; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

João Vicente Servat

Qual a importância das atividades psicomotoras na pré-escola; 1989; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Davi Nabor Osório da Silveira

O físico desenvolvido e modelado de um professor de Educação Física, tem influência em seus alunos?; 1989; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Adriane Maria Traczynski

Qual a importância da psicomotricidade para senhoras sedenstárias; 1989; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Ieda Marli Grosotti

Por que a Educação Física não é bem vista nas escolas de Santa Rosa; 1989; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Clair Luis Jeziorski

Qual a importância do treinamento para um melhor rendimento no atletisno; 1989; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Giovani de Souza

Crianças com lateralidade indefinida e cruzada apresentam dificuldades em outras áreas da psicomotricidade?; 1989; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Joscelito Diniz Kercher

Quais os benefícios que a corrida proporciona aos praticantes?; 1989; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Edson Alencar Schultz Müller

Qual a importância da psicomotricidade no desempenho do Futebol de Salão?; 1989; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Mara Helena Osório da SIlveira

Qual a importância da ginástica aeróbica para a saúde do indivíduo; 1989; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Iria Stach Schittler

Importância da recreação como meio de socialização para crianças carentes; 1989; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Sandra Regina Flores

Qual a importância do conhecimento da ginástica aeróbica para seus praticantes; 1989; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Chodi Luiz Maruyama

Qual a importância do fator psicológico no rendimento de uma equipe; 1989; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Marcos Vinicius Schneider

Por que um atleta, após recuperar-se de uma fratura, não tem mais o mesmo rendimento de antes?; 1989; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Leomar César Pachla

Psicologia em Educação Física, aplicá-la ou desconsiderá-la?; 1989; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Salesiana de Educação Física; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Nivaldo Pereira da Silva

O jogo de xadrez, como ferramenta pedagógica: a utilização do jogo lúdico, na melhoria do rendimento escolar; 2015; Orientação de outra natureza; (Educação Física - PDE) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Valdemir Linke

Contribuição da Educação Física para a diminuição da indisciplina e condutas violentas na escola; 2015; Orientação de outra natureza; (Educação Física - PDE) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Zilda de Oliveira Mot

Jogos: sua utilização como ferramenta educacional; 2015; Orientação de outra natureza; (Educação Física - PDE) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Genário Mendes de Oliveira

Praticando Atletismo de forma lúdica; 2015; Orientação de outra natureza; (Educação Física - PDE) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Ines Tereza Menegazzo

Jogos e brincadeiras no contexto interdisciplinar na semana cultural e esportiva; 2009; Orientação de outra natureza; (Educação Física - PDE) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Katia Simone Campanhoni

Contribuição da Educação Física X Conduta Antissocial; 2009; Orientação de outra natureza; (Educação Física - PDE) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Zilmar Tramontin

O Karate como ferramenta minimizadora da agressividade no ambiente escolar; 2009; Orientação de outra natureza; (Educação Física - PDE) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Claudeir Pereira da Silva

Indisciplina da Escola: Questões legais de interpretação desta problematica; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Física - PDE) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

José Eduardo Segala de Medeiros

A Capoeira na Escola: Perspectivas para a educação fisica escolar - uma abordagem teorica e pratica; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Física - PDE) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Manoel Batista de Paula Neto

O jogo de xadrez em uma abordagem interdisciplinar; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Física - PDE) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Silvia Helena Dias Pereira

Alterações posturais da coluna vertebral e fatores associados em escolares de 12 a 15 anos de idade na cidade de Foz do Iguaçu; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Física - PDE) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Wanda Lúcia de Freitas

O Xadrez como meio de sociabilização e desenvolvimento intelectual; 2008; Orientação de outra natureza; (Educação Física - PDE) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Luís Sérgio Peres;

Produções bibliográficas

  • PERES, L. S. . PROEX em Ação: A coordenação de esportes desenvolvendo projetos de integração na comunidade universitária gestão 2012 a 2015. Revista Extensiva: A extensão em foco , v. 1, p. 49-52, 2015.

  • PERES, L. S. ; Soares, M.L. ; Fernandes, M. ; Fomentão, F. . Câmara Temática do interior: Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 - Paraná. O legado da copa , v. 1, p. 44-47, 2014.

  • REIS, P. F. ; MORO, A. R. P. ; PERES, L. S. ; SILVA, J. C. P. ; Paschoarelli, L . ANTHROPOMETRIC ASPECTS OF BODY SEATED IN SCHOOL. Work (Reading, MA) , v. 41, p. 907-914, 2012.

  • REIS, P. F. ; MORO, A. R. P. ; Bins Ely ; VILAGRA, J. M. ; FERNANDES, C. A. ; FOGAÇA JUNIOR,O.M. ; PERES, L. S. ; MERINO, E. A. D. . UNIVERSAL DESIGN AND ACCESSIBILITY: an approach of the influence of muscle strength. Work (Reading, MA) , v. 41, p. 374-379, 2012.

  • REIS, P. F. ; PERES, L. S. ; TIRLONI,A. ; REIS, D. C. ; Estrázulas, J ; Rossato, M ; MORO, A. R. P. . INFLUENCE OF ANTHROPOMETRY ON MEAT-PACKING PLANT WORKERS: an approach to the shoulder joint. Work (Reading, MA) , v. 41, p. 4612-4617, 2012.

  • PERES, L. S. . Corporeidade e sua relação com a Educação Física: Um breve resgate histórico para entendimento. Caderno de Educação Física (UNIOESTE. Impresso) , v. 08, p. 55-63, 2009.

  • Grespan, F. ; PERES, L. S. . Avaliação de indicadores antropometricos de idosas. Caderno de Educação Física (UNIOESTE) , v. 08, p. 32-47, 2008.

  • PERES, L. S. ; et al . Avaliação do indice de massa corporal (IMC) e percentual de gordura de idosas antes e após participação em um programa de ginastica. Caderno de Educação Física (UNIOESTE. Impresso) , v. CD-ROM, p. 2-5, 2008.

  • PERES, L. S. ; et al . Analise dos perimetros dos idosos participantes do projeto de extensãp "Coração de Ouro". Caderno de Educação Física (UNIOESTE. Impresso) , v. CD-ROM, p. 13-17, 2008.

  • PERES, L. S. ; et al . Estilo de vida de idosos participantes de um projeto de ginastica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte , v. anais, p. 197-199, 2008.

  • PERES, L. S. ; et al . Analise da morfologia de tronco de atletas de voleibol de 13 a 16 anos do municipio de Marechal Cândido Rondon. Revista Brasileira de Ciências do Esporte , v. anais, p. 261-265, 2008.

  • PERES, L. S. ; et al . Perfil somatotipológico de atletas de voleibol do municipio de Marechal Cândido Rondon - PR. Revista Brasileira de Ciências do Esporte , v. anais, p. 232-235, 2008.

  • PERES, L. S. ; PERES. K. O. . Atividade fisica: Um possivel meio de controle e prevenção da agressividade na criança. Caderno de Educação Física (UNIOESTE) , v. 07, p. 85-95, 2007.

  • PERES, L. S. ; SCHERER, F. C. . Atletismo: Conhecendo um pouco mais desta modalidade. Caderno de Educação Física (UNIOESTE) , v. 07, p. 129-137, 2007.

  • Fujii Neta, A. ; PERES, L. S. ; CORSEUIL, H. X. . Crescimento, Desenvolvimento e Atividade Fisica: Uma abordagem teorica visando auxiliar as creches publicas de Marechal Cândido Rondon. Caderno de Educação Física (UNIOESTE) , v. 07, p. 160-171, 2007.

  • LIMBERGER, R. ; PERES, L. S. . A agressividade na pratica pedagogica dos profissionais de educação fisica. Caderno de Educação Física (UNIOESTE) , v. 07, p. 179-189, 2007.

  • PERES, L. S. ; MENDES, E. H. ; NASCIMENTO, J.V. . STUDY ON THE PRACTICES EVALUATIONS IMPLEMENTED IN THE SCHOOL PHYSICAL EDUCATION AND YOUR RELATIONSHIP WITH THE CYCLES OF PROFESSIONAL DEVELOPMENT. The FIEP Bulletin , FOZ DO IGUAÇU, v. 76, p. 277-279, 2006.

  • PERES, L. S. ; NASCIMENTO, J.V. ; MENDES, E. H. . THE PROCESS OF STRUCTURING OF THE PRACTICES AVALIATIVAS IN THE PHYSICAL EDUCATION: OF THE INITIAL FORMATION TO THE SCHOOL PEDAGOGIC PRACTICE. The FIEP Bulletin , FOZ DO IAGUAÇU, v. 76, p. 273-276, 2006.

  • LIMBERGER, R. ; PERES, L. S. . A prática pedagogica dos profissionais de educação física - Um estudo no municipio de Missal - Pr. Caderno de Educação Física (UNIOESTE) , v. 06, p. 35-48, 2006.

  • PERES, L. S. ; PERES. K. O. . Pratica pedagogica do professor de educação fisica: Influencia negativa devido ao estresse e a baixa estima. Caderno de Educação Física (UNIOESTE) , v. 06, p. 95-106, 2006.

  • PERES, L. S. . Educa-ção Física: uma abordagem curricular na formação de profissionais. Caderno de Educação Física Estudos e Reflexões, Marechal Cândido Rondon, v. 1, n.2, p. 41-51, 2000.

  • PERES, L. S. . Lateralidade: conhecimentos básicos e fatores de dominância em escolares de 7 a 10 anos. Caderno de Educação Física Estudos e Reflexões, Marechal Cândido Rondon, v. 2, n.1, p. 11-30, 2000.

  • PERES, L. S. . Relações interdisciplinares entre a comunicação social e a Educação Física/Esportes: um ponto de vista. Caderno de Educação Física Estudos e Reflexões, Marechal Cândido Rondon, v. 2, n.1, p. 137-160, 2000.

  • PERES, L. S. . Esporte, competição e criança: ponto de vista. Caderno de Educação Física Estudos e Reflexões, Marechal Cândido Rondon, v. 2, n.1, p. 161-177, 2000.

  • PERES, L. S. . Distúrbios comportamentais do escolar: uma pequena abordagem das suas causas. Caderno de Educação Física Estudos e Reflexões, Campus Marechal Cândido Rondon, v. 1, n.1, p. 91-101, 1999.

  • PERES, L. S. . Avaliação e estudo do estado nutricional de escolares dos CAICS da região Oeste do Paraná. Boletim do Fórum de Pro Reitores de Extensão da Região Sul Exensul, Cascavel-Pr, v. 10, p. 11, 1996.

  • PERES, L. S. . Ginástica Olímpica e a Criança. Tempo da Ciência, Toledo-PR, v. 01, p. 59-70, 1994.

  • PERES, L. S. . Educação Física Escolar: uma abordagem sobre o seu desenvolvimento. Revista Cepedal, Campus Marechal Cândido Rondon, v. 01, p. 07-13, 1994.

  • PERES, L. S. . Comunicação entre Técnico e Atleta. Comunicação Movimento e Mídia na Educação Física, Santa Maria-RS, v. 1, p. 51-56, 1993.

  • PERES, L. S. . Rádio e a mensagem publicitária no esporte: a perspectiva de três emissoras de Santa Maria - RS. Comunicação Movimento e Mídia na Educação Física, Santa Maria-RS, v. 02, p. 53-60, 1993.

  • PERES, L. S. ; VELHO, N. M. ; LOUREIRO, M. B. S. ; PIRES NETO, C. S. . Antropometria: uma revisão histórica do período antigo ao contemporâneo. Comunicação Movimento e Mídia na Educação Física, Santa Maria-RS, v. 1, p. 29-39, 1993.

  • PERES, L. S. . A prática pedagógica do professor de educação física: Atitudes de violência no contexto escolar. 1ª. ed. Berlim - Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2015. v. 01. 326p .

  • PERES, L. S. . Praticas Pedagogicas em Educação Fisica: Sonhando com Mudanças. 01. ed. Cascavel - Pr: Edunioeste, 2008. v. 500. 174p .

  • PERES, L. S. ; BRANDL NETO, I. ; BRANDL, C. E. . Educação Física: Abordagem histórica do corpo e novas perspectivas: o corpo, a corporeidade, a motricidade e a educação motora. 1. ed. Cascavel: EDUNIOESTE, 1998. v. 1000. 113p .

  • PERES, L. S. . Resumo de Monografias do Curso de Educação Física. 1. ed. Cascavel: EDUNIOESTE, 1998. v. 500. 66p .

  • PERES, L. S. . Resumo de monografias do curso de especialização em Educação Física - 1997: áreas de concentração em Educação Física Escolar e Treinamento Desportivo. 1. ed. Cascavel: Edunioeste, 1997. 66p .

  • OVIEDO, S. ; PERES, L. S. . Atletismo: Iniciação desportiva no ambiente escolar através de atividades lúdicas. In: SEED Educação. (Org.). O professor PDE e os dasafios da escola pública paranaense. 1ed.Curitiba - Pr: SEED, 2014, v. 1, p. 04-435.

  • Cancelier ; PERES, L. S. . AFETIVIDADE:Ferramenta para redução da violência escolar. In: SEED Educação. (Org.). O professor PDE e os dasafios da escola pública paranaense. 1ed.Curitiba - Pr: SEED, 2014, v. 1, p. 117-121.

  • Oliveira, S.S. ; PERES, L. S. . XADREZ: Importante ferramenta de apoio pedagógico. In: SEED Educação. (Org.). O professor PDE e os dasafios da escola pública paranaense. 1ed.Curitiba - Pr: SEED, 2014, v. 1, p. 126-129.

  • Souza, M.A. ; PERES, L. S. . Indisciplina: Um obstáculo a aprendizagem. In: SEED Educação. (Org.). O professor PDE e os dasafios da escola pública paranaense. 1ed.Curitiba - Pr: SEED, 2014, v. 1, p. 86-90.

  • Citadella, J.L. ; PERES, L. S. . ATLETISMO ESCOLAR: Desenvolvendo as habilidades motoras através da ludicidade. In: SEED Educação. (Org.). O professor PDE e os dasafios da escola pública paranaense. 1ed.Curitiba - Pr: SEED, 2014, v. 1, p. 12-15.

  • Ravanelli, A. ; PERES, L. S. . Jogo do Xadrez: Um instrumento facilitador da aprendizagem. In: SEED Educação. (Org.). O professor PDE e os dasafios da escola pública paranaense. 1ed.Curitiba - Pr: SEED, 2014, v. 1, p. 122-125.

  • Eckert, A.B. ; PERES, L. S. . Um novo pensar e agir através do xadrez. In: SEED Educação. (Org.). O professor PDE e os dasafios da escola pública paranaense. 1ed.Curitiba - Pr: SEED, 2013, v. 1, p. 36-41.

  • Dettoni, C.M. ; PERES, L. S. . Jogos Cooperativos: Meio de canalização da indisciplina nas aulas de educação física. In: SEED Educação. (Org.). O professor PDE e os dasafios da escola pública paranaense. 1ed.Curitiba - Pr: SEED, 2013, v. 1, p. 420-424.

  • Morel, M.A ; PERES, L. S. . O jogo do xadrez: Um aliado no processo ensino-aprendizagem. In: SEED Educação. (Org.). O professor PDE e os dasafios da escola pública paranaense. 1ed.Curitiba - Pr: SEED, 2013, v. 1, p. 381-385.

  • ALBERTON, R. F. ; PERES, L. S. . Xadrez como ferramenta de intervenção no processo ensino aprendizagem. In: SEED Educação. (Org.). O professor PDE e os dasafios da escola pública paranaense. 1ed.Curitiba - Pr: SEED, 2013, v. 1, p. 386-390.

  • Lima ; PERES, L. S. . Xadrez como auxilio educacional. In: SEED Educação. (Org.). O professor PDE e os dasafios da escola pública paranaense. 1ed.Curitiba - Pr: SEED, 2013, v. 1, p. 209-212.

  • Soares ; PERES, L. S. . WEB Rádio/Jornal na escola: Integração e cidadania para a comunidade escolar. In: SEED Educação. (Org.). O professor PDE e os dasafios da escola pública paranaense. 1ed.Curitiba - Pr: SEED, 2011, v. 1, p. 102-105.

  • PERES, L. S. . Educação Fisica Escolar: Meio de Canalização da Violencia. In: Carmem Elisa Henn Brandl. (Org.). Educação Fisica Escolar: Questões do Cotidiano. 01ed.Curitiba - Pr: CRV, 2010, v. 01, p. 61-84.

  • PERES, L. S. . O profissional de Educação Fisica: Reflexos na sua formação e perspectivas de mudanças. In: Peres, L. S.. (Org.). Praticas Pedagogicas em Educação Fisica: Sonhando com Mudanças. 01ed.Cascavel - Pr: Edunioeste, 2008, v. 01, p. 27-68.

  • PERES, L. S. ; SHERER, F. C. . O atletismo: Uma abordagem histórica. Olho no Lance, Marechal Cândido Rondon - PR, p. 08 - 08, 15 dez. 2006.

  • PERES, L. S. . Formação de professores de educação fisica em instituições de ensino superior privadas no oeste do Paraná, no enfrentamento a violência na escola. In: VIII CONREF - Congresso Regional de Educação Física, 2018, Marechal Cândido Rondon. Anais do VIII CONREF. Cascavel: Unioeste, 2018. v. unico. p. 53-57.

  • PERES, L. S. ; FERREIRA, S. F. P. . Angustias e Medos: A incidencia de bullying nas aulas de Educação Fisica em escolares adolescentes no municipio de Quatro Pontes - PR. In: Encontro de Educação Fisica Escolar - ENEFE, 2017, Marechal Cândido Rondon - PR. Anais do Encontro de Educação Física Escolar - ENEFE, 2017.

  • PERES, L. S. ; Ahlert, A. ; J.P.de Souza . Formação Profissional: Reflexos da prática docente do curso de licenciatura da UNIOESTE frente aos aspectos didaticos pedagogicos e comportamentais nas aulas de Educação Física. In: II Congresso Internacional de Formação Profissional em Educação Física e VI Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física, 2012, Florianopolis. Anais do II CIFPEF e VI SEPEF. Florianopolis: Tec Art Editora Ltda. v. unico. p. 814-826.

  • PERES, L. S. ; PERES. K. O. ; Kauê Peres ; J.P.de Souza . Violencia no contexto escolar: A formação inicial preparando o professor do futuro. In: Simposio Paranaense de Educação Física, Esporte e Lazer, 2012, Marechal Cândido Rondon- PR. Anais do Simposio Paranaense de Educação Física, Esporte e Lazer. Marechal Cândido Rondon: Grafica Lider, 2012. v. unico. p. 124-142.

  • PERES, L. S. ; J.P.de Souza ; Ahlert, A. . Projeto Politico Pedagogico do Curso de Educação Física - Licenciatura da UNIOESTE: Avaliação na formação do profissional para uma educação fisica escolar. In: Simposio Paranaense de Educação Física, Esporte e Lazer, 2012, Marechal Cândido Rondon- PR. Anais do Simposio Paranaense de Educação Física, Esporte e Lazer. Marechal Cândido Rondon: Grafica Lider, 2012. v. unico. p. 201-218.

  • LIMBERGER, R. ; PERES, L. S. . O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA: TEORIA X PRÁTICA. In: III MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, EDUCAÇÃO E LETRAS, 2006, Mal. Cândido Rondon/PR. III MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, EDUCAÇÃO E LETRAS.

  • PERES, L. S. . O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA FRENTE A AGRASSIVIDADE DA CRIANÇA. In: III JORNADA CIENTÍFICA DA UNIOESTE, 2005, Mal. Cândido Rondon/PR. III JORNADA CIENTÍFICA DA UNIOESTE, 2005.

  • PERES, L. S. . A tarefa docente diante do novo cenário sócio-politico e cultural. In: III Congresso Internacional de Educação, 2003, São Leopoldo -RS. III Congresso Internacional de Educação - Educação na América Latina nestes tempos de império. São Leopoldo-RS: Editora Unisinos, 2003. v. 07. p. 62-81.

  • PERES, L. S. ; AGUIAR, I. . Escola: Distúrbios comportamentais de escolares. In: 1ª Jornada Científica da Unioeste, 2001, Cascavel/Pr. 1ª Jornada Científica da Unioeste, 2001.

  • PERES, L. S. ; DAMIN, E. A. ; HISTER, F. ; CHERPINSKI, M. ; PEREIRA, M. A. ; BOECK, M. S. . A prática de exercícios físicos por médicos e profissionais de Educação Física, de Marechal Cândido Rondon, na aquisição da saúde. In: Encontro de Pesquisa, 1998, Marechal Cândido Rondon, 1998.

  • PERES, L. S. ; MELO, É. T. ; SILVEIRA, J. C. F. ; BAUER, L. ; SAUER, M. L. ; SCHMIDT, R. M. ; BUTZKE, V. L. . Testes de aptidão física: teste de abdominal da UNIOESTE - Campus de Marechal Cândido Rondon. In: Encontro de Pesquisa, 1998, Marechal Cândido Rondon.

  • PERES, L. S. ; ENGLERT, N. ; SERAFIN, G. ; COLOMBELI, V. M. . Índice de risco cardíaco entre docentes do Curso de Educação Física da UNIOESTE - Campus de Marechal Cândido Rondon. In: Encontro de Pesquisa, 1998, Marechal Cândido Rondon.

  • PERES, L. S. ; AGNOLETTO, A. C. ; SKROSK, Â. M. ; FINKLER, C. ; KRÜGER, C. ; JUNGES, M. . A influência da altura das atletas de voleibol na definição de uma partida. In: Encontro de Pesquisa, 1998, Marechal Cândido Rondon.

  • PERES, L. S. ; DOTTO, A. ; JOHAN, E. ; NACKE JÚNIOR, H. ; SALDANHA, J. M. ; RICHTER, K. M. ; VETTORRELLO, S. D. L. . O movimento nas aulas de Educação Física: sua finalidade. In: Encontro de Pesquisa, 1998, Marechal Cândido Rondon.

  • PERES, L. S. ; FOSTER, C. R. ; MILIORINI, L. ; GUATTIERRI, J. ; MORESCO, M. A. ; SALA, J. A. ; FRANCO, A. C. . O stresse causado na elaboração da monografia. In: Encontro de Pesquisa, 1998, Marechal Cândido Rondon.

  • PERES, L. S. . Perfil e propostas de avaliação de docentes do Curso de Educação Física da UNIOESTE. In: 1º Ciclo de Seminários e Palestras do Departamento de Educação Física da UNIOESTE, 1998, Marechal Cândido Rondon, 1998.

  • PERES, L. S. . Avaliação do desenvolvimento corporal e aptidão física de escolares de 10 a 14 anos do Oeste do Paraná. In: III Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 1996, Cascavel - Pr. Anais do III Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Cascavel: EDUNIOESTE, 1996. p. 06.

  • PERES, L. S. . A busca do perfil de estrutura corporal da espécie humana: uma abordagem histórica da antropometria. In: II Jornada de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria, 1992, Santa Maria - RS. Anais da II Jornada de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria - RS: Editora da UFSM, 1992. p. 418.

  • PERES, L. S. ; TEIXEIRA, E. . Formação Inicial do Professor de Educação Física pela Unioeste: Uma Reflexão. In: VIII CONREF - Congresso Regional de Educação Física, 2018, Marechal Cândido Rondon. Anais do VIII CONREF. Cascavel: Unioeste, 2018. v. unico. p. 42-47.

  • PERES, L. S. . Formação de Professores: Os exergames como alternativa nas aulas de Educação Fisica no controle a violência escolar. In: SEU - Seminário de Extensão Universitária, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do SEU. Cascavel: Unioeste, 2018. v. unico. p. 131-134.

  • Kauê Peres ; PERES, L. S. ; SERENI, D. S. ; SICBNEIHLER, E. ; SALES, R. R. . A Previsão do Direito de Imagem do Atleta Profissional na Legislação Desportiva. In: II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro Anual de Iniciação Cientifica da UNIPAR, 2017, Umuarama- PR. Anais do II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro Anual de Iniciação Cientifica da UNIPAR. Umuarama- PR, 2017. v. 2.

  • PERES, L. S. ; Kauê Peres ; SERENI, D. S. ; SICBNEIHLER, E. ; OLIVEIRA, C.R. ; SALES, R. R. . UM BREVE ESTUDO SOBRE AS ESPÉCIES DE GUARDA EXISTENTES NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO. In: II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro Anual de Iniciação Científica da UNIPAR, 2017, Umuarama- PR. Anais do II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro Anual de Iniciação Científica da UNIPAR, 2017. v. 2.

  • PERES, L. S. ; Kauê Peres ; OLIVEIRA, C.R. . A sujeição de particulares às penalidade da Lei de Improbidade Administrativa. In: II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro Anual de Iniciação Cientifica da UNIPAR, 2017, UMUARAMA-PR. Anais do II Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XVI Encontro Anual de Iniciação Cientifica da UNIPAR, 2017. v. 2.

  • J.P.de Souza ; A.P.Silva junior ; Carmem Brandl ; BRANDL NETO, I. ; PERES, L. S. ; Ahlert, A. ; Amauri Oliveira . Formação Inicial do Bacharel em Educação Física da UNIOESTE: A opinião de academicos em relação a sua formação e expectativas de inserção no mercado de trabalho. In: II Congresso Internacional de Formação Profissional em Educação Física e VI Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física, 2012, Florianopolis. Anais do II CIFPEF e VI SEPEF. Florianopolis: Tec Art Editora Ltda, 2012. v. unico. p. 261-262.

  • PERES. K. O. ; Kauê Peres ; PERES, L. S. . Atividade Motora com Arco: Uma proposta lúdica recreativa para todos. In: 5ª ELAP - Encontro do Lazer do Paraná, 2011, Curitiba-PR. Anais do 5ª ELAP. Curitiba - PR: FAE Centro Universitário, 2011. v. unico. p. 56-68.

  • PERES, L. S. ; PERES. K. O. ; Kauê Peres . O lazer e o lúdico na formação global do aluno: A importancia do brincar como atividade cooperativa. In: 5ª ELAP - Encontro do Lazer do Paraná, 2011, Curitiba-PR. Anais do 5ª ELAP. Curitiba - PR: FAE Centro Universitário, 2011. v. unico. p. 69-78.

  • Paludo, A.C. ; Thiago Madureira ; Maragno, A. ; Lima, E. ; Pinto, L. ; Grespan, F. ; PERES, L. S. ; Souza, C.F. ; Madureira, A. S. . Projeto Coração de Ouro:Proposta de Promoção da Saude e Terapêutica para Hipertensos, Terceira Idade, Diabéticos e Obesos. In: VIII SEU - Seminário de Extensão da Unioeste, 2008, Foz do Iguaçu. Anais do VIII SEU. Cascavel - PR: UNIOESTE, 2008. v. unico. p. 43-47.

  • Thiago Madureira ; Lima, E. ; Madureira, A. S. ; Paludo, A.C. ; Souza, C.F. ; Grespan, F. ; Maragno, A. ; Stocco, J. ; Pinto, L. ; PERES, L. S. . Analise dos perímetros dos idosos participantes do projeto de extensão 'Coração de Ouro'. In: II Congresso Regional de Educação Fisica da UNIOESTE e IX Encontro de Pesquisa em Educação Fisica, 2008, Marechal Cândido Rondon. Anais do II Congresso Regional de Educação Física. Cascavel - PR: UNIOESTE, 2008. v. unico. p. 51-55.

  • PERES, L. S. . EDUCAÇÃO FÍSICA E CORPOREIDADE: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE CIÊNCIAS HUMANAS: UNIVERSIDADE E SOCIEDADE, 2006, Mal. Cândido Rondon/PR. SIMPÓSIO NACIONAL DE CIÊNCIAS HUMANAS: UNIVERSIDADE E SOCIEDADE, 2006.

  • PERES, L. S. . MUDANÇA NA PRÁTICA DOCENTE: FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL REFLEXIVO. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE CIÊNCIAS HUMANAS: UNIVERSIDADE E SOCIEDADE, 2006, Mal. Cândido Rondon/PR. SIMPÓSIO NACIONAL DE CIÊNCIAS HUMANAS: UNIVERSIDADE E SOCIEDADE, 2006.

  • BONFLEUR, F. ; PERES, L. S. . BASQUETE EM SANTA HELENA: FUNDAMENTOS BÁSICOS PARA ATLETAS JUVENIS. In: III MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, EDUCAÇÃO E LETRAS, 2006, Mal. Cândido Rondon. III MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, EDUCAÇÃO E LETRAS.

  • SCHERER, F. C. ; PERES, L. S. . O ATLETISMO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. In: III MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, EDUCAÇÃO E LETRAS, 2006, Mal. Cândido Rondon/PR. III MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, EDUCAÇÃO E LETRAS.

  • PERES, L. S. . Se voce quer, voce pode: Esporte participativo, meio de convivencia, prazer, riso, sociabilização e Lazer. In: XVIII Encontro Nacional de Recreação e Lazer - ENAREL, 2006, Curitiba-PR. Anais do ENAREL. Curitiba - PR: PUC-PR, 2006. v. unico. p. 33-37.

  • PERES, L. S. ; PERES. K. O. ; SIMONETTI. O. . ESTRESSE E BAIXA ESTIMA: INFLUÊNCIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E QUALIDADE DE VIDA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE FÍSICA, 2005, Florianópolis/SC. V CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE FÍSICA, 2005.

  • PERES, L. S. . Escola: Zona de Risco?. In: I SEU - Seminário de Extensão da UNIOESTE, 2001, Cascavel - PR. Anais do 1ª SEU. Cascavel - PR: UNIOESTE, 2001. v. unico. p. 22-28.

  • PERES, L. S. . Curso de Educação Física no dia do desafio. In: I SEU - Seminário de Extensão da UNIOESTE, 2001, Cascavel - PR. Anais do 1ª SEU. Cascavel - PR: UNIOESTE, 2001. v. unico. p. 18-21.

  • PERES, L. S. . Disturbios Comportamentais de Escolares. In: 1ª Jornada Científica da UNIOESTE, 2001, Cascavel - PR. Anais da 1ª Jornada Cientifica. Cascavel - PR: UNIOESTE, 2001. v. unico. p. 44-46.

  • Locatelli, M. ; PERES, L. S. . Xadrez: Proporcionando o lazer e o desenvolvimento intelectual de escolares. In: V Congresso Regional de Educação Física da Unioeste e XII Encontro de Pesquisa em Educação Física, 2011, Marechal Cândido Rondon. Anais do V Congresso Regional de Ed. Fisica. Cascavel - PR: UNIOESTE, 2011. v. unico. p. 23-29.

  • REIS, P. F. ; Fogaça Junior, O. M. ; Saladini, A. C. ; PERES, L. S. . Influencia do ciclo menstrual no comportamento: Uma abordagem na prevenção do bullying no ambiente escolar. In: 5º Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar - CONPEF, 2011, Londrina - PR. Anais do 5ª CONPEF. Londrina - PR: Editora UEL, 2011. v. unico. p. 24-32.

  • REIS, P. F. ; PERES, L. S. ; MORO, A. R. P. . Bullying na Educação Física: Uma abordagem nos jogos excludentes. In: VI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde, 2010, Curitiba - Pr. VI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde, 2010.

  • REIS, P. F. ; PERES, L. S. ; MORO, A. R. P. . BULLYING: Influência do ciclo menstrual na agressividade. In: VI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde, 2010, Curitiba - Pr. VI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde, 2010.

  • REIS, P. F. ; MORO, A. R. P. ; PERES, L. S. . Bullying na Educação Física: Uma abordagem nos jogos excludentes. In: VI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde, 2010, Curitiba-PR. Anais do VI Seminario Internacional. Curitiba - PR: PUC-PR, 2010. v. unico. p. 79-86.

  • REIS, P. F. ; PERES, L. S. ; MORO, A. R. P. . Bullying: Influencia do ciclo menstrual na agressividade. In: VI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde, 2010, Curitiba-PR. Anais do VI Seminario Internacional. Curitiba - PR: PUC-PR, 2010. v. unico. p. 94-99.

  • Santana, M. ; Borella, D.R. ; SCHWANBACH, A. ; Calegari, D. ; PERES, L. S. . Handebol em cadeira de rodas: Uma nova proposta à pessoa com deficiencia fisica. In: IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2010, São Carlos - SP. Anais do IV CBEE. São Carlos - SP: UFSCAR, 2010. v. unico. p. 44-50.

  • Martha, M. ; Lins, M.F. ; Stocco, J. ; Storch, J. ; PERES, L. S. . Atividade Física na Terceira Idade: A auto-estima em idosos com deficiencia do asilo Lar Rosas Unidas. In: IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2010, São Carlos - SP. Anais do IV CBEE. São Carlos - SP: UFSCAR, 2010. v. unico. p. 221-228.

  • REIS, P. F. ; PERES, L. S. . Importância dos conteúdos do Atletismo Escolar na prevenção do Bullying. In: III Congresso Regional de Educação Física e X Encontro de Pesquisa em Educação Física, 2009, Marechal Cândido Rondon - Pr. III Congresso Regional de Educação Física e X Encontro de Pesquisa em Educação Física, 2009.

  • Paludo, A.C. ; Madureira, A. S. ; Maragno, A. ; Souza, C.F. ; Lima, E. ; Grespan, F. ; Pinto, L. ; Thiago Madureira ; PERES, L. S. . Analise da morofologia de tronco de atletas de voleibol de 13 a 16 anos do municipio de Marechal Cândido Rondon. In: 31º Simposio Internacional de Ciencias do Esporte, 2008, São Paulo - SP. 31º Simposio. São Caetano - SP: CELAFISC, 2008. v. unico. p. 261-261.

  • Lima, E. ; Souza, C.F. ; Grespan, F. ; Maragno, A. ; Paludo, A.C. ; Pinto, L. ; Thiago Madureira ; Madureira, A. S. ; PERES, L. S. . Estilo de vida de idosos participantes de um projeto de ginastica. In: 31º Simposio Internacional de Ciencias do Esporte, 2008, São Paulo - SP. 31º Simposio. São Caetano - SP: CELAFISC, 2008. v. unico. p. 197-197.

  • Souza, C.F. ; Maragno, A. ; Thiago Madureira ; Paludo, A.C. ; Pinto, L. ; Lima, E. ; Grespan, F. ; PERES, L. S. ; Madureira, A. S. . Perfil somatotipológico de atletas de voleibol do municipio de Marechal Cândido Rondon. In: 31º Simposio Internacional de Ciencias do Esporte, 2008, São Paulo - SP. 31º Simposio. São Caetano - SP: CELAFISC, 2008. v. unico. p. 232-232.

  • Grespan, F. ; Maragno, A. ; Paludo, A.C. ; Souza, C.F. ; Lima, E. ; Pinto, L. ; Thiago Madureira ; PERES, L. S. ; Madureira, A. S. . Avaliação do indice de massa corporal (IMC) e percentual de gordura de idosas antes e após participação em um programa de ginastica. In: II Congresso Regional de Educação Fisica da UNIOESTE e IX Encontro de Pesquisa em Educação Fisica, 2008, Marechal Cândido Rondon. Anais do II Congresso Regional de Educação Física. Cascavel - PR: UNIOESTE, 2008. v. unico. p. 40-45.

  • Dobbro, F.B. ; Reolon, R.F. ; Krahl, T.C. ; PERES, L. S. . Caracteristicas dos praticantes de exercicios com peso da academia ASSEMUSA do municipio de Santa Helena - Pr. In: I Congresso Regional de Educação Física, 2007, Marechal Cândido Rondon. Caderno de Educação Física (UNIOESTE. Impresso). Marechal Candido Rondon: Grafica Lider, 2007. v. 01. p. 198-198.

  • Fujii Neta, A. ; Bayer, T. ; Gotz,L.T.S. ; PERES, L. S. ; CORSEUIL, H. X. . Perfil antropometrico de pré-escolares de 3 a 5 anos de Marechal Cândido Rondon. In: XXI Semana Academica de Educação Física, 2006, Marechal Cândido Rondon. Caderno de Educação Física (UNIOESTE. Impresso). Marechal Candido Rondon: Grafica Lider, 2006. v. 06. p. 147-147.

  • Franzmann, A . ; PERES, L. S. . Requisitos necessarios para tornar-se um arbitro de futebol. In: XXI Semana Academica de Educação Física, 2006, Marechal Cândido Rondon. Caderno de Educação Física (UNIOESTE. Impresso). Marechal Candido Rondon: Grafica Lider, 2006. v. 06. p. 151-151.

  • LIMBERGER, R. ; PERES, L. S. . A pratica pedagógica dos profissionais de educação fisica: Um estudo no municipio de Missal - PR. In: XXI Semana Academica de Educação Fisica e VII Encontro de Pesquisa em Educação Fisica, 2006, Marechal Cândido Rondon. Anais da XXI Semana Academica. Cascavel - PR: UNIOESTE, 2006. v. unico. p. 43-46.

  • Fujii Neta, A. ; Bayer, T. ; Gotz, L.S. ; PERES, L. S. ; CORSEUIL, H. X. . Perfil antropométrico de pré-escolares de 3 a 5 anos de Marechal Cândido Rondon - PR. In: XXI Semana Academica de Educação Fisica e VII Encontro de Pesquisa em Educação Fisica, 2006, Marechal Cândido Rondon. Anais da XXI Semana Academica. Cascavel - PR: UNIOESTE, 2006. v. unico. p. 62-70.

  • PERES, L. S. . O papel da Educação Física frente a agressividade da criança. In: III Jornada Científica da Unioeste, 2005, Marechal Cândido Rondon. Anais da 3ª Jornada Cientifica. Cascavel - PR: UNIOESTE, 2005. v. unico. p. 21-26.

  • PERES, L. S. . A Tarefa Docente diante do novo cenário sócio-politico e cultural. In: III Congresso Internacional de Educação, 2003, São Leopoldo-RS. III Congresso Internacional de Educação - Educação na América Larina nestes tempo de império. São Leopoldo-RS: Editora Unisinos, 2003. v. 7. p. 159-159.

  • PERES, L. S. . Escolares de Marechal Cândido Rondon: Causas dos disturbios comportamentais. In: XVII Semana Academica e IV Encontro de Pesquisa em Educação Física, 2001, Marechal Cândido Rondon. Anais da XVII Semana Academica. Cascavel - PR: UNIOESTE, 2001. v. unico. p. 14-23.

  • PERES, L. S. ; MISKIW, M. ; CORSEUIL, H. X. . Aprendizagem escolar no ensino fundamental da região oeste do Paraná: influência do estado nutricional. In: VIII Seminário Anual de Iniciação Científica, 1999, Cascavel-PR. Anais do VIII Seminário Anual de Iniciação Científica. Cascavel: Edunioeste, 1999. p. 382.

  • PERES, L. S. . Estado Nutricional de escolares de Marechal Cândido Rondon. In: VIII Seminário Anual de Iniciação Científica, 1999, Cascavel-PR. Anais do VIII Seminário Anual de Iniciação Científica. Cascavel: Edunioeste, 1999. p. 383.

  • PERES, L. S. . Crescimento físico de escolares de Marechal Cândido Rondon. In: VIII Seminário Anual de Iniciação Científica, 1999, Cascavel. Anais do VIII Seminário Anual de Iniciação Científica. Cascavel: Edunioeste, 1999. p. 384.

  • PERES, L. S. . Prática desportiva: auxílio no bem estar do indivíduo. In: VIII Seminário Anual de Iniciação Científica, 1999, Cascavel. Anais do VIII Seminário Anual de Iniciação Científica. Cascavel: Edunioeste, 1999. p. 390.

  • PERES, L. S. . Aprendizagem escolar no ensino fundamental da região oeste do Paraná: influência do estado nutricional. In: VIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 1999, Cascavel-Pr. Anais do VIII Encontro Anual de Iniciação Científica. Cascavel: EDUNIOESTE, 1999. v. 1. p. 382-382.

  • PERES, L. S. ; MISKIW, M. ; CORSEUIL, H. X. . Estado nutricional de escolares de Marechal Cândido Rondon. In: VIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 1999, Cascavel-Pr. Anais do VIII Encontro Anual de Iniciação Científica. Cascavel: EDUNIOESTE, 1999. v. 1. p. 383-383.

  • PERES, L. S. ; VIGNE, C. E. D. ; CORSEUIL, H. X. . Crescimento físico de escolares de Marechal Cândido Rondon. In: VIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 1999, Cascavel-Pr. VIII Encontro Anual de Iniciação Científica. Cascavel: EDUNIOESTE, 1999. v. 1. p. 384-384.

  • PERES, L. S. ; VIGNE, C. E. D. ; CORSEUIL, H. X. . Prática desportiva: auxílio no bem estar di indivíduo. In: VIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 1999, Cascavel-Pr. Anais do VIII Encontro Anual de Iniciação Científica. Cascavel: EDUNIOESTE, 1999. v. 1. p. 390-390.

  • PERES, L. S. . Características somáticas, cardiorespiratório e neuromotoras de escolares por idade entre 11 e 14 anos de diferentes níveis sócio-econômicos. In: Seminário Interdisciplinar da UNIOESTE, 1997, Cascavel-PR. Catálogo de Teses e Dissertações dos professores da UNIOESTE. Cascavel: EDUNIOESTE, 1997. p. 95.

  • PERES, L. S. . Perfil Podero estrutural de escolares de 7/8 anos de idade da rede pública de ensino de Marechal Cândido Rondon. In: III Seminário de Pesquisa do Oeste do Paraná, 1997, Marechal Cândido Rondon. Anais do III Seminário de Pesquisa do Oeste do Paraná. Cascavel: Edunioeste, 1999. p. 60.

  • PERES, L. S. . Análise do Estado Nutricional de escolares dos CAICs da Região do Oeste do Paraná. In: III Seminário de Pesquisa do Oeste do Paraná, 1997, Marechal Cândido Rondon. Anais do III Seminário de Pesquisa do Oeste do Paraná. Cascavel: Edunioeste, 1997. p. 61.

  • PERES, L. S. . Avaliação do desenvolvimento corporal de aptidão física de escolares de 10 a 14 anos do oeste do Paraná. In: III Seminário de Pesquisa do Oeste do Paraná, 1997, Marechal Cândido Rondon. Anais do III Seminário de Pesquisa do Oeste do Paraná. Cascavel: Edunioeste, 1997. p. 59.

  • PERES, L. S. . Nível de maturidade dos movimentos básicos fundamentais de escolares de 1ª série de 1º grau de Marechal Cândido Rondon. In: III Seminário de Pesquisa do Oeste do Paraná, 1997, Marechal Cândido Rondon. Anais do III Seminário de Pesquisa do Oeste do Paraná. Cascavel: Edunioeste, 1997. p. 57.

  • PERES, L. S. . Influência do nível sócio-econômico no desenvolvimento motor escolar. In: IV Jornada de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria, 1994, Santa Maria-RS. Anais da IV Jornada de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria: Editora da UFSM, 1994. p. 677.

  • PERES, L. S. . Estudo comparativo do crescimento físico e motor de escolres de classe social diferente. In: III Jornada de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria, 1993, Santa Maria. Anais da III Jornada de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria: Editora da UFSM, 1993. p. 549.

  • PERES, L. S. . A influência do desenvolvimento psicossocial na personalidade de crianças nas idades iniciais. In: 14º Simpósio Nacional de Ginástica, 1993, Pelotas-RS. Anais do 14º Simpósio Nacional de Ginástica. Pelotas: Editora, 1993. p. 23.

  • PERES, L. S. . Aspectos do cresicmento e desenvolvimento e a atividade física em escolares nas idades iniciais. In: 14º Simpósio Nacional de Ginástica, 1993, Pelotas-RS. Anais do 14º Simpósio Nacional de Ginástica. Pelotas: Editora, 1993. p. 24.

  • PERES, L. S. . Habilidades naturais da criança podem ser alteradas através do treinamento. In: 14º Simpósio Nacional de Ginástica, 1993, Pelotas-RS. Anais do 14º Simpósio Nacional de Ginástica. Pelotas: Editora, 1993. p. 27.

  • PERES, L. S. . A influência da merenda escolar no crescimento físico e motor de escolares de classe social diferente. In: 14º Simpósio Nacional de Ginástica, 1993, Pelotas-RS. Anais do 14º Simpósio Nacional de Ginástica. 28: Editora, 1993. p. 28.

  • PERES, L. S. . A comunicação entre técnico-atleta no voleibol infantil e juvenil. In: II Jornada de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria, 1992, Santa Maria-RS. nais da II Jornada de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria: Editora da UFSM, 1992. p. 419.

  • PERES, L. S. . Perfil Antropométrico de escolares da região central e periférica da cidade de Santa Maria - RS. In: II Jornada de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria, 1992, Santa Maria - RS. Anais da II Jornada de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria: Editora da UFSM, 1992. p. 448.

  • PERES, L. S. . Saúde Docente e a influencia dos contextos sociais e escolar. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PERES, L. S. . Bullying e seu enfrentamento: A violência na escola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERES, L. S. . Bullying: Uma violência na escola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERES, L. S. . O Esporte na formação universitária: Relatos de vivencias. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PERES, L. S. . Violência Escolar: Um drama atual. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERES, L. S. ; PERES. K. O. . Convivência em sociedade: voilência, indisciplina e Bem-Estar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERES, L. S. . Formação de Professores: Os exergames como alternativa nas aulas de educação física no controle a violência escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PERES, L. S. . Paralimpiadas e Inclusão Social - O esporte no Oeste e Sudoeste do Paraná. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PERES, L. S. ; PERES. K. O. . Bullying e seu enfrentamento: o problema nos dias atuais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERES, L. S. . Violência nas Escolas: a preparação dos futuros professores de Educação Física pelas instituições de Ensino superior no Oeste do Paraná. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERES, L. S. . Indisciplina no Contexto Escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERES. K. O. ; Kauê Peres ; J.P.de Souza ; PERES, L. S. . Violencia no contexto escolar: A formação inicial preparando o professor do futuro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERES, L. S. ; J.P.de Souza ; Ahlert, A. . Projeto Politico Pedagogico do Curso de Educação Fisica - Licenciatura da UNIOESTE: Avaliação na formação do profissional para uma Educação Fisica Escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERES, L. S. . I Forum Rede Seti Esportes da Secretaria da Ciencia, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • J.P.de Souza ; A.P.Silva junior ; Carmem Brandl ; BRANDL NETO, I. ; PERES, L. S. ; Ahlert, A. ; Amauri Oliveira . Formação inicial do bacharel em Educação Física UNIOESTE: a opinião de academicos em relação a sua formação e expectativas no mercado de trabalho. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PERES, L. S. ; Ahlert, A. ; J.P.de Souza . Formação profissional: Reflexos da prática docente do curso de Licenciatura da UNIOESTE frente aos aspectos didáticos, pedagógicos e comportamentais nas aulas de Educação Física. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PERES, L. S. . Buulying no contexto escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERES, L. S. . Educação Fisica Escolar e Agressividade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERES, L. S. ; PERES. K. O. ; Mongenroth, A. . Esporte Participativo:Promovendo Saude e Melhor Qualidade de Vida. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERES, L. S. ; SCHERER, F. C. ; Jede, J.F. ; Zini. R. ; Wolfart. C. . Atletismo da Iniciação a Competição: Descobrindo Talentos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERES, L. S. ; CORSEUIL, H. X. . Educação Fisica na Educação Infantil: Atividade motoras planejadas para crianças das creches publicas de Marechal Cândido Rondon/PR. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERES, L. S. ; PERES. K. O. . Praticas Reflexivas: Meio de controle e prevenção da agressividade na criança. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERES, L. S. ; CORSEUIL, H. X. . Educação Fisica na Educação Infantil: Atividade motoras planejadas para crianças das creches publicas de Marechal Cândido Rondon/PR. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERES, L. S. ; PERES. K. O. . Atividade Fisica: Um possivel meio de controle e prevenção da agressividade na criança. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERES, L. S. ; Jede, J.F. ; Zini. R. ; Wolfart. C. ; SCHERER, F. C. . Atletismo da Iniciação a Competição: Descobrindo Talentos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERES, L. S. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERES, L. S. . CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERES, L. S. . Mudança na prática docente: Formação do profissional reflexivo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERES, L. S. . Educação Fisica e Corporeidade: Implicação para a pratica pedagogica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERES, L. S. . CICLO PERMANENTE DE PALESTRAS E DEBATES SOBRE ENSINO, PESQUISA E EXTENÇÃO DO CCHEL. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERES, L. S. . PROFISSÃO: EDUCAÇÃO FÍSICA. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERES, L. S. ; VIGNE, C. E. D. . Prática Desportiva: auxílio no bem-estar do indivíduo. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PERES, L. S. . Avaliação e estudo do estado nutricional de escolares dos Caic's da região oeste do Paraná. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PERES, L. S. ; MARQUIORO, A. C. . Avaliação do desenvolvimento corporal e aptidão física de escolares de 10 à 14 anos do oeste do Paraná. 1996. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PERES, L. S. . Característica somática, cardiorrespiratória e neuro motoras de escolares por idade entre 11 e 14 anos de diferentes níveis sócio-econômicos. 1995. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PERES, L. S. . A busca do perfil de estrutura corporal da espécie humana - uma abordagem histórica da antropometria. 1994. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PERES, L. S. . Habilidades naturais da criança: o treinamento podem alterá-las. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PERES, L. S. . Atividade física nas horas de folga: aptidão ou saúde. 1994. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PERES, L. S. ; ERBICE, A. J. . Aspectos do crescimento e desenvolvimento e a atividade física em escolare de 7 a 14 anos. 1993. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PERES, L. S. ; ERBICE, A. J. . A influência do desenvolvimento pricosocial na personalidade de crianças nas idades iniciais. 1993. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PERES, L. S. ; ERBICE, A. J. . Habilidades naturais da criança podem ser alteradas através do treinamento. 1993. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PERES, L. S. . A influência da merenda escolar no crescimento físico e motor de escolares de classe social diferente. 1993. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PERES, L. S. . Estudo comparativo do crescimento físico e motor de escolares de classe social diferente. 1993. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PERES, L. S. . A comunicação entre técnico e atleta no voleibol infantil e juvenil. 1992. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PERES, L. S. . Perfil antropométrico de escolares da região central e periférica da cidade de Santa Maria - RS. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PERES, L. S. . Busca do perfil de estrutura corporal da espécie humana - uma abordagem histórica a antropometria. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PERES, L. S. . Comunicação entre técnico-atleta no voleibol infantil e juvenil. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PERES, L. S. . Relato de Experiência. 1989. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PERES, L. S. . Relação entre capacidade aeróbica e anaeróbica alática dos alunos do curso de especialização em voleibol. 1987. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PERES, L. S. . A comunicação entre técnico-atleta no voleibol infantil e juvenil. 1987. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PERES, L. S. . A importância do saque no jogo de voleibol. 1987. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PERES, L. S. . Análise da preparação física da equipe mirim masculina de voleibol da Escola Dom Bosco de Santa Rosa-RS. 1987. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PERES, L. S. . Estágio Supervisionado: relatos de experiências. 1986. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

PERES, L. S. . Atletismo da iniciação a competição: Descobrindo talentos em Santa Helena. 2005.

PERES, L. S. . Pratica Pedagógica: Procedimentos didáticos para trabalhar a violencia na escola e academia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PERES, L. S. . Educação Física Escolar e Recreação com enfase na Inclusão: Pedagogia do Jogo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PERES, L. S. . Coordenação da Especialização em Educação Física Escolar e Atividades em Academias. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PERES, L. S. . PALESTRA - Educação Física Escolar e Agressividade. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PERES, L. S. ; et al . Caderno de Educação Física: Estudos e Reflexões. 2009. (Editoração/Periódico).

PERES, L. S. . Movimento Humano e Corporeidade. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PERES, L. S. . Educação Fisica no Ensino Médio. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PERES, L. S. ; et al . Caderno de Educação Física: Estudos e Reflexões. 2008. (Editoração/Periódico).

PERES, L. S. . Violencia, escola e Educação Física. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PERES, L. S. . O esporte na promoção da saude. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PERES, L. S. ; et al . Caderno de Educação Física: Estudos e Reflexões. 2007. (Editoração/Periódico).

PERES, L. S. . Membro de Comissão Cientifica - Consultor no I Congresso Regional de Educação Física da Unioeste e VIII Encontro de Pesquisa em Educação Física. 2007. (Editoração/Outra).

PERES, L. S. . Coordenação do Curso de Especialização - Educação Física Escolar. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PERES, L. S. ; et al . Caderno de Educação Física: Estudos e Reflexões. 2006. (Editoração/Periódico).

PERES, L. S. ; et al . Simposio Nacional de Ciencias Humanas. 2006. (Editoração/Anais).

PERES, L. S. ; et al . Revista Interdisciplinar em Ciencias Humanas. 2005. (Editoração/Periódico).

PERES, L. S. ; et al . Parecerista do Centro de Ciencias Humanas, Educação e Letras. 2005. (Editoração/Outra).

PERES, L. S. ; et al . Membro de CXomissão de Pesquisa do Centro de Ciencias Humanas, Educação e Letras. 2005. (Editoração/Outra).

PERES, L. S. ; et al . Membro do Comite de Ética em Pesquisa da Unioeste. 2005. (Editoração/Outra).

PERES, L. S. . A Violência nas Aulas de Educação Física e o Papel do Profissional. 2003. (Palestra).

PERES, L. S. . Arbitragem de Atletisdmo e Atletismo Escolar. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PERES, L. S. . Atletismo. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PERES, L. S. . Curso de Atletismo. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PERES, L. S. . Iniciação à natação. 1982. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PERES, L. S. . Avaliação e estudo do estado nutricional de escolares dos CAICS da Região Oeste do Paraná. 1996 (Palestra) .

PERES, L. S. . Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. 1995 (Palestra) .

PERES, L. S. . Relação entre a capacidade aeróbica e anaeróbica alática. 1988 (Palestra) .

PERES, L. S. . A comunicação entre técnico-atleta no Voleibol Infantil e Juvenil. 1988 (Palestra) .

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2018

    VIOLENCIA NAS ESCOLAS: A formação dos futuros professores de Educação Física pelas IES no Oeste do Paraná contra este problema social, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luís Sérgio Peres - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Marechal Cândido Rondon, Centro de Ciências Humanas e Letras. , Rua Pernambuco, 1777, Centro, 85960-000 - Marechal Candido Rondon, PR - Brasil, Telefone: (45) 32547855, Fax: (45) 32547878, URL da Homepage:

Experiência profissional

2001 - 2001

Faculdade União das Américas

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 0

Atividades

  • 05/2001 - 08/2001

    Serviços técnicos especializados , Curso de Educação Física, Departamento de Educação Física.,Serviço realizado, Assessoria na elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Educação Física.

2000 - 2000

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Consultor ad hoc, Carga horária: 0

Atividades

  • 02/2000 - 12/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Pró Reitoria de Pesquisa, Pró Reitoria de Pesquisa.,Atividade realizada, Consultor ad hoc do projeto "O contexto municipal de Irati e o perfil de desenvolvimento de crianças de 7 a 10 anos".

1995 - 1995

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 8

Atividades

  • 09/1995 - 09/1995

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração e Organização da Educação Física

1995 - 1995

Secretaria de Estado da Educação

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 0

Outras informações:
Consultor na análise, seleção e classificação das Propostas do VALE SABER, 1ª etapa.

Atividades

  • 02/1995 - 12/1995

    Outras atividades técnico-científicas , Núcleo Regional de Ensino de Toledo, Núcleo Regional de Ensino de Toledo.,Atividade realizada, Consultor na análise, seleção e classificação das Propostas do VALE SABER, 1ª etapa e orientador de Projeto.

1990 - Atual

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

  • 12/2004

    Pesquisa e desenvolvimento , Campus de Marechal Cândido Rondon, Centro de Ciências Humanas Educação e Letras.,Linhas de pesquisa

  • 12/1999

    Direção e administração, Campus de Marechal Cândido Rondon, Centro de Ciências Humanas Educação e Letras.,Cargo ou função, Coordenador do Colegiado do Curso de Educação Física.

  • 02/1990

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atletismo, Administração e Organização da Educação Física, Prática Desportiva, Metodologia Científica, Medidas e Avaliação em Educação Física, Metodologia do Trabalho Científico, Metodologia e Técnica da Pesquisa, Gerenciamento e Marketing da Educação Física

  • 07/1998 - 07/1999

    Serviços técnicos especializados , Campus de Marechal Cândido Rondon, Centro de Ciências Humanas Educação e Letras.,Serviço realizado, Coordenador do Curso de Especialização "Treinamento Desportivo e Educação Infantil".

  • 04/1997 - 12/1997

    Direção e administração, Campus de Marechal Cândido Rondon, Centro de Estudos Geo Históricos e do Movimento Humano.,Cargo ou função, Coordenador do Colegiado do Curso de Educação Física.

  • 03/1994 - 12/1994

    Direção e administração, Campus de Marechal Cândido Rondon, Direção do Campus.,Cargo ou função, Assessor.

  • 10/1994 - 10/1994

    Serviços técnicos especializados , Campus de Marechal Cândido Rondon, Fundação Universidade Estadual do Oeste do Paraná.,Serviço realizado, Coordenador Geral de Temas Livres e Supervisor Geral.

  • 10/1994 - 10/1994

    Serviços técnicos especializados , Campus de Marechal Cândido Rondon, Centro de Estudos Geo Históricos e do Movimento Humano.,Serviço realizado, Coordenador do 1º Seminário Interdisciplinar do Campus de Marechal Cândido Rondon.

  • 11/1991 - 04/1992

    Serviços técnicos especializados , Campus de Marechal Cândido Rondon, Fundação Universidade Estadual do Oeste do Paraná.,Serviço realizado, Representante da Comissão Permanente de Concursos Públicos para Docentes.

  • 08/1990 - 12/1991

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, Departamento de Educação Física e Ciências Biológicas.,Atividade de extensão realizada, Projeto "O Atletismo como meio de Sociabilização".

1986 - 1990

Faculdade Salesiana de Educação Física

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/1986 - 06/1990

    Ensino, Educação Física Escolar, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino, Atletismo I, Atletismo II, Atletismo III, Atletismo IV, Atletismo V, Prática de Ensino II

  • 07/1987 - 07/1987

    Serviços técnicos especializados , Departamento de Educação Física, Curso de Educação Física.,Serviço realizado, Coordenador do 1º Seminário de Educação Física.

  • 10/1986 - 11/1986

    Serviços técnicos especializados , Departamento de Educação Física, Curso de Educação Física.,Serviço realizado, Coordenador da 2ª Jornada Desportiva em Natação Escolar, Atletismo, Basquete e Folclore Internacional.

2014 - 2014

Faculdade Luterana Rui Barbosa

Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Convidado, Carga horária: 10