Ingrid Elsen

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1962), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979) e doutorado - University of California, San Francisco (1984). Professora Titular aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina;Atualmente é coordenadora da Rede Sul de Pesquisa em Família e Saúde; Vice-Lider do Grupo GAPEFAM/UFSC; Membro do Centro Crescer Sem Violência; tem experiência na área de Enfermagem e Saúde, com ênfase em ENFERMAGEM NA SAÚDE DA FAMILIA, atuando principalmente nos seguintes temas: Família, Enfermagem, Promoção da Saúde de Familias, Prevenção da Violencia Intrafamiliar; Pesquisa e Saúde.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado

1979 - 1984

University of California, San Francisco
Título: Concepts of health and related behaviors of families living in a fishing village
Orientador: Drª Marilyn Savedra
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Concepts Of Health/Illness; Family; Health Behaviours.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: ENFERMAGEM NA SAÚDE DA FAMILIA. Setores de atividade: Saúde Humana.

Mestrado em Enfermagem

1977 - 1979

Universidade Federal de Santa Catarina
Orientador: Olga Rosario Eidt
Palavras-chave: Acoes Maes; Criancas Hospitalizadas; Visita Hospitalar.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem. Setores de atividade: Saúde Humana.

Especialização em Violência Doméstica contra a criança e adolescente

1998 - 1998

Universidade de São Paulo

Especialização em Enfermagem Pediátrica

1967 - 1970

Universidade de São Paulo

Graduação em Enfermagem

1959 - 1962

Universidade de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2002 - 2002

Família e violência infanto-juvenil. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2002 - 2002

Caminhos de Prevenção. (Carga horária: 8h). , Prefeitura Municipal de Florianópolis.

2001 - 2001

Aperfeiçoamento em atendimento sistêmico família. (Carga horária: 64h). , Movimento: Instituto e Clínica Sistêmica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: ENFERMAGEM NA SAÚDE DA FAMILIA.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem Pediátrica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Prevenção da Violência Intrafamiliar.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

56º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 56 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2004. (Congresso).

Simpósio Internacional Famílias em Situação de Risco.Simpósio Internacional Famílias em Situação de Risco. 2004. (Simpósio).

II Encontro de pesquisa em Saúde: o SUS e a Atenção à Saúde da Família.II Encontro de pesquisa em Saúde: o SUS e a Atenção à Saúde da Família. 2004. (Encontro).

18 Fórum Catarinense das escolas de Enfermagem.18 Fórum Catarinense das Escolas de Enfermagem. 2004. (Outra).

XXI Semana de Iniciação Científica do Curso de graduação em Enfermagem.XXI Semana de Iniciação Científica do Curso de graduação em Enfermagem. 2004. (Outra).

III Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde Humana. Família e violência. 2003. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde Humana. III Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde Humana. 2003. (Congresso).

12 SENPE.Nas trilhas da etnografia. 2003. (Seminário).

12º Seminário nacional de Pesquisa em Enfermagem.12º Seminário nacional de Pesquisa em Enfermagem. 2003. (Seminário).

1º Encontro de Pesquisa em Saúde - Família em Debate.1º Encontro de Pesquisa em Saúde - Família em Debate. 2003. (Encontro).

VII Encontro LEIFAMS.A família como foco do ensino, da pesquisa e da assistência. 2003. (Encontro).

Compreendendo e cuidando famílias.Marcos teóricos e filosóficos no cuidado com famílias. 2003. (Outra).

12º Encontro de Enfermagem da Região Sul.A família sob o olhar da assistência, ensino e pesquisa. 2002. (Encontro).

VIII Semana de Atualização Científica de Enfermagem e 61º Semana Brasileira de Enfermagem.Cuidando da família. 2000. (Seminário).

Semana de Enfermagem e II Mostra dos Serviços de Enfermagem.Educação em Saúde: Indivíduo, Família e Grupo. 1998. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Edivana Ribeiro Tavares

ELSEN, I.PROSPERO, E.; Silva, Yolanda F.. Crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social: ma proposta de intervenção com uso da sociopoética. 2009. Dissertação (Mestrado em Profissionalizante em Saúde) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Vanderléia Aparecida Tomáz

ELSEN, I.PROSPERO, E.; Contezini, Silvana Nair Leite. A construção de itinerários terapeuticos de mulheres portadoras de câncer ginecológico a partir de seu diagnóstico. 2009. Dissertação (Mestrado em Profissionalizante em Saúde) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Ayrton Margarido

PROSPERO, E.ELSEN, I.; BONILHA, A. L. L.. O médico do PSF diante dos casos de violencia doméstica contra criança e adolescente. 2008. Dissertação (Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Wanda Oliveira Lopes

SAUPE, R.;ELSEN, I.; LOPES, S. M. B.; MIOTO, R. C. T.. Integralidade na perspectiva da referência e contra referência com famílias e pacientes após a alta hospitalar. 2008. Dissertação (Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Lígia Diala Mafra

LOPES, S. M. B.; SAUPE, R.;ELSEN, I.. Promoção da saúde nas práticas pedagógicas de um núcleo de educação infantil. 2008. Dissertação (Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Jerry Schmitz

Sandri, J.V.A; LOPES, S. M. B.;ELSEN, I.. A trajetória da família de portadores de insuficiência renal crônica:desafios e a emergencia da resiliência familiar. 2008. Dissertação (Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: VASCO CARNEIRO DOS SANTOS FILHO

Sanches, E.N.; LOPES, S. M. B.;ELSEN, I.. A atuação do psicologo em tres distritos sanitários do municipio de Curitiba sob a perspectiva de equipe matricial. 2008. Dissertação (Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Karla Terezinha Rosa

SOUZA, M. P.;ELSEN, I.; SCHMICKLER, C. M.. Coadjuvante na violência sexual intrafamiliar: o irmão-testemunha. 2007. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Alexsandra Marinho Dias

ELSEN, I.; CUTOLO, L. R. A.; Rebellato, J. R. O processo de envelhecimento humano e a saúde do idoso nas práticas curriculares do curso de fitoterapia da UNIVALI no Campus de Itajai: um estudo de caso. 2007. Dissertação (Mestrado em Profissionalizante em Saúde) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Fernanda Ely Borba

SCHMICKLER, C. M.;ELSEN, I.; VALENCA, M. M.. Diagnósticoinclonsusivo para o abuso sexual: os pontos cegos para a comprovação de violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes. 2007. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Katia Aparecida Demeneck

CUTOLO, L. R. A.;ELSEN, I.; Moré, C.L.O.O. Síntese Propositiva de Competências do Psicologo para o Processo de Trabalho na Atençao Primária à Saúde. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Saionara Regina Barili

SILVA, Y. F. E.PROSPERO, E.ELSEN, I.. Violência intrafamiliar dos discursos e re-programas de atendimento as violência em Itajaí/SC. 2006. Dissertação (Mestrado em Profissionalizante em Saúde) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Carmem Lucia Zuse

SILVA, Y. F. E.ELSEN, I.; DURAND, O. C.. Violências: um estudo com adolescente internos. 2006. Dissertação (Mestrado em Profissionalizante em Saúde) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Danielle Boing Bernardes Fernandes

ELSEN, I.. Compreendendo a problemática da violência doméstica contra crianças e adolescentes para a promoção de novas possibilidades de cuidado. 2006. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Lilian Keli Rech

ELSEN, I.; SCHMICKLER, C. M.; VERONESE, J. P.. Abrindo a "caixa de pandora": o desvelamento do abuso sexual. 2005. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ana Paula Balbueno Karkotli

ELSEN, I.; WENDHAUSEN, A. L. P.; MIOTO, R. C. T.; SAUPE, R.. Cidadania: (Re) pensando um programa de atendimento à família em fase de aquisição. 2005. Dissertação (Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Ivana Rebelo Rocha Mafra

WENDHAUSEN, A. L. P.;ELSEN, I.; SAUPE, R.; KLEBA, M. E.; BORBA, J.; MIRANDA, A. W.. Concepções e práticas sobre participação de trabalhadores de uma equipe de saúde da família. 2005. Dissertação (Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Daniela Dal Forno Pereira

CUTOLO, L. R. A.;PROSPERO, E.ELSEN, I.; GROSSEMAN, S.. Neonatologia: a visão interdisciplinar dos profissionais desta área. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho) - Fundação Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Maria Aparecida Salci Molina

MARCON, S. S.ELSEN, I.; SALES, C. A.. A trajetória da mulher com câncer e as mudanças na família. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Enfermagem) - Fundação Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Karina da Silva Tarnowski

PROSPERO, E.ELSEN, I.; BONILHA, A. L. L.; BARROS, S. M. O.; BORBA, J.; STUKER, H.. O panorama da assistência obstétrica com base no programa de humanização do parto e nascimento - um olhar das mulheres. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho) - Fundação Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Daniela Dal Forno Pereira

CUTOLO, L. R. A.;ELSEN, I.PROSPERO, E.; GROSSEMAN, S.. Interdisciplinaridade: concepção e prática de profissionais de uma equipe de UTI neonatal. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho) - Fundação Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Lauri Iva Renck

ALTHOFF, C. R.ELSEN, I.MONTICELLI, M.; MOTTA, M. G. C.;NITSCHKE, R.. Enfermagem às famílias das crianças com queimaduras: criando um espaço de sensibilização para o cuidado. 2004. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Eli Rodrigues Camargo Siebert

MONTICELLI, M.; BUB, M. B. C.;ELSEN, I.; ALVAREZ, A. M.. Incorporação da filosofia de atendimento da maternidade pelos profissionais de saúde do centro obstétrico. 2004. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Neide da Silva Knihs

ELSEN, I.; FRANCO, S. C.; BALDIN, N.; ZANOTELLI, C. T.. A família cuidadora do paciente neurológico: necessidades e expectativas frente a esse cuidado. 2004. Dissertação (Mestrado em Saúde e Meio Ambiente) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Salete Regina Daronco Benetti

ELSEN, I.; LENARDT, M. H.; CENTA, M. L.; MICHALISZYN, M.. Vida e medo: significado atribuído ao sangue pelos doadores e receptores. 2004. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Eunice Vieira de Moura

RIBEIRO, N. R. R.;ELSEN, I.; MOTA, M. G. C.; LUZ, A. M. H.. A presença do pai durante a hospitalização do filho. 2003. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Elizabete Clemente Lima

ELSEN, I.; RIBEIRO, N. R. R.; MOTA, M. G. C.; SANTOS, B. R. L.. A família cuidando da cirança dependente de ventilação mecânica. 2002. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Silvana Maria Zarth Dias

ELSEN, I.. Participação da família no processo de cuidado da criança hospitalizada: o olhar da enfermeira. 2001. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rejane Maria Agne de Carvalho

PATRICIO, Z. M.;ELSEN, I.; WALDOW, V. R.; SAUPE, R.. Despertando a equipe de enfermagem e a família para o cuidado-presença do recém-nascido de alto risco, internado em CTI. 2000. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Mariluci Alves Maftum

STEFANELLI, M. C.;ELSEN, I.; CENTA, M. L.; NOVAKOSKI, L. E. R.; FARIA, E. M.. A comunicação terapêutica no relacionamento interpessoal do aluno de enfermagem com o paciente institucionalizado. 2000. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Regina Márcia Cortez Gouveia

CENTA, M. L.; STEFANELLI, M. C.;ELSEN, I.; LENARDT, M. H.;NITSCHKE, R.. Refletindo com os enfermeiros que vivenciam estratégias de agentes comunitários de saúde e de saúde da família. 2000. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ivete Redin dal Bello

TRENTINI, M.; CIANCIARULLO, T. I.; MARTINS, C. R.; NASCIMENTO, E.;ELSEN, I.. Processo ensino-aprendizagem para assistência à mulher no período puerperal com base na Teoria do Alcance dos objetivos de Imogene King. 2000. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Adriane Maria Netto de Oliveira

LUNARDI, V. L.;ELSEN, I.; SILVA, A. L.; AREJANO, C. B.; MOTA, M. G. C.. Compreendendo o significado de vivenciar a doença mental na família, sob a ótica existencial. 1999. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ana Claudia Garcia Vieira

ELSEN, I.; GELAIN, I.; PATRICIO, Z. M.; KANTORSCKI, L. P.. Interagindo com a família da criança no ambiente hospitalar: significados e reflexões para a prática de Enfermagem. 1999. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Angela Renata Vasconcelos de Mendonça

MAGALHAES, L. B.;ELSEN, I.; GELAIN, I.; BUDO, M. L. D.; JOUCLAS, V. M. G.. A fitoterapia como cuidado cultural: aproximando os conhecimentos profissionais e populares de saúde no ambiente familiar. 1998. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Eliane Pinheiro

GARCIA, V. R. L.;ELSEN, I.; EIDT, O. R.; RUBIN, M. A. S.; CARVALHO, V. L.. Negligência nos cuidadods de saúde com crianças e adolescentes: uma proposta para atuação da Enfermeira junto às famílias. 1998. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Verônica de Azevedo Mazza

JOUCLAS, V. M. G.;ELSEN, I.; GELAIN, I.; ZAGONEL, I. P. S.; SILVA, S. M. H.. A comunicação não-verbal como forma de cuidado. 1998. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Laura Cristina da Silva

NITSCHKE, R.; Fernandes, S.L.S.A;ELSEN, I.; JATOBÁ, A. I.; ERDMANN, A. L.. O quotidiano de cuidado de enfermagem às famílias na hospitalização materno-infantil: um encontro entre as imagens dos profissionais e das familias. 2008. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luzia Wilma Santana da Silva

GONCALVES, L. H. T.;ELSEN, I.MARCON, S. S.; CREPALDI, M. A.; ALVAREZ, A. M.. A família e sua dinâmica de relações junto ao membro idosos portador de diabete mellitus tipo 2 à luz do pensamento sistêmico. 2007. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM ENFERMAGEM - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FILOSOFIA, SAÚDE E SOCIEDAD) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Raimunda Costa Araruna

NITSCHKE, R.ELSEN, I.; MARTINI, J. G.; ERDMANN, A. L.; JATOBÁ, A. I.. O mundo imaginal de famílias de crianças vítimas de violência intrafamiliar: buscando a construção de um ser saudável no cotidiano. 2007. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM ENFERMAGEM - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FILOSOFIA, SAÚDE E SOCIEDAD) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Soniua Lorena Argolo Fernandes

NITSCHKE, R.ELSEN, I.; CARDOSO, C. L.; ERDMANN, A. L.; MARTINI, J. G.; JATOBÁ, A. I.. O significado da violência no quotidiano familial para (re)significar um quotidiano sem violência: o resgate da potência familial. 2007. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM ENFERMAGEM - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FILOSOFIA, SAÚDE E SOCIEDAD) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria Angélica Pagliarini Waidman

ELSEN, I.ALTHOFF, C. R.MARCON, S. S.; STEFANELLI, M. C.;NITSCHKE, R.; BOEHS, A.; SPRICIGO, J. S.; KANTORSKI, L. P.. O cuidado a famílias de pacientes com transtorno mental no paradigma da desinstitucionalização. 2004. Tese (Doutorado em Pós- Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: TULA NICOLOSA BUSTAMANTE VILLALOBOS

ELSEN, I.. Inserção da enfermeira na atenção à saúde da família. 2003. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Eliane Regina Pereira do Nascimento

TRENTINI, M.;ELSEN, I.; PAIM, L.; SASSO, G. M. D.; PADILHA, M. I. C. S.; PRADO, M. L.. Acolhimento no espaço das relações na unidade de terapia intensiva. 2003. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Mara Regina Santos da Silva

ELSEN, I.; LACHARITE, C.; ALVES, Z. M. M. B.; VAZ, M. R. C.; TRENTINI, M.; BOEHS, A.. A construção de uma trajetória resiliente durante as primeiras etapas do desenvolvimento da criança: o papel da sensibilidade materna e do suporte social. 2003. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Yeda Aparecida de Oliveira Duarte

ELSEN, I.. Família: rede de suporte ou fator estressor. A ótica de idosos e cuidadores. 2001. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria Ribeiro Lacerda

ELSEN, I.; ERDMANN, A. L.; CENTA, M. L.; GONCALVES, L. H. T.; ANGELO, M. D.. Tornando-se profissional no cuidado domiciliar: vivência da enfermeira. 2000. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rita Heck

ELSEN, I.; GELAIN, I.; LANGDON, E. J.; CARDOSO, M.; ROSSATO, R.. Contexto sócio-cultural dos suicídios de colonos alemães: um estudo interdisciplinar para Enfermagem. 2000. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rosane Gonçalves Nitschke

ELSEN, I.; ERDMANN, A. L.; MAFFESOLI, M.; NASCIMENTO, E. S.; CABRAL, I. E.; CAPONI, S.. Uma viagem pelo mundo imaginal de ser família saudável no quotidiano em tempos pós-modernos: a descoberta dos laços de afeto como caminho. 1999. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Viviane Cristina Alves

ELSEN, I.. Enfermeira e famílias com adolescentes: uma abordagem interacionista. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem no cuidado à família) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Gisele Cristina Manfrini e Regina Schinko Garrido

ELSEN, I.. Cuidando de famílias rurais na perspectiva do ciclo de vida familiar. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem no cuidado à família) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Deise Marinho da Silva

ELSEN, I.. Vivenciando o adolescer em família com mocoviscidóticos. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem na Saúde da Família) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Laura Cristina da Silva

ELSEN, I.. Buscando com a família formas mais eficazes de enfrentamento na vivencia da situação de doença crônica. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem na Saúde da Família) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Samuel T

ELSEN, I.. Menezes. Famílias vivenciando o processo de adoecer de um filho e sua hospitalização. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem na Saúde da Família) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Lenice Inés Koltermann e Luciana Marco

ELSEN, I.. A família como unidade de cuidados: construíndo caminhos com o agente comunitário de saúde. 1999.

Aluno: Ana Izabel Jatobá de Souza

ELSEN, I.. Cuidando de famílias em uma unidade de internação oncohematológica pediátrica. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem na Saúde da Família) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Stella Mazzutti

Terçariol, D.;ELSEN, I.; LOPES, S. M. B.. As práticas dos acadêmicos do Curso de Fonoaudiologia com as famílias de pacientes atendidos no Programa Docente Assistencial. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Marlene Solf; Célia regina Evaristo

ELSEN, I.; FONTANA, M. I.; MARQUES, C. L. B.. Estressores de familiares cuidadores de pacientes dependentes de hemodiálise. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Greyce Gandra Soares Prazeres

ELSEN, I.; MIOTO, R. C. T.; MADEIRA, K.. A assistência à família: a experiência de uma construção interdisciplinar. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Roberta Barros de Souza; et al

ELSEN, I.; CUNHA, M. D.; SOARES, M. H. P.; KOLLER, E. M. P.. .O discurso de profissionais do sexo acerca de sua vida sexual-reprodutiva. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Vale do Itajaí.

Sanches, E.N.;ELSEN, I.; BENITO, G. A. V.. Seleção de Mestrado. 2008. Universidade do Vale do Itajaí.

ELSEN, I.; SAUPE, R.; LOPES, S. M. B.. Banca de Qualificação de Projeto de Mestrado. 2006. Fundação Universidade do Vale do Itajaí.

ELSEN, I.; SAUPE, R.; BENITO, G. A. V.. Banca de qualificação de Projeto de Mestrado. 2006. Fundação Universidade do Vale do Itajaí.

WENDHAUSEN, A. L. P.;ELSEN, I.; BENITO, G. A. V.; CAETANO, J. C.; CUTOLO, L. R. A.; SAUPE, R.;SILVA, Y. F. E.PROSPERO, E.. Comissão de Seleção para o Programa de Mestrado Profissionalizante em Saúde. 2005. Fundação Universidade do Vale do Itajaí.

ELSEN, I.PROSPERO, E.; NASCIMENTO, E.. Banca de Qualificação de Projeto de Mestrado. 2005. Fundação Universidade do Vale do Itajaí.

ELSEN, I.PROSPERO, E.; NASCIMENTO, E.. Banca de Qualificação de Projeto de Mestrado. 2005. Fundação Universidade do Vale do Itajaí.

ELSEN, I.; WENDHAUSEN, A. L. P.; BENITO, G. A. V.; CAETANO, J. C.; CUTOLO, L. R. A.; SAUPE, R.;PROSPERO, E.. Comissão de Seleção para o Programa de Mestrado Profissionalizante em Saúde. 2004. Universidade do Vale do Itajaí.

ELSEN, I.PROSPERO, E.; WACHOWICZ, L.;SILVA, Y. F. E.. Banca de Qualificação de Projeto de Mestrado. 2004. Fundação Universidade do Vale do Itajaí.

ELSEN, I.; CUTOLO, L. R. A.. Banca de Qualificação de Projeto de Mestrado. 2004. Fundação Universidade do Vale do Itajaí.

ELSEN, I.; WENDHAUSEN, A. L. P.. Banca de Qualificação de Projeto de Mestrado. 2004. Fundação Universidade do Vale do Itajaí.

ELSEN, I.; WENDHAUSEN, A. L. P.. Banca de Qualificação de Projeto de Mestrado. 2004. Fundação Universidade do Vale do Itajaí.

ELSEN, I.; SCHMICKLER, C. M.; VERONESE, J. P.. Banca de Qualificação de Projeto de Mestrado. 2004. Universidade Federal de Santa Catarina.

SAUPE, R.;ELSEN, I.; WENDHAUSEN, A. L. P.; BENITO, G. A. V.; CUTOLO, L. R. A.; CAETANO, J. C.;SILVA, Y. F. E.. Seleção para o Mestrado Profissionalizante em Saúde. 2003. Universidade do Vale do Itajaí.

SILVA, A. L.;ELSEN, I.; PADILHA, M. I. C. S.; ERDMANN, A. L.; SILVA, D. M. G. V.; CIANCIARULLO, T. I.; RAMOS, F. R. S.. Comissão de Seleção do Curso de Doutorado em Enfermagem. 2000. Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Idelma Pontel

Um processo dialógico de ensino-aprendizagem com meninas, visando o fortalecimento da comunicação; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho) - Fundação Universidade do Vale do Itajaí,; Orientador: Ingrid Elsen;

Márcia Dalago

Forças de famílias convivendo com um de seus membros com hipertensão arterial; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho) - Fundação Universidade do Vale do Itajaí,; Orientador: Ingrid Elsen;

Gilberto Marcelo Zonta

Promoção da saúde: discursos e práticas do Conselho Municipal de Saúde de Itajaí/SC; 2007; Dissertação (Mestrado em Profissionalizante em Saúde) - Universidade do Vale do Itajaí,; Coorientador: Ingrid Elsen;

Vera Aparecida Córdova Correa

Cenários e práticas do psicólogo nos centros de atenção psicossocial em Santa Catarina; 2007; Dissertação (Mestrado em Profissionalizante em Saúde) - Universidade do Vale do Itajaí,; Orientador: Ingrid Elsen;

Alessandra Frizzo da Silva

Famílias com portadores de necessidades especiais: identificando a resiliência em suas trajetórias; 2006; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho) - Fundação Universidade do Vale do Itajaí,; Orientador: Ingrid Elsen;

Adriana Nunes Nogueira

Famílias convivendo com um portador de acidente vascular cerebral: uma proposta de cuidado baseado em Imogene King; 2006; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho) - Fundação Universidade do Vale do Itajaí,; Orientador: Ingrid Elsen;

Zulmira Pezzini Paes

O ser mulher e sua família vivenciando o câncer de mama: subsídios para a atenção integral à saúde; 2005; Dissertação (Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho) - Universidade do Vale do Itajaí,; Orientador: Ingrid Elsen;

KAREN SUYAN CLEZAN FANTINI

A família em expansão: um espaço para a promoção da saúde bucal; 2005; Dissertação (Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho) - Universidade do Vale do Itajaí,; Orientador: Ingrid Elsen;

Ana Paula Balbueno Karkotli

CIDADANIA: (Re) pensando um programa de atendimento à família em fase de aquisição; 2005; Dissertação (Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho) - Universidade do Vale do Itajaí,; Orientador: Ingrid Elsen;

Ana Cristina Oliveira da Silva Hoffmann

Adolescer em família: uma perspectiva para atuação da enfermagem; 2005; Dissertação (Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho) - Universidade do Vale do Itajaí,; Orientador: Ingrid Elsen;

Silvia Luci de Almeida Dias

Famílias em situação de inclusão/exclusão social na comunidade: um instrumento em construção; 2005; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho) - Fundação Universidade do Vale do Itajaí,; Orientador: Ingrid Elsen;

Terezinha Albina Bordin

O cuidado que influencia o ser em desenvolvimento: a enfermeira, a criança e a família na sala de vacinas; ; 2000; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ingrid Elsen;

Irany Achiles Denti

Programa de saúde da família: da proposta à execução, um desafio para a reestruturação do serviço de saúde; ; 2000; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ingrid Elsen;

GENAIR LOURDES BOGONI DE DAVID

Interagindo com famílias que convivem com AIDS: uma abordagem de enfermagem sob a visão de Imogene King; 2000; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ingrid Elsen;

MARISTELA STAMM

A enfermeira cuidando de famílias em situação de alcoolismo com uma abordagem transpessoal; 2000; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ingrid Elsen;

Ana Maria Cisotto Weihermann

Processo de cuidar em grupo a luz de um referencial cultural: a exposição de uma enfermeira com mulheres que tiveram câncer de mama; ; 2000; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ingrid Elsen;

LUIZITA HENCKMAIER

O cuidado Transcultural à familia no hospital: o cotidiano de uma enfermeira; 1999; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ingrid Elsen;

Odaléa Maria Brüggemann dos Santos

A enfermagem como diálogo vivo: uma proposta humanística no cuidado à mulher e família durante o processo do nascimento; 1998; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ingrid Elsen;

VALQUIRIA L

M; BIELEMAN; O Ser Com Cancer: Uma Experiencia Em Familia; ; 1997; Dissertação - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ingrid Elsen;

Dalva Irany Grüdtner

Processo Educativo Participativo Com Enfoque Na Ajuda A Familia: Uma Experiencia Na Disciplina de Enfermagem Cirurgica; ; 1997; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ingrid Elsen;

José Cláudio Diniz

Enfermagem: Uma Proposta Para Atuar Com Familias de Individuos Alcoolistas Baseada No Metodo de Paulo Freire; ; 1997; Dissertação - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ingrid Elsen;

Mara Regina Santos da Silva

Familia e Alcoolismo: Em Busca do Conhecimento; 1996; Dissertação - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ingrid Elsen;

Helena Luiza Cereser

A Vivencia Familiar da Mulher Com Hipertensao Arterial; 1996; Dissertação - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ingrid Elsen;

CARMEM LILIAN BRUM MARQUES

Assistencia de Enfermagem do Cliente e Sua Familia Num Servico de Emergencia, Com Base Na Teoria de Passe; 1995; Dissertação - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ingrid Elsen;

TELMA CARRARO

Resgatando Florence Nighthingale: A Trajetoria da Enfermagem Junto Ao Ser Humano e Sua Familia Na Situacao Cirurgica; 1994; Dissertação - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ingrid Elsen;

GRACE MARCON D'AL SASSO

A Crise Como Uma Oportunidade de Crescimento Para A Familia Que Enfrenta Uma Doenca Aguda: Um Desafio Para A Enfermagem; 1994; Dissertação - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ingrid Elsen;

M

MONTICELLI; O Nascimento Como Um Rito de Passagem: Uma Abordagem Cultural Para O Cuidado A Saude das Mulheres e Recem Nascidos; 1994; Dissertação - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ingrid Elsen;

Claudia M

M; PENNA; Repensando O Pensar: Uma Analise de Um Marco Conceitual; 1992; Dissertação - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ingrid Elsen;

MARIA FATIMA RODRIGUES

Buscando Um Marco Conceitual e Uma Metodologia Baseados Em King-Relatode Experiencias Com Adultos Diabeticos; 1992; Dissertação - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ingrid Elsen;

ROSANE NITSCHKE

Nascer Em Familia: Uma Proposta de Assistencia de Enfermagem Para A Interacao Familial Saudavel; ; 1991; Dissertação - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ingrid Elsen;

Ivete Maria Ribeiro

A Enfermagem Assistindo A Familia da Crianca Maltratada; 1990; Dissertação - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ingrid Elsen;

Sonia Silva Marcon

Vivenciando A Gravidez; 1989; Dissertação - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ingrid Elsen;

MARIA DO HORTO FONTOURA CARTANO

Rede Social de Familias; 1988; Dissertação - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ingrid Elsen;

Maria da Glória Santana

A Trajetoria de Um Pesquisador Em Sexualidade Humana No Ambiente Hospitalar; 1988; Dissertação - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ingrid Elsen;

MARLENE SEGOVIA HERRERA

Fatores de Risco Numa Empresa Eletricitaria: Uma Perspectiva Cultural; 1988; Dissertação - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ingrid Elsen;

Maria Celsa Franco

O Papel do Acompanhante No Contexto Hospitalar; 1988; Dissertação - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ingrid Elsen;

Maria Angélica Pagliarini Waidman

O cuidado a famílias de pacientes com transtorno mental no paradigma da desinstitucionalização; 2005; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ingrid Elsen;

Marisa Monticelli

Aproximações culturais entre trabalhadoras de Enfermagem e famílias no contexto hospitalar; 2003; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ingrid Elsen;

Mara Regina dos Santos Silva

A Construção de um trajetória resiliente durante as primeiras etapas do desenvolvimento da criança: o papel da sensibilidade materna e do suporte social; 2003; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ingrid Elsen;

Josefa Aida Delgado

Aproximação à compreensão ontológica da família embasada no pensamento de Heidegger; 2003; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ingrid Elsen;

Eda Schwartz

O viver, o adoecer e o cuidar das famílias de uma comunidade rural do extremo sul do Brasil: uma perspectiva ecológica; 2003; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ingrid Elsen;

Coleta Rinaldi Althoff

Convivendo em família: contribuição para a construção de uma teoria substantiva sobre ambiente familiar; 2001; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ingrid Elsen;

Astrid Eggert Boehs

Os movimentos de aproximação e distanciamento entre os sistemas de cuidado familiar e profissional; 2001; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ingrid Elsen;

NAIR REGINA R

RIBEIRO; Vivenciando o risco de vida do filho: familias na unidade de tratamento intensivo pediátrico; 1999; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ingrid Elsen;

Sonia Silva Marcon

Criar os filhos: representação de famílias em três gerações; 1998; 0 f; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ingrid Elsen;

Maria de Lourdes Centa

Do natural ao artificial: a trajetória do casal infértil em busca do filho desejado; 1998; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ingrid Elsen;

MARIA DA GRACA CORSO MOTTA

O Ser Doente No Triplice Mundo da Crianca,, Familia e Hospital: Uma Descricao Fenomenologica das Mudancas Existenciais; ; 1997; Tese - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ingrid Elsen;

ZULEICA MARIA PATRICIO

A Dimensao Felicidade - Prazer No Processo de Viver e Saudavel Individual e Coletivo: Uma Questao Bioetica Numa Abordagem Holistica; 1995; Tese - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Ingrid Elsen;

Danielle Boing Bernardes Silva

Violência Doméstica contra criança e adolescente: o conhecimento produzido no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia para atendimento a criança e o adolesc) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ingrid Elsen;

Viviane Cristina Alves

Enfermeira e famílias com adolescentes: uma abordagem interacionista; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem no cuidado à família) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ingrid Elsen;

Samuel T

Menezes; Famílias vivenciando o processo de adoecer de um filho e sua hospitalização: possibilidades do uso do interacionismo simbólico em pediatria; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem na Saúde da Família) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ingrid Elsen;

Lenice Inês |Koltermann e Luciana Marconcini

A família como unidade de cuidados: construindo caminhos com o agente comunitário de saúde; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem na Saúde da Família) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ingrid Elsen;

Ana Izabel Jatobá de Souza

Cuidando de famílias em uma unidade de internação oncohematológica pediátrica a partir do referencial de Jean Watson; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem na Saúde da Família) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Ingrid Elsen;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Lucia Hisako Takase Gonçalves

Ações Desempenhadas Pelas Mães Durante Visitas A Seus Filhos Hospitalizados; 1979; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Lucia Hisako Takase Gonçalves;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ELSEN, I. ; JATOBÁ, A. I. ; PROSPERO, E. ; Barcellos, Wanda Beatriz Elsen . O cuidado profissional às famílias que vivenciam a doença crônica em seu cotidiano. Ciência, Cuidado & Saúde , v. 8, p. 13-24, 2009.

  • ELSEN, I. ; Silva, A. G ; PROSPERO, E. ; Silva, M.E.R ; Costa, M.P . Ensinando e Aprendendo Saúde e Cidadania: Um relato de experiência de extensão universitária do Projeto Univali-Mulher. Contrapontos (UNIVALI) , v. 8, p. 103-112, 2008.

  • ELSEN, I. ; Silva, A. G ; PROSPERO, E. ; Silva, M.E.R . Ensinando e aprendendo saúde e cidadania: um relato de experiência de extensão universitária do projeto Univali Mulher. Contrapontos (UNIVALI) (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-7114 Contrapontos (Online)) , v. 8, p. 7, 2008.

  • JATOBÁ, A. I. ; ALTHOFF, C. R. ; RIBEIRO, Edilza M. ; ELSEN, I. . Construindo movimento para fortalecimento das famílias. Família, Saúde e Desenvolvimento (UFPR) , v. 8, p. 268-272, 2006.

  • Waidman ; ELSEN, I. . Os caminhos para cuidar da família no paradigma da desinstitucionalização: da utopia a realidade. Ciência, Cuidado e Saúde , v. 5, p. 107-112, 2006.

  • Waidman ; ELSEN, I. ; MARCON, S. S. . Possibilidades e limites da teoria de Joyce Travelbbe para a construção de uma metodologia de cuidado à família. Revista Eletrônica de Enfermagem , v. 8, p. 282-291, 2006.

  • MARCON, S. S. ; ELSEN, I. . Os caminhos, ao criarem seus filhos, as famílias apontam para uma enfermagem familial. Ciência, Cuidado e Saúde , v. 5, p. 11-18, 2006.

  • MONTICELLI, M. ; ELSEN, I. . A cultura como obstáculo: percepções da enfermagem no cuidado às famílias em alojamento conjunto. Texto & Contexto. Enfermagem , v. 15, p. 26-34, 2006.

  • PROSPERO, E. ; MACHADO, H. ; STUKER, H. ; ELSEN, I. ; ANGELO, M. V. ; SILVA, Y. F. E. . Riscos potencias de saúde: análise de exclusão e inclusão social das famílias de Itajaí-SC. REVISTA TEXTO & CONTEXTO - ENFERMAGEM, Florianópolis, v. 14, n.(esp.), p. 47-53, 2005.

  • MONTICELLI, M. ; ELSEN, I. . Quando o tempo narrativo ultrapassa o tempo da clínica: um modo de cuidar em enfermagem no período pós-natal. Texto & Contexto. Enfermagem , Florianópolis, v. 14, p. 167-176, 2005.

  • ELSEN, I. ; Waidman . O cuidado interdisciplinar à família do portador de transtorno mental no paradigma da desinstitucionalização. Texto & Contexto. Enfermagem , Florianópolis, v. 14, p. 341-349, 2005.

  • TARNOWSKI, K. S. ; PROSPERO, E. ; ELSEN, I. . A participação paterna no processo de humanização do nascimento:uma questão a ser repensada. Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 14, n.(esp.), p. 103-108, 2005.

  • SILVA, ; NITSCHKE, R. ; JATOBÁ, A. I. ; ELSEN, I. ; ALTHOFF, C. R. . Muerte e el morer en el cotidiano infantil. Revista Panamericana de Enfermería , v. 3, p. 164-170, 2005.

  • ELSEN, I. ; Waidman ; MOREIRA, S. K. . Fatores que interferem na desinstitucionalização e reinserção do portador de transtorno mental na família. Arquivos da APADEC, Maringá, v. 08, p. 56-61, 2004.

  • ELSEN, I. ; Waidman . Família e necessidades: revendo estudos. Acta Scientiarum/Health Sciences, Maringá, v. 26, p. 147-157, 2004.

  • MONTICELLI, M. ; ELSEN, I. . El hospital como una "realidad clínica": una comprensión a partir del encuentro entre trabajadoras de Enfernería y famílias de un servicio de alojamiento conjunto. Horizonte de Enfermería , Chile, v. 15, p. 37-52, 2004.

  • ELSEN, I. . Entrevista. RECENF. Revista Técnico-Científica de Enfermagem , Curitiba, v. 1, n.1, p. 8-11, 2003.

  • ELSEN, I. ; ALTHOFF, C. R. ; FIGUEROA, A. A. . Dilemas éticos enfrentados por los enfermeros en la atención a la familia en la región sur de Brasil. Cuadernos de Bioética , Associac Espanhola de Bioética, n.Suplemento, p. 01-11p., 2003.

  • ELSEN, I. ; MONTICELLI, M. . Nas trilhas da etnografia: reflexões em relação ao saber em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 56, n.2, p. 193-197, 2003.

  • GRUDTNER, D. I. ; CIANCIARULLO, T. I. ; ELSEN, I. . A Enfermagem e o Amor. RECENF. Revista Técnico-Científica de Enfermagem , Curitiba, v. 1, n.5, p. 376-384, 2003.

  • ELSEN, I. . A família como objeto de estudo. Ciência, Cuidado e Saúde , Maringá, v. 2, p. 13-15, 2003.

  • SILVA, M. R. S. ; ELSEN, I. ; LACHARITE, C. . Resiliência: concepções, fatores associados e problemas relativos à construção de conhecimento na área. Paideia (Ribeirao Preto) , Ribeirão Preto, v. 13, n.2, p. 150-169, 2003.

  • ELSEN, I. ; Waidman . Convivendo com uma pessoa portadora de transtorno mental: revendo alguns estudos. Ciência, Cuidado e Saúde , Maringá, v. 02, p. 151-153, 2003.

  • ELSEN, I. ; SCHWARTZ, E. . Observação participante: uma metodologia para conhecer o viver, o adoecer e o cuidar das famílias rurais. Revista Família, Saúde e Desenvolvimento, Curitiba, v. 05, p. 19-27, 2003.

  • MARCON, S. S. ; ELSEN, I. . Percepção de mulheres sobre os tempos de uma gravidez. Ciência, Cuidado e Saúde , Maringá, v. 1, n.1, p. 7-13, 2002.

  • MARCON, S. S. ; ELSEN, I. . Um estudo trigeracional sobre a experiência de famílias ao criarem seus filhos.. Ciência, Cuidado e Saúde , Maringá, v. 1, n.1, p. 111-115, 2002.

  • ELSEN, I. ; MARCON, S. S. . Pesquisa com famílias:opção teorico-metodológica em um estudo sobre a criação dos filhos. Revista Família, Saúde e Desenvolvimento, Ciritiba, v. 04, p. 143-153, 2002.

  • GUTIERREZ, M. G. ; VIEIRA, T. T. ; ALMEIDA, M. C. P. ; ELSEN, I. ; STEFANELLI, M. C. . Acompanhamento e avaliação da pós-graduação no Brasil. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 5, n.2, p. 161-172, 2001.

  • ELSEN, I. ; ALTHOFF, C. R. ; MANFRINI, G. C. . Saúde da família: desafios teóricos.. Família, Saúde e Desenvolvimento (UFPR) , UFPR: Curitiba, v. 3, n.2, p. 83-163, 2001.

  • ELSEN, I. . Editorial - A família e seu campo de estudo.. Familia, saúde e desenvolvidmento, Curitiba, v. 2, n.2, p. 5-5, 2000.

  • ELSEN, I. ; BOGONI de DAVID, Genair Lourdes . Ética nas relações entre a enfermagem e família com AIDS. Texto e Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 9, n.2, p. 590-599, 2000.

  • ELSEN, I. ; ALTHOFF, C. R. ; SILVA, C. . Descubriendo caminos para la enfermeria a la familia: la historia de un grupo de investigación.. Desafios, Rosário, dez., v. 1, n.N.º espec., p. 65-71, 2000.

  • ELSEN, I. ; NITSCHKE, R. . Saúde da família na pós-graduação: um compromisso ético interdisciplinar na pós-modernidade. RBEn, Brasília, v. 53, n.N.º espec., p. 35-38, 2000.

  • ELSEN, I. ; MARCON, S. S. . Criar os filhos: experiência de família de três gerações.. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 53, n.N.º espec, p. 155-158, 2000.

  • ELSEN, I. ; MARCON, S. S. . Estudo qualitativo utilizando observação participante - análise de uma experiência.. Acta Scientiarum, v. 2, n.22, p. 637-647, 2000.

  • ELSEN, I. ; CENTA, M. L. . Reflexões sobre a evolução histórica da família. Família Saúde e Desenvolvimento, Curitiba, v. 1, n.1/2, p. 15-19, 1999.

  • ELSEN, I. ; MARCON, S. S. . A enfermagem com um novo olhar: a necessidade de enxergar a família. Família Saúde e Desenvolvimento, Curitiba, v. 1, n.1/2, p. 21-26, 1999.

  • ELSEN, I. ; MARCON, S. S. . Estudo intergeracional da violência no cotidiano familiar. Revista Texto e Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 8, n.2, p. 468-474, 1999.

  • ELSEN, I. ; GRÜDTNER, D. I. . Editorial. Revista Texto e Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 8, n.2, p. 23-24, 1999.

  • ELSEN, I. . Discurso de boas-vindas. Revista Texto e Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 8, n.2, p. 25-28, 1999.

  • ELSEN, I. ; ALTHOFF, C. R. ; LAURINDO, A. C. . Família: o foco de cuidado na enfermagem. Revista Texto e Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 7, n.2, p. 320-327, 1999.

  • ELSEN, I. ; CARDOSO, Daniela E. ; RIBEIRO, Edilza M. ; FARIAS, Luciana A. M. ; Barcellos, Wanda Beatriz Elsen ; ROSA, Maria Catarina da ; VERAN, Patrícia G. ; SILVA, Roberta Porto da ; GAIO, Teresa C. . Violência doméstica contra criança e o adolescente: levantamento de casos ocorridos em uma instituição de Florianópolis. Cadernos de Ciências da Saúde, Maringá - Paraná, v. 1, n.Especial, p. 33-41, 1999.

  • ELSEN, I. . Editorial. INTERACAO - BOLETIM INFORMATIVO DE FAMILIA, v. 1, n.1, p. 1-12, 1998.

  • ELSEN, I. ; ROSA, M. C. ; ARAUJO, M. A. ; CARDOSO, D. E. . Fazendo Pesquisa Interdisciplinar Com Familias Idosas Em Comunidade Rural: Algumas Reflexões. REVISTA TEXTO & CONTEXTO - ENFERMAGEM, v. 6, n.2, p. 261-267, 1997.

  • ELSEN, I. ; ROSA, M. C. ; ARAUJO, M. A. ; CARDOSO, D. E. . A Familia Idosa Em Sao Pedro de Alcantara: Algumas Imagens.. REVISTA TEXTO & CONTEXTO, v. 6, n.2, p. 409-409, 1997.

  • ELSEN, I. ; ROSA, M. C. ; ARAUJO, M. A. ; CARDOSO, D. E. . Familia Idosa Numa Area Rural de Santa Catarina. REVISTA TEXTO & CONTEXTO - ENFERMAGEM, v. 6, n.2, p. 359-368, 1997.

  • ELSEN, I. . Enfermagem Na Ufsc: 25 Anos de Memoria. REVISTA TEXTO & CONTEXTO - ENFERMAGEM, v. 4, n.ESPECIAL, p. 11-13, 1995.

  • ELSEN, I. . El Processo de Viver Em Grupo - Gapefam. REVISTA HORIZONTE DE ENFERMERIA, v. 6, n.2, p. 33-35, 1995.

  • ELSEN, I. . Pos Graduacao, Pesquisa e Etica: Um Tema Acima de Qualquer Questionamento. REVISTA TEXTO & CONTEXTO - ENFERMAGEM, v. 3, n.1, p. 7-19, 1994.

  • ELSEN, I. . Pesquisa Em Enfermagem. TEXTO & CONTEXTO ENFERMAGEM, v. 1, n.3, p. 7-8, 1994.

  • ALTHOFF, C. R. ; ELSEN, I. ; MARQUES, C.L.B. . Modelos Assistenciais Nas Unidades de Internacao Pediatrica dos Hospitais de Santa Catarina. TEXTO & CONTEXTO ENFERMAGEM, v. 02, n.01, p. 33-52, 1993.

  • ZULEICA, M. E. I. P. ; ELSEN, I. ; CLAUDIA, M. M. N. R. P. . Cidadania: Um Novo Conceito Para A Pratica de Enfermagem à Familia?. TEXTO & CONTEXTO ENFERMAGEM, v. 1, n.1, p. 106-109, 1992.

  • ELSEN, I. . Editorial. TEXTO & CONTEXTO ENFERMAGEM, Florianópolis, v. 1, n.1, p. 2-3, 1992.

  • ELSEN, I. . Familia Saudavel: Uma Reflexao Sobre Conceito e Sua Aplicabilidade Na Assistencia. REVISTA TEXTO & CONTEXTO - ENFERMAGEM, Florianópolis, v. 1, n.2, p. 152-166, 1992.

  • ELSEN, I. . Buscando Uma Compreensao do Conceito Crianca Saudavel. REVISTA TEXTO & CONTEXTO - ENFERMAGEM, v. 1, n.2, p. 20-35, 1992.

  • BOEHS, A. ; MONTICELLI, M. ; ELSEN, I. . Mulheres Falando Sobre Suas Crenças e Praticas No Cuidado do Coto Umbilical do Recem-Nascido. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM, v. 44, n.1, p. 36-42, 1991.

  • PATRICIO, Z. ; BOREHSTEIN, M. ; ELSEN, I. . Compreendendo Questoes de Saude e Doenca de Adolescentes de Familia Acoriana-Sexualidade e Reproducao. REVISTA GAUCHA DE ENFERMAGEM - PORTO ALEGRE, Porto Alegre, v. 12, n.08, p. 8-11, 1991.

  • ELSEN, I. . Linha de Pesquisa Em Cursos de Pos-Graduacao Em Enfermagem. Exigencias Em Sua Implantacao. REVISTA DO CENTRO DE CIENCIAS DA SAUDE - UFSC, Florianópolis, v. 9, n.1, p. 70-80, 1990.

  • ELSEN, I. ; DIAS, R. . Aplicacao de Recursos de Inteligencia Artificial Na Assistencia de Enfermagem A Familia. REVISTA CCS - FLORIANOPOLIS - SC, Florianópolis, v. 1/2, n.6/7, p. 0-0, 1990.

  • ELSEN, I. ; GONCALVES, I. H. T. ; SANTOS, L. C. . Significado do Envelhecimento e Saude Para Idoso Em Seu Contexto Familiar e Socio-Cultural. REVISTA DE CIENCIA DA SAUDE, Florianópolis, v. 7/8, p. 71-85, 1988.

  • BOEHS, A. ; MONTICELLI, M. ; ELSEN, I. . Percepcao das Mães Sobre Os Cuidados Com A Criança No Primeiro Mes de Vida. Revista Ciências da Saúde (Campinas) , Florianópolis, v. 7/8, p. 151-161, 1988.

  • CAMARGO, A. P. S. ; ERDMAN, A. L. ; FERREIRA, S. ; GONCALVES, L. H. T. ; ELSEN, I. . A Situacao da Producao Cientifica de Enfermagem Em Santa Catarina. REVISTA GAUCHA DE ENFERMAGEM, Porto Alegre, v. 7, n.2, p. 180-198, 1986.

  • ELSEN, I. ; MEDEIROS, M. M. B. . Organizacao do Servico de Enfermagem de Saude Publica No Estado de Santa Catarina. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM, v. 04, n.OUT/DEZ, p. 480-496, 1974.

  • NEVES, E. P. ; ELSEN, I. . O Papel do Enfermeiro Nos Servicos de Saude Em Santa Catarina. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM, v. 5, n.JUL/SET, p. 121-140, 1971.

  • ELSEN, I. (Org.) ; ALTHOFF, C. R. (Org.) ; NITSCHKE, R. (Org.) . Pesquisando a família: olhares contemporâneos. Florianópolis: Papa-Livro, 2004. 168p .

  • ELSEN, I. (Org.) ; MARCON, S. S. (Org.) ; SILVA, M. R. S. (Org.) . O viver em família e sua interface com a saúde e a doença. 2ª. ed. Maringá: Eduem - Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2004. 398p .

  • ELSEN, I. (Org.) ; MARCON, S. S. (Org.) ; SILVA, M. R. S. (Org.) . O viver em família e sua interface com a saúde e a doença. 1. ed. Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2002. v. 1. 460p .

  • BUB, L. I. (Org.) ; ELSEN, I. (Org.) ; PENNA, C. M. M. (Org.) ; ALTHOFF, C. R. (Org.) ; PATRICIO, Z. M. (Org.) . Marcos Para A Prática de Enfermagem Com Famílias. FLORIANOPOLIS: UFSC, 1994.

  • ELSEN, I. ; Bellaguarda, Maria Ligia dos Reis ; BUB, L. I. . A Associação Brasileira de Enfermagem - seção de Santa Catarina e a criação do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina. In: Anita Terezinha Zago et al. (Org.). Contribuições da ABEn-SC para a Enfermagem Catarinense. 1ed.Florianópolis: ABEn, 2010, v. 1, p. 47-56.

  • ELSEN, I. ; SOUZA, A. I. J. ; RIBEIRO, Edilza M. ; NITSCHKE, R. . Cuidado Profissional de Enfermagem em Saúde da Família: contribuições para a promoção da saúde. In: Carmen Elizabethe Kalinowski. (Org.). PROENF: Programa de atualização em Enfermagem saúde do Adulto. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2008, v. c.3 m., p. 9-34.

  • ELSEN, I. ; GRÜDTNER, D. I. ; RODRIGUES, P. ; MACHADO, A. S. . Graduação em enfermagem de santa catarina enfoca a criança e o adolescente vítimas de violência doméstica. In: Anna Maria Hecker Luz; Joel Rolim Mancia; Maria da Graça Corso Motta. (Org.). As amarras da violência: família, as instituições e a enfermagem. Brasilia: Associação Brasileira de Enfermagem, 2004, v. , p. 65-76.

  • ELSEN, I. . A violência bate à porta. In: Anna Maria Hecker Luz; Joel Rolim Mancia; Maria da Graça Corso da Motta. (Org.). As amarras da violência: a família, as instituições e a enfermagem. Brasília: Associação Brasileira de Enfermagem, 2004, v. , p. 171-175.

  • ELSEN, I. ; ALTHOFF, C. R. . Família e pesquisa: os contornos de um universo a explorar. In: Coleta Rinaldi Althoff; Ingrid Elsen; Rosane Gonçalves Nitschke. (Org.). Pesquisando a família: olhares contemporâneos. Florianópolis: Papa-Livro, 2004, v. , p. 19-28.

  • ELSEN, I. ; Santos . Rede Sul de Pesquisa em Família e Saúde. In: Coleta Rinaldi Althoff; Ingrid Elsen; Rosane Gonçalves Nitschke. (Org.). Pesquisando a família: olhares contemporâneos. Florianópolis: Papa-Livro, 2004, v. , p. 159-168.

  • ELSEN, I. . Cuidado Familial: uma proposta inicial de sistematização conceitual. In: Ingrid Elsen; Sônia Silva Marcon; Mara Regina Santos da Silva. (Org.). O viver em família e sua interface com a saúde e a doença. 1ed.Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2002, v. 1, p. 11-24.

  • INGRID, E. ; ELSEN, I. . Desafios da Enfermagem No Cuidado A Familia. In: Ingrid Elsen. (Org.). MARCOS PARA A PRATICA DE ENFERMAGEM COM FAMILIAS. FLORIANOPOLIS: UFSC, 1994, v. , p. 01-77.

  • ELSEN, I. . A Trajetoria de Um Grupo Voltado A Saude da Familias. In: Lidia Bub. (Org.). MARCOS PARA A PRATICA DE ENFERMAGEM COM FAMILIAS. FLORIANOPOLIS: UFSC, 1994, v. , p. 19-60.

  • B, C. L. ; ELSEN, I. . Aplicação de Uma Teoria A Prática de Enfermagem - Um Relato de Experiência. In: Ingrid Elsen. (Org.). MARCOS PARA A PRATICA DE ENFERMAGEM COM FAMILIAS. FLORIANOPOLIS: UFSC, 1994, v. , p. 161-178.

  • ELSEN, I. . Assistência A Criança Hospitalizada: Tipos de Abordagens e Suas Implicações Para Enfermagem. In: Edilza Schimdt. (Org.). A ENFERMAGEM EM PEDIATRIA E PUERICULTURA. RIO DE JANEIRO: ATHENEU, 1989, v. , p. 169-180.

  • ELSEN, I. . Pesquisas co-participativas em enfermagem e suas implicações para o estudo com famílias. In: SEMINÁRIO ENFERMAGEM À FAMÍLIA: A PRODUÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E ARTÍSTICA XI ENCONTRO DA REDE SUL DE PESQUISA FAMÍLIA E SAÚDE LEIFAMS, 2007. Ciência, Cuidade e Saúde. Maringá. v. 6. p. 73-77.

  • JATOBÁ, A. I. ; ALTHOFF, C. R. ; RIBEIRO, Edilza M. ; ELSEN, I. . Empoderamento: um caminho para o fortalecimento de famílias. In: 3. Seminário Internacional de Filosofia e Saúde, 2006, Florianópolis. Anais do 3. Seminário Internacional de Filosofia e Saúde. Florianópolis: PEN/UFSC, 2006. v. 1. p. 1-10.

  • ELSEN, I. ; Waidman . Desinstitucionalização e reinserção social do portador de transtorno mental na família. In: Simpósio Internacional Família em Situação de Risco, 2004, Rio Grande - RS. Revista Ciência, Cuidado e Saúde, 2004. v. 03. p. 65-65.

  • ELSEN, I. ; Waidman . Fatores que interferem na desinstitucionalização e reinserção social do portador de transtorno mental. In: V Simpósio APADEC, 2004, Maringá. Revista Arquivos da APADEC, 2004. v. 08. p. 76-76.

  • ELSEN, I. ; JATOBÁ, A. I. ; MACHADO, A. S. . A família como foco do ensino no departamento de enfermagem da UFSC: um estudo de caso. In: 12 ENFSUL, 2003, Brasília. A enfermagem construindo sua agenda: entrelaçando a assistência, o ensino e a pesquisa.. Brasília: Associação Brasileira de Enfermagem, 2003. p. 07-106.

  • ELSEN, I. . Oficina Sobre Cidadania: Uma Experiencia Interdiciplinar de Educacao Popular Em Saude. In: I JORNADA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM GERIATRICA E GERONTOLOGICA, 1996. FPOLIS - SC. p. 0-0.

  • ELSEN, I. . Metas de Excelencia Para A Pos-Graduacao Em Enfermagem: Questoes Operacionais. In: III SEMANA DA PESQUISA, 1996. FPOLIS - SC. p. 0-0.

  • ELSEN, I. . A Familia Idosa Em Sao Pedro de Alcantara: Algumas Imagens. In: III SEMANA DA PESQUISA, 1996. FPOLIS - SC. p. 0-0.

  • ELSEN, I. . Fazendo Pesquisa Interdisciplinar Com Familias Idosas Em Comunidade Rural: Algumas Reflexoes. In: III SEMANA DA PESQUISA, 1996. FPOLIS - SC. p. 0-0.

  • ELSEN, I. . Reavaliacao do Marco Teorico do Gapefam. In: SEMINARIO VIAGEIRO, 1995. CHILE - BRASIL. p. 0-0.

  • ELSEN, I. . Prontuario Familia: Validando Um Instrumento. In: V SEMINARIO CATARINENSE DE INICIACAO CIENTIFICA, 1995. FPOLIS - SC. p. 0-0.

  • ELSEN, I. . Calendario Educativo: Orientacao As Familias Sobre Praticas de Saude. In: V SEMINARIO CATARINENSE DE INICIACAO CIENTIFICA, 1995. FPOLIS - SC. p. 0-0.

  • ELSEN, I. . O Cuidado Na Perspectiva da Associacao Brasuleira de Enfermagem - Secao Santa Catarina. In: 46 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 1995. PORTO ALEGRE - RS. p. 0-0.

  • ELSEN, I. . Os Caminhos da Pesquisa de Enfermagem Em Santa Catarina.. In: XXI Jornada Catarinense de Enfermagem, 1995, Florianópolis. Anais da XXI Jornada Catarinense de Enfermagem. FPOLIS - SC, 1995. p. 82-88.

  • ELSEN, I. . Compartilhando Com Familias Informacoes de Saude No Centro de Saude. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 1994. PORTO ALEGRE - RS. p. 0-0.

  • ELSEN, I. . Trabalhando Com A Crianca Questoes Relacionadas Ao Seu Processo de Viver Na Comunidade da Creche. In: ANAIS DO IV SEMINARIO CATARINENSE DE INICIACAO CIENTIFICA, 1994. UFSC - FLORIANOPOLIS - SC. p. 0-0.

  • ELSEN, I. . Trabalhando Questoes de Saude e Cidadania Com Adolecentes Na Escola. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 1994. PORTO ALEGRE - RS. p. 0-0.

  • ELSEN, I. . Trabalhando Com Familia/Comunidade Questoes de Cidadania e Saude.. In: LIVRO PROGRAMA DO CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 1994. RECIFE - PE. p. 0-0.

  • ELSEN, I. . Pesquisa Em Enfermagem: Como Anda Este Processo Na Regiao Sul. In: VII SENPE, 1994, Fortaleza - CE. Anais do VII SENPE, 1994. p. 67-77.

  • ELSEN, I. . Estrategia Para Qualificacao Em Nivel de Pos-Graduacao Em Pesquisa Em Enfermagem. In: I SEMANA DA PESQUISA - UFSC, 1994. UFSC - FLORIANOPOLIS/SC. p. 0-0.

  • ELSEN, I. . Mural: Uma Experiencia de Educacao Continuada. In: VIII ENCONTRO DE ENFERMAGEM PEDIATRICA, 1993. USFC - FPOLIS - SC. p. 0-0.

  • ELSEN, I. . A Pesquisa Como Atividade Inerente do Processo de Trabalho do Enfermeiro. In: Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 1992. Anais do Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem. SAO PAULO - SP. p. 0-0.

  • ELSEN, I. ; JATOBÁ, A. I. ; Anders, J. C. ; Wayhs, R.I. ; RADÜNZ, V. . FAMÍLIAS DE CRIANÇAS EADOLESCENTES EM TRATAMENTO. In: Simpósio Internacional de Estratégias de Cuidado de Indivíduos à Indivíduos, Grupos e Famílias e as Doenças Crônicas. 12o. Encontro do LEIFAMS, 2008, Pelotas. Ciência, Cuidado e Saúde. Maringa, 2008. v. 7.

  • ELSEN, I. ; Barcellos, Wanda Beatriz Elsen ; ROSA, M. C. . O abrigo como espaço de empoderamento e cidadania para crianças , adolescentes, famílias e técnicos. In: SEMINÁRIO ENFERMAGEM À FAMÍLIA: A PRODUÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E ARTÍSTICA XI ENCONTRO DA REDE SUL DE PESQUISA FAMÍLIA E SAÚDE LEIFAMS, 2007, Florianópolis. Ciência, Cuidado e Saúde. Maringá, 2007. v. 6. p. 316-319.

  • PAES, Z. P. ; ELSEN, I. . A FAMÍLIA DA MULHER COM CÂNCER DE MAMA: CUIDANDO E SENDO. In: SEMINÁRIO ENFERMAGEM À FAMÍLIA: A PRODUÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E ARTÍSTICA XI ENCONTRO DA REDE SUL DE PESQUISA FAMÍLIA E SAÚDE LEIFAMS, 2007, Florianópolis. Ciência, Cuidado e Saúde. Maringá, 2007. v. 6. p. 323-325.

  • JATOBÁ, A. I. ; ELSEN, I. ; ROSA, K. T. . Projeto ARTEMIS: Empoderando mulheres através da promoção do potencial criativo. In: Seminário Nacional de Promoção da Saúde, Encontro de Pesquisa e 10 Encontro da Rede Sul de Pesquisa em Família e Saúde, 2006, Itajai. Anais do Seminário Nacional de Promoção da Saúde, Encontro de Pesquisa e 10 Encontro da Rede Sul de Pesquisa em Família e Saúde. iTAJAI: UNIVALI, 2006. v. 1. p. 10-18.

  • MARCON, S. S. ; ELSEN, I. . Valores e crenças das famílias brasileiras permeando as mudanças na criação dos filhos ao longo de três gerações.. In: II Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud, 2005, Madrid. LIBRO DE PONENCIAS - II Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud. Madrid: Instituto de Salud Carlos III, 2005. v. 1. p. 122-124.

  • ELSEN, I. ; Waidman . Comunicação: a análise de alguns estudos com famílias de portadores de transtornos mentais. In: 9 SIBRACEn - Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem, 2004, Ribeirão Preto. Anais - Comunicação em Enferm@gem na Era Digital, 2004. v. 1.

  • Waidman ; ELSEN, I. ; SALES, C. A. . Família e necessidades: o olhar da enfermeira. In: 12º SENPE Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2003, Porto Seguro. 12 SENPE. Brasília: Associação Brasileira de Enfermagem, 2003.

  • ELSEN, I. ; MARCON, S. S. ; Waidman ; DECESARO, M. N. . Laboratório de saúde familiar e cidadania: propondo modelos assistenciais e contruindo um processo de trabalho interdisciplinar. In: Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2003, Porto Seguro. 12 SENPE. Brasília: Associação Brasileira de Enfermagem, 2003.

  • ELSEN, I. ; PROSPERO, E. ; Sanches, E.N. . Escola: um espaço de proteção dos direitos da criança e do adolescente e de revelação da violência doméstica.. In: XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2009, Goiania. Anais da XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Goiania, 2009. p. 411-411.

  • SOUZA, A. I. J. ; ELSEN, I. ; Padilha, T.P ; Lenhart, P. ; Silva, F.A. ; Delfino. Z.S. . Promovendo a saúde e cidadania de famílias em situação de vulnerabilidade. In: Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina, 2008, Florianópolis. Anais do Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina 2008, 2008.

  • ELSEN, I. ; RIBEIRO, Edilza M. ; TARNOWSKI, K. S. ; Schneider,K.L ; Weiss, E.M. . Promovendo saúde, educação e cidadania de crianças, adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade. In: 6ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2007, Florianópolis. Anais da 6ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.

  • ELSEN, I. ; Gueiros, A.N. ; Souza, E.N. . Ensinando e Aprendendo Saúde e Cidadania. In: Seminário Nacional de Experiências na Atenção à Violencia Doméstica e Sexual: Conquistas, desafios e proposições, 2006, Curitiba. Anais do Seminário Nacional de Experiências na Atenção à Violencia Doméstica e Sexual: Conquistas, desafios e proposições. Curitiba: Ajir Grafica Editora Ltda, 2006. p. 119-119.

  • ELSEN, I. ; DIAS, S. L. A. ; MACHADO, H. ; PICH, S. ; VALLE FILHO, A. M. ; ANDRADE, T. B. . A recreação em família como fator auxiliar do desenvolvimento da criança. In: 1ª Jornada Catarinense Multi/Interdisciplinar em Pediatria, 2005, Itajaí. Anais da 1ª Jornada Catarinense Multi/Interdisciplinar em Pediatria do CCS da Univali - Itajaí. Itajaí: Universidade do Vale do Itajaí, 2005. v. 1. p. 272-273.

  • ELSEN, I. ; PROSPERO, E. ; MACHADO, H. ; DIAS, S. L. A. ; VALLE FILHO, A. M. ; AL, E. . Projeto de Extensão UNIVALI MULHER. In: VI Fórum de Extensão Universitária da ACAFE, 2005, Chapecó. Anais do VI Fórum de Extensão Universitária da ACAFE. Chapecó, 2005. v. 1. p. 215-215.

  • ELSEN, I. ; ALTHOFF, C. R. ; MANFRINI, G. C. . Pesquisar, assistir e educar tendo a família como foco de atenção: compromisso de um grupo na construção do conhecimento. In: VI Congresso Brasileiro de Terapia Familiar, 2004, Florianopolis. Anais do Congresso, 2004. v. 1. p. 56-56.

  • ELSEN, I. ; HOFFMANN, A. C. O. S. . Adolescer em família: uma perspectiva de atuação da enfermagem - Nota Prévia. In: II Encontro de Pesquisa em Saúde, 2004, Itajaí. Anais do II Encontro de Pesquisa em Saúde: o SUS e a atenção à saúde da família. Itajaí: Editora da Univali, 2004. v. 1. p. 51-51.

  • FANTINI, K. S. C. ; DIAS, S. L. A. ; PAES, Z. P. ; ELSEN, I. . As interfaces do cuidado na saúde familial. In: II Encontro de Pesquisa em Saúde: o SUS e a Saúde da Família, 2004, Itajaí. Anais do II Encontro de Pesquisa em Saúde: o SUS e a Saúde da Família. Itajaí: Editora da Univali, 2004. v. 1. p. 78-78.

  • ELSEN, I. ; KARKOTLI, A. P. B. . Cidadania: (Re) Pensando um programa de atendimento à famílias em fase de aquisição. In: II Encontro de Pesquisa em Saúde: o SUS e a Saúde da Família, 2004, Itajaí. II Encontro de Pesquisa em Saúde: o SUS e a Saúde da Família. Itajaí: Editora da Univali, 2004. v. 1. p. 92-92.

  • ELSEN, I. ; AL, E. . Propondo temas e experiências de aprendizagem para a promoção da saúde da família e prevenção da violência intrafamiliar no curso de graduação em enfermagem. In: Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em enfermagem, 2004, Vitória - ES. Anais do Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em enfermagem, 2004.

  • Waidman ; MARCON, S. S. ; RADOVANOVIC, C. A. T. ; ELSEN, I. . Cuidando de famílias no domicílio: uma metodologia em construção. In: Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2003, Porto Seguro. 12 SENPE. Brasília: Associação Brasileira de Enfermagem, 2003.

  • ELSEN, I. ; ALTHOFF, C. R. . Convivendo em família: construindo um modelo teórico. In: Congresso Internacional Pesquisando Família, 2002, Florianópolis. Congresso Internacional Pesquisando Família - Livro Resumo. Porto Alegre: Gráfica Editora Palloti, 2002. p. 32-32.

  • CENTA, M. L. ; ELSEN, I. . Do natural ao artificial: a trajetória do casal infértil em busca do filho desejado. In: Congresso Internacional Pesquisando Família, 2002, Florianópolis. Congresso Internacional Pesquisando Família - Livro Resumo. Porto Alegre: Gráfica Editora Palloti, 2002. p. 70-70.

  • ELSEN, I. ; Stamm . A enfermeira cuidando de famílias em situação de alcoolismo com uma abordagem transpessoal. In: Congresso Internacional Pesquisando Família, 2002, Florianópolis. Congresso Internacional Pesquisando Família - Livro Resumo. Porto Alegre: Gráfica e Editora Palloti, 2002. p. 113-113.

  • MARCON, S. S. ; ELSEN, I. . A história de vida, os informantes e a comparação entre gerações:possibilidades e estratégias na pesquisa com famílias. In: Congresso Internacional Pesquisando Família, 2002, Florianópolis. Congresso Internacional Pesquisando Família - Livro Resumo. Porto Alegre: Gráfica e Editora Palloti, 2002. p. 121-121.

  • Delgado ; ELSEN, I. . Cuidado cotidiano da família no cuidado de enfermagem. In: Congresso Internacional Pesquisando Família, 2002, Florianópolis. Congresso Internacional Pesquisando Família - Livro Resumo. Porto Alegre: Gráfica e Editora Palloti, 2002. p. 127-127.

  • Dias ; ELSEN, I. ; Rech . Eu profissional: minha experiência de violência na infância. In: Congresso Interancional Pesquisando Família, 2002, Florianópolis. Congresso Internacional Pesquisando Família - Livro Resumo. Porto Alegre: Gráfica e Editora Palloti, 2002. p. 256-256.

  • Dias ; ELSEN, I. ; Rech ; Figueiredo . A denúncia pelos olhos do denunciante. In: Congresso Internacional Pesquisando Família, 2002, Florianópolis. Congresso Internacional Pesquisando Família - Livro Resumo. Porto Alegre: Gráfica e Editora Palloti, 2002. p. 259-259.

  • Waidman ; ELSEN, I. . Em busca de uma metodologia interdisciplinar de assistência a famílias: um estudo bibliográfico. In: Congresso Internacional Pesquisando Família, 2002, Florianópolis. Congresso Internacional Pesquisando Família. POrto Alegre: Gráfica e Editora Palloti, 2002. p. 295-295.

  • ELSEN, I. ; Waidman . Cuidar da família no domicílio: uma estratégia de reinserção do doente mental. In: VII Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental, 2002, Ribeirão Preto. Programa e Resumos. Ribeirão Preto: Scala, 2002. v. 01. p. 105-105.

  • ELSEN, I. ; Waidman . Imagens e família: uma inspiração em Rubem Alves. In: Congresso Internacional Pesquisando a Família, 2002, Florianópolis. Program and Abstract, 2002. v. 01. p. 296-296.

  • ELSEN, I. ; AL, E. . Arte e estética no cuidado de enfermagem: uma reflexão inicial. In: 53 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2001, Curitba. 53 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2001.

  • ELSEN, I. ; CENTA, M. L. . From natural to artificial - the trajectory of the infertile couple.. In: International Council of Nurses, 2001, Copenhague. Anais International Council of Nurses, 2001. v. 1. p. 8.

  • ELSEN, I. ; SCHWARTZ, E. . Conceitos de saúde na perspectiva rural. In: I Encontro Interdisciplinar sobre Família, 2001, Pelotas. Anais do I Encontro Interdisciplinar sobre Família. Pelotas, 2001. p. 102.

  • ELSEN, I. ; SILVA, M. R. S. . The view health profissinals have on the family to promote resilience.. In: The 5th International Family Nursing Conference, 2000, Chicago. The 5th International Family Nursing Conference, 2000. p. 32-32.

  • ELSEN, I. . A family research group: caracteristics and contribuitions to brazilian nursing. In: The 5th International Family Nursing Conference, 2000, Chicago. The 5th International Family Nursing Conference, 2000. p. 78-78.

  • ELSEN, I. . Grupo de Assistência, Pesquisa e educação na Área da Saúde da Família. In: I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2000, Florianópolis. I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Florianópolis: Universidade federal de Santa Catarina, 2000. p. 575-575.

  • ELSEN, I. . Familia e Violência. In: Congresso Internacional de Família e Vilência, 1999, Florianópolis. Livro Programa. Florianópolis: Editora da UFSC, 1999. v. 1. p. 11-13.

  • ELSEN, I. ; MARCON, S. S. . Estudo intergeracional da violência no cotidiano familiar.. In: Congresso Internacional Família e Violência, 1999, Florianópolis. Livro de Resumos do Congresso Internacional Família e Violência, 1999. p. 55.

  • ELSEN, I. ; CARDOSO, M. E. M. ; CARDOSO, D. V. . Prevenindo e combatendo a violência doméstica contra a criança e o adolescente: os desafios na organização de um grupo de trabalho.. In: Congresso Internacional Família e Violência, 1999, Florianópolis. Livro de Resumos do Congresso Internacional Família e Violência, 1999. p. 276.

  • ELSEN, I. ; CARDOSO, M. E. M. ; CARDOSO, D. V. . Um olhar para as vítimas da violência sexual. In: Congresso Internacional Família e Violência, 1999, Florianópolis. Livro de Resumos do Congresso Internacional Família e Violência, 1999. p. 314.

  • ELSEN, I. ; VIEIRA, P. M. ; SILVA, C. . A produção do conhecimento sobre violência doméstica nos cursos de enfermagem e serviço social da Universidade Federal de Santa Catarina. In: Congresso Internacional Família e Violência, 1999, Florianópolis. Livro de Resumos do Congresso Internacional Família e Violência, 1999. p. 262.

  • ELSEN, I. ; ALTHOFF, C. R. ; GRÜDTNER, D. I. . A enfermagem vivendo a interdisciplinaridade na organização de um evento. In: 51º Congresso Brasileiro de Enfermagem e 10º Congresso Panamericano de Enfermería, 1999, Florianópolis. Livro de Resumos do 51º Congresso Brasileiro de Enfermagem e 10º Congresso Panamericano de Enfermería, 1999. p. 229.

  • ELSEN, I. ; GRÜDTNER, D. I. . Dismistificando o pesquisar em Enfermagem. In: 51º Congresso Brasileiro de Enfermagem e 10º Congresso Panamericano de Enfermería, 1999, Florianópolis. Livro de Resumo do 51º Congresso Brasileiro de Enfermagem e 10º Congresso Panamericano de Enfermería, 1999. p. 939.

  • ELSEN, I. ; SILVA, M. R. S. . Violência na família: o conhecimento produzido pela enfermagem sulbrasileira. In: II Congresso Mundial de Educacion Internacional e Desarrollo, 1999, Buenos Aires. Anais do II Congresso Mundial de Educacion Internacional e Desarrollo. Buenos Aires, 1999. p. 65.

  • ELSEN, I. . O tema família nas monografias dos graduandos em enfermagem da UFSC. In: VIII Seminário de Iniciação Científica da UFSC, 1999, Florianópolis. Anais do VIII Seminário de Iniciação Científica da UFSC. Florianópolis, 1998. p. 514.

  • ELSEN, I. ; VIEIRA, P. M. ; SILVA, C. . A produção do conhecimento na área da terceira idade nos cursos de serviço social e enfermagem da UFSC. In: IX Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Santa Catarina, 1999, Florianópolis. Anais do IX Seminário de Iniciação Científica da UFSC. Florianópolis: Palotti, 1999. p. 136.

  • ELSEN, I. ; PEDROZO, Ana Cristina Rossoni ; SILVA, C. ; VIEIRA, P. M. . As experiências dos graduandos em Enfermagem em relação à violência doméstica contra crianças e adolescentes: um estudo piloto. In: IX Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Santa Catarina, 1999, Florianópolis. Anais do IX Seminário de Iniciação Científica da UFSC. Florianópolis: Palotti, 1999. p. p.135.

  • ELSEN, I. ; SILVA, C. ; ALTHOFF, C. R. ; Barcellos, Wanda Beatriz Elsen . Dilemas éticos no atendimento à família. In: II Seminário Científico do Centro de Ciências da Saúde - UEM e I Encontro do Pólo de Saúde da Família da Macrorregião Noroeste do Paraná, 1999, Maringá. Livro Programa e Resumos do II Seminário Científico do Centro de Ciências da Saúde - UEM e I Encontro do Pólo de Saúde da Família da Macrorregião Noroeste do Paraná. Maringá, 1999. p. 130.

  • ELSEN, I. ; SILVA, C. ; PEDROZO, Ana Cristina Rossoni ; VIEIRA, P. M. . Um instrumento para avaliar as necessidades de ensino-aprendizagem sobre violência doméstica contra a criança e o adolescente de estudantes de graduação em Enfermagem. In: II Seminário Científico do Centro de Ciências da Saúde - UEM e I Encontro do Pólo de Saúde da Família da Macrorregião Noroeste do Paraná, 1999, Maringá. Livro Programa e Resumos do II Seminário Científico do Centro de Ciências da Saúde - UEM e I Encontro do Pólo de Saúde da Família da Macrorregião Noroeste do Paraná. Maringá, 1999. p. 131.

  • ELSEN, I. . Curso de enfermagem da UFSC: o que revelam as monografias da década de 80 ?. In: VI Semana de Pesquisa da UFSC, 1998, Florianópolis. Anais da VI Semana de Pesquisa da UFSC, 1998. p. 470.

  • ELSEN, I. . O conhecimento interdisciplinar sobre familia e saúde: uma estratégia de socialização. In: VI Semana de Pesquisa da UFSC, 1998, Florianópolis. Anais da VI Semana de Pesquisa da UFSC, 1998. p. 455.

  • ELSEN, I. . Violencia Domestica Contra A Crianca e O Adolescente: O Que Revelam Os Jornais de Santa Catarina.. In: VI Semana de Pesquisa da UFSC, 1998, Florianópolis. Anais da VI Semana de Pesquisa da UFSC, 1998. p. 463.

  • ELSEN, I. ; AL, E. . Centro de Estudos, Pesquisa e Prevencao da Violencia Domestica Contra Criancas e Adolescentes. In: VI Semana de Pesquisa da UFSC, 1998, Florianópolis. Anais da VI Semana de Pesquisa da UFSC. Florianópolis, 1998. p. 464-0.

  • ELSEN, I. . Interacao: um boletim para a socialização do saber sobre a família. In: VI Colóquio Panamericano de Investigacion en Enfermeria, 1998, Ribeirão Preto. Anais do VI Colóquio Panamericano de Investigacion en Enfermeria, 1998. p. 333.

  • ELSEN, I. ; AL, E. . A Familia Em Foco: Um Estudo Sobre As Dissertacoes de Mestrado da UFSC. In: VI Colóquio Pan Americano de Investigacion en Enfermeria, 1998, Ribeirão Preto. Anais, 1998. p. 335-0.

  • ELSEN, I. ; JATOBÁ, A. I. . A Conceptual Framework For Nursing Personnel working with Children In Oncological Unit Santa Catarina, Brazil.. In: II Congresso Internacional de Enfermeria Infantil, 1998, Tenerife. Anais do II Congresso Internacional de Enfermeria Infantil, 1998. p. 362-0.

  • ELSEN, I. . Child abuse: what reveal Santa Catarina news papers ?. In: II Congreso Internacional de Enfermeria Infantil, 1998, Tenerife. Anais do II Congreso Internacional de Enfermeria Infantil, 1998. p. 363.

  • ELSEN, I. ; MOTA, M. G. C. ; RIBEIRO, N. R. . Research In Pediatric Nursing: Reality And Perspectives In The Southern Region Of Brazil.. In: II Congreso International de Enfermeria Infantil, 1998, Tenerife, 1998. p. 222.

  • ELSEN, I. ; MOTA, M. G. C. ; RIBEIRO, N. R. R. . Pesquisa Em Enfermagem Pediátrica: Realidade e Perspectivas.. In: VI Colóquio Panamericano de Investigacion en Enfermeria, 1998, Ribeirão Preto. Anais do VI Colóquio Panamericano de Investigacion en Enfermeria, 1998. p. 391.

  • ELSEN, I. . A Familia Como Unidade do Trabalho Interdisciplinar Em Saude.. In: IV Conferencia Internacional de Enfermeria Familiar, 1997, Valdivia. Anais da IV Conferencia Internacional de Enfermeria Familiar, 1997.

  • ELSEN, I. . Gapefam: Um Grupo Voltado Para A Saude da Familia.. In: IV Conferencia Internacional de Enfermeria Familiar, 1997, Valdivia. Anais da IV Conferencia Internacional de Enfermeria Familiar, 1997.

  • ELSEN, I. . Trabalhando Com Familias e O Compromisso Etico da Universidade.. In: IV Conferencia Internacional de Enfermeria Familiar, 1997, Valdivia. Anais da IV Conferencia Internacional de Enfermeria Familiar, 1997.

  • ELSEN, I. . Parceria: La Construccion de Una Nueva Abordaje Para El Cuidado de La Salud de La Familia.. In: IV Conferencia Internacional de Enfermeria Familiar, 1997, Valdivia. Anais da IV Conferencia Internacional de Enfermeria Familiar, 1997.

  • ELSEN, I. . O Conhecimento Sobre Familia Produzido Nos Cursos de Mestrado da Universidade Federal de Santa Catarina.. In: I Seminário Científico - Saúde da Família, 1997, Maringá. Anais do I Seminário Científico - Saúde da Família, 1997. p. 48.

  • ELSEN, I. . Violencia Domestica Contra Crianca e O Adolescente: Levantamento de Casos Ocorridos Em Uma Instituicao de Florianopolis.. In: I Seminário Científico - Saúde da Família, 1997, Maringá. Anais do I Seminário Científico - Saúde da Família, 1997. p. 46.

  • ELSEN, I. . Vivenciando O Momento da Hospitalizacao: Assistencia de Enfermagem A Familia Em Uma Unidade de Internacao Ginecologica. In: 48º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1996. Anais do 48º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1996. p. 317.

  • ELSEN, I. . Trabalhando Com Familias e O Compromisso Ético da Universidade. In: 48º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1996. Anais do 48º Cogresso Brasileiro de Enfermagem, 1996. p. 451.

  • ELSEN, I. . Estilos de Vida de Familias Idosas: Um Estudo Comparativo. In: IV Semana de Pesquisa da UFSC, 1996, Florianópolis. Anais da IV Semana de Pesquisa da UFSC, 1996. p. 90.

  • ELSEN, I. . Promovendo A Saude e Cidadania do Idoso e Sua Familia Atraves de ações interdisciplinares. In: IV Semana de Pesquisa da UFSC, 1996, Florianópolis. Anais da IV Semana de Pesquisa da UFSC, 1996. p. 91.

  • ELSEN, I. . Promovendo A Saude e Cidadania da Crianca e da Familia Atraves de Acoes Interdisciplinares Numa Escola de Primeiro Grau. In: VI Seminário Catarinense de Iniciação Científica, 1996, Florianópolis. Anais do VI Seminário Catarinense de Iniciação Científica, 1996. p. 307.

  • ELSEN, I. . A Familia Como Unidade do Trabalho Interdisciplinar Em Saude. In: VI Seminário Catarinense de Iniciação Científica, 1996, Florianópolis. Anais do VI Seminário Catarinense de Iniciação Científica, 1996. p. 575.

  • ELSEN, I. . O Viver da Familia Idosa Numa Comunidade Rural. In: VI Seminário Catarinense de Iniciação Científica, 1996, Florianópolis. Anais do VI Seminário Catarinense de Iniciação Científica, 1996. p. 576.

  • ELSEN, I. . A Familia Como Foco do Cuidado de Enfermagem. In: I Encontro Brasileiro de Cuidado e Conforto em Enfermage, 1996, Itapema. Anais do I Encontro Brasileiro de Cuidado e Conforto em Enfermagem, 1996. p. 107.

  • ELSEN, I. . O Domicilio Como Um Espaco de Acidentes. In: III Semana de Pesquisa da UFSC, 1995, Florianópolis. Anais da III Semana de Pesquisa da UFSC, 1995. p. 113.

  • ELSEN, I. . Compartilhando Saberes Sobre Familia: Elaboracao de Materiais Educativos. In: III Semana da Pesquisa da UFSC, 1995, Florianópolis. Anais da III Semana da Pesquisa da UFSC, 1995. p. 114.

  • ELSEN, I. . A Saude da Familia: Proposta de Trabalho de Um Grupo Interdisciplinar. In: III Semana da Pesquisa da UFSC, 1995, Florianópolis. Anais da III Semana da Pesquisa da UFSC, 1995. p. 115.

  • ELSEN, I. . O Domicilio Como Um Espaco de Acidentes. In: 8 SENPE, 1995. RIBEIRAO PRETO - SP. p. 0-0.

  • ELSEN, I. . Primeiros Socorros Na Familia. In: III Semana de Pesquisa da UFSC, 1995, Florianópolis. Anais da III Semana de Pesquisa da UFSC, 1995. p. 117.

  • ELSEN, I. . Compartilhando Saberes Sobre Familia: Elaboracao de Materiais Educativos.. In: 8 SENPE, 1995. RIBEIRAO PRETO - SP. p. 0-0.

  • ELSEN, I. . Uma Experiencia de Saude Na Escola. In: III Semana de Pesquisa da UFSC, 1995, Florianópolis. Anais da III Semana de Pesquisa da UFSC, 1995. p. 116.

  • ELSEN, I. . Centro de Referencias Sobre Saude da Familia. In: V Seminário Catarinense de Iniciação Científica da UFSC, 1995, Florianópolis. Anais do V Seminário Catarinense de Iniciação Científica da UFSC, 1995. p. 525.

  • ELSEN, I. . Caminhos Para O Fortalecimento da Familia Catarinense.. In: V Seminário Catarinense de Iniciação Científica da UFSC, 1995, Florianópolis. Anais do V Seminário Catarinense de Iniciação Científica da UFSC, 1995. p. 494.

  • ELSEN, I. . Uma Proposta de Diagnostico e Atuacao Com A Crianca Pre-Escolar e Sua Familia Junto A Uma Escola de Primeiro Grau Em Florianopolis. In: V Seminário Catarinense de Iniciação Científica, 1995, Florianópolis. Anais do V Seminário Catarinense de Iniciação Científica, 1995. p. 175.

  • ELSEN, I. . Construindo Um Referencial Teorico Para Guiar Profissionais Em Sua Prática Com Familias.. In: V Seminário Catarinense de Iniciação Científica da UFSC, 1995, Florianópolis. Anais do V Seminário Catarinense de Inciação Científica da UFSC, 1995. p. 371.

  • ELSEN, I. . Compreendendo A Familia Que Enfrenta Uma Doenca Aguda - Um Desafio Para A Enfermagem.. In: VIII SENPE, 1995. Anais do VIII SENPE, 1995. p. 250.

  • ELSEN, I. . Desenvolvimento de Um Trabalho Com Pre-Escolares Questoes de Saude e Cidadania. In: VIII SENPE, 1995. Anais do VIII SENPE, 1995. p. 235.

  • ELSEN, I. . Construcao do Boletim do Processo de Viver Com Cidadania. In: VIII SENPE, 1995. Anais do VIII SENPE, 1995. p. 219.

  • ELSEN, I. . Trabalhando Com A Crianca Questoes Relacionadas Ao Seu Processo de Viver Na Comunidade da Creche. In: VIII SENPE, 1995. Anais do VIII SENPE, 1995. p. 127.

  • ELSEN, I. . As Necessidades de Saude de Familias Em Processo de Migracao. In: VIII SENPE, 1995. Anais do VIII SENPE, 1995. p. 234.

  • ELSEN, I. . As Necessidades de Saude de Familias Migrantes Em Florianopolis. In: IV Seminário Catarinense de Iniciação Científica, 1994, Florianópolis. Anais do IV Seminário Catarinense de Iniciação Científica, 1994. p. 418.

  • ELSEN, I. . Trabalhando Questoes de Saude e Cidadania Com O Pre-Escolar. In: II Semana de Pesquisa da UFSC, 1994, Florianópolis. Anais da II Semana de Pesquisa da UFSC, 1994. p. 198.

  • ELSEN, I. . Descricao de Um Instrumento Para Avaliar A Situacao de Saude de Criancas da Creche, Dentro de Uma Aborgagem Familiar. In: II Semana de Pesquisa da UFSC, 1994, Florianópolis. Anais da II Semana de Pesquisa da UFSC, 1994. p. 203.

  • ELSEN, I. . Trabalhando Com Maquete: Uma Proposta de Educacao e Saude Ambiental Numa Escola de Florianopolis.. In: IV Seminário Catarinense de Iniciação Científica, 1994, Florianópolis. Anais do IV Seminário Catarinense de Iniciação Científica, 1994. p. 414.

  • ELSEN, I. . Um Instrumento Para Orientar O Trabalho Com Familias/Comunidade Questoes de Saude-Cidadania.. In: IV Seminário Catarinense de Iniciação Científica, 1994, Florianópolis. Anais do IV Seminário Catarinense de Iniciação Científica, 1994. p. 154.

  • ELSEN, I. . Boletim do Processo de Viver Com Cidadania. In: II Semana de Pesquisa da UFSC, 1994, Florianópolis. Anais da II Semana de Pesquisa da UFSC, 1994. p. 197.

  • ELSEN, I. . Trabalhando Com Familias No Processo Migratorio. In: XII SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 1994. Anais do XII SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 1994.

  • ELSEN, I. . Festa da Saude: Um Exercicio da Cidadania. In: LIVRO PROGRAMA DO CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 1994, Recife, 1994. p. 340.

  • ELSEN, I. . Comparacao dos Resultados de Pesquisa: A Nossa Experiencia. In: 46º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1994. Anais do 46º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1994. p. 342-343.

  • ELSEN, I. . O Boletim do Processo de Viver Com Cidadania. In: IV Seminário Catarinense de Iniciação Científica, 1994, Florianópolis. Anais do IV Seminário Catarinense de Inicação Científica, 1994. p. 411.

  • ELSEN, I. . Um instrumento para avaliar o crescimento e desenvolvimento, saúde e cidadania de crianças entre 6 meses a 5 anos em creche. In: IV Seminário Catarinense de Iniciação Científica da UFSC, 1994, Florianópolis. Anais do IV Seminário Catarinense de Iniciação Científica da UFSC, 1994. p. 419.

  • PAES, Z. P. ; ELSEN, I. . Relato de experiência: assistência de enfermagem à paciente com câncer de mama e sua família em uma unidade de saúde no município de Itajaí. Ciência, Cuidado e Saúde , Maringá, v. 2, p. 78-79, 2003.

  • HOFFMANN, A. C. O. S. ; ELSEN, I. ; FANTINI, K. S. C. . A teoria de desenvolvimento das famílias e suas implicações para a saúde familial. Ciência, Cuidado e Saúde , Maringá, v. 2, p. 165-166, 2003.

  • ELSEN, I. ; Barcellos, Wanda Beatriz Elsen ; SILVA, C. ; PRAZERES, G. G. S. . Oficinas: uma experiência de trabalho interdisciplinar com famílias. Ciência, Cuidado e Saúde , Maringá, v. 2, p. 187-188, 2003.

  • ELSEN, I. ; Barcellos, Wanda Beatriz Elsen ; SILVA, C. . O termômetro das relações familiares: um guia interdisciplinar para o trabalho com famílias. Ciência, Cuidado e Saúde , Maringá, v. 2, p. 189-190, 2003.

  • ELSEN, I. ; PROSPERO, E. ; Sanches, E.N. . . Escola: um espaço de revelação da violência doméstica contra crianças e adolescentes. Psicologia argumento (PUCPR. Online) , 2010.

  • ELSEN, I. ; HOFFMANN, A. C. O. S. ; FANTINI, K. S. C. . A Odontologia e a Enfermagem promovendo a saúde familial com embasamento da teoria de desenvolvimento das famílias. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ELSEN, I. ; GRÜDTNER, D. I. . Teorias de violência em relações intrafamiliares. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ELSEN, I. ; ALTHOFF, C. R. . A família como foco de intervenção em saúde: multiplicar conceitos para qualificar o cuidado. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ELSEN, I. . Cidadania: (re) pensando um programa de atendimentos a famílias em fase de aquisição. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ELSEN, I. . As interfaces do cuidado na saúde familial. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ELSEN, I. . A família como unidade de cuidado. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ELSEN, I. . II Semana Municipal de Saúde Bucal de Camboriú - Um relato de experiência. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ELSEN, I. . Genograma e Ecograma - Instrumentos para o Cuidado à Família. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ELSEN, I. . O serviço de planejamento familiar no Municipio de São José. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ELSEN, I. . Assistência de Enfermagem no pré-natal de baixo risco: sentimentos da enfermeira. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ELSEN, I. . Estratégia de promoção à saúde familial: uma vivência em situação de ensino. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ELSEN, I. . Família e violência. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Waidman ; ELSEN, I. . Cuidar da família no domicílio: uma estratégia de reinserção social do doente mental. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ELSEN, I. . Enfermagem pediátrica: a pesquisa na Região Sul. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ELSEN, I. . O cuidado do ser em desenvolvimento: o desafio de promover famílias saudáveis nas salas de vacinas. Erechim, 2001. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • ELSEN, I. . Convivendo em família: contribuição para a construção de uma teoria substantiva sobre o ambiente familiar. Florianópolis, 2001. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • ELSEN, I. . A família e a equipe de Enfermagem no Hospital Pediátrico: movimentos de aproximação e distanciamento. Florianópolis, 2001. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • ELSEN, I. . O cuidado-presença: importância na atenção ao recém-nascido de alto risco. Passo Fundo, 2001. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • ELSEN, I. . O ser doente no tríplice mundo da criança, família e hospital: uma descrição fenomenológica das mudanças existenciais.. Florianópolis, 1998. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ELSEN, I. ; DIVERSOS, . Revista Ciência, Cuidado e Saúde. 2008.

ELSEN, I. ; DIVERSOS, . Revista Família, Saúde e Desenvolvimento. 2005.

ELSEN, I. ; NEVES, E. P. ; BUB, M. B. C. ; SILVA, D. M. G. V. ; JATOBÁ, A. I. . Comissão de Editoração da Revista Texto &Contexto - Enfermagem. 2005.

ELSEN, I. ; AL, E. . Conselho Editorial da Revista Texto & Contexto - Enfermagem. 2005.

ELSEN, I. . Revista Acta Scientiarum. 2003.

ELSEN, I. ; AL, E. . BANCO DE DADOS sobre o Grupo de Assistência, Pesquisa e Educação na Área da Saúde da Família. 2002.

ELSEN, I. ; SILVA, Y. F. E. ; AL, E. . Violência Intrafamiliar: caminhos de prevenção. 2004.

ELSEN, I. ; AL, E. . Livro Resumo-Abstract / Congresso Internacional Pesquisando a Família. 2002.

ELSEN, I. ; DIVERSOS, . Organização do Livro Programa e Resumos do Congresso Internacional Família e Violência. 1999.

ELSEN, I. ; DIVERSOS, . Coordenação da Revista Texto e Contexto Enfermagem - Anais do Congresso Internacional Família e Violência. 1999.

ELSEN, I. ; JATOBÁ, A. I. ; ALTHOFF, C. R. ; RIBEIRO, Edilza M. . Construindo movimentos para o fortalecimento da família. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ELSEN, I. . Relatório de Pesquisa para o CNPq. 2002. (Relatório de pesquisa).

ELSEN, I. ; CARDOSO, Daniela E. ; BARCELLOS, J. C. B. . Boletim Informativo de Família InterAção. 2000. (Editoração/Periódico).

ELSEN, I. ; CARDOSO, Daniela E. ; BARCELLOS, J. C. B. . Calendário da Saúde Familial. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Calendário).

ELSEN, I. ; CARDOSO, Daniela E. ; BARCELLOS, J. C. B. . Boletim Informativo de Família InterAção. 1999. (Editoração/Periódico).

ELSEN, I. ; CARDOSO, Daniela E. ; BARCELLOS, J. C. B. . Boletim Informativo de Família InterAção. 1998. (Editoração/Periódico).

ELSEN, I. . Revista Texto e Contexto - Enfermagem. 1992. (Consultora "ad hoc").

ELSEN, I. . Revista Texto & Contexto Enfermagem. 2005 (Consultora) .

ELSEN, I. . Revista Família, Saúde e Desenvolvimento. 2005 (Consultora ad hoc) .

ELSEN, I. ; DIVERSOS, . RECENF - Revista Técnico-Científica de Enfermagem. 2005 (Consultora ad hoc) .

ELSEN, I. ; DIVERSOS, . Revista Ciência, Cuidado e Saúde. 2005 (Consultora ad hoc) .

ELSEN, I. . Revista Cogitare Enfermagem. 2005 (Consultora ad hoc) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - Atual

    Produção do conhecimento sobre família e saúde, Descrição: Um estudo da produção científica dos membros da Rede Sul de Pesquisa no que se refere a temática família e saúde. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ingrid Elsen - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    Impacto de um programa de empoderamento em saúde e cidadania, Descrição: Análise de um programa de atenção à mulheres vivenciando situações de violencia intrafamiliar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ingrid Elsen - Coordenador.

  • 2005 - 2008

    Determinantes sociais em saúde: elaboração de análises de famílias e/ou grupos específicos em situação de exclusão e inclusão social., Descrição: Descrição: Os determinantes sociais de saúde apontam tanto para as características específicas do contexto social que afetam a saúde, como para a maneira com que as condições sociais traduzem esse impacto sobre a saúde. Os determinantes sociais de saúde que merecem a atenção são aqueles que podem ser potencialmente alterados pela ação baseada em informações. Estão vinculados os seguintes subprojetos: Impacto do Programa Bolsa Família nos indicadores de saúde materno infantil na Região da Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí-açu, Santa Catarina, Brasil: análise geoespacial dos diferenciais intra-urbanos - projeto financiado pela FAPESC;Avaliação da atenção à mulher portadora do HIV/AIDS no ciclo gravídico puerperal, no Municipio de Itajai, Santa Catarina;As dificuldades do profissional de saúde médico do Programa de Saúde da Família diante dos casos de violência doméstica contra crianças e adolescentes;Associação do déficit ponderal ao nascer com a ocorrência de eventos adversos à saúde em crianças nascidas em municípios do Estado de Santa Catarina - projeto financiado pela Fapesc;MICRO ÁREAS DE RISCO: As reveladas pelos sistemas de informação e as referidas pelos conselheiros municipais de saúde;A qualidade de vida dos cuidadores de pessoas portadoras de deficiência auditiva... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Ingrid Elsen - Coordenador / Elizabeth Navas Sanches - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio a Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de SC - Bolsa.

  • 2005 - 2005

    Forças e fragilidades da família, Descrição: Contrução de um instrumento para avaliar as forças e fragilidades das famílias. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Ingrid Elsen - Integrante / Márcia Dallago - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Vale do Itajaí - Não informado.

  • 2003 - 2005

    A família em sua trajetória de vida: em busca da saúde - UNIVALI/SC, Descrição: A teoria do desenvovimento da família: interveção do profissional em diferetes estágios do ciclo familial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) . , Integrantes: Ingrid Elsen - Coordenador.

  • 1999 - 2004

    Laboratório de saúde familial e cidadania - FAPESC / CNPq, Descrição: Desenvolvimento de metodologias interdisciplinares para o atendimento à famílias e criação de uma rede de pesquisa sobre família na Região Sul.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ingrid Elsen - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa Cientifica e Tecnologica do Estado de SC - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Prêmio Ingrid Elsen aos pesquisadores em educação, XII Colóquio Pan-Americano de Pesquisa em Enfermagem.

2008

Homenagem do Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho, Universidade do Vale do Itajaí - SC.

2007

Diploma de Honra ao Mérito, Conselho Municipal de Saúde/Secretaria de Saúde de Florianópolis.

2005

Honra ao Mérito, Curso de Graduação em Enfermagem da Univali.

2004

PRESIDENTE DE HONRA do Simpósio Internacional Famílias em Situação de Risco, Fundação Universidade Federal do Rio Grande.

1995

Diploma de Mérito Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina.

1990

HONRA MERITO POR CO-AUTORIA PREMIO LAIS NETO DOS REIS, Associação Brasileira de Enfermagem -ABEn.

1971

MEDALHA EDITH M. FRAENKEL, Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Catarina, Casa Vida e Saúde- Enfermagem. , R. Osmar Regueira no. 56, Centro, 88010-002 - Florianopolis, SC - Brasil - Caixa-postal: 0, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2006 - 2009

Centro Crescer Sem Violência

Vínculo: Sócio fundadora, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 20

Outras informações:
O Centro de Estudos, Pesquisas na Prevenção da Violência Doméstica - Centro Crescer sem violência é uma Organização não Govermental - sem fins lucrativo.

Atividades

  • 01/2006

    Direção e administração, Núcleo de Florianópolis, .,Cargo ou função, Presidente.

  • 01/2006

    Extensão universitária , Núcleo de Florianópolis, .,Atividade de extensão realizada, Trabalho educativo através de oficinas reflexivas e customização atingindo aproximadamente 60 mulheres e 25 crianças realizados em três instituições da Grande Florianópolis em Parceria com UFSC, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Núcleo de Desenv.

  • 01/2006 - 12/2007

    Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Florianópolis, .,Linhas de pesquisa

2003 - 2008

Universidade do Vale do Itajaí

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6

Outras informações:
De 2003 a 2005 - 40 hs semanais 2006 à 2008: 6 horas semamais

Atividades

  • 05/2003 - 12/2006

    Ensino, Profissionalizante em Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Violência e Família, Cuidado à Família, Pesquisa qualitativa em família, Saúde da Família

  • 05/2003 - 12/2006

    Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, .,Atividade de extensão realizada, Projeto de extensão:.

1998 - 2000

Universidade de Erechin

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora visitante contratada devido ao convênio URI/UnC/UFSC - mestrado interinstitucional

Atividades

  • 03/1998 - 08/2000

    Ensino, Mestrado em Assistência de Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação de dissertação de mestrado, Prática Assistencial de Enfermagem, Tópicos especiais de Enfermagem, Metodologia de Pesquisa

1992 - 1993

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Coord. de Area de Enfermagem, Enquadramento Funcional: coodenador, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1992 - 12/1993

    Direção e administração, CAPES, .,Cargo ou função, Coordenadora da àrea de Enfermagem e Consultora.

1974 - 1995

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR TITULAR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor Bolsista pela CAPES para atuar junto ao Programa de Pós graduaçào da UFSC

Atividades

  • 03/1993

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem.,Linhas de pesquisa

  • 10/1984

    Outras atividades técnico-científicas , Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, .,Atividade realizada, membro do Grupo de Pesquisa GAPEFAM/PEN/UFSC.

  • 08/2003 - 12/2003

    Ensino, Enfermagem no cuidado à família, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da pesquisa aplicada às famílias

  • 10/1984 - 10/1995

    Ensino, Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo Independente: Família e Violência, Orientação de teses de doutorado, Tópicos especiais em enfermagem

  • 03/1986 - 03/1995

    Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, .,Atividade de extensão realizada, Trabalho na comunidade com familias.

  • 03/1976 - 03/1995

    Ensino, Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação de Teses de Doutorado, Prática assistencial de enfermagem, Processo de viver e ser saudável, Tópicos Especiais de Enfermagem

  • 08/1974 - 03/1995

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Enfermagem Fundamental, Enfermagem Pediatrica

  • 02/1976 - 03/1977

    Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem.,Cargo ou função, COORDENACAO DO CURSO DE MESTRADO EM ENFERMAGEM..

1965 - 1967

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/1991 - 12/1996

    Extensão universitária .,Atividade de extensão realizada, .

  • 01/1965 - 12/1967

    Ensino,,Disciplinas ministradas, PROFESSOR ENFERMAGEM PEDIATRICA