Giovana Lopes da Silva

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (2006), mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Ceará (2008) com ênfase em manejo e conservação do solo e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará (2014) com ênfase em germinação de espécies nativas da caatinga. Atualmente é professora EBTT do Instituto Federal do Maranhão. No IFMA desenvolve pesquisas com germinação e crescimento de espécies nativas dos Cocais, com bioindicadores ambientais da ordem Lepidóptera e com gestão de resíduos sólidos.

Informações coletadas do Lattes em 04/02/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais

2009 - 2014

Universidade Federal do Ceará
Título: Atributos de história de vida de Poincianella pyramidalis (Tul.) L. P. Queiroz e Amburana cearensis (Allemão) A. C. Sm
, Ano de obtenção: 2014. Sebastião Medeiros Filho. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Ciência do Solo

2007 - 2008

Universidade Federal do Ceará
Título: Qualidade física de Luvissolos sob sistemas agroflorestais e convencional no semi-árido cearense, Ano de Obtenção: 2008
Orientador: Teógenes Senna de Oliveira
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil. Palavras-chave: caatinga; agroecologia; resistência à penetração; curva de retenção de água.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Física do Solo.

Graduação em andamento em Programa Especial de Formação Pedagógica - Biologia

2016 - Atual

Faculdade Integrada da Grande Fortaleza

Graduação em Agronomia

2001 - 2006

Universidade Federal do Ceará
Título: Retenção de umidade em Luvissolo no semi-árido Cearense sob sistemas agroflorestais e convencional
Orientador: Teógenes Senna de Oliveira
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2022 - 2022

Uso dos softwares R, Anafau, SAS e SPSS aplicados a dados ecológicos. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2020 - 2020

Primeiros passos no Google Classroom. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.

2020 - 2020

Curso Teórico-Prático Teste do Tetrazólio. (Carga horária: 16h). , Image Pesquisas Sementes e Plantas, IPSP, Brasil.

2010 - 2010

Apresentação do portal WEB of Knowledge. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2008 - 2008

"Uso de geotecnologia no mapeamento de solos". (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2006 - 2008

Curso Básico de Língua Italiana. , Casa de Cultura Italiana da Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Estágio no Laboratório de Física do Solo ESALQ/USP. (Carga horária: 256h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Capacitação para multiplicadores em educação Amb.. (Carga horária: 40h). , Superintendência Estadual do Meio Ambiente, SEMACE, Brasil.

2005 - 2005

Manejo de Solos em Agricultura Intensiva. (Carga horária: 12h). , Frutal, FRUTAL, Brasil.

2003 - 2005

Extensão universitária em Estággio em Cultura de Tecidos (EMBRAPA/CE). (Carga horária: 2100h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2004 - 2004

Caprino-Ovinocultura. (Carga horária: 12h). , Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, FAEC, Brasil.

2002 - 2002

Telemarketing. (Carga horária: 60h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE, SENAC/CE, Brasil.

2001 - 2001

Introdução a Agroecologia. (Carga horária: 25h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2001 - 2001

Produção de Ovinos e Caprinos. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

1998 - 2001

Inglês. (Carga horária: 455h). , Instituto Municipal de Pesquisa, administração e Recursos Humanos, IMPARH, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia e Recursos Naturais.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agronomia.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Produção de Mudas.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Sementes Florestais.

Organização de eventos

SILVA, G. L. . III Semana de Meio Ambiente dos IF'S do Leste Maranhense - IIISEMAIFLMA. 2022. (Outro).

SANTOS, F. I. O. ; SILVA, G. L. . II Semana de Meio Ambiente dos IF'S do Leste Maranhense - IISEMAIFLMA. 2021. (Outro).

SILVA, G. L. . Curso de Extensão "O Solo e o Aquecimento Global". 2007. (Outro).

Participação em eventos

3º Encontro de Mulheres do SINASEFE. 2022. (Encontro).

III Semana de Meio Ambiente dos IF'S do Leste Maranhense - IISEMAIFLMA. 2022. (Outra).

Semana das Graduações.Elaboração de projetos de pesquisa para o IFMA Campus Codó. 2022. (Oficina).

Semana das Graduações.Interação Ciência. 2022. (Outra).

Semana das Graduações.Roda de Conversa Diálogo e Narrativas: Práticas Agrícolas na Comunidade Barra do Saco. 2022. (Outra).

XXVIII Congresso Brasileiro de Entomologia. 2022. (Congresso).

II Semana de Meio Ambiente dos IF'S do Leste Maranhense - IISEMAIFLMA.II Semana de Meio Ambiente dos IF'S do Leste Maranhense - Restauração de Ecossistemas. 2021. (Outra).

I WORKSHOP DE MULHERES DO AGRO EM TERESINA. 2019. (Outra).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 - IFMA Campus Codó A matemática está em tudo!.TCC sem medo. 2017. (Oficina).

VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia Devry Brasil.Produção de mudas de Amburana cearensis utilizando resíduo da indústria de couro. 2016. (Outra).

VI MOSTRA DE PESQUISA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DEVRY BRASIL.BIOFERTILIZANTE DE CARANGUEJO PARA PRODUÇÃO DE MUDAS. 2015. (Encontro).

V MOSTRA DE PESQUISA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DEVRY BRASIL.A IRRIGAÇÃO COM ÁGUA SALINA PREJUDICA AS TROCAS GASOSAS EM MUDAS DE MULUNGU (Erythrina velutina Willd)?. 2014. (Encontro).

XVIII Reunição Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água.Alterações químicas de Argissolo em sistema roatacional entre milho e feijão-de-corda irrigada com água de alta e baixa salinidade. 2010. (Outra).

XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Intervalo hídrico ótimo em solo cultivado com sistemas agroflroestais no semi-árido cearense. 2007. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais. Retenção de umidade em Luvissolo no semi-árido cearense sob sistemas agroflorestais e convencional. 2006. (Congresso).

XXV Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa.Propriedades físicas do solo em sistemas agroflorestais e convencional no semi-árido cearense. 2006. (Encontro).

12ª Semana Internacional da Fruticultura Floricultura e Agroindústria - FRUTAL. 2005. (Outra).

XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Levantamento semidetalhado de solos e classificação da capacidade de uso das terras do assentamento Cutias, Buriti dos Lopes (PI). 2005. (Congresso).

Encontro EStadual do Agronegócio Cearense/IRRIGA CEARÁ. 2004. (Encontro).

II Congresso Mundial de profissionais de Agronomia e I Congresso Pan-Americano de Engenheiros Agrônomos. 2004. (Congresso).

VIII Seminário Nordestino de Pecuária - PECNORDESTE. 2004. (Seminário).

Encontro Estadual da Agricultura e da Pecuária/IRRIGA CEARÁ. 2003. (Encontro).

XXII Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa.Efeito da composição de macronutrientes da solução nutritiva no cultivo de pimentão em pó de coco. 2003. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Márcio Davy Silva Santos

AZEVEDO, Benito Moreira de; LEITE, K. N.;SILVA, G. L.. Irrigação, substrato, fertirrigação e aclimatização para novos genótipos de abacaxizeiro ornamental destinados ao cultivo comercial em vaso do Estado do Ceará. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Jorgeana Francis Alvim

SILVA, M. D. M.; PAZ, D. S.;SILVA, G. L.. Efeito de biofertilizante no desenvolvimento de mudas de maracujazeiro-amarelo. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Agropecuária Sustentável.) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Nádia Patrícia Pereira Trindade

SILVA, M. D. M.; RIMÁ, F. B.;SILVA, G. L.. EFEITO DE DIFERENTES SUBSTRATOS NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE MUDAS DE Hibiscus sabdariffa L.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: FRANCISA SUELANE DA SILVA MEIRELES

SILVA, M. D. M.;SILVA, G. L.; CARVALHO, M. G.. GERMINAÇÃO E EMERGÊNCIA DE SEMENTES DE Hibiscus sabdariffa L. APÓS ENVELHECIMENTO ACELERADO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: RAIANY RODRIGUES VIANA

SILVA, G. L.; CARVALHO, M. G.; RIMÁ, F. B.. EFEITOS DOS EXTRATOS AQUOSOS DAS FOLHAS E SEMENTES DE NIM (Azadirachta indica A. Juss) SOBRE O PULGÃO DO NABO (Lipaphis pseudobrassicae (Davis) EM COUVE DE FOLHA (Brassica oleracea L. var. acephala). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Ana Caroline Santos de Sousa

SILVA, G. L.; RIMÁ, F. B.; SOUSA, L. S.. BIOATIVIDADE DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE Juniperus virginiana E Melaleuca alternifolia SOBRE Tetranychus neocaledonicus ANDRÉ (1933) EM FEIJÃO-FAVA.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Elizabeth Lorena Ramos Cabral

BARBOSA, D. R. S.;SILVA, G. L.; CARVALHO, M. G.. EFEITOS LETAIS E SUBLETAIS DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE Amyris balsamifera e Cinnamomum camphora SOBRE Callosobruchus maculatus (COLEOPTERA: CHRYSOMELIDAE) EM FEIJÃO-CAUPI.. 2022.

Aluno: Daniel de Lima Feitosa

SILVA, G. L.; CARVALHO, M. G.; SIMPLICIO, A. A. F.. MÉTODOS DE SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA E CRESCIMENTO INICIAL DE AÇAIZEIRO (EUTERPE OLERACEA MART.) SOB DIFERENTES NÍVEIS DE LUMINOSIDADE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: LUIZ PEREIRA BARROS NETO

CHAVES, E. K. M.;SILVA, G. L.; VERAS, G. M. C.. MAPEAMENTO BIBLIOGRÁFICO: descriminalização do Babaçu (Orbignya speciosa) e a Influência para o Êxodo Rural no estado do Maranhão. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Renê Custódio Silva Batista

GONCALVES, F. J. T.;SILVA, G. L.; RIMÁ, F. B.. INCIDÊNCIA DE CERCOSPORIOSE EM MANDIOCA NA MICRORREGIÃO DE CODÓ-MA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Debora Janine Silva Gonçalves

CARVALHO, M. G.;SILVA, G. L.; TEIXEIRA, F. J.. EFEITO DA CONDIÇÃO DE ARMAZENAMENTO NA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE VINAGREIRA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Francisco Gabriel Lima Oliveira

SILVA, G. L.; CARVALHO, M. G.; SILVA, M. D. M.. MORFOLOGIA DA PLANTA E QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE JURUBEBA VERMELHA (Solanum stramonifolium Jacq.) SUBMETIDAS AS DIFERENTES PERIODOS DE ARMAZENAMENTO E EMBEBIÇÃO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Lucas Alexandre Moraes Viana

BARBOSA, D. R. S.;SILVA, G. L.; ROJAS, M. O. A.. CONTROLE DE Tetranychus urticae KOCH (Acari: Tetranychidae) NA CULTURA DO FEIJÃO-FAVA COM O USO DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE Illicium verum E Cymbopogoon flexuosus. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: VERÔNICA NEPOMUCENO DOS SANTOS

BARBOSA, D. R. S.;SILVA, G. L.; ROJAS, M. O. A.. TOXICIDADE DOS ÓLEOS DE Ricinus communis E Copaifera officinalis SOBRE Sitophilus zeamais MOTSCH. Coleoptera: Curculionidae) EM MILHO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Francisco Lima Junior

SILVA, M. D. M.;SILVA, G. L.; PAZ, D. S.. ?EFEITOS DE DIFERENTES SUBSTRATOS NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE MUDAS DE MARACUJAZEIRO (Passiflora Edulis Sims f. flavicarpa Deg.)?. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Loirilene Rodrigues Carria

CARVALHO, M. G.;GIOVANNA LOPES DA, SILVA; SILVA, M. D. M.. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SEMENTES DE VINAGREIRA (Hibiscus sabdariffa L.) EM FUNÇÃO DA POSIÇÃO COLHIDA NA PLANTA E PERÍODO DE ARMAZENAMENTO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Marcelo Johnatan de Sousa e Sousa

SILVA, M. D. M.;SILVA, G. L.; BRITO, A. D.. ATMOSFERA MODIFICADA E REGULADOR VEGETAL NA CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DA ACEROLA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Ana Raquel Pereira de Melo

ARAÚJO, D. B.; OLIVEIRA, G. P.;SILVA, G. L.. Condicionamento de mudas de pimentão (Capsicum anuum L.) influenciadas pelo sistema hidropônico "floating" no município de Codó - MA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Ariadna Meneses Rego

SILVA, M. D. M.; ANTONIO ALISSON FERNANDES, SIMPLÍCIO;SILVA, G. L.. Análise e seleção de equações volumétricas para um povoamento de eucalipto em Codó - MA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Cristiane Nunes da Conceição

SILVA, G. L.; CARVALHO, M. G.; RAMOS, H. M. M.. USO DE COBERTURAS DO SOLO NO CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS E NO RENDIMENTO PRODUTIVO DA CEBOLINHA COMUM. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Maria Roselane Alves Oliveira

SILVA, G. L.; SANTOS, F. I. O.; BARBOSA, D. R. S.. Coleta, beneficiamento, grau de umidade e emergência de sementes de Mauritia flexuosa L.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Carlene Boaventura da Silva

CARVALHO, M. G.; SANTANA, C. V. S.;SILVA, G. L.. Caracterização do potencial fisiológico de sementes crioulas de arroz (Oriza sativa L.). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Andréia Teixeira Hermógenes

SILVA, G. N.;SILVA, G. L.; OLIVEIRA, G. P.. Levantamento fitossociológico de plantas daninhas no milho e feijão caupi no município de Codó. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: Daniela Silva Rodrigues

CARVALHO, M. G.;SILVA, G. L.; SILVA, M. D. M.. Teste de tetrazólio em genótipos de feijão-caupi (Vigna unguiculata) com pre-condicionamento abreviado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão.

Aluno: VINICIUS ZANELLA HERMES

SILVA, G. L.; ALVES, I. R.; SOARES, D. W. F.. Anomalias em torre de resfriamento relacionadas à qualidade da água. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia ambiental e sanitária) - Devry Brasil.

Aluno: Camila Diógenes Juaçaba

Cruz, E, V. S.; Araújo, F. J. F.;SILVA, G. L.. Estudo da viabilidade do cultivo do mogno africano no nordeste do Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade de Fortaleza.

SILVA, G. L.; SIMPLICIO, A. A. F.; ATANASIO, L. O.. Efeitos letais e subletais dos óleos essenciais de Amyris balsamifera e Cinnamomum camphora sobre Callosobruchus macalatus (Coleoptera: Chrysomelidae) em feijão-caupi.. 2022. Instituto Federal do Maranhão.

OLIVEIRA, G. P.; ANDRADE, E. R.;SILVA, G. L.. ENSINO DE BIOLOGIA E A RELEVÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS DE DEMOSTRAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO, OBSERVADAS DURANTE O ESTÁGIO DOCENTE. 2022. Instituto Federal do Maranhão.

CARVALHO, M. G.; BARBOSA, D. R. S.;SILVA, G. L.. VISÃO CRÍTICO-REFLEXIVA SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE CODÓ-EFA. 2022. Instituto Federal do Maranhão.

CAMPELO, D. D.;SILVA, G. L.; ANDRADE, E. R.. A EXPERIÊNCIA DO ENSINO PRESENCIAL NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE CODÓ. 2022. Instituto Federal do Maranhão.

SILVA, G. L.. Determinação da erodibilidade (fator k) para os solos no município de Codó-Ma. 2021. Instituto Federal do Maranhão.

SILVA, G. L.. Germinação e emergência de plântulas de Hibiscus sabdariffa L. em função do vigor e cultivo em substratos à base de materiais regionais. 2021. Instituto Federal do Maranhão.

SILVA, G. L.. Atributos Físico-Hídricos de solos do município de Codó ? MA. 2021. Instituto Federal do Maranhão.

SILVA, G. L.. Dessecação de plantas de Feijão-Caupi e seu efeito na produtividade e qualidade fisiológica de sementes. 2021. Instituto Federal do Maranhão.

SILVA, G. L.. Levantamento dos agrotóxicos utilizados pelos agricultores e a forma de uso em diferentes comunidades do municípios de Codó-MA. 2021. Instituto Federal do Maranhão.

SILVA, G. L.. Elaboração de iogurte enriquecido com mesocarpo de murici (Brysonima ssp., Malpighiaceae). 2019. Instituto Federal do Maranhão.

SILVA, G. L.. Produção de abobrinha italiana (Cucurbita pepo L. var. Caserta) em função da idade das mudas e dos substratos orgânicos. 2019. Instituto Federal do Maranhão.

SILVA, G. L.. Quebra de dormência e desenvolvimento inicial de mudas de graviola (Annona muricata L.). 2019. Instituto Federal do Maranhão.

SILVA, G. L.. Uso do extrato aquoso da Cyperus esculentus L. para a propagação vegetativa de plantas nativas com potencial econômico pelo método de estaquia. 2019. Instituto Federal do Maranhão.

SILVA, G. L.. Análise temporal das características físico-químicas e microbiológicas da água do rio saco no município de Codó-MA. 2019. Instituto Federal do Maranhão.

SILVA, G. L.. Quebra de dormência e desenvolvimento de sementes de umbu (spondias tuberosa) em diferentes métodos de superação e substratos orgânicos. 2019. Instituto Federal do Maranhão.

SILVA, G. L.. Análise da araruta (Maranta arundinaceae L.) consorciada com feijão-guandu (Canajus cajan (L.) HURT em Codó - MA. 2018. Instituto Federal do Maranhão.

SILVA, G. L.. Avaliação dos impactos ambientais oriundos do uso de agrotóxicos e a percepção de trabalhadores rurais quanto aos riscos à saúde devido à exposição a esses produtos. 2018. Instituto Federal do Maranhão.

SILVA, G. L.. Respostas do feijão-fava (Phaneolus lunatus l.) à ação de bioestimulantes. 2018. Instituto Federal do Maranhão.

SILVA, G. L.. Efeito de auxina sintética e extrato de Cyperus rotundus L. no desenvolvimento de estacas de Psidium guajava L. em diferentes substratos. 2018. Instituto Federal do Maranhão.

SILVA, G. L.. Efeitos dos níveis e épocas de aplicação de ethephon na indução floral nas características físicoquimicas de frutos de meloeiro (Curcumis melo L.). 2018.

SILVA, G. L.. Comparação de metodologias de estimativas de vazão em condutos livres. 2018. Instituto Federal do Maranhão.

SILVA, G. L.. Avaliar o efeito da compostagem de resíduos vegetais procedentes de feiras de Codó-MA, em comparação a outros substratos orgânicos usuais na região na emergência e desenvolvimento da alface (Lactuca sativa L.). 2018. Instituto Federal do Maranhão.

SILVA, G. L.. Influência da adubação nitrogenada no desenvolvimento da rúcula (Eruca sativa) e vinagreira (Hibiscus sabdaffira) cultivadas em Codó-MA. 2018. Instituto Federal do Maranhão.

SILVA, G. L.. Resposta da fixação biológica de nitrogênio (FBN) em cultivares de feijão-caupi, no município de Codó-MA. 2018. Instituto Federal do Maranhão.

SILVA, G. L.. Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. 2017. Devry Brasil.

SILVA, G. L.. Percepções dos professores em relação ao PIBID. 2017. Instituto Federal do Maranhão.

SILVA, G. L.. Perfil e concepções sobre aulas prá%cas no campo com alunos do 2º ano do curso Técnico em Agropecuária no IFMA Campus Codó,. 2017. Instituto Federal do Maranhão.

SILVA, G. L.. Papel do PIBID no curso de Licenciatura em Ciências Agrárias. 2017. Instituto Federal do Maranhão.

LIMA, M. V. M.;SILVA, G. L.; SIMPLICIO, A. A. F.. Resposta produtiva da vinagreira (Hibiscus sabdariffa L.) submeda a diferentes doses de adubação nitrogenada. 2017. Instituto Federal do Maranhão.

COSTA FILHO, J. N. S.;SILVA, G. L.; SIMPLICIO, A. A. F.. Produção de mudas de palma forrageira (Opuna ficus-indica (l.) p. mill) ulizando fragmentos de raquetes. 2017. Instituto Federal do Maranhão.

GOMES, J. P.;SILVA, G. L.; SIMPLICIO, A. A. F.. Adubação nitrogenada via ferrrigação e o desenvolvimento da alface em ambiente protegido. 2017. Instituto Federal do Maranhão.

GOMES, J. P.;SILVA, G. L.; SIMPLICIO, A. A. F.. Característcas morfogênicas e estruturais de gramíneas dos gêneros Brachiaria e Panicum sob lâminas de irrigação na região dos cocais maranhense. 2017. Instituto Federal do Maranhão.

GOMES, J. P.;SILVA, G. L.; SIMPLICIO, A. A. F.. Necessidades térmicas e fenologia do feijão-caupi irrigado. 2017. Instituto Federal do Maranhão.

GOMES, J. P.;SILVA, G. L.; VELOSO, C.. Influência de diferentes níveis de luminosidade na germinação, crescimento e desenvolvimento de porta-enxertos de cajueiro (Anacardium occidentale l.). 2017. Instituto Federal do Maranhão.

SILVA, G. L.. VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. 2016. Faculdades Nordeste.

SILVA, G. L.; CARVALHO, E. M. R.; COSTA, C. M. P.. VI Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. 2015. Faculdades Nordeste.

SILVA, G. L.. XXVIII Encontro de Iniciação Científica e II Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação. 2009. Universidade Federal do Ceará.

Orientou

Vinicius Santiago Loura Gil

PROPAGAÇÃO VEGETATIVA DE MESOSPHAERUM SUAVEOLENS SUBMETIDA A DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE AIB; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão; (Orientador);

Nátaly Fram de Maria de Sena Pereira

Controle de Tetranychus neocaledonicus (Acari:Tetranychidae) com os isolados de óleos essenciais eugenol e geraniol; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão; (Orientador);

Lybia Brito da Silva

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES ACERCA DO DESCARTE INADEQUADO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO BAIRRO SÃO RAIMUNDO, NO MUNICÍPIO DE CODÓ ? MA, BRASIL; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão; (Orientador);

Elias Ferreira da Silva

Germinação e crescimento inicial de Solanum stramonifolium Jacq em diferentes temperaturas na presença e ausência de luz; ; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Vinicius Santiago Loura Gil

Germinação e crescimento inicial de bamburral (Hyptis suaveolens L; ) em diferentes temperaturas e fotoperíodos; ; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; (Orientador);

Yugue Silva de Oliveira

Germinação e crescimento inicial em diferentes temperaturas na presença e ausência de luz de uma espécie alimentícia do gênero Solanum de ocorrência na região dos Cocais; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; (Orientador);

Lucas Rodrigues dos Santos

Morfologia de uma espécie do gênero Solanum comum na região dos Cocais; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Técnico em Meio Ambiente) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; (Orientador);

Carlos Alexandre Evangelista dos Santos

Germinação de sementes e crescimento inicial de Hyptis suaveolens L; submetidas a diferentes tratamentos de superação de dormência na presença e ausência de luz; Início: 2023 - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; (Orientador);

Maria Aline Viana de Lima

tividade acaricida e efeitos subletais dos óleos essenciais de Amyris balsamifera e Gaultheria procumbens sobre sobre Tetranychus neocaledonicus em feijão-fava; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; (Orientador);

Maria Thawanny Santos de Assis

IMPACTOS DAS QUEIMADAS SOBRE ATIVIDADE MICROBIANA E FAUNA EDÁFICA DO SOLO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

FABRICIA DE ARAUJO LEITE

BORBOLETAS E MARIPOSAS (LEPIDOPTERA) COMO BIOINDICADORES DE QUALIDADE AMBIENTAL DO MUNICÍPIO CODÓ, MARANHÃO; ; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

Hellen Karine Gomes Moreira

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PARTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DO MUNICIPIO DE CODÓ-MA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Agrárias) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

Catarine de Sousa Ribeiro

ÁCIDO GIBERÉLICO E RETIRADA DO OPÉRCULO PARA SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA EM SEMNTES DE BURITI ( Mauritia flexuosa L; ); 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

Ana Caroline Santos de Sousa

Bioatividade dos óleos essenciais de Juniperus virginiana e Melaleuca alternifolia sobre Tetranychus neocaledonicus André (1933) em feijão-fava; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

RAIANY RODRIGUES VIANA

O EXTRATO AQUOSO DAS FOLHAS E SEMENTES DO NIM (Azadirachta indica A; Juss) AFETAM O DESENVOLVIMENTO DO PULGÃO VERDE (Myzus persicae) EM COUVE DE FOLHA (Brassica oleracea L; var; acephala)?; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

Daniel de Lima Feitosa

MÉTODOS DE SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA E CRESCIMENTO INICIAL DE AÇAIZEIRO (EUTERPE OLERACEA MART; ) SOB DIFERENTES NÍVEIS DE LUMINOSIDADE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

FABRICIA DE ARAUJO LEITE

BORBOLETAS E MARIPOSAS (LEPIDOPTERA) COMO BIOINDICADORES DE QUALIDADE AMBIENTAL DO MUNICÍPIO CODÓ, MARANHÃO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

Francisco Gabriel Lima Oliveira

MORFOLOGIA DA PLANTA E QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE JURUBEBA VERMELHA (Solanum stramonifolium Jacq; ) SUBMETIDAS AS DIFERENTES PERIODOS DE ARMAZENAMENTO E EMBEBIÇÃO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

Maria Roselane Alves Oliveira

Coleta, beneficiamente, germinação e grau de umidade de sementes de buruti (Maurtia flexuosa); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

Cristiane Nunes da Conceição

USO DE COBERTURAS DO SOLO NO CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS E NO RENDIMENTO PRODUTIVO DA CEBOLINHA COMUM; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

VINICIUS ZANELLA HERMES

ANOMALIAS EM TORRE DE RESFRIAMENTO RELACIONADAS À QUALIDADE DA ÁGUA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia ambiental e sanitária) - Devry Brasil; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

Emanuel Silva de Carvalho

Avaliação e superação de dormência em sementes de duas espécies congêneres de Solanum na presença e ausência de luz; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Meio Ambiente) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

Carlos Alexandre Evangelista dos Santos

ÁCIDO GIBERÉLICO E RETIRADA DO OPÉRCULO PARA SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA EM SEMENTES DE BURITI (Mauritia flexuosa L; ); 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

Raíssa Costa do Nascimento

Avaliação e superação de dormência em sementes de duas espécies congêneres de Solanum na presença e ausência de luz; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Centro de Ensino Luzenir Matta Roma, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

João Antônio Alencar Castro Santos

Avaliação e superação de dormência em sementes de duas espécies congêneres de Solanum na presença e ausência de luz; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Centro de Ensino Luzenir Matta Roma, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

NAYRA DE SOUSA SILVA

MÉTODOS DE DETERMINAÇÃO DO GRAU DE UMIDADE E GERMINAÇÃO DE SEMENTE DE SAPUCAIA; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Agropecuária) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

Ana Caroline Santos de Sousa

Efeito do estado nutricional do Phaseolus lunatus L; na biologia do ácaro Tetranychus neocaledonicus (Acari: Tetranychidae; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

RAIANY RODRIGUES VIANA

EXTRATO AQUOSO DAS FOLHAS E AMÊNDOAS DO NIM (Azadirachta indica A; Juss) AFETAM O DESENVOLVIMENTO DO PULGÃO VERDE(Myzus persicae) EM ALFACE(Lactuca sativa)?; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

Fernanda da Costa Pereira

VIABILIDADE DE SEMENTES DE BURITI (Mauritia flexuosa) APÓS O ARMAZENAMENTO; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

RAIANY RODRIGUES VIANA

EMERGÊNCIA E CRESCIMENTO INICIAL DA TIRIRICA (Cyperus rotundus L; ) DIMINUEM COM A ALELOPATIA DO MANJERICÃO (Ocimum basicilum L; ) E DO CAPIM- LIMÃO (Cymbopogon citratus Stapf)?; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

Izabella Maria Costa Oliveira

CONSUMO ALIMENTAR, PREFERÊNCIA E LONGEVIDADE DE Costalimaita ferruginea (Coleoptera: Chrysomelidae) em FUNÇÃO DA CONDIÇÃO NUTRICIONAL DE Eucalyptus grandis; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

Ana Caroline Santos de Sousa

INFLUÊNCIA DO ESTADO NUTRICIONAL DE Eucalyptus grandis NA PREFERÊNCIA, CONSUMO ALIMENTAR E LONGEVIDADE DE Costalimaita ferruginea (Coleoptera: Chrysomelidae); 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

Antonio Afonso Leite Monteiro

QUAL A MELHOR TEMPERATURA E SUBSTRATO PARA A GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE BURITI (Mauritia flexuosa L; )?; ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

VINÍCIUS ABAS DE CAMPOS

MÉTODOS DE DETERMINAÇÃO DO GRAU DE UMIDADE E GERMINAÇÃO DE SEMENTE DE SAPUCAIA; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Agropecuária) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

Daniel de Lima Feitosa

SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA EM SEMENTES E CRESCIMENTO INICIAL DE AÇAIZEIRO (EUTERPE OLERACAEA MART; ) EM DIFERENTES NÍVEIS DE LUMINOSIDADE; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão, Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

Catarine de Sousa Ribeiro

GERMINAÇÃO DESEMENTES DE BURITI (Mauritia flexuosa L; ) EM FUNÇÃO DA BIOMETRIA; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão, Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

Sthefanny Gonçalves Jansem

Composição química da semente do Buriti (Mauritia flexuosa L; ) com e sem superação de dormência durante a germinação; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Alimentos) - Instituto Federal do Maranhão, Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

Marcos Fernando Carvalho Sousa

CULTIVO DE RÚCULA (Eruca sativa Miller) SOB APLICAÇÃO DE DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE BIOFERTILIZANTE BOVINO EM CODÓ - MA; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

Antonio Afonso Leite Monteiro

DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE Ixora coccinea SOBRE DIFERENTES DOSES DE BIOESTIMULANTES; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

Leane Vitória Oliveira Sousa

Buriti (Mauritia flexuosa): teor de umidade na semente e métodos de determinação de umidade; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

Francisco Gabriel Lima Oliveira

COMPATIBILIDADE DE DIFERENTES CULTIVARES DE TOMATEIRO SOBRE PORTA-ENXERTO DE Solanum stramonifolium EM DIFERENTES MÉTODOS DE ENXERTIA; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

Maria Roselane Alves Oliveira

Superação de dormência em sementes e crescimento inicial de buriti (Mauritia flexuosa L; ) em diferentes níveis de luminosidade; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão, Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

Cristiane Nunes da Conceição

Efeitos alelopáticos de manjericão (Ocimum basilicum L; ) e capim-limão [Cymbopogon citratus (D; C; ) Stapf) ] sobre a germinação da beldroega (Portulaca oleracea L; ); 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Instituto Federal do Maranhão, Instituto Federal do Maranhão; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

Willamy Siqueira Conde

Avaliação e caracterização do biofertilizante do cortume; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Devry Brasil; Orientador: Giovana Lopes da Silva;

Produções bibliográficas

  • RAMOS, GUSTAVO YVES RODRIGUES ; SILVA, GUTIERRES NELSON ; SILVA, YNAYANNA NARIZA MEDEIROS ; SILVA, YAGO DE MEDEIROS ; MARQUES, IZAIAS SANTOS ; DA SILVA, GIOVANA LOPES ; CARVALHO, MARCELA SILVA ; FARONI, LEDA RITA D?ANTONINO ; RODRIGUES LIMA, SIMONE KELLY ; ARCANJO, DANIEL DIAS RUFINO ; LUCARINI, MASSIMO ; DURAZZO, ALESSANDRA ; BARBOSA, DOUGLAS RAFAEL E SILVA . Ozonation of Cowpea Grains: Alternative for the Control of Callosobruchus maculatus and Maintenance of Grain Quality. AGRICULTURE , v. 13, p. 1052, 2023.

  • FEITOSA, D. L. ; SILVA, G. L. ; LIMA, A. F. ; BARBOSA, D. R. S. . Emergence and initial growth of açaí palm under different light levels after seed dormancy breaking treatments. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. 1-9, 2022.

  • SOUSA, GEOCLEBER GOMES DE ; RODRIGUES, VALDÉCIO DOS SANTOS ; SALES, JONNATHAN RICHEDS DA SILVA ; CAVALCANTE, FÁBIO ; SILVA, GIOVANA LOPES DA ; LEITE, KELLY NASCIMENTO . ESTRESSE SALINO E COBERTURA VEGETAL MORTA NA CULTURA DO MILHO. Revista brasileira de agricultura irrigada , v. 12, p. 3078-3089, 2019.

  • SILVA, FRANCISCO LIMEIRA DA ; VIANA, THALES VÍNICIUS DE ARAÚJO ; SOUSA, GEOCLEBER GOMES DE ; OLIVEIRA, FÁTIMA MARIA MARTINS ; AZEVEDO, Benito Moreira de ; SILVA, GIOVANA LOPES DA . AMBIÊNCIA E BIOFERTIRRIGAÇÃO NA CULTURA DO FIGO. Revista brasileira de agricultura irrigada , v. 12, p. 2702-2718, 2018.

  • SILVA, GIOVANA LOPES DA ; FREIRE, MÁRCIO HENRIQUE DA COSTA ; SOUSA, CARLOS HENRIQUECARVALHO DE ; SOUZA, MARIA VANESSA PIRES DE ; SOUSA, GEOCLEBER GOMES DE . TROCAS GASOSAS NA CULTURA DA FAVA IRRIGADA COM ÁGUAS SALINAS1. IRRIGA , v. 1, p. 19, 2018.

  • SOUSA, GEOCLEBER GOMES ; FIUSA, JAMILI NOBRE ; LEITE, KELLY NACIMENTO ; SOARES, STALLONE COSTA ; SILVA, GIOVANA LOPES DA . Água salina e biofertilizante de esterco bovino na cultura do gergelim. AGROPECUÁRIA TÉCNICA (UFPB) , v. 38, p. 117, 2017.

  • DE SOUSA, GEOCLEBER GOMES ; DE ARAÚJO VIANA, THALES VINÍCIUS ; REBOUÇAS NETO, MÁRIO DE OLIVEIRA ; DA SILVA, GIOVANA LOPES ; DE AZEVEDO, BENITO MOREIRA ; BARROSO COSTA, FELLYPE RODRIGO . Características agronômicas do girassol irrigado com águas salinas em substratos com fertilizantes orgânicos. REVISTA AGROGEOAMBIENTAL , v. 9, p. 65-75, 2017.

  • SOUSA, GEOCLEBER GOMES DE ; RODRIGUES, VALDECIO DOS SANTOS ; VIANA, THALES VINICIUS DE ARAÚJO ; SILVA, GIOVANA LOPES DA ; NETO, MÁRIO DE OLIVEIRA REBOUÇAS ; AZEVEDO, Benito Moreira de . IRRIGAÇÃO COM ÁGUA SALOBRA NA CULTURA DO RABANETE EM SOLO COM FERTILIZANTES ORGÂNICOS. Revista Brasileira de Agricultura Irrigada , v. 10, p. 1065-1074, 2016.

  • SOUSA, GEOCLEBER GOMES DE ; Viana, T. V.A. ; SILVA, GIOVANA LOPES DA ; DIAS, C. N. ; AZEVEDO, Benito Moreira de . Interação entre salinidade e biofertilizante de caranguejo na cultura do milho. MAGISTRA CRUZ DAS ALMAS-BA , v. 28, p. 538-547, 2016.

  • GOMES, K.R. ; SOUSA, G. G. ; LIMA, F.A. ; Viana, T. V.A. ; Azevedo, B.M. ; SILVA, G. L. . IRRIGAÇÃO COM ÁGUA SALINA NA CULTURA DO GIRASSOL (Helianthus Annuus L.) EM SOLO COM BIOFERTILIZANTE BOVINO. Irriga , v. 20, p. 680-693, 2015.

  • SOUSA, G. G. ; VIANA, Thales Vinícius de Araújo ; LACERDA, C. F. ; AZEVEDO, Benito Moreira de ; SILVA, G. L. ; COSTA, F. R. B. . Estresse salino em plantas de feijão-caupi em solo com fertilizantes orgânicos. Agro@mbiente On-line , v. 8, p. 359-367, 2014.

  • SOUSA, G. G. ; Viana, T. V.A. ; DIAS, C. N. ; SILVA, G. L. ; Azevedo, B.M. . Lâminas de irrigação para cultura do gergelim com biofertilizante bovino. Revista Magistra , v. 26, p. 347-356, 2014.

  • SILVA, G. L. ; MEDEIROS FILHO, S. ; ZANDAVALLI, R. B. ; PEREIRA, D. S. ; SOUSA, G. G. . Biometria e emergência de Amburana cearensis (Allemão) A.C. Smith em função da coloração do fruto. http://dx.doi.org/10.5902/198050987550 , v. 23, p. 635-642, 2013.

  • Sousa, G. G ; SANTOS, E. O. ; SILVA, G. L. ; RODRIGUES, A. A. J. ; Viana, T. V. A. . Irrigação do feijão-de-corda com água salina em solo com. Cadernos de Agroecologia , v. 8, p. 1, 2013.

  • SANTOS, E. O. ; Sousa, G. G ; SILVA, G. L. ; RODRIGUES, A. A. J. ; Viana, T. V. A. . Irrigação com água salina na cultura do milho em solo com biofertilizante. Cadernos de Agroecologia , v. 8, p. 1-5, 2013.

  • Silva, F. L. B ; Lacerda, C. F ; Sousa, G. G ; Neves, A. L. R. ; SILVA, G. L. ; Sousa, C. H. C . Interação entre salinidade e biofertilizante bovino na cultura do feijão-de-corda. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Impresso) , v. 15, p. 383-389, 2011.

  • Lacerda, C. F ; Sousa, G. G ; Silva, F. L. B ; Guimarães, F. A. V. ; SILVA, G. L. ; Cavalcante, L. F . SOIL SALINIZATION AND MAIZE AND COWPEA YIELD IN THE CROP ROTATION SYSTEM USING SALINE WATERS. Engenharia Agrícola (CD-ROM) , v. 31, p. 663-675, 2011.

  • SILVA, G. L. ; Lima, H.V. ; Campanha,M.M. ; Gilkes, R.J ; Oliveira, T.S. . Soil physical quality of Luvisols under agroforestry, natural vegetation and conventional crop management systems in the Brazilian semi-arid region. Geoderma (Amsterdam) , v. 1, p. 61-70, 2011.

  • Sousa, G. G ; Lacerda, C. F ; Cavalcante, L. F ; Guimarães, F. A. V. ; Bezerra, M. E. J ; SILVA, G. L. . Nutrição mineral e extração de nutriente de planta de milho irrigada com água salina. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Impresso) , v. 14, p. 1143-1151, 2010.

  • Sousa, G. G ; Lacerda, C. F ; SILVA, G. L. ; Freitas, C. A. S ; Cavalcante, L. F ; Sousa, C. H. C . Acumulação de biomassa, teores e extração de micronutrientes em planta de milho irrigada com águas salinas. Agropecuária Técnica (UFPB) , v. 31, p. 1-10, 2010.

  • Pereira, W. E ; Sousa, G. G ; Alencar, M. L ; Mendonça, R. M. N ; SILVA, G. L. . Crescimento de mudas de mamoeiro em susbtratos contendo caulim. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável , v. 3, p. 27-35, 2008.

  • SILVA, GIOVANA LOPES DA ; ZANDAVALLI, ROBERTA BOSCAINI ; FILHO, SEBASTIÃO MEDEIROS . GERMINAÇÃO DE Poincianella pyramidalis EM DIFERENTES TEMPERATURAS NA PRESENÇA E AUSÊNCIA DE LUZ. In: IV Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido, 2019, Crato. Fortaleza: GIOVANA LOPES DA SILVA, 2019.

  • ROSELANE ALVES OLIVEIRA, MARIA ; LOBO PINHEIRO, CHARLES ; NUNES DA CONCEIÇÃO, CRISTIANE ; DE LIMA FEITOSA, DANIEL ; LOPES DA SILVA, GIOVANA . METODOLOGIA DE DETERMINAÇÃO DO GRAU DE UMIDADE PARA SEMENTES DE Mauritia flexuosa. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 2019. DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL: CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E SOCIAL.

  • CLÉLIA BRASIL SOARES DA, SILVA ; OZELY FERREIRA DOS, SANTOS ; FRANCISCO MATEUS MEDINA, GOMES ; ANTONIO ALISSON FERNANDES, SIMPLÍCIO ; GIOVANNA LOPES DA, SILVA . CONSERVAÇÃO DA NATUREZA: UM ESTUDO DAS ESPÉCIES VEGETAIS NATIVAS PRESENTE NO IFMA CAMPUS CODÓ. In: III Congresso Internacional das Ciências Agrárias, 2018, João Pessoa. CONSERVAÇÃO DA NATUREZA: UM ESTUDO DAS ESPÉCIES VEGETAIS NATIVAS PRESENTE NO IFMA CAMPUS CODÓ, 2018.

  • COSTA, F. R. B. ; GOMES, K. R. ; Sousa, G. G ; SILVA, G. L. ; CORREIA, L. F. M. ; Azevedo, B.M. . Características agronômicas do amendoinzeiro irrigado com águas salinas em diferentes substratos. In: II Brazilian Symposium on Salinity & II Brazilian Meeting on irrigation, 2014, Fortaleza. Inovagri International Meeting, 2014.

  • COSTA, F. R. B. ; Sousa, G. G ; SILVA, G. L. ; Albuquerque A. H. P ; GOMES, K. R. ; SANTOS, E. O. . Crescimento inicial de catingueira (caesalpinia pyramidalis Tul) irrigada com águas salinas em diferentes substratos. In: II Brazilian Symposium on Salinity & II Brazilian Meeting on irrigation, 2014, Fortaleza. Inovagri International Meeting, 2014.

  • GOMES, K. R. ; MONTEIRO, F. J. F. ; Sousa, G. G ; SILVA, G. L. ; Viana, T. V. A. ; PAIVA, T. F.P . Estresse salino em plantas de rabanete irrigadas em solo com biofertilizantes. In: II Brazilian Symposium on Salinity & II Brazilian Meeting on irrigation, 2014, Fortaleza. Inovagri International Meeting, 2014.

  • Sousa, G. G ; SILVA, G. L. ; Lacerda, C. F ; ARAUJO, A. P. B. ; Viana, T. V. A. . Crescimento do mulungu (Erythrina velutina Willd) irrigado com águas salinas em diferentes ambientes. In: I Simpósio brasileiro de recursos naturais do semiárido - SBRNS, 2013, Iguatu. Pesquisa e transferência de tecnologia contextualizada, 2013. v. 1.

  • SILVA, G. L. ; Sousa, G. G ; MEDEIROS FILHO, S. ; ZANDAVALLI, R. B. ; AZEVEDO, D. V. . TOLERÂNCIA À DESSECAÇÃO EM Poincianella pyramidalis EM SEMENTES COM E SEM DORMÊNCIA. In: I Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido, 2013, Iguatu. Pesquisa e transferência de tecnologia contextualizada, 2013. v. 1.

  • Sousa, G. G ; Azevedo, B.M. ; José Aglodualdo Cavalcante Júnior ; Viana, T. V. A. ; SILVA, G. L. ; Lacerda, C. F . Trocas gasosas em amendoeizeiro sob frequência de irrigação. In: I INOVAGRI INTERNATIONAL MEETING & IV Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação-WINOTEC, 2012, Fortaleza. I Inovagri International Meeting & IV Winotec, 2012.

  • Keivia Lino Chagas ; Sousa, G. G ; Azevedo, B.M. ; FERNANDES, C. N. V. ; SILVA, G. L. . PRODUTIVIDADE DO AMENDOIM SOB FREQUÊNCIA DE FERTIRRIGAÇÃO POTÁSSICA. In: I INOVAGRI INTERNATIONAL MEETING & IV Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação-WINOTEC, 2012, 2012, Fortaleza. I Inovagri International Meeting & IV Winotec, 2012.

  • Sousa, G. G ; Silva, F. L. B ; Lacerda, C. F ; SILVA, G. L. ; Silva Júnior, R. J. C ; Carvalho, C. M. . Influência do biofertilizante bovino na extração de K, Ca, P e Na pelas plantas de feijão de corda irrigada com água salina. In: III Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação & II Conferênia sobre Recursos Hídricos do Semiárido Brasileiro, 2010, Fortaleza. III Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação & II Conferênia sobre Recursos Hídricos do Semiárido Brasileiro, 2010.

  • Cavalcante, L. F ; Sousa, G. G ; SILVA, G. L. ; Freitas, A. A. ; Carlos, J. A ; Campos, V. B. . Produção de matéria seca da raiz e da parte aérea de maracujazeiro-amarelo irrigado com água salina. In: II Workshop internacional de inovações tecnológicas na irrigação & I Simpósio brasileiro sobre o uso múltiplo da água, 2008, Fortaleza. II Workshop internacional de inovações tecnológicas na irrigação & I Simpósio brasileiro sobre o uso múltiplo da água, 2008.

  • Freitas, A. A. ; Sousa, G. G ; SILVA, G. L. ; Silva, E.J ; Ferreira, T. T. S . Caracterização qualitativa da água para irrigação na região do baixo jaguaribe, Ceará.. In: II Workshop Internacional de inovações tecnológicas na irrigação & I simpósio brasileiro sobre o uso múltiplo da água, 2008, Fortaleza. II Workshop Internacional de inovações tecnológicas na irrigação & I simpósio brasileiro sobre o uso múltiplo da água, 2008.

  • Sousa, G. G ; Lacerda, C. F ; Bezerra, M. E. J ; Silva, F. L. B ; Silva, F. B ; SILVA, G. L. . Influência da irrigação com água salina na produtividade e na partição de matéria seca em plantas de milho. In: II Workshop Internacional de inovações tecnológicas na irrigação & I simpósio brasileiro sobre o uso múltiplo da água, 2008, Fortaleza. II Workshop Internacional de inovações tecnológicas na irrigação & I simpósio brasileiro sobre o uso múltiplo da água, 2008.

  • Sousa, G. G ; Lacerda, C. F ; Silva, F. L. B ; Bezerra, M. E. J ; Anjos, D. C ; SILVA, G. L. . Crescimento e Teores Foliares de Na, K e P em plantas de milho irrigadas com água salina. In: II Workshop Internacional de inovações tecnológicas na irrigação & I simpósio brasileiro sobre o uso múltiplo da água, 2008, Fortaleza. II Workshop Internacional de inovações tecnológicas na irrigação & I simpósio brasileiro sobre o uso múltiplo da água, 2008.

  • FEITOSA, D. L. ; OLIVEIRA, M. R. A. ; CONCEICAO, C. N. ; SILVA, G. L. . INFLUÊNCIA DO SOMBREAMENTO E TRATAMENTOS PRÉ- GERMINATIVOS NO CRESCIMENTO INICIAL DO AÇAIZEIRO (EUTERPE OLERACEA MART.),. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 2019, RECIFE. Anais do IV Congresso Internacional das Ciências Agrárias ? COINTER PDVAgro 2019. Recife: PDVAGRO, 2019. v. 1.

  • OLIVEIRA, I. M. C. ; FEITOSA, D. L. ; OLIVEIRA, M. R. A. ; CONCEICAO, C. N. ; SILVA, G. L. . TRATAMENTOS PRÉ-GERMINATIVOS E NÍVEIS DE SOMBREAMENTO NA GERMINAÇÃO DO AÇAIZEIRO (EUTERPE OLERACEA MART.) EM CAMPO. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 2019, Recife. Anais do IV Congresso Internacional das Ciências Agrárias ? COINTER PDVAgro 2019 ISSN: 2526-, 2019.

  • OLIVEIRA, I. M. C. ; CONCEICAO, C. N. ; OLIVEIRA, M. R. A. ; FEITOSA, D. L. ; SILVA, G. L. . EFEITOS ALELOPÁTICOS DE MANJERICÃO (OCIMUM BASILICUM L.) E CAPIM-LIMÃO [CYMBOPOGON CITRATUS (DC) STAPF] SOBRE A GERMINAÇÃO DA BELDROEGA (PORTULACA OLERACEA L.). In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 2019, Recife. Anais do IV Congresso Internacional das Ciências Agrárias ? COINTER PDVAgro 2019, 2019.

  • OLIVEIRA, M. R. A. ; COSTA, F. S. ; FEITOSA, D. L. ; SILVA, F. J. P. ; SILVA, G. L. . EMERGÊNCIA DE PLÂNTULAS DE MAURITIA FLEXUOSA. In: IV Congresso Internacional das Ciências Agrárias, 2019, Recife. Anais do IV Congresso Internacional das Ciências Agrárias ? COINTER PDVAgro 2019, 2019.

  • DANIELE MUNIZ DOS, REIS ; EULANE RYS RUFINO, ABREU ; DAVILA ESMELINDA OLIVEIRA, SILVA ; GIOVANA LOPES DA, SILVA ; DOUGLAS RAFAEL SILVA, BARBOSA . TOXICIDADE POR CONTATO DO COMPOSTO EUGENOL SOBRE Sitophilus zeamais EM MILHO. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 2018, João Pessoa. CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO RURAL: COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS INOVADORES E EXPERIÊNCIAS, 2018.

  • CASTELO, K. R. R. ; SILVA, R. N. ; NEVES, A. S. ; SILVA, G. L. ; ZANDAVALLI, R. B. . LEVANTAMENTO DE PROGRAMAS DE CONSERVAÇÃO DA CAATINGA. In: Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017, 2017, FORTALEZA. Anais eletrônicos da VIII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia. FORTALEZA: Devry Brasil, 2017.

  • NEVES, A. S. ; SILVA, R. N. ; SILVA, G. L. ; MESQUITA, J. B. R. ; ZANDAVALLI, R. B. . EMERGÊNCIA DE SEMENTES DE Leucaena leucocephala SUBMETIDAS A DIFERENTES TRATAMENTOS DE SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA. In: Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017, 2017, FORTALEZA. Anais eletrônicos da VIII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia. Fortaleza: Devry Brasil, 2017.

  • SILVA, R. N. ; NEVES, A. S. ; SILVA, G. L. ; MESQUITA, J. B. R. ; SOARES, D. W. F. . CRESCIMENTO INICIAL DE Leucaena leucocephala EM FUNÇÃO DE DIFERENTES TRATAMENTOS DE SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA. In: Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017, 2017, FORTALEZA. Anais eletrônicos da VI Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia. FORTALEZA: Devry Brasil, 2017.

  • SILVA, R. N. ; NEVES, A. S. ; SABOYA, L. M. M. ; SILVA, G. L. ; MESQUITA, J. B. R. . BIOMETRIA DE SEMENTES DE Pithecellobium dulce. In: Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017, 2017, FORTALEZA. Anais eletrônicos da VIII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia. FORTALEZA: Devry Brasil, 2017.

  • NEVES, A. S. ; SABOYA, L. M. M. ; SILVA, R. N. ; SILVA, G. L. ; MESQUITA, J. B. R. . BIOMETRIA EM SEMENTES DE Leucaena Leucocephala. In: Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017, 2017, FORTALEZA. Anais eletrônicos da VIII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia. FORTALEZA: Devry Brasil, 2017.

  • SOUSA, L. S. ; SOUZA, C. O. ; OLIVEIRA, D. T. ; SILVA, G. L. ; COSTA, A. A. A. . CORPOS HÍDRICOS EUTROFIZADOS DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, CEARÁ. In: Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017, 2017, FORTALEZA. Anais eletrônicos da VIII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia. FORTALEZA: Devry Brasil, 2017.

  • COSTA, A. A. A. ; LIMA, S. M. ; FERREIRA NETO, M. V. ; BARRETO, F. M. S. ; SILVA, G. L. . APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE QUALIDADE DE ÁGUA (CETESB) NA LAGOA DO OPAIA, FORTALEZA, CEARÁ. In: Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017, 2017, FORTALEZA. Anais eletrônicos da VIII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia. FORTALEZA: Devry Brasil, 2017.

  • COSTA, A. A. A. ; PINTO, E. C. ; LIRA, L. A. M. ; SILVA, K. C. A. ; BARRETO, F. M. S. ; SILVA, G. L. . APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE QUALIDADE DE ÁGUA (CETESB) NA LAGOA DE PORANGABUSSU, FORTALEZA, CEARÁ. In: Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017, 2017, FORTALEZA. Anais eletrônicos da VIII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia. FORTALEZA: Devry Brasil, 2017.

  • CONCEICAO, C. N. ; SILVA, G. L. . Superação de dormência em sementes de Leucaena leucocephala sob diferentes métodos. In: II Congresso Internacional das Ciências Agrárias, 2017, Natal. Anais - II CICA, 2017.

  • OLIVEIRA, R. T. S. ; SILVA, G. L. ; SOARES, D. W. F. ; SARAIVA, R. S. ; ANDRADE, V. H. C. ; QUEIROZ, A. M. . SÍNTESE DE FEROMONIO PARA USO NA AGRICULTURA NO COMBATE A PRAGAS. In: Mostra de Pesquisa Científica em Ciência e Tecnologia, 2017, Fortaleza. Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Fortaleza: DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2017. v. 1. p. 1-5.

  • LOURENCIO, R. C. ; GOMES, K.R. ; SOUSA, GEOCLEBER GOMES DE ; COSTA, F. R. B. ; CEITA, E. A. R. ; RODRIGUES, VALDECIO DOS SANTOS ; SILVA, GIOVANA LOPES DA . Produtividade do Girassol Irrigado em Solo com Fertilizante Orgânico e Mineral. In: III Reunião Nordestina de Ciência do Solo, 2016, Aracaju. Integração e uso do conhecimento para uma agricultura sustentável no Nordeste, 2016.

  • SILVA, G. L. ; SOUSA, G. G. ; ESPANHOL, T. D. S. ; LACERDA, C. F. ; ZANDAVALLI, R. B. . IRRIGAÇÃO COM ÁGUA SALINA DIMINUI A PRODUÇÃO DE BIOMASSA EM MUDAS DE MULUNGU (Erythrina velutinaWilld)?. In: V Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia Devry Brasik, 2014, Fortaleza. ANAIS V MOSTRA DE PESQUISA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DEVRY BRASIL. Fortaleza: DeVry Brasil, 2014. v. 1. p. 17-17.

  • SANTOS, A. P. G. ; Sousa, G. G ; Viana, T. V. A. ; SOUZA, Z. M. ; SILVA, G. L. ; OLIVEIRA, T. M. . Trocas gasosas em plantas de feijão de corda sob irrigação com águas salinas em solo com biofertilizantes. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013, Florianópolis. Para que e para quem?. Florianópolis: Epagri e SBCS, 2013.

  • Sousa, G. G ; REBOUCAS NETO, M. ; SILVA, G. L. ; SANTOS, A. P. G. ; Viana, T. V. A. . Produtividade do rabanete sob irrigação com águas salinas em solos com biofertilizantes. In: XLII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2013, Fortaleza. Fábrica de Negócios, 2013.

  • PAIVA, T. F.P ; Sousa, G. G ; Azevedo, B.M. ; LIMA, R. H. ; DO O, L. M. G. ; Viana, T. V. A. ; SILVA, G. L. ; Oliveira, J.R.R . Manejo da adubação potássica na cultura do amendoin. In: FERTBIO, 2012, Maceió. A responsabilidade sócioambiental da pesquisa agrícola, 2012.

  • AGLODUALDO JUNIOR, J. ; SILVA, G. L. ; LIMA, J. G. A. ; CORREIA, L. F. M. . Trocas gasosas em milho adubado com fertilizante bovino. In: III Congresso Cearense de Agroecologia, 2012, Sobral. X Agrinorte Feira da Agricultura da Zona Norte, 2012.

  • SILVA, G. L. ; Sousa, G. G ; Lacerda, C. F ; Silva, F. L. B ; Anjos, D. C . Alterações químicas de Argisolo em sistema rotacional entre milho e feijão-de-corda irrigada com água de alta e baixa salinidade. In: XVIII Reunição Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2010, Teresina. Novos Caminho para Agricultura Conservacionista no Brasil, 2010.

  • Sousa, G. G ; Torquato, J. P ; Aquino, B. F. ; SILVA, G. L. ; Guimarães, F. A. V. ; Hernandez, F. F .F . Concentração de Ca no feijão caupi, com apliacações de cálcario e Mo sobre diferentes doses de P. In: XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2010, Teresina. Novos caminhos para agricultura conservacionista no Brasil, 2010.

  • Sousa, G. G ; Torquato, J. P ; Aquino, B. F. ; SILVA, G. L. ; Guimarães, F. A. V. ; Hernandez, F. F .F . Influência do P sobre as concentrações do N no feijão caupi, com e sem aplicações de calcário e Mo. In: XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2010, Teresina. Novos caminhos para agricultura conservacionista no Brasil, 2010.

  • Torquato, J. P ; Aquino, B. F. ; Sousa, G. G ; SILVA, G. L. ; Anjos, D. C . Interação de fósforo e molibidênio na produção de sementes de feijão caupi. In: XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2010, Teresina. Novos caminho para agricultura conservacionista no Brasil, 2010.

  • Sousa, G. G ; Marinho, A. B. ; Albuquerque A. H. P ; Azevedo, B.M. ; SILVA, G. L. . Crescimento inicial do milho sob níveis de biofertilizante bovino e irrigação com água de alta e baixa salinidade. In: Simpósio Brasileiro de Salinidade, 2010, Fortaleza. INtegração de pesquisas básicas e aplicadas, 2010.

  • SILVA, G. L. ; Sousa, G. G ; Lacerda, C. F ; Guimarães, F. A. V. ; Albuquerque A. H. P . Micronutrientes em plantas de milho irrigadas com águas salinas. In: Simpósio Brasieliro de Salinidade, 2010, Fortaeza. Integração de pesquisas básicas e aplicadas, 2010.

  • Silva, F. L. B ; Lacerda, C. F ; Sousa, G. G ; Neves, A. L. R. ; SILVA, G. L. . Interação entre salinidade e biofertilizante bovino na cultura do feijão-de-corda. In: Simpósio Brasileiro de salinidade, 2010, Fortaleza. Integração de pqesquisas básicas e aplicadas, 2010.

  • Bezerra, M. E. J ; Sousa, G. G ; Lacerda, C. F ; SILVA, G. L. ; Guimarães, F. A. V. . Acumulação de biomassa e terores de Cu e Zn em planta de milho irrigadas com água salinas. In: Simpósio Brasileiro de Salinidade, 2010, Fortaleza. Integração de pesquisas básicas e aplicadas, 2010.

  • Sousa, G. G ; DINIZ, A. A. ; Cavalcante, L. F ; SILVA, G. L. ; ARAÙJO,H.F. ; Albuquerque A. H. P . Ação do biofertilizante bovino, da matéria orgânica e do nitrogênio na acumulação da biomassa em maracujazeiro amarelo II: Ramos laterais e produtivos. In: XXI Congresso Brasieliro de Fruticultura, 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e sustentabilidade, 2010.

  • Sousa, G. G ; Cavalcante, L. F ; DINIZ, A. A. ; SILVA,S. A. ; SOLTO, A. G. L. ; SILVA, G. L. ; ARAÙJO,H.F. . Ação do biofertilizante bovino, da matéria orgânica e do nitrogênio na acumulação da biomassa em maracujazeiro amarelo I: Raiz e caule. In: XXI Congresso Brasieliro de Fruticultura, 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e sustentabilidade, 2010.

  • Sousa, G. G ; Lacerda, C. F ; Cavalcante, L. F ; SILVA, G. L. ; Bezerra, M. E. J ; Silva Júnior,J.M.T . Extração e exportação de micronutrientes em planta de milho irrigada com águas salinas. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: Perspectivas e desafios. Fortaleza: UFC, 2009.

  • Pereira, E.P ; Assis Jr., R.N. ; SILVA, G. L. . Monitoramento da qualidade física do solo por meio do índice S. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: Perspectivas e desafios. Fortaleza: UFC, 2009.

  • Pereira, E.P ; Assis Jr., R.N. ; SILVA, G. L. . Definição do índice hídrico ótimo para um neossolo dos tabuleiros de Russas-CE. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: Perspectivas e desafios. Fortaleza: UFC, 2009.

  • SILVA, G. L. ; Oliveira, T.S. ; Lima, H.V. ; Filho, J.A.A. . Índice de qualidade física do solo em sistemas agroflorestais no semi-árido cearense. In: XXXI Congresso brasileiro de ciência do solo, 2008, Gramado. Desafios e conquistas da ciências do solo, 2007. p. 97-97.

  • SILVA, G. L. ; Oliveira, T.S. ; Lima, H.V. ; Filho, J.A.A. . Intervalo hídrico ótimo em solo cultivado com sistemas agroflroestais no semi-árido cearense. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado. Desafios e Conquistas da Ciência do Solo Brasileira, 2007. p. 293-293.

  • SILVA, G. L. ; Oliveira, T.S. ; Lima, H.V. ; Filho, J.A.A. . Retenção de umidade em Luvissolo no semi-árido cearense sob sistemas agroflorestais e convencional. In: VI Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, 2006. CD do VI Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, 2006.

  • SILVA, G. L. ; ALICE, F. ; Assis Jr., R.N. ; Andrade, E.M. . Levantamento semidetalhado de solos e classificação da capacidade de uso das terras do assentamento Cutias, Buriti dos Lopes (PI). In: XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005, Recife. CD do XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005.

  • MARTINS, H. P. F. ; BARBOSA, D. R. S. ; ABREU, E. R. R. ; MARQUES, I. S. ; SILVA, G. L. ; RIMÁ, F. B. ; LIMA, M. A. V. . AVALIAÇÃO DO EFEITO LETAL DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE Cymbopogon martini e Mentha arvensis SOBRE OS OVOS DE Tetranychus urticae (ACARI: TETRANYCHIDAE). In: VIII Simpósio Brasileiro de Acarologia, 2024, São Luis. Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Acarologia - SIBAC. São Luis: EDUEMA, 2024. p. 109-109.

  • SOUZA, R. C. ; MARTINS, H. P. F. ; ABREU, E. R. R. ; MARQUES, I. S. ; SILVA, G. L. ; ROJAS, M. O. A. ; SILVA, E. P. ; BARBOSA, D. R. S. ; NEGREIROS, M. V. S. . AVALIAÇÃO DO EFEITO REPELENTE DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE Mentha arvensis e Cymbopogon martini SOBRE Tetranychus urticae (ACARI: Tetranychidae). In: VIII Simpósio Brasileiro de Acarologia, 2024, São Luis. Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Acarologia - SIBAC. São Luis: EDUEMA, 2024. p. 110-110.

  • ROJAS, M. O. A. ; SOUSA, A. C. S. ; MARTINS, H. P. F. ; MARQUES, I. S. ; CARVALHO, A. L. ; SILVA, G. L. ; BARBOSA, D. R. S. . LETALIDADE DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE Juniperus virginiana e Melaleuca alternifolia SOBRE OVOS DE Tetranychus neocaledonicus ANDRÉ (1933) EM FEIJÃO-FAVA. In: VIII Simpósio Brasileiro de Acarologia, 2024, São Luis. Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Acarologia - SIBAC. São Luis: EDUEMA, 2024. p. 132-132.

  • CARVALHO, A. L. ; BARBOSA, D. R. S. ; CONCEIÇÃO, A. O. ; SILVA, G. L. ; ROJAS, M. O. A. ; VIANA, A. M. A. ; FONTES, L. S. ; FERREIRA, A. C. . POTENCIAL DOS ISOLADOS DE ÓLEOS ESSENCIAIS CARVONE E EUCALYPTOL NO CONTROLE SUSTENTÁVEL DE Tetranychus urticae EM ALGODÃO: UMA ABORDAGEM TOXICOLÓGICA E DE REDUÇÃO DA OVIPOSIÇÃO.. In: VIII Simpósio Brasileiro de Acarologia, 2024, São Luis. Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Acarologia - SIBAC. São Luis: EDUEMA, 2024. p. 144-144.

  • GALVAO, M. S. ; BARBOSA, D. R. S. ; VIANA, L. A. M. ; SILVA, G. L. ; MARQUES, I. S. ; NEGREIROS, M. V. S. ; PEREIRA, J. S. ; SIMPLICIO, A. A. F. . REPELÊNCIA DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE IIicium verum E Cymbopogon flexuosus A Tetranychus urticae EM FEIJÃO-FAVA. In: VIII Simpósio Brasileiro de Acarologia, 2024, São Luis. Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Acarologia - SIBAC. São Luis: EDUEMA, 2024. p. 154-154.

  • MENDES, V. S. ; BARBOSA, D. R. S. ; SILVA, G. L. ; MARQUES, I. S. ; MELO NETA, M. D. ; ROJAS, M. O. A. ; GALVAO, M. S. . TOXICIDADE DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DAS PLANTAS Bixa orellana (URUCUM) E Sizygium cumine (AZEITONA ROXA) SOBRE Tetranychus neocaledonicus EM FEIJÃO-FAVA.. In: VIII Simpósio Brasileiro de Acarologia, 2024, São Luis. Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Acarologia - SIBAC. São Luis: EDUEMA, 2024. p. 164-164.

  • TEIXEIRA, A. P. R. ; BARBOSA, D. R. S. ; SOUSA, A. C. S. ; MARQUES, I. S. ; SILVA, G. L. ; ROJAS, M. O. A. ; VIANA, A. M. A. . COMPOSIÇÃO QUÍMICA E TOXICIDADE DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE Jeniperus virginiana E Melaleuca alternifolia SOBRE Tetranychus Neocaledonicus. In: VIII Simpósio Brasileiro de Acarologia, 2024, São Luis. Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Acarologia - SIBAC. São Luis: EDUEMA, 2024. p. 200-200.

  • SILVA, G. L. ; REIS, D. M. ; BARBOSA, D. R. S. ; SILVA, D. E. O. ; SOUSA, A. C. S. ; SOBRINHO JUNIOR, G. O. ; CABRAL, E. L. R. ; CONCEIÇÃO, A. O. . Toxicidade por contato dos isolados de óleos essenciais carvone e eucalyptol sobre Sitophilus zeamais em milho (Coleoptera: Curculionidae). In: Congresso Brasileiro de Entomologia, 2022, Fortaleza. Anais XXVIII Congresso Brasileiro de Entomologia. Viçosa: Sociedade Entomológica do Brasil, 2022. p. 654-654.

  • BARBOSA, D. R. S. ; COSTA, L. S. ; MUNIZ, D. D. S. ; ANJOS, W. L. S. ; MARQUES, I. S. ; SILVA, G. L. ; ALMEIDA, M. S. ; FRANCA, S. M. . Efeito dos isolados de óleos essenciais eugenol e geraniol na sobrevivência de insetos adultos de Spodoptera frugiperda. In: Congresso Brasileiro de Entomologia, 2022, Fortaleza. Anais XXVIII Congresso Brasileiro de Entomologia. Viçosa: Sociedade Entomológica do Brasil, 2022. p. 1106-1106.

  • BARBOSA, D. R. S. ; MUNIZ, D. D. S. ; COSTA, L. S. ; ANJOS, W. L. S. ; MARQUES, I. S. ; SILVA, G. L. ; ALMEIDA, M. S. ; FRANCA, S. M. . Toxicidade dos isolados de óleos essenciais eugenol e geraniol sobre Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae). In: Congresso Brasileiro de Entomologia, 2022, Fortaleza. Anais XXVIII Congresso Brasileiro de Entomologia. Viçosa: Sociedade Entomológica do Brasil, 2022. p. 1105-1105.

  • SILVA, G. L. ; REIS, D. M. ; BARBOSA, D. R. S. ; NASCIMENTO, A. B. C. ; ROJAS, M. O. A. ; VIANA, A. M. A. ; CASTRO, S.P. . Efeito fumigante dos isolados de óleos essenciais carvone e eucalyptol sobre Sitophilus zeamais em milho (Coleoptera: Curculionidae). In: Congresso Brasileiro de Entomologia, 2022, Fortaleza. Anais XXVIII Congresso Brasileiro de Entomologia. Viçosa: Sociedade Entomológica do Brasil, 2022. p. 652-652.

  • MENDES, D. R. A. ; MATOS, A. C. ; SANTOS, M. D. R. ; CONCEIÇÃO, A. O. ; SILVA, G. L. . EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE MORFOLOGIA EXTERNA E SISTEMÁTICA BOTÂNICA NO CURSO DE AGRONOMIA. In: Congresso Internacional das Ciências Agrárias, 2019, Recife. Anais do IV Congresso Internacional das Ciências Agrárias ? COINTER PDVAgro 2019, 2019.

  • FREIRE, D. F. G. ; SILVA, G. L. ; NICOLAS, A. ; FARIAS, M. K. A. ; SILVA, P. P. ; SILVA, R. A. M. C. . Bacia experimental Vale do Curu. In: VII Mostra de Pesquisa de Ciência e Tecnologia Devry Brasil, 2016, Fortaleza. Anais da VII Mostra de Pesquisa de Ciência e Tecnologia Devry Brasil. Fortaleza: Devry Brasil, 2016. v. 7. p. 1-2.

  • CONDE, W. I ; SILVA, G. L. . Produção de um biofertilizante à base de curtume. In: VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia Devry Brasil, 2016, Fortaleza. Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia Devry Brasil. Fortaleza: Devry Brasil, 2016. v. 7. p. 1-2.

  • SILVA, R. N. ; SILVA, G. L. ; SOUSA, G. G. ; MESQUITA, J. B. R. . Produção de mudas de Amburana cearensis utilizando resíduo da indústria de couro. In: VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia Devry Brasil, 2016, Fortaleza. Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia Devry Brasil. Fortaleza: Devry Brasil, 2016. v. 7. p. 2-3.

  • PAULA, D. E. D. ; SOUSA, G. G. ; SILVA, G. L. . BIOFERTILIZANTE DE CARANGUEJO PARA PRODUÇÃO DE MUDAS. In: VI Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia Devry Brasik, 2015, Fortaleza. ANAIS VI MOSTRA DE PESQUISA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DEVRY BRASIL. Fortaleza: DeVry Brasil, 2015. v. 1. p. 297-297.

  • SILVA, G. L. ; SOUSA, G. G. ; ROCHA, A. S. G. ; LACERDA, C. F. ; OLIVEIRA, D. T. . A IRRIGAÇÃO COM ÁGUA SALINA PREJUDICA AS TROCAS GASOSAS EM MUDAS DE MULUNGU (Erythrina velutina Willd)?. In: V Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia Devry Brasik, 2014, Fortaleza. ANAIS V MOSTRA DE PESQUISA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DEVRY BRASIL. Fortaleza: DeVry Brasil, 2014. v. 1. p. 12-12.

  • OLIVEIRA, D. T. ; SILVA, G. L. ; SOUSA, G. G. ; GALVAO, A. H. ; ARAUJO, T. V. ; ESPANHOL, T. D. S. . BIOMASSA DE MUDAS DE Caesalpinia bracteosa SUBMETIDAS À IRRIGAÇÃO COM ÁGUA SALINA E FERTILIZAÇÃO ORGÂNICA. In: V MOSTRA DE PESQUISA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DEVRY BRASIL, 2014, Fortaleza. ANAIS V MOSTRA DE PESQUISA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DEVRY BRASIL. Fortaleza: DeVry Brasil, 2014. v. 1. p. 13-13.

  • ESPANHOL, T. D. S. ; SILVA, G. L. ; OLIVEIRA, D. T. ; ZANDAVALLI, R. B. ; MEDEIROS FILHO, S. ; SOUSA, G. G. . GERMINAÇÃO DE Poincianellabracteosa EM DIFERENTES CONDIÇÕES DE TEMPERATURA NA PRESENÇA E AUSÊNCIA LUZ. In: V Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia Devry Brasil, 2014, Fortaleza. ANAIS V MOSTRA DE PESQUISA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DEVRY BRASIL. Fortaleza: DeVry Brasil, 2014. v. 1. p. 16.

  • CASTELO, K. R. R. ; ROCHA, A. S. G. ; OLIVEIRA, D. T. ; FERREIRA, W. N. ; SILVA, G. L. ; ARAUJO, T. V. . O estresse hídrico diminui o conteúdo de clorofila em plantas de Libidibia ferrea. In: V Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia Devry Brasik, 2014, Fortaleza. ANAIS V MOSTRA DE PESQUISA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DEVRY BRASIL. Fortaleza: DeVry Brasil, 2014. v. 1. p. 20-20.

  • ARAÚJO, M. Z. F. ; SILVA, L. V. O. ; SILVA, G. L. . PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇAO AMBIENTAL ATRAVÉS DO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA ESCOLA. In: V Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil, 2014, Fortaleza. Anais da V Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Fortaleza: Devry Brasil, 2014. v. 5. p. 2.

  • AZEVEDO, D. V. ; SILVA, G. L. ; PEREIRA, D. S. ; MEDEIROS FILHO, S. ; NASCIMENTO, K. P. C. . Emergência de plântulas de Amburana cearensis (Allemao) A.C. Smith em função da coloração do fruto. In: 62º Congresso Nacional de Botânica, 2011, Fortaleza. Botânica e Desenvolvimento Sustentável, 2011. p. 13-147.

  • VIEIRA, I. R. ; SILVA, G. L. ; PEREIRA, D. S. ; MEDEIROS FILHO, S. ; SOUSA, G. G. . Biometria de frutos e sementes de Amburana cearensis (Allemão) A.C. Smith (Fabaceae) em função da coloração do fruto. In: 62º Congresso Nacional de Botânica, 2011, Fortaleza. Botânica e Desenvolvimento Sustentável, 2011. p. 13-147.

  • Sousa, G. G ; Lacerda, C. F ; Cavalcante, L. F ; Silva, F. L. B ; SILVA, G. L. ; Silva, F. B . Crescimento vegetativo de milho e feijão-de-corda irrigada com água de baixa e alta salinidade. In: XXII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2009, Fortaleza. ?Desafios para produção de alimentos e bioenergia?. Fortaleza: UFC, 2009.

  • Sousa, G. G ; Lacerda, C. F ; Guimarães, F. A. V. ; Silva, F. L. B ; SILVA, G. L. ; Barroso, A. A. F. . Teores foliares de Fe, Cu, Zn e Mn em plantas de milho irrigadas com água salina. In: XXII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2009, Fortaleza. ?Desafios para produção de alimentos e bioenergia?. Fortaleza: UFC, 2009.

  • Silva, F. L. B ; Lacerda, C. F ; Sousa, G. G ; SILVA, G. L. ; Anjos, D. C . Efeito do biofertilizante bovino nos índices fisiológicos de planta de feijão-de-corda irrigada com água salina. In: XXII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2009, Fortaleza. ?Desafios para produção de alimentos e bioenergia?. Fortaleza: UFC, 2009.

  • Silva, F. L. B ; Lacerda, C. F ; Sousa, G. G ; Neves, A. L. R. ; SILVA, G. L. ; Oliveira, D. C. . Influência do biofertilizante bovino no crescimento inicial do feijão-de-corda irrigda com água salina. In: XXII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2009, Fortaleza. ?Desafios para produção de alimentos e bioenergia?. Fortalaze: UFC, 2009.

  • Barroso, A. A. F. ; Viana, T. V. A. ; Marinho, A. B. ; Azevedo, B.M. ; Gomes Filho, R. R. ; SILVA, G. L. . Efeito das doses de potássio sobre a qualidade dos frutos de bananeira, terceiro ciclo de produção. In: XXII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2009, Fortaleza. ?Desafios para produção de alimentos e bioenergia?. Fortaleza: UFC, 2009.

  • SILVA, G. L. . Propriedadades Físicas do Solo em Sistemas Agroflorestais e Convencional no Semi-árido Cearense. In: XXV Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa, 2006, Fortaleza. XXV Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa, 2006.

  • SILVA, G. L. . Efeito da composição de macronutrientes da solução nutritiva no cultivo do pimentão em pó de côco. In: XXII Encontro de Universitário de Iniciação à Pesquisa, 2003. XXII Encontro de Universitário de Iniciação à Pesquisa. Fortaleza: UFC, 2003. v. 1. p. 20-20.

  • SILVA, G. L. ; REIS, D. M. ; BARBOSA, D. R. S. ; SILVA, D. E. O. ; SOUSA, A. C. S. ; SOBRINHO JUNIOR, G. O. ; CABRAL, E. L. R. ; CONCEIÇÃO, A. O. . Toxicidade por contato dos isolados de óleos essenciais carvone e eucalyptol sobre Sitophilus zeamais em milho (Coleoptera: Curculionidae). 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, G. L. ; REIS, D. M. ; BARBOSA, D. R. S. ; SILVA, D. E. O. ; NASCIMENTO, A. B. C. ; ROJAS, M. O. A. ; VIANA, A. M. A. ; CASTRO, S.P. . Efeito fumigante dos isolados de óleos essenciais carvone e eucalyptol sobre Sitophilus zeamais em milho (Coleoptera: Curculionidae). 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOSA, D. R. S. ; MUNIZ, D. D. S. ; COSTA, L. S. ; ANJOS, W. L. S. ; MARQUES, I. S. ; SILVA, G. L. ; ALMEIDA, M. S. ; FRANCA, S. M. . Toxicidade dos isolados de óleos essenciais eugenol e geraniol sobre Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae). 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOSA, D. R. S. ; COSTA, L. S. ; MUNIZ, D. D. S. ; ANJOS, W. L. S. ; MARQUES, I. S. ; SILVA, G. L. ; ALMEIDA, M. S. ; FRANCA, S. M. . Efeito dos isolados de óleos essenciais eugenol e geraniol na sobrevivência de insetos adultos de Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae). 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ASSIS, M. T. S. ; SILVA, G. L. ; SIMPLICIO, A. A. F. . Análise da Respiração Basal do Solo em diferentes sistemas de manejo. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LEITE, F. A. ; SILVA, G. L. ; SANTOS, F. I. O. ; PEREIRA, J. S. ; ASSIS, M. T. S. . Família Sphingidae (Lepidoptera) como bioindicadores de qualidade ambiental. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, F. S. S. ; SILVA, G. L. ; SILVA, L. B. . A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AOS IMPACTOS CAUSADOS PELA POLUIÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, L. B. ; SILVA, G. L. ; LIMA, F. S. S. . PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES SOBRE A DISPOSIÇÃO E DESTINO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO BAIRRO SÃO RAIMUNDO, NO MUNICÍPIO DE CODÓ ? MA, BRASIL. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, C. B. S. ; SILVA, G. L. . LEVANTAMENTO DE PLANTAS DO GRUPO DAS BRIÓFITAS NO CAMPUS CODÓ. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, G. L. ; ZANDAVALLI, R. B. ; MEDEIROS FILHO, S. . Germinação de Poincianella pyramidalis em diferentes temperaturas na presença e ausência de luz. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CASTELO, K. R. R. ; SILVA, R. N. ; NEVES, A. S. ; SILVA, G. L. ; ZANDAVALLI, R. B. . LEVANTAMENTO DE PROGRAMAS DE CONSERVAÇÃO DA CAATINGA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NEVES, A. S. ; SILVA, R. N. ; SILVA, G. L. ; MESQUITA, J. B. R. ; ZANDAVALLI, R. B. . EMERGÊNCIA DE SEMENTES DE Leucaena leucocephala SUBMETIDAS A DIFERENTES TRATAMENTOS DE SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NEVES, A. S. ; SABOYA, L. M. M. ; SILVA, R. N. ; SILVA, G. L. ; MESQUITA, J. B. R. . BIOMETRIA EM SEMENTES DE LEUCAENA LEUCOCEPHALA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, R. N. ; NEVES, A. S. ; SILVA, G. L. ; MESQUITA, J. B. R. ; SOARES, D. W. F. . CRESCIMENTO INICIAL DE LEUCAENA LEUCOCEPHALA EM FUNÇÃO DE DIFERENTES TRATAMENTOS DE SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, R. T. S. ; SILVA, G. L. ; SOARES, D. W. F. ; SARAIVA, R. S. ; ANDRANDE, V. H. C. ; QUEIROZ, A. M. . SÍNTESE DE FEROMONIO PARA USO NA AGRICULTURA NO COMBATE A PRAGAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, R. N. ; NEVES, A. S. ; SABOYA, L. M. M. ; SILVA, G. L. ; MESQUITA, J. B. R. . BIOMETRIA DE SEMENTES DE PITHECELLOBIUM DULCE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, A. A. A. ; PINTO, E. C. ; LIRA, L. A. M. ; SILVA, K. C. A. ; BARRETO, F. M. S. ; SILVA, G. L. . APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE QUALIDADE DE ÁGUA (CETESB) NA LAGOA DE PORANGABUSSU, FORTALEZA, CEARÁ.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, A. A. A. ; LIMA, S. M. ; FERREIRA NETO, M. V. ; BARRETO, F. M. S. ; SILVA, G. L. . APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE QUALIDADE DE ÁGUA (CETESB) NA LAGOA DO OPAIA, FORTALEZA, CEARÁ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FREIRE, D. F. G. ; SILVA, G. L. ; NICOLAS, A. ; FARIAS, M. K. A. ; SILVA, P. P. ; SILVA, R. A. M. C. . Bacia experimental do Vale do Curu. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOURENCIO, R. C. ; GOMES, K. R. ; SOUSA, G. G. ; COSTA, F. R. B. ; CEITA, E. A. R. ; RODRIGUES, V. S. ; SILVA, G. L. . Produtividade do girassol irrigado em solo com fertilizante orgânico e mineral. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PAULA, D. E. D. ; SOUSA, G. G. ; SILVA, G. L. . Biofertilizante de caranguejo para produção de mudas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, G. L. ; Sousa, G. G ; ROCHA, A. S. G. ; OLIVEIRA, D. T. . A irrigação com água salina prejudica as trocas gasosas em mudas de mulungu (Erythrina velutina Willd)?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ESPANHOL, T. D. S. ; SILVA, G. L. ; OLIVEIRA, D. T. ; ZANDAVALLI, R. B. ; MEDEIROS FILHO, S. ; Sousa, G. G . Germinação de Poincianella bracteosa em diferentes condições de temperatura na presença e ausência de luz. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CASTELO, K. R. R. ; ROCHA, A. S. G. ; OLIVEIRA, D. T. ; FERREIRA, W. N. ; SILVA, G. L. ; Viana, T. V. A. . O estresse hídrico diminui o conteúdo de clorofila em plantas de Libidibia ferrea?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, D. T. ; SILVA, G. L. ; SOUSA, G. G. ; GALVAO, A. H. ; ARAUJO, T. V. ; ESPANHOL, T. D. S. . BIOMASSA DE MUDAS DE Caesalpinia bracteosa SUBMETIDAS À IRRIGAÇÃO COM ÁGUA SALINA E FERTILIZAÇÃO ORGÂNICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, G. L. ; SOUSA, G. G. ; ESPANHOL, T. D. S. ; LACERDA, C. F. ; ZANDAVALLI, R. B. . IRRIGAÇÃO COM ÁGUA SALINA DIMINUI A PRODUÇÃO DE BIOMASSA EM MUDAS DE MULUNGU (Erythrina velutinaWilld)?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, G. L. . O preparo de mudas de espécies nativas por meio de transplante e semeadura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Sousa, G. G ; SILVA, G. L. ; Lacerda, C. F ; ARAUJO, A. P. B. ; Viana, T. V. A. . CRESCIMENTO DO MULUNGU (Erythrina velutina Willd) IRRIGADO COM ÁGUAS SALINAS EM DIFERENTES AMBIENTES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Silva, F. L. B ; Lacerda, C. F ; Sousa, G. G ; Neves, A. L. R. ; SILVA, G. L. . Interação entre salinidade e biofertilizante bovino na cultura do feijão-de-corda. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Silva, F. L. B ; Lacerda, C. F ; Sousa, G. G ; SILVA, G. L. ; Anjos, D. C . Efeito do biofertilizante bovino nos índices fisiológicos de planta de feijão-de-corda irrigada com água salina. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, G. L. . Propriedades físicas do solo em sistemas agroflorestais e convencional no semi-árido cearense. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, G. L. . Efeito da composição de macronutrientes da solução nutritiva no cultivo do pimentão em pó de côco. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, G. L. . ATRIBUTOS DE HISTÓRIA DE VIDA DE Poincianella pyramidalis (Tul.) L.P.Queiroz E Amburana cearensis (Allemão) A.C. Sm 2014 (Tese).

  • SILVA, G. L. . Qualidade física de Luvissolo cultivado com sistemas agroflorestais e convencional no semiárido cearense 2008 (Dissertação).

  • SILVA, G. L. . Retenção de umidade em Luvissolo no semiárido cearense sob sistemas agroflorestais e convencional 2006 (Monografia).

Outras produções

SILVA, G. L. . Acabe com a poluição plástica. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, G. L. . Oficina: Você percebe o meio natural em que vive?. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, G. L. . TCC sem medo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, G. L. . Ecologia Aplicada. 2016. (Banco de questões).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Morfologia da Subfamília Satyrinae no Município de Codó-MA, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Integrante / Caio Veloso - Coordenador / Joselice da Silva Pereira - Integrante / Maiane Sousa Galvão - Integrante / Vicente Da Silva Diamantino - Integrante.

  • 2023 - Atual

    Atividade acaricida e efeitos subletais dos óleos essenciais de Mentha arvensis e Cymbopogon martini sobre Oligonychus punicae em eucalipto., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Integrante / Douglas Rafael e Silva Barbosa - Integrante / Mariano Oscar Anibal Ibanez Rojas - Coordenador / Izaias Santos Marques - Integrante / HERUS PABLO FIRMINO MARTINS - Integrante / Rayany Conceição de Souza - Integrante / Geysa Pires Vitor - Integrante / Luis Henrique Silva Alves - Integrante.

  • 2023 - Atual

    Germinação e crescimento inicial de Solanum stramonifolium Jacq em diferentes temperaturas na presença e ausência de luz., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Coordenador / Maria Doroteia Marçal da Silva - Integrante / Vinícius Santiago Loura Gil - Integrante / Maria Aline Viana Lima - Integrante / Carlos Alexandre Amaral Araujo - Integrante / Elias Ferreira da Silva - Integrante / SILVIA SOUSA DA SILVA - Integrante.

  • 2023 - Atual

    Bioatividade dos óleos essenciais de Amyris balsamifera e Mentha arvensis sobre o pulgão preto do feijão-caupi Alphis craccivora, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Integrante / Douglas Rafael e Silva Barbosa - Coordenador / Jerffson Leite Santos - Integrante.

  • 2023 - Atual

    VisualizarBioatividade dos óleos essenciais de Amyris balsamifera e Mentha arvensis sobre o pulgão preto do feijão-caupi Alphis craccivora, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Integrante / Douglas Rafael e Silva Barbosa - Coordenador / Jerffson Leite Santos - Integrante.

  • 2023 - Atual

    Controle de Oligonychus punicae na cultura do eucalipto com óleos essenciais extraídos e plantas provenientes do Estado do Maranhão, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Integrante / Douglas Rafael e Silva Barbosa - Integrante / Mariano Oscar Anibal Ibanez Rojas - Coordenador / Izaias Santos Marques - Integrante / HERUS PABLO FIRMINO MARTINS - Integrante / Anderson José Felix da Silva - Integrante / HELIAS EMANUEL DE OLIVEIRA ALVARENGA - Integrante / Elielson Santa Brigida de Souza - Integrante.

  • 2023 - Atual

    Óleos essenciais de Mentha arvensis e Melaleuca alternifolia provocam mortalidade, repelência e afetam índices nutricionais de Rhyzopertha dominica?, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Integrante / Douglas Rafael e Silva Barbosa - Coordenador / Mariano Oscar Anibal Ibanez Rojas - Integrante / Vanessa da Silva Costa - Integrante / SHAYANE SOUSA COSTA - Integrante.

  • 2023 - Atual

    Morfologia de uma espécie do gênero Solanum comum na região dos Cocais, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Coordenador / Emanuel Silva de Carvalho - Integrante / Yugue Silva de Oliveira - Integrante / SILVIA SOUSA DA SILVA - Integrante / CARLOS ALEXANDRE EVANGELISTA DOS SANTOS - Integrante / Lucas Rodrigues dos Santos - Integrante / Maury Ribeiro dos Santos - Integrante / Claudia Katherine de Andrade - Integrante.

  • 2023 - Atual

    Germinação e crescimento inicial em diferentes temperaturas na presença e ausência de luz de uma espécie alimentícia do gênero Solanum de ocorrência na região dos Cocais, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Coordenador / Vinícius Santiago Loura Gil - Integrante / Elias Ferreira da Silva - Integrante.

  • 2023 - Atual

    Germinação e crescimento inicial de bamburral (Hyptis suaveolens L.) em diferentes temperaturas e fotoperíodos., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Coordenador / Douglas Rafael e Silva Barbosa - Integrante / Vinícius Santiago Loura Gil - Integrante / SILVIA SOUSA DA SILVA - Integrante / CARLOS ALEXANDRE EVANGELISTA DOS SANTOS - Integrante / MARIA ALINE VIANA DE LIMA - Integrante.

  • 2023 - Atual

    Germinação de sementes e crescimento inicial de Hyptis suaveolens L. submetidas a diferentes tratamentos de superação de dormência na presença e ausência de luz., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Coordenador / Douglas Rafael e Silva Barbosa - Integrante / Vinícius Santiago Loura Gil - Integrante / Yugue Silva de Oliveira - Integrante / Elias Ferreira da Silva - Integrante / CARLOS ALEXANDRE EVANGELISTA DOS SANTOS - Integrante.

  • 2023 - Atual

    Efeitos letais e subletais dos óleos essenciais de Cymbopogon martini e Melaleuca alternifolia sobre Sitophilus zeamais em milho armazenado, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Integrante / Douglas Rafael e Silva Barbosa - Coordenador / Mariano Oscar Anibal Ibanez Rojas - Integrante / Antonia Gabriela Lima Nascimento - Integrante.

  • 2023 - Atual

    Atividade acaricida e efeitos subletais dos óleos essenciais das plantas Bixa orellana (urucum) e Sizygium cumini (azeitona roxa) sobre Tetranychus neocaledonicus em feijão-fava, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Integrante / Douglas Rafael e Silva Barbosa - Coordenador / Antonio Jose Cantanhede Filho - Integrante / Vanessa dos santos Mendes - Integrante.

  • 2022 - 2023

    INVENTÁRIO DE BORBOLETAS FRUGÍVOROS (LEPIDOPTERA: NYMPHALIDAE) DE UMA AREA DA ZONA RURAL DO MUNICIPIO DE CODÓ-MA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Integrante / Francisca Inalda Oliveira dos Santos - Coordenador / Vanessa dos Santos de Sousa - Integrante / Maiane Sousa Galvão - Integrante.

  • 2022 - 2023

    Efeitos letais e subletais dos óleos essenciais de Cymbopogon martini e Mentha arvensis sobre Tetranychus urticae (Acari: Tetranychidae), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Integrante / Douglas Rafael e Silva Barbosa - Coordenador / Fernando Braga Rimá - Integrante / Izaias Santos Marques - Integrante / HERUS PABLO FIRMINO MARTINS - Integrante / Eulane Rys Rufino Abreu - Integrante.

  • 2022 - 2023

    VisualizarControle de Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae) com os óleos essenciais de Amyris balsamifera e Cinnamomum camphora, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Integrante / Douglas Rafael e Silva Barbosa - Coordenador / Angella Maria Alencar Viana - Integrante / Simone Pereira Castro - Integrante / Natacha Ferreira de Santana - Integrante / Maria das Dores Melo Neta - Integrante.

  • 2022 - 2023

    Avaliação e superação de dormência em sementes de duas espécies congêneres de Solanum na presença e ausência de luz., Descrição: A dormência em sementes tem sido motivo de estudos por não promover a germinação mesmo que haja condições para que isso aconteça. Algumas espécies de Solanum spp apresentam ausência de sincronia na semeadura e baixo capacidade de germinação. O objetivo da pesquisa será analisar a existência ou não de dormência e avaliar a germinação das sementes da jurubeba vermelha (Solanum stramonifolium) e de tomate da roça (Solanum sp) submetidas a diferentes tratamentos de superação de dormência. Frutos de ambas as espécies serão coletados nos municípios de Timbiras e Codó no Maranhão, em seguida serão levados para o laboratório do IFMA Campus Codó onde será medida o grau de umidade e serão submetidos aos tratamentos: condicionamento osmótico em ácido giberélico (GA3) por 20 minutos na concentração de 100, 200 e 300 mg L-1, estratificação a 10 C por 15 dias, hidrocondicionamento em água destilada por 20 e 30 minutos, na presença e ausência de luz. Os testes de germinação serão realizados em germinadores tipo B.O.D e serão determinados a porcentagem, índice de velocidade e tempo médio de germinação. O delineamento experimental adotado será inteiramente casualizado e a análise de variância feitas sob esquema fatorial (7 x 2) para cada espécie, sendo sete tratamentos de superação de dormência e dois regimes de luz. Para cada tratamento serão utilizadas quatro repetições de 25 sementes. A comparação entre as médias será feita com a aplicação do teste de Tukey, a 5 de probabilidade. Espera-se que ambas as espécies não apresentem uma alta porcentagem de germinação, ou seja, apresentarão dormência e que o uso dos métodos superação de dormência proporcionem maiores porcentagem e índice de velocidade de germinação e menor tempo médio de germinação, com os melhores resultados para o tratamento com ácido giberélico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Coordenador / João Antônio Alencar Castro Santos - Integrante / Raissa Costa do Nascimento - Integrante / Emanuel Silva de Carvalho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2022 - 2023

    VisualizarEfeitos letais e subletais dos óleos essenciais de Cymbopogon martini e Mentha arvensis sobre sobre Zabrotes subfasciatus em feijão-fava, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Integrante / Douglas Rafael e Silva Barbosa - Coordenador / Vanessa da Silva Costa - Integrante / SHAYANE SOUSA COSTA - Integrante / JOYCE LAURENA SOUSA ARAUJO - Integrante.

  • 2022 - 2023

    ÁCIDO GIBERÉLICO E RETIRADA DO OPÉRCULO PARA SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA EM SEMENTES DE BURITI (Mauritia flexuosa L.), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Coordenador / Maria Doroteia Marçal da Silva - Integrante / Catarine de Sousa Ribeiro - Integrante / ANDRESSA DE SOUSA LUZ - Integrante / Vinícius Santiago Loura Gil - Integrante / Yugue Silva de Oliveira - Integrante.

  • 2022 - 2023

    EMERGENCE AND INITIAL GROWTH OF AÇAÍ PALM UNDER DIFFERENT LIGHT LEVELS AFTER SEED DORMANCY BREAKING TREATMENTS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Coordenador / Daniel de Lima Feitosa - Integrante.

  • 2021 - 2022

    Efeito do estado nutricional do Phaseolus lunatus L. na biologia do ácaro Tetranychus neocaledonicus (Acari: Tetranychida, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Coordenador / Douglas Rafael e Silva Barbosa - Integrante / Catarine de Sousa Ribeiro - Integrante / Ana Caroline Santos de Sousa - Integrante / Jonas Oliveira Pinheiro - Integrante.

  • 2021 - 2022

    MÉTODOS DE DETERMINAÇÃO DO GRAU DE UMIDADE E GERMINAÇÃO DE SEMENTE DE SAPUCAIA, Descrição: Lecythidaceae (família da castanha-do-Pará) são árvores de distribuição pantropical, que atingiram sua maior diversidade em espécies nos neotrópicos, com 25 gêneros e cerca de 300 espécies, incluindo árvores, arbustos e raramente, lianas. Dentre os gêneros que ocorrem no Brasil, alguns merecem destaque, a exemplo o Lecythis (sapucaias). A sapucaia é uma espécie originária da Amazônia que possui porte elevado, frutos grandes, em formato , suas amêndoas são ricas nutricional possuindo alto teor de proteínas e lipídeos. Na literatura há muitas lacunas sobre a determinação do grau de umidade das sementes florestais nativas. Na RAS não está claro se para as sementes de Lecythis pisonis é necessário o corte ou a moagem, ou ainda quanto tempo a semente deve ser moída. Portanto o Identificar o método de determinação do grau de umidade da semente de Lecythis spp. que oferece maior precisão e segurança ao pesquisador; Fazer o teste do potencial germinativo de Lecythis spp. As sementes da espécie serão coletadas no IFMA ? Campus Codó, serão levadas para o Laboratório Multidisciplinar para avaliação da germinação em diferentes tratamentos de substratos que serão compostos: Tratamento (T1) ? areia lavada e esterilizada; Tratamento (T2) ? vermiculita e Tratamento (T3) ? pó de coco, previamente autoclavados, umedecidos com solução de Nistatina 0,2% e distribuídos em caixas plásticas (tipo Gerbox) transparentes de 11 x 11 x 3 cm, com tampa. E para o experimento do grau de umidade serão aplicados os seguintes tratamentos: Tratamento 1 (T1): sementes inteiras; Tratamento 2 (T2) sementes moídas 30 s; Tratamento 3 (T3): sementes moídas 60 s; Tratamento 4 (T4): sementes moídas 90 s; Tratamento (T5): sementes moídas 120 s e Tratamento 6 (T6): sementes cortadas em pedaços de 7 mm de diâmetro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Coordenador / Vinícius Abas de Campos - Integrante / Nayra de Sousa Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2021 - 2022

    ADUBAÇÃO ALTERNATIVA COM VINHAÇA NA PRODUÇÃO DE PORTA-ENXERTO DE CAJUEIRO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Integrante / Maria Doroteia Marçal da Silva - Coordenador / Brennda Larissa de Farias Paiva - Integrante / Rene Custodio Silva Batista - Integrante / Manasses Lima Dantas - Integrante / Matheus Miranda Santos - Integrante.

  • 2021 - 2022

    Bioatividade dos óleos essenciais de Juniperus virginiana e Melaleuca alternifolia sobre Tetranychus neocaledonicus André (1933) em feijão-fava, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Integrante / Douglas Rafael e Silva Barbosa - Coordenador / Geraldo de Oliveira Sobrinho Junior - Integrante.

  • 2021 - 2022

    EXTRATO AQUOSO DAS FOLHAS E AMÊNDOAS DO NIM (Azadirachta indica A. Juss) AFETAM O DESENVOLVIMENTO DO PULGÃO VERDE(Myzus persicae) EM ALFACE(Lactuca sativa)?, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Coordenador / Catarine de Sousa Ribeiro - Integrante / Jefferson dos Santos Lima de Carvalho - Integrante / Raiany Rodrigues Viana - Integrante / Jonas Oliveira Pinheiro - Integrante.

  • 2021 - 2022

    Abordagem sustentável no manejo de Tetranychus neocaledonicus André (Acari: Tetranychidae) em feijão-fava: uso dos isolados de óleos essenciais carvone e eucaliptol como biopesticidas., Descrição: Óleos essenciais e seus constituintes no controle de artrópodes pragas vêm sendo bastante utilizados nos últimos anos sob a justificativa da procura de produtos ecologicamente mais sustentáveis para o controle desses indivíduos, porém tem tido desafios quanto ao efeito residual, estabilidade de moléculas e aplicabilidade em larga escala, no entanto, alguns produtos comerciais efetivos já foram produzidos, estimulando a procura de novos produtos de origem botânica. O ácaro Tetranychus neocaledonicus André (1933) (Acari: Tetranychidae) é uma importante praga agrícola e com potencial para causar injúrias em plantas de feijão-fava, sendo escassas informações a respeito do controle desse ácaro nesse hospedeiro. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a bioatividade dos isolados de óleos essenciais carvone e eucaliptol sobre T. neocaledonicus. Os isolados de óleos essenciais carvone e eucaliptol serão utilizados em testes de toxicidade para adultos, efeito na oviposição e crescimento populacional, repelência e efeito na história de vida. Espera-se como resultados, oferecer informações básicas importantes e inéditas, as quais auxiliem numa alternativa ao uso de inseticidas químicos sintéticos para o controle desse artrópode praga.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Integrante / Douglas Rafael e Silva Barbosa - Coordenador / Geraldo de Oliveira Sobrinho Junior - Integrante / Fernando Braga Rimá - Integrante / Antonio Jose Cantanhede Filho - Integrante / Angella Maria Alencar Viana - Integrante / Jonathan Goncalves da Silva - Integrante.

  • 2020 - 2021

    USO DE TORTA DE FILTRO COMO SUBSTRATO NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE BURITIZEIRO (Mauritia flexuosa), Descrição: O buriti Mauritia flexuosa L. pertencente à família Arecaceae, é uma palmeira de grande porte, ocorre nas baixadas úmidas. É conhecida popularmente como coqueiro-buriti, miriti, palmeira-dos-brejos, carandá-guaçu entres outros. O objetivo da pesquisa é avaliar o efeito de torta de filtro, em diferentes proporções como componente de substrato na produção de mudas de buritizeiro. O experimento será conduzido em casa de vegetação com um sombreamento de 50%, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Codó. As sementes serão coletadas na comunidade Marcolino, no município de Codó. Os tratamentos serão constituídos pelas combinações de torta de filtro com terra preta, tendo como referência o tratamento controle, formado somente por terra preta, conforme indicações dos tratamento: T1:20% de torta de filtro + 80% de terra preta; T2:30% de torta de filtro + 70% de terra preta; T3:40% de torta de filtro + 60% de terra preta; T4:50% de torta de filtro + 50% de terra preta; T5:60% de torta de filtro + 40% de terra preta; T6:Terra preta (controle). Os parâmetros analisados serão: Percentagem de emergência, índice de velocidade de emergência, e os parâmetros biométricos de desenvolvimentos. Os resultados serão submetidos a análise de regressão. O modelo escolhido será baseado no coeficiente de determinação (R²), na significância dos coeficientes de regressão e no fenômeno biológico. As significâncias dos coeficientes serão testadas a 10, 5 e 1% de probabilidade, pelo teste t.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Integrante / Maria Doroteia Marçal da Silva - Coordenador / Franciele Sousa Costa - Integrante / Rene Custodio Silva Batista - Integrante / Jose Denilson Vieira da Silva - Integrante.

  • 2020 - 2021

    EFEITO DA APLICAÇÃO FOLIAR DE BIOFERTILIZANTE NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE VINAGREIRA (Hibiscus sabdariffa L.), Descrição: A vinagreira se adapta bem ao clima da região de Codó, é bastante utilizada pelos pequenos produtores da região em pratos típicos no dia a dia, mas as pesquisas cientificas relacionada a espécie é ainda muito discreta. É uma cultura ainda de pouca importância no mercado, isso porque um dos motivos são os poucos estudos relacionados à cultura. Portanto, o objetivo geral desse estudo L. é avaliar o efeito da aplicação foliar de biofertilizante tipo ?supermagro? no desenvolvimento de mudas de Hibiscus sabdariffa L. A pesquisa será realizada no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão- IFMA, Campus ? Codó. O experimento será realizado em delineamento inteiramente casualizado, constituído por quatro doses do biofertilizante supermagro tipo aeróbio, mais a dose testemunha (Doses: 0, 3, 6, 9 e 12%) e cinco repetições, cada repetição será constituída de 10 plantas. Será realizado cinco aplicações do biofertilizante: a primeira quando apresenta um par de folha definitiva, e as posteriores em intervalo de sete dias. Após a última aplicação haverá um intervalo de 30 dias, para realizar a avaliação dos seguintes parâmetros: número de folhas, a altura da parte aérea da planta; comprimento da raiz principal; diâmetro do coleto da planta; a massa fresca da parte aérea; a massa seca da parte aérea; a massa fresca do sistema radicular; a massa seca do sistema radicular e o índice de qualidade de Dickson. Os dados das variáveis serão submetidos ao teste F e quando significativo serão submetidas a análise de regressão utilizando o aplicativo SISVAR (FERREIRA, 2011).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Integrante / Maria Doroteia Marçal da Silva - Coordenador / Maria Iris dos Santos Costa - Integrante / Francisca Suelane da Silva - Integrante / Amadeus dos Santos Junior - Integrante / Luiz Pereira Barros Neto - Integrante.

  • 2020 - 2021

    Toxicidade dos compostos isolados de óleos essenciais Trans-anethole e γ-Terpinene sobre Sitophilus zeamais (Coleoptera: Curculionidae), Descrição: Sitophilus zeamais Mots é uma das principais pragas de armazenamento do milho. Comumente o controle químico com fosfina é utilizado para este inseto. Porém, a utilização quase exclusiva desse inseticida, tem selecionado populações resistentes de S. zeamais. Neste contexto, o presente trabalho objetiva avaliar o crescimento populacional, toxidade por contato e fumigação e o efeito repelente dos isolados de óleos essenciais Trans-anethole e γ-Terpinene sobre Sitophilus zeamais. Os testes serão realizados no Laboratório Multidisciplinar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão / Codó. Serão determinadas a toxicidade por contato e fumigação, crescimento populacional e o efeito repelente dos compostos de óleos essenciais em adultos de S. zeamais. Serão determinadas as concentrações letais CL50 e CL95 nos testes de contato e fumigação, sendo que as concentrações letais pré-determinadas (CL50 e CL95) no teste de contato serão utilizadas para o teste de repelência. No teste de contato será avaliado ainda o consumo da massa de grãos e a massa do corpo de adultos emergidos após a aplicação da CL50 e a taxa instantânea de crescimento populacional para cada concentração utilizada na determinação da toxicidade. Nos testes de contato e repelência serão avaliados o número de insetos emergidos. No teste de repelência será avaliado também índice de repelência para cada concentração utilizada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Integrante / Douglas Rafael e Silva Barbosa - Coordenador / Nicole Sarvia da Silva Araujo - Integrante / Antonio Breno Costa Nascimento - Integrante.

  • 2020 - 2021

    QUAL A MELHOR TEMPERATURA E SUBSTRATO PARA A GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE BURITI (Mauritia flexuosa L.)?., Descrição: O buriti (Mauritia flexuosa L.) é uma palmeira da família Arecaceae, que vegeta nas regiões alagadas e úmidas do Centro Oeste, Norte e Nordeste do Brasil. Visando Tecnologias para Desenvolvimento Sustentável da região dos Cocais, bem como para a preservação do meio ambiente o objetivo da pesquisa é avaliar a influência de diferentes temperaturas e substratos na germinação de sementes de Mauritia flexuosa L. em laboratório. O experimento será realizado no Laboratório de Solos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Codó, localizado no município de Codó, MA. Os testes de germinação serão conduzidos em germinadores tipo BOD regulados para os regimes de temperaturas constantes de 10, 15, 20, 25, 27, 30 e 35 ºC. A semeadura será feita em diferentes tratamentos de substratos que serão compostos: T1 ? areia lavada; T2 ? vermiculita e T3 - pó de coco, previamente autoclavados, umedecidos com solução de Nistatina 0,2% e distribuídos em caixas plásticas transparentes de 11 x 11 x 3 cm, com tampa. Serão avaliadas a porcentagem, índice de velocidade e tempo médio de germinação, matéria seca da folha, da raiz e do caule e diâmetro do colo. Os tratamentos serão dispostos em delineamento inteiramente casualizado e as análises de variância feitas sob esquema fatorial 7 x 3, sendo sete tratamentos de temperatura e três tipos de substrato, para cada tratamento serão utilizadas com 4 repetições de 25 sementes. Espera-se identificar o melhor substrato e temperatura para germinação da sementes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Coordenador / Antônio Afonso Leite Monteiro - Integrante / Maria Doroteia Marçal da Silva - Integrante / Catarine de Sousa Ribeiro - Integrante / Isabela Helena Freire de Medeiros - Integrante / Glaucio Sousa Martins - Integrante.

  • 2020 - 2021

    EMERGÊNCIA E CRESCIMENTO INICIAL DA TIRIRICA (Cyperus rotundus L.) DIMINUEM COM A ALELOPATIA DO MANJERICÃO (Ocimum basicilum L.) E DO CAPIM- LIMÃO (Cymbopogon citratus Stapf), Descrição: A alelopatia tem importância no controle de plantas daninhas de maneira ecológica, é uma inovação ao uso de herbicidas que são muito nocivos ao meio ambiente podendo ser uma alternativa para Tecnologias Para o Desenvolvimento Sustentável, portanto esta proposta tem por objetivo avaliar o efeito alelopático do Ocimum basicilum (manjericão) e do Cymbopogon citratus (capim limão) na emergência e crescimento inicial de Cyperus rotundus (tiririca). Os extratos aquosos serão obtidos de folhas trituradas com o auxílio de um liquidificador, em seguida serão imersas em água à temperatura aproximadamente 80 ºC, na razão de 300 g de folhas para 1 L de água. As sementes de tiririca serão colocadas para germinar em caixa gerbox contendo duas folhas de papel filtro. Serão colocadas 25 sementes por caixa. Os tratamentos utilizados serão: manjericão: extrato aquoso por infusão de manjericão a 0, 25, 50, 75 e 100%, com 4 repetições cada. Capim-limão: extrato aquoso por infusão de capim-limão a 0, 25, 50, 75 e 100%, com 4 repetições cada. O delineamento experimental será inteiramente casualizado, em sistema fatorial (2x5), com 4 repetições. A comparação entre as médias será feita com a aplicação do teste de Tukey, a 5% e 1% de probabilidade. As variáveis a serem avaliadas serão: porcentagem de germinação (PG), tempo médio (TM), velocidade média (VM) e comprimento da raiz (CR) da tiririca. A contagem da germinação será feita até o 7º do experimento e o comprimento da raiz primária e de hipocótilo (cm) de plântulas normais será obtido ao final do teste. Espera-se que haja o efeito alelopático das plantas medicinais sobre a germinação da planta daninha, e que essas plantas possam ser uma alternativa no controle de plantas daninhas sendo assim utilizadas como herbicidas naturais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Coordenador / Douglas Rafael e Silva Barbosa - Integrante / Catarine de Sousa Ribeiro - Integrante / Isabela Helena Freire de Medeiros - Integrante / Jefferson dos Santos Lima de Carvalho - Integrante / Raiany Rodrigues Viana - Integrante.

  • 2020 - 2021

    INFLUÊNCIA DO ESTADO NUTRICIONAL DE Eucalyptus grandis NA PREFERÊNCIA, CONSUMO ALIMENTAR E LONGEVIDADE DE Costalimaita ferruginea (Coleoptera: Chrysomelidae), Descrição: O eucalipto (Eucalyptus spp.) é um grande fornecedor de matéria prima para o setor madeireiro e para as empresas de papel e celulose, sendo dessa forma, considerada uma das culturas que possuem extrema importância para a economia. Entre as mais diversas pragas que atacam os plantios de eucalipto, encontra-se o desfolhador Costalimaita ferruginea (Coleoptera: Chrysomelidae), um inseto-praga capaz de ocasionar perdas de produtividade devido ao consumo das folhas da planta, que consequentemente afeta o seu desenvolvimento, podendo até matá-la, dependendo do grau do ataque. A condição nutricional em que uma planta se encontra, pode interferir no seu mecanismo de defesa, e consequentemente influenciar na preferência alimentar do inseto. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi avaliar o consumo foliar, a preferência alimentar e a longevidade de Costalimaita ferruginea em função da qualidade nutricional em mudas de Eucalyptus grandis. A pesquisa será conduzida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão ? Campus Codó, consistindo de três etapas: 1ª) produção das mudas de E. grandis e criação do inseto C. ferrugínea; 2ª) Produção de soluções nutritivas e 3ª) Experimentos de consumo foliar ?in vitro?, preferência alimentar e longevidade. Mudas de Eucalyptus grandis serão submetidas a cinco soluções nutritivas, as quais comporão os tratamentos. Com os resultados, espera-se definir qual elemento químico ausente nas mudas de E. gandis proporcione menor consumo foliar, definir uma qualidade nutricional das plantas que proporcione menor preferência alimentar, infestação e longevidade de adultos, levando consequentemente a um menor número de injúrias nas folhas. Além disso, ressalta-se ainda como resultado esperado a produção de artigos científicos, trabalhos de congresso e treinamento do bolsista visando seu crescimento técnico-científico. Por fim, estes resultados poderão contribuir para tomada de decisões visando o manejo integrado de C. ferruginea na cultura de E. grandis, o qual pode reduzir a aplicação de inseticidas químicos sintéticos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Coordenador / Douglas Rafael e Silva Barbosa - Integrante / Catarine de Sousa Ribeiro - Integrante / Brennda Larissa de Farias Paiva - Integrante / Geraldo de Oliveira Sobrinho Junior - Integrante / Ana Caroline Santos de Sousa - Integrante.

  • 2020 - 2021

    CONSUMO ALIMENTAR, PREFERÊNCIA E LONGEVIDADE DE Costalimaita ferruginea (Coleoptera: Chrysomelidae) em FUNÇÃO DA CONDIÇÃO NUTRICIONAL DE Eucalyptus grandis, Descrição: O eucalipto (Eucalyptus spp.) é um grande fornecedor de matéria prima para o setor madeireiro e para as empresas de papel e celulose, sendo dessa forma, considerada uma das culturas que possuem extrema importância para a economia. Entre as mais diversas pragas que atacam os plantios de eucalipto, encontra-se o desfolhador Costalimaita ferruginea (Coleoptera: Chrysomelidae), um inseto-praga capaz de ocasionar perdas de produtividade devido ao consumo das folhas da planta, que consequentemente afeta o seu desenvolvimento, podendo até matá-la, dependendo do grau do ataque. A condição nutricional em que uma planta se encontra, pode interferir no seu mecanismo de defesa, e consequentemente influenciar na preferência alimentar do inseto. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi avaliar o consumo foliar, a preferência alimentar e a longevidade de Costalimaita ferruginea em função da qualidade nutricional em mudas de Eucalyptus grandis. A pesquisa será conduzida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão ? Campus Codó, consistindo de três etapas: 1ª) produção das mudas de E. grandis e criação do inseto C. ferrugínea; 2ª) Produção de soluções nutritivas e 3ª) Experimentos de consumo foliar ?in vitro?, preferência alimentar e longevidade. Mudas de Eucalyptus grandis serão submetidas a cinco soluções nutritivas, as quais comporão os tratamentos. Com os resultados, espera-se definir qual elemento químico ausente nas mudas de E. gandis proporcione menor consumo foliar, definir uma qualidade nutricional das plantas que proporcione menor preferência alimentar, infestação e longevidade de adultos, levando consequentemente a um menor número de injúrias nas folhas. Além disso, ressalta-se ainda como resultado esperado a produção de artigos científicos, trabalhos de congresso e treinamento do bolsista visando seu crescimento técnico-científico. Por fim, estes resultados poderão contribuir para tomada de decisões no manejo de C. ferruginea na cultura de E. grandis.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Coordenador / Izabella Maria Costa Oliveira - Integrante / Maria Doroteia Marçal da Silva - Integrante / Douglas Rafael e Silva Barbosa - Integrante / Catarine de Sousa Ribeiro - Integrante.

  • 2020 - 2021

    Atividade inseticida dos óleos essenciais de Juniperus virginiana e Melaleuca alternifolia sobre Callosobruchus maculatus em feijão-caupi, Descrição: O feijão-caupi Vigna unguiculata é atacado principalmente por Callsosobruchus maculatus durante o armazenamento, portanto este inseto é um dos maiores causadores de perdas qualitativas e quantitativas no feijão-caupi armazenado. O feijão-caupi apresentam importância como uma das principais fontes de proteína em vários países, em especial aqueles em desenvolvimento. A fosfina como fumigante é comumente utilizada para o controle deste inseto, no entanto, devido a seleção de populações resistentes e problemas de contaminação ambiental e de aplicadores, medidas alternativas de controle precisam ser buscadas. Dentre estas, destaca-se a utilização de óleos essenciais e seus constituintes químicos isolados.Neste contexto, o presente trabalho objetiva avaliar a toxicidade por contato e fumigação e a repelência dos óleos essenciais de Juniperus virginiana e Melaleuca alternifolia sobre Callosobruchus maculatus em feijão-caupi. Os testes serão realizados no Laboratório Multidisciplinar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão / Codó. Serão determinadas a toxicidade por contato e fumigação e o efeito repelente dos óleos essenciais em insetos adultos de C. maculatus. No teste de contato, as concentrações letais CL50 e CL95 pré-determinadas serão utilizadas para o teste de repelência. Em ambos os testes serão avaliados o número de ovos e de insetos emergidos. No teste de repelência serão avaliados ainda índice de repelência para cada concentração utilizada e número de insetos atraídos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Integrante / Douglas Rafael e Silva Barbosa - Coordenador / Elizabeth Lorena Ramos Cabral - Integrante / Marcos Vinicius de Freitas Borges - Integrante.

  • 2020 - 2021

    VIABILIDADE DE SEMENTES DE BURITI (Mauritia flexuosa) APÓS O ARMAZENAMENTO, Descrição: O buriti (Mauritia flexuosa L.) é a palmeira mais comum e abundante no território brasileiro e encontra-se distribuída em toda a América do Sul. Diante disto, objetiva-se, Analisar a tolerância de sementes de Mauritia flexuosa à perda de umidade e armazenamento. A coleta dos frutos de buriti será realizada na comunidade chamada Marcolino que possui as seguintes coordenadas geográficas 4° 27? 58.7? S e 43° 51? 45.3? W, localizada no município de Codó-MA. O experimento será conduzido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão ? Campus Codó. O grau de umidade será obtido a cada período de armazenamento com o intuito de se conhecer a quantidade de água perdida durante o armazenamento. O armazenamento ocorrerá em câmara fria a 20 ºC em sacos transparentes de polietileno. O experimento será conduzido em delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Os tratamentos serão constituídos dos tempos de armazenamento (0, 5, 10, 15, 20, 25 e 30 semanas) e os parâmetros que serão analisadas são: grau de umidade, germinação, índice de velocidade de germinação (IVG), tempo médio de germinação (TMG), matéria seca da parte aéreas (MSA) e das raízes (MSR) e diâmetro do colo (D).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Coordenador / Catarine de Sousa Ribeiro - Integrante / Jefferson dos Santos Lima de Carvalho - Integrante / Fernanda da Costa Pereira - Integrante.

  • 2019 - 2020

    Bioatividade dos compostos isolados de óleos essenciais carvone e γ-Terpinene sobre Callosobruchus maculatus em feijão-caupi, Descrição: O feijão-caupi Vigna unguiculata é atacado principalmente por Callsosobruchus maculatus durante o armazenamento, portanto este inseto é um dos maiores causadores de perdas qualitativas e quantitativas no feijão-caupi armazenado. O feijão-caupi apresentam importância como uma das principais fontes de proteína em vários países, em especial aqueles em desenvolvimento. A fosfina como fumigante é comumente utilizada para o controle deste inseto, no entanto, devido a seleção de populações resistentes e problemas de contaminação ambiental e de aplicadores, medidas alternativas de controle precisam ser buscadas. Dentre estas, destaca-se a utilização de óleos essenciais e seus constituintes químicos isolados. Neste contexto, o presente trabalho objetiva avaliar a toxicidade por contato e fumigação e a repelência dos compostos isolados de óleos essenciais carvone e γ-Terpinene. Os testes serão realizados no Laboratório Multidisciplinar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão / Codó. Serão determinadas a toxicidade por contato e fumigação e o efeito repelente dos compostos isolados de óleos essenciais em insetos adultos de C. maculatus. No teste de contato, as concentrações letais CL50 e CL95 pré-determinadas serão utilizadas para o teste de repelência. Em ambos os testes serão avaliados o número de ovos e de insetos emergidos. No teste de repelência serão avaliados ainda índice de repelência para cada concentração utilizada e número de insetos atraídos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Integrante / Douglas Rafael e Silva Barbosa - Coordenador / Elizabeth Lorena Ramos Cabral - Integrante / Ana Caroline Santos de Sousa - Integrante.

  • 2019 - 2020

    COMPATIBILIDADE DE DIFERENTES CULTIVARES DE TOMATEIRO SOBRE PORTA-ENXERTO DE Solanum stramonifolium EM DIFERENTES MÉTODOS DE ENXERTIA, Descrição: O presente trabalho tem como objetivo avaliar o potencial da jurubeba vermelha (S. stramonifolium) como porta-enxerto em diferentes cultivares de tomateiro utilizando diferentes métodos de enxertia. Como enxertos serão empregadas às seguintes cultivares: San Marzano, Santa Clara e Santa Cruz kada e, como porta-enxerto, jurubeba vermelha, cujas sementes serão obtidas com agricultor familiar. O delineamento experimental será o inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3 x 2 (3 cultivares de tomate x 2 métodos de enxertia), com dez repetições e 2 plantas enxertadas por parcela. As mudas serão enxertas após 45 dias da semeadura do porta-enxerto, tempo necessário para as mudas do enxerto/porta-enxerto atingirem o porte e o diâmetro equivalente. Espera-se obter informação sobre o potencial da jurubeba vermelha (Solanum stramonifolium) como porta-enxerto no tomateiro e sobre comportamento dos diferentes métodos de enxertia. Para as análises estatísticas, os dados expressos em porcentagem serão transformados em arco seno de (x/100)1/2, e os demais dados serão submetidos a análise de variância pelo (Teste F), e se apresentarem significância, serão submetidos ao teste Tukey a 5% de probabilidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Coordenador / Maria Doroteia Marçal da Silva - Integrante / Carmem Valdênia da Silva Santana - Integrante / Débora Janine Silva Gonçalves - Integrante / Francisco Gabriel Lima Oliveira - Integrante / Luciano Meneses Cabral - Integrante.

  • 2019 - 2020

    DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE Ixora coccinea SOBRE DIFERENTES DOSES DE BIOESTIMULANTES, Descrição: O presente estudo tem como objetivo analisar diferentes doses de diferentes bioestimulantes que proporcionem mudas de Ixora coccinea bem desenvolvidas, nas condições climáticas de Codó, Maranhão. O experimento será realizado em casa de vegetação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Codó. As estacas utilizadas serão preparadas a partir de ramos semilenhosos. O delineamento experimental será o inteiramente casualizado, arranjado em um fatorial 4 x 3 (4 doses do bioestimulante x 3 tipos de biestimulantes). Será utilizado 10 repetições de cada tratamento, com duas unidades experimentais. As avaliações serão realizadas com 60 e 100 dias após a implantação do experimento, observando-se: a altura da muda final, massa seca das raízes, comprimento da raiz, percentual de enraizamento, número médio de brotações por estaca. Os dados serão interpretados por meio de análise de variância e as médias serão comparadas utilizando-se o teste de Tukey a 5% de probabilidade, através do software SISVAR. Espera-se conhecer qual a melhor dose dos diferentes bioestimulantes que irá favorecer o enraizamento e desenvolvimento de Ixora coccinea.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Coordenador / Antônio Afonso Leite Monteiro - Integrante / Carmem Valdênia da Silva Santana - Integrante / Kenyson Diego Sousa Moreira - Integrante.

  • 2019 - 2020

    Buriti (Mauritia flexuosa): teor de umidade na semente e métodos de determinação de umidade., Descrição: Na Amazônia, dentre os recursos vegetais de maior importância estão às palmeiras nativas da família Arecaceae. O buriti (Mauritia flexuosa L.) destaca-se como uma palmeira de maior abundância no Brasil e difundida em diversos estados. De grande porte incide nas veredas, as baixadas úmidas. O buriti é ainda conhecido como coqueiro-buriti, miriti, palmeira-dos-brejos, carandá-guaçu. A espécie Mauritia flexuosa é reconhecida por seu potencial social, ambiental e econômico. Há um grande potencial ornamental, devido sua beleza exuberante, porte e copa é destacável na natureza. O objetivo geral da pesquisa é identificar o método mais preciso para a determinação do grau de umidade sementes de Mauritia flexuosa. O experimento será conduzido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Codó, localizado no município de Codó, MA. A coleta dos frutos de buriti será realizada na comunidade Marcolino no município de Codó-MA nas seguintes coordenadas geográficas 4° 27? 58.7? S e 43° 51? 45.3? W em pelo menos oito plantas matrizes e após a coleta as sementes serão devidamente beneficiadas. Os tratamentos serão as diferentes condições físicas das sementes: a) sementes inteiras; b) sementes moídas e c) sementes cortadas e colocadas para secar pelo método da estufa à baixa temperatura 101 ? 105 ºC. Os tratamentos serão dispostas em delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições. A comparação entre as médias será feita com a aplicação do teste de Tukey, a 5% e 1% de probabilidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Coordenador / Francisca Inalda Oliveira dos Santos - Integrante / Leane Vitória Oliveira Sousa - Integrante / Kesia da Silva Souza - Integrante / Maria Vitória Lima Nascimento - Integrante.

  • 2019 - 2020

    TOXICIDADE DOS ISOLADOS DE ÓLEOS ESSENCIAIS Carvone e Eucalyptol SOBRE Sitophilus zeamais EM MILHO, Descrição: O milho (Zea mays L.) é uma planta que pertence à família Gramineae/ Poaceae, destaca-se no Brasil como uma das culturas mais cultivadas e que possui maior interesse, quanto à sua origem, estrutura e variação. O controle de pragas no armazenamento de grãos em destaque a infestação por Sitophilus zeamais Mots vem ganhando destaque em função das percas materiais ocasionadas pela resistência das pragas aos inseticidas sintéticos, gerando assim, perda material irrecuperável e contaminação residual dos grãos. Neste contexto, Para minimizar estes problemas, o presente trabalho objetiva avaliar o crescimento populacional, toxidade por contato e fumigação e o efeito repelente dos compostos isolados de óleos essenciais de Carvone e Eucalyptolsobre S. zeamais em milho, como forma de se ter uma alternativa viável à redução no uso do inseticida fumigante fosfina. Os testes serão realizados no Laboratório Multidisciplinar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão / Codó. Serão determinadas a toxicidade por contato e fumigação, crescimento populacional e o efeito repelente dos compostos de óleos essenciais em adultos de S. zeamais. Serão determinadas as concentrações letais CL50 e CL95 nos testes de contato e fumigação, sendo que as concentrações letais pré-determinadas (CL50 e CL95) no teste de contato serão utilizadas para o teste de repelência. No teste de contato será avaliado ainda o consumo da massa de grãos e a massa do corpo de adultos emergidos após a aplicação da CL50 e a taxa instantânea de crescimento populacional para cada concentração utilizada na determinação da toxicidade. Nos testes de contato e repelência serão avaliados o número de insetos emergidos. No teste de repelência será avaliado também índice de repelência para cada concentração utilizada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Integrante / Douglas Rafael e Silva Barbosa - Coordenador / Daniele Muniz dos Reis - Integrante / Francisco Rodrigo Santos Azevedo - Integrante.

  • 2019 - 2020

    Composição química da semente do Buriti (Mauritia flexuosa L.) com e sem superação de dormência durante a germinação., Descrição: O buriti (Mauritia flexuosa L.), pertence à família Arecaceae e são geralmente encontrados em locais úmidos e campos limpos. A palmeira é encontrada nas regiões do Centro Oeste, Norte e Nordeste do Brasil. O objetivo da pesquisa é Determinar a alteração da composição química da semente de Mauritia flexuosa com e sem superação da dormência durante o processo de germinação. Os frutos serão coletados na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), diretamente na planta utilizando uma vara com uma foice na ponta raspando os frutos que cairão sobre uma lona. Em seguidas frutos e sementes serão levados para o Laboratório Multidisciplinar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Codó para o beneficiamento. As sementes com e sem tratamento de superação de dormência serão colocadas para germinar em bandejas com o substrato sendo areia lavada e esterilizada, e a cada 0, 5, 10, 15 e 20 dias após a germinação, serão retiradas para a realização das análises de lipídeos, proteínas e cinzas. Os tratamentos serão dispostos em delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 x 5 com 10 repetições, sendo os fatores a dormência (com e sem) e os tempos de coleta da sementes para as análises da composição química. Os dados serão submetidos a uma análise de variância e comparação entre as médias será feita com a aplicação do teste de Tukey, a 5% e 1% de probabilidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Coordenador / Douglas Rafael e Silva Barbosa - Integrante / Catarine de Sousa Ribeiro - Integrante / Isabela Helena Freire de Medeiros - Integrante / Daniel Dantas Campelo - Integrante / Maria Raimunda da Silva Cruz - Integrante / Sthefanny Gonçalves Jansem - Integrante.

  • 2019 - 2020

    GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE BURITI (Mauritia flexuosa L.) EM FUNÇÃO DA BIOMETRIA, Descrição: O buriti (Mauritia flexuosa L.) é uma palmeira da família Arecaceae, que cresce nas regiões alagadas e úmidas do Centro Oeste, Norte e Nordeste do Brasil. Na Região dos Cerrados, encontra-se nas baixadas úmidas chamadas popularmente por veredas (LORENZI et. al., 2004). O trabalho será realizado com objetivo de avaliar a influência do tamanho da semente na germinação e vigor do buriti (Mauritia flexuosa L.). Será conduzido um experimento com sombrite 50% e a temperatura ambiente, localizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Codó. As sementes serão coletadas na Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda localizada no município de Codó-MA. O delineamento experimental utilizado será inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos serão constituídos das classes que serão definidas de acordo com o tamanho e a massa das sementes, dados que serão obtidos durante a execução do projeto. Serão avaliados o número de folha por planta; o comprimento da parte aérea e sistema radicular; diâmetro do colo; massa seca da parte aérea e sistema radicular, massa seca total; porcentagem de germinação e índice de velocidade de emergência. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Coordenador / Francisca Inalda Oliveira dos Santos - Integrante / Mariano Oscar Anibal Ibanez Rojas - Integrante / Catarine de Sousa Ribeiro - Integrante / Isabela Helena Freire de Medeiros - Integrante.

  • 2019 - 2020

    CULTIVO DE RÚCULA (Eruca sativa Miller) SOB APLICAÇÃO DE DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE BIOFERTILIZANTE BOVINO EM CODÓ - MA, Descrição: A rúcula(Eruca sativa Miller)é uma hortaliçafolhosa muito apreciada no Sul e Sudeste do Brasil e atualmente tem ganhado um grande espaço na mesa das diversas regiões do país. É uma hortaliça de fácil cultivo, cuja semeadura é recomendável na temporada de março a julho para a região Nordeste. A utilização do biofertilizante bovino no manejo da rúcula, torna-se uma alternativa eficaz para o sucesso da cultura e consequentemente das características físicas, químicas e biológicas do solo. Este projeto tem o objetivo de avaliar o desempenho agronômico de rúcula (Eruca sativa) aplicação de diferentes concentrações de biofertilizante líquido via solo, nas condições edafoclimáticas do município de Codó-MA. O experimento será conduzido na área experimental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Codó. A variedade de rúcula a ser utilizada para o experimento será a Gigante (Folha Larga). O cultivo será em canteiros com dimensões de 10 x 1 x 0,30 m. O biofertilizante bovino, será feito por meio da fermentação anaeróbica utilizando um recipiente hermeticamente fechado, usando 90 L de esterco bovino fresco e 90 L água na proporção (1:1), pelo tempo de trinta a sessenta dias. A aplicação do biofertilizante ocorrerá semanalmente. Com cinco dias após o transplante das mudas, será realizado a primeira aplicação das diluições de 0, 2, 4, 12 e 16%. Aos 30 dias após o transplantio as plantas serão colhidas e avaliadas as seguintes variáveis: comprimento da parte aérea, número de folhas, comprimento da raiz, massa fresca e massa seca das folhas, do caule e da raiz, razão raiz parte aérea (matéria seca da raiz/matéria seca da folha + caule), massa foliar específica (matéria seca da folha/área foliar), área foliar específica (área foliar/matéria seca da folha), a razão de área foliar (área da folha/matéria seca total), razão de massa foliar (matéria seca de folhas/matéria seca total) e razão de massa de raiz (matéria seca da raiz/matéria seca total). Será empregado o delineamento experimental blocos casualizados, constituído de seis concentrações de biofertilizante líquido (0, 2, 4, 12 e 16%), com 4 repetições.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Coordenador / Maria Doroteia Marçal da Silva - Integrante / Isabela Helena Freire de Medeiros - Integrante / Marcos Fernando Carvalho Sousa - Integrante / Ítalo de Almeida Cruz - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Superação de dormência em sementes de Chichá (Sterculia Sfoetida L.) e Tamboril (Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong) coletadas em diferentes safras., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Integrante / Maria Doroteia Marçal da Silva - Coordenador / Marcelo Jhonatan de Sousa e Sousa - Integrante / Milla Beatriz da Silva Lima - Integrante / Maiany Gonçalves Carvalho - Integrante / Fernanda de Castro Siqueira - Integrante / Francisca Suelane da Silva - Integrante.

  • 2018 - 2019

    SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA EM SEMENTES E CRESCIMENTO INICIAL DE AÇAIZEIRO (EUTERPE OLERACAEA) EM DIFERENTES NÍVEIS DE LUMINOSIDADE., Descrição: O Açaizeiro (Euterpe oleracaea) é uma espécie florestal de grande importância socioeconômica para a Região Norte e parte do Nordeste do Brasil. A propagação dessa espécie possui algumas dificuldades, principalmente na produção de mudas em escala comercial, devido suas sementes apresentarem dormência. Este estudo pretende analisar os melhores métodos de superação de dormência em sementes e crescimento inicial de açaizeiro (euterpe oleracaea) em diferentes níveis de luminosidade. O projeto será realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Codó, localizado no município de Codó, MA. Será adotado o delineamento inteiramente casualizado, no esquema fatorial 5 x 3. Os tratamentos pré-germinativos são: T1 - testemunha (semente intacta); T2 - escarificação mecânica com lixa nº 100 na região do embrião; T3 - ácido sulfúrico; T4 - água quente; T5 - embebição. Sendo assim, as sementes serão submetidas aos níveis de sombreamento 30%, 70% e pleno sol. Serão adotadas 25 repetições de sementes por tratamento. Para avaliar a superação de dormência serão analisadas: As variáveis que serão analisadas: porcentagem de emergência, índice de velocidade de germinação (IVE); tempo médio de emergência. Para avaliar o crescimento inicial serão analisadas: diâmetro do colo (D), altura das plantas (AP), área foliar (AF), massa seca da parte aérea (MSA), de raízes (MSR). Os resultados serão submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Coordenador / Francisca Inalda Oliveira dos Santos - Integrante / Daniel de Lima Feitosa - Integrante / Andre Oliveira Conceição - Integrante / Ayane Ferreira Lima - Integrante.

  • 2018 - 2019

    EFEITO ALELOPÁTICO DE MANJERICÃO (Ocimum basilicum L.) E CAPIM-LIMÃO [Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf) ] SOBRE A GERMINAÇÃO DA BELDROEGA (Portulaca oleracea L.), Descrição: A alelopatia é de grande utilidade na procura por fitotoxinas naturais que podem ser usadas como herbicidas naturais menos nocivos ao meio ambiente. O objetivo do presente trabalho é averiguar efeito alelopático do de duas espécies medicinais: manjericão (Ocimum basilicum L.) e capim-limão (Cymbopogon citratus) sobre a germinação da beldroega (Portulaca oleracea L.). Os extratos aquosos serão obtidos de folhas trituradas com o auxílio de um liquidificador, em seguida serão imersas em água à temperatura aproximadamente 80 ºC, na razão de 200 g de folhas para 1 L de água. As sementes de beldroega serão colocadas para germinar em placas de Petri contendo duas folhas de papel filtro. Serão colocadas 25 sementes por placa. Os tratamentos utilizados serão: manjericão: extrato aquoso por infusão de manjericão a 0, 25, 50, 75 e 100%, com 4 repetições cada. Capim-limão: extrato aquoso por infusão de capim-limão a 0, 25, 50, 75 e 100%, com 4 repetições cada. O delineamento experimental será inteiramente casualizado, em sistema fatorial (2x5), com 4 repetições. A comparação entre as médias será feita com a aplicação do teste de Tukey, a 5% e 1% de probabilidade. As variáveis a serem avaliadas serão: porcentagem de germinação (PG), tempo médio (TM), velocidade média (VM) e comprimento da raiz (CR) da beldroega. A contagem da germinação será feita até o 7º do experimento e o comprimento da raiz primária e de hipocótilo (cm) de plântulas normais será obtido ao final do teste. Espera-se que, as plantas medicinais apresentem efeitos alelopáticos sobre a planta daninha, mostrando-se como alternativas viáveis como herbicidas naturais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Coordenador / Cristiane Nunes da Conceição - Integrante / Raimunda Nonata Silva Cruz - Integrante / Izabella Maria Costa Oliveira - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Superação de dormência em sementes e crescimento inicial de buriti (Mauritia flexuosa L.) em diferentes níveis de luminosidade, Descrição: O buriti (Mauritia flexuosa L.) é uma palmeira da família Arecaceae, que vegeta nas regiões alagadas e úmidas do Centro Oeste, Norte e Nordeste do Brasil. Na Região dos Cerrados, encontra-se nas baixadas úmidas chamadas popularmente por veredas. (LORENZI et. al., 2004). O objetivo do trabalho é avaliar a influência de diferentes métodos de quebra de dormência de sementes na emergência e crescimento inicial de plântulas de Mauritia flexuosa L. submetidas a diferentes níveis de luminosidade. O experimento será realizado em dois ambientes: laboratório e campo. Sendo que este último os tratamentos serão submetidos em três níveis de sombreamento: 50% e 75% e a ausência da tela que constitui o nível 0 de sombreamento no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Codó. As sementes serão coletadas na Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda localizada no município de Codó-MA. O delineamento experimental adotado será inteiramente casualizado e as análises de variância feitas sob esquema fatorial 5 x 3, sendo cinco tratamentos de superação de dormência e três níveis de sombreamento. Os tratamentos de superação de dormência serão: T1 - testemunha (semente intacta); T2 - escarificação mecânica com lixa nº 100 na região do embrião; T3 - ácido sulfúrico; T4 - água quente; T5 - embebição. Os níveis de sombreamento serão: 0, 50 e 75%. Para cada tratamento serão utilizados 10 repetições. Os parâmetros que serão analisadas são: Porcentagem de emergência, índice de velocidade de germinação (IVE); tempo médio de emergência. diâmetro do colo (D), altura das plantas (AP), comprimento da parte radicular (CPR), área foliar (AF), massa seca da parte aérea (MSA), de raízes (MSR).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Coordenador / Maria Roselane Alves Oliveira - Integrante / Francisca Inalda Oliveira dos Santos - Integrante / André Francisco Bispo Silva - Integrante / Antônio Afonso Leite Monteiro - Integrante.

  • 2018 - 2019

    PRODUTIVIDADE DO MARACUJÁ AMARELO (Passiflora edulis Sims) EM DIFERENTES FORMAS DE POLINIZAÇÃO NA REGIÃO DOS COCAIS, Descrição: No Brasil, a cultura do maracujá é utilizada para consumo fresco, mas sua maior importância econômica está na utilização para fins industriais. Porém, o maracujazeiro é uma planta alógama por excelência e a polinização é um importante fator a se considerar na cultura desse vegetal, pois a frutificação, a qualidade, o tamanho e o peso dos frutos, além da porcentagem de suco, dependem da eficiência desse fator. Destarte, o objetivo deste trabalho é analisar a produtividade do maracujá amarelo por três diferentes formas de polinização: polinização natural, polinização artificial (dedeiras de flanela) e polinização natural mais artificial, na região de Codó-MA. Será utilizado o deliamento experimental de blocos casualizado (DBC) com 2 blocos, 4 repetições, 12 parcelas, totalizando 24 plantas e para comparação de médias, o teste Tuckey ao nível de 5% de probabilidade e teste Dunnet a 1% de probabilidade, sendo analisado a testemunha (plantas com flores livres). Espera-se que essa pesquisa possa oferecer um conjunto de informações que representem uma alternativa viável para os agricultores na região dos cocais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Integrante / Caio Veloso - Coordenador / Maria Doroteia Marçal da Silva - Integrante / Marcelo Jhonatan de Sousa e Sousa - Integrante / Milla Beatriz da Silva Lima - Integrante / Maria Iris dos Santos Costa - Integrante.

  • 2018 - 2019

    EFICIÊNCIA DO MARACUJÁ AMARELO (Passiflora edulis Sims) EM DIFERENTES FORMAS DE POLINIZAÇÃO NA REGIÃO DOS COCAIS, Descrição: No Brasil, a cultura do maracujá é utilizada para consumo fresco, mas sua maior importância econômica está na utilização para fins industriais. Porém, o maracujazeiro é uma planta alógama por excelência e a polinização é um importante fator a se considerar na cultura desse vegetal, pois a frutificação, a qualidade, o tamanho e o peso dos frutos, além da porcentagem de suco, dependem da eficiência desse fator. Destarte, o objetivo deste trabalho é analisar a produtividade do maracujá amarelo por três diferentes formas de polinização: polinização natural, polinização artificial (dedeiras de flanela) e polinização natural mais artificial, na região de Codó-MA. Será utilizado o deliamento experimental de blocos casualizado (DBC) com 2 blocos, 4 repetições, 12 parcelas, totalizando 24 plantas e para comparação de médias, o teste Tuckey ao nível de 5% de probabilidade e teste Dunnet a 1% de probabilidade, sendo analisado a testemunha (plantas com flores livres). Espera-se que essa pesquisa possa oferecer um conjunto de informações que representem uma alternativa viável para os agricultores na região dos cocais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giovana Lopes da Silva - Integrante / Caio Veloso - Coordenador / Maria Doroteia Marçal da Silva - Integrante / Marcelo Jhonatan de Sousa e Sousa - Integrante / Milla Beatriz da Silva Lima - Integrante / Maria Iris dos Santos Costa - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal do Maranhão. , Povoado Poraquê, S/N, Zona Rural, 60191156 - Codó, MA - Brasil, Telefone: (99) 36693000, URL da Homepage:

Experiência profissional

2003 - 2005

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvendo atividades junto ao projeto AGROFLORES/SUBPROJETO DESENVOLVIMENTO DE PROTOCOLOS DE MICROPROPAGAÇÃO PARA ESPÉCIES ORNAMENTAIS TROPICAIS E TEMPERADAS e projeto MELHORAMENTO DE FLORES TROPICAIS, na área de Cutura de Tecidos.

Atividades

  • 09/2003 - 12/2005

    Pesquisa e desenvolvimento, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - CE - Brasil.,Linhas de pesquisa

2005 - 2005

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40

Atividades

  • 10/2005 - 12/2005

    Pesquisa e desenvolvimento, Escola Superior de Agricultura.,Linhas de pesquisa

2008 - 2008

Escola Estadual Cere Professora Maria José Santos Ferreira Gomes

Vínculo: Professor temporário, Enquadramento Funcional: Professora de Biologia, Carga horária: 25

Outras informações:
Lecionou a a disciplina de biologia para 2º e 3º ano do ensino médio

2013 - 2017

Faculdade Nordeste

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplina Ministradas: Biologia Aplicada Ecologia Aplicada Manejo dos Recursos Naturais Gestão de Recursos Hídricos Ciências do Ambiente Metodologia da Pesquisa Científica (Presencial e on-line - EAD) Hidrologia Aplicada Geologia Aplicada

Atividades

  • 01/2017

    Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Poluição Ambiental

  • 01/2017

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia Aplicada

  • 01/2017

    Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia Ambiental

  • 01/2013

    Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia Aplicada

  • 01/2017 - 06/2017

    Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências do Ambiente

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências do Ambiente

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia Aplicada

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia Aplicada

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências do Ambiente

  • 01/2016 - 07/2016

    Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências do Ambiente

  • 01/2016 - 07/2016

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidrologia Aplicada

  • 01/2015 - 12/2015

    Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Manejo de Recursos Naturais

  • 01/2015 - 07/2015

    Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Aplicada

  • 01/2015 - 07/2015

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências do Ambiente

  • 01/2015 - 07/2015

    Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Recursos Hídricos

  • 01/2014 - 07/2015

    Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências do Ambiente

  • 01/2014 - 07/2014

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

  • 01/2014 - 07/2014

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências do Ambiente

  • 02/2013 - 07/2014

    Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Aplicada

  • 01/2013 - 07/2014

    Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

  • 01/2013 - 12/2013

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa (on line)

  • 01/2013 - 07/2013

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

  • 01/2013 - 07/2013

    Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

  • 01/2013 - 07/2013

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

2016 - 2016

Faculdade Padre Dourado

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
.

Atividades

  • 07/2016 - 12/2016

    Ensino, Bacharelado em Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão ambiental e responsabilidade social

  • 02/2016 - 05/2016

    Ensino, Especialização em logística empresarial, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico

  • 02/2016 - 05/2016

    Ensino, Psicologia Organizacional, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico

  • 02/2016 - 05/2016

    Ensino, Gestão Estratégica de Pessoas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico

  • 02/2016 - 05/2016

    Ensino, Controladoria e Finanças, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico

2009 - 2013

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2008

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2006

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 12

Outras informações:
Participando da pesquisa intitulada DINÂMICA FÍSICO-ESTRUTURAL E DA MATÉRIA ORGÂNICA EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS DE TRÓPICO SEMIÁRIDO CEARENSE

Atividades

  • 01/2005 - 01/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Agrárias.,Linhas de pesquisa

2017 - Atual

Instituto Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Federal do Maranhão - Campus Codó.,Linhas de pesquisa