Caliane Silva Castro Ferreira

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus XII (2011). Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Guanambi.(2012). Pós-graduada em Gestão e Planejamento Educacional: Ênfase em empreendedorismo, tecnologia e Educação a Distância pela Faculdade Verde Norte - Favenorte (2014). Pós-graduada em Língua Portuguesa: Leitura e produção de texto, dos pressupostos linguísticos às implicações pedagógicas pela Faculdade Verde Norte - Favenorte (2014). Pós-graduada em Supervisão Escolar e coordenação pedagógica pela Faculdade Verde Norte - Favenorte (2014).

Informações coletadas do Lattes em 17/07/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Gestão e Planejamento Educacional

2013 - 2014

Instituto Superior de Educação Verde Norte
Título: GESTÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL DEMOCRÁTICO:DESAFIOS PARA O GESTOR DO SÉCULO XXI
Orientador: ELIANE ALZIRA DE CASTRO NERY

Especialização em Língua Portuguesa

2013 - 2014

Instituto Superior de Educação Verde Norte
Título: O PROFESSOR EM SALA DE AULA: OS DESAFIOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA
Orientador: CRISTIANE SILVEIRA MENDES NOGUEIRA

Especialização em SUPERVISÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

2013 - 2014

Instituto Superior de Educação Verde Norte
Título: SUPERVISÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS FUNÇÕES E CONTRIBUIÇÕES NA PRÁTICA ESCOLAR
Orientador: CRISTIANE SILVEIRA MENDES NOGUEIRA

Especialização em docencia do ensino superior

2011 - 2012

Faculdade de Guanambi
Título: TÉCNICAS E DINÂMICAS USADAS NAS AULAS DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
Orientador: .TATYANNE GOMES MARQUES

Graduação em Pedagogia

2007 - 2011

Universidade do Estado da Bahia
Título: EDUCAÇÃO DA INFANCIA: CONCEITOS E CONCEPÇÕES FAMILARES
Orientador: TATYANNE GOMES MARQUES

Formação complementar

2020 - 2020

EXPERT EM ENSINO REMOTO - SEMANA 1. (Carga horária: 12h). , MOONSHOT EDUCAÇÃO, MOONSHOT, Brasil.

2020 - 2020

WORKSHOP DE PLANEJAMENTO REVERSO PARA AULAS PRESENCIAIS E ON-LINE. (Carga horária: 5h). , INSTITUTO ÂNIMA, ÂNIMA, Brasil.

2020 - 2020

EXPERT EM ENSINO REMOTO - SEMANA 2. (Carga horária: 12h). , MOONSHOT EDUCAÇÃO, MOONSHOT, Brasil.

2016 - 2016

A análise linguística em benefício da leitura: uma proposta para o estudo d. (Carga horária: 13h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.

2015 - 2015

CONSTRUINDO A PROPOSTA CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. (Carga horária: 120h). , Prefeitura Municipal de Guanambi, PM/Guanambi, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

FERREIRA, C. S. C. . V SEMANA PEDAGÓGICA. 2020. (Outro).

Participação em eventos

Projeto Professor Ativo. 2019. (Oficina).

Iniciação aos Fundamentos básicos do Jogo de Xadrez na Escola. 2013. (Seminário).

I Seminário de Educação e II Encontro da Rede de Gestão Interdepartamental A e B: pesquisa, extensão e formação docente no alto sertão da Bahia-multiplos olhares. 2013. (Seminário).

A importância da atividade física lúdica no tratamento da obesidade infantil. 2010. (Outra).

Curso de Filosofia: Programa a Distância da Fundação Getúlio Vargas. 2010. (Outra).

Curso de Sociologia: Programa a Distância da Fundação Getúlio Vargas. 2010. (Outra).

Minicurso: Ensino Aprendizagem da Matemática na Eja: XV Semana Acadêmica. 2010. (Outra).

Minicurso Psicologia: verdades e mentiras sobre o behaviorismo radical e análise de comportamento : XV Semana Acadêmica. 2010. (Outra).

Projeto de formação continuada: Aprendendo a Ser Professor (a): contribuição do cinema. 2010. (Outra).

XV Semana Acadêmica de Ensino, Pesquisa e Extensão- A Universidade e suas práticas no Contexto Regional: construindo diálogos. 2010. (Outra).

Curso de Extensão: Grupo de Estudos: ESCOLA X FAMÍLIA: parceiras na construção coletiva. 2009. (Outra).

Educação das Relações Étnico-raciais e a Lei 10.639/03: desafios e possibilidades para a promoção de uma educação anti-racista.Ministrante de Oficina. 2009. (Oficina).

Educação das Relações Étnico-raciais e a Lei 10.639/03: desafios e possibilidades para a promoção de uma educação anti-racista. 2009. (Outra).

Projeto de Extensão Grupo de Estudo: Educação das relações étnico-raciais e a lei 10639/2003: desafios e possibilidade para a promoção de uma educação anti-racista. 2009. (Outra).

Grupo de estudo Escola x Família: Parceiras na construção coletiva. 2008. (Outra).

Projeto de fomação continuada: Aprendendo a Ser Professor (a): a contribuição do cinema. 2008. (Outra).

XIV Semana Acadêmica: Aprender e brincar: a arte de educar crianças. 2008. (Outra).

I Encontro Multidisciplinar do Campus XII. 2007. (Encontro).

Participação como estagiário de Nível do Programa de Educação pelo Trabalho-PROGET.ESTAGIÁRIO- PROGET. 2005. (Outra).

Participação em bancas

FERREIRA, C. S. C.. PROCESSO SELETIVO - VESTIBULAR DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFG. 2020. Centro Universitário UniFG.

Produções bibliográficas

  • FERREIRA, C. S. C. ; MARQUES, T. G. . Técnicas e Dinâmicas usadas nas aulas do Ensino Superior: uma análise das concepções dos discentes do curso de Pedagogia. In: Anais do I Seminário de Educação e II Encontro da Rede de Gestão Interdepartamental A e B: pesquisa, extensão e formação docente no alto do sertão da Bahia- múltiplos olhares, 2013, Guanambi. Técnicas e Dinâmicas usadas nas aulas do Ensino Superior: uma análise das concepções dos discentes do curso de Pedagogia. Guanambi: Grafica Giordani, 2013. v. unico.

  • FERREIRA, C. S. C. ; PEREIRA, E.S. ; MARQUES, L.M.V. . Saberes e Fazeres do Ser Docente no Ensino Superior. In: I seminário de Educação e II Encontro da rede de Gestão Interdepartamental A e B: Pesquisa, extensão e formação docente no alto do sertão da Bahia- multiplos olhares, 2013, Guanambi. Anais do I seminário de Educação e II Encontro da rede de Gestão Interdepartamental A e B: Pesquisa, extensão e formação docente no alto do sertão da Bahia- multiplos olhares. Guanambi: Grafica Giordani, 2013. v. unico.

  • FERREIRA, C. S. C. . Histórias em Quadrinhos na Escola: relato de uma experiência da produção de histórias em quadrinhos sobre as variações linguísticas.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, C. S. C. . Aprendizagem a partir das Metodologias Ativas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA, C. S. C. . Oficina: Fishbow. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERREIRA, C. S. C. . Oficina: Pense, Pareie e Compartilhe - Conceitue. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERREIRA, C. S. C. . Oficina: Pense, Pareie e Compartilhe - Conceitue. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERREIRA, C. S. C. . Oficina: Desing Thinking. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERREIRA, C. S. C. . Oficina de Português, Redação e Oratória. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERREIRA, C. S. C. . Oficina: Avaliação no Ensino Superior a partir das Metodologias Ativas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERREIRA, C. S. C. ; XAVIER, F. A. D. M. . Oficina: Gêneros Textuais: Desafios e Possibilidades de uma prática Interdisciplinar.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERREIRA, C. S. C. . Técnicas e Dinâmicas usadas nas aulas do Ensino Superior. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERREIRA, C. S. C. ; PEREIRA, E.S. ; MARQUES, L.M.V. . Saberes e Fazeres do Ser Docente No Ensino Superior. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

FERREIRA, C. S. C. . V SEMANA PEDAGÓGICA DA UNIFG. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Prêmios

2003

SIMULADO - 1 lugar na classificação geral, Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães.

2003

Medalha de prata- 2 lugar - Alunos destaque de 2003, Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2015

Escola Municipal Rômulo Almeida

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTAL I, Carga horária: 20

2013 - Atual

Cólegio Nóbrega

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa e Redação, Carga horária: 21

2014 - 2014

Cólegio Nóbrega

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Português, Carga horária: 2

Outras informações:
Professora de Português- Curso Pré-vestibular

2016 - 2016

Escola Municipal Professor Celito Brito

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA, Carga horária: 20

2016 - 2019

Instituto Dominius Educacional

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE PÓS-GRADUAÇÃO

2019 - Atual

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFG

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 20

2020 - 2021

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFG

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 10

Outras informações:
Coordenadora do PEI- Programa Educacional Interdisciplinar nos períodos letivos de 2020.1, 2020.2 e 2021.1 com carga horária de 300 horas.

Atividades

  • 08/2020 - 08/2020

    Ensino, METODOLOGIAS ATIVAS E INOVAÇÃO NA APRENDIZAGEM, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SOB ÓTICA DAS METODOLOGIAS ATIVAS

2020 - 2020

Centro Universitário FG - UniFG

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa do curso de Direito.

2020 - 2020

Centro Universitário FG - UniFG

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 24

Outras informações:
Ministrante do módulo: Avaliação da Aprendizagem sob a ótica das Metodologias Ativas, no curso de Metodologias Ativas e Inovação na Aprendizagem, no programa de Pós-Graduação "Lato Sensu" do UNIFG- Centro Universitário.

2020 - 2020

Centro Universitário FG - UniFG

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 24

Outras informações:
Ministrante do módulo: Seminário Ativo, no curso de Metodologias Ativas e Inovação na Aprendizagem, no programa de Pós-Graduação "Lato Sensu" do UNIFG- Centro Universitário.

2019 - 2019

Centro Universitário FG - UniFG

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 24

Outras informações:
Ministrante do módulo: Andragogia e metodologias ativas, no curso de Metodologias Ativas e Inovação na Aprendizagem, no programa de Pós-Graduação "Lato Sensu" do UNIFG- Centro Universitário.