Sandra Lucia Rebel Gomes

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal Fluminense (1973), mestrado em Ciencia da Informacao pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Realizou pós-doutorado na USP, no período 2012-2013. Atualmente é professora associada nível II da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação científica em redes eletrônicas, acesso aberto à informação científica, biblioteca virtual, biblioteca digital, repositórios institucionais, pesquisa científica e tecnologias digitais de informação. É membro permanente do Mestrado e Doutorado em Ciência da Informação-PPGCI/UFF, vinculada à linha de pesquisa "FLUXOS E MEDIAÇÕES SÓCIO-TÉCNICAS DA INFORMAÇÃO" e do Programa de Pós-graduação em Justiça Administrativa PPGJA da mesma universidade, multidisciplinar, integrando a linha de pesquisa em Ciência da Informação.

Informações coletadas do Lattes em 29/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência da Informação

1998 - 2002

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Bibliotecas Virtuais: informação e comunicação para a pesquisa científica
Orientador: Lena Vania Ribeiro Pinheiro
Palavras-chave: Biblioteca Virtual; Biblioteca digital; Comunicação científica em redes eletrônicas; Internet; Pesquisa Científica.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação. Setores de atividade: Informacao e Gestao C&T.

Mestrado em Ciencia da Informacao

1994 - 1996

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Lugares de Memória e Informação: os Arquivos e Centros de Documentação sobre Trabalho, Trabalhadores e suas Organizações,Ano de Obtenção: 1996
Orientador: Maria Nelida Gonzales de Gomez
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Memória e informação; Memória operária; Movimento Sindical; Arquivos Sindicais.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Informacao e Gestao C&T.

Especialização em Governo e Administração Estadual

1984 - 1984

Instituto Brasileiro de Administração Municipal

Graduação em Biblioteconomia

1970 - 1973

Universidade Federal Fluminense

Pós-doutorado

2012 - 2013

Pós-Doutorado. , Departamento de Biblioteconomia e Documentação da USP, CBD-USP, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas, Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Ensino de Pós-graduação e de graduação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Comunicação científica/Especialidade: Comunicação científica em redes eletrônicas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia/Especialidade: Bibliotecas virtuais ou digitais.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Memória e informação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Processos de Disseminação da Informação em Redes Eletrônicas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público.

Organização de eventos

RIBEIRO, F. ; GOMES, Sandra Lucia Rebel . VI Encontro Ibérico EDICIC 2013. 2013. (Congresso).

GOMES, S. L. R. ; CORDEIRO, R. I. N. ; PERLINGEIRO, R. ; NETO, Luisa ; RIBEIRO, F. . II Colóquio Luso-Brasileiro ?Incursões interdisciplinares: Direito e Ciência da Informação?. 2011. (Congresso).

PERLINGEIRO, R. ; GOMES, Sandra Lucia Rebel ; CORDEIRO, R. I. N. . I SEMINÁRIO EURO-AMERICANO DE JUSTIÇA ADMINISTRATIVA. 2010. (Congresso).

PERLINGEIRO, R. ; Gomes, Sandra Lúcia Rebel ; CORDEIRO, R. I. N. . I WORKSHOP EURO-AMERICANO DE JUSTIÇA ADMINISTRATIVA. 2010. (Congresso).

CORDEIRO, R. I. N. ; GOMES, Sandra Lucia Rebel . I SIMPÓSIO INTERNACIONAL CAMINHOS DO IMAGINÁRIO: VEREDAS DA INFORMAÇÃO E ESTUDOS CULTURAIS. 2008. (Congresso).

MARTELLETO, R. M. ; GOMES, Sandra Lucia Rebel . Wokshop em Ciência da Informação: Políticas e Esrtratégias de Pesquisa e Ensino na Pós-graduação. 2005. (Congresso).

GOMES, Sandra Lucia Rebel ; PESSANHA, E. G. F. . Memória do Partidão. 1993. (Exposição).

Participação em eventos

III REPARQ.A comunicação científica, o acesso, a construção e o custo do conhecimento. 2013. (Encontro).

III Seminário de Estudos da Informação.O Acesso aberto à informação científica: dimensões legais, políticas e éticas. 2013. (Seminário).

III Colóquio Luso-Brasileiro "Direito e Informação: que responsabilidade(s)?.O Acesso Aberto à Informação Científica: dimensões legais, políticas e éticas. 2012. (Simpósio).

XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.O acesso aberto à literatura científica e a licença Creative Commons segundo autores e editores no Brasil: um argumento e uma posição. 2012. (Encontro).

Colóquio Luso-Brasileiro - A Informação Jurídica na Era Digital.Comunicação científica: impacto das TIC na especificidade da construção do conhecimento jurídico. 2011. (Simpósio).

ARQUIVOS NOTARIAIS E JUDICIAIS: gestão, organização e acesso.Justiça tecnológica: a relação entre as novas tecnologias de comunicação e de informação e os tribunais. 2009. (Seminário).

I Encontro de Pesquisa UFF-Universidad Libre de Colombia.Dinâmica da Produção do Conhecimento em Direito: da gestão documental à comunicação científica. 2009. (Encontro).

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL CAMINHOS DO IMAGINÁRIO: VEREDAS DA INFORMAÇÃO E ESTUDOS CULTURAIS.Imaginário e Informação. 2008. (Simpósio).

Seminário Internacional Diálogos entre Direito e História: cidadania e justiça.A pesquisa científica em Direito sob o ponto de vista da Comunicação Científica: canais de comunicação e fontes de informação para a divulgação da ciência. 2008. (Seminário).

VIII ENANCIB. Biblioteca Virtual de Estudos Culturais: experiência pioneira em informação e comunicação na Internet. 2007. (Congresso).

VIII ENANCIB.A patente na universidade: sigilo, transparência e direito à informação. 2007. (Encontro).

VIII ENANCIB.Biblioteca Virtual de Estudos Culturais: experiência pioneira em informação e comunicação na Internet. 2007. (Encontro).

VIII ENANCIB.A informação para a tomada de decisão na pervidência Social: uma questão para além do uso das tecnologias da informação. 2007. (Encontro).

Os ambientes contemporâneos de informação para a comunicação do conhecimento científico: mudança e crescimento. I Conferência Iberoamericana de Publicações Eletrônicas no Contexto da Comunicação Científica. 2006. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Arquivologia. Arquivistas: novas demandas e formas de atuação?.. 2006. (Congresso).

Encuentro Latinoamericano de Programas de Doctorado de laREgión.A Pós-graduação em Ciência da Informação da UFF em convênio com o IBICT. 2005. (Encontro).

Encuentro Latinoamericano de Programas de Doctorado de la región.A pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil: dados e informações sobre o PPGCI/UFF/IBICT. 2005. (Encontro).

REVERSIBILIDADES NÃO-REFLEXIVAS: UM ROMPIMENTO NAS BARREIRAS DA ORDEM.Acesso à informação na Internet para a pesquisa científica: uma aproximação entre Ciência e Literatura. 2005. (Simpósio).

UM ESTUDO SOBRE ACESSO À INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECAS VIRTUAIS PARA A PESQUISA CIENTÍFICA.Um estudo sobre acesso à informação em bibliotecas virtuais para a pesquisa científica. 2005. (Encontro).

VI ENANCIB. Um Estudo Sobre Acesso à Informação emBibliotecas Virtuais para a Pesquisa Científica. 2005. (Congresso).

Seminário Sociedade em Rede: cidadania e Democracia no Ciberespaço.Sociedade em Rede: cidadania e Democracia no Ciberespaço. 2004. (Seminário).

Sociedade em Rede: Cidadania e Democracia no Ciberespaço.Biblioteca Virtual para a pesquisa científica. 2004. (Seminário).

Workshop em Ciência da Informação: Políticas e Estratégias de Pesquisa e Ensino na Pós-graduação.Os Programas de Pós-graduação no Brasil e o Ensino. 2004. (Encontro).

II Encontro do CEDAP: Arquivos, Memória e Tecnologia.Bibliotecas Virtuais: espaço informacional contemporâneo para a pesquisa. 2000. (Encontro).

1º Seminário do Programa Laboratório de Informática na Graduação.Bibliotecas Virtuais na Internet: a experiência do Prossiga/CNPq. 1999. (Seminário).

Encontro sobre Educação à Distância/Assistida por meios interativos e Universidade Virtual.Ensino à Distância via Internet: experiência do Departamento de Documentação da UFF. 1999. (Encontro).

II Seminário de Estudos da Informação: A Informação e a reforma do Estado.Novos modos de conhecer: o EStado e a pesquisa científica no Brasil através de serviços de informação na Internet. 1998. (Seminário).

Seminário de Diretrizes Curriculares em Biblioteconomia e Documentação.Tecnologias de Informação. 1998. (Seminário).

Seminário de Diretrizes Curriculares em Biblioteconomia e Documentação.Tecnologias de Informação. 1998. (Seminário).

VI Seminário Sobre Automação em Bibliotecas e Centros de Documentação.VI Seminário Sobre Automação em Bibliotecas e Centros de Documentação. 1998. (Seminário).

X Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias.Novos Modos de Conhecer: os recursos da Internet para uso de bibliotecas universitárias. 1998. (Seminário).

II Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Anais.Bibliotecas Virtuais: a recuperação e a disseminação da informação na Internet. 1997. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Ana Claudia Felipe da Silva

CORDEIRO, R. I. N.; GOMES, S. L. R.; DODEBEI, V. L. D. L. M.. Álbuns de família: Um estudo sobre as características como registro privado e acesso público nas unidades de memória e informação. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-graduação em Ciência da Iformação-Mestrado -UFF.

Aluno: Vera Lucia Punzi Capone

CORDEIRO, R. I. N.GOMES, Sandra Lucia Rebel; MANINI, M. P.. O Acervo Fotográfico Ilustrativo dos Trabalhos Geográficos de Campo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): proposta de uma matriz para análise da paisagem. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-graduação em Ciência da Iformação-Mestrado -UFF.

Aluno: Cristiano Quintela Soares

CORDEIRO, R. I. N.; GOMES, S. L. R.; MIRANDA, M. A PESQUISA JURÍDICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE DIREITO ADMINISTRATIVO. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Justiça Administrativa) - Programa de Pós-Graduação em Justiça Administrativa da UFF.

Aluno: DÉBORAH AMBINDER

GOMES, S. L. R.; MARCONDES, C. H.; CAMPOS, M L; SILVA, C. H.. O uso de tecnologias semânticas e os novos formatos para apresentação, acesso e leitura de artigos científicos digitais na Web. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência da Informação - PPGCI) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/UFF.

Aluno: Renato Reis Nunes

MARCONDES, C. H.; WEITZEL, S;GOMES, Sandra Lucia Rebel; SILVA, C. H.. EM BUSCA DE CRITÉRIOS PARA A VISIBILIDADE E CONSOLIDAÇÃO DE DE REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS: A QUESTÃO DAS POLÍTICAS INFORMACIONAIS DE ACESSO LIVRE. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência da Informação - PPGCI) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/UFF.

Aluno: Elaine Kabarite Costa

GUIMARÃES, M.C.S.; SILVA, C. H.; GOMES, S. L. R.; BOCHNER, R.. Dinâmicas científicas e contingências sociais : um estudo exploratório em Manguinhos. 2011. Dissertação (Mestrado em Informação e Comunicação em Saúde ( Ppgics )) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Paulo Cezar Vieira Guanaes

GUIMARÃES, M.C.S.; GOMES, S. L. R.; LAGUARDIA, J. Modelos de Gestão de Peródicos Científicos Eletrônicos Em Acesso Livre: Estudo para um modelo sustentável na área de saúde pública. 2011. Dissertação (Mestrado em Informação e Comunicação em Saúde ( Ppgics )) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Alexandre de Souza Costa

JARDIM, J.M.; GOMES, S. L. R.; MARIZ, A. C. A.; RODRIGUES, A. C.. Produção de conhecimento em Arquivologia sob a égide dos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência da Informação - PPGCI) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/UFF.

Aluno: Ilma Maria Horsth Noronha

JARDIM, J.M.; GOMES, S. L. R.; GUIMARÃES, M.C.S.; SILVA, S. C. A.. O LIVRE ACESSO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA EM DOENÇAS NEGLIGENCIADAS:UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência da Informação - PPGCI) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/UFF.

Aluno: ÉDER DE ALMEIDA FREIRE

GOMES, S. L. R.; MARCONDES, C. H.; SILVA, C. H.. CONTRIBUIÇÕES PARA A PROPOSIÇÃO DE PARÂMETROS DE EFETIVIDADE PARA A BVS DIP Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência da Informação - PPGCI) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/UFF.

Aluno: Flasleandro Vieira de Oliveira

GOMES, S. L. R.; JARDIM, J.M.; WEITZEL, S. A LICENÇA CREATIVE COMMONS E A COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA: a questão dos periódicos eletrônicos de acesso aberto. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência da Informação - PPGCI) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/UFF.

Aluno: Maria da Conceição Rodrigues de Carvalho

GOMES, S. L. R.; MARCONDES, C. H.; SILVA, C. H.. O REUSO DA INFORMAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA A PARTIR DE UM REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL (RI): UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência da Informação - PPGCI) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/UFF.

Aluno: Paulo Cezar Vieira Guanaes

GUIMARÃES, M.C.S.;GOMES, Sandra Lucia Rebel; LAGUARDIA, J.. Modelos de gestão de periódicos científicos eletrônicos em acesso livre: estudo para um modelo de gestão sustentável na área de saúde pública. 2011. Dissertação (Mestrado em Informação e Comunicação em Saúde ( Ppgics )) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Costa, Elaine Kabarite

GUIMARÃES, M.C.S.; SILVA, C. H.;GOMES, Sandra Lucia Rebel; BOCHNER, R.. Dinâmicas científicas e contingências sociais : um estudo exploratório em Manguinhos.. 2011. Dissertação (Mestrado em Informação e Comunicação em Saúde ( Ppgics )) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Daniele Cavaliere Brando

GOMES, Sandra Lucia RebelCORDEIRO, R. I. N.. História Oral e Ciência da Informação: descrição e representação da documentação arquivística no Programa de História Oral do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-graduação em Ciência da Iformação-Mestrado -UFF.

Aluno: Eliezer Pires da Silva

GOMES, Sandra Lucia Rebel; JARDIM, J.M.; ALBITE, S.. A Noção de Informação Arquivística na Produção de Conhecimento em Arquivologia no Brasil (1996-2006). 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-graduação em Ciência da Iformação-Mestrado -UFF.

Aluno: Érica de Souza Netto

MARCONDES, C. H.;GOMES, Sandra Lucia Rebel; GUIMARÃES, M.C.S.. ACESSO INTEGRADO AOS RECURSOS DE INFORMAÇÃO: FOCO NA INTEROPERABILIDADE. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Celeste Indolfo

JARDIM, J.M.;GOMES, Sandra Lucia Rebel; DODEBEI, V.. O poder das normas: os usos do código de classificação e da tabela de temporalidade e destinação de arquivo pelo órgãos públicos.. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fátima Carvalho Corrêa

GOMES, Sandra Lucia Rebel; FONSECA, M. O. K.; MOREL, R. M.. A patente na Universidade: Contexto e Perspectivas de uma política de Geração de patentes na Universidade Federal Fluminense. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Cristina Meirelles Velho

GOMES, Sandra Lucia Rebel; PESSANHA, E. G. F.; JARDIM, J.M.. A Tomada de Decisão na Previdência Social: uma reflexão sobre as ações do Produtor de Informações da Dataprev. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cristina Lessa de Barros Barreto

GOMES, Sandra Lucia Rebel; Hollanda, H. B.; Strozenberg, I;CORDEIRO, R. I. N.. INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM REDES ELETRÔNICAS: PARA ALÉM DA BIBLIOTECA VIRTUAL DE ESTUDOS CULTURAIS. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sandra Rocha Suzano Benigno

GOMES, Sandra Lucia Rebel; MORARES, I. H. S.. Gestão da Informação em Educação Profissional em Saúde: Trabalho em Rede e Inclusão Social. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Gestão da Informação e Co) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Sandra Rocha Suzano Benigno

MORAES, Ilara;GOMES, Sandra Lucia Rebel. Gestão da Informação em Educação Profissional em Saúde: Trabalho em Rede e Inclusão Social. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Gestão da Informação e Co) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

GOMES, Sandra Lucia Rebel; PINHEIRO, L. V. R.; OLINTO, G. Contribuição da tecnologia da informação para as geociências-arquitetura de biblioteca virtual de geociências. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Informacao) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Michell Olívio Xavier da Costa

GOMES, Sandra Lucia Rebel; PINHEIRO, L. V. R.; BRAGA, G.. Biblioteca Virtual para apoio ao manejo sustentável da floresta amazônica: possível caminho metodológico. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Informacao) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carmen Irene C

CORDEIRO, R. I. N.; FREIRE, M C S; RIBEIRO, L; CAMPOS, M L; PINHEIRO, L. V. R.;GOMES, Sandra Lucia Rebel. Oliveira. O REMAKE: Produzir sentidos diferentes a partir do mesmo, ou como a informação não científica articula a relação cinema/memória/ciência. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/UFF.

Aluno: Valéria Cristina Lopes Wilke

WILKE, V. C. L.;GOMES, Sandra Lucia Rebel; JARDIM, J.M.; Gonzáles de Gomes, M.N; RIBEIRO, L.. O dispositivo informacional: sobre informação, Estado e poder na contemporaneidade. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação.

Aluno: Luciana Reis Malheiros

GOMES, Sandra Lucia Rebel; MARCONDES, C. H.; LETA, J; GUIMARÃES, M.C.S.. A Identificação de Traços de Descobertas Científicas pela Comparação do Conteúdo de Artigos em Ciências Biomédicas com uma Ontologia Pública. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação.

Aluno: Sérgio Conde de Albite Silva

JARDIM, J.M.;GOMES, Sandra Lucia RebelFREITAS, L. S.; SILVA, M.C.S. M; SOARES, M. L. R. O.. A PRESERVAÇÃO DA INFORMAÇÃO ARQUIVÍSTICA GOVERNAMENTAL NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DO BRASIL. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria Odila K

Gonzáles de Gomes, M.N;GOMES, Sandra Lucia Rebel; JARDIM, J.M.; BARRETO, A. A.; FERNANDES, R.. Fonseca. Arquivologia e Ciência da Informação: redefinição de marcos interdisciplinares. 2004. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Lúcia de Nyemeyer Matheus Loureiro

GOMES, Sandra Lucia Rebel; PINHEIRO, L. V. R.; JARDIM, J.M.; Gonzáles de Gomes, M.N. Museus de Arte no Ciberespaço: uma abordagemconceitual. 2003. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Viviane Santos de Oliveira Veiga

SILVA, C. H.;GOMES, Sandra Lucia Rebel; GUIMARÃES, M.C.S.. A Relação do Pesquisador da Área da Saúde com o Movimento de Acesso Aberto Ao Conhecimento: dos Artigos aos Dados Científicos. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Informação e Comunicação em Saúde ( Ppgics )) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Luciana Malheiros

MARCONDES, C. H.;GOMES, Sandra Lucia Rebel; CAMPOS, M L; LETA, J; GUIMARÃES, M.C.S.. A IDENTIFICAÇÃO DE DESCOBERTAS CIENTÍFICAS ATRAVÉS DA ANÁLISE DO CONHECIMENTO CONTIDO EM ARTIGOS DA ÁREA BIOMÉDICA. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/UFF.

Aluno: Anna Carla Almeida Mariz

GOMES, Sandra Lucia Rebel; Gonzáles de Gomes, M.N; JARDIM, J.M.; BARRETO, A. A.. A transferência da informação arquivística na Internet. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Iara Vidal Pereira de Souza

MARCONDES, C. H.;GOMES, Sandra Lucia Rebel; SILVA, C. H.; CIANCONI, R. B.. Altimetria: Métricas Alternativas do Impacto da Comunicação Científica. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-graduação em Ciência da Iformação-Mestrado -UFF.

Aluno: Lenora B da Silva Schwaitzer

GOMES, Sandra Lucia Rebel; JARDIM, J.M.;CORDEIRO, R. I. N.. Repositório Digital Confiável do TRF2: Descrição dos Procedimentos para sua Viabilização. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Justiça Administrativa) - Programa de Pós-Graduação em Justiça Administrativa da UFF.

Aluno: Paulo Roberto da Silva Pinto

GOMES, Sandra Lucia Rebel; JARDIM, J.M.;CORDEIRO, R. I. N.. Aderência à Lei de Acesso à Informação: PROPOSTA DE PADRONIZAÇÃO DA TRANSPARÊNCIA ATIVA NOS SÍTIOS WEB DO TRF4 E JUDICIÁRIO. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Justiça Administrativa) - Programa de Pós-Graduação em Justiça Administrativa da UFF.

Aluno: Maria Helena Soares Miranda

GOMES, Sandra Lucia Rebel. Serviço de Atendimento a Distância do Arquivo Nacional e as Perspectivas de Acesso. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Planejamento, Organização e Dire) - Departamento de Ciência da Informação da UFF.

Aluno: Nei Inácio da Silveira

GOMES, Sandra Lucia Rebel. Documentos Sonoros: os ?riscos? entre o analógico e o digital. Especialização e em Planejamento, Organização e Direção de Arquivo. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Planejamento, Organização e Dire) - Departamento de Ciência da Informação da UFF.

Aluno: Carla Paluma Calile

GOMES, Sandra Lucia Rebel. Políticas Públicas Arquivísticas: análise da Produção do Conhecimento Arquivístico (1994-2007). 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Planejamento, Organização e Dire) - Departamento de Ciência da Informação da UFF.

Aluno: Carla Regina P

GOMES, Sandra Lucia Rebel. V. de Castro Freitas. A avaliação de Documentos no âmbito do Estado do Rio de Janeiro (1978-2008). 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Planejamento, Organização e Dire) - Departamento de Ciência da Informação da UFF.

Aluno: Gilda Sousa de Alvarenga

ALVARENGA, G S;GOMES, Sandra Lucia Rebel. Bulas de Medicamentos: parâmetros para a formulação de um sistema de informação orientado para o paciente. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Bibliotecononomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação da UFF.

Aluno: Cleucivania Soares Freire

GOMES, Sandra Lucia Rebel; FREIRE, C. S.. O Tema das Novas Tecnologias de Comunicação e Informação na Área do Direito: uma análise dos periódicos científicos e suas classificações. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação da UFF.

Aluno: Simone Grandini de Souza

SOUZA, S. G.;GOMES, Sandra Lucia Rebel. Uso de recursos eletrônicos de comunicação e informação na literatura da Ciência da Informação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação da UFF.

Aluno: Josimara da Silva Dias

DIAS, J. S.;GOMES, Sandra Lucia Rebel. As Novas Tecnologias de Comunicação e Informação e a Pós-Graduação em Direito No Brasil.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação da UFF.

Aluno: Rodrigo Souza Rodrigues

RODRIGUES, R. S.;GOMES, Sandra Lucia Rebel. Weblog como objeto no Serviço de Referência. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação da UFF.

Aluno: Edilberto Nunes Santiago

SANTIAGO, E. N.;GOMES, Sandra Lucia Rebel. Biblioteca Nacional Digital do Brasil: um serviço de informação na Internet.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação da UFF.

Aluno: Joana Ceia

CEIA, J.;GOMES, Sandra Lucia Rebel. Os Blogs e o Direito: um estudo exploratório. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação da UFF.

Aluno: Rosileide Ribeiro de Melo Souza

MELO, R. R.; SOUZA, E. G.;GOMES, Sandra Lucia Rebel. A canção de protesto como fonte de informação para a historiografia chilena: a discografia de Victor Jara. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação da UFF.

Aluno: Rodrigo dos Santos Bazilio

BAZILIO, R. S.; SOUZA, E. G.;GOMES, Sandra Lucia Rebel. Sistema Otan de Catalogação: um padrão para o controle de informação estratégico-militar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação da UFF.

Aluno: Patricia Gonçalves Silva Castro Faria

FARIA, P. G. S. C.; MARCONDES, C. H.; Gomes, Sandra Lúcia Rebel. Bibliotecas Digitais: as diversidades na produção e disseminação da informação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação da UFF.

Aluno: SIMONE AMORIM CANTREVA

CANTREVA, S. A.;CORDEIRO, R. I. N.GOMES, Sandra Lucia Rebel. A Importância da Indexação nas Informações Produzidas Pela Batimetria. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação da UFF.

Aluno: Karla Pereira de Oliveira

GOMES, Sandra Lucia Rebel; OLIVEIRA, K. P. As Partituras de Ernesto Nazareth na Coleção do Maestro Mozarth Araújo: documento de informação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação da UFF.

Aluno: Jaqueline Gomes de Oliveira

GOMES, Sandra Lucia Rebel; OLIVEIRA, J. G.. O Cinema Documentário no Brasil: proposta de biblioteca virtual.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação da UFF.

Aluno: Mariana Pessoa

GOMES, Sandra Lucia Rebel; FONSECA, M. O. K.; JARDIM, J.M.. A BIBLIOTECA NACIONAL BRASILEIRA NO CIBERESPAÇO: o acesso à informação pelo usuário remoto. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Departamento de Ciência da Informação.

Aluno: Flasleandro Vieira de Oliveira

GOMES, Sandra Lucia Rebel; MARCONDES, C. H.; BOSSY, M.. LITERATURA CINZENTA NA INTERNET: um estudo sobre avaliação de bases de dados. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Departamento de Ciência da Informação.

Aluno: MARA BAPTISTA DE OLIVEIRA

GOMES, Sandra Lucia Rebel; FONSECA, M. O. K.; ALVARENGA, M. M.. .INFORMAÇÃO JURÍDICA VIRTUAL: Tipologia de Fontes e Condições de acesso ao usuário remoto. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Departamento de Ciência da Informação.

Aluno: Fabio Jose Lobo da Fonseca

GOMES, Sandra Lucia RebelFREITAS, L. S.; FONSECA, M. O. K.. Produtos e serviços de informação no ambiente das empresas: novas perspectivas para o profissional bibliotecário. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal Fluminense.

GOMES, Sandra Lucia Rebel; MARTINS, E.; LIMA, C. M.. Concurso Público para Pesquisador em Saúde Pública. 2014. Fundação Oswaldo Cruz.

MARCONDES, C. H.;GOMES, Sandra Lucia Rebel; CIANCONI, R. B.. Selção Pública Simplificada área Tecnologia da Informação. 2012. Departamento de Ciência da Informação da UFF.

PINHEIRO, A. V. T. P.;GOMES, Sandra Lucia Rebel; WEITZEL, S. Concurso Publico de Títulos e Provas para a carreira de Magistério Superior da área de Conhecimento/Disciplina: Biblioteconomia/Bibliografia/Fontes de Informação. 2010. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

WEITZEL, S;GOMES, Sandra Lucia Rebel; ALENTEJO, Eduardo. Concurso público para Professor do Ensino Superior. 2009. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

JARDIM, J.M.; SILVA, S. C. A.; SOUZA, R. T. B.;GOMES, Sandra Lucia Rebel. Concurso Público para Professor do Ensino Superior. 2008. Departamento de Ciência da Informação da UFF.

GOMES, Sandra Lucia Rebel; Braglia, V; CAMPOS, M L. Seleção para o Mestrado em Ciência da Informação da UFF. 2008. Programa de Pós-graduação em Ciência da Iformação-Mestrado -UFF.

GOMES, Sandra Lucia Rebel; ALVARENGA, M. M.;FREITAS, L. S.. Seleção para professor substituto do curso de Biblioteconomia da UFF. 2003. Universidade Federal Fluminense.

SMIT, J. W.;GOMES, Sandra Lucia Rebel; DIAS, E.J.W.. Avaliação Trienal dos Programas de Pós-graduação da área de Ciências Sociais Aplicadas I. 2007. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

SMIT, J. W.;GOMES, Sandra Lucia Rebel; DIAS, E.J.W.. Acompanhamento Anual dos Programas de Pós-graduação - área Ciências Sociais Aplicadas I. 2006. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

GOMES, S. L. R.;FREITAS, L. S.; CIANCONI, R. B.. Membro de Comissão de Seleção ao Doutorado do PPGCI/UFF. 2016. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/UFF.

Gonzáles de Gomes, M.N; JARDIM, J.M.; OLINTO, G;GOMES, Sandra Lucia Rebel. Seleção para Doutorado em Ciência da Informação do PPGCI/UFF/IBICT. 2004. Pro-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UFF.

Orientou

Eliana Rosa da Fonseca

LITERACIA EM INFORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE: ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE O BIBLIOTECÁRIO E O USUÁRIO NO AMBIENTE DE UMA BIBLIOTECA HOSPITALAR UNIVERSITÁRIA; Início: 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência da Informação - PPGCI) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/UFF; (Orientador);

Paulo Roberto da Silva Pinto

ADERÊNCIA À LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO: PROPOSTA DE PADRONIZAÇÃO DA TRANSPARÊNCIA ATIVA NOS SÍTIOS WEB DO TRF4 E JUDICIÁRIO; Início: 2013; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Justiça Administrativa) - Programa de Pós-Graduação em Justiça Administrativa da UFF; (Orientador);

Lenora de Beaurepaire da Silva Schwaitzer

PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS DIGITAIS NO TRF2: um estudo de caso segundo os parâmetros propostos pelo Projeto InterPARES; Início: 2011; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-graduação em Justiça Administrativ) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Maria Dulce de Lagoeiro de Magalhães Gaudie Ley

Repositório Insitucional da UFF: a questão das licenças de editores para reuso da informação científica; Início: 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-graduação em Ciência da Iformação-Mestrado -UFF; (Orientador);

Daiane Evangelista Ferreira

A importância do Parecer na comunicação científica da área jurídica; Início: 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-graduação em Ciência da Iformação-Mestrado -UFF; (Orientador);

Eliana Rosa da Fonseca

A INTERAÇÃO ENTRE O BIBLIOTECÁRIO E O USUÁRIO NO AMBIENTE DE UMA BIBLIOTECA HOSPITALAR UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO SOBRE LITERACIA EM INFORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-graduação em Ciência da Iformação-Mestrado -UFF,; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Paulo Roberto da Silva Pinto

ADERÊNCIA À LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO: PROPOSTA PARA A TRANSPARÊNCIA ATIVA NOS SÍTIOS WEB DO TRF4 E JUDICIÁRIO; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Justiça Administrativa) - Programa de Pós-Graduação em Justiça Administrativa da UFF,; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Flasleandro Vieira de Oliveira

DIREITOS AUTORAIS x CREATIVE COMMONS: a questão dos periódicos eletrônicos de acesso aberto; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Ilma Maria Horsth Noronha

O LIVRE ACESSO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM SAÚDE: um estudo exploratório; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense,; Coorientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

MARIA DA CONCEIÇÃO R

de Carvalho; O REUSO DA INFORMAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA A PARTIR DE UM REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL(RI): um estudo exploratório; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Éder de Almeida Freyre

PROPOSIÇÃO DE PARÂMETROS PARA ESTUDO DA EFETIVIDADE DA BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE/DOEÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS DO ICICT/FIOCRUZ; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Ana Cristina Meirelles Velho

A TOMADA DE DECISÃO NA PREVIDÊNCIA SOCIAL: UMA REFLEXÃO SOBRE AS AÇÕES DO PRODUTOR DE INFORMAÇÕES DA DATAPREV; 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Cristina Lessa de Barros Barreto

Informação e Comunicação em Redes Eletrônicas: para além da Biblioteca Virtual de Estudos Culturais; 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Fátima Carvalho Corrêa

A Patente na Universidade: contexto e perspectivas de uma política de geração de patentes na Universidade Federal Fluminense; 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

CRISTINA BARRETO

Informação e comunicação em redes eletrônicas: para além da Biblioteca Virtual de Estudos Culturais; 2005; Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Fátima Corrêa

A Patente na Universidade: um estudo sobre transferência de Informação no âmbito do ensino universitário; 2005; Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Ana Cristina Meirelles

Gestão da Informação na Previdência Social; 2005; Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Contribuição da tecnologia da informação para as geociências-arquitetura de biblioteca virtual de geociências; 2003; Dissertação (Mestrado em Ciencia da Informacao) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Simone Grandini de Souza

Uso de recursos eletrônicos de comunicação e informação na literatura da Ciência da Informação; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bibliotecononomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação da UFF; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Karla Pereira de Oliveira

As partituras de Ernesto Nazareth na coleção do maestro Mozarth Araújo; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bibliotecononomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação da UFF; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Gilda Sousa de Alvarenga

BULA DE REMÉDIOS: fonte de informação ou de desorientação?; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bibliotecononomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação da UFF; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

FLÁVIO RODRIGUES SALGUEIRO

A TEMÁTICA DO ACESSO ABERTO NA LITERATURA CIENTÍFICA DA ÁREA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL NO PERÍODO DE 2002 A 2014: UM OLHAR SOBRE OS ARTIGOS,TRABALHOS APRESENTADOS EM CONGRESSO E TESES E DISSERTAÇÕES; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação da UFF; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Mayara Gomes de Andrade Martins

NORMAS DOCUMENTÁRIAS NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA: Uma experiência de Oficina de formação acadêmica no Curso de Biblioteconomia; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação da UFF; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Igor Falce de Lima

Aplicabilidade das ferramentas de Web 2; 0 em bibliotecas: o caso da Biblioteca de Manguinhos (Fiocruz); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação da UFF; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Camila Donis Hartmann

A biblioteca escolar na era da internet; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação da UFF; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Wellington Lira dos Santos

Arquitetura de Informação e o Papel do Profissional de Informação; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação da UFF; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Edilberto Nunes Santiago

BIBLIOTECA NACIONAL DIGITAL DO BRASIL: um serviço de informação na Internet; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação da UFF; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Rodrigo Souza Rodrigues

BLOGS NO SERVIÇO DE REFERÊNCIA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação da UFF; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Joana Ferreira Ceia

O uso dos blogs como recurso didático; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação da UFF; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Cleucivania Soares Freire

As Tecnologias digitais de informação e o Direito; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação da UFF; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Josimara da Silva Dias

As Novas Tecnologias de Comunicação e Informação e a Pós-Graduação em Direito No Brasil; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação da UFF; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Jaqueline Gomes de Oliveira

O CINEMA DOCUMENTÁRIO NO BRASIL: PROPOSTA DE BIBLIOTECA VIRTUAL; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação da UFF; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Bruna Amarante Oliveira

DOCUMENTAÇÃO DA LÍNGUA INDÍGENA BRASILEIRA: um novo campo de trabalho para o bibliotecário; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação da UFF; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Fabíola da Silva Pinudo

A DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA INTERNET: UM ESTUDO SOBRE A FERRAMENTA GOOGLE; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação da UFF; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Margarete Gomes Borba

A RELAÇÃO ENSINO E PESQUISA NO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE: a visão dos professores e alunos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação da UFF; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Suelen de Oliveira Dias

CIÊNCIA E SOCIEDADE: um estudo sobre a divulgação científica a partir da revista Ciência Hoje; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação da UFF; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Joyce Corrêa Fagundes

O VESTUÁRIO COMO DOCUMENTO; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - UFF - Departamento de Ciência da Informação; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Livia da Silva Nascente

OBJETO TRIDIMENSIONAL COMO DOCUMENTO; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - UFF - Departamento de Ciência da Informação; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Ana Carolina de Souza Caetano Oliveira

Acervos de história oral como fonte de informação para a pesquisa; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - UFF - Departamento de Ciência da Informação; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

SÉRGIO PEREIRA GUIDA

LITERATURA CINZENTA NA FINEP: PROJETOS E RELATÓRIOS TÉCNICOS COMO FONTES DE INFORMAÇÃO PARA A PESQUISA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - UFF - Departamento de Ciência da Informação; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Moreno Albuquerque de Barros

ESFERA PÚBLICA ONLINE E O BLOG BIBLIOTECÁRIOS SEM FRONTEIRAS; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - UFF - Departamento de Ciência da Informação; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Silvia Rebel Araújo

A BIBLIOTECA TUDE DE SOUZA DA SOCIEDADE DOS AMIGOS OUVINTES DA RÁDIO MEC (SOARMEC): UMA PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE BIBLIOTECA VIRTUAL; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - UFF - Departamento de Ciência da Informação; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Caroline Brito de Oliveira

O Papel dos Relatórios Técnicos no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica - PROCEL; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - UFF - Departamento de Ciência da Informação; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

CAMILA BELO TAVARES FERREIRA

Centro de Pesquisas Aplicadas da Companhia Municipal de Limpeza Urbana: estudo de uso e de fontes de informação; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - UFF - Departamento de Ciência da Informação; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

André Benício Gomes de Andrade

PERIÓDICOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DA PSICOLOGIA:avaliação pela CAPES; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação da UFF; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

BAPTISTA DE OLIVEIRA

INFORMAÇÃO JURÍDICA VIRTUAL: Tipologia de Fontes e Condições de acesso ao usuário remoto; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Departamento de Ciência da Informação; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Flasleandro Vieira de Oliveira

LITERATURA CINZENTA NA INTERNET: um estudo sobre avaliação de bases de dados; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Departamento de Ciência da Informação; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Mariana Monteiro Pessôa

A BIBLIOTECA NACIONAL BRASILEIRA NO CIBERESPAÇO: o acesso à informação pelo usuário remoto; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Departamento de Ciência da Informação; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

José Ferreira de Lima Júnior

ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO: PENSANDO O BIBLIOTECÁRIO NO AMBIENTE DA WEB; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Departamento de Ciência da Informação; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

VÍVIAN DIAS MOTTA

O Ensino à Distância e suas vantagens para os profissionais da informação; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Fabio Jose Lobo da Fonseca

PRODUTOS E SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO NO AMBIENTE DAS EMPRESAS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O PROFISSIONAL BIBLIOTECÁRIO; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Nathali Ribeiro Lopes

Documentos Eletrônicos: a problemática da segurança; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Fabiana Arai

As tecnologias digitais da informação na formação do bibliotecário; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Eliana Rosa da Fonseca

Bibliotecas Virtuais: Metodologia para a sua criação; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Ana Carolina Costa de Carvalho

Acessibilidade nos ambientes contemporâneos de informação em redes eletrônicas para a produção e a comunicação do conhecimento científico: critérios de avaliação; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia e Documentação) - UFF - Departamento de Ciência da Informação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Ana Carolina Costa de Carvalho

UM ESTUDO SOBRE ACESSIBILIDADE EM BIBLIOTECAS VIRTUAIS PARA A PESQUISA CIENTÍFICA; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia e Documentação) - UFF - Departamento de Ciência da Informação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Moreno Albuquerque de Barros

UM ESTUDO SOBRE ACESSIBILIDADE EM BIBLIOTECAS VIRTUAIS PARA A PESQUISA CIENTÍFICA; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia e Documentação) - UFF - Departamento de Ciência da Informação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Helba Maria da S

Mattos; INFORMANGUE: Centro de Informações sobre Manguezais da Baía de Guanabara; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Carla Bernadete Madureira Cruz

- INFORMANGUE - Centro de Informação Sobre o Recôncavo da Baía de Guanabara; 1995; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Cleicivania Soars Freire

A Internet como Espaço Contemporâneo de Informação Especializada para a Pesquisa; 2008; Orientação de outra natureza; (Biblioteconomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação da UFF; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Gisele Camargo Monteiro

O BLOG COMO INSTRUMENTO DE APOIO AO ESTUDO DE FONTES BIBLIOGRÁFICAS ESPECIALIZADAS; 2007; Orientação de outra natureza; (Biblioteconomia e Documentação) - UFF - Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Livia da Silva Nascente

O BLOG COMO INSTRUMENTO DE APOIO À DISCIPLINA BIBLIOGRAFIA; 2007; Orientação de outra natureza; (Biblioteconomia e Documentação) - UFF - Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Sandra Rocha Suzano Benigno

Gestão da Informação em Educação Profissional em Saúde : Trabalho em Rede e Inclusão Social; 2005; Orientação de outra natureza; (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e Co) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Denise Lopes

Bibliotecas Virtuais Temáticas: referência para C&T; 2001; Orientação de outra natureza - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Alberto S

; Bibliotecas Virtuais Temáticas: Referência para C&T; 2000; Orientação de outra natureza - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Sérgio Martins

Monitoria da disciplina Bibliografia; 1999; Orientação de outra natureza; (Biblioteconomia) - Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Lucia Marcia Gomes Camargo

Monitoria da disciplina Bibliografia; 1999; Orientação de outra natureza; (Biblioteconomia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sandra Lucia Rebel Gomes;

Produções bibliográficas

  • Gomes, Sandra Lúcia Rebel . O Acesso Aberto ao Conhecimento Científico: o papel da universidade brasileira. RECIIS. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (Edição em Português. Online) , v. 8, p. 93-106-106, 2014.

  • FONSECA, E. R. ; GOMES, Sandra Lucia Rebel . A interação entre o bibliotecário e o usuário no ambiente de uma biblioteca hospitalar universitária: um estudo sobre literacia em informação na área da saúde. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação , v. 7, p. 416-435, 2014.

  • GOMES, S. L. R. ; FONSECA, E. R. . A interação entre o bibliotecário e o usuário no ambiente de uma biblioteca hospitalar universitária: Um estudo sobre literacia em informação na área da saúde. TENDÊNCIAS DA PESQUISA BRASILEIRA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO , v. 7, p. 416, 2014.

  • CARVALHO, M. C. R. ; GOMES, Sandra Lucia Rebel . Uma proposta de reuso da informação técnico-científica em saúde em repositórios institucionais: a experiência do Icict/Fiocruz. RECIIS. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (Edição em Português. Online) , v. 7, p. suplemento, 2013.

  • VELHO, Ana Cristina M ; GOMES, Sandra Lucia Rebel . A tomada de decisão na Previdência social: transpondo o uso das tecnologias de Informação na DATAPREV. Informação & sociedade (UFPB. Online) , v. 19, p. 55-68, 2009.

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel ; Barros, Ana Rebel . Convergence Culture: where old and new media collide; de Henry Jenkins. RECIIS. Revista eletrônica de comunicação, informação & inovação em saúde (Edição em português. Online) , v. 2, p. 116-119, 2008.

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . Virtual Library: a New Territory for Scientific Research in Brazil. The International Information & Library Review , EUA, v. 36, n.1, p. 13-21, 2004.

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . Biblioteca virtual: um novo território para a pesquisa científica no Brasil. Datagramazero (Rio de Janeiro) , v. 5, n.6, p. 6, 2004.

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel ; MARCONDES, C. H. . O impacto da Internet nas bibliotecas brasileiras. Transinformação , Campinas, v. 9, n.2, p. 57-68, 1997.

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel ; CHASTINET, Y. S. ; PEREIRA, M. N. F. ; HENNING, P. . Bibliotecas Virtuais na Internet: a experiência do Prossiga. Ciência da Informação , Brasília, v. 25, n.3, p. 445-449, 1996.

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel ; CORDEIRO, R. I. N. (Org.) ; PERLINGEIRO, R. (Org.) . Incursões Interdisciplinares: Direito e Ciência da Informação. 1. ed. Rio de Janeiro: Azougue/Pensamento Brasileiro, 2012. v. 1. 151p .

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel ; PESSANHA, E. G. F. (Org.) . Partido Comunista Brasileiro: os anos de formação (1922-1929). Rio de Janeiro: IFICS/UFRJ, 1994. v. 1. 58p .

  • Gomes, Sandra Lúcia Rebel . A Comunicação científica, o acesso, a construção e o custo do conhecimento. In: Matos, Maria Teresa Navarro de Brito; Cunha, Francisco José A. P.; Sá, Alzira Queiróz G. Tude de; Freixo, Aurora L.. (Org.). Perfil, evolução e perspectivas do ensino e da pesquisa em Arquivologia no Brasil. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2015, v. , p. 227-244.

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . O Acesso Aberto à Informação Científica: dimensões legais, políticas e éticas. In: Ricardo Perlingeiro; Fernanda Ribeiro; Luisa Neto. (Org.). Direito e Informação. 1ed.Niterói: Editora da UFF, 2013, v. , p. 307-324.

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . DIMENSÕES LEGAIS , POLÍTICAS E ÉTICAS IMPLICADAS NO ACESSO ABERTO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA: UMA VISÃO CRÍTICA AO CUSTO DO CONHECIMENTO. In: Regina de Barros Cianconi; Rosa Inês de Novais Cordeiro;Carlos Henrique Marcondes. (Org.). Gestão do conhecimento, da informação e de documentos em contextos informacionais. 1ed.Niterói: Editora da UFF, 2013, v. , p. 25-40.

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . Interações entre a Ciência da Informação e o Direito: a comunicação científica e os desafios do mundo digital. In: Fernanda Ribeiro; Luisa Neto; Ricardo Perlingeiro. (Org.). A informação jurídica na era digital. 1ed.Porto: Afrontamento, 2012, v. , p. 183-194.

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . O acesso à informação em Bibliotecas Virtuais: princípios e valores. In: MIRANDA, Antônio; SIMEÃO, Elmira. (Org.). Alfabetização Digital e Acesso ao Conhecimento. 1ed.Brasilia: Universidade de Brasília, 2006, v. 4, p. 109-128.

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . Bibliotecas Virtuais: principais ações para sua implementação e manutenção. In: ANTUNES, Benedito. (Org.). Memória, Literatura e Tecnologia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2005, v. , p. 61-72.

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel ; BARROS, E. B. M. . Acesso à Informação na Internet para a Pesquisa Científica: uma aproximação entre ciência e literatura. In: Maluf, Ued. (Org.). REversibilidades não-reflexivas; um rompimento nas barreiras da ordem. Rio de Janeiro: Booklink, 2005, v. , p. 58-84.

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel ; SOUZA, C. M. ; ALVARENGA, M. M. . Literatura Cinzenta. In: CAMPELLO, B.S.; VALADARES, B; KREMER, J.. (Org.). Fontes de Informação para pesquisadores e profissionais. 1ed.Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2000, v. , p. 97-104.

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . Bibliotecas Virtuais: informação e comunicação para a geração de conhecimentos. In: Pereira, Maria de Nazaré Freitas; Pinheiro, Lena Vania Ribeiro. (Org.). O Sonho de Otlet: aventura em tecnologia da informação e Comunicação. 1ed.Brasília: IBICT, 2000, v. , p. 137-161.

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . Bibliotecas Virtuais. Comciência, Revista Eletrônica de Jornalismo Científico., Internet, 10 jun. 2012.

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel ; CHASTINET, Y. S. . Bibliotecas Virtuais na Internet: avanços e desafios para cientistas e profissionais de informação. Jornal das Bibliotecas, Rio de Janeiro, 02 jan. 1997.

  • FONSECA, E. R. ; GOMES, Sandra Lucia Rebel . A Interação entre o bibliotecário e o usuário no ambiente de uma biblioteca hospitalar universitária: um estudo sobre literacia em informação na área da saúde. In: XV ENANCIB, 2014, Belo Horizonte. Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação : além das nuvens, expandindo as fronteiras da Ciência da Informação, 2014. p. 5258-5277.

  • OLIVEIRA, F. V. ; GOMES, Sandra Lucia Rebel . O acesso aberto à literatura científica e a licença Creative Commons segundo autores e editores no Brasil: um argumento e uma posição. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2012, Rio de Janeiro. ENANCIB, 13. Rio de Janeiro: ANCIB/ Fiocruz, 2012.

  • NORONHA, Ilma H ; GOMES, S. L. R. ; JARDIM, J.M. . As Políticas Públicas de Informação e o Acesso Livre à Informação Científica em Saúde sobre as Doenças Negligenciadas: Um Estudo Exploratório. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2011, Brasília. ENANCIB, Anais Eletrônicos. Brasília: ANCIB, 2011.

  • CARVALHO, M. C. R. ; GOMES, S. L. R. . Repositório Institucional no Campo da Saúde: um estudo exploratório de reuso da informação técnico-científica para a pós-graduação do ICICT/FIOCRUZ. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 12,, 2011, Brasília. ENANCIB, Anais Eletrônicos. Brasilia: ANCIB; UNB, 2011.

  • Freire, Eder ; GOMES, S. L. R. . Contribuição para a Proposição de Parâmetros de Efetividade para a BVS DIP Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 12, 2011, Brasília. ANCIB, Anais Eletrônicos. Brasilia: ANCIB; UNB, 2011.

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel ; CORDEIRO, R. I. N. . Justiça Tecnológica: um estudo sobre a relação entre as novas tecnologias de comunicação e de informação e o Direito.. In: X ENANCIB, 2009, João Pessoa. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO ? ENANCIB, 10, 2009.

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel ; CORDEIRO, R. I. N. . As novas tecnologias de comunicação e de informação e a dinâmica da produção do conhecimento em Direito: da gestão da informação à comunicação científica. In: 18º CONPEDI, 2009, São Paulo. CONGRESSO NACIONAL DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREIRO. São Paulo: CONPEDI, 2009.

  • CORRÊA, Fátima Carvalho ; GOMES, Sandra Lucia Rebel . A patente na universidade: sigilo, transparência e direito à informação. In: VIII ENANCIB, 2007, Salvador. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Salvador: ANCIB/UFBA, 2007.

  • BARRETO, Cristina ; GOMES, Sandra Lucia Rebel . Biblioteca Virtual de Estudos Culturais: experiência pioneira em informação e comunicação na Internet. In: VIII ENANCIB, 2007, Salvador. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8. Salvador: ANCIB/UFBA, 2007.

  • VELHO, Ana Cristina M ; GOMES, Sandra Lucia Rebel . A informação para a tomada de decisão na previdência social: uma questão para além do uso das tecnologias da informação. In: VIII ENANCIB, 2007, Salvador. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8. Salvador: ANCIB/UFBA, 2007.

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . The collective memory of the researchers: legitimation, change and contiguity in the scholarly communication in information networks. In: I International Conference on Multidisciplinary Information Sciences & Technologies, 2006, Mérida. Current Research in Information Sciences and Technologies. Multidisciplinary approaches to global information systems.

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . A COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA E A MEMÓRIA COLETIVA DOS PESQUISADORES: MUDANÇA E PERMANÊNCIA. In: XII Encontro Regional de História, 2006, Niterói. Usos do Passado. XII Encontro Regional de História...Anais, ANPUH, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 14 a 18 de agosto de 2006.

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . A comunicação do conhecimento científico nos ambientes contemporâneos de informação em redes eletrônicas. In: VI ENANCIB. Anais, 2006, Marília. VI ENANCIB. Anais.... Marília: UNESP/ANCIB, 2006.

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . Os ambientes contemporâneos de informação para a comunicação do conhecimento científico: mudança e crescimento. In: CIPECC 2006, 2006, Brasília. I Conferência Iberoamericana de Publicações eletrônicas no Contexto da Comunicação Científica. Brasília: Uniderp - Universidade de Brasília, 2006. p. 39-46.

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . UM ESTUDO SOBRE ACESSO À INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECAS VIRTUAIS PARA A PESQUISA CIENTÍFICA. In: Um estudo sobre acesso à informação em bibliotecas virtuais para a pesquisa científica, 2005, Florianópolis. VI ENANCIB A Política Científica e os Desafios da Sociedade do Conhecimento...Anais. Florianópolis: UFSC/ ANCIB, 2005.

  • FREITAS, L. S. ; GOMES, Sandra Lucia Rebel . Quem decide o que é memorável? A memória de setores populares e os profissionais da informação. In: Foro Social de Información, Documentación y Bibliotecas, 2004, Buenos Aires. Anais...Foro Social de Información, Documentación y Bibliotecas, 2004.

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . BIBLIOTECA VIRTUAL: A FALA DE PESQUISADORES BRASILEIROS SOBRE NOVOS ESPAÇOS ELETRÔNICOS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO. In: V ENANCIB, 2003, Belo Horizonte. Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 5 ...Anais, 2003.

  • PINHEIRO, L. V. R. ; GOMES, Sandra Lucia Rebel . REDES ELETRÔNICAS E SEUS IMPACTOS NA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA DE PESQUISADORES BRASILEIROS. In: V ENANCIB, 2003, Belo Horizonte. V Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação; Informação, Conhecimento e Transdiciplinalidade, 2003.

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel ; RIBEIRO, P. . Petroleum Engineering Virtual Library: information source in the Internet for scientific research. In: ICCE, 1999, Rio de Janeiro. ICCE, 1999.

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel ; MARCONDES, C. H. . As bibliotecas e a Internet: aspectos metodológicos da construção de bibliotecas virtuais à luz da Experiência do Prossiga. In: Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, 1997, São Luiz. Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação18, 1997.

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel ; PIRES, I. O. . Informangue: Centro de Informação sobre o Recôncavo da Baía de Guanabara. In: IV Encontro do Geociências: Território e Meio Ambiente: as geociências como instrumento de Planejamento e Gestão, 1996, Niterói. Território e Meio Ambiente: as geociências como instrumento de Planejamento e gestão. Niterói: Instituto de Geociências/UFF, 1996. p. 31-33.

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel ; TESSITORI, V. . Arquivos e Centros de Documentação dos Trabalhadores e suas Organizações: caminhos para um trabalho conjunto na área de recuperação da informação. In: Congresso Brasileiro de Arquivologia, 1994, São Paulo. Congresso Brasileiro de Arquivologia, 10, Encontro do Comitê Brasileiro de Arquivos e Centros de Documentação dos Trabalhadores e suas Organizações, 5. Anais .... São Paulo, 1994.

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel ; PESSANHA, E. G. F. . Diagnóstico da situação documental sobre trabalhadores e suas organizações no Brasil. Guia dos Centros de Documentação, Formação e Assessoria ao Movimento Sindical. In: Reunión Iberoamericana para la Recuperación y Protección de los Archivos de los Trabajadores y Movimientos Sociales, 1992, Buenos Aires. Reunión Iberoamericana para la Recuperación y Protección de los Archivos de los Trabajadores y Movimientos Sociales, Anais .... Madrid: Fundación Pablo Iglesias, 1992. p. 45-128.

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . Bibliotecas Virtuais: a recuperação e a disseminação da informação na Internet. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação 3, 1997, Rio de Janeiro. ENANCIB 3, Anais ..., 1997.

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . - BIBLIOTECAS Virtuais: a recuperação e a disseminação da informação na Internet.. In: III ENANCIB, 1997, Rio de Janeiro. Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 3. Brasília: IBICT, 1997. p. 46.

  • CORDEIRO, R. I. N. ; GOMES, Sandra Lucia Rebel . A pesquisa científica em Direito sob o ponto de vista da Comunicação Científica: canais de comunicação ou fontes para a divulgação da ciência. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DIÁLOGOS ENTE DIREITO E HISTÓRIA: CIDADANIA E JUSTIÇA, 2008, Niterói. SEMINÁRIO INTERNACIONAL DIÁLOGOS ENTE DIREITO E HISTÓRIA: CIDADANIA E JUSTIÇA. Niterói: EDUFF, 2008.

  • JARDIM, J.M. ; MARCONDES, C. H. ; GOMES, Sandra Lucia Rebel . A Presença-ausência do Estado brasileiro na Internet: uma análise do Poder Executivo Federal. In: ENANCIB, 2000, Brasília. IV Encontro da Associação Nacional de Ciência da Informação, 2000.

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . Bibliotecas virtuais: perspectivas para os serviços bibliotecários. In: Seminário de Automação de Bibliotecas e Centros de Documentação, 1997, Águas de Lindóia. Seminário de Automação de Bibliotecas e Centros de Documentação, 6 Anais ..., 1997. p. 7.

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . A Comunicação Científica, o acesso e o custo do conhecimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . Acesso Aberto à Informação: mudanças no ciclo da Comunicação Científica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . A comunicação científica, o acesso, a construção e o custo do conhecimento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Gomes, Sandra Lúcia Rebel . O Acesso aberto à informação científica: dimensões legais, políticas e éticas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . O Acesso Aberto à Informação científica: dimensões legais, políticas e éticas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . Acesso Aberto à Informação Científica: a questão das revistas científicas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, M. C. R. ; GOMES, Sandra Lucia Rebel . O reuso da informação técnico-científica na saúde: um estudo exploratório no Icict / Fiocruz. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, F. V. ; GOMES, Sandra Lucia Rebel . O acesso aberto à literatura científica e a licença Creative Commons segundo autores e editores no Brasil: um argumento e uma posição. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOMES, S. L. R. . Interações entre a Ciência da Informação e o Direito: a comunicação científica e os desafios do mundo digital. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CORDEIRO, R. I. N. ; GOMES, Sandra Lucia Rebel . Dinâmica da produção do conhecimento em direito: da gestão documental à comunicação científica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . ?Justiça tecnológica: a relação entre as novas tecnologias de comunicação e de informação e os tribunais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CORDEIRO, R. I. N. ; GOMES, Sandra Lucia Rebel . Justiça Tecnológica: um estudo sobre a relação entre as novas tecnologias de comunicação e de informação e o Direito. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CORDEIRO, R. I. N. ; GOMES, Sandra Lucia Rebel . A pesquisa científica em Direito sob o ponto de vista da Comunicação Científica: canais de comunicação ou fontes de informação para a divulgação da ciência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VELHO, Ana Cristina M ; GOMES, Sandra Lucia Rebel . A informação para a tomada de decisão na previdência social: uma questão para além do uso das tecnologias da informação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . Os ambientes contemporâneos de informação para a comunicação do conhecimento científico: mudança e crescimento. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel ; BARROS, E. B. M. . Acesso à informação na internet para a pesquisa científica: uma aproximação entre ciência e literatura. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . Um Estudo Sobre Acesso à Informação em Bibliotecas Virtuais para a Pesquisa Científica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . Bibliteca Virtual para a pesquisa científica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . Bibliotecas Virtuais: metodologia para a sua criação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . Bibliotecas Virtuais Temáticas para a pesquisa científica. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . A Arte do Livro: do Papel ao Cristal Líquido. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . Bibliotecas Virtuais na Internet: comunicação e informação.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel ; RIBEIRO, P. . - Petroleum Engineering Virtual Library: information source in the Internet for scientific research. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . Tecnologias de Acesso à Informação. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . Bibliotecas Virtuais: a informação jurídica na Internet. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . Bibliotecas Virtuais: a informação jurídica na Internet. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . - BIBLIOTECAS Virtuais: a recuperação e a disseminação da informação na Internet. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel . BIBLIOTECAS Virtuais: perspectivas para os serviços bibliotecários no Brasil?.. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Gomes, Sandra Lúcia Rebel ; CORDEIRO, R. I. N. ; PERLINGEIRO, R. . Apresentação. Rio de Janeiro, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • GOMES, Sandra Lucia Rebel ; PESSANHA, E. G. F. . Batistinha: sindicalismo do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1989. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Outras produções

PESSANHA, E. G. F. ; GOMES, Sandra Lucia Rebel ; MOREL, R. M. ; RODRIGES, M A S ; DUQUE, A . Biblioteca Virtual do Arquivo de Memória Operária do Rio de Janeiro. 2007.

GOMES, Sandra Lucia Rebel ; CHASTINET, Y. S. . Vortais para Arranjos Produtivos Locais. 2002.

GOMES, Sandra Lucia Rebel ; CHASTINET, Y. S. . Vortais para Cadeias Produtivas. 2002.

GOMES, Sandra Lucia Rebel ; ALENCAR, S. ; NEPOMUCENO, C. . Como achar o que deseja na Internet. 1999.

GOMES, Sandra Lucia Rebel ; CHASTINET, Y. S. ; PEREIRA, M. N. F. . Bibliotecas Virtuais Temáticas. 1995.

GOMES, Sandra Lucia Rebel ; PESSANHA, E. G. F. ; MOREL, R. M. . Documentação do Movimento Operário e Sindical. 1989.

GOMES, Sandra Lucia Rebel ; CHASTINET, Y. S. . Vortais para Arranjos Produtivos Locais. 2001.

GOMES, Sandra Lucia Rebel ; CHASTINET, Y. S. ; NEPOMUCENO, C. . Como Achar o que deseja na Internet. 1999.

GOMES, Sandra Lucia Rebel ; PEREIRA, M. N. F. ; CHASTINET, Y. S. ; HENNING, P. . Bibliotecas Virtuais Temáticas. 1995.

GOMES, Sandra Lucia Rebel ; MAGNO, M. . Blog para a disciplina Serviços de Informação em C&T. 2009.

GOMES, Sandra Lucia Rebel ; DUQUE, A . Sítio do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFF - Mestrado. 2009.

GOMES, Sandra Lucia Rebel ; BARROS, M. A. ; DUQUE, A . Sítio do Departamento de Ciência da Informação da UFF. 2009.

GOMES, Sandra Lucia Rebel . X Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. 2009.

GOMES, Sandra Lucia Rebel ; FREIRE, C. . Blog para o Ensino da Disciplina Bibliografia. 2008.

GOMES, Sandra Lucia Rebel ; MAGNO, M. . Blog para a disciplina Metodologia da Pesquisa. 2008.

MOREL, R. M. ; PESSANHA, E. G. F. ; Gomes, Sandra Lúcia Rebel ; DUQUE, A ; RODRIGES, M A S . Biblioteca Virtual ?Evaristo de Moraes Filho?. 2008.

GOMES, Sandra Lucia Rebel . IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. 2008.

PESSANHA, E. G. F. ; MOREL, R. M. ; GOMES, Sandra Lucia Rebel ; RODRIGUES, M. A. S. . Biblioca Virtual 'Arquivo de Memória Operária do Rio de Janeiro - AMORJ'. 2008.

GOMES, S. L. R. . Transição do Impresso ao Eletrônico- A questão das Bibliotecas. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GOMES, Sandra Lucia Rebel . Diretrizes para a promoção do Acesso Aberto ao Conhecimento Científico em Repositórios Institucionais: Dimensões Legais, Éticas e Políticas. 2013. (Relatório de pesquisa).

SMIT, J. W. ; GOMES, Sandra Lucia Rebel ; Wense, Eduardo . Avaliação Trienal dos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação. 2007. (Consultoria).

SMIT, J. W. ; GOMES, Sandra Lucia Rebel ; Wense, Eduardo . Acompanhamento Anual dos Programas de Pós-graduação na área de Ciências Sociais aplicadas I. 2006. (Consultoria).

GOMES, Sandra Lucia Rebel . Redes e sistemas de informação. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GOMES, Sandra Lucia Rebel . Redes de Informação. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GOMES, Sandra Lucia Rebel . Redes e sistemas de informação. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

GOMES, Sandra Lucia Rebel . Redes e sistemas de informação. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

GOMES, Sandra Lucia Rebel . Gerenciamento da informação e tecnologias da informação: redes e sistemas de informação. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GOMES, Sandra Lucia Rebel . Bibliotecas Virtuais: informação na Internet. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GOMES, Sandra Lucia Rebel . Redes Eletrônicas de Informação. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GOMES, Sandra Lucia Rebel ; CHASTINET, Y. S. . - MANUAL para tratamento de dados das Bibliotecas Virtuais do Prossiga/IBICT/MCT. 1997. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

GOMES, Sandra Lucia Rebel . GUIA de ferramentas de busca na Internet. 1997. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

GOMES, Sandra Lucia Rebel ; BENIGNO, S. R. S. . : Gestão da Informação em Educação Profissional em Saúde: Trabalho em Rede e Inclusão Social. 2005 (Pesquisa) .

PINHEIRO, L. V. R. ; GOMES, Sandra Lucia Rebel . ?Redes Eletrônicas e seus Impactos na Comunicação Científica de Pesquisadores Brasileiros?. 2002 (Pesquisa) .

MARCONDES, C. H. ; JARDIM, J.M. ; GOMES, Sandra Lucia Rebel . , ?O Estado e a Internet: informação e políticas através da rede?. 1999 (Pesquisa) .

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Acesso Aberto ao Conhecimento Científico: dimensões legais, políticas e éticas, Descrição: O estudo focaliza o movimento pelo acesso aberto ao conhecimento científico: dinâmico e de feição global, irrompe a partir do advento da Web (anos 1990). Olhado do ponto de vista de sua historicidade, o movimento, formado por um elenco de atores sociais ? pesquisadores, bibliotecários, gestores de C&T e suas respectivas instituições ? resulta da tomada de posição diante da insatisfação dos mesmos com 1) o alto preço cobrado por editoras comerciais pelas assinaturas das revistas científicas, comprometendo o orçamento das bibliotecas e implicando no reordenamento da aquisição de seriados e de monografias e 2) o comprometimento da visibilidade da produção científica (citação e impacto correspondente) que, tendo a Internet como importante vetor, só encontra barreiras de cunho econômico impostas à sua livre e ampliada circulação. Tais barreiras são ditadas pelo ?modelo de negócios? das mencionadas editoras comerciais, calcado na detenção dos direitos autorais cedidos pelos autores. Tal processo, agudizado nos últimos 50 anos, suscitou a formulação, pelo movimento, das rotas de ação intituladas via ?verde? (repositórios institucionais) e via ?dourada? (revistas científicas em acesso aberto). Tomando-se o princípio filosófico de abertura (openness) elegem-se como marcos teóricos as noções de domínio público, domínio público digital e de conhecimento aberto; os conceitos de legitimidade, sigilo/opacidade, visibilidade, transparência/publicização da informação científica, integridade da investigação e conduta responsável da pesquisa. Focaliza-se, quando pertinente, estes operadores teóricos no cenário do Estado enquanto campo informacional. A presente pesquisa considera as alterações em curso no processo de comunicação científica envolvendo as controvérsias atuais (e a busca de alternativas) relacionadas à contraposição da literatura formal e informal; ao processo de revisão por pares, com a adoção de novas formas de controle de qualidade mediante a utilização da Web e ao estatuto das métricas para fins de avaliação da produção científica. Abarca questões cruciais relativas ao copyright, neste caso levando à utilização de dispositivos sócio-técnicos como as licenças creative commons para fins de gestão da propriedade intelectual bem como o uso de tecnologias que garantam a interoperabilidade dos repositórios e consequentemente a amplitude de seu alcance. Tendo como suportes as pesquisas bibliográfica e documental, pretende-se investigar os limites impostos hoje à maior disponibilidade e circulação dos resultados da pesquisa e a reação dos atores sociais diante de tais limites. Espera-se oferecer elementos que subsidiem ações relativas ao incremento da pesquisa e a critérios de avaliação, por parte das agências de fomento, nomeadamente a Capes e o CNPq com vistas à promoção do acesso aberto por meio de repositórios institucionais. Espera-se, por último, contribuir para a ampliação dos estudos sobre o tema na Ciência da Informação propiciando, assim, além do aprofundamento das reflexões sobre as questões teóricas suscitadas, o balizamento para o exercício interdisciplinar ou que reflita o estado de relacionamento disciplinar possível a ser estabelecido a partir da área da Ciência da Informação com o Direito, a Ciência Política, a Sociologia da Ciência, a Antropologia e a História, tendo em vista as implicações de ordem legal, ética e política que recobrem o tema.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Sandra Lucia Rebel Gomes - Coordenador / Paulo Roberto da Silva Pinto - Integrante / Igor Falce de Lima - Integrante / Eliana Rosa da Fonseca - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

  • 2009 - 2012

    AS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E DE INFORMAÇÃO NA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA DO DIREITO, Descrição: investigação que se está propondo tem como tema a relação, tomada como problema, entre as tecnologias de comunicação e de informação (TCI) e o Direito, com foco no processo de comunicação científica desta área. Sabendo-se que a comunicação científica é sempre sujeita a alterações, postula-se que o impacto das mencionadas tecnologias já permite identificar um modelo emergente que, quando comparado ao modelo tradicional de comunicação, mostra forte evidência da mediação das TCI em todo o processo. Mesmo considerando a abertura dos cientistas às possibilidades criadas por estas tecnologias, sustenta-se igualmente que continuam valendo, no campo da Ciência, práticas tradicionais, dentre elas, a legitimação pelos pares. Assim, as mudanças assinaladas e as tensões delas decorrentes, são responsáveis pelo aparecimento de novos temas na produção do conhecimento na área jurídica. A mediação das TCI nas práticas informacionais e comunicacionais dos tribunais, desde quando se intensifica a informatização destes espaços, os riscos, os desafios e as possibilidades daí decorrentes para a modernização e democratização da justiça em benefício da sociedade, são temas também hoje muito assíduos na literatura do Direito: as questões técnicas e as questões políticas são indissociáveis. Privilegiando a realidade brasileira, porém sem perder de vista o quadro internacional, apresentam-se como objetivos da pesquisa, estudar o impacto do crescimento exponencial das novas tecnologias e dos novos interesses informacionais e comunicacionais no Direito e nas suas instituições de natureza científica e jurídica; identificar as temáticas relativas à relação das TCI e o Direito presentes na literatura desta área do saber e explorar as contradições e tensões entre uma ?cultura? própria da pesquisa acadêmica, outra do campo da informática e das redes eletrônicas de comunicação e outra, ainda, própria do universo jurídico. O marco teórico da pesquisa privilegia, dentre vários, os conceitos de ?Justiç. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Sandra Lucia Rebel Gomes - Coordenador.

  • 2007 - 2010

    ACESSIBILIDADE NOS AMBIENTES CONTEMPORÂNEOS DE INFORMAÇÃO EM REDES ELETRÔNICAS PARA A PRODUÇÃO E A COMUNICAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: Critérios de Avaliação, Descrição: Estudo sobre o conceito de acessibilidade associado ao de usabilidade para exame de bibliotecas virtuais em áreas especializadas do conhecimento, com vistas à formulação de parâmetros que propiciem maior acessibilidade dos pesquisadores a recursos de informação e de comunicação nelas disponibilizados. O pressuposto central do estudo é que os serviços de informação na Internet devem ser avaliados em termos da acessibilidade por parte de seus usuários e, neste sentido, as metodologias de criação de tais serviços devem integrar parâmetros que permitam o exame acurado de sua estruturação com vistas ao uso pleno dos recursos que oferecem. Objetivo geral: contribuir para a formulação de metodologias de construção de bibliotecas virtuais, enquanto serviços especializados de informação para a pesquisa científica, contemplando o debate sobre acessibilidade, observando os critérios de avaliação de qualidade. Como objetivos específicos, discriminam-se: 1) analisar os conceitos de acessibilidade e de avaliação da informação e alguns conceitos de gerenciamento de qualidade baseados em processos, ferramentas e métodos, a fim de propor critérios básicos para avaliar a qualidade dos serviços de informação. O objetivo é verificar e divulgar o estado da arte da discussão sobre acessibilidade e sobre avaliação de qualidade de serviços de informação na Internet; 2) contribuir para o aprimoramento de diretrizes, padrões e normas para o tratamento e disponibilização da informação e inserção de mecanismos de comunicação em bibliotecas virtuais, de forma a promover maior interação entre pares, a partir das fases de planejamento, implementação e manutenção das mesmas. O objetivo é propor um conjunto de critérios que norteiem as atividades inerentes a cada fase;3) contribuir para o ensino de graduação em Biblioteconomia e Arquivologia e de Pós-graduação Lato e Stricto Sensu em Ciência da Informação. O objetivo é suscitar reflexões e difundir informações sobre os mencionados recursos virtuai. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sandra Lucia Rebel Gomes - Coordenador.

  • 2006 - 2007

    UM ESTUDO SOBRE ACESSIBILIDADE EM BIBLIOTECAS VIRTUAIS PARA A PESQUISA CIENTÍFICA, Descrição: Estudo da biblioteca virtual como ?objeto científico-técnico informacional? voltado para um público determinado, a comunidade de pesquisa brasileira, considerando a problemática do acesso a recursos de informação e de comunicação em redes eletrônicas. Na contraposição entre ?lugar? e ?não-lugar?, contemplando as noções de ciberespaço e virtualidade, são pontuadas peculiaridades e aplicações deste serviço especializado de informação - novos formatos, documentos e serviços - visando à ampliação de seu alcance. Como conseqüência, estas particularidades indicam a necessidade de se estender a cadeia documentária. A investigação teórica, de cunho interdisciplinar, associada a procedimento empírico (pesquisa em websites) resultará na formulação de proposições com vistas a orientar a inserção, na biblioteca virtual, de recursos de informação e de dispositivos de comunicação eletrônicos. A investigação sobre acessibilidade abriga o exame de critérios de avaliação de qualidade dos mencionados serviços de informação, desde aqueles já identificados na literatura da área da Ciência da Informação até novos critérios, a serem propostos. Pretende-se que a pesquisa revele parâmetros que concorram para propiciar maior acessibilidade dos pesquisadores à informação na Internet, contribuindo para orientar profissionais das áreas de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação, responsáveis pela disponibilização de Bibliotecas Virtuais e oferecer subsídios para estudiosos envolvidos com a pesquisa e o ensino nestas áreas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sandra Lucia Rebel Gomes - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2005 - 2006

    UM ESTUDO SOBRE ACESSIBILIDADE EM BIBLIOTECAS VIRTUAIS PARA A PESQUISA CIENTÍFICA, Descrição: Estudo da biblioteca virtual como ?objeto científico-técnico informacional? voltado para um público determinado, a comunidade de pesquisa brasileira, considerando a problemática do acesso a recursos de informação e de comunicação em redes eletrônicas. Na contraposição entre ?lugar? e ?não-lugar?, contemplando as noções de ciberespaço e virtualidade, são pontuadas peculiaridades e aplicações deste serviço especializado de informação - novos formatos, documentos e serviços - visando à ampliação de seu alcance. Como conseqüência, estas particularidades indicam a necessidade de se estender a cadeia documentária. A investigação teórica, de cunho interdisciplinar, associada a procedimento empírico (pesquisa em websites) resultará na formulação de proposições com vistas a orientar a inserção, na biblioteca virtual, de recursos de informação e de dispositivos de comunicação eletrônicos. A investigação sobre acessibilidade abriga o exame de critérios de avaliação de qualidade dos mencionados serviços de informação, desde aqueles já identificados na literatura da área da Ciência da Informação até novos critérios, a serem propostos. Pretende-se que a pesquisa revele parâmetros que concorram para propiciar maior acessibilidade dos pesquisadores à informação na Internet, contribuindo para orientar profissionais das áreas de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação, responsáveis pela disponibilização de Bibliotecas Virtuais e oferecer subsídios para estudiosos envolvidos com a pesquisa e o ensino nestas áreas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sandra Lucia Rebel Gomes - Coordenador / Moreno de A. Barros - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

  • 2003 - 2006

    METODOLOGIA PARA A CONSTRUÇÃO DE BIBLIOTECAS VIRTUAIS PARA A PESQUISA CIENTÍFICA, Descrição: Estudo da biblioteca virtual como ?objeto científico-técnico informacional? voltado para um público determinado: a comunidade de pesquisa brasileira. Na contraposição entre ?lugar? e ?não-lugar?, a partir das noções de ciberespaço e virtualidade, são pontuadas peculiaridades e aplicações deste serviço especializado de informação. A biblioteca virtual pressupõe a conjugação de recursos de informação e dispositivos de comunicação eletrônicos, suscitando a formulação de normas e padrões baseados em critérios de avaliação de qualidade e apontando a necessidade de se estender a cadeia documentária de modo a abrigar novos formatos, suportes, documentos, serviços e demandas. A investigação teórica, de cunho interdisciplinar, associada a procedimento empírico (pesquisa em sites web) resultará na formulação de princípios metodológicos para a construção de bibliotecas virtuais. Igualmente, visa a orientar a inserção, na biblioteca virtual, de recursos de informação e de dispositivos de comunicação eletrônicos, conforme o exame de critérios de avaliação de qualidade identificados na literatura da área da Ciência da Informação ou novos, propostos pela pesquisa. Pretende-se que a pesquisa acrescente novos conhecimentos sobre metodologias para a construção de bibliotecas virtuais, orientando os profissionais de informação (bibliotecários, arquivistas, museólogos etc) e cientistas da informação envolvidos com a criação desse serviço de informação. Deverá também contribuir para o desenvolvimento do ensino nas áreas de Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e Ciência da Informação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Sandra Lucia Rebel Gomes - Coordenador / Moreno de A. Barros - Integrante., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 2

  • 2000 - 2002

    Impactos das redes eletrônicas na comunicação científica e novos territórios cognitivos para práticas coletivas, interativas e interdisciplinares: a experiência do Prossiga, Descrição: Pesquisadora colaboradora no projeto coordenado pela profa. Doutora Lena Vania R. Pinheiro: uso de recursos de informação em redes eletrônicas e a percepção dos pesquisadores da frente de pesquisa do país sobre o uso de tais recursos para as suas atividades acadêmicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Sandra Lucia Rebel Gomes - Coordenador.

  • 1998 - 2002

    Bibliotecas Virtuais na Internet, Descrição: Estudo da biblioteca virtual e seu papel para a comunidade científica, como objeto científico-técnico informacional, sua relevância, objetivos, conceitos e descrição, pontuando peculiaridades e aplicações, a partir das noções de ciberespaço e na contraposição entre lugar e não-lugar. Em seu processo evolutivo são ressaltados os aspectos de mudança e permanência. A investigação teórica de cunho interdisciplinar foi associada a duas ações empíricas: a primeira consistiu no exame de dois projetos de desenvolvimento de bibliotecas virtuais (um brasileiro e outro de âmbito internacional) e, a segunda, na aplicação de questionário junto à comunidade de pesquisa brasileira, permitindo conhecer o juízo que fazem do uso dos recursos da Internet, com ênfase na biblioteca virtual, para as suas atividades de pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandra Lucia Rebel Gomes - Coordenador.

Prêmios

2014

Pesquisador, ANCIB.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Artes e Comunicação Social. , Lara Vilela 126, Ingá, Niteroi, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26299670, Fax: (21) 26299760

Experiência profissional

2010 - Atual

Programa de Pós-Graduação em Justiça Administrativa da UFF

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado

Atividades

  • 01/2010

    Ensino, Mestrado em Justiça Administrativa, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica e Jurídica

2008 - Atual

Programa de Pós-graduação em Ciência da Iformação-Mestrado -UFF

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2009

    Ensino, Mestrado em Ciência da Informação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

  • 01/2009

    Ensino, Mestrado em Ciência da Informação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Científica e o Novo Mundo Eletrônico

2010 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1995 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1995 - 2010

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atualmente, professora Adjunto IV

1996 - 2002

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1995 - 1996

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2010

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa I, Serviços de Informação para Ciência e Tecnologia

  • 08/2010

    Ensino, Ciências da Informação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Dissertação II, Comunicação Científica e o Novo Mundo Eletrônico

  • 03/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciência da Informação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Biblioteca - àrea de Humanas e Sociais.

  • 07/2008

    Direção e administração, Departamento de Ciência da Informação, .,Cargo ou função, Vice-Coordenador de Curso de Mestrado.

  • 03/2008

    Direção e administração, Departamento de Ciência da Informação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Biblioteca das áreas de Ciências Sociais e Humanas da UFF.

  • 03/2008

    Direção e administração, PPGCI Mestrado, .,Cargo ou função, Vice-Coordenador do Mestrado em Ciência da Informação.

  • 03/2008

    Direção e administração, PPGCI Mestrado, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação.

  • 03/2008

    Direção e administração, PPGCI Mestrado, .,Cargo ou função, Membro do Fórum de Coordenadores de Pós-graduação ? PROPPi/UFF.

  • 08/2005

    Ensino, Ciências da Informação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades Programadas I, II e III, Espaços contemporâneos de informação e comunicação para a pesquisa científica, Seminários de Dissertação I

  • 06/2004

    Direção e administração, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .,Cargo ou função, Sub- coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação PPGCI.

  • 04/2004

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Elaboração, implementação e desenvolvimento do sítio-web do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação - PPGCI-UFF-IBICT.

  • 04/2004

    Serviços técnicos especializados , Departamento de Ciência da Informação, .,Serviço realizado, Elaboração, implementação e desenvolvimento do sítio-web do Departamento de Ciência da Informação - GCI-UFF.

  • 01/2003

    Direção e administração, Departamento de Ciência da Informação, .,Cargo ou função, Comissão de Pesquisa do GCI.

  • 01/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Ciência da Informação.,Cargo ou função, Representante da Comissão de Pós-Graduação do GCI.

  • 05/1995

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bibliografia, Fontes Bibliográficas II, Serviços de Informação em C&T

  • 01/1995

    Ensino, Biblioteconomia e Documentação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Serviços de Informação em C&T, Metodologia da Pesquisa I

  • 08/2009 - 08/2010

    Ensino, Ciências da Informação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Dissertação II, Seminário de Dissertação I, Comunicação Científica e o Mundo Eletrônico

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa I, Serviços de Informação para Ciência e Tecnologia

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bibliografia, Serviços de Informação para Ciência e Tecnologia

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Ciências da Informação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bibliografia, Serviços de Informação para Ciência e Tecnologia

  • 03/2008 - 03/2009

    Direção e administração, Departamento de Ciência da Informação, .,Cargo ou função, Membro efetivo da Comissão Permanente de Avaliação de Pesquisa do GCI/UFF.

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fontes Gerais e Especializadas, Metodologia da Pesquisa I, Bibliografia

  • 10/2008 - 10/2008

    Ensino, Planejamento, Organizacao e Direcao de Arquivos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Arquivologia I

  • 07/2007 - 03/2008

    Direção e administração, Departamento de Ciência da Informação, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão para elaboração do APCN/CAPES - Mestrado em Ciência da Informação ? PPGCI/UFF.

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FONTES GERAIS E ESPECIALIZADAS

  • 09/2007 - 10/2007

    Ensino, Planejamento, Organizacao e Direcao de Arquivos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Arquivologia I

  • 03/2005 - 07/2007

    Direção e administração, Departamento de Ciência da Informação, .,Cargo ou função, Cice-Coordenadora do PPGCI UFF em convênio com o IBICT-Mestrado e Doutorado.

  • 09/2005 - 08/2006

    Direção e administração, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação-PPGCI-UFF/IBICT.

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, Ciência da Informação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ATIVIDADE PROGRAMADA

  • 01/2004 - 02/2005

    Direção e administração, Departamento de Ciência da Informação, .,Cargo ou função, Vice-Chefe de Departamento.

  • 03/2003 - 03/2004

    Direção e administração, Departamento de Ciência da Informação, .,Cargo ou função, Comissão para implantação de Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI-UFF-IBICT.

  • 03/2000 - 07/2003

    Direção e administração, Departamento de Ciência da Informação, .,Cargo ou função, Vice-Coordenadora do Curso de Graduação em Arquivologia.

  • 01/2002

    Direção e administração, Departamento de Ciência da Informação, .,Cargo ou função, Comissão de Progressão Docente do GCI (Presidente).

  • 01/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino e Pesquisa, .,Cargo ou função, Conselheira.

  • 01/1998

    Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .,Linhas de pesquisa

  • 01/1998

    Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .

  • 01/1998

    Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .

  • 01/1998

    Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .

  • 01/1998 - 12/2001

    Direção e administração, Departamento de Ciência da Informação, .,Cargo ou função, Vice-Coordenadora do Curso de Arquivologia.

  • 03/1996 - 07/1997

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Indexação temática

  • 01/1997 - 01/1997

    Ensino, Planejamento, Organizacao e Direcao de Arquivos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Informação arquivística na Internet

  • 01/1996

    Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Curso "Como pesquisar a Informação na Internet".

  • 01/1995

    Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .

1994 - 2003

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Projeto Bibliotecas Virtuais, Carga horária: 20

2007 - 2007

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: colaboradora

1989 - 1994

AMORJ - Laboratório de Pesquisa Social da UFRJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista - participante de projeto, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenadora de Documentação

1975 - 1982

Prefeitura Municipal de Niterói

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Documentalista, Carga horária: 40