Cristiane Paula Tavares Costa

Sou executiva na área de Gestão Estratégica Educacional e Endomarketing com carreira em instituições como ÂNIMA EDUCAÇÃO, LAUREATE BRASIL, UNIFACS, UNIFG, PASTORAL DA CRIANÇA, UNICEF, ALCAN ALUMINIO DO BRASIL, dentre outras. Atuo desde 1997 no segmento de comunicação estratégica, endomarketing e terceiro setor e, desde o ano 2000, na área de Educação como instrutora de treinamentos, professora universitária, coordenadora de curso de graduação, gerente e coordenadora na área de Qualidade Acadêmica e diretora acadêmica em Instituições de Ensino Superior. Na área social, atuei com voluntária e gestora de projetos de abrangência nacional e internacional (com foco em comunidades com baixo IDH). Na gestão acadêmica, o foco da minha atuação é na área de qualidade acadêmica, incluindo modelagem de processos, de painéis de gestão, de Indicadores de qualidade acadêmica e análise entre objetivos e metas (OKRs). Em especial, direcionamentos estratégicos relacionados as áreas de: avaliação institucional, pesquisas educacionais, extensão e responsabilidade socioambiental, disciplinas online, sala.com, núcleo de apoio psicopedagógico, núcleo de acessibilidade, formação presencial e online de docentes e discentes, indicadores de qualidade acadêmica, ENADE, CPA e áreas de apoio pedagógico. Sou mestre em Educação, especialista em Relações Públicas, Marketing, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, com MBA em Gestão de Equipe e Gestão da Qualidade, licenciada em Pedagogia, bacharel em Comunicação Social (Relações Públicas) e radialista

Informações coletadas do Lattes em 03/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Arte, Educação e Gestão Cultural

2012 - 2014

Universidad Internacional Menendez Pelayo
Título: Juarez Paraíso. Criador, realizador e defensor da decoração para o Carnaval da cidade do Salvador, Ano de Obtenção: 2015
Nanci Santos Novais.

Especialização em Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica

2022 - 2022

Faculdade Única - Prominas
Título: Projeto Aplicado em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica

Especialização em MBA Executivo em Gestão de Equipes e Gestão da Qualidade

2022 - 2022

Faculdade Única - Prominas
Título: Projeto Aplicado em Gestão de Qualidade

Especialização em Marketing

2003 - 2003

S B I
Título: Marketing Educacional: um diferencial das IES
Orientador: Emilia Maria Mendonça Parentoni

Especialização em Relações Públicas

1998 - 1998

Universidade do Estado da Bahia
Título: Planejamento Mobi
Orientador: Antonio Roque

Aperfeiçoamento em Estudos de Política e Estratégia

1998 - 1998

Associação dos Diplomados Pela Escola Superior de Guerra
Ano de finalização: 1998;

Graduação em Pedagogia

2021 - 2022

Faculdade Única - Prominas

Graduação em Relações Públicas

1993 - 1997

Universidade do Estado da Bahia
Título: Relações Públicas: em busca de uma identidade profissional
Orientador: Maria Aparecida Ferraz

Curso técnico/profissionalizante em Radialismo

1994 - 1995

Fundação Visconde de Cairu

Formação complementar

2002 - 2002

Disciplina Comportamento nas Organizações e Gestão. , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

1999 - 1999

Disciplina Marketing Educacional. , Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.

1999 - 1999

Cerimonial e Protocolo na Universidade. , Associação Brasileira de Relações Públucas, ABRP, Brasil.

1998 - 1998

Marketing Eleitoral - Planejamento e Ação. , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

1998 - 1998

Tecnologia Empresarial ODEBRECHT. , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

1998 - 1998

Elaboração, monitoramento e avaliação de Projetos,. , Instituto de Pesquisa e Ação Modular, IPAM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Participação em eventos

III SEMANA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO.POSTURA E ETICA NO TRABALHO. 2012. (Outra).

JORNADA DE CAPACITAÇÃO EM ATENDIMENTO A EDUCAÇÃO ESPECIAL.ATENDIMENTO A EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2012. (Outra).

COMO TORNAR-SE UM CONSULTOR DE SUCESSO.CONSULTOR DE SUCESSO. 2010. (Outra).

SEMINARIO NACIONAL DE GESTÃO PÚBLICA.GESTÃO PÚBLICA. 2009. (Outra).

I SEMINARIO BRASILEIRO DE VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO DE RELAÇÕES PÚBLICAS.RELAÇÕES PÚBLICAS. 2007. (Outra).

I JORNADA DE RELAÇÕES PÚBLICAS DA UNEB.ASSESSORIA DE IMPRENSA: FUNÇÃO DO RP OU DO JORNALISTA?. 2006. (Outra).

XVII CODIRC - ROTARACT´S CLUB´S.CONFERÊNCIA ROTARACT´S. 2005. (Outra).

XVI CODIRC ROTARACT CLUB.ROTARACT CLUB. 2004. (Outra).

III MUTIRÃO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO.COMUNICAÇÃO PARA OUTRA ORDEM SOCIAL. 2003. (Outra).

III WORKSHOP DE ELABORAÇÃO DE ANTEPROJETO DE PESQUISA.PESQUISA. 2002. (Outra).

CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE COMUNICAÇÃO.JORNADA DE ESTUDO. 2001. (Outra).

I ENCONTRO UNIBAHIA EM BUSCA DE EXCELÊNCIA.EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO. 2000. (Outra).

II MUTIRÃO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO.SOLIDARIEDADE NA ALDEIA E NO GLOBAL. 2000. (Outra).

I PAINEL DE COMUNICAÇÃO E MERCADO - UNEB.COMUNICAÇÃO E MERCADO. 1999. (Outra).

ENCONTRO SUL AMERICANO DE CRIATIVIDADE APLICADA TOTAL.CRIATIVIDADE APLICADA. 1998. (Outra).

I ENCONTRO DAS UNIVERSIDADES BAIANAS.PROGRAMA UNIVERSIDADE SOLIDÁRIA. 1998. (Outra).

XV CONBRARP.CONGRESSO BRASILEIRO DE RELAÇÕES PÚBLICAS. 1998. (Outra).

I WORKSHOP UNIVERSITARIO DE PROPAGANDA.PROPAGANDA. 1997. (Outra).

A MODERNA ATUAÇÃO DA ASSESSORIA DE IMPRENSA.ASSESSORIA DE IMPRENSA. 1996. (Outra).

CURSO DE MARKETING E TURISMO.MARKETING E TURISMO. 1996. (Outra).

FÓRUM BAHIA DE MARKETING POLÍTICO.MARKETING POLITICO. 1996. (Outra).

I PAINEL AÇÃO DA COMUNICAÇÃO.COMUNICAÇÃO. 1996. (Outra).

SEMINARIO FALA MUDA.FOTOGRAFIA. 1996. (Outra).

SEMINARIO SOBRE PUBLICIDADE DO TURISMO E MEIO AMBIENTE.PUBLICIDADE DO TURISMO E MEIO AMBIENTE. 1996. (Outra).

III SEMINARIO ESTADUAL DE ESTATÍSTICA.ESTATÍSTICA. 1995. (Outra).

PROGRAMA INTERNACIONAL DE INTERCAMBIO ENTRE JOVENS BRASIL -JAPÃO - CEFET-BA.INTERCAMBIO BRASIL JAPÃO. 1995. (Encontro).

X CONGRESSO NACIONALUNIVERSITARIO DE RP.OFICINA TECNICAS DE PESQUISA INSTITUCIONAL. 1995. (Oficina).

X CONGRESSO NACIONALUNIVERSITARIO DE RP.RELAÇÕES PÚBLICAS. 1995. (Outra).

SEMINARIO CULTURA POLITICA E POLITICA CULTURAL NA TELEVISÃO (BRASIL-ALEMANHA).POLITICA CULTURAL NA TELEVISÃO. 1994. (Outra).

X CONGRESSO NACIONAL UNIVERSITARIO DE RP.RELAÇÕES PÚBLICAS. 1994. (Outra).

CURSO DE FOTOGRAFIA.FOTOGRAFIA. 1993. (Outra).

II CONGRESSO BAIANO DE COMUNICAÇÃO.COMUNICAÇÃO. 1993. (Outra).

SHOW DE PROPAGANDA.PROPAGANDA. 1993. (Outra).

XII CONGRESO BRASILEIRO DE RP.RELAÇÕES PÚBLICAS. 1993. (Outra).

I SEMANA FACS DE RELAÇÕES PÚBLICAS.RELAÇÕES PÚBLICAS. 1992. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Benedito Ernani/ Eliane do Carmo/ Patricia Santos

PAULA, Cristiane. A importância da criação de um portal na internet para viabilização de informações para a divulgação de serviços para casamento. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Unidade Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Aluno: Daiana Noto

PAULA, Cristiane. Os programas sociais da Caraiba Metais e suas estratégias de informação, promoção e conscientização diante dos stakeholders. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Unidade Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Aluno: Lidia Moura / Maisa Alves

PAULA, Cristiane. Planejamento de Comunicação para o Ministério Comunidade Evangélica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Unidade Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Aluno: Monica Rodrigues/ Cristina Cavalcante

PAULA, Cristiane. A comunicação comunitária enquanto estratégia de valorização das sociedades civis organizadas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Unidade Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Aluno: Elisangela Pereira

PAULA, Cristiane. A ouvidoria nas Instituições de Ensino Superior: um estudo sobre a Ouvidoria da Unifacs. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Unidade Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Aluno: Ana Paula Sousa/ Jacqueline Sena

PAULA, Cristiane. Male Debalê: boletim informativo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Unidade Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Aluno: Cristiane Costa

PAULA, Cristiane. As ferramentas da Assessoria de comunicação como diferencial estratégico no marketing político. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Unidade Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Aluno: Nelsilene Cardoso

PAULA, Cristiane. Relações Públicas: uma análise da divulgação da profissão na internet. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Unidade Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Aluno: Hegila Freitas /Luciana Camilo

PAULA, Cristiane. A internet como ferramenta de Relações Públicas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Unidade Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Aluno: Ana Claúdia Nery

PAULA, Cristiane; BORGES, J. J.; Cintia Moreno. Ética Empresarial- um estudo de caso Microlins. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Ipitanga.

Aluno: Ana Paula Rocha

PAULA, Cristiane; Cintia Moreno; Andre Soledade. Planejamento de Relações Públicas para a APAE. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Ipitanga.

Aluno: João Santiago

PAULA, Cristiane; Cintia Moreno; Andre Soledade. Planejamento de Relações Públicas para o Restaurante Portal da Bahia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Ipitanga.

Aluno: Joseane Freitas da Silva e Silvia Carla Pacheco Bulcão

PAULA, Cristiane. Jornal Metropolitano. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Ipitanga.

Aluno: Elisangela Conceição Almeida e Susivane de Souza Silva

PAULA, Cristiane. Jornal Os Sertões. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Ipitanga.

Aluno: ALBA EDUARDA LOPES DA SILVA

PAULA, Cristiane. PLANEJAMENTO EM RELAÇÕES PÚBLICAS PARA UNIBAHIA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Ipitanga.

Aluno: FRANCISVAL SANTO DA SILVA

PAULA, Cristiane. PLANEJAMENTO EM RELAÇÕES PÚBLICAS PARA UNIBAHIA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Ipitanga.

Aluno: Gisele Marques

PAULA, Cristiane. EVELIN - CENTRO DE BELEZA E ESTÉTICA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Ipitanga.

Aluno: Marta Helena Pires Villas Bôas

PAULA, Cristiane. PLANEJAMENTO DE RELAÇÕES PÚBLICAS PARA FEDERAÇÃO BAHIANA DE JIU-JITSU. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Ipitanga.

Aluno: NEUZA CRISTINA SILVA MAIA

PAULA, Cristiane. PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA O INSTITUTO DE ARTES E TRABALHO MARIMBADA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Ipitanga.

Aluno: MARIA DE FATIMA SOUZA BARBOSA

PAULA, Cristiane. PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA A SECRETARIA DO TRABALHO E AÇÃO SOCIAL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Ipitanga.

Aluno: Priscilla Porto Ramos

PAULA, Cristiane. Os instrumentos de Comunicação Interna como ferramenta estratégica na relação coordenação x aluno: um estudo de caso sobre o curso de Administração do CEFET-BA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DA BAHIA.

Aluno: MARIA AUXILIADORA SANTANA DE SOUZA

PAULA, Cristiane. TEATRO EMPRESA: O GRUPO DE TEATRO OLHO DE BOI COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA DE COMUNICAÇÃO INTERNA NA EMPRESA DE CORREIOS E TELEGRAFOS. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DA BAHIA.

PAULA, Cristiane. PARECERISTA DO GUIA DO ESTUDANTE. 2011. Editora Abril.

PAULA, Cristiane. PARECERISTA DO GUIA DO ESTUDANTE. 2010. Editora Abril.

PAULA, Cristiane. PROCESSO DE INCENTIVO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA. 2008. Universidade do Estado da Bahia.

PAULA, Cristiane; Vanessa Brasil. Jurada do Concurso de Fotografia. 2002. Universidade Salvador.

Orientou

Camila Machado Nigro

Intermarítima Portos e Logística SA: uma proposta estratégica de Comunicação Interna; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Sandra Maia Amorim

Banco Excelence SA - liderança no atendimento: possibilidades e limitações no contexto contemporâneo; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Adriana Maria Lordelo Lima Andrade

Famácia Sant´ana - a importância da Comunicação Interna no setor Administrativo da rede de Farmácias Sant´Ana; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação Corporativa) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Camila Cunha Kahn

Café Literário com incentivo a literatura ; ; ; : um diferencial do Cantinho do Sebo; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação Corporativa) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Fabiana Alves Perin

Programa de Relacionamento com Ex-alunos de Graduação da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, concluintes no semestre 21015-1; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação Corporativa) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Fernanda de Alencar Gurgel do Amaral

Planejamento de Comunicação como processo estratégico para fidelização de clientes na Farmácia do Porto; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação Corporativa) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Izana de Jesus Santos

Câmara Municipal de catu: aprimorando o relacionamento dos jovens cidadãos do Município; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação Corporativa) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Júlia de Araújo Macedo Pinto

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - o programa de Relacionamento como ferramenta estratégica na captação de alunos; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação Corporativa) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Luciane Santos Vivas

Sindicato da Industria de Produtos de cimento no Estado da Bahia - SINPROCIM - BA : a comunicação digital como ferramenta para ampliação da representatividade; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação Corporativa) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Edrilce Rocha Ferreira

Análise de Saúde e Segurança no Trabalho na FTD - Filial Salvador; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Eliza Gabriella Ferreira Souza

Corbo Aguiar e Waise: Saúde e Qualidade de Vida X Estresse; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Holdaque Ribeiro Estrelado Júnior

Indicadores de Alta Performance na Gestão da Empresa R&D Comércio de Livros e artigos para presentes LTDA: uma proposta de intervenção; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Luisa Lacerda de Souza Sá

Salão Aliança Hair: a gestão da Comunicação Interna como ferramenta estratégica; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Marcela Conceição Sanches Maranhão

Clinica Prevlife: relacionamento Interpessoal um projeto de intervenção; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Marco Sousa Oliveira

Cia de Ferro Ligas da Bahia - FERBASA: a influência da multiplicidade de papeis e interesses do trabalhador e sua correlação na qualidade do desempenho profissional; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Patricia Katiuscia Siqueira Bastos

Cia de Ferro Ligas da Bahia - FERBASA : Terceirizados, como potencializar o envolvimento com a segurança no trabalho; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Patricia Reis Mendonça

Hospital Martagão Gesteira - setor de oncologia: um projeto de intervenção para melhoria da qualidade da gestão de pessoas; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Admilson Silva dos Santos

AC Comunicação: direcionamento estratégico do endomarketing para sobreviver em tempos de crise; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação Corporativa) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Amanda de Aragão Rodrigues Lima

Fortalecimento das ações de endomarketing: caso Fundação José Silveira; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação Corporativa) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Daniela Fernandes Soares Leone Brandão

Itaipava Arena Fonte Nova- análise do relacionamento com a imprensa esportiva soteropolitana; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação Corporativa) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Danielle Cristine da Silva

Sebrae Bahia - formação de porta-vozes e relacionamento entre fontes e assessoria de imprensa; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação Corporativa) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Igor Leonardo da Rocha dos Santos

Instituição EVOS - proposta de comunicação estratégica; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação Corporativa) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Lais Lopes dos Santos Silva

A Comunicação Interna em Instituições Públicas: o caso da Assembléia Legislativa da Bahia; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação Corporativa) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Lina Magalí Cunha

Varal de Luxo - Delivery de luxo e-commerce social: estratégias de comunicação corporativa no varejo das redes sociais em Salvador; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação Corporativa) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Luiza Fontes de Castro

Inovação e jovialidade: como o Brecholé se diferencia no mercado de artigos usados; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação Corporativa) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Pedro Otto Matos Soledade

Imagem organizacional na rede: a percepção dos colaboradores do Sebrae/BA sobre os riscos do seu comportamento à imagem da organização nas redes sociais; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação Corporativa) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Sayuri Maria Yamaguchi

Comunicação Corporativa: ferramenta estratégica do modelo de atendimento do SAC; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação Corporativa) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Instituto Acelino Popó Freitas - IAPF : ferramentas estratégicas para o fortalecimento da imagem institucional; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação Corporativa) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Tamires Neves Copnceição

Associação Baiana de Cegos - estratégias de comunicação e marketing para fortalecer a rede de voluntários; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação Corporativa) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Clariana Isabele Costa da Silva

Cia dos Cosméticos - Marketing de Relacionamento: uma ferramenta estratégica na fidelização de clientes; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação Corporativa) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Alanna Santos Santiago

Serviço Nacional de Aprendizagem de Transporte: SENAT - treinamento profissional como ferramenta de otimização de resultados na empresa; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Daniela Cristina Ribeiro de Lima

Comercial de Construção Buriti: a comunicação interna com ferramenta estratégica na prevenção de conflitos no ambiente organizacional; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Fernanda Daniela Santos Laurentino

Gestão do Conhecimento: um estudo de caso na Universidade Corporativa do Banco do Brasil, agência Shopping Boulevard; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Ingrid Barreto de Almeida Passos

O capital humano como elemento chave para o sucesso: estudo da Clinica de Fisioterapia/ Feira de Santana; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Kelly Melo de Oliveira Pereira

Sustentare Serviços Ambientais: rotatividade dos colaboradores e seus impactos; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Lays Santos Carvalho

OL Papeis: fatores que influenciam na motivação dos colaboradores; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Maria Cristina Bastos Gomes Linas

Liderança x Motivação dos colaboradores: estudo da L; Marquezzo Construções e Empreendimentos LTDA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Monica Amaral Pinheiro Machado

Motivação organizacional: a percepção dos colaboradores internos da Gil Supermecados; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Priscila dos Santos Silva

Gestão de Competências como diferencial competitivo: a perspectiva dos gestores do ramo atacadista; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Rodrigo Ribeiro de Queiroz

Federal Econômica; Trajetória profissional dos Engenheiros e Arquitetos, âmbito da Gerência de Governo - Feira de Santana; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Sintia Souza Ferreira

Avanço Distribuidora: clima organizacional no setor de carga e descarga; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Vicente Mateus Ramos Malta

Banco do Brasil: o clima organizacional de agência bancária do Recôncavo Baiano; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Pessoas) - Universidade Salvador; Orientador: Cristiane Paula Tavares Costa;

Prêmios

2013

Conselheira, CONRERP.

2007

Finalista do Prêmio Relações Públicas do Brasil, categoria Profissional Revelação.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2022

Anima Educação, Anima

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação na área de qualidade acadêmica, incluindo modelagem de processos, de painéis de gestão, de Indicadores de qualidade acadêmica e análise entre objetivos e metas (OKRs) e demais ferramentas para apoiar e reforçar o mindset Data-Driven do Ecossistema Ânima com foco na análise quantitativa e qualitativa dos resultados alcançados e modelagem de processos de melhoria contínua.

2020 - 2021

Laureate Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pela gestão de projetos educacionais focados em melhoria contínua e tecnologia e pela gestão do NARES - Núcleo de Avaliação Institucional , Responsabilidade Socioambiental e Extensão das instituições da Rede Laureate Brasil, tendo como escopo: gestão do processo de avaliação institucional e de pesquisas focadas em aprimoramento educacional, mapeamento e controle de KPIs educacionais, análise e elaboração de relatórios gerenciais e gestão dos processos e atividades de extensão e responsabilidade social.

2007 - 2022

Universidade Salvador

Vínculo: prestação de serviços, Enquadramento Funcional: professora da pós graduação

Outras informações:
Docente em disciplinas nas áreas de Comunicação, Endomarketing, Educação e Terceiro Setor

2017 - 2020

Universidade Salvador

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Qualidade Acadêmica, Carga horária: 44

Outras informações:
Responsável pela gestão das seguintes áreas: disciplinas online, sala.com, extensão comunitária, núcleo de apoio psicopedagógico, núcleo de acessibilidade, formação presencial e online de docentes e discentes, indicadores de qualidade acadêmica, Enade e áreas de apoio pedagógico.

1998 - 2001

Universidade Salvador

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Relações Públicas da Coordenação de Marketing

Outras informações:
Atividades: planejamento, organização e avaliação de eventos de pequeno, médio e grande porte; cerimonial; protocolo; treinamento; assessoria das solenidades de colação de grau; seleção e avaliação das propostas de parcerias, patrocínio, apoio, entre outros; planejamento, acompanhamento e avaliação das ações de: publicidade/propaganda, assessoria de imprensa, relações públicas e marketing, participação na elaboração e implantação dos programas de relacionamento interno, externo e de ex-alunos

Atividades

  • 01/1998

    Serviços técnicos especializados .Serviço realizado, Relações Públicas da Coordenação de Marketing e Comunicação.

2020 - 2020

Centro Universitário Dos Guararapes

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Qualidade Acadêmica, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pela gestão das seguintes áreas: disciplinas online, sala.com, extensão comunitária, núcleo de apoio psicopedagógico, núcleo de acessibilidade, formação presencial e online de docentes e discentes, indicadores de qualidade acadêmica, Enade e áreas de apoio pedagógico.

2014 - 2017

Faculdades Integradas Ipitanga

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretora Acadêmica, Carga horária: 40

Outras informações:
Gestão dos processos educacionais, incluindo os aspectos regulatórios. A instituição estava em TSD (Termo de Saneamento de Deficiência), sem nota institucional e com restrição de vagas em todos os cursos. No período de 2014.2 a 2016.1, a situação foi revertida (nota final da IES: 4 e dos cursos 3 e 4). Pelo critério do MEC, a nota máxima é 5.

2002 - 2014

Faculdades Integradas Ipitanga

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Graduação e Pós Graduação

Outras informações:
Docente em disciplinas nas áreas de Administração e Assessoria de Relações Públicas, Planejamento em Comunicação, Teoria e Pesquisa de Opinião Pública, Relações Interpessoais, Comunicação e Endomarketing.

2007 - 2013

Faculdades Integradas Ipitanga

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de graduação

Outras informações:
Coordenadora do Curso de graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo

2006 - 2013

Faculdades Integradas Ipitanga

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de graduação

Outras informações:
Coordenadora do Curso de graduação em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas

2003 - 2017

LUZ Comunicação

Vínculo: Diretora, Enquadramento Funcional: Diretora

Outras informações:
Atividades: Assessoria e Consultoria em gestão empresarial com enfoque em Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, Endomarketing, Marketing Educacional, Voluntariado Empresarial e Eventos. Cursos e treinamentos voltados para formação e desenvolvimento dos cidadãos com enfoque em temas relacionados com mobilização social, aperfeiçoamento humano, inserção no mercado de trabalho, comunicação e marketing.

Atividades

  • 10/2003

    Direção e administração, .Cargo ou função, Diretora.

2014 - 2014

Faculdade Regional da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora do curso de Jornalismo, Carga horária: 20

2001 - 2002

PASTORAL DA CRIANÇA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Projeto Criança Viva/Unicef

Outras informações:
Atividades: planejamento, organização, acompanhamento e avaliação dos projetos implementados no Brasil; gerenciamento do processo de aprovação das ações, liberação dos recursos e desenvolvimento das atividades de cada projeto; elaboração e produção de pautas para o Criança Esperança; desenvolvimento das atividades de assessoria de comunicação nacional e internacional

Atividades

  • 01/2001

    Direção e administração, .Cargo ou função, Coordenadora do Projeto Criança Viva - parceria Unicef/Rede Globo.

2005 - 2005

Ceteba - Centro de Ensino e Tec. da Bahia

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora

2005 - 2012

Instituto de Desenvolvimento Empresarial

Vínculo: prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Instrutora de cursos/ palestrante

2009 - 2012

S B I

Vínculo: prestação de serviço, Enquadramento Funcional: tutor presencial

2006 - 2014

UNIDADE BAIANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora do curso de Relações Públicas, Carga horária: 40

2006 - 2014

UNIDADE BAIANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora do curso de Jornalismo, Carga horária: 40

2002 - 2014

UNIDADE BAIANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora titular, Carga horária: 18

2010 - 2012

UNIDADE BAIANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora da pós graduação

Outras informações:
Especialização em Didática para o Ensino Superior, disciplina Relações Interpessoais

Atividades

  • 08/2002 - 02/2014

    Ensino, Relações Públicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução a Relações Públicas, Planejamento em Eventos, Seminários em Relações Públicas, Teoria e Pesquisa de Opinião Pública, Admnistração e Assessoria de Relações Públicas

  • 08/2002 - 02/2014

    Ensino, Jornalismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Planejamento em Comunicação, Teoria e Pesquisa de Opinião Pública, Seminário de Jornalismo

  • 01/2000

    Ensino, Relações Públicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução Relações Públicas

2000 - 2001

Unidades de Ensino de Ciências da Sociedade

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora titular, Carga horária: 4

Atividades

  • 01/2000

    Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Planejamento em Comunicação, Introdução à Comunicação

1998 - 1998

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Comunicação e Design da PROEX

1998 - 2001

Rede de Comunicadores Solidários da Pastoral da Criança/ UNICEF

Vínculo: Coordenadora voluntária, Enquadramento Funcional: Coordenadora voluntária da rede/BA

Outras informações:
Atividades: planejamento, implementação e avaliação das ações de comunicação, instrutora de cursos de capacitação, criação/ aplicação de material educativo.

Atividades

  • 01/1998

    Outras atividades técnico-científicas .Atividade realizada, Coordenadora voluntária da rede no estado da Bahia.

2002 - 2004

Instituto Federal da Bahia

Vínculo: professora substituta, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 8

Atividades

  • 12/2002

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Oficina de Eventos, Comunicação Social, Relações Públicas

2000 - 2000

Projeto FUNDESCOLA/ MEC

Vínculo: Coord Estadual (voluntaria), Enquadramento Funcional: Coordenadora Estadual (atividade voluntária)

Outras informações:
Atividades: implementação e avaliação das ações de comunicação, realização de oficinas de radio jornalismo e educação

Atividades

  • 01/2000

    Outras atividades técnico-científicas .Atividade realizada, Coordenadora Estadual (atividade voluntária).

2019 - 2021

Baiana Business School

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Pós Graduação

Outras informações:
Docente de disciplinas nas áreas de Comunicação, Endomarketing e Responsabilidade Social.

2017 - 2021

FUNCAÇÃO CÉSAR MONTES

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Pós Graduação

Outras informações:
Docente na área de Metodologia Científica e Comunicação.

2019 - 2019

Universidade Católica do Salvador

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Pós Graduação

Outras informações:
Docente em disciplinas nas áreas de Comunicação Empresarial e Endomarketing.

2014 - 2014

Universidade Tiradentes

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Pós Graduação

Outras informações:
Docente em disciplinas nas áreas de Comunicação Empresarial, Endomarketing e Técnicas de Apresentação de Projetos para os Stakeholders.