Jorge Garcia Basso

FORMAÇÃO: Graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (2005), Especialização em Educação: História, Cultura e Sociedade pela Universidade de Taubaté ((2007), Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ((2010), Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016) e Estágio pós-doutoral pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2023). ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Professor Adjunto B, nível II, do Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Brasileira, Campus Malês/BA. Docente do Programa de Mestrado em Estudos de Linguagens: Contextos Lusófonos Brasil-África (MEL) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Tem experiência na docência do ensino fundamental e superior. Trabalhou como artista gráfico, ilustrador e editor na produção de livros didáticos, paradidáticos e infantis. ÁREAS DE PESQUISA: História da Educação; Literatura e História; História dos Intelectuais e da Infância; Ensino de História e das Culturas Afro-Brasileiras; Ensino de Arte e Educação Popular; Educação de Jovens e Adultos. GRUPOS DE PESQUISA: Líder do grupo de Pesquisa Educação, História, Decolonialidade; membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Infância, Cultura, História- GEPICH. CONTATO: jorgebasso@unilab.edu.br; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1027-1985.

Informações coletadas do Lattes em 03/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade

2012 - 2016

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: PROFESSOR AGENOR MIRANDA ROCHA: UM PROFESSOR ENTRE DOIS MUNDOS
Circe Maria Fernandes Bittencourt. Coorientador: José Reginaldo Prandi. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: História da Educação; diversidade cultural; Cultura Afro-Brasileira.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade

2008 - 2010

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: O artesão da palavra: Graciliano Ramos, literatura, educação e resistência
, Ano de Obtenção: 2010.Circe Maria Fernandes Bittencourt.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Graciliano Ramos; Intelectuais da Educação Brasileira; Literatura.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Educação: História, Cultura e Sociedade

2006 - 2007

Universidade de Taubaté
Título: Formação humana no pensamento de Alfonso López Quintás
Orientador: Profº Ms. Silvio dos Santos

Graduação em Pedagogia

2003 - 2005

Universidade de Taubaté

Graduação interrompida em 1993 em História

1986 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Ano de interrupção: 1993

Pós-doutorado

2018 - 2023

Pós-Doutorado. , Programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Let, USP, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Formação complementar

2012 - 2012

Extensão universitária em Francês Instrumental I. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Italiano Instrumental I. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Lê Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação.

Participação em eventos

II Semana de Antropologia.A família de santo nagô baiana: identidade étnica, conhecimentos e educação de matriz africana no Brasil. 2019. (Simpósio).

Seminário de Pesquisa Histórica.A família de santo nagô-kêtu baiana: saberes diaspóricos e educação de matriz africana no Brasil. 2019. (Seminário).

III Semana da Pedagogia: Dimensões Filosóficas e Históricas na Construção de uma educação Afrocentradas e Indígena no Brasil e nos Países da Integração.Lendo canções: a música popular no ensino da cultura afro-brasileira. 2018. (Oficina).

III Semana da Pedagogia: Dimensões Filosóficas e Históricas na Construção de uma educação Afrocentradas e Indígena no Brasil e nos Países da Integração.O desafio interdisciplinar no debate de uma educação de matriz africana e afro-brasileira. 2018. (Encontro).

III Semana da Pedagogia: Dimensões Filosóficas e Históricas na Construção de uma educação Afrocentradas e Indígena no Brasil e nos Países da Integração.Documentário: O jongo na serrinha (debate sobre o documentário). 2018. (Encontro).

III Semana da Pedagogia: Dimensões Filosóficas e Históricas na Construção de uma educação Afrocentradas e Indígena no Brasil e nos Países da Integração.Documentário: Pierre Verger - um mensageiro entre dois mundos (debate sobre o documentário). 2018. (Encontro).

III Semana Internacional de Letras da Unilab.A literatura infantil, infanto-juvenil e o ensino da cultura afro-brasileira. 2018. (Oficina).

III SEMINÁRIO INTERNACIONAL: Educação e Cultura, Resistências e Identidades em Movimento na América Latina.A família de santo nagô: território de saberes diaspóricos e de uma educação de matriz africana no Brasil. 2018. (Seminário).

I Semana do BHU: ?Educação Indisciplinar, Formação Interdisciplinar?.Lendo canções: a música popular no ensino da cultura afro-brasileira. 2018. (Oficina).

Colóquio Agenor Miranda Rocha.Pai Agenor Miranda e a a sua época. 2017. (Simpósio).

I Colóquio Internacional sobre História do Livro, da Leitura e das Bibliotecaso. 2016. (Outra).

IV Seminário de Pesquisa e Integração - EHPS.Agenor Miranda Rocha: um professor entre dois mundos. 2016. (Seminário).

IV Seminário de Pesquisa e Integração - EHPS. 2016. (Seminário).

IX Encontro maranhense de História da Educação. 2016. (Encontro).

IX Encontro Maranhense de História da Educação.A infância e a formação afro-brasileira de Agenor Miranda Rocha. 2016. (Encontro).

11º Encontro de Pesquisa em Educação de Região Sudeste.Agenor Miranda Rocha: professor e sacerdote da tradição Nagô-Kêtu no Brasil. 2014. (Encontro).

11º Encontro de Pesquisa em Educação de Região Sudeste. 2014. (Encontro).

III Encontro do grupo de pesquisa "Intelectuais da educação brasileira: formação, ideias e ações". 2014. (Encontro).

VII Simpósio Nacional de História Cultural: Escritas, Circulação, Leituras e Recepção.Agenor Miranda Rocha: A trajetória do professor e sacerdote das tradições religiosas afro-brasileiras. 2014. (Seminário).

VII Simpósio Nacional de História Cultural: Escritas, Circulação, Leituras e Recepção. 2014. (Simpósio).

V Seminário Internacional EHPS- Educação e regimes ditatoriais - 50 anos do Golpe Militar no Brasil. 2014. (Seminário).

XXII Encontro Estadual de História - ANPUH-SP.AGENOR MIRANDA ROCHA: PROFESSOR E SACERDOTE DAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS AFRO-BRASILEIRAS. 2014. (Encontro).

XXII Encontro Estadual de História - ANPUH-SP. 2014. (Encontro).

Congresso Internacional de Ciências, Tecnologia e Desenvolvimento. Interpretações de Brasil: leituras e leitores da diversidade cultural brasileira. 2013. (Congresso).

Congresso Internacional de Ciências, Tecnologia e Desenvolvimento. Interpretações de Brasil: leituras e leitores da diversidade cultural. 2013. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de História da Educação/SBHE. Infância de Graciliano Ramos: Educação pela pedra na "civilização do couro". 2013. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de História da Educação/SBHE. 2013. (Congresso).

Cultura visual y educación: debates en torno a la pedagogia de las imágenes. 2008. (Seminário).

I Encontro de pesquisadores em educação: História, Política, Sociedade. 2008. (Seminário).

I Encontro de Pesquisadores em Educação: História, Política, Sociedade da PUC-SP.Literatura, educação e identidade nacional: o projeto editorial de Monteiro Lobato e a trajetória intelectual de Graciliano Ramos. 2008. (Encontro).

III Seminário Internacional: Escola e Cultura. 2008. (Seminário).

X Mostra de Pesquisa em Educação do PEPGE-EHPS/PUC-SP.Literatura, educação e identidade nacional: o projeto educacional de Monteiro Lobato e a trajetória intelectual de Graciliano Ramos. 2008. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Guilherme Yabiku Soto

BASSO, Jorge Garcia;BASSO, J. G.. PEDAGOGIA ESPÍRITA E EDUCAÇÃO: A TRAJETÓRIA DO JORNALISTA JOSÉ HERCULANO PIRES (1948-1976). 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Guilherme Yabiku Soto

GONÇALVES, M. C.; CHIOZZINI, D. F.;BASSO, J. G.. José Herculano Pires: Jornalista e intelectual da educação espírita (1948-1974). 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ana Paula Ricardo Rosa

GONÇALVES, M. C. Mauro Castilho Gonçalves;BASSO, J. G.. Os livros de matrículas das escolas rurais de Taubaté (1887-1905): os motivos da exclusão dos alunos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: História, Cultura e Sociedade) - Universidade de Taubaté.

Aluno: Maria Cecilia da Cunha Santos

BASSO, J. G.; PIMENTA, C. A. M.. Florestan Fernandes como um intelectual da educação: uma análise de seus escritos nas décadas de 1950 e 1960. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: História, Cultura e Sociedade) - Universidade de Taubaté.

Aluno: Rogério Luiz Gomes

BASSO, J. G.; Gonçalves. M.C.; Alcanfor, L.R.. Monteiro Lobato: um sonhador visionário. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: História, Cultura e Sociedade) - Universidade de Taubaté.

Aluno: Vinicius Panazzolo

GONÇALVES, M. C. Mauro Castilho Gonçalves;BASSO, J. G.. Jarbas Passarinho: o intelectual orgânico da ditadura militar (1970 - 1974). 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: História, Cultura e Sociedade) - Universidade de Taubaté.

Aluno: Gabriel Ilário Lopes

GONÇALVES, M. C. Mauro Castilho Gonçalves;BASSO, J. G.. Os docentes e o ginásio: os professores fundadores do gymnasio do estado em Taubaté - SP e o processo de especialização da função educativa. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: História, Cultura e Sociedade) - Universidade de Taubaté.

Aluno: JOSÉ OTAVIO MARCONDES

SANTOS, Sílvio dos;BASSO, J. G.. A função da escola no mundo contemporâneo. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: História, Cultura e Sociedade) - Universidade de Taubaté.

Aluno: MARTA CRISTINA BISPO DA CONCEIÇÃO

BASSO, J. G.; ALCANFOR, L. R.; MATTIOLI, E. A. K.. A PEDAGOGIA DO EVENTO: UMA ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO EM ALUSÃO A DATA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: VANESSA SANTOS SANTANA OLIVEIRA

BASSO, J. G.; Alcanfor, L.R.; SANTOS, J. B.. O PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR DO MST: UMA VIVÊNCIA NO ASSENTAMENTO ELDORADO EM SANTO AMARO-BA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: LEILA INGRID PEREIRA SANTOS DA SILVA

BASSO, J. G.. EDUCAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA ANTIRRACISTA: EXPERIÊNCIAS DO PIBID E DO PRP EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM SÃO FRANCISCO DO CONDE- BAHIA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: LEILA INGRID PEREIRA SANTOS DA SILVA

BASSO, J. G.; ALCANFOR, L. R.; ALMEIDA, C. V. A.. Educação e práticas pedagógicas antirracistas: experiências do PIBID e PRP em uma escola municipal de São Francisco do Conde. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: MANUELA SANTOS ARAÚJO

BASSO, J. G.. O poder feminino nas práticas formativas do candomblé: um relato de experiência. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Paulo Jorge Moreira Pereira

BASSO, JORGE GARCIA; ALCANFOR, L. R.; LIMA, J. D. S.. A história e a política de educação infantil em Guiné-Bissau. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: PAULO JORGE MORREIRA PEREIRA

Alcanfor, L.R.; LIMA, J. D. S.;BASSO, J. G.. A HISTÓRIA E A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM GUINÉ BISSAU. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Antônio Flávio Maciel de Souza Junior

BASSO, J. G.; ALCANFOR, L. R.; RAMOS, J. F. P.. AFRODITA: Arte educação no desenvolvimento infantil despertados pela extensão universitária. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Luisa Pinto Semedo

BASSO, J. G.; ALCANFOR, L. R.; NUNES, M. D. F.. Educação infantil na Guiné-Bissau: Observação e práticas no Jardim Infantil Despertar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Maria Audercyane Alves da Silva

BASSO, J. G.; ALCANFOR, L. R.; BERNARDO, C. M. C.. O combate ao racismo nos processos do cuidar, educar e brincar na educação infantil. Uma análise da Coleção Percepções da diferença: Negros e Brancos na Escola.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: MARIA ROZILEIA DA SILVA BEZERRA

BASSO, J. G.; Alcanfor, L.R.; RAMOS, J. F. P.. As práticas de alfabetização e letramento no município de Redenção-CE a partir da coleção: Descobrir e Aprender-Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Nayara dos Santos Alixandre

BASSO, J. G.; Alcanfor, L.R.; SILVA, R. R.. As brincadeiras nas aulas de matemática na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Amanda Patrizia De Lima Silva

BASSO, J. G.; Alcanfor, L.R.; SILVA, R. R.. A cultura lúdica a partir das práticas desenvolvidas nos centros de educação infantil de Redenção-CE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Chistiane Maria Alves Moreira; Isis Araújo Barbosa

PACHECO, Márcia Maria Dias Reis; SANTOS, Sílvio dos;BASSO, J. G.. A inserção de alunos indígenas na rede de ensino regular no município de Ubatuba. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Taubaté.

Aluno: Sofia Lara Todão Szenczi

GONÇALVES, M. C.;BASSO, J. G.; EUGENIO, C. A.. Operação Ubatuba (1965): o projeto de desenvolvimento pela educação de Ciccilio Matarazzo.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Taubaté.

Orientou

ALLAN MATOS DA SILVA

UMA IMERSÃO NA EFETIVAÇÃO DA LEI 10; 639/03 NO MUNICÍPIO DE LAURO DE FREITAS-BA, ESPECIALMENTE NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO NAS PROXIMIDADES DO QUILOMBO DE QUINGOMA; Início: 2026; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos de Linguagens: Contextos Lusófonos Brasil-África) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; (Orientador);

TATIANE ROSA DE MENEZES BISPO

O potencial das narrativas como recurso pedagógico e de autoafirmação dos estudantes da EJA; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos de Linguagens: Contextos Lusófonos Brasil-África) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; (Orientador);

MÁRCIA BARBOSA MARIÑO

Narrativas sobre as práticas sociais de letramento na educação de jovens e adultos no município de São Francisco do Conde; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos de Linguagens: Contextos Lusófonos Brasil-África) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; (Orientador);

Vinicius Panazzolo

Jarbas Passarinho: O intelectual orgânico da ditadura militar (1970-1974); 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: História, Cultura e Sociedade) - Universidade de Taubaté; Orientador: Jorge Garcia Basso;

Maria Cecilia da Cunha Santos

Florestan Fernandes como um intelectual da educação: uma análise de seus escritos nas décadas de 1950 e 1960; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: História, Cultura e Sociedade) - Universidade de Taubaté; Orientador: Jorge Garcia Basso;

Rogério Luiz Gomes

Monteiro Lobato: um sonhador visionário; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação: História, Cultura e Sociedade) - Universidade de Taubaté; Orientador: Jorge Garcia Basso;

ELANE SOUZA TOURINHO TRINDADE

As memórias dos alunos e professores do Programa Brasil Alfabetizado no distrito de Acupe, Santo Amaro-BA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jorge Garcia Basso;

TAÍSE MOTA DOS ANJOS

Comunidade Nova Conquista, zona rural do município de Santo Amaro-BA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jorge Garcia Basso;

JOELMA OLIVEIRA DE JESUS

A concepção de amorosidade na pedagogia proposta por Paulo Freire; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jorge Garcia Basso;

Fábio Luis dos Santos Machado

Baiaco e Osmar: dois ídolos negros de São Francisco do Conde; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jorge Garcia Basso;

Ana Caroline Bastos de Oliveira

A imagem do outro na fotografia de José Medeiros; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jorge Garcia Basso;

BRUNA KARINE SANTOS COSTA

Dona Edith do Prato, sambadeira e educadora popular do Recôncavo Baiano; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jorge Garcia Basso;

LUCINEA DOS SANTOS

Educação e mudança em Paulo Freire; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jorge Garcia Basso;

Natália Maria Gomes

Alfabetização de adultos como ação cultural na pedagogia de Paulo Freire; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jorge Garcia Basso;

GILVANETE SOUZA DE JESUS

Educação de Jovens e Adultos: memórias de adultos/idosos em suas trajetórias na comunidade quilombola Renascimento dos Negros - Iraquara - Chapada Diamantina; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jorge Garcia Basso;

Isabela Sacramento dos Santos

A concepção de literacia no caderno da política Nacional de Alfabetização (PNA); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jorge Garcia Basso;

MANUELA SANTOS ARAÚJO

A iniciação feminina no candomblé como instrumento de educação identitária: a mulher negra em busca da sua ancesetralidade; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jorge Garcia Basso;

Produções bibliográficas

  • BASSO, J. G. ; Alcanfor, L.R. . Ensino de História, Literatura e Memória. CAPOEIRA - REVISTA DE HUMANIDADES E LETRAS , v. 1, p. 339-367, 2024.

  • Alcanfor, L.R. ; BASSO, J. G. . MESTRE DIDI E A CARTILHA NAGÔ DE UM ARTISTA NEGRO BAIANO. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44613 , v. 29, p. 01-28, 2024.

  • BASSO, JORGE GARCIA . O axé de antigos Itãns como literatura. Estudos Afro-Brasileiros , v. 3, p. 503-518, 2023.

  • ALCANFOR, LUCILENE REZENDE ; BASSO, JORGE GARCIA . Infância, Identidade Étnica e Conhecimentos de Matriz Africana na Escola. EDucação e Realidade Edição eletrônica , v. 44, p. 1-20, 2019.

  • BASSO, J. G. ; ALCANFOR, L. R. . Experiências em ensino, pesquisa e extensão na Unilab: caminhos e perspectivas. 1. ed. Fortaleza: Imprece, 2018. v. 3. 502p .

  • BASSO, J. G. . A Infância e a formação afro-brasileira de Agenor Miranda Rocha. In: IX Encontro Maranhense de História da Educação, 2016, São Luis/MA. Leitura, alfabetização e letramento na História da Educação, 2016.

  • BASSO, J. G. . Agenor Miranda Rocha: professor e sacerdote da tradição nagô-kêtu no Brasil. In: 11º Encontro de Pesquisa em Educação de Região Sudeste, 2014, São João del-Rei. Culturas, Políticas e Práticas Educacionias e suas relações com a Pesquisa, 2014. p. 01-09.

  • BASSO, J. G. . Agenor Miranda Rocha: a trajetória do professor e sacerdote das tradições religiosas afro-brasileiras. In: VII Simpósio Nacional de História Cultural: Escritas, Circulação, Leituras e Recepção, 2014, São Paulo. VII Simpósio Nacional de História Cultural: Escritas, Circulação, Leituras e Recepção, 2014. v. 01. p. 1-9.

  • BASSO, J. G. . Agenor Miranda Rocha: professor e sacerdote das tradições religiosas afro-brasileiras. In: XXII Encontro Estadual de História - ANPUH-SP, 2014, Santos. História: da produção ao espaço público, 2014.

  • BASSO, J. G. . Infância de Graciliano Ramos: educação pela pedra na ?civilização do couro?. In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013, Cuiabá. Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil, 2013. p. 1-15.

  • BASSO, J. G. . O artesão da palavra: Graciliano Ramos, literatura e educação na era Vargas. In: X Mostra de Pós-Graduação, 2009, Taubaté. Indissociabilidade:Ensino, Pesquisa, Extensão, 2009. p. 1-7.

  • BASSO, J. G. . O artesão da palavra: Graciliano Ramos, literatura e educação na era Vargas. In: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana, 2009, Rio de Janeiro. Educação, Autonomia e Identidade na América Latina, 2009. p. 1-13.

  • BASSO, J. G. . A infância e a formação afro-brasileira de Agenor Miranda Rocha. In: IX Encontro Maranhense de História da Educação, 2016, São Luis/MA. Leitura, alfabetização e letramento na História da Educação, 2016.

  • BASSO, J. G. . Agenor Miranda Rocha: a trajetória do professor e sacerdote das tradições religiosas afro-brasileiras. In: VII Simpósio Nacional de História Cultural: Escritas, Circulação, Leituras e Recepção, 2014, São Paulo. VII Simpósio Nacional de História Cultural: Escritas, Circulação, Leituras e Recepção, 2014. p. 379-380.

  • BASSO, J. G. . Agenor Miranda Rocha: professor e sacerdote das tradições religiosas afro-brasileiras. In: XXII Encontro Estadual de História, 2014, Santos. História da produção ao espaço público, 2014.

  • BASSO, J. G. . Infância de Graciliano Ramos: educação pela pedra na ?civilização do couro?. In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013, Cuiabá. Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil, 2013. p. 995-996.

  • BASSO, J. G. ; ALCANFOR, L. R. . A CARTILHA NAGÔ DE MESTRE DIDI: UM ARTISTA EDUCADOR NEGRO BAIANO. Revista Educação em Foco , 2024.

  • BASSO, J. G. ; ALCANFOR, L. R. . ENSINO DE HISTÓRIA, LITERATURA E MEMÓRIA. CAPOEIRA - REVISTA DE HUMANIDADES E LETRAS , 2024.

  • BASSO, J. G. . O desafio interdisciplinar no debate de uma educação de matriz africana e afro-brasileira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BASSO, J. G. . Dimensões Filosóficas e Históricas na Construção de uma educação Afrocentrada e Indígena no Brasil e nos Países da Integração, com o tema: O desafio Interdisciplinar no Debate de Uma Educação de Matriz Africana e Afro-brasileira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASSO, J. G. . A importância do brincar na educação infantil: a criança, o conhecimento e a escola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BASSO, Jorge Garcia ; BASSO, J. G. . Pai Agenor Miranda e a sua época. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BASSO, J. G. . Agenor Miranda Rocha: um professor entre dois mundos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BASSO, J. G. . A infância e a formação afro-brasileira de Agenor Miranda Rocha. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASSO, J. G. . Agenor Miranda Rocha: professor e sacerdote das tradições religiosas afro-brasileiras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASSO, Jorge Garcia ; BASSO, J. G. . Agenor Miranda Rocha:professore e sacerdote da tradição nagô-kêtu no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASSO, J. G. . Agenor Miranda Rocha: a trajetória do professor e sacerdote das tradições religiosas afro-brasileiras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASSO, J. G. . Infância de Graciliano Ramos: educação pela pedra na 'civilização do couro'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASSO, J. G. ; Alcanfor, L.R. . Interpretações do Brasil: leituras e leitores da diversidade cultural brasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BASSO, J. G. . O artesão da palavra: Graciliano Ramos, literatura e educação na era Vargas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASSO, J. G. ; Alcanfor, L.R. . Literatura,Educação e Identidade Nacional:o projeto educacional de Monteiro Lobato e a trajetória intelectual de Graciliano Ramos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASSO, J. G. . A formação humana no pensamento de Alfonso López Quintás. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

BASSO, J. G. ; ALCANFOR, L. R. . Literatura infantil e descolonialidade. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BASSO, J. G. . Oficina de máscaras africanas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BASSO, J. G. . As crianças no candomblé. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BASSO, J. G. . A importância do brincar na educação Infantil: A criança, o conhecimento e a escola.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BASSO, J. G. . O ensino de história da África, da cultura afro-brasileira e indígena, desafios e possibilidades.. 2013. .

BASSO, J. G. . Ensino religioso na educação brasileira. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BASSO, J. G. . Ensino religioso na educação brasileira. 2012. .

BASSO, J. G. . Ubatuba - O lugar em que vivemos - Geografia e Ciências Ambientais - vol. 2. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro didático).

BASSO, J. G. . Ubatuba o lugar em que vivemos -Geografia e Ciências Ambientais - vol.2. 2012. (Editoração/Livro).

BASSO, J. G. . Literatura, escola, formação integral e humana:Um diálogo fundamentado no pensamento de Alfonso López Quintás. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BASSO, J. G. . Ubatuba o lugar em que vivemos - história e cultura caiçara - vol.1. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro didático).

BASSO, J. G. . Ubatuba o lugar em que vivemos - história e cultura caiçara - vol.1. 2008. (Editoração/Livro).

BASSO, J. G. ; GIL, J. . Educação Municipal: experiências de políticas democráticas. 2004. (Editoração/Livro).

Pellegrini, S.B. ; BASSO, J. G. . Brecheret esculpindo o tempo. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - livro didático).

BASSO, J. G. . Revista Veja. 1990. (Editoração/Periódico).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: EPISTEMOLOGIAS DECOLONIAIS, PEDAGOGIAS ANCESTRAIS E PRÁTICAS ESCOLARES, Descrição: O projeto de pesquisa visa a formação de um grupo de estudos e desenvolvimento de pesquisas no campo da história da educação, centrado em temas educacionais pertinentes às culturas dos países da integração da lusofonia afro-brasileira. Ancorado num referencial teórico-metodológico da História, da Antropologia e da Sociologia, a proposta tem como objetivo fomentar estudos decoloniais relativos aos países lusófonos, com o propósito de reunir pesquisas interdisciplinares nas seguintes linhas de pesquisa: 1. (História, Memória e Educação) - abrigando estudos que busquem discutir as representações de infâncias nas culturas africanas lusófonas, afro-brasileiras e indígenas; a instrução/escolarização de escravizados e libertos, no período colonial e imperial no Brasil (1500-1889), e da população negra no período republicano; trajetórias de vidas de educadores e instituições escolares. 2. (Epistemologias Decoloniais, Pedagogias Ancestrais e Educação Popular) - reunindo pesquisas relativas às epistemologias extra ocidentais presentes em comunidades tradicionais africanas, afro-diaspóricas e indígenas, como territórios educacionais não escolares, que desenvolveram ao longo da história, formas particulares de circulação de conhecimentos entre as gerações e práticas de ensino específicas. Estudos que terão como foco investigativo experiências pedagógicas ancestrais, bem como processos formativos populares construídos e mantidos fora do sistema escolar. 3. (Práticas Escolares e Decolonialidade) acolhendo estudos voltados à análise das práticas escolares cotidianas, do desenvolvimento efetivo do currículo, da construção do conhecimento escolar, relacionados com o ensino das culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas, desenvolvidas nos sistemas de ensino dos países lusófonos, bem como das interações entre alunos e professores em suas relações de poder no interior da escola. Pesquisas referenciadas no campo da história das práticas escolares, dos livros e materiais didáticos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jorge Garcia Basso - Coordenador / ALCANFOR, LUCILENE REZENDE - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB - BA. , Av. Juvenal Eugênio de Queiroz - s/n, Baixa Fria, 43900000 - São Francisco do Conde, BA - Brasil, Telefone: (71) 36518250

Experiência profissional

2020 - Atual

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 07/2025

    Ensino, Humanidades, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NOS PAÍSES DA INTEGRAÇÃO

  • 08/2024

    Ensino, Mestrado em Estudos de Linguagens: Contextos Lusófonos Brasil-África, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, TÓPICOS EM LITERATURA AFRO-BRASILEIRA, FORMAÇÃO DE LEITORES, LITERATURA INFANTIL E INFANTO-JUVENIL EM CONTEXTOS ESCOLARES, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO NUMA PERSPECTIVA DECOLONIAL EM LÍNGUA, LEITURA E LITERATURA

  • 08/2024

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UNILAB - BA.Cargo ou função, Membro do Colegiado de curso do Mestrado em Estudos de Linguagens: Contextos Lusófonos Brasil-África - Campus dos Malês-BA..

  • 04/2024

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UNILAB - BA.Cargo ou função, Membro da Comissão de elaboração e implementação do projeto do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Educação e Processos Educativos em África e suas Diásporas no Campus dos Malês em São Francisco do Conde no Estado da Bahia..

  • 12/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UNILAB - BA.Cargo ou função, Membro do Colegiado de Pedadogia.

  • 12/2020 - 12/2025

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ESTÁGIO SUPERVISIONADO 4: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA

  • 06/2025 - 07/2025

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, USO PEDAGÓGICO DE MITOS E CONTOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS

  • 12/2023 - 05/2024

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ARTE AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO NOS PAÍSES DA INTEGRAÇÃO

  • 01/2021 - 05/2024

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ENSINO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS PAÍSES DA INTEGRAÇÃO DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA

  • 08/2023 - 11/2023

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, FUNDAMENTOS DA GESTÃO EDUCACIONAL NOS PAÍSES DA INTEGRAÇÃO, DIDÁTICA NOS PAÍSES DA INTEGRAÇÃO

  • 03/2023 - 07/2023

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, FILOSOFIA DA ANCESTRALIDADE E EDUCAÇÃO, USO PEDAGÓGICO DE MITOS E CONTOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS

  • 03/2023 - 07/2023

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, FILOSOFIA DA ANCESTRALIDADE E EDUCAÇÃO

  • 09/2022 - 12/2022

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NOS PAÍSES DA INTEGRAÇÃO

  • 04/2022 - 08/2022

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E PRÁTICOS DO SAMBA E CAPOEIRA

  • 10/2021 - 02/2022

    Ensino, Humanidades, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES II

  • 01/2021 - 04/2021

    Ensino, Humanidades, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA NA PERSPECTIVA DA DESCOLONIZAÇÃO DO SABER

  • 02/2018 - 02/2019

    Extensão universitária , UNILAB - CE.Atividade de extensão realizada, Desenvolvimento de cursos de curta duração e atividade de ensino.

2014 - 2016

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento - CNPq

Outras informações:
Membro do grupo de pesquisa "Processos de escolarização, desigualdades sociais e diversidade cultural". Este Grupo de Pesquisa envolve permanentemente pesquisadores e estudantes da PUC/SP e UEL bem como outras instituições e pesquisadores nacionais e internacionais, especialmente por meio de intercâmbios de pesquisa e de estágios de doutorado sanduíche. Os membros do Grupo mantêm intercâmbio com Universidades estrangeiras (Universidade de Lisboa, de Santiago de Compostela, de Buenos Aires, entre outras) IES nacionais, com destaque para a USP, UNIFESP, UNITAL, UNESP, UFSC, UFMS; têm apresentado trabalhos e participado em comitês científicos e organizacionais de eventos nacionais e internacionais; participam em conselhos editoriais ou são pareceristas ad-hoc de periódicos como Cadernos de Pesquisa (FCC), Currículo sem Fronteiras e Revista Brasileira de Educação Especial e Revista Brasileira de Educação/ANPEd; prestam assessorias e consultorias a órgãos e instituições como o MEC, SE/PMSP, CAPES, CNPq, FAPESP, FAPESB, Fundação Ford, FACITEC-ES, SBPC.

2014 - 2016

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento - CNPq

Outras informações:
Membro do grupo de pesquisa "História das instituições e dos intelectuais da educação brasileira", na linha de pesquisa "Sujeitos, produções, circulação de ideias e práticas" investiga a história de instituições educativas e o itinerário de formação e atuação de intelectuais que elaboraram ideias e ações relacionadas ao campo da educação brasileira, particularmente no período que se estendeu desde a proclamação da república até a fase contemporânea, contexto da grande expansão da rede de ensino no Brasil. Analisa, a partir das determinações históricas, experiências e realizações promovidas por instituições educativas e culturais que se ocuparam em desenvolver ações conjugadas à formação de sujeitos e grupos em diferentes contextos e conjunturas. Serão examinadas trajetórias de intelectuais que não só se destacaram por suas ideias, ações e publicações, mas, igualmente, sujeitos cuja atuação influenciou, de algum modo, a constituição do campo da educação escolar no Brasil.

2012 - 2016

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento-CNPq, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisa de doutorado:Este é um estudo da trajetória de formação e das experiências de Agenor Miranda Rocha como professor de Língua e Literatura Portuguesa, no Colégio Pedro II do Rio de Janeiro, entre as décadas de 1930 e 1960, e como sacerdote - oluô e olossãe - das tradições religiosas nagô-kêtu, no Brasil. A pesquisa baseia-se em documentos que registram suas memórias, em depoimentos de pessoas que com ele conviveram e no acervo particular do professor e sacerdote parcialmente conservado na casa onde residiu nos últimos anos de sua vida. É uma pesquisa orientada pelo método indiciário de Carlo Ginzburg, que reconstrói aspectos de seu itinerário de vida, formação e diversidade de experiências. Na construção da pesquisa, procurou-se esmiuçar e reconstituir as redes de sociabilidade e os contextos em que o professor e sacerdote descreve os seus movimentos, evidenciando um dos principais pressupostos da pesquisa, a de que os sujeitos se constituem no embate das práticas sociais, considerando-se as relações a que estão atados, as ações que promovem, as que são herdadas, todas elas dinâmicas e contraditórias, como indica E. P. Thompson. Por meio do estudo da trajetória de Agenor Miranda Rocha, foi possível identificar, em uma microescala, as sobrevivências e as práticas de formação e transmissão de conhecimentos de matriz africana presentes nas comunidades de candomblé nagô-kêtu, como redutos dos saberes e da memória afro-brasileira. A partir da análise da experiência desse professor e sacerdote, é possível acompanhar a articulação entre o escrito e o oral, o dominante e o subordinado, revelando mecanismos de circularidade cultural presentes em sua trajetória.

2008 - 2010

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento - CNPq, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisa de mestrado: A pesquisa investiga o percurso profissional de Graciliano Ramos como literato e funcionário público da educação, constitui-se no objeto de investigação desta pesquisa. O corpus documental é composto de correspondências referentes à rede de sociabilidade que o envolveu em sua atuação profissional; suas obras literárias memorialistas Infância (1945) registros pertinentes ao período de sua infância e sua relação com os primeiros anos de instrução; Memórias do Cárcere (1953) referente ao período de sua trajetória como preso político e funcionário público; Pequena História da República (1962) sátira política numa linguagem didática destinada à criança, representação histórico-literária que analisa e interpreta o período entre a proclamação da República (1889) e a Revolução de 1930; uma série de artigos e crônicas publicados em vários órgãos de imprensa, entre 1915 e 1953, e documentos oficiais. Esse estudo tem o paradigma indiciário de Carlo Ginzburg como referência. A análise da micro-história é tomada aqui, procurando numa escala reduzida, e no estudo intensivo do material documental atingir uma reconstituição do privado, do pessoal e do vivido. Os textos literários tomados como fontes nessa pesquisa têm o objetivo de situar Graciliano Ramos nos contextos, entre as décadas de 1930 e 1940, examinando indícios e sinais que revelam posições políticas e educacionais registrada em sua produção memorialista e infantil, entrecruzada com o conjunto do corpus documental, para uma análise da sua atuação no campo da educação.

Atividades

  • 06/2014 - 09/2016

    Pesquisa e desenvolvimento, Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP.Linhas de pesquisa

  • 11/2014 - 03/2016

    Pesquisa e desenvolvimento, Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP.Linhas de pesquisa

2011 - 2013

Universidade de Taubaté

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor - Pedagogia Graduação EAD, Carga horária: 20

Outras informações:
Admitido via processo seletivo pela Portaria R-Nº 548/2011 para ministrar aulas no curso de Pedagogia, Ensino presencial e à Distância na disciplina: Gestão Educacional II

2011 - 2011

Universidade de Taubaté

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 25

Outras informações:
Atuação no curso de especialização Educação: História, cultura e sociedade. Disciplina ministrada. Intelectuais da Educação do Brasil Republicano

2010 - 2010

Universidade de Taubaté

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 10

Outras informações:
Atuação no curso de especialização Educação: História, cultura e sociedade. Disciplina ministrada: Intelectuais da Educação do Brasil Republicano

2007 - 2008

Universidade de Taubaté

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Graduação - Pedagogia, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplinas ministradas: História da Educação I História da Educação II Orientação Educacional Sociologia da Educação I Tecnologias Educacionais

2007 - 2007

Universidade de Taubaté

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Auxiliar Docente, Carga horária: 20

Outras informações:
Admitido em caráter temporário e emergencial por meio de processo seletivo para Auxiliar Docente, conforme Portaria R-Nº 103/2007, no curso de Educação Física - Licenciatura, disciplinas vinculadas ao Departamento de Pedagogia. Disciplinas ministradas: Gestão Educacional História das Políticas Educacionais

Atividades

  • 05/2011 - 01/2013

    Ensino, Pedagogia EAD, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão Educacional II

  • 03/2011 - 12/2011

    Ensino, Educação: História, Cultura e Sociedade, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Intelectuais da Educação do Brasil Republicano

  • 03/2010 - 11/2010

    Ensino, Educação: História, Cultura e Sociedade, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Intelectuais da Educação do Brasil Republicano

  • 06/2007 - 07/2008

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História da Educação I, História da Educação II, Orientação Educacional, Sociologia da Educação I, Tecnologias Educacionais

  • 03/2007 - 06/2007

    Ensino, Educação Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Gestão Educacional, História e Políticas Educacionais

2016 - 2016

Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental, Carga horária: 25

Outras informações:
Aprovado em 1º lugar no Processo Seletivo Simplificado de Títulos em caráter de urgência, edital 004/2016-SME.

2011 - 2012

Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto de Ensino Fundamental, Carga horária: 25

2011 - 2012

Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Assessoria Pedagógica, Editorial e de Arte, Carga horária: 10

Outras informações:
Desenvolvimento de material didático para a Educação de Jovens e Adultos: Ubatuba o lugar em que vivemos -Geografia e Ciências Ambientais - vol.2 - ISBN 978-85-62299-001 Obra coletiva que contou com a participação de vários educadores municipais junto à secretaria municipal de Ubatuba. Minha atuação compreendeu coordenação editorial, desenvolvimento do projeto gráfico do livro, pesquisa iconográfica e editoração eletrônica.O projeto foi financiado pelo Ministério da Educação-MEC, SECAD - Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, dentro do Programa de Educação de Jovens e Adultos.

2007 - 2008

Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Assessoria Pedagógica, Editorial e de Arte, Carga horária: 10

Outras informações:
Desenvolvimento de material didático para a Educação de Jovens e Adultos: Ubatuba o lugar em que vivemos - história e cultura caiçara - vol.1 - ISBN 978-85-62299-001 Obra coletiva que contou com a participação de vários educadores municipais junto à secretaria municipal de Ubatuba. Minha atuação compreendeu coordenação editorial, desenvolvimento do projeto gráfico do livro, pesquisa iconográfica e editoração eletrônica.O projeto foi financiado pelo Ministério da Educação-MEC, SECAD - Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, dentro do Programa de Educação de Jovens e Adultos.

Atividades

  • 06/2016

    Ensino,Disciplinas ministradas, Professor de ensino fundamental na EM Profª Olga Ribas de Andrade Gil

  • 07/2013 - 07/2013

    Serviços técnicos especializados , Prefeitura Municipal de Ubatuba.Serviço realizado, Curso de formação para os professores da rede municipal de Ubatuba na XV Semana de Educação: O ensino de história da África, da cultura afro-brasileira e indígena, desafios e possibilidades.

  • 04/2011 - 03/2012

    Ensino,Disciplinas ministradas, Professor das séries iniciais do ensino fundamental

  • 04/2011 - 03/2012

    Serviços técnicos especializados , Prefeitura Municipal de Ubatuba.Serviço realizado, Desenvolvimento de material didático para a Educação de Jovens e Adultos:MEC/SECAD/EJA.

  • 08/2007 - 05/2008

    Serviços técnicos especializados , Prefeitura Municipal de Ubatuba.Serviço realizado, Desenvolvimento de material didático para Educação de Jovens e Adultos - MEC/SECAD/EJA.

2012 - 2012

Prefeitura Municipal de Caraguatatuba

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Formação de professores, Carga horária: 80

Outras informações:
Curso de educação continuada sobre o "Ensino religioso na educação brasileira", ministrado aos professores de História e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Caraguatatuba.

Atividades

  • 03/2012 - 08/2012

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba.Serviço realizado, Educação continuada: "Ensino religioso na educação brasileira".

2004 - 2007

Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba

Vínculo: Cargo comissionado, Enquadramento Funcional: Chefe do setor de Cursos, Eventos e Oficina, Carga horária: 40

1993 - 1999

Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Chefe do setor de Cursos, Eventos e Oficina, Carga horária: 40

Atividades

  • 07/2004 - 08/2007

    Serviços técnicos especializados , Fundart.Serviço realizado, Criação gráfica e desenvolvimento de projetos e oficinas culturais.

  • 11/1993 - 11/1999

    Serviços técnicos especializados , Fundart.Serviço realizado, Desenvolvimento de projetos e criação gráfica.

1996 - 2004

Editora Estação Palavra

Vínculo: Sócio-proprietário, Enquadramento Funcional: Editor, Carga horária: 40

Outras informações:
Edição Editoração de Arte Pesquisa Iconográfica Desenvolvimento de material didático

Atividades

  • 03/1996 - 12/2004

    Direção e administração, Estação Palavra Editora e Distribuidora Ltda - ME.Cargo ou função, Editor.

1984 - 1993

Craft Stúdio de Arte

Vínculo: Sócio-proprietário, Enquadramento Funcional: Editor de Arte, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/1984 - 08/1993

    Direção e administração, Craft.Cargo ou função, Ilustração e editoria de arte.