Bruno Soares Mosso

Possui graduação em Engenharia de Minas e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (2015). Atualmente trabalha com consultoria mineral. Já atuou como engenheiro de minas na RMB Manganês (1 ano) e na área de geoprocessamento na Coopercau - COOPERATIVA DE REFLORESTAMENTO E BIOENERGIA DA AMAZÔNIA. Durante a graduação, atuou como bolsista de monitoria na matéria de Metalurgia Extrativa, durante 10 meses e como voluntário no projeto de pesquisa em aglomeração e lixiviação de finos com o professor coordenador Dr Reginaldo Saboia de Paiva durante 10 meses no ano de 2014.

Informações coletadas do Lattes em 02/06/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia de Minas e Meio Ambiente

2010 - 2015

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Título: MetalLix: SOFTWARE PARA DESKTOP DIRECIONADO AO CONTROLE DA OPERAÇÃO DE LIXIVIAÇÃO.
Orientador: Manoel Ferreira Nunes

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2008

Escola Estadual de Ensino Médio Papa Paulo VI

Formação complementar

2019 -

Lean Six Sigma - Green Belt. (Carga horária: 60h). , Escola EDTI, EDTI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas / Subárea: Tratamento de Minérios/Especialidade: Pesquisa em aglomeração e lixiviação de finos.

Organização de eventos

MOSSO, B. S. . CALOURADA 2013. 2013. .

MOSSO, B. S. . V WORKSHOP DE ENGENHARIA DE MINAS E MEIO AMBIENTE. 2013. (Outro).

Participação em eventos

1º Encontro das Engenharias. Carga horária 20h.. 2011. (Encontro).

III WORKSHOP DE ENGENHARIA DE MINAS E MEIO AMBIENTE. Carga horária 24h.. 2011. (Outra).

Produções bibliográficas

  • MOSSO, B. S. ; PAIVA, R. S. ; SANTOS, K. S. . PROGRAMA SIMULADOR APLICADO À LIXIVIAÇÃO. In: Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa, 2015, Poços de Caldas-MG. XXVI Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa Poços de Caldas-MG, 18 a 22 de Outubro 2015, 2015.

  • MOSSO, B. S. ; PAIVA, R. S. ; SANTOS, K. S. . PROPOSTA DE UM MODELO MATEMÁTICO PARA TESTES DE SEDIMENTAÇÃO. In: Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa, 2015, Poços de Caldas-MG. XXVI Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa Poços de Caldas-MG, 18 a 22 de Outubro 2015, 2015.

  • MOSSO, B. S. ; PAIVA, R. S. ; SANTOS, K. S. ; TEMBE, F. S. S. . AGLOMERAÇÃO DE PARTÍCULAS FINAS DE MINÉRIO DE COBRE OXIDADO. In: Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa, 2015, Poços de Caldas-MG. XXVI Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa Poços de Caldas-MG, 18 a 22 de Outubro 2015, 2015.

  • MOSSO, B. S. ; PAIVA, R. S. ; SANTOS, K. S. . ESTUDO PRELIMINAR DO ESCOAMENTO LÍQUIDO EM MEIO POROSO APLICADO NO CONTROLE DA LIXIVIAÇÃO EM COLUNAS DO MINÉRIO DE COBRE OXIDADO DA MINA DO SOSSEGO - CANAÃ DOS CARAJÁS/PA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS PARTICULADOS, 2013, Alagoas. XXXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS PARTICULADOS, 2013, Alagoas., 2013.

  • MOSSO, B. S. ; PAIVA, R. S. ; SANTOS, K. S. . Ensaios preliminares de Escoamento em Meios Porosos em Escala Laboratorial com Meta a Lixiviação em Colunas de Minério de Cobre Oxidado.. Holos (Natal. Impresso) , 2015.

  • MOSSO, B. S. ; PAIVA, R. S. ; SANTOS, K. S. . Estudo Preliminar de Aglomeração de Partículas Finas de Cobre Oxidado em Escala Laboratorial. Holos (Natal. Impresso) , 2015.

Outras produções

PAIVA, R. S. . MetalLix. 2015.

Prêmios

2017

PRÊMIO CETEM DE TECNOLOGIA MINERAL, CENTRO DE TECNOLOGIA MINERAL - CETEM.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2015

PEDREIRAS GAIVOTA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Estagiário na PEDREIRAS GAIVOTA. AC Gleba Taboca Carajás III ? PARAUAPEBAS-PARÁ. Atividades: Medição de bancada, e acompanhamento de desmonte. Estimativa de produtividade dos principais equipamentos (escavadeira, carregadeira, caminhões e britador primário). Sincronismo entre mina, unidades de transporte e britagem primária. Acompanhamento de manutenção de britadores. Período de 04/03/2015 a 15/06/2015.

2015 - 2016

Coopercau

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Geoprocessamento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação em georreferenciamento de propriedades rurais.

2014 - 2015

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Metalurgia Extrativa, Carga horária: 30

Outras informações:
Monitoria na matéria de Metalurgia Extrativa para as turma de Engenharia de Minas e meio Ambiente.

2017 - 2018

RMB Manganês

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.