Vasti da Silva Araújo
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará, Especialização em Literatura Brasileira (PUC -MG), Mestrado em Estudos Literários (UFPA). Atualmente é professora Assistente I da Universidade do Estado do Pará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira
Informações coletadas do Lattes em 02/04/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária
2006 - 2008
Universidade Federal do Pará
Título: Notação de um Turista Aprendiz,Ano de Obtenção: 2008
Joel Cardoso da Silva.Palavras-chave: Abguar Bastos; Belém do Pará; Modernismo no Pará; Mário de Andrade.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira. Setores de atividade: Educação.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Participação em eventos
Amazônias: Paisagens, Narrativas, Sentidos. 2010. (Outra).
XIV Feira do Livro.Recortes da Poética Afro-Amazônica. 2010. (Outra).
CIELA. Relações Íntersemióticas em Os Narradores de Javé. 2007. (Congresso).
Participação em bancas
ARAÚJO, V. S.; SAPUCHAY, A. S.. Elementos de Estudo Modernista na Poesia de Bruno de Meneses. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua portuguesa e Análise Lite) - Universidade do Estado do Pará.
ARAÚJO, V. S.. O Estudo do Discuso Publicitário como Elemento Postador da Polivalência de Sentido nas Peças Publicitárias da Revista EPOCA Estudo Linguistico e Analise Literária. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua portuguesa e Análise Lite) - Universidade do Estado do Pará.
ARAÚJO, V. S.. O uso da Gramatica Normativa na 5ª série de uma Escola Pública. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua portuguesa e Análise Lite) - Universidade do Estado do Pará.
ARAÚJO, V. S.. Educação de Jovens e Adultos: A literatura e a Escrita no Processo Metodologico. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua portuguesa e Análise Lite) - Universidade do Estado do Pará.
ARAÚJO, V. S.. A sintaxe na Leitura do Texto Poético. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua portuguesa e Análise Lite) - Universidade do Estado do Pará.
ARAÚJO, V. S.. O tema de O estranho de Max Martins Revelado pela Análise Temática. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua portuguesa e Análise Lite) - Universidade do Estado do Pará.
ARAÚJO, V. S.. Um Paronama Histório- Social em Esaú e Jacó de Machado de Assis. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua portuguesa e Análise Lite) - Universidade do Estado do Pará.
ARAÚJO, V. S.. Narrativas Orais Bragantinas: Uma Proposta Pedagógica como Recurso de Ensino de Língua Portuguesa. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua portuguesa e Análise Lite) - Universidade do Estado do Pará.
ARAÚJO, V. S.. Uma Leitura do Trauma na Obra ARMANDA de Eneida de Moraes. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua portuguesa e Análise Lite) - Universidade do Estado do Pará.
ARAÚJO, V. S.. Heroísmo e Anti-Heroísmo entre os personagens Peri e Macunaima: Autores: José de Alencar e Mário de Andrade. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua portuguesa e Análise Lite) - Universidade do Estado do Pará.
ARAÚJO, V. S.. Análise Comparada: Perfil da Mulher no Século XIX, Autores: A Dumas Filho - A Dança das Camélias e José de Alencar -Lucíola.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua portuguesa e Análise Lite) - Universidade do Estado do Pará.
ARAÚJO, V. S.. Análise Comparada da Obra e do Filma o Autor da Compadecia. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua portuguesa e Análise Lite) - Universidade do Estado do Pará.
ARAÚJO, V. S.. Elementos da Oralidade presentes nas produções de alunos do 3o. ano de ensino médio. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua portuguesa e Análise Lite) - Universidade do Estado do Pará.
ARAÚJO, V. S.. O romance "Ciranda de Pedra", de Lygia Fagundes Teles: Uma proposição de Análise. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Suas Interfaces) - Universidade do Estado do Pará.
ARAÚJO, V. S.. Contar Histórias: teoria e prática. 2007 - Universidade do Estado do Pará.
ARAÚJO, V. S.. Chico e o Social: Um olhar sobre três canções de Chico Buarque de Holanda. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em Literatura e suas Interfaces) - Universidade do Estado do Pará.
ARAÚJO, V. S.. O neo-Simbolismo na Poesia de aulo Plínio Abreu. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua portuguesa e Análise Lite) - Universidade do Estado do Pará.
ARAÚJO, V. S.. A voz do contador: histórias do lugar. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua portuguesa e Análise Lite) - Universidade do Estado do Pará.
ARAÚJO, V. S.. "Amor de Maria", de Inglês de Sousa: Uma Leitura da Atuação da Personagem Mariquinha, sob a Perspectiva de Gênero. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua portuguesa e Análise Lite) - Universidade do Estado do Pará.
ARAÚJO, V. S.. O significado da Deficiência Mental para famliares com pessoas com deficiência. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.
ARAÚJO, V. S.; BASTOS, R. R. R.; FERNANDES, J. G.. Processo Seletivo UFPA. 2000. Universidade Federal do Pará.
ARAÚJO, V. S.. Professor para Ensino Médio. 1997. Secretaria de Administração do Estado do Pará.
ARAÚJO, V. S.; BASTOS, R. R. R.; SAPUCHAY, A. S.. Correção da Prova de Redação do Processo Seletivo Prise/Prosel. 2007. Universidade do Estado do Pará.
Orientou
A Condição Feminina no Olhar Poético de Florbela Esperança e Adélia Prado; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lingua portuguesa e Análise Lite) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Vasti da Silva Araújo;
Literatura Infanto - Juvenil : Importância e Contribução na Formação de Alunos Leitores; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Vasti da Silva Araújo;
O Mito nas Narrativas Poéticas dos Moradores da Região do Cairal, de Ana Maria da Silva Machado, do curso de especialização em literatura e suas interfaces; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Vasti da Silva Araújo;
Produções bibliográficas
-
ARAÚJO, V. S. ; Makunaíma/Macunaíma. In: ALEG, 2003, São Paulo. Associação Latino Americana de Língua Germânica. São Paulo: ALEG, 2003.
-
ARAÚJO, V. S. ; FARES, Josea de Oliveira . Seminário Culturas Memorias Amazonicas: Avaliação Prospecção. In: Seminário Culturas Memorias Amazonicas: Avaliação Prospecção, 2008, Belém. Seminário Culturas Memorias Amazonicas: Avaliação Prospecção. Belém: EDUEPA, 2008.
-
ARAÚJO, V. S. ; Mário de Andrade. In: ABRALIC, 2002, Belém. I ABRALIC DA AMAZÔNIA. Belém: UNAMA, 2002.
-
ARAÚJO, V. S. ; CAMELO, M. A. C. . Cinema e Infância 2011 (Resumos).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado do Pará. , Rua Djalma Dutra, sn, Telégrafo, 66050-350 - Belem, PA - Brasil, Telefone: (091) 2444777, Ramal: 207, URL da Homepage:
Experiência profissional
2011 - Atual
Faculdade Integrada Brasil AmazôniaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora horista, Carga horária: 8
2005 - Atual
Universidade do Estado do ParáVínculo: Efetivo, Enquadramento Funcional: Prof. Auxiliar I, Carga horária: 40
Outras informações:
Chefe do Departamento de Língua e Literatura Período: 06/2006 a 06/2008
Atividades
-
11/2007 - 12/2007
Ensino, Estudos Linguisticos e Literário, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Literatura Comparada
1992 - Atual
Secretaria de Educação do Estado do ParáVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor AD-4
Atividades
-
07/2002
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira
-
03/1992
Ensino,,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira e Portuguesa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Vasti da Silva Araújo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?