Luzia Sandra de Paula
Mestre em Enfermagem (2011), área de concentração Ciências da Saúde, setores de atividade: Saúde e Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialização em Educação para Apoio do Uso de Evidências na Gestão da Saúde (2020) e Processos Educacionais na Saúde (2012), pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa. Especialização Multiprofissional em Saúde do Trabalhador (2008) e em Saúde Coletiva (1996) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduação em Enfermagem e Obstetrícia de Araras, no âmbito da Saúde Pública e Licenciatura (1987). Contribuiu no campo da Política de Saúde Mental atuando na Urgência e Emergência (1989), em Hospital Especializado (1993), como Articuladora de Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde em Campinas (1995) e realizando Apoio Matricial na Rede de Atenção a Saúde de Campinas (2000). Experiência na Atenção Primária a Saúde com ênfase na Gestão, Saúde e Educação, realizando Apoio Institucional (2002). Na Área Hospitalar, envolveu-se na Gestão, Educação e Atenção na Saúde do Trabalhador e contribuiu junto ao Escritório de Qualidade do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti em Campinas-SP, como Coordenadora Núcleo de Saúde e Segurança do Paciente (2017). Vem atuando em Processos Educacionais na Saúde, mais especificamente contribuindo no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) como facilitadora com uso de Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem (2010) no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio libanês até dias atuais.
Informações coletadas do Lattes em 29/11/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Enfermagem
2009 - 2011
Universidade Estadual de Campinas
Título: Fatores Associados ao Absenteísmo dos Trabalhadores de Enfermagem de um Hospital Público Municipal no Interior do Estado de São Paulo, Ano de Obtenção: 2011
Professora Drª Maria Inês Monteiro.Palavras-chave: Saúde do Trabalhador.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde e Serviços Sociais; Educação.
Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA APOIO USO DE EVIDENCIAS NA GESTÃO DA SAÚDE
2019 - 2020
INSTITUTO SÍRIO LIBANÊS DE ENSINO E PESQUISA
Título: DESCOBERTAS E EXPERIÊNCIAS NO APOIO AO USO DAS EVIDÊNCIAS NA GESTÃO DA SAÚDE
Orientador: Romeu Gomes
Especialização em Especialização em Processo Educacionais na Saúde
2011 - 2012
INSTITUTO SÍRIO LIBANÊS DE ENSINO E PESQUISA
Título: As Quatro estações da aprendizagem: A vivência como facilitadora no Curso de Gestão da Clínica na Rede Metropolitana de Porto Alegre
Orientador: Everton Soeiro
Especialização em Especial. Multiprofissional Saúde Trabalhador
2007 - 2008
Universidade Estadual de Campinas
Título: Saúde dos Trabalhadores da Unidade de Nutrição em um Hospital Público no interior do Estado de São Paulo
Orientador: Prof. Drª Maria Inês Monteiro
Graduação em ENFERMAGEM COM ÊNFASE SAÚDE PÚBLICA E LICENCIATURA
1984 - 1987
Formação complementar
2018 - 2018
DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. (Carga horária: 24h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Atualização e Qualificação do Cuidado em Enfermagem. (Carga horária: 16h). , Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde, CETS, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação de Formação de Lideranças. (Carga horária: 20h). , Prefeitura Municipal de Campinas, P/CAMPINAS, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação Pedagógica de Facilitadores da Capacitação Básica em Vigilância. (Carga horária: 20h). , Prefeitura Municipal de Campinas, P/CAMPINAS, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação Pedagógica de Facilitadores da Capacitação Básica em Vigilância. (Carga horária: 8h). , Prefeitura Municipal de Campinas, P/CAMPINAS, Brasil.
2011 - 2012
Curso Avançado de Formação de Facilitador de Educação. (Carga horária: 162h). , Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa, IEP, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação de Avaliadores. (Carga horária: 12h). , Prefeitura Municipal de Campinas, P/CAMPINAS, Brasil.
2009 - 2009
Afinando as Competências: Saber, Fazer e Agir. (Carga horária: 5h). , Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor, EGDS, Brasil.
2008 - 2008
Capacitação para Uso da CIF - Classificação Internacional de Funcionalidade. (Carga horária: 16h). , Centro de Referência Regional Em Saúde do Trabalhador Campinas, CEREST, Brasil.
1997 - 1997
MÓDULO EPIINFO do Curso de Especialização em Saúde Pública. (Carga horária: 20h). , UNICAMP, FCM, Brasil.
1989 - 1989
Capacitação Pedagógica para Instrutor/supervisor. (Carga horária: 80h). , Secretaria do Estado da Saúde - Regional Campinas, ERSA 27, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Saúde do Trabalhador: Gestão, Educação e Atenção na Saúde do Trabalhador.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Gestão de Recursos Humanos, Educação em Saúde e Educação Permanente.
Grande área: Outros / Área: Bioética / Subárea: Urgência Emergência em Psiquiatria, Gestão e Apoio institucional em Saúde Mental.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Segurança do Paciente.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Gestão Hospitalar.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Gestão Em Saúde Coletiva.
Organização de eventos
PAULA, Luzia Sandra de . 1a. Jornada de Segurança do Paciente da Região Metropolitana de Campinas. 2015. (Outro).
PAULA, Luzia Sandra de . Curso de Habilitação para Membros da CIPA. 2012. (Outro).
PAULA, Luzia Sandra de . Curso de Habilitação para Membros da CIPA. 2008. (Outro).
Participação em eventos
"SEMANA DE ENFERMAGEM" Hospital Municipal Dr. Mário Gatti.Qualidade x Segurança do Paciente em Serviços Públicos. 2017. (Encontro).
74a. Semana Brasileira de Enfermagem. 2013. (Encontro).
Atividades desenvolvidas durante a Comemoração do Ano Internacional da Enfermagem. 2010. (Outra).
2 Seminário nacional de Humanização.O Trabalhador da Saúde: Estratégias Frente às Vulnerabilidades e Adoecimento. 2009. (Seminário).
2 Seminário Nacional de Humanização.O Processo Saúde e Trabalho na Área de Produção de Refeições. 2009. (Seminário).
2 Seminário Nacional de Humanização.Trocando Experiências. Aprimorando o SUS. 2009. (Seminário).
Semana de Enfermagem da UNIP.Desafios para os profissionais de Saúde. 2009. (Encontro).
1 SIMPÓSIO SOBRE CONDIÇÕES DE SAÚDE E TRABALHO NO SETOR SAÚDE.Construindo a Integralidade do Cuidado no Trabalho. 2007. (Simpósio).
1 SIMPÓSIO SOBRE CONDIÇÕES DE SAÚDE E TRABALHO NO SETOR SAÚDE.Informação em Saúde do Trabalhador de Hospital Geral. 2007. (Simpósio).
Introdução "Meditação e Práticas Corporais.Qualidade de Vida no Trabalho. 2006. (Encontro).
I Seminário Municipal de Humanização.Valorização dos trabalhadores da Saúde. 2006. (Seminário).
Oficina Nacional de Educação Popular de Saúde. 2004. (Oficina).
Seminário Nacional de Humanização. 2004. (Seminário).
Oficina "Clínica e Direitos Humanos". 2002. (Oficina).
XIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria. Tempo de Permanência de Pacientes Internados com Diagnóstio 303 E 291. 1994. (Congresso).
I Simpósio Estadual sobre lares Abrigados e Pensão Protegida.Lares Abrigados e Pensão Protegida. 1991. (Simpósio).
II Simpósio Internacional de Saúde Mental Comunitária. 1990. (Simpósio).
Seminário de Atenção ao Adulto. 1989. (Seminário).
Simpósio sobre Infecção Hospitalar. 1985. (Simpósio).
Participação em bancas
ROMANO, Luzia Sandra de Paula. Fatores associados ao processo de saúde e doença dos trabalhadores de enfermagem de um hospital público. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas.
Orientou
Dinâmica de Aprendizagem: busca de evidências para tomada de decisões; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Metodologias Ativas para consolidação do conhecimento; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Construindo uma Nova Trajetória Com Uso Das Evidências; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
No caminho da gestão de política informada por evidências -ESPIE; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Trilhando novos caminhos rumo a construção de um novo aprendizado através da metodologia ativa; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Descobrindo por meio da metodologia ativa os desafios das ferramentas SUPPORT na gestão de políticas de saúde informadas por evidências; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Descrição reflexiva das metodologias ativas como ferramenta para elaboração do planejamento do sistema único de saúde; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
O fortalecimento do sistema único de saúde através da incorporação de evidências aos processos de gestão e tomada de decisão; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Vivenciando uma viagem de crescimento em ESPIE; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Um mergulho na política informada por evidência e a luta contra mortalidade materna; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Desvendando a gestão de política informada por evidências- PIE; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Trilhando a gestão sob a ótica de evidências científicas - ESPIE; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Políticas informada por evidências (PIE): elaboração, experiência e perspectiva no projeto de especialização ?gestão de políticas de saúde informadas por evidências; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Desenvolvimento de projeto com uso da metodologia ativa em formado de espiral; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Na construção dos desafios de síntese de evidência, o processo de metodologias ativas foi integrado e reflexivo na política informada por evidência; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Vivenciando a síntese de evidências; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
O despertar para a gestão de políticas de saúde informada por evidências- espie; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Construindo conhecimento através da metodologia ativa (MA) no curso de especialização gestão de políticas de saúde informadas por evidências ? ESPIE; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
As políticas de saúde informadas por evidências; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
A imersão no conhecimento através de novas ferramentas de aprendizagem; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Educação Interprofissional: Oportunidade de mudança de práticas para as residências multiprofissionais da linha materno-infantil HU-UFGD; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS-PSUS 2020) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
As metodologias ativas e o impacto no processo ensino-aprendizagem na educação em saúde; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS-PSUS 2020) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Quebrando paradigmas através das metodologias ativas no ensino e aprendizagem no SUS; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS-PSUS 2020) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Construindo novos significados; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS-PSUS 2020) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Desbravando novos caminhos para formação; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS-PSUS 2020) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
A Ressignificação da Preceptoria em Saúde por meio das Metodologias Ativas de Ensino; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS-PSUS 2020) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Reflexões sobre a trajetoria do curso de especializacao em educação na saúde para preceptores no SUS (PSUS); 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS-PSUS 2020) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Do velho ao novo; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS-PSUS 2020) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
A Perspectiva de um especializando no PSUS e a relação com o aprendizado de Metodologias Ativas de Ensino, em processo de Projeto de Intervenção; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS-PSUS 2020) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Os Impactos de um aprendizado em Metodologias Ativas em um Preceptor com Formação Tradicional; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS-PSUS 2020) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Aprendendo a aprender: a arte da preceptoria; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS-PSUS 2020) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Reflexão sobre a prática de ensino no SUS: Uma análise da trajetória de formação em preceptoria; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS-PSUS 2020) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Trajetória e experiência vivenciada no curso para preceptor no SUS: novos paradigmas com a aprendizagem ativa na formação de profissionais de saúde para o SUS; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS-PSUS 2020) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Diálogos possíveis entre a experiência de discente PSUS e a Educação Interprofissional; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS-PSUS 2020) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Formação em Gestão de Programa de Residência e da Preceptoria no SUS: Um relato de experiência na Cidade de Dourados/ Mato Grosso do Sul; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS-PSUS 2020) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Um relato de experiência no município de Dourados/MS; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS-PSUS 2020) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
O processo de definição do perfil de competência do preceptor da residência multiprofissional em saúde; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS-PSUS 2020) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Construindo Juntos; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atualização dos Protocolos de Atenção Básica no SUS) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Conhecer, Qualificar e Aprimorar; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atualização dos Protocolos de Atenção Básica no SUS) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
A Flor que Desabrochou; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atualização dos Protocolos de Atenção Básica no SUS) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Desafio, Enfrentamento, Aprendizado; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atualização dos Protocolos de Atenção Básica no SUS) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTOS PRÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DO PROTOCOLO DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS E RISCO CARDIOVASCULAR: UMA ANÁLISE REFLEXIVA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atualização dos Protocolos de Atenção Básica no SUS) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
O DIÁRIO DE UMA BORBOLETA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atualização dos Protocolos de Atenção Básica no SUS) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
SINGULARIZAÇÃO DO PROTOCOLO DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS- RISCO CARDIOVASCULAR- DCNT-RC, SERRA/ES; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atualização dos Protocolos de Atenção Básica no SUS) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
DIÁRIO DE UMA ENFERMEIRA APRESENTA: MISSÃO PROTOCOLO PARA SERRA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atualização dos Protocolos de Atenção Básica no SUS) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
"MOVIMENTO DE APRENDIZAGEM: NOSSA VIAGEM EM BUSCA DO PROTOCOLO IDEAL; "; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atualização dos Protocolos de Atenção Básica no SUS) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
ESPIRALADA E ESPIRALANDO; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento em Processos Educacionais na Saúde ano 2016/2017) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
FACILITADOR NAS METODOLOGIAS ATIVAS: RECONSTRUINDO CONCEITOS EDUCACIONAIS A PARTIR DE UMA NOVA VIVÊNCIA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento em Processos Educacionais na Saúde ano 2016/2017) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
TAXONOMIA DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS UMA NOVA ESTRATÉGIA PARA PROCESSAMENTO DE NARRATIVAS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento em Processos Educacionais na Saúde ano 2016/2017) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
TECENDO MINHA COLCHA DE RETALHOS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento em Processos Educacionais na Saúde ano 2016/2017) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
A FÉ, A ESPERANÇA AO MEU CAMINHAR; ; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento em Processos Educacionais na Saúde ano 2016/2017) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
APERFEIÇOAMENTO EM PROCESSOS EDUCACIONAIS PARA FACILITADORES ? DESLOCAMENTOS AO LONGO DA CAMINHADA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento em Processos Educacionais na Saúde ano 2016/2017) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
CAMINHANDO E CRESCENDO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PARA FACILITADOR DE APRENDIZAGEM EM METODOLOGIAS ATIVAS; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento em Processos Educacionais na Saúde ano 2016/2017) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
PERCORRENDO CAMINHOS ESPIRALADOS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento em Processos Educacionais na Saúde ano 2016/2017) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
O PERCURSO, A COMPREENSÃO E A APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS INOVADORAS: ENTRE O ARCO E A ESPIRAL; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento em Processos Educacionais na Saúde ano 2016/2017) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
O PROFESSOR DE 40 ANOS: PERCURSOS E TRANSFORMAÇÕES EM SALA DE AULA A PARTIR DA METODOLOGIA ATIVA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO COM ÊNFASE EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS CONSTRUTIVISTAS) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
REAVALIANDO CONCEITOS A PARTIR DE UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA DA EDUCAÇÃO; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO COM ÊNFASE EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS CONSTRUTIVISTAS) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
ANÁLISE CRÍTICO-REFLEXIVA DO DESENVOLVIMENTO DA FACILITAÇÃO EM PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO COM ÊNFASE EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS CONSTRUTIVISTAS) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
O DESLOCAMENTO DE UM PROFESSOR TRADICIONAL DENTRO DAS METODOLOGIAS ATIVAS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO COM ÊNFASE EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS CONSTRUTIVISTAS) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
FRENTE AOS DESAFIOS DA SAÚDE PÚBLICA FIRMO MEU CAMINHAR POR UM SUS DE QUALIDADE; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO COM ÊNFASE EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS CONSTRUTIVISTAS) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
O CRESCIMENTO QUE VEIO DO DESAFIO: ENFRENTANDO O NOVO; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO COM ÊNFASE EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS CONSTRUTIVISTAS) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
NA PLURALIDADE DOS DIFERENTES PROCESSOS EDUCACIONAIS SE FEZ O CAMINHO COMO FACILITADORA DE METODOLOGIAS ATIVAS; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO COM ÊNFASE EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS CONSTRUTIVISTAS) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
?A VIAGEM EDUCACIONAL BASEADA NA CONSTRUÇÃO DE CENAS A SEREM VIVENCIADAS E GRAVADAS NO CAMPO DO MEU CONHECIMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL?; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO COM ÊNFASE EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS CONSTRUTIVISTAS) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Um Processo de Aprendizagem; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos Educacionais na Saúde) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Aprendizagem Significativa: Perspectivas para a Formação do Facilitador; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos Educacionais na Saúde) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Aprendizagem Significativa; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos Educacionais na Saúde) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Estratégia de Aprendizagem para Formação para Formação de Facilitador em Metodologias Ativas; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos Educacionais na Saúde) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Processo de Formação para Facilitador de Aprendizagem; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos Educacionais na Saúde) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Processos Educacionais na Saúde; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos Educacionais na Saúde) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Caminhos para um Facilitador; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos Educacionais na Saúde) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Metodologia Ativa um Novo Paradigma a Serviço da Saúde; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos Educacionais na Saúde) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Uma nova Experiência Através da Metodologia de Ensino e Aprendizagem; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos Educacionais na Saúde) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
As Metodologias Ativas e a Aprendizagem com o Manejo de Grupo; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Processos Educacionais na Saúde) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
O Uso das Estratégias Educacionais na Prática de um Facilitador com Base na Metodologia Ativa; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Processos Educacionais na Saúde) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
O maior desafio da facilitação: O autocontrole; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Processos Educacionais na Saúde) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem na Formação do Regulador em Saúde; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Processos Educacionais na Saúde) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Espiral Construtivista: Relato de Experiência da Prática Pedagógica do Curso de Especialização; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Processos Educacionais na Saúde) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Processos Educacionais: Facilitando e Aprendendo; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Processos Educacionais na Saúde) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Os Desafios do Processo de Facilitação e Recursos Didáticos Disponíveis para superação; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Processos Educacionais na Saúde) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
A Experiência da Facilitação na EPES: Trabalhando a Linha de Cuidado com Pacientes de Oncologia; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Processos Educacionais na Saúde) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Dor e Crescimento no Processo Avaliativo a partir da Apreensão da Realidade do Educando; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Processos Educacionais na Saúde) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
TRAJETÓRIA DE APRENDIZAGEM E DE REALIZAÇÕES NO CURSO DE QUALIDADE E SEGURANÇA NO CUIDADO AO PACIENTE; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente; ) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Metodologias Ativas como Instrumento de Mudança da Prática; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente; ) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Trajetória e reflexão sibre a construção do conhecimento no curso qualidade e segurança no cuidado do paciente; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente; ) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Redescobrindo metodologias ativas de ensino-aprendizagem; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente; ) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
FRAGMENTOS QUE DESABROCHAM: UMA SEMENTE; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente; ) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
ANÁLISE REFLEXIVA DO APRIMORAMENTO DOS PROCESSOS COM APOIO DO FACILITADOR EM QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente; ) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Reflexões em Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem: aprendendo a aprender; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente; ) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
QUALIDADE E SEGURANCA NO CUIDADO AO PACIENTE - A DESCOBERTA DO PBL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente; ) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Viajando com as Metodologias Ativas; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente; ) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Acreditando na metodologia ativa; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente; ) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Demonstrar o Movimento Proposto pelas Metodologias Ativas inseridas no Arco de Maguerez; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento Processos Educacionais na Saúde (2013)) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
O Uso das Estratégias Educacionais na Formação do Facilitador com base na Metodologia Ativa; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento Processos Educacionais na Saúde 2013) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Estratégias Educacionais Utilizadas no Processo de Formação de Facilitadores; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento Processos Educacionais na Saúde (2013)) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
A Espiral Construtivista como instrumento de Processos de Ensino e Aprendizagem na Busca do Conhecimento; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento Processos Educacionais na Saúde (2013)) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
O Alçar Voo de um Aprendiz: O uso do Portfólio para um Pensamento auto-reflexivo; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento Processos Educacionais na Saúde (2013)) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Metodologias Ativas: Um Novo Olhar para o Processo de Facilitação; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento Processos Educacionais na Saúde (2013)) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Descobrindo o Papel do Facilitador no Uso das Estratégias Educacionais e na Construção Coletiva; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento Processos Educacionais na Saúde (2013)) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
O Papel do Facilitador no Processo de Ensino e Aprendizagem; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento Processos Educacionais na Saúde (2013)) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
A Importância da EAD no Processo de Formação Educacional dos Facilitadores; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento Processos Educacionais na Saúde (2013)) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
A GESTÃO, ATENÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE: A TRÍADE DA INTEGRALIDADE DO CUIDADO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Gestão da Clínica nas Redes Metropolitanas de Atenção à Saúd) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Reaprendendo ? Uma Vida em Movimento; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Gestão da Clínica nas Redes Metropolitanas de Atenção à Saúd) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Uma Nova Visão do Processo de Gestão; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Gestão da Clínica nas Redes Metropolitanas de Atenção à Saúd) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Como Auxiliar um Gestor Amador na Trajetória em busca da Profissionalização; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Gestão da Clínica nas Redes Metropolitanas de Atenção à Saúd) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Relato da Trajetória Percorrida para o Desenvolvimento do Perfil do Especialista em Gestão da Clínica; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Gestão da Clínica nas Redes Metropolitanas de Atenção à Saúd) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Reaprendendo a Aprender; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Gestão da Clínica nas Redes Metropolitanas de Atenção à Saúd) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Minha trajetória na especialização de Gestão da Clínica nas Redes Metropolitanas de Atenção à Saúde; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Gestão da Clínica nas Redes Metropolitanas de Atenção à Saúd) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
A Difícil Arte de Transformar-se em Pérola; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Gestão da Clínica nas Redes Metropolitanas de Atenção à Saúd) - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa; Orient: Luzia Sandra de Paula; Orientador: Luzia Sandra de Paula;
Produções bibliográficas
-
MONTEIRO, M. I. ; IGUTI, A. M. ; PAULA, Luzia Sandra de . Absenteísmo entre trabalhadores de enfermagem em hospital municipal público no interior do Estado de São Paulo. https://periodicos.sbu.unicamp.br/omp/index.php/ebooks/catalog/download/978-85-68467-07-7/18/65-1?inline=1. 01ed.: , 2017, v. , p. 176-.
-
ROMANO, Luzia Sandra de Paula . O TRABALHADOR DA SAÚDE: Estratégias Frente às Vulnerabilidades e Adoecimento.. In: 2o. Seminário Nacional de Humanização, 2009, Brasília. Trocando Experiências. Aprimorando o SUS, 2009.
-
PAULA, Luzia Sandra de . FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES NO CUIDADO SEGURO COM ÊNFASE NO PROTOCOLO DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PAULA, Luzia Sandra de . META INTERNACIONAL HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS E O USO DA ESTRATÉGIA MULTIMODAL COMO NORTEADORA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROMANO, Luzia Sandra de Paula . O TRABALHADOR DA SAÚDE: Estratégias Frente às Vulnerabilidades e Adoecimento.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ROMANO, Luzia Sandra de Paula . O TRABALHADOR DA SAÚDE: Estratégias frente as vulnerabilidades e adoecimento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PRADA, M. C. A. ; PAULA, L. S. ; MOURA, C. B. ; ROLAND, P. A. ; PAULA, Luzia Sandra de . O PROCESSO SAÚDE E TRABALHO NA ÁREA DE PRODUÇÃO DAS REFEIÇÕES. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ROMANO, Luzia Sandra de Paula ; ROLAND, P. A. . INFORMAÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR DE HOSPITAL GERAL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ROMANO, Luzia Sandra de Paula . CONSTRUINDO A INTEGRALIDADE DO CUIDADO NO TRABALHO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ROMANO, Luzia Sandra de Paula . TEMPO DE PERMANÊNCIA DE PACIENTES INTERNADOS COM DIAGNÓSTICO 303 E 291. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROMANO, Luzia Sandra de Paula . O TRABALHADOR DA SAÚDE: Estratégias Frente às Vulnerabilidades e Adoecimento.. Brasília: Ministério da Saúde Rede HumanizaSUS, 2009 (Arquivo redehumanizasus.net/sites/default/files/roda_20_-_o_trabalhador_da_saude_).
-
PAULA, Luzia Sandra de . Boas Práticas de Humanização na Atenção e Gestão do Sistema Único de Saúde - SUS. Brasília: 2006 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Política Nacional de Humanização Permitida a, 2006 (Cartilhas da Política nacional de Humanização).
-
ROMANO, Luzia Sandra de Paula . Momento & Perspectivas em Saúde. Porto Alegre: Publicação técnico-científica do Grupo Hospitalar Conceição, sociedade anônima de capital fechado co, 2005 (Revista Técnico-Científica do Grupo Hospitalar Conceição - ISSN 0102-9398).
-
ROMANO, Luzia Sandra de Paula . Discussões do 1o. Encontro Estadual de Humanização. Assis SP: editora@isaude.sp.gov.br, 2005 (BIS - Boletim do Instituto de Saúde n 36 - Agosto 2005 n 36 - Agosto 2005 n 36 - Agosto 2005 ISSN).
Outras produções
ROMANO, Luzia Sandra de Paula . Projeeto de Saúde do Trabalhador: Boas Práticas de Humanização na Atenção e Gestão do Sistema Único de Saúde - SUS. 2006.
PAULA, L. S. ; ROMANO, Luzia Sandra de Paula . Curso de Formação e Intervenção da Política de humanização da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. 2010.
ROMANO, Luzia Sandra de Paula . Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Hospitalar de Sergipe. 2008.
PAULA, Luzia Sandra de . Processos Educacionais na Saúde com ênfase em aprendizagem significativa.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PAULA, Luzia Sandra de . Especialização em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PAULA, Luzia Sandra de . Especialização em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PAULA, Luzia Sandra de . Especialização em Regulação em Saúde no SUS.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
PAULA, Luzia Sandra de ; WAGNER, M. ; ROESLER, T. ; SOUBHIA, C. M. ; SIMIONATO, C. ; BASSUL, J. M. O. C. ; VERDU, V. L. ; BENETTI, M. R. S. ; ADORNO, S. A. L. O. ; SILVA/, F. D. C. ; CALDAS, H. P. ; BERNAL, S. B. B. ; MORALO, D. C. P. ; KLEMS, T. F. D. ; FERREIRA, E. N. W. A. ; MENEZES, H. . Protocolo Manejo Dengue. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Manejo Dengue).
PAULA, Luzia Sandra de . Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente.. 2014. .
PAULA, Luzia Sandra de . PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DE GESTORES DA SMS CAMPINAS. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PAULA, Luzia Sandra de . ATUALIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DO CUIDADO EM ENFERMAGEM. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PAULA, Luzia Sandra de . ATUALIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DO CUIDADO EM ENFERMAGEM. 2012. .
ROMANO, Luzia Sandra de Paula . Curso de Formação e Intervenção da Política de Humanização da Secretaria do Estado da Saúde. 2010. .
ROMANO, Luzia Sandra de Paula . Curso de Formação e Intervenção da Política de Humanização da Secretaria do Estado da Saúde. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROMANO, Luzia Sandra de Paula . CURSO DE FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO PARA A POLÍTICA DE HUMANIZAÇÃO DA GESTÃO E DA ATENÇÃO À SAÚDE NOS HOSPITAIS DA SES/SP. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROMANO, Luzia Sandra de Paula . CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO HOSPITALAR DE MATO GROSSO DO SUL. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROMANO, Luzia Sandra de Paula . CURSO DE FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO PARA POLÍTICA DE HUMANIZAÇÃO E DA ATNÇÃO Ä SAÚDE NOS HOSPITAIS DA SES/SP. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROMANO, Luzia Sandra de Paula . CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO HOSPITALAR DE MATO GROSSO DO SUL. 2009. .
ROMANO, Luzia Sandra de Paula . GESTÃO HOSPITALAR DE SERGIPE. 2008. .
ROMANO, Luzia Sandra de Paula . Gestão Hospitalar. 2008. .
ROMANO, Luzia Sandra de Paula . A SAÚDE DO TRABALHADOR NOS HOSPITAIS. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ROMANO, Luzia Sandra de Paula . Especialização em Gestão Hospitalar FIOCRUZ. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ROMANO, Luzia Sandra de Paula . I SEMINÁRIO MUNICIPAL DE HUMANIZAÇÃO. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROMANO, Luzia Sandra de Paula . PROBLEMATIZANDO MODELOS ASSISTENCIAIS E INTRODUÇÃO AO MODELO DE SAÚDE DA FAMÍLIA. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Prefeitura Municipal de Campinas, Público, Hospital Municipal Dr Mário Gatti. , Avenida Prefeito Faria Lima,340, Parque Itália, 13036220 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (19) 37725825, Ramal: 5720, Fax: (19) 37725823, URL da Homepage:
Experiência profissional
2020 - Atual
INSTITUTO SÍRIO LIBANÊS DE ENSINO E PESQUISAVínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Facilitadora em Metodologias Ativas de Ensino
Outras informações:
Programa de Capacitação e Formação de Educadores e Professores do Hospital Sírio-Libanês.
2020 - 2020
INSTITUTO SÍRIO LIBANÊS DE ENSINO E PESQUISAVínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Referência Técnica
Outras informações:
PROJETO CONECTANDO VIDAS. Regiões de Saúde Mato Grosso do Sul/Campo Grande e Goiás/Aparecida de Goiânia. Descrição: Iniciativa ligada ao Programa de Cuidados Paliativos do Hospital Sírio Libanês que com a pandemia de COVID-19 causa um grande número de internações hospitalares com necessidade de distanciamento, o que dificulta a comunicação da família com a equipe de saúde e com o paciente. Esta dificuldade aumenta a angustia e ansiedade dos familiares, pacientes e da própria equipe. Impede a tomada de decisão compartilhada, o alinhamento do planejamento de cuidado e o acolhimento de dúvidas e angustias. O objetivo dessa iniciativa foi implantar recursos tecnológicos e fluxos e orientações de comunicação em hospitais de referência COVID-19 selecionados que viabilizem a comunicação paciente família e equipe de saúde-família durante a internação. Consistiu na implementação da Visita Familiar Virtual e do Boletim Médico Virtual em hospitais referencia COVID 19 de 10 estados escolhidos pelo Ministério da Saúde em julho de 2020.
2020 - 2020
INSTITUTO SÍRIO LIBANÊS DE ENSINO E PESQUISAVínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Referência Técnica
Outras informações:
PROJETO TODOS PELA SAÚDE. REGIÃO DE SAÚDE MATO GROSSO DO SUL/Campo Grande. Descrição: Trata-se de iniciativa para colaborar no combate do corona vírus. Os recursos serão geridos por um grupo de especialistas. O objetivo foi contribuir para combater a pandemia nas diferentes classes sociais e apoiar as iniciativas da saúde pública sob a liderança do Dr Paulo Chapchap do Hospital Sírio Libanês. Tem 4 eixos: informar (Esclarecimento da população e orientação para uso correto de máscaras de proteção), proteger (Compra de equipamentos de proteção e ações de prevenção), cuidar (Compra de equipamentos hospitalares e testagem da população, além de apoio na construção de Centros de Acolhimento.) e retomar (Apoio a pesquisas epidemiológicas e para o tratamento da Covid-19). O desenvolvimento desse projeto ocorreu em todos os estados do Brasil, junto aos comitês de contingencia.
2019 - 2020
INSTITUTO SÍRIO LIBANÊS DE ENSINO E PESQUISAVínculo: contrato PJ-Empresa Movimento, Enquadramento Funcional: Apoiadora gestão projetos/facilitação
Outras informações:
Apoiadora gestão de projetos/facilitadores processo ensino aprendizagem, PROADI-SUS/Especialização em Educação na saúde para preceptores do SUS.
2019 - 2020
INSTITUTO SÍRIO LIBANÊS DE ENSINO E PESQUISAVínculo: PJ-emp. Movimento Transversal, Enquadramento Funcional: Apoiadora gestão de projetos/facilitadora
Outras informações:
Apoiadores gestão de projetos/facilitadores processo ensino aprendizagem, PROADI-SUS.
Projeto Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências - ESPIE
2017 - 2017
INSTITUTO SÍRIO LIBANÊS DE ENSINO E PESQUISAVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Docente/facilitador
Outras informações:
Facilitador no Projeto/Curso PAB- Protocolos Atenção Básica
2016 - 2017
INSTITUTO SÍRIO LIBANÊS DE ENSINO E PESQUISAVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Docente/Gestor de Aprendizagem
Outras informações:
Curso de aperfeiçoamento e Curso de especialização em Gestão da Clínica nas
Regiões de Saúde Rondonópolis MT
2014 - 2015
INSTITUTO SÍRIO LIBANÊS DE ENSINO E PESQUISAVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Docente/Gestor de Aprendizagem
Outras informações:
Curso de aperfeiçoamento e Curso de especialização em Gestão da Clínica nas
Regiões de Saúde Vassouras RJ
2014 - 2014
INSTITUTO SÍRIO LIBANÊS DE ENSINO E PESQUISAVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Docente/Facilitador de Aprendizagem
Outras informações:
facilitador(a) no curso de Pós-Graduação ? Qualidade e Segurança no Cuidado
ao Paciente. Carga horária: 180 hs
2013 - 2014
INSTITUTO SÍRIO LIBANÊS DE ENSINO E PESQUISAVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Docente/Gestor de Aprendizagem
Outras informações:
Curso de aperfeiçoamento e Curso de especialização em Gestão da Clínica nas
Regiões de Saúde Penedo Alagoas
2013 - 2013
INSTITUTO SÍRIO LIBANÊS DE ENSINO E PESQUISAVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Docente/Co Gestor de Aprendizagem
Outras informações:
Curso de aperfeiçoamento e Curso de especialização em Gestão da Clínica nas
Regiões de Saúde Dourados Mato Grosso do Sul
2010 - 2011
INSTITUTO SÍRIO LIBANÊS DE ENSINO E PESQUISAVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Docente/Facilitador
Outras informações:
facilitador(a) no curso de Pós-Graduação ? Gestão da Clínica nas regiões de Saúde em Porto Alegre
2017 - 2017
Prefeitura Municipal de CampinasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Apoio Institucional-Área Hosp/PNSP-HMMG, Carga horária: 12
2009 - 2017
Prefeitura Municipal de CampinasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Apoio Institucional-Área Hosp.-HMMG Campinas, Carga horária: 36
2003 - 2009
Prefeitura Municipal de CampinasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Atenção esp.Gestão Unid. Saúde Trab.HMMG/Camp, Carga horária: 36
Outras informações:
Gerente da Unidade de Saúde do trabalhador no Hospital Dr. Mário Gatti
1999 - 2003
Prefeitura Municipal de CampinasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Apoio Institucional-AB Distrito Sul Campinas, Carga horária: 36
1997 - 1999
Prefeitura Municipal de CampinasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Atenção Básica-Coord. UBS O Maia Campinas, Carga horária: 36
1996 - 1997
Prefeitura Municipal de CampinasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Atenção especializada-Enf. S. Trab.Pref. Camp, Carga horária: 36
1995 - 1996
Prefeitura Municipal de CampinasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Atenção Básica-enf. UBS Faria Lima Campinas, Carga horária: 36
1993 - 1995
Prefeitura Municipal de CampinasVínculo: , Enquadramento Funcional: Articuladora Saúde Mental DIR XII, Carga horária: 40
1990 - 1993
Prefeitura Municipal de CampinasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Atenção Saúde Mental-Coordenadora, Carga horária: 40
1989 - 1990
Prefeitura Municipal de CampinasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Atenção Básica Enfermeira UBS Campinas, Carga horária: 40
Atividades
-
02/2003
Direção e administração, Público, Hospital Municipal Dr Mário Gatti.,Cargo ou função, Gerente da Unidade de Saúde do trabalhdor.
-
02/1999 - 02/2003
Direção e administração, Público, Distrito de Saúde da Região Sul Pmc.,Cargo ou função, Apoiadora de Saúde Mental.
-
02/1997 - 02/1999
Direção e administração, Público, Centro de Saúde Orozimbo Maia.,Cargo ou função, Coordenadora do Centro de Saúde Orozimbo Maia.
-
02/1996 - 02/1997
Direção e administração, Público, Coordenadoria Setorial de Saúde e Segurança do Trabalho.,Cargo ou função, Enfermeira.
-
02/1995 - 02/1996
Direção e administração, Público, Centro de Saúde Faria Lima Pmc.,Cargo ou função, Enfermeira.
-
02/1993 - 02/1995
Direção e administração, Público, Dir XII.,Cargo ou função, Articuladora de Saúde Mental.
-
06/1990 - 02/1993
Direção e administração, Público, Serviço de Saúde Dr Cândido Ferreira.,Cargo ou função, Gerente da Unidade de Moradores SSCF.
-
06/1989 - 06/1990
Direção e administração, Público, Centro de Saúde Florence.,Cargo ou função, Enfermeira em Saúde Pública.
1987 - 1989
Hospital Celso PierroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Saúde Mental, Carga horária: 0
Atividades
-
02/1987 - 06/1989
Outras atividades técnico-científicas , Privado, Privado.,Atividade realizada, Enfermeira da Unidade Psiquiátrica Urgência.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luzia Sandra de Paula e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?