Edson Tavares Costa

Doutor em Literatura pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2013), Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2001), possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru - FAFICA (1984), e em Jornalismo pela Universidade Estaduial da Paraíba (2022). Atualmente é professor efetivo, com Dedicação Exclusiva, da Universidade Estadual da Paraíba, atuando no curso de Letras Português, da Faculdade de Linguística, Letras e Artes (FALLA) (Campus I - Campina Grande-PB), trabalhando na área de Literatura, ministrando as disciplinas Teoria da Poesia, Teoria da Narrativa, Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa. Autor de '''Nítido como um girassol' - As metamorfoses do olhar em Alberto Caeiro" (2003), de "Avaníssima - A vida de uma estrela" (2007), de "Outra história da mesma coisa - contos" (2013), de "O nome do autor: o caso José Condé" (2017), e de "Amplitude Modulada: os locutores e o rádio de Caruaru, em 3 volumes (2022); organizador das coletâneas "Leituras Partilhadas - Estudos temáticos de autores brasileiros" (2006) e "Mulher: criação social? - Leituras de perfis femininos da literatura brasileira" (2008). Revisor e posfaciador da edição especial de "Terra de Caruaru", de José Condé (2011). Foi revisor e co-apresentador do programa "CBN Universidade", na Rádio CBN Campina Grande (2022-2025). Exerceu por 8 anos a função de Coordenador do Curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru - FAFICA, onde foi professor por 17 anos; coordenou o Trabalho Acadêmico Orientado (TAO), na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Desenvolve pesquisa na área dos estudos culturais, mais precisamente em História da Literatura, abordando questões ligadas ao cânone literário, enfocando o escritor José Condé.

Informações coletadas do Lattes em 09/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Letras

2010 - 2013

Universidade Federal da Paraíba
Título: A CONSTRUÇÃO E A PERMANÊNCIA DO NOME DO AUTOR: O CASO DE JOSÉ CONDÉ
, Ano de obtenção: 2013. Socorro de Fátima Pacífico Barbosa. Palavras-chave: Cânone literário; José Condé; Instâncias canônicas.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Teoria da Literatura

1998 - 2001

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Nítido como um girassol - A metamorfose do olhar em Alberto Caeiro, Ano de Obtenção: 2001
Orientador: Luzilá Gonçalves Ferreira
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Caeiro; Pessoa; Edson; Tavares; Literatura Portuguesa; Heterônimo. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Especialização em Metodologia do Ensino Superior

1995 - 1995

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru
Título: Leitura paradidática e construção de texto: uma experiência em sala de aula
Orientador: Maria Eliete Santiago

Especialização em Língua Portuguesa

1987 - 1987

Fundação Comunitária Educacional e Cultural Patrocinio

Graduação em Comunicação Social

2017 - 2022

Universidade Estadual da Paraíba
Título: PODCAST ?AQUI, ÀS QUINTAS?: DEBATE POLÍTICO NA PODOSFERA
Orientador: Fernando Firmino da Silva

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Lê Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária/Especialidade: Outras Literaturas Vernáculas.

Organização de eventos

COSTA, E. T. . Simpósio Nacional de Poéticas das Vozes. 2024. (Congresso).

COSTA, E. T. . XVI Semana de Letras. 2013. (Congresso).

COSTA, E. T. ; RAMOS, Marta Anaísa B. . XIV Semana de Letras. 2008. (Outro).

Participação em eventos

Grupo de Pesquisa de Estudos da Oralidade.Os usos da voz. 2024. (Encontro).

7º Colóquio do PPLB - Percursos Interculturais Luso-Brasileiros: Modos de pensar e fazer.A "clara simplicidade" de Alberto Caeiro: a visão de mundo do mais simples dos heterônimos pessoanos. 2014. (Simpósio).

IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da Amazônia. O jornal diário como instância de divulgação literária. 2013. (Congresso).

IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Um dia de domingo: presença da literatura no periódico noticioso carioca "Correio da Manhã". 2013. (Simpósio).

Colóquio Internacional 100 Anos de Jorge Amado. Jorge, o amigo amado de Condé: histórias de uma parceria na vida e na literatura. 2012. (Congresso).

I CONALI - Congresso Nacional de Literatura: EU, Cem Anos de Poesia. Vencidos numa noite de temporal: presença da morte em Augusto dos Anjos e José Condé. 2012. (Congresso).

XI Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.Terra de Caruaru: romance de memórias?. 2012. (Encontro).

XI Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.José Condé: o contista de Caruaru. 2012. (Encontro).

IX Seminário Internacional de História da Literatura.Critérios da Modernidade na leitura da obra de José Condé. 2011. (Seminário).

II Colóquio Internacional de História: Fontes Históricas, Ensino e Historia da Educação. Assis Chateaubriand e Clarice Lispector: breves considerações sobre duas biografias. 2010. (Congresso).

IV Colóquio Nacional de Representações de Gênero e de Sexualidades."O Quinze": mãos femininas que constroem vidas femininas - Uma análise da enuncião e das personagens femininas da obra de estréia de Rachel de Queiroz. 2008. (Encontro).

XIV Semana de Letras Linguagens e Estudos Culturais - convergências e divergências.Perfis femininos da Literatura Brasileira. 2008. (Encontro).

XII Semana de Letras - Linguagens, culturas e identidades.Presaem gaiola de ouro: as relações de poder feminino em "Terra de Caruaru", de José Condé. 2004. (Outra).

XX Jornada Nacional de Estudos Linguísticos.Relãções de poder paralelo na obra "Terra de Caruaru", de José Condé. 2004. (Outra).

55ª Reunião Anual da SBPC.Cultura e arte popular: entre a gobalização e a resistência. 2003. (Outra).

III Encontro de Literatura Luso-Brasileira: dos cantos de Orpheu aos ecos de Macunaíma.Dos cantos de Orpheu aos ecos de Macunaíma. 2000. (Encontro).

III Encontro de Literatura Luso-Brasileira: dos cantos de Orpheu aos ecos de Macunaíma.A metamorfose do olhar em Alberto Caeiro. 2000. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Fabiana de Paula Silva Belmont

COSTA, E. T.. TEREZA BATISTA, CANSADA DE GUERRA: O ROMANCE DE JORGE AMADO SOB ALGUNS OLHARES FEMININOS. 2024. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Marcia Maria Oliveira Silva

WALTER, R. G. M.; FERREIRA, E. M. A.; ANDRADE, B. C.; BARBOSA, A. M. A.;COSTA, E. T.. Entre mares, lares e terras: identidade cultural e contexto pós-colonial em Jamaica Kincaid, Dionne Brand e Conceição Evaristo. 2017. Tese (Doutorado em Pos-Grduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Maria Célia Ribeiro da Silva

BARBOSA, S. F. P.; OLIVEIRA, B. M. J. F.; ARAUJO FILHO, H. B.;COSTA, E. T.; NÓBREGA, Geralda Medeiros. Ascendino Leite: entre o "ser leitor" e a formação do jornali literário. 2014. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: FABIANA DE PAULA SILVA BELMONT

COSTA, E. T.; GROTTO, L. F. P.; SILVA, M. R.. TEREZA BATISTA, CANSADA DE GUERRA: O ROMANCE DE JORGE AMADO SOB ALGUNS OLHARES FEMININOS. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos de Literatura) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: IZABELLA FERNANDA SOUTO GARCIA FALCÃO

COSTA, E. T.; JUSTINO, L. B.; COSTA, S. R.. A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA PRESENTE NA OBRA DE MARIA FIRMINA DOS REIS: UMA ANÁLISE DO ROMANCE ÚRSULA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: JULIA VILLAC LIMA NASCIMENTO

COSTA, E. T.; JUSTINO, L. B.; NEVES, A. L. M. S.. A CONSTRUÇÃO DO CRIME DE FEMINICÍDIO A PARTIR DE OTELO, O MOURO DE VENEZA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: JESSICA KELLY DOS SANTOS HERMINIO

COSTA, E. T.; JUSTINO, L. B.; OLIVEIRA, S. K. G.. A REALIDADE EM DISTOPIA: O ROMANCE ?ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA? DE JOSÉ SARAMAGO E O PANÓPTICO DIGITAL DA VIGILÂNCIA ALGORÍTMICA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: THAIZA GRACIELLE HERMINIO DOS SANTOS DE SOUZA

COSTA, E. T.; NÓBREGA, M. V.; ALBUQUERQUE, T. K.. Impressões, expectativas e comportamentos do ser mulher repentista no espaço androcêntrico da cantoria de viola. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: LETÍCIA SANTOS LEITE

COSTA, E. T.; NÓBREGA, M. V.. CANTORIA EM TEMPOS DE INTERNET: IMPLICAÇÕES DA UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS NA PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DO REPENTE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: YASMIM RENALE GOMES DE FRANÇA

COSTA, E. T.; OLIVEIRA, S. K. G.; NÓBREGA, M. V.. A invenção do Nordeste na regionalidade em "O Santo e a Porca", de Ariano Suassuna. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: THALYA CAMILA FARIAS DA SILVA

COSTA, E. T.; JUSTINO, L. B.; NEVES, A. L. M. S.. Belas, atraentes e cruéis: mulheres na literatura contemporânea de Rubem Fonseca. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: OLANDA MARIA ALMEIDA SOUSA

JUSTINO, L. B.; NEVES, A. L. M. S.;COSTA, E. T.. Família e conflito em "Dois irmãos", de Milton Hatoum. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Mirele Fernanda Cândido de Souza

NEVES, A. L. M. S.;COSTA, E. T.; MONTENEGRO, M. S. M.. Identidade e alteridade na construção poética do "Manual da Delicadeza de A a Z", de Roseana Murray. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Josirene Gomes Costa

BRANDAO, R. J. A.; MELLO, R. M. B.;COSTA, E. T.. A construção da identidade através da memória e da oralidade em "O voo da guará vermelha". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Emanuela Moura Corrêa

Queiroz, Rosângela Maria Soares; NEVES, A. L. M. S.;COSTA, E. T.. A voz feminina em "Requiem para o navegador solitário": um estudo sobre a obra de Luís Cardoso e a literatura timorense. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Aluska Tavares Aleixo

BRANDAO, R. J. A.; COSTA, J. L.;COSTA, E. T.. Eros e Thanatos em "O peru de Natal", de Mário de Andrade, e "A festa de Babette", de Karen Blixen. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Kaligina Carla Bazilio de Souza

SOUZA, F. Z. D.;COSTA, E. T.; RODRIGUES, A. T.. A morte como um dispositivo regulador do comportamento social: uma análise da primeira morte do personagem amadiano Joaquim Soares da Cunha. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Isadora Barros Meira da Rocha

SOUZA, F. Z. D.;COSTA, E. T.; RODRIGUES, A. T.. A representação da sexualidade para os gêneros: uma análise dos personagens Sílvia e Oficial-Maior, presentes na obra Marcoré. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Vanessa Kishima do Bú

SOUZA, F. Z. D.; RODRIGUES, A. T.;COSTA, E. T.. A audácia de Maria Firmina dos Reis com o romance Úrsula. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: José Antonio de Souza Júnior

COSTA, E. T.. Identidade nacional: um percurso pela literatura brasileira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Elaine Cristina Barros de Araújo Lima

COSTA, E. T.. A condição feminina ma obra "Longe como o meu querer" de Marina Colasanti. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Beatriz Albuquerque Costa

COSTA, E. T.; Queiroz, Rosângela Maria Soares; NEVES, A. L. M. S.. "Angústia", "Caetés" e "São Bernardo": crise de representação e insuficiência da linguagem em Graciliano Ramos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Élica Julianne Nobre Santos

COSTA, E. T.; SILVA. Marinalva Freire da; NÓBREGA, Maria Marta Santos. Leitura dos poemas de Sérgio Lopes à luz das palavras bíblicas: um estudo comparativo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Janaina Kátia de Barros

COSTA, E. T.; SILVA. Marinalva Freire da; CARNEIRO, Cléa Gurjão. Literatura de cordel no contexto escolar: o fascinante mundo da leitura. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Patrícia Fabiana Nascimento de Oliveira

COSTA, E. T.; NEVES, A. L. M. S.; LIMA, Fabiana Ramos de. Entre o lúdico e o pedagogizante: a abordagem do texto poético por concluintes do Magistério. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Daniela Carvalho de Andrade

Campina, Tereza Neuma de Farias;COSTA, E. T.; Pinheiro, Francisca Edardo. O livro didático em questão: uma análise da abordagem ortográfica no Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Julyanne de Sousa Barbosa

RIBEIRO, M. G.;COSTA, E. T.; NEVES, A. L. M. S.. O imaginário do feminino na literatura infanto-juvenil contemporânea (re)escrita por mulheres. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Elizabeth Pedrosa da Silva

COSTA, E. T.. As personagens femininas em Lygia Fagundes Telles: encontros e desencontros entre o eu e o mundo / o eu e o outro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Elicenea Carmem da Silva Maravilha

COSTA, E. T.. Ironia e política em Meiaoito, de Angeli. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

COSTA, E. T.; BRANDAO, R. J. A.; GUIMARAES, K. N.. Processo Seletivo Simplificado. 2013. Universidade Estadual da Paraíba.

COSTA, E. T.; MACIEL, D. A. V.; NEVES, A. L. M. S.. Seleção Simplificada para Professor Substituto. 2009. Universidade Estadual da Paraíba.

COSTA, E. T.; GUIMARAES, K. N.; SILVA, M. T.. Banca examinadora do processo seletivo simplificado. 2023. Universidade Estadual da Paraíba.

COSTA, E. T.; AGRA, A. R. M. C.; PEREIRA, T. M. A.. Avaliação do Desempenho Acadêmico de MARCELO VIEIRA DA NÓBREGA. 2022. Universidade Estadual da Paraíba.

COSTA, E. T.; MACIEL, D. A. V.; AGRA, A. R. M. C.. Banca examinadora do processo seletivo simplificado. 2021. Universidade Estadual da Paraíba.

COSTA, E. T.; MACIEL, D. A. V.; AGRA, A. R. M. C.. Banca examinadora do processo seletivo simplificado. 2020. Universidade Estadual da Paraíba.

COSTA, E. T.; MACIEL, D. A. V.; RIBEIRO, M. G.. Banca de Avaliação Docente Ariadne Costa da Mata. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.

COSTA, E. T.; MACIEL, D. A. V.; RIBEIRO, M. G.. Banca de Avaliação Docente Linduarte Pereira Rodrigues. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.

COSTA, E. T.; VALE, A. R.; ARAÚJO, D. G. A. Banca de Avaliação Docente Kalina Naro Guimarães. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.

COSTA, E. T.; VALE, A. R.; ARAÚJO, D. G. A. Banca de Avaliação Docente Maria de Loudes da Silva Leandro. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.

COSTA, E. T.. Concurso Literário Centenário de Álvaro Lins. 2013. Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru.

Queiroz, Rosângela Maria Soares;COSTA, E. T.; NÓBREGA, Geralda Medeiros. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório do Prof. Ricardo Soares da Silva. 2010. Universidade Estadual da Paraíba.

Queiroz, Rosângela Maria Soares;COSTA, E. T.; NÓBREGA, Geralda Medeiros. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório do Prof. Ricardo Soares da Silva. 2009. Universidade Estadual da Paraíba.

Queiroz, Rosângela Maria Soares;COSTA, E. T.; Soares, Maria das Neves. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório do Prof. Diógenes André Vieira Maciel. 2009. Universidade Estadual da Paraíba.

Queiroz, Rosângela Maria Soares;COSTA, E. T.; Soares, Maria das Neves. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório da Profa. Francisca Zuleide Duarte de Souza. 2009. Universidade Estadual da Paraíba.

Queiroz, Rosângela Maria Soares;COSTA, E. T.; NÓBREGA, Geralda Medeiros. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório da Profa. Ana Lúcia Maria de Souza Neves. 2008. Universidade Estadual da Paraíba.

Queiroz, Rosângela Maria Soares;COSTA, E. T.; Soares, Maria das Neves. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório da Profa. Francisca Zuleide Duarte de Souza. 2008. Universidade Estadual da Paraíba.

Queiroz, Rosângela Maria Soares;COSTA, E. T.; Soares, Maria das Neves. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório do Prof. Diógenes André Vieira Maciel. 2008. Universidade Estadual da Paraíba.

Queiroz, Rosângela Maria Soares;COSTA, E. T.; NÓBREGA, Geralda Medeiros. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório do Prof. Ricardo Soares da Silva. 2008. Universidade Estadual da Paraíba.

Queiroz, Rosângela Maria Soares;COSTA, E. T.; Soares, Maria das Neves. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório do Prof. Diógenes André Vieira Maciel. 2007. Universidade Estadual da Paraíba.

Queiroz, Rosângela Maria Soares;COSTA, E. T.; Soares, Maria das Neves. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório da Profa. Francisca Zuleide Duarte de Souza. 2007. Universidade Estadual da Paraíba.

Queiroz, Rosângela Maria Soares;COSTA, E. T.; NÓBREGA, Geralda Medeiros. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório da Profa. Ana Lúcia Maria de Souza Neves. 2007. Universidade Estadual da Paraíba.

Queiroz, Rosângela Maria Soares;COSTA, E. T.; NÓBREGA, Geralda Medeiros. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório da Profa. Ana Lúcia Maria de Souza Neves. 2006. Universidade Estadual da Paraíba.

Queiroz, Rosângela Maria Soares;COSTA, E. T.; NÓBREGA, Geralda Medeiros. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório da Profa. Ana Lúcia Maria de Souza Neves. 2005. Universidade Estadual da Paraíba.

Orientou

Clécia Juliana Gomes Pereira Amaral

Representação feminina na poesia popular: Chica Barrosa, a voz negra do repente; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Edson Tavares Costa;

Larissa Raquel Pereira Lyra

Funções do uso da língua portuguesa na sala de aula de ELF (inglês como língua estrangeira) ? uma abordagem sociointeracionista; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Edson Tavares Costa;

Maria da Penha Pereira de Almeda

Poder e autoritarismo em "Vidas Secas" e sua relação com a realidade do Nordeste; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

luciana maria dos santos

Fatores que dificultam o processo de leitura interpretativa dos alunos; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Edson Tavares Costa;

Risonete Mestre da Silva

Preconceito social frente à variação lingüística; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Edson Tavares Costa;

JESSICA KELLY DOS SANTOS HERMINIO

A REALIDADE EM DISTOPIA: O ROMANCE ?ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA? DE JOSÉ SARAMAGO E O PANÓPTICO DIGITAL DA VIGILÂNCIA ALGORÍTMICA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

LETÍCIA SANTOS LEITE

CANTORIA EM TEMPOS DE INTERNET: IMPLICAÇÕES DA UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS NA PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DO REPENTE; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

THALYA CAMILA FARIAS DA SILVA

Belas, atraentes e cruéis: mulheres na literatura contemporânea de Rubem Fonseca; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

Vanessa Tatiane da Silva Oliveira

Vasti e Ester: a atuação das rainhas diante do poder político; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

Maria Bianca Duarte Silva

Macabéa e Luísa: a percepção da vida em situações distintas, nas obras "A hora da estrela" e "Um ramo para Luísa"; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

Ana Bel Freire Rodrigues

A não-aceitação identitária: homofobia internalizada de Lúcio e Ricardo em "Confissão de Lúcio", de Mário de Sá-Carneiro; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

Mirele Fernanda Cândido de Souza

Identidade e alteridade na construção poética do "Manual da Delicadeza de A a Z", de Roseana Murray; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

Renally Kamillah Ynnaiãnh Batista Martins Bezerra da Silva

A presença da chuva nas narrativas condeanas de "Santa Rita": contos que se interpenetram; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

Gilson Batista Gonzaga

Satu e o bodegueiro: personagens que atravessam as narrativas de "Santa Rita" - contos que se interpenetram; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

Pâmella Yonalle Araújo Gomes

Vocação: fuga ou dom? O Comportamento Religioso Controverso de "Eurico, o Presbítero?; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

Jacqueline da Silva Costa

Alberto Caeiro e a Negação do Pensar; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

Gilma Cristina Flôr

A Construção Imagética do Ideário Feminino na Literatura Infantil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

Rodrigo Maciel da Silva Braga

O Neopaganismo de Ricardo Reis; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

Hagda Suane de Moura Barbosa

A Popularização da literatura nas redes sociais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

Alcina Simplício dos Santos

O Candomblé em pauta: uma análise da representação social do personagem Pedro Archanjo, na obra "Tenda dos Milagres", de Jorge Amado; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

BRUNA STEFÂNIA SIMPLÍCIO DA SILVA

Aspecto cultural e religioso da literatura popular em ?A Fantástica Peregrinação do Coronel Severino Luciano e sua tropa da Serra de Santa Fé ao Arraial do Bonfim atrás de um rabo de saia?, de Fabiano Lucena; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

Erika Aparecida Silva

Macbeth, de Shakespeare a Arievaldo Viana: reflexões sobre a representação feminina na literarura de cordel; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

Melry Rute Arruda Barbosa

Retrato escrito de um poeta: a receptividade virtual da poesia de José Valdecy Nabude; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

EDUARDA DE FÁTIMA DANTAS VIDAL

A alma em abismo: uma análise psicanalítica do subjetivismo de Mário de Sá-Carneiro em "Dispersão"; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

Ana Raquel Macêdo Lucena

Escritores na penumbra: as dificuldades de divulgação de sua obra, num mundo tecnológico; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

Lidiane Santos da Silva

A influência da formação clássica na obra de Ricardo Reis; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

Jaqueline Serafim da Silva Alves

Senhoras da seca: uma análise comparativa entre Sinha Vitória e Cordulina; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

Emmanuelle Araújo da Silva

A poesia erótica de Castro Alves; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

Célia Pereira da Silva

Uma análise sociológica da mulher na obra de Joyce Cavalcanti; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

Suelanea Carneiro da Silva

A onisciência relativa temporal de Brás Cubas: a problemática da inclusão tipológica do narrador; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

Camila Máximo da Oliveira

Dessemelhanças na semelhança: o mito do bom selvagem; Duas visões e uma mesma idéia; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

Zuila Kelly da Costa Couto

Desejo feminino: transgressão sacralizada na poética de Adélia Prado; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

Maria Lucileide Batista da Silva

A personificação das orixás nas prostitutas de Jorge Amado; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

Maria Alcione Gonçalves da Costa

As características do adultério na trilogia literária de Aluisio Azevedo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Edson Tavares Costa;

BRUNA FERREIRA DE CARVALHO

O perfil de mulher urbana do século XIX, na visão de José de Alencar; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Edson Tavares Costa;

Marcia Maria Oliveira Silva

As mulheres de Jorge Amado aos olhos de seus homens; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Edson Tavares Costa;

Joyce Sales da Silva

"O livro dos prazeres": uma aprendizagem do amor em Clarice Lispector; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Edson Tavares Costa;

Maria José da Silva

A sensualidade da mulher na poesia de Castro Alves; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Edson Tavares Costa;

Fabio Mario da Silva

Entre o bem e o mal: a condição humana vista através do conto "A igreja do diabo", de Machado de Assis; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Edson Tavares Costa;

Janete de Souza Santos

Mudanças comportamentais: a esfericidade das personagens alencarinas em "A Viuvinha" e "Lucíola"; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Edson Tavares Costa;

Genicleide Nunes Barros

A relação familiar na obra "A Moreninha", de Joaquim Manuel de Macedo; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Edson Tavares Costa;

Lilian Vivian Gonçalves e Lima

Uma linguagem "angustiada": reflexo de "vidas secas"; Análise das peculiaridades psicolingüísticas na fala de personagens de Graciliano Ramos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Edson Tavares Costa;

Ricardo Alexandre Gomes Falcão

O univreso infantil e o poder na obra de José Lins do Rego: uma incursão em "Menino de Engenho"; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru; Orientador: Edson Tavares Costa;

Michelle Diniz da Silva

De Negrinha a Bocatorta: a negritude na obra de Monteiro Lobato; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

José Ricardo de Barros

"Fora da ponte e da vida" - A presença mítica em "Morte e Vida Severina"; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

Fernanda Karyne de Oliveira

Pertinência crítica dos comentários condeanos na coluna ?Escritores e livros?, no jornal ?Correio da Manhã?; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

Renally Kamillah Ynnaiãnh Batista Martins Bezerra da Silva

A presença da chuva nas narrativas condeanas de Santa Rita ? Contos que se interpenetram; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

Nathália de Sá Tavares Azevedo

O cachorro como referencial actancial nas narrativas de Santa Rita ? Contos que se interpenetram; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

Gilson Batista Gonzaga

Satu e o bodegueiro: personagens que atravessam as narrativas de Santa Rita ? Contos que se interpenetram; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

Leiliane Thaís Pereira de Lima

As relações entre narrador e narratário nos contos de Santa Rita ? Narrativas que se interpenetram; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

Fernanda Rayana Barbosa Silva

Escritor na penumbra: razões ligadas ao texto literário; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

BRUNA STEFÂNIA SIMPLÍCIO DA SILVA

Escritor na penumbra: o desinteresse editorial; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

Ana Raquel Macêdo Lucena

Escritor na penumbra: dificuldades de divulgação; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

Melry Rute Arruda Barbosa

Escritor na penumbra: indiferença dos leitores; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Edson Tavares Costa;

Produções bibliográficas

  • COSTA, E. T. . O olhar e o olhar de Alberto Caeiro. Interfaces de Saberes (João Pessoa) , Caruaru-PE, v. 3, n.2, p. 29-40, 2002.

  • COSTA, E. T. . Rubén Darío:. Interfaces de Saberes, Caruaru-PE, v. 1, p. 25-34, 2000.

  • COSTA, E. T. . Amplitude Modulada - Os locutores e o rádio de Caruaru. 1. ed. Caruaru: WDimeron, 2019. v. 3. 847p .

  • COSTA, E. T. . O Nome do autor - O caso José Condé. 1. ed. Curitiba-PR: Appris, 2017. v. 1. 353p .

  • COSTA, E. T. ; LIMA, L. T. P. (Org.) ; SILV, R. K. Y. B. M. B. (Org.) ; TAVARES, N. S. (Org.) ; GONZAGA, G. B. (Org.) . Contos que se interpenetram - Leituras de "Santa Rita", de José Condé. 1. ed. Campina Grande-PB: WDimeron, 2017. v. 1. 159p .

  • COSTA, E. T. . Outra história da mesma coisa. 1. ed. Campina Grande: Latus, 2013. v. 01. 216p .

  • COSTA, E. T. . Mulher: criação social? Leituras de perfis femininos da Literatura Brasileira. 1. ed. João Pessoa: Idéia, 2008. v. 1. 241p .

  • COSTA, E. T. . Avaníssima - A vida de uma estrela. 1. ed. João Pessoa - PB: Idéia, 2007. v. 1. 147p .

  • COSTA, E. T. . Leituras partilhadas - Estudo temático de autores brasileiros. 1. ed. João Pessoa - PB: Idéia, 2006. v. 1. 174p .

  • COSTA, E. T. . NÍTIDO COMO UM GIRASSOL - Metamorfoses do olhar em Alberto Caeiro. 1. ed. João Pessoa: Idéia, 2003. v. 1. 152p .

  • COSTA, E. T. . Um escritor e sua biblioteca. In: Bruno Rafael de Albuquerque Gaudêncio. (Org.). Arquivos e biografias. Estudos sobre memórias dos intelectuais no Brasil. 1ed.Jundiaí-SP: Paco, 2025, v. , p. 37-58.

  • COSTA, E. T. . UM DIA DE DOMINGO: PRESENÇA DA LITERATURA NO JORNAL ¿CORREIO DA MANHÿ. In: AZEVEDO NETO, Joachin Melo; ALMEIDA, Flávio Aparecido de. (Org.). Língua, Literatura e Cultura: sob a perspectiva do discurso. 1ed.Guarujá-SP: Editora Científica Digital, 2024, v. 2, p. 344-363.

  • COSTA, E. T. ; LIMA, L. T. P. ; SILV, R. K. Y. B. M. B. ; TAVARES, N. S. ; GONZAGA, G. B. . O Brasil pós-abolição da escravatura: a quem interessava o treze de maio?. In: Edson Tavares. (Org.). Contos que se interpenetram. 1ed.Campina Grande-PB: WDimeron, 2017, v. 1, p. 17-31.

  • COSTA, E. T. . Negócios e mulheres: o poder do discurso convincente. In: SILVA, Antonio de Pádua Dias da. (Org.). Escrit@as sobre gênero e sexualidades. 1ed.São Paulo: Scortecci, 2015, v. 01, p. 119-129.

  • COSTA, E. T. . Vencidos numa noite de temporal: presença da morte em Augusto dos Anjos e José Condé. In: ARAGÃO, Maria do Socorro Silva de; SANTOS, Neide Medeiros; ANDRADE, Ana Isabel de Souza Leão. (Org.). Augusto dos Anjos: a heterogeneidade do Eu singular. 1ed.João Pessoa: Mídia, 2012, v. 1, p. 149-161.

  • COSTA, E. T. . "O Quinze": mãos femininas que constroem vidas femininas. In: Edson Tavares Costa. (Org.). Mulher: criação social? Leituras de perfis femininosda Literatura Brasileira. 1ed.João Pessoa: Idéia, 2008, v. 1, p. 227-241.

  • COSTA, E. T. . Literatura na escola: o "assassinato" do gosto literário.. In: Sudha Swarnakar. (Org.). Tecidos metafóricos. 1ed.João Pessoa: Idéia, 2003, v. 1, p. 103-122.

  • COSTA, E. T. . Três anos para três dias. Jornal Vanguarda, Caruaru-PE, p. 3 - 3, 30 nov. 1996.

  • COSTA, E. T. . Eternos quintanares. Jornal Vanguarda, Caruaru-PE, 09 jul. 1994.

  • COSTA, E. T. . A Semana de 1922. Jornal Vanguarda, Caruaru-PE, 15 jul. 1992.

  • COSTA, E. T. . Gramática: absurdas incoerências. Jornal Vanguarda, Caruaru-PE, 28 fev. 1992.

  • COSTA, E. T. . "Na vida dez, na escola zero". Jornal Vanguarda, Caruaru-PE, 14 fev. 1992.

  • COSTA, E. T. . Educação sucateada. Jornal Vanguarda, Caruaru-PE, 31 jan. 1992.

  • COSTA, E. T. . Quinze de outubro: dia de que professor?. Jornal Vanguarda, Caruaru-PE, p. 3 - 3.

  • COSTA, E. T. . Supletivo, uma farsa. Jornal Vanguarda, Caruaru-PE.

  • COSTA, E. T. . Infelizes colocações. Jornal Vanguarda, Caruaru-PE.

  • COSTA, E. T. . Não é fácil ser professor. Jornal Vanguarda, Caruaru-PE.

  • COSTA, E. T. . O jornal diário como instância de divulgação literária. In: Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2013, Belém-PA. Anais do IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Belém: Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA, 2013. v. 1. p. 367-377.

  • COSTA, E. T. . Um dia de domingo: presença da literatura no periódico noticioso carioca 'Correio da Manhã'. In: Simpósio Internacional de Letras e Linguistica, 2013, Uberlândia-MG. Anais do Simpósio Internacional de Letras e Linguistica. Uberlândia, 2013. v. 3.

  • COSTA, E. T. . JORGE, O AMIGO AMADO DE CONDÉ: HISTÓRIAS DE UMA PARCERIA NA VIDA E NA LITERATURA. In: Colóquio Internacional 100 anos de Jorge Amado - História, Literatura e Cultura, 2012, Ilhéus - BA. Colóquio Internacional 100 Anos de Jorge Amado. Ilhéus - BA: Universidade Estadual de Santa Cruz, 2012. p. 287-298.

  • COSTA, E. T. . A Metamorfose do Olhar em Alberto Caeiro. In: III Congresso de Literatura Luso-Brasileira, 2000, Caruaru. Anais do III Congresso de Literatura Luso-Brasileira - dos cantos de Orpheu aos ecos de Macunaíma. Recife: UFPE, 2000. v. 1. p. 22-31.

  • COSTA, E. T. . Presença da mulher em letras de canções brasileiras. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, E. T. . Erotismo e pornografia: uma tênue fronteira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, E. T. . Era uma vez no país da ficção: a literatura e o imaginário infantil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, E. T. . Quem imortaliza o escritor? Uma discussão sobre as instâncias canônicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, E. T. . Vencidos numa noite de temporal: presença da morte em Augusto dos Anjos e José Condé. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, E. T. . Vida e obra de José Condé. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, E. T. . Jorge Amado e Álvaro Lins: o escritor baiano aos olhos do crítico de Caruaru. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, E. T. . Jorge, o amigo amado de Condé: histórias de uma parceria na vida e na literatura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, E. T. . Terra de Caruaru: romance de memórias?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, E. T. ; GOUVEIA, D. ; MARQUES, H. . José Condé, o escritor de Caruaru. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, E. T. . Critérios da Modernidade na leitura da obra de José Condé. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, E. T. . Assis Chateaubriand e Clarice Lispector: breves considerações sobre duas biografias. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, E. T. . "O Quinze": mãos femininas que constroem vidas femininas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, E. T. . Presa em gaiola de ouro: as relações de poder feminino em "Terra de caruaru", de José Condé. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, E. T. . Relações de poder paralelo na obra "Terra de Caruaru", de José Condé. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, E. T. . Partido: Caruaru. Caruaru-PE, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • COSTA, E. T. . Gambiarra de eus efêmeros. Guaratinguetá, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • COSTA, E. T. . Para ler sem roupa. Salto-SP, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • COSTA, E. T. . Viagem pela Terra de Caruaru. Caruaru-PE, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • COSTA, E. T. . Mulher: criação social?. João Pessoa, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • COSTA, E. T. . Cactos, mandacarus e poesia. Caruaru, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • COSTA, E. T. . Sobre sonho e sobre poesia. Caruaru-PE, 1998. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • COSTA, E. T. . Literatura em Sala de Aula. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • COSTA, E. T. . Português e Redação Acadêmica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • COSTA, E. T. . José Condé: o contista de Caruaru. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • COSTA, E. T. . Leitura de José Condé a partir de critérios da Modernidade. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • COSTA, E. T. . Manifestações literárias do "País de Caruaru". 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • COSTA, E. T. . Metodologia do Trabalho Acadêmico Orientado. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • COSTA, E. T. . Fonologia da Língua Portuguesa. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

  • COSTA, E. T. . Fonologia da Língua Portuguesa. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

  • COSTA, E. T. . Literatura e arte figurativa no cenário nordestino: uma incursão sobre José Condé e Mestre Vitalino. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • COSTA, E. T. . A poesia da música popular brasileira: reflexos e reflexões da História nacional. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    ??Escritores e Livros?: Uma abordagem analítica da coluna literária de José Condé no jornal ?Correio da Manhã??, Descrição: Exploração, a partir da Coluna "Escritores e Livros", de José Condé ("Correio da Manhã" - RJ), pormenores referentes às publicações diárias, no âmbito literário da então capital federal do país, e, a partir desse levantamento, procurar explicar a dinâmica de publicações e movimentação de escritores, no final dos anos 1950, período particularmente emblemático na vida cotidiana e literária nacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Edson Tavares Costa - Coordenador / Fernanda Karyne de Oliveira - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Desvendando Santa Rita: leitura sociocrítica dos contos inclusos em ?Histórias da cidade morta? e ?Os dias antigos?, de José Condé, Descrição: Análise sociológica dos contos que compõem os livros "Histórias da cidade morta" e "Os dias antigos", reunidos no volume "Santa Rita", de José Condé. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Edson Tavares Costa - Coordenador / Renally Kamillah Ynnaiãnh Batista Martins Bezerra da Silv - Integrante / Gilson Batista Gonzaga - Integrante / Nathália de Sá Tavares - Integrante / Leiliane Thaís Pereira de Lima - Integrante.

  • 2013 - 2014

    ESCRITORES NA PENUMBRA: TENTATIVA DE VISIBILIZAÇÃO DE AUTORES NORDESTINOS, Descrição: Análise de razões da ausência de escritores nordestinos do cânone nacional, buscando explicações para o retraimento de tais autores, do ponto de vista da produção literária, da elaboração do produto e da sua divulgação e distribuição. Publicação de uma coletânea de textos dos autores descobertos/estudados pelo grupo, para que sejam apresentados a estudo, tanto na academia quanto nos espaços escolares da região da qual são oriundos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Edson Tavares Costa - Coordenador / Ana Raquel Macedo Lucena - Integrante / Bruna Stefânia Simplício da Silva - Integrante / Fernanda Rayana Barbosa Silva - Integrante / Melry Rute Arruda Barbosa - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Educação. , Av. Floriano Peixoto, Centro, 58400-180 - Campina Grande, PB - Brasil, Telefone: (83) 33109711, URL da Homepage:

Experiência profissional

2002 - Atual

Universidade Estadual da Paraíba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/2002

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Crítica Literária, Literatura Infanto-Juvenil, Literaturas de Língua Portuguesa

1991 - 2008

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 21

Atividades

  • 07/1991 - 12/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura Infanto-juvenil

  • 02/1995 - 02/2003

    Direção e administração, Departamento de Letras.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.