Jair Messias Ferreira Junior

Licenciado em História pela Centro Universitário Fundação Instituto de Ensino para Osasco [UNIFIEO] e com a pós graduação: Especialização para docentes de História, pela Universidade Estadual de Campinas [UNICAMP]. Professor de História há quase vinte anos, neste período, ministrou aulas no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior. Atualmente, leciona na Educação Básica em duas escolas privadas. Trabalha continuamente para diversas empresas ligadas à produção de material didático, entre elas: o Grupo Santillana, a Somos Educação, a Associação Nova Escola e a Redesenho Educacional. Participou ativamente da produção dos livros didáticos e do material complementar dos PNLDs 2019 e 2020. No presente ano, trabalhou no PNLD/2021 do Ensino Médio, na produção de roteiros dos vídeos tutoriais exigidos no edital do referido PNLD.

Informações coletadas do Lattes em 28/11/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Especialização em História para doscentes

2011 - 2013

Universidade Estadual de Campinas
Título: A indisciplina escolar
Orientador: Ana Carolina Arruda de Toledo Murgel

Graduação em História

1999 - 2002

Centro Universitário Fieo
Bolsista do(a): Centro Universitário FIEO, UNIFIEO, Brasil.

Participação em eventos

Trabalho docente: Novas perspectivas frente a globalização.. 2002. (Seminário).

VI Encontro Nacional de Historia Oral: Tempo e Narrativa. 2002. (Encontro).

II Congresso de História Quantitativa e Serial. 2001. (Congresso).

Outras produções

FERREIRA JUNIOR, J. M. . Google Drive para aulas a distância. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERREIRA JUNIOR, J. M. ; FURQUIM, Laércio. . Webinar - Como planejar aulas de História e Geografia alinhadas à BNCC. 2019. (Programa de rádio ou TV/Outra).

FERREIRA JUNIOR, J. M. . Uso do Google Drive e Google Formulários na EAD. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERREIRA JUNIOR, J. M. . Jogos para o ensino de História alinhados à BNCC. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERREIRA JUNIOR, J. M. . Como planejar aulas de História alinhadas à BNCC. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prêmios

2013

Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, Microsoft.

2012

Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, Microsoft.

2012

6 Prêmio Educar para a igualdade Racial, Banco Santander e CEERT.

2012

3 Concurso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais, Fundação Banco do Brasil e Revista Fórum.

2009

III Concurso P3D - Aula em realidade virtual, P3D - Tecnologia da Imagem.

2008

II Concurso P3D - Aula em realidade virtual, P3D - Tecnologia da Imagem.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria de Estado da Educação SP, Escola Estadual Prof Armando Gaban. , R: paranaense 217, jd conceição, 06160040 - Osasco, SP - Brasil, Telefone: (11) 36092466

Experiência profissional

2012 - 2017

Fundação Instituto Tecnologico de Osasco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 15

2002 - 2018

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica - História, Carga horária: 10

2010 - Atual

Colegio Vida

Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Professor de Robótica, Carga horária: 18

2013 - 2014

Faculdade de Ciências da FITO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor no curso de Pedagogia, Carga horária: 6

Outras informações:
Professor no curso de Pedagogia da Disciplina: ?Conteúdos e práticas de História I e II?.

2003 - 2004

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF

Vínculo: Outro, estagiário, Enquadramento Funcional: pesquisa, digitalização e divulgação dados, Carga horária: 30

Outras informações:
Projeto "Levantamento, digitação e publicação das listas nominativas de habitantes da capitania e província de São Paulo - 1836", financiado pelo IPEA atráves de convênio com a ANPEC. Pesquisa e demais trabalhos realizados no Arquivo do Estado de São Paulo, professor orientador: Carlos de Almeida PRado Bacellar.

2016 - 2016

Editora Moderna

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Revisor de material didático, Carga horária: 10

Outras informações:
Análise das obras do Ensino Fundamental II referente às competências e habilidades da matriz da Prova Brasil, matriz de referência do ENEM e da matriz do SARESP

2018 - 2018

Somos Educação

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Autor de História, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto PNLD 2020. Autor de sequências didáticas adequadas à BNCC para os livros didáticos das editoras Ática, Scipione e Saraiva.

2019 - 2019

Associação Nova Escola

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Mentor, Carga horária: 3

Outras informações:
Projeto de Saúde Mental. Monitoria de professores em início de carreira.

2018 - 2019

Associação Nova Escola

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Professor autor de planos de aula, Carga horária: 10

Outras informações:
Time de autores. Produção de planos de aula alinhados à Base Nacional Comum Curricular.

2020 - 2020

ANIMA EDUCACIONAL

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Roteirista, Carga horária: 4

Outras informações:
Produção de roteiros de tutorias de implementação de projetos educacionais do EM. PNLD/2021. (2020)

2020 - 2020

Redesenho Educacional

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Especialista em História, Carga horária: 10

Outras informações:
Produção de material didático de História para o Ensino Fundamental para a coleção UNOi, da Editora Moderna.

2017 - Atual

Colégio Pollux

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História e Geografia, Carga horária: 30