Paulo Rafael Monteiro Nascimento

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social pela Fundação Visconde Cairu. Possui Bacharelado em Engenharia Elétrica-Eletrônica - Faculdades Reunidas Nuno Lisboa e em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Licenciando em Ciências da Religião pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especialista em Gestão Empresarial pela UFS, MBA em Executive Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Especialista em Gestão de Negócios de Instituições de Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e Especialista em Alta Gestão de Instituições de Ensino Superior pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Avaliador institucional do INEP/MEC. Atuou como executivo na Telemar/Oi, Diretor Geral da Faculdade Estácio de Sergipe, Diretor de Graduação a Distância da Universidade Tiradentes (UNIT), Reitor da Uninassau/Grupo Ser Educacional e Diretor Geral da UNIFTC. Sócio-fundador da Skillsplus Formação de Líderes e Professor Colaborador do Departamento de Administração da UFS. Realizou Estágio na Ericsson - Cell Planning (Suécia), Business and Culture na Regents University London, D2L Global Users Conference Fusion em Houston, Texas (U.S.A.) e Programa Ejecutivo Plus Internacional - Valladolid (Espanha). Áreas de Interesse/Pesquisa: Planejamento Estratégico, Gestão Social, Governança Territorial e Turismo Religioso.

Informações coletadas do Lattes em 17/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Administração

2020 - 2023

Universidade Federal da Bahia
Título: Governança Territorial e Desenvolvimento Sustentável: Potencialização do Turismo Religioso no Território de Fé na Península de Itapagipe
Tânia Maria Diederichs Fischer. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado profissional em DESENVOLVIMENTO HUMANO E RESPONSABILIDADE SOCIAL

2003 - 2006

Fundação Visconde de Cairu
Título: A SEGMENTAÇÃO DE MERCADO COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO NO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES: UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO, Ano de Obtenção: 2006
Orientador: ANSELMO ALVES BANDEIRA
Palavras-chave: DESENVOLVIMENTO HUMANO E RESPONSABILIDADE SOCIAL.

Especialização em Alta Gestão de Instituições de Ensino Superior

2021 - 2022

Universidade da Amazônia
Título: Gestão da Evasão: Caminhos e possibilidades

Especialização em Gestão de Negócios em IES

2010 - 2011

Universidade Estácio de Sá
Título: A aplicação de indicadores de sustentabilidae em uma instituição de ensino superior privada: ecological footprint method
Orientador: Lucia Helena Mazoni Couto

Especialização em MBA EM EXECUTIVE MARKETING

2000 - 2001

Fundação Getúlio Vargas
Título: PLANO DE MARKETING
Orientador: PAULO SCHENINNI

Especialização em GESTÃO EMPRESARIAL

1998 - 1999

Universidade Federal de Sergipe
Título: PLANO DE NEGÓCIOS DE UMA EMPRESA DE WEBDESIGN

Aperfeiçoamento em GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS

1998 - 1998

Fundação Getúlio Vargas
Título: GESTÃO DE EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES. Ano de finalização: 1998
Orientador: PAULO ROBERTO MOTTA

Graduação em andamento em Ciências da Religião

2018 - Atual

Universidade Federal de Sergipe

Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

1989 - 1996

Universidade Federal de Sergipe
Título: PLANEJAMENTO TÉCNICO DE UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO
Orientador: VERA LÚCIA PROVINCIALLI

Graduação em ENGENHARIA ELETRÔNICA

1980 - 1985

Faculdades Reunidas Nuno Lisboa

Formação complementar

2019 - 2019

MBA em Programa Ejecutivo Plus Internacional. (Carga Horária: 120h). , Universidade de Valladolid, UVa, Espanha.

2019 - 2019

Assessment, Coaching e Mentoring. (Carga horária: 20h). , Centro universitário Maurício de Nassau - Recife, UNINASSAU, Brasil.

2019 - 2019

Objetivos de Desarrollo Sostenible: una transformación ineludible. (Carga horária: 40h). , Universidade Politécnica de Madrid, UPM, Espanha.

2018 - 2018

CAPACITAÇÃO DOS AVALIADORES DO BASIS. (Carga horária: 16h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Relações trabalhistas. (Carga horária: 8h). , Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.

2016 - 2016

Introdução ao Software de Análise Qualitativa webQDA. (Carga horária: 8h). , Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.

2015 - 2015

Business English and British Culture. (Carga horária: 120h). , Regent´s University London, RUL, Grã-Bretanha.

1995 - 1995

Estágio Técnico - Planejamento Celular. (Carga horária: 120h). , Ericsson, ERICSSON, Suécia.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: RESPONSABILIDADE SOCIAL E DESENVOLVIMENTO HUMANO.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.

Organização de eventos

NASCIMENTO, P. R. M. . EMPREGABILIDADE. 2016. (Outro).

NASCIMENTO, P. R. M. ; NUNES, M. S. C. ; SILVEIRA, D. S. ; DORNELAS, J. S. . IV Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação. 2015. (Outro).

SANTOS, A. C. V. ; NASCIMENTO, P. R. M. ; BARBOSA ; LIMA . III SEMINÁRIO DE TÓPICOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO. 2006. (Outro).

Participação em eventos

D2L GLOBAL USERS CONFERENCE FUSION. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. 2018. (Congresso).

CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. CRIANDO NOVAS ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO ONLINE POR MEIO DE AGENTES INTELIGENTES. 2016. (Congresso).

CONGRESSO INTERNACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO. O PROCESSO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO. 2012. (Congresso).

I SEMINÁRIO DE PESQUISA.A SEGMENTAÇÃO DE MERCADO COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO: UM ESTUDO DE CASO DO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES. 2008. (Seminário).

MODELOS DE GESTÃO. 2004. (Seminário).

SEMINÁRIO DE ECONOMIA.SISTEMA DE TELECOMUNICAÇÕES. 2002. (Seminário).

CUSTOMER BUSINESS DEVELOPMENT.CUSTOMER BUSINESS DEVELOPMENT. 1995. (Encontro).

PLANEJAMENTO CELULAR. 1993. (Outra).

TEORIA DE TRÁFEGO TELEFÔNICO. 1989. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: José Augusto Dantas do Nascimento

NASCIMENTO, J. A. D.; RAMOS, M. A. S.;NASCIMENTO, P. R. M.. A relação do líder com os portadores de necessidades especiais dentro das organizações. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Faculdade Estácio de Sergipe.

Aluno: Emerson Charles Pracz

NASCIMENTO, P. R. M.. O PREGAO ELETRÔNICO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL: UMA BREVE ANÁLISE HISTÓRICA, CONCEITUAL E DE ATUAÇÃO PRÁTICA NO BRASIL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Estácio de Sergipe.

Aluno: Maria do Carmo Santos Freitas

NASCIMENTO, P. R. M.; REIS; FEITOSA. A DEFESA DO CONSUMIDOR ATRAVÉS DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE JOSE AUGUSTO VIEIRA.

Aluno: Manoel Renato de Melo

NASCIMENTO, P. R. M.; FEITOSA; REIS. FGTS - BENEFÍCIO CONCEDIDO A TODO TRABALHADOR QUE PARTICIPA DO REGIME CELETISTA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE JOSE AUGUSTO VIEIRA.

Aluno: ELAINE MARTINS

NASCIMENTO, P. R. M.; BARBOSA; FERREIRA. O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA A TOMADA DE DECISÃO NAS EMPRESAS DE LAGARTO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE JOSE AUGUSTO VIEIRA.

Aluno: Luiz Carlos de Araújo

NASCIMENTO, P. R. M.; FERREIRA; BARBOSA. A GESTÃO DA QUALIDADE E A MELHORIA DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE: EVIDÊNCIAS NO SUPERMERCADO SALGADO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE JOSE AUGUSTO VIEIRA.

Aluno: Rodrigo Silva

NASCIMENTO, P. R. M.; BARBOSA; FERREIRA. A IMPLANTAÇÃO ,DE UM SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO E A RELAÇÃO COM A PRODUTIVIDADE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE JOSE AUGUSTO VIEIRA.

Aluno: GILVANETE DANTAS

NASCIMENTO, P. R. M.; BARBOSA; FERREIRA. O USO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO: O COMÉRCIO DE MATREIAL DE CONSTRUÇÕES. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE JOSE AUGUSTO VIEIRA.

Aluno: MARY ELLEN ARAÚJO

NASCIMENTO, P. R. M.; BARBOSA; FERREIRA. LICITAÇÕES COM ÊNFASE EM PREGÃO ELETRÔNICO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA OS MUNICÍPIOS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE JOSE AUGUSTO VIEIRA.

Aluno: CLÍVIA MATIAS ANDRADE

NASCIMENTO, P. R. M.. MARKETING DE RELACIONAMENTO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA GERAR FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES EM UMA REVENDEDORA DE TINTAS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE DE SERGIPE.

Orientou

Thiago Passos Tavares

GERAÇÃO Y: CONECTADOS O TEMPO INTEIRO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Faculdade Estácio de Sergipe; Orientador: Paulo Rafael Monteiro Nascimento;

RODRIGO MELO NUNES

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESTRATÉGICA DE RH) - FACULDADE DE SERGIPE; Orientador: Paulo Rafael Monteiro Nascimento;

James Stwart de Araújo

GESTÃO DE PESSOAS: EVOLUÇÃO, ESTRATÉGIAS E NOVAS POSTURAS; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO ESTRATÉGICA DE RH) - FACULDADE DE SERGIPE; Orientador: Paulo Rafael Monteiro Nascimento;

Adeilde Lopes Lebre

RECURSOS HUMANOS NAS PEQUENAS EMPRESAS: PARTICULARIDADES DO COMÉRCIO DE LAGARTO; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DE PESSOAS E PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL) - FACULDADE JOSE AUGUSTO VIEIRA; Orientador: Paulo Rafael Monteiro Nascimento;

VÂNIA DA SILVA OLIVEIRA

A IMPLANTAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO SETOR PÚBLICO: UM ESTUDO DE CASO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO MUNICÍPIO DE LAGARTO; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE JOSE AUGUSTO VIEIRA; Orientador: Paulo Rafael Monteiro Nascimento;

ALDEISA FERREIRA NOGUEIRA

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UTILIZANDO O BSC COMO FERRAMENTA DE GESTÃO; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE JOSE AUGUSTO VIEIRA; Orientador: Paulo Rafael Monteiro Nascimento;

ELIZABETE SILVA COSTA

A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO SUCESSÓRIO: UM ESTUDO DE CASO NA MERCEARIA RIACHÃO; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE JOSE AUGUSTO VIEIRA; Orientador: Paulo Rafael Monteiro Nascimento;

JOSÉ REINALDO SOUZA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO VANTAGEM COMPETITIVA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE JOSE AUGUSTO VIEIRA; Orientador: Paulo Rafael Monteiro Nascimento;

JOSEFA PATRÍCIA DIAS SANTANA SANTOS

A IMPLANTAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA MICROEMPRESA DE MÁRMORE E GRANITOS; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE JOSE AUGUSTO VIEIRA; Orientador: Paulo Rafael Monteiro Nascimento;

SILMARA BATISTA DA SILVA

ELEMENTOS MOTIVACIONAIS QUE IMPACTAM O PROCESSO PRODUTIVO; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE JOSE AUGUSTO VIEIRA; Orientador: Paulo Rafael Monteiro Nascimento;

SIMONE DA SILVA CARVALHO

A IMPORTÂNCIA DE UM PROGRAMA DE QUALIDADE EM UMA EMPRESA: UM ESTUDO DE CASO DA MARATÁ INDÚSTRIA DE EMBALAGENS; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE JOSE AUGUSTO VIEIRA; Orientador: Paulo Rafael Monteiro Nascimento;

CLICIANE CARVALHO SANTOS

ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS: INFLUÊNCIA NA SATISFAÇÃO PROFISSIONAL; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em GESTÃO ESTRATÉGICA DE RH) - Faculdade de Sergipe; Orientador: Paulo Rafael Monteiro Nascimento;

GLAUBER ISIDRO DE ROCHA

REFLEXOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA AUTOMAÇÃO BANCÁRIA; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE DE SERGIPE; Orientador: Paulo Rafael Monteiro Nascimento;

ISADORA ÁVILA CARVALHO

LOGÍSTICA: O CASO DA LOGÍSTICA DA SEMED REALIZADO PELO CODINTEC NO ANO DE 2005; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) - FACULDADE DE SERGIPE; Orientador: Paulo Rafael Monteiro Nascimento;

Produções bibliográficas

  • NASCIMENTO, P. R. M. ; VALADÃO, J. A. D. . O processo de produção do turismo de base comunitária: um estudo de caso no município de Santa Luzia do Itanhy-SE. IDEIAS E INOVAÇÃO LATO SENSU , v. 5, p. 121, 2019.

  • NASCIMENTO, P. R. M. . O diálogo da Sociologia econômica com os novos paradigmas do desenvolvimento sustentável. IDEIAS E INOVAÇÃO LATO SENSU , v. V. 5, p. 1-20, 2019.

  • NASCIMENTO, P. R. M. ; TAVARES, T. P. . Geração do Milênio e a flexibilidade das estruturas organizacionais: a construção de um modelo de gestão empresarial colaborativo e equilibrado. IDEIAS E INOVAÇÃO LATO SENSU , v. 4, p. 13-22, 2018.

  • NASCIMENTO, P. R. M. ; Centurion ; ALMEIDA, J. A. J. . Empreendedorismo Social Sustentável: Um Estudo Multicasos em ONG´S Sergipanas. CPEDEC. Cadernos de Pesquisa e Extensão Desafios Críticos (Impresso) , v. 5, p. 5-141, 2010.

  • NASCIMENTO, P. R. M. ; ARAÚJO, S.L.E. ; VALADÃO, J. A. D. . Aspectos Teóricos da Estrutura Organizacional da Empresa Telemar/Oi no Período Pós-Privatização. CPEDEC. Cadernos de Pesquisa e Extensão Desafios Críticos (Impresso) , v. 5, p. 5-141, 2010.

  • NASCIMENTO, P. R. M. ; VALADÃO, J. A. D. . O processo de produção do turismo de base comunitária: um estudo de caso no município de Santa Luzia do Itanhy-SE. In: Congresso Internacional de Administração, 2013, Ponta Grossa. Anais - ADM13. Ponta Grossa, 2013.

  • NASCIMENTO, P. R. M. ; VALADÃO, J. A. D. . O processo de gestão do conhecimento em uma instituição de ensino superior: um estudo de caso. In: Congresso Internacional de Administração, 2012, Ponta Grossa. Anais - ADM12, 2012.

  • NASCIMENTO, P. R. M. ; CENTURION, W. C. ; ARAÚJO, S. L. E. . Avaliação da Sustentabilidade em ONGs Sergipanas: Um estudo multicaso. In: XVIII SIMPEP, 2011, Bauru. Anais - SIMPEP. Bauru: UNESP, 2011.

  • NASCIMENTO, P. R. M. ; FISCHER, T. M. D. ; BRITO, R. . Governança Territorial e Desenvolvimento Sustentável: Potencialização do Turismo Religioso no Território de Fé na Península de Itapagipe. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TAVARES, T. P. ; NASCIMENTO, P. R. M. . Geração do Milênio e a flexibilidade das estruturas organizacionais: a construção de um modelo de gestão empresarial colaborativo e equilibrado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NASCIMENTO, P. R. M. . Seminário de Economia - Telecomunicações no Brasil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

NASCIMENTO, P. R. M. . PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DE PESSOAS E PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL. 2008.

NASCIMENTO, P. R. M. . Simpósio Nacional de Administração. 2015.

NASCIMENTO, P. R. M. . MARKETING. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NASCIMENTO, P. R. M. . GESTÃO ESTRATÉGICA DE RH. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NASCIMENTO, P. R. M. . MARKETING EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NASCIMENTO, P. R. M. . ARQUITETURAS ORGANIZACIONAIS. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NASCIMENTO, P. R. M. . GESTÃO DE MARKETING. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NASCIMENTO, P. R. M. . PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NASCIMENTO, P. R. M. . GLOBALIZAÇÃO DE MERCADOS. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NASCIMENTO, P. R. M. . GESTÃO DE MARKETING. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NASCIMENTO, P. R. M. . DESENVOLVIMENTO DE RH: UMA ABORDAGEM AO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NASCIMENTO, P. R. M. . DESENVOLVIMENTO DE RH: UMA ABORDAGEM AO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NASCIMENTO, P. R. M. . AS NOVAS ARQUITETURAS ORGANIZACIONAIS. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NASCIMENTO, P. R. M. . GESTÃO ESTRATÉGICA. 2007. .

NASCIMENTO, P. R. M. . DESENVOLVIMENTO DE RH: UMA ABORDAGEM AO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NASCIMENTO, P. R. M. . GESTÃO ESTRATÉGICA NO SERVIÇO PÚBLICO. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NASCIMENTO, P. R. M. . ESTRATÉGIA NAS ORGANIZAÇÕES. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NASCIMENTO, P. R. M. . GESTÃO DE MARKETING. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NASCIMENTO, P. R. M. . ANÁLISE DE MERCADO EDUCACIONAL. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NASCIMENTO, P. R. M. . ANÁLISE DE MERCADO. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prêmios

2013

TURMA "PAULO RAFAEL MONTEIRO NASCIMENTO", Associação dos Árbitros de Futebol Estado de Sergipe - AAPF-SE.

2012

Título de Cidadão Aracajuano, Câmara de Vereadores de Aracaju (SE).

2012

AMIGO DA 19a. CSM - Circunscrição do Serviço Militar, 19a. CSM - EXÉRCITO BRASILEIRO.

2009

TURMA "PAULO RAFAEL MONTEIRO NASCIMENTO", FACULDADE JOSÉ AUGUSTO VIEIRA - FJAV.

2009

Report on English Proficiency, ABA, University of Michigan.

2008

TURMA "PAULO RAFAEL MONTEIRO NASCIMENTO", FACULDADE JOSÉ AUGUSTO VIEIRA - FJAV.

Histórico profissional

Experiência profissional

2006 - 2008

Faculdade Amadeus

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 8

Outras informações:
Disciplinas ministradas:Administração LogísticaAtividades Complementares IAdministração de MarketingTópicos Especiais em Administração II

2002 - 2002

Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe

Vínculo: Professor-visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 8

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Teoria Geral da Administração I e II Eletrotécnica Geral

2003 - 2003

Faculdade de Tecnologia e Ciências

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 12

Outras informações:
Disciplinas Ministradas no Curso de Administração: Produto e Embalagem Teoria Geral da Administração II

2004 - 2008

Faculdade José Augusto Vieira

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: COORDENADOR DE CURSO, Carga horária: 20

2004 - 2008

Faculdade José Augusto Vieira

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplinas Ministradas no Curso de Administração: Responsabilidade Social Tópicos Especiais de Administração I Atividades Complementares I Atividades Complementares III Teoria Geral de Administração I Teoria Geral de Administração II Gestão de Pequenas e Médias Empresas Estágio Supervisionado I

2007 - 2008

Secretaria de Estado da Casa Civil do Estado de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessoria especial do Gabinete de Gestão, Carga horária: 40

Outras informações:
Assessoria especial do Gabinete de Gestão da Secretaria de Estado da Casa Civil para implantação do modelo de gestão de resultados, bem como treinamento/capacitação de gestores das demais secretarias de Governo. Formulação de Planejamento Estratégico e desdobramento em Planos de Ações e seus indicadores de controle de resultados.

2008 - 2009

Secretaria de Estado da Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ASSESSOR TÉCNICO

Outras informações:
Acompanhamento e monitoração do planejamento das ações formuladas a partir do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação), bem como seu gerenciamento a partir do modelo de gestão baseada no BSC (Balanced Scorecards) em todas as Diretorias, Assessorias e Diretorias Regionais da SEED-SE.

2008 - 2009

SENAI - Departamento Regional de Sergipe

Vínculo: INSTRUTOR, Enquadramento Funcional: INSTRUTOR

Outras informações:
Módulos ministrados: Gestão Empresarial Gestão de Marketing

1986 - 2005

Telemar Norte Leste - Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: GERENTE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuei como engenheiro de telecomunicações, gerente da divisão de planejamento técnico, assessor de faturamento e análise da receita (Revenue Assurance), gerente de negócios, analista de controle de custo, coordenador de telefonia de uso público e engenheiro sr serviço banda larga.

2011 - 2016

Faculdade de Sergipe

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor Geral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Dentre as contribuições na Faculdade Estácio de Sergipe, destacaria o seguinte:1) Alcance do IGC (índice Geral de Curso) nota 4, que até então era nota 2;2) Avanço do ENADE (Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes) em vários cursos;3) A implantação dos cursos de Engenharia, especialmente Engenharia Mecânica, Produção e Civil;4) Recredenciamento da instituição com nota 4, que permitiu posteriormente tornar-se Centro Universitário e, por fim, o alcance de um total de 15.000 alunos considerando-se uma base inicial de 2.600 alunos, e partindo, inicialmente de 4 cursos chegando em 2016 a 30 (trinta) cursos, excetuando os quase 3.000 alunos da modalidade EAD e 2.000 alunos de Pós-graduação presencial.

2010 - 2010

Faculdade de Sergipe

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Diretor Acadêmico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2009

Faculdade de Sergipe

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Administração, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2007

Faculdade de Sergipe

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disicplinas Ministradas:Teoria Geral da Administração I e IIAtividades Complementares I, II e IIITópicos especiais em Marketing I, II e IIIEmpreendedorismoTeoria da Administração ITópicos em Administração II

2016 - 2019

Universidade Tiradentes

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Educação a Distância, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atua com função gratificada de diretor de educação a distância.

2019 - 2021

Faculdade Maurício de Nassau - Aracaju (SE)

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2021 - 2023

Fundação de Fomento à Tecnologia e à Ciência

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor Geral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2024 - 2024

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Professor Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 8

Outras informações:
Ministrei a disciplina Introdução a Administração (IAD) duas turmas do curso de Economia de 60 hotas/aula cada turma.