Miguel Renato de Almeida
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997) e mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006). Atualmente é professor do Colégio Santo Antonio, Belo Horizonte. Trabalhou como professor na Escola Guignard/UEMG, na Faculdade Pitágoras e no Observatório da Juventude/UFMG, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, culturas juvenis, educação, juventude e participação social.
Informações coletadas do Lattes em 16/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciências Sociais
2004 - 2006
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: FAVELA, ARTE E JUVENTUDE: PENSANDO A RELAÇÃO ENTRE AÇÕES ARTÍSTICO-CULTURAIS E IDENTIDADE NO AGLOMERADO DA SERRA EM BELO HORIZONTE,Ano de Obtenção: 2006
PROFª DRª JULIANA GONZAGA JAYME.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Juventude; Favela; Identidade; Culturas Juvenis.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia. Setores de atividade: Educação.
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Participação em eventos
O papel da juventude nas transformações sociais ontem e hoje.O papel da juventude nas transformações sociais ontem e hoje: De plá pra cá o que mudou?. 2012. (Outra).
II Seminário Psicologia Social em Ação.Interdisciplinaridade nas Politicas Sociais. 2011. (Seminário).
I Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação.Família, Escola e Juventude: olhares cruzados Brasil / Portugal. 2008. (Outra).
Sala de conversa. 2008. (Encontro).
XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Condição e Culturas Juvenis em Grupos Artísticos Culturais. 2008. (Encontro).
XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2008. (Encontro).
Juventude(s) em debates.Juventude e Cultura. 2006. (Encontro).
III Conferência Municipal de Educação.III Conferência Municipal de Educação - Por uma Educação de Qualidade Social para Todos. 2005. (Outra).
Seminário Juventude e Participação.O que os jovens têm a nos dizer?. 2005. (Seminário).
Cidadania, Democracia, Participação popular e trabalho em rede.Curso de formação para Lideranças Comunitárias. 2004. (Outra).
Administração Eficaz do Tempo.Administração Eficaz do Tempo. 2000. (Outra).
Como Lidar com o Emocional no Trabalho.Como Lidar com o Emocional no Trabalho. 2000. (Outra).
I Fórum Mineiro Anti-Drogas. 2000. (Outra).
Lotus Notes Basics. 2000. (Outra).
Orientação para crédito - Brasil Empreendedor. 2000. (Outra).
Streee: Mocinho ou Vilão. 2000. (Outra).
Encontro de Coordenadores. 1999. (Encontro).
Curso de capacitação.Os adolescentes com Trajetória de rua e sua inserção no trabalho. 1998. (Outra).
Multiplicador em formação para a Cidadania. 1998. (Outra).
VI Semana de Cultura e Literatura Hipano-Americana. 1993. (Seminário).
Participação em bancas
BARROS, J. M. P. M.;ALMEIDA, M. R.. Cultura e Religião como atrativo turístico: uma análise da Festa de São sebastião em Tapirai-MG. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Pesquisa no Campo da Arte e da Cultura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
BARROS, J. M. P. M.;ALMEIDA, M. R.. Congada: Projeto Criança Congadeira. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Pesquisa no Campo da Arte e da Cultura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
ALMEIDA, M. R.; BARROS, J. M. P. M.. Juventude Lazer e Cultura em Bom Despacho. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Pesquisa no Campo da Arte e da Cultura) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
ALMEIDA, M. R.; JESUS, R. E.. África que está em nós- Vivenciando as múltiplas linguagens na construção das identidades. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Pesquisa no Campo da Arte e da Cultura) - Universidade do Estado de Minas Gerias.
ALMEIDA, M. R.; DIAS, C. M. M.. Vaidade Masculina e Mudança de Comportamento do Homem Pós-Moderno. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Pitágoras.
ALMEIDA, M. R.; DIAS, C. M. M.; SANTANA, C.. Analise de duas capas de CD's de Reggae como peça de comunicação com ênfase em semiótica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Pitágoras de Administração Superior.
Orientou
Cultura e Religião como atrativo turístico: uma análise da Festa de São Sebastião em Tapirai-MG; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Pesquisa no Campo da Arte e da Cultura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Miguel Renato de Almeida;
Congada: Projeto Criança Congadeira; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Pesquisa no Campo da Arte e da Cultura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Miguel Renato de Almeida;
Juventude Lazer e Cultura em Bom Despacho; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Pesquisa no Campo da Arte e da Cultura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Miguel Renato de Almeida;
"África que está em nós - vivenciando as múltiplas linguagens na construção das identidades; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Pesquisa no Campo da Arte e da Cultura) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Miguel Renato de Almeida;
Produções bibliográficas
-
ALMEIDA, M. R. ; BARROS, J. M. P. M. . Cultura como mediação: Configurações territoriais e Juventude na favela. In: José Márcio Barros. (Org.). As Mediações da Cultura: Arte, processo e cidadania. 1ed.Belo Horizonte: Puc Minas, 2009, v. 1, p. 1-200.
-
MAIA, C V V L ; HERMONT, C. M. S. ; VILASSANTI, E. C. ; DAYRELL, J. ; REIS, J. B. ; ALMEIDA, M. R. ; JESUS, R. E. ; ESPIRITO SANTO, S. R. S. . Escola e Juventude: desafios da formação de professores em tempos de mudnaça. In: Júlio Emílio Diniz-Pereira, Geraldo Leão. (Org.). Quando a diversidade interroga a formação docente. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008, v. 1, p. 133-154.
-
ALMEIDA, M. R. . Condição e Culturas Juvenis em grupos artísticos culturais. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008, Porto Alegre. Encontro Nacioanl de Didática e Prática de Ensino. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
Outras produções
ALMEIDA, M. R. . Formação de Educadores Sociais I. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ALMEIDA, M. R. . Formação de Educadores Sociais II. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ALMEIDA, M. R. . Juventude, favela e artes: pensando uma relação de identidade de grupos juvenis do Aglomerado da Serra. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DAYRELL, J. ; ALMEIDA, M. R. . Curso de Formação de Professores - Desafios da escola em tempos de mudança II. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALMEIDA, M. R. ; DAYRELL, J. ; ESPIRITO SANTO, S. R. S. ; HERMONT, C. M. S. ; JESUS, R. E. ; MAIA, C V V L ; REIS, J. B. ; VILASSANTI, E. C. . Desafios da escola em tempos de mudança - 2ª versão. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração do material didático do curso de Formação de Professores da Rede Pública de Contagem).
DAYRELL, J. ; ALMEIDA, M. R. . Curso de Formação de Professores - Desafios da Escola em tempos de Mudança. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALMEIDA, M. R. ; DAYRELL, J. ; ESPIRITO SANTO, S. R. S. ; HERMONT, C. M. S. ; JESUS, R. E. ; MAIA, C V V L ; REIS, J. B. . Desafios da escola em tempos de mudanças. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração do material didático do curso de Formação de Professores da Rede Pública de Contagem).
ALMEIDA, M. R. . Juventude e Cultura: grupos juvenis e práticas culturais em Belo Horizonte. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Casa de Santo Antonio, Colégio Santo Antonio. , Rua Pernambuco, Savassi, Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 32617555, Fax: (31) 32623363
Experiência profissional
2007 - 2008
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações:
Realizou atividades, no Observatório da Juventude - FAE / UFMG, de formação de professores da rede municipal de Contagem (Temática: Desafios da Educação em Tempos de Mudança) e Formação Educadores Sociais do Programa Fica Vivo / Governo do Estado de Minas Gerais. Participou dos processos de formação do Observatório da Juventude, nas temáticas de culturas juvenis, jovens e adolescentes no contexto escolar, entre outras).
2009 - 2009
Escola GuignardVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministrou a disciplina Políticas Públicas no Campo das Artes, da Cultura e Educação, com carga horária de 20 horas, no curso de Pós-Graduação "Ensino e Pesquisa no Campo da Arte e da Cultura". Orientou trabalhos de conclusão de curso, bem como integrou bancas de avaliação de monografias.
2007 - 2007
Escola GuignardVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministrou a disciplina Políticas Públicas no Campo das Artes, da Cultura e Educação, com carga horária de 20 horas, no curso de Pós-Graduação "Ensino e Pesquisa no Campo da Arte e da Cultura". Orientou trabalhos de conclusão de curso, bem como integrou bancas de avaliação de monografias.
2008 - 2008
Centro Universitário de Sete LagoasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24
Outras informações:
Ministrou a disciplina "Aluno como Sujeito Sócio-Cultural", integrante da grade curricular do curso de pós-graduação lato sensu em Metodologia do Ensino Básico e Superior, com carga horária total de 24horas aula.
2006 - Atual
Casa de Santo AntônioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor do ensino fundamental e médio.
2016 - 2016
Casa de Santo AntônioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor no programa CSA Avançado (iniciação cientifica no ensino médio), do Colégio Santo Antonio. Orientou artigos de conclusão de curso dos alunos de ensino médio de Iniciação Científica.
2003 - 2005
Projeto Criança EsperançaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Espaço Criança Esperança, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenou o Espaço Criança Esperança, situado no Aglomerado da Serra - Belo Horizonte. As atividades concernentes ao trabalho eram, não só a de coordenar o Espaço Criança Esperança, como também atuar na articulação comunitária.
2006 - 2008
Prefeitura Municipal de Belo HorizonteVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40
Outras informações:
Realização de atividades, não só concernentes as atribuições de coordenação do "Miguilim Cultual" (questões: administrativas, político e financeiros), como também das relações constituídas com o público alvo, crianças e adolescentes com trajetória de vida nas ruas.
2002 - 2003
Prefeitura Municipal de Belo HorizonteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Projetos, Carga horária: 40
Outras informações:
Trabalhou no Programa Agente Jovem, da PBH, em parceria com o governo Federal. Nesse Programa desenvolveu atividade de Supervisão. Atuava no acomn]panhamento das entidades executoras do Programa, nas quais os jovens (público alvo) eram atendidos
2002 - 2002
Prefeitura Municipal de Belo HorizonteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Educador Social, Carga horária: 40
Outras informações:
Exerceu a função de Educador Social no Programa Miguilim - PBH, que tem por objetivo atender crianças e adolescentes com trajetória de vida nas ruas.
2006 - 2008
Associação grupo espírita o consoladorVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projetos, Carga horária: 40
1998 - 2001
Associação Profissionalizante do Menor de Belo HorizonteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico, Carga horária: 36
Outras informações:
Acompanhamento profissional dos Trabalhadores Mirins (jovens que iniciaram suas atividades profissionais - faixa etária 15 aos 18 anos) junto as empresas contratantes dos serviços de office-boy e girl.
1993 - 2004
Secretaria Estadual de Educação de Minas GeraisVínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24
Outras informações:
Professor contratado de História, da rede pública estadual de ensino, lecionando no ensino fundamental e médio na regional de Juiz de Fora, e, posteriormente na regional metropolitana de Belo Horizonte - MG.
1992 - 1993
Prefeitura Municipal de Juiz de ForaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio realizado no Arquivo Público Municipal da Secretaria Municipal de Administração
1992 - 1992
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 72
Outras informações:
Estágio no Projeto de Organização e Informatização do Arquivo Permanente do Fórum de Juiz de Fora.
1991 - 1992
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 4
2009 - 2009
Faculdade PitágorasVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 5
2008 - 2017
Colégio Sagrado Coração de JesusVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
2010 - 2010
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Miguel Renato de Almeida e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?