Danielle Emanuelle Gusmão

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP (2006). E graduação em Licenciatura Plena pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2010); Especialista em enfermagem obstétrica, neonatal e em saúde pública com ênfase em saúde na família. MBA em Gestão de Pessoas e Educação Corporativa; MBA em Gestão Comercial e Gestão de Equipes; MBA em Gestão Exponencial e MBA em Estratégias de Negócios, Competitividade e Produtividade. Mestre em Gestão. Foi enfermeira intensivista em Hospital Regional de Referência, Docente Universitária, Coordenadora de Curso Superior de Enfermagem, Coordenadora Acadêmica da Faculdade UNIC de Sorriso. Atualmente é Diretora-Geral da Faculdade Anhanguera de Sorriso.

Informações coletadas do Lattes em 10/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Produção e Gestão Agroindustrial

2018 - 2020

Universidade Anhanguera - Uniderp
Título: Uso de extrato etanólico de Piper umbellatum L. como método alternativo no controle de fungos fitopatogênicos, Ano de Obtenção: 2020
Bianca Obes Corrêa.Coorientador: Denise Renata Pedrinho.

Especialização em MBA em estratégias de negócios, competitividade e produtividade

2024 - 2025

Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera
Título: Estratégias de negócios
Orientador: Isadora Ferreira Costa Faria

Especialização em MBA em Gestão de Pessoas e a Educação Corporativa

2024 - 2024

Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera
Título: Gestão do conhecimento
Orientador: Veruska Evanir Pereira

Especialização em MBA em Gestão Comercial e Gestão de Equipes

2024 - 2024

Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera
Título: Gestão de equipes de alta performance
Orientador: Janaína Pricila Rodrigues Firmino

Especialização em MBA em Gestão Exponencial

2022 - 2022

Universidade Norte do Parana
Título: Gestão Exponencial
Orientador: Renato Cividini Matthiesen

Especialização em Enfermagem obstétrica e neonatal

2013 - 2015

Universidade de Cuiabá
Título: Assistência de enfermagem no parto normal
Orientador: Bruna Regina Diogo Costa

Especialização em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família

2007 - 2008

Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde
Título: Saúde do Idoso
Orientador: Ricardo Castanho Moreira

Graduação em Licenciatura em Biologia

2009 - 2010

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduação em Enfermagem

2003 - 2006

Universidade Estadual do Norte do Paraná
Título: Ação Educativa de Ressuscitação Cardiorrespiratória
Orientador: Luiz Fabiano Zanatta

Curso técnico/profissionalizante

2002 - 2004

Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino

Formação complementar

2017 - 2017

Língua inglesa. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2014 - 2014

Atenção à saúde do Recém-nascido de risco. (Carga horária: 45h). , UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - Telemedicina, USP, Brasil.

2012 - 2012

Imunologia e o Programa Nacional de Imunização. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2012 - 2012

Terapia Intravenosa: práticas de enfermagem. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2012 - 2012

Cateter Central de Inserção Periférica - PICC. (Carga horária: 20h). , Futura Cursos, FUTURA, Brasil.

2011 - 2011

Os Agravantes das Doenças Emergenciais no Brasil. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2011 - 2011

Os Agravantes e o Recrudescimento das Doenças Emer. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2011 - 2011

Terapia Intravenosa. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2011 - 2011

Formação de Brigadista. (Carga horária: 20h). , Centro de Aperfeiçoamento em Resgate, Emergência e Segurança, CARES, Brasil.

2010 - 2010

O Manejo da Dor na Criança. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2010 - 2010

Atualização em Gestão do SUAS. (Carga horária: 8h). , Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado do Paraná, COGEMAS, Brasil.

2010 - 2010

Cuidando da Mulher no Ciclo Reprodutivo. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2009 - 2009

Alterações e Intervenções ao Envelhecimento. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2009 - 2009

Prevenção e Controle das Infecções Hospitalares. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2009 - 2009

Cuidado ao Paciente com Feridas. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Faculdades Luiz Meneguel, UENP, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Uso de Drogas. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2008 - 2008

Ações em Polílticas Públicas de Saúde. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2008 - 2008

Atenção à Saúde da Mulher. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2008 - 2008

Anatomia da Pelve Materna. (Carga horária: 16h). , Fundação Educacional do Município de Assis, FEMA, Brasil.

2008 - 2008

V Assembléia do Fórum Paranaense do Idoso. (Carga horária: 8h). , Fórum Paranaense do Idoso, FPI, Brasil.

2007 - 2008

Formação na Área de Saúde Mental. (Carga horária: 24h). , Associação Gerando Saúde Mental, GSM, Brasil.

2007 - 2007

Treinamento Sobre Prevenção de Acidentes e Doenças. (Carga horária: 20h). , Medicina e Segurança do Trabalho, MST, Brasil.

2006 - 2006

Curativos e Feridas. (Carga horária: 4h). , Secretaria Municipal de Saúde de Bandeirantes, SMS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde da Mulher/Especialidade: ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E NEONATAL.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva.

Organização de eventos

GUSMÃO, D. E. . VIII Semana Acadêmica de Enfermagem - "A enfermagem na linha de frente transformando o cuidado". 2017. (Outro).

GUSMÃO, D. E. . VII Semana acadêmica de enfermagem - a enfermagem promovendo a saúde integral. 2016. (Outro).

GUSMÃO, D. E. . 6ª Conferência de enfermagem: o viver saudável - saúde do adulto e do adolescente. 2013. (Outro).

GUSMAO, D. E. ; GUSMÃO, D. E. . 5ª Conferência de Enfermagem: A integralidade dos saberes e práticas na assistência ao ser criança. 2012. (Outro).

GUSMÃO, D. E. . VII Conferência Municipal de Saúde. 2007. (Outro).

GUSMAO, D. E. ; GUSMÃO, D. E. . 5ª Conferência de Enfermagem: A integralidade dos saberes e práticas na assistência ao ser criança. 2012. (Outro).

GUSMÃO, D. E. . VII Semana acadêmica de enfermagem - a enfermagem promovendo a saúde integral. 2016. (Outro).

GUSMÃO, D. E. . VIII Semana Acadêmica de Enfermagem - "A enfermagem na linha de frente transformando o cuidado". 2017. (Outro).

Participação em eventos

22° Encontro de Atividades Científicas.EDUCAÇÃO EM SAÚDE: INICIAÇÃO SEXUAL E SAÚDE REPRODUTIVA NA ADOLESCÊNCIA. 2019. (Encontro).

22° Encontro de Atividades Científicas.A CONDUTA DO ENFERMEIRO A PACIENTES IDOSOS COM INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO NA UNIDADE HOSPITALAR. 2019. (Encontro).

22° Encontro de Atividades Científicas.ORÇAMENTO EMPRESARIAL APLICADO A AGRICULTURA PARA O PEQUENO PRODUTOR RURAL. 2019. (Encontro).

21° Encontro de Atividades Científicas.Orçamento empresarial aplicado a agricultura para o pequeno produtor rural. 2018. (Encontro).

21° Encontro de Atividades Científicas.A conduta do enfermeiro a pacientes idosos com infecção do trato urinário na unidade hospitalar. 2018. (Encontro).

21° Encontro de Atividades Científicas.Educação em saúde: iniciação sexual reprodutiva na adolescência. 2018. (Encontro).

20º Encontro de atividades científicas.Importância da assistência de enfermagem no atendimento pré hospitalar: APH. 2017. (Encontro).

20º Encontro de atividades científicas.O cuidado de enfermagem enquanto prática social empreendedora. 2017. (Encontro).

19º Encontro de atividades científicas.Ações de enfermagem na prevenção do HPV na adolescência. 2016. (Encontro).

19º Encontro de atividades científicas.A importância da participação materna no desenvolvimento do recém-nascido pré-termo. 2016. (Encontro).

Fórum Paranaense do Idoso. 2008. (Encontro).

NURSING - 5º Congresso Brasileiro. Fatores de Risco para Acidente Vascular Cerebral em Pacientes na Faixa Etária de 45 a 65 anos em Município do Norte do Paraná - 2006. 2007. (Congresso).

NURSING - 5º Congresso Brasileiro. Ação Educativa de Capacitação Comunitária para Ressuscitação Cardiopulmonar. 2007. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Vanessa Ben

GUSMÃO, D. E.; ZANINI, M.; MINGHELLI, G. C. S.. Vantagens do uso de métodos alternativos à transfusão de sangue. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Sorriso.

Aluno: Vera Lucia Snatos Oliveira; Silvana Ap

GUSMÃO, D. E.; MULLER, V. T.; TAVARES, B.. Silva Farias França.Sexualidade na 3º idade: compreender a atuação do enfermeiro diante a sexualidade do idoso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIC de Sorriso.

Aluno: Karla Rochinski

GUSMÃO, D. E.; TAVARES, B.; MULLER, V. T.. Atuação da enfermagem: adolescentes e as drogas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIC de Sorriso.

Aluno: Janaina Morais de Souza; Marinara Hartemann Alves

GUSMÃO, D. E.; MULLER, V. T.; TAVARES, B.. O papel do enfermeiro na orientação e cuidado frente ao leiomiossarcoma uterino. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIC de Sorriso.

Aluno: Lucimar dos Santos Bonfim de Abreu

GUSMÃO, D. E.; MULLER, V. T.; TAVARES, B.. Acolhimento como ferramenta essencial na construção de humanização no atendimento na atenção básica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIC de Sorriso.

Aluno: Marina Gabrieli Simon; Paula Felisberto

GUSMÃO, D. E.; MULLER, V. T.; TAVARES, B.. Assistência de enfermagem na atenção básica à criança com síndrome de Down. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIC de Sorriso.

Aluno: Sônia Mendes de Queiroz

GUSMÃO, D. E.; NASCIMENTO, M. G. S. A.. Assistência de enfermagem no incentivo do aleitamento materno. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIC de Sorriso.

Aluno: Pamela Heloisa Fydriszewski

GUSMÃO, D. E.; NASCIMENTO, M. G. S. A.. Assistência humanizada de enfermagem durante o trabalho de parto normal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIC de Sorriso.

Aluno: Maria do Socorro Silva Santos Marcondes

GUSMÃO, D. E.; NASCIMENTO, M. G. S. A.. Medidas preventivas da equipe de enfermagem frente aos riscos biológicos no ambiente hospitalar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIC de Sorriso.

Aluno: Francisca Linalva Teixeira Braga e Moises Ferreira Gomes

GUSMÃO, D. E.; ZANINI, M.; OLIVEIRA, D. M.. A percepção da enfermagem relacionada ao trabalho do agente comunitário de saúde na atenção básica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIC - Faculdade de Sorriso.

Aluno: Geize Silva da Cruz e Lucelia Pereira de Souza

GUSMÃO, D. E.; OLIVEIRA, D. M.; ZANINI, M.. Puericultura: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIC - Faculdade de Sorriso.

Aluno: Jéssica Figuero Petkowicz

GUSMÃO, D. E.; ZANINI, M.; OLIVEIRA, D. M.. Prevenção do câncer do colo de útero: o papel do enfermeiro na estratégia saúde familia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIC - Faculdade de Sorriso.

Aluno: Mariana Vilalba Amorin e Lucimara Rodrigues dos Santos

GUSMÃO, D. E.; OLIVEIRA, D. M.; ZANINI, M.. Intervenção educativa de enfermagem a paciente com diabetes mellitus tipo II. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIC - Faculdade de Sorriso.

Aluno: Bárbara K

GUSMÃO, D. E.; OLIVEIRA, D. M.; ZANINI, M.. M. Anselmo, Eidy Gizelly L. Silva, Joslaine Olimp.Humanização do paciente diabético diante da enfermagem na unidade básica de saúde. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIC - Faculdade de Sorriso.

Aluno: Taimara Rerreira Ribas e Sandra Marisete Ribeiro

GUSMÃO, D. E.; OLIVEIRA, D. M.; ZANINI, M.. O papel do enfermeiro no tratamento do paciente esquizofrênico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIC - Faculdade de Sorriso.

Aluno: Elaine R

GUSMÃO, D. E.; NEVES, A. A.; VARGAS, R. S.. Ferreira, Yank R.C.Carvalho, Lídia L.L.Cordeiro.Cuidado e atenção integral ao paciente/cliente portador do pé diabético. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIC - Faculdade de Sorriso.

Aluno: Alexandre Maciel C

GUSMÃO, D. E.; NEVES, A. A.; VARGAS, R. S.. Moraes.Importância da assistência de enfermagem no atendimento pré hospitalar - APH. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIC - Faculdade de Sorriso.

Aluno: Pedro Oliveira Fernandes e Anabella da Costa

GUSMÃO, D. E.; NEVES, A. A.; VARGAS, R. S.. A importância da atuação do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar (APH). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIC de Sorriso.

Aluno: Camila S

GUSMÃO, D. E.; NEVES, A. A.; VARGAS, R. S.. Bachinski, Grasiele Dalmoro, Andreia Severo, Quisma.Acidentes com pérfurocortantes no âmbito hospitalar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIC de Sorriso.

Aluno: Thayze S

GUSMÃO, D. E.; ZANINI, M.; MORCELI, T. G. S.. Miranda, Abinoan N.Silva, Tatiana S.Miranda.A importância da intervenção da enfermagem nas mudanças de estilo de vida de pacientes acima de 40 anos diagnosticado com DM II. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIC de Sorriso.

Aluno: Karen M

GUSMÃO, D. E.; ZANINI, M.; MORCELI, T. G. S.. KOZEN, Mateus A.Melo, Luis C.Ferreira.O papel do enfermeiro na orientação do ZIKA vírus no pré-natal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIC de Sorriso.

Aluno: Ariane Silva Pereira Santos

GUSMÃO, D. E.; ZANINI, M.; OLIVEIRA, D. M.. Asbestose. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIC de Sorriso.

Aluno: Juliana Bandeira e Silvana Raspini

GUSMÃO, D. E.; NEVES, A. A.; VARGAS, R. S.. O cuidado de enfermagem enquanto pratica social empreendedora. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIC de Sorriso.

Aluno: Veridiana Ana Cervantes Santi

GUSMÃO, D. E.; ZANINI, M.. O papel do enfermeiro da rede pública, frente à abordagem da família com paciente em fase de reabilitação de depressão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIC de Sorriso.

Aluno: Giselle Aparecida Czarnobay

GUSMÃO, D. E.; NASCIMENTO, M. G. S. A.; ALMEIDA, N. S.. O enfermeiro e a abordagem junto ao indivíduo portador de HIV/AIDS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIC de Sorriso.

Aluno: Geisla Ribeiro da Silva

GUSMÃO, D. E.; COSTA, B. R. D.. Humanização do atendimento qualificado da enfermagem nas unidades de saúde. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIC de Sorriso.

Aluno: Amanda Cardoso Petkowicz

GUSMÃO, D. E.; COSTA, B. R. D.. Úlcera por pressão: o papel do enfermeiro na prevenção e tratamento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIC - Campus Sorriso.

Aluno: Solange Martins

GUSMÃO, D. E.; ROSARIO, E. V.. O papel do enfermeiro na capacitação dos cuidados a na aceitação do idoso no ambiente familiar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIC - Campus Sorriso.

Aluno: Alini da Silva Tommasini

GUSMÃO, D. E.; ROSARIO, E. V.. Atuação do enfermeiro na prevenção de acidentes domésticos com crianças em idade pré-escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIC - Campus Sorriso.

Aluno: Marlli Aparecida Rodrigues

GUSMÃO, D. E.; COSTA, B. R. D.. Intervenções de enfermagem junto a pacientes com depressão pós-parto. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIC - Campus Sorriso.

Aluno: Cleide Teixeira Ribeiro

GUSMÃO, D. E.; ROSARIO, E. V.. Abordagem de enfermagem no ambiente hospitalar com a criança vítima de violência. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIC - Campus Sorriso.

Aluno: Ana Paula Mendes de Oliveira

GUSMÃO, D. E.; SPONCHIADO, C.. Atuação do enfermeiro junto a família com criança portadora de anemia falciforme. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIC - Campus Sorriso.

Aluno: Marlei Aparecida Rodrigues

GUSMÃO, D. E.; COSTA, B. R. D.. Intervenções de enfermagem junto a pacientes com depressão pós-parto. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIC de Sorriso.

Aluno: Carmen Lanz Mendonça

GUSMÃO, D. E.; ALMEIDA, N. S.. A atuação da enfermagem frente as dificuldades da lactante na amamentação dentro da unidade de terapia intensiva neonatal. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá.

Aluno: VANIA BANFI DE QUADROS

GUSMÃO, D. E.; NASCIMENTO, M. G. S. A.. Assistência de enfermagem em pacientes com câncer de mama. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá.

Aluno: Janice Ramm

GUSMÃO, D. E.; ZANINI, M.. Medicamentos e seus efeitos : a orientação do enfermeiro perante o uso abusivo de medicamentos sem o conhecimento dos riscos que estão expostos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - UNIC - Faculdade de Sorriso.

Aluno: Cleide da Silva Lemes

GUSMÃO, D. E.. O Puerpério: assistência de enfermagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá.

Aluno: Geisiellen Tamiris Navarro

GUSMÃO, D. E.; ROSARIO, E. V.. Atuação do enfermeiro no programa saúde da família: planejamento familiar e métodos contraceptivos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá.

Aluno: Vanessa Banaszewski

GUSMÃO, D. E.; VARGAS, R. S.. Ações de enfermagem na prevenção de úlcera de pressão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá.

Aluno: Kézia Keli de Carvalho

GUSMÃO, D. E.; ZANINI, M.. A atuação do enfermeiro relacionado as mudanças comportamentais do soropositivo frente ao diagnóstico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá.

Aluno: Paula Rafaela Borgato

GUSMÃO, D. E.; COSTA, B. R. D.. Atuação do enfermeiro em pacientes com câncer em fase terminal. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá.

Aluno: Viviane Cagol de Almeida

GUSMÃO, D. E.; SPONCHIADO, C.. Políticas públicas de saúde mental no atendimento aos pacientes com esquizofrenia: avanços, dilemas e desafios. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá.

Aluno: Eliane Vieira

GUSMÃO, D. E.. Enfermeira : educando a gestante na doença hipertensiva específica da gravidez (DHEG). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá.

Aluno: Humberto Fernandes Duarte

GUSMÃO, D. E.; CUCHI, M.; SPONCHIADO, C.. Ensino prático da Enfermagem : sentimentos e dificuldades apresentados por acadêmicos de enfermagem frente a atividade prática supervisionada. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá.

Aluno: Adelina Luiza Vieira

GUSMÃO, D. E.. Assistência de enfermagem no parto humanizado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá.

GUSMÃO, D. E.. Assistencia de enfermagem ao paciente queimado. 2016. UNIC - Faculdade de Sorriso.

GUSMÃO, D. E.. Banho no recém nascido. 2016. UNIC de Sorriso.

GUSMÃO, D. E.. Cuidados de enfermagem no cateter central de inserção periférica. 2016. UNIC de Sorriso.

GUSMÃO, D. E.. Atendimento pré hospitalar. 2016. UNIC de Sorriso.

GUSMÃO, D. E.; OLIVEIRA, D. M.; ZANINI, M.. Atendimento de enfermagem ao paciente com trauma torácico. 2016. UNIC de Sorriso.

Orientou

Adriana Zibetti Francio

A participação do enfermeiro na conscientização da família quanto a importância da estimulação precoce ao portador da Síndrome de Down; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UNIC de Sorriso; Orientador: Danielle Emanuelle Gusmão;

Vera Lucia Silva dos Santos

Atuação da enfermagem frente às escaras; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UNIC de Sorriso; Orientador: Danielle Emanuelle Gusmão;

Emanoeli Garcia

Síndrome de Burnout em enfermeiros atuantes em Unidade de Terapia Intesiva; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UNIC - Campus Sorriso; Orientador: Danielle Emanuelle Gusmão;

Cirlene Lelis dos Santos

Atuação do enfermeiro no controle da dor no recém-nascido: a importância dos métodos não farmacológicos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UNIC - Campus Sorriso; Orientador: Danielle Emanuelle Gusmão;

Francile Fabiana Gonçalves

A importância do enfermeiro na análise dos relatórios da atenção básica - SIAB e implementação das ações de saúde; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UNIC - Campus Sorriso; Orientador: Danielle Emanuelle Gusmão;

Ana Claúdia Ferraz de Sousa

Assistência de enfermagem ao paciente com leishmaniose tegumentar americana; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UNIC - Campus Sorriso; Orientador: Danielle Emanuelle Gusmão;

Helen Cristina dos Santos Aguiar

Ações de enfermagem na prevenção do câncer de pele; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - UNIC - Campus Sorriso; Orientador: Danielle Emanuelle Gusmão;

Ana Cláudia Schneider

Atuação da equipe de enfermagem frente aos transtornos alimentares; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Danielle Emanuelle Gusmão;

Neuza Batista dos Santos Messias da Silva

Relação do papiloma vírus humano (HPV) com o desenvolvimento do câncer do colo uterino atuação preventiva de enfermagem; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Danielle Emanuelle Gusmão;

Gabriela Cristhini Severo Minguelli

Assistência do profissional de enfermagem no parto normal; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Danielle Emanuelle Gusmão;

Juceli Pereira da Costa

Assistência de enfermagem ao recém-nascido pré-termo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Danielle Emanuelle Gusmão;

Elenice Tosta Dias

Acidente de trabalho com perforocortante envolvido os profissionais de enfermagem; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Danielle Emanuelle Gusmão;

Dirlene Albiero Camilo

Atuação do enfermeiro frente a Síndrome de Guillain-barré; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Danielle Emanuelle Gusmão;

Produções bibliográficas

  • GUSMÃO, D. E. . Educação em saúde: iniciação sexual reprodutiva na adolescência. In: 22° Encontro de Atividades Científicas, 2019, Londrina. Encontro de Atividades Científicas, 2019.

  • GUSMÃO, D. E. . A conduta do enfermeiro a pacientes idosos com infecção do trato urinário na unidade hospitalar. In: 22° Encontro de Atividades Científicas, 2019, Londrina. Encontro de Atividades Científicas, 2019.

  • GUSMÃO, D. E. . Orçamento empresarial aplicado a agricultura para o pequeno produtor rural. In: 22° Encontro de Atividades Científicas, 2019, Londrina. Encontro de Atividades Científicas, 2019.

  • GUSMÃO, D. E. ; MORAS, V. . ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM CÂNCER EM ESTÁGIO TERMINAL. In: 21° Encontro de Atividades Científicas, 2018, Londrina. Encontro de Atividades Científicas, 2018.

  • GUSMÃO, D. E. ; MORAS, V. . A PRÁTICA REGULAR DE ATIVIDADE FÍSICA E SUA CONTRIBUIÇÃO NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM. In: 21° Encontro de Atividades Científicas, 2018, Londrina. Encontro de Atividades Científicas, 2018.

  • GUSMÃO, D. E. ; MORAES, A. M. C. . Importância da assistência de enfermagem no atendimento pré-hospitalar: APH. In: 20º Encontro de atividades científicas, 2017, Londrina. Encontro de atividades científicas. Londrina: UNOPAR, 2017. v. 20.

  • GUSMÃO, D. E. ; BANDEIRA, J. ; RASPINI, S. . O cuidado de enfermagem enquanto prática social empreendedora. In: 20º Encontro de atividades científicas, 2017, Londrina. Encontro de atividades científicas. Londrina: UNOPAR, 2017.

  • GUSMÃO, D. E. ; KONRAT, K. R. . A imporância da participação materna no desenvolvimento do recém-nascido pré-termo moderado. In: 19º Encontro de atividades científicas, 2016, Londrina. 19º Encontro de atividades científicas, 2016.

  • GUSMÃO, D. E. ; ADAMS, I. ; RUBIO, G. B. . Ações de enfermagem na prevenção do HPV na adolescência. In: 19º Encontro de atividades científicas, 2016, Londrina. 19º Encontro de atividades científicas, 2016.

  • GUSMÃO, D. E. . Fatores de Risco para Acidente Vascular Cerebral em Pacientes na Faixa Etária de 45 a 65 anos em Muinicípio do Norte do Paraná - 2006. In: Nursing - 5º Congresso Brasileiro, 2007, São Paulo. Nursing - 5º Congresso Brasileiro. São Paulo: Editorial Bolina Brasil Ltda, 2007. v. Único. p. 26-26.

  • GUSMÃO, D. E. . Ação Educativa de Capacitação Comunitária para Ressuscitação Cardiopulmonar no Município de Bandeirantes (PR) - 2006. In: Nursing - 5º Congresso Brasileiro, 2007, São Paulo. Nursing - 5º Congresso Brasileiro. São Paulo: Editorial Bolina Brasil Ltda, 2007. v. Único. p. 38-38.

  • GUSMÃO, D. E. . Ação Educativa de Capacitação Comunitária para Ressuscitação Cardiopulmonar no Município de Bandeirantes - PR. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUSMÃO, D. E. . Fatores de Risco para Acidente Vascular Cerebral em Pacientes na Faixa Etária de 45 a 65 Anos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

GUSMÃO, D. E. . 25º Encontro de Atividades Científicas - Consultor ad hoc - parecer técnico científico. 2022.

GUSMÃO, D. E. . 23° Encontro de Atividades Científicas - Consultor ad hoc - parecer técnico científico. 2020.

GUSMÃO, D. E. . 22° Encontro de Atividades Científicas - Consultor ad hoc - parecer técnico científico. 2019.

GUSMÃO, D. E. . 21° Encontro de Atividades Científicas - Consultor ad hoc - parecer técnico científico. 2018.

GUSMÃO, D. E. . 20° Encontro de Atividades Científicas - Consultor ad hoc - parecer técnico científico. 2017.

GUSMÃO, D. E. . 19° Encontro de Atividades Científicas - Consultor ad hoc - parecer técnico científico. 2016.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Anhanguera de Sorriso. , Avenida Noemia Tonello Dalmolin, Parque Universitário, 78890000 - Sorriso, MT - Brasil, Telefone: (66) 35457600

Experiência profissional

2012 - 2018

Hospital Regional de Sorriso

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 44

2007 - 2011

Lar São Vicente de Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40

2010 - 2011

Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2011 - 2011

Prefeitura Municipal de Bandeirantes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2011 - Atual

ANHANGUERA DE SORRISO

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretora-Geral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.