Bruno Casseb Pessoti
Graduado em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal da Bahia (2005) e Mestre em História Social pela mesma Universidade (2009). Doutorando em História pela UFBA. Possui experiência na área de pesquisa histórica, com ênfase em História Moderna, História do Brasil colonial, História Intelectual, História das Ideias e História Medieval. Professor do curso de Licenciatura e Bacharelado em História da Universidade Federal do Oeste da Bahia, com experiência nas áreas de História Antiga e Medieval e Formação de Professores em História.
Informações coletadas do Lattes em 02/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em História
2020 - Atual
Universidade Federal da Bahia
Título: Representações históricas no alvorecer do milênio: literatura e cultura histórica na obra de Richer de Saint-Remi,
Edilece Souza Couto.
Mestrado em História
2007 - 2009
Universidade Federal da Bahia
Título: Ajuntar manuscritos, e convocar escritores: o discurso histórico institucional no setecentos luso-brasileiro.,Ano de Obtenção: 2009
Maria José Rapassi Mascarenhas.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Academia dos Renascidos; história da América portuguesa; século XVIII.Grande área: Ciências Humanas
Graduação em Bacharelado em História
2000 - 2006
Universidade Federal da Bahia
Título: A Academia dos Renascidos e o movimento academicista na América portuguesa.
Orientador: Maria José Rapassi Mascarenhas
Formação complementar
2004 - 2006
Preservação e Restauração em Livros e Documentos. , Fundação Clemente Mariani, FCM/BA, Brasil.
2000 - 2004
Formação em Língua Francesa. , Aliança Francesa, AF, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Latim
, Lê Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.
Organização de eventos
PESSOTI, Bruno Casseb ; FERREIRA, I. X. S. ; FELICIO, Z. M. ; CARVALHO, E. G. N. ; VIEIRA, C. A. C. ; ALMEIDA, R. G. . XII Fórum Social da Coopeb - Nós e os outros: movimentos sociais e alteridade em tempos de redes virtuais.. 2013. (Outro).
PESSOTI, Bruno Casseb ; FERREIRA, I. X. S. ; FELICIO, Z. M. ; CARVALHO, E. G. N. ; VIEIRA, C. A. C. ; ALMEIDA, R. G. . XII Fórum Social da Coopeb - Nós e os outros: movimentos sociais e alteridade em tempos de redes virtuais.. 2013. (Outro).
Participação em eventos
IV Seminário de História Ensino e Pesquisa: Negacionismos e revisionismos na História.O racional e o sentimental no Ensino de História Medieval através do cinema. 2020. (Simpósio).
I Webinar História em Diálogo: ensino e pesquisa.Reflexões sobre a 'verdade' num texto do século X. 2020. (Outra).
XIII Encontro Internacional de Estudos Medievais: sobre margens, diversidades ie ensino.A escrita da História na Idade Média: representações, ações políticas e atividades intelectuais. 2019. (Encontro).
Bota Fora: ciclo de minicursos e oficinas do CEHU/UFOB.A conjuntura política atual: o Brasil e o contexto mundial. 2016. (Outra).
Seminário Caminhos do Livro e da Leitura.Entre pergaminhos e palimpsestos: os livros e a circulação de ideias no Ocidente Medieval. 2016. (Seminário).
V Encontro Estadual de História-Anpuh/Ba.Jaboatam, Mirales e Caldas e o discurso histórico setecentista na Bahia.. 2010. (Simpósio).
V Semana de História Política / II Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade.Academia dos Renascidos: o saber como poder na Bahia setecentista. 2010. (Seminário).
Cursos Livres 2008 - História, Memória e Teoria. 2008. (Outra).
II Encontro Internacional de História Colonial.Academia dos Renascidos (1759): saber e poder na América Portuguesa.. 2008. (Encontro).
II Encontro Internacional de História Colonial.. 2008. (Encontro).
I Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições. Instituições, Cultura e Poder.Uma instituição histórica na América Portuguesa setecentista. 2008. (Seminário).
IV Encontro de Economia Baiana.Uma análise da política da atração de investimentos indistriais da Bahia com especial referência ao Recôncavo Baiano de 2000 a 2004. 2008. (Encontro).
IV Encontro Estadual de História-Anpuh/Ba.Academia dos Renascidos e o discurso histórico setecentista. 2008. (Encontro).
Seminário Permanente com pesquisadores baianos 2008.Ciência e poder na Bahia do século XVIII. 2008. (Seminário).
Simpósio Internacional A Família Real na Bahia. 2008. (Simpósio).
Colóquio Internacional Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia: 300 anos. 2007. (Outra).
Mini-curso "Estética e cotidiano em África: sociologia cultural de uma modernidade perversa". 2007. (Outra).
Mini-curso Globofobias: anti-semitismo, islamofobia y racismo anti-negro.. 2007. (Outra).
Seminário de Pesquisa da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA.A Academia dos Renascidos: literatura na Bahia setecentista.. 2007. (Seminário).
Curso Expansão Portuguesa séculos XV-XVIII: História, Teorias e Problemáticas. 2006. (Outra).
Curso História e Literatura. 2005. (Outra).
Curso História Política. 2005. (Outra).
Curso Imagens e Representações da violência oficial no Brasil durante o XXIII Simpósio Nacional de História.. 2005. (Simpósio).
I Colóquio sobre História da Escravidão e Tráfico de Escravo nas Américas.. 2005. (Outra).
XXIII Simpósio Nacional de História. 2005. (Simpósio).
Curso História Indígena: um campo em expansão.. 2004. (Outra).
Curso Historiografia Brasileira sobre o Período Colonial. 2004. (Outra).
Curso Historiografia e Cultura Popular. 2004. (Outra).
Curso Sahel: a outra costa da África.. 2004. (Outra).
Curso de Atualização em Historiografia.. 2003. (Outra).
Mini-Curso O uso das imagens na construção da narrativa histórica durante o XXII Simpósio Nacional de História. 2003. (Simpósio).
Conferência imagens do século XX. 2000. (Outra).
Participação em bancas
BRITO, A. D. S.; QUEIROZ, K. C. A. L.;PESSOTI, Bruno Casseb. Conhecendo os Kiriris: a produção de documentário como mediadora para aquisição da consciência histórica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Oeste da Bahia.
MAGALHAES, P. A. I.; SEVERS, S. M. S. S.;PESSOTI, Bruno Casseb. "Shemá Yisrael: raízes judaicas e a trajetória do cristão-novo Antônio Rodrigues Garcia nos sertões do São Francisco (séculoXVIII). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Oeste da Bahia.
BRITO, A. D. S.; OLIVEIRA, A. D. S.;PESSOTI, Bruno Casseb. O Pibid e a formação do professor: jogo didático como mediador para a construção de consciências históricas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Oeste da Bahia.
PESSOTI, Bruno Casseb; FERNANDES, F. S.; SILVA, Vanessa Magalhães da. Antígona: subversão de uma melissa como perspectiva de análise de gênero na Atenas Clássica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Oeste da Bahia.
da SILVA, R. S. C.; M., F. D.;PESSOTI, Bruno Casseb. Escravidão no Sertão do Rio Grande: relações de compadrio dos cativos da freguesia de Santa Ana do Campo Largo , (1800-1839). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Oeste da Bahia.
MAGALHAES, P. A. I.;PESSOTI, Bruno Casseb; SILVA, Vanessa Magalhães da. O ensino de História no currículo escolar durante o Governo Militar (1964-1985). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Oeste da Bahia.
SIMÕES, F. L.;PESSOTI, Bruno Casseb. Registros rupestres no município de Barreiras (BA): o sítio arqueológico Serra do Mimo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade Federal do Oeste da Bahia.
M., F. D.;PESSOTI, Bruno Casseb. Futebol nas aulas de História: novas abordagens/perspectivas para o ensino de história. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Oeste da Bahia.
PESSOTI, Bruno Casseb; M., F. D.; da SILVA, R. S. C.. Nova colisão de forças: representações historiográficas da Segunda Guerra Púnica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Oeste da Bahia.
da SILVA, R. S. C.; M., F. D.;PESSOTI, Bruno Casseb. A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial: preparação militar da Força Expedicionária Brasileira (1944-1945). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Oeste da Bahia.
M., F. D.;PESSOTI, Bruno Casseb; CORREA, D. C.. O Rio São Francisco na Literatura Brasileira: Deocleciano Martins de Oliveira, Progresso, Modernização nas primeiras décadas do século XX. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Oeste da Bahia.
L., Márcio;PESSOTI, Bruno Casseb; T., H. S.. Problemas éticos no romance A vida dos animais: uma abordagem interdisciplinar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal do Oeste da Bahia.
P., A.;PESSOTI, Bruno Casseb; S., A. A.. Representações sociais sobre preservação do patrimônio arquitetônico de Barreiras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal do Oeste da Bahia.
PESSOTI, Bruno Casseb; SILVA, Vanessa Magalhães da; SIMOES, F. L. R.. Processo Seletivo para contratação de docentes por tempo determinado de História. 2019. Universidade Federal do Oeste da Bahia.
PESSOTI, Bruno Casseb; M., F. D.; QUEIROZ, K. C. A. L.. Processo Seletivo para Contratação de Docente por Tempo Determinado de História. 2017. Universidade Federal do Oeste da Bahia.
PESSOTI, Bruno Casseb; M., F. D.; A., A. S.. Seleção para Professor por tempo determinado de História. 2013. Universidade Federal do Oeste da Bahia.
Orientou
Antígona: a subversão de uma melissa como perspectiva de análise de gênero na Atenas Clássica; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Oeste da Bahia; Orientador: Bruno Casseb Pessoti;
Nova colisão de forças: Representações historiográficas da Segunda Guerra Púnica; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Oeste da Bahia; Orientador: Bruno Casseb Pessoti;
A crise dos saveiros de Cachoeira; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Bruno Casseb Pessoti;
Produções bibliográficas
-
PESSOTI, Bruno Casseb . A retórica como suporte da 'verdade' em um livro de História do século X. BRATHAIR (ONLINE) , v. 20, p. 311-327, 2020.
-
PESSOTI, Gustavo Casseb ; PESSOTI, Bruno Casseb . A indissociável relação entre indústria, desenvolvimento econômico e políticas industriais no Brasil. RDE. Revista de Desenvolvimento Econômico , v. 11, p. 27-44, 2009.
-
PESSOTI, Bruno Casseb ; PESSOTI, Gustavo Casseb . Uma análise da política de atração de investimentos industriais da Bahia com especial referência ao Recôncavo Baiano no período 200-2004. Revista Desenbahia , v. 5, p. 89-116, 2008.
-
PESSOTI, Bruno Casseb ; PESSOTI, Gustavo Casseb . Política industrial ou isenção fiscal? Uma análise da atração de investimentos industriais para a Bahia no período 1991-2006. RDE. Revista de Desenvolvimento Econômico , v. 1, p. 35-48, 2008.
-
PESSOTI, Bruno Casseb ; SANTOS, Denílson Lima ; PESSOTI, Gustavo Casseb . Apesar de você amanhã há de ser outro dia! Um balanço das economias brasileira e baiana no ano da crise econômica mundial.. Bahia Análise & Dados , v. 18, p. 451-463, 2008.
-
PESSOTI, Bruno Casseb . Uma instituição histórica na América Portuguesa setecentista. In: I Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições. Instituições, Cultura e Poder, 2008, Rio de Janeiro-RJ. Anais do I Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições: Instituições, Cultura e Poder, 2008. p. 1-16.
-
PESSOTI, Bruno Casseb . "Academia dos Renascidos (1759): saber e poder na Bahia setecentista". In: IV Simpósio Nacional de História Cultural: sensibilidades e sociabilidades, 2008, Goiânia-Go. IV Simpósio Nacional de História Cultural: sensibilidades e sociabilidades. p. 1-8.
-
PESSOTI, Bruno Casseb . Elites letradas luso-brasileiras e o discurso histórico na Bahia setecentista.. In: II Encontro Internacional de História Colonial, 2008, Natal. Mneme (Caicó. Online). Caicó: UFRN, 2008. v. 9. p. 1-9.
-
PESSOTI, Bruno Casseb . Academia dos Renascidos (1759): saber histórico e práticas ilustradas no século XVIII. In: IV Encontro Estadual de História-Anpuh/Ba, 2008, Vitória da Conquista. Anais Eletrônicos IV Encontro Estadual de História ANPUH-BA, 2008.
-
PESSOTI, Bruno Casseb . Jaboatam, Mirales e Caldas e o discurso histórico setecentista na Bahia.. In: V Encontro Estadual de História-Anpuh/Ba, 2010, Salvador. V Encontro Estadual de História-Anpuh/Ba, 2010.
-
PESSOTI, Bruno Casseb . Academia dos Renascidos: o saber como poder na Bahia setecentista. In: V Semana de História Política / II Seminário Nacional de História: Política, cultura & sociedade, 2010, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos (Semana de História Política, Seminário Nacional de História Política). Rio de Janeiro: UERJ, 2010. p. 38-38.
-
PESSOTI, Bruno Casseb . Uma instituição histórica na América Portuguesa setecentista. In: I Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições. Instituições, Cultura e Poder, 2008, Rio de Janeiro-RJ. Anais do I Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições: Instituições, Cultura e Poder, 2008. p. 8-8.
-
PESSOTI, Bruno Casseb . Academia dos Renascidos e o discurso histórico setecentista. In: IV Encontro Estadual de História-Anpuh/Ba, 2008, Vitória da Conquista-Ba. IV Encontro Estadual de História-Anpuh/Ba. História: sujeitos, saberes e práticas. Vitória da Conquista-Ba: Edições UESB, 2008. p. 19-19.
-
PESSOTI, Bruno Casseb . Academia dos Renascidos (1759): saber e poder na América Portuguesa.. In: II Encontro Internacional de História Colonial, 2008, Natal. Anais do II Encontro Internacional de História Colonial.. Natal: UFRN, 2008. p. 68-68.
-
PESSOTI, Bruno Casseb . Reflexões sobre a 'verdade' num texto do século X. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PESSOTI, Bruno Casseb . O racional e o sentimental no Ensino de História Medieval através do cinema. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PESSOTI, Bruno Casseb . A escrita da História na Idade Média: representações, ações políticas e atividades intelectuais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PESSOTI, Bruno Casseb . Trabalho na Biblioteca: serviços e perspectivas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PESSOTI, Bruno Casseb . Entre pergaminhos e palimpsestos: os livros e a circulação de ideias no Ocidente Medieval. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PESSOTI, Bruno Casseb ; SILVA, Vanessa Magalhães da . A conjuntura política atual: o Brasil e o contexto mundial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PESSOTI, Bruno Casseb . As Bibliotecas Universitárias da UFOB. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PESSOTI, Bruno Casseb . Cinema e História: Cine debate. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PESSOTI, Bruno Casseb . A Comissão da Verdade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PESSOTI, Bruno Casseb . Reflexões sobre a Ditadura Militar no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PESSOTI, Bruno Casseb . Cultura Popular na Idade Média, de Mikhail Bakhtin. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PESSOTI, Bruno Casseb . Formação docente e conhecimento histórico em sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PESSOTI, Bruno Casseb . Ajuntar manuscritos, e convocar escritores: o discurso histórico institucional no setecentos luso-brasileiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PESSOTI, Bruno Casseb . Jaboatam, Mirales e Caldas e o discurso histórico setecentista na Bahia.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PESSOTI, Bruno Casseb . Academia dos Renascidos: o saber como poder na Bahia setecentista. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PESSOTI, Bruno Casseb . Uma instituição histórica na América Portuguesa setecentista. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PESSOTI, Bruno Casseb . Academia dos Renascidos e o discurso histórico setecentista. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PESSOTI, Bruno Casseb . Ciência e poder na Bahia do século XVIII. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PESSOTI, Bruno Casseb . Prefácio. Barreiras, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
PESSOTI, Bruno Casseb . Prefácio. Barreiras, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
PESSOTI, Bruno Casseb . A categoria 'estudos coloniais' é indispensável?. Juiz de Fora: Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2014. (Tradução/Artigo).
-
PESSOTI, Bruno Casseb . XII Fórum Social da Coopeb - Nós e os outros: movimentos sociais e alteridade em tempos de redes virtuais.. Barreiras, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
PESSOTI, Bruno Casseb . A história da África Atlântica: entrevista com o professor Elisée Soumonni. Salvador: Fundação Pedro Calmon, 2009. (Tradução/Outra).
-
PESSOTI, Bruno Casseb . África Negra: História e civilização (tomo 2), 2008. (Tradução/Livro).
-
PESSOTI, Bruno Casseb . África Negra: História e Civilização, 2006. (Tradução/Livro).
-
PESSOTI, Bruno Casseb . Atas de Reuniões dos Membros da Comunidade Britânica na Bahia 1808-1950 (livros I, II e III)., 2006. (Tradução/Outra).
-
PESSOTI, Bruno Casseb . Conversas com Cheick Anta Diop, 2006. (Tradução/Artigo).
Outras produções
PESSOTI, Bruno Casseb ; ADAN, Caio . América Portuguesa: elites, poder e instituições. 2010. (Mini-curso).
PESSOTI, Bruno Casseb . Projeto Tutoria: curso de francês. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
A Idade Média nos livros didáticos das escolas públicas de Barreiras: temas e problemas, Descrição: Análise dos conteúdos relacionados à história medieval nos materiais didáticos utilizados nas escolas públicas no município de Barreiras.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruno Casseb Pessoti - Coordenador / Vanessa Magalhães da Silva - Integrante.
-
2020 - Atual
Cultura letrada e produção intelectual no Império Carolíngio, séculos VIII-X, Descrição: Organização de um inventário com todas as obras escritas no período entre os séculos VIII e X e, posteriormente, elaboração de um catálogo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruno Casseb Pessoti - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal da Bahia. , Rua Professor José Seabra, s/n, Centro, 47805100 - Barreiras, BA - Brasil, Telefone: (77) 36143500, Ramal: 3524, URL da Homepage:
Experiência profissional
2002 - 2006
Fundação Clemente MarianiVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Principais atividades: Conservação, restauração e tradução de documentos históricos; Catalogação de Livros; Elaboração de resumos e de palavras-chave do Acervo da Biblioteca; Aulas de História, Línguas estrangeiras e Literatura para alunos dos projetos sociais da Fundação.
2013 - Atual
Universidade Federal do Oeste da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor das disciplinas História Antiga e Medieval dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em História.
Atividades
-
06/2013
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura letrada, mentalidades e imaginário no mundo medieval, História Antiga I, História Antiga II, História Medieval I, História Medieval II, Laboratório de Prática de Ensino de História Antiga, Laboratório de Prática de Ensino de História Medieval
-
03/2014 - 01/2020
Outras atividades técnico-científicas , Centro das Humanidades da Universidade Federal do Oeste da Bahia, Centro das Humanidades da Universidade Federal do Oeste da Bahia.,Atividade realizada, Coordenador PIBID - Subprojeto de História.
-
11/2014 - 09/2019
Direção e administração, Reitoria-UFOB.,Cargo ou função, Coordenador da Coordenadoria Geral de Bibliotecas, Arquivo e Documentação.
-
06/2013 - 11/2014
Direção e administração, Centro das Humanidades da Universidade Federal do Oeste da Bahia.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de História.
-
04/2014 - 08/2014
Direção e administração, Centro das Humanidades da Universidade Federal do Oeste da Bahia.,Cargo ou função, Vice-diretor pro-tempore.
2013 - 2014
Universidade Federal da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 68
Outras informações:
História da América III.
2013 - 2013
Universidade Federal da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 68
Outras informações:
Curso de Formação de Professores: PARFOR
Disciplina: História da Bahia I.
2012 - 2013
Universidade Federal da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 68
Outras informações:
Curso de Formação de Professores: PARFOR
Disciplina: História Medieval II.
2011 - 2013
Universidade Federal da BahiaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor concursado do Curso de Licenciatura em História, das disciplinas História Antiga e História Medieval.
2012 - 2012
Universidade Federal da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 68
Outras informações:
Curso de Formação de Professores: PARFOR
Disciplina: História Antiga II.
2012 - 2012
Universidade Federal da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 68
Outras informações:
Curso de Formação de Professores: PARFOR
Disciplina: História Medieval I.
2011 - 2012
Universidade Federal da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 68
Outras informações:
Curso de Formação de Professores: PARFOR
Disciplina: História Antiga I.
Atividades
-
12/2012 - 06/2013
Direção e administração, ICADS.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de História.
-
03/2011 - 06/2013
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Antiga I, História Antiga II, História Medieval I, História Medieval II
2010 - 2011
Universidade Estadual de Santa CruzVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
(2010.1): História Antiga;
História das Américas II;
Estágio Supervisionado IV.
(2010.2): História do Brasil II;
História Antiga;
Problemas Econômicos e Sociais Contemporâneos: América e Europa;
Estágio Supervisionado III;
Estágio Supervisionado IV.
2011 - 2011
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 90
Outras informações:
Curso de Formação de Professores: PARFOR
Disciplina: História das Américas.
2011 - 2011
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60
Outras informações:
Curso de Formação de Professores: PARFOR
Disciplina: História Medieval.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Bruno Casseb Pessoti e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?