Pedro Paulo Teixeira Coelho

Mestre em Administração Pública e Governo (CMAPG) na FGV-EAESP, graduado em Geografia pela FFLCH-USP e em Ciências Econômicas pela PUC-SP. Atua como professor de Geografia no Colégio Bandeirantes, em São Paulo-SP e pesquisador dos seguintes temas e abordagens: federalismo e relações intergovernamentais, políticas educacionais, análise de políticas públicas e métodos qualitativos aplicados à administração pública. Criou e desenvolveu projetos de ensino de economia e política voltados ao Ensino Fundamental e Médio em escolas particulares de São Paulo, já tendo publicado pesquisas como professor/pesquisador sobre ensino de Geografia da África e Africanidade e da América Latina.

Informações coletadas do Lattes em 14/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Administração Pública e Governo

2021 - 2023

Fundação Getúlio Vargas - Matriz
Título: A Cooperação Intergovernamental na Educação durante a Pandemia da COVID-19: um estudo sobre os estados do Amazonas e do Ceará, Ano de Obtenção: 2023
José Eduardo Grin.Coorientador: Catarina Ianni Segatto. Bolsista do(a): FGV, FGV, Brasil. Palavras-chave: educação; federalismo; pandemia; relações intergovernamentais; COVID-19.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Política Educacional. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.

Graduação em Ciências Econômicas

2008 - 2015

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Percursos sobre Ética e Economia: da felicidade ao pensamento ecológico
Orientador: Jorge Alano Silveira Garagorry

Graduação em Geografia

2008 - 2015

Universidade de São Paulo
Título: Geografia dos Resíduos na Metrópole Paulista: da regulação teórica à prática espacial no contexto da Política Nacional de Resíduos Sólidos
Orientador: Maria Mónica Arroyo

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2007

Colégio Bandeirantes

Formação complementar

2022 - 2022

Condução de entrevistas e análise de dados qualitativos no NVivo. (Carga horária: 9h). , Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, CEBRAP, Brasil.

2020 - 2020

Greening the economy: sustainable cities. (Carga horária: 8h). , Lund University, LUND, Suécia.

2019 - 2019

Política Brasileira. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV-SP, Brasil.

2012 - 2012

Permacultura - Desenho e Planejamento Ecológico. (Carga horária: 16h). , Instituto Humanaterra, HUMANATERRA, Brasil.

2011 - 2011

Cooperação e Mediação de Conflitos nas Escolas. (Carga horária: 15h). , Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, UMAPAZ, Brasil.

2011 - 2011

Planejamento para um Novo Ambiente Urbano. (Carga horária: 15h). , Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, UMAPAZ, Brasil.

2011 - 2011

Ecologia e Ética: Um olhar biológico-cultural. (Carga horária: 17h). , Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, UMAPAZ, Brasil.

2011 - 2011

Cultura de Paz e Música. (Carga horária: 15h). , Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, UMAPAZ, Brasil.

2011 - 2011

Mediação de Conflitos e Direitos Humanos. (Carga horária: 24h). , Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, UMAPAZ, Brasil.

2011 - 2011

Parque Ibirapuera: Um Laboratório da cidade de SP. (Carga horária: 33h). , Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, UMAPAZ, Brasil.

2011 - 2011

Economia Nova: Indicadores de Sustentabilidade. (Carga horária: 15h). , Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, UMAPAZ, Brasil.

2010 - 2010

Alfabetização de Jovens e Adultos. (Carga horária: 24h). , Associação Alfasol, ALFASOL, Brasil.

2010 - 2010

Introdução à Economia Solidária. (Carga horária: 36h). , Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, ITCP-USP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Lê Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Escolar.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Economia da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Política.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Participação em eventos

14º ENPEG - Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia. 2019. (Encontro).

I Congresso de Pesquisa e Pensamento da América Latina. Ensaio sobre o ensino de geografia da América Latina: relato de experiências didático-pedagógicas no ensino fundamental​. 2019. (Congresso).

XVI Encontro de Geógrafos da América Latina.África na sala de aula: geografia escolar no Brasil e o seu papel para ampliação do diálogo Sul-Sul. 2017. (Encontro).

XVI Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. Estudo de concreto executado com água de reuso de São Paulo: uma alternativa para economia de água na construção civil. 2016. (Feira).

IX Feira de Ciências e Tecnologia do Colégio Bandeirantes. Estudo do concreto executado com água de reuso de São Paulo: uma alternativa para economia de água na construção civil. 2015. (Feira).

V Jornada Geoensino: A formação do professor e a sala de aula.Exposição Fotográfica ?Imagens de Estágio?. 2012. (Encontro).

V Jornada Geoensino: A formação do professor e a sala de aula.O Estágio em Licenciatura pela Voz do Estagiário. 2012. (Encontro).

Fórum Global de Sustentabilidade SWU. 2011. (Outra).

II Dessemana de Ciências Sociais da PUC-SP.Mesa de Economia Solidária. 2011. (Encontro).

VII Encontro Internacional de Economia Solidária NESOL-USP. 2011. (Encontro).

VIII Semana de Economia PUC-SP: reflexões sobre o atual crescimento econômico brasileiro. 2010. (Outra).

XIV Encontro Nacional de Economia Política: A crise Financeira mundial e as alternativas de desenvolvimento da América Latina. 2009. (Encontro).

VI Semana de Economia da PUC-SP - Crise Global e as Perpspectivas para o Brasil e a América Latina: Da CEPAL aos desafios atuais. 2008. (Outra).

X MONU-EM coordenado pelo Programa Cidadania do Colégio Bandeirantes e pelo Curso de Relações Internacionais da PUC-SP - Simulação da UNESCO no tema Desenvolvimento Econômico x Desenvolvimento Sustentável: A Questão dos Recursos Hídricos.Representante da Delegação da África do Sul. 2005. (Outra).

Orientou

COELHO, P

P; ; Estudo do concreto executado com água de reuso de São Paulo: uma alternativa para economia de água na construção civil; 2015; Orientação de outra natureza - Colegio Bandeirantes; Orientador: Pedro Paulo Teixeira Coelho;

Produções bibliográficas

  • LIMONGI, R. ; RONQUI, R. ; COELHO, P. P. T. ; FRANCISCO, E. R. . No public surveys, no data? A proposal to forecast income from cable TV subscribers and internet consumption in Brazilian municipalities. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COELHO, P. P. T. . Ensaio sobre o ensino de geografia da América Latina: relato de experiências didático-pedagógicas no ensino fundamental​. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COELHO, P. P. T. . Mesa Frutos da UMAPAZ: relatos de ex-estagiários. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COELHO, P. P. T. . África na sala de aula: geografia escolar e o seu papel para ampliação do diálogo sul-sul. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

COELHO, P. P. T. . Contra estresse do ENEM, escolas de SP adotam meditação. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

COELHO, P. P. T. . Economia, Política e Sociedade Global. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

COELHO, P. P. T. . Economia, Políticas Públicas e Tecnologias Sociais. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

KHARLAKIAN JUNIOR, G. F. ; COELHO, P. P. T. . Papo com a Economia - Reflexão, Diálogo e Reflexão. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COELHO, P. P. T. . Ecoeconomia Doméstica - Reciclagem de Resíduos Orgânicos através da Minhocultura Urbana. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LEMES, M. M. ; COELHO, P. P. T. . Educação em Transe: E o Professor de Geografia?. 2012. Trilha Sonora.

Prêmios

2016

3º lugar na categoria Engenharia na FEBRACE 2016, FEBRACE.

2015

1º lugar Júri Técnico da IX Feira de Ciências e Tecnologia do Colégio Bandeirantes, Colégio Bandeirantes.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Colegio Bandeirantes. , Rua Estela, 268, Vila Mariana, 04011001 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 50873500, URL da Homepage:

Experiência profissional

2015 - Atual

Colégio Bandeirantes

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25

2014 - 2014

Colégio Bandeirantes

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

2013 - 2014

Colégio Bandeirantes

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 10

2012 - 2016

Colegio Itaca

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2

2009 - 2013

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4

Atividades

  • 08/2009

    Estágios , Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária.Estágio realizado, Monitor das Disciplinas Introdução a Economia I e II.

  • 08/2010 - 12/2010

    Estágios , Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária.Estágio realizado, Oficineiro de Matemática aplicada a Economia no ciclo de oficinas de Economia Matemática I do Departamento de Economia e Administração.

  • 03/2010 - 07/2010

    Estágios , Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária.Estágio realizado, Monitor da Disciplina Economia Matemática II.

2013 - 2013

Colégio Dr. Alfredo Castro

Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

2012 - 2012

ESCOLA ESTADUAL MAURO DE OLIVEIRA

Vínculo: Professor Eventual, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

2011 - 2012

Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2011 - 04/2012

    Estágios , UMAPAZ.Estágio realizado, Atividades relacionadas a Educação Ambiental e Cultura de Paz através da pesquisa, preparação, divulgação, seleção, controle de frequência, avaliação e execução dos cursos da UMAPAZ, além de auxílio em tarefas administrativas e correlatas.

2012 - 2012

Escola Estadual Rômulo Pero

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 5

Outras informações:
Acompanhamento de aulas e ensino de Geografia para o Ensino Fundamental II

2009 - 2010

Cursinho Eureka

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2

Atividades

  • 08/2009 - 12/2010

    Ensino,Disciplinas ministradas, Geoografia Geral e Geografia do Brasil

2009 - 2010

Banco Santander Banespa - Brasil

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Área Comercial, Carga horária: 30

Atividades

  • 10/2009 - 04/2010

    Estágios , Agência Patriarca.Estágio realizado, Estagiário Comercial de Sala de Ações e Assistente de Gerente Pessoa Física.