Guilherme Ramos
Graduado em Educação Física pela Faculdade Cidade de Coromandel (2004).Especialista em Educação Física Escolar pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2006), Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Cidade de Coromandel (2010) e Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para pessoas com deficiência pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2016). Bacharel em Educação Física pela Faculdade Patos de Minas (2017). Técnico Nível II da Confederação Brasileira de Vôlei. Atualmente é Diretor de Esportes da Prefeitura Municipal de Coromandel e Professor de Educação Física na Escola Estadual Osório de Morais. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Organização de Eventos Esportivos, Esportes Adaptados, Recreação e Lazer e Prática de Ensino.
Informações coletadas do Lattes em 16/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pess
2014 - 2016
Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Percepção dos docentes de uma escola pública estadual no município de Coromandel-MG em relação aos desafios e possibilidades da inclusão de pessoas com deficiência na escola regular
Orientador: Ms. Luciana de Araújo Mendes Silva
Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior
2009 - 2010
Faculdade Cidade de Coromandel
Título: A evasão de alunos do curso de licenciatura em Educação Física da Faculdade Cidade de Coromandel
Orientador: Dr. Robson Luiz de França
Especialização em Educação Física Escolar
2005 - 2006
Faculdades Integradas de Jacarepaguá
Título: A Importância da Educação Física Escolar. Novas concepções pedagógicas
Orientador: Ms.Váleria Bastos Moreyra
Graduação em Educação Física
2015 - 2017
Faculdade Cidade de Patos de Minas
Título: Atividade Física, Esporte e a Qualidade de Vida
Orientador: Esp. Diogo Alves Amaro
Graduação em Educação Física
2001 - 2004
Faculdade Cidade de Coromandel
Título: Atividade física para diabetes tipo2
Orientador: Ms. Anibal Monteiro de Magalhães Neto
Formação complementar
2022 - 2022
Curso Nacional de Treinadores de Voleibol de Quadra Nível II. (Carga horária: 80h). , Confederação Brasileira de Vôlei, CBV, Brasil.
2021 - 2021
Google For Education: recursos e possibilidades. (Carga horária: 60h). , Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, SEE- MG, Brasil.
2009 - 2009
Sistemas de Ensino na Educação Física. (Carga horária: 8h). , Positivo Informática - Matriz, POSITIVO, Brasil.
2003 - 2003
Parametros em Ação de 5ª a 8ª. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação de Coromandel, SEC, Brasil.
1999 - 1999
Access, Power Point, Corel Draw. (Carga horária: 100h). , compucenter informática, COMP, Brasil.
1997 - 1998
Windows, Word, Excel. (Carga horária: 100h). , compucenter informática, COMP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Organização de eventos
RAMOS, G. . CORRIDA DE RUA COROMANDEL 94 ANOS. 2017. (Outro).
RAMOS, G. ; CASTRO, D. P. ; AMARAL, L. J. ; AMARAL, José Márcio Vilela do . XVI JOGOS UNIVERSITÁRIOS. 2017. .
RAMOS, G. ; CASTRO, D. P. ; AMARAL, José Márcio Vilela do ; AMARAL, L. J. . XV JOGOS UNIVERSITÁRIOS. 2016. .
RAMOS, G. ; CASTRO, D. P. ; AMARAL, L. J. . XIV JOGOS UNIVERSITÁRIOS. 2015. .
RAMOS, G. . XIV JORNADA ACADÊMICA. 2015. (Outro).
RAMOS, G. ; CASTRO, D. P. ; AMARAL, L. J. . XII JOGOS UNIVERSITÁRIOS. 2014. .
RAMOS, G. ; CASTRO, D. P. ; AMARAL, L. J. . XII JOGOS UNIVERSITÁRIOS. 2013. .
RAMOS, G. . SEMANA DA EDUCAÇÃO. 2013. (Outro).
RAMOS, G. . RESPONSABILIDADE SOCIAL: VIDAS POR VIDAS, SEJA UM DOADOR. 2013. (Outro).
RAMOS, G. . VIII Jogos Interescolares da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves. 2010. (Festival).
RAMOS, G. ; MARRA, S. B. F. ; ALMEIDA, José Olympio de . 1ª Semana da Educação Física da Faculdade Cidade de Coromandel-MG. 2008. (Festival).
RAMOS, G. . 1º Jogos de Integração do Inec. 2008. (Festival).
Participação em eventos
Semana da Educação. 2013. (Outra).
1ª Semana da Educação Física. 2008. (Congresso).
Saúde e Comportamento Vocal do Professor. 2008. (Encontro).
Corpo Sonoro. 2005. (Oficina).
Semana do Excepcional da Apae... 2003. (Outra).
Participação em bancas
CASTRO, D. P.; SILVA, E. L. D.;RAMOS, G.. HÁBITOS ALIMENTARES E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DE MINAS GERAIS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Cidade de Coromandel.
RAMOS, G.; DIAS, M. J.; GOMES, L. I.. A LUDICIDADE NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Cidade de Coromandel.
RAMOS, G.; PAULA, R. P. O.; RODRIGUES, A. L. L.. A RELEVÂNCIA DA PRÁTICA ESPORTIVA PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Cidade de Coromandel.
RAMOS, G.; PAULA, R. P. O.; RODRIGUES, A. L. L.. A EVASÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MEDIO AS AULAS DE EDUCAÇAO FISICA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Cidade de Coromandel.
RAMOS, G.; CASTRO, D. P.; SILVA, E. L. D.. Recreação: prazer e aprendizado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Cidade de Coromandel.
CASTRO, D. P.;RAMOS, G.; SILVA, E. L. D.. Percepção de alunos do Ensino Médio de uma escola pública do interior de Minas Gerais quanto ao uso de anabolizantes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Cidade de Coromandel.
RAMOS, G.; SILVA, L. A. M.; VIEIRA, D. J.. Utilização dos jogos e brincadeiras na aprendizagem dos esportes nas aulas de Educação Física escolar nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Cidade de Coromandel.
RAMOS, G.; SILVA, E. L. D.; DIAS, M. J.. A importância do lúdico na Educação Física Escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Cidade de Coromandel.
RAMOS, G.; ERVITE, L.; RODRIGUES, T. C.. Utilização de atividades lúdicas como ferramenta pedagógica facilitadora do processo ensino-aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Cidade de Coromandel.
CASTRO, D. P.;RAMOS, G.; AMARAL, L. J.. Perfil de (In) suficiência de atividade física e comportamentos sedentários dos alunos do ensino fundamental de uma instituição pública do interior de Minas Gerais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Cidade de Coromandel.
MATTOS, J. G. S.;RAMOS, G.; PAULA, R. P. O.. Identificação dos Fatores de Risco Cardiovasculares em adolescentes escolares. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Cidade de Coromandel.
MATTOS, J. G. S.; SILVA, L. A. M.;RAMOS, G.. Análise da Qualidade de Vida de Adolescentes escolares segundo hábitos alimentares. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Cidade de Coromandel.
CASTRO, D. P.;RAMOS, G.. O Lúdico como estratégia na Educação Ambiental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Cidade de Coromandel.
RAMOS, G.. A afetividade e a influência na aprendizagem da criança e a importância das brincadeiras usadas como ferramentas de estimulação de aprendizagem na educação infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Cidade de Coromandel.
HERMANN, A. V.;RAMOS, G.. A interação entre o professor e o aluno: fator primordial na prática pedagógica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Cidade de Coromandel.
RAMOS, G.. A importância da música na aprendizagem infantil: perspectiva de educadores infantis do município de Coromandel/MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Cidade de Coromandel.
RAMOS, G.. A Visão da Cultura Folclórica como fator primordial na formação dos educandos nas séries iniciais.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Cidade de Coromandel.
RAMOS, G.. O lúdico como estratégia de ensino na matemática : uma parceria entre Pedagogia e Educação Física. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Cidade de Coromandel.
RAMOS, G.. Os jogos no combate às dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Antônio Matias Pereira na cidade de Coromandel- MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Cidade de Coromandel.
ALMEIDA, José Olympio de;RAMOS, G.; CORTEZ, B. L. B.. O esporte como saber escolar da Educação Física em Coromandel-MG. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FISÍCA) - Faculdade Cidade de Coromandel.
ALMEIDA, José Olympio de;RAMOS, G.; AMARAL, José Márcio Vilela do. A habilidade dos alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Alírio Herval e seu desempenho na execução do saque por baixo no voleibol. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FISÍCA) - Faculdade Cidade de Coromandel.
RAMOS, G.; MARRA, S. B. F.; CORTEZ, B. L. B.. Obesidade Infantil: Prevenção por meio das aulas de Educação Física. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FISÍCA) - Faculdade Cidade de Coromandel.
RAMOS, G.; CORTEZ, B. L. B.; ALMEIDA, José Olympio de. .As praticas recreativas como saber Escolar nas aulas de Educação Física da cidade de Coromandel-MG.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FISÍCA) - Faculdade Cidade de Coromandel.
RAMOS, G.; ALMEIDA, José Olympio de; PERES, C. R.. A Importância do Aquecimento no Futebol. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FISÍCA) - Faculdade Cidade de Coromandel.
Santos, Flávia Ferreira; ALMEIDA, José Olympio de;RAMOS, G.. Envelhecimento Populacional versus Qualidade de Vida. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FISÍCA) - Faculdade Cidade de Coromandel.
Santos, Flávia Ferreira; ALMEIDA, José Olympio de;RAMOS, G.. O Papel do Profissional de Educação Física Frente ao Envelhecimento Populacional: Realidades e Perdas na 3ª Idade e os Benefícios da Atividade Física. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FISÍCA) - Faculdade Cidade de Coromandel.
ALMEIDA, José Olympio de;RAMOS, G.; PERES, C. R.. A Importância da Ginástica Laboral na Prevenção de Doenças Ocupacionais Repetitivas do Trabalho em Funcionários de uma Instituição Bancária em Coromandel. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FISÍCA) - Faculdade Cidade de Coromandel.
NUNES, T. G.; ALMEIDA, José Olympio de;RAMOS, G.. O Karatê-Do como auxiliador na Formação do Caráter na faixa etária de 7 a 12 anos tendo como base a acadêmia Seibu-Kan de Karatê de Coromandel/ Mg. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FISÍCA) - Faculdade Cidade de Coromandel.
RAMOS, G.; ALMEIDA, José Olympio de; RAMOS, M. S.. O Interesse pelas aulas de Educação Física no Ensino Médio na Escola Estadual "Joaquim Botelho". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FISÍCA) - Faculdade Cidade de Coromandel.
PERES, C. R.; ALMEIDA, José Olympio de;RAMOS, G.. Os Benefícios da Caminhada para Prevenção de Doenças e Preservação da Saúde na cidade de Coromandel- MG. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FISÍCA) - Faculdade Cidade de Coromandel.
MARRA, S. B. F.; ALMEIDA, José Olympio de;RAMOS, G.. A Cultura Corporal da Dança nas escolas de Coromandel/Mg: Uma possibilidade para Educação Física. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FISÍCA) - Faculdade Cidade de Coromandel.
MARRA, S. B. F.; ALMEIDA, José Olympio de;RAMOS, G.. A Educação Física enquanto componente curricular, a prática pedagógica dos professores da área e a recreação como parte da cultura corporal nas escolas de Coromandel/Mg. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FISÍCA) - Faculdade Cidade de Coromandel.
ALMEIDA, José Olympio de;RAMOS, G.; PERES, C. R.. A Importância do esporte nas relações de socialização entre crianças nas escolas públicas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FISÍCA) - Faculdade Cidade de Coromandel.
Orientou
FUTEBOL DE CINCO: uma ferramenta pedagógica de inclusão para pessoas com deficiência visual; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO FISÍCA) - Faculdade Cidade de Coromandel; (Orientador);
ATIVIDADES FÍSICAS E ESPORTIVAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Cidade de Coromandel; Orientador: Guilherme Ramos;
A LUDICIDADE NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Cidade de Coromandel; Orientador: Guilherme Ramos;
RECREAÇÃO: PRAZER E APRENDIZADO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em EDUCAÇÃO FISÍCA) - Faculdade Cidade de Coromandel; Orientador: Guilherme Ramos;
A importância do Lúdico na Educação Física Escolar; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Cidade de Coromandel; Orientador: Guilherme Ramos;
Utilização dos jogos e brincadeiras na aprendizagem dos esportes nas aulas de Educação Física Escolar nos anos iniciais do ensino fundamental; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Cidade de Coromandel; Orientador: Guilherme Ramos;
Utilização de atividades lúdicas como ferramenta pedagógica facilitadora do processo ensino-aprendizagem; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade Cidade de Coromandel; Orientador: Guilherme Ramos;
Obesidade Infantil: Prevenção por meio de aulas de Educação Física; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em EDUCAÇÃO FISÍCA) - Faculdade Cidade de Coromandel; Orientador: Guilherme Ramos;
Obesidade Infantil: Prevenção por Meio das Aulas de Educação Física; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em EDUCAÇÃO FISÍCA) - Faculdade Cidade de Coromandel; Orientador: Guilherme Ramos;
As Práticas Recreativas como saber escolar nas aulas de Educação Física da cidade de Coromandel-MG; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em EDUCAÇÃO FISÍCA) - Faculdade Cidade de Coromandel; Orientador: Guilherme Ramos;
As Práticas Recreativas como saber escolar nas aulas de Educação Física da cidade de Coromandel-MG; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em EDUCAÇÃO FISÍCA) - Faculdade Cidade de Coromandel; Orientador: Guilherme Ramos;
O Interesse pelas aulas de Educação Física no Ensino Médio na Escola Estadual "Joaquim Botelho"; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em EDUCAÇÃO FISÍCA) - Faculdade Cidade de Coromandel; Orientador: Guilherme Ramos;
O Interesse pelas aulas de Educação Física no Ensino Médio na Escola Estadual "Joaquim Botelho"; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em EDUCAÇÃO FISÍCA) - Faculdade Cidade de Coromandel; Orientador: Guilherme Ramos;
A Importância do Aquecimento no Futebol; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em EDUCAÇÃO FISÍCA) - Faculdade Cidade de Coromandel; Orientador: Guilherme Ramos;
A Importância do Aquecimento no Futebol; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em EDUCAÇÃO FISÍCA) - Faculdade Cidade de Coromandel; Orientador: Guilherme Ramos;
Produções bibliográficas
-
FERNANDES, R. L. A. ; RAMOS, G. . A Relevância das Atividades Físicas e Esportivas como Instrumento de Inclusão para Pessoas com Deficiência. Revista Saúde e Educação , v. 6, p. 116-145, 2021.
-
MELO, J. M. D. ; RAMOS, G. ; DIAS, M. J. ; VARGAS, P. A. ; BORGES, T. D. F. F. ; OLIVEIRA, S. R. . Educação Infantil no Método Montessori. Revista Saúde e Educação , v. 4, p. 94-105, 2019.
-
RIBEIRO, T. A. R. ; BARBOZA, M. R. S. ; OLIVEIRA, P. R. ; SILVA, L. A. M. ; RAMOS, G. . A Ludicidade no Processo Ensino Aprendizagem. Revista Saúde e Educação , v. 4, p. 90-108, 2019.
-
RAMOS, G. ; AMARO, D. A. ; AMARAL, José Márcio Vilela do ; BARBOZA, M. R. S. ; MACIEL, R. M. ; SILVA, L. A. M. . ATIVIDADE FÍSICA, ESPORTE E QUALIDADE DE VIDA. Revista Saúde e Educação , v. 2, p. 29-48, 2017.
-
FREITAS, C. R. ; RAMOS, G. ; VARGAS, P. A. ; CRUVINEL, J. J. V. ; ERVITE, L. ; REIS, M. R. . A REALIDADE DA PRÁTICA EDUCATIVA DE CLASSES MULTISSERIADAS. Revista Saúde e Educação , v. 2, p. 08-22, 2017.
-
BARBOZA, M. R. S. ; CASTRO, C. E. C. ; AMARAL, José Márcio Vilela do ; RAMOS, M. S. ; SILVA, L. A. M. ; RAMOS, G. . UTILIZAÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA APRENDIZAGEM DOS ESPORTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Saúde e Educação , v. 2, p. 41-61, 2017.
-
OLIVEIRA, D. L. ; RAMOS, G. ; BARBOZA, M. R. S. ; MATTOS, J. G. S. ; CASTRO, C. E. C. ; CASTRO, D. P. . FATORES DE RISCO RELACIONADOS AO USO DE ESTEROIDES ANABOLIZANTES POR ADOLESCENTES. Revista Saúde e Educação , v. 2, p. 148-164, 2017.
-
RAMOS, G. . A EVASÃO DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA FACULDADE CIDADE DE COROMANDEL. Epistheme , v. 1, p. 245-257, 2011.
-
RAMOS, G. ; SILVA, L. A. M. . PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE COROMANDEL RELAÇÃO AOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA REGULAR. In: Viviane Prado Buiatti; Vilma Aparecida de Souza; Fernanda Duarte Araújo Silva.. (Org.). EDUCAÇÃO PARA TODOS: DAS POLÍTICAS PÚBLICAS AO COTIDIANO ESCOLAR. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 5, p. 85-99.
-
RAMOS, G. . A LUDICIDADE NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. In: Revista Saúde e Educação, 2019, Coromandel. Revista Saúde e Educação, 2019. v. 4.
-
RAMOS, G. . FATORES DE RISCO RELACIONADOS A DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM UNIVERSITÁRIOS. In: Semana Acadêmica de Educação Física, 2019, Coromandel. Semana Acadêmica de Educação Física, 2019.
-
RAMOS, G. . INCLUSÃO ESCOLAR: desafios e possibilidades na visão referida por professores e instituição pública de ensino no Alto Paranaíba/ MG. In: Semana da Educação Física, 2018, 2018, Coromandel. Revista Saúde e Educação, 2018. v. 3.
-
RAMOS, G. ; CASTRO, D. P. ; CASTRO, F. M. S. ; DIAS, M. J. ; AMARAL, José Márcio Vilela do . BENEFÍCIOS DA DANÇA COMO SUPORTE PARA QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE. In: XIV CONGRESSO CIENTÍFICO LATINO-AMERICANO e XVI CONGRESSO CIENTÍFICO BRASILEIRO DA FIEP, 2017, Foz do Iguaçu. O Profissional de Educação Física na América Latina, 2017.
-
RAMOS, G. . BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA QUALIDADE DE VIDA. In: XIII Semana Acadêmica do Curso de Educação Física, 2017, Coromandel/Mg. XIII Semana Acadêmica do Curso de Educação Física.
-
RAMOS, G. . A IMPORTÂNCIA DA RECREAÇÃO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. In: XIII Semana Acadêmica do Curso de Educação Física, 2017, Coromandel/Mg. XIII Semana Acadêmica do Curso de Educação Física, 2017.
-
RAMOS, G. ; AMARAL, José Márcio Vilela do . O TREINAMENTO PLIOMETRICO COMO FATOR DE MELHORAMENTO NA EFICIÊNCIA DA FORÇA EXPLOSIVA EM ATLETAS DE VOLEIBOL. In: XIII Semana Acadêmica do Curso de Educação Física, 2017, Coromandel/Mg. XIII Semana Acadêmica do Curso de Educação Física, 2017.
-
RAMOS, G. ; SILVA, L. A. M. ; BARBOZA, M. R. S. ; DIAS, M. J. ; AMARAL, José Márcio Vilela do ; CASTRO, G. J. O. ; MACHADO, D. J. . UTILIZAÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA APRENDIZAGEM DOS ESPORTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: X Semana Científica Educação Física UFU, 2016, Uberlândia. A Educação Física no país dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, 2016. p. 80-81.
-
RAMOS, G. ; CASTRO, D. P. ; SILVA, L. A. M. ; MATTOS, J. G. S. ; MARTINS, R. K. . ANÁLISE DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM ADOLESCENTES ESCOLARES. In: X Semana Científica Educação Física UFU, 2016, Uberlândia. A Educação Física no país dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, 2016. p. 60-61.
-
RAMOS, G. ; CASTRO, D. P. ; SILVA, L. A. M. ; MATTOS, J. G. S. ; DIAS, M. J. ; BARBOZA, M. R. S. ; MARTINS, J. M. . EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: COMO TRABALHAR NO CONTEXTO ESCOLAR. In: X Semana Científica de Educação Física UFU, 2016, Uberlândia. A Educação Física no país dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, 2016. p. 65-66.
-
CASTRO, F. M. S. ; CASTRO, G. J. O. ; MACHADO, D. J. ; CASTRO, D. P. ; RAMOS, G. ; MATTOS, J. G. S. ; DIAS, M. J. . BENEFÍCIOS DA DANÇA NA TERECEIRA IDADE. In: X Semana Científica de Educação Física UFU, 2016, Uberlândia. A Educação Física no país dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, 2016. p. 79-80.
-
OLIVEIRA, P. R. ; NUNES, F. T. ; SILVA, L. A. M. ; CASTRO, D. P. ; RAMOS, G. ; BARBOZA, M. R. S. ; MATTOS, J. G. S. . IDENTIFICAÇÃO DE SOBREPESO E SEDENTARISMO ENTRE UNIVERSITÁRIOS. In: X Semana Científica de Educação Física UFU, 2016, Uberlândia. A Educação Física no país dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, 2016. p. 83-84.
-
MACHADO, D. J. ; RAMOS, G. ; MATTOS, J. G. S. ; CASTRO, F. M. S. ; DIAS, M. J. ; FERREIRA, A. H. . AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. In: X Semana Científica de Educação Física UFU, 2016, Uberlândia. A Educação Física no país dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, 2016. p. 90-91.
-
CASTRO, G. J. O. ; CASTRO, F. M. S. ; RAMOS, G. ; MATTOS, J. G. S. ; SILVA, L. A. M. ; BARBOZA, M. R. S. ; CASTRO, D. P. . ERFIL DE (IN) SUFICIÊNCIA DE ATIVIDADE FÍSICA E COMPORTAMENTOS SEDENTÁRIOS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO ESTADUAL DO INTERIOR DE MINAS GERAIS. In: X Semana Científica de Educação Física UFU, 2016, Uberlândia. A Educação Física no país dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016., 2016. p. 94-94.
-
RAMOS, G. . A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A TERCEIRA IDADE. In: XV Jornada Acadêmica da Faculdade Cidade de Coromandel, 2016, Coromandel. XV Jornada Acadêmica da Faculdade Cidade de Coromandel, 2016.
-
RAMOS, G. . A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA INICIAÇÃO DO ATLETISMO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. In: XV Jornada Acadêmica da Faculdade Cidade de Coromandel, 2016, Coromandel. XV Jornada Acadêmica da Faculdade Cidade de Coromandel, 2016.
-
RAMOS, G. . A DANÇA NA TERCEIRA IDADE. In: XV Jornada Acadêmica da Faculdade Cidade de Coromandel, 2016, Coromandel. XV Jornada Acadêmica da Faculdade Cidade de Coromandel, 2016.
-
RAMOS, G. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL ASSOCIADA AS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. In: XV Jornada Acadêmica da Faculdade Cidade de Coromandel, 2016, Coromandel. XV Jornada Acadêmica da Faculdade Cidade de Coromandel, 2016.
-
RAMOS, G. . IDENTIFICAÇÃO DE DADOS ANTROPOMÉTRICOS EM ADOLESCENTES ESCOLARES. In: XV Jornada Acadêmica da Faculdade Cidade de Coromandel, 2016, Coromandel. XV Jornada Acadêmica da Faculdade Cidade de Coromandel, 2016.
-
RAMOS, G. . NÍVEIS DE (IN)ATIVIDADE FÍSICA EM ADOLESCENTES ESCOLARES. In: XV Jornada Acadêmica da Faculdade Cidade de Coromandel, 2016, Coromandel. XV Jornada Acadêmica da Faculdade Cidade de Coromandel, 2016.
-
RAMOS, G. . AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Desafios e Possibilidades. In: XV Jornada Acadêmica da Faculdade Cidade de Coromandel, 2016, Coromandel. XV Jornada Acadêmica da Faculdade Cidade de Coromandel, 2016.
-
RAMOS, G. . OCORRÊNCIA DE SOBREPESO E SEDENTARISMO EM ACADÊMICOS DE UMA FACULDADE NO INTERIOR DE MINAS GERAIS. In: XV Jornada Acadêmica da Faculdade Cidade de Coromandel, 2016, Coromandel. XV Jornada Acadêmica da Faculdade Cidade de Coromandel, 2016.
-
RAMOS, G. . JOGOS E BRINCADEIRAS RELACIONADOS AO ENSINO DOS ESPORTES ESCOLARES. In: XV Jornada Acadêmica da Faculdade Cidade de Coromandel, 2016, Coromandel. XV Jornada Acadêmica da Faculdade Cidade de Coromandel, 2016.
-
RAMOS, G. . ANÁLISE DOS ASPECTOS SEDENTÁRIOS DE ESTUDANTES DI ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL DO INTERIOR DE MINAS GERAIS. In: XV Jornada Acadêmica da Faculdade Cidade de Coromandel, 2016, Coromandel. XV Jornada Acadêmica da Faculdade Cidade de Coromandel, 2016.
-
RAMOS, G. ; AMARAL, José Márcio Vilela do . ATIVIDADE FÍSICA PARA DIABÉTICOS TIPO 2. In: REVISTA EPISTHEME, 2004, Coromandel. Atividade física para diabéticos tipo 2, 2004. v. 1. p. 383-383.
Prêmios
2004
Melhor aproveitamento acadêmico do curso de Educação Física (2001-2004), Faculdade Cidade de Coromandel.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade Cidade de Coromandel. , Av Adolfo Timóteo, 433, Brasil Novo, 38550-000 - Coromandel, MG - Brasil, Telefone: (34) 38413405, URL da Homepage:
Experiência profissional
2006 - Atual
Faculdade Cidade de CoromandelVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor no curso de Educação Física: Disciplinas:Prática de ensino. Estágio Supervisionado . Educação Física Escolar . Recreação e Lazer, Educação Física Especial e Adaptada, Didática específica.
2013 - 2018
Faculdade Cidade de CoromandelVínculo: Coordenador Curso, Enquadramento Funcional: Coordenador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Membro do NDE- Núcleo Docente Estruturante do curso de Educação Física.
Membro do Colegiado de Curso - Educação Física
2016 - Atual
Escola Estadual Osório de MoraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 16
2005 - 2015
ESCOLA ESTADUAL TANCREDO DE ALMEIDAVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física Escolar, Carga horária: 18
2005 - 2014
INSTITUTO EDUCACIONAL DE COROMANDELVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física Escolar, Carga horária: 5
2006 - 2006
Associação Atlética Banco do BrasilVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Técnico de voleibol, Carga horária: 4
2004 - 2004
ESCOLA ESTADUAL SÃO GERALDOVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física Escolar, Carga horária: 18
2004 - 2004
Escola Municipal Laércio Mendes de SairreVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física Escolar, Carga horária: 18
2012 - Atual
Prefeitura Municipal de CoromandelVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 20
Outras informações:
Atua na Gestão Municipal de Esportes
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Guilherme Ramos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?