Cleber de Oliveira dos Santos
Doutorando em Educação: Educação em Ciências/Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2022), Mestre em Educação: linha de pesquisa: Educação em Ciências/Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2017), Especialista em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2011), Especialista em Educação Matemática pela UNISUL (2007), Graduado em Matemática Licenciatura - UNISUL (2005), Graduado em Física Licenciatura - UNISUL (2016), Graduado em Matemática Bacharel - UNISUL (2022). Engenharia Civil - UNIVINTE (2025). Técnico em Edificações - UNICORP-faculdades (2024). Técnico em Meio Ambiente - UNICORP-faculdades (2025). Técnico em Agrimensura - Instituto CT (2024). Atualmente é professor do Centro Universitário - UNIVINTE. No semestre atual leciona as disciplinas de: Cálculo II para os Curso de Engenharia Civil, Produção, Mecânica, Ambiental e Sanitária, Arquitetura. Estatística aplicada à psicologia para o Curso de Psicologia, Física experimental para o Curso de Engenharia Mecânica e Topografia para o Curso de Engenharia Agronômica, Fundações e tecnologia dos materiais para o Curso de Arquitetura e Urbanismo. Professor de Matemática, educação Financeira e Robótica do Colégio Coração Feliz. Tem experiência na área de Matemática, Física, Engenharia Civil, programação e Robótica. Integrante de três grupos de pesquisa: TEDMAT (Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática). GEPAPe - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica. Analisando SDAs - Grupo de Estudos Analisando Situações Desencadeadora de Aprendizagem.
Informações coletadas do Lattes em 03/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Educação
2022 - Atual
Universidade do Sul de Santa Catarina
Título: Processo de abstração na organização do ensino de matemática com base na Teoria Histórico-Cultural
Orientador: Palavras-chave: Abstração; Atividade Orientadora de Ensino; Atividade de Estudo; Pensamento teórico; Pensamento empírico; Situação Desencadeadora de Aprendizagem
Josélia Euzébio da Rosa.
Mestrado em Educação
2016 - 2017
Universidade do Sul de Santa Catarina
Título: O movimento conceitual de fração a partir dos fundamentos da lógica dialética para o modo de organização do ensino
, Ano de Obtenção: 2017.Josélia Euzébio da Rosa.
Especialização em Matemática
2009 - 2011
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Sistema de Equações Diferenciais Lineares
Orientador: Dr. Cleverson R. Luz
Especialização em Educação Matemática
2005 - 2007
Universidade do Sul de Santa Catarina
Título: A construção da noção do ensino de fração com alunos da 5ª série do Ensino Fundamental
Orientador: Me. Claúdia Colossi
Graduação em Matemática - Bacharel
2020 - 2022
Universidade do Sul de Santa Catarina
Título: Equações Diferenciais Ordinárias de Primeira e Segunda ordem: modelagem matemática na na área da física.
Orientador: Dr. Kelser de Souza Kock
Graduação em Física - Licenciatura
2013 - 2016
Universidade do Sul de Santa Catarina
Título: Os Espectros UV: a intensidade dos espectros UVA, UVB e UVC na cidade de Tubarão - SC
Orientador: Me. Clayton Kindermann.
Graduação em Matemática - Licenciatura
2001 - 2005
Universidade do Sul de Santa Catarina
Título: O Abandono do Ensino da Geometria nas Escolas de Rede Pública Estadual
Orientador: Esp. Nilson Alves
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Agrimensura
2024 - 2024
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física.
Participação em eventos
Agropecuária Digital. 2024. (Outra).
AUTOCAD.AUTOCAD. 2024. (Encontro).
Curso de acabamentos de edificações. 2024. (Outra).
Curso de comportamento organizacional. 2024. (Outra).
Curso de comunicação e redação técnica. 2024. (Outra).
Curso de desenho e cálculo estrutural de edificações. 2024. (Outra).
Curso de desenho e cálculo estrutural de fundações. 2024. (Outra).
Curso de desenho técnico de plantas arquitetônicas em CAD. 2024. (Outra).
Curso de desenho técnico topográfico em CAD. 2024. (Outra).
Curso de ética nas organizações. 2024. (Outra).
Curso de física aplicada. 2024. (Outra).
Curso de gestão de pessoas. 2024. (Outra).
Curso de Gestão de recursos humanos. 2024. (Outra).
Curso de Higiene e segurança do trabalho. 2024. (Outra).
Curso de interpretação de desenho técnico. 2024. (Outra).
Curso de Introdução à libras. 2024. (Outra).
Curso de introdução ao EAD. 2024. (Outra).
Curso de lógica de programação. 2024. (Outra).
Curso de logística de canteiro e gestão ambiental. 2024. (Outra).
Curso de matemática básica. 2024. (Outra).
Curso de Mecânicas do solo. 2024. (Outra).
Curso de modelagem de projetos de construção com tecnologia BIM. 2024. (Outra).
Curso de português instrumental. 2024. (Outra).
Curso de segurança de trabalho na construção civil NBR 18. 2024. (Outra).
Curso de técnicas da construção civil. 2024. (Outra).
Curso de topografia. 2024. (Outra).
XI SIMPÓSIO NACIONAL E II SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES.OPERAÇÕES COM NÚMEROS FRACIONÁRIOS COM BASE NA PROPOSTA DE DAVÝDOV PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. 2024. (Simpósio).
CURSO DE FORMAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA - S.Semana Pedagógica. 2023. (Outra).
VII Seminário De Projetos De Dissertações e do II Seminário De Projetos De Tese ? PPGE.TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE UM SISTEMA CONCEITUAL DE FRAÇÃO: CAMINHOS DO PROCESSO DE ABSTRAÇÃO SUBSTANCIAL. 2023. (Seminário).
Atividade de extensão.Aproximações e distanciamentos entre L. S. Vigotski, A. N. Leontiev e P. Ya. Galperin a respeito dos conceitos de assimilação e internalização. 2022. (Outra).
Atividade de extensão.Aproximações entre Mariane Hedegaard e V. V. Davidov: o ensino radical-local. 2022. (Outra).
Atividade de extensão.Aproximações e distanciamentos entre V. V. Davidov e V. V. Repkin a respeito da Teoria da Atividade de Estudt. 2022. (Outra).
Formação Pedagógica.Formação Pedagógica 2022/2. 2022. (Outra).
II Encontro Metodológico de formação de professores e Iº Seminário Internacional de Educação Matemática.FRAÇÃO À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: UM DIÁLOGO ENTRE A PROPOSTA DE DAVÝDOV E A HISTÓRIA VIRTUAL DO CONCEITO DE MOURA. 2022. (Seminário).
X SIMPÓSIO NACIONAL E I SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - SIMFOP.PROCESSO DE ABSTRAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DO SISTEMA CONCEITUAL DE FRAÇÃO COM BASE NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2022. (Simpósio).
Atividade de extensão.Aproximações e distanciamentos de J. Piaget e L. S. Vigotski a respeito da relação entre aprendizagem e desenvolvimento. 2021. (Outra).
Atividade de extensão.Perspectivas didáticas desenvolvimentais brasileiras: concepções da Obutchénie por Unidades e da Atividade Orientadora de Ensino. 2021. (Outra).
Atividade de extensão.Aproximações e distanciamentos entre L. S. Vigotski e V. V. Davidov a respeito da formação de conceitos teóricos. 2021. (Outra).
Capacitação docente e de tutores 2021/1.Capacitação docente e de tutores 2021/1. 2021. (Encontro).
Formação Pedagógica.Ensino Significativo por meio do afeto: técnicas de engajamento e conexão com o aluno. 2021. (Encontro).
Curso Noções Básicas para Coordenar Cursos On-line. 2020. (Outra).
Curso temos que dar aulas remotas...E agora?. 2020. (Outra).
IV Colóquio Gepape: trilhas, tramas e rumos.IV Colóquio Gepape. 2020. (Simpósio).
Capacitação de professores do Ensino Fundamental II.Sequências didáticas e planos de aula. 2019. (Outra).
I Jornada Pedagógica 2018. 2018. (Encontro).
Semana de Formação Docente.Semana de Formação Docente 2018/1. 2018. (Outra).
Semana de Formação Docente. 2018. (Outra).
Semana de Formação Docente 2018-1. 2018. (Encontro).
Semana de Formação Docente 2018-2. 2018. (Encontro).
Formação Introdução à Educação online.Capacitação Formação Introdução à Educação online. 2017. (Outra).
Semana de Formação Docente.Semana de Formação Docente 2018/1. 2017. (Outra).
Colóquio GEPAPe: Atividade pedagógica na e pela teoria histórico - cultural: gênese e desenvolvimento.O movimento conceitual de fração a partir dos fundamentos da lógica dialética para o modo de organização do ensino. 2016. (Seminário).
Contribuições da teoria da atividade para o ensino e a pesquisa sobre atividade pedagógiac. 2016. (Encontro).
Defesa de dissertação do Programa de Pós graduação em Educação. 2016. (Outra).
Educação na França. 2016. (Encontro).
IV Seminário interinstitucional de Educação matemática. 2016. (Seminário).
Semana de Formação Docente. 2016. (Encontro).
VIII Simpósio sobre Formação de Professores: 20 anos da LDB.O movimento conceitual de fração a partir dos fundamentos da lógica dialética para o modo de organização do ensino. 2016. (Simpósio).
VIII Simpósio sobre Formação de Professores: 20 anos da LDB. 2016. (Simpósio).
VIII Simpósio sobre Formação de Professores: 20 anos da LDB.FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICOCULTURAL QUE ORIENTAM O MODO DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA ATIVIDADE ORIENTADORA E DA PROPOSIÇÃO DAVYDOVIANA. 2016. (Simpósio).
III Seminário Interinstitucional de Educação Matemática. 2015. (Seminário).
II Seminário de Projetos de Dissertação ? PPGE Unisul. 2015. (Seminário).
II Seminário Interdisciplinar de Física, 8h. 2015. (Seminário).
Projeto Integrado das Licenciaturas: Formação docente e Compromisso Social. 2015. (Outra).
Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos.A compreensão do conceito de fração. 2015. (Seminário).
Formação continuada: Reflexões sobre a prática: repensando o Currículo dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. 2014. (Outra).
IX Encontro de Formação de Tutores do Curso de Licenciatura em Matemática - Ead, 12h.IX Encontro de Formação de Tutores do Curso de Licenciatura em Matemática - Ead, 12h. 2014. (Encontro).
Curso de Formação Continuada do Projeto Menteinovadora na Escola. 2013. (Oficina).
VII encontro de Formaçao Continuada de Tutores para Ead do Curso de Licenciatu.VII encontro de Formaçao Continuada de Tutores para Ead do Curso de Licenciatu. 2010. (Encontro).
Curso de formação continuada: Programa Gestão da Aprendizagem Escolar-Gestar II Matematica.Curso de fomação continuada: Programa Gestao da Aprendizagem Escolar-Gestar II Matematica. 2009. (Outra).
Introdução à Educação Digital.Introdução à Educação Digital. 2009. (Outra).
V encontro de Formaçao Continuada de Tutores para Ead do Curso de Licenciatura em Matmatica.V encontro de Formaçao Continuada de Tutores para Ead do Curso de Licenciatura em Matmatica. 2009. (Encontro).
VI encontro de Formaçao Continuada de Tutores para Ead do Curso de Licenciatu.VI encontro de Formaçao Continuada de Tutores para Ead do Curso de Licenciatu. 2009. (Encontro).
Curso de Capacitação Fundamentos Epistemológicos e Conhecimento Popular.Capacitação Fundamentos Epistemológicos e Conhecimento Popular. 2008. (Outra).
IV Encontro de Formação de Tutores para EaD do Curso de Licenciatura em Matemática.Formação de Tutores para EaD do Curso de Licenciatura em Matemática. 2008. (Encontro).
Curso de Aperfeiçoamento na área especifica de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.Curso de Aperfeiçoamento na área especifica de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. 2007. (Encontro).
Curso de Formação inicial para tutores do curso de matemática UFSC na modalidade à distância.Curso de Formação de tutores. 2007. (Encontro).
Projeto sala de ciências.Projeto sala de ciências. 2005. (Oficina).
VII Seminário de Educação Matemática, do NEEM-NÚCLEO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO EM MATEMÁTICA.VII Seminário de Educação Matemática. 2005. (Seminário).
III Semana Integrada das Licenciaturas.III Semana Integrada das Licenciaturas. 2004. (Outra).
Oficina UTILIZAÇÃO O MAPLE.Oficina UTILIZAÇÃO O MAPLE. 2004. (Oficina).
Projeto sala de ciências.Projeto sala de ciências. 2004. (Oficina).
VI Seminário de Educação Matemática, do NEEM-NÚCLEO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO EM MATEMÁTICA.VI Seminário de Educação Matemática. 2004. (Seminário).
Curso FEIRA DE MATEMÁTICA,.Curso FEIRA DE MATEMÁTICA. 2003. (Outra).
Curso LÍNGUAS DE SINAIS.O INDIOMA QUE SE VÊ. 2003. (Outra).
IV Seminário de Educação Matemática, do NEEM-NÚCLEO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO EM MATEMÁTICA.IV Seminário de Educação Matemática. 2003. (Seminário).
V Feira de matemática e ciências da região de Ituporanga.Orientador na V Feira de matemática e ciências da região de Ituporanga. 2003. (Outra).
V Feira de Matemática e Ciências da Região de Ituporanga - FEMACRI.Aplicação da Equação do Segundo Grau. 2003. (Outra).
V Seminário de Educação Matemática, do NEEM-NÚCLEO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO EM MATEMÁTICA.V Seminário de Educação Matemática. 2003. (Seminário).
XIX Feira Catarinense de Matemática.Avaliador na XIX Feira Catarinense de Matemática. 2003. (Outra).
XIX Feira Catarinense de Matemática.Orientador na XIX Feira Catarinense de Matemática. 2003. (Outra).
III Seminário de Educação Matemática, do NEEM-NÚCLEO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO EM MATEMÁTICA.III Seminário de Educação Matemática. 2002. (Seminário).
XVIII Feira Catarinense de Matemática.Orientador na XVIII Feira Catarinense de Matemática. 2002. (Outra).
XVIII Feira Catarinense de Matemática.Avaliador na XVIII Feira Catarinense de Matemática. 2002. (Outra).
Participação em bancas
SANTOS, C. O.. Desenvolvimento do pensamento matemático, em nível teórico, mediado pelo conceito de fração, a partir da grandeza comprimento. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Inovação na Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SANTOS, C. O.; BONIFACIO, R. C.; B, Renato. A Contribuição da Contabilidade nas Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público: Um estudo de caso na Casa do Microcrédito. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Capivari.
BALBINO, J. R.; BALESTRIN, K. S.;SANTOS, C. O.. Importância do Controle interno no setor de assistência Técnica: Estudo de caso na Impresa Thermosystem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Capivari.
REBELLO, M. B.; CARDOZO, M. A.;SANTOS, C. O.. Uma comparação dos modelos de análise discriminante com o modelo dinâmico de Fleuriet. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Capivari.
OLIVEIRA, F. P.;SANTOS, C. O.; OLIVEIRA, C. S.. O clima organizacional no setor de esmaltação da empresa Itagres Revestimentos Cerâmicos S/A. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Capivari.
BEZERRA, Leandro Araújo;SANTOS, C. O.; BONIFACIO, R. C.. As Vantagens para contabilidade na informatização do setor de estoque no comércio varejista. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Capivari.
AZEVEDO, B. M.;SANTOS, C. O.; BONIFACIO, R. C.. Descrição e análise de cargos da área administrativa da Beckhauser Industria e Comércio de Malhas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Capivari.
BEZERRA, Leandro Araújo; BALBINO, J. R.;SANTOS, C. O.. A Importância da auditoria interna. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Capivari.
REBELLO, M. B.;SANTOS, C. O.; BONIFACIO, R. C.. Custo de tecelagem: Um estudo de cada na Beckhauser Indústria e Comérico de Malhas Ltda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Capivari.
BALBINO, J. R.; BALESTRIN, K. S.;SANTOS, C. O.. Previdência Privada X Previdência Social no Brasil: Um estudo de caso acerca do orçamento da Quanta Previdência UNICRED. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Capivari.
BALBINO, J. R.; BALESTRIN, K. S.;SANTOS, C. O.. Comparação na Aplicação da Modalidade de Tributação entre o simples nacional, lucro presumido e lucro real na empresa Coan Reciclagem Ltda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Capivari.
REBELLO, M. B.;SANTOS, C. O.. Análise da Previsão de Solvência das Lojas Renner S.A. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Capivari.
REBELLO, M. B.; CARDOZO, M. A.;SANTOS, C. O.. Análise Comparativa de Rentabilidade entre os principais tipos de Investimentos no Mercado Financeiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Capivari.
RABELO, E. C.; BALBINO, J. R.;SANTOS, C. O.. A importância do controle no departamento financeiro na empresa comercial O BOTICÁRIO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Capivari.
BONIFACIO, R. C.;SANTOS, C. O.. Modalidade Pregão: Agilização na aquisição de bens e serviços da Prefeitura Municipal de São Martinho. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Capivari.
SANTOS, C. O.; CARDOZO, M. A.; RABELO, E. C.. Demonstração dos Fluxos de Caixa: ferramenta de planejamento e controle financeiro em empresas do ramo de transportes coletivo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Capivari.
SANTOS, C. O.; BUSS, R. N.; REBELLO, M. B.. A Importância do Controle Interno de Estoque: Um estudo de Caso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Capivari.
SANTOS, C. O.; BALBINO, J. R.; B, Renato. Planejamento Tributário na Empresa Turboferro Industria e Comércio de Ferros LTDA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Capivari.
SANTOS, C. O.; REBELLO, M. B.; BUSS, R. N.. Uma proposta para readequação do controle de estoque: Um Estudo de Caso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Capivari.
VILLAR, Vladilen dos Santos; COCHLAR, Maria Lúcia Soares;SANTOS, C. O.. A gestão do transporte rodoviário de cargas nas transportadoras de Capivari de Baixo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Capivari.
GONCALVES, S. A.;SANTOS, C. O.; BALBINO, J. R.. Substituição do ICMS: fator gerador e a inconstitucionalidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Capivari.
Orientou
CUSTO DA AMORTIZAÇÃO DE TAXA DE JUROS DE EMPRÉSTIMOS: UM ESTUDO NA EMPRESA ALFA - ME; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Capivari; Orientador: Cleber de Oliveira dos Santos;
Aplicação de Sistema Linear; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Faculdade Capivari; Orientador: Cleber de Oliveira dos Santos;
O Uso de Funções de 1º e 2º Grau na Resolução de Problemas; 2008; Orientação de outra natureza; (Ciências Contábeis) - Faculdade Capivari; Orientador: Cleber de Oliveira dos Santos;
Produções bibliográficas
-
DAMAZIO, A ; SANTOS, C. O. ; HOBOLD, E. S. F. ; FONTES, M. S. . ATIVIDADE DE ESTUDO E ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO: um panorama à luz de Davídov Vasily Vasilyevich e Manoel Oriosvaldo de Moura. Revista Catarinense de Educação Matemática , v. 2, p. 1-20, 2023.
-
EUZÉBIO DA ROSA, JOSÉLIA ; OLIVEIRA DOS SANTOS, CLEBER DE . Revisão Integrativa sobre Processo de Abstração em Pesquisas acerca da Formação de Professores que Ensinam Matemática. Educação Matemática em Revista , v. 28, p. 1-12, 2023.
-
SANTOS, C. O. ; MOURA, M. O. ; ROSA, Josélia Euzébio . Atividade orientadora de ensino e contribuição para a educação escolar. 1. ed. São Paulo: FEUSP, 2024. v. 22. 145p .
-
SANTOS, C. O. ; ROSA, Josélia Euzébio (Org.) ; DAMAZIO, A (Org.) . Estudos em educação: perspectivas teóricas e metodológicas. 1. ed. Capivari de Baixo: Univinte, 2024. v. 1. 590p .
-
SANTOS, C. O. . Equações Diferenciais Ordinárias de Primeira e Segunda Ordem: modelagem matemática na área da física. 1. ed. Capivari de Baixo: UNIVINTE, 2023. v. 1. 65p .
-
SANTOS, C. O. . Funções. 1. ed. Capivari de Baixo: UNIVINTE, 2022. v. 1. 124p .
-
SANTOS, C. O. . Sistemas de Equações Diferenciais Lineares: aplicações. 1. ed. Capivari de Baixo: Fucap, 2022. v. 1. 75p .
-
SANTOS, C. O. ; JOAQUIM, F. A. ; SILVA, G. B. D. ; OLIVEIRA, R. J. ; VOLPATO, S. B. ; REDIVO, V. B. . Realização de uma Análise Ergonômica em um Posto de Trabalho na Sede do Sindicato dos Servidores Públicos de Laguna/SC. In: Andreza Dos Santos; Emillie Michels; Expedito Michels; Oscar Pedro Neves Junior; Rafael Vieira Mathias.. (Org.). GESTÃO, ESTRATÉGIA E PRODUÇÃO: ESTUDOS ACADÊMICOS. 1ed.Capivari de Baixo: UNIVINTE, 2023, v. 1, p. 1-142.
-
SANTOS, C. O. ; JOAQUIM, F. A. ; MICHELS. E ; SILVA, G. B. D. ; VOLPATO, S. B. . OS PRINCIPAIS TIPOS DE INVESTIMENTOS DE RENDA FIXA. In: Cleusa Claudino Machado; Emillie Michels; Expedito Michels; Oscar Pedro Neves Junior; Gabriela Fidelix de Souza; Rafael Vieira Mathias.. (Org.). GESTÃO, ESTRATÉGIA E PRODUÇÃO: ESTUDOS ACADÊMICOS. 1ed.Capivari de Baixo: UNIVINTE, 2023, v. 2, p. 1-107.
-
SANTOS, C. O. ; ROSA, Josélia Euzébio ; DAMAZIO, A ; Moura, Manoel Oriosvaldo ; Cristina Felipe de Matos . Pensamento Empírico. In: Natalia Mota Oliveira e Maria Lucia Panossian. (Org.). Verbetes da atividade orientadora de ensino: grupo de estudos sobre situações desencadeadoras de aprendizagem.. 1ed.Capivari de Baixo: UNIVINTE, 2022, v. 1, p. 1-68.
-
SANTOS, C. O. ; EUZÉBIO DA ROSA, JOSÉLIA ; DAMAZIO, A ; MOURA, M. O. ; MATOS, C. F. . Pensamento Teórico. In: Natalia Mota Oliveira e Maria Lucia Panossian. (Org.). Verbetes da atividade orientadora de ensino: grupo de estudos sobre situações desencadeadoras de aprendizagem.. 2ed.Capivari de Baixo: UNIVINTE, 2022, v. 1, p. 1-68.
-
SANTOS, C. O. ; SA, L. A. C. ; GOULART, M. I. . Os espectros UV: a intensidade dos espectros UVA, UVB e UVC na cidade de Tubarão (SC). In: Marleide Coan Cardoso, Dalmo Gomes de Carvalho, Fábio José Rauen, Marilane Mendes Cascaes. (Org.). Conceitos e experiências de ensino e aprendizagem em física: vivências no PARFOR/UNISUL. 1ed.Tubarão: PARFOR/UNISUL, 2021, v. 1, p. 3-239.
-
SANTOS, C. O. . Algebra Linear: aplicações de sistemas lineares. In: Emillie Michels; Expedito Michels; Naiara Amália da Silva. (Org.). Repensando a prática: pedagógica, social, empresarial e multidisciplinares. 1ed.Capivari de Baixo: Editora FUCAP, 2015, v. 1, p. 51-62.
-
SANTOS, C. O. . O movimento conceitual de fração a partir dos fundamentos da lógica dialética para o modo de organização do ensino. In: VIII Simpósio sobre a formação de professores, 2016, Tubarão. VIII Simpósio sobre a formação de professores. Tubarão: UNISUL, 2016. v. 1.
-
SANTOS, C. O. . A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE FRAÇÃO. In: Seminário de Educação, conhecimento e processos educativos, 2015, Criciúma. Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos. Criciúma: UNESC, 2015. v. 1.
-
SANTOS, C. O. . Educação e sustentabilidade: consumo consciente de energia elétrica. In: VI Simpósio de Formação de Professores, 2014, Tubarão. VI Simpósio de Formação de Professores. Tubarão: UNISUL, 2014. v. 1.
-
SANTOS, C. O. . Aplicando a matemática. In: XIX Feira Catarinense de Matemática, 2003, Joinville /SC. XIX Feira Catarinense de Matemática. Joinville /SC: Editora Univille, 2003. v. 1. p. 11-141.
-
SANTOS, C. O. . A revolta dos números. In: XVIII Feira Catarinense de Matemática, 2002, Ituporanga. XVIII Feira Catarinense de Matemática. Blumenal: EDIFURB, 2002. v. 1. p. 25-147.
-
SANTOS, C. O. . PROCESSO DE ABSTRAÇÃO EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. In: ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2022, Paraná-PR. XIV Anped Sul - Formação e trabalho docente: tensões e perspectivas na educação brasileira. Paraná - PR: Anped, 2022. v. 1. p. 1-8.
-
SANTOS, C. O. ; ROSA, Josélia Euzébio . Processo de abstração na organização do ensino do sistema conceitual de fração com base na teoria histórico-cultural no contexto da formação de professores. In: X Simpósio Nacional e I Internacional sobre formação de professores, 2022, Tubarão. X SIMFOP. T: UNISUL, 2022. v. 1. p. 292.
-
SANTOS, C. O. . PROCESSO DE ABSTRAÇÃO EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. In: ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2022, Paraná-PR. XIV Anped Sul - Formação e trabalho docente: tensões e perspectivas na educação brasileira. Paraná - PR: Anped, 2022. v. 1. p. 1-8.
-
SANTOS, C. O. . Processo de Abstração em Pesquisas sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática. In: XIV ANPED SUL - Formação e Trabalho Docente Tensões e Perspectivas na Educação Brasileira, 2022, Paraná. ANPED-Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa e Educação - XIV ANPED SUL. Rio de Janeiro: ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2022. v. 12. p. 1-8.
-
SANTOS, C. O. . Os principais tipos de investimentos de renda fixa. In: XV Jornada Unisul de Iniciação Científica - JUNIC, 2020, Tubarão. XV Jornada Unisul de Iniciação Científica - JUNIC, 2020.
-
SANTOS, C. O. ; ROSA, Josélia Euzébio . OPERAÇÕES COM NÚMEROS FRACIONÁRIOS COM BASE NA PROPOSTA DE DAVÝDOV PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. In: SIMFOP, 2024, Tubarão. XI Simpósio Nacional e II Simpósio Internacional sobre Formação de Professores, 2024. v. 1. p. 1-106.
-
SANTOS, C. O. ; ROSA, Josélia Euzébio . OPERAÇÕES COM NÚMEROS FRACIONÁRIOS COM BASE NA PROPOSTA DE DAVÝDOV PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. In: XI SIMPÓSIO NACIONAL E II SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ? SIMFOP, 2024, Tubarão. Educação em contextos locais e globais: Proposições e desafios para a próxima década. Tubarão: Unisul, 2024. v. 11. p. 1-1435.
-
SANTOS, C. O. . TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE UM SISTEMA CONCEITUAL DE FRAÇÃO: CAMINHOS DO PROCESSO DE ABSTRAÇÃO SUBSTANCIAL. In: VII Seminário De Projetos De Dissertações e do II Seminário De Projetos De Tese ? PPGE, 2023, Tubarão. VII Seminário De Projetos De Dissertações e do II Seminário De Projetos De Tese ? PPGE. Tubarão: UNISUL, 2023. v. 1. p. 18-19.
-
SANTOS, C. O. ; ROSA, Josélia Euzébio . TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE UM SISTEMA CONCEITUAL DE FRAÇÃO: CAMINHOS DO PROCESSO DE ABSTRAÇÃO SUBSTANCIAL. In: 12º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense ? SICT-Sul, 2023, Araranguá. ANAIS DO 12º SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE. Araranguá: Instituto Federal de Santa Catarina, 2023. v. 1. p. 1-928.
-
SANTOS, C. O. ; ROSA, Josélia Euzébio ; HOBOLD, E. S. F. ; FONTES, M. S. . SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DA APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE MULTIPLICAÇÃO POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I. REVEMAT , 2024.
-
SANTOS, C. O. ; ROSA, Josélia Euzébio . TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE UM SISTEMA CONCEITUAL DE FRAÇÃO: CAMINHOS DO PROCESSO DE ABSTRAÇÃO SUBSTANCIAL. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, C. O. . TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE UM SISTEMA CONCEITUAL DE FRAÇÃO: CAMINHOS DO PROCESSO DE ABSTRAÇÃO SUBSTANCIAL. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, C. O. ; ROSA, Josélia Euzébio . PROCESSO DE ABSTRAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DO SISTEMA CONCEITUAL DE FRAÇÃO COM BASE NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, C. O. . PROCESSO DE ABSTRAÇÃO EM PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, C. O. . A importância da aprendizagem dos estudos e ensino da matemática. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, C. O. . O Movimento Conceitual de Fração a partir dos Fundamentos da Lógica Dialética para o modo de organização do ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, C. O. . ?O MOVIMENTO CONCEITUAL DE FRAÇÃO A PARTIR DOS FUNDAMENTOS DA LÓGICA DIALÉTICA PARA O MODO DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, C. O. . O movimento de Fração a partir dos fundamentos da lógica dialética para o modo de organização do ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, C. O. . O movimento conceitual de fração a partir dos fundamentos da lógica dialética para o modo de organização do ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, C. O. . O movimento conceitual de fração a partir dos fundamentos da lógica dialética para o modo de organização do ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, C. O. ; ROSA, Josélia Euzébio . Fundamentos da Teoria Histórico-cultural que orientam o modo de organização do ensino de matemática no contexto da atividade orientadora e da proposição davydoviana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, C. O. ; ROSA, Josélia Euzébio ; Cristina Felipe de Matos . Particularidades do Pensamento Teórico. O movimento do conceito de fração a partir dos fundamentos da lógica dialética para o modo de organização do ensino Aperfeiçoamento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, C. O. ; ROSA, Josélia Euzébio ; Cristina Felipe de Matos . Particularidades do Pensamento Teórico. O movimento do conceito de fração a partir dos fundamentos da lógica dialética para o modo de organização do ensino Aperfeiçoamento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, C. O. . COMPREENSÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR SOBRE O CONCEITO DE FRAÇÃO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, C. O. . A Compreensão do Conceito de Fração. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, C. O. . Equações Diferenciais: Modelagem de problemas 2017 (Artigo).
-
SANTOS, C. O. . O potencial degrau (Energia menor do que a altura do degrau) 2017 (Artigo).
-
SANTOS, C. O. . Álgebra Linear: aplicações de sistemas lineares 2016 (Artigo).
Outras produções
SANTOS, C. O. . A importância da aprendizagem dos estudos e ensino da matemática. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTOS, C. O. . Termômetro. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Experimento).
SANTOS, C. O. . Dilatação Térmica. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Experimento).
SANTOS, C. O. . Equilíbrio térmico, capacidade térmica, calor específico, quantidade de calor.. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Experimento).
SANTOS, C. O. . Dilatação irregular da água. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Experimento).
SANTOS, C. O. . Mistura dos Gases. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Experimento).
SANTOS, C. O. . Cálculo III. 2018. (Notas de aula).
SANTOS, C. O. . Física II. 2018. (Notas de aula).
SANTOS, C. O. ; ROSA, Josélia Euzébio . Fundamentos da teoria histórico - cultural que orientam o modo de organização do ensino de matemática no contexto da atividade orientadora e da proposição Davydoviana. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTOS, C. O. . Equações Diferenciais. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Notas de aula).
SANTOS, C. O. . Física I. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Notas de aula).
SANTOS, C. O. . Cálculo Numérico. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Notas de aula).
SANTOS, C. O. . Geometria Analítica. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Notas de aula).
SANTOS, C. O. . Álgebra Linear. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Notas de aula).
SANTOS, C. O. . Cálculo I. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Notas de aula).
SANTOS, C. O. . Matemática Aplicada a contabilidade, administração e econômia. 2012. (Notas de aula).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE UM SISTEMA CONCEITUAL DE FRAÇÃO: CAMINHOS DO PROCESSO DE ABSTRAÇÃO SUBSTANCIAL, Descrição: Apresentamos a segunda versão do projeto de tese em fase de delimitação. Ele surge de um projeto coletivo decorrente da necessidade de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos conhecimentos matemáticos em nível teórico na formação de professores e está sendo escrita a partir das reflexões realizadas nos grupos de pesquisa TedMat , GEPAPe e no grupo de estudos analisando SDAs .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cleber de Oliveira dos Santos - Integrante / Josélia Euzébio da Rosa - Coordenador.
-
2016 - Atual
Grupo de pesquisa: Educação Matemática: uma Abordagem Histórico-Cultural, Descrição: O GPEMAHC tem preocupação básica com o estudo do processo de formação/apropriação/socialização de conceitos matemáticos em contextos intra e extra-escolar. A base teórica é a perspectiva histórico-cultural (PHC) elaborada por Vygotski e seus continuadores entre outros: Lúria, Leontiev, Davidov, Galperin, Krutestski, Kalmykova, Talizina. Na atualidade, sem desprezar os demais autores citados, algumas pesquisas do grupo têm se fundamentado na proposta do ensino de matemática elaborada por Davidov e seus colaboradores. Além de suas obras em espanhol e inglês, o grupo estuda a edição russa dos livros didáticos e as orientações metodológicas de Davidov e seus colaboradores. Nesse momento, as pesquisas do grupo centram-se em quatro objetos/temáticas: 1) Produção e apropriação de conhecimento por parte dos professores; 2) Livros didáticos e orientações aos professores que objetivam a Proposta de Davydov e colaboradores; 3) Fundamentos teóricos da proposta de Davýdov; 4) Elaboração de tarefas. Instituição de vínculo: Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC; Coordenador: Ademir Damazio; Vice coordenadora: Josélia Euzébio da Rosa; Participação: pesquisador; Ano de formação: 2001; Data de inclusão do pesquisador: 27/09/2016; Endereço para acessar o espelho do grupo de pesquisa: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9631926533632617; Endereço para acessar o espelho do pesquisador: dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/9571952654134081.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (26) / Doutorado: (10) . , Integrantes: Cleber de Oliveira dos Santos - Integrante / Josélia Euzébio da Rosa - Integrante / Matos, Cristina Felipe - Integrante / Ademir Damazio - Coordenador.
-
2016 - Atual
GEPAPe - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Pedagógica, Descrição: O GEPAPe é um grupo de pesquisa cadastrado no CNPq, coordenado pelo Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura e pela Drª Elaine Sampaio Araújo. Sua constituição ocorreu formalmente no ano de 2000. Atualmente, o grupo está consolidado e tornou-se uma rede (GEPAPe em Rede), com a participação de pesquisadores de diversas universidades do Brasil . A fim de organização, constituíram-se núcleos compostos por grupos com proximidade geográfica ou de interesses. O foco do grupo é pensar as questões do ensino e aprendizagem em sala de aula. E se apoia nos fundamentos e desdobramentos da Teoria Histórico-Cultural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (20) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (40) / Doutorado: (15) . , Integrantes: Cleber de Oliveira dos Santos - Integrante / Josélia Euzébio da Rosa - Integrante / Matos, Cristina Felipe - Integrante / Manoel Oriosvaldo de Moura - Coordenador / Ademir Damazio - Integrante.
-
2015 - Atual
Grupo de pesquisa TEDMAT - Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática, Descrição: Pesquisa sobre Atividade Pedagógica ( USP), juntamente com outros dois grupos de pesquisa, um da UNESC e outros da UFSC. A maioria dos pesquisadores também participa do GPEMAHC - Grupo de Pesquisa em Educação Matemática: uma Abordagem Histórico-Cultural (UNESC). Portanto, sua existência está organicamente vinculada a outros grupos. A divulgação do conhecimento produzido no cenário nacional e internacional ocorre por meio da publicação de artigos, capítulos, trabalhos em anais de evento, entre outros. Além disso, ressalta-se a organização do dossiê Estudos em Educação Matemática com Fundamentos na Teoria Histórico-Cultural, publicado na revista Poiésis/Unisul e dois eventos realizados anualmente: Grupo de Trabalho Estudos em Educação Matemática Escolar com fundamentos na Teoria Histórico-Cultural no SIMFOP (Simpósio sobre formação de professores-UNISUL) e o Seminário Interinstitucional de Educação Matemática escolar (UNISUL, UNESC, UNIBAVE e UESP). Instituição de vínculo: Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL; Coordenadora: Josélia Euzébio da Rosa; Vice coordenador: Ademir Damazio; Participação: pesquisador; Ano de formação: 2014; Data de inclusão do pesquisador: 20/07/2015; Endereço para acessar o espelho do grupo de pesquisa: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4460481153211677; Endereço para acessar o espelho do pesquisador: dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/9571952654134081.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (14) / Doutorado: (7) . , Integrantes: Cleber de Oliveira dos Santos - Integrante / Josélia Euzébio da Rosa - Coordenador / Matos, Cristina Felipe - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro Universitário Univinte, Capivari de Baixo. , Av.Nações Unidas, nº500, Santo André, 88745000 - Tubarão, SC - Brasil, Telefone: (048) 36236000
Experiência profissional
2016 - Atual
Universidade de São PauloVínculo: Grupo de pesquisa GEPAPe, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 3
2008 - Atual
Centro Universitário UnivinteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Atividades
-
02/2008
Ensino, Engenharia Mecânica, Produção, Ambiental e Sanitária, Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cálculo 1, 2 e 3; Cálculo Numérico; Álgebra Linear; Geometria Analítica, Matemática Básica, Equações Diferenciais; Física 1, 2 e 3; Estática.
2015 - Atual
Universidade do Sul de Santa CatarinaVínculo: Grupo de pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 3
Atividades
-
07/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Ciências Humanas de Ciências da Educação de Letras e Artes.Linhas de pesquisa
2016 - Atual
Universidade do Extremo Sul CatarinenseVínculo: Grupo de pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 3
Atividades
-
06/2016
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Ciências Humanas de Ciências da Educação de Letras e Artes.Linhas de pesquisa
2007 - 2013
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Tutor de Matemática, Enquadramento Funcional: Tutor do Curso de Matemática-Licenciatura, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2007 - 12/2013
Ensino, Matemática-Licenciatura na modalidade á distância, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Álgebra Linear I e II, Álgebra I e II, Didática Geral, Fundamentos Filosóficos da Educação, Metodologia do Ensino de Matemática, Estatística Aplicada na Educação Matemática, Educação e Sociedade, Estudo de softwares Educacionais, Informática aplicada à Aprendizagem da Matemática, Fundamentos da Matemática I e II, Geometria I, II e III, Geometria Analítica, Introdução ao Cálculo, Cálculo I, II e III, Tópicos de Física, Métodos de Física Matemática, Resolução de Problemas, Problemas Sistemátização e Representação
2021 - Atual
Universidade Tecnológica Federal do ParanáVínculo: Projeto de extensão, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 3
Atividades
-
03/2021
Extensão universitária , Campus Curitiba.Atividade de extensão realizada, Análise de situação desencadeadora de aprendizagem.
2018 - 2022
Colégio Stella MarisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de matemática, Carga horária: 15
Atividades
-
02/2018
Ensino,Disciplinas ministradas, Matemática
2006 - 2008
Colégio EvoluçãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 12
2014 - 2015
Colégio MichelsVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 4
2024 - Atual
Colégio Coração FelizVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 27
2024 - 2024
Universidade Federal da Fronteira SulVínculo: Parecerista Ad Hoc, Enquadramento Funcional: Parecerista Ad Hoc, Carga horária: 4
Outras informações:
Atuei como parecerista Ad Hoc no IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação (SENPE), evento científico realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) entre os dias 23 e 25 de setembro de 2024. O seminário, que teve como tema central "Os desafios da educação brasileira no contexto do novo PNE", contou com a participação de pesquisadores, docentes e profissionais da área educacional. Como avaliador, contribuí com a análise criteriosa de trabalhos acadêmicos submetidos ao evento, zelando pela qualidade científica e relevância das pesquisas apresentadas no âmbito das discussões sobre o Plano Nacional de Educação.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cleber de Oliveira dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?