Ana Paula de Melo Dias
Médica de Família e Comunidade (MFC). Mestre em Saúde Pública com ênfase em Atenção Primária à Saúde (APS) e Estratégia Saúde da Família, pela Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP, Fiocruz, com a dissertação intitulada "A finitude da vida pela perspectiva de profissionais da saúde de uma Clínica da Família do Rio de Janeiro". Especialista em Medicina de Família e Comunidade (MFC) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2018). Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou como MFC da Atenção Primária à Saúde na Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ) de março de 2016 a maio de 2020, com experiência na assistência e cuidado integral de pessoas e famílias em cuidados paliativos. Atuou como preceptora do programa de Residência de MFC da SMS-RJ e do internato em MFC da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no período de março de 2018 a fevereiro de 2020. Desenvolveu e executou um grupo de aconselhamento em luto durante sua atuação profissional na Clínica da Família Felippe Cardoso (CFFC), onde atuou como preceptora. Atualmente é médica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal - SES-DF e Preceptora do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS. Trabalhou na Diretoria de Atenção Primária à Saúde da Região Leste - DF e, atualmente, atua na coordenação e gestão da UBS e equipe de saúde prisional que integra. Supervisora do Grupo Especial do Programa Mais Médicos, no Alto Rio Negro, Amazonas. Formação em Tanatologia e Cuidados Paliativos pela Fundação Elisabeth Kübler-Ross, da qual é atualmente integrante do corpo docente. Com experiências internacionais em Cuba, com o curso de Saúde Pública da Escuela de Nacional de Salud Publica de Havana (2017) e estágio em Cuidados Paliativos e Assistência de Populações Vulneráveis em Kigali, Ruanda (2017). Possui experiência e interesse nas áreas de Medicina de Família e Comunidade, Saúde Coletiva, Cuidados Paliativos, Tanatologia e Saúde Prisional.
Informações coletadas do Lattes em 15/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde
2018 - 2020
Escola Nacional de Saúde Pública
Título: A finitude da vida pela perspectiva de profissioais da saúde de uma clínica da família do Rio de Janeiro, Ano de Obtenção: 2020
Orientador: Mirna Teixeira
Especialização - Residência médica
2016 - 2018
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Residência médica em: Medicina de Família e ComunidadeNúmero do registro: . Bolsista do(a): Ministério da Educação e Cultura, MEC, Brasil.
Especialização em Curso Avançado de Tanatologia e Cuidados Paliativos
2019 - 2019
Elisabeth Kübler-Ross Foundation
Título: Com a morte também se brinca
Orientador: Rodrigo Luz
Aperfeiçoamento em Formação de Teleconsultores e Telerreguladores de Telessaúde para
2019 - 2019
Universidade Federal do Maranhão
Título: . Ano de finalização: 2019
Aperfeiçoamento em Capacitação em Preceptoria de Residência Médica
2019 - 2019
Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Título: Proposta de estágio em cuidados paliativos para um programa de residência em Medicina de Família e Comunidade. Ano de finalização: 2019
Graduação em Medicina
2011 - 2015
Universidade Federal de Minas Gerais
Orientador: Geovanni Dantas Cassali
Graduação interrompida em 2011 em Medicina
2010 - Atual
Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais
Orientador: Geovanni Dantas Cassali
Bolsista do(a): ProUni, PROUNI, Brasil. Ano de interrupção: 2011
Graduação interrompida em 2010 em Medicina Veterinária
2005 - Atual
Universidade Federal de Minas Gerais
Orientador: Geovanni Dantas Cassali
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Ano de interrupção: 2010
Formação complementar
2019 - 2019
Terapia da dignidade: Uma abordagem para o alívio do sofrimento psicossocia. (Carga horária: 16h). , Elisabeth Kübler-Ross Foundation, EKR BRASIL, Brasil.
2019 - 2019
Curso de Formação em Liderança de Grupos Balint. (Carga horária: 30h). , Société Médicale Balint, SMB, França.
2019 - 2019
Curso Avançado de Tanatologia e Cuidados Paliativos. (Carga horária: 180h). , Elisabeth Kübler-Ross Foundation, EKR BRASIL, Brasil.
2018 - 2018
Escutando a linguagem do coração - A arte de acessar as tarefas inacabadas. (Carga horária: 22h). , Elisabeth Kübler-Ross Foundation, EKR BRASIL, Brasil.
2018 - 2018
Suporte Avançado de Vida em Cardiologia. (Carga horária: 16h). , American Heart Association, AHA, Estados Unidos.
2018 - 2018
Do viver ao morrer com Elisabeth Kubler-Ross. (Carga horária: 30h). , Elisabeth Kübler-Ross Foundation, EKR BRASIL, Brasil.
2018 - 2018
Terapia da Diginidade. (Carga horária: 14h). , Elisabeth Kübler-Ross Foundation, EKR BRASIL, Brasil.
2018 - 2018
EURACT Leonardo de Nível 1 para Formadores de Medicina Geral e Familiar. (Carga horária: 20h). , European Academy of Teachers in General Practice/Family Medicine, EURACT, Eslovênia.
2016 - 2018
Especialização em Preceptoria em Medicina de Família e Comunidade. (Carga horária: 576h). , Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.
2017 - 2017
Salud Publica. (Carga horária: 80h). , Escuela Nacional de Salud Pública, ENSPCUBA, Cuba.
2014 - 2014
Quimioterapia e terapia celular. (Carga horária: 42h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2013 - 2013
V Curso de Verão de Pesquisa em Oncologia. (Carga horária: 90h). , Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.
2013 - 2013
10th ESO-ESMO Course Oncology for Medical Student. (Carga horária: 60h). , European School of Oncology, ESO, Itália.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Fatores de risco para Dengue em Pediatria.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Programa de Saúde na Escola - Programa de Educação pelo Trabalho - PET Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Patologia Comparada.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Organização de Eventos Acadêmicos.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Coordenação de Liga Acadêmica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Coordenação de Relações Internacionais - Diretório Acadêmico Alfredo Balena.
Organização de eventos
DIAS, A.P.M. . II Seminário de Sexualidade e Diversidade - A saúde como Direito Humano - Lacunas do conhecimento e desafios políticos. 2020. (Outro).
DIAS, A. P. M. ; LOPES JUNIOR, A. ; VIEIRA, R. C. ; SARNO, M. M. ; BORRET, R. H. ; OLIVEIRA, D. O. P. S. ; TEIXEIRA, D. S. . I Seminário de Diversidade e Sexualidade - APS quebrando tabus. 2018. (Outro).
DIAS, A.P.M. . I Congresso Carioca de Atenção Primária à Saúde. 2018. (Congresso).
DIAS, A. P. M. . I Congresso da APS Carioca. 2017. (Congresso).
DIAS, A. P. M. . II Simpósio de Oncologia e Hematologia da UFMG. 2014. (Congresso).
DIAS, A. P. M. . Jornada Acadêmica de Patologia. 2014. (Outro).
Participação em eventos
15 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade - A saúde em nossas mãos: boas prátricas na medicina de família e comunidade. Conversando sobre a finitude da vida.. 2019. (Congresso).
15 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade - A saúde em nossas mãos: boas prátricas na medicina de família e comunidade. Grupo Balint - Vivência. 2019. (Congresso).
15 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade - A saúde em nossas mãos: boas prátricas na medicina de família e comunidade. Dores comuns na APS: integrando os saberes ?ocidentais? e ?orientais?. 2019. (Congresso).
1 Seminário de Visibilidade.Quebrando tabu sobre as populaçõpes indigenas, ribeirinhas e LGBT. 2019. (Seminário).
I Congresso Sudeste de Medicina de Família e Comunidade.Abordando o tema 'Finitude da vida' na Atenção Primária à Saúde. 2018. (Oficina).
Simpósio LAHO-UFRJ: Atenção Integral ao Paciente Oncológico.Atenção ao Luto. 2018. (Simpósio).
4 Encontro Científico do NUPPEMC Sífilis no Ciclo da Vida: O que queremos? Para onde iremos?. 2017. (Encontro).
5 Congreso Iberoamericano de Medicina Familiar y Comunitaria. Sífilis Congênita: Desafios na prevenção de sobretratamento em neonatos. 2017. (Congresso).
5 Congreso Iberoamericano de Medicina Familiar y Comunitaria. ABRIGO SOCIAL DE CRIANÇAS E MES ADOLESCENTES: DESAFIOS NA COORDENAÇÃO DO CUIDADO. 2017. (Congresso).
5 Congreso Iberoamericano de Medicina Familiar y Comunitaria. ABORDAGEM FAMILIAR: UM RELATO DE CASO. 2017. (Congresso).
21ª Conferência Mundial WONCA de Médicos de Família. O papel do médico de família e comunidade em desastres e a experiência na cidade de Mariana/MG. 2016. (Congresso).
II Fórum da Câmara Técnica de Medicina de Família e Comunidade. 2016. (Outra).
13 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Vigilância de síndrome febril aguda com ênfase em dengue em hospital pediátrico. 2015. (Congresso).
Convencion Nacional de Salud - Cuba Salud. Promoção de saúde em ocupações urbanas - uma abordagem interdisciplinar e transformadora. 2015. (Congresso).
Reforma psiquiátrica e redução de danos: laço em defesa da vida. 2015. (Seminário).
3 Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG. 2014. (Congresso).
VIII Jornada do Centro de Estudos de Reumatologia Pedro Nava. 2014. (Simpósio).
XI Jornada Acadêmica de Saúde Mental.Alcoolismo em Idoso. 2014. (Simpósio).
XVI Semana Acadêmica de Medicina de Urgência. 2014. (Simpósio).
III Mostra Pró-Saúde/PET-Saúde de Belo Horizonte. 2013. (Simpósio).
Reuniões Multidisciplinares: "Dependência ao Crack: Avaliação pelas diversas especialidades". 2013. (Encontro).
14 Simpósio Mineiro de Oncologia.Imunoexpressão de Marcadores Prognóstico em Carcinomas Micropapilares Mamários Caninos. 2012. (Simpósio).
14 Simpósio Mineiro de Oncologia.Análise Comparativa da Sobrevida Global e Avaliação Clínico-patológica de Carcinomas Micropapilares Invasivos e Carcinomas Ductais da Glândula Mamária Canina. 2012. (Simpósio).
VII ONCOVET. HIBRIDIZAÇÃO CROMOGÊNICA DE HER-2 EM CARCINOMAS IN SITU DA GLÂNDULA MAMÁRIA CANINA. 2012. (Congresso).
VII ONCOVET. Carcinoma apócrino da glândula mamária canina - histologia e imunoexpressão de marcadores prognósticos.. 2012. (Congresso).
XXI Semana de Iniciação Científica da UFMG.PMG 083 - Monitoria do Departamento de Patologia Geral. 2012. (Seminário).
XXI Semana de Iniciação Científica da UFMG.Carcinoma apócrino da glândula mamária canina ? histologia e imunoexpressão de marcadores prognósticos. 2012. (Seminário).
II LACAN: Liga Acadêmica de Cancerologia: "O estudo das neoplasias".Análise comparativa de sobrevida global e avaliação clínico-patológica dos carcinomas micropapilares invasivos e carcinomas ductais da glândula mamária canina. 2011. (Simpósio).
II LACAN - Liga Acadêmica de Cancerologia: "O estudo das neoplasias".Semelhança entre a Expressão Nuclear de p63 em Carcinomas Micropapilares Invasivos Humanos e Caninos. 2011. (Simpósio).
I JADI - Jornada Acadêmica de Diabetes.Cuidados com o pé do diabético. 2011. (Simpósio).
XX Semana de Iniciação Científica da UFMG.Análise comparativa de sobrevida global e avaliação clínico-patológica dos carcinomas micropapilares invasivos e carcinomas ductais da glândula mamária canina. 2011. (Seminário).
XX Semana de Iniciação Científica da UFMG.SEMELHANÇA ENTRE A EXPRESSÃO NUCLEAR DE p63 EM CARCINOMAS MICROPAPILARES INVASIVOS HUMANOS E CANINOS. 2011. (Seminário).
I LACAN - Liga Acadêmica de Cancerologia: "O estudo das neoplasias".Nefroblastoma embrionário - Relato de caso. 2010. (Simpósio).
XIV Encontro Nacional de Patologia Veterinária.Frequencia e Caracterização da Metaplasia Mielóide em Tumores Mistos da Mama de Cadelas. 2009. (Encontro).
XVIII Semana de Iniciação Científica da UFMG.Frequencia e Caracterização da Metaplasia Mielóide em Tumores Mistos da Mama de Cadelas. 2009. (Seminário).
XVIII Semana de Iniciação Científica da UFMG.Expressão imuno-fenotípica em hiperplasias ductais usuais e atípicas da glândula mamária canina. 2009. (Seminário).
I CiRB, Circuito Regional de Biofísica.Radioterapia. 2005. (Simpósio).
I Jama - Jornada Acadêmica de Morfologia Aplicada. 2005. (Simpósio).
Participação em bancas
DIAS, A. P. M.. 1 Congresso Sudeste de Medicina de Família e Comunidade. 2018. Sociedade Brasileira de Medicina de Familia e Comunidade.
Orientou
PNAB - 2017: Evolução ou retrocesso?; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Ana Paula de Melo Dias;
Grupo focal como ferramenta de pesquisa em saúde; 2020; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Paula de Melo Dias;
Estratégias de comunicação no acesso ao cuidado na Atenção Primária à Saúde; 2019; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Paula de Melo Dias;
Benefícios sociais na Atenção Primária à Saúde; 2019; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Paula de Melo Dias;
Equipe Girassol e a redistribuição territorial: O que mudou?; 2019; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Paula de Melo Dias;
Estimativa Rápida; 2018; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Paula de Melo Dias;
Outubro rosa sem olho roxo: Abordagem do tema violência contra a mulher como ação de promoção de saúde durante a campanha Outubro Rosa; 2018; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Paula de Melo Dias;
Produções bibliográficas
-
DIAS, A.P.M. . Declaração de óbito domiciliar na Atenção Primária à Saúde: acolhendo a morte no lar. Interface (Botucatu. Online) , v. 24, p. 11, 2020.
-
SILVA, I.L.D. ; DIAS, A.P.M. ; BERTAGNOLLI, A.C. ; CASSALI, G.D. ; FERREIRA, E. . Analysis of EGFR and HER-2 expressions in ductal carcinomas in situ in canine mammary glands. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 66, p. 763-768, 2014.
-
AULER, P. A. ; BERTAGNOLLI, A. C. ; FERREIRA, E. ; RIBEIRO, G. M. ; DIAS, A. P. M. ; CAMPOS, C. B. ; CAMPOS, L. C. ; CASSALI, G. D. . Myeloid metaplasia in canine mixed mammary tumors: occurrence and characterization.. The Veterinary Quarterly , v. 31, p. 173-177, 2011.
-
SANTOS, A. B. S. ; YAMAGUCHI, L. ; TEIXEIRA JUNIOR, J. E. ; DIAS, A.P.M. . Abordagem a pessoas privadas de liberdade na Atenção Primária à Saúde. PROMEF. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2022, v. 1, p. 1-11.
-
DIAS, A. P. M. ; Lage, C.S. ; Rodrigues, D. E. ; Cruz, M. A. C. ; Silva, C. V. P. ; Marcelini, M. V. ; Cruz, J. A. S. . Algumas análises sobre os impactos à saúde do desastre em Mariana (MG). In: Bruno Milanez; Cristiana Losekann. (Org.). DESASTRE NO VALE DO RIO DOCE Antecedentes, impactos e ações sobre a destruição. 1ed.Rio de Janeiro: Folio Digital, 2016, v. 1, p. 163-196.
-
DIAS JUNIOR, E. ; DIAS, A. P. M. ; SANTOS, F. S. ; GAMBA, C. O. ; FERREIRA, E. ; CASSALI, G. D. . Imunoexpressão de Marcadores Prognóstico em Carcinomas Micropapilares Mamários Caninos. In: 14 Simpósio Mineiro de Oncologia, 2012, Belo Horizonte. Anais do 14 Simpósio Mineiro de Oncologia, 2012, 2012.
-
DIAS, A. P. M. ; DIAS JUNIOR, E. ; GARCIA, N. F. ; GAMBA, C. O. ; DAMASCENO, K. A. ; CASSALI, G. D. . Análise Comparativa da Sobrevida Global e Avaliação Clínico-patológica de Carcinomas Micropapilares Invasivos e Carcinomas Ductais da Glândula Mamária Canina. In: 14 Simpósio Mineiro de Oncologia, 2012, Belo Horizonte. Anais do 14 Simpósio Mineiro de Oncologia, 2012, 2012.
-
DIAS, A. P. M. ; GAMBA, C. O. ; FERREIRA, E. ; CASSALI, G. D. . Carcinoma apócrino da glândula mamária canina - histologia e imunoexpressão de marcadores prognósticos. In: VII ONCOVET, 2012, João Pessoa. Anais do VII ONCOVET, 2012, 2012.
-
FERRACIOLLI, C. J. ; OLIVEIRA, N. S. C. ; DIAS, A. P. M. ; SILVA, J. O. ; VERASCHIN, M. S. ; CASSALI, G. D. ; FERREIRA, E. . HIBRIDIZAÇÃO CROMOGÊNICA DE HER-2 EM CARCINOMAS IN SITU DA GLÂNDULA MAMÁRIA CANINA. In: VII ONCOVET, 2012, João Pessoa. Anais do VII ONCOVET, 2012, 2012.
-
DIAS, A. P. M. ; LIMA, F. A. S. O. ; MIOTTO, I. Z. ; SILVA, J. O. ; KOROGI, M. T. A. ; BUENO, M. A. M. ; CALAZANS, M. F. ; GANDRA, R. M. ; COELHO, S. C. P. ; LOPES, P. P. C. ; MACIEL, T. A. . PMG 083 - Monitoria do Departamento de Patologia Geral. In: XXI Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2012, Belo Horizonte. Anais da XXI Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2012, 2012.
-
DIAS, A. P. M. ; DIAS, C. A. ; GAMBA, C. O. ; FERREIRA, E. ; CASSALI, G. D. . Carcinoma apócrino da glândula mamária canina ? histologia e imunoexpressão de marcadores prognósticos. In: XXI Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2012, Belo Horizonte. Anais da XXI Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2012, 2012.
-
DIAS JUNIOR, E. ; DIAS, A. P. M. ; GAMBA, C. O. ; FERREIRA, E. ; CASSALI, G. D. ; DAMASCENO, K. A. . Semelhança entre a Expressão Nuclear de p63 em Carcinomas Micropapilares Invasivos Humanos e Caninos. In: XX Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2011, Belo Horizonte. Anais da XX Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2011, 2011.
-
DIAS, A. P. M. ; DIAS JUNIOR, E. ; GAMBA, C. O. ; DAMASCENO, K. A. ; CASSALI, G. D. . Análise comparativa de sobrevida global e avaliação clínico-patológica dos carcinomas micropapilares invasivos e carcinomas ductais da glândula mamária canina. In: XX Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2011, Belo Horizonte. Anais da XX Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2011, 2011.
-
AULER, P. A. ; DIAS, A. P. M. ; RIBEIRO, G. M. ; FERREIRA, E. ; CASSALI, G. D. . Frequencia e Caracterização da Metaplasia Mielóide em Tumores Mistos da Mama de Cadelas. In: XVIII Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2009, Belo Horizonte. Anais da XVIII Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2009, 2009.
-
AULER, P. A. ; DIAS, A. P. M. ; RIBEIRO, G. M. ; FERREIRA, E. ; CASSALI, G. D. . Frequencia e Caracterização da Metaplasia Mielóide em Tumores Mistos da Mama de Cadelas. In: XIV Encontro Nacional de Patologia Veterinária, 2009, Águas de Lindóia. Anais do XIV Encontro Nacional de Patologia Veterinária, 2009, 2009.
-
DIAS, A. P. M. ; SARAIVA, B. S. ; GOBBI, H. ; FERREIRA, E. ; CASSALI, G. D. . Expressão imuno-fenotípica em hiperplasias ductais usuais e atípicas da glândula mamária canina. In: XVIII Semana de Iniciação Científica, 2009, Belo Hoizonte. Anais da XVIII Semana de Iniciação Científica, 2009.
-
DIAS, A. P. M. . Duas pioneiras, uma jornada de amor: legado de Cicely Saunders e Elisabeth Kubler-Ross para os dias atuais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DIAS, A. P. M. ; Silva, R. F. P. B. ; Paiva, M. B. ; Costa, C. S. L. ; Monteiro, R. R. R. ; Figueira, H. M. . Abrigo social de crianças e mães adolescentes: Desafios na coordenação do cuidado DO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DIAS, A. P. M. ; Schenker, M. ; Costa, C. S. L. ; Santo, D. T. A. E. . Abordagem familiar: Um estudo de caso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DIAS, A. P. M. ; Paiva, M. B. ; Ferraz, H. F. ; Costa, C. S. L. ; Monteiro, R. R. R. ; Cariello, T. F. . Sífilis Congênita: Desafios na prevenção de sobretratamento em neonatos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Lage, C.S. ; DIAS, A. P. M. . O papel do médico de família e comunidade em desastres e a experiência na cidade de Mariana/MG. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DIAS, A. P. M. ; PEREIRA, A. L. R. S. ; ARRUDA, J. R. P. ; SILVEIRA, T. A. ; OLIVEIRA, J. R. ; CARLOS, F. M. ; RIZZI, C. L. ; JORGE, A. O. . Promoção de saúde em ocupações urbanas - uma abordagem interdisciplinar e transformadora. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AMANCIO, F. F. ; ARAUJO, L. R. C. ; GONCALVES, S. A. ; DIAS, A. P. M. . Vigilância em síndrome febril aguda, com ênfase em dengue, em hospital pediátrico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DIAS, A. P. M. . Prevalência de sintomas de disfunção do trato urinário inferior em escolares da periferia de Belo Horizonte - MG. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DIAS, A.P.M. . Gravidez indesejada chama atenção em ambulatório de referência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DIAS, C. A. ; DIAS, A. P. M. ; RIBEIRO, A. M. ; GAMBA, C. O. ; ESTRELA-LIMA, A. ; CASSALI, G. D. . Transição epitelial mesenquimal em carcinomas micropapilares da glândula mamária canina: investigação da expressão de e-caderina e vimentina. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DIAS, A. P. M. ; Nunes, R. A. ; LOPES, P. P. C. ; Araújo, M. R. ; CAMPOS, L. C. ; FERREIRA, E. . Educação inclusiva em Patologia: proposta pedagógica para o aluno portador de dificiência visual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DIAS, A. P. M. ; Santana, M. S. ; Marçal, M. M. ; Jacoe, N. B. ; Coutinho, J. A. ; Martins, A. L. G. S. ; Fonseca, A. T. R. ; Magalhães, F.O. ; Silva, L. M. ; Miranda, C. G. ; Carvalho, T. C. ; Pereira, S. C. L. . Interface Ensino e Programa Saúde na Escola (PSE) como estratégia pedagógica de formação de futuros profissionais de saúde com habilidades de trabalho intersetorial e em equipe. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DIAS, A. P. M. ; Santana, M. S. ; Marçal, M. M. ; Jacoe, N. B. ; Martins, A. L. G. S. ; Fonseca, A. T. R. ; Magalhães, F.O. ; Silva, L. M. ; Miranda, C. G. ; Carvalho, T. C. ; Pereira, S. C. L. . A formação interdisciplinar baseada em vivências e trabalho em equipe como base pedagógica para estudantes da área de saúde. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DIAS, A. P. M. ; MIOTTO, I. Z. ; SILVA, J. O. ; BUENO, M. A. M. ; CALAZANS, M. F. ; LIMA, F. A. S. O. ; GANDRA, R. M. ; MACIEL, T. A. ; COELHO, S. C. P. ; LOPES, P. P. C. . PMG 083 - Monitoria do Departamento de Patologia Geral. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DIAS, A. P. M. ; DIAS, C. A. ; GAMBA, C. O. ; FERREIRA, E. ; CASSALI, G. D. . Carcinoma apócrino da glândula mamária canina histologia e imunoexpressão de marcadores prognósticos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DIAS JUNIOR, E. ; DIAS, A. P. M. ; SANTOS, F. S. ; GAMBA, C. O. ; FERREIRA, E. ; CASSALI, G. D. . Imunoexpressão de Marcadores Prognóstico em Carcinomas Micropapilares Mamários Caninos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DIAS, A. P. M. ; DIAS JUNIOR, E. ; GARCIA, N. F. ; GAMBA, C. O. ; DAMASCENO, K. A. ; CASSALI, G. D. . Análise Comparativa da Sobrevida Global e Avaliação Clínico-patológica de Carcinomas Micropapilares Invasivos e Carcinomas Ductais da Glândula Mamária Canina. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DIAS, A. P. M. ; GAMBA, C. O. ; FERREIRA, E. ; CASSALI, G. D. . Carcinoma apócrino da glândula mamária canina - histologia e imunoexpressão de marcadores prognósticos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERRACIOLLI, C. J. ; OLIVEIRA, N. S. C. ; DIAS, A. P. M. ; SILVA, J. O. ; VERASCHIN, M. S. ; CASSALI, G. D. ; FERREIRA, E. . Hibridização cromogênica de HER-2 em carcinomas in situ da glândula mamária canina. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DIAS JUNIOR, E. ; DIAS, A. P. M. ; GAMBA, C. O. ; FERREIRA, E. ; CASSALI, G. D. ; DAMASCENO, K. A. . Semelhança entre a Expressão Nuclear de p63 em Carcinomas Micropapilares Invasivos Humanos e Caninos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DIAS, A. P. M. ; DIAS JUNIOR, E. ; GAMBA, C. O. ; DAMASCENO, K. A. ; CASSALI, G. D. . Análise comparativa de sobrevida global e avaliação clínico-patológica dos carcinomas micropapilares invasivos e carcinomas ductais da glândula mamária canina. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
AULER, P. A. ; DIAS, A. P. M. ; RIBEIRO, G. M. ; FERREIRA, E. ; CASSALI, G. D. . Frequencia e Caracterização da Metaplasia Mielóide em Tumores Mistos da Mama de Cadelas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DIAS, A. P. M. ; FERREIRA, E. ; SARAIVA, B. S. ; GOBBI, H. ; CASSALI, G. D. . Expressão imuno-fenotípica em hiperplasias ductais usuais e atípicas da glândula mamária canina. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DIAS, A. P. M. ; AULER, P. A. ; SOUZA, C. M. ; FERREIRA, E. ; CASSALI, G. D. . Proteína K1-3 codificadora da angiostatina: Avaliação do seu efeito sob o crescimento tumoral. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DIAS, A. P. M. ; AULER, P. A. ; CASSALI, G. D. . METAPLASIA MIELÓIDE EM NEOPLASIAS DA MAMA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DIAS, A. P. M. . CARACTERIZAÇÃO DA AÇÃO DA PROTEÍNA RECOMBINANTE CORRESPONDENTE AO SEGMENTO KI-3 DO PLASMINOGÊNIO HUMANO NO DESENVOLVIMENTO DO TRUMOR DE HERLICH. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VIEIRA, R. C. ; TEIXEIRA, D. S. ; BORRET, R. H. ; OLIVEIRA, D. O. P. S. ; SARNO, M. M. ; LOPES JUNIOR, A. ; DIAS, A.P.M. . Atenção Primária à Saúde quebrando tabus Memorial do I Seminário de Sexualidade e Diversidade da SBMFC 2019 (Artigo Científico).
Outras produções
DIAS, A.P.M. . Grupo Balint - Vivência. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Ana Paula de Melo Dias . Dores comuns na Atenção Primária à Saúde: Integrando os saberes ?ocidentais? e ?orientais?.. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DIAS, A.P.M. . Finitude da vida e cuidados paliativos. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DIAS, A.P.M. . Finitude e luto. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DIAS, A.P.M. . Conversando sobre a finitude da vida.. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DIAS, A.P.M. . Como eu Faço - Implementação de módulo teoório-prático de cuidados paliativos na Atenção Primária à Saúde em um programa de residência médica. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2013 - 2015
Fatores de risco para casos graves e óbitos pela Dengue, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Paula de Melo Dias - Integrante / Frederico Figueiredo Amâncio - Coordenador / Lilian Rocha Calheiros de Araujo - Integrante / Stefanne Aparecida Gonçalves - Integrante.
-
2011 - 2014
Determinação dos fatores prognósticos em carcinomas micropapilares da glândula mamária canina., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Paula de Melo Dias - Integrante / Geovanni Dantas Cassali - Coordenador / Conrado de Oliveira Gamba - Integrante.
-
2006 - 2012
Metaplasia mielóide em neoplasias da mama, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Paula de Melo Dias - Integrante / Geovanni Dantas Cassali - Coordenador / Patricia de Alencar Auler - Integrante.
-
2006 - 2008
Caracterização da ação da protéina recombinante correspondente ao segmento K1-3 do plasminogênio humano no desenvolvimento do Tumor de Ehrlich., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Paula de Melo Dias - Integrante / Cristina Maria de Souza - Integrante / Geovanni Dantas Cassali - Coordenador / Enio Ferreira - Integrante.
Prêmios
2015
Prêmio Professor José Silvério Diniz, Sociedade Mineira de Pediatria.
2014
3 Lugar de Melhor Trabalho do 3 Congresso Nacional de Saúde: Cenários da Saúde na Contemporaneidade, Faculdade de Medicina de Minas Gerais.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2015
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de Clinica Médica, Carga horária: 12
2013 - 2015
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária Projeto FHEMIG, Carga horária: 12
Outras informações:
Projeto "Fatores de risco para casos graves e óbitos pela Dengue".
2014 - 2014
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora no curso à distância de Malária, Carga horária: 12
2013 - 2014
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária Projeto PET-Saúde, Carga horária: 12
Outras informações:
Projeto PET-Saúde - Saúde na Escola.
2012 - 2013
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora da disciplina de Patologia Geral, Carga horária: 12
Outras informações:
Bolsista do CNPq no período de 01/03/2012 a 01/03/2013.
Atuação: Monitoria na disciplina Patologia Geral - ICB - UFMG. Atividades de monitoria aos estudantes de graduação, organização do museu de microscopia e macroscopia.
2010 - 2013
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 10
Outras informações:
Iniciação Científica Voluntária.
Atuação: descrição de macroscopia e microscopia de lesões de mama; processamento de material para histopatologia; manipulação de tumor experimental; imuno-histoquímica.
Projetos: Metaplasia mielóide em tumores mamários de cadelas - revisão bibliográfica, Carcinoma apócrino da glândula mamária canina (levantamento de dados, análise de casos, análise de incidência).
2007 - 2008
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 10
Outras informações:
Bolsista do CNPq no período de 01/08/2006 a 01/08/2007.
Atuação: descrição de macroscopia e microscopia de lesões de mama; processamento de material para histopatologia; manipulação de tumor experimental.
Projetos: Metaplasia mielóide em tumores mamários de cadelas - revisão bibliográfica, levantamento de dados, análise de casos, análise de incidência.
2006 - 2007
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 10
Outras informações:
Bolsista do CNPq no período de 01/08/2006 a 01/08/2007.
Atuação: descrição de macroscopia e microscopia de lesões de mama; processamento de material para histopatologia; manipulação de tumor experimental.
Projetos: Metaplasia mielóide em tumores mamários de cadelas - revisão bibliográfica, levantamento de dados, análise de casos, análise de incidência.
Atividades
-
03/2010
Extensão universitária , Instituto de Ciências Biológicas.,Atividade de extensão realizada, Diagnósticos cito e histopatológicos de biópsias caninas e felinas.
-
04/2006 - 12/2008
Extensão universitária , Instituto de Ciências Biológicas.,Atividade de extensão realizada, Diagnósticos cito e histopatológicos de biópsias caninas e felinas.
2016 - 2018
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente de Medicina de Família e Comunidade, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.
2020 - 2020
secretaria municipal de saude do rio de janeiroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médica de Famíla e Comunidade, Carga horária: 20
2018 - 2020
secretaria municipal de saude do rio de janeiroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médica de Família e Comunidade, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuou como Médica de Família e Comunidade e preceptora do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da SMS-RJ, em equipes da Estratégia da Saúde da Família na Clínica da Família Felippe Cardoso. Atuou no cuidado assistencial, longitudinal e integral, a população do território adscrito, oferecendo os cuidados previstos na carteira de serviços, assim como atenção domiciliar e cuidados paliativos.
2018 - 2020
secretaria municipal de saude do rio de janeiroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Preceptora do Programa de Residência de MFC, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2018 - 02/2020
Ensino, Programa de Residência Médica em MFC da SMS RJ, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Preceptoria de Residência em Medicina de Família e Comunidade
-
03/2018 - 02/2020
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde.,Atividade realizada, Preceptoria de Internato de Medicina da Família e Comunidade (Gradução de Medicina, UFRJ).
-
03/2018 - 02/2020
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde.,Atividade realizada, Preceptora da Residência de Medicina de Família e Comunidade.
2019 - 2022
Faculdade de medicina de PetrópolisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Atividades
-
02/2019
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução ao Raciocínio Médico, Semiologia II
2019 - Atual
Elisabeth Kübler-Ross FoundationVínculo: Apoiadora Docente, Enquadramento Funcional: Apoio Docente
2020 - Atual
Governo do Distrito FederalVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médica de Famíla e Comunidade, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atua como Médica de Família e Comunidade em uma equipe de saúde prisional no Complexo Penitenciário da Papuda.
Participa de um projeto de assistência a população idosa do sistema prisional.
Atua como coordenadora da equipe, executando atividades de gestão, coordenando processos de trabalho, recursos humanos e pedidos de insumos.
Em processo de cadastramento como Médico Responsável Técnico das UBSP 14, 15 e 20 do Complexo Prisional da Papuda.
Atividades
-
04/2022
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Saúde do Distrito Federal.,Serviço realizado, Responsável Técnico.
-
06/2020
Direção e administração, Secretaria de Saúde do Distrito Federal.,Cargo ou função, Coordenador de equipe.
-
12/2020 - 05/2021
Direção e administração, Secretaria de Saúde do Distrito Federal.,Cargo ou função, Servidora da GPMA/DIRAPS Leste.
2019 - Atual
Ministério da Educação e CulturaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisor pedagógico, Carga horária: 4
Outras informações:
Atua como supervisora do Programa Mais Médicos no DSEI Alto Rio Negro.
2021 - Atual
Escola Superior de Ciências da SaúdeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Preceptora do Programa de Residência de MFC, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ana Paula de Melo Dias e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?