Thelmelisa Lencione Quevedo
Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Psicologia e Especialização em Arteterapia. Atualmente é educadora na Escola Projeto Âncora e professora universitária.
Informações coletadas do Lattes em 27/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Mestrado em Educação
2011 - 2014
Faculdade de Educação da USP
Título: O AMADURECIMENTO E A APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA DE WINNICOTT À EDUCAÇÃO ESCOLAR.,Ano de Obtenção: 2014
Nilce da Silva.
Especialização em Arteterapia
2008 - 2009
Centro Universitário Fieo
Título: A Arteterapia e a Dependência Química em uma Oficina de Criatividade e Transformação - Um Estudo de Caso.
Orientador: Marcia Siqueira de Andrade
Graduação em andamento em Pedagogia
2016 - Atual
Formação complementar
2009 - 2009
Capacitação Pedagógica de Instrutores - CPSI. (Carga horária: 45h). , SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Participação em eventos
I Simpósio Internacional de Atividades, Terapia e Educação Assistida por Animais - I SINTAA.Cães de rua adotados à serviço da EJA na periferia de São Paulo. 2012. (Simpósio).
"Professores, não apenas brilhantes, mas fascinantes"."Professores, não apenas brilhantes, mas fascinantes". 2007. (Oficina).
Orientou
; A Arteterapia e a Dependência Química em uma Oficina de Criatividade e Transformação - um Estudo de Caso; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arteterapia) - Centro Universitário FIEO; Orientador: Thelmelisa Lencione Quevedo;
OS JOGOS COMO MEDIADORES DO ENSINO DA MATEMÁTICA; 2012; Orientação de outra natureza; (Pós-Graduação em Psicopedagogia) - Instituto Nacional de Educação e Qualificação Profissional; Orientador: Thelmelisa Lencione Quevedo;
Produções bibliográficas
-
QUEVEDO, T. L. . Liberdade para Aprender. Acolhendo a Alfabetização nos Paises de Língua Portuguesa (USP) , v. 12, p. 149-156, 2012.
-
QUEVEDO, T. L. . Arteterapia e Dependência Química. In: III Mostra de Produção Cientifica FIEO, 2009, Osasco. A Arteterapia e a dependência química em uma oficina de criatividade e transformação., 2010.
-
QUEVEDO, T. L. ; SILVA, N. . Introdução à uma epistemologia dos gêneros textuais em ambientes virtuais : o ciberespaço a serviço da alfabetização.. Millenium - Revista do Instituto Politécnico de Viseu , 2013.
-
SILVA, N. ; QUEVEDO, T. L. . 44 e-mails pedagógicos: entre o cuidado e o abandono líquidos.. Revista Brasileira de Educação (Impresso) , 2012.
-
QUEVEDO, T. L. ; SILVA, N. . Cães de rua adotados a serviço da alfabetização de jovens e adultos na periferia da cidade São Paulo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
QUEVEDO, T. L. . Fundamentos da Psicopedagogia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
QUEVEDO, T. L. . Psicodiagnóstico. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
QUEVEDO, T. L. . Relações Vinculares e a Aprendizagem. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
QUEVEDO, T. L. . Compreensão e Utilização da Linguagem da Forma e da Linguagem Simbólica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
QUEVEDO, T. L. . Metodologia da Pesquisa Científica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
QUEVEDO, T. L. . Psicologia da Aprendizagem. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
QUEVEDO, T. L. . ?Alunos com necessidades educacionais especiais: compreender para melhor atuar". 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
QUEVEDO, T. L. . "A prevenção do bullying: um estudo sobre a violência, prevenção e atuação" e "A violência na escola: como prevenir e como reagir". 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
QUEVEDO, T. L. . "Psicopedagogia: proposta de intervenção com jogos educativos". 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
QUEVEDO, T. L. . "A formação do professor para o conhecimento das dificuldades de aprendizagem no contexto psicopedagógico". 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
QUEVEDO, T. L. . ?A escuta musical, proposta para musicalização infantil?. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
QUEVEDO, T. L. . "Intervenções psicopedagógicas e dificuldade de aprendizagem". 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - Atual
Escola Projeto ÂncoraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 44
2013 - Atual
Faculdade São Luís de FrançaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora convidada, Carga horária: 6
Outras informações:
Docente nos cursos de Pós-Graduação na área da Educação. Temática tratada: ?Intervenções psicopedagógicas e dificuldade de aprendizagem?, ?Psicopedagogia: proposta de intervenção com jogos educativos?; ?A formação do professor para o conhecimento das dificuldades de aprendizagem no contexto psicopedagógico?, ?Psicologia da Aprendizagem?; ?Supervisão Psicopedagógica?, ?Relações Vinculares e a Aprendizagem?.
2014 - Atual
Serviço Nacional de Aprendizagem IndustrialVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
2012 - 2014
Serviço Nacional de Aprendizagem IndustrialVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Curso Técnico, Carga horária: 24
2011 - 2011
Serviço Nacional de Aprendizagem IndustrialVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 15
2010 - Atual
Instituto Nacional de Educação e Qualificação ProfissionalVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
2007 - 2014
Consultório ParticularVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Psicoterapeuta, Carga horária: 10
2012 - 2013
Centro Universitário FieoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 32
Outras informações:
Professora convidada para ministrar a disciplina: ?Compreensão e utilização da linguagem da forma e da linguagem simbólica?. Assuntos relacionados: O pensamento e a linguagem. Linguagens não verbais e as articulações da linguagem. Estrutura da linguagem referencial e da linguagem poética. A construção social dos significados. Construção individual da linguagem a partir da socialização. Construção grupal dos significados a partir da praxis social. O símbolo.
2010 - 2010
Centro Universitário FieoVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora Convidada da Pós-Graduação, Carga horária: 4
2008 - 2009
Centro de Tratamento de Álcool e outras DrogasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atividades Desenvolvidas: Psicoterapia em grupo e individual. Atendimento e orientação a familiares. Acompanhamento em pós-tratamento. Avaliação psicológica, laudos e relatórios de evolução clínica.
2009 - 2009
Clínica especializada em dependência química New LifeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Psicóloga., Carga horária: 18
Outras informações:
Atividades Desenvolvidas: Psicoterapia grupal e Individual. Terapia expressiva através de Técnicas Arteterapêuticas.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Thelmelisa Lencione Quevedo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?